A complexidade do universo é constrangedora e intrigante. Além de incrível, claro. Cada dia que se passa mais a gente descobre algo novo, e o Pedro é um dos responsáveis por isso. Parabéns, seu canal é muito importante para nós!!
Se você parar pra pensar, você faz parte do universo, é como se você fosse uma extensão do universo capaz de observar a si mesmo, mesmo que por uma perspectiva limitada
Eu simplesmente AMO a maneira como esses vídeos são produzidos. As vezes a gente acha que precisa enfeitar o vídeo com animações, mas bastou usar UM PROJETOR tocando um vídeo com simulação de particulas pra tornar a atmosfera do vídeo densa e convincente. Parabéns ao diretor e roteirista do vídeo, SENSACIONAL!
É curioso que à medida que o tempo avança para o futuro (novos instantes de tempo são adicionados), o espaço aumenta. Assim como objetos massivos distorcem o espaço e freiam a expansão, e eles também desaceleram o tempo. Essa correlação entre rumar para o futuro e aumentar o espaço sempre me intrigou, desde que comecei a ler sobre o tema uns 20 anos atrás.
Tem que atualizar um pouco tua definição. Tempo é bem relativo. Fótons, por exemplo, não vivenciam a passagem do tempo. O mais adequado acho que seria usar a estampa da camiseta do Pedro como referência. Rumar para o futuro é aumentar a ENTROPIA.
Espaço e tempo são uma coisa só segundo a teoria da relatividade. Então se o espaço aumenta, o tempo também aumenta. Se o tempo é totalmente análogo a entropia como aparenta ser, então o início do tempo poderia ser definido justamente como o Big Bang leva a entender: um universo pequeno e denso. Esse é o estado de mais baixa entropia possível, um estado organizado onde todas as partículas estão aglomeradas em um único ponto. E por mais que não tenhamos uma teoria que prove uma nova aglomeração de matéria extrema no universo que geraria um novo estágio inicial de tempo... Nós temos conhecimento de um fenômeno no universo que faz algo totalmente análogo a isso que são os condensados de bose-einstein. Ao se aproximar muito do zero absoluto a matéria se comporta de maneira muito estranha, partículas passam a se comportar como ondas e essas ondas se condensam. Então você tem partículas que antes estavam separadas e ao atingir uma temperatura muito baixa simplesmente se unem e se tornam uma única grande partícula. O mais curioso é que em algum momento do futuro o universo inevitavelmente alcançará a temperatura média necessária para virar esse condensado. O que nós não sabemos é se o macrocosmos se comporta como um sistema quântico, se funcionar é muito provável que esse fenômeno aconteça na era dos buracos negros por exemplo.
@@junior10bh meus comentários já feitos eram para si,mas calharam de ir para outro e o final será buracos negros e estrelas de bosons teóricas são parecidas com os mesmos e o boson de Higgs é uma partícula intermediária que origina a matéria e o universo têm 13 bilhões de anos em evolução e em idade e ainda continua o que quer dizer que a singularidade ainda está ativa e poderá ser uma estrela de bosons, exemplo nas estrelas normais uma anã vermelha dura 15 bilhões de anos, então o universo ainda é jovem em termos cósmicos.
@@junior10bh pra mim tudo é entropia. O tempo é só um produto da nossa mente devido ao fato de memorizarmos as coisas. Pense na analogia do relógio. O relógio fica parado dentro de um buraco negro. Mas isso se deve ao fato de que ele está indo contra a entropia. Acho que mais difícil de explicar a entropia é explicar a própria gravidade.
O mais cabuloso é os físicos criarem equações que descrevem fenômenos do universo. Acho isso fascinante. A matemática é fascinante, é a muleta da física.
Talvez soe uma rasgação de seda muito gratuita, mas é espontânea minha vontade de dizer: eu acho maravilhosa a maneira com que esses vídeos destrincham um assunto que considero tão complexo. Obrigado Pedro Loos, obrigado Ciência Todo Dia. Vocês são lindos.
0:03: "O Universo é tudo o que existe, tudo o que sempre existiu e tudo o que vai existir" 4:49: "Em algum ponto do passado o Universo surgiu e a gente ainda não sabe como" 5:23: [...] O que indica que existe algo no Universo além de matéria e esse algo faz o Universo se expandir cada vez mais rápido." 6:13: "Nunca tenham medo de não saber uma pergunta" 👏👏👏 Aproveitando o conteúdo da camiseta tbm rs gostaria de saber... A origem do Universo e todas suas consequências (tudo o que existe hoje), não seguem a Segunda Lei da Termodinâmica? A tendência não é sempre a entropia aumentar na natureza? Como poderia ocorrer "evolução" dessa forma?
Entropia não é desordem. Entropia pra maioria das aplicações práticas pode ser considerado como espalhamento de energia. No big bang o universo expande e a energia espalha, o que AUMENTA entropia(tudo de acordo com a 2ª lei da termodinamica) Seres vivos ao crescer e evoluir dissipam energia, o que aumenta a entropia.
Entropia diz respeito a desorganização, mas uma outra forma de definir desorganização é dizendo que novos estados de interação estão surgindo graças a ação da gravidade. Se você der um tempo suficientemente grande para um sistema de partículas, elas irão testar o máximo de estados possíveis (e o número de configurações possíveis no universo é um número absurdamente grande). A vida é um exemplo prático disso... A vida não surgiu de uma hora para a outra, ela só se desenvolveu porque ela teve tempo para testar várias outras configurações possíveis e talvez a configuração que resultou na vida tenha sido apenas a configuração mais estável possível para um amontoado de partículas formarem um objeto macroscópico que interaja melhor com o ambiente.
@@junior10bh essa conversa me deixou pensativa. Será mesmo que a energia existente no universo é suficiente para experimentar todas as suas possibilidades? O universo segue a entropia, e no momento em que um estado de alta energia decai para um de menor energia, esse processo não vai se reverter. O caminho do universo como observamos é a morte térmica. Só que realmente, possibilidades fora da entropia podem surgir a partir do momento em que tudo decaiu para tal nível que gravidade e matéria não façam mais sentido (que nem a ideia de Penrose), e tudo pode continuar seguindo outras regras e até outra física.
@@cl5536 Estima-se que o universo tenha aproximadamente 10^80 partículas. Essas partículas cabem em um universo e ainda sobra bastante espaço. É como se o espaço fosse uma caixa de mil litros de água e a matéria fosse apenas uma gota de óleo pingada ali no meio. Quanto maior o espaço, maior será o número de configurações possíveis para essas partículas se desorganizarem. Por alto, esse número de configurações poderia ser estimado em cerca de (10^10)^100. Ou seja, 10 elevado a 10 e o resultado você eleva a 100. Um número absurdamente grande. Mas que ainda sim é finito. O que isso quer dizer no final das contas? Quer dizer que mesmo que o atual universo seja diferente do universo anterior e diferente do próximo universo, ainda sim em algum momento tudo iria se repetir exatamente como aconteceu no universo atual. Mesmo que isso demore uma quantidade inimaginável de ciclos de universo, isso inevitavelmente vai acontecer em algum momento. Talvez essa nem seja a primeira vez que vivemos nossas vidas ou talvez essa nem seja a primeira vez que eu te respondo esse mesmo comentário no TH-cam. Parece loucura, mas faz todo sentido lógico. Isso é o que acontece quando você considera a existência de tempo infinito ou ciclos de tempo infinitos.
@@cl5536 "No momento em que um estado de alta energia decai para um de menor energia, ele não irá reverter o processo". Seu raciocínio nessa frase está quase perfeito, mas tem um único detalhe a ser considerado. Entropia é uma medida de probabilidade tb. O que faz um copo cair no chão, quebrar e não se reconstruir logo em seguida é o fato de que existe muito mais chances do vidro cair espalhado do que cair perfeitamente encaixado novamente. Isso acontece porque o número de configurações possíveis para um vidro cair espalhado são muito maiores do que uma configuração única onde os cacos de vidro caem empilhados e perfeitamente encaixados como antes. Então é mera probabilidade. Sobre a morte térmica do universo, temos experimentos na mecânica quântica que demonstram que quando esfriamos um sistema de partículas para frações acima do zero absoluto, as partículas começam a se comportar de maneira muito esquisita. São partículas independentes e separadas que passam a se comportar como ondas e essas ondas se aglomeram e se condensam. Então você tem partículas antes separadas que se unem e formam uma única grande partícula. Isso é muito análogo a uma suposta nova aglomeração de matéria que poderia gerar um novo Big Bang mesmo em um universo extremamente frio. O problema é que nós não sabemos se o universo macroscópico se comporta como um sistema quântico. E nem sabemos dizer o que faria essa troca de estado denso e frio para denso e quente de forma tão severa como é o Big Bang.
