Days gone é o jogo mais injustiçado que já vi. Muitos canais no TH-cam fizeram uma game play mal feita induzindo as pessoas a não gostar muito. Ainda bem que resolvi joga lo e hoje é um dos melhores jogos que joguei até hoje.
Não tem nada de injustiçado. O jogo foi lançado de forma cagada sim, eu comprei pouco depois do lançamento e vi isso. Depois melhoraram bastante com as atualizações. E o jogo não é lá essas coisas todas. Um nota 7 no máximo depois das correções. Virou moda dizer que Days Gone é maravilhoso, é o que há de melhor e etc... Menos, bem menos.
O problema dos AAA foram os estudios acharem que somente evolução gráfica seria o grande chamariz. Isso parou já umas 2 gerações pra trás. O que demanda é o que o jogador vai fazer naquele mundo proposto.
É pq os gamers de antigamente que se familiarizaram com grandes games já estão velhos e adultos (30+), então; a gente sabe o peso e o valor do TEMPO, vc se dedicar à algo, um jogo imenso que custa mto seu tempo na vida adulta é complicado, então tem que valer mto a pena. Eu mesmo tenho 30 anos e só jogo Fallout 4, The Sims 3, Skyrim, COD, CS e Red Dead 2. Pq "valem a pena" ou melhor o TEMPO. Que não volta...
eu ate concordo mas a verdade tbm e que os jogos AAA estao ruins mano em termos de qualidade mesmo, eu trampo e estudo, entao meu tempo livre eu tenho que escolher o que eu vou fazer, vou da um exemplo nao me importo de ficar uns 100 horas em um the wicher 3 ou Red Dead2, mas o jogo tem que ser foda mano tem que ser da hora, o problema e que os caras fazem uns bagulho meia boca e ainda chamam de triplo aaa, ai entra no que tu falou usar meio pouco tempo livre pra jogar um jogo meia boca e foda
A Era Pós-TikTok ainda vai mudar muitas coisas. Hoje o pessoal quer tudo muito rápido, não tem nehuma paciência, só quer resultado, resultado e resultado, o famoso vício em dopamina barata.
@@rebel185 não é sobre isso. O que eu quis dizer é que o pessoal não tem mais paciência para jogar um jogo grande porque acham "chato" por ser uma experiência mais gradual e progressiva e não imediata como jogos online principalmente competitivos. Hoje em dia é super comum ver gente relatando que não consegue jogar Red Dead Redemption 2 por esses motivos, mas antes de 2020 isso era raríssimo de se ouvir.
@@thiagolopes7073 nem sempre é por isso, eu por exemplo detesto essa moda de jogos com pelo menos 25h de gameplay, pq mal tenho tempo para jogar e quero experienciar diversas historias
A industria só vai amadurecer quando o gamer parar de associar investimento com qualidade. A prova de que o gamer não entende isso, é quando o CEO da Ubisoft falou que Skull & Bones era AAAA. Todo mundo caiu em cima dessa declaração, por não entender que investimento não tem nada haver com qualidade. E isso é só na industria de games. No cinema ninguem fala que os filmes da Marvel são melhores que os filmes mais independentes porque custam 200 ou 400 milhões de dólares.
Exatamente, ainda tem aquilo de gamers serem paga Pau exagerado de empresas que cagam pra eles tipo a Nintendo ou a Rockstar (Com todo respeito, mas a rockstar Tá pouco se fudendo pra o consumidor em sua forma de tratar o fã).
@@blaco7933 ahahahhaa toda empresa tam pouco se fudendo para o consumidor meu caro , não é só essas duas acima , são literalmente todas , todas as empresas produzem com fins lucrativos e não altruístas
Nesse caso nem foi valor investido, mas sim custo de retrabalho. Claro que se você desiste do projeto 2x para recomeçar do zero, ele custará o triplo do orçamento inicial. Daí meter um "Quad A" foi piada pronta! kkkkkkk
Mas aí nesse caso o pessoal não errou. O CEO meteu aquele papo de 4A não por conta do custo mas sim com ideia de que era um jogo de boa de qualidade acima do normal - coisa inclusive que Ubisoft e EA sempre fizeram, de ficar metendo esses papinhos - tanto é que não foi só os jogadores que criticaram alguns chefes e diretores de outros estudios também zombaram disso.
Detesto jogo online mas infelizmente é o que a maioria de quem é mais jovem gosta. Bons jogos single player AAA vão ficar cada vez mais de escanteio infelizmente. Só resta os indies que vez ou outra sai algo bom
@@RacismoGamesBRSempre não, começou a se tornar uma tendência no final da geração do PS3, se tornando algo mais intensificado na geração do PS4. Antes não era assim.
Vamos ver se a industria volta a contratar pessoal talentoso, e temos a esperança de os antigos Devs criar novas empresas e lancarem jogos AA que agradem a comunidade. Essa lida de jogo como serviço junto com o woke que estão lascando a industria.
Suas sugestões são ótimas, mas não contam com um detalhe muito importante: o vício do consumidor em gráficos. Qualquer coisa minimamente baixo do cinematográfico, qualquer coisa abaixo do padrão Rockstar, sempre sai do bueiro um exército de cornos pra dizer: "KKKKKK, gráfico de PS2!". O público ficou acostumado aos saltos gráficos do PS1 pro PS2 e do PS2 pro PS3 e agora não toleram nada menos do que o ultra realismo. Esse desmame vai ser doloroso pras empresas. Um exemplo disso é o Prince of Persia The Lost Crown, que é mais ou menos o que você sugeriu, acabou sendo um jogo excelente, mas teve um desempenho abaixo do esperado e muita gente torceu o nariz. "Ah, é a Ubi, então tem que ser 3D, tem que ser realista, tem que ser X, Y, Z".
Essa obcessão massiva por realismo também limita a criatividade dos desenvolvedores, jogos muitos fantasiosos e diferentes acabam não vendo tanto quanto os jogos que são mais ou menos um filme interativo cheio de gráfico realista pra gastar 5 horas de gameplay olhando para o cenário do que com as mecânicas.
Com certeza, a pessoa vai pagar 7 mil em um PS5 Pro pra rodar jogos que um ps2 rodava liso e vai achar maravilhoso. Se vai fazer um jogo com uma boa história, jogabilodade e cenário é um obrigação mínima trabalhar com gráficos descente com a geração atual de consoles. Uma coisa não anula a outra.
@@Albert_K5Os cara é rico mano,paga 7mil no console pra jogar jogo indie 🤦🏻♂️🤦🏻♂️,o mínimo que eu espero hj em dia pelo preço dos consoles é de red dead pra lá
@@Albert_K5 Não é pelo fato da direção de arte não usar gráficos realistas que isso signifique que seja ruim, realismo não é parâmetro pra definir a qualidade gráfica de um jogo, um exemplo Zelda Tears of Kingdom do Nintendo Switch não tem gráficos focados em realismo mas tem a direção de arte que fez o visual do jogo ser bastante agradável, mesmo sendo cartoon não é algo leve.
Na minha opinião o que pode e vai mudar os desenvolvimentos dos AAA vai ser a IA, onde poderá abaixar os custos de desenvolvimento e o tempo. Será uma nova era.
Acho que vai ser uma boa Estão, ultimamente aparecendo jogos Indie de muito melhor cuidado e qualidade do que esses de grandes empresas , que só estão visando o lucro e não tem o carinho depositado no jogo... Como diz , a concorrência faz quem está no comodismo abrir os olhos
Eu acho que focar nos AA seria boa ideia. As empresas poderiam se arriscar a criar novas IPs com os AA, trazendo novidade com qualidade técnica, daí deixa o orçamento de AAA pra sequências de IPs que deram certo e são mais garantidas
@@kisamehoshikage9166 galera totalmente desconexa da realidade, uma coisa que já faz um tempo que está tendo e os que são lançados hoje já são considerados lacração, só pode ter homem branco no jogo pq mulher e negro e pessoas de gêneros é lacração... é branco ou lacração é homem branco ou lacração é hétero ou lacração é o fim dos tempos com essa galera reaça e burra.
@@kisamehoshikage9166 Se me permite trazer uma perspectiva diferente, o que as pessoas realmente sentem não é exatamente ódio pela "lacração", mas sim um esgotamento mental causado pela forma como a agenda política das minorias é imposta no meio do entretenimento. Essa repetição constante de discursos que a população já ouviu inúmeras vezes ao longo do tempo pode ser cansativa. Boa parte das pessoas joga videogame como uma forma de escapismo da realidade. Geralmente, esse grupo não está interessado em assuntos relacionados à política de representatividade ou mudanças de gênero. Veja bem, existem personagens icônicos e bem escritos que não precisaram impor ideologias ou passar por mudanças de gênero ou etnia para se tornarem marcantes. Exemplos como Spawn, Blade, Lara Croft, Max (de Life is Strange), CJ, Super Choque, entre outros, são amplamente adorados na cultura pop. Além disso, já houve mudanças de etnia em personagens que o público gostou e até considerou melhores do que o material original. Um bom exemplo é Nick Fury. Nos quadrinhos, ele era um homem branco, mas passou por uma repaginação visual para se parecer com o ator Samuel L. Jackson. Na adaptação para o cinema, o próprio Jackson se candidatou para dar vida ao personagem, o que foi muito bem aceito. O ponto ao qual quero chegar é o seguinte: se a intenção é mudar um personagem ou trazer maior representatividade, faça isso de maneira bem feita e com qualidade. As pessoas vão gostar se o trabalho for bom. Não é a sua ideologia ou a forma como você se identifica seja como homem, mulher ou nenhum dos dois que fará um produto ser bom, mas sim o seu conhecimento, experiência e, acima de tudo, a compreensão do que o consumidor realmente quer: simplesmente entretenimento.
