@@aljpompeupelo pouco que pesquisei, o efeito de sustentação em asas simétricas é possível conforme o ângulo de ataque dado ao deslocamento da aeronave, por exemplo: Uma aeronave se mantendo na mesma altura, precisa ter o ângulo de ataque em uns 20 graus em asa de perfil mais "gordinho", enquanto uma asa assimétrica com perfil mais esguio precisa de um ângulo de ataque menor, na casa de uma 13 graus, tendo está menor ARRASTE e portanto precisando de menos motor e/ou combustível !!! É complicado de expressar o pensamento, mas espero ter podido exemplificar !!! Abraço.
@@aljpompeuNa verdade, o que dá maior sustentação é a parte superior da asa Assimétrica onde na frente em menor linha se dá a Compressão do AR, depois o ar começa a perder essa compressão e logo depois em uma maior linha/caminho há a PRESSÃO NEGATIVA que dá a Sustentação do avião. Já a parte inferior da asa, tem maior percurso do ar no regime de pressão positiva, devido ao ângulo de ataque da asa em relação ao deslocamento da aeronave ... Tem muita informação na internet desse tema. Dê uma pesquisada e se maravilhe !!! Abraço !
Excelente vídeo sim. Achei engraçado o Lightning.. Foi o meu barco escola tinha 9 anos, em 1973...E sim, não havia Escola de vela.." Vai aí e sai sozinho" (no Optimist).. Vaurien, 470, e o meu Laser, o barco melhor que existe.. E os cruzeiros de regata.. As velas foram modificando muito, o tecido, as réguas, a costura é muito importante, o kevlar, mylar, a área velica é muito importante, tem de estar muito bem adaptada ao comprimento do barco e altura do mastro, harmonia com o peso e forma da quilha, tanta coisa.. Em embarcações pequenas, o Laser, muito rápido e leme muito sensível, temos de ter sensibilidade permanentemente no leme, sempre pequenos toques de orça e arribar de acordo com a ondulação etc.( Brasil tem grande campeão o Roberto Tsheig.. Desculpe se não é bem assim escrito) consegue orça de 15, 20 graus, se bem que na teoria é 45..470, Snipe têm carrinho de retranca, assim como muitos cruzeiros de regata, para diminuir o ângulo da retranca. O Spinnaker também depende muito do tecido e da costura conforme o vento.. Os primeiros barcos para bolinar foram as caravelas, no Séc. XIV, em Sagres, Algarve, Portugal, utilizados pelo Infante D. Henrique, em Sagres, foi o grande inventor e percursor do início das descobertas.. Em Algarve, os pescadores utilizam embarcações pequenas de vela triangular para a bolina.. Os Galeões e Naus já eram diferentes, mais pesados e muito maiores para carga.. O Ketch é um grande barco, o grande foi o Pen-Duick VI do enorme velejador, o mitológico Eric Tabarly.. Na primeira regata volta ao mundo Whitbread 1973-74, mas ganhou um Sloop, barco extraordinário, o Sayula, da marca Swan, o Rolls Royce dos barcos.. Continua sendo mesmo assim, com tanta marca francesa e alemã.. Ao longo das décadas evoluiram muito.. Em 1983 a Austrália ganhou a América 's Cup pela primeira vez em mais de cem anos aos americanos porque a quilha era um Y invertido, dando mais estabilidade à adornar e mais orça.. Agora são os foils.. A Vendée Globe que ainda está em curso com alguns, mas foi ganha pelo Yannick, tem os IMOLA classe que atinge velocidade brutal com os foils estabilizadores, mas são barcos que se dão especialmente bem nos largos, não muito na orça.. Lembro da novela Águas Vivas, com a canção Menino do Rio e a introdução era linda, com os Windgliders, a Mistral.. Levou muita gente a praticar, mais fácil, barato e de fácil transporte.. Windsurf foi uma revolução mesmo.. Agora RSX e muitas com foil.. A tecnologia é muito rápida e em constante transformação... A Copa América primeiro estranhei mas depois entranha-se.. Casco não toca na água, só foils suportam, e só andam assim com vento fresco.. O primeiro trimaran com os primeiros foils foi o "Paul Ricard", ideia e projecto do genial Eric Tabarly, em 1978..As primeiras Transat.. Parabéns pelo seu programa, vejo frequentemente, encontrei por acaso e gosto muito..! Saudações marinheiras de Lisboa
Vou postar respostas a algumas das perguntas que foram feitas desde a postagem do episódio. Tudo bem exuto. Agradeço as palavras elogiosas com que minha entrevista foi recepcionada, palavras que se estenderam a mim e que muito me honraram.
Mestre!! Sou Engenheiro Ambiental e graças a esses vídeos no TH-cam como o do #Sal, passei a admirar a ideia de uma vida a bordo, sem grandes corridas náuticas, sem ultra tecnologia. Apenas o balanço e a vontade de estar em Aracajú hoje, amanhã em Salvador, depois no Rio, etc... Faz um canal que você possa postar conhecimento. Ajuda o brasileiro médio (melhor não explanar sobre nossa distribuição de renda podre) a entrar na vida náutica e no prazer barato que tem a água do mar associada ao vento de Deus.
Eu nunca escrevi nada no# sal. Mas agora eu senti uma vontade romantica de falar. De falar sobre esse final, sobre a falta de interesse de se perquisar tanto sobre vela. Acho isso lindo. A vela é algo romantico por natureza. Avancar sim, perquisar sim, mas esses barcos mais novos de competicao só servem pra isso. Sao voltados para a contemplacao do homem, nao da natureza. Talvez se formos rapidos demais, nao conseguiremos ver o q passa. Talver um barco lerdo seja o mais rapido para alcancar algo q nem sabemos ainda q queremos.
