Papo não. Monólogo! E ainda bem por ser um monólogo, pq o PVC é brabo demais e além de tudo ele consegue ser didático sem pagar de acadêmico que fala difícil.
Temo quando começar os antigos se aposentar, entrar os que estão acabando de fazer a faculdade, eu tô pensando como vamos aguentar esse povo que só esquerdista na faculdade, mais ainda se fode mais e ferra o jornalismo que o PVC um poço de inteligência inigualável
Sabes que ele é , um burro de primeira, na lista dos técnicos com mais títulos no mundo do futebol : nos 7 melhores tem um português , um espanhol, um inglês, um brasileiro e outros três e nenhum é alemão. A escola portuguesa de treinadores é melhor do mundo.
Houve um ano em que seis tecnicos portugueses foram campeões no mesmo ano em 6 países diferentes, Inglaterra, Egipto, Portugal, Grecia, China e o outro e penso que russia com vilas boas
russia com jaime pacheco. mas para o futebol ir á universidade e ter sucesso,é preciso que tb haja universidades de qualidade e nao daquelas onde se paga para ter curso :DD
O precursor do futebol português na faculdade foi Carlos Queiroz, os professores Jesualdo Ferreira e Nelo Vingada também, mas a grande virada de página foi com o Professor Carlos Queiroz que com os outros 2 liderava a equipa técnica que foi bi campeã do mundo sub 20 em 89 e 91 dando início a uma autêntica revolução no futebol português
É incrível como o Brasil adora andar para trás; nós temos muito o que evoluir no futebol; enquanto alguns patetas ficam repetindo asneiras como: "nós somos penta nao precisamos aprender nada." O país vai ficando para trás.
Isso é verdade esse pensamento somos os melhores e não precisamos aprender fez o Uruguai que era Tetra em 1950 (eles considerem as olimpiadas de 24 e 28 como mundiais) ficaram tetra até hoje.
O PVC fala dos treinadores em si, não do futebol português que ganhou uma copa do mundo, pois não ganhou...treinadores brasileiros ser melhor é uma coisa, agora se isso vai fazer o Brasil campeão do mundo novamente ou se portugal vai ganhar uma copa é outra história...
Sim. A mesma coisa para “somos um país rico” éramos 6 mais rico, depois oitavo, agora somos a 12 maior economia. Seguimos caindo, olhamos para nossos vizinhos e falamos “somos mais ricos” porém o PIB PER CAPITA de Chile,Argentina, México e Uruguai são maiores que o nosso. Muitos são bilíngues, 90% de nossa população não sabe espanhol como segunda língua. Brasil e brasileiro precisa abaixar a cabeça, estudar e evoluir
Concordo plenamente consigo!! Mas, o futebol português ,muitas vezes tem exagerado,jogando atrás!! Futebol cobarde!! Tem que assumir mais pressionando a frente!! Entendido ???
@@jorgesaojorge3841 oh entendido tu não entendeste nada. O futebol é executado tendo em consideração a equipa que tens, assim como a equipa que vais defrontar. A dinamica de jogo é versátil em função da analise do jogo. Será que entendeste?
@@jorgesaojorge3841podes chamar o que quiseres, mas se tu fosses treinador irias compreender que quando comandas um grupo de 20+ jogadores tu vais usar os recursos disponiveis consoante a sua qualidade e disfarçar as suas fraquezas. Usar tatica, disciplina e ser mais inteligente que o adversário. Se falas que o futebol "cobarde" foi o da seleção comandada por Fernando Santos aí eu concordo, ele tinha jogadores para fazer mais do que jogar um futebol defensivo mas aí entra aquilo que já disse... o Fernando Santos com todas as criticas que podemos apontar mesmo assim foi o primeiro treinador a ganhar 2 titulos por Portugal.
Sporting Um presidente fugiu do país, para não ser preso. Processo judicial Casball Um estádio e centro de treinamento com oferta do estado e perdões bancários E continuam a dever Ps estarolas são como se chamam esses adeptos e como vê usam todos palas Só falam dos outros, nunca são eles
Como português é sempre bom ver alguém do Brasil com estes conhecimentos do nosso futebol e a reconhecer o que te bom foi feito. Espero que o Brasil aproveite esta onda de treinadores portugueses que tem treinado no Brasil nos últimos anos e se adapte ao futebol mais moderno
A faculdade de esporte na universidade do Porto em Portugal(FADEUP), é dos melhores lugares do mundo para formação de técnicos de futebol. Tem até crédito da fifa. José Mourinho, Jesualdo Ferreira, Vítor Pereira, Abel Ferreira, Sérgio Conceição, Paulo sousa, Carlos Queirós, Leonardo jardim, Fernando Santos, André villas boas, Nuno espírito Santo, Marco Silva, Rui Jorge etc , são caras que passaram por lá. Só Jorge Jesus que não passou por uma formação. Eu estou morando em Portugal, concretamente em Lisboa. Mas vou algumas vezes ao porto , e já tive o privilégio em visitar as instalações desse local, e fiquei impressionado. 100% de condições em todos aspectos. E neste dia que passei por lá, vi até técnicos estrangeiros, como ingleses espanhóis e holandeses indo pra lá para concluir a formação. Recomendo por absoluto. E gostaria muito que o meu Brasil segui-se esse exemplo.
Sim é necessário que tenhamos. Mais eu vou dizer algo aqui, o futebol brasileiro está carente de treinadores brasileiros qualificados, sabe porque, por conta do racismo. A maioria dos jogadores brasileiros que conquistaram a EUROPA são negros, eles que eram para serem os treinadores dessa geração, Gilberto Silva, Dida, Marcos Assunção, Rivaldo e tantos milhares que foram protagonistas no futebol europeu, teriam muito a acrescentar no futebol brasileiro, o mínimo que eles conseguem é serem alguns comentaristas de futebol. Já na Argentina vc vê Crespo, Milito, Heinze, Simeone serem treinadores com ideias avançadas. Enquanto isso temos que lidar com treinadores brasileiros sem experiência nenhuma no velho continente Rogério Ceni, Diniz, Mancini, Odair Helman tantos outros.
Percebo que os brasileiros sempre menosprezam o ensino formal por algum motivo. Eu sou publicitário e trabalho com marketing. Fiz faculdade e pós-graduação em universidades pequenas, mas fiz. Ouvi em todos os lugares por onde passei que o que eu tanto lia nos livros não servia de nada. Acontece que muito do que meus chefes "criaram na prática", Kotler já havia ensinado há 15 anos. A teoria não substitui a prática, mas ela guia a prática, ajuda a ganhar tempo e conhecer os atalhos. Concordo plenamente com PVC. Monstro demais!
Tudo que existe é porque um dia alguém pensou, planejou acho que seria possível. Antes que as coisas existissem no mundo material ela precisou existir no mundo imaterial.
Não sei como se faz no Brasil, mas em Portugal, depois do 9°ano, existe a opção para entrar no curso de desporto. Depois disso, pode ser feito o curso universitário de desporto e atividade física. Para ser treinador de futebol é também preciso tirar o curso de treinador da Federação Portuguesa de Futebol até ao nível 4 (obrigatório para entrar na liga Portuguesa). Essencialmente existe uma máquina de produção de treinadores. Juntando a quantidade absurda de pessoas que fazem isso com os jogadores que passam para treinadores depois de se retirarem, faz com que Portugal nunca perca uma certa quantidade de treinadores, e que eles tenham todos a mesma filosofia. Isto só é possível também por causa do imenso amor que 99% do povo português tem pelo futebol que faz com que jovens queiram entrar na profissão.
Cá em Portugal também é muito difícil tirar um curso de treinador de nível superior, para os campeonatos profissionais. Poucos cursos (com poucas vagas) e muito caros.
Não ê só a formação de treinadores, Portugal criou uma cidade do futebol, a maioria dos clubes investiram forte nas academias de futebol, com estruturas inovadoras
O que impressiona é que Portugal, infinitamente menor, em população e história futebolística que o Brasil, produz tantos técnicos e jogadores de boa qualidade. Na virada dos anos 80 pra década de 90, Portugal investiu na base e formação de técnicos. Acompanhei esse processo, morando em Portugal entre 91-96, e achava que seria algo passageiro... Me enganei grandão 😆 Edit: o PVC segue uma linha explanativa, tipo Mauro Cezar e Formiga, que eu particularmente gosto, e entendo ser lógica.
