Tô assistindo somente seu canal agora, você explica de uma forma que todos nós entendemos muito bem, estou iniciando no curso de elétrica e cada aula sua é uma enciclopédia na minha mente, obrigado. 🙌🙌👏👏😇😇
Parabéns ótima explicação !! Sou estudante de Eletrotécnica , moro em uma cidade pequena e infelizmente a maioria das residências tem apenas um disjuntor como "proteção" e por mais q nós profissionais da área alertem ao cliente da importância de um bom quadro de distribuição bem dimensionado não somos ouvidos , o cliente acha q n tem necessidade pq alguém disse q funciona apenas com um disjuntor . Complicado a vida de um eletricista lkkkkkk , particularmente eu me nego a fazer um serviço mal feito e sem o mínimo requisitos de segurança .
Obrigado Hanello! É vdd, os clientes não concordam com as nossas orientações mas quando ocorre o problema eles acham que a culpa foi nossa, é complicado, por isso é preferível as vezes nem fazer realmente.
Vdd Boni, é muito importante saber a diferença e a função pois, estes, são os principais dispositivos de proteção obrigatórios em um quadro de distribuição.
Boa tarde amigo. Posso instalar um IDR próximo ao chuveiro. Minha instalação é antiga, e não tenho possibilidade de instalar no QDC. Estou pensando em instalar o IDR após o disjuntor do chuveiro, bem próximo ao chuveiro. Posso fazer desta forma? Obs: meu chuveiro é 220 bifásico Desde já agradeço Parabéns pelos ótimos vídeos.
Bom dia, suas explicações são corretas, mas nas residências antigas com instalação de 30 ou 40 anos, se instalar o DR vai ser casamento, porque não vai parar de desligar. Eu posso instalar o DR para uma função específica para o chuveiro?????? Já botei meu joinha.
Há 20 anos fiz a reforma do quadro de distribuição, e o mesmo não tinha esse espaço para instalar o idr e o dps. Não tive nenhuma ocorrência, mas estou pensando na solução. Por favor dúvida , qual distância máxima do fio terra (haste) com o dps, pode ser uns 15 metros? Excelente trabalho...parabéns.
Olá Paulo! A norma não especifica nenhuma distância entre a haste e o DPS porém, o cabo que liga o DPS a barra de aterramento no quadro não pode ser maior que 50 centímetros.
Na verdade, todos os chuveiros certificados pelo IMETRO aceitam o DR mesmo que não sejam blindados, contudo, dependendo da composição química da água de cada região a fuga de corrente pode fazer com que o DR fique desarmando. Caso isso ocorra, deve-se usar chuveiros com resistência blindada.
@@keffsonchagas8800 fala meu amigo so pra tirar uma duvida tem chuveiro que pede 10 milimetro de fio mas o chuveiro que pede 10 milimetros o fio e mais fino pricipalmente o fio terra podia mim explicar isso obrigado
Boa tarde. Meu nome é Milton. Você poderia me resolver umas dúvidas? O DPS geralmente é instalado depois do disjuntor geral. Assim, o surto de tensão antes de chegar no DPS passa pelo disjuntor geral. O surto de tensão, com certeza, interfere no valor da corrente. Isto não faria o disjuntor geral desligar? Outra questão. O surto é de tensão (V) e o DPS está ligado diretamente no terra. O desvio de sobrecarga causado pelo surto de tensão é de TENSÃO (V) ou de CORRENTE (A). Afinal, o DPS desvia tensão (Volt) ou desvia corrente (Ampere)? Outra questão. Geralmente, os danos em equipamentos são causados pelo excesso de corrente elétrica. No caso do surto de tensão, o que aumenta é a tensão. Como esta tensão atua nos equipamentos para danificá-los? Será devido à Lei de Ohm, V=RI? Se puder me ajudar ficarei muito grato.
