Como ex-aluno do Pódion e atual aluno do IME, eu posso lhe garantir que o seu método é muito recomendado, e o ITA até conta com esse tipo de malandragem na hora da prova(já falei abaixo do exemplo da questão do ITA irresolutivel com matérias do curriculo normal do ensino médio, mas possivel de se determinar a resposta por análise dimensional). Na hora da prova, vale tudo toda hora, as pessoas tem que entender isso. O Córes, professor que provavelmente fez a prova, é um dos professores mais estimulantes e uma das pessoas mais sábias com quem eu já tive o prazer de aprender, e ele sabe dificultar quando precisa. Minha opinião não é nada imparcial, mas fica a recomendação.
Amigo,pode me passar o seu email. Tô em dúvida sobre qual escola militar cursar e tenho muito interesse no IME mas não conheço o suficiente pra tomar a decisão.
Umberto está prestes a fazer uma prova de 15 questões na qual irá testar um certo "método" que ele mesmo desenvolveu. Ao terminar de ler a prova, percebe que só sabe resolver 2. Sabendo que ele chutou 2 das 10 questões que ele acertou, calcule a quantidade de matéria negra existente na via láctea. Dica E=mc²
Na verdade isso não é "um truque" é um método de resolução chamado de particularização, e na verdade você tem q saber pelo menos o básico da matéria senão você não consegue nem particularizar... Mas a dica foi ótima, parabéns :)
Muito obrigada por compartilhar conosco esses dicas, não sei se vc já passou ou não no ita, se não passou eu espero que passe logo pois você merece, e espero te ver por lá algum dia POSAOIASJOIAS valeu
Daniel, o exercício está certo. Eu expliquei no vídeo o que b era. Como as pessoas podem ler a descrição do vídeo antes de assistir à aula, vou acrescentar esse dado. Obrigado
Aquela dica que vc deu sobre o Sol e a sombra no minuto +/- 11:10 - muito boa a técnica por sinal - é uma propriedade de radiciação e potenciação. A pessoa que não souber isso nem precisa se inscrever num ITA da vida.
caramba deu certinho ,do método "normal" não consegui de jeito nenhum ,mas no "umberto" não precisei nem de ver qual é a dica hahahha,muito bom cara,isso sim é pensar "outside box"
Parabéns prof, seu método é bem simples, prático e eficiente, Estou gostando bastante de suas aulas, obrigada por essa ajudinha que salva sempre em ocasiões importantíssimas.
O que se percebe sozinho tem seus méritos, mas não quer dizer que foi pioneiro. Qualquer um da área de Matemática saberia ou já usou muitas vezes esse método sem necessariamente apresentá-lo. O que gostei mesmo foi da patente (método Umberto), rs. Mas você está de parabéns, nada como ajudar a todos que venham precisar.
Uma solução para a segunda questão, sobre equacao do segundo grau: Vamos tomar as raízes como d e como d^n, pelas relações de Girard no segundo grau, temos que: d + d^n = -b/a, daí: b = - ad - a • d^n(I) e d•d^n = c/a => d^(n+1) = c/a => c = ad^(n+1)(*) Multiplicando (*) por a^n, temos que: a^n • c = a^(n+1) • d^(n+1), então: (a^n • c)^(1/n+1) = ad(II) Elevando (*) a n: c^n = a^n • d^(n(n+1)), multiplicando por a: a • c^n = a^(n+1) • d^(n(n+1)) => (a • c^n)^(1/n+1) = a • d^n(III) Substituindo (I), (II) e (III) na expressão da questão, percebemos facilmente que ela se resume a 0.
Umberto, segue a resolução da segunda pergunta (se você já não tiver conseguido): -b/a = p + p^n b = -a(p + p^n) c/a = p^(n + 1) c = ap^(n + 1) se trocar b e c pelos valores que acabou de conseguir, vai chegar ao resultado. sabe o que isso significa? isso mesmo: que era bem mais fácil fazer do seu jeito, ainda que ele não dê certo para questões dissertativas.
Macete do sol e da sombra eu não gosto.. Esse eu acho melhor... Quem estuda ta por dentro da matéria.... logo, ta por cima na lista de aprovados... Quem não estuda está por fora da matéria, logo está por baixo.... Resumindo.. Quem ta por cima ta por dentro, quem ta por baixo ta por fora.... e se for pra sair: quem ta por fora ta por baixo quem ta por dentro ta por cima.. abraços.
