NÃO IMAGINAMOS que em PORTUGAL era ASSIM ðĩðđ
āļāļąāļ
- āđāļāļĒāđāļāļĢāđāđāļĄāļ·āđāļ 9 āļ.āļ. 2025
- Guia Completo para Trabalhar em Portugal ððž
go.hotmart.com...
Apoiem o nosso Canal para cada dia trazermos mais conteÚdos de qualidade e mostrar as Belezas de Portugal e sua Rica Gastronomia ðĨ°
Brasil - Nosso PIX: boracomtudoportugal@gmail.com
Portugal - Nosso IBAN: PT50 0033 0000 45660716687 05
Seja Membro do nosso Canal e tenha benefÃcios exclusivos ððž
/ @boracomtudoportugal
Link Canal Pessoal da Adriana
/ @adrianamanacas
ZUMUB - Suplementos Alimentares para seu Treino com Descontoððž
zumu.be/BORACOM...
=========================
Acompanhem nosso dia a dia em tempo real no nosso Instagram ððž / boracomtudoportugal
Somos Adriana e Bruno Manaças, um casal Carioca com mais de 25 anos de casados, que resolveu recomeçar suas vidas, pÃģs 40 anos em Portugal e que vive em Lisboa a quase 3 anos.
Siga nosso Canal, acompanhem nosso dia a dia, passeios, viagens e dicas.
BORA COM TUDO ðŠðž
#portugal #brasileirospelomundo #imigrantes #europa #2025 #portugueses #brasil #brasileirosemportugal
Vivo numa pequena vila do interior de Portugal e aqui tambÃĐm temos contentores de reciclagem para tudo, alÃĐm dos 3 que mostraram, temos reciclagem de Ãģleos, de pilhas e lÃĒmpadas, de roupas e sapatos e de equipamentos elÃĐctricos e electrÃģnicos.
Existe sim arroz de 5 kg , ÃĐ chamado de arroz trinca e geralmente ÃĐ usado como alimento para animais , geralmente vende-se nas casas de raçÃĩes.As tampas presas sÃĢo norma europeia e serve para nÃĢo se perder para a reciclagem
No Brasil esse arroz trinca virava uma guloseima,ahahhahaha
As tampas de embalagem plÃĄstica estÃĢo presas à embalagem exatamente para nÃĢo cair e se perder e assim ser reciclada juntamente com a embalagem vazia. à uma legislaçÃĢo recente.
Norma Europeia
A tampinha agarrada ÃĐ uma diretiva da comunidade europeia.
Os contentores para reciclagem, existe em Portugal inteiro, tanto nas cidades como no interior, no Alentejo os contentores sÃĢo pintados com paisagens alentejanas, alÃĐm de ser Úteis sÃĢo tambÃĐm lindos e chamam muito a atençÃĢo dos turistas.
Bjð
No Brasil ÃĐ comum perder as tampas, mas tambÃĐm ÃĐ normal perder sacolas, garrafas, e todo tipo de lixo jogado pelas ruas, a nossa cultura aqui no Brasil ainda ÃĐ bem atrasada nesse sentido, basta andar pelas ruas de todo Brasil que ÃĐ bem notÃģrio a sujeirada espalhada no meio ambiente. Uma grande falta de educaçÃĢo, o brasileiro ainda precisa evoluir nesse sentido ðĒ
As tampas presas ÃĐ uma norma da UniÃĢo Europeia, para as tampas serem deitadas fora com a garrafa, por causa do meio ambiente. Minorca, quer dizer algo pequenino,
Exatamente ððŧ
pois. sÃĢo para as tampas nÃĢo irem para o mar âĪ
Isso nÃĢo ÃĐ moda de Portugal, ÃĐ uma norma Europeia sustentada por lei para contribuir para protecçÃĢo do meio ambiente...isso faz com que as tampas nÃĢo sejam espalhadas por qualquer lado.
SÃĢo para as tampas tambÃĐm irem para reciclagem.
A tampa ÃĐ uma norma europeia para proteçÃĢo da natureza, pois tal como vocÊs disseram as tampas perdem-se com facilidade e muitas vÃĢo acabar no mar, matando peixes e aves que as engolem.
Minorca quer dizer pequeno. Nas ilhas Baleares em Espanha, hÃĄ Ibiza, Maiorca (ilha grande) e minorca (ilha pequena). Em Portugal dizemos muitas vezes: ÃĐ minorca, para nos referirmos a pessoas ou coisas pequenas
A ilha chama-se Menorca, nÃĢo Minorca! ð
OlÃĄ . Sou portuguesa e garanto que nas aldeias as pessoas tambÃĐm fazem a separaçÃĢo do lixo . Tem ecopontos em todas aldeias .
Eu moro numa aldeia com 365 pessoas e fazemos separaçÃĢo de luxo e hÃĄ ecoponto , Ãģbvio .
HÃĄ 25 anos era necessÃĄrio ter um abre-latas em casa, hoje em dia ÃĐ uma relÃquia.
OlÃĄ e obrigada por demonstrarem interesse e esforço na integraçÃĢo. SÃģ por isso, acabei de subscrever o vosso canal apÃģs ver alguns vÃdeos vossos. à importante dar mais visibilidade a quem realmente mostra contributo para uma sociedade melhor. Juntos somos melhores. Tudo de bom e sejam felizes no PaÃs que escolheram para ser o vosso lar.