Concordo... ele conseguiu desambiguar a sensação que a palavra expansão dá, principalmente por essa noção de velocidade, o que não faz muito sentido em escala cósmica. Faz muito mais sentido pensar em um certo "esticamento" de espaços. Achei sensacional também!
Fico impressionada com a capacidade de vcs bolarem vídeos tão bacana, tanto na edição como no roteiro. Cativante!! Parabéns, Loos e equipe! Vcs são Feraas ...
Cara adoro seus vídeos ! Sou aluno de física ,e como qualquer ser humano tbm sinto dificuldades em algumas coisas, mas quando bate a desmotivação , vejo físicos assim como vc , e surge a motivação de ser um bom físico um dia . ❤
Não me considero um expert em física ou astronomia... Porém da forma que foi explicado, consegui visualizar com uma perfeição inimaginável o que vc quis explicar Pedro..... Mto mas mto perfeita a sua curta porém repleta de detalhes, aula.... Parabéns mano.... 👏👏👏👏👏👏
Por incrível que pareça eu estava pensando no tema do vídeo ontem, de como o espaço se cria e em relação ao tempo também, a complexidade do tempo em si é absurda, como deslisamos sobre o tempo
O mistério do porque de nossa existência e do cosmos em geral é algo que buga nosso cérebro,que loucura tudo isso,crise existencial bate forte essas horas
E se o universo for elástico, e está se curvando assim como a luz faz quando exposta a um campo gravitacional? Pois assim como acontece com a luz que se curva sua trajetória de acordo com o campo gravitacional que está inserida e mesmo assim não aumenta sua intensidade para percorrer o mesmo trajeto, o universo pode estar se curvando cada vez mais sem necessariamente estar também aumentando de tamanho.
A evidência é que as galáxias estão se afastando umas das outras. Porém qual a evidência que mostra que o universo está se expandindo? Galáxias se afastando não significam necessariamente que o universo esteja em expansão, sendo isso apenas uma dedução humana, sem comprovação, pois o universo pode ter formas e dimensões impensáveis para qualquer ser humano compreender com facilidade. Poderia explorar mais sobre isso em um próximo vídeo!
Eu gostei muito desse vídeo. Ele me fez pensar sobre o quão incrível e misterioso é o universo. Eu fico impressionado com a capacidade dos cientistas de estudar e entender esses fenômenos tão complexos e distantes. Eu também fico curioso sobre o que mais existe lá fora, além do que podemos ver e medir. Será que há outras formas de vida? Será que há outras dimensões? Será que há um sentido para tudo isso? Bom, eu não sei as respostas, mas sei que o universo é uma obra de arte maravilhosa e que nós somos muito sortudos de fazer parte dela.
Pergunta: porta todos os lados que apontamos, o universo está expandindo, podendo confirmar que estamos no centro ou perto?(como uma gota d’água), ou pra onde observamos, é aleatório, estrelas indo e outras voltando de forma aleatória, como uma gota d’água dentro de uma caixa, ondas indo e voltando conforme batem nas bordas?
Eu sempre penso em perguntas que os cientistas ainda não souberam responder, como por exemplo: como é possível o universo existir no meio do vasio absoluto?
@@laerteoliveira7923 apenas os ignorantes acham que essas perguntas são sem pé e nem cabeça, o canal Ciência Todo Dia não trata essas perguntas como ridículas ou idiotas, mas sim perguntas muito importantes para o conhecimento humano, assim como os cientistas pensadores que tem uma imaginação criativa e aberta. Você pode achar essa pergunta, sem pé e nem cabeça, mas para os bons pensadores, são perguntas muito importantes que devem ser estudadas de pouco a pouco ao longo dos anos.
@@laerteoliveira7923 pensando bem, é interessante essa pergunta que vc fez "Como é possível alguém não ter existido antes de nascer?", Eu não trato essas perguntas como sem pé e nem cabeça, deve ser porque minha imaginação é meio viajada mesmo.
@@fernandolinsdemoraisdasilva Não, não é assim. Tais perguntas não são tratadas como sem pé nem cabeça por alguns filósofos, mas mesmo filósofos e cientistas nada ignorantes a tratam sim como perguntas sem pé nem cabeça. Esta sua afirmação é que é a de um ignorante. Tais perguntas pouco têm a ver com ciência, têm a ver com Filosofia e principalmente filosofia de boteco, feita por ignorantes. Não deviam ser tratadas nem mesmo nos comentários de canais científicos.
Mas eles se atraem por força gravitacional e possivelmente algumas outras forças de interação com força o suficiente pra se aproximarem denovo sempre q a expansão afastar eles
aí que está o problema, a expansão não é constante, e não dá pra calcular. Você até poderia calcular mas seria uma extrapolação forçada pois a Constante de Hubble.....não é constante! Quando medimos a expansão do universo no chamado "Universo Local" a taxa de expansão é uma, mas quando essa expansão é observada no chamado "Universo Primordial" é outra. Pra não me alongar ainda mais, na escala atômica os cálculos da Relativade não são eficientes, aí já parte para o campo da Física Quântica, e nessa escala não foi detectado nenhum tipo de expansão.
Para escalas “pequenas” a gravidade vence, então tudo ligado a uma força gravitacional se comporta como “um corpo gigante”. É por isso que galáxias se afastam uma fas outras, mas as estrelas em cada galáxia permanecem presas nela e a forma da galaxia se mantém
Já pensou se o universo for algo muito pequeno, que pode ter outro muito, muito maior. Ou algo que não seja outro universo, mas alguma coisa totalmente diferente mas que tem a ver com o nascimento do universo, ou, dos universos. Brisa 🤤
ปีที่แล้ว +1
Eu li um artigo há uns 4 anos que levantou a possibilidade de essa expansão não estar de fato acelerando, mas essa impressão seria gerada por uma "desaceleração do tempo", que faria parecer que a expansão está acelerando... Enfim, depois não vi mais nada a respeito...
"O universo é tudo que existe, sempre existiu e vai existir". Sabe criança quando se esconde atrás da cortina e o pé fica de fora - é o mesmo nível de inteligência dessa frase.
Pedro, vc disse no vídeo que não há uma resposta ainda para o que cria o espaço da expansão, certo? Poderia ter algo haver com algum movimento de 4a dimensão? Digo isso porque lembro da explicação da Série Cosmos sobre a esfera visitando o mundo 2D. Para os habitantes do mundo plano a esfera era um círculo que ia aumentando e depois diminuindo. Penso também que todo objeto supermassivo "aponta" para uma 4a dimensão naquela ideia de furar o tecido do espaço tempo. Tem algo haver ou são coisas distintas? Obrigado!
eu tbm penso assim!! e oq pode ta fazendo o universo crescer seria o TEMPO, e como sabemos o tempo é como fosse a 4 dimensão, é so pensar ass "tudo que ja passou se perdeu?" e como fosse um acúmulo de "tempo" logo seria a matéria escura,isso busca um consentimento que nós temos de que o tempo existe,mas não podemos ver ele apenas a consequência dele"
Alguem Sabe de onde eles tiram essas trilhas sonoras de fundo em todos os videos? queria muito saber
ปีที่แล้ว +2
Se mais espaço está sendo criado, ele é alguma coisa. O que raios é o espaço? Mais ainda, espaço e tempo são atrelados. Quando mais espaço é criado, o tempo também é? E se outras dimensões da teoria de cordas existirem, elas também são criadas com a expansão? Que desconforto pensar nisso e não saber a resposta 😂
Amo seus vídeos, realmente são maravilhosos e aprendo muito com eles. Uma sugestão de tema, não sei se já fez vídeo assim... Sobre a teoria do nascimento de um novo universo de Stephen Hawking. O que ele relata no filme a teoria de tudo. 'A morte de um buraco negro nasce um novo universo". Seria realmente muito bom!! Foi um prazer! Espero vê-lo em breve!
Sla, tudo que serve de causa primeira pode ser obra do acaso, até Deus. Se ele sempre existiu, então de certa forma, não foi ele quem deu a própria existência. Foi o nada, o acaso.
Olá! Tudo bem? Como Andrômeda é uma galáxia, o tal do "blue shift" não funciona muito. Ela está se aproximando da Via Láctea, mas o seu deslocamento em direção à Terra não é suficiente para podermos perceber uma mudança significativa na cor que vemos. Masssssss..... Andrômeda é rica em estrelas jovens e massivas, que emitem principalmente luz azul, o que pode dar à galáxia uma aparência mais azulada em relação a outras galáxias.
