Se fosse o Brasil não teríamos deixado isso acontecer , iríamos invadir e tomar essas terras igual tomamos parte da Bolívia que hoje é o estado do Acre na Amazônia brasileira...
Sou português de alma e coração, mas não sou anti-espanhol. Os espanhóis são nosso únicos vizinhos e como tal, devemos ter uma boa relação com eles. Visitei Olivença há 2 anos atrás e fiquei maravilhado com a herança cultural deixada pelos nossos antepassados. Em todas as ruas, em todos os lugares se respira Portugal. Penso que a melhor maneira de acalmar esta pequena dor, este ressentimento que temos em relação aos nossos vizinhos era criar um estatuto especial para Olivença, que poderia passar por uma administração conjunta, onde ambos os países se empenhassem verdadeiramente em estabelecer um clima de verdadeira amizade e fraternidade ente ambos os povos. Seria tão lindo fazer isso!!
Sim,essa tera' que ser a solucao mais realista e justa para que se acabe,de uma vez por todas,com o diferendo entre Portugal e Espanha : OLIVENCA tera' que ter um estatuto especial devido a sua inegavel e cada vez mais divulgada BI-CULTURALIDADE. Espanha devera' aceitar a Administracao Municipal conjunta quer em Olivenca quer em Taliga. E se assim vier a ser,Olivenca tornar-se-a num caso muito bem sucedido e bonito de convivencia fraterna entre dois Povos que se odiaram e guerrearam estupida e inutilmente durante seculos.Estou ja' a ver Elvas e Badajoz a rebentarem de inveja pela NOVA Olivenca...:). FORZA valentes Oliventinos,vamos la' a ACREDITAR!!! Sim,e' possivel !!!
Portugal has been hit with the deepest economic tsunami in it's fragile democratic history! We need an Iberian Union fast, and headquartered in Madrid, Spain before portugal is wiped clean off the map.
@@MarcosHenrique-bx3cyadelante, el ejército portugués no es rival para el de mi país 😂. Y que desilusión os vais a llevar cuando veais que los oliventinos se defienden de vosotros 🤡😁
@@alejandrogalvezmontes3033Não faça afirmações que não pode justificar. Apresente a sua razão para podermos desmascarar toda a falsa propaganda castelhano espanhola. Já lhe demonstrei com fundamento no direito internacional que o Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana é um território português ilegalmente ocupado pelo Reino de Espanha e administrado por Estremadura. A sua população é constituída por portugueses étnicos. Se não pode contestar admita a realidade.
@@davidbarbosa3008Ya te hemos dado razones y hechos históricos en un montón de comentarios en otros vídeos,pero tú silbas y miras a otro lado,(como tantos otros portugueses).¡Vendes humo!.
O Tratado de Badajoz de 1801 nunca esteve em vigor por falta da ratificação de Napoleão. Por esse motivo o Alentejo Oriental, segundo o direito internacional é território português. Os oliventinos são portugueses étnicos, nunca foram, nem poderiam ser castelhanos espanhóis. Se em situação semelhante, galegos e catalães nunca deixaram de ser galegos e catalães, porque motivo os portugueses do Alentejo Oriental deixariam de ser portugueses?
Na fronteira Brasil-Uruguai temos o exemplo de Santana do Livramento e Rivera, duas cidades que na prática constituem um único núcleo urbano. Muitos de seus habitantes têm dupla cidadania porque as famílias têm membros de ambos os países. Claro que não se compara a Olivença, que um dia pertenceu a Portugal, mudando de nome para Olivenza com a Guerra das Laranjas.
Santana do livramento é do Brasil embora os uruguaios alega que pertencem a eles mas não são , tem uma ilha brasileira que os uruguaios também estão dizendo que pertence a eles , se os uruguaios bobear vai perder territórios para o Brasil igual a Bolívia eo paraguai perdeu 😂hehehe .
Timor Leste tambem tinha muitos traidores, aqueles que diziam que Timor era parte integrante da Indonésia e que nunca chegaria a ser independente . Mas eu sempre fui desses malucos que sempre acreditei na força e determinação do povo timorense , 700 mil habitantes timorenses contra 200 milhões de habitantes indonésianos . O facto é que Timor Leste conseguiu sair das garras do grande Leão indonésiano e é hoje um país independente isto também com o grande empenho politico português . Parabéns Portugal Parabéns Timor Leste . CRER E QUERER PARA VENCER . Para a maior infelicidade de alguns traidores portugueses ou de origem portuguesa Olivença voltara um dia para a Mãe Pátria Portugal .
Os portugueses do Alentejo Oriental não podem ser castelhanos espanhóis pela simples razão que não é possivel mudar a origem étnica de uma população. O que é uma ilusão, mais do que uma mentira é pensar que os portugueses de Olivença alguma vez foram ou poderiam ser castelhanos espanhóis. Se isso fosse verdade nao existiriam actualmente galegos, catalães ou bascos, todos os habitantes de Espanha seriam castelhanos espanhóis.