Quantas dúvidas. Todas simples. Porém, não por isso, menos pertinentes. Desculpa a intromissão, mas vou tentar ajudar. 1.O surto de tensão NEM sempre interfere no valor da corrente. A corrente aumentará de acordo com a exigência da carga. A tensão é uma DDP(Diferença De Potencial) existente entre dois pólos (é uma estrada), e que através dela trafega uma corrente. Ela é apenas um "caminho" para a corrente. A tensão pode ser altíssima mas se a carga exigir baixa corrente, é apenas essa baixa corrente que irá trafegar. Tensão e corrente não são diretamente proporcionais; o contrário pode ser verdadeiro. Para um disjuntor desarmar ele precisa de uma corrente bem acima de sua corrente nominal. Se apenas a tensão for alta ele não será acionado por falta de corrente suficiente para isso (é o que normalmente acontece em uma descarga elétrica provocada por raios, onde a corrente aumentará apenas à medida em que ela for encontrando resistências (aparelhos ligados...etc). Por isso não é verdade que uma tensão alta é sempre acompanhada de uma corrente alta. - a "estrada" pode até ser bem larga mas por ela podem trafegar: apenas uma bicicleta, apenas uma moto, apenas um caminhão ou apenas uma carreta; ou todos ao mesmo tempo. 2. O DPS, ao contrário do disjuntor é acionado através de uma alta tensão, independentemente da corrente. O varistor existente dentro do dispositivo é acionado imediatamente ao perceber uma alta tensão, fechando um curto-circuito, e aí sim, fazendo o disjuntor geral desarmar(por causa da alta corrente provocada pelo curto), protegendo tudo o que estiver ligado na rede. 3.Todo componente existente nos aparelhos eletrônicos tem a sua tensão nominal, que é controlada mutuamente dentro de um circuito, a começar por sua fonte de alimentação. A maioria dos aparelhos são feitos para controlar uma tensão de 110v ou 220v. Acima disso, eles não resistem a tensão e queimam. Portanto quem provoca o primeiro estrago é a tensão, o aumento da corrente vem em seguida provocado pelos curtos circuitos, causados pela queima dos componentes(aí "torra" tudo). Obs.: não sou nenhum estudioso do assunto, apenas um curioso que fica querendo saber como as coisas funcionam. Se alguém discordar de algo, por favor, dê a sua opinião. Vai ser bom para mim tbém.
Por favor tira minha dúvida tenho o disjuntor no padrão de entrada de 40 A e outro na QDC no mesmo valor porque desarma o do padrão da rua e não o de dentro da residência?
Olá João! Ao lado do número 40A no disjuntor tem uma letra, pode ser B, C ou D. Acredito que nesse caso os dois disjuntores são de 40A mas as letras são diferentes, verifique esse detalhe, caso esteja diferente o problema está aí.
Fala Keffson! Cara me tira uma dúvida, o DR deve ter amperagem maior, menor ou igual que o disjuntor do geral do quadro? Ex: disjuntor geral 50A e DR 63A?
Isso sim é uma explicação curta e grossa. Tenho uma pergunta, se no meu quadro tenho um disjuntor para cada dormitório, o correto seria. Por exemplo: disjuntor, Dr , e dps. Ou seja basta eu ter somente um dps e um Dr para a casa com dóis dormitórios, banheiro, coz e sala. Aí em primeiro ligaria o dps que seria ligado no Dr que ligaria a casa toda correto, lógico respeitando amperagem.
Depende, mas de maneira resumida, se for 127V você pode usar DPS de 175V, no mínimo 10 kA e Uc de 0,80 a 1,0. Caso a casa seja 220V o DPS deve ser de 275V.
Olá me tira uma dúvida na compra do seu curso tem algum grupo para os alunos tira dúvidas ??? Qual é o conteúdo da apostila ela é entregue em PDF ou impressa ????
Olá Marcos! Na verdade eu ainda não tenho nenhum curso meu mesmo, mas sou instrutor do curso de eletricista residencial e predial de uma escola online chamada Ômega Treinamentos. Os alunos desse curso tiram as duvidas comigo direto no portal de ensino, onde cada um deles tem acesso de forma individual no ambiente virtual de estudos. A apostila é impressa, por isso é enviadas pelos correios, mas chega bem rápido. O conteúdo da apostila você pode conferir através desse link: omegatreinamentos.coursify.me/courses/apostila-do-curso-de-eletricista-residencial-e-predial-colorida
O parafuso tinha perfurado a fase ..e eu topei no parafuso tomei o choque porque tava de bota mas sem luvas e uma mão encostada na parede ...tomei o choque e o idr nao desarmou, mas o botão teste esta funcionando..fiquei sem entender
Olá, Adailson! Explico sim. O dispositivo DR não impede a pessoa de levar um choque, ele na verdade impede a pessoa de morrer eletrocutado. Por isso, ao levar um choque, o DR demora alguns segundos para desarmar, cerca de 5 segundos em média devido o efeito da corrente elétrica ser um pouco diferente ao passar pelo corpo humano em comparação com a estrutura metálica.
