"Agora que alguns tentam reescrever a história recente do país, dizendo que não houve conluio entre empreiteiras e partidos políticos,....". Admiro muito seu canal. Parabéns!
Indo além da arquitetura e urbanismo, seu comentário sobre a tendência de reescreverem a história recente é muito corajoso e necessário. Entendedores entenderão.
Absolutamente. Começando pelo Minhocão e Minhoquinha, e passando pelos malditos “monorails” que alguns engenheiros/urbanistas aprenderam a gostar quando visitaram a Disney na infância - um conceito experimental dos anos 70 que provou ser totalmente ineficaz. Ah, e sensacional a referência à Dona Armênia, personagem que remete a aquela região.
@@EduardoRodrigues-tx5bm Toquio e Chonguing manda lembranças... E o canteiro central da linha 15 - Prata tb manda abraços não tem comparação o monotrilho com o minhocão. O canteiro central da Anhaia melo foi revitalizado com paisagismo, ciclovias e praças, onde familias inteiras aproveitam o lazer lá no que antes era só um espaço ermo cercado por carros e motos poluentes. Mas quem mora em bairro de rico, é mto facil criticar...vai morar na perifa pra ver a realidade....e como o monotrilho mudou para melhor a vida de quem mora em seu entorno, diferente do MINHOCÃO feito só para carros
@@Gouki35não deve ter entendido, minha crítica obviamente não foi ao transporte público. Pelo contrário. Mas o mesmo resultado (ou certamente melhor, e com um custo infinitamente inferior) teria sido conseguido com um transporte de superfície, o bom e velho bonde, ou VLT como gostam de chamar hoje em dia.
Ninguém traz tantas verdades e questões tão importantes sobre as nossas cidades como você, Raul! Obrigada por difundir a cultura das cidades inteligentes em nossas terras ainda tão antiquadas. Continuemos assim, uma hora o jogo vira.
Raul, novamente, não há como agradecer o seu trabalho. É uma dose de conhecimento que não se encontra. Conte comigo para apoiar suas ideias. Sucesso e sorte sempre!
Minha madrinha morou por um tempo no Ed Normandie, lá no final dos anos 90. Eu adorava visita-la e ficar admirando a cidade pela janela, principalmente com a noite caindo. Sonho daquele tempo era que meus pais tivesse um dia condições de voltar a morar no Centro, sem ser em pensões. Hoje passo pela 9 de Julho com muita tristeza e saudades, se passaram 25 anos e só vejo as coisas piorando naquela região, tudo feio e abandonado, admiro quem ainda consegue sobreviver por ali. Eu até gosto da parada de ônibus do viaduto, creio que usando os exemplos da Recoleta de Buenos Aires, dá pra manter o viaduto. Eu que aprendi a caminhar ali no que restou da 14 Bis, queria muito ver essa região um dia revitalizada
Seus vídeos e seus comentários são fantásticos Raul!!! Enquanto boa parte do mundo está dando prioridade ao pedestre, melhorando o transporte público e demolindo estes medonhos viadutos que matam, ou no mínimo, degradam bastante a região por onde passam, aqui ainda há políticos que continuam estimulando o transporte por carros. Em Berlim e Paris há projetos para proibirem ou reduzirem ao máximo o tráfego de veículos no perímetro central. Isto reduz a poluição, barulho, tempo de viagem de todos e melhora muito a qualidade de vida na cidade. Reparem que geralmente dentro dos carros há somente uma pessoa, isso é uma insanidade!!!! País desenvolvido não é aquele onde o pobre tem carro, mas sim onde o rico utiliza o transporte público.
Essa tendência forçada tem uma agenda maldosa por trás, bastava não fazerem histeria e melhorarem outros meios de transporte e o planejamento urbano se o objetivo fosse realmente o que dizem, e não tanta engenharia social.
Eu me lembro bem do avião Thunderbolt que existia na praça …. Era lindo e a praça era uma praça mesmo ! Esse viaduto eh um horror, tal qual o Minhocão ……
Quiçá se não propusessem que renomeassem a praça como “Praça Bruno Covas” com direito a uma estátua do ex-prefeito no lugar do avião a demolição não sairia…🫢
@@MaGioZalfaz sentido! Outro dia precisei ir em Pinheiros. Com a tal operação urbana, estão demolindo todos aqueles lindos predinhos, casinhas, etc ao redor de estações de metrô. No lugar entram prédios de múltiplo uso, mas sem fachada ativa, ou seja, não há comércios nos térreos e estão todos sem vida ! As ruas morrem assim, uma pena. Fiquei triste de ver. Várias esquinas da Rua Pinheiros já foram demolidas para dar lugar aos monstrengos.
