Porque o heavy metal explodiu na década de 80? Não foi por causa do virtuosismo, mas sim, por causa da excepcional musicalidade dentro do estilo. Foi uma época onde super músicos se preocupavam em compor grandes músicas, grandes obras. Imaginem o que era para um adolescente na década de 80, ir numa loja, ver e adquirir álbuns de vinil como o “Rising” do Rainbow, o “Heaven and Hell” do Black Sabbath, o Screaming for Vengeance” e o “British Steel” do Judas, o “Holy Diver” e o “The last in line” do Dio, o “Crusader” do Saxon, o “Balls to the Wall e o “Restless and Wild” do Accept, o “The number” o “Piece of mind”, o “Powerslave” do Maiden, os “Keepers” do Helloween, o “Blizzard of Ozz” do Ozzy, o “Operation: Mindcrime” do Queensryche... ufa... Na década de 80, os álbuns de heavy metal eram aquele “metalzão tradicional” grandioso e poderoso. Eram álbuns que conquistavam na primeira audição e essa geração ficava doida com tanto hinos. A coisa era tão cativante que, até quem não era do metal, gostava das músicas desses grandes álbuns. Fui adolescente nessa época e sei o que estou afirmando. Em minha opinião, o que iniciou o declínio do metal foi à proliferação dos subgêneros que tirou a musicalidade do heavy metal. Não foi o Kurt, não foi o Nirvana. Quando o Nirvana surgiu, o heavy metal já não tinha a mesma força que teve na década de 80.
Crítica dele foi numa perspectiva geral e não apenas em relação ao heavy metal .. em termos de mainstream faz todo sentido o que ele disse - considero um fato .. difícil achar uma banda com hits com solo após o sucesso do nirvana .. continuaram a existir algumas bandas mas deixou de ser algo comum
Cara, eu discordo da parte do surgimento de novos subgêneros. E ainda creio que o surgimento de subgeneros e fusões é vital para abastecer e renovar o estilo. Vários generos já saturaram , ninguém aguenta mais ouvir os mesmo clichês e formulas. Quem é pioneiro dos principais generos e chegou no topo, vai continuar, mas bandas novas nunca vao chegar tocando o mesmo som do Metallica, Iron, ACDC e etc.
Na segunda metade dos anos 80 até 89/90 esse estilo estava completamente saturado e caricato! Até cafona eu diria! Porém, o "grunge" de Seattle foi algo q surgiu lá, pelas condições locais isolados de todo o resto! O que realmente "vendeu" Seattle para o resto do planeta foi um gigantesco esquema promocional de marqueting feito pela SubPop que aproveitando o desgaste do hard rock farofa e o metal em si, aproveitou e "explodiu" Seattle e suas principais bandas para td mundo
@@felipe61899 ser virtuoso nem sempre é sinônimo de ser bom musicalmente. Tem coisas simples e curtas que funcionam muito mais que solos de mais de 1min, vide something dos Beatles. É cheio de gente que só pq gosta de rock mais trabalhado, mete o pau no grunge e no punk como se os caras não soubessem tocar. São só linguagens diferentes.
Baita corte! Eu lembro que quando vi Kurt pela primeira vez na MTV e isso em 96 apagou da minha cabeça aquele sonho de rockstar como era chamado os músicos nos anos 80. Eu disse isso aqui que é legal! Foda que ele pôs fim em tudo tão rápido em vez de ter dado um tempo pra si longe dos holofotes.
Assim como o o grunge do Nirvana o Heavy metal tambem nasceu numa cidade industrial da Inglaterra com o Black Sabbath. Pode ser só coincidência, mas pelo menos na narrativa serve pra dizer que essas duas ciidades industriais ajudaram a produzir sons pesados, sujos ou distorcidos através da vivência e do tipo de vida que os músicos levavam nessas cidades.
Nirvana foi muito importante, tinha que ter aquilo ali, assim como a imagem de uma dupla como Plant/page virou icônico pro rock, a energia e a voz rasgada do Nirvana segurando uma guitarra velha viraram também um marco, uma coisa que ta totalmente associada ao rock
Violão e guitarra são basicamente o mesmo instrumento. Aliás Violão só se chama Violão no Brasil por conta da influência da viola de arame que os portugueses trouxeram. O nome original do instrumento é "guitarra espanhola". A diferença entre Violão e guitarra é que o primeiro é guitarra acústica e o segundo é guitarra elétrica.