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más: Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios". Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Em 1817 Espanha firmou o Tratado de Paris e acedeu à Acta Final do Congresso de Viana de 1815 cujo artigo 105 tem o seguinte teor: " As potências reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por S.A.R. o príncipe regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e outros territórios cedidos a Espanha pelo Tratado de Badajoz de 1801, e visando a restituição destes objectos, ... se comprometem formalmente a empregar nas vias de conciliação os seus esforços mais eficazes, afim que a retrocessão dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, no que depende de cada uma delas, que este arranjo deve ter lugar o mais cedo possível. " . Fica assim demonstrado que o mantra português do "Congresso de Viana" não pode ser desmentido e que Espanha está comprometida a retirar do território português do Alentejo Oriental. Não existiu um Congresso de Paris em 1817 que anulou a resolução do Congresso de Viana, pelo contrário a assinatura por Espanha do Tratado de Paris de 1817 e a acessão à Acta Final do Congresso de Viana de 1815, implicaram a obrigação do estado espanhol retirar do território português do Alentejo Oriental, situado na margem esquerda do rio Odiana.
@@alejandrogalvezmontes3033Olivença não é espanhola, é uma cidade portuguesa ilegalmente ocupada pelo estado espanhol e administrada por Estremadura. A propaganda castelhano espanhola não se torna realidade por muito que se repita. Podem se congratular pela ocupação, mas não é mais do que isso. Quando confrontados com o direito internacional e as obrigações assumidas pelo estado espanhol, nada dizem ou pretendem alegar desculpas para não reconhecerem os factos. Espanha firmou a Acta Final do Congresso de Viana de 1815, em 1817 após se libertar do domínio francês, nos seguintes termos: " As Potências reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por SAR o príncipe regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e outros territórios cedidos a Espanha..., se comprometem formalmente a empregar nas vias de conciliação os seus esforços mais eficazes, a fim que a retrocessao dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, no que depende de cada uma delas, que este arranjo deve ter lugar o mais cedo possível." Perante os factos e na impossibilidade de contestarem com fundamento o que afirmamos, fica confirmado que o Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana é um território português ilegalmente ocupado pelo estado espanhol e administrado por Estremadura. A sua população é constituída por portugueses étnicos.
@@davidbarbosa3008no es una ciudad portuguesa ocupada por España, porque para empezar no es ni una ciudad. Es un pueblo de apenas 12 mil habitantes, los cuales son y se sienten plenamente españoles, algo que tú nunca podrás cambiar. En 222 años de soberanía española ha habido libertad de movimiento entre los vecinos de Olivenza y pueblos cercanos a éste y la gente se ha mezclado. No ha sido un municipio hermético donde nadie podía entrar ni salir. Los oliventinos de hoy en día son ya castellanos extremeños donde su lengua materna no es el portugués y cualquiera te lo puede corroborar 😉
Por muito que faça propaganda que aconteceu um etnocidio em Olivença, o que por sinal é considerado crime contra a humanidade pela carta das Nações Unidas, essa pretensão é totalmente falsa e não obstante uma intensa repressão política e opressão cultural no seculo XX, a minoria étnica portuguesa do Alentejo Oriental ocupado, situado na margem esquerda do rio Odiana, resistiu e manteve intacta a sua identidade nacional portuguesa, não obstante ter de utilizar o castelhano como língua oficial da potência ocupante. Mas nantiveram o português como língua nacional falada em privado e transmitida aos descendentes tanto na vila como nas aldeias. A Prova é que os oliventinos constituiram uma associação Alemguadiana que lhes permitiu poderem ter acesso à nacionalidade portuguesa, votaram no Município para terem uma bandeira municipal portuguesa, contrariando o determinado no DOE de Estremadura que obrigava a ter uma bandeira municipal espanhola com a coroa real e retiraram das ruas da vila todas as placas toponímicas com a designação de calles. E mais importante sempre residiram em território português ocupado pelo Reino de Espanha, de acordo com o direito internacional, facto incontestável e que ainda não conseguiu contestar de forma verdadeira e consistente.
Os oliventinos não adquirem a nacionalidade portuguesa porque nunca a perderam, apenas adquirem o DNI ou CC português. É absurdo considerar que é possível os portugueses do Alentejo Oriental virarem castelhanos espanhóis. O Alentejo Oriental, na margem esquerda do rio Odiana, nunca deixou de ser território português.