Parabéns .E isso mesmo.Quem idealizou essas obras,não vive no local.DERRUBADA DE TUDO QUE FOR DESNECESSÁRIO NA NOSSA SAO PAULO AMADA.QUE VOLTE AS NOSSAS PRACAS COMO TEM QUE SER.E TBM MOTIVO DE CULTURA PARA QUEM NAO CONHECE A CIDADE COMO SEMPRE FOI E TEM Q SER .UMA SAO PAULO LIVRE DE PROBLEMAS
Posso não concordar com tudo que você fala, é natural, mas valorizo muito as denúncias feitas nesse canal, pessoas que pensam a cidade onde moram ajudam a mante-la viva
Parabéns pela matéria, vc me fez lembrar do GERALDO NUNES que fazia um programa muito legal na antiga rádio ELDORADO, ELE costumava sobrevoar SÃO PAULO de helicóptero abordando quase todos os problemas da cidade.Muita saudade do programa que era veiculado nós anos 1990/2000
Meu pai, que foi um imigrante nordestino em SP por mais de 40 anos, uma vez falou : não entendo esses Paulistas que ficam construindo tanta ponte em cima de rio seco 😂
@@Mahara66Idiota! Para tua informação, são principalmente os nordestinos que são mais "queridos" na Europa. "Brasileiro, praticando xenofobia com os seus conterrâneos, mas acusam os Europeus de ser xenófobos. Que nojo!
Enfim alguém que explica e divulga aspectos do urbanismo que deveriam ser óbvios, mas que poucos parecem perceber, especialmente nossos prefeitos. Precisa chegar o dia em que os pedestres serão valorizados. E também os ciclistas, os que usam transporte público, e os moradores, e não apenas os motoristas. No longo prazo, até os motoristas seriam beneficiados por isto.
@@lauflor9705 Para quê facilitar a construção de uma linha de metrô que vai ligar a Brasilândia, Elisa Maria, Freguesia do Ó ao centro da cidade, não é mesmo? Melhor ficar cavando resto de prato enquanto o povo negro continua gastando 2h para acessar as oportunidades da cidade :)
Eu ja morei na frente da praça 14 bis e esse minhoquinha literalmente ACABA com o bairro. A parte de baixo dele é medonha, eu sempre tive receio de andar por ali!
Parabéns pelo EXCELENTE trabalho. Cidade para se viver, transporte público não poluente, comércio, serviços, áreas verdes e de lazer distribuídos, espalhados pela cidade. Gente nas ruas (dia e noite) com segurança. Parece impossível...
Não hã políticos que pensem na população da cidade de São Paulo. Veja nossa câmara municipal, para que serve? É tão inoperante e inócua quanto essa “minhoquinha”.
A placa no fim do vídeo é um tapa na cara. Em algum momento o canal vai ter que dedicar uma série de programas sobre as águas. Já tem muita coisa boa na internet, como o documentário Entre Rios, mas este é um assunto longe de ser esgotado.
"área sujeita a alagamento" no quadro é um sarcasmo sensacional da parte do vídeo e péssimo da parte do poder público. "Pronto botei a plaquinha, tá resolvido"
Existem várias formas de evitar problemas com alagamento, algumas delas muito rápidas, simples e baratas, mas o povo daqui é muito burro e/ou criminoso para assimilar esse tipo de informação. Alguns exemplos são: barreiras infláveis, auto-infláveis, barreiras 'selantes' para portas e portões, calçadas e ruas porosas ou "furadas"...
Parabéns, canal excelente! Prefeitos que sempre privilegiaram as empreiteiras, as montadoras! Nunca pensaram nos eleitores. A cidade tem que ser para as pessoas!
Parabens Raul FALOU TUDO PARABENS PELA REPORTANGEM EU SONHEI QUE O MINHOQUINHA TINHA SIDO DERRUBADO E VIRADO UMA GRANDE PRAÇA CORTANDO A CIDADE DE.PONTA A PONTA
Em 1977 eu entrei num prédio oval nas imediações da Praça 14 Bis, acho que era a na rua Paim, não me lembro ao certo. Fui levar uma carteira que um morador deste prédio perdera. O prédio era bonito e na época achei ele novo, mas dentro era um horror! Para começo de assunto os dois elevadores não estavam funcionando, precisei subir cinco lances de escadas. O cheiro de urina e lixo nos corredores me deixou perplexa. Não havia porteiro, entrei sem problema. Se bem que nesta época ainda não se pensava muito na segurança, meu prédio também não tinha porteiro. Bem, saí deste prédio com a certeza que se você não cuida nem do prédio ou casa onde mora, quem dirá da cidade!
Gostei tanto de ouvir você falando na chom que fiz até uma pequena. Dona Armênia, interpretada por Aracy Balabanian era uma personagem fictícia de ascendência armênia. Sua descendência era armênia, o que a tornava uma representante da cultura e da comunidade armênia na trama. Quanto ao sotaque, Dona Armênia era caracterizada por seu sotaque armênio, que era usado para criar humor na série. Ela frequentemente misturava palavras e expressões em português com elementos do idioma armênio, o que gerava situações engraçadas e caracterizava sua personalidade na série. A comunidade armênia em São Paulo é uma das maiores comunidades armênias da América Latina. Ela se estabeleceu principalmente no bairro do Bom Retiro, na região central da cidade. Ao longo das décadas, os armênios em São Paulo construíram igrejas, escolas e instituições culturais que mantiveram viva sua herança cultural e religiosa. Essa comunidade tem desempenhado um papel significativo na diversidade cultural de São Paulo e é um exemplo de como a cidade abriga diversas culturas e grupos étnicos.
