Essa produtividade tóxica tomou conta de tudo mesmo. Até quando temos um tempo livre, as pessoas INSISTEM que tenhamos hobbies produtivos, sendo que objetivo de um hobbie é SE DIVERTIR independente se é produtivo ou não! Tive crises de burnout por conta dessa cultura de produtividade tóxica...
@@saturno2263 então, eu mesmo adoro passar minhas horas livres de descanso, seja jogando videogame ou assistindo filmes e séries na tranquilidade... sem me preocupar se isso vai me trazer "benefícios". Eu gosto disso e me faz feliz, ponto!
é frustrante trabalhar até o olho tremer de estresse, e não evoluir, não conseguir ter dinheiro pras férias, pro final de semana, pra comprar uma casa ou carro sem se endividar. Todo um sistema de opressão, não só no capitalismo, mas no governo tbm, não sei se vcs estão ligados, mas a gente trabalha 5 meses do ano só pra pagar imposto, sustentar uma máquina inchada e ineficiente, pro governo ainda ver empreendedor como lixo.
Moro nos Países Baixos (Holanda) e aqui, a população valoriza muito mais a vida pessoal em relação à profissional. É muito comum contrato part time e no verão, as pessoas priorizam o lazer. Trabalham o mínimo possível pra aproveitar pois o inverno é longo. É extremamente diferente do mercado de trabalho brasileiro. Aqui, se vc não quiser crescer, tá de boa. Pode passar a vida no mesmo cargo. No Brasil, se você não quer ser promovido, será demitido. As pessoas no Brasil não escolhem. Elas obedecem. Tudo isso só acontece por existir muita gente desempregada. Na Holanda, existe escassez de mão de obra. Então, o funcionário tem poder de barganha
E a doutrinação que o Brasil, traz mesmo que o objetivo seja uma vida simples. Aqui ou vocês para de ir pra escola para estudar para o seu futuro, ou completar escola, faculdade, curso técnico, para ficar desempregado enquanto o Joãozinho analfabeto que nem o inglês sabe pronunciar ganha mais que você e sem muito esforço., e foda viver no Brasil mas fazer o que! Estudar para ser alguém melhor.
Como concurseiro, quase tudo que eu fazia era visando a produtividade. Mas eu tinha um objetivo: depois que eu passar no concurso fim, só vou estudar coisas que eu gosto como dieta, treino de musculação, astronomia, filosofia, etc. Nunca tive a ambição de estudar 10 ou 15 anos pra ter sempre um cargo mais alto e melhor. "Trabalhe para viver, não viva pra trabalhar" eu acredito nisso.
isso acontece demais. a pessoa vai pra concurso pra justamente ter a sensação de ter mais paz, mas passa em um, e ai fica estudando o resto da vida pra passar num melhor. ai vira uma bola de neve
Não me identifiquei com esse vídeo porque troquei meu tempo em redes sociais por outros momentos de lazer, como passar 20 minutos vendo esse vídeo, lendo harry potter ou qualquer outro livro que não vai me levar a lugar nenhum. Eu já tenho um trabalho que me consome 8/9 horas por dia. Não sou pago por hora então não preciso trabalhar ainda mais. Eu já me formei, mas ainda estudo pra continuar crescendo profissionalmente, aumentando o meu salário e tem dado certo. A meta é trabalhar cada vez menos e não mais.
De fato precisamos trabalhar e acredito que isso pode trazer orgulho, o problema é o excesso de trabalho, viver para trabalhar, sempre nesse sistema de Produção e Consumo. E "trabalho" pode ser interpretado de diversas formas, você pode se orgulhar de ter se empenhado muito, "trabalhado", em algo que tem um significado grande. Sem se preocupar com o Produto daquilo.
Mas vejo que pensamento vem de épocas em que realmente o trabalho dignificava o homem, hoje em dia o trabalho está adoecendo o homem. Como o Hugo falou é excesso de trabalho, as empresas s[o querem sugar o trabalhador, o governo só arruma jeito de tirar dos pobres, a produtividade tóxica está se espalhando e a população está vivendo no automático, as vezes nem para pra refletir sobre isso pois são tantos problemas na cabeça, dívidas, colégio do filho, problemas no trabalho... Está complicado! Precisa haver um equilíbrio, trabalho x descanso, coisa que muitos não estão tendo mais.
eu trabalhei 6 horas hoje, estudei 5 horas, e estava pensando em estudar mais uma hora. Vou assistir ao jogo da seleção agora para descansar e ficar à toa um pouco. Vídeo ótimo
Pois é, eu ferrei com minha saúde pois não me permitia descansar, mesmo em casa eu ficava arranjando coisas pra fazer. Não façam isso, a gente n tem que ser produtivo o tempo todo.
Uma coisa que eu nunca vejo nos conteúdos sobre produtividade é como essas atividades realmente ajudaram a pessoa a realizar seus sonhos. Tá, você escreve todos os dias, mas já escreveu algum livro seu? Faz academia, mas porque não fazer um esporte que você ama e se tornar bom nele? Aprendeu a tocar um instrumento? A pintar? Desenhar? Engajou em algum projeto social? Relação com sua família melhorou? Seus amigos? Mudou sua vida? Mudou a vida de alguém? O que você faz te ajuda? Ajudou outra pessoa? São tantas opções que existem, mas a forma como retratam, é como se você tivesse que seguir uma receita pronta, como se existisse uma rotina modelo que deve ser seguida por todos. Os criadores de conteúdo sobre produtividade costumam apenas falar que acordam cedo, vão pra academia, estudam, trabalham, fazem afirmações, mas se essas coisas realmente estão os ajudando a realizar seus sonhos, disso ninguém fala. É apenas, faça x, faça y. Algo mecânico demais. Cada um tem sua definição do que é sucesso, e o que é realização para um, pode não ser para o outro.
Tocou no ponto chave. Existem pessoas de sucesso que tem péssimos hábitos, mas aquilo no que são boas, elas caem de cabeça. Se você quer ser um grande ilustrador, 90% do tempo tem que ser gasto em estudar ilustração, desenho e afins. Não ficar lendo qq coisa, tomando banho gelado ou praticando exercícios (pelo amor, exercícios são ótimos, mas enfim kkk deu pra entender).
@@canaldogrifonoia1338 vdd, sou TH-camr iniciante mas esse papo de produtividade é o que mais afeta creators, realmente mentiram pra nós produtividade pra trabalhar mais, não descansar mais
Concordo totalmente! Só acrescento que a parte boa dessa cultura tóxica de produtividade "full time" é que ela me ajuda quando quero me esquivar de certas pessoas e eventos, sob a desculpa que estarei ocupado 😁😈
Pior que recentemente fui ver um emprego onde disseram na entrevista que é de Segunda a Sexta, mas eles podem chamar a pessoa no Sábado e também no Domingo, e isso exatamente no dia. Ou seja, a pessoa está de folga mas não pode relaxar e tem que ficar perto do celular, aguardando alguma ligação repentina do chefe. E o anterior que eu tive, eu saí devido a isso e pelo fato de mudarem o turno do nada e no dia do serviço. Eu já estava começando a viver estressado com isso. Fora as ligações de madrugada pedindo pra que eu fosse pra empresa pegar mais cedo.
