Nerdologia de história: Império Macedônico. Nerdologia de história: Império do Mali Nerdologia de história: Reino de Gana Nerdologia de história: Reino do Congo Nerdologia de história: O Código de Hamurabi
não todos esse mais Gana e Congo(eu acho) tem no fronteira invisiveis do futbol, que é do podcast do filipe, msm se não gosta de futbol como eu o podcast é mt bom
Desiste campeão,quase nunca eles fazem vídeos com ideias dos inscritos,a grande maioria dos vídeos ocorrem por conta de patrocínio ou de algo muito falado no mês.
Filipe penou tanto pra deixar esse vídeo com 10min que é preciso assistir duas vezes, uma pra se concentrar na narração, e outra pausando pra ler cada texto kkkkkk trabalho excelente, como sempre
@@alexvalverde8819 não me refiro ao Naruto o personagem. Existe uma política muito mais complexa na história quando se refere aos sistema de clãs de mercenários que disputavam pelo poder e batalhavam guerras sangrentas e depois formaram vilas. Além de toda manipulação histórica e o "massacre necessário" dos Uchihas para a paz mundial...
Felipe, sou professor de história e acompanho o Nerdologia e o Xadrez Verbal. Gosto muito do conteúdo que vcs produzem, mas sinto falta, no Nerdologia, de assuntos referentes a história africana. Fica aí uma dica bem sincera e recheada de bons temas. Abraços
Ia comentar isso! hahahaha Sou formado em História também e nesse vídeo aqui não fiquei com vontade de quebrar a tela do meu computador igual outros por aí.
Eu sou inscrito no canal Nostalgia, mais estou a procura de conhecer mais sobres esses temas polêmicos, e que muitos até usam esses termos e não sabem nem o que realmente é, e qual o significado. Gostei e já me inscrevi.
@@BandaRadiante será que realmente não sabem? O próprio criador do conteúdo que você está comentando, como historiador já falou sobre o flerte da política brasileira com o fascismo nos últimos anos. De qualquer modo, bons estudos, amigo.
O Trabalho do Castanhare é muito bem feito, da pra notar que ele se dedica e investe bastante nos conteúdos dele, E eu admiro isso, Mas eu sempre vou preferir consumir um Conteúdo que visa a imparcialidade.
Estava ouvindo os podcasts do Xadrez Verbal e pensei em um nerdologia sobre: Influência do Brasil (cultural, econômica e outros aspectos) nos outros países lusófonos, expressão usada pelo próprio Felipe!
Filipe, estou lendo Boxer, o brasilianista. O livro sobre a igreja militante e a expansão ibérica. Alguns amigos me perguntaram sobre e recomendei aquele filme "Silence", então pensei o quão interessante seria um vídeo sobre o período e as missões religiosas na América, África e Ásia. Abraço!
@@themooca100 a suposta escravização do 'capital' sobre nós é quase uma fantasia, exercemos um poder sobre aquilo que temos muito mais do que com a existência do estado, que tira o resto de poder que nos sobra. vocês que são escravizados pelo estado.
@@felipeguedescampos851 socialismo é o processo intermediário entre a sociedade em que vivemos e o comunismo, segundo a visão marxista. O socialismo segundo a definição marxista é o que ocorreu na URSS, China, Cuba e etc, enquanto o comunismo nunca foi de fato atingido, exceto em alguns exemplos isolados, como a Comuna de Paris
@@felipeguedescampos851 Bem que poderia haver uma ferramenta de pesquisa onde pudéssemos consultar coisas assim por textos ou vídeos. Tomara que um dia inventem algo. Enquanto isso fico aqui na expectativa e estudando em bibliotecas
Em cada tela há um número gigantesco de informações pertinentes. Nos moldes do nerdologia essas informações são perdidas. Agradeço pelas informações. Vou tirar print e criar slides antes de orientar a audiência de meus alunos.
Excelente. Acho que um dos mais completos que vcs já fizeram. Uma sugestão, Filipe, é que Nerdologias como este serão usados por bastante tempo como referência por muitas pessoas. Não seria uma má ideia pra assuntos meio "Clássicos" o episódio se estender um pouco. Ser mais longo, controverso ou abrangente. Gosto do formato do Nerdologia pra assistir rápido, mas, já usei bastante para estudar à sério. Eu toparia fácil financiar um projeto mais robusto que precisasse sair um pouco da necessidade da forma atual (Não que a forma atual seja ruim. Pelo contrário). Mais uma vez, obrigado. O episódio ficou muito bom mesmo.
O grande problemas dos filmes que retratam os regimes fascistas é a forma heroica e pura que eles retratam a resistência comunista, é a melhor maneira que encontraram para romantizar essa ideologia.
@@beatrizdecastro6719 Isso é pura propaganda! Os comunistas são retratados como heróis que lutaram pela liberdade, mas na realidade eles defendiam uma ideologia autoritária, totalitária e intolerante, que perseguiu religiosos e qualquer forma de oposição. Infelizmente, a disseminação do comunismo pelo mundo resultou na perda de dezenas de milhões de vidas. Embora apenas a Coreia do Norte permaneça como um país comunista, é preocupante ver que a ideia ainda está presente e muitos ainda se sentem atraídos por ela.
@@beatrizdecastro6719sem falar que o regime franquista surgiu de uma guerra civil que começou quando a ala comunista da República anterior começou a expropriar a Igreja, destruir conventos, terrorismo contra padres e freiras
4 ปีที่แล้ว +40
Excelente como sempre! Vocês são minha maior inspiração pra criação do meu canal!(também abordo ciência e história)
Se você ainda não viu o episódio e veio direto pros comentários, uma dica: assista ele inteiro, sem pausar, e depois assista de novo pausando para ler os textos. Eu não fiz isso e já perdi o fio da meada kkk
O George Orwell tem um texto bem interessante chamado " O que é fascismo?". Lá ele discute como o conceito de fascismo se perdeu e até escoteiros são vinculados ao fascismo. Uma dúvida Felipe: a ideia de um fascismo contemporâneo passa pelo conceito de fascismo histórico, mas, isso não é um problema de analisar o fascismo através das suas características e não do seu contexto? Pois, se entendermos o fascismo pelas suas características outros regimes autoritários mas muito diferentes do contexto onde o fascismo foi criado podem ser vistos como a mesma coisa (comunismo, regimes monarquistas religiosos, regimes autoritários). Não seria mais acurado analisar o fascismo através do contexto e reservar outros regimes autoritários a outros conceitos?
Pois é, o fascismo foi um amálgama de várias tendências políticas do inter-guerras, fruto de um contexto particular daquela época. Extraí-lo desse contexto a fim de categorizar sociedades do passado ou políticos do presente (como ambas a direita e a esquerda amam fazer) é anacronismo.
nâo, ele fala o que è fascismo. ele n precisa pegar os contextos e exessoes se nâo italia dos anos 30-40. seria como fazer um video falando do rio amazonas, a pessoa não daria a mesma preocupação aos milhares de afluentes, como ao leito principal.