OlÃĄ, casal .
Qdo estive em Lisboa, estranhei a questÃĢo da tampa da garrafa de ÃĄgua, que fica presa. Achei Ãģtimo. NÃĢo gera lixo a mais.
A roupa para fora das casas, gerou boas fotos. Muito interessante essa questÃĢo cultural.
Moro em Santa Catarina, aqui existe a separaçÃĢo do lixo orgÃĒnico e do reciclÃĄvel . ParabÃĐns pelo vÃdeo. ð
Arroz, batata, esparguete sÃĢo carboidratos e misturados dificultam a digestÃĢo.à uma questÃĢo cultural.SÃĢo um casal muito especial, educados e que respeitam o paÃs onde vivem.Nas aldeias quanto ao lixo tambÃĐm ÃĐ obrigatÃģrio a separaçÃĢo.GratidÃĢo pelo vosso trabalho e empenhoâĪâĪ
NÃĢo sÃĢo nada, mais uns analfabetos funcionais que nada acrescentam ao paÃs!
OlÃĄ aos 2 e bom inÃcio de semana.
O Único canal que tinha algo parecido a este conteÚdo era o dos "IrmÃĢos de Vaca" do Porto.
SÃģ hÃĄ arroz em saco de quantidade maior desde que hÃĄ mais imigrantes da Ãsia em Portugal, encontram com alguma especializaçÃĢo de sabores e quantidades nos supermercados orientais do Martim Moniz, sacos atÃĐ 25kg. como empresÃĄrios se tiverem acesso à Makro tambem tem acesso a estes pacotÃĩes XXL.
As tampinhas estÃĢo agarradas para nÃĢo fazerem mais lixo.
Minorca =criança pequena =puto.
Nos apartamentos tipo Colinas do Cruzeiro os estendais ficam num anexo arejado apÃģs a cozinha onde os estendais sÃĢo de 2 nÃveis, fixos à parede.
Muitas curiosidades , os tÃtulos de filmes foram os melhores. Mais uma vez um conteÚdo interessante, estÃĢo de parabÃĐns.
à assim para nÃĢo desperdiçar a tampa,e assim pode ser reciclado,junto com a garrafa.O ambiente, agradece
A tampa da garrafa ÃĐ uma situaçÃĢo recente, fica mais fÃĄcil para fazer reciclagem.
OlÃĄ.........
As tampas presas sÃĢo essencialmente por causa da reciclagem, as tampas perdem se com facilidade e polui...
Sucesso, felicidade..........
As embalagens de arroz sempre foram de 1 kg. Apesar de existirem, sensivelmente atÃĐ aos anos 70, agregados familiares grandes (com muitos filhos), o poder de compra era muito limitado o que nÃĢo permitia a aquisiçÃĢo de grande quantidade de alimentos (a compra era diÃĄria nas merciarias - comÃĐrcio tradicional). No momento o poder de compra ÃĐ maior, mas os agregados familiares sÃĢo muito menores ( mÃĐdia de casal e 2 filhos). Existem embalagens de 5 kg de arroz trinca mas ÃĐ utilizado para confecionar comida para os animais domÃĐsticos.
Portugal ÃĐ o maior consumidor de arroz na Europa apesar de nÃĢo ter sacos de 5kg de arroz à venda nos supermercados, e caso nÃĢo saibam, maioria dos restaurantes apresenta como acompanhamento arroz, batata e salada. As tampas agarradas à garrafa trata-se de legislaçÃĢo europeia.
Disse bem na europa,mas no Brasil o consumo ÃĐ bem maio que Portugal.Brasileiros no almoço arroz no jantar arroz de segunda ÃĄ sexta nÃĢo dÃĄ pausa.
OlÃĄ, queridos! Muito bom o vÃdeo. Conhecer as diferenças;cultura e as curiosidades ÃĐ sempre bom!ð
De norte a Sul, a recolha de lixo ÃĐ feita da mesma forma.
OlÃĄ,hÃĄ respeito da tampinha das garrafas...aqui na Europa foi proibido tampinhas soltas por conta dos acidentes com pessoas pisando e se machucando.
Foi o resultado dos hospitais que deram essa informaçÃĢo.. eu achei legalð.
As tampas presas ÃĄs garrafas ÃĐ uma regra em toda a Europa para fazer a reciclagem junto com a garrafa. Ã para proteger o planeta. Havia muitas tampas soltas que iam parar aos oceanos porque se perdiam. Assim vai tudo para reciclagem.
Minorca.... Quer dizer pequeno, pequenina, as latas, garrafas, evoluiu, nÃĢo tem assim a tanto tempo, Portugal ðĩðđ ÃĐ primeiro mundo ð
@@MariaManuelaSantos-q3w as tampas das garrafas e latas sÃĢo das normas da UniÃĢo Europeia
Primeiro no mundo?
Sou emigrante em França, e esta porcaria das tampas jÃĄ existe aqui desde 2013
â@@fernandobatista3270Mentira, começou a ser assim,em todos os paÃses da UE ao mesmo tempo.
@florindasilva6735 mentira?
Eu estou em França desde 2011 , e nÃĢo sei o que se passa em França?
VocÊ estÃĄ na França? VocÊ tem essa experiÊncia?
Eu estou e eu tenho essa experiÊncia.
A UE adoptou essa medida para todos os paÃses da UE, certo. Isso quer dizer que na França, ou outros paÃses nÃĢo se utilizava esta merda de tampa?