Hoje em dia, quase não existem imigrantes armênios no Brasil. Os que tem algum sobrenome armênio, já são da terceira geração que nascida no Brasil e em nada tem a ver com a cultura armênia. Sei disso porque vivo na Europa e sei que os Armênios imigram em massa para a Europa Ocidental desde os anos 90 pelo menos, países americanos como EUA e Brasil, já deixaram de ser opção viável pra eles há muito tempo.
Corretíssimo em tudo o que falou e mostrou, um espetáculo nas explicações, assim podemos pensar que pode ser diferente e melhor. Parabéns, Raul Juste Lores.
Poderia fazer um video sobre o que fez Rio de Janeiro com o elevado que ficava na praca xv, agora eh uma area muito legal, que anos atras era ruim pra circular, feia e perigrosa.
Não adianta nada porque toda decisão é tomada após infinitos chiliques com outras pessoas (malevolentes), distribuição de favores e várias decisões absurdas para conseguir o apoio desses FDPs, então não importa em quem você vote sempre será a mesma coisa.
Caro Raul, suas observações urbanísticas são muito peculiares, eu por ser jornalista e arquiteto me rendo ao seu bom senso e propor a eliminação da Minhoquinha !!! Parabéns pela iniciativa...
A nove de julho entre a praça da bandeira e o túnel é tenebrosa, mesmo com uma quantidade enorme de apartamentos não tem quase nada de comércio, precisa ter coragem para andar a noite, por incrível que pareça essa praça embaixo do minhoquinha é a melhor parte desse trecho da avenida.
Esse viaduto não pode ser demolido jamais. Para quem depende de ônibus coletivo, ele facilita bastante. Principalmente a ligação entre o terminal bandeira, com a zona sul da cidade e outras demais regiôes. São paulo a gotham city brasileira.
A ideia de demolir este viaduto só pode partir de quem caiu de paraquedas em São Paulo. Quem vai andar de bicicleta no local? Só super atletas. Este viaduto foi feito para desafogar o trânsito de ônibus na Nove de Julho da Praça das Bandeiras até o túnel. Na metade da década de 60 os ônibus perdiam de 10 a 20 minutos para ir do Anhangabaú até o Túnel e vice versa. Os gargalos eram os semáforos do início da 9 de Julho, Praça 14 bis e ponto de ônibus na boca do túnel. Hoje o viaduto faz parte do corredor de ônibus, quem como eu que andava de ônibus nas décadas de 60 e 70 não imagina a demolição do viaduto.
Hoje moro em Portugal e Suíça mas este viaduto marcou muito a minha vida. Quando pequeno, morei nas proximidades da oscar freire e depois fui para zona sul Minha mae nos levava as consultas no hospital la perto, por isso apanhavamos onibus em cima do viaduto nos anos 90, aqueles onibus cor de caixa de remédio com a faixa vermelha. Nossa minha infancia foi frequentado muito este local.
Da uma olhada no projeto ViaViva aquí en Buenos Aires, no bairro Belgrano: e sobre o aproveitamento de um minhoquinha com comercios e restaurantes ao longo de uma parte dele. Foi tanto o sucesso que vão extender ele por mais kilómetros. E uma iniciativa privada, más a prefeitura acompanha com reformas nas calçadas, plantinhas etc
@saopaulonasalturas, Raul, gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre aquele plano que a gestão Kassab tinha de enterrar a via férrea entre Barra Funda e Luz, e talvez por cima, criar-se uma avenida que seria uma alternativa ao Minhocão, abrindo possibilidade para seu respectivo desmonte....
Primeiro comentário relevante por aqui. A ideia é essa, tem de haver alternativa, senão fica como está... Provocação brilhante, inclusive para o autor do vídeo
Não dá pra chamar de incompetência, pro propósito que foram criados (enriquecer construtoras, montadoras, alguns políticos e militares) esses elevados foram um sucesso
Morei na Rua Rocha quando me mudei para SP. Andei muito a pé nesta região. Uma vez passei no meio de um tiroteio e me joguei atrás de um vaso de concreto. Este viaduto é um horror para toda região.
Eu nasci aí, no Bixiga, bem aí, na Rua Manoel Dutra, na época que a praça ainda era praça, e ainda existia o avião, e tb tinha um playground para as crianças. Felizmente tenho fotos dessa época, mas que nada lembram o estado atual.
Parabéns pelo excelente vídeo. Concordo e muito. Carro já era. São Paulo precisa avançar para o futuro, com bicicletas, a volta dos patinetes, mas principalmente com calçadas. Seria legal fazer um vídeo sobre esse tema. Não há calçadas em São Paulo.