Sempre acompanhei as respostas do Arnaldo no fórum da revista náutica, com tanto conhecimento, sempre foi humilde mesmo quando contrariado...grato Adriano por mais uma excelente aula...Bom domingo a todos.
Adriano, me impressiona a fluidez e abrangência das suas narrativas. Fora a simpatia e o sorriso sincero presentes de popa à proa! Delícia de vídeo e edição impecável! ⛵️🛫🚀🌬
Com essa comparação entre avião e vela acho que seria interessante ver um papo entre o Adriano e o Lito, adoro quando os canais que eu acompanho se encontram, acho que daria uma boa conversa. abraços Adriano e Aline.
Sou mais um fã do Canal desde sempre e adoro seus vídeos sobre o dia a dia, entrevistas com velejadores, gente que mora a bordo. Porém quando você faz esse tipo de vídeo repleto de informação histórica, ilustradíssimo, aliando diálogo para um leigo como eu, seu Canal brilha! Meus parabéns, muito obrigado e esse é um daqueles vídeos pra rever várias vezes. Aliás um parabéns extra: sua edição é incrível e só consigo imaginar o tanto de trabalho de pesquisa e horas e horas de edição envolvida.
Um licenciado em Física chegando. Quanto ouvi a parte "sabe que a explicação de que o avião voa por efeito Bernoulli não é bem assim" pensei agora vou assistir até o fim, pois somente na graduação eu ouvi isso dita pelo Professor Dr. Fernando Lang da Silveira, UFRGS. Muito bom o vídeo e o canal, parabéns!
Há poucos dias comentava com a filha sobre as postagens do Arnaldo, sempre muito ponderadas e bem explicadas, tanto no fórum da revista Náutica como em grupo de whatsapp. Para nossa surpresa, pudemos conhecê-lo quase ao vivo neste excelente episódio do #sal. Valeu Adriano, valeu Arnaldo por esta grande aula.
Caro amigo,que bela aula😁é bom conhecer um pouco a vida de velejador .Neste momento em Portugal são 24.15,vou dormir com dor de cabeça🤗😂mas sonhando que estou a velejar.Um grande abraço para si e sua esposa.Até à próxima aventura.Que Deus vos continue a abençoar.Boa noite.
Puxa Adriano... Vc tem um dom de nos instigar a entrar em uma área de conhecimento e explorar possibilidades antes nem imaginadas. Obrigado meu caro, por compartilhar essa riqueza de experiências e conhecimentos.
Excelente! Parabéns Adriano e Arnaldo. Vocês mostroaram a importância do conhecimento da teoria e do método da ciência para o desenvolvimento da vela. Não precisamos conhecer a discussão de Descartes, para não recuar até à antiguidade, até Popper e Kuhn, por exemplo, mas é importante sabermos que a historia do pensamento científico está em cada equipamento ou peça de uma embarcação. Espero que este excelente vídeo inspire jovens a se formarem para desenvolver novos conhecimentos para a vela. Parabéns.
Esse é o cara. Arnaldo da conhaque. Tenho a oportunidade de conversar com ele de tempos em tempos. Todas as vezes aprendo muito.Ricardo Tolentino Vento sul 06 comandante
Amo seus vídeos. Amei esse, lógico. Tenho carta e trabalhei em um veleiro por quase 6 anos. Hoje tenho 59 anos. Trabalho aquo na Noruega. E ja estou pensando em comprar um veleiro para viver no Brasil ou em Portugal e realizar o meu sonho.
Parabéns pelo episódio, como velejadora e professora de Engenharia que leciona mecânica dos fluidos, fiquei feliz em teres trazido o assunto! Velejar é arte e é ciência! Vou indicar aos meus alunos! ⛵
Assistindo em 2023, Embora eu tenha medo de Água, (por não saber nadar) (e mesmo assim já fiz mergulho no mar kk) nem eu sei explicar, pq me apaixonei por esses vídeos, não sei se é o conteúdo em si, a boa narração, as lições de vida ,ou o grande aprendizado de algo que nunca conheci pessoalmente Obrigado pelo conteúdo, acompanhando cada vídeo e cada história com muito carinho
Muito top o vídeo, estou compartilhando com os meus amigos é divulgando para minha família. JÁ comprei até um Caiaque por sua causa. Fique em paz é um dia se Deus permitir conhecer sua casa. Eu aqui em Belo Horizonte MG . Aqui não tem mar Más a expectativa de novas emoções." O tempo não para." Heber é o filho José.
Parabéns a entrevista e fico satisfeito em ouvir as palavras do Físico. Sou Biólogo e isso me permitiu reconhecer a importância do método científico em tudo. Em comparação a metodologia científica é o veículo seguro que nos permite desbravar com precisão todo o conhecimento escondido na natureza, tal qual os veleiros nos permitiram desbravar novos lugares no passado.
Grande Arnaldo! Sabedor de tudo sobre vela e grande figura humana. Fiz as velas do meu Cruiser com ele e, prá "mudernizar" um pouco, a grande virou uma square-top. Foi uma obra de engenharia: tive que retirar o estai de popa e reposicionar os brandais mais a ré. Ainda hoje chama a atenção. E anda bem.
Muito legal o vídeo!! Parabéns!! Sou nova na vela, mas encantada. Achei fantástica a abordagem baseada na ciência e na física. Sou das humanas, mas acredito mesmo que a física explica quase tudo e a ciência ratifica o conhecimento em todas as áreas. Muito legal!! Sou fã do trabalho de vcs!!
