Lefundes, entenda: voce É MUITO BOM! o seu conteudo, é simplesmente dinamico, tenho aprendido MUITO com seus videos. E olha que eu mestro desde 2000, mas o assunto que voce aborda aqui é simplesmente sensacional e abre a mente de muita coisa que alguns DMs nao pensaram ou nao perceberam sobre suas condições. Tenho aprendido muito, parabens pelo seu trabalhO!
Excelente explicação!! Até compartilhei o vídeo aqui no grupo. Eu uso uma única regra da casa pra coberturas: analiso a cobertura em 3D. Explico: Um elefante (criatura grande) não ganharia nunca cobertura 3/4 de um Halfling (criatura pequena), porque vc teria sempre a opção de atirar por cima. É limitado a 1/2 cobertura se a criatura alvo é categoria de tamanho maior que a criatura que dá cobertura. Isso pq, em vez de olhar o grid em 2D e analisar um quadrado 2x2 (largura x profundidade) do elefante, eu imagino um grid 3D e analiso um cubo 2x2x2 (largura x profundidade x altura).
Caraca, esse vídeo abriu minha mente. Joguei várias sessões sem usar essa mecânica, que é muito interessante e realista, pois em uma luta os combatentes e conjuradores sempre estarão buscando o melhor ângulo. Meu grupo está aprendendo as regras ainda, mas agora que eu finalmente entendi o sistema de cobertura, vou começar a usar nas minhas mesas
O método das linhas é simples e prático, mas muita gente desconhece mesmo! As D&Dicas estão aí pra ajudar a galera entender as mecânicas do jogo! Seja bem vindo, puxa uma cadeira aí que terão mais D&Dicas!
Salve, Pato! Seja bem vindo de volta! Muito obrigado pela visita e pelo tweet outro dia com um vídeo meu! Não tinha entendido nada no dia com o boom de acessos, aí um tempo depois descobri seu tweet!
Muito bom Lefundes!!! Agradeço muito seus vídeos, Parabéns pelo trampo. Gostaria de pedir um d&dicas sobre combate montado! Acho que o livro do jogador aborda muito superficialmente sobre e acaba deixando lacunas principalmente sobre o que uma montaria controlada pelo personagem e o personagem em si são capazes de fazer durante a rodada. Obrigado mais uma vez!
Ótimo vídeo man, adorei o conteúdo de regras, vai ajudar um monte nas mesas Patrão, tu planeja fazer algum vídeo sobre dicas pra mestrar descent into avernus?
Dois comentários: 1) Se o Elaric usar o canto superior direito dele e do troll é o Thorik quem dá a cobertura (ainda de 3/4), beleza, mas então o jogador atacante tem que declarar qual ângulo que ele vai buscar? "Vou atirar a flecha por cima do Thorik" (?) 2) Essa regra do fogo amigo acho que é uma das poucas que faz a tal modularização dos ataques (não sei se esse é o termo correto) de forma nativa. Eu gosto bastante de usar para efeitos narrativos. Rolou abaixo de 10+destreza do inimigo é um erro simples, o golpe simplesmente vai no vazio. Rolou o ataque entre a CA bruta e a armadura, o ataque pega na armadura (ou no bônus do escudo). Rolou no intervalo da cobertura, pega na cobertura (como nessa regra). Dá um dinamismo legal no combate.
Salve, Liandro! Sim, o atacante escolhe de qual canto ele está atirando... Originalmente não faz muito diferença por qual dos dois está passando por cima, já que não teria chance de acertar... Mas se o grupo estiver jogando com a regra opcional, aí é necessário deixar bem claro por onde está sendo feito o ataque para saber se acerta a cobertura
Olá acabei de achar o canal Parabéns pelo vídeo Poderia me tirar uma dúvida prfv ? Vou deixar 👉🏻⚠️ pra onde tiver minhas perguntas pra ajudar pq falo demais 😅 ⚠️Estar em um terreno elevado concede vantagem a quem for fazer um ataque com arma de longo alcance ou magia? OBS: Me refiro a uma altura considerável E não algo como subir na mesa de uma taverna por exemplo Pergunto isso pq: Eu estou fazendo um guerreiro q vai ter o talento "combatente montado" E esse talento concede vantagem nas jogadas de ataque corpo a corpo contra criaturas mais baixas q eu ( pq afinal de contas né Eu estou em um cavalo q é criatura grande ) Ai eu me perguntei. . . " 🤔humm e se eu estiver com um companheiro arqueiro ou mago na garupa do cavalo Será q ele tem vantagem nos ataques por estar em um... "terreno" mais alto ? " Pq ao q da a entender é q a vantagem do talento não se aplica a quem está montado comigo ( A menos q a pessoa tbm tenha esse mesmo talento né ?! ) E ainda assim a vantagem só seria pra ataques corpo a corpo Então personagens q usam armas de longo alcance iriam precisar tbm do talento "especialista em besta" pra não ter desvantagem nas jogadas de ataque corpo a corpo Dito isso: ⚠️ um terreno elevado ou estar em cima de uma criatura grande daria vantagem a um arqueiro ou mago nas jogadas de ataque a longa distância ?