Sou a favor de praças ou seja "arborizar" São Paulo. Ms tenho medo pois não é só fazer uma bela "praça" mais importante é ZELAR!!! Medo repente de encher de usuários, pessoas sem noção com Cx de som, mendigos, marginais!!! Realmente sei lá... 😢
Excelente video Raul, apenas uma breve correção: os ativistas querem sim o metrô aí, mas querem que seja respeitada a história do local, que era um Quilombo, eles inclusive sugerem em petição que o nome da estação seja: 14 bis - Quilombo Saracura
Eu morava aí nos anos que antecederam a construção do minhoquinha, eu e meus irmãos brincávamos no parque que havia, me lembro da inauguração do minhoquinha, houve um desfile de banda uniformizada sobre o viaduto,
Parabéns, mais um excelente vídeo. Que tristeza ver como insistimos em manter um receituário urbanístico que já está sendo abandonado pelo resto do mundo a muito tempo.
🤔Nunca imaginei que veria no TH-cam um jornalismo raiz novamente.
Sempre tem um comentário assim.
"Agora que alguns tentam reescrever a história recente do país, dizendo que não houve conluio entre empreiteiras e partidos políticos,....". Admiro muito seu canal. Parabéns!
muito obrigado!
Indo além da arquitetura e urbanismo, seu comentário sobre a tendência de reescreverem a história recente é muito corajoso e necessário. Entendedores entenderão.
Siiiim!!!!
Parabéns por trazer o assunto. São Paulo precisa demolições, inclusive de obras tetricas ainda não inauguradas.
Absolutamente. Começando pelo Minhocão e Minhoquinha, e passando pelos malditos “monorails” que alguns engenheiros/urbanistas aprenderam a gostar quando visitaram a Disney na infância - um conceito experimental dos anos 70 que provou ser totalmente ineficaz. Ah, e sensacional a referência à Dona Armênia, personagem que remete a aquela região.
@@EduardoRodrigues-tx5bm Toquio e Chonguing manda lembranças...
E o canteiro central da linha 15 - Prata tb manda abraços
não tem comparação o monotrilho com o minhocão. O canteiro central da Anhaia melo foi revitalizado com paisagismo, ciclovias e praças, onde familias inteiras aproveitam o lazer lá no que antes era só um espaço ermo cercado por carros e motos poluentes.
Mas quem mora em bairro de rico, é mto facil criticar...vai morar na perifa pra ver a realidade....e como o monotrilho mudou para melhor a vida de quem mora em seu entorno, diferente do MINHOCÃO feito só para carros
@@Gouki35não deve ter entendido, minha crítica obviamente não foi ao transporte público. Pelo contrário. Mas o mesmo resultado (ou certamente melhor, e com um custo infinitamente inferior) teria sido conseguido com um transporte de superfície, o bom e velho bonde, ou VLT como gostam de chamar hoje em dia.
A cidade de São Paulo precisa de governantes ousados!!
Vendo os candidatos da próxima eleição ta difícil viu
@@bumble.bee22 aii que desanima mesmo! rs
Já os temos. São ousados em passar uma administração inteira sem fazer absolutamente nada.
@@kakorreisanRoubo e crime é mais ou menos ousadia.
Do jeito q eh nossa politica acho q seria melhor o contrario, precisa nao ter governantes
8:23 - "Santos Dumont não era Bruno Covas, entâo não dava para homenageá-lo em vários lugares pela cidade" KKKKKKKKKKKKKKK
eu perdi tudo tbm 😂😂😂
Ninguém traz tantas verdades e questões tão importantes sobre as nossas cidades como você, Raul! Obrigada por difundir a cultura das cidades inteligentes em nossas terras ainda tão antiquadas. Continuemos assim, uma hora o jogo vira.
Obrigado!!
Raul, novamente, não há como agradecer o seu trabalho.
É uma dose de conhecimento que não se encontra.
Conte comigo para apoiar suas ideias.
Sucesso e sorte sempre!
muito obrigado!
Muito bom, Raul, continua a defender mais praças e menos carros!
Minha madrinha morou por um tempo no Ed Normandie, lá no final dos anos 90. Eu adorava visita-la e ficar admirando a cidade pela janela, principalmente com a noite caindo. Sonho daquele tempo era que meus pais tivesse um dia condições de voltar a morar no Centro, sem ser em pensões. Hoje passo pela 9 de Julho com muita tristeza e saudades, se passaram 25 anos e só vejo as coisas piorando naquela região, tudo feio e abandonado, admiro quem ainda consegue sobreviver por ali.