Um dos melhores nerdologia, foi incrível o nível de detalhes do conceito foi exibido, e ainda sim é apenas recorte. As referências cinematográficas foram ótimas.
@@gustavohenrique-ex3yy invés de 7 Reinos vários Ducados, Condados, Principados, Marcas, Reinos, o Papado e o Arquiducado da Áustria, invés da Hereditariedade a monarquia eletiva e invés dos Targaryens os Habsburgos
Acho bom sempre relembrar a pluralidade da ideologia fascista, no mundo atual os pensamentos fascista são associados sempre ao racialismo, mesmo na maioria dos regimes fascistas o racialismo não acontecesse ou só acontecesse por razões estratégicas(como na Itália, a qual Mussolini mesmo dizendo que não via diferença entre as raças implantou um racialismo somente por causa de Hitler).
Onde mais senão na Itália houve regime fascista... esse regime morreu com Mussolini... temos é anarquistas hoje em dia isso sim. Aliás foi Mussolini que deu a ideia pra Hitler aplicar o nazismo na alemanha, Hitler só fez o que fez pelo exemplo de Mussolini, o Fascismo surgiu antes do Nazismo, pode conferir em livros de história isso.
Em resumo, enquanto a exaltação do étnico germânico como definição do modo de nacionalidade para o nacional-socialismo, no fascismo vemos o Império Romano renascido como modelo de aspiração.
A primeira resposta sensata neste vídeo. Convencionou-se chamar todos os movimentos de terceira posição daquela época de "fascismo" sendo que a maioria era muito diferente entre si. Alguns que foram mencionados no vídeo nem racistas eram, como o Integralismo do Brasil, que tinha a mesma visão de nacionalismo e celebrava o conceito de "povo mestiço" como um dos fatores dessa identidade nacional - coisa que eles mesmos diziam naquela época, e até hoje.
@@rafaelvalimfernandes Eu estou falando das ideias racionalistas, não do fascismo. Mussolini nunca foi racista e só aplicou as leis por causa de hitler.
Acho que esse foi o nerdologia de história que teve mais termos rebuscados e também com maior nível de cuidado nas escolhas de palavras!! Já que o tema é muito delicado e também não abre outras interpretações !
Meus parabéns ao Felipe. Um vídeo sem falsificações históricas e desinformação. Recomendo seu canal para meus alunos porque sei que aqui tem trabalho sério.
é dos comunas Italianos. Como os comunas já estavam mais que acostumados a serem ladrões(Vide Trótsky q cresceu dentro do partido roubando trems) os caras cantavam isso lá e aproveitaram para o La Casa de Papel.
Olá, Filipe! O vídeo ficou muito bom, como sempre está de parabéns! Entendo perfeitamente que é um recorte e é preciso fazer escolhas, mas será que não seria interessante abordar (talvez num vídeo futuro) a questão da relação entre o colonialismo e o fascismo? Com base em no pensamento pós-colonial (como Aimé Césaire) acho interessante pensar que a dominação europeia sobre o continente africano e o surgimento da ideologia racial (que acaba abarcando todo o continente europeu, não apenas países com muitas colônias africanas) reforça e sustenta a idealização de uma superioridade "prometida mas não paga", e que na retórica fascista deve ser "tomada à força" através do estado militarizado - daí o "efeito bumerangue" defendido por Césaire, como se o fascismo fosse uma consequência de tudo que os europeus cometeram contra os africanos nos séculos anteriores. Além disso as relações com supremacistas brancos do sul dos Estados Unidos (coincidindo com a fundação da Ku Klux Klan) pode ser relacionada, pensando que o fascismo surge como uma tentativa de reafirmar a superioridade racial que começa a ser abalada com as abolições da escravidão. Enfim, entendo perfeitamente que é impossível abarcar a totalidade da complexidade do fascismo e do racismo europeu em um só vídeo, mas quis deixar uma sugestão de ponto de vista para pensarmos mais diretamente a relação da Europa com suas colônias como fundamental nos próprios processos políticos europeus (baseando também no pensamento de Du Bois, Frantz Fanon, Edward Said e outros). Abraço!
Ótimo vídeo Canal Nerdologia, confesso que tive um pouco de dificuldade para interpretar tanta informação. É uma pena que esse vídeo, como tantos, cheio de histórias e conhecimentos, não tenham tanta visualizações.
Concordo. Inevitável conseguir absorver tanta informação em tão pouco tempo. Acredito ser essa a magia do trabalho do professor e, mais ainda, de quem se propõe a falar sobre isso em uma plataforma de entretenimento igual o TH-cam. O vídeo se propôs a falar em décadas de história em literalmente 10 minutos. A carga teórica desses momentos históricos é incrivelmente alta, não há como falar tudo em tão pouco tempo. Mas, um vídeo como esse vale muito pro debate, um canal e um vídeo como esse em meio a nossa era de Tiktok, Instagram, Reels e etc, vale muito pra sociedade, foda demais.
Uma dica pra quem estuda e quer entender ainda mais sobre o assunto para não cair nas fake news dessa nova era polarizada, leiam "100 Lições Sobre o Fascismo" é um livro curto mas que resume muito bem o que o fascismo representa. Se preferirem tem uma versão mais curta ainda que se chama "10 Pontos do Fascismo". "As Bases do Nacional Socialismo" também é um livro muito bom que trata da parte econômica do fascismo pra quem tem vontade de entender melhor sobre economia fascista. Todas essas recomendações são um pouco difíceis de achar e algumas só são encontradas em Inglês mas valem muito a pena a leitura destas pois assim é possível entender que a polarização só sabe fabricar mentiras atrás de mentiras sobre o tema querendo passar a imagem de um fascismo mais a direita no caso dos esquerdistas ou um fascismo mais a esquerda no caso dos direitistas sendo que não é este o caso, o fascismo é tão complexo e querendo ou não importante para a política como um todo que ele é considerado como a terceira teoria política, fazendo parte de uma espécie de terceira via contrapondo tanto o socialismo quanto o capitalismo/liberalismo.
A Cristianização da Europa começou no fim da era Viking onde Deuses pagãos não tinha tanta força e até mesmo os últimos Vikings cederam ao cristianismo , depois disso começa a história dos impérios e da total propagação do cristianismo !
@@henriquecavalheiro5558 As pessoas acham que Capitalismo é Corporativismo, o Estado intervindo em empresas. se for assim o Socialismo ainda é um Capitalismo.
Filipe, que vídeo denso esse. Demorei uns 15 minutos frisando as imagens para ler todas as citações, porque estava tudo muito dinâmico e rápido por tantas informações. Isso não é uma crítica, mas apenas um comentário sobre o volume absurdo de conteúdo desse vídeo. Parabéns!
Parabéns Filipe, maravilhoso esse assunto abordado e tão aguardado. Esse foi sem dúvidas o Nerdologia mais denso de informações compactadas que já vi, o mais demorado para se assistir lendo todos os cards, como sempre parabéns pelo belo trabalho, professor.