@@keffsonchagas8800 entendi..e esse pequeno choque foi muito rápido... Por isso que nos testes é bem rapido o desarme, porque e cobre, a fuga é percebida na hora 👍
Tô assistindo somente seu canal agora, você explica de uma forma que todos nós entendemos muito bem, estou iniciando no curso de elétrica e cada aula sua é uma enciclopédia na minha mente, obrigado. 🙌🙌👏👏😇😇
Cara explica de forma simples que todo mundo entende parabéns 👏
Obrigado meu amigo, valeu, um abraço!!
Parabéns ótima explicação !! Sou estudante de Eletrotécnica , moro em uma cidade pequena e infelizmente a maioria das residências tem apenas um disjuntor como "proteção" e por mais q nós profissionais da área alertem ao cliente da importância de um bom quadro de distribuição bem dimensionado não somos ouvidos , o cliente acha q n tem necessidade pq alguém disse q funciona apenas com um disjuntor . Complicado a vida de um eletricista lkkkkkk , particularmente eu me nego a fazer um serviço mal feito e sem o mínimo requisitos de segurança .
Obrigado Hanello!
É vdd, os clientes não concordam com as nossas orientações mas quando ocorre o problema eles acham que a culpa foi nossa, é complicado, por isso é preferível as vezes nem fazer realmente.
Muito top essa sua aula
vídeo perfeito
simples e objetivo, sem embromação ganhou mais um seguidor!!!
excelente explicação , obrigado pelo compartilhamento
Perfeito sabe muito excelente professor parabéns
Obrigado meu amigo, grande abraço!!
Todos são necessários.tem que ter caramba.!!😀😀😀😀👍👍👍👍👍
É verdade Marcelo !! Tem que ter rsrsrs.
Grande abraço, valeu!!!
Ótima explicação, valeu Professor, grande alerta...bom dia, abraço
Obrigado Netinho!!
Já estou escrito pela forma que você explica. Meus parabéns é muito simples intender quando alguém não se limita a trazer detalhes.👏👏👏👏
Muito obrigado meu amigo, seja bem vindo, grande abraço!!
Rapaz, 2 da manhã aqui e em 5 minutos você me ajudou muito, obrigado.
Eu que agradeço meu amigo, grande abraço!!
Cara, seu canal e didática é du c@#$%!!! Parabéns!!! Nota10!!! 😃👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷
Já coloquei no grupo da turma do SENAI 😉
Muito obrigado Felipe!!
Um grande abraço a você e toda a turma do SENAI, valeu!!
Muito bom esse cara, explica muito bem 👏🏿👏🏿👏🏿
Obrigado pela explicação professor... baita aula!
Eu que agradeço meu amigo, valeu!!
Parabéns pela a explicação
Obrigado Adriano!
Grande abraço.
Muito massa... vídeo com explicação sucinta, parabéns!!!
Obrigado Jan! Valeu, um abraço.
Muito bom conteúdo, sem enrolação e direto ao papo.
Curso deve ser muito bom. 👍 👍
Valeu Emerson, obrigado!!
Muito construtivo essa aula
Obrigado José!!
Comecei a seguir o seu canal hoje vc está de parabéns pela didática dás suas explicações,👏👏👏👏👏
Seja bem vindo meu amigo, muito obrigado!!
Meus parabéns,professor.explicação, é 10👏🤝👏👍
Obrigado Paulo, valeu, um abraço!!
Muito boa explicação
Obrigado Erivaldo!!
Grande abraço.
Rapaz.. que explicação top. Parabéns 😊😊
Obrigado Renato, valeu, um abraço!!
Excelente vídeo, resumiu todas as minhas dúvidas
Excelente dica. Muito importante saber sobre estes equipamentos. Obrigado
É vdd Daniel, grande abraço!!
Ótima explicação ✌️✌️
Obrigado Gilmar!!
muito bem explicado com detalhe e prático...parabéns
Obrigado Bernardo!
Grande abraço.
Quem sabe fala pouco e deixa tudo claro! Ótima explicação como sempre!!
Obrigado Flaviano! Valeu, um abraço.
Muito bem explicado para pessoas leiga no assunto. Parabéns
Muito obrigado meu amigo!!
Grande abraço.
Melhor professor do TH-cam!.
Obrigado José! Grande abraço.
Gostei. Ótima explicação. Parabéns.