JGS Essa é a mesma regra q uso pra saber por exemplo que raiz oitava de 58^3 é = 58 elevado a 3/8. Quem ta por dentro ta por cima quem ta por fora ta por baixo
AAA , Umberto, !!!!!!!!!!!, acho que eu entendi , esse negócio de f1,f2,f3. Em fim, se for isso mesmo , comenta ai, vo ficar muito feliz, eu fiquei pensando aqui uns 10 minutos, e cheguei a uma conclusão. Veja bem, na primeira , o único padrão , é o numerador, que sempre se repete, sendo ele 1. E nesta mesma, o f é f1. Então, acho que no f2, seria o numerador 2. sendo o primeiro algarismo, 2/1, o segundo 2/2, o terceiro 2/3... e o ultimo 2/n. no f3, seria 3/1,depois 3/2, depois 3/3 .... e o ultimo 3/n. então , eu pensei, bom isso deve sair por indução, chamando de n , e depois de n+1. Idai?, idai que para resolver,finalmente, eu chamo o 1/2+1/3+...+1/n (no f1) de X. Por que? por que ai , no f2, eu terei 2+ 2/2+2/3+2/4 ...+ 2/n deixando o 2 em evidencia , fica 2+ 2(1/2+1/3+1/4+1/n) Logo f2= 2+ 2X e você vai logo reparar pelos cálculos que tudo fica em função de f1, sendo f2= 2f1, f3=3f1, e fn=nf1 assim dá pra resolver a questão muito facilmente, depois de pronto é melhor de enxergar o que eu fiz. tenta resolver assim se der certo me avisa. vou tentar aqui tb. Abraços.
vou praticar, sempre tive um certo "medo" em questões com letras e sempre tentei resolver com alguma propriedade, de maneira bonita, mas não dá muito certo kkkk
Professor, suas aulas são SENSACIONAIS.. :D muito obrigado, deixa eu te perguntar posso dizer que a bissetriz intercepta o lado BC na mediatriz do lado ? Se sim está correto eu dizer que o triangulo ACJ vai ter o lado AC² = β² + CJ² onde AC = b e CJ=m, e como o triangulo com a dica MISTICA é isósceles substituo a variavel b² por b.c que é o cateto igual do triangulo maior, e m² por m.n por ser bissetriz e isolar o β² ? Espero que sim.. :D Simplesmente você top... se puder me ajudar fico muito agradecido.. :D
Oi, Bruno! Em primeiro lugar, muito obrigado pelo elogio! Fico feliz em poder ajudar, especialmente quando recebo comentários positivos como o seu :D Pode sim. Como não foi especificado o tipo de triângulo, você pode supor que ABC é isósceles, aí as considerações que você fez ficam corretas. Mesmo que não fosse, no fim daria a mesma coisa, mas você teria que fazer mais decomposições de lados, o que tornaria o exercício muito mais complicado.
Huum, Obrigado você é Demais professor. atencioso e gentil, continue com os videos.. ajudam MUITTOOO.. Adorei o esquema de saber sobre os carbonos se são SP, SP2 ou SP3 essa DICA MISTICA foi essencial.. Muito obrigado MESMO.. :D abração..
Esse método é conhecido como o método Gpart, ou seja, método do geral para o particular. Esse método funciona para todas as questões que são cobradas em concursos e vestibulares e que estão no caso geral e também que as alternativas estejam no caso geral, fora isso ele não funciona.
Boa noite, sou da cidade de Rio Grande -RS e infelizmente aqui não tem curso preparatório. E vou ter que virar sozinha para passar no IME. Gostei muito das dicas do vídeo porque uma questão certa faz muita diferença. Mas o chute não é a melhor opção para passar na prova. Gostaria de pedir se alguém souber de algum livro de questões de concurso ou qualquer outro material que possa me auxiliar nos meus estudo, eu agradeceria.
+Sandrine Abreu Nunes aqui onde moro no ceara quase todos os colegios tem foco no ita e ime. posso lhe indicar o site da vestcursos e a vestseller. são os melhores professores. acredite os livros do renato brito de fisica é otimo. principalmente da maneira que ele ensina dê uma olhada lá bj e boa sorte nos estudos.
Sandrine, na editora Vestseller você encontra excelentes livros de diversas disciplinas que são justamente direcionados para os níveis das provas do ITA e do IME!
vou desativar meu facebook, parar de assistir naruto kk.. vou começar a estudar pra caralho, vou passar nessa prova. meu professor de matemática falou ano passado que eu era o único da sala que tinha potencial pra ser alguém na vida..... Não vou decepcionar o melhor professor do estado....
