Tiago, você acha que criando um bom conteúdo, 1x por semana, acaba "atrasando" o crescimento do canal? Pois tudo que vemos por aí é quantidade e isso me apavora!
que pergunta maravilhosa. eu vou quebrar ela em partes e dar pin 📍na minha resposta porque acho que elas talvez seja tão importante quanto o vídeo, ok? :¬) → sobre "atrasar o crescimento": isso é tão, tão relativo. para começar, qual é a perspectiva de tempo? qual é o número que queremos alcançar na hora de crescer? com quais nicho/pessoas/bastidores estamos nos comparando? → ainda sobre "atrasar o crescimento": imagina que você cria numa frequência maior para crescer mais rápido (assumindo isso). mas é um ritmo que te leva a um estresse/ansiedade tão grande que, além de prejudicar tua saúde, atrapalha a saúde do projeto. e, por tentar ir tão rápido, você para de criar antes de chegar na sua meta. esse é - de longe - o cenário que mais vejo pela internet. então pensando de um ponto de vista probabilístico, eu diria que é um cenário perigoso. é claro que vai existir o "viés de sobrevivência" e vamos escutar histórias dessas que talvez tenham dado certo. mas acredito que a gente deixa de escutar as que deram errado, hehe :) eu escuto falar delas porque troco ideias com muuuuita gente dssa área e observo bastante esse lado da falha. → seguindo a analogia da academia: ir para academia 5x por semana e trabalhar grupos musculares de forma inteligente pode trazer resultados mais rápido que ir na academia 2, 3x por semana. mas dentro de 6 meses, eu chutaria que uma probabilidade (muito) maior da pessoa que virou sua rotina de cabeça para baixo (5x por semana) desistir do que a pessoa que foca em ir 2-3x. uma pode até trazer resultados mais rápidos - mas e a inserção e manutenção de hábitos no longo prazo talvez favoreça a outra. → eu acredito que frequência é um dos muitos elementos que contribuem para o crescimento. mas não é o único. eu chutaria que a proposta de valor / estilo / diferencial talvez seja algo mais poderoso nessa fórmula. se aumentar a frequência impede alguém de realizar o seu trabalho com o nível que a diferencia, eu acredito que aumentar a frequência pode aumentar essa variável na fórmula - mas vai prejudicar a variável da qualidade e da diferenciação. por isso, no vídeo, eu proponho uma reflexão sobre que formatos mais "rápidos" podem ser inseridos na rotina caso a pessoa queira aumentar a frequência/volume de criação :D para que ela ainda consiga transmitir esse "estilo" que diferencia ela. pensamentos escritos sem muita revisão de textos, no fluxo, mas que eu espero que sirva como material para pensar :) ah, importante: o critério do vídeo leva em consideração os seguintes pontos: 1. uma pessoa que está começando e ainda não está acostumada a criar. 2. probabilidade de falha/desistência. 3. uma rotina ocupada onde a pessoa (que trabalha só) não pode optar pelos 2 (foco total em quantidade e qualidade). 4. alguém que é mais "creator" que "marketeiro digital" (embora isso seja um espectro e a pessoa poder ser um pouco dos 2). espero que gere reflexões por aí :D
Canal otimo e inspirador. Façamos o triplo C, Curtir, comentar e Compartilhar, só que antes, se increver, que fica assim, I3C. Inscrição, curtir, comentar e compartilhar. A inteligencia e Criatividade resiste no TH-cam!
Tiago, seu conteúdo me ajuda a realmente tirar projetos do papel. É incrível sua capacidade/habilidade de passar suas reflexões adiante. Você ensina de uma forma didática, lúdica e leve. Parabéns pelo trabalho e obrigada!