Proporcionalmente o Brasil está muito atrás até do Uruguai que tem a população do Rio Grande do Norte e consegue fazer jogadores competitivos! Aqui isto não acontece, temos o potencial para ganhar todas as copas do mundo, formar jogadores e treinadores de um nível tão alto que tornaria uma segunda divisão do Brasil mais atrativa que o campeonato Francês, por exemplo.
@@rebobinaxadrez Verdade! O Uruguai continua produzindo bons jogadores, com uma população 3x menor que a de Portugal, por exemplo. É no mínimo impressionante.
@@brunocosta6094 mas você tem que analisar o contexto. Concordei com o "Rebobina Xadrez" acima, pelo fato de ter usado a proporção - "proporcionalmente" o Uruguai, há mais de uma década, produz bons jogadores. E historicamente sempre produziu.
"em 2020 o tecnico português Daniel Neri, foi campeão pernambucano com a equipe do interior, o salgueiro acabou com a hegemonia, dos três da capital, Sport, santa cruz e náutico, eu acho que o Daniel fez essa faculdade também em Portugal."
Eu sou da Bahia, mas, acompanho os estaduais de vários estados, principalmente daqui do Nordeste, eu me lembro dessa façanha do Salgueiro e seu técnico lusitano .
É da cultura portuguesa fazêr muito com pouco, é preciso dedicação e muito trabalho para se obter resultados. Em Portugal e na Europa em geral, identificam-se os problemas, fala-se pouco e faz-se muito, no Brasil fala-se muito, toda a gente é um perito na matéria, bate-se palmas ...e ninguém faz nada! É preciso é falar bonito!😁
Só de livrarias portuguesas como a Prime Books tem inúmeros títulos sobre futebol. Aqui no "país do futebol" conto nos dedos sobre bons livros sobre o assunto
Importante mencionar é q os portugueses são bilíngues e alguns até poliglotas, ou seja, técnicos brasileiros se expressam mal até em português, não é tão simples assim
Conheço poucos treinadores brasileiros que tenha eu ouvindo falar ou já tenha admitido saber outro idioma, Tite (Italiano, Espanhol e segundo o PVC está estudando inglês), Rogério Ceni (Inglês e Espanhol), Tiago Nunes (está no Sporting Cristal do Peru) e André Jardine (que está no Atlético San Luis do México). Talvez o Rogério Micale, ele é fraco pra treinar clubes e bom em seleções, hoje é treinador da seleção olímpica do Egito. Antônio Carlos Zago também fala italiano e espanhol, tirando esses nomes quem mais? Dois nomes promissores: Maurício Barbieri e Fernando Diniz não encontrei nada a respeito. No curso da ATFA (Argentina) de treinador, pesquisando a respeito tem módulo de inglês, no Brasil passa longe disso.
Caramba o Jorge Jesus nem português fala direito quanto mais ser bilíngue 🤣🤣🤣🤣. Talvez no Brasil não entendam os erros dele como sendo erros, mas em Portugal ele é muito criticado por não falar direito. É um bom treinador sim, mas línguas não é o forte dele. Já os treinadores mais novos sim, esses pelo menos inglês a grande maioria fala fluentemente.
Em 1987, o futebol club do Porto venceu, em Tóquio, o Peñarol, por 2-1 na taça intercontinental; o treinador Artur Jorge foi uma revelação e a primeira grande inspiração para o sector deixando um trabalho notavel com uma equipa essencialmente portuguesa.
@@TheJoaopicoele não percebe nada de futebol, os técnicos mais títulos no futebol tem 1 português, 1 inglês, 1 brasileiro , 1 espanhol e não tem nenhum nos 7 primeiros lugares.
Excelente observação! Só uma achega/ correcção! O Prof. Carlos Queiroz (Jesualdo Ferreira era um dos adjuntos da equipa técnica!) foi a grande pedrada no charco da escola de treinadores portugueses. Ele levou a ciência para o treino de futebol em Portugal. Uniu o que nunca se pode separar quando se ambiciona a excelência: saber teórico e saber prático. Tanto que, nos seus primeiros anos, Carlos Queiroz encontrou muitos «anticorpos» que receberam mal a sua chegada à FPF (federação portuguesa de futebol). Entre os seus pares da velha guarda, havia quem o classificasse pejorativamente como um bom «teórico» sem passado dentro das quatro linhas. ps: As nomenclaturas mudam com o tempo... Acontece em todas as áreas do saber e não há mal nenhum nisso! Para haver «progresso» temos - todos - de nos libertar dos pequenos apegos e dogmas paroquiais.
Em Portugal começou-se o trabalho científico também baseado no leste-europeu, pois penso que houve uma leva que foi estagiar na RDA nos anos 70, e teve um grande início com o Prof. Queiroz na formação e depois outros como Mourinho, e outros! Mas Portugal teve também uma forte influência do Brasil, com o Yustricht, Otto Gloria, e depois com o Marinho Peres, Autuori, Carlos Alberto Silva, e claro o Scolari!
PVC é demais.. vc vê 1 hora de podcast sem se cansar, é muito conhecimento e muita inteligência. Um cara desse perder espaço pra ex jogadores é sacanagem.
Faltou falar do Ruben Amorim, campeão nacional no Sporting após 19 anos, sem sequer ter o 4 nível da UEFA. Ainda recentemente o Guardiola disse que o Amorim é dos melhores técnicos do mundo
O Brasil precisa de fazer no futebol o que fez, com êxito, no ensino da música. Portugal tem que fazer no ensino da música o que já fez no futebol e no desporto em geral. Há muito a aprender se as pessoas tiverem o discernimento de aprenderem uns com os outros, em vez de optarem pela política das costas voltadas. A vantagem de falarmos todos a mesma língua permite o intercâmbio cultural em todos os campos do saber. É tão óbvio. Parabéns ao comentador pela clareza de análise.
Excelente entrevista. Só uma nota que outros antes já mencionaram: A chegada da academia ao futebol português é mais cedo do que o mencionado e acontece nos anos 90 com Carlos Queiroz, e os professores Jesualdo Ferreira e Nelo Vingada. Depois veio então a massificação e hoje quase todos os jovens treinadores têm universidade.
Sou formado em Ed física iniciei a faculdade com o sonho de ser treinador, porém a realidade do curso é muito diferente durante 4 anos de curso nos temos apenas uma cadeira relacionada ao futebol que é a cadeira de desporto um e mesmo assim dividimos ela com outros esporte… Outro ponto o curso da CBF academy serve apenas para profissionais que já estão no mercado trabalho ou treinadores já com um nome no mercado de trabalho, para novos treinadores o curso é pífio pois ele não mecanismo para inserir os novos treinadores nos clubes ( a cbf poderia viabilizar um estágio nos clubes de futebol para novos treinadores ). Outro ponto a entrada de estudantes em clube de futebol é muito restrito diferentemente em Portugal a entrada nos clubes é facilitada tenho um colega que fazer pós graduação na universidade do Porto e com apenas 3 meses dele em Portugal ele já estava estagiando nas categorias de base do Porto… Outro no ponto para ingressar em algum clube tem aquele fator, quem indica ou de quem é filho 😂😂😂😂 Esses são alguns pontos que dificultam o surgimento de uma nova safra de treinadores no Brasil.
Mesma coisa pra jogador, na base tem muita indicação de terceiros (empresário, familiar, etc), por isso muito jogador bom fica pra trás e esses bagres estão aí hoje em dia virando profissional, infelizmente a corrupção em todos os setores só contribui pra a falência técnica do futebol brasileiro
Questão que o brasil nunca tive técnicos tão bons assim , que ajudava muito brasil sempre teve jogadores muito bons em vários times diferentes e hj em dia não tem. Que sempre ajudou nosso país foi jogadores de muito qualidade não os técnicos
Mas aí vc desmerece Zagallo, Felipão, Parreira vc está errado em pensar assim, n era simplesmente colocar qualquer zé bunda pra treinar a seleção que seriam campeões kkkkkkk
É verdade o que ele diz. Brasil precisa formar treinadores com cursos especializados onde são ensinados conceitos básicos e avançados do jogo. Esse é o caminho a seguir e enquanto não for feito dificilmente conseguirão ter sucesso no futebol actual
O Brasil é uma potência em todas as áreas, falta estudos, organização e cultura... Basta acreditar, organizar e realizar, estão parados no tempo é hira de mudar. Abraço para todos os Brasileiros, de um Português.
Na verdade, o Jesualdo Ferreira, tal como o Nelo Vingada foram importantes, mas o Carlos Queiroz foi mesmo o grande impulsionador prático do atual futebol Português. Ele foi campeão do mundo sub-20 2 vezes, treinador da Seleção Portuguesa, Adjunto de Fergusson no MU, treinador do Real Madrid, etc.