Sim mas esse desvio é proporcional a quanto da velocidade da luz ela se move, logo n dá um desvio muito forte, n é perceptivel apenas olhando provavelmente
As mesmas se movem ao encontro uma da outra, então não há grandes diferenças, só o avistamento cada vez mais próximo de Andromeda que num futuro será predominante no céu noturno,mas o Sol já terá passado a gigante vermelha ao tempo.
Pra mim pensar na expansão do universo trava minha cabeça completamente, se o universo está se expandindo, qual será o limite q pode se expandir? É bizarro pensar q tudo está contido no universo que nem sabemos o tamanho e se existe algo alem do q chamamos de universo
Energia escura é simplesmente um círculo em volta de todo o universo que não tem o campo de higgs. Por isso que o campo de higgs é atraído para esse lugar levando todas as galáxias
Basicamente: O universo nao se expande pq tem algo que está "criando espaço" - Mas oq é seria "criar espaço" e como isso é possivel? Aí vc já quer saber de mais
Estive pensando. Se eu tivesse uma impressora que pode imprimir qualquer coisa a qualquer escala, basta dar energia a ela. Eu conseguiria replicar o universo em uma escala menor?
Quase. Você está vendo uma TV de tela infinita. No canal "Ultra Space", na parte da tela que você está olhando está passando um vídeo mostrando 4 estrelas totalmente paradas. Você então espera alguns bilhões de anos e de repente percebe que a distância entre elas aumentou. Como elas estão paradas, a única explicação é que o espaço em si aumentou, afastando elas entre si. A tela continua com mesmo tamanho infinita), mas o tamanho do espaço interno aumentou.
@@Euapenasss Não existe depois da expansão do universo, se existisse, haveria borda. O universo é como a superfície de uma esfera que não tem borda e o local "depois da expansão" é uma extensão da própria superfície. Fica complicado visualizar e entender para o universo porque, diferente da superfície da esfera que tem duas dimensões e se expande numa terceira, o universo tem três dimensões e teria que se expandir numa quarta.
@@laerteoliveira7923 Não entendi nada, a superfície de uma bola é 3d, o universo por sua vez não tem superfície, a superfície seria a borda e a gente estaria dentro da bola
@@Dodgestroyah A superfície de uma bola não é 3D, é 2D. A bola é que é 3D, é a bola que tem volume, a superfície só tem área, não tem borda e se curva na terceira dimensão. No caso do universo, ele parece ser uma bola 4D com uma superfície 3D. Estamos dentro dessa superfície 3D que nesse caso tem volume finito e se curva numa quarta dimensão espacial.
Existe algo que se chama matéria escura. Pode ser qualquer coisa ou até uma serie de coisas. Mas cuidado pra não misturar matéria escura com energia escura.
Ela é chamada de "escura" porque não emite luz e portanto é invisível aos telescópios. Apesar de ser invisível, os astrônomos sabem que ela existe porque podem ver o seu efeito na gravidade. Quando você olha para uma galáxia, você vê estrelas, nuvens de gás e poeira cósmica, mas a verdade é que a maioria da matéria da galáxia não emite luz. A matéria escura é um tipo de matéria que os cientistas acreditam compor a maior parte da matéria do universo - cerca de 85% - e é responsável por manter as galáxias unidas.
@@n3tt012 a um tempo saiu um artigo q de alguma forma calculava q a materia escura n existia, pq tudo q é explicado pela materia escura poderia ser explicado por buracos negros e algumas propriedades dele, além do fato de q nunca foi observada materia escura. Mas n sei se esse artigo está certo, e so ele n é o suficiente pra descartar de vez a ideia. Além de q materia escura é so o nome q deram a algum tipo de materia q n interage com a luz pra tentar explicar as diferenças entre as medições de massa das galaxias por intensidade luminosa e medida por velocidade orbital. E a materia escura acabou se encaixando muito bem nas teorias. Resumindo, provavelmente esse tipo de materia q n interage com a luz existe, mas a gente n sabe direito o q é ou como funciona. N sei se teve alguma mudança recente na hipotese/teoria
A natureza da expansão do espaço, é algo fantástico e misterioso. Tanto para o macro quanto para o micro existencial. E nele comportar de forma exata deste o átomo até as galáxias.
Assumir que tudo é fruto de um designer inteligente e perfeito, é algo que só pessoas despertas conseguem fazer. O Pedro é um comediante que brinca de divulgar a pseudociência. A complexidade do universo é constrangedora e intrigante. Constrangedora e intrigante, é o total entorpecimento da mente humana para não perceber que nos fazem de trouxas. Há 53 anos da farsa do pouso na lua (vide: BART SIBREL; Bill Kaysing "We never went to the moon; Dr. R Among Foster e o depoimento de Stanley Kubrick), a NASA continua alimentando as ovelhas com belíssimas imagens de CGI como se fossem reais. Acordem para a liberdade, o universo fora da Terra é 100% plasma, não há corpos rochosos para serem explorados. A Terra é coberta por um firmamento e nada pode sair daqui. Querendo se libertar dos enganadores do youtube, pesquisem cientístas sério: Eric P Dollar; FECORE; Dr. Michael Claret; NAOV; etc. Em 1972, Wherner von Braun diretor da NASA disse que até o ano 2000, a lua estaria colonizada! Não percebem que tudo isto é um grande experimento social para medir até onde podem nos controlar? Não há um único experimento real que prove este mundo de fantasias!
@@webertbaiao7045 esse design de inteligente não tem nada, nos humanos o dente cai e não nasce outro, no tubarão ai e nasce outro, esse design tomou muito vinho antes de projetar as coisas
@@michelschenkel924 Eu tenho certeza absoluta da existência de Deus, e não foi nenhum pastor e nem a Bíblia, mas as experiências sobrenaturais que tive com Ele ao longo dos meus 41 anos de idade, tenho tanta certeza da existência Dele que é impossível alguém me provar o contrário. Fica de boa amigo não vou entrar em discussão teológica ou ateísta contigo, você tem as suas convicções e eu tenho as minhas, nada do que você me disser vai me mudar e vice-versa.
E se as galáxias forem apenas quarks do núcleo de um elemento que compõe algo com muitos outros elementos, que formam um objeto que está na mão de um ser, que tem inúmeros outros objetos em sua estante
A cada vídeo que assisto deste e de outros canais, e a partir do que venho lendo, me parece cada vez mais que o universo em que vivemos é uma estrutura tridimensional que faz parte de algo com bem mais dimensões. Os grandes enigmas da cosmologia e da física quântica parecem apontar para um universo em que podemos ter acesso direto a sua "superfície", mas que as suas "profundezas" estariam em dimensões as quais não temos acesso direto. O que aconteceria se um objeto de quatro dimensões físicas interceptasse o nosso universo, com 3 dimensões? Este objeto pareceria surgir do nada para nós da terceira dimensão, veríamos um "mini big bang" a nossa frente. Um objeto surgido do "nada" e se "expandindo" a medida que atravessasse o nosso universo.
"[...] Nunca tenham medo de não saber uma pergunta; Tenham medo de se acomodar e não ir em busca de um resposta." Essa citação compreende o verdadeiro significado do que é a ciência. Não é acomodar-se em uma resposta, é ir em busca de uma diante à uma dúvida e, mesmo que encontremos novas evidências, surgem novas dúvidas. E isso é a ciência, um corpo vivo que está em constante busca das grandes incógnitas que acercam o nosso universo. Parabéns pela produção do vídeo!
Ou, Pedro, sério, essa estampa de sua camiseta é mto boa, sou suspeito a falar, o nick nos jogos q uso é Entropyt, mas achei incrível, tá na minha lista de futuras aquisições
TOPP demais Pedro seu canal se supera cada vez mais! Logo logo te alcanço mas por enquanto faço questoes basicas ate nivel ITA e ensino umas tecnicas de estudo! Se quiser dar uma critica construtiva vou amar! tmj...
Esse título me fez questionar,nós nunca pensamos o quão grande é fora do universo,se ele está expandindo será que o lado de fora da expansão tem um limite? Se for um nada infinito e a expansão for infinita em o universo irá expandir para sempre,mas e se o nada não for infinito? Tantas perguntas e nenhuma resposta
Olá. Tudo bem? VOu te dar algumas respostas na medida do possível. O ponto é que não existe "lado de fora" do universo. O universo é o tudo. A expansão que o Pedro fala é interna, já que não há bordas ou lado externo / de fora. ■ PARA ILUSTRAR Pensa em um lençol bem elástico. Desenhe alguns pontos - afastados entre si - no meio dele. Quando você esticar o lençol, verá que a distância entre os pontos aumentou. Essa é a expansão que o Pedro comentou. Só que no caso do vídeo, o "lençol" tem tamanho infinito. Adicionalmente é importante lembrar que para medirmos algo tem de existir o espaço-tempo, pois como medir espaço sem espaço né? Então "um nada infinito" também não é uma expressão apropriada, pois o "nada" não é possível de se medir, pois não há referência ou espaço para medirmos.