â@@LuckyamorPORTUGAL Ã UM PAÃS D UNIÃO EUROPEIA, COM LEIS E REGRAS RÃGIDAS PARA TODOS OS PRODUTOS ALIMENTAR E AMBIENTAL,
OlÃĄ maravilhosos! Amei o vÃdeo, super interessante. Vivendo e aprendendo âĪâĪâĪaqui eu sÃģ vejo esse varal no subÚrbio
Este canal deveria chamar-se O CANAL DA VACA QUI RI E DO BARBATANAS.
NÃģs consumimos varios tipos de arroz , cada arroz serve oara um tipo de arroz especÃfico.
Talvez seja por isso que se vende em sacos de 1 kg
à uma palavra que vem de maior e menor Maiorca e Minorca HÃĄ duas ilhas muito turÃsticas em Espanha que se chamam a ilha maior Maiorca e a mais pequena Minorca âĪSou Portuguesa e gosto de falar com Brasileiros ou de outros paÃses desde que sejam educados âĪð
Nada disso!!!
OlÃĄ . Ainda hÃĄ no continente e no pingo doce latas de alimentos sem abertura fÃĄcil. O ultimo que eu vi foi de frutas em conserva da tailandia . Ainda hÃĄ principalmente os que vem da Asia.ðĩðđð§ð·
OlÃĄ casal espectacular...âĪ
Tendes buÃĐ interacçÃĢo com todos estes comentÃĄrios ou anÃĄlises...ððððððð
Continuai com essa energia e felicidade...âĪ
âĪAMEI vocÊs hoje domingo assistir seu vÃdeo âĪ muito legal âĪ
OlÃĄ, aqui varal era corda com uma cana para levantar depois e nÃĢo arrojar no chÃĢo e cordas da roupa do estendal estÃĢo nas paredes exteriores dos apartamentos nas traseiras
Sobre os varais isso e cultural, conheço Portugal e digo que e em todo lugar, sobre o lixo tambÃĐm e igual em toda parte. E aqui onde moro inclusive tem aqueles receptores de roupas usadas, sapatos e outros onde voce deposita depois passam e coletam.
OlÃĄ!
A tampinha estÃĄ presa por questÃĩes ambientais/reciclagem. Porque assim a tampinha nÃĢo se perde e vai para a reciclagem junto com a garrafa. Mas isso ÃĐ muito recente. NÃĢo deve ter mais de 2 anos.
O abridor - Antigamente usÃĄvamos o abridor. De alguns anos para cÃĄ ÃĐ raro usar o abridor
Minorca - Uma pessoa pequena.
Beijinhos
Adriana e Bruno sobre as tampas presas : As garrafas de plÃĄstico de todo o mercado europeu, incluindo o Reino Unido, contam com um sistema de fixaçÃĢo, que impede que o utilizador se livre da tampa por aÃ. Uma vez que a tampa estÃĄ presa à garrafa, deixa de ser fÃĄcil de remover e, por conseguinte, passa a ser difÃcil de deitar fora.
Existe sacos de arroz de 5kg nos supermercados asiÃĄticos
NÃģs portugueses temos por hÃĄbito comprar vÃĄrias variedades de arroz, cada qualidade tem um funçÃĢo diferente para consumir. Daà nÃĢo se compra arroz nessa quantidade. Se vocÊs vÃĢo no mercado vÊm os nomes de arroz com vÃĄrios nomes. No fim atÃĐ compramos vÃĄrios kilos mas das diversas variedades. As tampas de garrafas ÃĐ para nÃĢo haver lixo para todo lado. As abertura das latas ÃĐ para ter praticidade e pela facilidade atÃĐ de uma criança abrir.
Minorca ÃĐ quase a mesma coisa que anÃĢo, (minorca) vem de pequeno daà um anÃĢo ÃĐ uma pessoa (minorca) pequeno (mini).
ððacho muito engraçado , essa diferença das coisas. Estender roupa ÃĐ mais nas casas antigas. Nos prÃĐdios novos jÃĄ nÃĢo se usa. JÃĄ existe ÃĄrea de serviço.
Ãtimo vÃdeo! Achei engraçado e instrutivo!ðâĪ
Boa tarde sua nova no canal de vocÊs pretendo ir futuramente para Portugal grava um vÃdeo contando como foi a primeira vez de vocÊs em PortugalâĪ
Isso da embalagem de plÃĄstico da ÃĄgua e iogurte ÃĐ muito recente cÃĄ em Portugal, ÃĐ uma diretiva europeia, e o intuito ÃĐ nÃĢo separar a tampa da garrafa e nÃĢo se perder e poder reciclar, as tampas facilmente nÃĢo eram recicladas.
NÃģs portugueses temos por hÃĄbito comprar vÃĄrias variedades de arroz, cada qualidade tem um funçÃĢo diferente para consumir. Daà nÃĢo se compra arroz nessa quantidade. Se vocÊs vÃĢo no mercado vÊm os nomes de arroz com vÃĄrios nomes. No fim atÃĐ compramos vÃĄrios kilos mas das diversas variedades. As tampas de garrafas ÃĐ para nÃĢo haver lixo para todo lado. As abertura das latas ÃĐ para ter praticidade e pela facilidade atÃĐ de uma criança abrir.