O vídeo do Leitura ObrigaHISTÓRIA é completamente enviesado politicamente, ele não fala de forma imparcial, claramente polarizando o debate sobre o assunto, ele até mesmo tenta passar a imagem de um fascismo liberal e qualquer um que tenha no mínimo 2 neurônios consegue distinguir o coletivismo fascista do individualismo liberal, sinceramente não dá pra saber se é desonestidade ou burrice mesmo.
Muito bom o vídeo. É bom esclarecer também que os fascistas/nacional-socialistas gostam de se rotular como "terceira posição", diferenciando-os da esquerda e direita. O que faz sentido, visto que apoiam nacionalismo e intervenção econômica, e repudiam igualitarismo e livre mercado.
castanha de caju é um revisionista raso e bosta, que nunca mostra as fontes. Quem leva aquilo ali à sério nunca fez uma pesquisa de verdade na vida. é triste ver que aquele narigudo tá crescendo. Mostra a quantidade de ignorantes sem filtros que tem por aqui
Achei o vídeo ligeiramente poluído com as citações textuais, difícil acompanhar leitura e audição juntas. Mas no geral foi um bom recorte para algo tão profundo e extenso como o fascismo.
Excelente vídeo, didático e certeiro. Obs: gostei da esperteza do Filipe de não mencionar que os regimes fascistas eram de direita, pra evitar os revisionistas de virem com aquela falsa dicotomia de "Direita = indivíduo, liberdade e Esquerda = coletivismo", mostrando que pararam no ponto quando o assunto é teoria política =P
Muito bom! Mas a apresentação gráfica passa muito rápido, acompanhando a também rápida narração. Creio que se fossem um pouco mais devagar, teriam melhor aproveitamento para quem assiste.
Obrigado nerdologia por ser essa fonte de divulgação de conhecimento, especialmente esse tema que ainda causa muitas confusões e dúvidas no povo brasileiro.
@@carloscampos5425 Verdadeiras ginásticas mentais de todos os lados para acusar o lado oposto de fascistas. A verdade é que o termo foi "prostituido" na atualidade.
@UC_xiApS6E-MH5bRT_cbbsXg Sou de direita, mas acusar o nerdologia de ser canhoto é ser muito desonesto. Não é pq o Átila travou uma briga contra direita que o canal é de esquerda, esse é um dos melhores canais do TH-cam, com aviões e músicas, ciência todo dia, o físico turista enfim... Não fale bobagem.
@@yagoqueiroz7949 são alunos da escola de Chicago, fundada pelo Milton Friedman que era aluno da escola austríaca. Eles quem fizeram as mudanças economia no Chile e não o ditador do Pinochet
Textos muito extensos comprimidos eu curto espaço de tempo, tendo que pausar o tempo todo para conseguir captar todas informações que o vídeo quer passar
Excelente vídeo Felipe! Altamente explicativo e educacional. Lembro muito claramente da cena do Planeta dos Macacos: A origem (2011), onde o Cesar explica o conceito do Fascio. Aproveito também para perguntar: O Brasil durante o Estado Novo era um governo caracterizado como fascista?
Tbm tenho essa duvida! Já vi muitos dizerem q não pq uma ou outra característica não se encaixa no q seria o fascismo, não sei se é pq possuem uma inclinação a defenderem tal regime ou é uma análise isenta do assunto! Ademais, ótimo sugestão!
Amei o vídeo! Nunca sugeri nada. Mas, adoraria ver um nerdologia história sobre a morte de João Pessoa e sua influência na ascensão de Vargas na década de 30. 🙏😘
Os neocons são piores, apoiam o imperialismo americano sobre a nossa nação e o câncer sionista. Os petistas só são lacradores ridículos e insuportáveis. Ave Duce!
Otimo video como de costume, apenas gostaria de adicionar o detalhe de que não foi apenas a Itália a sentir-se traída pelos seus aliados, mas também Portugal (n sei se outros países tbm ficaram assim) que não recebeu absolutamente nada com a vitoria na 1º guerra, causando uma implementação de um regime militar e em seguida o chamado "Estado Novo" uma ditadura também fascista
Filipe, é certo dizer que as unificações da Itália e da Alemanha "conceberam" o ideal nacionalista/ufanista que contribuiu para o surgimento do Facismo? Agradeço a vc e ao pessoal do nerdologia pelo vídeo!
Amei o vídeo Felipe, muito bom como sempre,mas e o Japão? O imperialismo japonês da época poderia ser considerado uma espécie de fascismo não-europeu? Só uma dúvida mesmo
Quando ele fala das raízes românticas de idealização do passado que existem no Facismo têm cartaz do Facismo japonês com um samurai ao fundo. Essas características valem pro Japão sim.
Getulio Vargas lutou contra os fascistas tanto na segunda guerra quanto contra a união integralista brasileira. Governos fascistas são autoritários mas governos autoritários nem sempre são fascistas.
@@enzosouzelino Na verdade o Vargas só lutou ao lado dos aliados, pq ele tava sofrendo muita pressão os EUA. Se não fosse por isso, mt provavelmente a gente nem teria entrado na guerra e talvez, TALVEZ, a gente tivesse entrado no lado do eixo
Pq o Vargas tem características próprias. Seria complicado usar esse conceito pra ele, não por questão de ser ruim ou não, mas pelas praticas e discursos.
Nerdologia de história: Império Macedônico.
Nerdologia de história: Império do Mali
Nerdologia de história: Reino de Gana
Nerdologia de história: Reino do Congo
Nerdologia de história: O Código de Hamurabi
Up, sempre quis saber como funcionava os impérios africanos
não todos esse mais Gana e Congo(eu acho) tem no fronteira invisiveis do futbol, que é do podcast do filipe, msm se não gosta de futbol como eu o podcast é mt bom
Sobre a etnia bérbere, tb seria legal
@@antoniomarinho3228 Não vejo podcasts, então na próxima removerei essas duas sugestões.
Porque um vídeo só dessas civilizações africanas seria ótimo, ainda mais no padrão nerdologia história né.
Esse nerdologia merecia, no mínimo, 3 vídeos explicando melhor cada aspecto.
A diferença quando o conteúdo histórico é preparado por um profissional é gritante! Nerdologia como sempre muito bom...
Este vídeo é para se ver duas vezes (na primeira você escuta, na segunda você lê), pois é muita informação condensada.
Sim, acho que levei uma hora pra ver tudo. Até aprendi uma palavra nova =]
Eu assisti pausando pra ler
Exatamente
Vdd👍
Exatamente
Nerdologia:genocidio armênio
Pfv tô esperando isso a 5 anos
Eu tbm.
aa eu super quero esse vídeo
Desiste campeão,quase nunca eles fazem vídeos com ideias dos inscritos,a grande maioria dos vídeos ocorrem por conta de patrocínio ou de algo muito falado no mês.
Foda, quero saber sobre tbm
up
Olha! Esse assunto tá bem popular mesmo, até eu falei sobre isso (2 vezes) 😅
Wohooo!!