@@hopeless876 Quanto toco guitarra, tenho esse cuidado de abafar as cordas pra soar mais limpo. O violão de aço tem uma pegada e o de nylon também. Em suma, cada um tem suas particularidades. O flamenco já usa outras técnicas. Ultimamente estou me interessando em pegar uma craviola por causa do som, que muda um pouco por causa do formato da caixa.
@@alanholanda4932 Sim. Um é acústico e o outro é elétrico. São versões diferentes de um mesmo instrumento. Os instrumentos de cordas foram sendo padronizados ao longo da história. Até que os espanhóis em certo momento estabeleceram um instrumento com 6 cordas afinados em intervalos de 4ª (exceto a segunda corda). Já li que o nome "guitarra" foi uma vertente de pronúncia da "cítara" trazida pelos mouros durante a invasão da península Ibérica.
@@alanholanda4932 Porém, quando a "guitarra" na versão acústica chegou ao Brasil, nós começamos a chamá-la de "violão". Isso porque os portugueses já haviam trazido um instrumento de cordas chamado "viola de arame". A viola de arame tinha o mesmo formato anatômico da guitarra, só que era bem pequena em relação ao instrumento espanhol. Por isso começamos a chamar de "violão" (uma viola grande, um "viólão"). No restante do mundo continua sendo guitarra.
Tudo na vida é datado... nada dura pra sempre, eu vejo dessa forma. Lógico que tem pessoas que vão escutar a mesma coisa a vida toda, mas a maioria não, sem fala q as geração mudam, os gostos mudam as tendências mudam, independente do estilo, as coisa tende a mudar... um exemplo básico, o cadilac é um puta carro, mas vc não vê mais ninguém andando de cadilac.... as coisas mudam.
wtf, ninguem tem que entender de tudo não, cara... pode ser que o cara não tem envolvimento nenhum com musica, e pra quem não tem tbm que assistiu pode ter se interessado agora...
eu até reitero que fica impossível assistir um podcast assim com alguém cortando o convidado, fora que o cara nem sabe elaborar direito um assunto ou ate pior, saber mais que o convidado o que particularmente acho ridículo.
Esse entrevistador não entende muito do instrumento, mas eu gostei desse desconhecimento. É um leigo tentando entender . Sem ser irônico,.gostei do trabalho do entrevistador.
Ele atrapalha mais do que ajuda. Kkk... Não sabe de nada mesmo e fica querendo explicar e perguntando algo bobo que o cara tem que parar pra ensinar. Mó chato!
Nessas horas mais vale um entrevistador leigo que permite o profissional desenvolver o assunto, do que um "sabichão" metido a saber mais do que por exemplo o Masterpiece Kiko Loureiro!
Não que o kurt Cobain quis acabar com solo, ele apenas fazia oque gostava musicalmente , ele curtia punk coisas nessa linha, e fazia com qualidade e sabia colocar sentimento no instrumento, foi tudo expontaneo dele pq ele era assim acho que el nem pensou em mudar nada apenas fez oque queria e deu um novo ton no mundo da música. Mas acho que quis dizer que ele apenas mudou o cenario.
@@PedroHenriqueSiv Era playboy sim, na infância o cara morou em trailers com o pai, Brasileiro fala cada coisa sem saber...O kurt nunca foi playboy, Aberdeen em Seattle era uma cidade pobre, sem indústrias era uma cidade madeireira na época. Só tinha classe média baixa por lá, eram os pobres dos EUA. era uma cidade esquecida por Deus. Quem era playboy no Nirvana era o Dave Grohl que os pais tinham muito dinheiro agora o Chris e o Kurt eram fodidos.
