1 - É ineficiente. Só no Brasil existem 80 milhões de pessoas na informalidade, as quais poderiam exercer suas capacidades e, por conseguinte, contribuir para a sociedade. Porém elas são excluídas do mercado. As empresas prevalecem por conta do Capital e não pela qualidade dos serviços/produtos. Não há investimento no longo prazo por parte do mundo corporativo, isto é deixado para o Estado, que no fim das contas é sustentado pelo povo. Deste modo, as pessoas são levadas a se especializarem não nas áreas com que têm mais afinidade, mas naquelas em que há maior retorno pecuniário. 5:46 2 - Não favorece o risco. A maior parte dos que arriscam têm pouco a perder. As Sociedades Anônimas surgiram para diminuir os vínculos e para facilitar a alocação de capitais sem que os acionistas se prendam a empresas e produtos específicos. 13:19 3 - Nega as diferenças. Deixa tudo uniforme no pior sentido do termo. É um sistema que não respeita a riqueza das diferenças. 17:50 4 - Ausência de liberdade Regime onde há ilusão de liberdade. Formalmente se pode fazer tudo, mas há que se ter condições (Capital) para fazer. Msm q se tenha grande conhecimento, seu conhecimento será usado por uma pessoa. Há falta de percepção dos limites colocados. No fim todos ficam frustrados. 20:20 5 - Anti-meritocrático. Quem acumula as riquezas não foi quem teve a ideia. Sem garantias para as massas. 23:35 6 - Todo avanço gera retrocesso. O medo fica generalizado com as mudanças. 26:50 7 - Fragmenta o conhecimento. Cria-se grande dificuldade para a difusão de informações 29:00 8 - Não estimula o conhecimento. Pois a formação é cara e as empresas preferem trabalhadores menos qualificados. 31:55 9 - É irracional. Só pode regular o valor pela livre concorrência, mas gera monopólios. Precisa do Estado, mas o demoniza quando preciso. 34:02 10 - Produz internamente suas próprias crises. As riquezas não são geridas por quem as produz, mas sim por quem as detêm. Mais tecnologia leva a mais desemprego e mais dificuldade em adquirir bens e serviços. 38:20 Vídeo muito necessário, Gustavo. Elenquei os tópicos em ordem cronológica e fiz uma síntese de cada um. Se haver alguma distorção das ideias devido ao resumo ou por causa de algum erro me avisem. Paz🤘😎✌️!
Eu estudo há uma tempo a teoria marxista e toda sua crítica ao capitalismo, trabalho meio período numa empresa de supermercados como embalador, e todo dia aprendo algo novo sobre como funciona a lógica capitalista, e é exatamente como ocorre na empresa, principalmente quando se trata do termo do fetichismo que é um conceito recente mas que eu reflito muito quando estou la, não sinto que lá eu posso expressar todos meus atributos, infelizmente eu não tenho muita alternativa, mas espero poder conseguir seguir meu sonho de ser professor
Siga em frente, parceiro! A vida só vale a pena se a gente lutar contra esse sistema que quer enquadrar a gente numa função em função do capital. Infelizmente, a gente é obrigado em vários momentos a fazer o jogo do sistema pra sobreviver, mas passo a passo você conseguirá construir uma trajetória digna que corresponda aos seus desejos e sua capacidade.
@@SoundandVision3 sim, tenho consciência que posso seguir esse rumo, mas nada é certo no mundo capitalista, então nos resta sempre ter uma carta na manga, por enquanto eu posso focar na minha formação
@@lucasfeitoza6814 infelizmente n tem como viver no capitalismo sem ser de forma capitalista Mas a saída é continuarmos sobrevivendo e nos organizamos!
Consciência de classe é algo lindo, mas triste ao mesmo tempo em que você quebra a bolha imposta pela burguesia de que ascensão social é possível e que meritocracia existe...
O problema não é convencer as pessoas que o capitalismo deu errado. São poucos os que se prestam a uma defesa entusiástica dessa forma de sociedade. O problema é convencer as pessoas que outra realidade é possível.
@@l4ne577 Não de forma absoluta. As revoluções foram feitas por 10% delas o resto foi a reboque diante de uma forma consciente de se entender como classe e seu papel nesse processo.
Sobre o "fragmentar o conhecimento" acho que tem um exemplo legal que eu sempre uso. De fato foram os irmãos Wright que invertaram o primeiro avião dentro do conceito do que é um avião: manobravel nos três eixos. Mas o conhecimento que eles produziram foi praticamente irrelevante para o desenvolvimento da aviação. Acontece que os Wright patenteavam cada parafuso do projeto para tornarem o invento deles lucrativo. Por outro lado o Demoiselle do Santos Dumont foi a maior contribuição para o desenvolvimento da aviação, pois ele deixava o seu projeto aberto, livre de patentes. Isso foi o que impulsionou muito novos projetos a partir do invento de Dumont.
E se não me engano, quando estourou Primeira Guerra, o governo estadunidense teve q violar tds essas patentes pq era um empecilho no desenvolvimento das aeronaves, já q retardadava o progresso tecnológico e os EUA não queriam ficar pra trás na batalha
Perfeito Gustavo. Vou guardar esse video e os "10 mandamentos" para sempre. Vou imprimir, plastificar e levar sempre junto, de tanto que gostei do 10 motivos. Parabéns. Bora compartilhar.
Incrível como o Gustavo consegue explicar de forma tão clara conteúdos densos e específicos, como é o caso do curso do Capital. Parabéns, amigo! E obrigado.
Excelente Gustavo! Seria ótimo se vc fizesse um vídeo repassando cada motivo exposto nesse vídeo mas explicando como esse problema não existiria no Marxismo. Muito bom
Esse trabalho de combater esses mitos e lendas do keynesianismo, liberalismo e ancapismo e da esquerda reformista é essencial pra classe trabalhadora se apropriar do conhecimento que precisa pra superar o capitalismo.
Duas semanas sem vir aqui no canal. Uma semana angustiante aqui em casa, com os picos de energia e a queima de geladeira e TV. Estresse e atordoamento nesse mar de obsolescência programada misturada com a inoperância e o amadorismo de nossos gestores locais. Ainda bem que o PC não queimou, pois cá estou eu acalmando os ânimos e entendendo as raízes de minha angústia. Obrigado Gustavo, de coração!!!!
Gustavo, vou fazer um relato, que não sei se interessa, só porque deu vontade e porque gosto de interagir neste canal querido. Ontem li, como epígrafe de um texto, uma frase pixada num muro do Chile em 2015, e lembrei de vir aqui agradecer. Quando era mais jovem tive um colapso depressivo e desde então, já há dez anos, tenho feito terapia durante alguns períodos, o que realmente fez uma grande diferença positiva para mim e me ajudou a desembaraçar muitos fios. No entanto, numa questão a terapia pouco conseguia me ajudar, e nos últimos tempos me assombrava o fantasma da depressão. Era a questão profissional: sempre quis ser artista, não pude e hoje sou professora do ensino básico na rede pública. Amo dar aula, fiz minha graduação com esse objetivo em mente desde o princípio, mas, dada a minha vontade e minhas inclinações para as artes, além de todo o contexto das escolas confrontado com meus ideiais, acho que dá para imaginar com quais questões eu tenho lidado. Então, buscando mais informações sobre Marx e marxismo, vim parar no seu canal, e descobri que, como dizia o pixo chileno, "não era depressão (o que me assombrava nos últimos meses), era capitalismo". O que significa que devo uma grande diminuição das minhas culpas e frustrações pessoais em relação à questão profissional a este canal. Obrigada colega, um dos melhores professores que já tive (e olha que fora os anos de graduação e mestrado, ainda conheci, tranquilamente, uma centena de professores neste youtube). Que vc não desanime ❤
Muito bom Gustavo! Vou divulgar com certeza. Primeiro vídeo que tem tanto comentário que não dou conta de ler tudo. Tomara que seja reflexo dessa divulgação. Tamo junto!