Que bom que a ciência atua na vela náutica. Eu fiz curso de piloto privado, mas troquei o céu pelo mar quando em 2009 comecei a praticar kitesurf e sentir toda a força dos ventos e a energia do oceano, quero fazer um curso para navegar barco a velas de forma recreativa e deixar a ciência para meus prezados cientistas.
É sempre um prazer ouvir o Arnaldo discorrer sobre velas, barcos, navegação, etc. Apesar de trabalhar com ele há mais de 10 anos, não canso de ouvi-lo. Obrigado, Adriano, por disponibilizar o conhecimento do Arnaldo a um público mais amplo por meio dessa entrevista no seu canal.
De longe, este é o melhor canal de vela, pelo menos em português. Nada parecido com os tantos BBBs que poluem esse meio de comunicação. Útil, bem humorado sem valer-se de piadinhas ridículas, com conteúdos sempre significativos e importantes aos amantes da vela. Adriano é sem dúvida um mestre da narrativa, do roteiro, da fotografia e de tudo o mais que importa para a produção de e vídeos e histórias da melhor qualidade... Parabéns!!!
Tenha um excelente Domingo, meus queridos. Moro aqui em Caraguatatuba e adoro os seus vídeos. Vou fazer o Arrais amador. Acho que é o primeiro passo para dar início a sonho de comprar um barco.
Adriano, fico pensando o baita investimento de tempo, dedicação e amor neste episódio. Que trabalho sensscional. Vc carrega uma luz e uma energia leve. Muito sucesso pra vcs e que Deus os abençoe e os proteja pelos quatro cantos e por esses mares. Bons ventos!!🍀🍀🍀🍀👏🏻👏🏻👏🏻
Arnaldo é fantástico, a participação dele sempre assertiva no fórum da náutica ainda é uma referência preciosa. Uma das melhores entrevistas até agora. Bom saber que o Arnaldo ainda está tão atuante. Arnaldo cria um grupo de discussão no Telegram ou Face, você tem muito a ensinar.
Efeito Coanda, finalmente escutei ser narrado o que realmente é o maior responsável pela potência gerada pela vela. Essa semana mesmo estava explicando esse efeito para um grupo de velejadores no clube. Arnaldo é na minha opinião um dos maiores nomes e o mais respeitado "Mestre Veleiro" que conheço. Parabéns pela matéria Adriano. Abraço e bons ventos...
Há mais de dez anos, trabalhei numa Indústria Pesqueira em Porto Belo, que chegou a ter 18 Barcos Pesqueiros, eu era comprador da empresa, em parte dos 5 anos que trabalhei lá, além de o comprador geral, fui o comprador na construção de um Atuneiro com casco de aço, o barco Gavião Pescador, um dos maiores do Brasil naquele momento, e desde sua construção até as últimas viagens de pesca que eu acompanhei, o Armador, o engenheiro e eu buscávamos alternativas para economia do combustível, que a cada dia tem fatia maior no preço do pescado que chega ao mercado. Na época encontramos algumas empresas que vendiam "Pipas" parecidas como grandes Para-sails, mas na época não encontrei nenhuma empresa no mundo que oferecesse (para este segmento) e para este porte de embarcação, uma solução com mastro e velas, se houvesse teríamos interesse de imediato, conversamos sim em "conversa de pinga" num mastro e vela, mas só devaneio, pois a legislação, as certificações, as licenças, testes de capacidade dos materiais... tudo isso fazia inviável qualquer projeto com Velas, o que nos sobrava eram as Pipas, que eram usadas em grandes navios e não conseguimos fazer os testes. Desculpe o "textão", só lembranças boas, e com intuito de contribuir para seu maravilhoso canal. Parabéns pelo trabalho, e eu acho espetacular, em especial, o final poético dos vídeos, obrigado. Maycoln Vilas Boas, Bombinhas SC.
Parabéns pelo programa. Assisti três vezes, uma senhora aula. Sou professor de história e sempre trabalho com os alunos as inovações tecnológicas na época dos descobrimentos marítimos. Por fim, material útil pra trabalhar com os alunos. Obrigado e muita luz nessa caminhada.
Ele é da mesma cidade que eu, Cabo Frio. É estudou na UFRJ, eu estudo lá hoje. O cara ainda fala de método científico. Muito queria dar 1000 like. Nossa que incentivo para eu começar vela.
Um milhão de veleiros no Brasil e eu dou de cara aqui com o querido Lazy, ex-Nau Capitânia do Marcelo Velejador, no qual fiz uma aula sensacional há alguns anos. Parabéns, excelente vídeo!
Sou um principiante na arte de marear apesar de ser português. Amei este canal e já subscrevi . Sou engenheiro e gosto imenso de assuntos ligados com o mar, ou não fosse português.....
Boa noite Adriano, vejo o vosso canal aqui de Portugal desde que comecou... adoro as temáticas, ja tem muitos canais de "diy" sobre vela e passeios de vela, etc... mas canal de partilha de vivências do meio nautico, enfim partilha de conhecimento de vida de alguém é " show de bola". Aproveito para dizer que tanta gente a ver e discutir vela e ninguém reparou no video o tambor do enrolador de genoa está completamente errado, de facil afinação e no momento deve ser uma dor de cabeça enrolar a genoa, alem do desgaste que está a provocar onde o cabo roça, qualquer dia tem uma cova.( ver aos 21min 04 segundos) se nao sabe deslocar o tambor, tem que mudar para estibordo o cabo de enrolar a genoa
Fomos surpreendidos novamente! Sensacional esta entrevista com o Arnaldo, de quem eu ja tinha ouvido falar muito. Agora que eu sei que ele é físico, ganhou meu respeito de vez.