Sobre essa regra de atingir a cobertura ao errar o ataque, vamos supor que um gnomo mago esteja atrás do seu familiar macaco voador, ganhando meia cobertura, é atingindo por um ataque quando usa égide para se defender, mas graças a cobertura do seu familiar ele não é pego pelo ataque, então o ataque acerta o familiar ? E para o caso de usar égide e deter o ataque sem necessitar da cobertura, o familiar sofre mesmo assim o ataque ? Contando que todos os ataques acertem o CA familiar. O familiar poderia portar um escudo para aumentar sua CA, bem como a cobertura que ele faria ?
É um caso um tanto específico, mas interessante... vamos analisar aqui: Depende da CA do mago. Digamos que o mago tenha CA 11. Quando ele usar Égide, sua CA vai para 16, com a meia cobertura oferecida pelo familiar, temos uma CA 18. Com a regra opcional, o familiar seria atingido em jogadas de ataque com resultados de 16 ou 17, pois esses resultados teriam acerto o mago caso ele não tivesse a cobertura... porém os resultados 15 ou menores não teriam acertado nem o mago, então não acertam ninguém.
Livro do Jogador em português na Amazon: amzn.to/3fRf9C2
Livro do Mestre em português na Amazon: amzn.to/3vZYwtA
parabéns pelo vídeo, procurei em alguns canais e aqui foi onde achei a explicação de forma mais simplificada e mastigada, muito obrigado pelo vídeo
Vlw, Alexandre!
Lefundes, entenda: voce É MUITO BOM!
o seu conteudo, é simplesmente dinamico, tenho aprendido MUITO com seus videos.
E olha que eu mestro desde 2000, mas o assunto que voce aborda aqui é simplesmente sensacional e abre a mente de muita coisa que alguns DMs nao pensaram ou nao perceberam sobre suas condições.
Tenho aprendido muito, parabens pelo seu trabalhO!
Excelente explicação!! Até compartilhei o vídeo aqui no grupo.
Eu uso uma única regra da casa pra coberturas: analiso a cobertura em 3D.
Explico:
Um elefante (criatura grande) não ganharia nunca cobertura 3/4 de um Halfling (criatura pequena), porque vc teria sempre a opção de atirar por cima.
É limitado a 1/2 cobertura se a criatura alvo é categoria de tamanho maior que a criatura que dá cobertura.
Isso pq, em vez de olhar o grid em 2D e analisar um quadrado 2x2 (largura x profundidade) do elefante, eu imagino um grid 3D e analiso um cubo 2x2x2 (largura x profundidade x altura).
Salve, João! Muito obrigado, cara!
Mais dicas! Continue!!! 👏👏👏💕
Pode deixar, Mari! O projeto é continuar! Puxa uma cadeira aí, se inscreve e seja bem vinda!
@@MesadoLefundes opa! Já sou inscrita, e estou compartilhando este e outros vídeos seus sobre regras que ainda são mal interpretadas por aí... 😊
Excelente vídeo, Lefundes! Admito que nunca fui atrás das regras da 5a ed., a preguiça me fazia só usar as que eu ja´ sabia do Ad&d ainda! xD
Caraca, esse vídeo abriu minha mente. Joguei várias sessões sem usar essa mecânica, que é muito interessante e realista, pois em uma luta os combatentes e conjuradores sempre estarão buscando o melhor ângulo.
Meu grupo está aprendendo as regras ainda, mas agora que eu finalmente entendi o sistema de cobertura, vou começar a usar nas minhas mesas
O método das linhas é simples e prático, mas muita gente desconhece mesmo! As D&Dicas estão aí pra ajudar a galera entender as mecânicas do jogo! Seja bem vindo, puxa uma cadeira aí que terão mais D&Dicas!
Muito bom vou começar a usar essas regras agr
Salve, Luiz! Seja bem-vindo! Que bom que gostou, é uma aplicação simples que ajuda bastante!
Agradeço demais sempre fico frustrado quando mestre inventa regra no meio da campanha sem avisar e frustra meus planos
cara, estou muito feliz de ter achado esse canal, parabéns pelo trabalho que vc faz
Excelente vídeo, ensinou de forma clara.
Thiago chapado de gás Hélio xD Ótimo video!!
Kkkkkk
Canal novo?!
muito bom
Salve, Pato! Seja bem vindo de volta! Muito obrigado pela visita e pelo tweet outro dia com um vídeo meu! Não tinha entendido nada no dia com o boom de acessos, aí um tempo depois descobri seu tweet!
Muito bom o vídeo
Vlw, Sid! Puxa uma cadeira aí, se increve e seja bem vindo!
bom vídeo, cara!
aproveitando o gancho, sempre bom rever a regra de esconder + ataque furtivo em que muita gente possui dúvidas
Cheguei a explicar essas regras no vídeo sobre as 5 regras que todos usam errado! Talvez faça um só para elas no futuro.
muito bom o video, parabens
Muito bom Lefundes!!! Agradeço muito seus vídeos, Parabéns pelo trampo.