Sobre a questão extra da descrição, fiz e refiz diversas vezes usando cosx e senx e A igualdade da alternativa E deu 4=0, fiz pela maneira errada ou é a questão que tem alternativas não condizentes?
Cara, eu tenho quase certeza que o exercicio era pra ser resolvido assim mesmo. Justamente eles não falam o que são as funções f2 f3... pra ver quem percebe que não faz diferença saber.
Resolver problemas desse jeito não vai te ajudar a resolver problemas do cotidiano, mas vai te ajudar a entrar nas faculdades, o que já é metade do caminho
Não consigo pensar em nenhuma profissão que use esse método diretamente, mas a tentativa e erro é o princípio básico de qualquer emprego na área de pesquisas. Partir do particular para o geral (indução) é muito comum nessa área do conhecimento.
Eaee professor, joia? então, minha dúvida não está perante ao vídeo em si mas sim nessa questao: 50 pessoas fizeram uma festa e dividiram o valor em cotas iguais. Verificou-se que faltou 510,00 reais para fechar a conta, mas 5 pessoas foram adicionadas no grupo, entao definiu-se que iam dividir em partes iguais para as 55 pessoas. Quem ainda nao havia contribuido pagaria sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial dariam mais 7 reais, de acordo com isso qual o valor da cota final para cada uma das 55 pessoas? Eu pensei assim: O adicional das 50 pessoas iniciais ( 50x7)= 350 A diferença entre o que faltou para as 50 pessoas (510) e a contribuição delas( 510-350)= 160 E no final dividir esse 160 pelas 5 pessoas novas que foram adicionadas, e enfim chegando ao valor de 32 reais, está certo pelo jeito que fiz? Muito obrigado dese já
Jonas _ porque na função, vc soma as frações que vao ate o denominador n, porem se n é igual a 1, vc soma somente 1/1 ou 1 como ta especificado na função
Em questões de ITA eu não sei mais, mas no ENEM, fiz o pacote completo, com 600 questões resolvidas, passo a passo, dando muitas dicas do tipo! Confere lá: th-cam.com/video/e19Muyz0Rno/w-d-xo.html
Então Umberto, eu fiz uma loucura aqui e cheguei no resultado de que a letra e) dá 16 = 16, comprovando que ela é a certa, porém não sei se foi sorte ou coincidência. Será que está certo? Vou te mandar uma mensagem pelo seu site com a minha resolução, beleza? :3
Manda um e-mail com a foto da sua resolução. Fica melhor pra eu dar uma olhada. Mas se você substituiu os valores certos, e em nenhuma outra alternativa deu uma igualdade correta como a 16=16, então não foi sorte, é isso mesmo que tem que fazer ^^
É um bom palpite, mas eu não teria tanta certeza. A notação Fn(x) é usada para representar varias formas, mas sempre é definida antes(um exemplo seria com sequencias de funções, em que Fn(x) é simplesmente o n-ésimo termo da sequencia em função do x). Talvez o Córes(professor de matemática do Pódion que faz as provas) tenha se esquecido. Também não é impossivel que a prova do ITA contava com a engenhosidade dos próprios alunos para ser resolvida usando exemplos simples. Eu lembro de uma questão de fisica do ITA irresolutivel sem o uso de calculo diferencial e integral, mas que a resposta podia ser determinada fazendo analise dimensional, portanto tudo é possivel. Outra coisa é que F1(n) do exercício estava definida para n natural, mas para n>=1, F1(n) é um racional não-inteiro, assim sendo ineligivel para ser utilizado como argumento para a propria F.
Ele supôs que as raízes eram 2 e 4, certo ? Portanto 4 é a 2 raíz e também a 2° potência de 2, e como é a 2° potência de 2, n será considerado como 2 ! Entendeu ? Acho que estou certo ! 😅
Como ex-aluno do Pódion e atual aluno do IME, eu posso lhe garantir que o seu método é muito recomendado, e o ITA até conta com esse tipo de malandragem na hora da prova(já falei abaixo do exemplo da questão do ITA irresolutivel com matérias do curriculo normal do ensino médio, mas possivel de se determinar a resposta por análise dimensional). Na hora da prova, vale tudo toda hora, as pessoas tem que entender isso. O Córes, professor que provavelmente fez a prova, é um dos professores mais estimulantes e uma das pessoas mais sábias com quem eu já tive o prazer de aprender, e ele sabe dificultar quando precisa. Minha opinião não é nada imparcial, mas fica a recomendação.
