Vi o seu canal a 1 ano atrás para me informar sobre o curso de economia. Creio que você me auxiliou na minha tomada de decisão. Agora, já na faculdade, voltei aqui por acaso para estudar.
Ei Gabi, obrigada pelo conteúdo 💝. Estudo RI, vim aqui para entender melhor sobre o conceito Ricardiano, e eu concordo com você, segundo algumas teorias das RI, os países vivem em um nível de relação/cooperação mútua, e que, com a consequência da globalização, essa relação se intensificou, e meio que se torna irreversível, então... mesmo que exista controvérsias e opiniões distintas, essa é a realidade atual do planeta kkkk... enfim. Obrigadão pelo vídeo, espero que continue com a gente aqui ❤
Pais pra se desenvolver no inicio tem que proteger e incentivar sua industria interna com muito investimento em educacao. Do contrario sera um exportador de comodity caso possua riquezas naturais, uma fazenda ou mercado de mao de obra barata p produzir os bens a custo irrisorio p serem vendidos em outros paises.
Adoro o teu canal Gabriela, às vezes jogo poker em NH. Como um pode enriquecer e outros, não digo brasileiro, exemplo africanos, não serem explorados. EUA é rico explorando e fazendo lobby nos corredores dos congressos pelo mundo afora, isso quando não faz guerra, para dominar e enriquecer as custas dos outros países. EUA é o país mais protecionista, mas gosta da liberdade dos outros. Exemplo Para exportar combustível para eles, é necessário ter uma refinaria lá,... Quando uma empresa abre em outro país, só transfere o emprego "gerado" para outro país, não quer dizer que aumentou o número de empregados no mundo. A relação população x empregado é a mesma. O que acontece é isso mesmo que disseste, mão de obra barata, mais lucros. Não sou contra lucro, adoro lucro!!! mas gosto de uma sociedade saudável!!! Abraço.
Olha, dizer que EUA é rico por protecionismo e agir como se isso refutasse o liberalismo, é incoerente. Os EUA é país onde sobra emprego. O Dólar domina no mundo todo. Um país muito bom pra se empreender, considerando que a população tem dinheiro pra gastar. Agora, experimenta fazer isso no Brasil, uma moeda que já foi muito instável, onde a população no geral não tem liberdade financeira, onde não tem infraestrutura. Então a sua comparação não é boa... fora que a França enriqueceu nos anos 80 e 90 com práticas liberais (segundo a historiadora Vivien A. Schmidt). Não só a França, como o Japão e outros países por aí, como a Lituânia.
EUA não é rico por protecionismo, ele é rico por invadir países a fora para implementar a "democracia" deles, ou faz aquele lobby nos corredores dos congressos, ou quando não tem acesso ao congresso, implementa embargos econômicos!!! Aliás... sou totalmente liberal, por mim poderia acabar com o Estado, mas com todos os Estados, acabar com as fronteiras, com o nacionalismo,... onde eu pudesse buscar meu lugar ao sol através da tal meritocracia. Na crise de 2008 o governo americano socorreu bancos e a Europa estatizou bancos. Lucro privado Prejuízo socializado. acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/apos-crise-global-estourar-em-2008-bancos-receberam-socorros-bilionarios-13495994
Vi que Alexander Hamilton divergiu das principais ideias da época nos EUA (século XVIII). Pelo que percebi que o protecionismo na formação dos EUA foi de muito importância e para isso não seguiu a lógica das vantagens comparativas. Confere?