O PVC e o VSR,são os dois comentáristas que usam muito o comentário com números demonstrando conhecimento,por isso que se torna interessante ouvi los,que por sinal são dois comentáristas muito modernos e revolucionários do meio jornalístico.
Cara, aqui a gente discute a existência de faculdade ou não e muitas outras merdas de pais de terceiro mundo. Sem chance de um dia rolar aqui, melhor importar técnicos mesmo
No Brasil, pra muita coisa, se ignora o conhecimento acadêmico pra que tudo continue do mesmo jeito, sempre com aquele discurso "aqui sempre foi assim e sempre será". Por isso nossas instituições (econômicas, políticas e esportivas) estão ficando pra trás. Nesse ritmo, em breve os times da CONMEBOL só serão melhores que os da Oceania.
O seu país é uma mina de talento futebolístico, concordo que no início deve importar, até para trazer alguma disciplina europeia, metodologia de treino e experiência, mas se vocês apostarem na formação de treinadores, não tenho dúvidas que daqui a alguns anos vocês colherão frutos e serão líderes não só a exportar jogadores como treinadores. Abraço de Portugal!
O que interessa é ganhar copas do mundo, não serve de nada exportar treinadores. Nenhum país comemora ou é reconhecido por isso. Quem é que comemora isso? Argentina foi campeã do mundo com um cara que nunca nem se quer tinha sido treinador na história, era apenas auxiliar. E possuem 3 copas na história, Brasil 5 e Portugal 0.@@alvalaxium
É de salientar que Portugal tem 4 treinadores no ranking de 50 melhores treinadores do mundo enquanto o Brasil só tem 1 (tite). Marco Silva (Fulham) Paulo Fonseca (Lille) José Mourinho (Roma) Ruben Amorim (Sporting) Sérgio Conceição (Porto) Abel Ferreira (Palmeiras) Jorge Jesus Leonardo Jardim (Campeão da Liga francesa pelo Mónaco em 2016) Nuno Espírito Santo (Excelente trabalho no Wolverhampton) Etc... Excepto o José Mourinho, nenhum destes é um treinador fenomenal e não se pode dizer que os treinadores portugueses são os melhores do mundo, mas é certo que numa questão de 10 anos os treinadores portugueses evoluíram muito, cada vez vão surgindo mais jovens talentos, é uma questão de tempo até alcançarem feitos grandiosos nas principais ligas do mundo. Esta escola vai além do Futebol Profissional, é preciso dar crédito também aos treinadores desconhecidos da base que têm moldado jovens promissores, muitos deles hoje competem espalhados pelos melhores clubes do mundo, não é sorte nem acaso o facto das novas gerações portuguesas estarem a chegar cada vez mais fortes e a tornarem-se candidatos a Eurocopas e Copas do mundo.
Vários fatores inibe surge uma nova safra, procurando iniciar na carreira se aparecer um acadêmico com toda formação e um ex-jogador iniciante vão preferir contratar quem foi jogador. Em Portugal é mais fácil conseguir trocar conhecimento, conseguir estágios nos clubes já no Brasil se não conhecer alguém lá dentro é difícil estagiar.
Interessante eu cair nesse video, curso educacao fisica na federal de mato grosso e existe alguns vinculos com algumas universidade europeias, mas sempre notei o quanto as universidade portuguesas são extremamente abertas e convidativas aos estudantes brasileiros, sempre me interessei pela area de treinamento e biomecanica por isso nunca me foi muito atrativo esses intercambios, mas enquanto muitas universidades europeias voce tem que realizar todo o processo, custear seu voo e conseguir proventos para se manter no pais, quando se trata de estudante de EDF principalmente com interesse na area de Desportos(esporte de uma forma mais abrangente), no vinculo com portugal voce precisa somente ter bom rendimento de notas na faculdade e conseguir resolver a questao documental e custear seu voo, com eles fornecendo residencia e uma bolsa de estudos(que nao é muita coisa), mas da para se manter e eles ofertam muitas vagas e fazem isso em quase todos os semestres enquanto universidades de outros paises alem do anterior é anualmente e poucas vagas. tenho alguns conhecidos de faculdade que ja fizeram esses intercambios e todos falam que esse intercambio mudou a percepção deles da profissao e de fazer isso recoloca eles no mercado, tenho 2 calouros que foram recentemente um nao conseguiu renovar a permanencia enquanto outro renovou até agosto, tendo proposta para ja realizar a especialização/mestrado por lá em desporto, advinha no que? futebol e coincidentemente quem o convidou é um professor que foi um dos formadores do principal assistente do técnico do porto, muito louco como as coisas mesmo distantes se conectam.
Tem muitas opiniões, na maioria válida mas há ainda o elemento surpresa: querer ser e ter vocação para o ofício. Como em tudo a vocação ( e neste caso também capacidade física ) tem um papel que não pode ser esquecido, porque candidatos ao premio sem vocação é o que nunca falta. E aí Brasil com a dimensão humana que tem, também tem seguramente candidatos promissores que têm tudo e esperam também que lhes dêem apoio.
fantástico.... infelizmente a educação formal é um problema pra nós brasileiros em todos os seguimentos. Temos talento natural, mas se quisermos avançar precisamos aprender a aprender.
Eu questionava-me muitas vezes, porque é que a seleção do Brasil tem apenas jogadores que jogam na Europa. Depois de Jorge Jesus treinar no Brasil é que entendi porque comecei a ver os jogos de o campeonato Brasileiro, e percebi que existe uma diferença abismal na velocidade e no espírito competitivo entre o futebol que se pratica as Europa e o que se pratica no Brasil, sem querer discutir qual é o melhor porque não é essa a intenção. Os Jogadores brasileiros que vêm para a Europa tem de fazer uma adaptação bem dura a realidade do futebol que se pratica aqui, jogar 2 vezes por semana todas as semanas e a uma velocidade bem maior, e não tem como, por muito bom que seja tecnicamente a dominar a bola com o pé, se não se conseguir adaptar já era, nem no banco ele vai. Colocar um jogador do campeonato brasileiro a jogar com um que joga na Europa realmente não dá, são ritmos e formas de estar no jogo totalmente diferentes.
Ele é didático para explicar futebol para uma parcela da população que deseja escutar como futebol de uma maneira menos empírica, o que inclusive possibilita a tradução do que acontece em campo para quem não está habituado a ir em campos de futebol DE CAMPO (não estou falando que não jogam futsal, society, suíço com os amigos, e sim que a realidade do futebol de campo é outra). Para quem é de dentro do futebol, ele não é tão respeitado assim em termos de conhecimento de jogo, mas obviamente é como pessoa e profissional.
O discurso é bem elaborado, porém não é bem assim. Sou formado em Educação Física pela UFRJ, moro em Portugal e tenho mestrado na Universidade do Porto na faculdade de Desporto. Na UFRJ há disciplinas sobre futebol, quando Portugal ainda nem estava em evidência. Na área de fisiologia e biomecânica, as Universidades do Brasil também estão em vantagem. Ele deu o exemplo do Josualdo, eu dou o exemplo do Carlos Alberto Parreira, formado pela UFRJ, e na Copa de 70 já fazia parte da delegação brasileira tricampeão. Josualdo, só foi trabalhar com a Federação Portuguesa em 1974, categoria de base. A real grande diferença é a cultura de contratação de equipe técnica realizada no Brasil. Popularmente chamada de panela. E, não está relacionado a levar o futebol para a Universidade. Isso, já existe no Brasil há décadas. E, muito bem servida. Se deve levar as Universidades brasileiras para o futebol, isso sim!
Eu, como português, posso garantir que se o Brasil fizer isso tudo ainda vai estar muitos anos atrasado em relação à Europa. Ter técnicos com formação é o mínimo exigido em qualquer clube. Até os escalões de formação e academias têm que ter técnicos formados. E além isso, os clubes estão a apostar cada vez mais em departamentos de análise de dados e de ciência desportiva. Não é um ou dois técnicos... são departamentos com dezenas de pessoas, formadas e especializadas.
PVC é sensacional!!!! Acho engraçado o raciocínio da CBF, monta uma escola de técnicos. Se montou uma escola de técnicos, presume-se que os técnicos atuais do seu país não são iguais aos técnicos estrangeiros que fazem sucesso. Aí quem eles colocam pra dar aula? Os técnicos atuais brasileiros. Ou seja, vai continuar tendo Jair Ventura, Alberto Valentim, Eduardo Barroca… Porque o que adianta ser novo se o conhecimento passado é do técnico que já foi ultrapassado HÁ ANOS?