Amigo,pode me passar o seu email. Tô em dúvida sobre qual escola militar cursar e tenho muito interesse no IME mas não conheço o suficiente pra tomar a decisão.
Leonardo Macedo cara vc respondeu um e-mail de 5 anos atrás
@@anthony_9742 e é crime,por acaso?
@@leonardomacedo7567 a nao ser que vc seja um genio vc cursa o que conseguir passar skskks sao os vestibulares mais concorridos.
Umberto está prestes a fazer uma prova de 15 questões na qual irá testar um certo "método" que ele mesmo desenvolveu. Ao terminar de ler a prova, percebe que só sabe resolver 2. Sabendo que ele chutou 2 das 10 questões que ele acertou, calcule a quantidade de matéria negra existente na via láctea. Dica E=mc²
s
0.00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001
Bom dia,
resolvi umas questões de termodinâmica do vestibular ITA, segue o link: th-cam.com/video/actK-Z0kHvk/w-d-xo.html.
Igor Silva Usando cola né safado
Vinicius Menezes nível ITA
Na verdade isso não é "um truque" é um método de resolução chamado de particularização, e na verdade você tem q saber pelo menos o básico da matéria senão você não consegue nem particularizar...
Mas a dica foi ótima, parabéns :)
Concordo plenamente !
A onde eu estudo chama-se cartear
@@dovahkiin8547 pra mim tbm era isso
@@dovahkiin8547 vocabulário de carioca kk, questao resolvida fora da tecnica tradicional
ja aconteceu isso comigo kk eu achei que inventei um teorema, mas ele ja existia, era só porque eu que não conhecia
Não tô acreditando que eu ainda não tinha visto sua playlist ITA/IME.
TE AMO-TE, sendo de Exatas ou Humanas. :)
Muito obrigada por compartilhar conosco esses dicas, não sei se vc já passou ou não no ita, se não passou eu espero que passe logo pois você merece, e espero te ver por lá algum dia POSAOIASJOIAS valeu
Daniel, o exercício está certo. Eu expliquei no vídeo o que b era. Como as pessoas podem ler a descrição do vídeo antes de assistir à aula, vou acrescentar esse dado. Obrigado
Nossa, que vacilo o meu, obrigado pela dica :D
s
+Daniel Faria s
e o rapaz passou na prova?
Eu gosto muito dos seus vídeos. Continue assim!! Eu já utilizava esse método em questões de álgebra, quando eu não conseguia resolver.
Aquela dica que vc deu sobre o Sol e a sombra no minuto +/- 11:10 - muito boa a técnica por sinal - é uma propriedade de radiciação e potenciação. A pessoa que não souber isso nem precisa se inscrever num ITA da vida.
bem, é igual não saber somar e querer fazer prova
Caras MUITO OBRIGADA!!!! Seus vídeos estão me ajudando muito!!!
Eu uso isso, eu chamo de chutar valores.
Falei que era um triângulo equilátero de lado 2.
e deu certo
+TutoMaisGames E é chutar valores. Chamei de método Umberto porque é meu nome e eu chamo como quiser kkkkkkk
Exatas Exatas - Matemática, Química e Física!! Tá certo! Kkk
Parabéns pelos vídeos maninho, sempre com o bom humor e disposto a compartilhar, espero novos vídeos, curti método! ;)
caramba deu certinho ,do método "normal" não consegui de jeito nenhum ,mas no "umberto" não precisei nem de ver qual é a dica hahahha,muito bom cara,isso sim é pensar "outside box"
Com toda a minha sinceridade esse vídeo foi uma verdadeira fezes. Tenha um bom dia.
Show Umberto!!!
Grande abraço. Continue com os vídeos.
Valeu Umberto, consegui acertar a questão. Eu considerei que o triângulo fosse um triângulo retângulo isósceles.
Parabéns prof, seu método é bem simples, prático e eficiente, Estou gostando bastante de suas aulas, obrigada por essa ajudinha que salva sempre em ocasiões importantíssimas.
O que se percebe sozinho tem seus méritos, mas não quer dizer que foi pioneiro. Qualquer um da área de Matemática saberia ou já usou muitas vezes esse método sem necessariamente apresentá-lo. O que gostei mesmo foi da patente (método Umberto), rs. Mas você está de parabéns, nada como ajudar a todos que venham precisar.