Sou fã de carteirinha do Arnaldo. Ele, além de excelente projetista e construtor de velas, é uma enciclopédia no assunto. Meu barco possui dois jogos de vela da Cognac, um mais velho para passeios e um novinho para regatas. Parabéns pelo episódio e pela escolha do entrevistado. Bons ventos a todos!
SENSACIONAL Adriano. Demais as suas explicações e a do professor, fiquei de boca aberta aqui, seus vídeos além de cativantes são explicativos, e como fui "mau aluno" em física, fico feliz em saber que não precisa " ser bom" em física pra navegar, tem que ter a vontade e curiosidade em querer aprender sempre, demais!!
Hoje vou fazer minha primeira aula de vela. O #sal teve papel fundamental pra me incentivar a seguir esse caminho. Obrigado por compartilhar tanta informação e histórias incríveis! Sucesso e bons ventos! 👊
Excelente episódio. Esclareceu muitas dúvidas até mesmo antes de surgirem as perguntas. Fantástica e a contribuição do Arnaldo com seu profundo conhecimento tornou essa entrevista uma aula.
Excepcional vídeo inclui uma mini aula super bem detalhada e embasada com ciência , prática com quem de fato conhece. Parabéns Adriano seu trabalho merece ser reconhecido e será continue. Um abraço
Que beleza de episódio. O tema é interessantíssimo, e vasto, e o Arnaldo é uma das pessoas mais capazes e generosas que conheço na vela. Sobre a questão da experimentação no desenvolvimento de equipamentos náuticos e para a vela, me fez lembrar os vários livros de grandes velejadores(de cabeça, me ocorrem.Jerome Poncet e Bernard Moitessier), que relatam com frequencia terem sido "presenteados" com equipamentos por grandes fabricantes franceses, em troca de fornecerem relatos sobre o desempenho dos mesmos durante as suas viagens, o que me parece mais uma.iniciativa de marketing do que um recurso de pesquisa. Parabéns! Abraço
Esse canal me abriu os olhos pra algo que eu não conseguia ver e daqui um prazo ( não muito longo) vou estar navegando e achando minha tribo! Olhar os vídeos e me identificar tanto em tornar o Mar muito mais atrativo que a terra usando vento, é algo tão obvio que o prazo já começou. De acordo com meu aprendizado de algumas boas horas de vídeos, um 16 pés é o início!
Olá #sal ! Que matéria interessantíssima ! Quase no final das imagens mostrou uma pipa gigante, e eu estava pensando nas pipas enquanto vc falava das velas, na minha observação de leigo, as velas captam um vento diferente de vento das pipas, eu morei na Ilhabela e nunca vi um veleiro com pipa, somente Kate surfe , eu achava o máximo aquilo. Enfim, acho que as pipas podem surpreender na questão de cargueiros! Que mundo fascinante este dos barcos!
Para um engenheiro, amante da física e aprendiz de vela é um deleite assistir esse tipo de episódio!! Show, Adriano!!!!
J
Boa tarde, Thiago!
Como funcionam as asas simétricas falada no minuto 4:28? Você sabe explicar ou sabe de algum conteúdo explicativo?
Abraços!
@@aljpompeupelo pouco que pesquisei, o efeito de sustentação em asas simétricas é possível conforme o ângulo de ataque dado ao deslocamento da aeronave, por exemplo:
Uma aeronave se mantendo na mesma altura, precisa ter o ângulo de ataque em uns 20 graus em asa de perfil mais "gordinho", enquanto uma asa assimétrica com perfil mais esguio precisa de um ângulo de ataque menor, na casa de uma 13 graus, tendo está menor ARRASTE e portanto precisando de menos motor e/ou combustível !!!
É complicado de expressar o pensamento, mas espero ter podido exemplificar !!! Abraço.
@@aljpompeuNa verdade, o que dá maior sustentação é a parte superior da asa Assimétrica onde na frente em menor linha se dá a Compressão do AR, depois o ar começa a perder essa compressão e logo depois em uma maior linha/caminho há a PRESSÃO NEGATIVA que dá a Sustentação do avião.
Já a parte inferior da asa, tem maior percurso do ar no regime de pressão positiva, devido ao ângulo de ataque da asa em relação ao deslocamento da aeronave ...
Tem muita informação na internet desse tema. Dê uma pesquisada e se maravilhe !!! Abraço !