Abel Ferreira fez a sua formação de técnico no mesmo sitio da sua formação como jogador, no Sporting e voltará ao clube para ser o tecnico da equipa principal do Sporting um dia mais tarde
Apenas uma questão... Acham mesmo que algum técnico de topo quer deixar o seu clube para ir treinar uma seleção? (seleção é part-time, mesmo a Brasileira, um treinador de topo gosta da competição de alto nivel, e isso não o tem numa seleção). Os treinadores Portugueses são bons, porque estudaram, mas principalmente porque não tinham grandes condições na grande maioria dos clubes, e isso obrigou-os a adaptarem-se e pensar mais à frente. Somos muito bons tácticamente e extremamente adaptaveis a qualquer futebol praticado no mundo. Sou diplomado UEFA B na FPF - Lisboa Abraço de Lisboa/Portugal
Excelente explicação, é necessário trabalhar para que futuramente surja uma geração de técnicos brasileiros de primeiro escalão, mas enquanto isso a seleção brasileira precisa de um técnico estrangeiro de qualidade, uma coisa não anula a outra, caso contrário iremos perder novamente para seleções européias de segundo ou terceiro escalão como a Bélgica e Croácia.
A questão aí é obvia e bastante preocupante para os brasileiros, aqui negam o conhecimento, em tudo, os europeus ganham conhecimento e evoluem. O resultado está aí.
O Pai da escola de treinadores e da formação de jovens jogadores foi o Carlos Queiroz e o Jesualdo Ferreira que era o adjunto dele onde foram Bicampeão mundial em Riade 91 e em 93 Lisboa contra o Brasil nas penalidades, Jesualdo Ferreira treinou os 3 grandes em Portugal e é uma pessoa que sabe muito de futebol mas o Carlos Queiroz é que foi o Pai de toda a estrutura de formação tanto de jogadores como de treinadores em 🇵🇹 !
O problema da falta de bons técnicos no Brasil é a formação, fica centralizado na CBF academy e é caro, deveria ser copiado Portugal, onde os técnicos são formados nas faculdades pois haverá mais matéria prima de bons treinadores
O PVC ele cheio de defeitos como qualquer pessoa. Mas em termos de conhecimento sobre futebol são poucos e também na forma simples de passar conhecimento .
Boa analise, feita por alguém que está atento às mudanças. Um Pais tão pequeno como Portugal, com tanta qualidade ao nivel do futebol, não só com treinadores, como jogadores. Hoje em dia já hexiste mestrado e doutoramento em futebol nas universidades portuguesas. Claro que tudo é feito em estreita ligação com a Federação Portuguesas de Futebol.
Pena que nada disso se reflete no campo. Continua com 0 copas e 0 finais. Alguma coisa estão fazendo errado desde 1930. É mesmo muita qualidade ter 0 copas e 0 finais. Só mesmo San Marino, Gibraltar e outras potências desse nível possuem resultados iguais ao de Portugal.
@@Andrew6x Quanto a essa resposta só posso dizer duas coisas. Em primeiro lugar vai informarte melhor, para não escreveres baboseiras, e não passes só no futebol senior, olha também para as conquistas das camadas mais jovens. Em segundo lugar, em Portugal, opinião pessoal, para o nosso tamanho como pais médio, gastasse demasiado dinheiro neste desporto, preferia ver dinheiro gasto no combate à pobreza, do que gasto no futebol. Mas pronto, mas vale passar fome e ser campeão.
Como é bom ouvir um papo de futebol de qualidade !
Verdade .
Papo não. Monólogo!
E ainda bem por ser um monólogo, pq o PVC é brabo demais e além de tudo ele consegue ser didático sem pagar de acadêmico que fala difícil.
Onde que vc viu? Me avisa pfvr, pq aqui tá tenso!!
Não conhecia este SENHOR. TOP.
@@Linc1991 tá de sacanagem hahahaha
Quando a gente vê o PVC comentando e observa o nível dos demais comentaristas dá até uma tristeza, a diferença é ABISMAL
É de chorar né?
Temo quando começar os antigos se aposentar, entrar os que estão acabando de fazer a faculdade, eu tô pensando como vamos aguentar esse povo que só esquerdista na faculdade, mais ainda se fode mais e ferra o jornalismo que o PVC um poço de inteligência inigualável
isso e um bate-papo e não um debate.
Mais na globo tinha virado clubista
Mas puxando pro cheirinho em vez do Palmeiras
O PVC deu palestra pros cara, ninguém interrompe, sensacional 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O cebolinha da crônica esportiva
PVC é um banho de conhecimento
Sabes que ele é , um burro de primeira, na lista dos técnicos com mais títulos no mundo do futebol : nos 7 melhores tem um português , um espanhol, um inglês, um brasileiro e outros três e nenhum é alemão. A escola portuguesa de treinadores é melhor do mundo.
O PVC não percebe nada de futebol.
@@JR-mg4rgele é um banho de burrice , não devia de saído de um burreiro.
Houve um ano em que seis tecnicos portugueses foram campeões no mesmo ano em 6 países diferentes, Inglaterra, Egipto, Portugal, Grecia, China e o outro e penso que russia com vilas boas
russia com jaime pacheco. mas para o futebol ir á universidade e ter sucesso,é preciso que tb haja universidades de qualidade e nao daquelas onde se paga para ter curso :DD
O precursor do futebol português na faculdade foi Carlos Queiroz, os professores Jesualdo Ferreira e Nelo Vingada também, mas a grande virada de página foi com o Professor Carlos Queiroz que com os outros 2 liderava a equipa técnica que foi bi campeã do mundo sub 20 em 89 e 91 dando início a uma autêntica revolução no futebol português
E o prof. Vítor Frade, que criou o modelo da periodização táctica do treino, com que José Mourinho teve o sucesso que se conhece depois.
O 1º grande técnico génio do futebol português foi José Maria Pedroto, ele é que fez a mudança do Porto, morreu cedo
@@jaimegraca9328 o assunto é quem levou o futebol portuguesa para a faculdade e José Maria Pedroto tendo sido um grande treinador não o fez.
o Artur Jorge... ninguém fala .. Pedrodo só ganhou na aldeia dele.
Carlos Queiroz a treinar adultos acumula fracassos como poucos. Teve grandes clubes e selecções, grandes jogadores, não fez quase nada.
É incrível como o Brasil adora andar para trás; nós temos muito o que evoluir no futebol; enquanto alguns patetas ficam repetindo asneiras como: "nós somos penta nao precisamos aprender nada." O país vai ficando para trás.
Isso é verdade esse pensamento somos os melhores e não precisamos aprender fez o Uruguai que era Tetra em 1950 (eles considerem as olimpiadas de 24 e 28 como mundiais) ficaram tetra até hoje.
Exatamente, isso explica o atual momento do nosso futebol.
O PVC fala dos treinadores em si, não do futebol português que ganhou uma copa do mundo, pois não ganhou...treinadores brasileiros ser melhor é uma coisa, agora se isso vai fazer o Brasil campeão do mundo novamente ou se portugal vai ganhar uma copa é outra história...
Sim. A mesma coisa para “somos um país rico” éramos 6 mais rico, depois oitavo, agora somos a 12 maior economia. Seguimos caindo, olhamos para nossos vizinhos e falamos “somos mais ricos” porém o PIB PER CAPITA de Chile,Argentina, México e Uruguai são maiores que o nosso. Muitos são bilíngues, 90% de nossa população não sabe espanhol como segunda língua. Brasil e brasileiro precisa abaixar a cabeça, estudar e evoluir
Pensamento da diretoria do são Paulo é exatamente assim
Muitos parabéns. Primeiro comentador Brasileiro a falar concretamente o que se passa em Portugal, sem dizer baboseiras.
O Brasil necessita de uma Academia de futebol desde sempre. Nenhum talento é perpétuo tem que ser lapidado.
Concordo plenamente consigo!! Mas, o futebol português ,muitas vezes tem exagerado,jogando atrás!! Futebol cobarde!! Tem que assumir mais pressionando a frente!! Entendido ???
@@jorgesaojorge3841 oh entendido tu não entendeste nada.
O futebol é executado tendo em consideração a equipa que tens, assim como a equipa que vais defrontar.
A dinamica de jogo é versátil em função da analise do jogo.
Será que entendeste?
@@fernandoarvore isso é sómente um aspecto importante entre muitos! Abraço.