Otimo video. Um relembrando da introdução a economia na faculdade ( curso administração mas amo economia). Seu video explicou bem melhor claro. Parabens
Interessante ponto Gabi, a economia é muito mais que apenas compra e venda, observando isso, quem conseguiu enriquecer apenas com emprego/salario-fixo? Poucos muito poucos, não precisou necessariamente comprar ou vender algo, mas em si trocou seu tempo de trabalho para empresa X, tendo ficado rico, não explorou pobre algum se não apenas trocou tempo de vida por valor(dinheiro) com a empresa contratada, o empreendedor é algo parecido, dependendo do nicho de mercado há empreendedores que vendem conhecimento(cursos/faculdade/certificação) x valor(dinheiro), ou produtos(bebidas,sucos,carros) x valor, essa questão de vantagens é mais para indústrias tanto de hoje como as do passado, mas as de hoje estão em sua 4 revolução industrial que muitas máquinas e/ou robôs fazem o processo de industrialização e da industria de praticamente a grande maioria dos produtos e serviços sem necessidade de mão de obra humana, em que já estão conectadas na nuvem e enviam relatorios e outras informações mais aos análistas. Observando também gigantes da indústria, carnigie, rockfeeler, j.p morgan, vanderbilt entre outros, eles sim concentraram capital e poder de tal forma que praticamente tinham mais poder que o próprio presidente do país e os estados unidos tinha mais diferença social mas também tinha grande riqueza em todo o país, milhares de milhares de empregos, crescendo e se desenvolvendo isso em 1830 até 1910 só ver a série gigantes da indústria do history, ali meio que ficou evidenciado como cresceu o que chamamos de esquerda / democratas / socialismo / comunismo pela luta de classes que tanto vemos hoje utilizando do nome e em cima de pessoas e da causa chamada " trabalhadores " mas sempre agindo em causa própria acredito, além é claro do misses explicar o porque. Observo algo mais simples, uma população sem conhecimento suficiente de como gastar e como lidar com o dinheiro e claro saber votar, trará mais consequências do que beneficios, será consequentemente uma população levada pelo impulso de compra o que vai levá-los a endividamentos e a pobreza não generalizando mas é exatamente isso que ocorre no Brasil hoje, isso falando de países como Brasil e outros do tipo, se educação financeira fosse ensinado nas escolas ou no minímo em casa o pensamento diferenciado moldaria uma sociedade que sabe gastar com consciência e claro valorizaria o que tem em mãos em vez de gastar sem devido controle. Detalhe falando dos países em que o dinheiro e empresas simplesmente estão concentrados nas mãos de corruptos e políticos e claro ditadores se encaixa o seguinte, eles(as) sim criam pobreza e misérias através da escravização do próprio povo e retendo todo e qualquer meio de riqueza para si, só observarmos países da africa e outros milhares da america do sul, poder e dinheiro concentrado nas mãos de corruptos e claro aproveitam-se disso para escravizar toda a nação. Gosto de debater opinões e tirar aprendizado de cada coisa, obrigaod Gabi, vou refletir mais sobre isso.
Um dos mitos econômicos que as pessoas dizem, sem perceber que é um mito, é o mito do “salário de escravo do funcionário chinês”. Só que o salário médio na indústria chinesa (710 dólares) é maior que o da indústria brasileira (640 dólares), então, quem é o escravo? kkkkkkkk Mas a indústria de lá não vem para cá porque, além da CLT, no ranking do banco mundial de facilidade de fazer negócios fala que o 4º país do mundo com mais facilidade de fazer valer um contrato é a China, já o Brasil está no cento e vinte e alguma coisa. É por isso que empresas estão fugindo do Brasil e indo para o Paraguai porque a justiça do trabalho deles é mais simples, contratar alguém é mais simples e embora o salário mínimo seja mais alto não existem todos os encargos da CLT e a energia é mais barata, também a infraestrutura lá até que funciona e faz fronteira com o Brasil. Quando em um país empreender se torna um crime aumentando regulamentações e impostos as empresas vão embora, a resposta a isso é fazer o seu país mais amigável a negócios e daí sim as empresas vão vir no país empregar os cidadãos e gerar riqueza.
O livre mercado beneficia o mercado consumidor, e coloca os empreendedores em situação estressante de modo permanente. Mercados regulados/não livres/corporativistas prejudicam o mercado consumidor, e garantem a tranquilidade dos poucos empresários que possuem poder de exercer influência política. Desenvolver mercados nacionais com produtos caros e ruins com a única justificativa de serem nacionais, é penalizar toda a população nacional.
Vi o seu canal a 1 ano atrás para me informar sobre o curso de economia. Creio que você me auxiliou na minha tomada de decisão. Agora, já na faculdade, voltei aqui por acaso para estudar.
Gosto muito do seu jeito de explicar, seus vídeos me ajudou muito nas provas da facul! ❤
Muito boa sua explicação. Valeu!
Que "oi!' mais fofo!
Ei Gabi, obrigada pelo conteúdo 💝.
Estudo RI, vim aqui para entender melhor sobre o conceito Ricardiano, e eu concordo com você, segundo algumas teorias das RI, os países vivem em um nível de relação/cooperação mútua, e que, com a consequência da globalização, essa relação se intensificou, e meio que se torna irreversível, então... mesmo que exista controvérsias e opiniões distintas, essa é a realidade atual do planeta kkkk... enfim. Obrigadão pelo vídeo, espero que continue com a gente aqui ❤
Gabi você é boa, mesmo
Pais pra se desenvolver no inicio tem que proteger e incentivar sua industria interna com muito investimento em educacao. Do contrario sera um exportador de comodity caso possua riquezas naturais, uma fazenda ou mercado de mao de obra barata p produzir os bens a custo irrisorio p serem vendidos em outros paises.