O melhor vídeo do canal até agora. Acredito que o sistema vai se esgotar, pelas razões apontadas pelo Gustavo entre outras. O que fazer até lá pra minimizar os danos sociais e garantir condições de sobrevivência à população?
O capitalismo não é um sistema engessado, por essa razão, aqueles que apostam na sua derrocada, já o fazem a mais de 100 anos, e ele segue firme e forte.
@@felaville1049 a que preço, não? 100 anos é pouco perto da história da humanidade. E se a gente considerar que a acumulação de capital se expande nas mãos de poucas famílias e que a concentração de renda pauperiza quase a totalidade da população mundial, podemos afirmar que esse sistema tende a ser superado. Por outro lado, concordo contigo que o capitalismo é forte e tem mecanismos pra se manter por mais tempo. Mas isso depende de um melhor equilíbrio na gestão da riqueza. Não é o que temos observado, sobretudo no Ocidente.
@@marisa316 Ao preço do desenvolvimento, crescimento economico e inclusão, algo que nenhum sistema trouxe antes, na historia da humanidade ,ao considerar que os sistemas anteriores ao capitalismo eram totalmente excludentes, e baseado na escravidão. Não existe nenhuma evidencia que acumulo de riqueza produza pobreza, pode dizer como essa magica acontece? geralmente quem pensa assim, são os que levantam bandeiras contra o sistema, por não entende-lo, e nao são levados a serio, apenas entre seus pares, são marginalizados e colocados de lado na discussão politica, pois não tem muito a oferecer, já que carregam com si, uma base ideológica tola, que não agrega em nada pra a sociedade, apenas serve para a manutenção da sua militância, que é escrava de uma classe politica, que capitaliza em cima dela.
Não tenho o conhecimento que você tem , más percebi conteúdo que tem muito a ver com o que penso. A nossa sociedade vive na ilusão da servidão voluntária.
Eu fico impressionado com a inteligência do Gustavo e as verdades até então não contadas pelos influencers marxistas daqui do TH-cam, por isso considero esse canal o melhor da plataforma, pq de uma vez só ele desmonta toda uma hegemonia do pensamento liberal no TH-cam e ainda nos deixa melhor informado sobre economia.
Gustavo, aprendi muito com suas lives, nada como ouvir quem conhece o assunto em profundidade, ampla e clara, o conhecer mais o marxismo, ajuda a firmar posições mais que necessárias nestes tempos que o capitalismo parece agonizar mas o novo ainda tá se formando nas entranhas das sociedades, uma hora vai irromper ..
Conheci seu canal através de recomendação de uma amiga e estou adorando o conteúdo. É importante apresentar temas tão banalizados com rigor. Fiquei supreso ao saber que você também vem da ciência da computação. Fiz filosofia por alguns anos, desisti, comecei e ainda estou fazendo ciência da computação e há uns anos entrei no mercado de TI. Tenho visto nos seus vídeos marxistas um refúgio pra esse mundo tão utilitarista e torpe de TI. Fico feliz de estar tendo este reencontro com as humanas através da filosofia política marxista.
De tudo que vc fala, está de acordo com a realidade, uma ótima e verídica sobre o momento que vivemos, dentro disso tudo que acho mais impressionante entre amigos e colegas quase todos não acredita nisso, que ouço e vejo é o oprimido defendendo o opressor!
Não existe sistema perfeito. Só os religiosos acreditam num elemento de perfeição e justiça igualitária. Se o marxismo fosse o 'padrão' no mundo e capaz de criar a internet e outras maravilhas modernas, estariam falando mal dele da mesma forma.
@@diversos81 imegine que você é uma mulher que apanha do Marido dia sim dia não. Quando alguém tenta te mostrar que há outra possibilidade, o que vc diz? "Não tem homem perfeito". Sim, Paulo. Você está com medo de ver que há uma outra realidade. Isso foi uma analogia para que você entenda que pensamento como o seu, é pensamento de quem tem medo. Mas o teu medo é de uma possibilidade melhor, ao invés de ter medo da realidade que já te judia.
@@wilianaalmeida Não tenho nada contra o Gustavo eu admiro o trabalho dele apesar de algumas coisas que na minha concepção tem que ser avaliado mas odeio bajulação.
Usufruir dessas propriedades privadas geradas em prol do lucro é realmente um feito extraordinário! Enquanto nós o usamos porque gostamos dos serviços melhores prestados, nós voluntariamente ou involuntariamente enriquecemos aquele que desenvolveu essa rede social cujo o serviço tanto nos agrada! Concordo muito com vc 👌
Muito bom o vídeo! Vou usa-lo junto aos amigos e familiares! Aos defensores inveterados do capitalismo, nem tenho vontade de manifestar, porque pra é gente que não bate bem!
E em espanhol tbm. Seria bem legal se voluntários pudessem ajudar. Estando de férias, eu faria em inglês (é o que eu consigo) pq tô aqui tentando sobreviver...
Os seus vídeos são tão bons que é difícil acrescentar mais alguma coisa. Tenho a impressão de que o capitalismo já criou as condições materiais para uma vida melhor, mas ele mesmo impede o nosso acesso aos bens da civilização contemporânea. Parece que o problema ainda é a propriedade privada dos meios de produção. Produzimos para uma minoria se apropriar das nossas riquezas. Mas de vez em quando o povo sacode o barco (ou o trem, como se diz em Minas), e sou otimista de que uma hora ou outra ele encontre o rumo certo, seja lá o que for isso.
Venho refletindo sobre essas razões faz um tempo. Toda vez que vejo alguém me perguntando "onde o comunismo deu certo?!" para contrapor o "deus capitalismo", morro um pouco por dentro.
Sobre a didática metáfora do Superman no capitalismo, ela me deu um insight pra um poema do Fernando Pessoa q me lembrei. Sempre tive vontade de utilizar esse poema pra fazer pessoas se sentirem identificadas, e logo em seguida, entenderem que essa identificação coletiva remonta à falta de liberdade delas na sociedade do capital. Acho q ele transmite e cabe bem como um desabafo mais atual sobre uma sociedade que alimenta a pretensão de "semideuses". Deixo aqui pra quem quiser. Poema em linha reta "Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo, Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda; Eu, que tenho sido cómico às criadas de hotel, Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes, Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar, Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado, Para fora da possibilidade do soco; Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas, Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo. Toda a gente que eu conheço e que fala comigo Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho, Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida... Quem me dera ouvir de alguém a voz humana Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó príncipes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra? Poderão as mulheres não os terem amado, Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca! E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que tenho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza."
Gustavo, você pretende fazer um vídeo só sobre acumulação primitiva? Eu iria adorar muito saber mais exemplos de casos como a lei do cercamento da Inglaterra. Também queria muito saber sobre pequena burguesia e como é a exploração de donos de pequenas empresas.