@@jorgesaojorge3841podes chamar o que quiseres, mas se tu fosses treinador irias compreender que quando comandas um grupo de 20+ jogadores tu vais usar os recursos disponiveis consoante a sua qualidade e disfarçar as suas fraquezas. Usar tatica, disciplina e ser mais inteligente que o adversário.
Se falas que o futebol "cobarde" foi o da seleção comandada por Fernando Santos aí eu concordo, ele tinha jogadores para fazer mais do que jogar um futebol defensivo mas aí entra aquilo que já disse... o Fernando Santos com todas as criticas que podemos apontar mesmo assim foi o primeiro treinador a ganhar 2 titulos por Portugal.
Palmas para esse Senhor!!👌👏🏻👏🏻👏🏻
Foi o primeiro brasileiro a falar à verdade sobre um pouco do que se passa em Portugal!!
Parabéns!!
Portugal é uma enorme nação de futebol desde sempre. Clubes, jogadores e treinadores.
Benfica , Sporting e Porto
Todos com vários casos de corrupção
E nenhum foi condenado
Só em Portugal
E não só !...
@@luisqueiroz3812 Sporting com caso de corrupção? Essa é para rir ahaah
Sporting
Um presidente fugiu do país, para não ser preso.
Processo judicial Casball
Um estádio e centro de treinamento com oferta do estado e perdões bancários
E continuam a dever
Ps
estarolas são como se chamam esses adeptos e como vê usam todos palas
Só falam dos outros, nunca são eles
@@luisqueiroz3812 Nem todos os casos são verdade. Nem todos os condenados foram efectivamente castigados. Não ponhas tudo no mesmo saco.
Como português é sempre bom ver alguém do Brasil com estes conhecimentos do nosso futebol e a reconhecer o que te bom foi feito. Espero que o Brasil aproveite esta onda de treinadores portugueses que tem treinado no Brasil nos últimos anos e se adapte ao futebol mais moderno
A faculdade de esporte na universidade do Porto em Portugal(FADEUP), é dos melhores lugares do mundo para formação de técnicos de futebol. Tem até crédito da fifa.
José Mourinho, Jesualdo Ferreira, Vítor Pereira, Abel Ferreira, Sérgio Conceição, Paulo sousa, Carlos Queirós, Leonardo jardim, Fernando Santos, André villas boas, Nuno espírito Santo, Marco Silva, Rui Jorge etc , são caras que passaram por lá. Só Jorge Jesus que não passou por uma formação.
Eu estou morando em Portugal, concretamente em Lisboa. Mas vou algumas vezes ao porto , e já tive o privilégio em visitar as instalações desse local, e fiquei impressionado. 100% de condições em todos aspectos. E neste dia que passei por lá, vi até técnicos estrangeiros, como ingleses espanhóis e holandeses indo pra lá para concluir a formação.
Recomendo por absoluto.
E gostaria muito que o meu Brasil segui-se esse exemplo.
Mourinho foi formado na Faculdade de Motricidade humana, em Lisboa
@@jorgegomez524 mas também passou pela FADEUP na sua passagem pelo FC Porto
"... seguisse..."
@@fernandoarvore cale te
Pretendo ir a Portugal um dia, para estudar futebol, teoria é legal, mas a prática não tem igual, essa união de gerações pode fazer muito sucesso.
@@pvaz faculdade do futebol com certeza.
Também é importante estudar sobre psicologia, para saber como se comportar com o atleta.
Sim é necessário que tenhamos. Mais eu vou dizer algo aqui, o futebol brasileiro está carente de treinadores brasileiros qualificados, sabe porque, por conta do racismo. A maioria dos jogadores brasileiros que conquistaram a EUROPA são negros, eles que eram para serem os treinadores dessa geração, Gilberto Silva, Dida, Marcos Assunção, Rivaldo e tantos milhares que foram protagonistas no futebol europeu, teriam muito a acrescentar no futebol brasileiro, o mínimo que eles conseguem é serem alguns comentaristas de futebol. Já na Argentina vc vê Crespo, Milito, Heinze, Simeone serem treinadores com ideias avançadas.
Enquanto isso temos que lidar com treinadores brasileiros sem experiência nenhuma no velho continente Rogério Ceni, Diniz, Mancini, Odair Helman tantos outros.
PVC é um estudioso do futebol como poucos no Brasil. Que entrevista bacana, parabéns flow.
Como é bom ver um cara inteligente falando de futebol, e não ver o Sheik, cicinho
Esses aí é como cobaias, estão ali só pra entreter o público fazem de propósito
Sheik incomodando novamente kkkk
Eu sou português e treinador de formaçao , o que ele fala é mentira .
@@amorim6801 porquê?argumentos?eu tambem sou português e concordo a história dos últimos anos demonstra isso
@@pipo1001000 sou corinthiano mas sheik e cicinho naquele programa do Benja só palhaçada e o Benja força polêmica
Percebo que os brasileiros sempre menosprezam o ensino formal por algum motivo. Eu sou publicitário e trabalho com marketing. Fiz faculdade e pós-graduação em universidades pequenas, mas fiz. Ouvi em todos os lugares por onde passei que o que eu tanto lia nos livros não servia de nada. Acontece que muito do que meus chefes "criaram na prática", Kotler já havia ensinado há 15 anos. A teoria não substitui a prática, mas ela guia a prática, ajuda a ganhar tempo e conhecer os atalhos. Concordo plenamente com PVC. Monstro demais!
Tudo que existe é porque um dia alguém pensou, planejou acho que seria possível. Antes que as coisas existissem no mundo material ela precisou existir no mundo imaterial.
Para além de que quem só aprende na prática falha muito na questão do espírito crítico e não antevê tendências
Não sei como se faz no Brasil, mas em Portugal, depois do 9°ano, existe a opção para entrar no curso de desporto. Depois disso, pode ser feito o curso universitário de desporto e atividade física. Para ser treinador de futebol é também preciso tirar o curso de treinador da Federação Portuguesa de Futebol até ao nível 4 (obrigatório para entrar na liga Portuguesa). Essencialmente existe uma máquina de produção de treinadores. Juntando a quantidade absurda de pessoas que fazem isso com os jogadores que passam para treinadores depois de se retirarem, faz com que Portugal nunca perca uma certa quantidade de treinadores, e que eles tenham todos a mesma filosofia. Isto só é possível também por causa do imenso amor que 99% do povo português tem pelo futebol que faz com que jovens queiram entrar na profissão.
Aqui no Brasil, só faz os cursos para Treinador, quem tem muito dinheiro para pagar os cursos
Informação valioso mano. Obrigado
Cá em Portugal também é muito difícil tirar um curso de treinador de nível superior, para os campeonatos profissionais. Poucos cursos (com poucas vagas) e muito caros.
Às vezes não gosto muito das opiniões do PVC, mas não dá pra negar que o cara sabe muito de futebol!!
É bom ouvir jornalistas brasileiros a falar com conhecimento e isso só acontece quando se pesquisa e estuda. Parabéns
Não ê só a formação de treinadores, Portugal criou uma cidade do futebol, a maioria dos clubes investiram forte nas academias de futebol, com estruturas inovadoras
Incrível o nível de conhecimentos do futebol português deste cara. Parabéns
O PVC é uma enciclopédia do futebol, um dos melhores jornalistas do ramo...
O que impressiona é que Portugal, infinitamente menor, em população e história futebolística que o Brasil, produz tantos técnicos e jogadores de boa qualidade.
Na virada dos anos 80 pra década de 90, Portugal investiu na base e formação de técnicos. Acompanhei esse processo, morando em Portugal entre 91-96, e achava que seria algo passageiro... Me enganei grandão 😆
Edit: o PVC segue uma linha explanativa, tipo Mauro Cezar e Formiga, que eu particularmente gosto, e entendo ser lógica.
Proporcionalmente o Brasil está muito atrás até do Uruguai que tem a população do Rio Grande do Norte e consegue fazer jogadores competitivos! Aqui isto não acontece, temos o potencial para ganhar todas as copas do mundo, formar jogadores e treinadores de um nível tão alto que tornaria uma segunda divisão do Brasil mais atrativa que o campeonato Francês, por exemplo.
@@rebobinaxadrez Verdade! O Uruguai continua produzindo bons jogadores, com uma população 3x menor que a de Portugal, por exemplo. É no mínimo impressionante.
@@Setch7 discordo, uruguai não tem 11 bons jogadores
@@brunocosta6094 mas você tem que analisar o contexto. Concordei com o "Rebobina Xadrez" acima, pelo fato de ter usado a proporção - "proporcionalmente" o Uruguai, há mais de uma década, produz bons jogadores. E historicamente sempre produziu.