@@TheVitornota10por enquanto, depois que lançar já era, muitos vão vender o console para jogar no PC, eu inclusive vou pegar um console so para gta 6 e depois que sair pro PC vendo e faço upgrade no pc
@@Victorbezao Mas não é a mesma coisa, vai acabar sabendo de tudo o que acontece no jogo por conta das redes sociais, prefiro ter a primeira experiencia por conta própria e bem longe das redes.
Dificilmente a indústria vai seguir o caminho de AA em vez de AAA, por um motivo muito simples, as pessoas demandam AAA simples assim, e eles sabem disso, e que tanto que no mundo na esfera tech hj o que as publisher estão fazendo e adotando ferramentas como a unreal engine5 para baratear os custos de um AAA, e isso que ja esta acontecendo, a partir de 2030 vcs provavelmente começaram ver coisas como lançamentos de AAA em menos tempo,sobre os AA acho que sim seria uma alternativa e que provavelmente eles ate usem nessa transição, mas no longo prazo AAA deve reinar, por um motivo muito simples, o mercado demanda isso.
Acredito que todos estão apostando na IA ajudar a diminuir o tempo de produção e baixar o preço dos jogos, devido a ter menos trabalho, precisar de menos pessoas....
@@rebel185 inocente desse ser você. Com o uso da IA a produtividade tende a aumentar, tende a perderem menos tempo para produzir o jogo e um efetivo menor de pessoas.
A verdade é que muitas empresas triplo A de games são muito ricas e buscam lucros exorbitantes com jogos remasterizados, remakes e games retrô, pois o custo é menor e de alta lucratividade. E o pior é que existem muitos influenciadores gamers que elogiam essa prática, inflando o marketing de atuação dessas empresas de gamers triplo A. Além disso, observo alguns influenciadores gamers dando nó em pingo d'água para justificar o porque muitas empresas não querem investir em novas IPs e jogos de alta qualidade, incentivando o coorporativismo e culpando os consumidores, os riscos de investimentos e etc. Tudo é uma cortina de fumaça! As megaempresas gamers buscam lucros exirbitantes com baixo custo de produção. Não podemos aceitar essa prática como algo normal e natural no mundo do entretenimento.
Acredito que a evolução das ia, logo ela vai começar a ser usada pelos grandes estúdios no desenvolvimento que vai ajuda a abaixar os custos e o tempo de produção
8:05 Alan wake 2 não exemplo, foi feito de proposito para não rodar bem em maquina simples, e claro que não vende tenho um r5 5600x e rx 6600xt vou comprar ele sabendo que não funciona na minha maquina? Assim como eu tem muitos outros.
@@the.ben.johnson beleza sou zé! sou engenheiro de software e trabalho com criação de jogos. Inclusive ja prestei serviços pra empresas como a cd e a nintendo. Mas quem sou eu ne!?!? Se vc queria me diminuir ou diminuir minha opinião falhou miseravelmente se o criterio for esse.
Jogos AAA são ótimos e vendem muito. A solução é as empresas desenvolverem jogos bons !! Em 2024 tivemos otimos AAA, stellar blade por exemplo, todos os dev’s da empresa ganharam um ps5 pro e comissão. Os fracassos de 2024 foram culpa das proprias empresas, fazendo jogos bons nao tem erro.
Concordo plenamente, o mercado hoje infelizmente pede jogos mais simples e curtos mas que de preferência vendam, mas é uma situação bem delicada, espero que em um futuro próximo a indústria se recupere
7:55 também, alan wake está disponível somente na epic games e ainda é um jogo nichado, mas esse segundo ponto n seria muito bem uma desculpa até pq temos varios jogos nichados estourando bolhas
Concordo medio, acredito no receio das empresas em fazer AAA mas temos vários jogos dessa categoria que fizeram sucesso absurdo, a receita e simples e so fazer bem feito pensando na experiência que vende.
Tudo que eu sinto com relação a comparativos do que eu jogo hoje em dia é que os games que vem da categoria indies dão de 1000 a 0 em jogos AAA em termos de criatividade e no quesito inovação, o pessoal dos indies ousam tentar fazer algo diferente, que me parece ser uma coisa que o pessoal que trabalha em jogos AAA não buscam mais com afinco atualmente, e isso só não é mais evidente porque os produtores de jogos indies não tem o mesmo índice de divulgação nesse meio que os jogos da categoria AAA tem. Obvio, sai muita coisa estranha nos indies, mas também sai muita coisa boa ali... o próprio minicraft foi um proto indie em seus primórdios e serve como um exemplo do potencial do que pode vir de lá.
Acredito que a Ubisoft vai dar a volta por cima assim como a Capcom. Já adiaram o novo Assassin's Creed, e isso é bom. Agora que a empresa está em um momento delicado, eles devem estar deixando o jogo bem redondinho, porque não dá para eles errarem.
até onde eu sei, tem jogo a bessa pra jogar. o problema é a galera reclamando de tudo. tudo é lacração, se é primeira pessoa não gosta, só serve se for exclusivo e etc. xbox vai pretende lançar 8 jogos esse ano, e não tem jogo?
Uma solução é usar a estratégia de MVP que as empresas tech já adotam pra validar novas ideias. Algo tipo como a Konami fez, uma experiência rápida, contida e redondinha, se o publico curtir e tiver interesse daí soca grana, pq a ideia ja foi validada.
A verdade é que já faz tempo que a indústria precisa começar a rever os seus custos, eles vivem fazendo jogos com mais de 100 horas de gameplay sendo que 90% dos players não passam nem dá 70 horas de gameplay em jogos de campanha, oq acaba sendo desperdício de tempo e dinheiro, outra questão aqui por mais que muitas empresas tenham resistência a esse tipo de tecnologia será totalmente necessário implementar o uso de IAs no desenvolvimento de games, a game insider fez uma pesquisa que apontou que utilizar essas ferramentas podem reduzir o tempo de desenvolvimento em até 40%, no final das contas é tudo uma questão de adaptação
é realmente verídico que a maioria não vai ver além das 70h mas acho que pelo menos a maioria vai ver a dedicação por trás do game então não acho desperdício, até por que gosto de pensar que jogos são uma obra de arte e tem uns que aprecia certas obras mais que outras.
Eu discordo, jogos curtos não valem a pena em todas as propostas. Rd2, Witcher 3, Skyrim, Baldur 3, GoW, Tl2, Cyberpunk 3.0, Fallout 4, são jogos AAA que tem no mínimo 30 pra tu fazer uma gameplay porca rushada o que é comum entre eles? a maior parte foca em narrativa por isso jogo curto seria para games mais jogabilidade sem história como Cod, Bf, Tekken, Forza, esses jogos que só são jogabilidade
o caso do alan wake 2 é triste e preocupa mt pq eu amei o jogo e platinei ( também platinei o control q se passa no mesmo universo ), eu amo os games da remedy e pra mim junto com a naughtydog, rockstars y o estudio do kojima, é a empresa que mais se preocupa em trazer um bom trabalho e ate hj alan wake 2 é o game que mais demostrou o poder gráfico dos consoles atuais. espero q a remedy nunca pare de fazer games assim por causa dessa geração fortinate.
Enquanto várias pessoas ficam brigando entre si, dizendo que tal jogo ou console é melhor que o outro, a dona Nintendo fica só observando o seus jogos lucrarem, fazendo com que sua principal fórmula seja a diversão e não gráficos realistas...apenas apresentando um fato que o povo não consegue observar
acho q maior q o problema dos jogos perderem reputação mt facil, está o problema de ser quase impossivel comprar varios jogos no ano, com os preços cada vez mais altos
Acredito que quando se trata de um "produto" tem diferença de boicote para desinteresse genuíno. Como Hogwarts Legacy, que tentaram boicotar por motivos ideológicos, mas boa parte dos consumidores quiseram jogar e ele foi bem. Mas outros jogos que estão alienando boa parte dos games, ou por narrativa ruim, mal desenvolvimento de personagens, ou jogos que estão ficando genéricos, fora os preços absurdos, ai muitas pessoas perdem o interesse.
Eu espero que a Industria aprenda que jogo com foco em história é um nicho e jogo como serviço,online, cassino virtual de loot box, pay to win é outro nicho. Jogo cujo foco é história tem que ser baseado em DLCs e menor orçamento e escala especialmente no início do ciclo de vida
Falta de visão de mercado e planejamento, ganancia por criar um live service, exclusividade de games para um determinado console, e assim vai... Quem achou que Concord seria um sucesso, ou que Skull and Bones, inferior até a outro game da mesma empresa e proposta? Enquanto isso, tem um monte de jogo AA ou indie extremamente divertidos, principalmente por serem ousados e terem boas ideias. Eu to adorando o monte de metroidvania saindo, por exemplo.
2 coisas: Essa "Corrida Armamentista" pelos gráficos já passou, não ligamos mais para isso; o que queremos mesmo é saber o quão esse jogo vai nos divertir e qual vai ser a proposta dele. Não adianta o jogo ter gráficos realistas e 100 horas de jogo se é chato.
Acredito que esses jogos AAA também acabam se tornando jogos para um público específico de gamers por conta do seu tamanho, demanda de tempo e curva de aprendizado, não são jogos fáceis de começar, principalmente pensando em quem é mais casual, joga pra passar o tempo tlg? Penso na Nintendo, não é meu tipo de jogo, mas é muito mais “família” e td mundo que quiser pode começar a jogar, sem ter uma curva de aprendizado gigantesca. As vezes vejo pessoal começando a jogar que têm dificuldade com coisas triviais pra quem joga a mais tempo, acredito q isso limite as vendas tb
Eu acho que o que mais está matando o AAA é a falta de compromisso com a experiência do jogador. Há muito AAA genérico, sem graça e muitas vezes lançam inacabados; e que pensa mais em arrecadar dinheiro com microtransações que divertir o consumidor final. A EA, Ubisoft e WB estão liderando esse ranking. Já a Rockstar e Capcom, por exemplo, estão acertando ultimamente. Já outras também sofrem pela concorrência, eu mesmo não tenho condições de comprar todos lançamentos, então escolho minhas preferidas na hora da compra; é por isso que as empresas não querem lançar junto com o GTA.
