Minha mãe tem esquizofrenia, já esteve internada quando tinha 19 anos, crecsi vendo crises de minha mãe,sempre desconfiei ser esquizofrenia,mas só quando completei 30 anos descobri que ela esteve internada,então a levei a um psiquiatra que em uma breve consulta a diagnosticou com esquizofrenia crônica,passou a tomar remédios,que não fizeram bem,a deixava muito indisposta e pra baixo,então não continuei o tratamento,é muito difícil se conviver com as crises dela,que vem com certa constância,mas depois que passei a entender um pouco mais sobre o que ela tem,minha admiração,respeito amor e carinho só aumentaram, ela sempre me criou com muito amor e carinho, e ainda tirou forças não sei de onde para, aprender a conviver com a doença e criar o filho,uma verdadeira guerreira.
Isso mesmo, é necessário buscar orientação de um bom psiquiátra e um bom psicólogo, pois sem o uso de antidepressivos, quem sofreu um surto psicótico sofre com a ausência de pensamentos, sim, ausência de pensamentos, nesse período, a desorientação que a doença traz, faz com que fiquemos tão desorientados, que o simples fato de ainda continuar falando atordoa demais, pois quando estamos emocionalmente saudável, a consciência gera uma sensação de peso, e quando a gente entra em surto, entramos no nada, a mente passa a carregar uma sensação de leveza, e vácuo, perde-se a identidade e passamos a distorcer a realidade demasiadamente, enquanto se está em crises, tudo parece ser normal pra quem está doente, andar pelado, agredir um parente mais próximo, falar palavrões sem peso nenhum na consciência, não sente remorso de nada, ficamos extremamente apáticos e completamente degenerados, ignorando tudo quanto é tipo de normas, regras e por aí vai. Esquizofrenia não tem cura, no entanto o psiquiatra orienta a importância de tomar os antidepressivos a risca até o fim da vida, pois os esquizofrênico sempre hão de perder alguma coisa até o fim de sua vida, eu conversei com um residente em psiquiatria, ele me disse que é necessário tomar os antidepressivos até morrer, então sabendo de tudo isso depois do meu desabafo, não abandone sua mãe, os médicos estão aí pra ajudar, antigamente nós desconheciamos que a mente também entrava em colapso como qualquer outro órgão, se fala do coração, ou do rim, todos nós respeitamos a gravidade do problema, mais quando tratamos de falar sobre o cérebro, ainda hoje, a maioria prefere ignorar a idéia é acreditar que depressão é frescura, e que isso é falta de Deus no coração, o que não é verdade! Infelizmente essa doença desorienta e transforma a gente em um morto vivo, pois se a gente não consegue pensar, automaticamente não conseguimos ter coerência e nem senso crítico do que realmente está acontecendo, discernimento fica afetado, pois a gente só se mete em situações de risco. Resumindo, tem que tomar os remédios a risca, pois eles ajudam a amenizar as crises, pois o estigma vai ser pro resto da vida, e tomar muito cuidado com a sua saúde, pois essa doença tem fatores de herança genética! Aqui em casa o meu pai tinha, o meu irmão teve e eu também desencadei o transtorno! Cuide-se, evite situações de muito estresse e amizades promíscuas, tudo tem um peso nas nossas vidas que já tem um histórico dentro da família!!!
Olá sou Josimar. Eu tenho esquizofrenia a muito tempo. Eu faço tratamento no Caps aqui de minha cidade. eu sempre fico emocionado com alguém explicando essa doença e outras.... como depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade. eu sofro muito preconceito com isso. sou anti social..... não gosto de pessoas. eu amo está sozinho com minhas imaginações. Eu estando em casa, vou sofre menos pq eu vejo pessoas falando mal de mim. eu tenho medo de esta em um lugar com muitas pessoas. Sinto que estou sendo perseguido na rua em casa. eu só queria que as pessoas procurassem entende por mais difícil que seja. eu seria grato pelo entendimento e não o julgamento de alguns.
Oi Josimar!Vivo o mesmo problema que vc.Tenho esquizofrenia paranoide desde os 14 anos.Acho que todos na rua falam mal de Mim.. .falando que sou horrível.Em casa,ouço vozes tbm...me criticando sempre.
@@bellagamerbr2513 Por favor me fala como e essa doença olha vou te falar eu nao gosto de ficar em lugares cheio de pessoas tenho medo de passar perto das pessoas fico por exemplo quando tou na escola escuto pessoas falando mal se mim mas ai pergunto a minhas amigas se estavam ela falam que ninguem falou meu nome nas escuto tenho medo de fazer novas amizades medo de chegar perto da vontade de sair correndo se esconder sabe a pessoas olha pra mim ja me escondo nao sei disser fico nervosa com medo de que ela fale de mim ou fale com migo isso e timidez ou pode ser essa doença???
@@camillyconrad5915 Pode ser o começo de uma esquizofrenia sim...Se vc quiser,podemos conversar...vc tem hangouts?vamps conversar ner?Ai vc me passa seu email e te explico.Aqui no youtube fica mais dificil.
Maioria das pessoas sao ruins,meu filho eh igual atu,,sofri muito,me terminei em dor,pois ninguem me ajudava,e o pai eh mau,,,meu filho tento 6 suicidios,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,ja morri,sejam felizes na criacao de um mundo imaginario,bjs
Meu melhor amigo começou a ficar com essa doença. Eu tô cuidando dele o máximo que posso. Ontem mesmo ele teve uma crise e começou a falar coisas distantes da realidade, mas eu fui na casa dele e fiquei lá até ele se acalmar e só fui embora quando ele dormiu. Acredito muito em Deus e sei que essa fase vai passar. Mas sempre estarei do lado dele fazendo o que Deus me permitir. 🙏
Olha, eu tive esquizofrenia com 22 anos de idade..fui internado por quarenta dias num manicômio de onde fugi 2 vezes durante os 40 dias. Passei a fazer o tratamento em casa a partir de então. Foram 6 meses de medicação pesada, a minha mãe era quem me dava os remédios na hora certa. Ela me tratava como se fosse criança, pois eu não tinha concentração para administrar meus remédios na hora certa. Após 6 meses o médico começou reduzir a medicação e completado 9 meses voltei a trabalhar na fábrica de onde eu havia sido afastado.. Após isso tive umas três depressões leves que foram resolvidas com medicamentos leves também, mas nada que me afastasse de trabalhar e levar uma vida normal. Hoje com 61 anos olhos para trás e tenho certeza de que fui um vendedor. Quer dizer: venci esta tal doença que dizem não ter cura.
Marineusa Oliveira Eu me curei agora Flor de ansiedade e sindrome do panico,tive crises horríveis ( gravei uma delas) sim eu tenho um canal no TH-cam onde falo minhas medicações, terapias, é tudo sobre esse assunto , se quiser ver é só procurar no canal
Meu tio é esquizofrênico desde jovem, depois de sumir por tempos acharam ele na mesma cidade que estávamos morando e meu pai começou a cuidar dele. No começo foi estranho, mas ele não era agressivo. Hoje ele já está muito melhor, não tem mais alucinações e quase não ouve vozes. Ele cuida muito bem da própria medicação e a toma cetinho, como ele mesmo diz "eu não quero mais ouvir e nem ver essas coisas então eu vou tomar direitinho". Eu agradeço a Deus por ter sido "fácil" cuidar dele e queria que fosse para as outras pessoas também.
AOS 17-18 ANOS, DELÍRIOS E PENSAMENTOS (DE ACUSAÇÕES...) IMENSAMENTE INTRUSOS E FREQUENTES SURGIAM EM MINHA MENTE, FUGINDO AO MEU CONTROLE. NÃO CONSEGUIA MAIS ME CONCENTRAR, PASSEI A TIRAR MUITAS NOTAS BAIXÍSSIMAS. MAS GRAÇAS A DEUS CONCLUI O SEGUNDO GRAU. CHEGUEI A UM ESTRESSE TÃO GRANDE, QUE PASSEI A DIZER MUITAS PALAVRAS CARREGADAS DE RAIVA. FIQUEI EXTREMAMENTE REVOLTADA E ANGUSTIADA, ME ISOLEI DOS COLEGAS E ATÉ DA MINHA FAMÍLIA EM GERAL. MEUS PAIS ME LEVARAM PARA PSIQUIATRAS, PSICÓLOGOS E CHEGUEI ATÉ TOMAR POR QUASE 1 ANO REMÉDIOS CONTROLADOS; MAS NADA ADIANTOU E TIVE MUITOS EFEITOS COLATERAIS; EU MESMA DECIDI PARAR DE TOMÁ-LOS. FUI DIAGNOSTICADA COM ( TOC E DEPRESSÃO) MINHA MÃE ESTAVA SEMPRE A DIZER, QUE EU ME CONVERTESSE A JESUS, MAS EU RELUTEI; NÃO ENTENDIA O PORQUÊ DAQUELA TAMANHA TRIBULAÇÃO. MINHA MENTE ESTAVA EM CAOS E EM CONSTANTES QUESTIONAMENTOS, E PORQUÊS. FOI ENTÃO QUE DEUS PERMITIU CHEGAR A UM PONTO TÃO CRÍTICO, QUE JÁ ESTAVA VENDO TERRÍVEIS MONSTROS... EM MEU QUARTO, NAS RUAS E POR TRÁS DAS PAREDES; VIA VULTOS, SERPENTES E OUTROS ANIMAIS EM TAMANHO GIGANTESCOS. TAMBÉM VIA CORPOS CARBONIZADOS… E VIA VÁRIAS PESSOAS COM ARMAS PARA ME MATAR. MINHA MENTE ERA UMA MESCLA DE IMAGENS TERRIFICANTES COM NITIDEZ E AMPLITUDES IMENSURÁVEIS, VOZES QUE ME ACUSAVAM, ME OFENDIAM... E VOZES DE COMANDO. ESTES DELÍRIOS E ALUCINAÇÕES SURGIAM SEM QUALQUER ESTÍMULOS E DURAVAM PRATICAMENTE O DIA E A NOITE, PASSEI MESES SEM DORMIR O SONO PROFUNDO. EU VIVENCIEI O "INFERNO MENTAL". EU RELUTAVA PARA IMPEDIR QUE TUDO ISSO NÃO VIESSE A MINHA MENTE, MAS NÃO ADIANTAVA E SIM PIORAVA , FIQUEI EM UM ESTADO TÃO ANGUSTIANTE QUE TINHA DIAS QUE NÃO RECONHECIA MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA; DESAPRENDI A ESCREVER, MINHA MEMÓRIA QUASE POR COMPLETO SE APAGOU E EU NÃO MAIS ME CONHECIA, ME SENTIA PERDIDA EM UM ABISMO; PASSAVA DIAS SEM EMITIR SOM ALGUM,ANDAVA LENTAMENTE COM A COLUNA CURVADA E UM DOS BRAÇOS DOBRADO E EXPRESSÃO FACIAL ABATIDA...ERA A MAIOR DIFICULDADE PARA COMER E PARA TOMAR BANHO, ESTA FASE FOI O FINAL DAS OPRESSÕES... E PROBLEMAS MENTAIS. APESAR DOS DETALHES, AINDA EXISTE MUITO MAIS PARA SE CONTAR, PORÉM AGORA QUERO DECLARAR A OBRA TREMENDA QUE CRISTO FEZ POR MIM. NO DECORRER DESTA FASE TENEBROSA ( 17 E 18 ANOS ) VISITAMOS MUITAS IGREJAS FOI AÍ QUE NUM DESSES CULTOS AOS 18 ANOS EM JUNHO DE 1992, NESTE ESTADO DEPLORÁVEL EU DECIDI ACEITAR A JESUS COMO MEU ÚNICO SALVADOR. 🙏💖 MARAVILHOSO DIA FOI AQUELE TANTO PARA MINHA CONVERSÃO PRINCIPALMENTE, QUANTO PARA O INÍCIO DA MINHA CURA E LIBERTAÇÃO. JESUS FEZ PROEZAS E ATÉ HOJE CONTINUA A FAZER POR MIM; NAQUELE MESMO DIA JÁ COMECEI A ME SENTIR MAIS LEVE. EM POUCOS DIAS, APÓS A CONVERSÃO, DEUS ENVIOU VÁRIOS SERVOS AMADOS E UM MISSIONÁRIO EM MEU LAR E JUNTAMENTE COM MINHA MÃE,MEU PAI, MINHA TIA E FAMÍLIA ORAMOS COM MUITA FÉ POR ALGUNS DIAS E JEJUAMOS ;ENTÃO EU FUI CURADA DESTES TERRORES,NÃO OUVI MAIS VOZES...VOLTEI A ESCREVER...MINHA MEMÓRIA, MINHA POSTURA,A FALA, O SONO RETORNARAM AO NORMAL PARA GLÓRIA DO SENHOR JESUS. AOS 20 ANOS FUI PARA SÃO PAULO. AOS 21 ANOS DEUS ME DEU O DOM DA CONFEITARIA E USOU A MINHA MÃE PARA ME ENSINAR ESTE OFÍCIO, FOI UM PRESENTE QUE DEUS ME DEU. RETORNEI A SÃO PAULO . FUI AO RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE. FALEI SOBRE CRISTO E TESTEMUNHEI NESSES LUGARES COMO TAMBÉM EM MINHA TERRA DE ORIGEM; TUDO PARA A GLÓRIA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE MERECE MUITO MAIS. AGRADEÇO AO MEU JESUS POR TANTAS PESSOAS QUE TENHO EVANGELIZADO AO LONGO DESTES MAIS DE 30 ANOS,DA MINHA CONVERSÃO. OUTRA BENÇÃO QUE TENHO A DIZER É COM RELAÇÃO A CONVERSÃO DO MEU PAI; MINHA MÃE, E TODOS NÓS ORAMOS POR 17 ANOS PARA ISSO ACONTECER. PORTANTO ALGUMAS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS E OUTRAS QUE PODERÃO VIR, SEI QUE DEUS ESTÁ COMIGO, ELE TEM CUIDADO DAS CICATRIZES... QUE FICARAM EM MINHA ALMA, PARA HONRA E GLÓRIA DE JESUS,O TEMPO ESTÁ EM SUAS MÃOS E SEI QUE A NOSSA TRIBULAÇÃO PRODUZ ETERNO PESO DE GLÓRIA (2CORÍNTIOS 4:17) MESMO EM MEIO A GRANDES BÊNÇÃOS A VIDA TERRENA NÃO É PERFEITA, PASSAMOS POR LUTAS...PORÉM UM DIA JESUS VOLTARÁ E NOS DARÁ O NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA . QUERO DIZER A TODOS QUE JESUS FAZ DIFERENÇA NA VIDA DAQUELE QUE CRER QUE JESUS CRISTO É O PRÓPRIO DEUS E TODO PODER ESTÁ EM SUAS MÃOS. AGORA NESTE MOMENTO ACEITE A JESUS COMO SEU ÚNICO SALVADOR, SE ARREPENDA DOS SEUS PECADOS, POIS CRISTO MORREU NUMA CRUZ SOFRENDO DORES INCALCULÁVEIS PARA NOS SALVAR DO INFERNO E DA MALDIÇÃO DO PECADO. AGORA SÓ DEPENDE DE VOCÊ CRER EM JESUS E PEDIR PERDÃO E VIVER UMA VIDA SANTIFICADA, ADORANDO A JESUS POR TODA ETERNIDADE.😘💚💝
LOUVADO SEJA JESUS!!! Só ELE PODE LIBERTAR E CURAR! Aonde a medicina não entra, aonde os medicos e psicólogos não conseguem ir a PALAVRA DE DEUS QUE CORTA ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO!