Obrigado Aleilson!!
gostei muito da sua explicação, vc está de parabéns, eu estou aprendendo com vc, obrigado meu amigo,
Eu que agradeço, valeu, um abraço!!
Ôpa muito bom show 👍🥂
Obrigado Flávio!!
MUITO bom como sempre suas explicações são show professor
Obrigado Valdeci! Grande abraço.
Parabenizá-lo pelo conteúdo!!!
Obrigado Carlos, grande abraço!!
Claro e objetivo
Melhor professor
Obrigado Josiel!
Grande abraço.
Nossa brother o seu canal é muito top...
Like garantido brother!
Muito obrigado meu amigo, grande abraço!!!
Muito boa a sua aula
Muito bom!
Obrigado Fábio!
Grande abraço.
Excelente explicação. Gostaria de saber mais sobre o DDR. Precisamos instalar um 220v FF 2 polos. Como fazer?
Perfeita explicação! Obrigado
Por nada meu amigo, grande abraço!!
Boa explicaçao você tem o don parabéns..
Obrigado meu amigo, um abraço!
Otima aula profesor Deus te abençoe
Amém meu amigo, obrigado!!
Show de bola professor.
Obrigado meu amigo!
Valeu, um abraço.
Obrigado professor
Por nada meu amigo, um abraço!!!
Excelente vídeo aula didática, com bastante orientáções para ser aplicada em campo no dia a dia!!!
Obrigado Alexandre!! Grande abraço.
Parabéns muito bom...
Ótima explicação parabéns
Obrigado Luiz!!!
Sou leigo e ficou muito bem explicado, vou construir um negócio e precisava saber sobre
Fico feliz em saber amigo, grande abraço!!
Brigado pela aula
Eu que agradeço, grande abraço!!
Aula importantíssima !
Valeu professor!
Vdd Boni, é muito importante saber a diferença e a função pois, estes, são os principais dispositivos de proteção obrigatórios em um quadro de distribuição.
Muito obrigado pela explicação
Eu que agradeço meu amigo, um abraço!!
Escrevi no canal...tooop
Pode sim
Top perfeito
Obrigado Severino!!!! Valeu.
Excelente - obrigado.
Valeu Eugênio! Um abraço.
Boa tarde amigo.
Posso instalar um IDR próximo ao chuveiro.
Minha instalação é antiga, e não tenho possibilidade de instalar no QDC.
Estou pensando em instalar o IDR após o disjuntor do chuveiro, bem próximo ao chuveiro.
Posso fazer desta forma?
Obs: meu chuveiro é 220 bifásico
Desde já agradeço
Parabéns pelos ótimos vídeos.
Qual a relação de Amperagem... que deve ser considerada entre esses 03 Componentes:
- Disjuntor x DPS x IDR ?
Bom vídeo
Show de bola...!!!
Obrigado Marcos! Valeu.
Top
Muito bom
Muito obrigado amigo, valeu, um abraço.
Muito bom cara.
Valeu Ismael!
Um abraço.
Excelente.
Obrigado Henrique!!
Bom dia, suas explicações são corretas, mas nas residências antigas com instalação de 30 ou 40 anos, se instalar o DR vai ser casamento, porque não vai parar de desligar. Eu posso instalar o DR para uma função específica para o chuveiro?????? Já botei meu joinha.
Muito obrigado meu amigo, é verdade!!
Pode sim, sem problemas.
👏👏👏
Show
Há 20 anos fiz a reforma do quadro de distribuição, e o mesmo não tinha esse espaço para instalar o idr e o dps.
Não tive nenhuma ocorrência, mas estou pensando na solução.
Por favor dúvida , qual distância máxima do fio terra (haste) com o dps, pode ser uns 15 metros?
Excelente trabalho...parabéns.
Olá Paulo!
A norma não especifica nenhuma distância entre a haste e o DPS porém, o cabo que liga o DPS a barra de aterramento no quadro não pode ser maior que 50 centímetros.
@@keffsonchagas8800 obrigado pela orientação..
Muito top
Nota 10
Obrigado meu amigo! Um abraço.
Ms uma explicação top
Valeu Wilton!
Muito obrigado.
Muito bommmm
Obrigado!!
Boa
Muito garoto
Obrigado Nonato!!
Qual o chuveiro que aceita o dr.?
Obrigado professor pela aula
Na verdade, todos os chuveiros certificados pelo IMETRO aceitam o DR mesmo que não sejam blindados, contudo, dependendo da composição química da água de cada região a fuga de corrente pode fazer com que o DR fique desarmando.