Eu acho que falta visão de longo prazo das empresas também. Acho que a Ubisoft lançar tantos jogos faz com que os gamers não consigam acompanhar, aí todo mundo desiste. Além da imagem da Ubisoft hj em dia ser vinculado a jogo saturado. Já marcas como Atlus, God of War, os jogos da Rockstar são muito bem trabalhados. Quando lança a gente sabe a qualidade. As marcas precisam priorizar um pouco mais os gamers. Parece que certas empresas só pensam nos acionistas. Aí fica difícil se sustentar no longo prazo, porque quem sustenta mesmo esse mercado somos nós gamers
Cara, tem vários pontos aí. Sobre gastos eu acredito que em futuro muito próximo esses orçamento para produção em si devem diminuir muito com o avanço de IA, essa ajuda vai dar um boom gigantesco para a indústria no geral. Sobre títulos AAA que fracassaram aí, os próprios jogos e estúdios falam por eles, os que foram citados aí são verdadeiras bombas, até mereceram, vejo que isso é importante para esses estúdios mercenários acordarem e fazerem jogos realmente bons, porque jogo bom vende. A única exceção aí é Alan Wake 2, mas ainda consigo entender pq ele é de um nicho bem específico. Pra concluir, prevejo sim um avanço e uma melhora na indústria, essas crises e dificuldades são necessárias em todo e qualquer tipo de mercado, é daí que saem as grandes idéias os avanços e as soluções. Estamos muito próximos de um grande salto.
Uma coisa q nenhuma dessas empresas não percebem e que eu sempre falei é que Fortnite sempre vai ter um elemento que nenhum jogo que essas empresas queiram lançar vai ter: acessibilidade. Os gráficos são leves, cartunizados, o jogo envelheceu bem, fidelizou as comunidades e acima de tudo, não tem uma narrativa forte, possibilitando ele capitalizar com publicidade. Concord é o jogo mais exclusivo do mundo, feito especificamente pra movimentar um console que ninguém tem. Fortnite roda até no celular.
eh só investir em continuações, DLCs e spin of de grandes franquias ao invés de remake/remasters seguir com jogos AA ao invés de AAA seria retrocesso com tanta tecnologia e possibilidades do mundo atual (e futuro
Os jogos estão excelentes devido aos grandes aportes de dinheiro no setor de tecnologia. A tendência é melhorarem ainda mais até se tornarem praticamente reais. O futuro dos games nunca foi tão animador quanto hoje.
Eu falo e repito oq eu disse no outro vídeo. Essa geração está sem graça demais pra jogos, infelizmente 😕. Se for analisar os jogos atuais, vai perceber que a maioria é a mesma coisa ou tem a mesma proposta. No vídeo do Sidão mostrando os jogos que vão lançar em 2025, percebi que vários eram parecidos, parecia até que até era o mesmo jogo. Pouquíssimos me chamaram atenção e isso é chato pq essa geração era pra ser a melhor justamente por conta da evolução da tecnologia e como isso poderia trazer jogos bem mais interessantes e fluídos pra essa geração. Infelizmente é uma regressão pq os jogos estão cada vez mais sem graça, isso por conta de muitos problemas. Mas pelo menos tem jogos que ainda se salvam nessa geração
O problema dos AAA hj em dia é o preço de lançamento, poucos tem condições de bancar R$350 a R$500 em um jogo, principalmente quando é um single player que vc vai zerar, platinar e largar o jogo de lado
O Satoru Iwata ja timha falado la atras q esse modelo de negocios seria insustentável. Resultado: A nintendo faz jogos de orçamento menor, vende um console com lucro ao inves de subsdiar e esta em um mercado q praticamente n tem concorrente. Tem tres solucoes para as outras empresas: Faz jogos de orcamento menor ou comeca a cobrar 100 dolares em cada jogo ou tudo vira multi pra alcancar o maior numero de jogadores.
Alan wake 2 vai vender muito mais com o passar do tempo, quando for mais fácil de rodar ele no Pc e quando o jogo estiver com preço convidativo nos console, afinal no Pc é necessário uma senhora máquina pra rodar o jogo o que não é o caso da esmagadora maioria, pelo menos por aqui
A minha opinião é simples sidao, quero jogos bons. Particularmente tenho o ps5 e o series S... e como já tenho 30 anos e vi a evolução dos consoles, sinto falta de algo que me hipe, me prenda... cara eu joguei Mário bros no super Nintendo, joguei aladin, joguei mortal kombat no ps1 e wing leven.... joguei o primeiro gta e joguei também o gta vice City, san andreas... eu fazia corujao nas Lan houses pra jogar mutrix... no ps2 joguei tanta coisa, ps3 e 4... eu comprava revistas, inclusive zerei driver de ps2 graças a revistas... no ps3 3u joguei god of War, e no xbx gears... eu não tinha dinheiro, vários desses jogos eu joguei em Lan house, 2 reias a hora kkk vejo hoje o ps5 e Xbox series e por mais que a evolução seja notável eu fico triste... talvez seja eu com meu saudosismo, mas vejo só empresas querendo lucrar, poucos jogos como whitcher 3 e red dead 2 me motivaram pelo valor que paguei... vejo jogos que zereibe insisti como, far cry 6, os novos mafia e Fifa me enijarem.... não entendo a diferença de doble a ou triplo a... sou só alguém que joga, mas estou mto decepcionado com essa geração, parece sempre que falta algo.. desculpa, só um desabafo de alguém que consome vídeo game de fato a décadas
Só um adendo, não estou dizendo que tudo é porcaria, a evolução principalmente gráfica é evidente, mas eu queria voltar a ver jogos que percebe-se o amor das empresas, algo tipo ori, mas eu só vejo lucro... podem perceber, vários jogos já são lançados incompletos e com dlc's a vista... o gamer hj sofre demais, 350,00 em um jogo incompleto... aos mais jovens, vocês não tem noção o que era comprar jogos a 10 reias (que Deus me perdoe a pirataria)... mas pra quem não tinha grana, vocês não sabem o que foi a evolução do ateri para oNintendo e depois para o ps1 e ps2 e 3... que fase, meu Deus, nunca mais vai voltar A dica é, valorizem seu dinheiro e tempo, essa indústria parou de se importar conosco há tempos... comprem só após reviws, não insistam em jogos ruins e o mais importante, não foquem só nisso... com mãos anos nisso sei o que estou falando... a única forma de recebermos produtos bons é se nos unirmos para consumir só o que vale a pena! Acreditem
15:20 "o xbox que ta mais focado em serviço do que fazer jogo próprio" corta pro xbox em 2023 lançando hi-fi rush, starfield, forza motorsport, e em 2024 lançando Indiana, Cod BO6, Hellblade e Age of mithology remake e em 2025 ela vai lançar no mínimo uns 5 jogos, das 3 empresas de console a que mais lança jogo é o xbox até pq serviço dela depende de jogos e não de vento
"A que mais lança jogo" só porque tu foca em jogo famoso e fica na bolha xbox, PS lançou Final Fantasy, Stellar Blade, Astro Bot, Helldivers, Wukong, Rise of the Ronin, fora os jogos que não tem tanto marketing, e Nintendo lançou 4 jogos do Mario ou derivados em 1 ano, FORA os outros jogos, além disso, jogo bom mesmo da MS foi INDIANA JONES, e só, Hellblade é techdemo basicamente, e VOCÊ PRECISOU FALAR 2023 E 2024 pra ter lista kkkkk esses que eu citei foram SÓ 2024.
n acho que seja "cultura do cancelamento" muita gente n tem mais tempo pra jogar, jogos além de caros são extensos e mt vezes n vale a pena dedicar 50h em um jogo e descobrir que ele é mequetrefe, espero que mude mesmo a cultura de jogo AAA, o mercado como ele é só vai se destruir em prol de acionistas
Vou complementar, 50 horas ubisoftzado, pegue o item aqui e leve lá, 2 hrs nessa missão . Se tirar as besteiras dos games da ubisoft da 10 horas kkkkkk
Bom trabalho de análise em seu vídeo. Sabemos que as empresas querem lucrar e lucrar cada vez mais, obviamente. Porém elas querem espremer até a ultima gota de jogos que fazem sucesso. GTA V rendeu e rende muito à Rockstar. Então pra que se matar fazendo ouitros GTA's se o cinco (offline e online) estão abastecendo os cofres? Por outro lado, também tem outras questões que tem interferido no desenvolvimento e qualidade dos jogos ao meu ver: falta de capricho por parte dos desenvolvedores que tem focado nos gráficos em detrimento da história/gameplay dos jogos. Outra coisa que se tornou irritantemente presente nos novos jogos e que ninguém pediu são a inclusão de pautas identitárias e o tal "politicamente correto". Basta olhar o ano de 2024 e ver a quantidade de flops de jogos de empresas que se renderam a essas pautas. Sou jogador praticamente desde o telejogo no início dos anos 80; hoje tenho 50 anos e espero que as empresas reencontrem o caminho para nos entregar produtos que valham nosso tempo e dinheiro.