Fui diagnosticado com esquizofrênia a 6 anos atrás na epoca eu tinha 27 anos, depois de ter um surto psicotico, fiquei internado, alguns dias em um hospital psiquiátrico aqui de minha cidade, por um periodo de 20 dias logo depois, voltei para a casa de meus parentes,já que meus pais são falecidos era uma inquietação infernal, ficava muito nervoso, acreditando estar sendo perseguido fiquei achando a mesma coisa que ela descreveu referente aos familiares estarem tramando algo contra mim. Em seguida comecei a seguir o tratamento, tomar as medicações, minha namorada, me ajudou muito nessa epoca, meus familiares ajudaram tambem mas só no inicio, depois sofri outros surtos, ai eles não tiveram mais paciência não souberam lidar com a situação. Saia pela rua desnorteado, brigava chegava em casa todo machucado, sem lembrar dos motivos. Até meus amigos eu pensava que estavam tramando algo, ai por volta de 2016 briguei com minha namorada e queria ficar mais sozinho, ela queria me ajudar ai eu não queria saber dela nem tomar os medicamentos ai nos afastamos, melhorei um pouco, e parei com as medicações fiquei bem por um tempo, ai depois as alucinações voltaram, e eu tentava me equilibrar negando sempre a doença, ai achei que estava bem, mas as alucinações voltaram de novo, nessa época eu estava com outra mulher nos relacionamos por três meses ela tambem estava tentando me ajudar já que ela ficou sabendo do problema, mas eu não achava que estava com a doneça, ate chegar a agredir ela em outra crise, a empurrei em cima da cama e estava muito agressivo, ela chamou a policia, e fui preso em seguida fiquei internado em um hospital de custodia por um ano e 6 meses. Esquizofrênia é devastadora, tinha um futuro no esporte era competidor, e instrutor de Jiu jitsu depois dos primeiros surtos deixei tudo de lado e magoei muitas algumas pessoas. Até hj não consegui voltar a fazer o que mais amava que era treinar, e competir hoje minha família me deixou de lado, e minha primeira mulher voltou a conviver comigo, por um ato de amor esta comigo novamente, já faz dois anos que não tenho surto, tomo as medicações e ela está do meu lado, mas me sinto devastado internamente, um sentimento de frustração enorme, e com pensamentos suicidas, e com muita dificuldade de concentração é uma luta diária, espero poder conviver bem já que tenho muita ansiedade, mas espero voltar a treinar e ter uma vida normal. Foram muitos acontecimentos isso foi só um resumo. Video muito bom e informativo.
Espero que esteja tudo bem, meu pai tem todos os sintomas e já não sei o que fazer fui descobrir só agora achei que era drogas e ele abusa do álcool também , mais ele tem tudo cresci com ele batendo na minha mãe ele tornou minha vida um inferno, agora estou com 21 anos sou casada ele é sozinho e sinto muita pena sabe, mais meu medo dele é maior 😭
Entidades usam hipnose e programam as mentes de todos conforme classificam no jogo delas e isso é mundial , por isso os " esquizofrênico " tem exatamente os mesmos " sintomas " são as matrizes que eles notam , seu cérebro é perfeito ,apenas tem as matrizes programadas pra ter os mesmos efeitos que eu e vários outros . Os gays são programados para sentirem atrações pelo mesmo sexo ou acreditar que estão no sexo errado e etc ,desde criança, tem várias formas que programam as mentes humanas ,pelas minhas investigações e observações , eles programam as mentes de todos de formas variadas e no mesmo esquema de cimilaridades , você esqueceu do programador né ! Esqueceu de coisas né ! . A grande maioria se esquece porque aceitou essa matriz hipnótica , mas essa eu não aceitei e por isso me recordo e sei do que falo , eles usam pessoas umas programam as outras e também aparecem do nada e programam as mentes , as matrizes são as mesmas pro grupo "esquizofrenia " e são muitas , a lista é grande , tome os remedios mas eles so deixam a mente sem vonseguir raciocinar doreito e tem a matriz de não ter alucinação e ficar melhor com o remedio , mas tudo não passa de controle ,sugestão, PNL , Hipnose de entidades e que tem a aparência humana , não existe aliens ,nem são lá de cima ,nem tem o chip dentro da cabeça dois dedos acima da orelha esquerda , nem tem perseguição de parentes e etc , tudo isso e muito mais eles põe nas mentes , a verdade é essa !!! .
Uma doença tirar um sonho de uma pessoa, e ela magoar seis entes queridos sem poder ter controle sobre si mesmo é muito triste, espero que consiga algum dia ter uma vida sem crises, e que possa voltar a fazer seus sonhos
Fiz amizade com um rapaz que me falou ter a doença por isso estou aqui para tentar entender o que é e ajudá-lo ao máximo que eu poder! Muito bom esse vídeo parabéns Doutora e obrigado pela informação!
@@fabriciadasilva6749 Querida criei um audio que pode ajudar você! se voce quiser eu te envio! vc deve ouvir todos so dias a noite! vc vai se curar! responda esse comentario que te explico melhor
@@neuzafrasson7477 postei no meu canal o nome do vídeo é tratamento de esquizofrenia, o canal é este mesmo que estou usando, clica na minha fotinha e procura. obrigadaa se ainda tiver duvidas me avisa que te envio o link do video.
Meu irmão também tem este problema, começou quando ele tinha 22 anos e eu tinha apenas 14 não entendia nada. Nos primeiros anos ele melhorava mas agora está a uns 5 anos parado, isto desestabilizou mais a minha família que já estava devido a separação dos meus pais quando eu tinha 6 anos. É triste ver ele assim. Era um jovem muito alegre tinha muitos amigos, sonhos e até cantava mas quando aquilo começou ele mudou completamente. É muita coisa par escrever só queria dizer que tudo passa nessa vida mesmo com as dificuldades nós estamos a fazer de tudo para arranjar estabilidade para ele. Não vamos lhe largar o que ele mas precisa é de nós porque ele não tem culpa do que está a se passar poderia acontecer com um de nós. Desejo sorte e benção a todos que batalham para o tratamento dos seus familiares ❤️🙏
Tive escrizofenia, alucinações que eu ouvia vozes vindo da minha mente, que só fala coisas ruins , passei por um psquiatra, fui medicada para tomar risperidona, parou e foi diminuindo até sumiu de vez, tem cura sim , para Deus sempre há cura.
Eu trabalho sou casado e temos dois filhos... , mas nunca cheguei a agressividade. Mas tem vezes que quando estou na rua ou trabalho vejo pessoas falando que eu vou morrer, não vejo alucinação e sim vejo pessoas dizendo isso. Tempos em tempos isso acontece. Quando ouço pessoas falando perto de casa acho que estou falando sobre mim. Vou para o trabalho de bicicleta isso me ajuda, mas essa semana pedalando vi um menino andando contra mão e ouvir ele dizer : vai morrer!!! A minha crise e interna, fico recolhido e até meus filhos percebem, meio que fico sedado por esse sentimento de medo. Com esse sentimento fiz até um seguro de vida, pq se caso isso não for alucinação minha família não fica desamparada! Muito obrigado por comentar esse assunto, até me alivia saber que existem pessoas que nos ajudam com essa condição mental!
E tem que toma remedio pro resto da vida e outra tem direito ao bpc por precisar sempre de remedios e tratamento e de ajuda de putra pessoas e nao consegui as vezes trabalha pois tem tres tipos de escrisofenia a escrisofenoa do meu filho e heberfenica uma coisa assim , que ele e ativo quando ta controlado em crise e como se fosse crianca e outro sitoma
Eu não conhecia a minha mãe, sabia que ela tinha problemas psicológicos pelas estórias narrada pelas pessoas... Pois bem, depois de mais de 30 anos, eu a encontrei em uma casa abandonada , pesando 29kg e com um pouco de delírios no RN, estava com ela a minha eo do meu a certidão de nascimento e de batismo (somos do Rj). Achei no dia 9 de novembro 2020. Conheci a família dela , e os filhos dela que moravam lá e nada fizeram porque acham que tudo que ela fez na vida a culpa é dela. Trouxe ela para o RJ e foram 3 meses de desespero sem entender os surtos dela pois ainda não tinha o diagnóstico pronto. Levei ela a força no psiquiatra e foi diagnóstico de escrizofenia. Com muita luta, amor , carinho e paciência consegui conscientizar ela de tomar a medicação e hoje ela aceita tomar religiosamente. Mamãe teve uma vida devastadora , teve 6 filhos com pais diferentes , uma faleceu por desnutrição e a outra uma família pegou, uma foi para adoção legal ( ninguém mais soube dela) , um a irmã dela tomou , eu e meu fomos tomados dela , eu para um pessoal e meu irmão para um outro pessoal... Mamãe hoje leva o desprezo de todos é exceto eu que a entendo que por causa da doença foi uma vida devastadora para ela. Sempre sendo internada pelos outros nos piores sanatório ( pois era considerada como maluca). Minha mãe está com câncer terminal, mas ela não sabe não deixei falar , hoje eu sozinha cuido dela, pois ela não tem ninguém. Nem o meu irmão daqui quer saber dela. Muito triste. A esquizofrenia não é brincadeira e impacta muito na vida de um ser humano. Vivem no Real e irreal. Triste de verdade.
Oi Rose, que relato lindo. Vc é uma pessoa maravilhosa. Tenho certeza que esse alento e amor mesmo após tanto sofrimento, sua mãe está confortável. Com o sabor do cuidado. Parabéns e obrigada por esse coração gigante. Um beijo pra pra vcs duas.
Meu pai teve todos estes sintomas tanto positivo quanto negativo que a doutora mencionou no vídeo na época não tínhamos informação alguma do que fazer, famíliares se afastaram,meu pai tentou contra a vida da minha mãe pois ele achava que ela estava o traindo(era as alucinações eas vozes).na época eu e meus irmãos muito novos, muito sofrimento. hoje com estas informações na internet,poderia ter ajudado naquela epoca(chega a rasgar a alma)bom acabamos que nos afastamos dele pois ele poderia tentar contra nossas vidas e ele morreu sozinho(hoje sinto um arrependimento enorme e pesa na alma saber que poderia ter ajudado se tivesse estas informações)ele era um bom homem e estava doente.e doutora este vídeo sem dúvidas está ajudando muitas pessoas muito obrigado pelo vídeo
A aproximadamente dois meses fui Diagnosticada com Esquizofrenia, tenho 18 anos e confesso que não está sendo facil. Pra mim muito menos para as pessoas a minha volta, a família tenta ajudar da melhor forma mas ainda não entendem muito bem, assim como eu não entendo. São crises é Remédio muito forte 😭, meu namorado me ajuda bastante mas Muita das vezes imagino situações na minha mente sobre o relacionamento e tenho crises, sinto que estão tramando conta mim. Fora a Depressão profunda e Ansiedade causados por um relacionamento abusivo a algum tempo! Aos que se encontram como eu, não desiste. Vai dar tudo certo. ❤
Apesar do diagnóstico carregar um certo estigma e muitas dúvidas, a esquizofrenia tem tratamento e muitos pacientes conseguem estabilizarem a doença e os sintomas! Como psiquiatra posso dizer que muitos pacientes conseguem melhorar sua qualidade de vida com o tratamento. O mais importante é fazer o uso regular das medicações e ir nas consultas com o psiquiatra regularmente.
Oque precisa ser mudado, para que esses pacientes queiram trata se, é o atendimento nas clínicas psiquiátricas, ainda são muito ruim..,algumas maltratam... e até mal cuidados são.. quando não dão remédios pra dormir o dia todo . Triste.
@@Vera2024-x1reu também tenho esse problema, porém no meu caso eu orava e pedia pra que esses pensamentos intrusivos parassem! No fim consegui é pesquisando pode dar uma mudança, perca Deus! No meu caso minha mente não para, nenhum momento, e as vezes verbalizo meus pensamentos, que as pessoas começa estranhar! Dei preciso de ajuda clínica 😢
eu tenho 28 anos fui diagnostigado com esta doença em 2016 tive diversos surtos umas 4 ou 5 vezes fui internado 2 vezes em hospitais e 1 vez em uma clinica de reabilitação mais ja faz quase 2 anos que estou bem graças a DEUS só queria deixar bem claro para todos q tem a doença não pare de tomar as medicaçoes e não usar drogas... Amém Glória a DEUS.
Minha namorada tem essa doença já a conheci sabendo da esquizofrenia , não tenho precoceito , ela tem o que muitas gente que se acha normal não tem ela é amável , atenciosa , carinhosa , etc .... Tem crises , tem sim , mas o que as pessoas precisam é de carinho atenção compreensão paciência ( O Amor cura tudo , pois é sinônimo de Deus ) .
Meu namorado tbm têm. Já sabia que ele tinha esse problema. As vezes me sinto mal pq eu ñ sou paciente. Mas tô tentando ser mas paciência cm ele. Pois ele é muito paciente comigo.
@@anabritobrito9543 você tem conhecimento sobre maconha e esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
Eu sofro de esquizofrenia desde a infância aonde eu Pedro vejo vultos, simbolos, imagens e escuto vozes e zumbidos e também as vezes sinto cheiros que não estão no ambiente. Antigamente, eu achava que era algo "especial" ver, ouvir e sentir estas coisas que antes do tratamento que hoje faço que eu era médium espiritualista. Hoje, com o conhecimento que tenho e descobri perante ao constante acompanhamento com a minha psicóloga eu descobri que sou esquizofrênico. E hoje eu já aceito e já aceito os medicamentos e o tratamento a ponto de conseguir viver novamente minha vida e conseguir me relacionar novamente com minha família e amigos.
Deus abençoe e proteja pessoas que sofrem com essa doença; acabei de completar 18 anos e devido a crises de ansiedade por conta da idade e minha leve hiperatividade comecei a achar que eu estava começando a desenvolver esquizofrenia. Falei com minha família e procurei me informar melhor sobre a doença e vi que graças a Deus não era meu caso. Portanto eu quero aconselhar a jovens da minha idade à antes de ficarem se torturando com pensamentos e preocupações sobre qualquer doença, vamos procurar falar com quem mais gostamos ou procurar ajuda de especialistas no caso, não precisa ser um consultório, mas um vídeo como esse bem explicado e CONFIÁVEL já ajuda bastante. Independente de sua religião, outra forma que também ajuda e me ajudou a combates pensamentos negativos foram a igreja e assuntos religiosos, a palavra de Deus muitas vezes para algumas pessoas pode ser algo difícil de se aceitar, como foi para mim no começo. Porém após você aceita-la, era sempre irá te ajudar nos momentos mais difíceis. Espero ter ajudado alguma pessoa que esteja sofrendo por conta disso, não sou nenhum médico ou psicólogo, mas creio que toda a ajuda nesses casos são bem vindas. Deus te abençoe e proteja.
@Raquel Damas Abreu você tem conhecimento sobre maconha e esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
@@DaviLucas-fq2vi Amém Deus é fiel. Amada não dê atenção às mentiras do inimigo pois ele é pai damentira . Mas o Senhor Jesus Cristo é verdadeiro e fiel 🙌🙌🙌🙏🤝
A mais de 40 anos, houve uma tragédia na família da minha mãe, o irmão dela de 7 anos e outras crianças morreram soterradas. Não houve estrutura familiar para meus tios que na época eram crianças, um que sobreviveu desenvolveu doença mental, e outro essa semana, mais de 50 anos surtou e quase se matou , hoje ele foi diagnósticado pelo psiquiatra como esquizofrenia. Todos da família estamos tristes e apoiando ele. Semana que vem, ele será internado, não foi ainda por causa da Pandemia que não tem leito nós hospitais.