Olha, arrisco a dizer que até em treinadores o Uruguai deve estar melhor que o Brasil, proporcionalmente, claro
Eu não acompanho muito os comentaristas de futebol brasileiro, mas mds, esse cara é MUITO FODA, que conhecimento absurdo do que fala.
oloko guts
PVC um dos poucos comentarista que dá pra assistir suas entrevistas e absorver informações
Eu passaria horas ouvindo o PVC falar. Sabe muito
O PVC é um jornalista completo que memória o cara tem, estudado!! Fala com pontualidade.
"em 2020 o tecnico português Daniel Neri, foi campeão pernambucano com a equipe do interior, o salgueiro acabou com a hegemonia, dos três da capital, Sport, santa cruz e náutico, eu acho que o Daniel fez essa faculdade também em Portugal."
Eu sou da Bahia, mas, acompanho os estaduais de vários estados, principalmente daqui do Nordeste, eu me lembro dessa façanha do Salgueiro e seu técnico lusitano .
@Claudio Ricardo Ele é uma verdadeira enciclopédia futebolística humana !
Nem precisa grande parte da população portuguesa já percebe muito de futebol
É da cultura portuguesa fazêr muito com pouco, é preciso dedicação e muito trabalho para se obter resultados.
Em Portugal e na Europa em geral, identificam-se os problemas, fala-se pouco e faz-se muito, no Brasil fala-se muito, toda a gente é um perito na matéria, bate-se palmas ...e ninguém faz nada!
É preciso é falar bonito!😁
Isso não é só no futebol.... de palavras está o Brasil cheio
Claro, por isso que vocês são penta campeões mundiais
Sabe de futebol, um abraço de Portugal 🇵🇹✌🏾
Atualmente está um treinador português na la liga, 1 na francesa, 1 na premier league e 2 na liga italiana.
Só de livrarias portuguesas como a Prime Books tem inúmeros títulos sobre futebol. Aqui no "país do futebol" conto nos dedos sobre bons livros sobre o assunto
Sim. Somos gigantes nas artes marciais, Skate,Surf e voleibol. Porém não temos quase nenhum livro 😢
@Alan Taborda Alves VC que não é nada, Champz!
Importante mencionar é q os portugueses são bilíngues e alguns até poliglotas, ou seja, técnicos brasileiros se expressam mal até em português, não é tão simples assim
Conheço poucos treinadores brasileiros que tenha eu ouvindo falar ou já tenha admitido saber outro idioma, Tite (Italiano, Espanhol e segundo o PVC está estudando inglês), Rogério Ceni (Inglês e Espanhol), Tiago Nunes (está no Sporting Cristal do Peru) e André Jardine (que está no Atlético San Luis do México).
Talvez o Rogério Micale, ele é fraco pra treinar clubes e bom em seleções, hoje é treinador da seleção olímpica do Egito. Antônio Carlos Zago também fala italiano e espanhol, tirando esses nomes quem mais?
Dois nomes promissores: Maurício Barbieri e Fernando Diniz não encontrei nada a respeito.
No curso da ATFA (Argentina) de treinador, pesquisando a respeito tem módulo de inglês, no Brasil passa longe disso.
😂😂😂😂😂😂
Basta ouvir o Jorge Jesus a falar. Às vezes acho que tem uma língua própria dele 😂😂
Caramba o Jorge Jesus nem português fala direito quanto mais ser bilíngue 🤣🤣🤣🤣.
Talvez no Brasil não entendam os erros dele como sendo erros, mas em Portugal ele é muito criticado por não falar direito.
É um bom treinador sim, mas línguas não é o forte dele.
Já os treinadores mais novos sim, esses pelo menos inglês a grande maioria fala fluentemente.
Perfeito.
Em 1987, o futebol club do Porto venceu, em Tóquio, o Peñarol, por 2-1 na taça intercontinental; o treinador Artur Jorge foi uma revelação e a primeira grande inspiração para o sector deixando um trabalho notavel com uma equipa essencialmente portuguesa.
Como português digo: excelente jornalista
O PVC não é um comentarista de futebol...ELE É A ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL
Não, ele é UM COMENTARISTA DE FUTEBOL. E erra muito nos palpites.
@@lucascarvalho8758 palpites sim. Mas ele tem MUITA informação
@@TheJoaopicoele não percebe nada de futebol, os técnicos mais títulos no futebol tem 1 português, 1 inglês, 1 brasileiro , 1 espanhol e não tem nenhum nos 7 primeiros lugares.
@@TheJoaopiconão tem nenhum alemão nos 7 primeiros lugares, este tipo é burro .
Excelente observação!
Só uma achega/ correcção! O Prof. Carlos Queiroz (Jesualdo Ferreira era um dos adjuntos da equipa técnica!) foi a grande pedrada no charco da escola de treinadores portugueses. Ele levou a ciência para o treino de futebol em Portugal. Uniu o que nunca se pode separar quando se ambiciona a excelência: saber teórico e saber prático. Tanto que, nos seus primeiros anos, Carlos Queiroz encontrou muitos «anticorpos» que receberam mal a sua chegada à FPF (federação portuguesa de futebol). Entre os seus pares da velha guarda, havia quem o classificasse pejorativamente como um bom «teórico» sem passado dentro das quatro linhas.
ps:
As nomenclaturas mudam com o tempo... Acontece em todas as áreas do saber e não há mal nenhum nisso! Para haver «progresso» temos - todos - de nos libertar dos pequenos apegos e dogmas paroquiais.
Totalmente de acordo!
Em Portugal começou-se o trabalho científico também baseado no leste-europeu, pois penso que houve uma leva que foi estagiar na RDA nos anos 70, e teve um grande início com o Prof. Queiroz na formação e depois outros como Mourinho, e outros! Mas Portugal teve também uma forte influência do Brasil, com o Yustricht, Otto Gloria, e depois com o Marinho Peres, Autuori, Carlos Alberto Silva, e claro o Scolari!
PARABÉNS PELO CONVIDADO O PVC CONHECE MUITO DE FUTEBOL EU GOSTO MUITO DO TRABALHO DELE
PVC é demais.. vc vê 1 hora de podcast sem se cansar, é muito conhecimento e muita inteligência. Um cara desse perder espaço pra ex jogadores é sacanagem.
PVC é um orgulho para o jornalismo esportivo. Top.
O PVC é um monstro! sabe muito de futebol! Absolutamente fantasticas, as suas análises !
PVC e muito inteligente e se comunica como poucos
Faltou falar do Ruben Amorim, campeão nacional no Sporting após 19 anos, sem sequer ter o 4 nível da UEFA. Ainda recentemente o Guardiola disse que o Amorim é dos melhores técnicos do mundo
És mesmo alucinado fds 😂😂
Ele só falou verdades, alucinado é você!
A jogae 1x por semana é facil ser campeão...
@@ninatkrav nem mais 😎
@@ninatkrav é deve ser fácil quando não é o seu clube!
O Brasil precisa de fazer no futebol o que fez, com êxito, no ensino da música.
Portugal tem que fazer no ensino da música o que já fez no futebol e no desporto em geral.
Há muito a aprender se as pessoas tiverem o discernimento de aprenderem uns com os outros, em vez de optarem pela política das costas voltadas.
A vantagem de falarmos todos a mesma língua permite o intercâmbio cultural em todos os campos do saber. É tão óbvio.
Parabéns ao comentador pela clareza de análise.
PVC é o melhor jornalista do Brasil, inteligente demais 👏🏼🔥
Excelente entrevista. Só uma nota que outros antes já mencionaram: A chegada da academia ao futebol português é mais cedo do que o mencionado e acontece nos anos 90 com Carlos Queiroz, e os professores Jesualdo Ferreira e Nelo Vingada. Depois veio então a massificação e hoje quase todos os jovens treinadores têm universidade.
Sou formado em Ed física iniciei a faculdade com o sonho de ser treinador, porém a realidade do curso é muito diferente durante 4 anos de curso nos temos apenas uma cadeira relacionada ao futebol que é a cadeira de desporto um e mesmo assim dividimos ela com outros esporte…
Outro ponto o curso da CBF academy serve apenas para profissionais que já estão no mercado trabalho ou treinadores já com um nome no mercado de trabalho, para novos treinadores o curso é pífio pois ele não mecanismo para inserir os novos treinadores nos clubes ( a cbf poderia viabilizar um estágio nos clubes de futebol para novos treinadores ).