Excelente vídeo sim. Achei engraçado o Lightning.. Foi o meu barco escola tinha 9 anos, em 1973...E sim, não havia Escola de vela.." Vai aí e sai sozinho" (no Optimist).. Vaurien, 470, e o meu Laser, o barco melhor que existe.. E os cruzeiros de regata.. As velas foram modificando muito, o tecido, as réguas, a costura é muito importante, o kevlar, mylar, a área velica é muito importante, tem de estar muito bem adaptada ao comprimento do barco e altura do mastro, harmonia com o peso e forma da quilha, tanta coisa.. Em embarcações pequenas, o Laser, muito rápido e leme muito sensível, temos de ter sensibilidade permanentemente no leme, sempre pequenos toques de orça e arribar de acordo com a ondulação etc.( Brasil tem grande campeão o Roberto Tsheig.. Desculpe se não é bem assim escrito) consegue orça de 15, 20 graus, se bem que na teoria é 45..470, Snipe têm carrinho de retranca, assim como muitos cruzeiros de regata, para diminuir o ângulo da retranca. O Spinnaker também depende muito do tecido e da costura conforme o vento.. Os primeiros barcos para bolinar foram as caravelas, no Séc. XIV, em Sagres, Algarve, Portugal, utilizados pelo Infante D. Henrique, em Sagres, foi o grande inventor e percursor do início das descobertas.. Em Algarve, os pescadores utilizam embarcações pequenas de vela triangular para a bolina.. Os Galeões e Naus já eram diferentes, mais pesados e muito maiores para carga.. O Ketch é um grande barco, o grande foi o Pen-Duick VI do enorme velejador, o mitológico Eric Tabarly.. Na primeira regata volta ao mundo Whitbread 1973-74, mas ganhou um Sloop, barco extraordinário, o Sayula, da marca Swan, o Rolls Royce dos barcos.. Continua sendo mesmo assim, com tanta marca francesa e alemã.. Ao longo das décadas evoluiram muito.. Em 1983 a Austrália ganhou a América 's Cup pela primeira vez em mais de cem anos aos americanos porque a quilha era um Y invertido, dando mais estabilidade à adornar e mais orça.. Agora são os foils.. A Vendée Globe que ainda está em curso com alguns, mas foi ganha pelo Yannick, tem os IMOLA classe que atinge velocidade brutal com os foils estabilizadores, mas são barcos que se dão especialmente bem nos largos, não muito na orça.. Lembro da novela Águas Vivas, com a canção Menino do Rio e a introdução era linda, com os Windgliders, a Mistral.. Levou muita gente a praticar, mais fácil, barato e de fácil transporte.. Windsurf foi uma revolução mesmo.. Agora RSX e muitas com foil.. A tecnologia é muito rápida e em constante transformação... A Copa América primeiro estranhei mas depois entranha-se.. Casco não toca na água, só foils suportam, e só andam assim com vento fresco.. O primeiro trimaran com os primeiros foils foi o "Paul Ricard", ideia e projecto do genial Eric Tabarly, em 1978..As primeiras Transat.. Parabéns pelo seu programa, vejo frequentemente, encontrei por acaso e gosto muito..! Saudações marinheiras de Lisboa
Vou postar respostas a algumas das perguntas que foram feitas desde a postagem do episódio. Tudo bem exuto. Agradeço as palavras elogiosas com que minha entrevista foi recepcionada, palavras que se estenderam a mim e que muito me honraram.
Mestre!!
Sou Engenheiro Ambiental e graças a esses vídeos no TH-cam como o do #Sal, passei a admirar a ideia de uma vida a bordo, sem grandes corridas náuticas, sem ultra tecnologia. Apenas o balanço e a vontade de estar em Aracajú hoje, amanhã em Salvador, depois no Rio, etc...
Faz um canal que você possa postar conhecimento. Ajuda o brasileiro médio (melhor não explanar sobre nossa distribuição de renda podre) a entrar na vida náutica e no prazer barato que tem a água do mar associada ao vento de Deus.
Excelente essa mistura de temas lúdicos, emocionais, filosóficos e científicos do Hashtag Sal. Parabéns, Adriano e Arnaldo!
Eu nunca escrevi nada no# sal. Mas agora eu senti uma vontade romantica de falar. De falar sobre esse final, sobre a falta de interesse de se perquisar tanto sobre vela. Acho isso lindo. A vela é algo romantico por natureza. Avancar sim, perquisar sim, mas esses barcos mais novos de competicao só servem pra isso. Sao voltados para a contemplacao do homem, nao da natureza. Talvez se formos rapidos demais, nao conseguiremos ver o q passa. Talver um barco lerdo seja o mais rapido para alcancar algo q nem sabemos ainda q queremos.
Sempre acompanhei as respostas do Arnaldo no fórum da revista náutica, com tanto conhecimento, sempre foi humilde mesmo quando contrariado...grato Adriano por mais uma excelente aula...Bom domingo a todos.
Sim,mesmo contrariado, o Arnaldo nunca perde a compostura, baita figura.
Adriano, me impressiona a fluidez e abrangência das suas narrativas. Fora a simpatia e o sorriso sincero presentes de popa à proa! Delícia de vídeo e edição impecável! ⛵️🛫🚀🌬
Que aula. QUE AULA!!!!!! Cada dia mais dá vontade de trabalhar apenas com isso
Tem razão André Vanzolin! Ele apaixona a gente!
Com essa comparação entre avião e vela acho que seria interessante ver um papo entre o Adriano e o Lito, adoro quando os canais que eu acompanho se encontram, acho que daria uma boa conversa. abraços Adriano e Aline.
Upppppppppppp
O casco também tem problemas parecidos com o coeficiente de arrasto do avião.
Não navego, não entendo nada do assunto e nunca embarquei num veleiro, mas assisti sem nem piscar!
Obrigado pelo excelente vídeo!
Sou mais um fã do Canal desde sempre e adoro seus vídeos sobre o dia a dia, entrevistas com velejadores, gente que mora a bordo. Porém quando você faz esse tipo de vídeo repleto de informação histórica, ilustradíssimo, aliando diálogo para um leigo como eu, seu Canal brilha!
Meus parabéns, muito obrigado e esse é um daqueles vídeos pra rever várias vezes.
Aliás um parabéns extra: sua edição é incrível e só consigo imaginar o tanto de trabalho de pesquisa e horas e horas de edição envolvida.
Um licenciado em Física chegando. Quanto ouvi a parte "sabe que a explicação de que o avião voa por efeito Bernoulli não é bem assim" pensei agora vou assistir até o fim, pois somente na graduação eu ouvi isso dita pelo Professor Dr. Fernando Lang da Silveira, UFRGS. Muito bom o vídeo e o canal, parabéns!
Belo vídeo. Boa edição, ótimo áudio, informação completa com fonte e tudo. Parabéns!
Há poucos dias comentava com a filha sobre as postagens do Arnaldo, sempre muito ponderadas e bem explicadas, tanto no fórum da revista Náutica como em grupo de whatsapp. Para nossa surpresa, pudemos conhecê-lo quase ao vivo neste excelente episódio do #sal.