Excelente vídeo, Gustavo! Mas eu, por ser ainda leigo, fiquei com a principal dúvida: como seriam resolvidos estes problemas? Peço então, se couber na sua agenda de vídeos, que você faça uma continuação com as mesmas questões, mostrando como o socialismo resolveria cada uma delas. Acho que seria muito construtivo para os menos letrados no assunto, como é o meu caso. Abraço e continue com o bom trabalho! Venceremos!
Esse é o ponto, amigo. O erro do Marxismo e desse vídeo é dizer que existe a solução perfeita para algo imperfeito. O sistema dito inovador e revolucionário Marxista já existe a muito tempo e não tem nada de novo. É muita ingenuidade dizer que o mundo piorou por causa do capitalismo e que o socialismo melhorou tudo. É evidente que se produziu e distribuiu mais riqueza em nações economicamente livres do que em nações totalitárias. A maior prova disso é que a classe pobre dos EUA hoje vive melhor que muitos reis que ainda governam países africanos e se toda a classe pobre americana fundasse um novo país sozinha ela ainda seria a nona maior potência mundial. O que o meu xará Gustavo está criticando neste vídeo é chamado de capitalismo de estado, onde as maiores oligarquias se beneficiam de medidas governamentais orquestradas pelos seus intendentes políticos infiltrados em certos partidos para votar sempre em pautas que beneficiam as empresas a manterem um posto de comando e eliminar a concorrência. As críticas do vídeo são muito contundentes mas não deu nome certo aos bois. O sistema em que o Brasil vive hoje está longe de ser liberal economicamente, está longe de ser um dos países mais fáceis para se empreender, está longe de ser um país de fato capitalista. A verdade é que o Brasil nunca saiu de fato da pobreza porque desde a era dos barões do café e do queijo estamos vivendo sob um sistema oligárquico opressor, onde acreditamos estar em um capitalismo porque bebemos Coca-Cola no cinema, enquanto na realidade, a nossa economia nada tem de liberal. É recheada de impostos que não são devidamente distribuídos de uma forma eficiente. Produzir riqueza no Brasil, seja com o seu trabalho ou o seu negócio, é muito difícil por conta disso. Desculpa dizer isto, mas a realidade é que o socialismo estará sempre fadado ao fracasso pois a tendência da tecnologia é a de descentralização de informação e do dinheiro. A internet já ganhou a guerra das informações a partir do momento em que a verdade se torna uníssona quando vinda de diferentes pontos de vista, se torna quase imutável e é algo que você pode sempre encontrar na palma da sua mão. Além disso se tornou mais acessível ao povo que tem mais acesso a uma informação descentralizada. Recomendo a leitura de 1984 de George Orwell, que é um romance escrito em 1949, prevendo a dominação totalitária por sistemas coletivistas através de guerras e alterando a verdade, ou seja, o passado contido nos livros de história ensinado nas escolas. É fascinante, deveria ser obrigatória nas escolas, se não fossem controladas pelo "grande irmão"(referência ao livro). Rs. O que ele não previu foi a invenção da internet. O mundo mudou pois hoje a cobrança é maior, a informação literalmente vaga na velocidade da luz e o povo exige soluções que tentem acompanhar. Você pode ver que hoje em dia a cobrança para que uma empresa atenda bem seus clientes aumentou e tende a aumentar, assim como a qualidade e o tipo de serviço prestado pela classe operária. A solução do mundo é a liberdade civil, democrática e econômica, SEMPRE. A verdade imutável é que o mundo gerou mais riquezas em nações livres, até mesmo a China aderiu e se beneficiou do sistema de livre mercado. Eu recomendo um brevíssimo vídeo que mostra a produção de riquezas em todos os países simultaneamente com o passar dos eventos históricos descritos. É muito bom, sério! Vou deixar aqui. th-cam.com/video/jbkSRLYSojo/w-d-xo.html&ab_channel=BBC
Porra Gustavo esse teu vídeo ficou incrível, mas é muito difícil fazer uma pessoa que sofreu lavagem cerebral completa ver um vídeo de 44 minutos contra o capitalismo. Acredite em mim, eu tentei com metade da família. Fica aí a sugestão pra no futuro fazer uma versão corrida, tipo um "3 motivos" em 10 minutinhos, hahaha. Daí dava pra linkar pra esse pra quem quiser se aprofundar um pouco. Uma coisa que esse vídeo é muito bom, é pra dar argumentos pra quem quer conversar com essa gente cara a cara, mas não é todo mundo que tem retórica pra fazer isso. Valeu, cara, força aí que esse canal vai longe.
e ai voce vai sofre outra lavagem celebral no socialismo quando voce estive fazendo um trabalho muito mais dificil e arriscado e receber a mesma coisa que outra pessoa que nao trabalha tanto e nem se arrisca , por a economia planificada so iguala a divisao de bens mas o trabalho é impossivel , existem trabalhos diferentes e nao tem como iguala isso na parte da produçao , sem conta que voce so viveria com o necessário , ta achando que no socialismo vai produzir celular carro roupas de marcas e accessorios , fica ai achando , tu vai se fuder mais do que o no capitalismo , onde tu pode estuda e passa pra um emprego melhor e tem uma vida boa , no socialismo nao importa o que voce é ou que voce faz , ou o quando voce se esforce , voce ganha a mesma coisa que qualquer um seu otario .
Esse vídeo traz tantos argumentos que merecia virar um livro. Já assisti umas dez vezes e cada vez me impressiono com o senso crítico sobre as grandes verdades que nos tem sido impostas pela imprensa.
A burguesia na sua ascensão questionou toda a normalidade do mundo feudal, enquanto realizava novas formas de gerar a riqueza com possibilidades dadas no interior daquele mesmo mundo feudal. É necessário mostrar as possibilidades já dadas nesse mundo do capital, acúmulo e mérito dos trabalhadores, para sua superação .. Esse vídeo contribui nesse sentido!
"Você é livre para ser o que você nunca vai ser" KKKKKKK. Essa foi genial! Sobre essa questão da ilusão de liberdade: o indivíduo que está preso é livre para fugir, em teoria. não quer dizer que as condições materiais o irão permitir. Nascemos quase todos nessa jaula invisível, que é camuflada pela retórica liberal. É realmente incrível quão grande é o poder de persuasão do discurso que pretendemos combater. Mas os seus vídeos ajudam a desvelar essa verdade incoveniente, meu caro colega da UFMG (cujas mentes brilhantes são fartas). Um abraço de um companheiro da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Estaremos juntos!
Saudações socialistas. Muito importante esse vídeo. Tua didática e retórica são muito boas e certamente esse conteúdo vai circular de forma positiva e vai dar munição para a disputa de ideias Mais um daqueles vídeos que ficam sem a intervenção psicodélica libertarianista. Forte abraço
Vídeo muito bom, vai além do senso comum, pé no chão e serve para além da bolha. Material ótimo para qualquer anti capitalista se munir para a disputa ideológica.
Legal! Também sou da área da computação e acho emblemático o mal estar que o capitalismo tem causado nessa área, com imenso desperdício e desenvolvimento de tecnologias desnecessárias ou desvirtuadas só para servir à multiplicação de capital e não ao interesse coletivo.
Gustavo uma pergunta. Você citou muitas características atribuindo elas ao capitalismo. Mas, estas características não existiam nos sistemas anteriores? Não seriam variáveis comuns do cotidiano do trabalho ao longo da história da humanidade?