@@JuliaGamerr88 Entendi, foi mal então irmão, eu pensava que ele tivesse uma boa condição financeira pelas fotos do Kurt criança numa casa bem bonita, também por causa de ter instrumento bem novo
O punk (sobretudo Ramones) já havia mostrado isso, quase vinte anos atrás. Acredito que o grunge foi muito mais um movimento ideológico do que musical, uma vez que o som das bandas eram pouco similares entre si - o Pearl Jam e Alice in Chains investiam em solos de guitarra, enquanto nirvana não.
Tem vários solos no grunge, inclusive no Nirvana. Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam. Dinossaur Junior eram músicas cheias de solos. Que viagem isso.
Mesmo antes do Nirvana, o Ramones, Sex Pistols e outras bandas punk vieram com a proposta de que era possível ter uma banda de rock sem ser um virtuoso da guitarra. Concordo que o Nirvana obteve um protagonismo naquela cena emergente que chamou muita atenção na época, mas essa ideia não era inédita. Bem provavelmente, não dá muito para imaginar o Sid Vicius ouvindo Prog Rock mas eu entendo que a ideia não era “sepultar” ninguém, vejo que era muito mais no sentido de: “escuta, eu não toco muito melhor do que você que está me ouvindo e estou aqui. Então, também é possível para você estar”. Uma noção que, na minha opinião, encontra um certo paralelo com as artes plásticas após o movimento modernista. Claro que o pessoal sempre colocou uma rivalidade nas coisas, como na época em que no Brasil existia o “time” Led Zeppelin e o “time” Deep Purple. Mas, enfim, não acho que faz sentido encarar arte como competição. Preferências são normais, mas quem define o que é relevante e o que é antiquado?
Rapaz, o tesouro mudou muito. Umas décadas atrás, você jamais veria ele falando bem de bandas tipo Nirvana, ele tinha aquela mentalidade que todo metaleiro tem, que só o som que ele faz que é o melhor,
O metal tem altos e baixos mas segue firme! O grunge praticamente nem existe mais. O Nevermind foi um álbum que chegou impactando e ainda é muito importante... Mas o grunge não se sustentou ao longo das décadas como o heavy metal. Ainda prefiro a formação clássica com guitarra base e guitarra solo.
@@alexandremonteiri6765 para mim não acabou que sou nostálgico não só eu mais uma galera daquela época é só olhar no Spotify e no TH-cam e ver as dez bandas mais acessadas creio que uma banda da cena grunge está lá fato.
@@corvocomunista, ué! É os pilares do gênero não influenciaram mais ninguém a montar novas bandas de Grunge? Jimmy Hendrix, Elvis e tantos outros já morreram há décadas mas até hoje fazem novos discípulos... Pq o grunge não??? Os ícones morrem e ninguém mais se interessa? Isso só mostra que não passou de modinha.
Não acredito nesse negócio do Nirvana. Aqui no Brasil isso nunca aconteceu. Tinha o Nirvana, tinha o black album do metallica, tinha o pantera. Pode ser o hardrock tenha ficado mais fraco, mas o metal foi muito forte do início até a metade dos anos 90.
Mas não é que não aconteciam outras formas de música na época, só que o Nirvana engoliu isso tudo, ficavam em segundo plano entende? A estética e som deles era "o lance" novo. Metallica e pantera já tinham participado de outro cenário, já tinham sido o "novo". Tanto que o Black álbum já é a tentativa da banda de tentar mudar, dar outra cara, roupagem ao som, nada tem a ver com os discos iniciais da banda, estavam tentando.
@@ovfilho não entendo. O metallica era gigante nos anos 90, assim como várias outras bandas que nao eram "grunges". O Nirvana foi importante sim, mas, ao menos no Brasil, ele não engoliu nada. Não virou tudo grunge. Talvez tenha sido diferente nos EUA, rompendo a bolha e atingindo pessoas que não eram do rock. Mas o que lembro é o metal, especialmente o thrash era muito forte nos anos 90.