@@cesarkopp2pera aí deixa eu ver se eu entendi, vc tá dizendo que o universo é INFINITO, e a expansão na verdade é uma dilatação do espaço tempo nesta infinitude que aumenta a distância entre objetos que não tem atração gravitacional?
@@cesarkopp2e que segundo o Google o universo seria finito, aí eu não tô conseguindo entender isso, pq se algo é finito logo ele pode ser medido, e se ele pode ser medido ele não é infinito. Portanto, o lençol teria que se expandir pra algum lugar
@@Dodgestroyah eu não estou dizendo nada. Nenhum PhD em Astrofísica tem moral para afirmar alguma coisa. hehehe São hipóteses e algumas teorias. Em uma delas, a expansão do universo está criando o próprio espaço. Usando um lençol de crochet como exemplo... O aumento ocorre para fora E na parte interna. ■ ANALOGIA: [1] O lençol, externamente, vai aumentando e recebendo novos pontos de costura, ficando cada vez maior. [2] ao mesmo tempo que os pontos QUE JÁ existem no lençol também expandem, aumentando a distância entre si. » No [1] é a expansão do UNIVERSO em si, cada vez maior. "Portanto, o lençol teria que se expandir pra algum lugar" → a expansão CRIA "o lugar" (espaço-tempo) onde há nada. » No [2] é a expansão do ESPAÇO/TEMPO que já existe, que faz as galáxias se afastarem uma das outras. Eu particularmente gosto da ideia do UNIVERSO ESFÉRICO. Se ele for esférico, ele é infinito, pois onde é o fim de uma esfera? Daí é mais fácil entender todos os conceitos. É só imaginar em um balão, no meio do nada, inflando sem parar, numa velocidade possivelmente maior que a da luz.
Me fiz essa pergunta assistindo o seu vídeo o fim do universo. Não entendo muito bem sobre, mas na minha perspectiva, universo é como um cano entupido, continuará se expandindo infinitamente, tb não sei se é linear. E quando tudo acabar a expansão continuará , até que em algum ponto , alguma partícula fará um Big Bang novamente 😅
A razão humana leva a pensar que sim, se o universo está se escandindo e galáxias estão se afastando em algum momento elas estavam próximos e no início tudo estava bem pertinho de modo que não existiam nem espaço nem tempo, porém o que garante que de fato esse foi início e se por ventura existe expansão e contração cíclicos? E se existem outros universos paralelos ao nosso?
Eu tenho uma dúvida sobre o universo, vamos dizer que o universo, hoje, tem 'pouco espaço' e que o espaço ao seu redor tenha um fim, no qual não podemos ver de tão longe ele está, se o universo está se expandindo, ele pode dominar o espaço inteiro a sua volta, então, o que vai ter fora do universo agora?
Gosto muito de tentar teorizar sobre o assunto e ontem mesmo estava pensando sobre kkk Eu acho que, a energia ou matéria escura transforma algo "de fora" do universo em espaço, acho que a materia/energia escura serve como um transformador de outra coisa de "fora" do universo em espaço, algo deu um estalo inicial e começou um evento em cadeia que só se espande mais e mais De qualquer forma a complexidade disso é surreal para nossas mentes, enfim só uns pensamentos loucos que tenho antes de dormir kkkk
Poderia fazer um vídeo me dizendo se essa minha teoria poderia ocorrer? Supondo que os buracos negros e brancos são portais para uma dimensão extra que governa a força cósmica. Essa dimensão extra é responsável por criar e controlar a matéria escura e a energia escura. Quando a matéria escura é puxada para um buraco negro, ela é sugada para a dimensão extra, onde se condensa e se transforma em energia escura. Quando a energia escura é liberada de um buraco branco, ela é enviada de volta para o universo, onde pode interagir com a matéria escura e influenciar a expansão do universo. Teria isso alguma base científica que pudesse ser sustentada?
Talvez a expansão do universo poderia ser associada ao zoom-out que damos em uma imagem. Quanto mais zoom-out, mais espaço é exibido sem modificar o tamanho da imagem ou precisar de espaço exterior.
Parece interessante mas é difícil acreditar que em pleno 2023 tenhamos a resposta de como o universo funciona, mas é um bom começo pra quem busca perguntas e respostas
A complexidade do universo é constrangedora e intrigante. Além de incrível, claro. Cada dia que se passa mais a gente descobre algo novo, e o Pedro é um dos responsáveis por isso. Parabéns, seu canal é muito importante para nós!!
@Fhanny cópia 💚 De certa forma sim, não?
constrangedora? kkkkkkkk
Se você parar pra pensar, você faz parte do universo, é como se você fosse uma extensão do universo capaz de observar a si mesmo, mesmo que por uma perspectiva limitada
@@LeonardoSouza-ne9ly pessoas usando palavras q n sabem o significado kkkkkkk
@rev7409 eu diria até frustrante. Imagina viver numa casa desde que vc nasceu, mas não saber como nada funciona fora da sua cama tlgd
Eu simplesmente AMO a maneira como esses vídeos são produzidos. As vezes a gente acha que precisa enfeitar o vídeo com animações, mas bastou usar UM PROJETOR tocando um vídeo com simulação de particulas pra tornar a atmosfera do vídeo densa e convincente. Parabéns ao diretor e roteirista do vídeo, SENSACIONAL!
"Nunca tenham medo de nao saber uma pergunta, tenham medo de se acomodar e não ir em busca da resposta " Nota 10
O tipo de canal que a gente dá like antes mesmo de assistir o vídeo, simplesmente.
O melhor é a criatividade dele em parcerias kkkkkk cara MT mito
É curioso que à medida que o tempo avança para o futuro (novos instantes de tempo são adicionados), o espaço aumenta. Assim como objetos massivos distorcem o espaço e freiam a expansão, e eles também desaceleram o tempo. Essa correlação entre rumar para o futuro e aumentar o espaço sempre me intrigou, desde que comecei a ler sobre o tema uns 20 anos atrás.
Tem que atualizar um pouco tua definição.
Tempo é bem relativo. Fótons, por exemplo, não vivenciam a passagem do tempo.
O mais adequado acho que seria usar a estampa da camiseta do Pedro como referência.
Rumar para o futuro é aumentar a ENTROPIA.
Espaço e tempo são uma coisa só segundo a teoria da relatividade. Então se o espaço aumenta, o tempo também aumenta.
Se o tempo é totalmente análogo a entropia como aparenta ser, então o início do tempo poderia ser definido justamente como o Big Bang leva a entender: um universo pequeno e denso. Esse é o estado de mais baixa entropia possível, um estado organizado onde todas as partículas estão aglomeradas em um único ponto.
E por mais que não tenhamos uma teoria que prove uma nova aglomeração de matéria extrema no universo que geraria um novo estágio inicial de tempo... Nós temos conhecimento de um fenômeno no universo que faz algo totalmente análogo a isso que são os condensados de bose-einstein.
Ao se aproximar muito do zero absoluto a matéria se comporta de maneira muito estranha, partículas passam a se comportar como ondas e essas ondas se condensam. Então você tem partículas que antes estavam separadas e ao atingir uma temperatura muito baixa simplesmente se unem e se tornam uma única grande partícula.
O mais curioso é que em algum momento do futuro o universo inevitavelmente alcançará a temperatura média necessária para virar esse condensado. O que nós não sabemos é se o macrocosmos se comporta como um sistema quântico, se funcionar é muito provável que esse fenômeno aconteça na era dos buracos negros por exemplo.
@@cesarkopp2 queria dizer nebulosa do Boomerang e não ampulheta!
@@junior10bh meus comentários já feitos eram para si,mas calharam de ir para outro e o final será buracos negros e estrelas de bosons teóricas são parecidas com os mesmos e o boson de Higgs é uma partícula intermediária que origina a matéria e o universo têm 13 bilhões de anos em evolução e em idade e ainda continua o que quer dizer que a singularidade ainda está ativa e poderá ser uma estrela de bosons, exemplo nas estrelas normais uma anã vermelha dura 15 bilhões de anos, então o universo ainda é jovem em termos cósmicos.
@@junior10bh pra mim tudo é entropia. O tempo é só um produto da nossa mente devido ao fato de memorizarmos as coisas. Pense na analogia do relógio. O relógio fica parado dentro de um buraco negro. Mas isso se deve ao fato de que ele está indo contra a entropia. Acho que mais difícil de explicar a entropia é explicar a própria gravidade.
O mais cabuloso é os físicos criarem equações que descrevem fenômenos do universo. Acho isso fascinante. A matemática é fascinante, é a muleta da física.
