CARBONATAÇÃO DO CONCRETO - Da química ao ensaio. Estudo de caso.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
  • Olá pessoal sejam sempre bem vindos aqui neste canal.
    Hoje eu vou ensinar a vocês todo o processo químico da carbonatação do concreto e de que maneira ela interfere na qualidade das nossas obras.
    Sendo assim, inicio dizendo que a carbonatação é uma manifestação patológica decorrente da ação do CO2 (dióxido de carbono) presente na atmosfera e emitido pelos escapamentos dos veículos. O CO2 ao penetrar na estrutura de concreto, reage com a água formando o ácido carbônico. Este ácido ao reagir com o hidróxido de cálcio Ca(OH)2 produz o carbonato de cálcio CaCO3 + Água.
    O grande problema causado pela carbonatação está no fato de que ele consome, em suas reações químicas, as partículas de hidróxido de cálcio Ca(OH)2. Essas partículas de hidróxido de cálcio são as responsáveis por garantir o PH da estrutura entre 12 e 13,5. Então, enquanto houver CO2 atacando o concreto, os hidróxidos Ca(OH)2 de cálcio irão reagir e proporcionarão uma baixa significativa do PH.
    O aço da construção civil é considerado projeto em meio alcalino quando o PH do concreto se mantém entre 12 e 13,5. Quando o concreto baixa o PH, a camada passivadora do aço é destruída favorecendo assim a corrosão (geralmente generalizada) das armaduras.
    Lembrando que para o acontecimento da corrosão são necessários três fatores fundamentais: eletrólito (concreto) + DDP (diferença de potencial) + Oxigênio. Sem qualquer um desses fatores o processo de corrosão não consegue ser mantido.
    No vídeo eu mostro como encontrei a estrutura e apliquei a solução alcoólica de fenolftaleína 1% para identificar minha frente de carbonatação, pois, foi necessário toda a remoção do concreto contaminado. Feito isso, seguimos com todos os outros procedimentos de reparo e recuperação estrutural.

ความคิดเห็น • 26