Caso isso ocorra, deve-se usar chuveiros com resistência blindada.
Muito 🔝
Obrigado Alex! Valeu.
É ideal montar um quadro com os 3 dispositivos ??? Comecei estudar eletrotécnica agora...
Sim João, com certeza!!
Como é feita a ligação de cada um deles
Bom dia
Minha instalação, na caixa dentro de casa não tem espaço para idr, posso colocar o idr no disjuntor geral q fica na caixa do relógio.
Se a concessionária da sua cidade permitir sim, sem problemas.
Hoje tem dispositivo que faz quase todas as funções desses aí junto
muito bom
Obrigado José!!
@@keffsonchagas8800 fala meu amigo so pra tirar uma duvida tem chuveiro que pede 10 milimetro de fio mas o chuveiro que pede 10 milimetros o fio e mais fino pricipalmente o fio terra podia mim explicar isso obrigado
Mt top
Valeu meu amigo, obrigado!!
Boa tarde. Meu nome é Milton. Você poderia me resolver umas dúvidas? O DPS geralmente é instalado depois do disjuntor geral. Assim, o surto de tensão antes de chegar no DPS passa pelo disjuntor geral.
O surto de tensão, com certeza, interfere no valor da corrente. Isto não faria o disjuntor geral desligar? Outra questão. O surto é de tensão (V) e o DPS está ligado diretamente no terra. O desvio de sobrecarga causado pelo surto de tensão é de TENSÃO (V) ou de CORRENTE (A). Afinal, o DPS desvia tensão (Volt) ou desvia corrente (Ampere)? Outra questão. Geralmente, os danos em equipamentos são causados pelo excesso de corrente elétrica. No caso do surto de tensão, o que aumenta é a tensão. Como esta tensão atua nos equipamentos para danificá-los? Será devido à Lei de Ohm, V=RI? Se puder me ajudar ficarei muito grato.
Quantas dúvidas. Todas simples. Porém, não por isso, menos pertinentes.
Desculpa a intromissão, mas vou tentar ajudar.
1.O surto de tensão NEM sempre interfere no valor da corrente. A corrente aumentará de acordo com a exigência da carga. A tensão é uma DDP(Diferença De Potencial) existente entre dois pólos (é uma estrada), e que através dela trafega uma corrente. Ela é apenas um "caminho" para a corrente. A tensão pode ser altíssima mas se a carga exigir baixa corrente, é apenas essa baixa corrente que irá trafegar. Tensão e corrente não são diretamente proporcionais; o contrário pode ser verdadeiro. Para um disjuntor desarmar ele precisa de uma corrente bem acima de sua corrente nominal. Se apenas a tensão for alta ele não será acionado por falta de corrente suficiente para isso (é o que normalmente acontece em uma descarga elétrica provocada por raios, onde a corrente aumentará apenas à medida em que ela for encontrando resistências (aparelhos ligados...etc). Por isso não é verdade que uma tensão alta é sempre acompanhada de uma corrente alta. - a "estrada" pode até ser bem larga mas por ela podem trafegar: apenas uma bicicleta, apenas uma moto, apenas um caminhão ou apenas uma carreta; ou todos ao mesmo tempo.
2. O DPS, ao contrário do disjuntor é acionado através de uma alta tensão, independentemente da corrente. O varistor existente dentro do dispositivo é acionado imediatamente ao perceber uma alta tensão, fechando um curto-circuito, e aí sim, fazendo o disjuntor geral desarmar(por causa da alta corrente provocada pelo curto), protegendo tudo o que estiver ligado na rede.
3.Todo componente existente nos aparelhos eletrônicos tem a sua tensão nominal, que é controlada mutuamente dentro de um circuito, a começar por sua fonte de alimentação. A maioria dos aparelhos são feitos para controlar uma tensão de 110v ou 220v. Acima disso, eles não resistem a tensão e queimam. Portanto quem provoca o primeiro estrago é a tensão, o aumento da corrente vem em seguida provocado pelos curtos circuitos, causados pela queima dos componentes(aí "torra" tudo).
Obs.: não sou nenhum estudioso do assunto, apenas um curioso que fica querendo saber como as coisas funcionam. Se alguém discordar de algo, por favor, dê a sua opinião. Vai ser bom para mim tbém.
Bgdoooo
Eu que agradeço!!
Valeu, um abraço.