Fiz um negócio semelhante na prova da petrobras e deu certo
Parabéns professor!
Vejo que domina a Lógica.
Acredito q essa técnica funcione em muitos vestibulares da vida e não só no ITA
Uma solução para a segunda questão, sobre equacao do segundo grau:
Vamos tomar as raízes como d e como d^n, pelas relações de Girard no segundo grau, temos que:
d + d^n = -b/a, daí: b = - ad - a • d^n(I)
e
d•d^n = c/a => d^(n+1) = c/a => c = ad^(n+1)(*)
Multiplicando (*) por a^n, temos que: a^n • c = a^(n+1) • d^(n+1), então: (a^n • c)^(1/n+1) = ad(II)
Elevando (*) a n: c^n = a^n • d^(n(n+1)), multiplicando por a: a • c^n = a^(n+1) • d^(n(n+1)) => (a • c^n)^(1/n+1) = a • d^n(III)
Substituindo (I), (II) e (III) na expressão da questão, percebemos facilmente que ela se resume a 0.
Umberto, é um ótimo bizu, mas para provas de IME/ITA o aluno deve ter um conhecimento bem estruturado para a base! Nem sempre isso funciona.
pow ,o método do exatas exates é o melhor do melhor do munnndooooo!!!!!!
muito boa as suas explicações professor meu sonho é fazer o ITA e me ajudou bastante com essas dicas obrigado mesmo
Eae, qual foi o resultado do seu esforço, depois de 3 anos?
@@GabrielRodrigues-nt7lb e o seu depois de 3 anos?
o método Umberto vai me salvar quando eu fizer o Mext
supreendendo sempre ein Cara parabens
Umberto, segue a resolução da segunda pergunta (se você já não tiver conseguido):
-b/a = p + p^n b = -a(p + p^n)
c/a = p^(n + 1) c = ap^(n + 1)
se trocar b e c pelos valores que acabou de conseguir, vai chegar ao resultado.
sabe o que isso significa? isso mesmo: que era bem mais fácil fazer do seu jeito, ainda que ele não dê certo para questões dissertativas.
cara, deu certinho... mt bom
Caraca , eu já tinha visto esse vídeo a muito tempo , mas não sabia que era o cara do anúncio de matemática pro ENEM kkkkkkkkkkk
O problema da educação do Brasil está no aluno que estuda para passar na prova e não para aprender.
Legal!! Obrigado pelo vídeo!
Que dica linda *-* Valeu professor ! Adorei suas aulas, vc explica mt bem :D
Macete do sol e da sombra eu não gosto.. Esse eu acho melhor...
Quem estuda ta por dentro da matéria.... logo, ta por cima na lista de aprovados...
Quem não estuda está por fora da matéria, logo está por baixo....
Resumindo..
Quem ta por cima ta por dentro, quem ta por baixo ta por fora....
e se for pra sair:
quem ta por fora ta por baixo
quem ta por dentro ta por cima..
abraços.
JGS Essa é a mesma regra q uso pra saber por exemplo que raiz oitava de 58^3 é = 58 elevado a 3/8. Quem ta por dentro ta por cima quem ta por fora ta por baixo
Ja me matriculei la umberto! Ano que vem pretendo estudar muito.. Quero ITA, sacumé né
Boa sorte! Que você consiga passar! ;D
Fiz com Triângulo equilatero e deu muiiiito certo.... foi bem mais facil hahahahah .... VLw mesmo pela ajuda (pena que parou com os videos :( )
ah nem sempre, IME/ITA sempre fazem umas trollagens qndo vc q dar uma d espertinho nos exercícios deles.
You're AWESOME!!!!! :D thankssss a lot!!!!
Adorei o método... Obrigada! =)
eu tbm faço esse metodo do umberto a um puco tempo ja nao tinha mt costume de estudar pras provas entao colocava valores q simplificavam a expressao
Essa coisa de fração no denominador pode ser facilitada como quem ta dentro ta por cima que ta fora ta por baixo
Umberto, vc é o cara kkkkkkkkkk, melhor dica do dia.
Isso não é Progressão Aritmética? (PA)?
Arrasou! muito bom mesmo
AAA , Umberto, !!!!!!!!!!!, acho que eu entendi , esse negócio de f1,f2,f3. Em fim, se for isso mesmo , comenta ai, vo ficar muito feliz, eu fiquei pensando aqui uns 10 minutos, e cheguei a uma conclusão.