As grandes potencias se desenvolveram assim. Eua o tao "liberal" faz proteciobismo e usa sua forca bruta ou influencia o tempo todo ate hj.
Gostei dessas comparações Gabriela.
Esse modelo foi aplicado nos Estados Unidos e Inglaterra?
Gabriela, qual revolução economica liberal que refutou david ricardo?? n consigo de forma alguma lembrar do nome dessa revolução..
Sou muito burro pra responder essa pergunta, por isso tô fazendo esse curso.
perfeito muito obrigada
GALERA VAMOS DAR LIKE !
Adoro o teu canal Gabriela, às vezes jogo poker em NH.
Como um pode enriquecer e outros, não digo brasileiro, exemplo africanos, não serem explorados. EUA é rico explorando e fazendo lobby nos corredores dos congressos pelo mundo afora, isso quando não faz guerra, para dominar e enriquecer as custas dos outros países. EUA é o país mais protecionista, mas gosta da liberdade dos outros. Exemplo Para exportar combustível para eles, é necessário ter uma refinaria lá,...
Quando uma empresa abre em outro país, só transfere o emprego "gerado" para outro país, não quer dizer que aumentou o número de empregados no mundo. A relação população x empregado é a mesma. O que acontece é isso mesmo que disseste, mão de obra barata, mais lucros. Não sou contra lucro, adoro lucro!!!
mas gosto de uma sociedade saudável!!!
Abraço.
Olha, dizer que EUA é rico por protecionismo e agir como se isso refutasse o liberalismo, é incoerente. Os EUA é país onde sobra emprego. O Dólar domina no mundo todo. Um país muito bom pra se empreender, considerando que a população tem dinheiro pra gastar. Agora, experimenta fazer isso no Brasil, uma moeda que já foi muito instável, onde a população no geral não tem liberdade financeira, onde não tem infraestrutura. Então a sua comparação não é boa... fora que a França enriqueceu nos anos 80 e 90 com práticas liberais (segundo a historiadora Vivien A. Schmidt). Não só a França, como o Japão e outros países por aí, como a Lituânia.
EUA não é rico por protecionismo, ele é rico por invadir países a fora para implementar a "democracia" deles, ou faz aquele lobby nos corredores dos congressos, ou quando não tem acesso ao congresso, implementa embargos econômicos!!!
Aliás... sou totalmente liberal, por mim poderia acabar com o Estado, mas com todos os Estados, acabar com as fronteiras, com o nacionalismo,... onde eu pudesse buscar meu lugar ao sol através da tal meritocracia.
Na crise de 2008 o governo americano socorreu bancos e a Europa estatizou bancos.
Lucro privado
Prejuízo socializado.
acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/apos-crise-global-estourar-em-2008-bancos-receberam-socorros-bilionarios-13495994
Ótimo vídeo. Poste mais sobre economia.
Vi que Alexander Hamilton divergiu das principais ideias da época nos EUA (século XVIII). Pelo que percebi que o protecionismo na formação dos EUA foi de muito importância e para isso não seguiu a lógica das vantagens comparativas. Confere?
Belo ponto de vista.
E onde fica a espionagem industrial nessa teoria?
Otimo video. Um relembrando da introdução a economia na faculdade ( curso administração mas amo economia). Seu video explicou bem melhor claro. Parabens
perfeita! adorei a aula
parabens pela explicação!!
Quais livros vc recomenda que abordem esses temas? Fiquei muito curioso e gostei do que ouvi!
Ótimo vídeo!
vídeos mt bacanas, parabéns pela iniciativa
Boa dica GABIIH 😉
Vivi no mais valia por bastante tempo
Gente do céu!!! S2 S2 S2 Olha esse sorriso *__*
O negócio da mão invisível não tinha sido cancelado pelo próprio criador?
Oi Gabi tudo bem?