@@veryapebutverynice Basta você escutar os discos dos anos 90 de bandas como Dokken, Warrant, Danger Danger, Kiss, ou do próprio Motley crue. Todos eles flertaram com o grunge, tiveram que mudar a estética dos vídeos clipes, das próprias roupas, e claro, do som, chegando mais perto possível de bandas como Alice in chains, nirvana e pearl Jam. O próprio Metallica dos anos 90 é um som mais "rock" do que metal, Black álbum, load e reload que o digam. Não dá pra pegar um recorte do Brasil pra se basear, pq temos que lembrar que aqui as coisas demoram um pouco mais a acontecer, fora que não é o berço da coisa. Mas, do lançamento do nevermind até o in útero e depois com a morte de Kurt, pode acreditar, o Nirvana era "A banda", com folga.
Eu discor-do no que se refere a velocidade na comparação violão e guitarra. Na guitarra vc precisa fazer bem menos força pra tocar as cordas e elas são mais próximas.
A questão é que o Nirvana vem do estilo punk que não se importa nem um pouco em estudar guitarra, só 2 ou três acordes e pronto, já a coisa do Kiko se você não estudar guitarra mesmo seria muito difícil executar, são momentos de música. O que o pessoal do movimento grunge odeia é a falta de conteúdo nas letras de muitas bandas dos anos 80.
O nirvana diferente das demais bandas grunges que era bemmm mais técnicas e um pouco mais pesadas mostrou que música boa e forte não precisa ter técnica e com solos sinistros.
Ali começou a decadência do rock, nirvana totalmente nada vê o cara não sabia tocar nem cantar tipo os cantores que tem no Brasil e faz sucesso 😂😂😂 bizarro
Nirvana e o grunge ajudaram as bandas de metal a se popularizarem nos anos 90! Quando o Nirvana surgiu, a mídia passou a dar vazão ao Rock e Metal. Pantera surgiu dessa época, vendeu bagarai! Metallica explodiu no mainstream com o black album nessa época, Sepultura com Chaos ad…
É muita arrogância vindoo de um mero músico brasileiro .Daqui a 100 anos, se vc perguntar no mundo inteiro, sempre haverão pessoas que saberão quem foi o NIRVANA. E se vc perguntar quem foi Kiko Loireiro ??????? A humildade é o último degrau da sabedoria senhor Kiko
Resumindo: existe os teóricos musicais, aqueles que estudam e desenvolvem técnicas, Kiko é um deles, com solos intermináveis, começa hoje e termina no natal. E existe o bom e velho rock, onde Kurt, Eddie Vedder fizeram/fazem sucesso até hoje. Viva o rock!!!
o grunge tinha muita influência do metal. E até mesmo pouco tempo depois as bandas de new metal eram muito influenciadas pelo Grunge. Som pesado, com temática introspectiva, e poucos solos. Atualmente o cenário do rock, de uma maneira geral, anda muito lado b, ou seja, a sobrevivência se dá somente no underground. Bandas clássicas continuam na ativa, mas influenciam muito pouco a cabeça da meninada da atualidade...
Ah, tem um carinha pouco famoso, que veio de Seattle e tocava quase nada de guitarra, chamado, como era mesmo o nome dele, acho que Jimi Hendrix, acho que era isso.
Tem técnicas de violão que não pegam na guitarra tipo tremolo flamenco, rasqueado etc, e técnicas de guitarra que não pegam legal no violão. Mas ambos são guitarras, a diferença é que um é elétrico e o outro acústico
Olha Pearl Jam, sonic youth, Alice in chains... cheio de solos... e quem gosta de solo é minhoca kkkkkk outra, olha o thrash metal, não parou nessa época
Grunge nem existe mais. Heavy Metal e suas vertentes existem até hoje e são o fenômeno musical mais difundido no mundo! Grunge foi só um momento. Durou uns 15 anos. Aí a maior parte dos ícones do Grunge morreram de overdose e minguou.
Ele fala Heavy Metal, pois não tinha esses rótulos de Glam, era parte do Heavy Metal o Hard Rock, quando ele usa esse termo, ele se refere ao Glam, aquela galera do Skid Row, do Motleycrew, Guns, Poison e outros.
O Importante é que hoje em dia as pessoas de toda aquela chuva de seattle lembram de umas 3 musicas do nirvana umas duas de Alice in chains enquanto o metal continua reinando e sendo relevante!