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más: Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios". Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
@@masn9997 O Congresso de Viana de 1815 comprometia Espanha a retirar do Alentejo Oriental, como consta no artigo 105 da Acta Final que cito, " As potências reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por SAR o príncipe regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e outros territórios cedidos a Espanha pelo Tratado de Badajoz de1801, e visando a restituição destes objectos, ... se comprometem formalmente a empregar nas vias de conciliação os seus esforços mais eficazes, a fim de que a retrocessao dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, no que depende de cada uma delas, que este arranjo deve ter lugar o mais cedo possível. " Fica assim claro que ao subscrever em 1817 a Acta Final do Congresso de Viana de 1815, o estado espanhol se comprometeu a desocupar o Alentejo Oriental, situado na margem esquerda do rio Odiana, apenas não estando definida uma data para a retirada, no entanto passaram mais de duzentos anos e isso ainda não se verificou. Não existiu nenhum Congresso em Paris em 1817, nesta data o que se verificou foi a subscrição por Espanha da Acta Final do Congresso de Viana de 1815, pelo qual o estado espanhol se comprometeu a retirar do território português do Alentejo Oriental. Não se comprende como é possível referir como justificação para Espanha ocupar território português, um tratado nulo e sem qualquer valor e que nunca chegou a entrar em vigor por falta de ratificação pela parte francesa, isto é por Napoleão. De facto, no seu preâmbulo, o Tratado de Badajoz de1801, refere " ; e havendo-se concordado entre si os Plenipotenciários das Três Potências Beligerantes, convieram em formar dois Tratados, sem que na parte essencial seja mais do que um, pois que a garantia é recíproca, e não haverá validade em algum dos dois, quando venha a verificar-se a infracção em qualquer dos Artigos, que neles se expressam. " . Portanto, como o tratado com França não foi ratificado, logo é nulo, o Tratado com Espanha, nos termos dos seus artigos, também é nulo. O tratado de Amizade e Cooperação de 1977, nada vem alterar na situação porque a fronteira mantém-se nos termos do Tratado de Alcanizes de 1297. No ambito da União Europeia é insustentável a ocupação espanhola do Alentejo Oriental porque os estados membros têm de respeitar o Direito internacional, a democracia e os tratados assinados.
@@masn9997 Tem ignorado porque não tem argumentos fundamentados no direito internacional e nos tratados assinados por Espanha para desmentir o que afirmei, a não ser vir com falsidades históricas que não enganam ninguém. Já lhe provei com a transcrição do teor do Tratado de Badalouce de 1801 que este é nulo e sem qulquer valor. Se não está de acordo explique como justifica a validade, caso contrário remeta-se ao silêncio e admita a razão de Portugal. E digo mais, onde foi inventar a existência de um Congresso em Paris para anular o Congresso de Viana. Isso não passa de uma vigarice.
AMIGOS AMIGOS ! NEGÓCIOS Á PARTE OLIVENÇA PERTENCE A PORTUGAL HISTORICAMENTE , SE ESPANHA TEM BOAS RELAÇÕES COM PORTUGAL ,,,,,, ENTREGA O SEU ,A SEU DONO
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más: Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios". Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
*Ola amiga Portuguêsa* *Viva Olivenza Espanhola* 🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸 *Que sempre viva a Republica Mirandese e a Republica Alentejana também!* *Beijos de Portugal fraca* 😘💋
Falai de castelhanos e portugueses, porque espanhóis somos todos ("Hablad de castellanos y portugueses, porque españoles somos todos". Frase del escritor y poeta portugués Luis de Camões (1524-1580)).
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más: Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios". Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Esta luta entre Portugal e Espanha sobre Olivença (Portuguesa - de jure) é muito engraçada. Se as senhoras apresentadoras me permitem o abuso de linguagem, podemos trocar Olivença pelas apresentadoras? 😁
@@joao49758¿Y?, a mí me da igual que Portugal no reconozca la soberanía española sobre Olivenza. Ese pueblo fue, es y será español de por vida, jamás os lo cederemos a los portugueses 😉
@@alejandrogalvezmontes3033 Olivença é ilegalmente ocupada por Espanha. O meu ponto é que existe uma disputa territorial entre Portugal e Espanha sobre Olivença - se o desconhece é apenas sintoma de ignorância. No Tratado de Paris de 1815, Espanha assinou que devolveria os territórios ocupados de Olivença a Portugal - e nunca o fez. Agora se me dizes que Espanha não tem honra e não cumpre os tratados que assina, então isso já é mais algo que define o carácter e maturidade da nação espanhola do que a contra-parte.
@@joao49758🤣🤣🤣🤣, ve a Olivenza y preguntales a los habitantes de allí si de verdad se sienten "ocupados", que verás lo que te van a contestar 😉🤭. Los soldados portugueses no dispararon ni un solo cartucho contra las tropas españolas y huyeron como ratas con el rabo entre las piernas sin defender su supuesto territorio😏. Hay un dicho en España que dice lo siguiente: no llores como mujer lo que no supiste defender como un hombre 😉.Los oliventinos ni son ni se sienten portugueses ya que su lengua materna es el castellano 🇪🇦😎. España os va a devolver una 💩 bien grande, ¿ok? 👍😁.
Ibéricos já somos todos. Cada um na sua e nada de misturas. Já agora Olivença deveria sim voltar a ser Portuguesa e SÓ Portuguesa. Dá para ver bem qual é intenção de Espanha em relação a Portugal quando o estado espanhol fecha os olhos a este caso!!!
e Dem a independência á Região do Alentejo e Mirandeses portugal igual à Joguslavia uma mistura de povos com culturas diferente e diferentes língua, isso sim.
@@Angel_smdlc Tienes que entender qué yo tengo mis costumbres. En la realidad este comentario fue hecho hay unos meses en el inicio del año y desde entonces no critico el accento de otros por qué yo sé que puede ser un poco incómodo y afectar la sensibilidad de las personas.