Talvez soe uma rasgação de seda muito gratuita, mas é espontânea minha vontade de dizer: eu acho maravilhosa a maneira com que esses vídeos destrincham um assunto que considero tão complexo. Obrigado Pedro Loos, obrigado Ciência Todo Dia. Vocês são lindos.
Como é BOM almoçar vendo conteúdo científico de qualidade
Almoçando cedo hein Davi?
Como é bom ser nerd
0:03: "O Universo é tudo o que existe, tudo o que sempre existiu e tudo o que vai existir"
4:49: "Em algum ponto do passado o Universo surgiu e a gente ainda não sabe como"
5:23: [...] O que indica que existe algo no Universo além de matéria e esse algo faz o Universo se expandir cada vez mais rápido."
6:13: "Nunca tenham medo de não saber uma pergunta"
👏👏👏
Aproveitando o conteúdo da camiseta tbm rs gostaria de saber... A origem do Universo e todas suas consequências (tudo o que existe hoje), não seguem a Segunda Lei da Termodinâmica? A tendência não é sempre a entropia aumentar na natureza? Como poderia ocorrer "evolução" dessa forma?
Entropia não é desordem.
Entropia pra maioria das aplicações práticas pode ser considerado como espalhamento de energia.
No big bang o universo expande e a energia espalha, o que AUMENTA entropia(tudo de acordo com a 2ª lei da termodinamica)
Seres vivos ao crescer e evoluir dissipam energia, o que aumenta a entropia.
Entropia diz respeito a desorganização, mas uma outra forma de definir desorganização é dizendo que novos estados de interação estão surgindo graças a ação da gravidade. Se você der um tempo suficientemente grande para um sistema de partículas, elas irão testar o máximo de estados possíveis (e o número de configurações possíveis no universo é um número absurdamente grande).
A vida é um exemplo prático disso... A vida não surgiu de uma hora para a outra, ela só se desenvolveu porque ela teve tempo para testar várias outras configurações possíveis e talvez a configuração que resultou na vida tenha sido apenas a configuração mais estável possível para um amontoado de partículas formarem um objeto macroscópico que interaja melhor com o ambiente.
@@junior10bh essa conversa me deixou pensativa. Será mesmo que a energia existente no universo é suficiente para experimentar todas as suas possibilidades? O universo segue a entropia, e no momento em que um estado de alta energia decai para um de menor energia, esse processo não vai se reverter. O caminho do universo como observamos é a morte térmica. Só que realmente, possibilidades fora da entropia podem surgir a partir do momento em que tudo decaiu para tal nível que gravidade e matéria não façam mais sentido (que nem a ideia de Penrose), e tudo pode continuar seguindo outras regras e até outra física.
@@cl5536 Estima-se que o universo tenha aproximadamente 10^80 partículas. Essas partículas cabem em um universo e ainda sobra bastante espaço. É como se o espaço fosse uma caixa de mil litros de água e a matéria fosse apenas uma gota de óleo pingada ali no meio.
Quanto maior o espaço, maior será o número de configurações possíveis para essas partículas se desorganizarem.
Por alto, esse número de configurações poderia ser estimado em cerca de (10^10)^100. Ou seja, 10 elevado a 10 e o resultado você eleva a 100. Um número absurdamente grande. Mas que ainda sim é finito.
O que isso quer dizer no final das contas? Quer dizer que mesmo que o atual universo seja diferente do universo anterior e diferente do próximo universo, ainda sim em algum momento tudo iria se repetir exatamente como aconteceu no universo atual. Mesmo que isso demore uma quantidade inimaginável de ciclos de universo, isso inevitavelmente vai acontecer em algum momento.
Talvez essa nem seja a primeira vez que vivemos nossas vidas ou talvez essa nem seja a primeira vez que eu te respondo esse mesmo comentário no TH-cam.
Parece loucura, mas faz todo sentido lógico. Isso é o que acontece quando você considera a existência de tempo infinito ou ciclos de tempo infinitos.
@@cl5536 "No momento em que um estado de alta energia decai para um de menor energia, ele não irá reverter o processo". Seu raciocínio nessa frase está quase perfeito, mas tem um único detalhe a ser considerado. Entropia é uma medida de probabilidade tb. O que faz um copo cair no chão, quebrar e não se reconstruir logo em seguida é o fato de que existe muito mais chances do vidro cair espalhado do que cair perfeitamente encaixado novamente. Isso acontece porque o número de configurações possíveis para um vidro cair espalhado são muito maiores do que uma configuração única onde os cacos de vidro caem empilhados e perfeitamente encaixados como antes. Então é mera probabilidade.
Sobre a morte térmica do universo, temos experimentos na mecânica quântica que demonstram que quando esfriamos um sistema de partículas para frações acima do zero absoluto, as partículas começam a se comportar de maneira muito esquisita. São partículas independentes e separadas que passam a se comportar como ondas e essas ondas se aglomeram e se condensam. Então você tem partículas antes separadas que se unem e formam uma única grande partícula. Isso é muito análogo a uma suposta nova aglomeração de matéria que poderia gerar um novo Big Bang mesmo em um universo extremamente frio.
O problema é que nós não sabemos se o universo macroscópico se comporta como um sistema quântico. E nem sabemos dizer o que faria essa troca de estado denso e frio para denso e quente de forma tão severa como é o Big Bang.
Às vezes da vontade de viver para sempre apenas para saber o que mais iremos descobrir sobre o universo e quaisquer evoluções da vida.
penso nisso kkk
Exatamente para isso fomos criados,temos esse desejo natural, porque existir Tata coisa e beleza sem um propósito?
Calma, gente! É só o mapa da simulação renderizando...
Caramba, Pedro! Essa foi a melhor explicação que testemunhei entre todas as abordagens sobre a expansão do universo! Demais!!!
Concordo... ele conseguiu desambiguar a sensação que a palavra expansão dá, principalmente por essa noção de velocidade, o que não faz muito sentido em escala cósmica. Faz muito mais sentido pensar em um certo "esticamento" de espaços. Achei sensacional também!
O universo não está expandir mas sim encolhendo. Os responsáveis são os buracos negros.
Fico impressionada com a capacidade de vcs bolarem vídeos tão bacana, tanto na edição como no roteiro. Cativante!! Parabéns, Loos e equipe! Vcs são Feraas ...
Cara adoro seus vídeos ! Sou aluno de física ,e como qualquer ser humano tbm sinto dificuldades em algumas coisas, mas quando bate a desmotivação , vejo físicos assim como vc , e surge a motivação de ser um bom físico um dia . ❤
Não me considero um expert em física ou astronomia... Porém da forma que foi explicado, consegui visualizar com uma perfeição inimaginável o que vc quis explicar Pedro..... Mto mas mto perfeita a sua curta porém repleta de detalhes, aula.... Parabéns mano.... 👏👏👏👏👏👏
Gostando muito desse formato de ser mais direto para temas que não precisam de enrolar, finalmente a ciência ta sendo praticamente todo dia
Por incrível que pareça eu estava pensando no tema do vídeo ontem, de como o espaço se cria e em relação ao tempo também, a complexidade do tempo em si é absurda, como deslisamos sobre o tempo
Eu tbmmm cara, é zuado o fato de nós pensar isso e o Pedro vai lá e posta um vídeo sobre
O mistério do porque de nossa existência e do cosmos em geral é algo que buga nosso cérebro,que loucura tudo isso,crise existencial bate forte essas horas
O cara é bom nas publi fi, tu nem vê chegando. Inclusive, adorei essa produção, ficou sinistra. Parabéns pra equipe 👏👏👏
Nossa a maneira como ele falou só aumentou minha fé, DEUS ESTÁ TRABALHANDO FIRME
Eu simplesmente amo esse canal, obrigado Pedro por nos trazer tanto conhecimento
E se o universo for elástico, e está se curvando assim como a luz faz quando exposta a um campo gravitacional?
Pois assim como acontece com a luz que se curva sua trajetória de acordo com o campo gravitacional que está inserida e mesmo assim não aumenta sua intensidade para percorrer o mesmo trajeto, o universo pode estar se curvando cada vez mais sem necessariamente estar também aumentando de tamanho.
Me surpreendo sempre com a criatividade do Pedro. Os videos ficam muito legais. Com ideias que parecem simples.
A evidência é que as galáxias estão se afastando umas das outras. Porém qual a evidência que mostra que o universo está se expandindo? Galáxias se afastando não significam necessariamente que o universo esteja em expansão, sendo isso apenas uma dedução humana, sem comprovação, pois o universo pode ter formas e dimensões impensáveis para qualquer ser humano compreender com facilidade. Poderia explorar mais sobre isso em um próximo vídeo!