Minorca ÃĐ quase a mesma coisa que anÃĢo, (minorca) vem de pequeno daà um anÃĢo ÃĐ uma pessoa (minorca) pequeno (mini).
ððacho muito engraçado , essa diferença das coisas.
Eu moro em SÃĢo Paulo _ Br. e aqui tbm tem vÃĄrios enlatados com este tipo de tampa que abre com este lacre..ou sachÊs.....mas....nÃĢo tudo...
Boa noite simpÃĄtico casal, na Makro tem sim arroz de sacos de 5 Kg sim ððŧ eu aqui na SuÃça ðĻð tambÃĐm encontro mesmo na Aldi ou supermercados tipo a Makro tanto faz ser o agulha, como risoto, e tambÃĐm o Basmati, aqui na SuÃça ðĻð as garrafas de plÃĄstico tambÃĐm sÃĢo exatamente assim por a reciclagem âŧïļ mas pressionando mais a tampa ao abrir acaba por sair por completo , minorca se nÃĢo estou enganada ÃĐ uma palavra espanhola e acho que serÃĄ na traduçÃĢo para portuguÊs pequeno ,mas sem certezas ?Muito obrigada pelo excelente vÃdeo, tenham uma Ãģtima noite de descanso e bom inÃcio de semana bjs.ðĻððĩðđð
As latas de fruta, por exemplo ananÃĄs em conserva nÃĢo tem esse sistema de abertura fÃĄcil e para essas vocÊ precisa do abridor.
As casas antigas que nÃĢo tinham quintal para poder ter o varal ,e as maquinas de secar roupa ainda nÃĢo eram tÃĢo populares como no momento , entÃĢo estendia se as roupas nas varandas,mas na maioria dos casos ÃĐ nas traseiras dos edifÃcios.
Reciclagem,a tampa bem junto à garrafa de plÃĄstico para ser deitada fora completa,nos eco pontos!!
Oi, sou do Rio igual vcs ,de IrajÃĄ, ia comentar das tampinhas mas muitos jÃĄ explicaram o motivo da sustentabilidade de reciclagem juntos e a tampa nÃĢo sujar a cidade, mas tbm para nÃĢo contaminar a bebida depois q cai no chÃĢo, as caçambas de lixo agora estÃĢo saindo da comunidade e começaram a ir para os bairros do subÚrbios, principalmente nas principais estradas.
Uma dÚvida inverno aà ÃĐ bem frio e Úmido igual a PetrÃģpolis aqui no Rio, mas as roupas em PetrÃģpolis levam dias pra secar e como ÃĐ aÃ? Seca rÃĄpido com a roupa exposta ao lado de fora da casa?
Norte ÃĐ mais frio e hÚmido, sul mais quente e seco, secando as roupas no prÃģprio dia.
VÃdeo muito ðð
As tampas agregadas à s embalagens ÃĐ uma imposiçÃĢo recente da legislaçÃĢo comunitÃĄria da UE e prender-se por questÃĩes ambientais.
VocÊs falaram nos nomes de filmes que sÃĢo diferentes dos que os mesmos filmes tÊm no Brasil. Mas hÃĄ outra diferença talvez ainda mais importante. à que os filmes estrangeiros sÃģ muito raramente sÃĢo dobrados (dublados) em PortuguÊs-PT, como fazem no Brasil. Aqui sÃĢo apenas legendados. Talvez seja por isso que os portugueses se habituam desde cedo aos sons diferentes e à pronÚncia das lÃnguas estrangeiras, o que depois facilita a aprendizagem dessas lÃnguas.
E se for um filme ou novela do Brasil, aà nem legendas hÃĄ. Claro que no inÃcio temos dificuldade em compreender o Pt-BR, mas com a continuaçÃĢo vamos apanhando o sentido e acabamos por entender essa variante do PortuguÊs, mais facilmente que os brasileiros compreendem o Pt-PT.
Pois ÃĐ, tudo ÃĐ legendado. No cinema e na televisÃĢo. SÃģ os filmes infantis sÃĢo dobrados em portuguÊs. HÃĄ muitos anos, quando eu era criança e jovem, as dobragens dos filmes infantis eram em brasileiro. Mas hÃĄ tambÃĐm muitos anos passaram a ser dobrados em portuguÊs de Portugal.
@@AldaGomes-d7g : Eu prefiro as legendas, e poder ouvir a versÃĢo original. Por vezes as traduçÃĩes deixam a desejar, e gosto tambÃĐm de ouvir a voz e a expressividade dos actores.
JÃĄ me aconteceu, em França, poder escolher (para filmes de lÃngua inglesa ou mesmo para outros) entre a dobragem em francÊs e as legendas na mesma lÃngua. Escolhi sempre as legendas (domino melhor o francÊs, mas compreendo parcialmente o inglÊs, e para outras lÃnguas gosto de ouvir o som original, mesmo quando nÃĢo compreendo o que dizem).
Show de conteÚdo, muito bom
Aqui em Nova ZelÃĒndia tem arroz de 1kg, 5kg, 10kg e 20kg de arroz (sÃĢo os que jÃĄ vi), as latas sÃĢo como essas do vÃdeo mas tambÃĐm encontra latas iguais as do Brasil que precisa de abridor (e os abridores daqui sÃĢo diferentes do nosso bÃĄsico do Brasil), as tampinhas das bebidas sÃĢo soltas como no Brasil e as roupas o comum ÃĐ lavar em lavanderia e sobre o lixo os moradores possuem seus carrinhos de lixo (sÃĢo 3) tudo separado. O morador coloca na rua os carrinhos no dia certo que o caminhÃĢo passa recolhendo.