Gostaria de pedir um d&dicas sobre combate montado!
Acho que o livro do jogador aborda muito superficialmente sobre e acaba deixando lacunas principalmente sobre o que uma montaria controlada pelo personagem e o personagem em si são capazes de fazer durante a rodada. Obrigado mais uma vez!
Boa dica! Te falar que ela já tava na minha lista mesmo! Não deve demorar muito pra fazer sobre combate montado
@@MesadoLefundes eba!!!!! Aguardo ansioso!
Ótimo vídeo man, adorei o conteúdo de regras, vai ajudar um monte nas mesas
Patrão, tu planeja fazer algum vídeo sobre dicas pra mestrar descent into avernus?
Parabéns por mais um ótimo vídeo Thiagão!
Caramba, está até uniformizado a trabalho agora XD
Sempre me escapa essa regra de cobertura.
Dois comentários:
1) Se o Elaric usar o canto superior direito dele e do troll é o Thorik quem dá a cobertura (ainda de 3/4), beleza, mas então o jogador atacante tem que declarar qual ângulo que ele vai buscar? "Vou atirar a flecha por cima do Thorik" (?)
2) Essa regra do fogo amigo acho que é uma das poucas que faz a tal modularização dos ataques (não sei se esse é o termo correto) de forma nativa. Eu gosto bastante de usar para efeitos narrativos. Rolou abaixo de 10+destreza do inimigo é um erro simples, o golpe simplesmente vai no vazio. Rolou o ataque entre a CA bruta e a armadura, o ataque pega na armadura (ou no bônus do escudo). Rolou no intervalo da cobertura, pega na cobertura (como nessa regra). Dá um dinamismo legal no combate.
Salve, Liandro!
Sim, o atacante escolhe de qual canto ele está atirando... Originalmente não faz muito diferença por qual dos dois está passando por cima, já que não teria chance de acertar... Mas se o grupo estiver jogando com a regra opcional, aí é necessário deixar bem claro por onde está sendo feito o ataque para saber se acerta a cobertura
Olá acabei de achar o canal
Parabéns pelo vídeo
Poderia me tirar uma dúvida prfv ?
Vou deixar 👉🏻⚠️ pra onde tiver minhas perguntas pra ajudar pq falo demais 😅
⚠️Estar em um terreno elevado concede vantagem a quem for fazer um ataque com arma de longo alcance ou magia?
OBS: Me refiro a uma altura considerável
E não algo como subir na mesa de uma taverna por exemplo
Pergunto isso pq: Eu estou fazendo um guerreiro q vai ter o talento "combatente montado" E esse talento concede vantagem nas jogadas de ataque corpo a corpo contra criaturas mais baixas q eu ( pq afinal de contas né Eu estou em um cavalo q é criatura grande )
Ai eu me perguntei. . .
" 🤔humm e se eu estiver com um companheiro arqueiro ou mago na garupa do cavalo Será q ele tem vantagem nos ataques por estar em um... "terreno" mais alto ? "
Pq ao q da a entender é q a vantagem do talento não se aplica a quem está montado comigo ( A menos q a pessoa tbm tenha esse mesmo talento né ?! )
E ainda assim a vantagem só seria pra ataques corpo a corpo
Então personagens q usam armas de longo alcance iriam precisar tbm do talento "especialista em besta" pra não ter desvantagem nas jogadas de ataque corpo a corpo
Dito isso: ⚠️ um terreno elevado ou estar em cima de uma criatura grande daria vantagem a um arqueiro ou mago nas jogadas de ataque a longa distância ?
🏹👬🎯
Sobre essa regra de atingir a cobertura ao errar o ataque, vamos supor que um gnomo mago esteja atrás do seu familiar macaco voador, ganhando meia cobertura, é atingindo por um ataque quando usa égide para se defender, mas graças a cobertura do seu familiar ele não é pego pelo ataque, então o ataque acerta o familiar ? E para o caso de usar égide e deter o ataque sem necessitar da cobertura, o familiar sofre mesmo assim o ataque ?
Contando que todos os ataques acertem o CA familiar. O familiar poderia portar um escudo para aumentar sua CA, bem como a cobertura que ele faria ?
É um caso um tanto específico, mas interessante... vamos analisar aqui: Depende da CA do mago. Digamos que o mago tenha CA 11. Quando ele usar Égide, sua CA vai para 16, com a meia cobertura oferecida pelo familiar, temos uma CA 18. Com a regra opcional, o familiar seria atingido em jogadas de ataque com resultados de 16 ou 17, pois esses resultados teriam acerto o mago caso ele não tivesse a cobertura... porém os resultados 15 ou menores não teriam acertado nem o mago, então não acertam ninguém.
Se eu for um Halfling posso usar meu aliado como cobertura?