O seu vídeo de fascismo foi bem melhor!
Gostei também do teu vídeo de nazismo
Verdade. Vc explicou muito bem!! Tão bem q eu só entendi o q era fascismo mesmo depois q eu vi o seu vídeo KSKSKSKS
Depois do teu vídeo plano piloto, fiquei bem interessada em aprender mais.
Parabéns, descrição detalhada isenta e não tendenciosa... isso que se espera de um historiador sério e livre de ideologias, ganhou mais um inscrito...
Dica: pausem o vídeo. Os recortes falam ainda mais que o Filipe. Excelente vídeo!
Fiz isso! Eles mandaram muito nesse vídeo!!
Assisti o vídeo 2x, uma pra ouvi-lo e outra pra ler os textos, haha!
Já ia comentar isso!!!
Com certeza Hugo
Printei cada imagem pra ler e rever o vídeo pq imagino o quanto de informações nao tem nestas frases em letras miúdas. Rs
Filipe penou tanto pra deixar esse vídeo com 10min que é preciso assistir duas vezes, uma pra se concentrar na narração, e outra pausando pra ler cada texto kkkkkk trabalho excelente, como sempre
Nerdologia: belle epoque e ciclos da borracha na Amazônia
Nerdologia: Cabanagem
Boas
UP
CABANAGEM | EDUARDO BUENO th-cam.com/video/KVSR1N0GQk8/w-d-xo.html
Up
Se eu n me engano eles tem do belle epoque tbm
O Feudalismo no Japão e a política de Naruto
política de Naruto ? cara ele não é o presidente do país não,ele é só um general
@@alexvalverde8819 não me refiro ao Naruto o personagem. Existe uma política muito mais complexa na história quando se refere aos sistema de clãs de mercenários que disputavam pelo poder e batalhavam guerras sangrentas e depois formaram vilas. Além de toda manipulação histórica e o "massacre necessário" dos Uchihas para a paz mundial...
@@valdir_arq legal que o negócio da política em naruto tem muito haver com esse vídeo, na bandana do Tobirama só falta escrever "Nazi"
@@BlumerClay eu não tenho preconceito contra Uchihas não. Só não gosto que eles vivam em sociedade e tenham os mesmos direitos que as pessoas normais
Tem tb o período pré formação das vilas q é semelhante ao Sengoku.
Felipe, sou professor de história e acompanho o Nerdologia e o Xadrez Verbal. Gosto muito do conteúdo que vcs produzem, mas sinto falta, no Nerdologia, de assuntos referentes a história africana. Fica aí uma dica bem sincera e recheada de bons temas. Abraços
A diferença que é um HISTORIADOR falando de HISTÓRIA.
Q??
@@sabadaso as vezes o ser humano esta louco nas drogas
Vcs n entenderam?
Pois, é. Diferença absurda de um metaleiro falando de história ou de um astrólogo falando de história.
Ia comentar isso! hahahaha Sou formado em História também e nesse vídeo aqui não fiquei com vontade de quebrar a tela do meu computador igual outros por aí.
Cara, não posso ficar mais feliz com esse vídeo! Abordou o tema de maneira incrível!
Obrigado por minimizar o estrago feito pelo canal nostalgia, o vídeo sobre fascismo é bizarro de tão desinformador
Exato!
Conteúdo feito de maneira imparcial e profissional é outro nível mesmo
Eu sou inscrito no canal Nostalgia, mais estou a procura de conhecer mais sobres esses temas polêmicos, e que muitos até usam esses termos e não sabem nem o que realmente é, e qual o significado. Gostei e já me inscrevi.
@@BandaRadiante será que realmente não sabem? O próprio criador do conteúdo que você está comentando, como historiador já falou sobre o flerte da política brasileira com o fascismo nos últimos anos. De qualquer modo, bons estudos, amigo.
O Trabalho do Castanhare é muito bem feito, da pra notar que ele se dedica e investe bastante nos conteúdos dele, E eu admiro isso, Mas eu sempre vou preferir consumir um Conteúdo que visa a imparcialidade.
Finalmente o Nerdologia tá fznd um vídeo sobre fascismo, pq aquele do Castanhari mds
O do Castanhari tá errado?
O do nerdologia é basicamente igual ao do castanhari
A diferença é que o nerdologia trouxe contexto histórico e social mais aprofundado
Sim mas é q sem contexto fica uma merda trabalhar esse tema
E quem é o castanhari na fila do pão?
O castanhari n falou oq vc queria ouvir, né?
Estava ouvindo os podcasts do Xadrez Verbal e pensei em um nerdologia sobre: Influência do Brasil (cultural, econômica e outros aspectos) nos outros países lusófonos, expressão usada pelo próprio Felipe!
Filipe, estou lendo Boxer, o brasilianista. O livro sobre a igreja militante e a expansão ibérica. Alguns amigos me perguntaram sobre e recomendei aquele filme "Silence", então pensei o quão interessante seria um vídeo sobre o período e as missões religiosas na América, África e Ásia. Abraço!
Melhor vídeo do Nerdologia, vocês se superaram, vale assistir mais vezes. Ficou muito bom.
Nerdologia: Anarquismo
(O de verdade, não o ancapismo)
Hahaha, vai ser bom pra esses 'ancaps" perceberem que eles não são anarquistas, e sim escravos do capital, uma especie de neo-feudalismo
@@themooca100 a suposta escravização do 'capital' sobre nós é quase uma fantasia, exercemos um poder sobre aquilo que temos muito mais do que com a existência do estado, que tira o resto de poder que nos sobra. vocês que são escravizados pelo estado.
@@themooca100 escravos do capitalkkkkk, o capital pelo menos te dá um chance de evoluir individualmente o estado não kkkk
BEM POR AÍ......OLHA PROFESSOR QUE TEMOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Apoiado!
No que se baseia o Integralismo Brasileiro? Fale mais sobre por favor!
Grato pela atenção! Excelente vídeo
Nerdologia: CLT (leis trabalhistas)
Nerdologia: Socialismo/Comunismo
Nossa um nerdologia sobre a CLT ia ser mto pica
Seria bom, até hoje não sei direito qual é a diferença entre socialismo e comunismo
@@felipeguedescampos851 socialismo é o processo intermediário entre a sociedade em que vivemos e o comunismo, segundo a visão marxista. O socialismo segundo a definição marxista é o que ocorreu na URSS, China, Cuba e etc, enquanto o comunismo nunca foi de fato atingido, exceto em alguns exemplos isolados, como a Comuna de Paris
@@felipeguedescampos851 Bem que poderia haver uma ferramenta de pesquisa onde pudéssemos consultar coisas assim por textos ou vídeos. Tomara que um dia inventem algo. Enquanto isso fico aqui na expectativa e estudando em bibliotecas
O da CLT teria subtítulo: fascismo brasileiro
Nerdologia é maravilhoso. Um dos melhores canais do TH-cam atualmente.
Em cada tela há um número gigantesco de informações pertinentes. Nos moldes do nerdologia essas informações são perdidas. Agradeço pelas informações. Vou tirar print e criar slides antes de orientar a audiência de meus alunos.