No foco agora em Portugal tem ser nossa econmomia fraca e nao Olivenza, Espanhola. Nao mais odio, apenas trabalho e solucoes. Bom noite
Olivenza Espanhola a cidade mais bela do Badajoz, Espanha! 🇪🇸
Triste....
@@avantelvsitania3359 ler os fatos primeiro e depois falar triste ignorante 😄 www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1978-13831
Joao Correia Pontes Luz precisamente, triste...
@@avantelvsitania3359 ???????
Ler novamente triste ignorante ...
www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1978-13831
@@joaocorreiapontesluz7489 e lá se continua com as tristes figuras...
🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸
Eu Amo muito Olivenza Espanha ❤️
th-cam.com/video/Z1oJ63-0sHU/w-d-xo.html
portuguesitos: th-cam.com/video/TuKSz-lTE9A/w-d-xo.html
Nunca será
Mas quando e que Espanha nos devolve o que nos roubou?
España no tiene que devolver un pueblo que fundó la Corona de Castilla en el año 1230 😉
Se fosse o Brasil não teríamos deixado isso acontecer , iríamos invadir e tomar essas terras igual tomamos parte da Bolívia que hoje é o estado do Acre na Amazônia brasileira...
Sou português de alma e coração, mas não sou anti-espanhol. Os espanhóis são nosso únicos vizinhos e como tal, devemos ter uma boa relação com eles. Visitei Olivença há 2 anos atrás e fiquei maravilhado com a herança cultural deixada pelos nossos antepassados. Em todas as ruas, em todos os lugares se respira Portugal. Penso que a melhor maneira de acalmar esta pequena dor, este ressentimento que temos em relação aos nossos vizinhos era criar um estatuto especial para Olivença, que poderia passar por uma administração conjunta, onde ambos os países se empenhassem verdadeiramente em estabelecer um clima de verdadeira amizade e fraternidade ente ambos os povos. Seria tão lindo fazer isso!!
utopia? :/
Sim,essa tera' que ser a solucao mais realista e justa para que se acabe,de uma vez por todas,com o diferendo entre Portugal e Espanha : OLIVENCA tera' que ter um estatuto especial devido a sua inegavel e cada vez mais divulgada BI-CULTURALIDADE. Espanha devera' aceitar a Administracao Municipal conjunta quer em Olivenca quer em Taliga. E se assim vier a ser,Olivenca tornar-se-a num caso muito bem sucedido e bonito de convivencia fraterna entre dois Povos que se odiaram e guerrearam estupida e inutilmente durante seculos.Estou ja' a ver Elvas e Badajoz a rebentarem de inveja pela NOVA Olivenca...:). FORZA valentes Oliventinos,vamos la' a ACREDITAR!!! Sim,e' possivel !!!
Sempre a cidade de Olivenza foi Espanhois 🇪🇸🇪🇸
@@josemanuel4574 es verdad hermano portuguesito! Olivenza es Española y punto final🇪🇸
@@josemanuel4574 Nos robaste la ciudad, no digas que siempre fue tuya.
Portugal has been hit with the deepest economic tsunami in it's fragile democratic history! We need an Iberian Union fast, and headquartered in Madrid, Spain before portugal is wiped clean off the map.
Olivenca é portuguesa mais nada .
Una unión estaría bien siempre que cada país tendría que asumir los derechos del vecino
Alentejo Espanhola isso sim.
Podría ser oliventino! Me siento como ellos. Dos lenguas, dos corazones
Olivença!!! És Portugal
Olivença - uma cidade portuguesa 🇵🇹 sob administração espanhola desde as invasões napoleónicas.
Olivenza es española, nada de portuguesa 😉
@@alejandrogalvezmontes3033 Ah sim? Triste. Lamentável.
Descediente de castellanos e portuguêses.
Sei ler la história - verdadeira.
Saludos 🇵🇹 🇪🇸
@@alejandrogalvezmontes3033iremos tomar essa cidade a força se for preciso , assim como vcs perderam gilbratar.
@@Uboat1407los oliventinos ya no son portugueses 😉
@@MarcosHenrique-bx3cyadelante, el ejército portugués no es rival para el de mi país 😂. Y que desilusión os vais a llevar cuando veais que los oliventinos se defienden de vosotros 🤡😁
Esta bela cidade de Olivenza Espanha! Portugal também ama a Espanha.
É portugal
@@lusitaniagoves España 🤡
@@alejandrogalvezmontes3033Não faça afirmações que não pode justificar. Apresente a sua razão para podermos desmascarar toda a falsa propaganda castelhano espanhola. Já lhe demonstrei com fundamento no direito internacional que o Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana é um território português ilegalmente ocupado pelo Reino de Espanha e administrado por Estremadura. A sua população é constituída por portugueses étnicos. Se não pode contestar admita a realidade.
@@davidbarbosa3008🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 no paras de repetir lo mismo, ¿no? 🤭
@@davidbarbosa3008Ya te hemos dado razones y hechos históricos en un montón de comentarios en otros vídeos,pero tú silbas y miras a otro lado,(como tantos otros portugueses).¡Vendes humo!.