Veja bem, na primeira , o único padrão , é o numerador, que sempre se repete, sendo ele 1. E nesta mesma, o f é f1.
Então, acho que no f2, seria o numerador 2. sendo o primeiro algarismo, 2/1, o segundo 2/2, o terceiro 2/3... e o ultimo 2/n.
no f3, seria 3/1,depois 3/2, depois 3/3 .... e o ultimo 3/n.
então , eu pensei, bom isso deve sair por indução, chamando de n , e depois de n+1.
Idai?, idai que para resolver,finalmente, eu chamo o 1/2+1/3+...+1/n (no f1) de X.
Por que?
por que ai , no f2, eu terei 2+ 2/2+2/3+2/4 ...+ 2/n
deixando o 2 em evidencia , fica 2+ 2(1/2+1/3+1/4+1/n)
Logo f2= 2+ 2X
e você vai logo reparar pelos cálculos que tudo fica em função de f1, sendo f2= 2f1, f3=3f1, e fn=nf1
assim dá pra resolver a questão muito facilmente, depois de pronto é melhor de enxergar o que eu fiz.
tenta resolver assim se der certo me avisa. vou tentar aqui tb.
Abraços.
Jowex 8
@@jovialmassingue4461 oi?
Muito bom seu raciocínio
faz mais vídeos desse humberto :D
vou praticar, sempre tive um certo "medo" em questões com letras e sempre tentei resolver com alguma propriedade, de maneira bonita, mas não dá muito certo kkkk
Professor, suas aulas são SENSACIONAIS.. :D muito obrigado, deixa eu te perguntar posso dizer que a bissetriz intercepta o lado BC na mediatriz do lado ? Se sim está correto eu dizer que o triangulo ACJ vai ter o lado AC² = β² + CJ² onde AC = b e CJ=m, e como o triangulo com a dica MISTICA é isósceles substituo a variavel b² por b.c que é o cateto igual do triangulo maior, e m² por m.n por ser bissetriz e isolar o β² ? Espero que sim.. :D Simplesmente você top... se puder me ajudar fico muito agradecido.. :D
Oi, Bruno! Em primeiro lugar, muito obrigado pelo elogio! Fico feliz em poder ajudar, especialmente quando recebo comentários positivos como o seu :D
Pode sim. Como não foi especificado o tipo de triângulo, você pode supor que ABC é isósceles, aí as considerações que você fez ficam corretas. Mesmo que não fosse, no fim daria a mesma coisa, mas você teria que fazer mais decomposições de lados, o que tornaria o exercício muito mais complicado.
Huum, Obrigado você é Demais professor. atencioso e gentil, continue com os videos.. ajudam MUITTOOO.. Adorei o esquema de saber sobre os carbonos se são SP, SP2 ou SP3 essa DICA MISTICA foi essencial.. Muito obrigado MESMO.. :D abração..
preciso de ajuda pro ita, meio q pra prova do ano que vem 😢😢
Sensacional!
Nossa vc explica muito bem
Esse método é conhecido como o método Gpart, ou seja, método do geral para o particular. Esse método funciona para todas as questões que são cobradas em concursos e vestibulares e que estão no caso geral e também que as alternativas estejam no caso geral, fora isso ele não funciona.
Boa noite, sou da cidade de Rio Grande -RS e infelizmente aqui não tem curso preparatório. E vou ter que virar sozinha para passar no IME. Gostei muito das dicas do vídeo porque uma questão certa faz muita diferença. Mas o chute não é a melhor opção para passar na prova. Gostaria de pedir se alguém souber de algum livro de questões de concurso ou qualquer outro material que possa me auxiliar nos meus estudo, eu agradeceria.
+Sandrine Abreu Nunes aqui onde moro no ceara quase todos os colegios tem foco no ita e ime. posso lhe indicar o site da vestcursos e a vestseller. são os melhores professores. acredite os livros do renato brito de fisica é otimo. principalmente da maneira que ele ensina dê uma olhada lá bj e boa sorte nos estudos.
+Sandrine Abreu Nunes Há um curso para o IME em Porto Alegre, www.elitepoa.com.br . O diretor é formado pelo ITA, e também é de Rio Grande.
Sandrine, na editora Vestseller você encontra excelentes livros de diversas disciplinas que são justamente direcionados para os níveis das provas do ITA e do IME!
kkkkkkk sou de rio grande também, os cursinhos nao servem?