As embalagens de lata ÃĐ uma questÃĢo de ser mais prÃĄtico o seu consumo. Pode-se transportar para qualquer lado e consumir sem precisar de abridor de lata prevenindo o possÃvel esquecimento do abridor dificultando assim o seu consumo imediato.
Em Portugal diz-se abre-latas, nÃĢo abridor.
Aqui jÃĄ foi assim, felizmente mudou
Minorca tem origem etimolÃģgica das ilhas baleares do mediterrÃĒneo (arquipÃĐlago ilhas espanholas) Maiorca e Minorca. Foi adaptado para designar para pessoas de baixa estatura. TambÃĐm conhecido por vocÃĄbulo gÃria popular como "caga-tacos".
Essa explicaçÃĢo leva a Minorca ÃĐ menor pequena e Maiorca,ð maior ou grande
Eu jÃĄ vi sacos de 5 e 10 kgs de arroz e creio que foi na makro. As tampas presas sÃģ sÃĢo assim hÃĄ pouco tempo e ÃĐ por questÃĩes ambientais. Minorca ÃĐ pequeno. HÃĄ muitos anos o lixo tambÃĐm era colocado assim na rua mas depois vieram os contentores do lixo e ÃĐ muito melhor.
à normal e costume em todo o Portugal estender a roupa nas varandas ou marquises mesmo com mÃĄquinas de secar ,coloca se a roupa sempre a secar ao ar e ao sol tambÃĐm uma questÃĢo de higiene, jÃĄ sairam vÃĄrias artigos em revistas internacionais desse hÃĄbito portuguÊs que os turistas ademiram e dizem sÃĢo casas com vida!! Nas aldeias tambÃĐm hÃĄ os ecopontos, separaçÃĢo de lixos ainda hÃĄ muita mais higiene nas ruas no interior do paÃs!! ParabÃĐns pela vossa partilha sejam felizes!!ðĩðđ
OlÃĄ casal simpÃĄtico, tampas presas nas garrafas,muito boa ideia,bom para o ambiente, mais seguro para os animais,que as vezes comiam porque as tampas tinham cheiro que os atraÃa e comiam,nÃĢo ficar perdidas nas praias nos rios. O portuguÊs come arroz com quase tudo,mas em quantidades menores que o brasileiro,entÃĢo nÃĢo compensa ter um saco de arroz aberto muito tempo,porque sabemos que nÃĢo ÃĐ bom,preferÃvel sacos de um kg,que dependendo da famÃlia pode dar para umas 2,3 refeiçÃĩes ou mais,pessoalmente prefiro assim. Ainda tem algumas latas de fruta em calda que nÃĢo tem o abridor na lata,se nÃĢo me engano a de ananÃĄs do pingo doce,nÃĢo sei se jÃĄ mudaram. Minorca ,usamos essa expressÃĢo para pessoas extremamente baixa, nÃĢo se usa para crianças, mas nÃĢo ÃĐ uma expressÃĢo bonita. Roupa estendida do lado de fora e simples a razÃĢo, principalmente os prÃĐdios e casas mais antigas nÃĢo tem espaço fechado para estender roupa,entÃĢo as donas de casa tinham que se desenrascar, afinal nÃĢo vivemos num paÃs com calor todo ano,em que a roupa seque dentro de casa,e nem todos podem ter mÃĄquina de secar roupa. Os apartamentos mais novos jÃĄ tem um espaço para isso,que por norma fica pegado à cozinha. Durante uns anos tambÃĐm o lixo era assim no passeio, em vila nova de Gaia a cÃĒmara deu a todos os moradores um contentor grandinho a cada casa,com nome da rua e nÚmero da porta,e andar, o qual punhamos na rua perto da hora do camiÃĢo passar,eles despejavam e era lavado automÃĄticamente,foi realmente uma Ãģptima atitude da cÃĒmara. Agora estou a viver em Arouca terra pequena,mas tem sim bastantes ecopontos. Quanto ao nome dos filmes, foram os primeiros brasileiros que vi que nÃĢo fizeram pouco da nossa traduçÃĢo, parabÃĐns por isso tambÃĐm. Bruno,uma sugestÃĢo, quando for beber um iogurte,dÊ uma lambidela na tampa,assim nÃĢo desperdiça nem suja ð ðð claro que jÃĄ fez isso ðð o casal mais simpÃĄtico do TH-cam. PS: Adriana arroz com bacalhau e batatas a murro, altera o sabor do bacalhau e das batatas ð mas claro pode juntarðð
As tampas sÃĢo presas para evitar a poluiçÃĢo dos rios e mares e protejer q os animais nÃĢo confundam com comidas.
Os vÃdeos de vcs sÃĢo sempre TOP. Agora em 2025 vou para Portugal e Alemanha ver minhas filhas mais uma vez. Bjsss.
As tampas serem presas ÃĐ para nÃĢo se perderem o processo de reciclagem.
Mas hÃĄ embalagens de 3 quilos de arroz. Antigamente havia sacos de 5 quilos - eram uns sacos de serapilheira - mas de facto, nÃĢo ÃĐ necessÃĄrio porque se torna muito pesado transportar o saco de 5 quilos. NÃĢo tem a ver com o consumir muito ou pouco. Leva-se os 5 pacotes de 1 quilo ÃĐ mais fÃĄcil.