Esse vídeo me fez chorar. Minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia aos 30 anos... hoje ela está tratada e mentalmente melhor, mas convive com a depressão. Eu choro com o tom de voz que a mulher gravou... senti um certo apoio, um carinho. Sou muito emocional
Minha mãe é esquizofrênica desde quando ela tinha 17 anos, hoje ele tem 78 anos,eu cuido dela a 26 anos desde que o meu pai morreu, é uma luta árdua , faço tratamento e acompanhamento com psiquiatra com ela,mas não enterno porque não tenho coragem de deixar ela em um abrigo ,cuido dela na minha casa , com Deus eu cuido dela com amor e carinho, ela me maltrata bastante,mas eu não levo a sério,sei que é da doença.😢
eu já dei muito trabalho no passado, mas agora com consultas regulares nos psicólogos e psiquiatras, também tomando remédio Olanzapina a Esquizofrenia está controlada graças a Medicina eu já fiquei internado um monte de vezes
Antes de ter o contato com qualquer tipo de condição do ser humano nós somos muito indiferentes a situação. Desde que comecei a pesquisar sobre a esquisofrenia eu comecei a entender mais o que realmente acontece. Meu namorado tem esquisofrenia e desde que decidimos viver juntos tenho visto mais de perto como é na realidade e tive não apenas curiosidade em conhecer, mas realmente estudar sobre porque quero muito ajudá-lo nessas situações principalmente quando ele tem crises. Eu sou diagnosticada com transtorno de ansiedade e nós temos nos ajudado muito. Seus vídeos são muito esclarecedores. Parabéns pelo trabalho.
Olá, Suila! Tudo bem com vc? Por favor me diz como é a sua relação com o seu namorado? Estou muito curiosa porque tenho transtorno de ansiedade e tem um rapaz que conversa comigo há alguns meses, tudo indica que ele tem algo, não sei se é esquisôfrenia, mas se não for é algo muito parecido. As vezes tenho muito medo de tentar😢Fico insegura! Gosto muito dele, mas ele simplesmente some, se isola e passado dias ou semanas reaparece como se nada tivesse acontecido🤔Parece que ele tem mania de perseguição, acha que as pessoas da família dele estão contra ele e costuma se isolar. Por favor,me chama no whattzap? 3299714188. Muito obrigada!
Quando eu tinha 16 anos tive um crise achando que minha mãe iria morrer, dentro da minha cabeça o mundo estava acabando como se eu estivesse vivendo numa floresta negra, aquele sensação desesperadora e o meu coração acelerado me tiraram da realidade. Foram dias péssimos mas depois nunca mais passei por algo assim tão forte. Não sei se é ansiedade depressão ou bipolaridade que me faz ter crises que minha cabeça muda do nada.
Essa doutora Maria Fernanda é excelente e olha que eu só vi ela nesse vídeo mas já senti o quão profissional ela é. Se tornou uma grande mulher ! Cheguei até aqui após saber que um membro da minha família foi diagnosticado com essa doença.
Esses últimos 3 dias chorei muito! Minha esposa começou a apresentar esses sintomas! Fiquei e estou desesperado! O que mais me machuca é ver ela nesse estado, acreditando em coisas que não existem! Eu a amo demais, e doi demais ver alguém que você ama assim!
Muito bom o vídeo! Definições e colocações simples e claras. Sou Terapeuta Ocupacional, também trabalhamos com saúde mental, e ver conteúdo que estimula a educação em saúde na internet é maravilhoso! Já me inscrevi. Parabéns!
NeurologiaePsiquiatria TV Dra. meu filho esta em surto pois jogou medicacoes fora . Ele voltou a usar medicacao faz uma semana , porem usa maconha diariamente não esta melhorando, estou com carta de internação, mas estou com muita duvida e pena de internar. Me ajude.
@@NeurologiaePsiquiatria eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar fumando apenas uma vez. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
maravilhosa virou a minha companheira virtual tive uma psiquiatra mara nem parecia q estudou a especialidade passei a gostar da psiquiatria e deles tbm sonhei com ela e o marido por causa de um filme q cheguei a ver na madruga
Meu Deus essa doença é muito difícil é muito sofrimento minha filha, tem 16 anos e infelizmente está com essa doença eu como mãe estou sofrendo junto com ela. obrigada doutora pelo vídeo
Oi eu tenho uma mãe com está duensa dês dos 21 anos dela hoje ela tem 70 anos e tem dias que ela está bem .mas tem outros dias que ela me chinga e dos nomes orrivel e sempre acha que eu coloco amigo de ruim na água dela
Minha mãe tem 55 anos e está em uma casa geriátrica. Meu avô teve Alzheimer então todos achavam que a minha mãe tinha também pelos sintomas apresentados. Agora que troquei a minha mãe de casa geriátrica, a enfermeira me procurou para dizer que a minha mãe não tem muitos sintomas compatíveis com Alzheimer e na opinião dela se encaixa com Esquizofrenia. Ao ver este vídeo, eu identifiquei a minha mãe em várias oportunidades (esquecimento, sensação de perseguição no trabalho, distorção da realidade, tentativa de suicídio quando mais nova, e surto no prédio em que ela morava sozinha - dizia que tinha gente no apartamento dela as 4hs da madrugada aos vizinhos). Estou no aguardo do retorno com o neurologista para ter o resultado.
Tive princípio de esquizofrenia, do nivel bem forte. Eu vivia em um mundo de pesadelos, acreditei em coisas que jamais teria acreditado estando bem. Mas graças a Deus, tomei meus remédios e lutei muito para voltar e tive muita fe em Deus. Estou aqui para dizer, que eu voltei. Mas ainda sinto medo de reviver tudo isso novamente. Pensa em um nível de loucura.
@Flávia leite Não é real mesmo e tudo coisa da cabeça da gente, mas vc só vai se dá conta disto quando aceitar melhor o seu tratamento e se convencer disso ok.
Eu ouço e vejo coisas do mundo espiritual... de dos 2 anos .. ouço vozes que já me protegeu e vozes que já me ma dou fazer o mal .... mesmo as vezes ouvindo mate -o eu não fiz ... sou mais fácil de fazer o bem doque pro mal tenho 28 anos ... tenho sã consciência
E exatamente assim, é tão triste ,mais e totalmente possível conviver com um ESQUIZOFRÊNICO, sou casada com um e somos muito felizes, a família é muito importante, e frequentar o médico e tomar os remédios. A paz a todos
Meu namorado TB tem,ele sabe que tem ,mas não procura ajuda .Estou tentando um benefício do governo,pois ele não tem condições p trabalhar.Sera q consigo?
Eu tenho um filho autista e incrisofenico gostei muito desse vídeo pois ele me trouxe informações bem clara sobre essa doença meu filho começou fazer o tratamento dele mais já passamos por surtos que ele teve não tá sendo fácil mais estamos mais atentos sobre essa realidade ele tem 15 anos vai fazer 16 anos
Esse vídeo foi muito esclarecedor, minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia há uns 3 anos, desde então eu e meu pai lutamos muito pra compreender o que estava acontecendo e poder ajudá-la, no momento ela está bem fechada mesmo com a medicação mas nunca mais teve alucinações, a sensação de culpa realmente existe e infelizmente é difícil lidar com isso, de talvez ter ajudado no desenvolvimento da doença
Esse vídeo é de 4 anos atrás,mas me ajudou bastante,o meu irmão é deficiente intectual,mas está com esses sintomas de Esquizofrenia,e é muito triste ver ele assim, estamos tratando ele , está tendo feitos colaterais com a medicação ,mas iremos conseguir se Deus quiser 🙏❤️ obrigada pela explicação ❣️
23 anos e comecei a escutar mts conversas durante a noite, e eu moro sozinho, bem dificil aceitar e lidar com isso, amei seu video, me ajudou mt a entender tudo
Já tive uma crise de paranóia por alguns meses. É assustador não sentir que pode confiar nos seus próprios pensamentos e decisões. Mas só consigo sentir respeito por pessoas e seus familiares que enfrentam transtornos mentais. É uma solidão absurda, uma sensação de não pertencer mais ao mundo (apesar de, sim, fazemos oarte desse mundo!!). Sentia que nunca mais fosse viver normalmente e pudesse ser feliz de novo. Hoje eu estou muito bem, muito melhor, a passos de colher frutos de conquistas incríveis. Eu não consegui ir atrás ainda para saber diagnóstico... Espero que todos possam julgar menos e acolher mais, a nossa mente as vezes pode ser nossa pior inimiga e ter pessoas com quem contar faz toda diferença!!
Meu pai tem esquizofrenia paranóide, e ele já não tem mais momentos de lucidez.É muito difícil lidar com esse problema, para nós é uma tortura , porque ele tinha mente brilhante, e após a doença se manifestar ficou desse jeito. Amo muito meu pai e essa doença está destruindo a sua vida aos poucos, e nós não podemos fazer nada.
Ele toma o haldol e a olanzapina.Já tomou risperidona, mas esses medicamentos parecem não surtir mais efeitos.Ele tem delírios constantes.Seus momentos de lucidez estão cada vez mais escassos.
Adriana ___ mas isso são dois neurolépticos ____ faltou outro medicamento para auxiliar. O neuroleptico tomado sozinho tem pouca eficácia.. e o Risperidona.... não resolve ABSOLUTAMENTE NADA!
Deus pode ajudar vc e ao seu pai!!! Procure saber quem é Jesus e aceite o como o seu salvador, pq certamente Jesus é a única solução (eu não estou falando de religião). Leia a bíblia e procure uma igreja q vc se encaixe melhor. Jesus te ama!!!
Boa tarde vou relatar a minha experiência com o transtorno. Conheço essa realidade desde criança, o meu pai era portador de transtorno psiquiátrico em particular a esquizofrenia, no entanto mal saberia que essa realidade viria afetar minha realidade novamente no ano de 2013, ano em que o meu irmão desencadeou um surto psicótico e que em 2015 eu também viveria essa realidade na pele. Tive um surto psicótico no período da noite, eu já vinha me sentindo estranho, pois estava lidando com várias situações do meu cotidiano que estavam me levando a fadiga mental muito severas, era pressão daqui pressão dali, estava entrando num verdadeiro inferno, no meu ambiente de trabalho lidava com pessoas que se julgavam religiosas e tementes a Deus, mas que na sua essência eram verdadeiros narcisistas. Desde criança fui influenciado pela cultura budista, e é até hoje a minha escola de pensamento diante das dificuldades que minha mente barulhenta conseguia e consegue discernir; então, voltando ao dia que tive um surto, era noite e eu já vinha apresentando sintomas de que algo de estranho estava a me ocorrer, fui para a frente do meu oratório praticar o meu mantra, e cinco minutos na frente do meu oratório foi o suficiente para minha vida mudar da água para o vinho, nesse exato momento senti uma forte explosão dentro da minha cabeça, e foi então que o mundo parou, eu havia morrido, os meus pensamentos deixaram de existir, naquele momento não conseguia mais pensar, é como se uma força sobrenatural tivesse desligado o meu cérebro. A minha mente barulhenta parou e deu lugar para um vazio imensamente profundo, é como se eu tivesse me unido ao vasto universo, um vácuo, uma sensação de leveza, o peso encefálico deu lugar a uma sensação de crânio sem cérebro, sensação de copo vazio. Era quase que um absoluto zero, senti uma paz que nunca havia sentido antes, entrei num vácuo profundo, me sentia num estudo da prática budista que relata que o personagem Sidharta Gautama, o precursor do budismo na Índia, após longos anos de austeridades e meditação na Índia, havia alcançado o tão falado estado de buda ou o "Nirvana" também conhecido como: a extinção dos desejos mundanos, é como tudo o que eu buscasse na minha fé, passasse a ter sentido, toda mensagem subliminar que a prática propunha, agora fizesse sentido. Agora eu era um cadáver ambulante, passei a encarar essa sensação mórbida com grande convicção de que isso não era uma doença, mas sim um outro nível de consciência, sobre a qual a mente humana poderia vivenciar, como eu já havia mencionado agora eu estava convicto de que estava vivendo na pele a extinção dos desejos mundanos! Nesse período, parecia tudo lindo, maravilhoso, pois eu acreditava estar lidando com algo transcendental, fiquei numa expectativa enorme, pois nada me tirava da cabeça de que eu não estava doente, e que essa sensação era na verdade o meu tão sonhado "estado de Buda". Diante dessa interpretação distorcida a minha vida ainda tinha que continuar, e como professor de música foi notório que muitos haviam prestado a atenção na minha mudança de comportamento, essa nova realidade me trouxe muita desorientação, fiquei impossibilitado de falar algo com coerência no auge, exceto quando era algo que não sofria influência do transtorno, algo que estava ligado a rotina e que não requeria um vocabulário muito elaborado. Eu não conseguia formular um texto coerente no auge do transtorno, foi a mesma coisa que viver um Alzheimer precoce, as palavras fugiram do meu vocabulário, muitas vezes tentei buscar coerência dialogando com alguém fazendo o uso de livros, jornais e ou revistas, pois não conseguia lembrar de como escrevia-se várias frases e muito menos exercitar um vocabulário mais polido, e isso estava me irritando de tal forma, a ponto de me sentir extremamente morto. Desde criança alimentava um forte preconceito quanto à medicina psiquiátrica, pois quando criança, tive que presenciar o meu pai numa clínica de conceitos bem arcaicos, a clínica se chamava Colina Verde que ficava em Londrina no PR, ali eu vi o meu pai numa camisa de força, tomando a famosa injeção "sossega Leão" e outros antpsicóticos da época, e tudo aquilo me deixava aterrorizado, pois como ainda era criança não compreendia a seriedade sobre a psiquiatria, e que aqueles métodos eram utilizados porque era o meio que as pessoas conseguiam abordar um paciente em crises no peso da desorientação de suas mentes mórbidas, pois é extremamente desorientador, estar vivo e não conseguir lincar nossa fala consciente com a nossa fala inconsciente (nossos pensamentos) chega ser absurdo né? Mas é assim que essa doença se manifestá, você fala, mais não consegue pensar, então naquela época, eu carregava o peso da minha própria ignorância, achava tudo absurdo, pra que choque na cabeça, pra que remédios que te deixam impregnados? Nessa época o meu pai nos deu muito trabalho, a ignorância da minha família era tão gran, houve um final de ano no qual o meu pai estava internado, a clínica permitia aos pacientes a famosa visitinha aos familiares só que desde esse dia ele nunca mais voltaria para a clínica. Transformando as nossas vidas em um verdadeiro filme de terror. O caos estava feito, depois desse dia ele nunca mais voltou para a internação, pois o meu avô e minha avó já não acreditavam mais na cura através da ajuda psiquiátrica, e pra piorar a situação ele era alcoólatra e fumava excessivamente, os estabilizadores de humor já não faziam tanto efeito, os meus avós na negligência e mesmo por carecerem de escolaridade, acreditavam que na verdade o meu pai estava era precisando de um bom benzedor, até pai de santo eles tentaram, era um verdadeiro inferno, apelavam para o cristianismo, catolicismo, budismo. Tudo em casa girava em torno da ignorância, tudo era religião, a falta de discernimento prevalecia na nossa realidade, pois afinal, o que a medicina já havia descoberto diante dessa realidade? Pois como sou leigo e nasci em uma família disfuncional, aprendi a ser disfuncional, preconceituoso e por aí vai... ...não fazia ideia que esse grande mal que assolava a cabeça do meu pai, passaria assolar a minha também! No entanto o meu irmão veio adoecer primeiro, foi muito difícil ter que rever esse problema afetando nossos estilos de vida novamente, só que dessa vez foi diferente, ao identificarmos essa realidade, procuramos ajuda psiquiátrica urgente, ele veio ficar internado durante um mês, foi muito angustiante reviver essa realidade novamente, ninguém quer ver o seu ente querido ruim, degenerado e desorientado. No entanto ele veio recobrando a consciência e aos poucos foi retomando o seus afazeres, detalhe: tanto o meu irmão quanto eu não fazemos o uso de bebida alcoólica e nem fumamos. Hoje o meu irmão é pai, tem uma esposa guerreira, e tem um excelente emprego, no entanto leva o tratamento a risca, toda noite ele e eu tomamos os nossos estabilizadores de humor conforme a orientação da psiquiatra, tudo muda quando a gente muda, como eu disse no início desse relato, sou Budista, e no budismo somos orientados a buscar a razão, procurar ser racional e deixar o lado emocional como um meio e não uma finalidade. Se tem algo de errado, não êxite ajuda médica, a fé é algo inerente, vivemos buscando Deus em várias doutrinas, mais nos esquecemos que somos feitos de substâncias químicas, e que se esses processos biológicos por algum motivo deixam de trabalhar corretamente ficará evidente que alguma coisa muito grave estará acontecendo. Na psiquiatria quando isso acontece eles dizem que o paciente quebrou com a realidade, e não é pra menos, a desorientação é gigantesca e que com toda certeza vai gerar bagunça, vai ter transtorno. Quando se entra em surto, a sensação de morte grita aos nossos cinco sentidos, a realidade se distorce, pois você sente odores fortes, um cheiro de podridão muito atenuado, você não consegue sentir dores, passa a se sentir um super homem, essa doença desorienta tanto, que o sono não vem natural, espasmos na região da nuca são constantes, e outras bizarrices que só vivendo na pele pra você tentar me entender. O mundo vira de perna pro ar, nossa percepção sobre a vida ganha outro valor, ter o conhecimento de causa não me faz melhor que ninguém, mas poder relatar essa realidade de forma coerente, pra mim já está valendo, porque anos atrás eu não conseguia relatar nada com coerência, esse texto dedico a minha psiquiatra que me salvou no auge do surto, a doutora Vitória Padilha Mantoan, que foi certeira ao me prescrever e com pouca medicação, apenas 100mg de quetiapina, me apontou que eu tinha que me orientar mais sobre a importância da psiquiatria e qual seria o papel que a psicologia exerceria daqui pra frente em minha nova Realidade! E pra finalizar deixo aqui o meu mantra, no qual baseio todo o meu relato, Nam Myoho Renge Kyo, Nam Myoho Renge Kyo, Nam Myoho Renge Kyo!!!