Manda pro Castanhari aí, vê se ele aprende alguma coisa
Sim kkkkkkk
Obrigado, bastava uma pesquisa de 5 minutos para o "jênio" saber o porquê do Estado Novo não ser considerado facista
Manda esse e o vídeo do Plano Piloto pra ele entender
Ksksjjska tava pensando nisso.
aushaushuahs amei
Tudo que é levado a extrema idolatria é um tanto quanto perigoso !
BLM, confederados, petistas, bolsonaristas. Aparentemente quanto mais perigosa ideologia mais o homem fica atraído por eka
Tipo o comunismo né? Kkk
@@math3capanema concordo plenamente com você mano !
Comunismo foi o que chegou mais perto disso tudo.
@@bagriel6341 O verdadeiro comunismo nunca foi implantado
Excelente.
Acho que um dos mais completos que vcs já fizeram.
Uma sugestão, Filipe, é que Nerdologias como este serão usados por bastante tempo como referência por muitas pessoas.
Não seria uma má ideia pra assuntos meio "Clássicos" o episódio se estender um pouco. Ser mais longo, controverso ou abrangente.
Gosto do formato do Nerdologia pra assistir rápido, mas, já usei bastante para estudar à sério.
Eu toparia fácil financiar um projeto mais robusto que precisasse sair um pouco da necessidade da forma atual (Não que a forma atual seja ruim. Pelo contrário).
Mais uma vez, obrigado. O episódio ficou muito bom mesmo.
O filme e o livro O Labirinto do Fauno de Guilherme Del Toro mostra com maestria como era o cenário da Espanha durante o Regime Fascista de Franco.
Esse filme é ótimo
O grande problemas dos filmes que retratam os regimes fascistas é a forma heroica e pura que eles retratam a resistência comunista, é a melhor maneira que encontraram para romantizar essa ideologia.
@@beatrizdecastro6719 Isso é pura propaganda! Os comunistas são retratados como heróis que lutaram pela liberdade, mas na realidade eles defendiam uma ideologia autoritária, totalitária e intolerante, que perseguiu religiosos e qualquer forma de oposição. Infelizmente, a disseminação do comunismo pelo mundo resultou na perda de dezenas de milhões de vidas. Embora apenas a Coreia do Norte permaneça como um país comunista, é preocupante ver que a ideia ainda está presente e muitos ainda se sentem atraídos por ela.
@@beatrizdecastro6719sem falar que o regime franquista surgiu de uma guerra civil que começou quando a ala comunista da República anterior começou a expropriar a Igreja, destruir conventos, terrorismo contra padres e freiras
Excelente como sempre! Vocês são minha maior inspiração pra criação do meu canal!(também abordo ciência e história)
Muito interessante seu canal, 1+inscrito
vi q vc tem um vídeo sobre antifascismo complementa bem com este vídeo
@@5coisascuriosas Obg! Qualquer apoio pra um youtuber pequeno é algo muito valioso!
@@johnred7789 Sim. Obg por visitar meu canal.
@Felipe Camargo muito obg!
Que vídeo completo e bem editado! O melhor que já assisti sobre o tema até agora!❤
Se você ainda não viu o episódio e veio direto pros comentários, uma dica: assista ele inteiro, sem pausar, e depois assista de novo pausando para ler os textos. Eu não fiz isso e já perdi o fio da meada kkk
Nunca pausei e voltei tanto um vídeo
Tirei print pra ler tudo e escutar de novo com calma... Hehe.
Nunca vou superar essa música da abertura
O George Orwell tem um texto bem interessante chamado " O que é fascismo?". Lá ele discute como o conceito de fascismo se perdeu e até escoteiros são vinculados ao fascismo. Uma dúvida Felipe: a ideia de um fascismo contemporâneo passa pelo conceito de fascismo histórico, mas, isso não é um problema de analisar o fascismo através das suas características e não do seu contexto? Pois, se entendermos o fascismo pelas suas características outros regimes autoritários mas muito diferentes do contexto onde o fascismo foi criado podem ser vistos como a mesma coisa (comunismo, regimes monarquistas religiosos, regimes autoritários). Não seria mais acurado analisar o fascismo através do contexto e reservar outros regimes autoritários a outros conceitos?
Comunismo ocorreu ?
Ouça o podcast História FM... Excelente sobre o tema
@@Carlos-1974 a URSS era comunista...
Pois é, o fascismo foi um amálgama de várias tendências políticas do inter-guerras, fruto de um contexto particular daquela época.
Extraí-lo desse contexto a fim de categorizar sociedades do passado ou políticos do presente (como ambas a direita e a esquerda amam fazer) é anacronismo.
nâo, ele fala o que è fascismo. ele n precisa pegar os contextos e exessoes se nâo italia dos anos 30-40. seria como fazer um video falando do rio amazonas, a pessoa não daria a mesma preocupação aos milhares de afluentes, como ao leito principal.
Um dos melhores nerdologia, foi incrível o nível de detalhes do conceito foi exibido, e ainda sim é apenas recorte. As referências cinematográficas foram ótimas.
Nerdologia: como o sacro império romano germânico funcionava
Faz ae men
Tentar entender SIRG é pedir para sofrer, hahahahaah
Resposta. Não funcionava
Tema toppp
Tipo os 7 reinos de game of thrones/crônicas de gelo e fogo, só que mais complicado.
@@gustavohenrique-ex3yy invés de 7 Reinos vários Ducados, Condados, Principados, Marcas, Reinos, o Papado e o Arquiducado da Áustria, invés da Hereditariedade a monarquia eletiva e invés dos Targaryens os Habsburgos
Acho bom sempre relembrar a pluralidade da ideologia fascista, no mundo atual os pensamentos fascista são associados sempre ao racialismo, mesmo na maioria dos regimes fascistas o racialismo não acontecesse ou só acontecesse por razões estratégicas(como na Itália, a qual Mussolini mesmo dizendo que não via diferença entre as raças implantou um racialismo somente por causa de Hitler).
Onde mais senão na Itália houve regime fascista... esse regime morreu com Mussolini... temos é anarquistas hoje em dia isso sim. Aliás foi Mussolini que deu a ideia pra Hitler aplicar o nazismo na alemanha, Hitler só fez o que fez pelo exemplo de Mussolini, o Fascismo surgiu antes do Nazismo, pode conferir em livros de história isso.
Em resumo, enquanto a exaltação do étnico germânico como definição do modo de nacionalidade para o nacional-socialismo, no fascismo vemos o Império Romano renascido como modelo de aspiração.
@@rafaelvalimfernandes O termo fascismo não é usado apenas para denominar o regime político da Itália.
A primeira resposta sensata neste vídeo. Convencionou-se chamar todos os movimentos de terceira posição daquela época de "fascismo" sendo que a maioria era muito diferente entre si. Alguns que foram mencionados no vídeo nem racistas eram, como o Integralismo do Brasil, que tinha a mesma visão de nacionalismo e celebrava o conceito de "povo mestiço" como um dos fatores dessa identidade nacional - coisa que eles mesmos diziam naquela época, e até hoje.