O Tratado de Badajoz de 1801 nunca esteve em vigor por falta da ratificação de Napoleão. Por esse motivo o Alentejo Oriental, segundo o direito internacional é território português. Os oliventinos são portugueses étnicos, nunca foram, nem poderiam ser castelhanos espanhóis. Se em situação semelhante, galegos e catalães nunca deixaram de ser galegos e catalães, porque motivo os portugueses do Alentejo Oriental deixariam de ser portugueses?
No norte de Portugal existem os coutos mistos há séculos e nunca houve problema. Pelo contrário
Y despues ganar 650€ al mês y pagar impuestos elevados, gás más caro y combustible también!!! Bem-vindos a Portugal!!!
Nunca jamais será da Espanha esse lugar , seus espanhóis de merda 😡🤬😡🤬
Estes jornaleiros só querem arranjar confusões...deixem estar como está
Na fronteira Brasil-Uruguai temos o exemplo de Santana do Livramento e Rivera, duas cidades que na prática constituem um único núcleo urbano. Muitos de seus habitantes têm dupla cidadania porque as famílias têm membros de ambos os países. Claro que não se compara a Olivença, que um dia pertenceu a Portugal, mudando de nome para Olivenza com a Guerra das Laranjas.
Santana do livramento é do Brasil embora os uruguaios alega que pertencem a eles mas não são , tem uma ilha brasileira que os uruguaios também estão dizendo que pertence a eles , se os uruguaios bobear vai perder territórios para o Brasil igual a Bolívia eo paraguai perdeu 😂hehehe .
Olivenza sempre Espanhois e todo mundo sabe isto 🇪🇸🇪🇸
Tristes figuras....
@@avantelvsitania3359 ler os fatos primeiro e depois falar triste ignorante 😄 www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1978-13831
🇪🇸🇪🇸 Tens razão! Olivenza sempre Espanhois 🇪🇸🇪🇸
e Portugal cheio de mentirosos, traidores e ladrões!
th-cam.com/video/8p9oBmF1Y_o/w-d-xo.html
Joao Correia Pontes Luz mas acha que alguém vai levar a sério?? Só tristes...
@@avantelvsitania3359 o unico triste e mentiroso aqui é tu . Ler a verdade mais:
www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1978-13831
Portugal pensa que podem dizer uma mentira mil vezes e vai ser verdade? Não!
Melhor Olivenza sempre bom e leal Espanhois 🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸
Timor Leste tambem tinha muitos traidores, aqueles que diziam que Timor era parte integrante da Indonésia e que nunca chegaria a ser independente . Mas eu sempre fui desses malucos que sempre acreditei na força e determinação do povo timorense , 700 mil habitantes timorenses contra 200 milhões de habitantes indonésianos . O facto é que Timor Leste conseguiu sair das garras do grande Leão indonésiano e é hoje um país independente isto também com o grande empenho politico português . Parabéns Portugal Parabéns Timor Leste . CRER E QUERER PARA VENCER . Para a maior infelicidade de alguns traidores portugueses ou de origem portuguesa Olivença voltara um dia para a Mãe Pátria Portugal .
Os portugueses do Alentejo Oriental não podem ser castelhanos espanhóis pela simples razão que não é possivel mudar a origem étnica de uma população. O que é uma ilusão, mais do que uma mentira é pensar que os portugueses de Olivença alguma vez foram ou poderiam ser castelhanos espanhóis. Se isso fosse verdade nao existiriam actualmente galegos, catalães ou bascos, todos os habitantes de Espanha seriam castelhanos espanhóis.
@@franciscomarques4043olivenza es un pueblo español desde hace más de 220 años. Los oliventinos no se sienten portugueses 🤡
Quando que a Espanha vai anexar Portugal ?
Porque?
Quando Portugal quebrar Espanha em pedaços!
@@joao49758 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦¡¡OLIVENZA ES ESPAÑA!! 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
NO AL IMPERIALISMO PORTUGUÉS.
@@masn9997 😂😂😂😂
@@joao49758🤣🤣🤣🤣🤣, ¿Con qué ejército colega?, ¿de verdad crees que el ejército portugués es superior al español? 🤔🙄🤣🤣
Olivença é território de Portugal
como
Gibraltar é território Espanhol
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más:
Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios".
Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Em 1817 Espanha firmou o Tratado de Paris e acedeu à Acta Final do Congresso de Viana de 1815 cujo artigo 105 tem o seguinte teor: " As potências reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por S.A.R. o príncipe regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e outros territórios cedidos a Espanha pelo Tratado de Badajoz de 1801, e visando a restituição destes objectos, ... se comprometem formalmente a empregar nas vias de conciliação os seus esforços mais eficazes, afim que a retrocessão dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, no que depende de cada uma delas, que este arranjo deve ter lugar o mais cedo possível. " . Fica assim demonstrado que o mantra português do "Congresso de Viana" não pode ser desmentido e que Espanha está comprometida a retirar do território português do Alentejo Oriental. Não existiu um Congresso de Paris em 1817 que anulou a resolução do Congresso de Viana, pelo contrário a assinatura por Espanha do Tratado de Paris de 1817 e a acessão à Acta Final do Congresso de Viana de 1815, implicaram a obrigação do estado espanhol retirar do território português do Alentejo Oriental, situado na margem esquerda do rio Odiana.