Pensar nessas coisas me da um nó na cabeça
Incrível que hoje eu falei do seu canal pra um amigo e és q ele faz a seguinte pergunta
-o q é astronomia?
Juro que fiquei CHOCADA
Há algum tempo tentava entender o que significava a expansão do Universo. Esse vídeo esclareceu de forma fantástica essa dúvida. Muito obrigado!!!!
Eu gostei muito desse vídeo. Ele me fez pensar sobre o quão incrível e misterioso é o universo. Eu fico impressionado com a capacidade dos cientistas de estudar e entender esses fenômenos tão complexos e distantes. Eu também fico curioso sobre o que mais existe lá fora, além do que podemos ver e medir. Será que há outras formas de vida? Será que há outras dimensões? Será que há um sentido para tudo isso? Bom, eu não sei as respostas, mas sei que o universo é uma obra de arte maravilhosa e que nós somos muito sortudos de fazer parte dela.
Pedro dando um show como sempre...
brigadão Pedro Loos, essa era uma dúvida q eu não conseguia entender de jeito nenhum & agora posso dormir em paz...
O tempo é quem cria o próprio espaço. Não existe um sem o outro.
Sempre acho fascinante o jeito como esse canal fala de Ciência enquanto faz merchan, é simplesmente incrível!
Explicado desta forma simples e prática abre a mente. Muito bem!!!
Pergunta: porta todos os lados que apontamos, o universo está expandindo, podendo confirmar que estamos no centro ou perto?(como uma gota d’água), ou pra onde observamos, é aleatório, estrelas indo e outras voltando de forma aleatória, como uma gota d’água dentro de uma caixa, ondas indo e voltando conforme batem nas bordas?
Ao meu ver, essa é uma ótima evidência de que existe um criador
Concordo. É algo inegável. Tamanho poder e perfeição são provas reais de que foram projetados perfeitamente por um criador
Eu sempre penso em perguntas que os cientistas ainda não souberam responder, como por exemplo: como é possível o universo existir no meio do vasio absoluto?
Como é possível você não ter existido antes de nascer? Você acha que algum cientista sério vai dar atenção a essas perguntas sem pé nem cabeça?
@@laerteoliveira7923 apenas os ignorantes acham que essas perguntas são sem pé e nem cabeça, o canal Ciência Todo Dia não trata essas perguntas como ridículas ou idiotas, mas sim perguntas muito importantes para o conhecimento humano, assim como os cientistas pensadores que tem uma imaginação criativa e aberta. Você pode achar essa pergunta, sem pé e nem cabeça, mas para os bons pensadores, são perguntas muito importantes que devem ser estudadas de pouco a pouco ao longo dos anos.
@@laerteoliveira7923 pensando bem, é interessante essa pergunta que vc fez "Como é possível alguém não ter existido antes de nascer?", Eu não trato essas perguntas como sem pé e nem cabeça, deve ser porque minha imaginação é meio viajada mesmo.
@@fernandolinsdemoraisdasilva Não, não é assim. Tais perguntas não são tratadas como sem pé nem cabeça por alguns filósofos, mas mesmo filósofos e cientistas nada ignorantes a tratam sim como perguntas sem pé nem cabeça. Esta sua afirmação é que é a de um ignorante. Tais perguntas pouco têm a ver com ciência, têm a ver com Filosofia e principalmente filosofia de boteco, feita por ignorantes. Não deviam ser tratadas nem mesmo nos comentários de canais científicos.
@@laerteoliveira7923 cada um com sua forma de pensar
Pedro, sabe o queria interessante, calcular a taxa que dois atomos do corpo de uma mesma pessoa se afasta.
Mas eles se atraem por força gravitacional e possivelmente algumas outras forças de interação com força o suficiente pra se aproximarem denovo sempre q a expansão afastar eles
Tá na mão meu guri!
A taxa em que 2 pontos próximos "se afastam" é aproximadamente 0,000000000316 cm/ano ou 3,16 x 10^-10 cm/ano
aí que está o problema, a expansão não é constante, e não dá pra calcular.
Você até poderia calcular mas seria uma extrapolação forçada pois a Constante de Hubble.....não é constante!
Quando medimos a expansão do universo no chamado "Universo Local" a taxa de expansão é uma, mas quando essa expansão é observada no chamado "Universo Primordial" é outra.
Pra não me alongar ainda mais, na escala atômica os cálculos da Relativade não são eficientes, aí já parte para o campo da Física Quântica, e nessa escala não foi detectado nenhum tipo de expansão.
Para escalas “pequenas” a gravidade vence, então tudo ligado a uma força gravitacional se comporta como “um corpo gigante”. É por isso que galáxias se afastam uma fas outras, mas as estrelas em cada galáxia permanecem presas nela e a forma da galaxia se mantém
A expansão não vence a força nuclear forte e fraca (que unem os átomos, etc) nem a gravidade em escala local. A expansão se dá em escala macroscópica.
"As estrelas não estão se apagando, elas estão apenas se distanciando e, cada vez mais rápido."
Já pensou se o universo for algo muito pequeno, que pode ter outro muito, muito maior. Ou algo que não seja outro universo, mas alguma coisa totalmente diferente mas que tem a ver com o nascimento do universo, ou, dos universos. Brisa 🤤
Eu li um artigo há uns 4 anos que levantou a possibilidade de essa expansão não estar de fato acelerando, mas essa impressão seria gerada por uma "desaceleração do tempo", que faria parecer que a expansão está acelerando... Enfim, depois não vi mais nada a respeito...
Fala sobre o núcleo átomico ou sobre fusão (que é mais difícil do que achamos que é, mesmo nas estrelas)
Davi fez um vídeo interessante sobre fusão no Sol.
Já tem vários no canal dele ❤
"O universo é tudo que existe, sempre existiu e vai existir". Sabe criança quando se esconde atrás da cortina e o pé fica de fora - é o mesmo nível de inteligência dessa frase.
"É muito melhor ter perguntas que não podem ser respondidas do que respostas que não podem ser questionadas" - Carl Sagan
O universo seria uma bolha que existe no entreverso, onde existem outras bolhas universos.
Pedro, vc disse no vídeo que não há uma resposta ainda para o que cria o espaço da expansão, certo? Poderia ter algo haver com algum movimento de 4a dimensão? Digo isso porque lembro da explicação da Série Cosmos sobre a esfera visitando o mundo 2D. Para os habitantes do mundo plano a esfera era um círculo que ia aumentando e depois diminuindo. Penso também que todo objeto supermassivo "aponta" para uma 4a dimensão naquela ideia de furar o tecido do espaço tempo. Tem algo haver ou são coisas distintas? Obrigado!
eu tbm penso assim!! e oq pode ta fazendo o universo crescer seria o TEMPO, e como sabemos o tempo é como fosse a 4 dimensão, é so pensar ass "tudo que ja passou se perdeu?" e como fosse um acúmulo de "tempo" logo seria a matéria escura,isso busca um consentimento que nós temos de que o tempo existe,mas não podemos ver ele apenas a consequência dele"
O universo não está expandir mas sim encolhendo. Os responsáveis são os buracos negros.
Pra mim esse é o melhor vídeo do canal, fez eu ver o universo com outros olhos.
Alguem Sabe de onde eles tiram essas trilhas sonoras de fundo em todos os videos? queria muito saber
Se mais espaço está sendo criado, ele é alguma coisa. O que raios é o espaço? Mais ainda, espaço e tempo são atrelados. Quando mais espaço é criado, o tempo também é? E se outras dimensões da teoria de cordas existirem, elas também são criadas com a expansão? Que desconforto pensar nisso e não saber a resposta 😂
o universo me deixa maravilhado, mas também me dá muito medo
Amo seus vídeos, realmente são maravilhosos e aprendo muito com eles.
Uma sugestão de tema, não sei se já fez vídeo assim... Sobre a teoria do nascimento de um novo universo de Stephen Hawking. O que ele relata no filme a teoria de tudo. 'A morte de um buraco negro nasce um novo universo". Seria realmente muito bom!!
Foi um prazer! Espero vê-lo em breve!
Cada vídeo que vc posta e eu Assisto, entro em uma reflexão de como eu sou pequeno
É tudo muito perfeito para ter sido uma "obra do acaso".
Sla, tudo que serve de causa primeira pode ser obra do acaso, até Deus. Se ele sempre existiu, então de certa forma, não foi ele quem deu a própria existência. Foi o nada, o acaso.
"Mais espaço está se criando pela expansão do universo."
Muito bom o vídeo, parabéns.
Apenas trocou energia escura por matéria escura no final.
Sua visão: 😋
Visão dela: 5:39
Já que Andromeda vai colodir com a Via Láctea, a gente consegue visualizar a cor de Andromeda com um desvio para o azul?