Valeu Adriano, valeu Arnaldo por esta grande aula.
Filosofia, história, astrofísica e principalmente velas!! Parabéns!!⛵️🌈👏🏼
Parabéns por ter a coragem de questionar, com lógica de raciocínio, a literatura acadêmica, que mais induz ao engodo, do que ao conhecimento.
Caro amigo,que bela aula😁é bom conhecer um pouco a vida de velejador .Neste momento em Portugal são 24.15,vou dormir com dor de cabeça🤗😂mas sonhando que estou a velejar.Um grande abraço para si e sua esposa.Até à próxima aventura.Que Deus vos continue a abençoar.Boa noite.
Embarcações e aviação minhas duas grandes paixões
Cada vez que eu assisto um dos seus vídeos,eu tenho mais vontade de ajudar o canal !! Sou realmente seu fã e fã do canal!!!!❤❤❤
Não é a toa que sigo o canal a mais de 5 anos #sal !!!😍
Puxa Adriano...
Vc tem um dom de nos instigar a entrar em uma área de conhecimento e explorar possibilidades antes nem imaginadas. Obrigado meu caro, por compartilhar essa riqueza de experiências e conhecimentos.
Excelente! Parabéns Adriano e Arnaldo. Vocês mostroaram a importância do conhecimento da teoria e do método da ciência para o desenvolvimento da vela. Não precisamos conhecer a discussão de Descartes, para não recuar até à antiguidade, até Popper e Kuhn, por exemplo, mas é importante sabermos que a historia do pensamento científico está em cada equipamento ou peça de uma embarcação. Espero que este excelente vídeo inspire jovens a se formarem para desenvolver novos conhecimentos para a vela. Parabéns.
Grande Arnaldo, excelência no que faz! Há pelo menos três décadas é o meu fabricante de velas! Parabéns, Adriano, pela iniciativa em convidá-lo!
Rapaz....apaixonante!!! Valeu #sal!!!!
Esse é o cara. Arnaldo da conhaque. Tenho a oportunidade de conversar com ele de tempos em tempos. Todas as vezes aprendo muito.Ricardo Tolentino Vento sul 06 comandante
TOP TOP,entrevista sensacional,Que assunto muito interessante. PARABENS ADRIANO.BONS VENTOS⛵⚓👌👌
A história da vela e suas funcionalidades é fantástica, é uma daquelas coisas que a gente ouve por hrs e não se cansa.
Obrigado pela Super Aula Adriano! SHOW!!!
Amo seus vídeos. Amei esse, lógico. Tenho carta e trabalhei em um veleiro por quase 6 anos. Hoje tenho 59 anos. Trabalho aquo na Noruega. E ja estou pensando em comprar um veleiro para viver no Brasil ou em Portugal e realizar o meu sonho.
Parabéns pelo episódio, como velejadora e professora de Engenharia que leciona mecânica dos fluidos, fiquei feliz em teres trazido o assunto! Velejar é arte e é ciência! Vou indicar aos meus alunos! ⛵
Grande Arnaldo.
Mais que um Mestre!
Ô Mestre.
Assistindo em 2023,
Embora eu tenha medo de Água, (por não saber nadar) (e mesmo assim já fiz mergulho no mar kk) nem eu sei explicar, pq me apaixonei por esses vídeos, não sei se é o conteúdo em si, a boa narração, as lições de vida ,ou o grande aprendizado de algo que nunca conheci pessoalmente
Obrigado pelo conteúdo, acompanhando cada vídeo e cada história com muito carinho
Parabéns pelo conteúdo e esforço para que tenhamos incentivo na formação científica em prol da evolução das velas.
Muito top o vídeo, estou compartilhando com os meus amigos é divulgando para minha família.
JÁ comprei até um Caiaque por sua causa.
Fique em paz é um dia se Deus permitir conhecer sua casa.
Eu aqui em Belo Horizonte MG .
Aqui não tem mar
Más a expectativa de novas emoções." O tempo não para."
Heber é o filho José.
Obrigado pelo vídeo. Conhecimento transmitido por pessoas que sabem de verdade sobre o assunto é outra coisa.
Parabéns a entrevista e fico satisfeito em ouvir as palavras do Físico. Sou Biólogo e isso me permitiu reconhecer a importância do método científico em tudo.
Em comparação a metodologia científica é o veículo seguro que nos permite desbravar com precisão todo o conhecimento escondido na natureza, tal qual os veleiros nos permitiram desbravar novos lugares no passado.
Grande Arnaldo! Sabedor de tudo sobre vela e grande figura humana.
Fiz as velas do meu Cruiser com ele e, prá "mudernizar" um pouco, a grande virou uma square-top. Foi uma obra de engenharia: tive que retirar o estai de popa e reposicionar os brandais mais a ré. Ainda hoje chama a atenção. E anda bem.
Foi um prazer conhecer ele 😀
Parabéns 👏👏👏
#Sal sempre impecável na apresentação, temas abordados, ilustrações, e a narração espetacular e hipnotizante do Adriano. 🏆 👏👏👏
Top demais. Parabéns pelo episódio. 👏🏻👏🏻👏🏻⛵⛵⛵
Parabéns pela matéria...um formato didático e objetivo...!!
Arnaldo é genial. Parabéns pela entrevista.
Perfeição de programa!
Sensacional! Um dos melhores vídeos do #sal. Parabéns, Adriano. Você se superando cada vez mais. Um grande abraço.
Minha primeira vez no canal e fiquei maravilhado. Que ótimo seria se todo TH-cam fosse assim.