Outro ponto a entrada de estudantes em clube de futebol é muito restrito diferentemente em Portugal a entrada nos clubes é facilitada tenho um colega que fazer pós graduação na universidade do Porto e com apenas 3 meses dele em Portugal ele já estava estagiando nas categorias de base do Porto…
Outro no ponto para ingressar em algum clube tem aquele fator, quem indica ou de quem é filho 😂😂😂😂
Esses são alguns pontos que dificultam o surgimento de uma nova safra de treinadores no Brasil.
Mesma coisa pra jogador, na base tem muita indicação de terceiros (empresário, familiar, etc), por isso muito jogador bom fica pra trás e esses bagres estão aí hoje em dia virando profissional, infelizmente a corrupção em todos os setores só contribui pra a falência técnica do futebol brasileiro
O futebol em Portugal alterou radicalmente com o José Mourinho. O Mou levou o União de Leiria à taça UEFA! O ULeiria hoje joga no 3 "escalão "
O ideal era Portugal e Brasil trabalharem juntos em todos os aspectos um exemplo disso é os projetos que já realizaram juntos
Para quê? Para treinadores portugueses sofrerem xenofobIa aí? Não obrigado
Vocês pararam na época da colonização, até hoje falam disso .
PVC é um Monstro, enciclopédia do Futebol, sabe muito! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Questão que o brasil nunca tive técnicos tão bons assim , que ajudava muito brasil sempre teve jogadores muito bons em vários times diferentes e hj em dia não tem. Que sempre ajudou nosso país foi jogadores de muito qualidade não os técnicos
Mas aí vc desmerece Zagallo, Felipão, Parreira vc está errado em pensar assim, n era simplesmente colocar qualquer zé bunda pra treinar a seleção que seriam campeões kkkkkkk
É verdade o que ele diz. Brasil precisa formar treinadores com cursos especializados onde são ensinados conceitos básicos e avançados do jogo.
Esse é o caminho a seguir e enquanto não for feito dificilmente conseguirão ter sucesso no futebol actual
O Brasil é uma potência em todas as áreas, falta estudos, organização e cultura... Basta acreditar, organizar e realizar, estão parados no tempo é hira de mudar. Abraço para todos os Brasileiros, de um Português.
Na verdade, o Jesualdo Ferreira, tal como o Nelo Vingada foram importantes, mas o Carlos Queiroz foi mesmo o grande impulsionador prático do atual futebol Português. Ele foi campeão do mundo sub-20 2 vezes, treinador da Seleção Portuguesa, Adjunto de Fergusson no MU, treinador do Real Madrid, etc.
Parabéns Pvc! Ensinou esses comentaristas sobre a evolução dos treinadores portugueses.
Ele é um cara que leva a sério a profissão ele estuda a fundo o futebol e seus meandros!
O PVC e o VSR,são os dois comentáristas que usam muito o comentário com números demonstrando conhecimento,por isso que se torna interessante ouvi los,que por sinal são dois comentáristas muito modernos e revolucionários do meio jornalístico.
Cara, aqui a gente discute a existência de faculdade ou não e muitas outras merdas de pais de terceiro mundo. Sem chance de um dia rolar aqui, melhor importar técnicos mesmo
No Brasil, pra muita coisa, se ignora o conhecimento acadêmico pra que tudo continue do mesmo jeito, sempre com aquele discurso "aqui sempre foi assim e sempre será". Por isso nossas instituições (econômicas, políticas e esportivas) estão ficando pra trás. Nesse ritmo, em breve os times da CONMEBOL só serão melhores que os da Oceania.
Com esse discurso derrotista que não vai rolar mesmo
O seu país é uma mina de talento futebolístico, concordo que no início deve importar, até para trazer alguma disciplina europeia, metodologia de treino e experiência, mas se vocês apostarem na formação de treinadores, não tenho dúvidas que daqui a alguns anos vocês colherão frutos e serão líderes não só a exportar jogadores como treinadores.
Abraço de Portugal!
O que interessa é ganhar copas do mundo, não serve de nada exportar treinadores. Nenhum país comemora ou é reconhecido por isso. Quem é que comemora isso? Argentina foi campeã do mundo com um cara que nunca nem se quer tinha sido treinador na história, era apenas auxiliar. E possuem 3 copas na história, Brasil 5 e Portugal 0.@@alvalaxium
Concordo a 100% com o PVC. É o caminho.
É de salientar que Portugal tem 4 treinadores no ranking de 50 melhores treinadores do mundo enquanto o Brasil só tem 1 (tite).
Marco Silva (Fulham)
Paulo Fonseca (Lille)
José Mourinho (Roma)
Ruben Amorim (Sporting)
Sérgio Conceição (Porto)
Abel Ferreira (Palmeiras)
Jorge Jesus
Leonardo Jardim (Campeão da Liga francesa pelo Mónaco em 2016)
Nuno Espírito Santo (Excelente trabalho no Wolverhampton)
Etc...
Excepto o José Mourinho, nenhum destes é um treinador fenomenal e não se pode dizer que os treinadores portugueses são os melhores do mundo, mas é certo que numa questão de 10 anos os treinadores portugueses evoluíram muito, cada vez vão surgindo mais jovens talentos, é uma questão de tempo até alcançarem feitos grandiosos nas principais ligas do mundo.
Esta escola vai além do Futebol Profissional, é preciso dar crédito também aos treinadores desconhecidos da base que têm moldado jovens promissores, muitos deles hoje competem espalhados pelos melhores clubes do mundo, não é sorte nem acaso o facto das novas gerações portuguesas estarem a chegar cada vez mais fortes e a tornarem-se candidatos a Eurocopas e Copas do mundo.
Vários fatores inibe surge uma nova safra, procurando iniciar na carreira se aparecer um acadêmico com toda formação e um ex-jogador iniciante vão preferir contratar quem foi jogador.
Em Portugal é mais fácil conseguir trocar conhecimento, conseguir estágios nos clubes já no Brasil se não conhecer alguém lá dentro é difícil estagiar.
@Alan Taborda Alves 27
@Alan Taborda Alves 37
o copas do mundo e 0 finais@@ricardoslbpalestra763
o copas do mundo e 0 finais
@@Gustavocoutinho26
Como gosto de ouvir o pvc falar sobre futebol
Interessante eu cair nesse video, curso educacao fisica na federal de mato grosso e existe alguns vinculos com algumas universidade europeias, mas sempre notei o quanto as universidade portuguesas são extremamente abertas e convidativas aos estudantes brasileiros, sempre me interessei pela area de treinamento e biomecanica por isso nunca me foi muito atrativo esses intercambios, mas enquanto muitas universidades europeias voce tem que realizar todo o processo, custear seu voo e conseguir proventos para se manter no pais, quando se trata de estudante de EDF principalmente com interesse na area de Desportos(esporte de uma forma mais abrangente), no vinculo com portugal voce precisa somente ter bom rendimento de notas na faculdade e conseguir resolver a questao documental e custear seu voo, com eles fornecendo residencia e uma bolsa de estudos(que nao é muita coisa), mas da para se manter e eles ofertam muitas vagas e fazem isso em quase todos os semestres enquanto universidades de outros paises alem do anterior é anualmente e poucas vagas.
tenho alguns conhecidos de faculdade que ja fizeram esses intercambios e todos falam que esse intercambio mudou a percepção deles da profissao e de fazer isso recoloca eles no mercado, tenho 2 calouros que foram recentemente um nao conseguiu renovar a permanencia enquanto outro renovou até agosto, tendo proposta para ja realizar a especialização/mestrado por lá em desporto, advinha no que? futebol e coincidentemente quem o convidou é um professor que foi um dos formadores do principal assistente do técnico do porto, muito louco como as coisas mesmo distantes se conectam.
PVC é fenômeno demais
O futebol está presente nas escolas portuguesas há muitos anos.
Amei ,fantástica a explicação
Esse cara é um monstro de conhecimento , incrível !!!
PVC e um cara muito inteligente no que fala
Tem muitas opiniões, na maioria válida mas há ainda o elemento surpresa: querer ser e ter vocação para o ofício.
Como em tudo a vocação ( e neste caso também capacidade física ) tem um papel que não pode ser esquecido, porque candidatos ao premio sem vocação é o que nunca falta. E aí Brasil com a dimensão humana que tem, também tem seguramente candidatos promissores que têm tudo e esperam também que lhes dêem apoio.
Grande Sr.,sabe o que está a falar!!!Bate papo muito interessantes!!Parabéns
fantástico.... infelizmente a educação formal é um problema pra nós brasileiros em todos os seguimentos. Temos talento natural, mas se quisermos avançar precisamos aprender a aprender.