Que vídeo necessário. É tanta informação sobre como produzir, como ser melhor etc. Tem horas que precisamos desacelerar, a vida passa tão rápido, e somos condicionados (pressionados) a sempre estarmos ocupados: seja trabalhando, estudando ou ocupando nosso tempo com algo que a sociedade espera. É tão boa a sensação de ter paz, tranquilidade, sossego, de ter tempo para fazer coisas que gostamos de verdade, seja ver um filme, ir num parque, sair para comer, sem tá o tempo todo pensando em produzir e ser alguém melhor, é por tanta pressão social que tanta gente está com a saúde mental doente.
excelente apontamento hugo. Acredito que essa produtividade tóxico tomou conta dessa geração atual, a galera quer que tudo tenha algum "ganho", ninguem mais para pra simplesmente PENSAR, jogar conversa fora, ler um livro aleatório sem ser diretamente ligado com seu trabalho. as pessoas pararam de apreciar as coisas "simples" e "bobas" em detrimento da produtividade tóxica. 💡
Que video excelente! Eu me questionava sobre isso esses dias ... como estou no mundo dos concursos, reparei que tudo q faço, assisto etc..é pensando em performance...melhorar para o meu objetivo que é ser aprovada. Nao consigo nem ter mais " conversas futeis " com as pessoas ..meu mundo esta girando em torno de coisas serias , objetivos e tal. Sempre que tento assistir algo futil me vem na cabeca :" vc poderia estar usando esse tempo para aprender e melhorar em algo ".
passo pelo mesmo… não eh fácil. comecei a escutar podcasts e videoaulas na academia pq reduz minha ansiedade pelo término do treino até poder voltar a estudar “corretamente”
Era assim tbm. Se possível, deixo uma sugestão: estipular mais ou menos uma meta diária (pode ser de horas ou de assuntos). Se você bater a meta, poderá descansar sem culpa alguma.
Aliás, para complementar o vídeo, essa logica moralista atual de que o trabalho é bom, dignifica o homem, salva, liberta é uma invenção da época da revolução industrial, em que você tinha que justificar colocar uma criança de 10 anos pra trabalhar 18h por dia. Antes disso, o trabalho era visto como algo inferior, degradante, humilhante. Os nobres, o clero, a aristocracia não trabalhavam. Os camponeses também não se matavam de trabalhar, apesar de ainda terem que trabalhar
Muito bem pensado, cara, mas talvez não seja essa a origem. A palavra "trabalho" tem origem latim, se não me engano, "tripaliu", que era um instrumento de tortura. Ou seja, durante a passagem histórica da humanidade, construímos desde há muito tempo que o trabalho é ruim, é maldoso, é _torturante._ Isso vai começar a ficar diferente na Idade Média com o império da igreja católica: o trabalho, ainda que torturante, era a única forma da plebe "suja pelo pecado" ter chances de ser consagrado e ir ao reino dos céus. Era uma forma de mostrar desgosto pela carne em nome da santidade. Desde este momento, começamos a observar o trabalho de forma diferente: apesar de ainda ser doloroso, era a dor em nome do bem total (Deus). Se eu não me engano, o trabalho vai passando gradativamente para um olhar positivo, e um acelerador disso foi o impacto do calvinismo, que unia a *prosperidade material* com o trabalho - a benção não viria depois da morte, ela já era entregue para aquele que trabalhava, materializada pelo poder aquisitivo. Isso tudo foi "repaginado" na evolução industrial, mas talvez na segunda, no século XX, em que precisava ter uma especialização do proletário para que não houvesse mais perda. É neste momento que a administração enquanto uma ciência se desenvolve mais, reforçando mais o ideário de que o emprego é por si só o objetivo, e que você deve se destacar (se especializar) para ter o privilégio de trabalhar. A força de trabalho se torna a maior potência do homem. É o começo, o meio e o fim para todo homem e mulher. Quanto mais tempo trabalha, mais moral, mais humano você é. Desculpa pelo textão; recomendo você checar o que disse (to tirando de cabeça do que eu me lembro de umas aulas). Boa noite!
Tive várias crises de pânico por isso, sentir que eu preciso ser mais, fazer mais o tempo inteiro. Me peguei ouvindo esse vídeo enquanto fazia algo produtivo.
Isso me lembrou muito a galera que é servidora pública, ganha um bom salário, mas ainda vende curso, dá aula, vende material, dá palestra... vende até a mãe se deixar. Penso que o dinheiro ganho deve ser só para consumo, porque não sobra nem tempo para viver.
Se for da área jurídica, piorou. Sou advogado e praticamente todos os juízes, promotores e demais colegas advogados têm essa mania de não sossegar. Tem juiz que é professor, dá palestras, está sempre sendo visto, mas aí você vai ver e o seu processo tá concluso pra sentença desde o ano passado.
Curti demais. Domingo joguei 3h, fazia meses que não fazia isso. A produtividade em excesso, torra o cérebro da gente. Tenho rotina sim, mas amo o meu tempo livre e uso com sabedoria.
gostei muito do vídeo , vejo vários amigos hoje que estão trabalhando cadê vez mais pra comprar coisas com todo o respeito inúteis exemplo : celulares melhore , carros melhores coisas que nem vão usar semana que vem só pra falar que tem
Esses dias estava em pleno domingo com a familia, e me deparei pensando porque não estava estudando... Nossa, você ficar em instagrame em outras redes sociais só te fazer pensar que você é um nada, um lixo, porque não consegue ser produtivo, por não estar concurso oe outras coisas assim.
Tenho pensado o mesmo que você! Até diminui meu tempo no youtube (única rede social que eu uso) porque o conteúdo que aparece para mim é muito ruim. Meu algorítimo praticamente só fala sobre produtividade de forma tóxica e até apareceu um vídeo pra mim de um pesquisador falando sobre porque ter hobbies é ruim e o ideal é focar em apenas 1 coisa (sua carreira), já que se você não for o melhor de todos, não vale a pena nem fazer (e o hobby seria uma distração). Não aguento mais esses conteúdos, por isso gostei muito do seu vídeo. Percebi em mim mesma ultimamente que eu estou muito séria e até minha linguagem corporal é "dura", não sou mais uma pessoa brincalhona como eu era antes, já que não é "produtivo " e não é um comportamento "adulto".
Eu vejo q essa fase da vida é necessário para atingir algum objetivo mt difícil e a longo prazo. Descansar e se dar o luxo de não ser produtivo quase 100% do dia, pode acontecer pra quem já está confortável na vida. Ainda mais gente q tem pouco tempo pra estudar, terá q usar suas poucas horas livres pra poder fazer o necessário :/
03 anos trabalhando, 03 vendendo férias, falei pra minha mãe que estava cansada e queria tirar férias, ela disse: Quem você pensa que é pra estar cansada? você é muito preguiçosa, gente, lidar com cobranças não é fácil!