Interessante, esta ideia de criar no seu tempo. Às vezes, penso eu, que a pressa é a rapidez para atingir os objetivos, nos deixa sem tempo para curtir a viagem, as paisagens, os processos. Penso, novamente eu, que a quantidade é a pratica para chegar a um nível melhor, [seja lá o que signifique ser melhor]. Escrever é raciocinar, isto é, pensar. Me lembro do tempo de adolescência e a juventude, acredite já fui jovem, e a uma forma de me expressa é a escrita, e naquela época, entre 1965 e 1975, escrevia para aliviar as angustias de adolescente. No entanto o exercício da escrita, cheguei a escrever uns poemas é, cometia poesia, que teve uns colegas perguntando de onde tinha copiado, vê se pode. Agora aos setenta anos, me vejo na situação de ser um comentarista de TH-cam, o cara que comenta, não para criticar ou denegrir, mas o que acrescenta valor ao vídeo, de modo que possa praticar a escrita. Seja apenas para exercitar o raciocínio, pensar. Ou apenas para desabafar, o que estou fazendo neste comentário. Quanto as suas intenções de fazer trafego pago, acho interessante, e vejo que precisa algo mais. Minha sugestão que veja os vídeos do Leandro Ladeira, que tem o Venda Todo Santo Dia, que é em resumo, uma forma de atingir mais pessoas. Ele também é conhecido como copywriter. Acho que você vai se dar bem com ele, pois o processo dele é muito natural, criativo, usa elementos literários, vende sem ser vendedor. Quanto ao seu curso de criatividade, ainda estou flertando, conhecendo o seu método pelos seus vídeos semanais. Uma coisa achei muito foda, foi o nome "Tira do Papel", foi uma sacada genial, simples, memorável. Parabéns. Eu, às vezes, rabisco alguma coisa no papel, para treinar o meu traço, portanto ainda não estou criando algo direcionado. Mas chego lá. Gratidão pelas segundas feiras, me faz sentir que posso mais que eu mesmo imagino.
Fazendo meu TCC (um projeto prática de escrita), tenho um volume muito grande de textos para produzir e nunca levei seus conselhos tão a sério, Tiago! Estou preferindo escrever & escrever & escrever e depois, com mais tempo e com a cabeça sem vícios, voltar para otimizar a qualidade. Você é inspiração!
Eu sempre salvo alguns vídeos para assistir quando vou lavar a louça e fazer a comida, hoje escolhi você e foi ótimo! É um estímulo bom pro cérebro, pensar, organizar ideias, enquanto organizo as louças e preparo a comida. ❤
Adorei suas ideias, Tiago. E por aqui enquanto te ouvia fiz desenhos aleatórios com nanquim e um pincel. Saiu umas folhas voando sobre o mar e uma concha falando "vai sair pra ver o dia" haha.
bom dia tiagão! comecei a assistir seu vídeo ontem, mas conseguindo terminar apenas hoje por aqui. só pra compartilhar que estou iniciando meu canal no youtube também ainda esse mês, essas reflexões tem grande valor para eu conseguir romper com algumas travas que ainda tenho com quantidade X qualidade. apenas passando pra agradecer mais uma vez, Deus abençoe meu mano! 🏆
desenhando e pintando com marcadores :), geralmente quando revejo algum vídeo seu ouço enquanto lavo meu cabelo ps: essa ferramenta com olhinhos é muito fofinha
Comentando sobre o que estava fazendo enquanto ouvia... Inicialmente, silêncio e foco, escrevendo um rascunho ruim de ideais e neuras atuais... Já na segunda etapa, de fundo tinhamos, galinha pintadinha e meu filhote chorando no colo da avó 😅
Tiago, você está usando o audio da câmera? Cara, teu conteúdo é maravilhoso, mas o audio ruim prejudica demais. Uma imagem ruim dá pra ignorar e apenas ouvir, mas o audio ruim incomoda muito. Tenta usar um microfone dedicado (lapela), ou pelo menos passa o audio da câmera em um aprimoramento com IA, como tem no Adobe Premiere, CapCut, Final Cut e etc.
valeu pelo feedback, alberth :D nos vídeos iniciais eu usava o mic da câmera. hoje, tenho um blue yeti que fica ali em cima de mim (mas não aparece no enquadramento).
Tiago, você acha que criando um bom conteúdo, 1x por semana, acaba "atrasando" o crescimento do canal? Pois tudo que vemos por aí é quantidade e isso me apavora!
que pergunta maravilhosa. eu vou quebrar ela em partes e dar pin 📍na minha resposta porque acho que elas talvez seja tão importante quanto o vídeo, ok? :¬)
→ sobre "atrasar o crescimento": isso é tão, tão relativo. para começar, qual é a perspectiva de tempo? qual é o número que queremos alcançar na hora de crescer? com quais nicho/pessoas/bastidores estamos nos comparando?
→ ainda sobre "atrasar o crescimento": imagina que você cria numa frequência maior para crescer mais rápido (assumindo isso). mas é um ritmo que te leva a um estresse/ansiedade tão grande que, além de prejudicar tua saúde, atrapalha a saúde do projeto. e, por tentar ir tão rápido, você para de criar antes de chegar na sua meta. esse é - de longe - o cenário que mais vejo pela internet. então pensando de um ponto de vista probabilístico, eu diria que é um cenário perigoso. é claro que vai existir o "viés de sobrevivência" e vamos escutar histórias dessas que talvez tenham dado certo. mas acredito que a gente deixa de escutar as que deram errado, hehe :) eu escuto falar delas porque troco ideias com muuuuita gente dssa área e observo bastante esse lado da falha.