Oi Gustavo, excelente vídeo (assim como tantos outros vídeos do canal). Aproveitando o tema deste, queria fazer uma sugestão de pauta. Há alguns meses, o Eduardo Moreira elaborou o Finapop para os pequenos agricultores do MST. Não caio no papo de que ele seja um "banqueiro do bem", rs mas até agora não encotrei uma crítica marxista sobre essa questão do crédito em uma luta popular (pra mim, me soa como um abandono da luta revolucionária em prol de uma adaptação a um "capitalismo sustentável"). O que você pensa sobre isso? Não sei se tem outras iniciativas semelhantes ao Finapop, mas sinceramente é bem possível que exista, futuramente. Abraço e agradeço pelo excelente trabalho.
Errado para a vida de quem necessita trabalhar, mas para a finalidade de valorizar o capital, esse sistema é o único possível, neste sentido ele deu certo, mesmo que para isso faça da vida nesta sociedade uma constante loucura.
Já ouviu falar do Elias Jabour? Segundo ele a China é um exemplo de superação constante dos problemas intrínsecos do capitalismo. Queria ver um debate franco entre vocês dois
A China só começou a sair da pobreza total depois q abril o comercio com outros paises, antes disso ela estava quebrada, os fazendeiros q produziam pro estado faliam, o estado inflacionava os preços pra tentar suprir a falta de alimento, a população não tinha dinheiro pra se alimentar, as pessoas se matavam por um pedaço de pão, VC ter um pedaço de carne já era sinônimo de riqueza, eles tinham q matar os próprios animais de estimação para não morrerem de fome
Sou anarquista, libertário, ancap, como queira chamar. Sou economistas e contador de formação. Gostaria de parabenizar vc pela argumentação, apesar de não concordar, vc foi o único que vi até agora de orientação marxista aqui no TH-cam que, aparentemente, foi honesto em suas colocações. Gosto muito de entender outros pontos de vista. Estou inscrito no seu canal e vou ver o que tem a dizer. Se me permite, farei uma crítica construtiva quanto à forma: se quer um alcance para suas ideias, faça como o canal ancap Visão Libertária. Use imagens, vídeos, exemplos práticos. Esse tecnicismo é interessante pra quem tem algum interesse no tema. Esse tipo de vídeo "falar para a câmera" é um pouco pesado e em algum momento se perde a atenção, principalmente em vídeos longos. Quer alcançar relevância, invista em edição de vídeo. Busque colaboradores. Abraços e sucesso com o canal.
Brilhante exposição, Gustavo. O nosso desafio é sistematizar uma metodologia didática para que o quadro dantesco em que nos encontramos seja realmente assimilado pela massa da população. O capitalismo controla corações e mentes implacavelmente. Uma nova Pedagogia do Oprimido Capitalista é mais que urgente.
Eu não sei qual a sua orientação concernente ao consumo, mas a nossa sociedade do hiperconsumo tem gerado um incrível "império do efêmero", sempre mais do mesmo, essas indústrias culturais não tem outra função a não ser vender fantasias reificadas para capturar desejos para indivíduos em seus regimes de prazeres privados, atomizados e políticamente desenganados.
1 - É ineficiente.
Só no Brasil existem 80 milhões de pessoas na informalidade, as quais poderiam exercer suas capacidades e, por conseguinte, contribuir para a sociedade. Porém elas são excluídas do mercado. As empresas prevalecem por conta do Capital e não pela qualidade dos serviços/produtos. Não há investimento no longo prazo por parte do mundo corporativo, isto é deixado para o Estado, que no fim das contas é sustentado pelo povo. Deste modo, as pessoas são levadas a se especializarem não nas áreas com que têm mais afinidade, mas naquelas em que há maior retorno pecuniário. 5:46
2 - Não favorece o risco.
A maior parte dos que arriscam têm pouco a perder. As Sociedades Anônimas surgiram para diminuir os vínculos e para facilitar a alocação de capitais sem que os acionistas se prendam a empresas e produtos específicos. 13:19
3 - Nega as diferenças.
Deixa tudo uniforme no pior sentido do termo. É um sistema que não respeita a riqueza das diferenças. 17:50
4 - Ausência de liberdade
Regime onde há ilusão de liberdade. Formalmente se pode fazer tudo, mas há que se ter condições (Capital) para fazer. Msm q se tenha grande conhecimento, seu conhecimento será usado por uma pessoa. Há falta de percepção dos limites colocados. No fim todos ficam frustrados. 20:20
5 - Anti-meritocrático.
Quem acumula as riquezas não foi quem teve a ideia. Sem garantias para as massas. 23:35
6 - Todo avanço gera retrocesso.
O medo fica generalizado com as mudanças. 26:50
7 - Fragmenta o conhecimento.
Cria-se grande dificuldade para a difusão de informações 29:00
8 - Não estimula o conhecimento.
Pois a formação é cara e as empresas preferem trabalhadores menos qualificados. 31:55
9 - É irracional.
Só pode regular o valor pela livre concorrência, mas gera monopólios. Precisa do Estado, mas o demoniza quando preciso. 34:02
10 - Produz internamente suas próprias crises.
As riquezas não são geridas por quem as produz, mas sim por quem as detêm. Mais tecnologia leva a mais desemprego e mais dificuldade em adquirir bens e serviços. 38:20
Vídeo muito necessário, Gustavo. Elenquei os tópicos em ordem cronológica e fiz uma síntese de cada um. Se haver alguma distorção das ideias devido ao resumo ou por causa de algum erro me avisem. Paz🤘😎✌️!
Muito útil, obrigado!
Tá aí o comentário que deveria ser fixado!
Tem que deixar no corretor do WhatsApp para responder os tiozões do zap
Muito bom.
11- Socialismo já igualdade para todos , seremos pobres em estado de mizeria porém iguais
Eu estudo há uma tempo a teoria marxista e toda sua crítica ao capitalismo, trabalho meio período numa empresa de supermercados como embalador, e todo dia aprendo algo novo sobre como funciona a lógica capitalista, e é exatamente como ocorre na empresa, principalmente quando se trata do termo do fetichismo que é um conceito recente mas que eu reflito muito quando estou la, não sinto que lá eu posso expressar todos meus atributos, infelizmente eu não tenho muita alternativa, mas espero poder conseguir seguir meu sonho de ser professor
Siga em frente, parceiro! A vida só vale a pena se a gente lutar contra esse sistema que quer enquadrar a gente numa função em função do capital. Infelizmente, a gente é obrigado em vários momentos a fazer o jogo do sistema pra sobreviver, mas passo a passo você conseguirá construir uma trajetória digna que corresponda aos seus desejos e sua capacidade.
@@SoundandVision3 sim, tenho consciência que posso seguir esse rumo, mas nada é certo no mundo capitalista, então nos resta sempre ter uma carta na manga, por enquanto eu posso focar na minha formação
Continue jovem!
@@lucasfeitoza6814 infelizmente n tem como viver no capitalismo sem ser de forma capitalista
Mas a saída é continuarmos sobrevivendo e nos organizamos!
Consciência de classe é algo lindo, mas triste ao mesmo tempo em que você quebra a bolha imposta pela burguesia de que ascensão social é possível e que meritocracia existe...
O problema não é convencer as pessoas que o capitalismo deu errado. São poucos os que se prestam a uma defesa entusiástica dessa forma de sociedade. O problema é convencer as pessoas que outra realidade é possível.