@@eduardohenriquedesouzapere5428 Eduardo , muito bacana seu relato, acho que já sentir esse estado Nirvana que vc relatou(nesse estado fico em uma paz sereníssima e parece que todos meus sentidos ficam aguçados: Ousadia, Raciocínio, Visão e mais ...) Tbm tinha muito pé atrás na medicina psiquiátrica e de uns 6 anos pra cá vejo que algo não está certo na minha saúde mental e que realmente preciso de ajuda... Ouço algumas vozes me reprimindo e me deixa muito mal. Tbm sou admirador da cultura budista e ultimamente tenho lido muito a respeito dessa ideologia para não nos apegarmos a e esse mundo. O seu caso é de esquizofrenia tbm?
@@aprendendoaviver2694 fui diagnosticado com o transtorno afetivo bipolar, mas tive episódios de alucinações auditivas e visuais sim, beirando a esquizofrenia!
@@aprendendoaviver2694 depois que descobri que nossas tomadas de decisões só funcionam porque os nossos neurônios estão saudáveis, não é qualquer dogma que me convence mais!
Vim aqui parabenizar você por se interessar por essa área da medicina que é tão delicada e ardua sendo assim a luz no fim do tunel pra muito que sofrem com essa doença infelizmente ate agora incurável.🙏
Os médicos me deram muitos diagnósticos durante a minha vida ... Tipo eu já fui ( e ainda sou ) diagnóstica do com ; esquizofrenia , autismo , psicopatia e depressão . Eu não tô nem ai , só não quero ficar super doidão ao ponto de ficar numa cama definhando , de resto ta de boa . Deus abençoe todos nós .
@@vitorfalcao3519 mas é possível um Psicopata ter Depressão, já que Pessoas com Transtornos de Personalidades podem Ter comorbirdades. e também é normal indivíduos com Transtorno de Personalidade antissocial (Sociopatia/Psicopatia) apresentarem outros Transtornos pisiquiatra juntos como: Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Borderline, transtorno Bipolar, e até depressão...
Parabéns por seu vídeo! infelizmente, ontem um parente muito próximo cometeu suicídio devido a essa doença. Fizemos todo o possível, mas não conseguimos. Espero que encontrem a cura para essa doença, para que outras famílias não passem pelo mesmo que passamos.... Abraço!
Já procurei todo tipo de ajuda espiritual mais não deu certo isso é na mente mesmo eu vejo vultos e vozes não como mais não tenho controle sobre minha mente parece que a única saída é se matar estou criando coragem pra isso. Me diga uma coisa eu ouço vozes como se fosse uma pessoa falando no meu ouvido e agora estou ouvindo na cabeça tenho vergonha de buscar ajuda não tenho coragem de falar estou angustiado não durmo mais pq a voz não deixe só que agora cada dia que passa tá pior choro muito só queria um saída pra isso sem ter que acabar com minha vida estou me sentindo um lixo pq meus pensamentos são horríveis não sou uma pessoa ruim mais minha cabeça acusa que sou.
cresci vendo minha mãe tendo crises de esquizofrenia, com mais ou menos 6 anos vi homens de branco entrando na nossa casa e meu pai desesperado dizendo que nao aguentava mais ela daquele jeito, minha mae era muito agressiva e batia muito no meu pai, fora as alucinações! Com 22 anos tive minha primeira crise, creio que foi muito o fator ambiental de muito estresse que passei e o fator genetico claro, minha tia depois de um tempo me contou sobre a doença da minha mae, felizmente hj ela vive bem, nao aceita a doenca, mas vive controlada, eu hj me cuido e busco mas informações sobre.. e uma doenca que precisa de tratamento e informação!!
Colocaram no papel q tenho isso eu ñ tenho a Esquizofrenia tenho Transtorno Psicótico Com Bipolaridade desde os 18 anos o meu psiquiatra e a psicóloga fecharam o diagnóstico definitivamente hoje outros medicamentos pra controlar a doença e olhe q tô com excesso de peso passei a adolescência toda engordando e preciso emagrecer pra subir no salto
Amo o jeito que vc e seu marido expõem as doenças...sem cotar que vc se parece na aparência e no seu jeito de falar e na própria voz com alguém que gosto muito a esposa do meu pastor... Obrigada.
Nossa vc falou todos os sintomas que minha mãe tinha. Minha mãe teve a primeira crise aos 33 anos de idade,’sempre indo e voltando de clínica para tratamento de doenças mentais e a cada crise ela piorava. Minha mãe sofreu 19 anos com essa doença e faleceu aos 51 anos muito cansada e esgotada por causa da doença. Tinha que tomar remédios e para piorar fumava muito. Qnd surgiu a doença ela aumentou o consumo de cigarro, eram 3 maços por dia. Minha mãe teve infarto fulminante. Essa doença associada à vícios maltrata demais.
Eu achava que eu tinha esquizofrenia, mas eu só tenho os delírios da esquizofreniakkk. Porque eu acho que tem alguém me perseguindo, que alguém tá lendo minha mente, que alguém mau intencionado invadiu meu celular e tá vendo tudo que eu tô fazendo (Até tampei as câmeras do meu celular com fita) Que meus amigos vão me trair. Que alguém tá me stalkeando e esperando a primeira oportunidade pra me prejudicar. Nunca tive uma alucinação pelo que eu lembre, mas já senti gosto de esgoto na boca por mais de 2 meses, não sei se conta 6:14 MANO. Ela me descreveu todinho nessa parte. Achei uma solução pro meu problema, eu tenho todos os sintomas negativos, fico feliz por saber que isso pode ser solucionado, e que não era só o meu jeito
Minha mãe tem esquizofrenia, já esteve internada quando tinha 19 anos, crecsi vendo crises de minha mãe,sempre desconfiei ser esquizofrenia,mas só quando completei 30 anos descobri que ela esteve internada,então a levei a um psiquiatra que em uma breve consulta a diagnosticou com esquizofrenia crônica,passou a tomar remédios,que não fizeram bem,a deixava muito indisposta e pra baixo,então não continuei o tratamento,é muito difícil se conviver com as crises dela,que vem com certa constância,mas depois que passei a entender um pouco mais sobre o que ela tem,minha admiração,respeito amor e carinho só aumentaram, ela sempre me criou com muito amor e carinho, e ainda tirou forças não sei de onde para, aprender a conviver com a doença e criar o filho,uma verdadeira guerreira.
Minha mãe tbm tem, triste demais. Temos que ter muita paciência e dar muito amor.
Parabéns amigo
Isso mesmo, é necessário buscar orientação de um bom psiquiátra e um bom psicólogo, pois sem o uso de antidepressivos, quem sofreu um surto psicótico sofre com a ausência de pensamentos, sim, ausência de pensamentos, nesse período, a desorientação que a doença traz, faz com que fiquemos tão desorientados, que o simples fato de ainda continuar falando atordoa demais, pois quando estamos emocionalmente saudável, a consciência gera uma sensação de peso, e quando a gente entra em surto, entramos no nada, a mente passa a carregar uma sensação de leveza, e vácuo, perde-se a identidade e passamos a distorcer a realidade demasiadamente, enquanto se está em crises, tudo parece ser normal pra quem está doente, andar pelado, agredir um parente mais próximo, falar palavrões sem peso nenhum na consciência, não sente remorso de nada, ficamos extremamente apáticos e completamente degenerados, ignorando tudo quanto é tipo de normas, regras e por aí vai. Esquizofrenia não tem cura, no entanto o psiquiatra orienta a importância de tomar os antidepressivos a risca até o fim da vida, pois os esquizofrênico sempre hão de perder alguma coisa até o fim de sua vida, eu conversei com um residente em psiquiatria, ele me disse que é necessário tomar os antidepressivos até morrer, então sabendo de tudo isso depois do meu desabafo, não abandone sua mãe, os médicos estão aí pra ajudar, antigamente nós desconheciamos que a mente também entrava em colapso como qualquer outro órgão, se fala do coração, ou do rim, todos nós respeitamos a gravidade do problema, mais quando tratamos de falar sobre o cérebro, ainda hoje, a maioria prefere ignorar a idéia é acreditar que depressão é frescura, e que isso é falta de Deus no coração, o que não é verdade! Infelizmente essa doença desorienta e transforma a gente em um morto vivo, pois se a gente não consegue pensar, automaticamente não conseguimos ter coerência e nem senso crítico do que realmente está acontecendo, discernimento fica afetado, pois a gente só se mete em situações de risco. Resumindo, tem que tomar os remédios a risca, pois eles ajudam a amenizar as crises, pois o estigma vai ser pro resto da vida, e tomar muito cuidado com a sua saúde, pois essa doença tem fatores de herança genética! Aqui em casa o meu pai tinha, o meu irmão teve e eu também desencadei o transtorno! Cuide-se, evite situações de muito estresse e amizades promíscuas, tudo tem um peso nas nossas vidas que já tem um histórico dentro da família!!!
Ñ tem cura só tem controle
Rafael eu queria conversar com vc, teria como?
Olá sou Josimar. Eu tenho esquizofrenia a muito tempo. Eu faço tratamento no Caps aqui de minha cidade. eu sempre fico emocionado com alguém explicando essa doença e outras.... como depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade. eu sofro muito preconceito com isso. sou anti social..... não gosto de pessoas. eu amo está sozinho com minhas imaginações. Eu estando em casa, vou sofre menos pq eu vejo pessoas falando mal de mim. eu tenho medo de esta em um lugar com muitas pessoas. Sinto que estou sendo perseguido na rua em casa. eu só queria que as pessoas procurassem entende por mais difícil que seja. eu seria grato pelo entendimento e não o julgamento de alguns.
Oi Josimar!Vivo o mesmo problema que vc.Tenho esquizofrenia paranoide desde os 14 anos.Acho que todos na rua falam mal de Mim.. .falando que sou horrível.Em casa,ouço vozes tbm...me criticando sempre.
@@bellagamerbr2513 Por favor me fala como e essa doença olha vou te falar eu nao gosto de ficar em lugares cheio de pessoas tenho medo de passar perto das pessoas fico por exemplo quando tou na escola escuto pessoas falando mal se mim mas ai pergunto a minhas amigas se estavam ela falam que ninguem falou meu nome nas escuto tenho medo de fazer novas amizades medo de chegar perto da vontade de sair correndo se esconder sabe a pessoas olha pra mim ja me escondo nao sei disser fico nervosa com medo de que ela fale de mim ou fale com migo isso e timidez ou pode ser essa doença???
@@camillyconrad5915 Pode ser o começo de uma esquizofrenia sim...Se vc quiser,podemos conversar...vc tem hangouts?vamps conversar ner?Ai vc me passa seu email e te explico.Aqui no youtube fica mais dificil.
@@bellagamerbr2513 Como converssamos por aki no TH-cam no chat do youtube:( estou preocupada
Maioria das pessoas sao ruins,meu filho eh igual atu,,sofri muito,me terminei em dor,pois ninguem me ajudava,e o pai eh mau,,,meu filho tento 6 suicidios,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,ja morri,sejam felizes na criacao de um mundo imaginario,bjs
Meu melhor amigo começou a ficar com essa doença. Eu tô cuidando dele o máximo que posso. Ontem mesmo ele teve uma crise e começou a falar coisas distantes da realidade, mas eu fui na casa dele e fiquei lá até ele se acalmar e só fui embora quando ele dormiu. Acredito muito em Deus e sei que essa fase vai passar. Mas sempre estarei do lado dele fazendo o que Deus me permitir. 🙏
Olha, eu tive esquizofrenia com 22 anos de idade..fui internado por quarenta dias num manicômio de onde fugi 2 vezes durante os 40 dias.
Passei a fazer o tratamento em casa a partir de então. Foram 6 meses de medicação pesada, a minha mãe era quem me dava os remédios na hora certa. Ela me tratava como se fosse criança, pois eu não tinha concentração para administrar meus remédios na hora certa.
Após 6 meses o médico começou reduzir a medicação e completado 9 meses voltei a trabalhar na fábrica de onde eu havia sido afastado..
Após isso tive umas três depressões leves que foram resolvidas com medicamentos leves também, mas nada que me afastasse de trabalhar e levar uma vida normal.
Hoje com 61 anos olhos para trás e tenho certeza de que fui um vendedor. Quer dizer: venci esta tal doença que dizem não ter cura.
Oh Jesus misericórdia de quem tem essa doença , Jesus abençoe
Vanninha Barbie misericórdia mesmo! Muito triste passei por isso com meu filho muito difícil!