Muito boa essa reflexão. Isso me toma de um jeito que até meu lazer precisa ser produtivo, meus horários precisam estar todos ocupados e se eu estiver em casa tranquilo, eu fico culpado por não estar fazendo um post, estudando, arrumando a casa. Tenho trabalhado isso, é um desafio, mas aos poucos vamos nos desintoxicando desse ambiente.
Muito bom vídeo! As pessoas precisam ver isso, as redes sociais estão colocando uma pressao do kct pra vc ser 100% produtivo, sempre estar fazendo alguma coisa, e sem perceber as pessoas facilmente pode adquirir uma sindrome de burnout
Uma puta reflexão PQP, me atravessa demais e eu sofro de ansiedade por isso, angustia justamente pela pressão de ser produtivo, parece que eu nunca descanso ou espairecer a mente. Já está sendo alvo de terapia, que está ajudando demais.
eu consegui me desprender desta pressão e pelo incrivel que pareça. eu somente consegui ser mais produtivo quando eu parei de querer ser produtivo toda hora. é mto bom estudar e trabalhar e no fim do dia jogar video game, final de semana ficar atoa. vc fica mais descansado e com mais folego para quando for o momento de produzir, vc fazer isso muito bem.
O pior é que essa ultra produtividade elevou a regua do mercado, as empresas, gestores e etc, já esperam que você se mate pelo trabalho, e se vcoê trabalho num ritimo natural que seja equilibrado, você causa estranheza a as vezes até mesmo é demitido.
Eu cheguei num ponto que quando termino todas as minhas obrigações, sinto que não posso descansar, pois eu poderia estar fazendo algo. E tenho tido muita crise de ansiedade.
Tema super importante, direta e indiretamente sou pressionado a passar em um concurso maior, em demonstrar produtividade (não pode esquecer de postar uma foto produzindo rs), tem hora que eu mesmo me flagelo por não ser tão dedicado como deveria, tão estudioso como deveria, tão bem sucedido como deveria... É uma tortura, fico a ponto de surtar!
Excelente reflexão Hugo! Estudando para cargo de AFT no CNU me deparei com o contraponto do capitalismo e me encontrei refletindo sobre o verdadeiro significado do "trabalho".
Excelente vídeo, meu caro. Estava me sentindo muito culpado nesses últimos dias da performance que estava tendo nos estudos e nos afazeres do dia a dia, sempre visando uma recompensa como finalidade, somente refletindo sobre toda essa alienação e ter que fingir decência sobre isso o tempo todo, tiro sempre um tempo para meu ócio, para construção da minha individualidade.
que vídeo ótimo. Eu estou nesse momento com muita dificuldade de simplesmente descansar e encontrar um hobby, fico pensando "pra que vou fazer isso? é inútil." tenho essa ideia de que preciso ser útil e produtiva o tempo e nao sabia de onde vinha isso. Obrigada
Sou da época q estudava pra concurso com o Hugo...hj sou servidora do TJ (obrigada Hugo...vc tem parte nisso)...e hj me sinto culpada por não estar estudando ou produzindo...pelo simples fato de estar assistindo um filme ...muito louco isso😮
É muito doido pensar nisso, eu ainda tenho essas neuras enraizada em mim, as vezes assistindo um video fico "deveria assistir algo mais produtivo" mas estou tentando quebrar esse ciclo e simplesmente me jogar na vida sem muito dessas questões e agora quando porcuro algo para mim ser mais produtivo, que seja ago q n demande forca inicialmente mas depois q possa saber fazer o processo mais rapido para ter mais tempo livro e viver. Espero que nós possa sair dessa corrente doentia q afasta cada vez nós do nosso eu principal para "melhorar" para algo q muito das vezes nem é nosso.
"Podemos perdoar a um homem ter feito uma coisa útil enquanto ele não a admira. A única desculpa de ter feito uma coisa inútil é admirá-la intensamente.Toda Arte é completamente inútil." Oscar Wild. E é por isso também que amo tanto isso (arte) ❤😂.
Nossa, muito verdade isso. Eu estou lendo uns mangás que tenho aqui, e no começo ficava na mente "nossa podia estar lendo algo mais produtivo", mas continuei na leitura e tento a cada dia tirar esse pensamento da minha cabeça. Leitura é leitura, e nem tudo precisa ser produtivo, pode ser apenas por diversão.
Trabalho oito horas por dia, faço faculdade, estudo pra me tornar um ótimo profissional na minha área, faço exercícios bem comuns pra manter a saúde em dia, e faço certas coisas inimigas da produtividade, rs. Creio que as leituras que tem a ver com meu curso e as que uso pra entretenimento já são mais do que suficientes kkkkkk não tô afim de perder meu tempo com autoajuda, academia às 5 da manhã, banho gelado e outras besteiras do tipo. Conselho: seja você mesmo. Não se baseiem em influencers com rotinas fofinhas, não vire um robô, tenha uma identidade sua, assim viveremos em harmonia. Um forte abraço
mds eu to exatamente assim. Optei por concurso justamente por isso, pq no meio de clt, tudo é mais dificil vc se sente perdido não tem mentor, manual, carreiras dificéis, tudo mais dificil e voce se desgasta mais que o simples cansaço de ler e fazer exercicios. Pelo menos na area de concuros tem mentores pra dar o passo a passo oq ajuda a nao sentir a sensaçao de ter que se ocupar mais pois ja estou fazendo o certo, mas mesmo assim tá dificil olha
Eu tentei ser produtivo quase 100% do tempo dás 6:00 da manhã até 22:00 da noite, fiquei por meses assim trabalhando e estudando. E devo dizer que o maior problema é estresse e cansaço mental, os dias demora mais pra passar, tudo fica absolutamente estressante. Hoje em dia, busco aprender algo novo quando me interessa muito aos fins de semana ou em feriados
Acho que nossa autocobrança em excesso nos adoece. Tenho a mania de falar que estou com preguiça ao invés de cansada, logo corrijo. Kkkkkk E busco não me culpar tanto, tenho até parado de ver os jogos do time que gosto porque achava q tava perdendo tempo
Por isso que nao estudo mais pra concursos. Já tô no meu cargo de nivel médio, poderia ir mais longe , sim, mas não quero. Não que tenho o melhor trabalho do mundo, mas sei que tenho uma vida bem melhor do que a vida de muita gente
Pra mim tem que ter equilíbrio pra tudo. Que nem no domingo eu tava sozinho em casa, consegui organizar a casa, o trabalho do dia seguinte, tratei pendências e no final fiquei umas 3 horas no TikTok de boas. E é sobre isso.
Bro faz um vídeo sobre o juros negativos e como a destruição da moeda liquidou o ganho tecnológico das últimas décadas que serviria de suporte pra uma vida com menos trabalho e mais qualidade.