@@rafaelvalimfernandes Eu estou falando das ideias racionalistas, não do fascismo. Mussolini nunca foi racista e só aplicou as leis por causa de hitler.
Acho que esse foi o nerdologia de história que teve mais termos rebuscados e também com maior nível de cuidado nas escolhas de palavras!! Já que o tema é muito delicado e também não abre outras interpretações !
Nerdologia: História de Hong Kong
Cara... tem um vídeo muito massa no Aviões e Músicas sobre o aeroporto de Kai Tak. Vc vai curtir!!!
Por que tem esse feixo de gravetos no senado americano?
Guerra do Ópio.
0:25 eu to no videooooooooo morri hahaha
nice kkskkkk
Aeeeeeeeh kkkkk
Nova conquista no jogo da vida :0
Parabéns soldado
parabens
Meus parabéns ao Felipe. Um vídeo sem falsificações históricas e desinformação. Recomendo seu canal para meus alunos porque sei que aqui tem trabalho sério.
Eu acho que o Integralismo merece um Nerdologia próprio. Só acho.
Enfim, foi um ótimo Nerdologia, só senti falta da música "Bella Chao".
É que bella chao é musica de resistência comunista/anarquista contra fachos
A AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA | EDUARDO BUENO th-cam.com/video/P8tqy1olcic/w-d-xo.html
Já teve Nerdologia Tenentismo? Devia. Quem sabe ai depois ainda com um sobre o PCB e um sobre o Integralismo...
é dos comunas Italianos. Como os comunas já estavam mais que acostumados a serem ladrões(Vide Trótsky q cresceu dentro do partido roubando trems) os caras cantavam isso lá e aproveitaram para o La Casa de Papel.
@Eryton N. D. da Silva só se for da ala de Gustavo Barroso, o resto não presta.
Finalmente um vídeo para acabar com as discussões estúpidas da internet
dificil, tem muita gente q n aceita, eu mesmo conheço um q diz q fascismo é de esquerda
No facismo temos controle absoluto estatal, glorificação de líderes políticos, desejos expansionistas... Verdade nem parece com o comunismo né
@@cicardoso9030 Realmente. Nem parece...
@@VitorSilva-lv3id Só por curiosidade, Vitor. Você poderia nos dar algum exemplo para podermos debater com alguém parecido com o seu amigo ai?
@@VitorSilva-lv3id Muitos dizem que é devido ao nome do Partido, mas se levamos os nomes em conta, a Coreia do Norte é a Coreia "democratica" do Norte
Esse vídeo precisa ser exibido em rede nacional.
Seria interessante um nerdologia explicando os paralelos e diferenças do imperialismo japonês da Era Showa em comparação aos fascismos
Olá, Filipe!
O vídeo ficou muito bom, como sempre está de parabéns!
Entendo perfeitamente que é um recorte e é preciso fazer escolhas, mas será que não seria interessante abordar (talvez num vídeo futuro) a questão da relação entre o colonialismo e o fascismo? Com base em no pensamento pós-colonial (como Aimé Césaire) acho interessante pensar que a dominação europeia sobre o continente africano e o surgimento da ideologia racial (que acaba abarcando todo o continente europeu, não apenas países com muitas colônias africanas) reforça e sustenta a idealização de uma superioridade "prometida mas não paga", e que na retórica fascista deve ser "tomada à força" através do estado militarizado - daí o "efeito bumerangue" defendido por Césaire, como se o fascismo fosse uma consequência de tudo que os europeus cometeram contra os africanos nos séculos anteriores.
Além disso as relações com supremacistas brancos do sul dos Estados Unidos (coincidindo com a fundação da Ku Klux Klan) pode ser relacionada, pensando que o fascismo surge como uma tentativa de reafirmar a superioridade racial que começa a ser abalada com as abolições da escravidão.
Enfim, entendo perfeitamente que é impossível abarcar a totalidade da complexidade do fascismo e do racismo europeu em um só vídeo, mas quis deixar uma sugestão de ponto de vista para pensarmos mais diretamente a relação da Europa com suas colônias como fundamental nos próprios processos políticos europeus (baseando também no pensamento de Du Bois, Frantz Fanon, Edward Said e outros).
Abraço!
Vcs poderiam fazer a parte II deste vídeo!
Esse é um daqueles Nerdologias que, por ser bem geral por causa do tema abrangente, que fico meio confuso ao sair com o numero de nformações 😵
Legal ter feito a comparação com coletivismo, especialmente citando a oposição ao iluminismo.
Pra mim foi o principal ponto e mais importante do fascismo
Nossa, é um vídeo que tem que ser visto 5 vezes e cada vez fica melhor
Cada vez mais me convenço de que ressentimento é a palavra chave desses regimes
Na história humana esse é um sentimento que vem e volta, como num eterno retorno.
Castanhari: A
Nerdologia: Vou fazer também (o que eh muito bom e importante)
Ótimo vídeo Canal Nerdologia, confesso que tive um pouco de dificuldade para interpretar tanta informação. É uma pena que esse vídeo, como tantos, cheio de histórias e conhecimentos, não tenham tanta visualizações.
Nerdologia: Posta vídeo sobre fascismo
Eu: "Já avisei q vai dar merda isso dai"kkkj
edit: nunca tive tantos likes na minha vida
O que deu a entender no vídeo, é que, para o nerdologia, o único regime sem falhas é o comunismo/socialismo.
@@paulocampos4020 Átila comunistaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkk
@@paulocampos4020 não deu para entender isso não.
@@paulocampos4020 é isso mesmo. se não gostou chora
@@paulocampos4020 rapaz, eles já criticaram o socialismo e comunismo, inclusive no nerdcast de chernobyl o filipe aponta vários pontos negativos
Meu Deus! Só eu que sinto dificuldade de absorver tanta informação ao mesmo tempo? Nerdologias são feitos para serem revistos
Concordo. Inevitável conseguir absorver tanta informação em tão pouco tempo. Acredito ser essa a magia do trabalho do professor e, mais ainda, de quem se propõe a falar sobre isso em uma plataforma de entretenimento igual o TH-cam. O vídeo se propôs a falar em décadas de história em literalmente 10 minutos. A carga teórica desses momentos históricos é incrivelmente alta, não há como falar tudo em tão pouco tempo. Mas, um vídeo como esse vale muito pro debate, um canal e um vídeo como esse em meio a nossa era de Tiktok, Instagram, Reels e etc, vale muito pra sociedade, foda demais.
Vejo e revejo sempre.
As vezes eu até esqueço dos recortes do vídeo, entender o que é falado já é suficientemente difícil
Eu tbm
ESSE É O COMENTARIO QUE EU QUERIA LER, PQ ESTAVA ME SENTINDO BURRA SOZINHA. BATE AQUI , COLEGA
Um episódio bem denso, vale a pena ler mais sobre o assunto e ver mais algumas vezes. Muito informativo.