Muito legal o vídeo!! Parabéns!! Sou nova na vela, mas encantada.
Achei fantástica a abordagem baseada na ciência e na física.
Sou das humanas, mas acredito mesmo que a física explica quase tudo e a ciência ratifica o conhecimento em todas as áreas.
Muito legal!! Sou fã do trabalho de vcs!!
Que bom que a ciência atua na vela náutica. Eu fiz curso de piloto privado, mas troquei o céu pelo mar quando em 2009 comecei a praticar kitesurf e sentir toda a força dos ventos e a energia do oceano, quero fazer um curso para navegar barco a velas de forma recreativa e deixar a ciência para meus prezados cientistas.
Mto legal esse episódio!! Uma aula de história e inspiração
Que vídeo gostoso de assistir. Valeu por compartilhar!
É sempre um prazer ouvir o Arnaldo discorrer sobre velas, barcos, navegação, etc. Apesar de trabalhar com ele há mais de 10 anos, não canso de ouvi-lo. Obrigado, Adriano, por disponibilizar o conhecimento do Arnaldo a um público mais amplo por meio dessa entrevista no seu canal.
De longe, este é o melhor canal de vela, pelo menos em português. Nada parecido com os tantos BBBs que poluem esse meio de comunicação. Útil, bem humorado sem valer-se de piadinhas ridículas, com conteúdos sempre significativos e importantes aos amantes da vela. Adriano é sem dúvida um mestre da narrativa, do roteiro, da fotografia e de tudo o mais que importa para a produção de e vídeos e histórias da melhor qualidade... Parabéns!!!
Tenha um excelente Domingo, meus queridos. Moro aqui em Caraguatatuba e adoro os seus vídeos. Vou fazer o Arrais amador. Acho que é o primeiro passo para dar início a sonho de comprar um barco.
Adriano, fico pensando o baita investimento de tempo, dedicação e amor neste episódio. Que trabalho sensscional. Vc carrega uma luz e uma energia leve. Muito sucesso pra vcs e que Deus os abençoe e os proteja pelos quatro cantos e por esses mares. Bons ventos!!🍀🍀🍀🍀👏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional...da prática à teoria e vice versa. Fraterno abraço e bons ventos
Arnaldo é fantástico, a participação dele sempre assertiva no fórum da náutica ainda é uma referência preciosa. Uma das melhores entrevistas até agora. Bom saber que o Arnaldo ainda está tão atuante. Arnaldo cria um grupo de discussão no Telegram ou Face, você tem muito a ensinar.
MUUUITO BOM Adriano !
Muito obrigadoo!
Efeito Coanda, finalmente escutei ser narrado o que realmente é o maior responsável pela potência gerada pela vela.
Essa semana mesmo estava explicando esse efeito para um grupo de velejadores no clube.
Arnaldo é na minha opinião um dos maiores nomes e o mais respeitado "Mestre Veleiro" que conheço.
Parabéns pela matéria Adriano.
Abraço e bons ventos...
Pô, Adriano, tu é phoda contando histórias. Muito legal, obrogado.
Há mais de dez anos, trabalhei numa Indústria Pesqueira em Porto Belo, que chegou a ter 18 Barcos Pesqueiros, eu era comprador da empresa, em parte dos 5 anos que trabalhei lá, além de o comprador geral, fui o comprador na construção de um Atuneiro com casco de aço, o barco Gavião Pescador, um dos maiores do Brasil naquele momento, e desde sua construção até as últimas viagens de pesca que eu acompanhei, o Armador, o engenheiro e eu buscávamos alternativas para economia do combustível, que a cada dia tem fatia maior no preço do pescado que chega ao mercado. Na época encontramos algumas empresas que vendiam "Pipas" parecidas como grandes Para-sails, mas na época não encontrei nenhuma empresa no mundo que oferecesse (para este segmento) e para este porte de embarcação, uma solução com mastro e velas, se houvesse teríamos interesse de imediato, conversamos sim em "conversa de pinga" num mastro e vela, mas só devaneio, pois a legislação, as certificações, as licenças, testes de capacidade dos materiais... tudo isso fazia inviável qualquer projeto com Velas, o que nos sobrava eram as Pipas, que eram usadas em grandes navios e não conseguimos fazer os testes. Desculpe o "textão", só lembranças boas, e com intuito de contribuir para seu maravilhoso canal. Parabéns pelo trabalho, e eu acho espetacular, em especial, o final poético dos vídeos, obrigado.
Maycoln Vilas Boas, Bombinhas SC.
Grande Adriano..
Vc entrevistou o mais importante e conhecedor de vela do BRASIL.
Faz o parte 2, 3 ou até 4 por favor.
Parabéns pelo programa. Assisti três vezes, uma senhora aula. Sou professor de história e sempre trabalho com os alunos as inovações tecnológicas na época dos descobrimentos marítimos. Por fim, material útil pra trabalhar com os alunos. Obrigado e muita luz nessa caminhada.
Belo trabalho Adriano 👏. Obrigado
Sou do voo com parapente e assistir um vídeo tão interessante que me prendeu em ver tudo sem piscar foi incrível, parabéns
Parabéns pelo conteúdo, realmente muito instrutivo.
Aloha Gratidão estou amando seus Conhecimentosabraço da Suiça
Ótimo documentários! Parabéns!!!
Ele é da mesma cidade que eu, Cabo Frio. É estudou na UFRJ, eu estudo lá hoje. O cara ainda fala de método científico. Muito queria dar 1000 like.
Nossa que incentivo para eu começar vela.
Obrigado!
Muito interessante esse vídeo. Sensacional. Parabéns pelo trabalho.
