COMO A MAGIA AFETA VOCÊ! A estranha biografia de Alan Moore

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น •

  • @QuadrinhosNaSarjeta
    @QuadrinhosNaSarjeta  2 ปีที่แล้ว +34

    APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
    www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta

    • @letrasdoespaco
      @letrasdoespaco 2 ปีที่แล้ว +1

      Bixo, tu precisa fazer um vídeo sobre South Park.

    • @HenriqueFRosa
      @HenriqueFRosa 2 ปีที่แล้ว

      Adoro Alan Moore, mas não estava dando muita bola pra essa edição. Depois desse vídeo vou garantir o meu agora.
      Excelente conteúdo 👏👏👏

  • @DivinaScarpim
    @DivinaScarpim 2 ปีที่แล้ว +707

    Sou uma velhinha que leu muito gibi na infância (não tinha HQ nessa época). Desde Tio Patinhas até Mônica e, depois, HQs que meu filho ou meus alunos liam e me emprestavam. Hoje, aposentada, leio menos quadrilho (porque são um pouco caros), mas adoro seus vídeos porque eles não são só sobre HQ. Enfim, queria parabenizá-lo e desejar muito sucesso, o que você faz vale muito, e esse vídeo está maravilhoso!

  • @carolinamatsumura
    @carolinamatsumura 2 ปีที่แล้ว +45

    citaçoes:
    do inferno - alan moore
    palavras, magias e serpetes - alan moore & eddie campbell
    esferas - peter sloterdijk
    filosofo: jacques derrida
    guide psychogeographique de paris
    filosofo: carl gustav jung
    ocultista: allister crowley
    escritor: william burroughs
    filosofo: gilles deleuze
    edit: se estiver faltando alguma coisa é so colocar aí em baixo q arrumo

  • @antediluvian2380
    @antediluvian2380 2 ปีที่แล้ว +4

    11:06 o doce momento em que você vira um Magista, e todo mundo volta a ser encantado novamente para que você tenha sucesso na sua Arte ..

  • @gibabr50
    @gibabr50 2 ปีที่แล้ว +114

    Impressionante como todo mundo acha o Moore um doidinho de bairro, quando se fala sobre ele ser um mago, mas é só fazer alguma citação das considerações dele sobre magia, que todo mundo aplaude.
    No mais, concordo que "Do Inferno" é um dos melhores quadrinhos já escritos e, na minha opinião, a melhor coisa que o Moore já produziu em quadrinhos.
    Depois vou atrás dessa edição da Darkside, fiquei curioso pela experimentação do Campbell.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu acho "Do Hell" legal não me pegou, mas a arte do Campbell é algo a ser estudado junto de sua narrativa gráfica, não tinha desenhista melhor para essa biografia não oficial do Estripador.

    • @kazuo398
      @kazuo398 2 ปีที่แล้ว +6

      Sempre achei maneiro essa parada de ele ser mago.
      Outro quadrinista que tem umas ideias legais sobre o tema é o Grant Morrinson

    • @dlbroc
      @dlbroc ปีที่แล้ว

      @@kazuo398 outro magista, "os invisiveis" foi basicamente um feitiço em formato de quadrinho

    • @flaviomendonca7556
      @flaviomendonca7556 ปีที่แล้ว

      @@kazuo398tem o paulo coelho que tbm falam q é mago mas esse é escritor

  • @josenoce5767
    @josenoce5767 2 ปีที่แล้ว +50

    Esse lance dos apelidos, de ser determinado como gente pelas outras pessoas, me fez lembrar de um colega que tive no segundo grau. O apelido dele era "Figurante do Chaves" kkkkkkkkkk. E esse apelido, que aliás caia como uma luva rs, representava o que a galera via nele, em total detrimento do que ele achava de si. Ele se achava, estilo "não posso sujar minha roupinha de marinheiro, pois vou na festa dos Pires Cavalcanti". Mas ele tinha um visu meio Agostinho Carrara misturado com Hermes e Renato, tipo os figurantes que passavam na rua sempre que mostrava a porta da vila do Chaves kkkkkkkk. E de quebra, o apelido ainda desconstruia a pose que ele queria ostentar, pois um figurante é alguém quase que totalmente insignificante pra trama, e a galera tratava ele assim rs.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 2 ปีที่แล้ว +16

      Tratado como figurante, mas o melhor protagonista de sua história.

    • @josenoce5767
      @josenoce5767 2 ปีที่แล้ว +7

      @@giulyanoviniciussanssilva2947 Sim, de fato. Somos tds protagonistas de nossas próprias histórias, coadjuvantes em mais algumas outras e figurantes em tds as demais.

    • @PedroNeto1987
      @PedroNeto1987 2 ปีที่แล้ว +2

      Todo mundo tem alguma dificuldade ou falta de percepção. Ninguém nasce pronto. E imagino que o fato de ser criança/adolescente dá algum desconto pra a pessoa.

