Ups, pus o comentário no outro vídeo, mas afinal o resto do conteúdo estava aqui. No entanto poderia dizer alguma coisa sobre como é que se chegou a essas fórmulas, e porque é que a variância não tem significado estatístico e o desvio padrão já tem e coisas do género...
6 ปีที่แล้ว +2
Sem problema amigo!! Então é assim. A variância é uma "ferramenta" estatística que permite ter a noção da variabilidade existente numa amostra (se for amostral) ou numa população (se for populacional). Contudo, dado o facto de considerar o somatório quadrático das observações, apresentará sempre unidades ao quadrado, o que não faz sentido ser comentado, entendes? Como comentarias um valor de por exemplo 3,5 carros^2 numa amostra que estudasse o número de carros a passar numa qualquer estrada do país? Não faria sentido, como nunca faz sentido comentar esse valor. Agora, claro que é importante, pois é graças a essa variância que podemos chegar a diversas medidas estatística relevantes e de extrema importância quanto à sua interpretação. Nomeadamente o desvio padrão, coeficiente de variação, etc. Não sei se me faço entender. Contudo, se mantiveres as tuas dúvidas diz, sem problema!! Quanto a como cheguei às fórmulas, consultei-as tendo em consideração material de apoio de acordo com o vosso programa atual de matemática do ensino secundário. Ainda assim, se os vossos professores alterarem alguma das variáveis avisa e farei o paralelismo em vídeo aulas seguintes. Se te referes a demonstrar as fórmulas mencionadas, não está no programa, daí não colocar. Mas se quiseres poderei enviar-te a justificação e dedução das fórmulas ou até mesmo fazer um vídeo a explicar isso. Contudo, reitero que não se encontra no programa (e nesses casos apenas faço quando me pedem, para não baralhar a malta que apenas quer estudar os conteúdos programáticos). Qualquer dúvida adicional ou persistente já sabes, avisa!! Forte abraço e bons estudos!
Ups, pus o comentário no outro vídeo, mas afinal o resto do conteúdo estava aqui.
No entanto poderia dizer alguma coisa sobre como é que se chegou a essas fórmulas, e porque é que a variância não tem significado estatístico e o desvio padrão já tem e coisas do género...
Sem problema amigo!!
Então é assim. A variância é uma "ferramenta" estatística que permite ter a noção da variabilidade existente numa amostra (se for amostral) ou numa população (se for populacional). Contudo, dado o facto de considerar o somatório quadrático das observações, apresentará sempre unidades ao quadrado, o que não faz sentido ser comentado, entendes? Como comentarias um valor de por exemplo 3,5 carros^2 numa amostra que estudasse o número de carros a passar numa qualquer estrada do país? Não faria sentido, como nunca faz sentido comentar esse valor. Agora, claro que é importante, pois é graças a essa variância que podemos chegar a diversas medidas estatística relevantes e de extrema importância quanto à sua interpretação. Nomeadamente o desvio padrão, coeficiente de variação, etc. Não sei se me faço entender. Contudo, se mantiveres as tuas dúvidas diz, sem problema!!
Quanto a como cheguei às fórmulas, consultei-as tendo em consideração material de apoio de acordo com o vosso programa atual de matemática do ensino secundário. Ainda assim, se os vossos professores alterarem alguma das variáveis avisa e farei o paralelismo em vídeo aulas seguintes.
Se te referes a demonstrar as fórmulas mencionadas, não está no programa, daí não colocar. Mas se quiseres poderei enviar-te a justificação e dedução das fórmulas ou até mesmo fazer um vídeo a explicar isso. Contudo, reitero que não se encontra no programa (e nesses casos apenas faço quando me pedem, para não baralhar a malta que apenas quer estudar os conteúdos programáticos).
Qualquer dúvida adicional ou persistente já sabes, avisa!!
Forte abraço e bons estudos!