Por favor tira minha dúvida tenho o disjuntor no padrão de entrada de 40 A e outro na QDC no mesmo valor porque desarma o do padrão da rua e não o de dentro da residência?
Olá João!
Ao lado do número 40A no disjuntor tem uma letra, pode ser B, C ou D.
Acredito que nesse caso os dois disjuntores são de 40A mas as letras são diferentes, verifique esse detalhe, caso esteja diferente o problema está aí.
Faltou falar que o disjuntor também protege os circuitos de sobrecarga.
Sim, é verdade meu amigo!
Pf me diz uma coisa. Quanto custa esses dispositivos o idr e o dps?
Boa explicação!
Mas kd os novos vídeos professor ?? 😁😁
Obrigado meu amigo!
Vdd, farei em breve pode deixar.
Como seria a ligaçao nesta 3 pessas ?
Fala Keffson! Cara me tira uma dúvida, o DR deve ter amperagem maior, menor ou igual que o disjuntor do geral do quadro? Ex: disjuntor geral 50A e DR 63A?
Pode dessa forma? Pq estava estudando e o DR tem a única função de detectar fulga de corrente.
Olá amigo!
A resposta para essa pergunta está nessa aula th-cam.com/video/sbFiQzN7hps/w-d-xo.html
@@keffsonchagas8800 valeu. Pode ser igual ou superior. Você é 10, explicações muito fácies de compreender. 👏👏👏
Top d ++++
Obrigado Pastor Sebastian!
É muito bom ter a sua presença por aqui, grande abraço!!
Top
Obrigado amigo, grande abraço!!
Bom dia professor me tire uma dúvida na minha região fase fase não tem o neutro o mau aterramento e o tt da para ligar o dps?
Dá sim Nilton, verifique a resposta que eu lhe dei em um outro vídeo.
Isso sim é uma explicação curta e grossa. Tenho uma pergunta, se no meu quadro tenho um disjuntor para cada dormitório, o correto seria. Por exemplo: disjuntor, Dr , e dps. Ou seja basta eu ter somente um dps e um Dr para a casa com dóis dormitórios, banheiro, coz e sala. Aí em primeiro ligaria o dps que seria ligado no Dr que ligaria a casa toda correto, lógico respeitando amperagem.
Sim João, isso mesmo!
Qual o DPS eu posso estar usando em uma residência
Depende, mas de maneira resumida, se for 127V você pode usar DPS de 175V, no mínimo 10 kA e Uc de 0,80 a 1,0.
Caso a casa seja 220V o DPS deve ser de 275V.
Tenho um DDR, tem as duas funções, dispensa o disjuntor ?
Dispensa sim Raimundo, desde que esteja bem dimensionado.
Olá me tira uma dúvida na compra do seu curso tem algum grupo para os alunos tira dúvidas ???
Qual é o conteúdo da apostila ela é entregue em PDF ou impressa ????
Olá Marcos! Na verdade eu ainda não tenho nenhum curso meu mesmo, mas sou instrutor do curso de eletricista residencial e predial de uma escola online chamada Ômega Treinamentos.
Os alunos desse curso tiram as duvidas comigo direto no portal de ensino, onde cada um deles tem acesso de forma individual no ambiente virtual de estudos.
A apostila é impressa, por isso é enviadas pelos correios, mas chega bem rápido.
O conteúdo da apostila você pode conferir através desse link: omegatreinamentos.coursify.me/courses/apostila-do-curso-de-eletricista-residencial-e-predial-colorida
Professor tomei um choque i o idr não desarmou poderia me explicar o que aconteceu
O parafuso tinha perfurado a fase ..e eu topei no parafuso tomei o choque porque tava de bota mas sem luvas e uma mão encostada na parede ...tomei o choque e o idr nao desarmou, mas o botão teste esta funcionando..fiquei sem entender
Olá, Adailson! Explico sim.
O dispositivo DR não impede a pessoa de levar um choque, ele na verdade impede a pessoa de morrer eletrocutado.
Por isso, ao levar um choque, o DR demora alguns segundos para desarmar, cerca de 5 segundos em média devido o efeito da corrente elétrica ser um pouco diferente ao passar pelo corpo humano em comparação com a estrutura metálica.
@@keffsonchagas8800 entendi..e esse pequeno choque foi muito rápido...
Por isso que nos testes é bem rapido o desarme, porque e cobre, a fuga é percebida na hora 👍
Não protegem contra o valor de mercado.