Eu tenho conhecidos que estudaram comigo na faculdade e trabalham de manhã, tarde e a noite. Que horas eles vivem? Meu tempo livre é sagrado para mim, sem ele eu fico doente. O pior que a sociedade como um todo vive nesse ritmo é querem que a gente viva tbm. Até se espantam quando descobrem que eu só tenho um emprego. Já tentaram arrumar obrigações para mim fora do meu horário e eu tô fora!
Outro dia eu estava me sentindo culpada por usar meu tempo para cozinhar minha comida. Na minha cabeça, eu deveria estar estudando. Mas detalhe: eu já estudo toda a tarde e à noite (de manhã eu trabalho). Ou seja, eu me senti culpada por viver por mim e para mim, usando meu tempo e meus recursos para produzir uma comida pra mim, e não trabalhando e estudando para trabalhar para produzir riqueza para os outros e obter apenas o que é suficiente para a minha sobrevivência.
Eu fico pensando. Estou atrás de varios concurseiros que estão há anos se preparando. Como eu poderia ter o direito de não me dedicar e pensar somente nas matérias?
Não é nicho não, eu, por exemplo, dedico mais de 14 horas por dia ao trabalho e estudos, mesmo assim ao final do dia, com as poucas horas restantes para acabar o dia, me sinto extremamente culpado por dedicar uns 40 minutos a 1h para jogar um vídeo game. É desse tipo de exemplo que ele falou que convenhamos muitos passam por isso.
Minimalismo é a tentativa da burguesia de se diferenciar da classe trabalhadora, não é a ausência do consumo, é o pós-consumo, onde não se sofre para adquirir bens materiais, mas decide-se não faze-lo por uma suposta superioridade moral.
vc leu o livro daquele saudoso professor italiano cujo nome esqueci O ócio criativo? Eu li mas não gostei, esperava algo mais profundo mas, talvez seja eu q não entendi.
talvez não seja a produtividade mas é a gestão do tempo. Hj em dia todo o mundo quer abraçar muita coisas ao mesmo tempo, com a esperança de encontrar algo que o destaque da massa de pessoas comuns. Para fazer isso é preciso engolir muitas informações curtas e seleccionar as mais importantes para aprofundar. Logo, para que vai estudar japonese se não te serve para nada? seria só perder tempo precioso! eu estudaria japones para conversar com a japinhas, lindas, branquinhas, tímidas de fachada mas qdo esquentam...eu não aguento, já passei da idade. mesma coisa com a russas...rosinhas em cada lugar do corpo.... mas tmb o idioma russo não é tão fácil não!
concordo mas, também temos q considerar que você tem q colher a agua qdo chove, ou seja, vc tem q trabalhar se quer ganhar o suficiente para bancar tds as necessidades da vida moderna....como vc mandaria seu filho para escola com sapato quebrado ou sem um estojo etc etc? claro, seria otimo se as pessoas ganhassem mais...como Marx dizia, a mas valia produzida pelo trabalhador deve ser dele, pelo menos em parte mas sabemos que não conseguimos ganhar essa!
eu tenho um monte de tempo livre e gostaria não te-lo, ou seja, gostaria ter algo para fazer...algumas ideias? Mas, não digam, vai trabalhar pois não gosto e nem preciso, nem vai estudar pois cansei sendo q sou medico, engenheiro, advogado, 11 pos e 1 mestrado...cansei de estudar, nem vai viajar pois já conheço o mundo inteiro....será q chegou o momento de sair desse planeta?
O lema "vestir a camisa da empresa", esse é o maior pega trouxa do mundo profissional.
E ai de quem discordar!
Só perde pra famigerada “Aqui nos somos uma família”. 😂
Essa produtividade tóxica tomou conta de tudo mesmo. Até quando temos um tempo livre, as pessoas INSISTEM que tenhamos hobbies produtivos, sendo que objetivo de um hobbie é SE DIVERTIR independente se é produtivo ou não! Tive crises de burnout por conta dessa cultura de produtividade tóxica...
nossa, SIM
@@saturno2263 então, eu mesmo adoro passar minhas horas livres de descanso, seja jogando videogame ou assistindo filmes e séries na tranquilidade... sem me preocupar se isso vai me trazer "benefícios". Eu gosto disso e me faz feliz, ponto!
@@ryangustavo7248 eu também gosto, mas confesso que as vzs fico achando que tô " perdendo tempo" justamente devido essa produtividade tóxica.
Como tratar burnout?
@@sabeselaeufrasinadescansando
é frustrante trabalhar até o olho tremer de estresse, e não evoluir, não conseguir ter dinheiro pras férias, pro final de semana, pra comprar uma casa ou carro sem se endividar. Todo um sistema de opressão, não só no capitalismo, mas no governo tbm, não sei se vcs estão ligados, mas a gente trabalha 5 meses do ano só pra pagar imposto, sustentar uma máquina inchada e ineficiente, pro governo ainda ver empreendedor como lixo.
Moro nos Países Baixos (Holanda) e aqui, a população valoriza muito mais a vida pessoal em relação à profissional. É muito comum contrato part time e no verão, as pessoas priorizam o lazer. Trabalham o mínimo possível pra aproveitar pois o inverno é longo. É extremamente diferente do mercado de trabalho brasileiro. Aqui, se vc não quiser crescer, tá de boa. Pode passar a vida no mesmo cargo. No Brasil, se você não quer ser promovido, será demitido. As pessoas no Brasil não escolhem. Elas obedecem. Tudo isso só acontece por existir muita gente desempregada. Na Holanda, existe escassez de mão de obra. Então, o funcionário tem poder de barganha
Deve ser uma experiência incrível ❤
E ainda tem a verdinha liberada❤, um Beck a noite deve ser daora
Os holandeses têm poder de compra, já no Brasil, mesmo você trabalhando muito, fica difícil até de lotar um carrinho de supermercado.
E a doutrinação que o Brasil, traz mesmo que o objetivo seja uma vida simples. Aqui ou vocês para de ir pra escola para estudar para o seu futuro, ou completar escola, faculdade, curso técnico, para ficar desempregado enquanto o Joãozinho analfabeto que nem o inglês sabe pronunciar ganha mais que você e sem muito esforço., e foda viver no Brasil mas fazer o que! Estudar para ser alguém melhor.
Aqui na Califórnia é o mesmo kk tem uma placa de contrata-se lavador de pratos pra ganhar U$23,00/h em um restaurante desde janeiro e ninguém quer. 😂
O fato é que nossa geração produz mais riqueza do que a geração dos nosso pais, só que nós temos acesso a uma parcela cada vez menor.
Como concurseiro, quase tudo que eu fazia era visando a produtividade. Mas eu tinha um objetivo: depois que eu passar no concurso fim, só vou estudar coisas que eu gosto como dieta, treino de musculação, astronomia, filosofia, etc.
Nunca tive a ambição de estudar 10 ou 15 anos pra ter sempre um cargo mais alto e melhor.