Marineusa Oliveira Eu me curei agora Flor de ansiedade e sindrome do panico,tive crises horríveis ( gravei uma delas) sim eu tenho um canal no TH-cam onde falo minhas medicações, terapias, é tudo sobre esse assunto , se quiser ver é só procurar no canal
mark zukaberga procura um psiquiatra
Vanninha Barbie verdade vanninha, só a misericórdia
Vanninha Barbie é horrível :-(
Meu tio é esquizofrênico desde jovem, depois de sumir por tempos acharam ele na mesma cidade que estávamos morando e meu pai começou a cuidar dele. No começo foi estranho, mas ele não era agressivo. Hoje ele já está muito melhor, não tem mais alucinações e quase não ouve vozes. Ele cuida muito bem da própria medicação e a toma cetinho, como ele mesmo diz "eu não quero mais ouvir e nem ver essas coisas então eu vou tomar direitinho". Eu agradeço a Deus por ter sido "fácil" cuidar dele e queria que fosse para as outras pessoas também.
Lunecornio Muito obrigada por contar sua experiência, deixa a gente com mais esperança.
Lunnie Queer que maravilhoso que deu tudo certo para a sua família. Obrigado por compartilhar
Agradeça mesmo a Deus por ser tão facil pra vc tratar, por que a grande maioria dos casos e bem mais difícil
tao triste
Que ótimo, minha mãe também tem porém não quer fazer o tratamento.
AOS 17-18 ANOS, DELÍRIOS E
PENSAMENTOS (DE ACUSAÇÕES...) IMENSAMENTE INTRUSOS E FREQUENTES SURGIAM EM MINHA MENTE, FUGINDO AO MEU CONTROLE. NÃO CONSEGUIA MAIS ME CONCENTRAR, PASSEI A TIRAR MUITAS NOTAS BAIXÍSSIMAS. MAS GRAÇAS A DEUS CONCLUI O SEGUNDO GRAU.
CHEGUEI A UM ESTRESSE TÃO GRANDE, QUE PASSEI A DIZER MUITAS PALAVRAS CARREGADAS DE RAIVA. FIQUEI EXTREMAMENTE REVOLTADA E ANGUSTIADA, ME ISOLEI DOS COLEGAS E ATÉ DA MINHA FAMÍLIA EM GERAL.
MEUS PAIS ME LEVARAM PARA PSIQUIATRAS, PSICÓLOGOS E CHEGUEI ATÉ TOMAR POR QUASE 1 ANO REMÉDIOS CONTROLADOS; MAS NADA ADIANTOU E TIVE MUITOS EFEITOS COLATERAIS;
EU MESMA DECIDI PARAR
DE TOMÁ-LOS.
FUI DIAGNOSTICADA COM
( TOC E DEPRESSÃO)
MINHA MÃE ESTAVA SEMPRE A DIZER, QUE EU ME
CONVERTESSE A JESUS, MAS EU RELUTEI; NÃO ENTENDIA O PORQUÊ DAQUELA TAMANHA TRIBULAÇÃO.
MINHA MENTE ESTAVA EM CAOS E EM CONSTANTES QUESTIONAMENTOS,
E PORQUÊS.
FOI ENTÃO QUE DEUS PERMITIU CHEGAR A UM PONTO TÃO CRÍTICO, QUE JÁ ESTAVA VENDO TERRÍVEIS MONSTROS... EM MEU QUARTO, NAS RUAS E POR TRÁS DAS PAREDES; VIA VULTOS, SERPENTES E OUTROS ANIMAIS EM TAMANHO GIGANTESCOS. TAMBÉM VIA CORPOS CARBONIZADOS… E VIA VÁRIAS PESSOAS COM ARMAS PARA ME MATAR.
MINHA MENTE ERA UMA MESCLA DE IMAGENS TERRIFICANTES COM NITIDEZ E AMPLITUDES IMENSURÁVEIS,
VOZES QUE ME ACUSAVAM, ME OFENDIAM... E VOZES DE COMANDO. ESTES DELÍRIOS E ALUCINAÇÕES SURGIAM SEM QUALQUER ESTÍMULOS E DURAVAM PRATICAMENTE O DIA E A NOITE, PASSEI MESES SEM DORMIR O SONO PROFUNDO. EU VIVENCIEI O "INFERNO MENTAL".
EU RELUTAVA PARA IMPEDIR QUE TUDO ISSO NÃO VIESSE A MINHA MENTE, MAS NÃO ADIANTAVA E SIM PIORAVA , FIQUEI EM UM ESTADO TÃO ANGUSTIANTE QUE TINHA DIAS QUE NÃO RECONHECIA MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA;
DESAPRENDI A ESCREVER, MINHA MEMÓRIA QUASE POR COMPLETO SE APAGOU E EU NÃO MAIS ME CONHECIA, ME SENTIA PERDIDA EM UM ABISMO; PASSAVA DIAS SEM EMITIR SOM ALGUM,ANDAVA LENTAMENTE COM A COLUNA CURVADA E UM DOS BRAÇOS DOBRADO E EXPRESSÃO FACIAL ABATIDA...ERA A MAIOR DIFICULDADE PARA COMER E PARA TOMAR BANHO, ESTA FASE FOI O FINAL DAS OPRESSÕES... E PROBLEMAS MENTAIS.
APESAR DOS DETALHES, AINDA EXISTE MUITO MAIS PARA SE CONTAR, PORÉM AGORA QUERO DECLARAR A OBRA TREMENDA QUE CRISTO FEZ POR MIM.
NO DECORRER DESTA FASE TENEBROSA ( 17 E 18 ANOS ) VISITAMOS MUITAS IGREJAS FOI AÍ QUE NUM DESSES CULTOS AOS 18 ANOS EM JUNHO DE 1992, NESTE ESTADO DEPLORÁVEL EU DECIDI ACEITAR A JESUS COMO MEU ÚNICO SALVADOR. 🙏💖
MARAVILHOSO DIA FOI AQUELE TANTO PARA MINHA CONVERSÃO PRINCIPALMENTE, QUANTO PARA O INÍCIO DA MINHA CURA E LIBERTAÇÃO. JESUS FEZ PROEZAS E ATÉ HOJE CONTINUA A FAZER POR MIM; NAQUELE MESMO DIA JÁ COMECEI A ME SENTIR MAIS LEVE.
EM POUCOS DIAS, APÓS A CONVERSÃO, DEUS ENVIOU VÁRIOS SERVOS AMADOS E UM MISSIONÁRIO EM MEU LAR E JUNTAMENTE COM MINHA MÃE,MEU PAI, MINHA TIA E FAMÍLIA ORAMOS COM MUITA FÉ POR ALGUNS DIAS E JEJUAMOS ;ENTÃO EU FUI CURADA DESTES TERRORES,NÃO OUVI MAIS VOZES...VOLTEI A ESCREVER...MINHA MEMÓRIA, MINHA POSTURA,A FALA,
O SONO RETORNARAM AO NORMAL PARA GLÓRIA DO SENHOR JESUS.
AOS 20 ANOS FUI PARA SÃO PAULO. AOS 21 ANOS DEUS ME DEU O DOM DA CONFEITARIA E USOU A MINHA MÃE PARA ME ENSINAR ESTE OFÍCIO, FOI UM PRESENTE QUE DEUS ME DEU. RETORNEI A SÃO PAULO .
FUI AO RIO DE JANEIRO,
BELO HORIZONTE.
FALEI SOBRE CRISTO E TESTEMUNHEI NESSES LUGARES COMO TAMBÉM EM MINHA TERRA DE ORIGEM; TUDO PARA A GLÓRIA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE MERECE MUITO MAIS. AGRADEÇO AO MEU JESUS POR TANTAS PESSOAS QUE TENHO EVANGELIZADO AO LONGO DESTES MAIS DE 30 ANOS,DA MINHA CONVERSÃO.
OUTRA BENÇÃO QUE TENHO A DIZER É COM RELAÇÃO A CONVERSÃO DO MEU PAI; MINHA MÃE, E TODOS NÓS ORAMOS POR 17 ANOS PARA ISSO ACONTECER.
PORTANTO ALGUMAS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS E OUTRAS QUE PODERÃO VIR, SEI QUE DEUS ESTÁ COMIGO, ELE TEM CUIDADO DAS CICATRIZES... QUE FICARAM EM MINHA ALMA, PARA HONRA E GLÓRIA DE JESUS,O TEMPO ESTÁ EM SUAS MÃOS E SEI QUE A NOSSA TRIBULAÇÃO PRODUZ ETERNO PESO DE GLÓRIA (2CORÍNTIOS 4:17)
MESMO EM MEIO A GRANDES BÊNÇÃOS A VIDA TERRENA NÃO É PERFEITA, PASSAMOS POR LUTAS...PORÉM UM DIA JESUS VOLTARÁ E NOS DARÁ O NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA . QUERO DIZER A TODOS QUE JESUS FAZ DIFERENÇA NA VIDA DAQUELE QUE CRER QUE JESUS CRISTO É O PRÓPRIO DEUS E TODO PODER ESTÁ EM SUAS MÃOS.
AGORA NESTE MOMENTO ACEITE A JESUS COMO SEU ÚNICO SALVADOR, SE ARREPENDA DOS SEUS PECADOS, POIS CRISTO MORREU NUMA CRUZ SOFRENDO DORES INCALCULÁVEIS PARA NOS SALVAR DO INFERNO E DA MALDIÇÃO DO PECADO.
AGORA SÓ DEPENDE DE VOCÊ CRER EM JESUS E PEDIR PERDÃO E VIVER UMA VIDA SANTIFICADA, ADORANDO A JESUS POR TODA ETERNIDADE.😘💚💝
Veja neoroticos anonimos..
Obrigada por testemunhar, muito edificante ❤
LOUVADO SEJA JESUS!!! Só ELE PODE LIBERTAR E CURAR! Aonde a medicina não entra, aonde os medicos e psicólogos não conseguem ir a PALAVRA DE DEUS QUE CORTA ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO!
Então no seu caso não era essa doença e sim que vc é médium.
😊
Fui diagnosticado com esquizofrênia a 6 anos atrás na epoca eu tinha 27 anos, depois de ter um surto psicotico, fiquei internado, alguns dias em um hospital psiquiátrico aqui de minha cidade, por um periodo de 20 dias logo depois, voltei para a casa de meus parentes,já que meus pais são falecidos era uma inquietação infernal, ficava muito nervoso, acreditando estar sendo perseguido fiquei achando a mesma coisa que ela descreveu referente aos familiares estarem tramando algo contra mim. Em seguida comecei a seguir o tratamento, tomar as medicações, minha namorada, me ajudou muito nessa epoca, meus familiares ajudaram tambem mas só no inicio, depois sofri outros surtos, ai eles não tiveram mais paciência não souberam lidar com a situação. Saia pela rua desnorteado, brigava chegava em casa todo machucado, sem lembrar dos motivos. Até meus amigos eu pensava que estavam tramando algo, ai por volta de 2016 briguei com minha namorada e queria ficar mais sozinho, ela queria me ajudar ai eu não queria saber dela nem tomar os medicamentos ai nos afastamos, melhorei um pouco, e parei com as medicações fiquei bem por um tempo, ai depois as alucinações voltaram, e eu tentava me equilibrar negando sempre a doença, ai achei que estava bem, mas as alucinações voltaram de novo, nessa época eu estava com outra mulher nos relacionamos por três meses ela tambem estava tentando me ajudar já que ela ficou sabendo do problema, mas eu não achava que estava com a doneça, ate chegar a agredir ela em outra crise, a empurrei em cima da cama e estava muito agressivo, ela chamou a policia, e fui preso em seguida fiquei internado em um hospital de custodia por um ano e 6 meses. Esquizofrênia é devastadora, tinha um futuro no esporte era competidor, e instrutor de Jiu jitsu depois dos primeiros surtos deixei tudo de lado e magoei muitas algumas pessoas. Até hj não consegui voltar a fazer o que mais amava que era treinar, e competir hoje minha família me deixou de lado, e minha primeira mulher voltou a conviver comigo, por um ato de amor esta comigo novamente, já faz dois anos que não tenho surto, tomo as medicações e ela está do meu lado, mas me sinto devastado internamente, um sentimento de frustração enorme, e com pensamentos suicidas, e com muita dificuldade de concentração é uma luta diária, espero poder conviver bem já que tenho muita ansiedade, mas espero voltar a treinar e ter uma vida normal. Foram muitos acontecimentos isso foi só um resumo. Video muito bom e informativo.
Que triste sua história, espero que vc consiga superar toda dificuldade e sofrimento.
Espero que esteja tudo bem, meu pai tem todos os sintomas e já não sei o que fazer fui descobrir só agora achei que era drogas e ele abusa do álcool também , mais ele tem tudo cresci com ele batendo na minha mãe ele tornou minha vida um inferno, agora estou com 21 anos sou casada ele é sozinho e sinto muita pena sabe, mais meu medo dele é maior 😭
Já ouviu falar em despertar da mediunidade ?
Entidades usam hipnose e programam as mentes de todos conforme classificam no jogo delas e isso é mundial , por isso os " esquizofrênico " tem exatamente os mesmos " sintomas " são as matrizes que eles notam , seu cérebro é perfeito ,apenas tem as matrizes programadas pra ter os mesmos efeitos que eu e vários outros . Os gays são programados para sentirem atrações pelo mesmo sexo ou acreditar que estão no sexo errado e etc ,desde criança, tem várias formas que programam as mentes humanas ,pelas minhas investigações e observações , eles programam as mentes de todos de formas variadas e no mesmo esquema de cimilaridades , você esqueceu do programador né ! Esqueceu de coisas né ! . A grande maioria se esquece porque aceitou essa matriz hipnótica , mas essa eu não aceitei e por isso me recordo e sei do que falo , eles usam pessoas umas programam as outras e também aparecem do nada e programam as mentes , as matrizes são as mesmas pro grupo "esquizofrenia " e são muitas , a lista é grande , tome os remedios mas eles so deixam a mente sem vonseguir raciocinar doreito e tem a matriz de não ter alucinação e ficar melhor com o remedio , mas tudo não passa de controle ,sugestão, PNL , Hipnose de entidades e que tem a aparência humana , não existe aliens ,nem são lá de cima ,nem tem o chip dentro da cabeça dois dedos acima da orelha esquerda , nem tem perseguição de parentes e etc , tudo isso e muito mais eles põe nas mentes , a verdade é essa !!! .
Uma doença tirar um sonho de uma pessoa, e ela magoar seis entes queridos sem poder ter controle sobre si mesmo é muito triste, espero que consiga algum dia ter uma vida sem crises, e que possa voltar a fazer seus sonhos
Fiz amizade com um rapaz que me falou ter a doença por isso estou aqui para tentar entender o que é e ajudá-lo ao máximo que eu poder! Muito bom esse vídeo parabéns Doutora e obrigado pela informação!
Socorro vou morrer com isso
@@fabriciadasilva6749 Querida criei um audio que pode ajudar você! se voce quiser eu te envio! vc deve ouvir todos so dias a noite! vc vai se curar! responda esse comentario que te explico melhor
@@despertandoacentelha3298 eu gostaria
@@despertandoacentelha3298 como faço pra ter acesso ao áudio,por favor? Qual é o seu canal?
@@neuzafrasson7477 postei no meu canal o nome do vídeo é tratamento de esquizofrenia, o canal é este mesmo que estou usando, clica na minha fotinha e procura. obrigadaa se ainda tiver duvidas me avisa que te envio o link do video.