Vou ser Sincero,Esses AAA é bem ariscado,seria sim uma boa ideia,ter AA vendendo e ajudar a Manter os Jogos AAA. Mas os Indies também são excelentes,que nem o Jogo que Me Supreendeu,Foi Dex o Indie Cyberpunk. Que tem uma qualidade,Que Nunca tinha visto em termo de jogo. Sim,para mim teve 3 erros de level design,Porque eu uso Setas,e não WSAD. Um numa Fábrica,Outro Num Navio,E outro num predio alto num centro. Que tinha que dar um comando de se mover e dash,mas nas setas não da. Mas de Resto é Quase-perfeito porque perfeito não existe. Enfim é isso tenham um excelente dia😊👍. Eu peguei pela Epic games e foi o melhor jogo que já me deu.
O pensamento é esse mesmo do final do vídeo. Se você faz um jogo que vale 10 milhões e ele vende 100 milhões, mesmo sem um marketing insano, você lucrou muito. Se um triplo A tem demorado quase uma geração pra ser feito, e tem custado quase 500 milhões, você não espera que ele vá vender 5 bilhões. A conta é muito surreal. Então vale mais a pena fazer durante uma geração 10, 15 jogos (o nome já diz JOGO), que lhe dê números acima de 1 bilhão, jogos cativantes, com boas histórias e mecânicas, com o gráfico (realista) sendo o último fator a ser pensado, do que fazer 5 jogos com alto custo que não vai ter um retorno tão astronômico, no máximo vai dar um lucro e vida que segue. As sequências de grandes franquias tem que ser uma atração e não uma coisa banal, que ano sim, ano não você tem que gastar mais de 300 reais no ano de lançamento. Acho que o mercado atual dá sim pra fazer jogos abaixo de 200 reais, talvez até beirando os 100 reais, com qualidade e atrativos, mantendo a rotação dessa indústria, enquanto os mais caros ficam pra momentos específicos, como GTA VI.
Na minha opinião, quem deveria estar a frente dos desenvolvimento desses jogos deveriam ser pessoas que jogam realmente e não empresários focados em lucros.
acho que o grande problema dos jogos hoje em dia é o preço. seja pra fazer, seja pra gente que compra. é um mito total que os jogos custam 70 dólares, ja que tem varias versões e gastos no jogo que sobem muito esse preço. Fora que esses jogos grandes são um grande vazio, tem mundo aberto, mas não tem nada pra fazer. ficar pegando bauzinho e estátua perdida não é legal .
E aquilo, antes, de uma geração pra outra o salto evolutivo era grande, agora do ps4 para o ps5 foi praticamente ZERO evolução tanto de gráficos quanto de mecanicas diferentes em sua maioria de jogos, acho que Red dead 2 e alguns outros games são o limite do que podemos chamar de AAA
@GabrielPereira-td9ko o jogo nem saiu ainda man, e mesmo sendo um game novo e com gráficos incrível de fato, ainda não é algo de se impressionar, pega do ps2 pro 3, do 3 pro 4, são brutais as diferenças de uma gen pra outra
É uma linha tenue! Falta inovação pq não pode erra, não pode errar pq demora ser feito e milhões são como centavos! Ou as empresas mudam seu jeito de montar os universos (reaproveitando mecanicas de cada jogo e modelos criados readaptando"fazendo o impossivel", organizar melhor ideias e economizar dinheiro, ou vamos jogar gta10 e torcer pra nunca enjoar
enquanto isso a nintendo dominando de ponta a ponta faturando altissimo, gastando muito menos e ainda lançando com muito mais frequencia.. cada vez menos a galera te preocupado ocm gráficos
Os games AAA deviam focar em ter menas horas, e serem games com uma maior dificuldades, ai o pessoal demoraria mais para zerar, por causa da dificuldade, não por horas, e consequentemente os lançamentos seriam mais constante! Era ps2 e um grande exemplo disso, games curtos e difíceis, cito o ps2 pq e onde eu mais zerei jogos e ainda zero.
Tem outro problema nestes jogos Triplo A, do nivel de Skyrim, Elder Ring, GTA, The Wicher, etc. São jogos que engolem vc, e vc se dedica muito a eles, deixando outros jogos de lado. Então ou a gente joga de forma superficial e genérica, ou afundamos neles e nunca mais saimos. Sinto falta daqueles jogos que eram apenas uma campanha basica de 10 ou 12 horas e pronto.
Days gone é o jogo mais injustiçado que já vi. Muitos canais no TH-cam fizeram uma game play mal feita induzindo as pessoas a não gostar muito. Ainda bem que resolvi joga lo e hoje é um dos melhores jogos que joguei até hoje.
Não tem nada de injustiçado.
O jogo foi lançado de forma cagada sim, eu comprei pouco depois do lançamento e vi isso.
Depois melhoraram bastante com as atualizações.
E o jogo não é lá essas coisas todas.
Um nota 7 no máximo depois das correções.
Virou moda dizer que Days Gone é maravilhoso, é o que há de melhor e etc...
Menos, bem menos.
Ótimo jogo
Minha única platina
Gosto é gosto, joguei ele no máximo 2hrs, depois vendi o jogo, maçante e entediante, mundo do jogo completamente sem emoção
Jogão mesmo man
@@johnhannaford1135 2 horas??? Cara, vc não saiu nem do tutorial em 2 horas. Tenta dar mais uma chance, é um jogaço!
O problema dos AAA foram os estudios acharem que somente evolução gráfica seria o grande chamariz. Isso parou já umas 2 gerações pra trás. O que demanda é o que o jogador vai fazer naquele mundo proposto.
Tem que ter um pouco de tudo
@sogamesxbox4727 sim.
Falou tudo
Verdade , os jogos tem graficos mas nao trm conteúdo que diverte o gamer
Deu uma forçada. O que mais se fala hoje em dia é em resolução e fps. Especialmente a criançada
É pq os gamers de antigamente que se familiarizaram com grandes games já estão velhos e adultos (30+), então; a gente sabe o peso e o valor do TEMPO, vc se dedicar à algo, um jogo imenso que custa mto seu tempo na vida adulta é complicado, então tem que valer mto a pena. Eu mesmo tenho 30 anos e só jogo Fallout 4, The Sims 3, Skyrim, COD, CS e Red Dead 2. Pq "valem a pena" ou melhor o TEMPO. Que não volta...
Falou tudo meu caro
Rd2 é uma porcaria
@@leandrorabelodemelosilva3123 tá bom, Enzo, senta lá no canto
Sábias palavras Nathan!
eu ate concordo mas a verdade tbm e que os jogos AAA estao ruins mano em termos de qualidade mesmo, eu trampo e estudo, entao meu tempo livre eu tenho que escolher o que eu vou fazer, vou da um exemplo nao me importo de ficar uns 100 horas em um the wicher 3 ou Red Dead2, mas o jogo tem que ser foda mano tem que ser da hora, o problema e que os caras fazem uns bagulho meia boca e ainda chamam de triplo aaa, ai entra no que tu falou usar meio pouco tempo livre pra jogar um jogo meia boca e foda
Pra mim, a crise nos AAA pode ser positivo, podemos valorizar e receber mais jogos pela diversão, história e, até, estilo indies.
Broxante se fica assim
@sogamesxbox4727 não pra mim hehe
É em crise mesmo o mercado AAA não tá, pelo contrário só cresce, mas quando um jogo desse escopo erra aí é complicado
só não concordo dos indies não. mas o resto concordo com você
A Era Pós-TikTok ainda vai mudar muitas coisas. Hoje o pessoal quer tudo muito rápido, não tem nehuma paciência, só quer resultado, resultado e resultado, o famoso vício em dopamina barata.
esperar mais de 10 anos pra um jogo não dá tbm né
@@rebel185 não é sobre isso. O que eu quis dizer é que o pessoal não tem mais paciência para jogar um jogo grande porque acham "chato" por ser uma experiência mais gradual e progressiva e não imediata como jogos online principalmente competitivos. Hoje em dia é super comum ver gente relatando que não consegue jogar Red Dead Redemption 2 por esses motivos, mas antes de 2020 isso era raríssimo de se ouvir.
Eu tenho é pena dos professores com essa molecada hoje em dia kkkkk não devem conseguir assistir uma aula
@@thiagolopes7073 Cara o início do Red Dead 2 é extremamente lento e o pessoal só fala isso desse jogo , tem nada a ver com tiktok
@@thiagolopes7073 nem sempre é por isso, eu por exemplo detesto essa moda de jogos com pelo menos 25h de gameplay, pq mal tenho tempo para jogar e quero experienciar diversas historias
Te falar que nos há anos que eu me divirto muito mais com indies e emuladores que com jogos AAAs
Eu não sei se você quis dizer emuladores ou simuladores, mas meu jogo favorito é o Space flight simulator😂😂😂😂,
@@ronaldo-jv9nk ??? Eu tenho 15 e jogo no emulador, mas não tenho problemas com resto kkk
A industria só vai amadurecer quando o gamer parar de associar investimento com qualidade. A prova de que o gamer não entende isso, é quando o CEO da Ubisoft falou que Skull & Bones era AAAA. Todo mundo caiu em cima dessa declaração, por não entender que investimento não tem nada haver com qualidade. E isso é só na industria de games. No cinema ninguem fala que os filmes da Marvel são melhores que os filmes mais independentes porque custam 200 ou 400 milhões de dólares.
Exatamente, ainda tem aquilo de gamers serem paga Pau exagerado de empresas que cagam pra eles tipo a Nintendo ou a Rockstar (Com todo respeito, mas a rockstar Tá pouco se fudendo pra o consumidor em sua forma de tratar o fã).
@@blaco7933 ahahahhaa toda empresa tam pouco se fudendo para o consumidor meu caro , não é só essas duas acima , são literalmente todas , todas as empresas produzem com fins lucrativos e não altruístas
Nesse caso nem foi valor investido, mas sim custo de retrabalho.