3:25
Orra o Cesar (planeta dos macacos) tava fazendo alusão ao fascismo naquela cena do filme
"Macacos fortes"
Uma dica pra quem estuda e quer entender ainda mais sobre o assunto para não cair nas fake news dessa nova era polarizada, leiam "100 Lições Sobre o Fascismo" é um livro curto mas que resume muito bem o que o fascismo representa. Se preferirem tem uma versão mais curta ainda que se chama "10 Pontos do Fascismo". "As Bases do Nacional Socialismo" também é um livro muito bom que trata da parte econômica do fascismo pra quem tem vontade de entender melhor sobre economia fascista. Todas essas recomendações são um pouco difíceis de achar e algumas só são encontradas em Inglês mas valem muito a pena a leitura destas pois assim é possível entender que a polarização só sabe fabricar mentiras atrás de mentiras sobre o tema querendo passar a imagem de um fascismo mais a direita no caso dos esquerdistas ou um fascismo mais a esquerda no caso dos direitistas sendo que não é este o caso, o fascismo é tão complexo e querendo ou não importante para a política como um todo que ele é considerado como a terceira teoria política, fazendo parte de uma espécie de terceira via contrapondo tanto o socialismo quanto o capitalismo/liberalismo.
Deveríamos montar um grupo só pra refutar neocon.
@@siegfriedellwangercastan.799 To dentro amigo, mas não entro se for no discord.
Que trabalho bem feito! Parabéns para todos os envolvidos!! Vocês são demais!!
FALA DA CRISTIANIZAÇÃO DA EUROPA :)
@Conrad Bröeder católico com medo de relembrar o que fizeram hahahahahaha
Conrad Bröeder pq anti católico?
@@Dudu2431996 exato kkkkk
Up
A Cristianização da Europa começou no fim da era Viking onde Deuses pagãos não tinha tanta força e até mesmo os últimos Vikings cederam ao cristianismo , depois disso começa a história dos impérios e da total propagação do cristianismo !
*Agora faz o quê é comunismo ?*
Ja tem
@Antenado 123 definitivamente mais gente fala merda sobre comunismo do que sobre capitalismo.
@@henriquecavalheiro5558 As pessoas acham que Capitalismo é Corporativismo, o Estado intervindo em empresas. se for assim o Socialismo ainda é um Capitalismo.
@@qtfy Cara, captalismo é apenas e solamente a troca consentida entre induvíduos. Sem invenção.
@@qtfy Essa só é uma das definições do capitalismo.
Filipe, que vídeo denso esse. Demorei uns 15 minutos frisando as imagens para ler todas as citações, porque estava tudo muito dinâmico e rápido por tantas informações. Isso não é uma crítica, mas apenas um comentário sobre o volume absurdo de conteúdo desse vídeo. Parabéns!
Na minha opinião ,a melhor definição
de FASCISMO.
Um tempo atrás eu achava que fascista era político que falava que ia fazer uma coisa e fazia outra, um "duas caras" ou "duas faces", kkk
Kkkk também,eu achava que fascismo vinha de farsa
"fascismo é alguém que é fascinado por alguma coisa"
Como é fácil manipular as pessoas né?
Não, isso se chama fanfarrão mesmo.
Tipo o Salnorabo e Pete
Parabéns Filipe, maravilhoso esse assunto abordado e tão aguardado. Esse foi sem dúvidas o Nerdologia mais denso de informações compactadas que já vi, o mais demorado para se assistir lendo todos os cards, como sempre parabéns pelo belo trabalho, professor.
Esse vídeo e o do Leitura ObrigaHISTÓRIA, os melhores sobre fascismo.
É bom pra combater aquela bomba de desinformação do Castanhari.
O vídeo do leitura obrigahistoria sobre direita e esquerda e um dos vídeos mais esclarecedores do TH-cam brasileiro
O vídeo do Leitura ObrigaHISTÓRIA é completamente enviesado politicamente, ele não fala de forma imparcial, claramente polarizando o debate sobre o assunto, ele até mesmo tenta passar a imagem de um fascismo liberal e qualquer um que tenha no mínimo 2 neurônios consegue distinguir o coletivismo fascista do individualismo liberal, sinceramente não dá pra saber se é desonestidade ou burrice mesmo.
Fascismo é bolsonarismo liberal autoritário.
@@danielpereiradossantos798 "Liberal." Kkkkk O fascismo é uma ideologia nacionalista e extremamente estatista. Kkk
@@austro-libertario1457 estatizante de direita né.
Nerdologia: Estado Novo (1937-1945)
Nerdologia: Plano Cohen
Que aula! Num tempo curto, consegue ta um.bom panorama sobre o tema
Muito bom o vídeo. É bom esclarecer também que os fascistas/nacional-socialistas gostam de se rotular como "terceira posição", diferenciando-os da esquerda e direita. O que faz sentido, visto que apoiam nacionalismo e intervenção econômica, e repudiam igualitarismo e livre mercado.
Exato. Mas seria terceira posição. Terceira via é outra coisa. Mas ta certo msm.
@@guilhermeschneider9756 já corrigi. Terceira via é social democracia. Não sabia.
O que causa esse divisionismo político de Esquerda e Direita no país é o próprio liberalismo. É o velho ditado: "dividiremos para conquistarmos!".
@@eticocetico Não tem como dividir todas as vertentes políticas em apenas 2 lados. Ficaria confuso.
Muitos neonazistas se reivindicam de direita mesmo
Faz a história dos celtas
Up
capotei o celta kkkk
Celta normal ou rebaixado?
Vrummmmm vruuummm
Um celtinha rebaixado
Caramba.. tive de ver a data do episódio pra ver se não era episódio antigo. Mas sua voz tá diferente demais..10 anos mais jovem
100x melhor que o vídeo do Castanhari
Ele focou no facismo italiano
Nem tem comparação. No de castanhari ele so fala potoca.
castanha de caju é um revisionista raso e bosta, que nunca mostra as fontes. Quem leva aquilo ali à sério nunca fez uma pesquisa de verdade na vida.
é triste ver que aquele narigudo tá crescendo. Mostra a quantidade de ignorantes sem filtros que tem por aqui
O que convenhamos não é algo muito difícil de se realizar kkk
Aula de politica atual para todos os brasileiros.
cara, tive que ficar pausando o video todo, só pra ler as notas.... como sempre um ótimo trabalho, parabéns e obrigado
Achei o vídeo ligeiramente poluído com as citações textuais, difícil acompanhar leitura e audição juntas. Mas no geral foi um bom recorte para algo tão profundo e extenso como o fascismo.
Uma dica é assistir duas vezes, uma para ouvir, outra para ler
Excelente vídeo, didático e certeiro.
Obs: gostei da esperteza do Filipe de não mencionar que os regimes fascistas eram de direita, pra evitar os revisionistas de virem com aquela falsa dicotomia de "Direita = indivíduo, liberdade e Esquerda = coletivismo", mostrando que pararam no ponto quando o assunto é teoria política =P
Foi a melhor explicação que eu ouvi sobre o Fascismo..