Eu até gosto da parada de ônibus do viaduto, creio que usando os exemplos da Recoleta de Buenos Aires, dá pra manter o viaduto. Eu que aprendi a caminhar ali no que restou da 14 Bis, queria muito ver essa região um dia revitalizada
Seus vídeos e seus comentários são fantásticos Raul!!! Enquanto boa parte do mundo está dando prioridade ao pedestre, melhorando o transporte público e demolindo estes medonhos viadutos que matam, ou no mínimo, degradam bastante a região por onde passam, aqui ainda há políticos que continuam estimulando o transporte por carros. Em Berlim e Paris há projetos para proibirem ou reduzirem ao máximo o tráfego de veículos no perímetro central. Isto reduz a poluição, barulho, tempo de viagem de todos e melhora muito a qualidade de vida na cidade. Reparem que geralmente dentro dos carros há somente uma pessoa, isso é uma insanidade!!!! País desenvolvido não é aquele onde o pobre tem carro, mas sim onde o rico utiliza o transporte público.
Essa tendência forçada tem uma agenda maldosa por trás, bastava não fazerem histeria e melhorarem outros meios de transporte e o planejamento urbano se o objetivo fosse realmente o que dizem, e não tanta engenharia social.
Eu era pequenina e cheguei a ver esse avião na praça. Boas recordações. Obrigada.
Eu me lembro bem do avião Thunderbolt que existia na praça …. Era lindo e a praça era uma praça mesmo ! Esse viaduto eh um horror, tal qual o Minhocão ……
Quiçá se não propusessem que renomeassem a praça como “Praça Bruno Covas” com direito a uma estátua do ex-prefeito no lugar do avião a demolição não sairia…🫢
@@MaGioZalfaz sentido! Outro dia precisei ir em Pinheiros. Com a tal operação urbana, estão demolindo todos aqueles lindos predinhos, casinhas, etc ao redor de estações de metrô. No lugar entram prédios de múltiplo uso, mas sem fachada ativa, ou seja, não há comércios nos térreos e estão todos sem vida ! As ruas morrem assim, uma pena. Fiquei triste de ver. Várias esquinas da Rua Pinheiros já foram demolidas para dar lugar aos monstrengos.
@@marciobonfigliolipura especulação imobiliária e muitos desses não obedecem a função social da propriedade
Parabéns .E isso mesmo.Quem idealizou essas obras,não vive no local.DERRUBADA DE TUDO QUE FOR DESNECESSÁRIO NA NOSSA SAO PAULO AMADA.QUE VOLTE AS NOSSAS PRACAS COMO TEM QUE SER.E TBM MOTIVO DE CULTURA PARA QUEM NAO CONHECE A CIDADE COMO SEMPRE FOI E TEM Q SER .UMA SAO PAULO LIVRE DE PROBLEMAS
Impressionante, Raul. Não sou arquiteto, urbanista, nada. Mas aprendo em toneladas com o seu canal. Obrigado.
Posso não concordar com tudo que você fala, é natural, mas valorizo muito as denúncias feitas nesse canal, pessoas que pensam a cidade onde moram ajudam a mante-la viva
Parabéns pela matéria, vc me fez lembrar do GERALDO NUNES que fazia um programa muito legal na antiga rádio ELDORADO, ELE costumava sobrevoar SÃO PAULO de helicóptero abordando quase todos os problemas da cidade.Muita saudade do programa que era veiculado nós anos 1990/2000
Meu pai, que foi um imigrante nordestino em SP por mais de 40 anos, uma vez falou : não entendo esses Paulistas que ficam construindo tanta ponte em cima de rio seco 😂
É pra virar abrigo de mendigos e banheiro público 😅
Kkkkk Toni .Muito bom seu argumento.kkkkk .PONTE EM CIMA DE ASFALTO KKKKKKK SEM RIO SEM CORREGO.
@@Mahara66que comentário abjeto! Diz muito sobre você
@@Mahara66Idiota! Para tua informação, são principalmente os nordestinos que são mais "queridos" na Europa. "Brasileiro, praticando xenofobia com os seus conterrâneos, mas acusam os Europeus de ser xenófobos. Que nojo!
São Paulo não é nordeste.
Enfim alguém que explica e divulga aspectos do urbanismo que deveriam ser óbvios, mas que poucos parecem perceber, especialmente nossos prefeitos. Precisa chegar o dia em que os pedestres serão valorizados. E também os ciclistas, os que usam transporte público, e os moradores, e não apenas os motoristas. No longo prazo, até os motoristas seriam beneficiados por isto.
"Vai ganhar metrô logo, se alguns ativistas deixarem" kkkkk. Raul, vira prefeito por favor 😅
Para quê resgatar e conservar a memória da cultura negra na cidade, nao é mesmo jornalista raiz?
@@lauflor9705 Para quê facilitar a construção de uma linha de metrô que vai ligar a Brasilândia, Elisa Maria, Freguesia do Ó ao centro da cidade, não é mesmo? Melhor ficar cavando resto de prato enquanto o povo negro continua gastando 2h para acessar as oportunidades da cidade :)
@@lucaslandin7304 tudo bem construir estação mas não precisava ser exatamente ali, né?
Esses ativistas na realidade só querem aparecer. @@lauflor9705
@@lucaslandin7304 tá achando que esse metro vai sair logo?