Claro que se você desiste do projeto 2x para recomeçar do zero, ele custará o triplo do orçamento inicial.
Daí meter um "Quad A" foi piada pronta! kkkkkkk
Mas aí nesse caso o pessoal não errou. O CEO meteu aquele papo de 4A não por conta do custo mas sim com ideia de que era um jogo de boa de qualidade acima do normal - coisa inclusive que Ubisoft e EA sempre fizeram, de ficar metendo esses papinhos - tanto é que não foi só os jogadores que criticaram alguns chefes e diretores de outros estudios também zombaram disso.
@@LeoninoDiamond Negativo.. foi sim pelo ORÇAMENTO
É só ver os jogos mais jogados todos os anos, todos sao jogos online, por isso toda empresa quer um jogo multiplayer online pra farmar dinheiro.
Detesto jogo online mas infelizmente é o que a maioria de quem é mais jovem gosta. Bons jogos single player AAA vão ficar cada vez mais de escanteio infelizmente. Só resta os indies que vez ou outra sai algo bom
Mas sempre foi assim ué
@@RacismoGamesBRSempre não, começou a se tornar uma tendência no final da geração do PS3, se tornando algo mais intensificado na geração do PS4. Antes não era assim.
@@RacismoGamesBR nasceu ontem?
Até o PS4, Single Player era Rei
@@viniciusoliveira9812 Players simultâneos burrão , tem nem como single player tem mais players que um online
Cara, podiam lançar jogos mais compactos, mas com mais investimento em história e gameplay, que é o que importa.
Po tô curtindo d+ esse formato novo dos vídeos do Sidão, com edições mais precisas e qualidade maior. Parabéns Sidas!👏🏻❤
também mano eu curto muito os vídeos do sidao bem editados ❤️👏
Vamos ver se a industria volta a contratar pessoal talentoso, e temos a esperança de os antigos Devs criar novas empresas e lancarem jogos AA que agradem a comunidade. Essa lida de jogo como serviço junto com o woke que estão lascando a industria.
Uma coisa é certa cansei de abrir baú 😅😅
Suas sugestões são ótimas, mas não contam com um detalhe muito importante: o vício do consumidor em gráficos. Qualquer coisa minimamente baixo do cinematográfico, qualquer coisa abaixo do padrão Rockstar, sempre sai do bueiro um exército de cornos pra dizer: "KKKKKK, gráfico de PS2!". O público ficou acostumado aos saltos gráficos do PS1 pro PS2 e do PS2 pro PS3 e agora não toleram nada menos do que o ultra realismo. Esse desmame vai ser doloroso pras empresas. Um exemplo disso é o Prince of Persia The Lost Crown, que é mais ou menos o que você sugeriu, acabou sendo um jogo excelente, mas teve um desempenho abaixo do esperado e muita gente torceu o nariz. "Ah, é a Ubi, então tem que ser 3D, tem que ser realista, tem que ser X, Y, Z".
Essa obcessão massiva por realismo também limita a criatividade dos desenvolvedores, jogos muitos fantasiosos e diferentes acabam não vendo tanto quanto os jogos que são mais ou menos um filme interativo cheio de gráfico realista pra gastar 5 horas de gameplay olhando para o cenário do que com as mecânicas.
Com certeza, a pessoa vai pagar 7 mil em um PS5 Pro pra rodar jogos que um ps2 rodava liso e vai achar maravilhoso. Se vai fazer um jogo com uma boa história, jogabilodade e cenário é um obrigação mínima trabalhar com gráficos descente com a geração atual de consoles. Uma coisa não anula a outra.
Aí você paga 5 mil em um console pra jogar jogo com gráfico ruim,boiolagem de jogo indie?jogo 2 d? Me ajuda aí né filho,o mínimo é pedir gráfico
@@Albert_K5Os cara é rico mano,paga 7mil no console pra jogar jogo indie 🤦🏻♂️🤦🏻♂️,o mínimo que eu espero hj em dia pelo preço dos consoles é de red dead pra lá
@@Albert_K5 Não é pelo fato da direção de arte não usar gráficos realistas que isso signifique que seja ruim, realismo não é parâmetro pra definir a qualidade gráfica de um jogo, um exemplo Zelda Tears of Kingdom do Nintendo Switch não tem gráficos focados em realismo mas tem a direção de arte que fez o visual do jogo ser bastante agradável, mesmo sendo cartoon não é algo leve.
Esse formato de vídeo, combinado com o tema, ficou excelente! Já pode repetir a dose. Assim como eu, muita gente adora ver vídeo de comentário
Na minha opinião o que pode e vai mudar os desenvolvimentos dos AAA vai ser a IA, onde poderá abaixar os custos de desenvolvimento e o tempo. Será uma nova era.
Amo a franquia fatal frame, resident evil, silent Hill, Dino crisis, TLOU, esses indies de terror surpreendendo muito também
Acho que vai ser uma boa
Estão, ultimamente aparecendo jogos Indie de muito melhor cuidado e qualidade do que esses de grandes empresas , que só estão visando o lucro e não tem o carinho depositado no jogo...
Como diz , a concorrência faz quem está no comodismo abrir os olhos
MDHR: "XUPA" 🍷🗿
Eu acho que focar nos AA seria boa ideia. As empresas poderiam se arriscar a criar novas IPs com os AA, trazendo novidade com qualidade técnica, daí deixa o orçamento de AAA pra sequências de IPs que deram certo e são mais garantidas
Acho que o futuro dos jogos é indie, pois eles não lacram, eles fazem o que o povo realmente quer, e não a minoria.
que comentário burro. nao sei que ódio todo é esse com "lacração". como se ter uma mulher ou negro no jogo, deixasse ele ruim
@@kisamehoshikage9166 galera totalmente desconexa da realidade, uma coisa que já faz um tempo que está tendo e os que são lançados hoje já são considerados lacração, só pode ter homem branco no jogo pq mulher e negro e pessoas de gêneros é lacração... é branco ou lacração é homem branco ou lacração é hétero ou lacração é o fim dos tempos com essa galera reaça e burra.
@@kisamehoshikage9166 Se me permite trazer uma perspectiva diferente, o que as pessoas realmente sentem não é exatamente ódio pela "lacração", mas sim um esgotamento mental causado pela forma como a agenda política das minorias é imposta no meio do entretenimento. Essa repetição constante de discursos que a população já ouviu inúmeras vezes ao longo do tempo pode ser cansativa.
Boa parte das pessoas joga videogame como uma forma de escapismo da realidade. Geralmente, esse grupo não está interessado em assuntos relacionados à política de representatividade ou mudanças de gênero.
Veja bem, existem personagens icônicos e bem escritos que não precisaram impor ideologias ou passar por mudanças de gênero ou etnia para se tornarem marcantes. Exemplos como Spawn, Blade, Lara Croft, Max (de Life is Strange), CJ, Super Choque, entre outros, são amplamente adorados na cultura pop.
Além disso, já houve mudanças de etnia em personagens que o público gostou e até considerou melhores do que o material original. Um bom exemplo é Nick Fury. Nos quadrinhos, ele era um homem branco, mas passou por uma repaginação visual para se parecer com o ator Samuel L. Jackson. Na adaptação para o cinema, o próprio Jackson se candidatou para dar vida ao personagem, o que foi muito bem aceito.
O ponto ao qual quero chegar é o seguinte: se a intenção é mudar um personagem ou trazer maior representatividade, faça isso de maneira bem feita e com qualidade. As pessoas vão gostar se o trabalho for bom. Não é a sua ideologia ou a forma como você se identifica seja como homem, mulher ou nenhum dos dois que fará um produto ser bom, mas sim o seu conhecimento, experiência e, acima de tudo, a compreensão do que o consumidor realmente quer: simplesmente entretenimento.
@@kisamehoshikage9166não amigo, se informe direito, ninguém odeia negro e mulher
Logo agora q eu comprei o PS 5, acho q o futuro será o PC mesmo.
Pelo menos você tem o GTA 6 a seu alcance!
@@TheVitornota10não sei se vale a pena ter um console super caro por meia dúzia de jogo kkkk
@@TheVitornota10por enquanto, depois que lançar já era, muitos vão vender o console para jogar no PC, eu inclusive vou pegar um console so para gta 6 e depois que sair pro PC vendo e faço upgrade no pc
@@TheVitornota10pc também irmão, talvez um ano dps, pc domina.
@@Victorbezao Mas não é a mesma coisa, vai acabar sabendo de tudo o que acontece no jogo por conta das redes sociais, prefiro ter a primeira experiencia por conta própria e bem longe das redes.
Dificilmente a indústria vai seguir o caminho de AA em vez de AAA, por um motivo muito simples, as pessoas demandam AAA simples assim, e eles sabem disso, e que tanto que no mundo na esfera tech hj o que as publisher estão fazendo e adotando ferramentas como a unreal engine5 para baratear os custos de um AAA, e isso que ja esta acontecendo, a partir de 2030 vcs provavelmente começaram ver coisas como lançamentos de AAA em menos tempo,sobre os AA acho que sim seria uma alternativa e que provavelmente eles ate usem nessa transição, mas no longo prazo AAA deve reinar, por um motivo muito simples, o mercado demanda isso.
O maior problema de produção é a questão de mão de obra que demanda muito tempo em vários setores , acredito que as IA vão ajudar muito
Concordo
Acredito que todos estão apostando na IA ajudar a diminuir o tempo de produção e baixar o preço dos jogos, devido a ter menos trabalho, precisar de menos pessoas....
@@edysantos5339 baixar o preço dos jogos kkkkkkkkkkk você é muito inocente mesmo
@@rebel185 inocente desse ser você. Com o uso da IA a produtividade tende a aumentar, tende a perderem menos tempo para produzir o jogo e um efetivo menor de pessoas.