    • @yoannes6882
      @yoannes6882 2 ปีที่แล้ว +1

      As pessoas são meras vítimas criadas pelo meio, tudo influencia e faz aquela pessoa ter aquela pessoalidade/personalidade(Ego).
      E isso é o que vem quebrando muitas pessoas, essa desigualdade, é complicado.
      Mas se não tivesse desigualdade jamais existiriam dois.

  • @nathalialobo3641
    @nathalialobo3641 2 ปีที่แล้ว +15

    O Alan Moore é seguidor do Aliester Crowley, o criador do Thelema, inclusive tem várias referências no trabalho dele e até no trabalho do Neil Gaiman. Dois bruxões ❤️☺️

  • @andremon.
    @andremon. 2 ปีที่แล้ว +206

    Finalmente editoras pagando esse canal pra produzir conteúdo de qualidade sobre suas obras (não sei se já rolou antes). Demorou mas chegou 👏👏

    • @chackal7596
      @chackal7596 2 ปีที่แล้ว +5

      Tomara que isso seja mesmo um motivo a comemorar.

    • @Darlan_Ferreira
      @Darlan_Ferreira 2 ปีที่แล้ว +6

      ​@@chackal7596 sim, até porque o canal é essencialmente independente e o Alexandre tá sempre batendo nessa tecla, se desviar desse compromisso (e ao mesmo tempo diferencial) não faria muito sentido

    • @javierrodriguez9195
      @javierrodriguez9195 2 ปีที่แล้ว +1

      @@chackal7596 Isso me preocupa também. Muitos canais eram legasi até começarem a receber grana pra falar das obras.

    • @QuadrinhosNaSarjeta
      @QuadrinhosNaSarjeta  2 ปีที่แล้ว +92

      Fiquem tranquilos. Raramente isso acontece (para a tristeza do meu bolso). E o acordado foi que eu falaria o que eu quisesse. Então, não se preocupem, não vou elogiar tranqueira não. Muito pelo contrário.

    • @werlleyoliveira3
      @werlleyoliveira3 2 ปีที่แล้ว +6

      @@QuadrinhosNaSarjeta pior que a proposta do canal permite tranquilamente fazer merchan de tranqueiras, já que foge dessa dualidade bom/ruim.

  • @thed4rknss673
    @thed4rknss673 2 ปีที่แล้ว +21

    Niel Gaiman é meu escritor favorito, e é perceptível como o Alan Moore influenciou, tanto na forma como Gaiman trata magia, como na escrita, sensacional, vou da uma lida nesses quadrinhos

    • @gvbarbosa78
      @gvbarbosa78 2 ปีที่แล้ว +4

      Como autores ingleses, ambos foram nutridos na mitologia arthuriana. Eles cresceram ouvindo os feitos de Merlin. Acrescente a isso o corpus literário de Tolkien, que multatis mutandis deve ter sido para o infante Alan Moore o que Monteiro Lobato foi para gerações de leitores aqui.

    • @dlbroc
      @dlbroc ปีที่แล้ว

      @@gvbarbosa78 Oq? kkkk não. A inglaterra sempre foi um caldeirão de influencias ocultistas por não ter sofrido tanta influencia da filosofia racionalista como existiu na frança. A mitologia arturiana é somente um dos fatores que podem ter influenciado eles (e hoje em dia, talvez até seja a menor das influencias). Desde a familia imperial que mantinha magos militares estrategistas como conselheiros da sua corte a exemplo de John Dee, ou artistas ingleses que fizeram parte da Golden Dawn, ou em Thelema de Aleister Crowley, ou até na propria Magia do Caos mais recentemente, que é a "tradição" que o Moore parece ser mais vinculado (vide o ensaio Anjos Fósseis e o minidoc dele falando sobre Austin Osman Spare), a Inglaterra e os artistas ingleses sempre foram mais abertos a esse tipo de assunto.
      E sinceramente, quanto a influencia de Monteiro Lobato, sei não hein? A magia artística brasileira sempre foi muito mais vinculada a terreiros das variadas tradições afroamerindias e monteiro lobato apesar de sim, trazer as Encantarias em seus livros, era totalmente racista por tratar como lendas e coisas ruins, além dele nao ser vinculado a quaisquer dessas tradições, então não acho que haja essa influência aos artistas atuais - mas não nego que há influencia dele quanto a outros assuntos. Acredito que magistas artistas brasileiros surgiram mais recentemente, posso estar errado quanto a achar que seja recente, mas em minha memoria pego como exemplo Jorge Ben com sua Tábua de Esmeralda e a alquimia, Os Tincoãs e Afrosambas com suas influencias afrodiasporicas, Raul Seixas com Thelema e sua máxima "faz o que tu queres pois há de ser o todo da lei", Paulo Coelho, os romances espiritas psicografados etc. Enfim, nós temos um caldeirão muito bom também e a tendência agora é aumentar devido a internet.

    • @MatheusCosta-li7zx
      @MatheusCosta-li7zx ปีที่แล้ว

      @@gvbarbosa78 Não somente isso, muitos autores ingleses bebem do ocultismo do séc. XIX- XX, que é relativamente famoso por lá

  • @chicoporto8947
    @chicoporto8947 2 ปีที่แล้ว +5

    Valeu!