Eu particularmente aprecio mais a crueza de um violão bem tocado do que o virtuosismo de uma guitarra. Na guitarra eu tenho mais apreço a guitarristas melódicos inventivos como Jhonny Marr, Frusciante entre outros. Obs: não deixo de apreciar metal so pq prefiro sons melódicos!
Discordo com o título, pois o grunge acabou ou pelo menos perdeu relevância já o metal continua , mesmo que respirando por aparelhos, Saxon por exemplo continua firme até hoje
o grunge tinha muita influência do metal. E até mesmo pouco tempo depois as bandas de new metal eram muito influenciadas pelo Grunge. Som pesado, com temática introspectiva, e poucos solos. Atualmente o cenário do rock, de uma maneira geral, anda muito lado b, ou seja, a sobrevivência se dá somente no underground. Bandas clássicas continuam na ativa, mas influenciam muito pouco a cabeça da meninada da atualidade...
@@MarcioCarvalho-e2f a galera falando aqui como o grunge fosse outro gênero musical sendo que essa vertente saiu do rock e não importa se durou quinze anos ou mais, más o fato é que jogou uma pá de cal naquele rock farofeiro dos anos 80 pra quem foi daquela geração sabe o que eu quero expressar o heavy metal tá vivo não sei aonde só se for no underground más no mystream está morto e enterrado salve Nirvana 😁
Pessoal falando mal do entrevistador porque ele fez as colocações generalizadas sobre guitarra e violão. Galera, na boa, o entrevistador não precisa e não deve ser alguém com extremo conhecimento tecnico sobre todosos assusntos. É mais do que normal muitos leigos acharem que tudo o que se pode tocar em uma guitarra é rapido e pesado e tudo que se pode tocar em um violão é suave e ideal para uma tarde a beira-mar. Deixem o cara perguntar, deixem e dêem liberdade para o cara errar( ele terá a chance de aprender sobre os instrumentos com o Kiko).
As argumentações do Grunge pra justificar o não solo de guitarra, era pura desculpa esfarrapada, falta de honestidade pra não assumir que não sabem tocar, não gostavam de estudar, mas queria tocar e tocaram e bombaram. Em 1996, eu escutava Nirvana, mas escutava Suicidal Tendencies recheado de solos de guitarra complicadíssimos e tava td bem.
@@carloseduardodepauloromera7480 A primeira vez que escutei algo do jimi Hendrix foi o album chamado experience de 1971. Depois de ouvi-lo, olhei no espelho e perguntei para eu mesmo, como pode tirar um som tão perfeito e extraordinário desse sem nenhuma tecnologia ? Ele usava apenas um pedal de wha wha, imagina ele tocando guitarra nos dias de hoje com toda essas tecnologia e engenheiros de som etc. Acho Hendrix incomparável esta na frente até mesmo de Joe satriane , Steve vai , Ed van Halen e outros.
Verdade, o Nirvana e essa moda grunge veio para cagar o som pesado, heavy e o power principalmente, só que reconheço a importância desses caras e outros como o Alice (nada grunge, vieram na leva).
Nirvana sem nada lavou o metal para o ralo! Melhor acústico de todos.. na verdade épico. Tocar 100 notas por segundos e não ter sentimento visceral... esquece. Mas a tragédia musical está aí.. nada mais restou. Se tocar Jota quest tá valendo.
Penso igual. Não entendo como vanglorizam o Nirvana, som muito básico e inferior, nunca chegara aos pés de Satriani, etc. Sonzinho pra inciante apenas.
Entrevistador não deixa o entrevistado concluir a resposta, isso da uma raiva
Mais do que nunca , seis e dez da noite oh loko meuuuuu
Chato pra kct kk
O cara nem falou o nome da banda que ele gostava muito.....