Meu irmão também tem este problema, começou quando ele tinha 22 anos e eu tinha apenas 14 não entendia nada. Nos primeiros anos ele melhorava mas agora está a uns 5 anos parado, isto desestabilizou mais a minha família que já estava devido a separação dos meus pais quando eu tinha 6 anos. É triste ver ele assim. Era um jovem muito alegre tinha muitos amigos, sonhos e até cantava mas quando aquilo começou ele mudou completamente.
É muita coisa par escrever só queria dizer que tudo passa nessa vida mesmo com as dificuldades nós estamos a fazer de tudo para arranjar estabilidade para ele. Não vamos lhe largar o que ele mas precisa é de nós porque ele não tem culpa do que está a se passar poderia acontecer com um de nós. Desejo sorte e benção a todos que batalham para o tratamento dos seus familiares ❤️🙏
Meu está assim também estamos lutando com ele pra reverter e ele volta logo ao normal
Sei como é,força irmão 🙏
Meu namorado tem isso, ele tem todos esses sintomas... Muito triste! 😭
Mas apesar de tudo, eu amo ele.
Helen Nascimento oii.. estou na mesma situacao.. me chama no whats p gnt conversar a respeito caso vc tenha interesse. 33991181677
Helen Nascimento leva ele num centro espírita é mediunidade
Eu TB namoro alguém que tem.. é bem difícil
Helen Nascimento minha namorada tbm😢
@@bruninbomber9672 Deus e mais
Tive escrizofenia, alucinações que eu ouvia vozes vindo da minha mente, que só fala coisas ruins , passei por um psquiatra, fui medicada para tomar risperidona, parou e foi diminuindo até sumiu de vez, tem cura sim , para Deus sempre há cura.
Meu filho, sofre desse mal, é horrível, ele estava fazendo, faculdade quando surtou!
Amigo. Eu escuto vozes ruins tempo todo. 😭😢
demorou quanto tempo?
@@gessicapaiva1198 as vezes são pensamentos intrusivos, pesquisa sobre e vê se encaixa com seus sintomas pq eu também tenho e é horrível mesmo
@@gessicapaiva1198 procure um centro kardecista isso sao espiritos obssessores inimigos passados
Uma deusa grega esta medica psiquiatra, eu olho para ela e vejo Afrodite, muito linda e inteligente explica muito bem, gratidão.
Eu trabalho sou casado e temos dois filhos... , mas nunca cheguei a agressividade. Mas tem vezes que quando estou na rua ou trabalho vejo pessoas falando que eu vou morrer, não vejo alucinação e sim vejo pessoas dizendo isso. Tempos em tempos isso acontece. Quando ouço pessoas falando perto de casa acho que estou falando sobre mim. Vou para o trabalho de bicicleta isso me ajuda, mas essa semana pedalando vi um menino andando contra mão e ouvir ele dizer : vai morrer!!! A minha crise e interna, fico recolhido e até meus filhos percebem, meio que fico sedado por esse sentimento de medo. Com esse sentimento fiz até um seguro de vida, pq se caso isso não for alucinação minha família não fica desamparada! Muito obrigado por comentar esse assunto, até me alivia saber que existem pessoas que nos ajudam com essa condição mental!
AMEI.........sofri anos com minha filha com essa doença, mais hj está controlada, graças a VOCÊS profissionais ❤️
E tem que toma remedio pro resto da vida e outra tem direito ao bpc por precisar sempre de remedios e tratamento e de ajuda de putra pessoas e nao consegui as vezes trabalha pois tem tres tipos de escrisofenia a escrisofenoa do meu filho e heberfenica uma coisa assim , que ele e ativo quando ta controlado em crise e como se fosse crianca e outro sitoma
Qqqaqq1❤oɓ@@franciscapereira1476
Eu não conhecia a minha mãe, sabia que ela tinha problemas psicológicos pelas estórias narrada pelas pessoas...
Pois bem, depois de mais de 30 anos, eu a encontrei em uma casa abandonada , pesando 29kg e com um pouco de delírios no RN, estava com ela a minha eo do meu a certidão de nascimento e de batismo (somos do Rj).
Achei no dia 9 de novembro 2020.
Conheci a família dela , e os filhos dela que moravam lá e nada fizeram porque acham que tudo que ela fez na vida a culpa é dela.
Trouxe ela para o RJ e foram 3 meses de desespero sem entender os surtos dela pois ainda não tinha o diagnóstico pronto.
Levei ela a força no psiquiatra e foi diagnóstico de escrizofenia.
Com muita luta, amor , carinho e paciência consegui conscientizar ela de tomar a medicação e hoje ela aceita tomar religiosamente.
Mamãe teve uma vida devastadora , teve 6 filhos com pais diferentes , uma faleceu por desnutrição e a outra uma família pegou, uma foi para adoção legal ( ninguém mais soube dela) , um a irmã dela tomou , eu e meu fomos tomados dela , eu para um pessoal e meu irmão para um outro pessoal...
Mamãe hoje leva o desprezo de todos é exceto eu que a entendo que por causa da doença foi uma vida devastadora para ela.
Sempre sendo internada pelos outros nos piores sanatório ( pois era considerada como maluca).
Minha mãe está com câncer terminal, mas ela não sabe não deixei falar , hoje eu sozinha cuido dela, pois ela não tem ninguém.
Nem o meu irmão daqui quer saber dela.
Muito triste.
A esquizofrenia não é brincadeira e impacta muito na vida de um ser humano.
Vivem no Real e irreal.
Triste de verdade.
Oi Rose, que relato lindo. Vc é uma pessoa maravilhosa. Tenho certeza que esse alento e amor mesmo após tanto sofrimento, sua mãe está confortável. Com o sabor do cuidado. Parabéns e obrigada por esse coração gigante. Um beijo pra pra vcs duas.
como é importante ter um vídeo assim na internet para esclarecer e abrir a mente das pessoas para essa doença ! parabéns aos criadores deste vídeo !
Menina que cabelo lindo é esse?
Fiquei pensando no trabalho que dá para lavar e fazer esses cachos.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkk
Anninhasergius Freire Borges .. Ela é tda linda, além de educada, inteligente e prestativa.
E tu Aninha, FREIRE como eu...😀😀😀😀
Visal bem anos 90. Mas lindo!!!
Verdade😍😍😍😍
Meu pai teve todos estes sintomas tanto positivo quanto negativo que a doutora mencionou no vídeo na época não tínhamos informação alguma do que fazer, famíliares se afastaram,meu pai tentou contra a vida da minha mãe pois ele achava que ela estava o traindo(era as alucinações eas vozes).na época eu e meus irmãos muito novos, muito sofrimento. hoje com estas informações na internet,poderia ter ajudado naquela epoca(chega a rasgar a alma)bom acabamos que nos afastamos dele pois ele poderia tentar contra nossas vidas e ele morreu sozinho(hoje sinto um arrependimento enorme e pesa na alma saber que poderia ter ajudado se tivesse estas informações)ele era um bom homem e estava doente.e doutora este vídeo sem dúvidas está ajudando muitas pessoas muito obrigado pelo vídeo
A aproximadamente dois meses fui Diagnosticada com Esquizofrenia, tenho 18 anos e confesso que não está sendo facil. Pra mim muito menos para as pessoas a minha volta, a família tenta ajudar da melhor forma mas ainda não entendem muito bem, assim como eu não entendo. São crises é Remédio muito forte 😭, meu namorado me ajuda bastante mas Muita das vezes imagino situações na minha mente sobre o relacionamento e tenho crises, sinto que estão tramando conta mim. Fora a Depressão profunda e Ansiedade causados por um relacionamento abusivo a algum tempo! Aos que se encontram como eu, não desiste. Vai dar tudo certo. ❤
Apesar do diagnóstico carregar um certo estigma e muitas dúvidas, a esquizofrenia tem tratamento e muitos pacientes conseguem estabilizarem a doença e os sintomas! Como psiquiatra posso dizer que muitos pacientes conseguem melhorar sua qualidade de vida com o tratamento. O mais importante é fazer o uso regular das medicações e ir nas consultas com o psiquiatra regularmente.
Que bom saber disso
O tratamento ajudará com certeza; não há cura.
Mas Deus sempre poderá reverter a situação, seja qual for; eu tenho a total certeza disto.
Oque precisa ser mudado, para que esses pacientes queiram trata se, é o atendimento nas clínicas psiquiátricas, ainda são muito ruim..,algumas maltratam... e até mal cuidados são..
quando não dão remédios pra dormir o dia todo . Triste.
Como saber se tenho TOC ou esquizofrenia ? Meus pensamentos nao param. Tenho medo de ficar louca.
@@Vera2024-x1reu também tenho esse problema, porém no meu caso eu orava e pedia pra que esses pensamentos intrusivos parassem! No fim consegui é pesquisando pode dar uma mudança, perca Deus! No meu caso minha mente não para, nenhum momento, e as vezes verbalizo meus pensamentos, que as pessoas começa estranhar! Dei preciso de ajuda clínica 😢
eu tenho 28 anos fui diagnostigado com esta doença em 2016 tive diversos surtos umas 4 ou 5 vezes fui internado 2 vezes em hospitais e 1 vez em uma clinica de reabilitação mais ja faz quase 2 anos que estou bem graças a DEUS só queria deixar bem claro para todos q tem a doença não pare de tomar as medicaçoes e não usar drogas... Amém Glória a DEUS.
Deus abençoe a todos que tem essa doença 😥
e ao dar convulsoes,que triste
th-cam.com/video/9vJR_O_zWsM/w-d-xo.html
Acompanhe estes irmãos o trabalhar de Deus é lindo.
Verdade😌😌😌😌
Amém
Amem
Minha namorada tem essa doença já a conheci sabendo da esquizofrenia , não tenho precoceito , ela tem o que muitas gente que se acha normal não tem ela é amável , atenciosa , carinhosa , etc ....
Tem crises , tem sim , mas o que as pessoas precisam é de carinho atenção compreensão paciência ( O Amor cura tudo , pois é sinônimo de Deus ) .
Meu namorado tbm têm. Já sabia que ele tinha esse problema. As vezes me sinto mal pq eu ñ sou paciente. Mas tô tentando ser mas paciência cm ele. Pois ele é muito paciente comigo.
Ťttty
Valioso!
Ttty
@@anabritobrito9543 você tem conhecimento sobre maconha e esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
Eu sofro de esquizofrenia desde a infância aonde eu Pedro vejo vultos, simbolos, imagens e escuto vozes e zumbidos e também as vezes sinto cheiros que não estão no ambiente.
Antigamente, eu achava que era algo "especial" ver, ouvir e sentir estas coisas que antes do tratamento que hoje faço que eu era médium espiritualista. Hoje, com o conhecimento que tenho e descobri perante ao constante acompanhamento com a minha psicóloga eu descobri que sou esquizofrênico.
E hoje eu já aceito e já aceito os medicamentos e o tratamento a ponto de conseguir viver novamente minha vida e conseguir me relacionar novamente com minha família e amigos.
Deus abençoe e proteja pessoas que sofrem com essa doença; acabei de completar 18 anos e devido a crises de ansiedade por conta da idade e minha leve hiperatividade comecei a achar que eu estava começando a desenvolver esquizofrenia. Falei com minha família e procurei me informar melhor sobre a doença e vi que graças a Deus não era meu caso. Portanto eu quero aconselhar a jovens da minha idade à antes de ficarem se torturando com pensamentos e preocupações sobre qualquer doença, vamos procurar falar com quem mais gostamos ou procurar ajuda de especialistas no caso, não precisa ser um consultório, mas um vídeo como esse bem explicado e CONFIÁVEL já ajuda bastante. Independente de sua religião, outra forma que também ajuda e me ajudou a combates pensamentos negativos foram a igreja e assuntos religiosos, a palavra de Deus muitas vezes para algumas pessoas pode ser algo difícil de se aceitar, como foi para mim no começo. Porém após você aceita-la, era sempre irá te ajudar nos momentos mais difíceis.
Espero ter ajudado alguma pessoa que esteja sofrendo por conta disso, não sou nenhum médico ou psicólogo, mas creio que toda a ajuda nesses casos são bem vindas. Deus te abençoe e proteja.
Matheus Eduardo Marques Amém nhaaa Deus abençoe a todos
tenho 19 anos e também tive crises de ansiedade muito fortes, comecei pensando que estava com esquizofrenia também! grata pelo seu comentário :)
Deus abençoe querido.
Minha namorada desenvolveu esquizofrenia tem uns dias, tenho 17, eu só quero morrer
@Raquel Damas Abreu você tem conhecimento sobre maconha e esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
Que tem esquizofrenia que seja curado em nome do Senhor Jesus Cristo!!!
Amém 🙌🙌🙌
@@DaviLucas-fq2vi Amém Deus é fiel.
Amada não dê atenção às mentiras do inimigo pois ele é pai damentira .
Mas o Senhor Jesus Cristo é verdadeiro e fiel 🙌🙌🙌🙏🤝
Se não me engano não tem cura
@@larica3790 O que é impossível para os homens é possível para Deus
Descobri que tenho isso não tem cura Aaaaa a aaaAAaAaaA
@@johnlenon583 Mais é uma, doença psicológica
Então como viver com essas
Voz Firme E Forte Boa Pra Me Dar Uma Educação Pessoal Maravilhosa ❤
A mais de 40 anos, houve uma tragédia na família da minha mãe, o irmão dela de 7 anos e outras crianças morreram soterradas. Não houve estrutura familiar para meus tios que na época eram crianças, um que sobreviveu desenvolveu doença mental, e outro essa semana, mais de 50 anos surtou e quase se matou , hoje ele foi diagnósticado pelo psiquiatra como esquizofrenia. Todos da família estamos tristes e apoiando ele. Semana que vem, ele será internado, não foi ainda por causa da Pandemia que não tem leito nós hospitais.
Esse vídeo me fez chorar. Minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia aos 30 anos... hoje ela está tratada e mentalmente melhor, mas convive com a depressão. Eu choro com o tom de voz que a mulher gravou... senti um certo apoio, um carinho. Sou muito emocional
amem
Qual medicamento vc usa ?
Minha mãe é esquizofrênica desde quando ela tinha 17 anos, hoje ele tem 78 anos,eu cuido dela a 26 anos desde que o meu pai morreu, é uma luta árdua , faço tratamento e acompanhamento com psiquiatra com ela,mas não enterno porque não tenho coragem de deixar ela em um abrigo ,cuido dela na minha casa , com Deus eu cuido dela com amor e carinho, ela me maltrata bastante,mas eu não levo a sério,sei que é da doença.😢
Parabéns
Parabéns continua assim cuidando da sua mãe que Deus está ti abençoado e continuará ti abençoado e dando forças para você cuidar de sua mãe.
Minha mãe TB , ela acorda falando coisas ....e fala alto , ela está com psiquiatra ....o ambiente influencia viu
eu já dei muito trabalho no passado, mas agora com consultas regulares nos psicólogos e psiquiatras, também tomando remédio Olanzapina a Esquizofrenia está controlada graças a Medicina
eu já fiquei internado um monte de vezes
Meu Paizinho tem essa doença 😞tem que ter muita paciência não é fácil
Antes de ter o contato com qualquer tipo de condição do ser humano nós somos muito indiferentes a situação. Desde que comecei a pesquisar sobre a esquisofrenia eu comecei a entender mais o que realmente acontece. Meu namorado tem esquisofrenia e desde que decidimos viver juntos tenho visto mais de perto como é na realidade e tive não apenas curiosidade em conhecer, mas realmente estudar sobre porque quero muito ajudá-lo nessas situações principalmente quando ele tem crises. Eu sou diagnosticada com transtorno de ansiedade e nós temos nos ajudado muito. Seus vídeos são muito esclarecedores. Parabéns pelo trabalho.