Indiferenciados sÃĢo todos os resÃduos urbanos que nÃĢo podem ser separados para reciclagem, nem reaproveitados (louças partidas, papel com resÃduos de gordura, fraldas, etc.). EstÃĄ contemplado na legislaçÃĢo ambiental aceite culturalmente na comunidade comunitaria da UE. NÃĢo pode ser de outra forma atÃĐ porque ÃĐ uma questÃĢo de saÚde pÚblica principalmente quando se trata de orgÃĒnicos. Os depÃģsitos diferenciados designam-se por "contentores".
A reciclagem âŧïļ ÃĐ uma parte da educaçÃĢo cÃvica, e lei nacional e comunitÃĄria, por minimizar gastos e combustÃvel em fÃĄbrica de plÃĄstico e vidro.
InformaçÃĢo em Google.
EstÃĄdio do DragÃĢo , muito calmo ... Sem palavrÃĩes , sem insultar , sem reclamar durante o jogo ....ðŪ Deviam estar em coma entÃĢo .
Algo nessa frase estÃĄ muito estranho ðĪ
EntÃĢo, sobre os estendais, depende do municÃpio e das regras do prÃģprio condomÃnio que administra o prÃĐdio. Mas sÃĢo essencialmente regras municipais. Em Lisboa, os prÃĐdios novos jÃĄ proÃbem na parte exterior mas no interior das varandas ÃĐ sempre permitido. Eu moro na margem sul, num prÃĐdio mais recente, de 2020, nÃĢo ÃĐ condomÃnio privado. Esses novos jÃĄ nÃĢo tÊm estendal no exterior mas tÊm varandas para as pessoas colocarem o estendal na varanda. O caso do rÃĐs-do-chÃĢo que nÃĢo tem varanda, o vizinho quis colocar e precisou pedir autorizaçÃĢo na cÃĒmara municipal, explicou a situaçÃĢo, que nÃĢo tem uma ÃĄrea para secagem da roupa e foi autorizado a montar um estendal fixo no exterior de uma das janelas.
Sim em todo o lado em Portugal tem os centros de reciclagem e lixo normal...
à verdade que o Brasil estÃĄ muito à frente na polÃtica de gestÃĢo de condominios do que em Portugal. Apesar de existir legislaçÃĢo referente ao tema aqui ÃĐ muito difÃcil a sua aplicabilidade. Pensamos muito que nossa responsabilidade ÃĐ sÃģ para dentro da porta de cada um e nÃĢo pensamos na responsabilidade comum para o bem de todos. Reclamar judicialmente fica caro e demove quelquer condÃģmino de poder agir. A roupa pendorada na fachada das casas vÊ-se mais nos bairros populares. Nos bairros mais antigos a arquitetura nÃĢo tinha em conta o espaço para lavandarias. A casas eram pequenas para serem mais econÃģmicas. Tornou-se prÃĄtica cultural. Hoje em dia os apartamentos jÃĄ contemplam esse espaço sÃģ destinado à lavandaria.
Portugal sempre estendeu a roupa, nÃĢo ÃĐ para admirar pois toda as pessoas usam roupa, nÃĢo ÃĐ para esconder, precisamos de usar roupa lavada, certo? Nos Bairros Antigos de Lisboa sempre se estendeu a roupa ao ar livre.
E o que eu digo ficam admirados de tudo
Minorca ÃĐ utilizado como mais pequeno que o habitual, pequenino.
3:50 Existem as embalagens de 2kg nos outros supermercados, as embalagens de 5kg sÃģ nos Cash & Carry (Makro, etc) e nas lojas que vendem produtos africanos; 7:28 à uma legislaçÃĢo europeia; 9:19 Das centenas de marcas de enlatados ainda existem algumas que ÃĐ necessÃĄrio o abridor, geralmente essas latas encontram-se nas mercearias de bairro; 12:10 Os tÃtulos dos filmes sÃĢo traduzidos para PortuguÊs e nÃĢo inventam novos tÃtulos (salvo raras exceçÃĩes), Despicable Me (Gru- O Maldisposto), Vaiana (Vaiana), Little Man (Minorca), etc; 16:34 Aqui os espetadores (torcida) tambÃĐm sÃĢo uns selvagens mas ÃĐ mais nos grandes jogos contra os rivais ou se perdem; 20:05 Os estendais sÃĢo comuns de norte a sul, mas muitas casas tÊm os estendais dentro das marquises ou tÊm uma divisÃĢo com lavandaria; 24:46 Os lixos diferenciados vÃĢo para os Ecopontos (caçambas) e os indiferenciados vÃĢo para o contentor de lixo. à normal em toda Europa. Em alguns concelhos tambÃĐm tem o PilhÃĢo (Pilhas), o ElectrÃĢo (ElectrodomÃĐsticos) e o coletor de Ãģleos domÃĐsticos. Agora tambÃĐm jÃĄ existe o coletor (castanho) de lixo orgÃĒnico para as residÊncias.
Existem sim sacos com 5kg e mais, mas normalmente para a gastronomia, nos mercados abastecedores.
Estamos na UniÃĢo Europeia, temos que separar o lixo. Nas aldeias tb tÊm contentores para separar o lixo.
Minorca significa pequeno. Ã uma forma mais caricata de dizer o mesmo.