  • @ANomadeCosmica
    @ANomadeCosmica 2 ปีที่แล้ว +14

    Enéas é um baita dum autor!!! Não por acaso, a tradução agradou :) maior orgulho ter participado de uma mesma antologia que ele

  • @ProfJoseRodrigues
    @ProfJoseRodrigues 2 ปีที่แล้ว +6

    "Uma Investigação sobre a Magia", do antropólogo Marvel Mauss, é outra boa dica de bibliografia para se entender a magia do bruxo de Northampton.
    "Bruxaria, Oráculos e Magia", do Evans-Prithchard, também.

  • @pedrom1528
    @pedrom1528 2 ปีที่แล้ว +8

    Ideaspace é quase um siamês ds egregora. Fica a sugestão seria interessante um vídeo sobre o Moore e Grant morrison sobre a visão deles de magia, pelo menos sobre invisíveis tem que rolar.

  • @fernandobaracho5195
    @fernandobaracho5195 2 ปีที่แล้ว +15

    Isso que Allan Moore fez lembra a prosposta de C. G. Jong sobre o lirvo Tibetano dos Mortos ( Bardo Todol), como o fato de usa-lo como livro iniciático para superar problemas psicológicos. Existem outras formas menos radicais de fazer o que ele fez, mas, se ele saiu vivo dessa meus parabéns!

    • @gtrap33
      @gtrap33 2 ปีที่แล้ว +1

      Ñ entendi a relação de jung com o bardo todol ?

    • @fernandobaracho5195
      @fernandobaracho5195 2 ปีที่แล้ว +1

      @@gtrap33 Tem um comentário psicologico na pagina 45 do Livro Tibetano dos Mortos

    • @gtrap33
      @gtrap33 2 ปีที่แล้ว +1

      @@fernandobaracho5195 vlw

  • @fernandocharchar3300
    @fernandocharchar3300 2 ปีที่แล้ว +14

    Ai que peninha desse pingente... Queria muito. É como ver uma criança colando cards colecionáveis raríssimos na parede do quarto 😔

  • @RicardoArgiles
    @RicardoArgiles ปีที่แล้ว +2

    Na primeira página do livro David Copperfield de Charles Dickens, fala dessa membrana fetal, o personagem nasceu Empelicado.

  • @carolinamatsumura
    @carolinamatsumura 2 ปีที่แล้ว +3

    espero que mais editoras percebam como o que vc faz é muito importante, parabens!

  • @rodsouza001
    @rodsouza001 5 หลายเดือนก่อน

    Essa parte da criança articulando os primeiros pensamentos, mundo simbólico, vocabulário reduzido ainda em desenvolvimento é tão parecido com a história que se passa nos idos de 4000AC em A Voz do Fogo. O véio-barbudo é bom demais.

  • @eriganikas119
    @eriganikas119 2 ปีที่แล้ว +4

    Essa parada de psicogeografia é muito legal. Estou lendo um material muito interessante da Veneta que trata sobre o assunto chamado A Vida Secreta de Londres, que também conta com a participação do próprio Moore e do Gaiman. Conhece esse trabalho, Linck? Vale comentário num futuro distante aqui no canal?

  • @bakunindumetal
    @bakunindumetal 2 ปีที่แล้ว +14

    Vc assistiu a série Paper Girls? Pra quem não conhece é inspirada nos quadrinhos de mesmo nome e a melhor maneira de descrever é a mistura de Dark e Stranger Things.

  • @a.c.8470
    @a.c.8470 ปีที่แล้ว +1

    "Quando quis tirar a máscara, estava grudada a cara. Quando a tirei e me vi ao espelho tinha envelhecido. Estava bêbado, já não podia usar o dominó que nunca houvera tirado. " - F. Pessoa.

  • @masterponynight2994
    @masterponynight2994 2 ปีที่แล้ว +4

    Isso tava me lembrando Mutarelli, na parte do Burroughs eu tive certeza. Apesar do meu ceticismo eu sempre me interessei por assuntos "religiosos e espirituais", não apenas por a religião ser parte fundamental e influente na sociedade, mas muitas vezes puramente pelas histórias contadas. Em o "Natimorto", o lance do "Tarot" contar uma historinha e tal...

  • @brnne
    @brnne 2 ปีที่แล้ว +10

    Eu tive uma grande decepção quadrinistica com o meio dos hqs, muita gente que eu admirava sendo apoiadores de fascista pra baixo. Mas acompanhar teu canal e as review me ascendeu de novo o pq eu gostava tanto de quadrinhos no começo. Alan Moore e gaiman pra sempre foram meus escritores favoritos. Nunca me identifiquei tanto com a ideia de super heróis, e as obras deles tinham um que de cutucar a sociedade de inspirar a ser melhor. Valeu mesmo

  • @Edjôfra
    @Edjôfra 2 ปีที่แล้ว +1

    esses deve ser um dos melhores videos do canal, reflexões mto tocantes, até deixei salvo para ficar revendo