"Trabalhe para viver, não viva pra trabalhar" eu acredito nisso.
isso acontece demais. a pessoa vai pra concurso pra justamente ter a sensação de ter mais paz, mas passa em um, e ai fica estudando o resto da vida pra passar num melhor. ai vira uma bola de neve
Que um dia eu consiga trabalhar com oq goste
Não me identifiquei com esse vídeo porque troquei meu tempo em redes sociais por outros momentos de lazer, como passar 20 minutos vendo esse vídeo, lendo harry potter ou qualquer outro livro que não vai me levar a lugar nenhum.
Eu já tenho um trabalho que me consome 8/9 horas por dia. Não sou pago por hora então não preciso trabalhar ainda mais. Eu já me formei, mas ainda estudo pra continuar crescendo profissionalmente, aumentando o meu salário e tem dado certo. A meta é trabalhar cada vez menos e não mais.
"O trabalho dá caráter para o homem" ou "o trabalho dignifica o homem". Odeio esse pensamento parasitário da sociedade.
De fato precisamos trabalhar e acredito que isso pode trazer orgulho, o problema é o excesso de trabalho, viver para trabalhar, sempre nesse sistema de Produção e Consumo. E "trabalho" pode ser interpretado de diversas formas, você pode se orgulhar de ter se empenhado muito, "trabalhado", em algo que tem um significado grande. Sem se preocupar com o Produto daquilo.
Mas vejo que pensamento vem de épocas em que realmente o trabalho dignificava o homem, hoje em dia o trabalho está adoecendo o homem. Como o Hugo falou é excesso de trabalho, as empresas s[o querem sugar o trabalhador, o governo só arruma jeito de tirar dos pobres, a produtividade tóxica está se espalhando e a população está vivendo no automático, as vezes nem para pra refletir sobre isso pois são tantos problemas na cabeça, dívidas, colégio do filho, problemas no trabalho... Está complicado! Precisa haver um equilíbrio, trabalho x descanso, coisa que muitos não estão tendo mais.
eu trabalhei 6 horas hoje, estudei 5 horas, e estava pensando em estudar mais uma hora. Vou assistir ao jogo da seleção agora para descansar e ficar à toa um pouco. Vídeo ótimo
Era melhor ter estudado do que ver jogo da seleção.
@@wesleymiguel6425 VERDADE, KKKKKKKKKKKK ME ARREPENDI JKAKAKAKKA
@@a.r.306 de todos os dias que vc poderia escolher descansar vendo um jogo ao invés de estudar, vc escolheu justamente o pior kkkkkk
@@Lucas-in2wc rapaz, eu achei que iria ganhar da Costa Rica, sem Navas ainda. Se não ganha da Costa Rica, não vai ganhar mais de ninguém haha
@@a.r.306 não se arrependa , vc se destraiu ... e não olhe pelo resultado e sim pela diversão , resumindo tira sempre um tempo pra vc curti algo
Pois é, eu ferrei com minha saúde pois não me permitia descansar, mesmo em casa eu ficava arranjando coisas pra fazer. Não façam isso, a gente n tem que ser produtivo o tempo todo.
Uma coisa que eu nunca vejo nos conteúdos sobre produtividade é como essas atividades realmente ajudaram a pessoa a realizar seus sonhos. Tá, você escreve todos os dias, mas já escreveu algum livro seu? Faz academia, mas porque não fazer um esporte que você ama e se tornar bom nele? Aprendeu a tocar um instrumento? A pintar? Desenhar? Engajou em algum projeto social? Relação com sua família melhorou? Seus amigos? Mudou sua vida? Mudou a vida de alguém? O que você faz te ajuda? Ajudou outra pessoa? São tantas opções que existem, mas a forma como retratam, é como se você tivesse que seguir uma receita pronta, como se existisse uma rotina modelo que deve ser seguida por todos. Os criadores de conteúdo sobre produtividade costumam apenas falar que acordam cedo, vão pra academia, estudam, trabalham, fazem afirmações, mas se essas coisas realmente estão os ajudando a realizar seus sonhos, disso ninguém fala. É apenas, faça x, faça y. Algo mecânico demais. Cada um tem sua definição do que é sucesso, e o que é realização para um, pode não ser para o outro.
Tocou no ponto chave. Existem pessoas de sucesso que tem péssimos hábitos, mas aquilo no que são boas, elas caem de cabeça. Se você quer ser um grande ilustrador, 90% do tempo tem que ser gasto em estudar ilustração, desenho e afins. Não ficar lendo qq coisa, tomando banho gelado ou praticando exercícios (pelo amor, exercícios são ótimos, mas enfim kkk deu pra entender).
@@canaldogrifonoia1338 vdd, sou TH-camr iniciante mas esse papo de produtividade é o que mais afeta creators, realmente mentiram pra nós produtividade pra trabalhar mais, não descansar mais
Esses influencers de araque querem que todo mundo vire um robô
@@canaldogrifonoia1338Games e vida
Games
Concordo totalmente! Só acrescento que a parte boa dessa cultura tóxica de produtividade "full time" é que ela me ajuda quando quero me esquivar de certas pessoas e eventos, sob a desculpa que estarei ocupado 😁😈
Pior que recentemente fui ver um emprego onde disseram na entrevista que é de Segunda a Sexta, mas eles podem chamar a pessoa no Sábado e também no Domingo, e isso exatamente no dia. Ou seja, a pessoa está de folga mas não pode relaxar e tem que ficar perto do celular, aguardando alguma ligação repentina do chefe.
E o anterior que eu tive, eu saí devido a isso e pelo fato de mudarem o turno do nada e no dia do serviço. Eu já estava começando a viver estressado com isso. Fora as ligações de madrugada pedindo pra que eu fosse pra empresa pegar mais cedo.
Que vídeo necessário. É tanta informação sobre como produzir, como ser melhor etc. Tem horas que precisamos desacelerar, a vida passa tão rápido, e somos condicionados (pressionados) a sempre estarmos ocupados: seja trabalhando, estudando ou ocupando nosso tempo com algo que a sociedade espera. É tão boa a sensação de ter paz, tranquilidade, sossego, de ter tempo para fazer coisas que gostamos de verdade, seja ver um filme, ir num parque, sair para comer, sem tá o tempo todo pensando em produzir e ser alguém melhor, é por tanta pressão social que tanta gente está com a saúde mental doente.
excelente apontamento hugo. Acredito que essa produtividade tóxico tomou conta dessa geração atual, a galera quer que tudo tenha algum "ganho", ninguem mais para pra simplesmente PENSAR, jogar conversa fora, ler um livro aleatório sem ser diretamente ligado com seu trabalho.
as pessoas pararam de apreciar as coisas "simples" e "bobas" em detrimento da produtividade tóxica. 💡
Que video excelente! Eu me questionava sobre isso esses dias ... como estou no mundo dos concursos, reparei que tudo q faço, assisto etc..é pensando em performance...melhorar para o meu objetivo que é ser aprovada. Nao consigo nem ter mais " conversas futeis " com as pessoas ..meu mundo esta girando em torno de coisas serias , objetivos e tal. Sempre que tento assistir algo futil me vem na cabeca :" vc poderia estar usando esse tempo para aprender e melhorar em algo ".