Olá, Suila! Tudo bem com vc? Por favor me diz como é a sua relação com o seu namorado? Estou muito curiosa porque tenho transtorno de ansiedade e tem um rapaz que conversa comigo há alguns meses, tudo indica que ele tem algo, não sei se é esquisôfrenia, mas se não for é algo muito parecido. As vezes tenho muito medo de tentar😢Fico insegura! Gosto muito dele, mas ele simplesmente some, se isola e passado dias ou semanas reaparece como se nada tivesse acontecido🤔Parece que ele tem mania de perseguição, acha que as pessoas da família dele estão contra ele e costuma se isolar. Por favor,me chama no whattzap? 3299714188. Muito obrigada!
e agradece a Deus pelo o que você tem né Tomas...saudações
Incrível como a senhora explica de forma fácil e descontraída informando as principais características das doenças Parabéns excelente.
Muito bom!!!!!! Estudando psicologia e estes vídeos são maravilhosos, obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Quando eu tinha 16 anos tive um crise achando que minha mãe iria morrer, dentro da minha cabeça o mundo estava acabando como se eu estivesse vivendo numa floresta negra, aquele sensação desesperadora e o meu coração acelerado me tiraram da realidade. Foram dias péssimos mas depois nunca mais passei por algo assim tão forte. Não sei se é ansiedade depressão ou bipolaridade que me faz ter crises que minha cabeça muda do nada.
Essa doutora Maria Fernanda é excelente e olha que eu só vi ela nesse vídeo mas já senti o quão profissional ela é. Se tornou uma grande mulher ! Cheguei até aqui após saber que um membro da minha família foi diagnosticado com essa doença.
Muito obrigado, doutora.
Eu sou esquizofrênico, e gostei muito de me conhecer melhor, através do seu conhecimento.
Te amo!
ela tem marido nunca fale certas coisas ela pode ler e te bloquear
Esses últimos 3 dias chorei muito! Minha esposa começou a apresentar esses sintomas! Fiquei e estou desesperado! O que mais me machuca é ver ela nesse estado, acreditando em coisas que não existem! Eu a amo demais, e doi demais ver alguém que você ama assim!
SAM ORE POR ELA DEUS PODE TODAS AS COISAS É SÓ CRER LEVA ELA AO MEDICO JESUS VAI TE DAR A SOLUÇAO CREIA FICA EM PAZ
Ela melhorou tô passando por isso ?
Tá melhor?
Você tá melhor?@@deborahassuncao8100
Muito bom o vídeo! Definições e colocações simples e claras.
Sou Terapeuta Ocupacional, também trabalhamos com saúde mental, e ver conteúdo que estimula a educação em saúde na internet é maravilhoso! Já me inscrevi. Parabéns!
Obrigada Juliana!
NeurologiaePsiquiatria TV Dra. meu filho esta em surto pois jogou medicacoes fora . Ele voltou a usar medicacao faz uma semana , porem usa maconha diariamente não esta melhorando, estou com carta de internação, mas estou com muita duvida e pena de internar. Me ajude.
@@NeurologiaePsiquiatria o que é esquizofrenia crônica Dra.?
Pocure um pofissional eo melhor para tomar sua decisão...
@@NeurologiaePsiquiatria eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar fumando apenas uma vez. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
Excelente profissional: didática, expressa-se muito bem e de forma simples. Parabéns!
maravilhosa virou a minha companheira virtual tive uma psiquiatra mara nem parecia q estudou a especialidade passei a gostar da psiquiatria e deles tbm sonhei com ela e o marido por causa de um filme q cheguei a ver na madruga
Meu Deus essa doença é muito difícil é muito sofrimento minha filha, tem 16 anos e infelizmente está com essa doença eu como mãe estou sofrendo junto com ela. obrigada doutora pelo vídeo
Conteúdo e cabelo maravilhoso, Dra Maria Fernanda!! Obrigada!
Maria Fernanda maravilhosa
Oi eu tenho uma mãe com está duensa dês dos 21 anos dela hoje ela tem 70 anos e tem dias que ela está bem .mas tem outros dias que ela me chinga e dos nomes orrivel e sempre acha que eu coloco amigo de ruim na água dela
Ela parece uma Boneca Barbie de verdade
Concordo
Tbm sou esquizofrênico
Minha mãe tem 55 anos e está em uma casa geriátrica. Meu avô teve Alzheimer então todos achavam que a minha mãe tinha também pelos sintomas apresentados. Agora que troquei a minha mãe de casa geriátrica, a enfermeira me procurou para dizer que a minha mãe não tem muitos sintomas compatíveis com Alzheimer e na opinião dela se encaixa com Esquizofrenia. Ao ver este vídeo, eu identifiquei a minha mãe em várias oportunidades (esquecimento, sensação de perseguição no trabalho, distorção da realidade, tentativa de suicídio quando mais nova, e surto no prédio em que ela morava sozinha - dizia que tinha gente no apartamento dela as 4hs da madrugada aos vizinhos). Estou no aguardo do retorno com o neurologista para ter o resultado.
@Thais Mafra foi realizado um teste genético e no final era Alzheimer mesmo.
Tive princípio de esquizofrenia, do nivel bem forte. Eu vivia em um mundo de pesadelos, acreditei em coisas que jamais teria acreditado estando bem. Mas graças a Deus, tomei meus remédios e lutei muito para voltar e tive muita fe em Deus. Estou aqui para dizer, que eu voltei. Mas ainda sinto medo de reviver tudo isso novamente. Pensa em um nível de loucura.
Eu comecei a escutar vozes me ameaçando... Fiquei apavorado no começo,mas agora eu já sei que não é real. Msm assim foi uma experiência horrível.
@Flávia leite kkkkkk
@Flávia leite Que linda
Tudo é sua mente.
@Flávia leite Não é real mesmo e tudo coisa da cabeça da gente, mas vc só vai se dá conta disto quando aceitar melhor o seu tratamento e se convencer disso ok.
Mas é difícil né?
Pq é algo bem real, pessoa não sabe se é ou não verdade, Deus nos livre...
Linda, inteligente e clara, tem me ajudado na minha formação como psicólogo, grato!
Tenho esquisofrênia esse vídeo é muito bom pois fala de todos os nossos sentimentos
Eu tenho essa doença é horrível, só deus pra tira dessa situação
Quer namorar comigo
@@robertaaaa8739 Auge
@@robertaaaa8739 aaaaaaaaaaah
qual idade descobriu ?
@@robertaaaa8739 vácuo 😂😂😂😂😂
A perfeição existe!!! Linda, inteligente, calma, parece um anjinho...
Eu a conheci aos 20 anos e hoje ñ vejo a hora de conhecer ela pessoalmente vou até Marilia perguntar sobre a Dra Maria Fernanda Gosto muito dela
Queria que ela fosse minha psiquiatra ;;;-:;;
@@georgeharrison2728 Só psiquiatra?
@@CanaldoEsquizo :v huuuum
Acabaram com a minha paciência e hoje ñ tenho paciência pra mais nada
Eu ouço e vejo coisas do mundo espiritual... de dos 2 anos .. ouço vozes que já me protegeu e vozes que já me ma dou fazer o mal .... mesmo as vezes ouvindo mate -o eu não fiz ... sou mais fácil de fazer o bem doque pro mal tenho 28 anos ... tenho sã consciência
olá doutora, eu já fui seu paciente a alguns anos atrás, continuo com o tratamento, mais agora to super bem graças a deus
Sua voz me da uma certa paz. Muito bom o seu trabalho Dr 💕
Chorei muito ao vê o video, pois é tudo o que eu sinto desde a infância , e após algumas situações de muito stress na minha vida , só piorou ..
E exatamente assim, é tão triste ,mais e totalmente possível conviver com um ESQUIZOFRÊNICO, sou casada com um e somos muito felizes, a família é muito importante, e frequentar o médico e tomar os remédios. A paz a todos
Meu namorado TB tem,ele sabe que tem ,mas não procura ajuda .Estou tentando um benefício do governo,pois ele não tem condições p trabalhar.Sera q consigo?
Yo ya estoy aqui perto de ti..
Verdade. Meu caso também
@Rafael da Silva Santos também sou casada com um há 20 anos e temos 3 filhos
@@solangemartins1895 queria falar com você?!
amei a explicação, mas eu já comecei os sintomas bem mais jovem, tinha uns 13 anos quando tive o primeiro surto.
Excelente e esclarecedor!! Parabéns doutora!!!
Eu tenho um filho autista e incrisofenico gostei muito desse vídeo pois ele me trouxe informações bem clara sobre essa doença meu filho começou fazer o tratamento dele mais já passamos por surtos que ele teve não tá sendo fácil mais estamos mais atentos sobre essa realidade ele tem 15 anos vai fazer 16 anos
É uma doença que requere muita habilidade para lidar com pessoas que a possuem. Obrigado, Fernanda! Seus conteúdos são maravilhosos!
Maria Fernanda meu querido amigo Mika
Dr.linda e abençoada por nus explicar.melhor
Obg de.deus e Jesus abençoe
Esse vídeo foi muito esclarecedor, minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia há uns 3 anos, desde então eu e meu pai lutamos muito pra compreender o que estava acontecendo e poder ajudá-la, no momento ela está bem fechada mesmo com a medicação mas nunca mais teve alucinações, a sensação de culpa realmente existe e infelizmente é difícil lidar com isso, de talvez ter ajudado no desenvolvimento da doença
Só gratidão à linda competente Doutora. Muita gente precisa obter essas informações.
Desde jovem sofro bastante ,luto mas só com ajuda de Deus e de quem entende prá melhorar
Esse vídeo é de 4 anos atrás,mas me ajudou bastante,o meu irmão é deficiente intectual,mas está com esses sintomas de Esquizofrenia,e é muito triste ver ele assim, estamos tratando ele , está tendo feitos colaterais com a medicação ,mas iremos conseguir se Deus quiser 🙏❤️ obrigada pela explicação ❣️
uma pergunta quem na sua familia teve os delirios e alucinaçoes da doença
23 anos e comecei a escutar mts conversas durante a noite, e eu moro sozinho, bem dificil aceitar e lidar com isso, amei seu video, me ajudou mt a entender tudo
Moro sozinho sei como e as vezes escuto uma familia dentro da minha cabeça como se eles morasse la isso piora
@@noob8848 é exatamente assim, umas conversas bem aleatórias tlg, e ficam conversando a noite toda
pq n chama alguém pra morar contigo por um tempo determinado pra ver se melhora?
@@natirodriguesEle precisa procurar um especialista!
Rafael Ferreira você e um filho maravilhoso Deus abençoe você e sua mãe
Você explica muito bem .procurei outros médicos mais nenhum explica igual a você. 👏👏👏👏💓
Parabéns pelo vídeo. Conteúdo de ABSOLUTA QUALIDADE!!! A forma de expor as informações da doença também é excelente!
Já tive uma crise de paranóia por alguns meses. É assustador não sentir que pode confiar nos seus próprios pensamentos e decisões. Mas só consigo sentir respeito por pessoas e seus familiares que enfrentam transtornos mentais. É uma solidão absurda, uma sensação de não pertencer mais ao mundo (apesar de, sim, fazemos oarte desse mundo!!). Sentia que nunca mais fosse viver normalmente e pudesse ser feliz de novo. Hoje eu estou muito bem, muito melhor, a passos de colher frutos de conquistas incríveis. Eu não consegui ir atrás ainda para saber diagnóstico...
Espero que todos possam julgar menos e acolher mais, a nossa mente as vezes pode ser nossa pior inimiga e ter pessoas com quem contar faz toda diferença!!
Meu pai tem esquizofrenia paranóide, e ele já não tem mais momentos de lucidez.É muito difícil lidar com esse problema, para nós é uma tortura , porque ele tinha mente brilhante, e após a doença se manifestar ficou desse jeito.
Amo muito meu pai e essa doença está destruindo a sua vida aos poucos, e nós não podemos fazer nada.
Adriana ..... qual a idade de seu pai e que tipo de medicação ele toma?
Ele toma o haldol e a olanzapina.Já tomou risperidona, mas esses medicamentos parecem não surtir mais efeitos.Ele tem delírios constantes.Seus momentos de lucidez estão cada vez mais escassos.
Ele tem 66 anos.
Adriana ___ mas isso são dois neurolépticos ____ faltou outro medicamento para auxiliar. O neuroleptico tomado sozinho tem pouca eficácia.. e o Risperidona.... não resolve ABSOLUTAMENTE NADA!
Deus pode ajudar vc e ao seu pai!!!
Procure saber quem é Jesus e aceite o como o seu salvador, pq certamente Jesus é a única solução (eu não estou falando de religião). Leia a bíblia e procure uma igreja q vc se encaixe melhor. Jesus te ama!!!
Sou estudante de psicologia e to estudando sobre o tema, me ajudou muito!
Sinceramente, os vídeos da doutora Calliani, são melhores do que muitas consultas que vejo por aí.