Porque o heavy metal explodiu na década de 80? Não foi por causa do virtuosismo, mas sim, por causa da excepcional musicalidade dentro do estilo. Foi uma época onde super músicos se preocupavam em compor grandes músicas, grandes obras. Imaginem o que era para um adolescente na década de 80, ir numa loja, ver e adquirir álbuns de vinil como o “Rising” do Rainbow, o “Heaven and Hell” do Black Sabbath, o Screaming for Vengeance” e o “British Steel” do Judas, o “Holy Diver” e o “The last in line” do Dio, o “Crusader” do Saxon, o “Balls to the Wall e o “Restless and Wild” do Accept, o “The number” o “Piece of mind”, o “Powerslave” do Maiden, os “Keepers” do Helloween, o “Blizzard of Ozz” do Ozzy, o “Operation: Mindcrime” do Queensryche... ufa... Na década de 80, os álbuns de heavy metal eram aquele “metalzão tradicional” grandioso e poderoso. Eram álbuns que conquistavam na primeira audição e essa geração ficava doida com tanto hinos. A coisa era tão cativante que, até quem não era do metal, gostava das músicas desses grandes álbuns. Fui adolescente nessa época e sei o que estou afirmando.
Em minha opinião, o que iniciou o declínio do metal foi à proliferação dos subgêneros que tirou a musicalidade do heavy metal. Não foi o Kurt, não foi o Nirvana. Quando o Nirvana surgiu, o heavy metal já não tinha a mesma força que teve na década de 80.
Crítica dele foi numa perspectiva geral e não apenas em relação ao heavy metal .. em termos de mainstream faz todo sentido o que ele disse - considero um fato .. difícil achar uma banda com hits com solo após o sucesso do nirvana .. continuaram a existir algumas bandas mas deixou de ser algo comum
Cara, eu discordo da parte do surgimento de novos subgêneros. E ainda creio que o surgimento de subgeneros e fusões é vital para abastecer e renovar o estilo. Vários generos já saturaram , ninguém aguenta mais ouvir os mesmo clichês e formulas. Quem é pioneiro dos principais generos e chegou no topo, vai continuar, mas bandas novas nunca vao chegar tocando o mesmo som do Metallica, Iron, ACDC e etc.
Na segunda metade dos anos 80 até 89/90 esse estilo estava completamente saturado e caricato! Até cafona eu diria! Porém, o "grunge" de Seattle foi algo q surgiu lá, pelas condições locais isolados de todo o resto! O que realmente "vendeu" Seattle para o resto do planeta foi um gigantesco esquema promocional de marqueting feito pela SubPop que aproveitando o desgaste do hard rock farofa e o metal em si, aproveitou e "explodiu" Seattle e suas principais bandas para td mundo
O papo dos 2 sobre geografia americana doeu no osso! 😂 Dito isso, baita guitarrista!
Escutando o Nevermind hoje ainda parece um som do futuro
@@rafaelreis456 , som duma 12 na boca?
@@franciscoguimaraes534 o dia e a hora chega pra todos man
@@franciscoguimaraes534 paia man
O Grunge é cheio de solos. Só mudou a linguagem. Inclusive ótimos sons de guitarras em Soundgarden, Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam
Stone temple pilots
@@georgen84 com certeza
Grunge é só um movimento, cada uma dessas bandas toca um gênero diferente.
o Nirvana tem uns solos sim, mas a questão é da critica caracteristica do Nirvana de uma musica mais simples com uma letra que conversa mais com voce
@@felipe61899 ser virtuoso nem sempre é sinônimo de ser bom musicalmente. Tem coisas simples e curtas que funcionam muito mais que solos de mais de 1min, vide something dos Beatles. É cheio de gente que só pq gosta de rock mais trabalhado, mete o pau no grunge e no punk como se os caras não soubessem tocar. São só linguagens diferentes.
Baita corte! Eu lembro que quando vi Kurt pela primeira vez na MTV e isso em 96 apagou da minha cabeça aquele sonho de rockstar como era chamado os músicos nos anos 80. Eu disse isso aqui que é legal! Foda que ele pôs fim em tudo tão rápido em vez de ter dado um tempo pra si longe dos holofotes.
O entrevistado teve que colaborar muito, pra coisa acontecer, tá louco até geografia teve que rolar. Kkkkkk
Assim como o o grunge do Nirvana o Heavy metal tambem nasceu numa cidade industrial da Inglaterra com o Black Sabbath. Pode ser só coincidência, mas pelo menos na narrativa serve pra dizer que essas duas ciidades industriais ajudaram a produzir sons pesados, sujos ou distorcidos através da vivência e do tipo de vida que os músicos levavam nessas cidades.