  • @ANomadeCosmica
    @ANomadeCosmica 2 ปีที่แล้ว +5

    Só porque eu abri o vídeo de hoje citando o Bruxão hehehe (amei o recado que aparece antes de comentar ^^)

  • @w0lf_step
    @w0lf_step 2 ปีที่แล้ว +43

    A definição antiga de magia é:
    A arte de causar mudanças que ocorrem em conformidade com a vontade. Ou seja o indivíduo efetua mudanças na realidade de acordo com seus anseios. Ciência moderna e marketing são exemplos de magia. Quando a propaganda seduz o comprador, isso é chamado "encantamento". Até a palavra é usada quando você está enamorado por algo.
    Por ex:
    - Estou encantado com este perfume!
    Magia, nesse sentido, existe de verdade e não é o ziriguidum do pica-pau.😂
    edit: A "vontade" do Crowley é outra parada é muito extensa e nem vira desenvolver isso em comentário de YT. 😆

    • @thiagosantana1021
      @thiagosantana1021 ปีที่แล้ว +3

      Não precisa ser tão extensa amigo, thelema é o simples querer, um querer real e verdadeiro, que não encontrará objeções em suas realizações, pois se você quer em verdade então é natural, e se é natural acontecerá na mesma inevitabilidade da natureza que nos cerca. Por isso o 'faze o que tu queres, pois há de ser o todo da lei'.

    • @adrianorosmaninho9534
      @adrianorosmaninho9534 ปีที่แล้ว

      Eu penso no celular e redes como um artefato de magia de ilusão, querendo controlar a galera em geral

  • @rafaellima8398
    @rafaellima8398 2 ปีที่แล้ว +1

    Cara seus vídeos sempre me fazem pensar muito, tipo sempre volto para ler os quadrinhos para tentar ver de outra forma... Parabéns pelo trabalho!

  • @alloybust3842
    @alloybust3842 4 หลายเดือนก่อน

    Linck, faz um vídeo sobre a geração Beat, já que falou do Burroughs, e as suas contradições das escritas em relação às atitudes dos autores homens daquela época

  • @antoniocunha3912
    @antoniocunha3912 2 ปีที่แล้ว +4

    Cara, por isso eu gosto tanto de Moore. Graças ao senhor, Professor, agora sei a razão do meu afeto por ele. Muito agradecido.

  • @cassiooliveira2697
    @cassiooliveira2697 2 ปีที่แล้ว +5

    Cara, eu sou umbandista e fazendo a minha formação sacerdotal. É muito foda ouvir o teu vídeo exatamente depois que um guia desce aqui em casa na surpresa. Alexandre, tu é o cara!

    • @guilhermenetto9254
      @guilhermenetto9254 2 ปีที่แล้ว

      Sempre quis saber se esses espíritos são reais, me explica mais sobre eles, por favor?

    • @cassiooliveira2697
      @cassiooliveira2697 2 ปีที่แล้ว

      @Guilherme Netto Depende do que tu considera real. Pra mim, que trabalho com isso, acaba sendo. Agora, o que é realidade pra ti?

    • @cassiooliveira2697
      @cassiooliveira2697 2 ปีที่แล้ว

      @@guilhermenetto9254 Tendo isso claro, podemos começar a entrar em questões teológicas.

  • @antoniojosefreitas3710
    @antoniojosefreitas3710 2 ปีที่แล้ว +1

    Uma curiosidade sobre os tais "costumes do nascimento". Tem um costume do nordeste, aqui na minha região do Ceará, que não se faz mais (não tenho conhecimento, ao menos), que era o de enterrar o cordão umbilical da criança perto de um "Mourão", que é como chamam estacas grandes de esquinas de cerca ou àquelas que usam para fazer as tronqueiras das porteiras. Minha mãe disse que fizeram isso com a minha e anos depois com a de minha irmã. Não me recordo o motivo, mas deve ser algo como o de jogar os dentes de leite sobre o telhado da casa e pedir "Mourão, Mourão, leva meu dente e me dê outro são". Câmara Cascudo estudou muito os costumes do Brasil, em geral, muita leitura boa, e ainda assim não se tem bibliografado todos os costumes dos brasileiros. Somos, de fato, um país de riquezas imateriais infinitas.

  • @Flavio-mp2ne
    @Flavio-mp2ne 2 ปีที่แล้ว +3

    Desconstruir...Taí um conceito que pode ser cunhado como "Alanmoriano" ainda mais quando se aborda HQs...Miracleman, Monstro do Pantano, WATCHMEN, O Estripador, As princesas dos Contos de Fada, os personagens da literatura em Liga Extraordinária e por fim ele mesmo.

  • @mariemaryan1847
    @mariemaryan1847 8 หลายเดือนก่อน +1

    Que maravilha ter encontrado esse canal! Ameeeeeei❤

  • @gabxv
    @gabxv 2 ปีที่แล้ว +1

    esse foi um dos videos que mais explodiu minha cabeça nesse canal.
    valeu!

  • @PaulloMendes
    @PaulloMendes ปีที่แล้ว

    Teve um momento que eu achei que você estivesse falando de Paulo Coelho! Adorei o vídeo! Parabéns pelo conteúdo!