Boa tarde vou relatar a minha experiência com o transtorno. Conheço essa realidade desde criança, o meu pai era portador de transtorno psiquiátrico em particular a esquizofrenia, no entanto mal saberia que essa realidade viria afetar minha realidade novamente no ano de 2013, ano em que o meu irmão desencadeou um surto psicótico e que em 2015 eu também viveria essa realidade na pele. Tive um surto psicótico no período da noite, eu já vinha me sentindo estranho, pois estava lidando com várias situações do meu cotidiano que estavam me levando a fadiga mental muito severas, era pressão daqui pressão dali, estava entrando num verdadeiro inferno, no meu ambiente de trabalho lidava com pessoas que se julgavam religiosas e tementes a Deus, mas que na sua essência eram verdadeiros narcisistas. Desde criança fui influenciado pela cultura budista, e é até hoje a minha escola de pensamento diante das dificuldades que minha mente barulhenta conseguia e consegue discernir; então, voltando ao dia que tive um surto, era noite e eu já vinha apresentando sintomas de que algo de estranho estava a me ocorrer, fui para a frente do meu oratório praticar o meu mantra, e cinco minutos na frente do meu oratório foi o suficiente para minha vida mudar da água para o vinho, nesse exato momento senti uma forte explosão dentro da minha cabeça, e foi então que o mundo parou, eu havia morrido, os meus pensamentos deixaram de existir, naquele momento não conseguia mais pensar, é como se uma força sobrenatural tivesse desligado o meu cérebro. A minha mente barulhenta parou e deu lugar para um vazio imensamente profundo, é como se eu tivesse me unido ao vasto universo, um vácuo, uma sensação de leveza, o peso encefálico deu lugar a uma sensação de crânio sem cérebro, sensação de copo vazio. Era quase que um absoluto zero, senti uma paz que nunca havia sentido antes, entrei num vácuo profundo, me sentia num estudo da prática budista que relata que o personagem Sidharta Gautama, o precursor do budismo na Índia, após longos anos de austeridades e meditação na Índia, havia alcançado o tão falado estado de buda ou o "Nirvana" também conhecido como: a extinção dos desejos mundanos, é como tudo o que eu buscasse na minha fé, passasse a ter sentido, toda mensagem subliminar que a prática propunha, agora fizesse sentido. Agora eu era um cadáver ambulante, passei a encarar essa sensação mórbida com grande convicção de que isso não era uma doença, mas sim um outro nível de consciência, sobre a qual a mente humana poderia vivenciar, como eu já havia mencionado agora eu estava convicto de que estava vivendo na pele a extinção dos desejos mundanos! Nesse período, parecia tudo lindo, maravilhoso, pois eu acreditava estar lidando com algo transcendental, fiquei numa expectativa enorme, pois nada me tirava da cabeça de que eu não estava doente, e que essa sensação era na verdade o meu tão sonhado "estado de Buda". Diante dessa interpretação distorcida a minha vida ainda tinha que continuar, e como professor de música foi notório que muitos haviam prestado a atenção na minha mudança de comportamento, essa nova realidade me trouxe muita desorientação, fiquei impossibilitado de falar algo com coerência no auge, exceto quando era algo que não sofria influência do transtorno, algo que estava ligado a rotina e que não requeria um vocabulário muito elaborado. Eu não conseguia formular um texto coerente no auge do transtorno, foi a mesma coisa que viver um Alzheimer precoce, as palavras fugiram do meu vocabulário, muitas vezes tentei buscar coerência dialogando com alguém fazendo o uso de livros, jornais e ou revistas, pois não conseguia lembrar de como escrevia-se várias frases e muito menos exercitar um vocabulário mais polido, e isso estava me irritando de tal forma, a ponto de me sentir extremamente morto. Desde criança alimentava um forte preconceito quanto à medicina psiquiátrica, pois quando criança, tive que presenciar o meu pai numa clínica de conceitos bem arcaicos, a clínica se chamava Colina Verde que ficava em Londrina no PR, ali eu vi o meu pai numa camisa de força, tomando a famosa injeção "sossega Leão" e outros antpsicóticos da época, e tudo aquilo me deixava aterrorizado, pois como ainda era criança não compreendia a seriedade sobre a psiquiatria, e que aqueles métodos eram utilizados porque era o meio que as pessoas conseguiam abordar um paciente em crises no peso da desorientação de suas mentes mórbidas, pois é extremamente desorientador, estar vivo e não conseguir lincar nossa fala consciente com a nossa fala inconsciente (nossos pensamentos) chega ser absurdo né? Mas é assim que essa doença se manifestá, você fala, mais não consegue pensar, então naquela época, eu carregava o peso da minha própria ignorância, achava tudo absurdo, pra que choque na cabeça, pra que remédios que te deixam impregnados? Nessa época o meu pai nos deu muito trabalho, a ignorância da minha família era tão gran, houve um final de ano no qual o meu pai estava internado, a clínica permitia aos pacientes a famosa visitinha aos familiares só que desde esse dia ele nunca mais voltaria para a clínica. Transformando as nossas vidas em um verdadeiro filme de terror. O caos estava feito, depois desse dia ele nunca mais voltou para a internação, pois o meu avô e minha avó já não acreditavam mais na cura através da ajuda psiquiátrica, e pra piorar a situação ele era alcoólatra e fumava excessivamente, os estabilizadores de humor já não faziam tanto efeito, os meus avós na negligência e mesmo por carecerem de escolaridade, acreditavam que na verdade o meu pai estava era precisando de um bom benzedor, até pai de santo eles tentaram, era um verdadeiro inferno, apelavam para o cristianismo, catolicismo, budismo. Tudo em casa girava em torno da ignorância, tudo era religião, a falta de discernimento prevalecia na nossa realidade, pois afinal, o que a medicina já havia descoberto diante dessa realidade? Pois como sou leigo e nasci em uma família disfuncional, aprendi a ser disfuncional, preconceituoso e por aí vai...
...não fazia ideia que esse grande mal que assolava a cabeça do meu pai, passaria assolar a minha também! No entanto o meu irmão veio adoecer primeiro, foi muito difícil ter que rever esse problema afetando nossos estilos de vida novamente, só que dessa vez foi diferente, ao identificarmos essa realidade, procuramos ajuda psiquiátrica urgente, ele veio ficar internado durante um mês, foi muito angustiante reviver essa realidade novamente, ninguém quer ver o seu ente querido ruim, degenerado e desorientado. No entanto ele veio recobrando a consciência e aos poucos foi retomando o seus afazeres, detalhe: tanto o meu irmão quanto eu não fazemos o uso de bebida alcoólica e nem fumamos. Hoje o meu irmão é pai, tem uma esposa guerreira, e tem um excelente emprego, no entanto leva o tratamento a risca, toda noite ele e eu tomamos os nossos estabilizadores de humor conforme a orientação da psiquiatra, tudo muda quando a gente muda, como eu disse no início desse relato, sou Budista, e no budismo somos orientados a buscar a razão, procurar ser racional e deixar o lado emocional como um meio e não uma finalidade. Se tem algo de errado, não êxite ajuda médica, a fé é algo inerente, vivemos buscando Deus em várias doutrinas, mais nos esquecemos que somos feitos de substâncias químicas, e que se esses processos biológicos por algum motivo deixam de trabalhar corretamente ficará evidente que alguma coisa muito grave estará acontecendo. Na psiquiatria quando isso acontece eles dizem que o paciente quebrou com a realidade, e não é pra menos, a desorientação é gigantesca e que com toda certeza vai gerar bagunça, vai ter transtorno. Quando se entra em surto, a sensação de morte grita aos nossos cinco sentidos, a realidade se distorce, pois você sente odores fortes, um cheiro de podridão muito atenuado, você não consegue sentir dores, passa a se sentir um super homem, essa doença desorienta tanto, que o sono não vem natural, espasmos na região da nuca são constantes, e outras bizarrices que só vivendo na pele pra você tentar me entender. O mundo vira de perna pro ar, nossa percepção sobre a vida ganha outro valor, ter o conhecimento de causa não me faz melhor que ninguém, mas poder relatar essa realidade de forma coerente, pra mim já está valendo, porque anos atrás eu não conseguia relatar nada com coerência, esse texto dedico a minha psiquiatra que me salvou no auge do surto, a doutora Vitória Padilha Mantoan, que foi certeira ao me prescrever e com pouca medicação, apenas 100mg de quetiapina, me apontou que eu tinha que me orientar mais sobre a importância da psiquiatria e qual seria o papel que a psicologia exerceria daqui pra frente em minha nova Realidade! E pra finalizar deixo aqui o meu mantra, no qual baseio todo o meu relato, Nam Myoho Renge Kyo, Nam Myoho Renge Kyo, Nam Myoho Renge Kyo!!!
qual idade tinha em 2013?
@@rodrigonassar3060 33 anos
@@eduardohenriquedesouzapere5428 Eduardo , muito bacana seu relato, acho que já sentir esse estado Nirvana que vc relatou(nesse estado fico em uma paz sereníssima e parece que todos meus sentidos ficam aguçados: Ousadia, Raciocínio, Visão e mais ...) Tbm tinha muito pé atrás na medicina psiquiátrica e de uns 6 anos pra cá vejo que algo não está certo na minha saúde mental e que realmente preciso de ajuda... Ouço algumas vozes me reprimindo e me deixa muito mal. Tbm sou admirador da cultura budista e ultimamente tenho lido muito a respeito dessa ideologia para não nos apegarmos a e esse mundo. O seu caso é de esquizofrenia tbm?
@@aprendendoaviver2694 fui diagnosticado com o transtorno afetivo bipolar, mas tive episódios de alucinações auditivas e visuais sim, beirando a esquizofrenia!
@@aprendendoaviver2694 depois que descobri que nossas tomadas de decisões só funcionam porque os nossos neurônios estão saudáveis, não é qualquer dogma que me convence mais!
Estou estudando para entrar em medicina e, hoje, descobri que a minha mãe será a minha primeira paciente...
Poxa sinto muito oq ela tem?
@@Castellamey
.
@@Castellamey
..
💜
O meu 1paciente seria meu ex",
do dia pra noite cismou que estou numa conspiração mortal qto a ele'.😕
Vim aqui parabenizar você por se interessar por essa área da medicina que é tão delicada e ardua sendo assim a luz no fim do tunel pra muito que sofrem com essa doença infelizmente ate agora incurável.🙏
Muito bem apontado e explicado. Obrigado pela contribuição!
Minha irmã foi internada hoje peço orações a todos
Qual o nome dela por favor?
Como ela está?
🙌🏻🙏🏻
Deus ama você,vc vai vencer isso ,tenha fé ❤️
Somos todos guerreiros! 🙏🏻❤️
Os médicos me deram muitos diagnósticos durante a minha vida ...
Tipo eu já fui ( e ainda sou ) diagnóstica do com ; esquizofrenia , autismo , psicopatia e depressão .
Eu não tô nem ai , só não quero ficar super doidão ao ponto de ficar numa cama definhando , de resto ta de boa .
Deus abençoe todos nós .
psicopatia e depressão andam bem distantes
tu que é o mochila de criança ent
@@vitorfalcao3519 mas é possível um Psicopata ter Depressão, já que Pessoas com Transtornos de Personalidades podem Ter comorbirdades.
e também é normal indivíduos com Transtorno de Personalidade antissocial (Sociopatia/Psicopatia) apresentarem outros Transtornos pisiquiatra juntos como: Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Borderline, transtorno Bipolar, e até depressão...
Autismo só pode ser diagnosticado com avaliação neuropsicológica
Parabéns por seu vídeo! infelizmente, ontem um parente muito próximo cometeu suicídio devido a essa doença. Fizemos todo o possível, mas não conseguimos. Espero que encontrem a cura para essa doença, para que outras famílias não passem pelo mesmo que passamos.... Abraço!
Meus sentimentos.É uma doença difícil de se lidar.É algo insuportável, para quem está vivendo com esta doença. Que Deus conforte a Familia!
Leninha Woits u
Tiago ghhjj ex tomo momento ni mi bus bi k kkkkk ltlairlo
Tiago Nascimento ah se tivesse cura tomo remedios desde os 18 anos
Já procurei todo tipo de ajuda espiritual mais não deu certo isso é na mente mesmo eu vejo vultos e vozes não como mais não tenho controle sobre minha mente parece que a única saída é se matar estou criando coragem pra isso. Me diga uma coisa eu ouço vozes como se fosse uma pessoa falando no meu ouvido e agora estou ouvindo na cabeça tenho vergonha de buscar ajuda não tenho coragem de falar estou angustiado não durmo mais pq a voz não deixe só que agora cada dia que passa tá pior choro muito só queria um saída pra isso sem ter que acabar com minha vida estou me sentindo um lixo pq meus pensamentos são horríveis não sou uma pessoa ruim mais minha cabeça acusa que sou.
Deus é bom 🙏 junto por vida melhor para todos 🙏
cresci vendo minha mãe tendo crises de esquizofrenia, com mais ou menos 6 anos vi homens de branco entrando na nossa casa e meu pai desesperado dizendo que nao aguentava mais ela daquele jeito, minha mae era muito agressiva e batia muito no meu pai, fora as alucinações! Com 22 anos tive minha primeira crise, creio que foi muito o fator ambiental de muito estresse que passei e o fator genetico claro, minha tia depois de um tempo me contou sobre a doença da minha mae, felizmente hj ela vive bem, nao aceita a doenca, mas vive controlada, eu hj me cuido e busco mas informações sobre.. e uma doenca que precisa de tratamento e informação!!
Se cuide Sarah! Procure terapia! E uma religião que te conecte ao Transcendental ( ao Deus todo amor )
Que explicação maravilhosa. Parabéns, Dra!
Colocaram no papel q tenho isso eu ñ tenho a Esquizofrenia tenho Transtorno Psicótico Com Bipolaridade desde os 18 anos o meu psiquiatra e a psicóloga fecharam o diagnóstico definitivamente hoje outros medicamentos pra controlar a doença e olhe q tô com excesso de peso passei a adolescência toda engordando e preciso emagrecer pra subir no salto
Melhorei muito depois que passei a estudar a bliblia e depois que comecei a orar.(orar)falar com DEUS
Dra Sou Psicologo, a esquizofrenia é uma doença muito impactante, por isso que a prevenção e o diagnostico ajuda em muitos casos a controlar a doença.
Maravilhosa! Parabéns Dra, excelente explicação!!! Sua didática é leve, suave, o que a torna perfeita para alcançar gregos e troianos 👏🏼👏🏼👏🏼🌹😘
Amo o jeito que vc e seu marido expõem as doenças...sem cotar que vc se parece na aparência e no seu jeito de falar e na própria voz com alguém que gosto muito a esposa do meu pastor...
Obrigada.
Obrigada pelo carinho, Vera! 💖
Sempre muito amor pela profissão e pela vida 🌟
Excelente profissional, parabéns.
Cristo cura sim a esquizofrenia ele cura sim... seu amor por nós é imenso... ele cura sim...
Não cura, aprenda a ciência, não adianta pedir para Deus, porque ele mudaria algo normal para a humanidade? seja realista e não otimista.
@@loowcura sim eu sei
Vai nessa
a religião cega mesmo..
Deus nemmm existe 😂😂😂
De todos os vidios vc foi a melhor
Seu canal fornece muito conhecimento a nós leigos, muito obrigado pelo compartilhamento. Sucesso!
Nossa vc falou todos os sintomas que minha mãe tinha. Minha mãe teve a primeira crise aos 33 anos de idade,’sempre indo e voltando de clínica para tratamento de doenças mentais e a cada crise ela piorava. Minha mãe sofreu 19 anos com essa doença e faleceu aos 51 anos muito cansada e esgotada por causa da doença. Tinha que tomar remédios e para piorar fumava muito. Qnd surgiu a doença ela aumentou o consumo de cigarro, eram 3 maços por dia. Minha mãe teve infarto fulminante. Essa doença associada à vícios maltrata demais.
Ana Paula dos Santos Pereira tem decomdrole
😢
Bom dia
5:14 á 5:36 vou levar essa parte por toda minha vida. Muito obrigado pelo vídeo.
Eu achava que eu tinha esquizofrenia, mas eu só tenho os delírios da esquizofreniakkk. Porque eu acho que tem alguém me perseguindo, que alguém tá lendo minha mente, que alguém mau intencionado invadiu meu celular e tá vendo tudo que eu tô fazendo (Até tampei as câmeras do meu celular com fita) Que meus amigos vão me trair. Que alguém tá me stalkeando e esperando a primeira oportunidade pra me prejudicar. Nunca tive uma alucinação pelo que eu lembre, mas já senti gosto de esgoto na boca por mais de 2 meses, não sei se conta
6:14 MANO. Ela me descreveu todinho nessa parte. Achei uma solução pro meu problema, eu tenho todos os sintomas negativos, fico feliz por saber que isso pode ser solucionado, e que não era só o meu jeito
Eu tbm penso q podem ler ou saber oq penso ou falo na mente 😐
Procure um médico psiquiatra. Talvez você tenha personalidade paranóide.
Eu trato de esquizofrenia, graças a Deus Estou vencendo
Como
O amor é um tesouro q,quanto mais se divide,mais se multiplica,se enriquece à medida q se reparte.❤🙃
Ótima explicação. Parabéns.
Achei sua explicação perfeita, obrigado!
Dra seu canal é uma benção em nossas vidas, tenho um filho com esquizofrenia, mas é muito difícil pra fazer o tratamento.
Dotora fernanda minha mãe sente tudo isso que você falou, e já faz 34 anos.