Nirvana foi muito importante, tinha que ter aquilo ali, assim como a imagem de uma dupla como Plant/page virou icônico pro rock, a energia e a voz rasgada do Nirvana segurando uma guitarra velha viraram também um marco, uma coisa que ta totalmente associada ao rock
Nunca gostei desse tal solo de guitarra no meio da música.
@@jefisson Tu é cabaço, fique calado.
@@jefisson Eu curto demais solos de guitarra
Violão e guitarra são basicamente o mesmo instrumento. Aliás Violão só se chama Violão no Brasil por conta da influência da viola de arame que os portugueses trouxeram. O nome original do instrumento é "guitarra espanhola". A diferença entre Violão e guitarra é que o primeiro é guitarra acústica e o segundo é guitarra elétrica.
Podem até ser os mesmos instrumentos, do ponto de vista estrutural, mas a pegada é diversa.
As técnicas são muito diferentes.
Veja violão erudito
Muito diferente
@@hopeless876 Quanto toco guitarra, tenho esse cuidado de abafar as cordas pra soar mais limpo. O violão de aço tem uma pegada e o de nylon também. Em suma, cada um tem suas particularidades. O flamenco já usa outras técnicas. Ultimamente estou me interessando em pegar uma craviola por causa do som, que muda um pouco por causa do formato da caixa.
@@alanholanda4932 Sim. Um é acústico e o outro é elétrico. São versões diferentes de um mesmo instrumento. Os instrumentos de cordas foram sendo padronizados ao longo da história. Até que os espanhóis em certo momento estabeleceram um instrumento com 6 cordas afinados em intervalos de 4ª (exceto a segunda corda). Já li que o nome "guitarra" foi uma vertente de pronúncia da "cítara" trazida pelos mouros durante a invasão da península Ibérica.
@@alanholanda4932 Porém, quando a "guitarra" na versão acústica chegou ao Brasil, nós começamos a chamá-la de "violão". Isso porque os portugueses já haviam trazido um instrumento de cordas chamado "viola de arame". A viola de arame tinha o mesmo formato anatômico da guitarra, só que era bem pequena em relação ao instrumento espanhol. Por isso começamos a chamar de "violão" (uma viola grande, um "viólão").
No restante do mundo continua sendo guitarra.
Novo Inscrito !
Você é a Cara do seu Pai ! Grande e confiável Jornalista !
Saúde, Paz, Luz e Sucesso !
😃😃😃😍😍😍🙌🏼🙌🏼🙌🏼 muito obrigado pela lembrança e pelo prestígio, significa muito pra mim!! Um grande abraço!!!
Toda vez que olho para o Kiko lembro da gafe envolvendo Massacration no VMB.
Que gafe vou procurar pra ver
Tudo na vida é datado... nada dura pra sempre, eu vejo dessa forma. Lógico que tem pessoas que vão escutar a mesma coisa a vida toda, mas a maioria não, sem fala q as geração mudam, os gostos mudam as tendências mudam, independente do estilo, as coisa tende a mudar... um exemplo básico, o cadilac é um puta carro, mas vc não vê mais ninguém andando de cadilac.... as coisas mudam.
Legal seu comentário, eu já sou aquele que vou escutar o velho e bom rock n roll para vida toda, desde Black sabbath ao Nirvana.
O heavy metal não é datado taí as mina da Crypta sucesso mundial pra contestar isso
*Lindíssimo, culto, maravilhoso!!!*
Entrevistador tapado ao extremo
o cara não sabe nada sobre violão clássico kkkk
claro instrumentos eletrificados são mais rápidos
wtf, ninguem tem que entender de tudo não, cara... pode ser que o cara não tem envolvimento nenhum com musica, e pra quem não tem tbm que assistiu pode ter se interessado agora...
Vc que é foda
eu até reitero que fica impossível assistir um podcast assim com alguém cortando o convidado, fora que o cara nem sabe elaborar direito um assunto ou ate pior, saber mais que o convidado o que particularmente acho ridículo.