Vai ajudar a deixar tudo igual e sem ALMA kkkkkkkk tudo artificial e paia.
A verdade é que muitas empresas triplo A de games são muito ricas e buscam lucros exorbitantes com jogos remasterizados, remakes e games retrô, pois o custo é menor e de alta lucratividade. E o pior é que existem muitos influenciadores gamers que elogiam essa prática, inflando o marketing de atuação dessas empresas de gamers triplo A. Além disso, observo alguns influenciadores gamers dando nó em pingo d'água para justificar o porque muitas empresas não querem investir em novas IPs e jogos de alta qualidade, incentivando o coorporativismo e culpando os consumidores, os riscos de investimentos e etc. Tudo é uma cortina de fumaça! As megaempresas gamers buscam lucros exirbitantes com baixo custo de produção. Não podemos aceitar essa prática como algo normal e natural no mundo do entretenimento.
Acredito que a evolução das ia, logo ela vai começar a ser usada pelos grandes estúdios no desenvolvimento que vai ajuda a abaixar os custos e o tempo de produção
8:05
Alan wake 2 não exemplo, foi feito de proposito para não rodar bem em maquina simples, e claro que não vende tenho um r5 5600x e rx 6600xt vou comprar ele sabendo que não funciona na minha maquina? Assim como eu tem muitos outros.
Essa máquina aí roda Alan wake dboa man
So as empresas focarem em qualidade e não politicagem.
Qual tipo de politicagem que você se refere? é sua política que tu quer ou a política dos outros?
Nem focando em qualidade é certeza de retorno no video mesmo tem o exemplo do Alan Wake 2
Caraca, todo Zé tem uma solução que a empresa cega cheia de profissionais competentes não vê! Impressionante!
@@the.ben.johnson beleza sou zé! sou engenheiro de software e trabalho com criação de jogos. Inclusive ja prestei serviços pra empresas como a cd e a nintendo. Mas quem sou eu ne!?!? Se vc queria me diminuir ou diminuir minha opinião falhou miseravelmente se o criterio for esse.
Acho que ele deixou bem claro, zero politicagem nos jogos
Jogos AAA são ótimos e vendem muito. A solução é as empresas desenvolverem jogos bons !! Em 2024 tivemos otimos AAA, stellar blade por exemplo, todos os dev’s da empresa ganharam um ps5 pro e comissão. Os fracassos de 2024 foram culpa das proprias empresas, fazendo jogos bons nao tem erro.
13:27 a galera "não gostou da proposta" a galera n gostou da personagem e sua índole, tem diferença
A personagem fudeu com a recepção do público kkkk mais é difícil TH-camrs falarem a real hj em dia kkkk
Qual o problema da personagem? Os cara falam isso só pq ela é careca, isso não é motivo não
@@sponguito pq ja esperam lacração imbutida, assim como foi com o novo dragon age
@@Queijo Mas tem uns que reclamam da aparência dela tlg, só por ser careca
Concordo plenamente, o mercado hoje infelizmente pede jogos mais simples e curtos mas que de preferência
vendam, mas é uma situação bem delicada, espero que em um futuro próximo a indústria se recupere
7:55 também, alan wake está disponível somente na epic games e ainda é um jogo nichado, mas esse segundo ponto n seria muito bem uma desculpa até pq temos varios jogos nichados estourando bolhas
Concordo medio, acredito no receio das empresas em fazer AAA mas temos vários jogos dessa categoria que fizeram sucesso absurdo, a receita e simples e so fazer bem feito pensando na experiência que vende.
1:09 skyrim jogo de 2011 e que surra jogos de hoje em dia, tu ve a diferença no carinho
Tudo que eu sinto com relação a comparativos do que eu jogo hoje em dia é que os games que vem da categoria indies dão de 1000 a 0 em jogos AAA em termos de criatividade e no quesito inovação, o pessoal dos indies ousam tentar fazer algo diferente, que me parece ser uma coisa que o pessoal que trabalha em jogos AAA não buscam mais com afinco atualmente, e isso só não é mais evidente porque os produtores de jogos indies não tem o mesmo índice de divulgação nesse meio que os jogos da categoria AAA tem. Obvio, sai muita coisa estranha nos indies, mas também sai muita coisa boa ali... o próprio minicraft foi um proto indie em seus primórdios e serve como um exemplo do potencial do que pode vir de lá.
Eu tava meio desanimado esses dias,eu joguei dredge e fiquei 7 horas seguidas jogando kkk jogo Indie é literalmente video game
Rockstar games e tão foda que eles brigam com eles msm no mercado de jogos, pq ninguém bate de frente cm eles
Acredito que a Ubisoft vai dar a volta por cima assim como a Capcom. Já adiaram o novo Assassin's Creed, e isso é bom. Agora que a empresa está em um momento delicado, eles devem estar deixando o jogo bem redondinho, porque não dá para eles errarem.
quem faz bastante isso é a nintendo e esta dando super certo , e ainda trazendo várias franquias novas
até onde eu sei, tem jogo a bessa pra jogar. o problema é a galera reclamando de tudo. tudo é lacração, se é primeira pessoa não gosta, só serve se for exclusivo e etc. xbox vai pretende lançar 8 jogos esse ano, e não tem jogo?
"Embora esse ano esteja positivo o saldo"
Uma solução é usar a estratégia de MVP que as empresas tech já adotam pra validar novas ideias. Algo tipo como a Konami fez, uma experiência rápida, contida e redondinha, se o publico curtir e tiver interesse daí soca grana, pq a ideia ja foi validada.
A verdade é que já faz tempo que a indústria precisa começar a rever os seus custos, eles vivem fazendo jogos com mais de 100 horas de gameplay sendo que 90% dos players não passam nem dá 70 horas de gameplay em jogos de campanha, oq acaba sendo desperdício de tempo e dinheiro, outra questão aqui por mais que muitas empresas tenham resistência a esse tipo de tecnologia será totalmente necessário implementar o uso de IAs no desenvolvimento de games, a game insider fez uma pesquisa que apontou que utilizar essas ferramentas podem reduzir o tempo de desenvolvimento em até 40%, no final das contas é tudo uma questão de adaptação
é realmente verídico que a maioria não vai ver além das 70h mas acho que pelo menos a maioria vai ver a dedicação por trás do game então não acho desperdício, até por que gosto de pensar que jogos são uma obra de arte e tem uns que aprecia certas obras mais que outras.
Eu discordo, jogos curtos não valem a pena em todas as propostas. Rd2, Witcher 3, Skyrim, Baldur 3, GoW, Tl2, Cyberpunk 3.0, Fallout 4,
são jogos AAA que tem no mínimo 30 pra tu fazer uma gameplay porca rushada
o que é comum entre eles? a maior parte foca em narrativa
por isso jogo curto seria para games mais jogabilidade sem história como Cod, Bf, Tekken, Forza, esses jogos que só são jogabilidade
o caso do alan wake 2 é triste e preocupa mt pq eu amei o jogo e platinei ( também platinei o control q se passa no mesmo universo ), eu amo os games da remedy e pra mim junto com a naughtydog, rockstars y o estudio do kojima, é a empresa que mais se preocupa em trazer um bom trabalho e ate hj alan wake 2 é o game que mais demostrou o poder gráfico dos consoles atuais. espero q a remedy nunca pare de fazer games assim por causa dessa geração fortinate.
Enquanto várias pessoas ficam brigando entre si, dizendo que tal jogo ou console é melhor que o outro, a dona Nintendo fica só observando o seus jogos lucrarem, fazendo com que sua principal fórmula seja a diversão e não gráficos realistas...apenas apresentando um fato que o povo não consegue observar
acho q maior q o problema dos jogos perderem reputação mt facil, está o problema de ser quase impossivel comprar varios jogos no ano, com os preços cada vez mais altos
Acredito que quando se trata de um "produto" tem diferença de boicote para desinteresse genuíno. Como Hogwarts Legacy, que tentaram boicotar por motivos ideológicos, mas boa parte dos consumidores quiseram jogar e ele foi bem. Mas outros jogos que estão alienando boa parte dos games, ou por narrativa ruim, mal desenvolvimento de personagens, ou jogos que estão ficando genéricos, fora os preços absurdos, ai muitas pessoas perdem o interesse.
Eu espero que a Industria aprenda que jogo com foco em história é um nicho e jogo como serviço,online, cassino virtual de loot box, pay to win é outro nicho. Jogo cujo foco é história tem que ser baseado em DLCs e menor orçamento e escala especialmente no início do ciclo de vida
Falta de visão de mercado e planejamento, ganancia por criar um live service, exclusividade de games para um determinado console, e assim vai... Quem achou que Concord seria um sucesso, ou que Skull and Bones, inferior até a outro game da mesma empresa e proposta? Enquanto isso, tem um monte de jogo AA ou indie extremamente divertidos, principalmente por serem ousados e terem boas ideias. Eu to adorando o monte de metroidvania saindo, por exemplo.
A indústria chegou naquele ponto em que um jogo AAA leva uma geração inteira para ser feito além de ter orçamento de superprodução de cinema.
E no fim ser um jogo medíocre e cheio de politicagem
@@durvalfernandesinvestcomo se os jogos antigos não tivessem, pega a saga metal gear, oq não falta é coisa política
o sidao lembra quando saiu primeiro gameplay do cyberpunk de 2077 o estilo de jogo em primeiro pessoa e os fãs não gostaram mesmo deu lucro ?.
2 coisas: Essa "Corrida Armamentista" pelos gráficos já passou, não ligamos mais para isso; o que queremos mesmo é saber o quão esse jogo vai nos divertir e qual vai ser a proposta dele. Não adianta o jogo ter gráficos realistas e 100 horas de jogo se é chato.