Piada
Se tirar o viaduto vira uma bagunça e um caos o trânsito de SAO PAULO
Gostaria de ver uma série de Rio de Janeiro nas alturas…
Eu ja morei na frente da praça 14 bis e esse minhoquinha literalmente ACABA com o bairro. A parte de baixo dele é medonha, eu sempre tive receio de andar por ali!
Se não mora mais então está resolvido né?
Imagino como deve ser triste, o viaduto te bate, te assalta, urina em você, defeca em todo canto...
exato!
Parabéns pelo EXCELENTE trabalho. Cidade para se viver, transporte público não poluente, comércio, serviços, áreas verdes e de lazer distribuídos, espalhados pela cidade. Gente nas ruas (dia e noite) com segurança. Parece impossível...
Amém, Raul. Super necessário seu canal
Não hã políticos que pensem na população da cidade de São Paulo. Veja nossa câmara municipal, para que serve? É tão inoperante e inócua quanto essa “minhoquinha”.
A placa no fim do vídeo é um tapa na cara. Em algum momento o canal vai ter que dedicar uma série de programas sobre as águas. Já tem muita coisa boa na internet, como o documentário Entre Rios, mas este é um assunto longe de ser esgotado.
Por exemplo São Paulo tem uma ilha de calor sobre a cidade devido as obras feitas em seus rios e ao desmatamento.
"área sujeita a alagamento" no quadro é um sarcasmo sensacional da parte do vídeo e péssimo da parte do poder público. "Pronto botei a plaquinha, tá resolvido"
Existem várias formas de evitar problemas com alagamento, algumas delas muito rápidas, simples e baratas, mas o povo daqui é muito burro e/ou criminoso para assimilar esse tipo de informação. Alguns exemplos são: barreiras infláveis, auto-infláveis, barreiras 'selantes' para portas e portões, calçadas e ruas porosas ou "furadas"...
Ainda mais irônica é a existência da tal placa kkk
Era mais fácil colocar uma placa nas áreas de São Paulo que não são sujeitas a alagamento
@@vitordelima a cidade precisa de arborização....
@@Gouki35Esqueci de mencionar também o efeito da canalização ou destruição dos rios, que também afeta o clima.
Parabéns, canal excelente! Prefeitos que sempre privilegiaram as empreiteiras, as montadoras! Nunca pensaram nos eleitores. A cidade tem que ser para as pessoas!
O pessoal que provê transporte público, essas obras de 'cidades andáveis' e afins são tão ruins quanto montadoras.
Parabens Raul FALOU TUDO PARABENS PELA REPORTANGEM EU SONHEI QUE O MINHOQUINHA TINHA SIDO DERRUBADO E VIRADO UMA GRANDE PRAÇA CORTANDO A CIDADE DE.PONTA A PONTA
Em 1977 eu entrei num prédio oval nas imediações da Praça 14 Bis, acho que era a na rua Paim, não me lembro ao certo. Fui levar uma carteira que um morador deste prédio perdera. O prédio era bonito e na época achei ele novo, mas dentro era um horror! Para começo de assunto os dois elevadores não estavam funcionando, precisei subir cinco lances de escadas. O cheiro de urina e lixo nos corredores me deixou perplexa. Não havia porteiro, entrei sem problema. Se bem que nesta época ainda não se pensava muito na segurança, meu prédio também não tinha porteiro. Bem, saí deste prédio com a certeza que se você não cuida nem do prédio ou casa onde mora, quem dirá da cidade!
💕🏡Guardo um carinho afetivo por esse pedaçinho da cidade, foi o primeiro lugar que morei,
quando cheguei a São Paulo, nos anos 90.🏙
Gostei tanto de ouvir você falando na chom que fiz até uma pequena.
Dona Armênia, interpretada por Aracy Balabanian era uma personagem fictícia de ascendência armênia. Sua descendência era armênia, o que a tornava uma representante da cultura e da comunidade armênia na trama.
Quanto ao sotaque, Dona Armênia era caracterizada por seu sotaque armênio, que era usado para criar humor na série. Ela frequentemente misturava palavras e expressões em português com elementos do idioma armênio, o que gerava situações engraçadas e caracterizava sua personalidade na série.
A comunidade armênia em São Paulo é uma das maiores comunidades armênias da América Latina. Ela se estabeleceu principalmente no bairro do Bom Retiro, na região central da cidade. Ao longo das décadas, os armênios em São Paulo construíram igrejas, escolas e instituições culturais que mantiveram viva sua herança cultural e religiosa.
Essa comunidade tem desempenhado um papel significativo na diversidade cultural de São Paulo e é um exemplo de como a cidade abriga diversas culturas e grupos étnicos.
Hoje em dia, quase não existem imigrantes armênios no Brasil. Os que tem algum sobrenome armênio, já são da terceira geração que nascida no Brasil e em nada tem a ver com a cultura armênia. Sei disso porque vivo na Europa e sei que os Armênios imigram em massa para a Europa Ocidental desde os anos 90 pelo menos, países americanos como EUA e Brasil, já deixaram de ser opção viável pra eles há muito tempo.
