Geração Distribuída - Como funciona um biodigestor (biorreator)?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 ก.ย. 2024
  • O que é um biodigestor (biorreator)? Se tem o interesse em aprender ainda mais sobre os famosos e tradicionais biodigestores, as vantagens e benefícios de possuir essa solução sustentável em sua propriedade, confira esse vídeo até o final.
    Os biodigestores são reatores biológicos e são utilizados como destino adequado e inteligente para os resíduos orgânicos.
    Os principais componentes presentes em um projeto de um biodigestor cujo objetivo é converter os resíduos orgânicos em energia elétrica são, resumidamente, os seguintes:
    1) Tanque de alimentação;
    2) Pré-tratamento;
    3) Biodigestor;
    4) Tanque de armazenamento da matéria orgânica estabilizada;
    5) Unidade de purificação do biogás;
    6) Conjunto motor gerador de energia elétrica.
    Os responsáveis pela degradação da matéria orgânica nos biodigestores e sucesso desse processo são os micro-organismos anaeróbios.
    Esses micro organismos consomem os resíduos orgânicos e esse processo de converter a matéria orgânica em substâncias mais simples, na ausência de oxigênio, é denominado como degradação anaeróbia.
    A degradação anaeróbia dos resíduos ocorre no interior dos biodigestores e é dividida nas quatro seguintes etapas:
    1) Hidrólise
    2) Acetogênese
    3) Acidogênese
    4) Metanogênes
    No final dessas etapas tem-se como principais produtos: o biogás (que está presente na fração gasosa) e uma matéria orgânica estabilizada (presente na fração líquida).
    Para maximizar a eficiência de um biodigestor, ou seja, elevar ao máximo a conversão dos resíduos em biogás, é necessária realizar uma caracterização prévia minuciosa dos resíduos.
    Acrescentar uma etapa de pré-tratamento com o objetivo de tornar o resíduo ainda mais biodegradável e assim facilitar seu aproveitamento no biodigestor, também é uma maneira inteligente de maximizar a eficiência desse processo.
    Para um bom funcionamento de um biodigestor e maximizar a produção de metano, além da presença de uma etapa de pré-tratamento, alguns parâmetros operacionais significativos devem ser controlados através de um sistema operacional adequado.
    Como já mencionado, o TDH é um desses parâmetros, mas existem outros parâmetros, como:
    vazão de entrada do resíduo no sistema,
    carga orgânica aplicada,
    pH, temperatura;
    relação C:N,
    relação demanda química de oxigênio (DQO) e a demanda bioquímica de oxigênio (DBO);
    e alguns outros como a presença de micronutrientes, são influentes na eficiência do processo,
    e por isso também devem ser monitorados por profissionais treinados e especializados.
    Além da necessidade de um projeto personalizado para construção de um biodigestor, realizar uma operação diária atenta, com um rigoroso monitoramento são as chaves para obter os melhores resultados de um biodigestor.

    O biogás é o principal produto da degradação da matéria orgânica realizada pelos micro-organismos anaeróbios. O principal constituinte desse biogás é o gás metano, que pode atingir, aproximadamente, 75% da composição. Vale destacar que os biodigestores bem operados possuem o biogás com as maiores concentrações de metano.
    A principal vantagem dos biodigestores é sua grande versatilidade para serem empregados no tratamento e aproveitamento dos resíduos orgânicos de diferentes origens para produção de energia elétrica, classificando como um sistema de geração distribuída de energia.
    Listamos para vocês as principais vantagens de se utilizar um biodigestor para o tratamento e aproveitamento dos seus resíduos orgânicos.
    1) Redução dos impactos ambientais negativos;
    2) Melhor aproveitamento dos resíduos;
    3) Produção de energia elétrica de forma sustentável;
    4) Produção de biofertilizante;
    5) Independência energética de até 100%;
    6) Redução da emissão de gases do efeito estufa;
    7) Diversificação da matriz energética brasileira.
    Vale destacar que para aproveitar todas essas vantagens e tornar esse tipo de investimento atrativo com os melhores retornos financeiros do mercado, seu biodigestor e todo o sistema deve ser personalizado.
    Espero que tenham compreendido como funcionam os biodigestores, bem como todas as vantagens e benefícios de você obter uma tecnologia dessa personalizada para produção de sua própria demanda de energia elétrica de forma sustentável.
    Quer aprender novas ideias sustentáveis?
    Participe, compartilhe com seus melhores amigos. Espalhe a sustentabilidade em sua comunidade.
    Para você ficar por dentro das tradicionais práticas sustentáveis e de todas as novidades tecnológicas existentes no mercado, inscreva-se no nosso canal e click no sininho para não perder nenhum vídeo.
    Veja mais conteúdo da Oak Energia em nosso blog:
    oakenergia.com...
    Visite o nosso site oakenergia.com.br
    Siga a Oak Energia no LinkedIn:
    / oakenergia
    Siga a Oak Energia no Facebook:
    oakenergia
    Siga a Oak Energia no Instagram:
    / oakenergia
    Seja inteligente seja sustentável.

ความคิดเห็น • 36