Eu passo por isso sempre. Tenho rever meus hábitos.
passo pelo mesmo… não eh fácil. comecei a escutar podcasts e videoaulas na academia pq reduz minha ansiedade pelo término do treino até poder voltar a estudar “corretamente”
Era assim tbm. Se possível, deixo uma sugestão: estipular mais ou menos uma meta diária (pode ser de horas ou de assuntos). Se você bater a meta, poderá descansar sem culpa alguma.
@@estudanteaprendiz7025 obrigada! Estou tentando fazer isso e tentando relaxar ..boa sorte pra nós! 🙌
Aliás, para complementar o vídeo, essa logica moralista atual de que o trabalho é bom, dignifica o homem, salva, liberta é uma invenção da época da revolução industrial, em que você tinha que justificar colocar uma criança de 10 anos pra trabalhar 18h por dia. Antes disso, o trabalho era visto como algo inferior, degradante, humilhante. Os nobres, o clero, a aristocracia não trabalhavam. Os camponeses também não se matavam de trabalhar, apesar de ainda terem que trabalhar
Muito bem pensado, cara, mas talvez não seja essa a origem.
A palavra "trabalho" tem origem latim, se não me engano, "tripaliu", que era um instrumento de tortura.
Ou seja, durante a passagem histórica da humanidade, construímos desde há muito tempo que o trabalho é ruim, é maldoso, é _torturante._ Isso vai começar a ficar diferente na Idade Média com o império da igreja católica: o trabalho, ainda que torturante, era a única forma da plebe "suja pelo pecado" ter chances de ser consagrado e ir ao reino dos céus. Era uma forma de mostrar desgosto pela carne em nome da santidade.
Desde este momento, começamos a observar o trabalho de forma diferente: apesar de ainda ser doloroso, era a dor em nome do bem total (Deus). Se eu não me engano, o trabalho vai passando gradativamente para um olhar positivo, e um acelerador disso foi o impacto do calvinismo, que unia a *prosperidade material* com o trabalho - a benção não viria depois da morte, ela já era entregue para aquele que trabalhava, materializada pelo poder aquisitivo.
Isso tudo foi "repaginado" na evolução industrial, mas talvez na segunda, no século XX, em que precisava ter uma especialização do proletário para que não houvesse mais perda. É neste momento que a administração enquanto uma ciência se desenvolve mais, reforçando mais o ideário de que o emprego é por si só o objetivo, e que você deve se destacar (se especializar) para ter o privilégio de trabalhar. A força de trabalho se torna a maior potência do homem. É o começo, o meio e o fim para todo homem e mulher. Quanto mais tempo trabalha, mais moral, mais humano você é.
Desculpa pelo textão; recomendo você checar o que disse (to tirando de cabeça do que eu me lembro de umas aulas).
Boa noite!
Tive várias crises de pânico por isso, sentir que eu preciso ser mais, fazer mais o tempo inteiro. Me peguei ouvindo esse vídeo enquanto fazia algo produtivo.
Isso me lembrou muito a galera que é servidora pública, ganha um bom salário, mas ainda vende curso, dá aula, vende material, dá palestra... vende até a mãe se deixar. Penso que o dinheiro ganho deve ser só para consumo, porque não sobra nem tempo para viver.
E isso não é nem um pouco raro
Dinheiro era para ser um ajudante para pagar as contas e sobreviver era só isso antigamente, mais hj em dia virou obsessão ter dinehiro.
Fato!
Se for da área jurídica, piorou. Sou advogado e praticamente todos os juízes, promotores e demais colegas advogados têm essa mania de não sossegar. Tem juiz que é professor, dá palestras, está sempre sendo visto, mas aí você vai ver e o seu processo tá concluso pra sentença desde o ano passado.
Curti demais. Domingo joguei 3h, fazia meses que não fazia isso. A produtividade em excesso, torra o cérebro da gente. Tenho rotina sim, mas amo o meu tempo livre e uso com sabedoria.
Nossa... finalmente alguém falando sobre isso. Esse tema foi motivo de mtas brigas dentro de casa.
Verdade. Querem que trabalhemos sem parar e sem lazer. Um absurdo.
O que houve?
gostei muito do vídeo , vejo vários amigos hoje que estão trabalhando cadê vez mais pra comprar coisas com todo o respeito inúteis exemplo : celulares melhore , carros melhores coisas que nem vão usar semana que vem só pra falar que tem
Exato. Ficar trocando de celular o tempo todo é besteira. É só um equipamento de plástico e circuito.
Estou gostando dessa sua nova fase!! Virei seguidor!! Deixo indicado um livro excelente sobre o que falou no vídeo: A sociedade do cansaço.
Esses dias estava em pleno domingo com a familia, e me deparei pensando porque não estava estudando... Nossa, você ficar em instagrame em outras redes sociais só te fazer pensar que você é um nada, um lixo, porque não consegue ser produtivo, por não estar concurso oe outras coisas assim.
Sou minimalista e me abster de acumular coisas inúteis me deu liberdade financeira e mental. Pode chorar largado, mas o minimalismo muda vidas.
Comenta um pouco sobre por gentileza 🤝🏼
Tenho pensado o mesmo que você! Até diminui meu tempo no youtube (única rede social que eu uso) porque o conteúdo que aparece para mim é muito ruim. Meu algorítimo praticamente só fala sobre produtividade de forma tóxica e até apareceu um vídeo pra mim de um pesquisador falando sobre porque ter hobbies é ruim e o ideal é focar em apenas 1 coisa (sua carreira), já que se você não for o melhor de todos, não vale a pena nem fazer (e o hobby seria uma distração). Não aguento mais esses conteúdos, por isso gostei muito do seu vídeo. Percebi em mim mesma ultimamente que eu estou muito séria e até minha linguagem corporal é "dura", não sou mais uma pessoa brincalhona como eu era antes, já que não é "produtivo " e não é um comportamento "adulto".
Me identifiquei com isso
O marketing é brutal 😂
Eu vejo q essa fase da vida é necessário para atingir algum objetivo mt difícil e a longo prazo. Descansar e se dar o luxo de não ser produtivo quase 100% do dia, pode acontecer pra quem já está confortável na vida. Ainda mais gente q tem pouco tempo pra estudar, terá q usar suas poucas horas livres pra poder fazer o necessário :/
Mas para vc conquistar as coisas, é necessário ter saúde mental.
03 anos trabalhando, 03 vendendo férias, falei pra minha mãe que estava cansada e queria tirar férias, ela disse: Quem você pensa que é pra estar cansada? você é muito preguiçosa, gente, lidar com cobranças não é fácil!
Gente fina ela em...