→ seguindo a analogia da academia: ir para academia 5x por semana e trabalhar grupos musculares de forma inteligente pode trazer resultados mais rápido que ir na academia 2, 3x por semana. mas dentro de 6 meses, eu chutaria que uma probabilidade (muito) maior da pessoa que virou sua rotina de cabeça para baixo (5x por semana) desistir do que a pessoa que foca em ir 2-3x. uma pode até trazer resultados mais rápidos - mas e a inserção e manutenção de hábitos no longo prazo talvez favoreça a outra.
→ eu acredito que frequência é um dos muitos elementos que contribuem para o crescimento. mas não é o único. eu chutaria que a proposta de valor / estilo / diferencial talvez seja algo mais poderoso nessa fórmula. se aumentar a frequência impede alguém de realizar o seu trabalho com o nível que a diferencia, eu acredito que aumentar a frequência pode aumentar essa variável na fórmula - mas vai prejudicar a variável da qualidade e da diferenciação. por isso, no vídeo, eu proponho uma reflexão sobre que formatos mais "rápidos" podem ser inseridos na rotina caso a pessoa queira aumentar a frequência/volume de criação :D para que ela ainda consiga transmitir esse "estilo" que diferencia ela.
pensamentos escritos sem muita revisão de textos, no fluxo, mas que eu espero que sirva como material para pensar :)
ah, importante: o critério do vídeo leva em consideração os seguintes pontos:
1. uma pessoa que está começando e ainda não está acostumada a criar.
2. probabilidade de falha/desistência.
3. uma rotina ocupada onde a pessoa (que trabalha só) não pode optar pelos 2 (foco total em quantidade e qualidade).
4. alguém que é mais "creator" que "marketeiro digital" (embora isso seja um espectro e a pessoa poder ser um pouco dos 2).
espero que gere reflexões por aí :D
Canal otimo e inspirador. Façamos o triplo C, Curtir, comentar e Compartilhar, só que antes, se increver, que fica assim, I3C. Inscrição, curtir, comentar e compartilhar. A inteligencia e Criatividade resiste no TH-cam!
hahaha obrigadão, edvaldo! de verdade!
Tiago, seu conteúdo me ajuda a realmente tirar projetos do papel. É incrível sua capacidade/habilidade de passar suas reflexões adiante. Você ensina de uma forma didática, lúdica e leve. Parabéns pelo trabalho e obrigada!
tandara :') obrigado, de coração! você não tem ideia do quanto isso significa paramim!
Interessante, esta ideia de criar no seu tempo. Às vezes, penso eu, que a pressa é a rapidez para atingir os objetivos, nos deixa sem tempo para curtir a viagem, as paisagens, os processos. Penso, novamente eu, que a quantidade é a pratica para chegar a um nível melhor, [seja lá o que signifique ser melhor]. Escrever é raciocinar, isto é, pensar. Me lembro do tempo de adolescência e a juventude, acredite já fui jovem, e a uma forma de me expressa é a escrita, e naquela época, entre 1965 e 1975, escrevia para aliviar as angustias de adolescente. No entanto o exercício da escrita, cheguei a escrever uns poemas é, cometia poesia, que teve uns colegas perguntando de onde tinha copiado, vê se pode. Agora aos setenta anos, me vejo na situação de ser um comentarista de TH-cam, o cara que comenta, não para criticar ou denegrir, mas o que acrescenta valor ao vídeo, de modo que possa praticar a escrita. Seja apenas para exercitar o raciocínio, pensar. Ou apenas para desabafar, o que estou fazendo neste comentário. Quanto as suas intenções de fazer trafego pago, acho interessante, e vejo que precisa algo mais. Minha sugestão que veja os vídeos do Leandro Ladeira, que tem o Venda Todo Santo Dia, que é em resumo, uma forma de atingir mais pessoas. Ele também é conhecido como copywriter. Acho que você vai se dar bem com ele, pois o processo dele é muito natural, criativo, usa elementos literários, vende sem ser vendedor. Quanto ao seu curso de criatividade, ainda estou flertando, conhecendo o seu método pelos seus vídeos semanais. Uma coisa achei muito foda, foi o nome "Tira do Papel", foi uma sacada genial, simples, memorável. Parabéns. Eu, às vezes, rabisco alguma coisa no papel, para treinar o meu traço, portanto ainda não estou criando algo direcionado. Mas chego lá. Gratidão pelas segundas feiras, me faz sentir que posso mais que eu mesmo imagino.