@@davidbarbosa3008a llorar a otra parte colega, Olivenza nunca será portuguesa 😉
@@alejandrogalvezmontes3033Olivença não é espanhola, é uma cidade portuguesa ilegalmente ocupada pelo estado espanhol e administrada por Estremadura. A propaganda castelhano espanhola não se torna realidade por muito que se repita. Podem se congratular pela ocupação, mas não é mais do que isso. Quando confrontados com o direito internacional e as obrigações assumidas pelo estado espanhol, nada dizem ou pretendem alegar desculpas para não reconhecerem os factos. Espanha firmou a Acta Final do Congresso de Viana de 1815, em 1817 após se libertar do domínio francês, nos seguintes termos: " As Potências reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por SAR o príncipe regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e outros territórios cedidos a Espanha..., se comprometem formalmente a empregar nas vias de conciliação os seus esforços mais eficazes, a fim que a retrocessao dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, no que depende de cada uma delas, que este arranjo deve ter lugar o mais cedo possível." Perante os factos e na impossibilidade de contestarem com fundamento o que afirmamos, fica confirmado que o Alentejo Oriental situado na margem esquerda do rio Odiana é um território português ilegalmente ocupado pelo estado espanhol e administrado por Estremadura. A sua população é constituída por portugueses étnicos.
@@davidbarbosa3008no es una ciudad portuguesa ocupada por España, porque para empezar no es ni una ciudad. Es un pueblo de apenas 12 mil habitantes, los cuales son y se sienten plenamente españoles, algo que tú nunca podrás cambiar. En 222 años de soberanía española ha habido libertad de movimiento entre los vecinos de Olivenza y pueblos cercanos a éste y la gente se ha mezclado. No ha sido un municipio hermético donde nadie podía entrar ni salir. Los oliventinos de hoy en día son ya castellanos extremeños donde su lengua materna no es el portugués y cualquiera te lo puede corroborar 😉
Por muito que faça propaganda que aconteceu um etnocidio em Olivença, o que por sinal é considerado crime contra a humanidade pela carta das Nações Unidas, essa pretensão é totalmente falsa e não obstante uma intensa repressão política e opressão cultural no seculo XX, a minoria étnica portuguesa do Alentejo Oriental ocupado, situado na margem esquerda do rio Odiana, resistiu e manteve intacta a sua identidade nacional portuguesa, não obstante ter de utilizar o castelhano como língua oficial da potência ocupante. Mas nantiveram o português como língua nacional falada em privado e transmitida aos descendentes tanto na vila como nas aldeias. A Prova é que os oliventinos constituiram uma associação Alemguadiana que lhes permitiu poderem ter acesso à nacionalidade portuguesa, votaram no Município para terem uma bandeira municipal portuguesa, contrariando o determinado no DOE de Estremadura que obrigava a ter uma bandeira municipal espanhola com a coroa real e retiraram das ruas da vila todas as placas toponímicas com a designação de calles. E mais importante sempre residiram em território português ocupado pelo Reino de Espanha, de acordo com o direito internacional, facto incontestável e que ainda não conseguiu contestar de forma verdadeira e consistente.
Claro..
pues es Portuguesa, continua Portuguesa por supuesto!
Os oliventinos não adquirem a nacionalidade portuguesa porque nunca a perderam, apenas adquirem o DNI ou CC português. É absurdo considerar que é possível os portugueses do Alentejo Oriental virarem castelhanos espanhóis. O Alentejo Oriental, na margem esquerda do rio Odiana, nunca deixou de ser território português.
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más:
Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios".
Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
@@masn9997 O Congresso de Viana de 1815 comprometia Espanha a retirar do Alentejo Oriental, como consta no artigo 105 da Acta Final que cito, " As potências reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por SAR o príncipe regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e outros territórios cedidos a Espanha pelo Tratado de Badajoz de1801, e visando a restituição destes objectos, ... se comprometem formalmente a empregar nas vias de conciliação os seus esforços mais eficazes, a fim de que a retrocessao dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, no que depende de cada uma delas, que este arranjo deve ter lugar o mais cedo possível. " Fica assim claro que ao subscrever em 1817 a Acta Final do Congresso de Viana de 1815, o estado espanhol se comprometeu a desocupar o Alentejo Oriental, situado na margem esquerda do rio Odiana, apenas não estando definida uma data para a retirada, no entanto passaram mais de duzentos anos e isso ainda não se verificou. Não existiu nenhum Congresso em Paris em 1817, nesta data o que se verificou foi a subscrição por Espanha da Acta Final do Congresso de Viana de 1815, pelo qual o estado espanhol se comprometeu a retirar do território português do Alentejo Oriental. Não se comprende como é possível referir como justificação para Espanha ocupar território português, um tratado nulo e sem qualquer valor e que nunca chegou a entrar em vigor por falta de ratificação pela parte francesa, isto é por Napoleão. De facto, no seu preâmbulo, o Tratado de Badajoz de1801, refere " ; e havendo-se concordado entre si os Plenipotenciários das Três Potências Beligerantes, convieram em formar dois Tratados, sem que na parte essencial seja mais do que um, pois que a garantia é recíproca, e não haverá validade em algum dos dois, quando venha a verificar-se a infracção em qualquer dos Artigos, que neles se expressam. " . Portanto, como o tratado com França não foi ratificado, logo é nulo, o Tratado com Espanha, nos termos dos seus artigos, também é nulo. O tratado de Amizade e Cooperação de 1977, nada vem alterar na situação porque a fronteira mantém-se nos termos do Tratado de Alcanizes de 1297. No ambito da União Europeia é insustentável a ocupação espanhola do Alentejo Oriental porque os estados membros têm de respeitar o Direito internacional, a democracia e os tratados assinados.