SÃģ brasileiro para complicar mesmo: Nem a tampa fica com iogurte, porque se tÊm que abrir na posiçÃĢo vertical,ÃĐ impossÃvel ter liquido na tampa. Sobre a tampa da garrafa de ÃĄgua ,ÃĐ outra deturpaçÃĢo, porque a tampa estÃĄ preparada para ficar bem separada do gargalo da garrafa.
Se acontecesse isso como dizem, nÃĢo teria sucesso atÃĐ hoje. Nem sequer houve reclamaçÃĩes.
Basta puxar a tampa para baixo e fica espaço para beber ÃĄ vontade.
HÃĄ sim muitas reclamaçÃĩes pela Europa fora...nÃĢo, nem sempre ÃĐ prÃĄtico. Acontece que muitas pessoas nÃĢo reciclavam a tampa, entÃĢo quando nÃĢo hÃĄ consciÊncia ecolÃģgica, ÃĐ necessÃĄrio implementar medidas mais drÃĄsticas. à aceitÃĄvel, mas com iogurtes lÃquidos nÃĢo ÃĐ prÃĄtico. Eu nunca deixei uma tampa por reciclar, mas pessoalmente acho as tampas agarradas muito irritantes. E aqui em casa tenho 6 depÃģsitos diferentes para separaçÃĢo do lixo e ainda o do papel, mas a tampa ÃĐ irritante!
E nÃĢo tem a ver com ser brasileiro ou nÃĢo! Eu sou portuguesa e vivo num PaÃs onde a reciclagem ÃĐ assunto sÃĐrio e o lixo domÃĐstico ÃĐ pago ao quilo.
@@Mera666Luna Nunca ouvi que havia reclamaçÃĩes pela Europa fora, estÃĄ a mentir descaradamente. Se isso fosse verdade era mais conhecido e jÃĄ tinham acabado.
Essa de pagar o lixo ao quilo por aquilo que produz, ÃĐ que ÃĐ uma enorme treta, ÃĐ mais uma "invençÃĢo" de paranoicos , desta mentalidade "uoque".
Irritante a tampa estar ligada ÃĄ garrafa? ahahahah, irritante ÃĐ nÃĢo saber onde se pousou ou ela cair.
Quem quer reciclar a tampa, recicla do mesmo modo,basta retirar a tampa.AH, jÂīasei vai ser preciso fazer um forçinha, um gesto de um segundo.
Deixe de ser complicada e comodista.
Boa tarde Adriana como vocÊ estÃĄ na sua coluna melhorou depois da fisioterapiaâĪ
A recolha de lixo ÃĐ muito diferente de CÃĒmara para CÃĒmara. Eu conhecia muito bem como era a
recolhâĪa nas colinas do Cruzeiro foi o que vi de pior.
TambÃĐm hÃĄ para resÃduos vegetais, Ãģleos , pilhas, lÃĒmpadas, cÃĄpsulas de cafÃĐ, eletrÃģnicos e tantos outros.... estes ficam normalmente em centros comerciais!!
Nos aqui somos muito praticos
Aqui em França ðŦð· existe com mais de 1kg na maioria dos supermercados. Aqui nÃĢo se vÊ as roupas nos estendais nas janelas. Sim ÃĐ uma lei europeia a tampa das garrafas de plÃĄstico virem agarradas. Sou Portuguesa, desejo muitas felicidades na vossa vida em Portugal ðĩðđ.
Meninos antigamente em Portugal, tudo era aberto com um abridor, agora acompanhando a modernidade tudo ÃĐ abertura fÃĄcil!!
OlÃĄ.
HÃĄ sacos de 5 kg. de arroz mas ÃĐ mais comum encontra-los nos super mercados que vendem por grosso (atacado), mas eu jÃĄ os vi no IntermarchÃĐ.
Na alimentaçÃĢo o arroz ÃĐ mais consumido no Norte tal como as massas (macarrÃĢo), de Coimbra para baixo temos por hÃĄbito o consumo de batata.
Eu nÃĢo sei onde vocÊs moram mas de certo jÃĄ tiveram oportunidade de ver que os portugueses tÊm uma alimentaçÃĢo muito variada, tudo depende das zonas. No Norte comem-se muito comidas fortes, principalmente no Inverno e, no Sul (Alentejo e Algarve) jÃĄ se faz uma alimentaçÃĢo mais MediterrÃĒnea, depois tudo depende do gosto de cada um. O meu marido que ÃĐ da regiÃĢo de Viseu adora feijÃĢo com massa e carne de porco, o meu filho detesta, eu que sou da regiÃĢo de Lisboa e gosto de tudo mas prefiro uma alimentaçÃĢo à base de peixe e legumes ou seja prefiro uma alimentaçÃĢo mais MediterrÃĒnica.
Assim tenta-se satisfazer a todos os gostos e faz-se uma alimentaçÃĢo o mais variado possÃvel. Bom Apetite e um grande abraço.
Minorca=pequeno
Maiorca=grande
Forma mais coloquial de falar.
Exemplo: Espanha tem no mediterrÃĒneo as ilhas Maiorca e Menorca porque uma ÃĐ maior e outra ÃĐ menor.
A tampa da ebalagem presa ÃĐ uma determinaçÃĢo da CEE implementada em toda a Europa ComunitÃĄria. O objectivo ÃĐ diminuir a poluiçÃĢo com tampas soltas.