Exato
Pro socialismo dar certo 100% da população tem que concordar com o socialismo. Porém é impossível rsrs
@@l4ne577 Não de forma absoluta. As revoluções foram feitas por 10% delas o resto foi a reboque diante de uma forma consciente de se entender como classe e seu papel nesse processo.
@@l4ne577 A questão na história nunca foi de concordar ou discordar. Quando foi que você concordou em viver em uma sociedade capitalista?
@@MacacoArrogante várias pessoas não concordam e tão tentando destruir ele. aconteceria a mesma coisa no socialismo
Sobre o "fragmentar o conhecimento" acho que tem um exemplo legal que eu sempre uso.
De fato foram os irmãos Wright que invertaram o primeiro avião dentro do conceito do que é um avião: manobravel nos três eixos. Mas o conhecimento que eles produziram foi praticamente irrelevante para o desenvolvimento da aviação. Acontece que os Wright patenteavam cada parafuso do projeto para tornarem o invento deles lucrativo.
Por outro lado o Demoiselle do Santos Dumont foi a maior contribuição para o desenvolvimento da aviação, pois ele deixava o seu projeto aberto, livre de patentes. Isso foi o que impulsionou muito novos projetos a partir do invento de Dumont.
Oh, não sabia disso
Quem deu certo foi a União Soviética. ...HAHAHAHAHA. ...comunista adora contar piadas...HAHAHAHAHA. ...
E se não me engano, quando estourou Primeira Guerra, o governo estadunidense teve q violar tds essas patentes pq era um empecilho no desenvolvimento das aeronaves, já q retardadava o progresso tecnológico e os EUA não queriam ficar pra trás na batalha
O lance de propriedade intelectual é complicado.
Esse vídeo não merece ser apenas visto, mas estudado. Parabéns Gustavo.
🤣
Perfeito Gustavo.
Vou guardar esse video e os "10 mandamentos" para sempre.
Vou imprimir, plastificar e levar sempre junto, de tanto que gostei do 10 motivos.
Parabéns. Bora compartilhar.
Incrível como o Gustavo consegue explicar de forma tão clara conteúdos densos e específicos, como é o caso do curso do Capital. Parabéns, amigo! E obrigado.
Abordagem imprescindível para entender as contradições do capital. Vai ajudar em minhas aulas de geografia. Obrigado Gustavo!!!
Excelente Gustavo!
Seria ótimo se vc fizesse um vídeo repassando cada motivo exposto nesse vídeo mas explicando como esse problema não existiria no Marxismo.
Muito bom
Esse trabalho de combater esses mitos e lendas do keynesianismo, liberalismo e ancapismo e da esquerda reformista é essencial pra classe trabalhadora se apropriar do conhecimento que precisa pra superar o capitalismo.
Não tem como ser anticapitalista sozinho
Verdade...
Países mais livres economicamente:
Hong Kong: IDH 0,910.
Singapura: IDH 0,912.
Austrália: IDH 0,935.
Nova Zelândia: IDH 0,913.
Suíça: IDH 0,930.
Canadá: IDH 0,913.
Chile: IDH 0,832.
Maurícia: IDH 0,804.
Dinamarca: IDH 0,932.
Estados Unidos: IDH 0,915.
Bora combater o comunismo tbm ent
@@brazilimperio433 Não suficiente para refutar esses caras
@@ebisu_kctao Comunismo consegue ser pior qur capitalismo
Duas semanas sem vir aqui no canal. Uma semana angustiante aqui em casa, com os picos de energia e a queima de geladeira e TV. Estresse e atordoamento nesse mar de obsolescência programada misturada com a inoperância e o amadorismo de nossos gestores locais. Ainda bem que o PC não queimou, pois cá estou eu acalmando os ânimos e entendendo as raízes de minha angústia. Obrigado Gustavo, de coração!!!!
Gustavo, vou fazer um relato, que não sei se interessa, só porque deu vontade e porque gosto de interagir neste canal querido.
Ontem li, como epígrafe de um texto, uma frase pixada num muro do Chile em 2015, e lembrei de vir aqui agradecer.
Quando era mais jovem tive um colapso depressivo e desde então, já há dez anos, tenho feito terapia durante alguns períodos, o que realmente fez uma grande diferença positiva para mim e me ajudou a desembaraçar muitos fios.
No entanto, numa questão a terapia pouco conseguia me ajudar, e nos últimos tempos me assombrava o fantasma da depressão. Era a questão profissional: sempre quis ser artista, não pude e hoje sou professora do ensino básico na rede pública. Amo dar aula, fiz minha graduação com esse objetivo em mente desde o princípio, mas, dada a minha vontade e minhas inclinações para as artes, além de todo o contexto das escolas confrontado com meus ideiais, acho que dá para imaginar com quais questões eu tenho lidado.
Então, buscando mais informações sobre Marx e marxismo, vim parar no seu canal, e descobri que, como dizia o pixo chileno, "não era depressão (o que me assombrava nos últimos meses), era capitalismo".
O que significa que devo uma grande diminuição das minhas culpas e frustrações pessoais em relação à questão profissional a este canal.
Obrigada colega, um dos melhores professores que já tive (e olha que fora os anos de graduação e mestrado, ainda conheci, tranquilamente, uma centena de professores neste youtube). Que vc não desanime ❤
Muito bom Gustavo! Vou divulgar com certeza. Primeiro vídeo que tem tanto comentário que não dou conta de ler tudo. Tomara que seja reflexo dessa divulgação. Tamo junto!
O melhor vídeo do canal até agora.
Acredito que o sistema vai se esgotar, pelas razões apontadas pelo Gustavo entre outras.
O que fazer até lá pra minimizar os danos sociais e garantir condições de sobrevivência à população?
Melhor vídeo do canal é o do fetichismo da mercadoria. Pouco assistido, mas central no pensamento de Marx, não é atoa que tá no capítulo 1..
O capitalismo não é um sistema engessado, por essa razão, aqueles que apostam na sua derrocada, já o fazem a mais de 100 anos, e ele segue firme e forte.
@@felaville1049 a que preço, não?
100 anos é pouco perto da história da humanidade. E se a gente considerar que a acumulação de capital se expande nas mãos de poucas famílias e que a concentração de renda pauperiza quase a totalidade da população mundial, podemos afirmar que esse sistema tende a ser superado. Por outro lado, concordo contigo que o capitalismo é forte e tem mecanismos pra se manter por mais tempo. Mas isso depende de um melhor equilíbrio na gestão da riqueza. Não é o que temos observado, sobretudo no Ocidente.
@@marisa316 Ao preço do desenvolvimento, crescimento economico e inclusão, algo que nenhum sistema trouxe antes, na historia da humanidade ,ao considerar que os sistemas anteriores ao capitalismo eram totalmente excludentes, e baseado na escravidão. Não existe nenhuma evidencia que acumulo de riqueza produza pobreza, pode dizer como essa magica acontece? geralmente quem pensa assim, são os que levantam bandeiras contra o sistema, por não entende-lo, e nao são levados a serio, apenas entre seus pares, são marginalizados e colocados de lado na discussão politica, pois não tem muito a oferecer, já que carregam com si, uma base ideológica tola, que não agrega em nada pra a sociedade, apenas serve para a manutenção da sua militância, que é escrava de uma classe politica, que capitaliza em cima dela.
@barutaji Excelente comentário!