Bom dia,
resolvi umas questões de termodinâmica do vestibular ITA, segue o link: th-cam.com/video/actK-Z0kHvk/w-d-xo.html.
vou desativar meu facebook, parar de assistir naruto kk.. vou começar a estudar pra caralho, vou passar nessa prova. meu professor de matemática falou ano passado que eu era o único da sala que tinha potencial pra ser alguém na vida..... Não vou decepcionar o melhor professor do estado....
eae, conseguindo?
Deve ter morrido de tanto estudar ...
O mais engraçado é que em algumas questões ,eu fazia este método, mas não sabia o nome.
Humberto, o F2(n) seria: 2, 2/2, 2/3, 2/4.... 2/n.
Então, F3 (n) seria 3, 3/2, 3/3. Fn (n) seria a função onde o valor da função é o mesmo do seu "x".
Pensei isso, mas o gab não bate f2(n)=2f(1), assim fn(n)=nf(1)
Daí
Somatório: f(1)[1+2+3+...+n]=n(n+1)f(n)/2
Em relacao ao segundo exercício. Por que n = 2?
Na última questão, poderia ter usado a equação x^2-2x+1=0, porque aí as raízes seriam 1 e 1^n=1.
+Breno Toyoshima Verdade, seria mais simples.
Caraí o Umberto parece que com o tempo rejuvenesceu.
Provavelmente f1, f2, f3... deve ser uma sequência de funções genéricas quaisquer..
faz questões da afa também
Sobre a questão extra da descrição, fiz e refiz diversas vezes usando cosx e senx e A igualdade da alternativa E deu 4=0, fiz pela maneira errada ou é a questão que tem alternativas não condizentes?
Cara, eu tenho quase certeza que o exercicio era pra ser resolvido assim mesmo. Justamente eles não falam o que são as funções f2 f3... pra ver quem percebe que não faz diferença saber.
O ITA apronta uma dessas de tempos em tempos. É uma prova de malandragem e velocidade.
bom, depois de aprender isso, aonde eu vou usar isso no dia a dia; ou em que profissão?
Resolver problemas desse jeito não vai te ajudar a resolver problemas do cotidiano, mas vai te ajudar a entrar nas faculdades, o que já é metade do caminho
até ai tudo bem; eu gostaria de saber se é só pra exercitar a mente, ou se tem alguma aplicação em alguma profissão.
Não consigo pensar em nenhuma profissão que use esse método diretamente, mas a tentativa e erro é o princípio básico de qualquer emprego na área de pesquisas. Partir do particular para o geral (indução) é muito comum nessa área do conhecimento.
Exatas Exatas valeu! eu só acho um puta desperdício de tempo, resolver uma equação tão complicada e não achar uma utilidade pra ela.
Da Silva Joaquim ITA é ITA, né? Se quiser passar, não pode reclamar...
Como faz p usar esse método em prova discursiva? .-.
+Dayane Lourenço É que nas múltiplas escolhas, as vezes, vice tem que ir em cada alternativa pra ver se está correto.
faço da sua pergunta a minha
Só explicar, Do método Umberto tem-se:
Não usa haha
Dayane Lourenço use a caneta preta pronto!
Esse exercício está correto? O que é b? É a medida do lado oposto ao ponto B do triângulo? Ai meu deus, estou confuso
Ainda não tentei, mas não seria possível utilizar a soma telescópica ?
cara, vc tem certeza que essa é a resposta da questão para casa? to fazendo a um tempão a n cheguei neste resultado.
Eaee professor, joia? então, minha dúvida não está perante ao vídeo em si mas sim nessa questao:
50 pessoas fizeram uma festa e dividiram o valor em cotas iguais. Verificou-se que faltou 510,00 reais para fechar a conta, mas 5 pessoas foram adicionadas no grupo, entao definiu-se que iam dividir em partes iguais para as 55 pessoas. Quem ainda nao havia contribuido pagaria sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial dariam mais 7 reais, de acordo com isso qual o valor da cota final para cada uma das 55 pessoas?