Que mãe ein kkkk
Muito boa essa reflexão. Isso me toma de um jeito que até meu lazer precisa ser produtivo, meus horários precisam estar todos ocupados e se eu estiver em casa tranquilo, eu fico culpado por não estar fazendo um post, estudando, arrumando a casa. Tenho trabalhado isso, é um desafio, mas aos poucos vamos nos desintoxicando desse ambiente.
Muito bom vídeo! As pessoas precisam ver isso, as redes sociais estão colocando uma pressao do kct pra vc ser 100% produtivo, sempre estar fazendo alguma coisa, e sem perceber as pessoas facilmente pode adquirir uma sindrome de burnout
Uma puta reflexão PQP, me atravessa demais e eu sofro de ansiedade por isso, angustia justamente pela pressão de ser produtivo, parece que eu nunca descanso ou espairecer a mente. Já está sendo alvo de terapia, que está ajudando demais.
trabalhe trabalhe e nos tempos vagos consuma 🤨
A sociedade do cansaço ....
eu consegui me desprender desta pressão e pelo incrivel que pareça. eu somente consegui ser mais produtivo quando eu parei de querer ser produtivo toda hora. é mto bom estudar e trabalhar e no fim do dia jogar video game, final de semana ficar atoa. vc fica mais descansado e com mais folego para quando for o momento de produzir, vc fazer isso muito bem.
Vídeo tão necessário! Obg, Hugo.
Cada um sabe o que é melhor pra tua vida.
Queria poder dar 1000 likes.... esse vídeo tocou no fundo do meu coração. Forte
O pior é que essa ultra produtividade elevou a regua do mercado, as empresas, gestores e etc, já esperam que você se mate pelo trabalho, e se vcoê trabalho num ritimo natural que seja equilibrado, você causa estranheza a as vezes até mesmo é demitido.
É uma luta diária!
Eu cheguei num ponto que quando termino todas as minhas obrigações, sinto que não posso descansar, pois eu poderia estar fazendo algo. E tenho tido muita crise de ansiedade.
Tema super importante, direta e indiretamente sou pressionado a passar em um concurso maior, em demonstrar produtividade (não pode esquecer de postar uma foto produzindo rs), tem hora que eu mesmo me flagelo por não ser tão dedicado como deveria, tão estudioso como deveria, tão bem sucedido como deveria... É uma tortura, fico a ponto de surtar!
Excelente reflexão Hugo!
Estudando para cargo de AFT no CNU me deparei com o contraponto do capitalismo e me encontrei refletindo sobre o verdadeiro significado do "trabalho".
Excelente vídeo, meu caro. Estava me sentindo muito culpado nesses últimos dias da performance que estava tendo nos estudos e nos afazeres do dia a dia, sempre visando uma recompensa como finalidade, somente refletindo sobre toda essa alienação e ter que fingir decência sobre isso o tempo todo, tiro sempre um tempo para meu ócio, para construção da minha individualidade.
Cara, isso é muito real!! Passei bom tempo achando que só eu passava por isso
Ótima reflexão!
Parabéns pela coragem em compartilhar.
Obrigado por me fazer pensar nisso também.
que vídeo ótimo. Eu estou nesse momento com muita dificuldade de simplesmente descansar e encontrar um hobby, fico pensando "pra que vou fazer isso? é inútil." tenho essa ideia de que preciso ser útil e produtiva o tempo e nao sabia de onde vinha isso. Obrigada
Olhei a thumb rápido, e pensei q era o Hulk do Atlético.
Sou da época q estudava pra concurso com o Hugo...hj sou servidora do TJ (obrigada Hugo...vc tem parte nisso)...e hj me sinto culpada por não estar estudando ou produzindo...pelo simples fato de estar assistindo um filme ...muito louco isso😮
Ser minimalista no Brasil tá sendo difícil
É muito doido pensar nisso, eu ainda tenho essas neuras enraizada em mim, as vezes assistindo um video fico "deveria assistir algo mais produtivo" mas estou tentando quebrar esse ciclo e simplesmente me jogar na vida sem muito dessas questões e agora quando porcuro algo para mim ser mais produtivo, que seja ago q n demande forca inicialmente mas depois q possa saber fazer o processo mais rapido para ter mais tempo livro e viver.
Espero que nós possa sair dessa corrente doentia q afasta cada vez nós do nosso eu principal para "melhorar" para algo q muito das vezes nem é nosso.
O pior é que a gente fabrica um monte de coisa que vai ser descartada como sem valor. É uma insanidade.
Tenho medo do que o mundo irá se tornar. 😢
Vejo isso também nas chamadas Escolas Integrais. Prefiro ensinar em duas escolas regulares!!!
"Podemos perdoar a um homem ter feito uma coisa útil enquanto ele não a admira. A única desculpa de ter feito uma coisa inútil é admirá-la intensamente.Toda Arte é completamente inútil." Oscar Wild. E é por isso também que amo tanto isso (arte) ❤😂.
Nossa, muito verdade isso.
Eu estou lendo uns mangás que tenho aqui, e no começo ficava na mente "nossa podia estar lendo algo mais produtivo", mas continuei na leitura e tento a cada dia tirar esse pensamento da minha cabeça. Leitura é leitura, e nem tudo precisa ser produtivo, pode ser apenas por diversão.
Caraca acabei de vender minhas férias hoje e vem o Hugo dizendo isso kkkkkkkkk
Um dia conhecerei a praia!!
Trabalho oito horas por dia, faço faculdade, estudo pra me tornar um ótimo profissional na minha área, faço exercícios bem comuns pra manter a saúde em dia, e faço certas coisas inimigas da produtividade, rs. Creio que as leituras que tem a ver com meu curso e as que uso pra entretenimento já são mais do que suficientes kkkkkk não tô afim de perder meu tempo com autoajuda, academia às 5 da manhã, banho gelado e outras besteiras do tipo. Conselho: seja você mesmo. Não se baseiem em influencers com rotinas fofinhas, não vire um robô, tenha uma identidade sua, assim viveremos em harmonia. Um forte abraço
mds eu to exatamente assim. Optei por concurso justamente por isso, pq no meio de clt, tudo é mais dificil vc se sente perdido não tem mentor, manual, carreiras dificéis, tudo mais dificil e voce se desgasta mais que o simples cansaço de ler e fazer exercicios. Pelo menos na area de concuros tem mentores pra dar o passo a passo oq ajuda a nao sentir a sensaçao de ter que se ocupar mais pois ja estou fazendo o certo, mas mesmo assim tá dificil olha
Excelente reflexão 👏🏽👏🏽👏🏽
Eu tentei ser produtivo quase 100% do tempo dás 6:00 da manhã até 22:00 da noite, fiquei por meses assim trabalhando e estudando. E devo dizer que o maior problema é estresse e cansaço mental, os dias demora mais pra passar, tudo fica absolutamente estressante. Hoje em dia, busco aprender algo novo quando me interessa muito aos fins de semana ou em feriados
Acho que nossa autocobrança em excesso nos adoece.