Não tenho o conhecimento que você tem , más percebi conteúdo que tem muito a ver com o que penso. A nossa sociedade vive na ilusão da servidão voluntária.
Eu fico impressionado com a inteligência do Gustavo e as verdades até então não contadas pelos influencers marxistas daqui do TH-cam, por isso considero esse canal o melhor da plataforma, pq de uma vez só ele desmonta toda uma hegemonia do pensamento liberal no TH-cam e ainda nos deixa melhor informado sobre economia.
Gustavo, aprendi muito com suas lives, nada como ouvir quem conhece o assunto em profundidade, ampla e clara, o conhecer mais o marxismo, ajuda a firmar posições mais que necessárias nestes tempos que o capitalismo parece agonizar mas o novo ainda tá se formando nas entranhas das sociedades, uma hora vai irromper ..
Conheci seu canal através de recomendação de uma amiga e estou adorando o conteúdo. É importante apresentar temas tão banalizados com rigor. Fiquei supreso ao saber que você também vem da ciência da computação. Fiz filosofia por alguns anos, desisti, comecei e ainda estou fazendo ciência da computação e há uns anos entrei no mercado de TI. Tenho visto nos seus vídeos marxistas um refúgio pra esse mundo tão utilitarista e torpe de TI. Fico feliz de estar tendo este reencontro com as humanas através da filosofia política marxista.
De tudo que vc fala, está de acordo com a realidade, uma ótima e verídica sobre o momento que vivemos, dentro disso tudo que acho mais impressionante entre amigos e colegas quase todos não acredita nisso, que ouço e vejo é o oprimido defendendo o opressor!
Quais os argumentos dos oprimidos?
Não existe sistema perfeito. Só os religiosos acreditam num elemento de perfeição e justiça igualitária. Se o marxismo fosse o 'padrão' no mundo e capaz de criar a internet e outras maravilhas modernas, estariam falando mal dele da mesma forma.
@@diversos81 sim ser um mano nunca está satisfeito, o capitalismo de fato tem muito problemas
@@diversos81 tipo vejo tanta miséria e riqueza ao mesmo tempo não dá para ser ter um mundo ideal mais um mundo um pouco melhor da para ser possível.
@@diversos81 imegine que você é uma mulher que apanha do Marido dia sim dia não. Quando alguém tenta te mostrar que há outra possibilidade, o que vc diz? "Não tem homem perfeito". Sim, Paulo. Você está com medo de ver que há uma outra realidade. Isso foi uma analogia para que você entenda que pensamento como o seu, é pensamento de quem tem medo. Mas o teu medo é de uma possibilidade melhor, ao invés de ter medo da realidade que já te judia.
Batendo o cartão do engajamento
Puxa-saco.
@@thima1984 comenta mais
@@thima1984 você mesmo dei engajamento comentando.
@@wilianaalmeida Não tenho nada contra o Gustavo eu admiro o trabalho dele apesar de algumas coisas que na minha concepção tem que ser avaliado mas odeio bajulação.
@@thima1984 então não desbajule mais. Ignore quem você acha que é bajulador, senão é bajulação com sinal invertido.
Coerência argumentativa e didática explicação, ou seja ótima aula ^^
Comentário de engajamento. Siga a luta, camarada. Melhor canal do youtube brasileiro.
Mais de 1 milhão de motivos para dar um grande "like"! E compartilhar, é claro...
Por isso amamos as redes sociais, ali fingimos que somos e que realizamos...
Usufruir dessas propriedades privadas geradas em prol do lucro é realmente um feito extraordinário! Enquanto nós o usamos porque gostamos dos serviços melhores prestados, nós voluntariamente ou involuntariamente enriquecemos aquele que desenvolveu essa rede social cujo o serviço tanto nos agrada! Concordo muito com vc 👌
@@jeffersonbarbosa6157 entao nao usa ue , quer usar as coisas e os serviços dos outros e nao quer quem o criou seja recompensado ?
@@beatsgospelevstworship2816 É pq vc meio que é levado a usar as redes sociais.
Quem deu certo foi a União Soviética. ...HAHAHAHAHA. ...comunista adora contar piadas...HAHAHAHAHA. ...
Muito bom o vídeo! Vou usa-lo junto aos amigos e familiares! Aos defensores inveterados do capitalismo, nem tenho vontade de manifestar, porque pra é gente que não bate bem!
Seria bacana ter legendas em ingles para esse video
E em espanhol tbm. Seria bem legal se voluntários pudessem ajudar. Estando de férias, eu faria em inglês (é o que eu consigo) pq tô aqui tentando sobreviver...
Vou ver se consigo fazer!
Tem as legendas geradas automaticamente pelo youtube.
Os seus vídeos são tão bons que é difícil acrescentar mais alguma coisa. Tenho a impressão de que o capitalismo já criou as condições materiais para uma vida melhor, mas ele mesmo impede o nosso acesso aos bens da civilização contemporânea. Parece que o problema ainda é a propriedade privada dos meios de produção. Produzimos para uma minoria se apropriar das nossas riquezas. Mas de vez em quando o povo sacode o barco (ou o trem, como se diz em Minas), e sou otimista de que uma hora ou outra ele encontre o rumo certo, seja lá o que for isso.
lá vai o like
Baba ovo.
Melhor exposição de capitalismo que vi na vida.
Uma síntese bem interessante!
Capitalismo Ineficiente hqhshqhaaospk
Oq vcs acham de imprimir dinheiro?
@@viniciuskrauspereiracomo assim?!
Venho refletindo sobre essas razões faz um tempo. Toda vez que vejo alguém me perguntando "onde o comunismo deu certo?!" para contrapor o "deus capitalismo", morro um pouco por dentro.
Boa tarde.
Batendo cartão no engajamento.
Oposição democrática sempre!
Obrigado pelo vídeo. 🖖
Sobre a didática metáfora do Superman no capitalismo, ela me deu um insight pra um poema do Fernando Pessoa q me lembrei. Sempre tive vontade de utilizar esse poema pra fazer pessoas se sentirem identificadas, e logo em seguida, entenderem que essa identificação coletiva remonta à falta de liberdade delas na sociedade do capital. Acho q ele transmite e cabe bem como um desabafo mais atual sobre uma sociedade que alimenta a pretensão de "semideuses".
Deixo aqui pra quem quiser.
Poema em linha reta
"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cómico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado,
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?
Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza."
Gustavo, você pretende fazer um vídeo só sobre acumulação primitiva?
Eu iria adorar muito saber mais exemplos de casos como a lei do cercamento da Inglaterra.
Também queria muito saber sobre pequena burguesia e como é a exploração de donos de pequenas empresas.
Show o vídeo Gustavo, repassando pra geral!
Excelente vídeo, Gustavo! Mas eu, por ser ainda leigo, fiquei com a principal dúvida: como seriam resolvidos estes problemas? Peço então, se couber na sua agenda de vídeos, que você faça uma continuação com as mesmas questões, mostrando como o socialismo resolveria cada uma delas. Acho que seria muito construtivo para os menos letrados no assunto, como é o meu caso.
Abraço e continue com o bom trabalho! Venceremos!
Esse é o ponto, amigo.