Corretíssimo em tudo o que falou e mostrou, um espetáculo nas explicações, assim podemos pensar que pode ser diferente e melhor. Parabéns, Raul Juste Lores.
PERFEIÇÃO é o NOME desse video!!!
Ótima e Acertiva Reflexão !!!
Obrigado Cidade nas Alturas, Raul, por mostrar a realidade e contribuir com o debate.
Fico feliz em ver meu ap aqui no canal. Show.
Parabéns pelo trabalho!
Que explicação excelente! O país precisa urgentemente pensar nas pessoas.
Poderia fazer um video sobre o que fez Rio de Janeiro com o elevado que ficava na praca xv, agora eh uma area muito legal, que anos atras era ruim pra circular, feia e perigrosa.
Boa e oportuna lembrança! Falta, agora, tunelar para outra dimensão o Elevado Paulo de Frontin. Abraço, parabéns pela lembrança!
CARA VC DEVERIA SER O PREFEITO DESSA CIDADE!!!! MEU DEUS!
SÃO PAULO PODE SER A MELHOR CIDADE DO MUNDO!
Vamos fazer campanha?
Acho o mesmo!
@@zaziaranhacorreadacosta2031 GOVERNA RAUL!
sempre achei isso
Não adianta nada porque toda decisão é tomada após infinitos chiliques com outras pessoas (malevolentes), distribuição de favores e várias decisões absurdas para conseguir o apoio desses FDPs, então não importa em quem você vote sempre será a mesma coisa.
Caro Raul, suas observações urbanísticas são muito peculiares, eu por ser jornalista e arquiteto me rendo ao seu bom senso e propor a eliminação da Minhoquinha !!! Parabéns pela iniciativa...
Essa alfinetada do final !!!! Que delícia foi ouvir isso.
Parabéns ao canal. Chega de priorizar o automóvel. Cidades humanas!
Carros pagam impostos... não seja tolo...
As provocações são as melhores! Muito boa perspectiva da cidade, tomara que essas idéias ganhem palco e se transforme em algum dia, atos públicos.
A casa vídeo uma aula! Não tenho palavras para agradecer a qualidade e o imenso poder transformados desses vídeos! Parabéns e obrigado!
Muitooo obrigado!!! Nosso bairro agradece 👏👏👏
Não conhecia a história, ótimo vídeo
Muito obrigado! Se puder, manda pros amigos, por favor! 🙏
Ótimo comunicador, excelente!
A nove de julho entre a praça da bandeira e o túnel é tenebrosa, mesmo com uma quantidade enorme de apartamentos não tem quase nada de comércio, precisa ter coragem para andar a noite, por incrível que pareça essa praça embaixo do minhoquinha é a melhor parte desse trecho da avenida.
Sua crítica é fabulosa. E vale para as outras grandes cidades brasileiras.
Aprendendo muito, obrigado
ótimo vídeo, enragçado pois eu vi voces gravando esse video na segunda feira hahaha, até que saiu muito rapido, sigo sendo mto fã
Hehehe demais!!
Esse viaduto não pode ser demolido jamais. Para quem depende de ônibus coletivo, ele facilita bastante. Principalmente a ligação entre o terminal bandeira, com a zona sul da cidade e outras demais regiôes. São paulo a gotham city brasileira.
A ideia de demolir este viaduto só pode partir de quem caiu de paraquedas em São Paulo.
Quem vai andar de bicicleta no local? Só super atletas.
Este viaduto foi feito para desafogar o trânsito de ônibus na Nove de Julho da Praça das Bandeiras até o túnel.
Na metade da década de 60 os ônibus perdiam de 10 a 20 minutos para ir do Anhangabaú até o Túnel e vice versa. Os gargalos eram os semáforos do início da 9 de Julho, Praça 14 bis e ponto de ônibus na boca do túnel.
Hoje o viaduto faz parte do corredor de ônibus, quem como eu que andava de ônibus nas décadas de 60 e 70 não imagina a demolição do viaduto.
Quem fez esse viaduto, Maluf?
Hoje moro em Portugal e Suíça mas este viaduto marcou muito a minha vida.
Quando pequeno, morei nas proximidades da oscar freire e depois fui para zona sul
Minha mae nos levava as consultas no hospital la perto, por isso apanhavamos onibus em cima do viaduto nos anos 90, aqueles onibus cor de caixa de remédio com a faixa vermelha.
Nossa minha infancia foi frequentado muito este local.
Excelente reportagem obrigado ❤👊🏻
Da uma olhada no projeto ViaViva aquí en Buenos Aires, no bairro Belgrano: e sobre o aproveitamento de um minhoquinha com comercios e restaurantes ao longo de uma parte dele. Foi tanto o sucesso que vão extender ele por mais kilómetros. E uma iniciativa privada, más a prefeitura acompanha com reformas nas calçadas, plantinhas etc
Raul, o visionário de Sampa!