Pra um melhor aprofundamento neste tema, recomendo o video do canal Tralhas do Jon, "300 é muito facista" .
aquele vídeo usa UMA fonte e não aprofunda em nada, seria melhor recomendar livros ou historiadores falando sobre.
Não são fascistas, são anarquistas... uma coisa diferente da outra... mas que também quer merda.
"Os verdadeiros fascistas, são aqueles que se denominam anti-fascistas "
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Um determinado TH-camr de um determinado canal de nostalgias necessita de dar uma olhada nesse vídeo.
Muito bom! Mas a apresentação gráfica passa muito rápido, acompanhando a também rápida narração. Creio que se fossem um pouco mais devagar, teriam melhor aproveitamento para quem assiste.
Obrigado nerdologia por ser essa fonte de divulgação de conhecimento, especialmente esse tema que ainda causa muitas confusões e dúvidas no povo brasileiro.
Muito bom! Fale mais, por favor.
Tema polêmico que ainda causa duvidas nas pessoas.
Muitas dúvidas e muita desonestidade retórica
@@carloscampos5425 Verdadeiras ginásticas mentais de todos os lados para acusar o lado oposto de fascistas. A verdade é que o termo foi "prostituido" na atualidade.
povo não le um livro de economia
@UC_xiApS6E-MH5bRT_cbbsXg Sou de direita, mas acusar o nerdologia de ser canhoto é ser muito desonesto. Não é pq o Átila travou uma briga contra direita que o canal é de esquerda, esse é um dos melhores canais do TH-cam, com aviões e músicas, ciência todo dia, o físico turista enfim... Não fale bobagem.
@@carloscampos5425 como o meme de william churchill ,que ele mesmo nunca disse nada disso kkkk
NERDOLOGIA: CHICAGO BOYS E O REGIME PINOCHET
Também seria bom um Nerdologia sobre golpes de Estado, citando o golpe fracassado da Turquia em 2016.
Ate hoje não sei oq é isso alem de ta na música do dead fish kkk
@@yagoqueiroz7949 são alunos da escola de Chicago, fundada pelo Milton Friedman que era aluno da escola austríaca.
Eles quem fizeram as mudanças economia no Chile e não o ditador do Pinochet
Milton Friedman chegou no Chile e pediu logo o fim da ditadura militar do Pinochet.
Foi assim que o Chile se desenvolveu e não devido ao ditador
@@GabrielOliveira-nj9qg fracassado nada,foi tudo armado mesmo
Excelente vídeo, com ótimas fontes e uma boa explicação. Espero que sirva de exemplo para certos youtubers por ai.
Textos muito extensos comprimidos eu curto espaço de tempo, tendo que pausar o tempo todo para conseguir captar todas informações que o vídeo quer passar
Excelente vídeo Felipe! Altamente explicativo e educacional. Lembro muito claramente da cena do Planeta dos Macacos: A origem (2011), onde o Cesar explica o conceito do Fascio.
Aproveito também para perguntar:
O Brasil durante o Estado Novo era um governo caracterizado como fascista?
Tbm tenho essa duvida! Já vi muitos dizerem q não pq uma ou outra característica não se encaixa no q seria o fascismo, não sei se é pq possuem uma inclinação a defenderem tal regime ou é uma análise isenta do assunto! Ademais, ótimo sugestão!
Estado Novo tem raiz nacional-trabalhista, mas sim, tem elementos do populismo, tradicionalismo e do fascismo tamém.
Amei o vídeo! Nunca sugeri nada. Mas, adoraria ver um nerdologia história sobre a morte de João Pessoa e sua influência na ascensão de Vargas na década de 30. 🙏😘
Resumindo os comentários
Neocon: literalmente o PT aí 🕎🔯😭😭
Petista : literalmente o Bolsonaro ai 😭
Os neocons são piores, apoiam o imperialismo americano sobre a nossa nação e o câncer sionista. Os petistas só são lacradores ridículos e insuportáveis. Ave Duce!
@@srgalahad9745 AVE🤚
@@srgalahad9745 Falou tudo!
@@srgalahad9745 Eu tenho raiva de neocons, principalmente do bozo, que mama Yankees é sionistas.
é bom pra compartilhar com quem chama tudo de fascismo
Bora viralizar essa obra-prima /o/ ..........
Otimo video como de costume, apenas gostaria de adicionar o detalhe de que não foi apenas a Itália a sentir-se traída pelos seus aliados, mas também Portugal (n sei se outros países tbm ficaram assim) que não recebeu absolutamente nada com a vitoria na 1º guerra, causando uma implementação de um regime militar e em seguida o chamado "Estado Novo" uma ditadura também fascista
O Japão tbm se sentiu traído.
@@biamaria5712 eu disse que não sabia se isso também tinha acontecido com outros países
@@biamaria5712 mas obrigado
Filipe, é certo dizer que as unificações da Itália e da Alemanha "conceberam" o ideal nacionalista/ufanista que contribuiu para o surgimento do Facismo?
Agradeço a vc e ao pessoal do nerdologia pelo vídeo!
Mano, tive que ver duas vezes e na segunda vez, demorei o dobro de tempo pra ler tudo! Filipe, tu é minha inspiração!
Ele ta fazendo isso pra justamente tu se perder no meio das informações o seu jumento.
Amei o vídeo Felipe, muito bom como sempre,mas e o Japão? O imperialismo japonês da época poderia ser considerado uma espécie de fascismo não-europeu? Só uma dúvida mesmo
Sim Não existia só facismo na Europa
Como ele falo, existia ramificaçoes das ideias
O Japão imperial é um regime nacionalista, mas não necessariamente facista.
Quando ele fala das raízes românticas de idealização do passado que existem no Facismo têm cartaz do Facismo japonês com um samurai ao fundo. Essas características valem pro Japão sim.
Se vc der uma pesquisada vc pode perceber que a Turquia antes da primeira guerra tinha tendências facistas ( regime dos três pashas )
Sugestão:
Nerdologia: genocídio armênio
Ótimo vídeo! Em nove minutos era o que dava para fazer de mais rico e preciso. Parabéns ao Filipe Figueiredo!
porque não citou governo fascista de Getúlio vargas em 8:54 ?
pq babam ovo dele
Getulio Vargas lutou contra os fascistas tanto na segunda guerra quanto contra a união integralista brasileira. Governos fascistas são autoritários mas governos autoritários nem sempre são fascistas.
Ele não era um governo fascista, era um governo autoritario com caracteristicas fascistas
@@enzosouzelino Na verdade o Vargas só lutou ao lado dos aliados, pq ele tava sofrendo muita pressão os EUA. Se não fosse por isso, mt provavelmente a gente nem teria entrado na guerra e talvez, TALVEZ, a gente tivesse entrado no lado do eixo
Pq o Vargas tem características próprias. Seria complicado usar esse conceito pra ele, não por questão de ser ruim ou não, mas pelas praticas e discursos.