Olá! Tudo bem?
Como Andrômeda é uma galáxia, o tal do "blue shift" não funciona muito.
Ela está se aproximando da Via Láctea, mas o seu deslocamento em direção à Terra não é suficiente para podermos perceber uma mudança significativa na cor que vemos.
Masssssss..... Andrômeda é rica em estrelas jovens e massivas, que emitem principalmente luz azul, o que pode dar à galáxia uma aparência mais azulada em relação a outras galáxias.
Sim mas esse desvio é proporcional a quanto da velocidade da luz ela se move, logo n dá um desvio muito forte, n é perceptivel apenas olhando provavelmente
As mesmas se movem ao encontro uma da outra, então não há grandes diferenças, só o avistamento cada vez mais próximo de Andromeda que num futuro será predominante no céu noturno,mas o Sol já terá passado a gigante vermelha ao tempo.
tem um vídeo do Pedro explicando e calculando essas velocidades, procura Andrômeda
Excelente essa camiseta da Entropia, é um poema concreto.
Como sempre, um ótimo vídeo!
Pra mim pensar na expansão do universo trava minha cabeça completamente, se o universo está se expandindo, qual será o limite q pode se expandir?
É bizarro pensar q tudo está contido no universo que nem sabemos o tamanho e se existe algo alem do q chamamos de universo
Energia escura e matéria escura são conceitos bem distintos para serem confundidos
Energia e matéria é a mesma coisa
Energia escura é simplesmente um círculo em volta de todo o universo que não tem o campo de higgs. Por isso que o campo de higgs é atraído para esse lugar levando todas as galáxias
Pedro se fosse possível que existissemos no tempo em que o universo era muito mais junto, o que veríamos se olhassemos para o céu? 😅
Basicamente: O universo nao se expande pq tem algo que está "criando espaço"
- Mas oq é seria "criar espaço" e como isso é possivel?
Aí vc já quer saber de mais
Estive pensando. Se eu tivesse uma impressora que pode imprimir qualquer coisa a qualquer escala, basta dar energia a ela. Eu conseguiria replicar o universo em uma escala menor?
Muito bom o vídeo, disponibiliza a playlist para escutarmos.
seria tipo uma tela asus 27' 1080p vs a mesma tela em 4k
o tamanho é o mesmo...MAS tem mais "espaço" ?? 🤔🤔
Quase.
Você está vendo uma TV de tela infinita.
No canal "Ultra Space", na parte da tela que você está olhando está passando um vídeo mostrando 4 estrelas totalmente paradas.
Você então espera alguns bilhões de anos e de repente percebe que a distância entre elas aumentou. Como elas estão paradas, a única explicação é que o espaço em si aumentou, afastando elas entre si.
A tela continua com mesmo tamanho infinita), mas o tamanho do espaço interno aumentou.
as vezes tem coisas que simplesmente não tem explicação, não pra mentes humanas, talvez pra ninguém
Man, o que acontece com o que está na "borda" do universo?
Universo não tem borda, sua pergunta não faz sentido.
@@laerteoliveira7923 Mano, ele quis dizer o que tem depois da expansão do universo
@@Euapenasss Não existe depois da expansão do universo, se existisse, haveria borda. O universo é como a superfície de uma esfera que não tem borda e o local "depois da expansão" é uma extensão da própria superfície. Fica complicado visualizar e entender para o universo porque, diferente da superfície da esfera que tem duas dimensões e se expande numa terceira, o universo tem três dimensões e teria que se expandir numa quarta.
@@laerteoliveira7923 Não entendi nada, a superfície de uma bola é 3d, o universo por sua vez não tem superfície, a superfície seria a borda e a gente estaria dentro da bola
@@Dodgestroyah A superfície de uma bola não é 3D, é 2D. A bola é que é 3D, é a bola que tem volume, a superfície só tem área, não tem borda e se curva na terceira dimensão. No caso do universo, ele parece ser uma bola 4D com uma superfície 3D. Estamos dentro dessa superfície 3D que nesse caso tem volume finito e se curva numa quarta dimensão espacial.
Se preocupar mais com as perguntas do que com as respostas é o princípio básico da filosofia.
A matéria escura realmente existe ou ainda há especulações ?
Existe algo que se chama matéria escura. Pode ser qualquer coisa ou até uma serie de coisas. Mas cuidado pra não misturar matéria escura com energia escura.
Ela é chamada de "escura" porque não emite luz e portanto é invisível aos telescópios. Apesar de ser invisível, os astrônomos sabem que ela existe porque podem ver o seu efeito na gravidade.
Quando você olha para uma galáxia, você vê estrelas, nuvens de gás e poeira cósmica, mas a verdade é que a maioria da matéria da galáxia não emite luz. A matéria escura é um tipo de matéria que os cientistas acreditam compor a maior parte da matéria do universo - cerca de 85% - e é responsável por manter as galáxias unidas.
@@carpinter11dan mas já foi provado?
(Obs: gostei do seu nome kkkkkkkkkk)
@@n3tt012 a um tempo saiu um artigo q de alguma forma calculava q a materia escura n existia, pq tudo q é explicado pela materia escura poderia ser explicado por buracos negros e algumas propriedades dele, além do fato de q nunca foi observada materia escura. Mas n sei se esse artigo está certo, e so ele n é o suficiente pra descartar de vez a ideia. Além de q materia escura é so o nome q deram a algum tipo de materia q n interage com a luz pra tentar explicar as diferenças entre as medições de massa das galaxias por intensidade luminosa e medida por velocidade orbital. E a materia escura acabou se encaixando muito bem nas teorias. Resumindo, provavelmente esse tipo de materia q n interage com a luz existe, mas a gente n sabe direito o q é ou como funciona. N sei se teve alguma mudança recente na hipotese/teoria
@@hebertysouza5671 ah tá... é, pode existir ou não...
Talvez seja alguma outra coisa...
Ou não...
Obg por reponder!
A natureza da expansão do espaço, é algo fantástico e misterioso. Tanto para o macro quanto para o micro existencial. E nele comportar de forma exata deste o átomo até as galáxias.
Não, não é misteriosa.
Pedro tentei pesquisar vídeos sobre a teoria do Design Inteligente no seu canal e não encontrei, porque será ?
Assumir que tudo é fruto de um designer inteligente e perfeito, é algo que só pessoas despertas conseguem fazer. O Pedro é um comediante que brinca de divulgar a pseudociência. A complexidade do universo é constrangedora e intrigante. Constrangedora e intrigante, é o total entorpecimento da mente humana para não perceber que nos fazem de trouxas. Há 53 anos da farsa do pouso na lua (vide: BART SIBREL; Bill Kaysing "We never went to the moon; Dr. R Among Foster e o depoimento de Stanley Kubrick), a NASA continua alimentando as ovelhas com belíssimas imagens de CGI como se fossem reais. Acordem para a liberdade, o universo fora da Terra é 100% plasma, não há corpos rochosos para serem explorados. A Terra é coberta por um firmamento e nada pode sair daqui. Querendo se libertar dos enganadores do youtube, pesquisem cientístas sério: Eric P Dollar; FECORE; Dr. Michael Claret; NAOV; etc. Em 1972, Wherner von Braun diretor da NASA disse que até o ano 2000, a lua estaria colonizada! Não percebem que tudo isto é um grande experimento social para medir até onde podem nos controlar? Não há um único experimento real que prove este mundo de fantasias!
O nome do canal é ciência todo dia, não pseudo todo o dia...
Não é uma teoria e outras teorias existem no chamado universo elegante e não entra nenhum Deus!
@@webertbaiao7045 como o design "inteligente" explica o dente do siso?
@@webertbaiao7045 esse design de inteligente não tem nada, nos humanos o dente cai e não nasce outro, no tubarão ai e nasce outro, esse design tomou muito vinho antes de projetar as coisas
imagina que vc ta bem de boa e do nada cria um espaço e voce explode, ia ser massa
Ninguém explica DEUS.
Não tem como explicar e nem saber se ele existiu, se existe ou se vai existir.
@@michelschenkel924 Eu tenho certeza absoluta da existência de Deus, e não foi nenhum pastor e nem a Bíblia, mas as experiências sobrenaturais que tive com Ele ao longo dos meus 41 anos de idade, tenho tanta certeza da existência Dele que é impossível alguém me provar o contrário. Fica de boa amigo não vou entrar em discussão teológica ou ateísta contigo, você tem as suas convicções e eu tenho as minhas, nada do que você me disser vai me mudar e vice-versa.
No caso ele não tá tentando explicar Deus, e sim como o universo está se expandindo ;-;
Não tem provas, evidências, não existe, nada existe sem provas, evidências
E como se o big bang tivesse explodido e lançado matéria em volta, mas essa matéria ainda não parou.