  • @badernaoficina1057
    @badernaoficina1057 2 ปีที่แล้ว +5

    quer dizer que o termo"tchutchuca do centrão" é um encantamento?

  • @onirosphera
    @onirosphera 2 ปีที่แล้ว +21

    Alan Moore e magia, achei que falar de PROMETHEA!
    Tu gosta de Promethea? Eu considero a obra-prima do Alan Moore, cada capítulo é recheado de camadas, seja sobre magia, sobre a própria narrativa ou até mesmo sobre a história dos quadrinhos. Eu vejo muita pouca gente falando sobre Promethea. Tu sabes me dizer pq? As pessoas nao gostam ou nao conhecem?

    • @andremcs83
      @andremcs83 2 ปีที่แล้ว +3

      Pensei também! Acho que Promethea não pegou por ser um tanto proselitista. Ainda assim, é uma obra-prima, uma mistura de gêneros muito louca ... uma síntese (nem tão sintética assim) dos pensamentos do Alan Moore. Sem falar na arte foda. Eu amei quando li, quando reli e pretendo reler em algum momento.

    • @onirosphera
      @onirosphera 2 ปีที่แล้ว

      @mateus steele Sobre prometea... é... o ritmo não é a melhor coisa do quadrinho mesmo. É a história principal é desinteressante.
      Mas gratidão pelas indicações! Fiquei curiosíssimo!

    • @augustocgamesequadrinhos15
      @augustocgamesequadrinhos15 11 หลายเดือนก่อน

      De repente, o cara não leu a obra,ainda...

    • @onirosphera
      @onirosphera 11 หลายเดือนก่อน

      @@augustocgamesequadrinhos15 Era bem provável! Promethea é tema do grupo de estudos desse mês no quadrinhos na sarjeta! Provavelmente vem vídeo por aí! 😍

  • @mistervmaster1479
    @mistervmaster1479 2 ปีที่แล้ว +6

    Cara eu me pergunto quantos frequentadores do canal era um "pegador" pois eu não era.

  • @aprendendoacura
    @aprendendoacura 5 วันที่ผ่านมา

    Excelente como sempre. Parabéns .Sucesso sempre

  • @giulyanoviniciussanssilva2947
    @giulyanoviniciussanssilva2947 2 ปีที่แล้ว +3

    Por isso que eu sempre via ele visualmente perfeito para fazer um mago ou bruxo em algum filme de fantasia.

    • @CracraYu
      @CracraYu 9 หลายเดือนก่อน +1

      queria ver ele como mago

  • @pedrocoutinho2873
    @pedrocoutinho2873 2 ปีที่แล้ว

    Olá Linck,
    Primeiro, todos os seus vídeos são geniais ! Suas análises são muito boas; aulas!
    Sobre a ideia de "linguagem é um vírus", é um dos pontos centrais do Metal Gear Solid V. É uma daquelas obras que ficaram meio desconjuntadas por uma série de fatores, mas que têm vários elementos de análise.

  • @filipealcantara6018
    @filipealcantara6018 2 ปีที่แล้ว

    Cara, eu nem sou ligado a quadrinhos (apesar de achar muito bacana), mas tô aqui por conta da sua abordagem. Muito fera a forma como você comunica, parabéns.

  • @goncalogomes6239
    @goncalogomes6239 2 หลายเดือนก่อน

    Alan Moore é versado em diferentes áreas do conhecimento. Li Promethea e Do Inferno, recomendo ambos.

  • @leonardolucas4359
    @leonardolucas4359 2 ปีที่แล้ว +1

    "Esse canal aqui existe pra podermos fazer a leitura de objetos, como se fossemos crianças
    Não se trata de uma leitura infantil no sentido de ingênua, mas uma leitura que pode nos maravilhar"
    Outras coisas fizeram sentido quando ouvi essa frase dita quase sem pretensão

  • @samuelfinch9992
    @samuelfinch9992 2 ปีที่แล้ว +4

    Agora nunca mais vou olhar para o apelido "bruxo do cosme velho", de Machado de Assis, da mesma forma. "Ah, mas na verdade, ele é chamado assim pq..." NÃO ME INTERESSA, O CANÔNICO AGR É A DEFINIÇÃO DE ALAN MOORE.

  • @ygor9504
    @ygor9504 2 ปีที่แล้ว

    Conheci através de liga extraordinária, especificamente a Globo só passava e passava sempre esse filme de madrugada, depois foi por V de vingança, ele é bom demais

  • @eduardoreis7147
    @eduardoreis7147 2 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo vídeo, padrão Alexandre de excelência. O conceito de "inconsciente coletivo" de Jung é fantástico, sempre me atraiu, o problema é que essa ferramenta é pouco usada pelas ciências sociais, para além da psicologia. Acredito que a história, por exemplo, se beneficiária muito se incorporasse uma análise maior nesse sentido. A dificuldade talvez esteja em usar esse conceito tendo como perspectiva o metodo científico aplicado no entendimento dos eventos históricos, evitando um quadro teórico complicado demais na análise dos dados. Ao longo do século XX, depois da escola francesa dos Annales, os historiadores ficaram muito restritos a uma visão pautada no conceito de modo de produção, se tornando refém de uma base econômica que acaba explicando quase todas as transformações da superestrutura social e política. Não estou dizendo que está errado, somente que as vezes fica faltando algo, o lado irracional do ser humano, que acaba sem explicação. Temos obras que incorporam essa vertente de entendimento do real, como o fantástico livro de Wilhelm Reich "Psicologia de Massas do Fascismo", mas esse clássico aparece meio isolado nas estantes dedicadas a história, infelizmente.