Tenho a mania de falar que estou com preguiça ao invés de cansada, logo corrijo. Kkkkkk
E busco não me culpar tanto, tenho até parado de ver os jogos do time que gosto porque achava q tava perdendo tempo
Estou lutando para trabalhar menos e ter mais lazer, qualidade e outros.
São os sacrifícios humanos para agradar ao Deus mercado!!
Por isso que nao estudo mais pra concursos. Já tô no meu cargo de nivel médio, poderia ir mais longe , sim, mas não quero. Não que tenho o melhor trabalho do mundo, mas sei que tenho uma vida bem melhor do que a vida de muita gente
Parabéns pelo conteúdo! Vídeo extremanente necessário!
Pra mim tem que ter equilíbrio pra tudo. Que nem no domingo eu tava sozinho em casa, consegui organizar a casa, o trabalho do dia seguinte, tratei pendências e no final fiquei umas 3 horas no TikTok de boas. E é sobre isso.
Bro faz um vídeo sobre o juros negativos e como a destruição da moeda liquidou o ganho tecnológico das últimas décadas que serviria de suporte pra uma vida com menos trabalho e mais qualidade.
Eu tenho conhecidos que estudaram comigo na faculdade e trabalham de manhã, tarde e a noite. Que horas eles vivem? Meu tempo livre é sagrado para mim, sem ele eu fico doente. O pior que a sociedade como um todo vive nesse ritmo é querem que a gente viva tbm. Até se espantam quando descobrem que eu só tenho um emprego. Já tentaram arrumar obrigações para mim fora do meu horário e eu tô fora!
Esses vídeos são bons temas para redação kkkkk
Fala mano! Consegue falar sobre como está sendo seu curso ead no Mackenzie?
Outro dia eu estava me sentindo culpada por usar meu tempo para cozinhar minha comida. Na minha cabeça, eu deveria estar estudando. Mas detalhe: eu já estudo toda a tarde e à noite (de manhã eu trabalho). Ou seja, eu me senti culpada por viver por mim e para mim, usando meu tempo e meus recursos para produzir uma comida pra mim, e não trabalhando e estudando para trabalhar para produzir riqueza para os outros e obter apenas o que é suficiente para a minha sobrevivência.
Eu fico pensando.
Estou atrás de varios concurseiros que estão há anos se preparando.
Como eu poderia ter o direito de não me dedicar e pensar somente nas matérias?
Por enquanto estou de "férias" da faculdade, então tenho jogado todo dia e concluindo as fases do concurso que passei😢
Vídeo excelente, tema excepcional
Seu canal é o melhor, mto boa a pauta
Seus vídeos são incríveis
Vídeo enriquecedor 👏👏👏👏👏
Diversidade alimentícia de frutas e orgânicos NECESSARIAMENTE precisa de vigilância 24 horas da vida até morrer. Queira ou não queira.
Essa história de aprender japonês por hobby não foi com Karnal não, foi com o Clóvis de Barros Filho!
Melhor ser cachorinho do governo, com certeza.
Viva o Capitalismo! Viva Anarcocapitalismo! Viva o Livre Mercado! Capitalismo não é culpado por tudo!
No socialismo você trabalha muito, e o dinheiro fica com o Estado, a vida não tem muita saída não.
eu entendi o ponto que você quis passar no vídeo , porem acho que esta falando de um nicho ainda que são as pessoas da internet
Não é nicho não, eu, por exemplo, dedico mais de 14 horas por dia ao trabalho e estudos, mesmo assim ao final do dia, com as poucas horas restantes para acabar o dia, me sinto extremamente culpado por dedicar uns 40 minutos a 1h para jogar um vídeo game. É desse tipo de exemplo que ele falou que convenhamos muitos passam por isso.
@@rafa95910Eu passo por isso. Acabamos adoecendo por não saber equilibrar as coisas para viver com mais leveza.
Parabéns pelo conteúdo, Hugo. Tema super necessário. O capitalismo é bom, só não é justo.
São os mesmos que passam horas nas redes sócias?? Não né!!! Pq trabalham muito 🤔
Na Grécia tinha escravos
Minimalismo é a tentativa da burguesia de se diferenciar da classe trabalhadora, não é a ausência do consumo, é o pós-consumo, onde não se sofre para adquirir bens materiais, mas decide-se não faze-lo por uma suposta superioridade moral.
Exagerou, ein? E eu sou de esquerda radical.
Mano, que maconha se fumou? Nada a ver cara
Sou minimalista e me abster de acumular coisas inúteis me deu liberdade financeira e mental. Pode chorar largado, mas o minimalismo muda vidas.
😂😂😂
É a Ética Protestante e o "Espírito do Capitalismo" de Max Weber elevada" enésima potência o que estamos vivendo.
Sem estudos,sem profissão,sem trabalho e sem dinheiro nunca haverá nenhum tempo para família.
Eu sempre critiquei essa farsa que a tecnologia beneficiaria a classe trabalhadora por mais tempo .
É o Capitalismo ou a mentalidade da nossa era? Todo mundo acha aceitável a ausência de sentido e o materialismo.
Canal com conteúdo bom. Valeu.
vc leu o livro daquele saudoso professor italiano cujo nome esqueci O ócio criativo? Eu li mas não gostei, esperava algo mais profundo mas, talvez seja eu q não entendi.
talvez não seja a produtividade mas é a gestão do tempo. Hj em dia todo o mundo quer abraçar muita coisas ao mesmo tempo, com a esperança de encontrar algo que o destaque da massa de pessoas comuns. Para fazer isso é preciso engolir muitas informações curtas e seleccionar as mais importantes para aprofundar. Logo, para que vai estudar japonese se não te serve para nada? seria só perder tempo precioso! eu estudaria japones para conversar com a japinhas, lindas, branquinhas, tímidas de fachada mas qdo esquentam...eu não aguento, já passei da idade. mesma coisa com a russas...rosinhas em cada lugar do corpo.... mas tmb o idioma russo não é tão fácil não!
concordo mas, também temos q considerar que você tem q colher a agua qdo chove, ou seja, vc tem q trabalhar se quer ganhar o suficiente para bancar tds as necessidades da vida moderna....como vc mandaria seu filho para escola com sapato quebrado ou sem um estojo etc etc? claro, seria otimo se as pessoas ganhassem mais...como Marx dizia, a mas valia produzida pelo trabalhador deve ser dele, pelo menos em parte mas sabemos que não conseguimos ganhar essa!
eu tenho um monte de tempo livre e gostaria não te-lo, ou seja, gostaria ter algo para fazer...algumas ideias? Mas, não digam, vai trabalhar pois não gosto e nem preciso, nem vai estudar pois cansei sendo q sou medico, engenheiro, advogado, 11 pos e 1 mestrado...cansei de estudar, nem vai viajar pois já conheço o mundo inteiro....será q chegou o momento de sair desse planeta?