Eu pensei assim: O adicional das 50 pessoas iniciais ( 50x7)= 350
A diferença entre o que faltou para as 50 pessoas (510) e a contribuição delas( 510-350)= 160
E no final dividir esse 160 pelas 5 pessoas novas que foram adicionadas, e enfim chegando ao valor de 32 reais, está certo pelo jeito que fiz? Muito obrigado dese já
Certinho.
hahahaha na ultima era só coloca tudo comos endo 1 e zerava tambem, nao precisava ter feito com n=2, coloca n=1 que da certo tb
Olá Umberto, realizei a questão usando um triângulo equilátero. Como se faz com um triângulo retângulo? Conte-me por email.
f1 (n) + f2 (n)... Não é o número do termo? tipo, termo 1 termo 2 e etc
n entendi pq f(1) de 1 = 1 sendo que ainda tem os outros termos na funçao
Jonas _ porque na função, vc soma as frações que vao ate o denominador n, porem se n é igual a 1, vc soma somente 1/1 ou 1 como ta especificado na função
n entendi porque as raizes tinham que ser 2 e 4 na equação específica, me explica ?
De fato o que ele falou é verdade mas uso um muito melhor chamado Teorema De chutagoras!
Mas que carteação do crlh, vou usar isso , posta mais kkkkk
Em questões de ITA eu não sei mais, mas no ENEM, fiz o pacote completo, com 600 questões resolvidas, passo a passo, dando muitas dicas do tipo! Confere lá: th-cam.com/video/e19Muyz0Rno/w-d-xo.html
Aperta f13 no teclado que vai entender o que é f
Exatas Exatas Você é de Brasília?
Meu você parece muito o Simon Bird, do "the inbetweeners"
Então Umberto, eu fiz uma loucura aqui e cheguei no resultado de que a letra e) dá 16 = 16, comprovando que ela é a certa, porém não sei se foi sorte ou coincidência. Será que está certo? Vou te mandar uma mensagem pelo seu site com a minha resolução, beleza? :3
Manda um e-mail com a foto da sua resolução. Fica melhor pra eu dar uma olhada. Mas se você substituiu os valores certos, e em nenhuma outra alternativa deu uma igualdade correta como a 16=16, então não foi sorte, é isso mesmo que tem que fazer ^^
Exatas Exatas Beleza, eu enviei já ;D
Obrigada pela atenção! xD
Vlw mano
Na questão dois n n pode ser 1/2?
Eu chamo de
Calculo
Hipotético
Universal
Técnico
Estimativo
a, cansei! hehehe..
depois de 47 linhas, achei que β²= m²n(m+2n) / β²-2n²
tentei fazer por semelhança de triângulos, hehe
E aí man, depois de 4 anos vc se tornou alguém na vida? Obs; é só pra ver se eu tenho chance rs
Sério, me paguem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu ri demais
Método da substituição.
blz mas as questões abertas
Só quero comentar que o 2 não ficou pior ainda
Já estou no 9 ano e não entendo...
Genial
Como q tu sabe q o somatório dessas frações irá dar 1 ??
Igor Freitas Pq ele viu o gabarito
Igor Freitas a soma só vai até 1
as provas do colegio naval são boas
Alguém assistindo em 3458?
f2 = f(f1)
f3= f(f2)
f4= f(f3)
.
.
.
É um bom palpite, mas eu não teria tanta certeza. A notação Fn(x) é usada para representar varias formas, mas sempre é definida antes(um exemplo seria com sequencias de funções, em que Fn(x) é simplesmente o n-ésimo termo da sequencia em função do x). Talvez o Córes(professor de matemática do Pódion que faz as provas) tenha se esquecido. Também não é impossivel que a prova do ITA contava com a engenhosidade dos próprios alunos para ser resolvida usando exemplos simples. Eu lembro de uma questão de fisica do ITA irresolutivel sem o uso de calculo diferencial e integral, mas que a resposta podia ser determinada fazendo analise dimensional, portanto tudo é possivel. Outra coisa é que F1(n) do exercício estava definida para n natural, mas para n>=1, F1(n) é um racional não-inteiro, assim sendo ineligivel para ser utilizado como argumento para a propria F.
Me disseram que as questões do ita é só matemática básica. Posso concluir isso com esse vídeo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk umbertoo ta tão novinho nesse video
não entendi pq n=2 desculpa nao acordei ainda
Pq n é 2??
Ele supôs que as raízes eram 2 e 4, certo ? Portanto 4 é a 2 raíz e também a 2° potência de 2, e como é a 2° potência de 2, n será considerado como 2 ! Entendeu ?
Acho que estou certo ! 😅
Humberto casa comigooo ?? kkkkkkkkkkkkkkkk ótima DIKA
Prefiro o D de Deus e o C de Cristo