Eu questionava-me muitas vezes, porque é que a seleção do Brasil tem apenas jogadores que jogam na Europa.
Depois de Jorge Jesus treinar no Brasil é que entendi porque comecei a ver os jogos de o campeonato Brasileiro, e percebi que existe uma diferença abismal na velocidade e no espírito competitivo entre o futebol que se pratica as Europa e o que se pratica no Brasil, sem querer discutir qual é o melhor porque não é essa a intenção.
Os Jogadores brasileiros que vêm para a Europa tem de fazer uma adaptação bem dura a realidade do futebol que se pratica aqui, jogar 2 vezes por semana todas as semanas e a uma velocidade bem maior, e não tem como, por muito bom que seja tecnicamente a dominar a bola com o pé, se não se conseguir adaptar já era, nem no banco ele vai.
Colocar um jogador do campeonato brasileiro a jogar com um que joga na Europa realmente não dá, são ritmos e formas de estar no jogo totalmente diferentes.
É absurdo quanto o PVC é didático pra explicar sobre futebol!!
Ele é didático para explicar futebol para uma parcela da população que deseja escutar como futebol de uma maneira menos empírica, o que inclusive possibilita a tradução do que acontece em campo para quem não está habituado a ir em campos de futebol DE CAMPO (não estou falando que não jogam futsal, society, suíço com os amigos, e sim que a realidade do futebol de campo é outra). Para quem é de dentro do futebol, ele não é tão respeitado assim em termos de conhecimento de jogo, mas obviamente é como pessoa e profissional.
Dessa vez o pvc mandou bem !!!!
Faz tempo que não acompanho ele, mas faz todo sentido
Isso é coisa de gente louco, o PVC dá aula 😳
PVC,Pedrinho e Rafa Oliveira,pra mim os melhores comentaristas de futebol na atualidade!
"Nós temos mais material aqui"
90% desse mesmo material ainda troca o "mas" pelo "mais" 😂
Verdade , quantidade não designa qualidade !...
PVC dá aula de como ser um comentarista bom,estudado e de uma sabedoria incrível,os caras ficaram em silêncio com essa aula de futebol 👏👏
O discurso é bem elaborado, porém não é bem assim. Sou formado em Educação Física pela UFRJ, moro em Portugal e tenho mestrado na Universidade do Porto na faculdade de Desporto. Na UFRJ há disciplinas sobre futebol, quando Portugal ainda nem estava em evidência. Na área de fisiologia e biomecânica, as Universidades do Brasil também estão em vantagem. Ele deu o exemplo do Josualdo, eu dou o exemplo do Carlos Alberto Parreira, formado pela UFRJ, e na Copa de 70 já fazia parte da delegação brasileira tricampeão. Josualdo, só foi trabalhar com a Federação Portuguesa em 1974, categoria de base.
A real grande diferença é a cultura de contratação de equipe técnica realizada no Brasil. Popularmente chamada de panela. E, não está relacionado a levar o futebol para a Universidade. Isso, já existe no Brasil há décadas. E, muito bem servida. Se deve levar as Universidades brasileiras para o futebol, isso sim!
Eu, como português, posso garantir que se o Brasil fizer isso tudo ainda vai estar muitos anos atrasado em relação à Europa. Ter técnicos com formação é o mínimo exigido em qualquer clube. Até os escalões de formação e academias têm que ter técnicos formados. E além isso, os clubes estão a apostar cada vez mais em departamentos de análise de dados e de ciência desportiva. Não é um ou dois técnicos... são departamentos com dezenas de pessoas, formadas e especializadas.
PVC é sensacional!!!!
Acho engraçado o raciocínio da CBF, monta uma escola de técnicos. Se montou uma escola de técnicos, presume-se que os técnicos atuais do seu país não são iguais aos técnicos estrangeiros que fazem sucesso. Aí quem eles colocam pra dar aula? Os técnicos atuais brasileiros. Ou seja, vai continuar tendo Jair Ventura, Alberto Valentim, Eduardo Barroca… Porque o que adianta ser novo se o conhecimento passado é do técnico que já foi ultrapassado HÁ ANOS?
Perfeita sua análise, não tem sentido os cursos serem ministrados por esses aprendizes sem verniz cultural
PVC é monstro, essa é a visão.
PVC é o cara que vc precisa se quiser entender futebol a fundo..
Jornalista diferenciado esse cano pvc
Um homem, uma máquina, uma besta enjaulada com ódio. AULAS. PVC é um monstro
Ja tive essa discussão e realmente falta isso, documentação e formalização
Excelente, plenamente de acordo,
Na minha universidade aqui na cidade do Porto pra entrar em futebol é uma das maiores notas
Abel Ferreira fez a sua formação de técnico no mesmo sitio da sua formação como jogador, no Sporting e voltará ao clube para ser o tecnico da equipa principal do Sporting um dia mais tarde
Apenas uma questão...
Acham mesmo que algum técnico de topo quer deixar o seu clube para ir treinar uma seleção? (seleção é part-time, mesmo a Brasileira, um treinador de topo gosta da competição de alto nivel, e isso não o tem numa seleção).
Os treinadores Portugueses são bons, porque estudaram, mas principalmente porque não tinham grandes condições na grande maioria dos clubes, e isso obrigou-os a adaptarem-se e pensar mais à frente. Somos muito bons tácticamente e extremamente adaptaveis a qualquer futebol praticado no mundo.
Sou diplomado UEFA B na FPF - Lisboa
Abraço de Lisboa/Portugal
Excelente explicação, é necessário trabalhar para que futuramente surja uma geração de técnicos brasileiros de primeiro escalão, mas enquanto isso a seleção brasileira precisa de um técnico estrangeiro de qualidade, uma coisa não anula a outra, caso contrário iremos perder novamente para seleções européias de segundo ou terceiro escalão como a Bélgica e Croácia.
Teoria + Prática da certo em qualquer seguimento.Tá certinhho;
A questão aí é obvia e bastante preocupante para os brasileiros, aqui negam o conhecimento, em tudo, os europeus ganham conhecimento e evoluem. O resultado está aí.
PVC é incomparável
Finalmente um Brasileiro Honesto!!
O Pai da escola de treinadores e da formação de jovens jogadores foi o Carlos Queiroz e o Jesualdo Ferreira que era o adjunto dele onde foram Bicampeão mundial em Riade 91 e em 93 Lisboa contra o Brasil nas penalidades, Jesualdo Ferreira treinou os 3 grandes em Portugal e é uma pessoa que sabe muito de futebol mas o Carlos Queiroz é que foi o Pai de toda a estrutura de formação tanto de jogadores como de treinadores em 🇵🇹 !
Verdade! Gostaria de ver mais reconhecimento do gigante trabalho que Carlos Queiroz fez no futebol Português. Obrigada pelo teu comentário.
PVC manja muito!
O problema da falta de bons técnicos no Brasil é a formação, fica centralizado na CBF academy e é caro, deveria ser copiado Portugal, onde os técnicos são formados nas faculdades pois haverá mais matéria prima de bons treinadores
Muito fera o PVC
O PVC ele cheio de defeitos como qualquer pessoa.
Mas em termos de conhecimento sobre futebol são poucos e também na forma simples de passar conhecimento .
Todos temos que saber viver e aprender. 👂
Boa analise, feita por alguém que está atento às mudanças. Um Pais tão pequeno como Portugal, com tanta qualidade ao nivel do futebol, não só com treinadores, como jogadores.
Hoje em dia já hexiste mestrado e doutoramento em futebol nas universidades portuguesas. Claro que tudo é feito em estreita ligação com a Federação Portuguesas de Futebol.
Portugal é um país de dimensão média e não pequeno.
Pena que nada disso se reflete no campo. Continua com 0 copas e 0 finais. Alguma coisa estão fazendo errado desde 1930. É mesmo muita qualidade ter 0 copas e 0 finais. Só mesmo San Marino, Gibraltar e outras potências desse nível possuem resultados iguais ao de Portugal.
@@Andrew6x Quanto a essa resposta só posso dizer duas coisas. Em primeiro lugar vai informarte melhor, para não escreveres baboseiras, e não passes só no futebol senior, olha também para as conquistas das camadas mais jovens.
Em segundo lugar, em Portugal, opinião pessoal, para o nosso tamanho como pais médio, gastasse demasiado dinheiro neste desporto, preferia ver dinheiro gasto no combate à pobreza, do que gasto no futebol.
Mas pronto, mas vale passar fome e ser campeão.