Fazendo meu TCC (um projeto prática de escrita), tenho um volume muito grande de textos para produzir e nunca levei seus conselhos tão a sério, Tiago!
Estou preferindo escrever & escrever & escrever e depois, com mais tempo e com a cabeça sem vícios, voltar para otimizar a qualidade.
Você é inspiração!
adoreeeei, anna! essa abordagem faz tanta diferença :)) e, poxa, fico feliz demaaais de saber que você curtiu as reflexões que rolam por aqui
Eu tô em êxtase com a quantidade de videos por aqui! Amo e compartilho muito seu conteúdo!
jo :) seja super bem-vinda, hahaha! e obrigado, de coração! :)
Eu sempre salvo alguns vídeos para assistir quando vou lavar a louça e fazer a comida, hoje escolhi você e foi ótimo! É um estímulo bom pro cérebro, pensar, organizar ideias, enquanto organizo as louças e preparo a comida. ❤
sério, amo esses detalhes dos bastidores, Isa hahaha! é uma honra saber que acompanhei/diz parte dos rituais da cozinha :D
Adorei suas ideias, Tiago. E por aqui enquanto te ouvia fiz desenhos aleatórios com nanquim e um pincel. Saiu umas folhas voando sobre o mar e uma concha falando "vai sair pra ver o dia" haha.
pooo, que lindo ler isso :D de verdade
bom dia tiagão! comecei a assistir seu vídeo ontem, mas conseguindo terminar apenas hoje por aqui. só pra compartilhar que estou iniciando meu canal no youtube também ainda esse mês, essas reflexões tem grande valor para eu conseguir romper com algumas travas que ainda tenho com quantidade X qualidade. apenas passando pra agradecer mais uma vez, Deus abençoe meu mano! 🏆
po, parabéns por esse passo, joão :D de verdade. esses inícios são desafiantes e admiro muito quem faz escolhas assim
desenhando e pintando com marcadores :), geralmente quando revejo algum vídeo seu ouço enquanto lavo meu cabelo
ps: essa ferramenta com olhinhos é muito fofinha
marcadores trazem uma sensação tão boa! gosto demais.
(que honra acompanhar esse momento hahaha adoro saber dessas curiosidades)
Eu adoro suas criações aleatórias e acompanhar seu processo, obrigada por isso. Logo consigo entrar no seu curso s2
obrigado, poxa! eu adoro deixar as criações fluírem hahaha! vai ser uma honra ver você por lá, ana :D
Era esse vídeo que eu queria hahaha😅. Mínimo conteúdo viável para manter o serviço saudável e sustentável.
Obrigado pelo conteúdo!
sabia que lembrei do sue comentário conforme eu ia respondendo essa parte? :D
Vi e ouvi esse vídeo trabalhando na cozinha ✨ Obrigada por essas reflexões 😊
que honra te acompanhar, andrea :D eu adoro saber os bastidores haha
Te sigo no insta e não sabia que tinha youtube. Que descoberta boa!
seja suuuper bem-vinda, henriqueta :D por curiosidade, como você descobriu?
@TiradoPapel obrigada!!!
Foi sugestão do youtube.
E te sigo há mais de um ano no insta.
Tomando meu café, como sempre e rindo do deboche contra intuitivo rs
ahahaha :D
Comentando sobre o que estava fazendo enquanto ouvia...
Inicialmente, silêncio e foco, escrevendo um rascunho ruim de ideais e neuras atuais...
Já na segunda etapa, de fundo tinhamos, galinha pintadinha e meu filhote chorando no colo da avó 😅
adoro saber dos bastidores, hahaha! valeuzão por compartilhar, eduardo :D
Estou criando newsletters :)
opa :D obrigado por compartilhar! adoro saber
Tiago, você está usando o audio da câmera? Cara, teu conteúdo é maravilhoso, mas o audio ruim prejudica demais. Uma imagem ruim dá pra ignorar e apenas ouvir, mas o audio ruim incomoda muito. Tenta usar um microfone dedicado (lapela), ou pelo menos passa o audio da câmera em um aprimoramento com IA, como tem no Adobe Premiere, CapCut, Final Cut e etc.
valeu pelo feedback, alberth :D nos vídeos iniciais eu usava o mic da câmera. hoje, tenho um blue yeti que fica ali em cima de mim (mas não aparece no enquadramento).
📍 Curso Criatividade Sem Bloqueio ~ te vejo por lá? :) tiradopapel.com/criatividadesembloqueio?