Perfeito vídeo! Sou de Goiás e tive o prazer de conhecer o Ed. Rio Vermelho! Valeu pelo o conteudo Raul!
O Rio de Janeiro sabe como e bom qdo um mostrando é demolido e uma nova área surge
Como sempre, Raul sempre lúcido
Continue esse ótimo trabalho! Precisamos de mais pessoas como você no TH-cam!
@saopaulonasalturas, Raul, gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre aquele plano que a gestão Kassab tinha de enterrar a via férrea entre Barra Funda e Luz, e talvez por cima, criar-se uma avenida que seria uma alternativa ao Minhocão, abrindo possibilidade para seu respectivo desmonte....
Primeiro comentário relevante por aqui. A ideia é essa, tem de haver alternativa, senão fica como está... Provocação brilhante, inclusive para o autor do vídeo
Raul, seu trabalho é incrível!!!
Como disse um cara aqui embaixo, isso é jornalismo raiz. Fazia tempo que não via algo assim. Muito bom.
Super necessários seus videos!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelente vídeo!
São Paulo consegue surpreender na incompetência urbana.
Não dá pra chamar de incompetência, pro propósito que foram criados (enriquecer construtoras, montadoras, alguns políticos e militares) esses elevados foram um sucesso
Perfeito.
Meu querido, queria você apenas como meu arquiteto no meu apartamento!
Brilhante colocação que fez sobre a Avenida 9 de Julho!
Ela merece mais!
Excelente canal, maravilhoso vídeo. E terminar com o Kyrie foi muito rico. Abraços e sucesso.
Apoio totalmente
Seu canal é incrível.. muito sucesso 👏👏👏👏🙏
Morei na Rua Rocha quando me mudei para SP. Andei muito a pé nesta região. Uma vez passei no meio de um tiroteio e me joguei atrás de um vaso de concreto. Este viaduto é um horror para toda região.
Muito bom!
Queria um Brasília nas alturas ❤
Raul. parabens pelo video pelo canal e pela coragem de apresentar os erros do
poder público em sp.
esse é um dos melhores canais do TH-cam.
abraço!
Muito obrigado, Marcos, de verdade! Se puder, manda o vídeo nos grupos da família no WhatsApp, ajuda muito! 🙏
Parabens, otima proposta...demolicao imediata do viaduto.
Obrigado
Eu nasci aí, no Bixiga, bem aí, na Rua Manoel Dutra, na época que a praça ainda era praça, e ainda existia o avião, e tb tinha um playground para as crianças. Felizmente tenho fotos dessa época, mas que nada lembram o estado atual.
Como sempre, assertivo e coerente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns pelo excelente vídeo. Concordo e muito. Carro já era. São Paulo precisa avançar para o futuro, com bicicletas, a volta dos patinetes, mas principalmente com calçadas. Seria legal fazer um vídeo sobre esse tema. Não há calçadas em São Paulo.
Excelente
Ótimo conteúdo.
Sou a favor de praças ou seja "arborizar" São Paulo. Ms tenho medo pois não é só fazer uma bela "praça" mais importante é ZELAR!!! Medo repente de encher de usuários, pessoas sem noção com Cx de som, mendigos, marginais!!! Realmente sei lá... 😢
Preocupação totalmente valida!
Muito bom, adoro seu canal e sempre que vou a Sampa e ando por aí lembro dos seus vídeos😊 Parabéns
Raul, sempre grandes verdades
Muito bom! Minhoquinha na chon!
Ótimo trabalho
Raul. Parabéns por trazer a questão dos "takings" (compensação por desvalorização) para o grande público!!!
Na Chon kkkk adorei
Maravilha, Raul. Mais um vídeo incrível. Era morador dessa região e é um absurdo esse ponto...
Excelente video Raul, apenas uma breve correção: os ativistas querem sim o metrô aí, mas querem que seja respeitada a história do local, que era um Quilombo, eles inclusive sugerem em petição que o nome da estação seja: 14 bis - Quilombo Saracura
Kkkkkk
Graça aos ativistas hoje temos o parque augusta.
Tem palestra sobre o assunto no sesc centro de pesquisa sobre o quilombo e o lavapés.
Cruz estes ativistas não tem e oque fazer.
@@Alexandre.10 verdade, quem tem o que fazer é vc rsrsrs
Ótimo conteúdo. Continue o bom trabalho.
Valeu!
Eu morava aí nos anos que antecederam a construção do minhoquinha, eu e meus irmãos brincávamos no parque que havia, me lembro da inauguração do minhoquinha, houve um desfile de banda uniformizada sobre o viaduto,
A praça precisa ser refeita. E os milhares de imóveis ali merecem viver sem barulho, fumaça e carros passando pela janela da sala.
Esse cara é foda demais!
Excelente vídeo! Só quem convive na area sabe o perigo e a tristeza que fica na região do viaduto.
Parabéns, mais um excelente vídeo. Que tristeza ver como insistimos em manter um receituário urbanístico que já está sendo abandonado pelo resto do mundo a muito tempo.
Bastante sensato.