Acredito que esses jogos AAA também acabam se tornando jogos para um público específico de gamers por conta do seu tamanho, demanda de tempo e curva de aprendizado, não são jogos fáceis de começar, principalmente pensando em quem é mais casual, joga pra passar o tempo tlg? Penso na Nintendo, não é meu tipo de jogo, mas é muito mais “família” e td mundo que quiser pode começar a jogar, sem ter uma curva de aprendizado gigantesca. As vezes vejo pessoal começando a jogar que têm dificuldade com coisas triviais pra quem joga a mais tempo, acredito q isso limite as vendas tb
Estranho,achei q o concord ia revolucionar o ano do PlayStation
E revolucionou sim
Só que pra pior
Mano um jogo custar 400 reais influencia muito e pra mim jogo nenhum deveria custar 500 milhões pra ser feito supervalorizaram demais
E o GTA VI que custou 1 bilhão e + 1 bilhão de marketing. Mas o jogo vai ser top, rapidinho faturam 1 bilhão kkkkkkkkkkkk
@@vitorleonardo7354mas é a Rockstar
GTA 6 vai aumentar essa régua, mas realisno nos jogos de Rock Star fazem sentido narrativo. Aliás eu fiz a famosa ROLADA do KRATOS em anime no shorts.
A rolada do Kratos como diz o sidao 😂 eu vi seu anime do Kratos 👏👏👏👏👏👏👏
O que vale mais é a jogabikidade, do que gráfico, pra mim o grafico do DEAD SPACE já era um grande potencial do ser xbox360
Mano que doente tu é pra fazer essa anime do kratos. . @@Mendvini
Muito bom 😂 @@Mendvini
Tu é muito crazy por fazer esse anime do Kratso 😒
Quase meio milhão de dólares com jogos extremamente ruins, ai vem um cara solo faz um jogo de fazenda e consegue 50k+ de player por dia
Eu acho que o que mais está matando o AAA é a falta de compromisso com a experiência do jogador. Há muito AAA genérico, sem graça e muitas vezes lançam inacabados; e que pensa mais em arrecadar dinheiro com microtransações que divertir o consumidor final. A EA, Ubisoft e WB estão liderando esse ranking. Já a Rockstar e Capcom, por exemplo, estão acertando ultimamente.
Já outras também sofrem pela concorrência, eu mesmo não tenho condições de comprar todos lançamentos, então escolho minhas preferidas na hora da compra; é por isso que as empresas não querem lançar junto com o GTA.
Eu acho que falta visão de longo prazo das empresas também. Acho que a Ubisoft lançar tantos jogos faz com que os gamers não consigam acompanhar, aí todo mundo desiste. Além da imagem da Ubisoft hj em dia ser vinculado a jogo saturado.
Já marcas como Atlus, God of War, os jogos da Rockstar são muito bem trabalhados. Quando lança a gente sabe a qualidade. As marcas precisam priorizar um pouco mais os gamers. Parece que certas empresas só pensam nos acionistas. Aí fica difícil se sustentar no longo prazo, porque quem sustenta mesmo esse mercado somos nós gamers
Cara, tem vários pontos aí. Sobre gastos eu acredito que em futuro muito próximo esses orçamento para produção em si devem diminuir muito com o avanço de IA, essa ajuda vai dar um boom gigantesco para a indústria no geral. Sobre títulos AAA que fracassaram aí, os próprios jogos e estúdios falam por eles, os que foram citados aí são verdadeiras bombas, até mereceram, vejo que isso é importante para esses estúdios mercenários acordarem e fazerem jogos realmente bons, porque jogo bom vende. A única exceção aí é Alan Wake 2, mas ainda consigo entender pq ele é de um nicho bem específico. Pra concluir, prevejo sim um avanço e uma melhora na indústria, essas crises e dificuldades são necessárias em todo e qualquer tipo de mercado, é daí que saem as grandes idéias os avanços e as soluções. Estamos muito próximos de um grande salto.
Uma coisa q nenhuma dessas empresas não percebem e que eu sempre falei é que Fortnite sempre vai ter um elemento que nenhum jogo que essas empresas queiram lançar vai ter: acessibilidade. Os gráficos são leves, cartunizados, o jogo envelheceu bem, fidelizou as comunidades e acima de tudo, não tem uma narrativa forte, possibilitando ele capitalizar com publicidade. Concord é o jogo mais exclusivo do mundo, feito especificamente pra movimentar um console que ninguém tem. Fortnite roda até no celular.
13:19 o mais seguro é não botar lacração kkkkkk
Tem mulher = lacraçao
Os caras tem medo de mulher, pelo amor de deus
eh só investir em continuações, DLCs e spin of de grandes franquias ao invés de remake/remasters
seguir com jogos AA ao invés de AAA seria retrocesso com tanta tecnologia e possibilidades do mundo atual (e futuro
Também tem o fato de MUITOS jogos saírem e são tão mal otimizados quase não roda na maioria das PCs e consoles..........
Os jogos estão excelentes devido aos grandes aportes de dinheiro no setor de tecnologia. A tendência é melhorarem ainda mais até se tornarem praticamente reais. O futuro dos games nunca foi tão animador quanto hoje.
Muito bom esse esquema de vídeo Sidão!!!
8:20 se tivesse na Steam teria se pago, só não comprei ainda porque não tá lá.
Eu falo e repito oq eu disse no outro vídeo. Essa geração está sem graça demais pra jogos, infelizmente 😕.
Se for analisar os jogos atuais, vai perceber que a maioria é a mesma coisa ou tem a mesma proposta. No vídeo do Sidão mostrando os jogos que vão lançar em 2025, percebi que vários eram parecidos, parecia até que até era o mesmo jogo.
Pouquíssimos me chamaram atenção e isso é chato pq essa geração era pra ser a melhor justamente por conta da evolução da tecnologia e como isso poderia trazer jogos bem mais interessantes e fluídos pra essa geração. Infelizmente é uma regressão pq os jogos estão cada vez mais sem graça, isso por conta de muitos problemas.
Mas pelo menos tem jogos que ainda se salvam nessa geração
Sidao podia faze um canal secundario pra fazer serie de jogo
Economiza com a sweet baby, demite os lacrolas e faz games voltados para história e para o público comprador e não para passar lição de moral 😉
O problema dos AAA hj em dia é o preço de lançamento, poucos tem condições de bancar R$350 a R$500 em um jogo, principalmente quando é um single player que vc vai zerar, platinar e largar o jogo de lado
O Satoru Iwata ja timha falado la atras q esse modelo de negocios seria insustentável. Resultado: A nintendo faz jogos de orçamento menor, vende um console com lucro ao inves de subsdiar e esta em um mercado q praticamente n tem concorrente. Tem tres solucoes para as outras empresas: Faz jogos de orcamento menor ou comeca a cobrar 100 dolares em cada jogo ou tudo vira multi pra alcancar o maior numero de jogadores.
Alan wake 2 vai vender muito mais com o passar do tempo, quando for mais fácil de rodar ele no Pc e quando o jogo estiver com preço convidativo nos console, afinal no Pc é necessário uma senhora máquina pra rodar o jogo o que não é o caso da esmagadora maioria, pelo menos por aqui
Esqueceu de falar da politização nos jogos. Isso influencia bastante
Alguns criadores de conteúdos preferem evitar tais temas kkkk
sidão ficou com medo de falar do elefante no meio da sala
Vc acha que o sidão iria falar sobre isso e deixar de receber consoles e jogos de graça e antecipado?
@@eduardoherrmann6533 é um baita de um elefante kk
Porém quem reclama acaba virando alvo, nem todo mundo é "incanselavel" igual o edu kk
Agora pronto. Não querer falar dessa m3rd4 faz o cara culpado.
Vocês anti-woke são tão insuportáveis quanto os lacrola.
Salve sidão!!
Mais um vídeo massa pra nós
Nintendo mandou abraços. Talvez a indústria tenha que aprender com eles, mais uma vez
0:13
Esqueceu de mencionar final fantasy mas ok...
nunca imaginei que o sidão faria um video como esse
Sidao do achismo
A minha opinião é simples sidao, quero jogos bons. Particularmente tenho o ps5 e o series S... e como já tenho 30 anos e vi a evolução dos consoles, sinto falta de algo que me hipe, me prenda... cara eu joguei Mário bros no super Nintendo, joguei aladin, joguei mortal kombat no ps1 e wing leven.... joguei o primeiro gta e joguei também o gta vice City, san andreas... eu fazia corujao nas Lan houses pra jogar mutrix... no ps2 joguei tanta coisa, ps3 e 4... eu comprava revistas, inclusive zerei driver de ps2 graças a revistas... no ps3 3u joguei god of War, e no xbx gears... eu não tinha dinheiro, vários desses jogos eu joguei em Lan house, 2 reias a hora kkk vejo hoje o ps5 e Xbox series e por mais que a evolução seja notável eu fico triste... talvez seja eu com meu saudosismo, mas vejo só empresas querendo lucrar, poucos jogos como whitcher 3 e red dead 2 me motivaram pelo valor que paguei... vejo jogos que zereibe insisti como, far cry 6, os novos mafia e Fifa me enijarem.... não entendo a diferença de doble a ou triplo a... sou só alguém que joga, mas estou mto decepcionado com essa geração, parece sempre que falta algo.. desculpa, só um desabafo de alguém que consome vídeo game de fato a décadas
Só um adendo, não estou dizendo que tudo é porcaria, a evolução principalmente gráfica é evidente, mas eu queria voltar a ver jogos que percebe-se o amor das empresas, algo tipo ori, mas eu só vejo lucro... podem perceber, vários jogos já são lançados incompletos e com dlc's a vista... o gamer hj sofre demais, 350,00 em um jogo incompleto... aos mais jovens, vocês não tem noção o que era comprar jogos a 10 reias (que Deus me perdoe a pirataria)... mas pra quem não tinha grana, vocês não sabem o que foi a evolução do ateri para oNintendo e depois para o ps1 e ps2 e 3... que fase, meu Deus, nunca mais vai voltar
A dica é, valorizem seu dinheiro e tempo, essa indústria parou de se importar conosco há tempos... comprem só após reviws, não insistam em jogos ruins e o mais importante, não foquem só nisso... com mãos anos nisso sei o que estou falando... a única forma de recebermos produtos bons é se nos unirmos para consumir só o que vale a pena! Acreditem
Cyberpunk e days gone ❤
Os games estão um "bolha" e vai estourar na cara deles.