@@masn9997éste portugués resentido es muy pesadito con ese tema. No duerme bien por las noches 🤣
@@alejandrogalvezmontes3033 Totalmente, yo le tengo ya ignorado porque aunque le desmientas el mensaje lo sigue repitiendo como un loro 🤡😂😂😂
@@masn9997 Tem ignorado porque não tem argumentos fundamentados no direito internacional e nos tratados assinados por Espanha para desmentir o que afirmei, a não ser vir com falsidades históricas que não enganam ninguém. Já lhe provei com a transcrição do teor do Tratado de Badalouce de 1801 que este é nulo e sem qulquer valor. Se não está de acordo explique como justifica a validade, caso contrário remeta-se ao silêncio e admita a razão de Portugal. E digo mais, onde foi inventar a existência de um Congresso em Paris para anular o Congresso de Viana. Isso não passa de uma vigarice.
*Olivenza agora e sempre uma bela cidade Espanhois*
🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦¡¡OLIVENZA ES ESPAÑA!! 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
NO AL IMPERIALISMO PORTUGUÉS.
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@@umtuganotiktok-youtube Olivenza es de 🇪🇦😁
Vamos invadir e tomar esse lugar , igual vocês perderam gilbratar 😂😂😂
Que verguenza para españa robado identidad e ahora con dupla nacionalidad 😢😢😢😢
Tristeza
AMIGOS AMIGOS !
NEGÓCIOS Á PARTE
OLIVENÇA PERTENCE A PORTUGAL HISTORICAMENTE , SE ESPANHA TEM BOAS RELAÇÕES COM PORTUGAL ,,,,,, ENTREGA O SEU ,A SEU DONO
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más:
Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios".
Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Olivenza no pertenece a Portugal 🤡, es un pueblo español y extremeño!!!!
Cidade muito bonita do Alto Alentejo Português 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹 Viva Portugal, Viva Catalunha e Viva o Reino Unido, Ave Pátria Mãe
*Ola amiga Portuguêsa*
*Viva Olivenza Espanhola* 🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸
*Que sempre viva a Republica Mirandese e a Republica Alentejana também!*
*Beijos de Portugal fraca* 😘💋
@@paularochapt1674 Ta calado crl, Olivença é de Portugal, conta falsa ahaha 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@@rafaelgamer5056 Sempre ler os fatos primeiro e depois falar triste ignorante 😄 www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1978-13831
@@joaocorreiapontesluz7489 Ta mase calado, Esta é a ditosa minha Pátria amada 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
@@rafaelgamer5056
ler novamente os fatos primeiro triste ignorante 😄 www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1978-13831
Falai de castelhanos e portugueses, porque espanhóis somos todos ("Hablad de castellanos y portugueses, porque españoles somos todos". Frase del escritor y poeta portugués Luis de Camões (1524-1580)).
Eles que fiquem com essa merda nos tbm pegamos a maior parte da america do sul 😂😂
A Espanha tinha a vaca mas os outros roubava o leite kkkkk as Malvinas não são da argentina , gilbratar não é da Espanha , 😂😂😂😂😂 ...
Um dia Olivença vai regressar ao seio da Nação Lusitana ❤
Antes cae un meteorito como el que acabó con los dinosaurios 😉
Olivença Olivenza Território Português baixo administração Española 🇵🇹♥️🇪🇸
Olivenza es un pueblo español que nunca volverá con Portugal. Los oliventinos no son portugueses 😎🇪🇦
Olivença é portugal não espanha!
¿Seguro?, porque el municipio lleva más de 220 años bajo soberanía española 😬🤣
@@alejandrogalvezmontes3033Porque España lo ha anexado, mejor Robado! A Estudiar javal
Welcome to Portugal, Family.
El Congreso de Viena (1815) no conllevaba devolver Olivenza a Portugal, sino comprometerse a hablar de ello. Y España lo hizo en el Congreso de París (1817-1819), pero Portugal se puso a invadir partes de la América española en 1816, por lo que en el Congreso de París se acabó anulando la resolución del previo Congreso de Viena. Esta parte es para desmentir el mantra portugués del "Congreso de Viena". Pero es que hay más:
Portugal firmó el Tratado de Badajoz (1801), por el que Olivenza es España 🇪🇦. Y Portugal firmó el Tratado de Amistad y Cooperación (1977) con España mediante el cual ambos países "reafirman la inviolabilidad de sus fronteras comunes y la integridad de sus territorios".
Olivenza es España 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
Olivenza sigue estando bajo soberanía española 🤷🤣🤣
Esta luta entre Portugal e Espanha sobre Olivença (Portuguesa - de jure) é muito engraçada.
Se as senhoras apresentadoras me permitem o abuso de linguagem, podemos trocar Olivença pelas apresentadoras? 😁
No hay ninguna pelea entre Portugal y España.
@@alejandrogalvezmontes3033 Portugal não reconhece Olivença como sendo território Espanhol. Nesse sentido existe.
Mas verdade que não é nada forte.
@@joao49758¿Y?, a mí me da igual que Portugal no reconozca la soberanía española sobre Olivenza. Ese pueblo fue, es y será español de por vida, jamás os lo cederemos a los portugueses 😉
@@alejandrogalvezmontes3033 Olivença é ilegalmente ocupada por Espanha.
O meu ponto é que existe uma disputa territorial entre Portugal e Espanha sobre Olivença - se o desconhece é apenas sintoma de ignorância. No Tratado de Paris de 1815, Espanha assinou que devolveria os territórios ocupados de Olivença a Portugal - e nunca o fez. Agora se me dizes que Espanha não tem honra e não cumpre os tratados que assina, então isso já é mais algo que define o carácter e maturidade da nação espanhola do que a contra-parte.
@@joao49758🤣🤣🤣🤣, ve a Olivenza y preguntales a los habitantes de allí si de verdad se sienten "ocupados", que verás lo que te van a contestar 😉🤭. Los soldados portugueses no dispararon ni un solo cartucho contra las tropas españolas y huyeron como ratas con el rabo entre las piernas sin defender su supuesto territorio😏. Hay un dicho en España que dice lo siguiente: no llores como mujer lo que no supiste defender como un hombre 😉.Los oliventinos ni son ni se sienten portugueses ya que su lengua materna es el castellano 🇪🇦😎. España os va a devolver una 💩 bien grande, ¿ok? 👍😁.
Eso es memtora ningun oliventino quiete ser portgues
Cala a boca seu bosta Olivença é de Portugal ..
Ou vai querer que sua Espanha tenha o mesmo destino de gilbratar???
Les deberían dar la opción de elegir. O portugueses o españoles.
No les hace falta. Pueden ser los dos. Entre españa y portugal está reconocido.
O ser ibéricos todos… Eso me parecería aún mejor.
Ibéricos já somos todos. Cada um na sua e nada de misturas. Já agora Olivença deveria sim voltar a ser Portuguesa e SÓ Portuguesa. Dá para ver bem qual é intenção de Espanha em relação a Portugal quando o estado espanhol fecha os olhos a este caso!!!
Ibéricos, só se a capital fosse em Lisboa! Mas isso espanhóis já não querem!
tudos Espanhois e nao quer saber nada de portugal fraca amigo tuga!!
A entrevistadora nada profissional... Está de conchondeo... Pouca educação
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
🇵🇹 = 🇲🇦🇲🇦🇲🇦🇲🇦🇲🇦🇲🇦 *very soon!!*
@@moroccansoldier6784 And what does that mean exactly?
@@moroccansoldier6784 HAHAHHAHAHAHHA
O CC está do lado do coração e o DNI do lado da bolsa.
Portugal sempre ladrões e mentirosos com tu!
@@marquesdepombal4370 Troll patético....
@@diogopretoneves8415 aprende a usar o google tradutor ó troll
🇧🇷🇪🇸 🇧🇷 🇪🇸🇧🇷🇪🇸 🇧🇷
Eu sou um Brasileiro que reconhece e que apóia sempre o Olivenza Espanhola.
sempre, sempre Portugal nação de ladrões e nada mais......
Dem a independência á Galiza Catalunha e país basco Espanha igual à Joguslavia uma mistura de povos com culturas diferente e diferentes língua
e Dem a independência á Região do Alentejo e Mirandeses portugal igual à Joguslavia uma mistura de povos com culturas diferente e diferentes língua, isso sim.
🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦¡¡OLIVENZA ES ESPAÑA!! 🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦🇪🇦
NO AL IMPERIALISMO PORTUGUÉS.
En serio ?
@@helderteixeira6742 brasileirês de merda
Son galego e síntome español, coma a maioría de galegos. Non queremos independencia algunha.
Que pronúncia tão ruim! Não consigo entender bem os entrevistadores, mesmo estando a falar devagarinho! Que raio!!!
Um forte abraço de Portugal amigo de Olivenza, Espanhois!
Tú sí que eres ruin
@@Angel_smdlc Tienes que entender qué yo tengo mis costumbres. En la realidad este comentario fue hecho hay unos meses en el inicio del año y desde entonces no critico el accento de otros por qué yo sé que puede ser un poco incómodo y afectar la sensibilidad de las personas.
@@diogorodrigues747 Hombre, pues elimina el comentario.
@@Angel_smdlc Si cadra es lo qué voy a hacer...