  • @leticiawindd
    @leticiawindd ปีที่แล้ว

    Quando o assunto alfabetização começou 10:50, eu me lembrei que quando eu aprendi a ler eu ficava muito frustrada por que eu não conseguia mais só olhar pra uma placa, por exemplo, e admirar as cores ou o formato... a mente já ia lendo a porcaria da palavra kkkkk eu literalmente tentei desaprender a ler evitando livros, qualquer tipo de texto ou olhar pra placas 😂 não deu certo 😢

  • @culturapopeespiritualidade6566
    @culturapopeespiritualidade6566 10 หลายเดือนก่อน

    Aprendi a ler com os gibis. A Professora que me alfabetizou que me incentivou. HQ é coisa séria, é uma arte que seu canal ajuda a decifrar

  • @claudiomenezes1150
    @claudiomenezes1150 2 ปีที่แล้ว +1

    Vamos bater o curral HQ hein. 70k \o/

  • @antoniohenrique5750
    @antoniohenrique5750 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre soube que Constantine era um documentário, e não uma ficção. Histórias tão reais não poderiam ter sido inventadas.

  • @caltamoio6705
    @caltamoio6705 2 ปีที่แล้ว +1

    A discussão desse vídeo é excelente!

  • @marujunior3361
    @marujunior3361 2 ปีที่แล้ว

    Nunca tinha ouvido falar do livro Esferas. Vou procurar de imediato. Valeu!

  • @pedros.s1547
    @pedros.s1547 2 ปีที่แล้ว

    Que du karalho essa erupção de conteúdo! pqp parabéns cara!

  • @gatozumbi9392
    @gatozumbi9392 8 หลายเดือนก่อน

    de longe, um dos seus melhores vídeos...pesado

  • @Andreasalucard
    @Andreasalucard 2 ปีที่แล้ว

    Vídeo denso e ótimo, mas se puder referenciar mais os conceitos seria legal. Por exemplo as tecituras utilizando o Viveiros de Castro poderiam ser creditadas, ajuda a galera a "buscar conhecimento" (BILU, 2010). Rss. Acho seu canal ótimo, parabéns.

  • @edersonmoura866
    @edersonmoura866 2 ปีที่แล้ว

    Faço 40 anos domingo. Obrigado pelo presente de aniversário, Alexandre!!!!
    🥰

  • @leogoncalves188
    @leogoncalves188 2 ปีที่แล้ว +3

    Faz um video sobre Promethea, falta esse no bingo

  • @valterfcarvalho
    @valterfcarvalho 2 ปีที่แล้ว

    Cara, esse é o melhor vídeo que já vi aqui. E só tem vídeo maravilhoso. Parabéns!

  • @GustavoXDmais
    @GustavoXDmais 2 ปีที่แล้ว

    Que vídeo maravilhoso sobre a doutrina do Moore, em pt-br, pô, e sem parecer uma página de Trivia do IMDb

  • @joaogabriel-sk4zl
    @joaogabriel-sk4zl 2 ปีที่แล้ว +1

    Professor daqui a um mês o novo livro de antologia dele vai lançar: Illuminations. Se o senhor um dia comprar faz uma review pra comparar as diferentes mídias que ele participa.

  • @kazuo398
    @kazuo398 2 ปีที่แล้ว

    Acho interessante esse papo de magia. Obviamente não acredito que seja real, mas na questão de afetar o psicológico e manipular a forma que você vê o mundo. Ideias tem poder, mesmo que sejam ficções

  • @cortexcarvalho9423
    @cortexcarvalho9423 2 ปีที่แล้ว

    Comecei a ler monstro do pântano e gostei muito. Não me ligava quem desenhava ou escrevia. Tempos depois comecei a ouvir falar muito de Alan Moore, foi então que descobri que era o mesmo das historias que gostava.😄

  • @gustavobastos8116
    @gustavobastos8116 2 ปีที่แล้ว

    Muito foda o vídeo, a Darkside podia tentar publicar Jerusalém, já que a uns anos atrás a companhia das letras pegou os direitos só pra deixar engavetado

  • @nivaldowesley666
    @nivaldowesley666 2 ปีที่แล้ว

    velho, essa questão da palavra é tão importante e perspassa tantas culturas que, podemos encontrar traços disso até na propria blibia. com passagens como 'e deus disse, que se faça a luz.', etc.