15:20 "o xbox que ta mais focado em serviço do que fazer jogo próprio" corta pro xbox em 2023 lançando hi-fi rush, starfield, forza motorsport, e em 2024 lançando Indiana, Cod BO6, Hellblade e Age of mithology remake e em 2025 ela vai lançar no mínimo uns 5 jogos, das 3 empresas de console a que mais lança jogo é o xbox até pq serviço dela depende de jogos e não de vento
De todos esses jogos que vc falou só Forza é DA MICROSOFT mesmo. Os outros ja estavam sendo feitos antes dela adquirir essas empresas
@@jailson2022 dai só o cod e starfield estava em desenvolvimento antes da compra todos os outros foram desenvolvidos por gestão da Microsoft
Mais de meio ano sem lançar nada meu caro.
@@martimvcs xbox sem lançamento a mais de meio ano ? Indiana literalmente lançou a 1 mês atrás
"A que mais lança jogo" só porque tu foca em jogo famoso e fica na bolha xbox, PS lançou Final Fantasy, Stellar Blade, Astro Bot, Helldivers, Wukong, Rise of the Ronin, fora os jogos que não tem tanto marketing, e Nintendo lançou 4 jogos do Mario ou derivados em 1 ano, FORA os outros jogos, além disso, jogo bom mesmo da MS foi INDIANA JONES, e só, Hellblade é techdemo basicamente, e VOCÊ PRECISOU FALAR 2023 E 2024 pra ter lista kkkkk esses que eu citei foram SÓ 2024.
n acho que seja "cultura do cancelamento" muita gente n tem mais tempo pra jogar, jogos além de caros são extensos e mt vezes n vale a pena dedicar 50h em um jogo e descobrir que ele é mequetrefe, espero que mude mesmo a cultura de jogo AAA, o mercado como ele é só vai se destruir em prol de acionistas
Vou complementar, 50 horas ubisoftzado, pegue o item aqui e leve lá, 2 hrs nessa missão . Se tirar as besteiras dos games da ubisoft da 10 horas kkkkkk
O problema também é as empresas lançarem um jogo AA por um preço de um AAA, eu não vou pagar R$300 num jogo que dure menos de 100hrs de jogo.
14:41 José Aldo??
Bom trabalho de análise em seu vídeo. Sabemos que as empresas querem lucrar e lucrar cada vez mais, obviamente. Porém elas querem espremer até a ultima gota de jogos que fazem sucesso. GTA V rendeu e rende muito à Rockstar. Então pra que se matar fazendo ouitros GTA's se o cinco (offline e online) estão abastecendo os cofres? Por outro lado, também tem outras questões que tem interferido no desenvolvimento e qualidade dos jogos ao meu ver: falta de capricho por parte dos desenvolvedores que tem focado nos gráficos em detrimento da história/gameplay dos jogos. Outra coisa que se tornou irritantemente presente nos novos jogos e que ninguém pediu são a inclusão de pautas identitárias e o tal "politicamente correto". Basta olhar o ano de 2024 e ver a quantidade de flops de jogos de empresas que se renderam a essas pautas. Sou jogador praticamente desde o telejogo no início dos anos 80; hoje tenho 50 anos e espero que as empresas reencontrem o caminho para nos entregar produtos que valham nosso tempo e dinheiro.
Vou ser Sincero,Esses AAA é bem ariscado,seria sim uma boa ideia,ter AA vendendo e ajudar a Manter os Jogos AAA.
Mas os Indies também são excelentes,que nem o Jogo que Me Supreendeu,Foi Dex o Indie Cyberpunk.
Que tem uma qualidade,Que Nunca tinha visto em termo de jogo.
Sim,para mim teve 3 erros de level design,Porque eu uso Setas,e não WSAD.
Um numa Fábrica,Outro Num Navio,E outro num predio alto num centro.
Que tinha que dar um comando de se mover e dash,mas nas setas não da.
Mas de Resto é Quase-perfeito porque perfeito não existe.
Enfim é isso tenham um excelente dia😊👍.
Eu peguei pela Epic games e foi o melhor jogo que já me deu.
Slk videozino braaabo,nem vi o tempo passar
O pensamento é esse mesmo do final do vídeo.
Se você faz um jogo que vale 10 milhões e ele vende 100 milhões, mesmo sem um marketing insano, você lucrou muito.
Se um triplo A tem demorado quase uma geração pra ser feito, e tem custado quase 500 milhões, você não espera que ele vá vender 5 bilhões. A conta é muito surreal.
Então vale mais a pena fazer durante uma geração 10, 15 jogos (o nome já diz JOGO), que lhe dê números acima de 1 bilhão, jogos cativantes, com boas histórias e mecânicas, com o gráfico (realista) sendo o último fator a ser pensado, do que fazer 5 jogos com alto custo que não vai ter um retorno tão astronômico, no máximo vai dar um lucro e vida que segue.
As sequências de grandes franquias tem que ser uma atração e não uma coisa banal, que ano sim, ano não você tem que gastar mais de 300 reais no ano de lançamento. Acho que o mercado atual dá sim pra fazer jogos abaixo de 200 reais, talvez até beirando os 100 reais, com qualidade e atrativos, mantendo a rotação dessa indústria, enquanto os mais caros ficam pra momentos específicos, como GTA VI.
O problema msm é que as empresas querem fazer um jogo barato, todo cagado, história ou modo online ruins e querem cobrar valor de um jogo Triple A
tem q fazer jogos q custaram pouco e fizeram muito sucesso
Bicho, acho q essa questão de não dar lucro se resolveria se fossem mais baratos, os jogos estão custando muito dinheiro. Séloco!
Imagina se os AAA pagassem aos devs o que merecem ganhar... Ficaria bem mais caro.
Na minha opinião, quem deveria estar a frente dos desenvolvimento desses jogos deveriam ser pessoas que jogam realmente e não empresários focados em lucros.
acho que o grande problema dos jogos hoje em dia é o preço. seja pra fazer, seja pra gente que compra. é um mito total que os jogos custam 70 dólares, ja que tem varias versões e gastos no jogo que sobem muito esse preço. Fora que esses jogos grandes são um grande vazio, tem mundo aberto, mas não tem nada pra fazer. ficar pegando bauzinho e estátua perdida não é legal .
E aquilo, antes, de uma geração pra outra o salto evolutivo era grande, agora do ps4 para o ps5 foi praticamente ZERO evolução tanto de gráficos quanto de mecanicas diferentes em sua maioria de jogos, acho que Red dead 2 e alguns outros games são o limite do que podemos chamar de AAA
Oloco mano do PS4 para o PS5 o salto foi espetacular, o Intergalacti da Nauthg Dog os gráficos estão incrível
@GabrielPereira-td9ko o jogo nem saiu ainda man, e mesmo sendo um game novo e com gráficos incrível de fato, ainda não é algo de se impressionar, pega do ps2 pro 3, do 3 pro 4, são brutais as diferenças de uma gen pra outra
GTA VI vem aí e vai cair por terra seu argumento no que diz que "Red Dead 2 e alguns outros games são o limite dos AAA" kkkkkk
@vitorleonardo7354 pra quem foi isso?
@@thiagoaks1840 é de sem impressionar sim, se Loko o gráfico tá estralando
É uma linha tenue! Falta inovação pq não pode erra, não pode errar pq demora ser feito e milhões são como centavos!
Ou as empresas mudam seu jeito de montar os universos (reaproveitando mecanicas de cada jogo e modelos criados readaptando"fazendo o impossivel", organizar melhor ideias e economizar dinheiro, ou vamos jogar gta10 e torcer pra nunca enjoar
enquanto isso a nintendo dominando de ponta a ponta faturando altissimo, gastando muito menos e ainda lançando com muito mais frequencia.. cada vez menos a galera te preocupado ocm gráficos
Sugestão para a Sessão Spoilers: Forbidden Siren.
Os games AAA deviam focar em ter menas horas, e serem games com uma maior dificuldades, ai o pessoal demoraria mais para zerar, por causa da dificuldade, não por horas, e consequentemente os lançamentos seriam mais constante!
Era ps2 e um grande exemplo disso, games curtos e difíceis, cito o ps2 pq e onde eu mais zerei jogos e ainda zero.
Tem outro problema nestes jogos Triplo A, do nivel de Skyrim, Elder Ring, GTA, The Wicher, etc. São jogos que engolem vc, e vc se dedica muito a eles, deixando outros jogos de lado. Então ou a gente joga de forma superficial e genérica, ou afundamos neles e nunca mais saimos. Sinto falta daqueles jogos que eram apenas uma campanha basica de 10 ou 12 horas e pronto.
de que adianta gráficos espetaculares se o jogo falha em contar uma boa e cativante história
11:16 e ser feito com amor também
As pessoas também são culpadas, querem inovação mas xingam tudo, vão na base da influência, é foda