O erro do Marxismo e desse vídeo é dizer que existe a solução perfeita para algo imperfeito. O sistema dito inovador e revolucionário Marxista já existe a muito tempo e não tem nada de novo. É muita ingenuidade dizer que o mundo piorou por causa do capitalismo e que o socialismo melhorou tudo. É evidente que se produziu e distribuiu mais riqueza em nações economicamente livres do que em nações totalitárias. A maior prova disso é que a classe pobre dos EUA hoje vive melhor que muitos reis que ainda governam países africanos e se toda a classe pobre americana fundasse um novo país sozinha ela ainda seria a nona maior potência mundial.
O que o meu xará Gustavo está criticando neste vídeo é chamado de capitalismo de estado, onde as maiores oligarquias se beneficiam de medidas governamentais orquestradas pelos seus intendentes políticos infiltrados em certos partidos para votar sempre em pautas que beneficiam as empresas a manterem um posto de comando e eliminar a concorrência. As críticas do vídeo são muito contundentes mas não deu nome certo aos bois. O sistema em que o Brasil vive hoje está longe de ser liberal economicamente, está longe de ser um dos países mais fáceis para se empreender, está longe de ser um país de fato capitalista. A verdade é que o Brasil nunca saiu de fato da pobreza porque desde a era dos barões do café e do queijo estamos vivendo sob um sistema oligárquico opressor, onde acreditamos estar em um capitalismo porque bebemos Coca-Cola no cinema, enquanto na realidade, a nossa economia nada tem de liberal. É recheada de impostos que não são devidamente distribuídos de uma forma eficiente. Produzir riqueza no Brasil, seja com o seu trabalho ou o seu negócio, é muito difícil por conta disso.
Desculpa dizer isto, mas a realidade é que o socialismo estará sempre fadado ao fracasso pois a tendência da tecnologia é a de descentralização de informação e do dinheiro. A internet já ganhou a guerra das informações a partir do momento em que a verdade se torna uníssona quando vinda de diferentes pontos de vista, se torna quase imutável e é algo que você pode sempre encontrar na palma da sua mão. Além disso se tornou mais acessível ao povo que tem mais acesso a uma informação descentralizada.
Recomendo a leitura de 1984 de George Orwell, que é um romance escrito em 1949, prevendo a dominação totalitária por sistemas coletivistas através de guerras e alterando a verdade, ou seja, o passado contido nos livros de história ensinado nas escolas. É fascinante, deveria ser obrigatória nas escolas, se não fossem controladas pelo "grande irmão"(referência ao livro). Rs. O que ele não previu foi a invenção da internet.
O mundo mudou pois hoje a cobrança é maior, a informação literalmente vaga na velocidade da luz e o povo exige soluções que tentem acompanhar. Você pode ver que hoje em dia a cobrança para que uma empresa atenda bem seus clientes aumentou e tende a aumentar, assim como a qualidade e o tipo de serviço prestado pela classe operária.
A solução do mundo é a liberdade civil, democrática e econômica, SEMPRE. A verdade imutável é que o mundo gerou mais riquezas em nações livres, até mesmo a China aderiu e se beneficiou do sistema de livre mercado. Eu recomendo um brevíssimo vídeo que mostra a produção de riquezas em todos os países simultaneamente com o passar dos eventos históricos descritos. É muito bom, sério! Vou deixar aqui.
th-cam.com/video/jbkSRLYSojo/w-d-xo.html&ab_channel=BBC
Quem deu certo foi a União Soviética. ...HAHAHAHAHA. ...comunista adora contar piadas...HAHAHAHAHA. ...
Que vídeo esclarecedor. Parabéns pelo ótimo trabalho
Será material de discussão!
Porra Gustavo esse teu vídeo ficou incrível, mas é muito difícil fazer uma pessoa que sofreu lavagem cerebral completa ver um vídeo de 44 minutos contra o capitalismo. Acredite em mim, eu tentei com metade da família.
Fica aí a sugestão pra no futuro fazer uma versão corrida, tipo um "3 motivos" em 10 minutinhos, hahaha. Daí dava pra linkar pra esse pra quem quiser se aprofundar um pouco.
Uma coisa que esse vídeo é muito bom, é pra dar argumentos pra quem quer conversar com essa gente cara a cara, mas não é todo mundo que tem retórica pra fazer isso.
Valeu, cara, força aí que esse canal vai longe.
e ai voce vai sofre outra lavagem celebral no socialismo quando voce estive fazendo um trabalho muito mais dificil e arriscado e receber a mesma coisa que outra pessoa que nao trabalha tanto e nem se arrisca , por a economia planificada so iguala a divisao de bens mas o trabalho é impossivel , existem trabalhos diferentes e nao tem como iguala isso na parte da produçao , sem conta que voce so viveria com o necessário , ta achando que no socialismo vai produzir celular carro roupas de marcas e accessorios , fica ai achando , tu vai se fuder mais do que o no capitalismo , onde tu pode estuda e passa pra um emprego melhor e tem uma vida boa , no socialismo nao importa o que voce é ou que voce faz , ou o quando voce se esforce , voce ganha a mesma coisa que qualquer um seu otario .
Quem deu certo foi a União Soviética. ...HAHAHAHAHA. ...comunista adora contar piadas...HAHAHAHAHA. ...
Muito bom. Grato.
Excelente vídeo!! Gustavo, faz um vídeo específico falando sobre a dívida pública e qual é sua função na reprodução do capital.
Parabens pela produção Gustavo. Constante e de qualidade.
Video excelente camarada! Eu sempre volto nele pra consultar suas explicações. Muito bom mesmo 👏🏻👏🏻
Compartilhando esse vídeo com todo mundo kkkk
Esse vídeo traz tantos argumentos que merecia virar um livro. Já assisti umas dez vezes e cada vez me impressiono com o senso crítico sobre as grandes verdades que nos tem sido impostas pela imprensa.
O mérito que o cara tem é o fato de tão poucos explorarem tantos e tantos não reagirem à essa exploração.
Vídeo super relevante para compreensão dos processos políticos e econômicos da realidade capitalista
Excelente vídeo. Informações importantes para a compreensão da realidade.
Vídeo fantástico!!!!!!! Sem palavras....
A burguesia na sua ascensão questionou toda a normalidade do mundo feudal, enquanto realizava novas formas de gerar a riqueza com possibilidades dadas no interior daquele mesmo mundo feudal. É necessário mostrar as possibilidades já dadas nesse mundo do capital, acúmulo e mérito dos trabalhadores, para sua superação .. Esse vídeo contribui nesse sentido!
"Você é livre para ser o que você nunca vai ser" KKKKKKK. Essa foi genial!
Sobre essa questão da ilusão de liberdade: o indivíduo que está preso é livre para fugir, em teoria. não quer dizer que as condições materiais o irão permitir. Nascemos quase todos nessa jaula invisível, que é camuflada pela retórica liberal. É realmente incrível quão grande é o poder de persuasão do discurso que pretendemos combater.
Mas os seus vídeos ajudam a desvelar essa verdade incoveniente, meu caro colega da UFMG (cujas mentes brilhantes são fartas).
Um abraço de um companheiro da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Estaremos juntos!
Fala, Gustavo! Seria massa se tu colocasse sempre referência de livros na descrição dos vídeos. Valeu!
Parabéns, amigo! estou eu aqui assistindo seus vídeos novamente, e sempre lendo um pouco mais.
adorei a passagem sobre o super-homem
Muito bom. Uma sugestão de tema: as diferenças sobre a primeira e a segunda edição do Livro 1 do "O Capital".
Saudações socialistas.
Muito importante esse vídeo.