Bom dia. JÃĄ agora nÃĢo devemos deixar os alimentos nas embalagens de alumÃnio.
Morei tambÃĐm na ItÃĄlia e lÃĄ tbm nÃĢo tem embalagens de 5 kilos de arroz, acho que realmente nÃĢo ÃĐ cultural.
Lembrando que a mistura de arroz com feijÃĢo ÃĐ para suprir a falta de uma proteÃna, por sustentar mais o organismo.
Acredito que aqui nÃĢo seja necessÃĄrio, pois peixes e carnes sÃĢo comprados mais facilmente.
Na ItÃĄlia 90% da populaçÃĢo coloca a roupa para secar na janela, aqui na Europa as pessoas nÃĢo se preocupam muito com o que o vizinho acha, VC pode ser milionÃĄrio e ter um carro velho, e ÃĐ isso que eu amo aqui!
Boa noiteâĪ
Tem sacos de 5 kg mas apenas disponÃvel nos grossistas que ÃĐ onde os restaurantes fazem as compras.
à justamente para nÃĢo perder a tampa e depois reciclar tudo que a tampa nÃĢo cai@
VocÊs tem uma energia tÃĢo boa,que faço questÃĢo de quando for para Portugal encontra-losâĪïļ
Minorca ÃĐ alguÃĐm ou alguma coisa bem menor que o habitual.
As garrafas de plastico ÃĐ para a tampa ir junto à embalagem
NÃĢo pode misturar carboidratos ou ÃĐ arroz ou batata ou macarrÃĢoðĪ sou portuguesa moro no Brasil
Boa tarde. As tampas das garrafas de plÃĄstico sÃĢo agarradas à garrafa por uma razÃĢo ecolÃģgica. As tampas soltas acabam por se perderem das garrafas e causam lixo desnecessÃĄrio. As garrafas na grande maioria sÃĢo colocadas no ecoponto mas as tampas nÃĢo. Penso que ÃĐ uma norma da UE.
Aqui ÃĐ estendal e quase tudos tÊm uma proteçÃĢo salvo no R/C ou bairros perifÃĐricos em casas mais antigas!! Os novos apartamentos nÃĢo tÊm roupa à vista!!
Aqui na Alemanha, eu sou FC Bayern MÞnchen, ÃĐ emoçÃĢo pura, os alemÃĢes tem muito teperamto,no estadio..
Aqui na Alemanha, o lixo ÃĐ todos separado, o plastico,as garrafa sÃĢo todas separada, verde branca e marrom..
*por favor reciclam*âïļðŋ
Aqui em SÃĢo Paulo sÃģ na periferia que estendem roupas nas varandas ou nas janelas....e estas caçambas de separar o lixo ÃĐ comum em quase todo o Estado.....
Minorca... ÃĐ um termo que significa pequeno, mas de uma forma carinhosa
A questÃĢo das tampas das garrafas ÃĐ uma coisa nova na Europa, de uns 4 anos pra cÃĄ pra incentivar e facilitar a reciclagem. Mudei pra Portugal hÃĄ pouco tempo mas na Inglaterra se encontra facilmente sacos de arroz de 5kg em qualquer mercado. Essa questÃĢo das roupas estendidas do lado de fora pra mim foi um choque! Fiquei chocada em ver essa poluiçÃĢo visual nas cidades em Portugal hahaha.
Pois ÃĐ, mas nem todos tem casas com sitio para estender a roupa dentro de casa ,e mÃĄquina de secar roupa. à portuguesa e estranhou? Agora os prÃĐdios novos jÃĄ quase todos tem um espaço coberto pegado à cozinha preparado para estender a roupa,colocar a mÃĄquina de lavar,o estendal fica preso ao tecto ou parede. NÃĢo sei porque esse espanto todo,todo portuguÊs sabe que ÃĐ assim,sempre foi,principalmente nas casas mais antigas,pois ÃĐ a Única maneira de muita gente secar a roupa que lava. Horrorizada fico eu com alguÃĐm portuguÊs que desconhece essa utilidade para muitas donas de casa.nem todos tem a sorte de ter um espaço para isso na casa.
@@nataliafreitas1526Horrorizada estou eu em ver que vc nÃĢo conseguiu entender o meu comentÃĄrio! Se tivesse lido com atençÃĢo teria percebido que sou brasileira e recÃĐm chegada a Portugal. Vim da Inglaterra onde morei por 8 anos e lÃĄ mesmo sendo um paÃs mais frio que Portugal onde os flats tb nÃĢo tem ÃĄrea para secar roupas nÃĢo vemos varais para todo lado espalhados pela cidade. Mais atençÃĢo ao comentar, primeiro leia e entenda oq foi dito. Grata!
â@@claryssanevesdesousa6583flats???? Que ÃĐ isso? Tem a ver com flatulÊncia? , ðĪĢðĪĢðĪĢðĪĢðĪĢðĪĢ
@@abilioandrade9388 pergunta ao Google! Obrigada
Casal morei em França Paris e maioria dos mercados tem 5 k principalmente os mercados indianos sempre compramos de 5 k e França consomem muito arroz tem variedades de etnias e consomem arroz ð
MOREI em França Paris por 6 anos sempre comemos arroz e feijÃĢo normal comida bem brasileira os supermercados tem maioria dos produtos brasileiros principalmente o Carrefour âĪ