Acho que está explicação não foi nada plausível, mas ela segue sendo minha musa da sobrancelha loira
Interessante ponto Gabi, a economia é muito mais que apenas compra e venda, observando isso, quem conseguiu enriquecer apenas com emprego/salario-fixo? Poucos muito poucos, não precisou necessariamente comprar ou vender algo, mas em si trocou seu tempo de trabalho para empresa X, tendo ficado rico, não explorou pobre algum se não apenas trocou tempo de vida por valor(dinheiro) com a empresa contratada, o empreendedor é algo parecido, dependendo do nicho de mercado há empreendedores que vendem conhecimento(cursos/faculdade/certificação) x valor(dinheiro), ou produtos(bebidas,sucos,carros) x valor, essa questão de vantagens é mais para indústrias tanto de hoje como as do passado, mas as de hoje estão em sua 4 revolução industrial que muitas máquinas e/ou robôs fazem o processo de industrialização e da industria de praticamente a grande maioria dos produtos e serviços sem necessidade de mão de obra humana, em que já estão conectadas na nuvem e enviam relatorios e outras informações mais aos análistas. Observando também gigantes da indústria, carnigie, rockfeeler, j.p morgan, vanderbilt entre outros, eles sim concentraram capital e poder de tal forma que praticamente tinham mais poder que o próprio presidente do país e os estados unidos tinha mais diferença social mas também tinha grande riqueza em todo o país, milhares de milhares de empregos, crescendo e se desenvolvendo isso em 1830 até 1910 só ver a série gigantes da indústria do history, ali meio que ficou evidenciado como cresceu o que chamamos de esquerda / democratas / socialismo / comunismo pela luta de classes que tanto vemos hoje utilizando do nome e em cima de pessoas e da causa chamada " trabalhadores " mas sempre agindo em causa própria acredito, além é claro do misses explicar o porque.
Observo algo mais simples, uma população sem conhecimento suficiente de como gastar e como lidar com o dinheiro e claro saber votar, trará mais consequências do que beneficios, será consequentemente uma população levada pelo impulso de compra o que vai levá-los a endividamentos e a pobreza não generalizando mas é exatamente isso que ocorre no Brasil hoje, isso falando de países como Brasil e outros do tipo, se educação financeira fosse ensinado nas escolas ou no minímo em casa o pensamento diferenciado moldaria uma sociedade que sabe gastar com consciência e claro valorizaria o que tem em mãos em vez de gastar sem devido controle. Detalhe falando dos países em que o dinheiro e empresas simplesmente estão concentrados nas mãos de corruptos e políticos e claro ditadores se encaixa o seguinte, eles(as) sim criam pobreza e misérias através da escravização do próprio povo e retendo todo e qualquer meio de riqueza para si, só observarmos países da africa e outros milhares da america do sul, poder e dinheiro concentrado nas mãos de corruptos e claro aproveitam-se disso para escravizar toda a nação. Gosto de debater opinões e tirar aprendizado de cada coisa, obrigaod Gabi, vou refletir mais sobre isso.
Gabi, tudo bom? Olha só! Estou editando uns vídeos, mas sou amador ainda... Qual programa vc usa? Forte abraço e sucesso sempre!🙏🏻
Obrigado!! Esse que tenho usado. Abs.
3:40
Um dos mitos econômicos que as pessoas dizem, sem perceber que é um mito, é o mito do “salário de escravo do funcionário chinês”. Só que o salário médio na indústria chinesa (710 dólares) é maior que o da indústria brasileira (640 dólares), então, quem é o escravo? kkkkkkkk Mas a indústria de lá não vem para cá porque, além da CLT, no ranking do banco mundial de facilidade de fazer negócios fala que o 4º país do mundo com mais facilidade de fazer valer um contrato é a China, já o Brasil está no cento e vinte e alguma coisa. É por isso que empresas estão fugindo do Brasil e indo para o Paraguai porque a justiça do trabalho deles é mais simples, contratar alguém é mais simples e embora o salário mínimo seja mais alto não existem todos os encargos da CLT e a energia é mais barata, também a infraestrutura lá até que funciona e faz fronteira com o Brasil. Quando em um país empreender se torna um crime aumentando regulamentações e impostos as empresas vão embora, a resposta a isso é fazer o seu país mais amigável a negócios e daí sim as empresas vão vir no país empregar os cidadãos e gerar riqueza.
O livre mercado beneficia o mercado consumidor, e coloca os empreendedores em situação estressante de modo permanente.
Mercados regulados/não livres/corporativistas prejudicam o mercado consumidor, e garantem a tranquilidade dos poucos empresários que possuem poder de exercer influência política.
Desenvolver mercados nacionais com produtos caros e ruins com a única justificativa de serem nacionais, é penalizar toda a população nacional.
🙌👏👏👏👏👏👏👏🙌