Tua didática e retórica são muito boas e certamente esse conteúdo vai circular de forma positiva e vai dar munição para a disputa de ideias
Mais um daqueles vídeos que ficam sem a intervenção psicodélica libertarianista.
Forte abraço
Pô, vídeo perfeito!!! Posta no IGTV do Instagram!! Vai bombar!!!
Muito bom!!! Você está fazendo um trabalho fundamental.
Excelente vídeo. Muito Obrigado, Gustavo. Forte abraço
Video Genial!!! Mandou muito bem!
Sempre ótimo. Gostaria que falasse da China em algum momento para um comparativo , seria interessante.
Comentando pra engajamento!
Ótimo para pensar...compartilhei como resposta no FB. Grato !!!
Exposição
C
R
I
S
T
A
L
I
N
A
Incrível vídeo, Gustavo!
Mais um excelente vídeo! Canal que sigo com muita atenção e como fonte de muitas reflexões. Tou compartilhando, igualmente. Obrigado, Gustavo!
Vídeo muito bom, vai além do senso comum, pé no chão e serve para além da bolha. Material ótimo para qualquer anti capitalista se munir para a disputa ideológica.
Esse manja! 💚💚💚💚💚💚
Muito bom esse canal! Ganhou mais um inscrito!
Seria interessante um vídeo nestes exatos moldes mostrando como um sistema econômico alternativo solucionaria estes problemas =)
E depois q as empresas compram empresas públicas eles precarizam os serviços e os salários dos trabalhadores.
Legal! Também sou da área da computação e acho emblemático o mal estar que o capitalismo tem causado nessa área, com imenso desperdício e desenvolvimento de tecnologias desnecessárias ou desvirtuadas só para servir à multiplicação de capital e não ao interesse coletivo.
Gostei do disco do Yes aí ao fundo, Gustavo. Ótimo gosto musical.
Se o Capitalismo deu errado, quero nem ver o SOCIALISMO 😂😂😂😂
Kkkkk
pq?
@@gabrielfernandes4032 Não sei...
Os dois são ruins e os dois não dão certo.
Por isso prefiro a Anarquia...no estilo de gift economy...ou algo similar a economia baseada em recursos.
@@robertocaetano4945 kkkkkkkkkkkk
O seu canal foi um excelente achado, Gustavo
Gustavo uma pergunta. Você citou muitas características atribuindo elas ao capitalismo. Mas, estas características não existiam nos sistemas anteriores? Não seriam variáveis comuns do cotidiano do trabalho ao longo da história da humanidade?
Boa pergunta
Excelente vídeo Gustavo
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
Muito bom véi, eu sempre perco com os vídeos do cara
Valeu Gustavo.
Otimo vídeo
Eu sempre achei isso mas nunca conseguiria colocar com essas palavras, ótimo vídeo!
Grande gustavo, estimulando o algoritmo como sempre
A maneira como você descreveu o mercado de capitais e as manobras anti risco aceleraram meu coração capitalista 😀😀😀
Oi Gustavo, excelente vídeo (assim como tantos outros vídeos do canal). Aproveitando o tema deste, queria fazer uma sugestão de pauta. Há alguns meses, o Eduardo Moreira elaborou o Finapop para os pequenos agricultores do MST. Não caio no papo de que ele seja um "banqueiro do bem", rs mas até agora não encotrei uma crítica marxista sobre essa questão do crédito em uma luta popular (pra mim, me soa como um abandono da luta revolucionária em prol de uma adaptação a um "capitalismo sustentável"). O que você pensa sobre isso? Não sei se tem outras iniciativas semelhantes ao Finapop, mas sinceramente é bem possível que exista, futuramente. Abraço e agradeço pelo excelente trabalho.
Hmmm vamos averiguar este belíssimo vídeo
Ótimo vídeo!
mais um inscrito! já compartilhei
Errado para a vida de quem necessita trabalhar, mas para a finalidade de valorizar o capital, esse sistema é o único possível, neste sentido ele deu certo, mesmo que para isso faça da vida nesta sociedade uma constante loucura.
Talvez esse seja o único argumento decente a favor do capitalismo, ou de conformismo
Excelente conteúdo e vídeo.
Um vídeo desses bicho!!!❤️👏
Bem didático
@Gustavo Castilhos Egoísta Stirneriano = Based and Redpilled. Ancap = Cringe.
Me rendi ao Anônimo Greg.
@@kadulana4955 HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAH
Gustavo, debate com o Evandro Sinotti, o autor do "Não, Sr. Comuna!" Aceita essa recomendação?
Excelente vídeo! Parabéns
Ótimo vídeo, parabéns!
Qual sistema político você defende? E como a sociedade deve ser regida?
Ele é marxista-tróstykista.
Defende o Socialismo.
Ele é marxista/comunista (como o próprio nome de seu canal sugere). Defende a vertente de Leon Trotsky sobre o pensamento de Marx.
Já ouviu falar do Elias Jabour? Segundo ele a China é um exemplo de superação constante dos problemas intrínsecos do capitalismo. Queria ver um debate franco entre vocês dois
A China só começou a sair da pobreza total depois q abril o comercio com outros paises, antes disso ela estava quebrada, os fazendeiros q produziam pro estado faliam, o estado inflacionava os preços pra tentar suprir a falta de alimento, a população não tinha dinheiro pra se alimentar, as pessoas se matavam por um pedaço de pão, VC ter um pedaço de carne já era sinônimo de riqueza, eles tinham q matar os próprios animais de estimação para não morrerem de fome
@@viniciuskrauspereira falou o especialista em China "Morri mas passo bem" kkkkk
@@felipedw blz cara quer continuar a ser ignorante o problema não é meu
comentário de engajamento
Excelente canal. 👏🏾👏🏾👏🏾
Mto bom.
Sou anarquista, libertário, ancap, como queira chamar. Sou economistas e contador de formação.
Gostaria de parabenizar vc pela argumentação, apesar de não concordar, vc foi o único que vi até agora de orientação marxista aqui no TH-cam que, aparentemente, foi honesto em suas colocações.
Gosto muito de entender outros pontos de vista. Estou inscrito no seu canal e vou ver o que tem a dizer.
Se me permite, farei uma crítica construtiva quanto à forma: se quer um alcance para suas ideias, faça como o canal ancap Visão Libertária. Use imagens, vídeos, exemplos práticos. Esse tecnicismo é interessante pra quem tem algum interesse no tema. Esse tipo de vídeo "falar para a câmera" é um pouco pesado e em algum momento se perde a atenção, principalmente em vídeos longos. Quer alcançar relevância, invista em edição de vídeo. Busque colaboradores.
Abraços e sucesso com o canal.
Quem deu certo foi a União Soviética. ...HAHAHAHAHA. ...comunista adora contar piadas...HAHAHAHAHA. ...
Venceremos
Brilhante exposição, Gustavo. O nosso desafio é sistematizar uma metodologia didática para que o quadro dantesco em que nos encontramos seja realmente assimilado pela massa da população. O capitalismo controla corações e mentes implacavelmente. Uma nova Pedagogia do Oprimido Capitalista é mais que urgente.
Eu não sei qual a sua orientação concernente ao consumo, mas a nossa sociedade do hiperconsumo tem gerado um incrível "império do efêmero", sempre mais do mesmo, essas indústrias culturais não tem outra função a não ser vender fantasias reificadas para capturar desejos para indivíduos em seus regimes de prazeres privados, atomizados e políticamente desenganados.