  • @tiagogerlin
    @tiagogerlin 2 ปีที่แล้ว

    Cara, seus vídeos são muito bons... podem ser explorados em sala de aula, sou bibliotecário escolar e professor de física, vou usar seus vídeos para incentivo a leitura 📖. Parabéns pelo trabalho, cogitando em me tornar membro.

  •  ปีที่แล้ว

    Magos etimologicamente sempre foram relacionadas a pessoas com poderes e relacionado a sua sabedoria. Então faz todo sentido que escritores sejam magos. Palavras descrevem, representam, transformam a realidade de forma sobreposta a ela, é uma linguagem que evoluiu junto com nossa inteligência e nos permitiu ultrapassar o limite de representar a realidade para criar arte e ficção.

  • @Joao_Luiz98
    @Joao_Luiz98 2 ปีที่แล้ว

    Cara, comecei a ler/estudar o Derrida justamente por conta do Moore e as coisas que ele escreveu. Muito foda o vídeo!

  • @VictorMantovani
    @VictorMantovani ปีที่แล้ว

    um excelente quadrinho do Alan Moore que aborda diretamente magia e esoterismo é Promethea, também recomendo o documentário "The Mindscape of Alan Moore"

  • @OMarcoAntonio1986
    @OMarcoAntonio1986 ปีที่แล้ว

    Estou terminando 'Do Inferno "…… e PQP e tem im doc "rhe mindscape of Alan Moore" que é mto interessante

  • @ivyjmarinho
    @ivyjmarinho 2 ปีที่แล้ว

    É sempre bom ver quem gosta da palavra dissecando Alan Moore e Eddie Campbell

  • @douglaspessanhadasilvamend3746
    @douglaspessanhadasilvamend3746 2 ปีที่แล้ว +2

    Sobre a parte do infarto : ''um dia jantou achou que mudou e quando deitou o coração parou''.
    Cólera, Volume pra caixão.
    Sobre todo o resto : ou, a mistica.
    Tem uns professores (tipo eduardo losso e marcus reis ribeiro) que tem feito pesquisas interessantes sobre isso atrelados ao campo da filosofia, da literatura, etc.
    É curioso notar inclusive que mesmo um filósofo atrelado a tradição analitica e a ''ciencia'' como o wittgenstein também fala sobre mistica, inclusive é como fecha o Tractatus com ''do que não se pode falar deve-se calar''.
    afinal, o que é a mistica? o alan moore me parece estar numa tradição diferente do wittgenstein pensando essa dimensão como algo espalhado e do qual todas as coisas participam.
    No wittgenstein assim como a ética e a estética, ela é inefável.
    independente disso, é interessante notar que mesmo pra quem não é lá muito ligado em magia ou coisa que o valha concerteza vai conseguir se identificar com esse quadrinho, já que pelo que ficou aparente ai é o quanto a realidade frustra a nossa expectativa sobre as coisas.
    Enfim, mais um video interessante ai, e rumo a dançar kelly key.

  • @gespassos
    @gespassos 2 ปีที่แล้ว +1

    Muita coisa do que você descreve fazer, alguns descreveriam como magia. Magia, imagem, magistério, imaginação pra mim tá tudo ali na mesma fonte

  •  2 ปีที่แล้ว

    Finalmente, Birth Caul!!! Comprei isso aí faz uns vinte anos e sempre imaginei se um dia seria publicado aqui...

  • @pedro_h7861
    @pedro_h7861 2 ปีที่แล้ว

    É engraçado porque eu sou um que caiu de paraquedas num canal de quadrinhos sem nunca ter lido quadrinhos a sério, ainda sim eu acho muito interessante o tema

  • @evandropba90
    @evandropba90 ปีที่แล้ว

    Metal Gear Solid V: The Phantom Pain também trabalha essa ideia de que a fala - ou os idiomas - são vírus, portanto controlar a disseminação dos idiomas torna-se uma espécie de arma.

  • @Aylan_Martinho
    @Aylan_Martinho ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo Alê

  • @RememberTheDead
    @RememberTheDead 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu sinto que Grant Morrison vai se manifestar nesse vídeo a qualquer momento para começar um quebra-quebra de feiticeiro arremessando fireball.

  • @coagulas
    @coagulas 8 หลายเดือนก่อน

    O processo de dessubjetivar é o processo sugerido pelos Daoista, a desconstrução, a busca pelo vazio. Isso é amplamente abordado por Laotse.

  • @user-kg2mw9qq3w
    @user-kg2mw9qq3w 2 ปีที่แล้ว

    Como Alan Moore, eu também nunca fui um pegador. Só no amor platônico.

  • @diniz6397
    @diniz6397 2 ปีที่แล้ว

    Meu Deus que reflexão absurda, conhecer o QnS foi uma das melhores coisas da minha vida

  • @augustofonseca4773
    @augustofonseca4773 2 ปีที่แล้ว +1

    Video bacana, agora essa ideia do autor representar a infância com o uso de uma linguagem mais desconexa foi chupada do escritor James Joyce em seu Retrato do Artista Quando Jovem.

  • @kaiofury
    @kaiofury ปีที่แล้ว

    9:00 Belchior que o diga...