Você que é foda
Esse entrevistador não entende muito do instrumento, mas eu gostei desse desconhecimento. É um leigo tentando entender . Sem ser irônico,.gostei do trabalho do entrevistador.
Ele atrapalha mais do que ajuda. Kkk... Não sabe de nada mesmo e fica querendo explicar e perguntando algo bobo que o cara tem que parar pra ensinar. Mó chato!
Nessas horas mais vale um entrevistador leigo que permite o profissional desenvolver o assunto, do que um "sabichão" metido a saber mais do que por exemplo o Masterpiece Kiko Loureiro!
Muito ignorante. Vi outras partes da entrevista. Larguei.
Não que o kurt Cobain quis acabar com solo, ele apenas fazia oque gostava musicalmente , ele curtia punk coisas nessa linha, e fazia com qualidade e sabia colocar sentimento no instrumento, foi tudo expontaneo dele pq ele era assim acho que el nem pensou em mudar nada apenas fez oque queria e deu um novo ton no mundo da música. Mas acho que quis dizer que ele apenas mudou o cenario.
05:10 Jimmy Hendrix era de Seattle.
@@MuriloVicc Retroceder nunca, render-se jamais foi feito lá tb
Quincy Jones estudou musica em Seattle
só os pica sao de la
Os 3 maiores aí: Satriani, Gilmour e Hendrix!
@@mateusdrummer1 Esqueceu de Chimbinha
Kiko. Tesouro❤
KURT VIVE!!✊🏾
A diferença do grunge e que não vem de Playboy.. ..a qualidade das coisas simples...sentimento é atitude.
O Kurt tinha tudo pra ser playboy, a família dele tinha bastante dinheiro até, só que depois disso foi totalmente ao contrário
A diferença do grunge é q os caras não sabiam tocar.
@@ftrez82 E ainda assim faziam músicas boas
@@PedroHenriqueSiv Era playboy sim, na infância o cara morou em trailers com o pai, Brasileiro fala cada coisa sem saber...O kurt nunca foi playboy, Aberdeen em Seattle era uma cidade pobre, sem indústrias era uma cidade madeireira na época. Só tinha classe média baixa por lá, eram os pobres dos EUA. era uma cidade esquecida por Deus. Quem era playboy no Nirvana era o Dave Grohl que os pais tinham muito dinheiro agora o Chris e o Kurt eram fodidos.
@@JuliaGamerr88 Entendi, foi mal então irmão, eu pensava que ele tivesse uma boa condição financeira pelas fotos do Kurt criança numa casa bem bonita, também por causa de ter instrumento bem novo
O Nirvana e o grunge mostrou que Tocar de uma Forma simples tbm pode gerar ótimas músicas
Kurt Cobain era um Nóia
O punk (sobretudo Ramones) já havia mostrado isso, quase vinte anos atrás. Acredito que o grunge foi muito mais um movimento ideológico do que musical, uma vez que o som das bandas eram pouco similares entre si - o Pearl Jam e Alice in Chains investiam em solos de guitarra, enquanto nirvana não.
@@johnconnor4748 fala teus ídolos aí, me diz quais deles nunca usaram algum bagulho
O cara basicamente mudou o cenário musical da época, e hj em dia ele era só um "noia", triste ver um comentário desse.@@johnconnor4748
fa de dream theater chora no banho, virtuosismo sem emoção não é musica, é barulho padronizado meu cétebro identifica fácil músicas sem alma
O Grunge é mais pesado do que praticamente todas as bandas cheias de solos antes visto, a diferença é que além de pesado é bom, hehe
😂😂😂😂😂verdade
O melhor solo de guitarra dos anos 90 é de uma banda grunge: na música Alive do Pearl Jam
E o solo da música In Bloom do Nirvana também é muito bom!
Tem vários solos no grunge, inclusive no Nirvana. Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam. Dinossaur Junior eram músicas cheias de solos. Que viagem isso.
Mesmo antes do Nirvana, o Ramones, Sex Pistols e outras bandas punk vieram com a proposta de que era possível ter uma banda de rock sem ser um virtuoso da guitarra. Concordo que o Nirvana obteve um protagonismo naquela cena emergente que chamou muita atenção na época, mas essa ideia não era inédita. