acompanho o canal há 2 anos, comecei quando ainda estava no brasil. e hoje, morando em zurique, compreendo que todas essas experiências que você fala no vídeo, várias viagens, subir montanha, esquiar, comer fora, ir a mercados de natal e visitar varias cidades só são possíveis porque provavelmente vocês tem um emprego fora da curva. pra um imigrante médio que vem pra cá, o caminho é totalmente diferente. Seria bem legal não sei, em outros vídeos se atentar com isso também porque é muito fácil dizer que a vida aqui é mil maravilhas quando se tem estabilidade financeira, quando se pode escolher aprender o alemão ou não, quando você já chega com trabalho bom. a vida na suiça pra média dos imigrantes é sofrida, cheia de preconceito, racismo e falta de oportunidade. se você não tem uma formação você não consegue arrumar emprego, você tem que ter cursos para qualquer tipo de trabalho até para ser vendedor de loja por exemplo. mas, sem o alemão, você também não consegue pois você precisa de alemão nível b1 para começar no mercado de trabalho. as escolas sao super caras e você não vai ter esse dinheiro no começo da jornada o que dificulta mais ainda a sua permanência aqui. tem toda uma realidade que é deixada de lado e uma outra que é passada as pessoas que te acompanham que faz a galera entender que toda vida na suiça será como a do casal mas isso não é verdade. a vida aqui pro imigrante sul americano de forma geral é bastante dura.
@pauloreis9750 Oi, Paulo! Tudo bem? Entendo seu ponto de vista, mas acredito que é humanamente impossível compartilhar nossa experiência atendendo a todas as expectativas e realidades de quem nos assiste. As vivências de cada pessoa podem ser muito diferentes - algumas mais desafiadoras, outras até melhores. Por isso, em todo vídeo que compartilho, sempre deixo claro: essa é a nossa experiência, essa é a nossa realidade. Faço questão de mostrar tanto os momentos bons quanto os desafios que vivemos. Ainda assim, há coisas que não cabem aqui, seja por exigirem um nível de exposição que não desejo, seja porque simplesmente não fazem parte da nossa vivência. A verdade é que, para algumas pessoas, nossa vida pode parecer maravilhosa; para outras, pode parecer um grande perrengue. Tudo depende da perspectiva e da realidade de quem assiste - e isso foge do nosso controle. O alcance dos meus vídeos é imprevisível, assim como a diversidade de realidades de quem nos acompanha. Meu objetivo com o canal é compartilhar as minhas experiências pessoais, sendo sempre transparente e verdadeira com o que vivo. Não faço conteúdo pensando em abordar situações que não experienciei, apenas para agradar a todos ou compartilhar uma experiência que nem faz parte da minha realidade pra validar a experiência de outra pessoa. Sei de pessoas que tiveram experiências diferentes da minha - tanto melhores quanto piores - mas não cabe a mim aqui ficar falando sobre o que eu não vivi. O que compartilho aqui está e sempre vai estar alinhado com a minha realidade, os meus desafios, os meus valores e os meus objetivos com o canal. De qualquer forma o seu comentário é válido e está aqui nos comentários para qualquer pessoa que se identifique. Entendo que sua realidade possa estar sendo diferente mas isso não invalida a minha. Te desejo boa sorte nos seus próximos passos.
@ desculpa se meu comentário pareceu querer anular a sua realidade. não foi por esse motivo que comentei. meu comentário foi mais no sentido de: você se propõe a criar conteúdo pra um público muito diverso, já vi vezes que você prestou consultoria a pessoas que estão vindo pra Suiça. Isso é de uma responsabilidade muito grande. porque novamente, uma pessoa acompanha o seu canal e que vê a mudança na vida de vocês por aqui em 2, 3 anos, chega a pensar que: cara, vou pra suiça que minha vida vai mudar também quando na realidade da maioria dos brasileiros aqui é diferente. talvez seja falta de interpretação minha, talvez isso não seja um canal pra quem quer vir morar, talvez seja só pra quem quer conhecer o país por uma semana, talvez seja só sobre a sua experiência e da sua familia na suíça como unidade. não sei mesmo mas de qualquer forma peço perdão se interpretei errado.
Oi Paulo, magina. Eu entendi perfeitamente. O que você quer dizer com seu comentário é que comparou sua vida com a nossa, criou uma expectativa, como muitos fazem, sobre o que é morar na Suíça, e se mudou buscando a parte boa que mostramos daqui. Agora você está frustrado com a realidade em que se encontra e acha que precisamos ser mais responsáveis com o que compartilhamos. Eu acolho sua frustração, acolho seu desabafo e reconheço as dificuldades que você está enfrentando. Seu comentário é válido e, sim, reflete a realidade de muitas pessoas. Mas também não é a realidade de todos que estão aqui. Eu não questiono meu trabalho, pois sou extremamente verdadeira com tudo o que vivo, incluindo minhas dificuldades. Mas a diferença não está apenas no trabalho em si pra ter a realidade que temos, como você mencionou. A principal diferença está em como escolhemos enxergar os desafios que surgem e como transformamos essas experiências para superar essa nova realidade que encontramos, baseada nas expectativas que colocamos sobre ela. Tanto que existem comentários opostos ao seu, me agradecendo por compartilhar a realidade que muitos não compartilham sobre morar fora. Então a perspectiva muda pra cada um que recebe e da forma como recebe. Meu conteúdo é mais profundo do que superficial, e eu tenho total responsabilidade sobre tudo o que compartilho. No entanto, também não vou mudar a forma como enxergo o mundo e os desafios que me aparecem para validar uma realidade que escolhi para mim. Eu trabalho e trabalhei muito internamente para conquistar a realidade que vivo hoje, e é esse processo interno - principalmente - que mostro aqui. Mas, mais uma vez, não desvalido a sua realidade e nem a minha. As duas continuam sendo reais. Te agradeço por trazer o seu ponto de vista de forma educada e espero que você se encontre na sua nova jornada seja aqui ou em qualquer outro lugar que você queira estar.
Não é uma questão de ter ou não ter e sim de fazer, nos cardápios dos restaurantes quase que não tem legumes ou verduras. É muita frituras e carnes pra quem gosta é beleza. Eu não preciso comer carne todos os dias.
Eu não como carne nem frango. E sobre "ter ou não ter" me refiro mais á quantidade de frutas que temos no Brasil por ser um país tropical. Nunca vi nenhum restaurante aqui que você pede um suco e vem a fruta batida e não um suco de caixinha. O máximo que você encontra é suco de laranja no mercado exportado de outros países onde a laranja é muito mais ácida do que no Brasil, por exemplo. Enfim, são gostos e gostos.
Tudo é uma questão de gosto.Estive em outubro 24 no Brasil e depois de 2 semanas não aguentava mais ver carne,sentir falta da comida suíça senitr falta de comer saudável,verduras e legumes etc,eu mesmo cozinho e me alimento bem saudável.
Concordo com vc! Fiquei impressionada nas vezes que fui na Suíça, parte alemã, com a boa forma das pessoas. Idosos em forma , caminhando, subindo montanhas. Lindo!!
acompanho o canal há 2 anos, comecei quando ainda estava no brasil. e hoje, morando em zurique, compreendo que todas essas experiências que você fala no vídeo, várias viagens, subir montanha, esquiar, comer fora, ir a mercados de natal e visitar varias cidades só são possíveis porque provavelmente vocês tem um emprego fora da curva.
pra um imigrante médio que vem pra cá, o caminho é totalmente diferente. Seria bem legal não sei, em outros vídeos se atentar com isso também porque é muito fácil dizer que a vida aqui é mil maravilhas quando se tem estabilidade financeira, quando se pode escolher aprender o alemão ou não, quando você já chega com trabalho bom.
a vida na suiça pra média dos imigrantes é sofrida, cheia de preconceito, racismo e falta de oportunidade.
se você não tem uma formação você não consegue arrumar emprego, você tem que ter cursos para qualquer tipo de trabalho até para ser vendedor de loja por exemplo.
mas, sem o alemão, você também não consegue pois você precisa de alemão nível b1 para começar no mercado de trabalho.
as escolas sao super caras e você não vai ter esse dinheiro no começo da jornada o que dificulta mais ainda a sua permanência aqui.
tem toda uma realidade que é deixada de lado e uma outra que é passada as pessoas que te acompanham que faz a galera entender que toda vida na suiça será como a do casal mas isso não é verdade.
a vida aqui pro imigrante sul americano de forma geral é bastante dura.
@pauloreis9750 Oi, Paulo! Tudo bem?
Entendo seu ponto de vista, mas acredito que é humanamente impossível compartilhar nossa experiência atendendo a todas as expectativas e realidades de quem nos assiste. As vivências de cada pessoa podem ser muito diferentes - algumas mais desafiadoras, outras até melhores. Por isso, em todo vídeo que compartilho, sempre deixo claro: essa é a nossa experiência, essa é a nossa realidade.
Faço questão de mostrar tanto os momentos bons quanto os desafios que vivemos. Ainda assim, há coisas que não cabem aqui, seja por exigirem um nível de exposição que não desejo, seja porque simplesmente não fazem parte da nossa vivência.
A verdade é que, para algumas pessoas, nossa vida pode parecer maravilhosa; para outras, pode parecer um grande perrengue. Tudo depende da perspectiva e da realidade de quem assiste - e isso foge do nosso controle. O alcance dos meus vídeos é imprevisível, assim como a diversidade de realidades de quem nos acompanha.
Meu objetivo com o canal é compartilhar as minhas experiências pessoais, sendo sempre transparente e verdadeira com o que vivo. Não faço conteúdo pensando em abordar situações que não experienciei, apenas para agradar a todos ou compartilhar uma experiência que nem faz parte da minha realidade pra validar a experiência de outra pessoa.
Sei de pessoas que tiveram experiências diferentes da minha - tanto melhores quanto piores - mas não cabe a mim aqui ficar falando sobre o que eu não vivi.
O que compartilho aqui está e sempre vai estar alinhado com a minha realidade, os meus desafios, os meus valores e os meus objetivos com o canal.
De qualquer forma o seu comentário é válido e está aqui nos comentários para qualquer pessoa que se identifique. Entendo que sua realidade possa estar sendo diferente mas isso não invalida a minha.
Te desejo boa sorte nos seus próximos passos.
@ desculpa se meu comentário pareceu querer anular a sua realidade. não foi por esse motivo que comentei.
meu comentário foi mais no sentido de: você se propõe a criar conteúdo pra um público muito diverso, já vi vezes que você prestou consultoria a pessoas que estão vindo pra Suiça. Isso é de uma responsabilidade muito grande. porque novamente, uma pessoa acompanha o seu canal e que vê a mudança na vida de vocês por aqui em 2, 3 anos, chega a pensar que: cara, vou pra suiça que minha vida vai mudar também quando na realidade da maioria dos brasileiros aqui é diferente.
talvez seja falta de interpretação minha, talvez isso não seja um canal pra quem quer vir morar, talvez seja só pra quem quer conhecer o país por uma semana, talvez seja só sobre a sua experiência e da sua familia na suíça como unidade.
não sei mesmo mas de qualquer forma peço perdão se interpretei errado.
Oi Paulo, magina.
Eu entendi perfeitamente. O que você quer dizer com seu comentário é que comparou sua vida com a nossa, criou uma expectativa, como muitos fazem, sobre o que é morar na Suíça, e se mudou buscando a parte boa que mostramos daqui. Agora você está frustrado com a realidade em que se encontra e acha que precisamos ser mais responsáveis com o que compartilhamos.
Eu acolho sua frustração, acolho seu desabafo e reconheço as dificuldades que você está enfrentando. Seu comentário é válido e, sim, reflete a realidade de muitas pessoas. Mas também não é a realidade de todos que estão aqui. Eu não questiono meu trabalho, pois sou extremamente verdadeira com tudo o que vivo, incluindo minhas dificuldades.
Mas a diferença não está apenas no trabalho em si pra ter a realidade que temos, como você mencionou. A principal diferença está em como escolhemos enxergar os desafios que surgem e como transformamos essas experiências para superar essa nova realidade que encontramos, baseada nas expectativas que colocamos sobre ela. Tanto que existem comentários opostos ao seu, me agradecendo por compartilhar a realidade que muitos não compartilham sobre morar fora. Então a perspectiva muda pra cada um que recebe e da forma como recebe.
Meu conteúdo é mais profundo do que superficial, e eu tenho total responsabilidade sobre tudo o que compartilho. No entanto, também não vou mudar a forma como enxergo o mundo e os desafios que me aparecem para validar uma realidade que escolhi para mim. Eu trabalho e trabalhei muito internamente para conquistar a realidade que vivo hoje, e é esse processo interno - principalmente - que mostro aqui. Mas, mais uma vez, não desvalido a sua realidade e nem a minha. As duas continuam sendo reais.
Te agradeço por trazer o seu ponto de vista de forma educada e espero que você se encontre na sua nova jornada seja aqui ou em qualquer outro lugar que você queira estar.
Marina como você desenvolveu sua maneira de se expressar melhor? Seria legal se pudesse falar mais sobre isso❤
Obrigada pela idéia, vou pensar sobre como abordar esse tema por aqui!
17min - Sazonalidade
😍😍😍
Mas financeiramente tudo isso é possível?
Não é uma questão de ter ou não ter e sim de fazer, nos cardápios dos restaurantes quase que não tem legumes ou verduras. É muita frituras e carnes pra quem gosta é beleza. Eu não preciso comer carne todos os dias.
Eu não como carne nem frango. E sobre "ter ou não ter" me refiro mais á quantidade de frutas que temos no Brasil por ser um país tropical. Nunca vi nenhum restaurante aqui que você pede um suco e vem a fruta batida e não um suco de caixinha. O máximo que você encontra é suco de laranja no mercado exportado de outros países onde a laranja é muito mais ácida do que no Brasil, por exemplo. Enfim, são gostos e gostos.
St moritz?
Legal bacana mas não troco a gastronomia portuguesa por nada, para mim a melhor da Europa.
A comida do Brasil é muito melhor do que a da Suíça. Sou do RJ tá doido a comida na Suíça é péssima
Tudo é uma questão de gosto.Estive em outubro 24 no Brasil e depois de 2 semanas não aguentava mais ver carne,sentir falta da comida suíça senitr falta de comer saudável,verduras e legumes etc,eu mesmo cozinho e me alimento bem saudável.
Concordo com vc! Fiquei impressionada nas vezes que fui na Suíça, parte alemã, com a boa forma das pessoas. Idosos em forma , caminhando, subindo montanhas. Lindo!!
Até parece que no Brasil não tem legumes e verduras pelo amor de Deus, a Suíça não é nada perto do Brasil.
@@alessandrafloresskrebsky4132 É lindo de ver mesmo! 😍
A comida Brasileira é boa ainda mais pra nós Brasileiros mas a comida suíça é uma delícia amo.