Parabéns Adriano.....muito bom o tema....obrigado
Foi uma vez no clube Jurujuba, em Niterói, que consertei uma vela e conheci Arnaldo e Lars Grael, isso antes das Olimpíadas Seul 88.
Obrigado pelo vídeo, abraço de Portugal
Que vídeo aula fantástico 👋🏼👋🏼👋🏼
Um milhão de veleiros no Brasil e eu dou de cara aqui com o querido Lazy, ex-Nau Capitânia do Marcelo Velejador, no qual fiz uma aula sensacional há alguns anos.
Parabéns, excelente vídeo!
Mais um episódio altamente técnico e recheado de uma charmosa filosofia que só mesmo o Adriano consegue fazer - Parabéns mais uma vez
Bah Adriano, cada episódio é um presente.
Grato sempre por tua disponibilidade.
Abração
Sou um principiante na arte de marear apesar de ser português. Amei este canal e já subscrevi . Sou engenheiro e gosto imenso de assuntos ligados com o mar, ou não fosse português.....
Excelente esse vídeo, Adriano!
Boa noite Adriano, vejo o vosso canal aqui de Portugal desde que comecou... adoro as temáticas, ja tem muitos canais de "diy" sobre vela e passeios de vela, etc... mas canal de partilha de vivências do meio nautico, enfim partilha de conhecimento de vida de alguém é " show de bola".
Aproveito para dizer que tanta gente a ver e discutir vela e ninguém reparou no video o tambor do enrolador de genoa está completamente errado, de facil afinação e no momento deve ser uma dor de cabeça enrolar a genoa, alem do desgaste que está a provocar onde o cabo roça, qualquer dia tem uma cova.( ver aos 21min 04 segundos) se nao sabe deslocar o tambor, tem que mudar para estibordo o cabo de enrolar a genoa
Caros amigos, agradeço seu vídeo. Parabéns
Um dos melhores videos q ja vi no canal
Fomos surpreendidos novamente! Sensacional esta entrevista com o Arnaldo, de quem eu ja tinha ouvido falar muito. Agora que eu sei que ele é físico, ganhou meu respeito de vez.
Sou fã de carteirinha do Arnaldo. Ele, além de excelente projetista e construtor de velas, é uma enciclopédia no assunto. Meu barco possui dois jogos de vela da Cognac, um mais velho para passeios e um novinho para regatas. Parabéns pelo episódio e pela escolha do entrevistado. Bons ventos a todos!
Espetacular bate-papo com o Arnaldo...muito conhecimento sobre velas e veleiros...bons ventos!
SENSACIONAL Adriano.
Demais as suas explicações e a do professor, fiquei de boca aberta aqui, seus vídeos além de cativantes são explicativos, e como fui "mau aluno" em física, fico feliz em saber que não precisa " ser bom" em física pra navegar, tem que ter a vontade e curiosidade em querer aprender sempre, demais!!
Hoje vou fazer minha primeira aula de vela. O #sal teve papel fundamental pra me incentivar a seguir esse caminho. Obrigado por compartilhar tanta informação e histórias incríveis! Sucesso e bons ventos! 👊
Demais Fabrício!!
Beleza de aula!! E olha que hj é domingo.
Excelente episódio. Esclareceu muitas dúvidas até mesmo antes de surgirem as perguntas. Fantástica e a contribuição do Arnaldo com seu profundo conhecimento tornou essa entrevista uma aula.
Parabéns! Muito legal! Um abraço,
Excepcional vídeo inclui uma mini aula super bem detalhada e embasada com ciência , prática com quem de fato conhece. Parabéns Adriano seu trabalho merece ser reconhecido e será continue.
Um abraço
Show de bola parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
Entrevista fantástica! Parabéns pelo empenho e dedicação a um assunto de alta importância
.
Que maravilha o seu programa...
Vida de sonho, parabéns irmão
Muito bom. Estou me apaixonado por velas, estou em uma aventura e estou fazendo a minha primeira vela.
Muito bom!! Meu Globo Rural de domingo!!
Que beleza de episódio.
O tema é interessantíssimo, e vasto, e o Arnaldo é uma das pessoas mais capazes e generosas que conheço na vela.
Sobre a questão da experimentação no desenvolvimento de equipamentos náuticos e para a vela, me fez lembrar os vários livros de grandes velejadores(de cabeça, me ocorrem.Jerome Poncet e Bernard Moitessier), que relatam com frequencia terem sido "presenteados" com equipamentos por grandes fabricantes franceses, em troca de fornecerem relatos sobre o desempenho dos mesmos durante as suas viagens, o que me parece mais uma.iniciativa de marketing do que um recurso de pesquisa.
Parabéns!
Abraço
Esse canal me abriu os olhos pra algo que eu não conseguia ver e daqui um prazo ( não muito longo) vou estar navegando e achando minha tribo! Olhar os vídeos e me identificar tanto em tornar o Mar muito mais atrativo que a terra usando vento, é algo tão obvio que o prazo já começou. De acordo com meu aprendizado de algumas boas horas de vídeos, um 16 pés é o início!
Muito bom Adriano.
Olá #sal ! Que matéria interessantíssima ! Quase no final das imagens mostrou uma pipa gigante, e eu estava pensando nas pipas enquanto vc falava das velas, na minha observação de leigo, as velas captam um vento diferente de vento das pipas, eu morei na Ilhabela e nunca vi um veleiro com pipa, somente Kate surfe , eu achava o máximo aquilo. Enfim, acho que as pipas podem surpreender na questão de cargueiros! Que mundo fascinante este dos barcos!
Parabéns... ótimo trabalho
Uma verdadeira aula 👍👍🙌🙌show