  • @WhoDrax
    @WhoDrax ปีที่แล้ว

    A cada vídeo me sentindo mais inteligente e mais apaixonado por HQs

  • @tomsilveira7470
    @tomsilveira7470 ปีที่แล้ว

    Cara, muito bom, não conhecia essas obras dele, vou ver.

  • @isaacdasilva7515
    @isaacdasilva7515 2 ปีที่แล้ว +3

    Lembro da minha adolescência (uns 4 ou 3 anos atrás, coisa besta mesmo) ouvindo pela primeira vez o alan moore explicando sobre magia. Foi realmente de cair o cu da bunda.

    • @werlleyoliveira3
      @werlleyoliveira3 2 ปีที่แล้ว +1

      Esses dias eu vi ele falando que a morte é uma perspectiva limitada de seres de terceira dimensão, ou seja, não existe. Tão simples, né?

    • @isaacdasilva7515
      @isaacdasilva7515 2 ปีที่แล้ว +1

      @@werlleyoliveira3 queria um livrinho com respostas rápidas dele pra tudo no cotidiano, desde troco na padaria até discussão com o chefe.

  • @marmotagumito
    @marmotagumito 2 ปีที่แล้ว

    Sensacional seu trabalho! Mágico!

  • @kay8379
    @kay8379 2 ปีที่แล้ว

    sempre que eu vejo um video desse canal sinto que minha consciencia foi expandida

  • @thehannya6489
    @thehannya6489 2 ปีที่แล้ว

    Membrana fetal me lembrou muito de alguma forma de manifestação de um artefato muito curioso da obra one piece, que são os vivrecards

  • @m.g.p2487
    @m.g.p2487 2 ปีที่แล้ว +7

    Daqui uns tempos o Linck vai se tornar o Peninha dos quadrinhos, aposto!!!

    • @eduardoreis7147
      @eduardoreis7147 2 ปีที่แล้ว +4

      O Peninha, apesar de ótimo divulgador, não é professor e nem historiador, ele na verdade é um jornalista. O Linck ao contrário é professor e pesquisador, além de ótimo divulgador científico também é construtor do conhecimento, fazendo avançar as fronteiras do pensamento critico pela pesquisa, coisa que o Peninha nunca fez, apenas se apropriou de pesquisar de outros, o que é interessante pois assim o avanço científico ganha um holofote maior, mas não é o ideal. O ideal seria, como o Linck, que existissem mais pesquisadores-divulgadores.

  • @o.sabiolouco
    @o.sabiolouco ปีที่แล้ว

    Puts, me interessei nsese livro cara (já li pra caralho, meu cerebro é frito e não se interessa mais em leituras). Isso é raro
    Obrigado!

  • @guilhermesantiagolimasanti1196
    @guilhermesantiagolimasanti1196 2 ปีที่แล้ว

    Do Inferno é absurdo de bom! Queria muito que a versão colorida fosse lançada também eu compraria Ambas.

  • @danielmendes4443
    @danielmendes4443 2 ปีที่แล้ว

    comentário do engajamento. Excelente vídeo!

  • @venusbcarmesim27
    @venusbcarmesim27 2 ปีที่แล้ว

    1:50 Minha nossa, amei.

  • @alemdaimpressao
    @alemdaimpressao 2 ปีที่แล้ว

    Adorei esse vídeo meu amigo

  • @FelipeGomes-ek8lf
    @FelipeGomes-ek8lf 2 ปีที่แล้ว +1

    Gostei de usar sentença com sentido de frase.

  • @guilhermedaragao4190
    @guilhermedaragao4190 2 ปีที่แล้ว

    Alexandre, tem alguns quadrinhos que eu gosto que nunca vi ninguém comentando. Queria saber se já leu e/ou se pretende comentar sobre
    1. About Betty's Boob (Vero Cazot e Julia Rochelau)
    2. Pucelle (Florence Dupré La Tour)
    3. The Low Low Woods (Carmen Maria Machado e Dani)
    4. Infidel (Pornsak Pichetshote e Aaron Campbell
    4. Faithless (Azarello e Maria Llovet)

  • @renanantonietto
    @renanantonietto 2 ปีที่แล้ว

    Totalmente Excelente!! Esse conceito q o Moore usa de Ideário me interessa muito, acho muito potente isso. poderia chamar de Imaginário? Vc Sabe alguém que pensa academicamente esse conceito? Tirando o inconciente coletivo ... que como vc disse, ta mais pro misticismo. Vc ve similaridade do conceito Imaginario com Ideario? E tem alguma bibliografia pra indicar sobre o tema?
    Té mais Space Cowboy ou melhor Cangaceiro da Web rs

  • @caltamoio6705
    @caltamoio6705 2 ปีที่แล้ว

    Lí Do Inferno na época, gosto muitíssimo.
    Ví e reví o filme várias vezes.

  • @MultiMarat
    @MultiMarat 2 ปีที่แล้ว +1

    Esse vídeo me deu muito sobre o que ler. Cheguei até a querer ser pai de novo - felizmente, só por 18 minutos.