E se as galáxias forem apenas quarks do núcleo de um elemento que compõe algo com muitos outros elementos, que formam um objeto que está na mão de um ser, que tem inúmeros outros objetos em sua estante
Obrigado pelo conhecimento guerreiro. Você é um dos melhores em termos de didática. Fácil entender. Forte abraço.
Nossa que vídeo top, a explicação me prendeu do início ao fim. ... Muito bom
A cada vídeo que assisto deste e de outros canais, e a partir do que venho lendo, me parece cada vez mais que o universo em que vivemos é uma estrutura tridimensional que faz parte de algo com bem mais dimensões. Os grandes enigmas da cosmologia e da física quântica parecem apontar para um universo em que podemos ter acesso direto a sua "superfície", mas que as suas "profundezas" estariam em dimensões as quais não temos acesso direto. O que aconteceria se um objeto de quatro dimensões físicas interceptasse o nosso universo, com 3 dimensões? Este objeto pareceria surgir do nada para nós da terceira dimensão, veríamos um "mini big bang" a nossa frente. Um objeto surgido do "nada" e se "expandindo" a medida que atravessasse o nosso universo.
"[...] Nunca tenham medo de não saber uma pergunta; Tenham medo de se acomodar e não ir em busca de um resposta."
Essa citação compreende o verdadeiro significado do que é a ciência. Não é acomodar-se em uma resposta, é ir em busca de uma diante à uma dúvida e, mesmo que encontremos novas evidências, surgem novas dúvidas. E isso é a ciência, um corpo vivo que está em constante busca das grandes incógnitas que acercam o nosso universo. Parabéns pela produção do vídeo!
Ou, Pedro, sério, essa estampa de sua camiseta é mto boa, sou suspeito a falar, o nick nos jogos q uso é Entropyt, mas achei incrível, tá na minha lista de futuras aquisições
TOPP demais Pedro seu canal se supera cada vez mais! Logo logo te alcanço mas por enquanto faço questoes basicas ate nivel ITA e ensino umas tecnicas de estudo! Se quiser dar uma critica construtiva vou amar! tmj...
Esse título me fez questionar,nós nunca pensamos o quão grande é fora do universo,se ele está expandindo será que o lado de fora da expansão tem um limite? Se for um nada infinito e a expansão for infinita em o universo irá expandir para sempre,mas e se o nada não for infinito? Tantas perguntas e nenhuma resposta
Olá. Tudo bem? VOu te dar algumas respostas na medida do possível.
O ponto é que não existe "lado de fora" do universo.
O universo é o tudo. A expansão que o Pedro fala é interna, já que não há bordas ou lado externo / de fora.
■ PARA ILUSTRAR
Pensa em um lençol bem elástico. Desenhe alguns pontos - afastados entre si - no meio dele.
Quando você esticar o lençol, verá que a distância entre os pontos aumentou.
Essa é a expansão que o Pedro comentou.
Só que no caso do vídeo, o "lençol" tem tamanho infinito.
Adicionalmente é importante lembrar que para medirmos algo tem de existir o espaço-tempo, pois como medir espaço sem espaço né?
Então "um nada infinito" também não é uma expressão apropriada, pois o "nada" não é possível de se medir, pois não há referência ou espaço para medirmos.
@@cesarkopp2pera aí deixa eu ver se eu entendi, vc tá dizendo que o universo é INFINITO, e a expansão na verdade é uma dilatação do espaço tempo nesta infinitude que aumenta a distância entre objetos que não tem atração gravitacional?
@@cesarkopp2e que segundo o Google o universo seria finito, aí eu não tô conseguindo entender isso, pq se algo é finito logo ele pode ser medido, e se ele pode ser medido ele não é infinito. Portanto, o lençol teria que se expandir pra algum lugar
@@Dodgestroyah eu não estou dizendo nada. Nenhum PhD em Astrofísica tem moral para afirmar alguma coisa. hehehe São hipóteses e algumas teorias.
Em uma delas, a expansão do universo está criando o próprio espaço.
Usando um lençol de crochet como exemplo... O aumento ocorre para fora E na parte interna.
■ ANALOGIA:
[1] O lençol, externamente, vai aumentando e recebendo novos pontos de costura, ficando cada vez maior.
[2] ao mesmo tempo que os pontos QUE JÁ existem no lençol também expandem, aumentando a distância entre si.
» No [1] é a expansão do UNIVERSO em si, cada vez maior.
"Portanto, o lençol teria que se expandir pra algum lugar" → a expansão CRIA "o lugar" (espaço-tempo) onde há nada.
» No [2] é a expansão do ESPAÇO/TEMPO que já existe, que faz as galáxias se afastarem uma das outras.
Eu particularmente gosto da ideia do UNIVERSO ESFÉRICO. Se ele for esférico, ele é infinito, pois onde é o fim de uma esfera? Daí é mais fácil entender todos os conceitos. É só imaginar em um balão, no meio do nada, inflando sem parar, numa velocidade possivelmente maior que a da luz.
Me fiz essa pergunta assistindo o seu vídeo o fim do universo. Não entendo muito bem sobre, mas na minha perspectiva, universo é como um cano entupido, continuará se expandindo infinitamente, tb não sei se é linear. E quando tudo acabar a expansão continuará , até que em algum ponto , alguma partícula fará um Big Bang novamente 😅
A razão humana leva a pensar que sim, se o universo está se escandindo e galáxias estão se afastando em algum momento elas estavam próximos e no início tudo estava bem pertinho de modo que não existiam nem espaço nem tempo, porém o que garante que de fato esse foi início e se por ventura existe expansão e contração cíclicos? E se existem outros universos paralelos ao nosso?
Eu tenho uma dúvida sobre o universo, vamos dizer que o universo, hoje, tem 'pouco espaço' e que o espaço ao seu redor tenha um fim, no qual não podemos ver de tão longe ele está, se o universo está se expandindo, ele pode dominar o espaço inteiro a sua volta, então, o que vai ter fora do universo agora?
O universo é mestre em dar tapas na nossa cara e mostrar que nao sabemos quase nada sobre ele
Fascinante como as informações, descobertas, leis e o desconhecido estranhamente se complementam.
Não vejo nenhum estranhamento nem nada fascinante aí.
Aí o problema já n é meu kkkk
@@genilsonjrs Que problema?
Gosto muito de tentar teorizar sobre o assunto e ontem mesmo estava pensando sobre kkk
Eu acho que, a energia ou matéria escura transforma algo "de fora" do universo em espaço, acho que a materia/energia escura serve como um transformador de outra coisa de "fora" do universo em espaço, algo deu um estalo inicial e começou um evento em cadeia que só se espande mais e mais
De qualquer forma a complexidade disso é surreal para nossas mentes, enfim só uns pensamentos loucos que tenho antes de dormir kkkk
Poderia fazer um vídeo me dizendo se essa minha teoria poderia ocorrer?
Supondo que os buracos negros e brancos são portais para uma dimensão extra que governa a força cósmica. Essa dimensão extra é responsável por criar e controlar a matéria escura e a energia escura.
Quando a matéria escura é puxada para um buraco negro, ela é sugada para a dimensão extra, onde se condensa e se transforma em energia escura. Quando a energia escura é liberada de um buraco branco, ela é enviada de volta para o universo, onde pode interagir com a matéria escura e influenciar a expansão do universo.
Teria isso alguma base científica que pudesse ser sustentada?
Básicamente é como se você pegasse um mapa no celular e tirasse o zoom. A tela do seu celular não aumentou, apenas o espaço contido dentro dele.
Mas nessa lógica o universo não seria infinito, e teria q haver algo fora dele
E nessa constante e infinita expansão, ainda temos duvida de que estamos sozinho e tudo foi acaso.
Umas das melhores explicações sobre o tema que já vi! Mano queria um projetor desses agr 😮😮
belo video, faz um video sobre como nasceu o computador e de como transformaram o eletron em imagen, luz e etcs pls
O universo e plano meus amigos 🥹e simplismente as galáxias estão caindo pelas bordas 😊
Qualidade dos vídeos tá ficando inacreditável
Talvez a expansão do universo poderia ser associada ao zoom-out que damos em uma imagem. Quanto mais zoom-out, mais espaço é exibido sem modificar o tamanho da imagem ou precisar de espaço exterior.
Quem garante que nós não estamos dentro de um buraco negro que cada vez que ele absorve matéria ele cria mais matéria escura
Parece interessante mas é difícil acreditar que em pleno 2023 tenhamos a resposta de como o universo funciona, mas é um bom começo pra quem busca perguntas e respostas
Aguardando ansiosamente a enciclopédia galáctica citada por Carl Sagan para nos explicar todas essas questões.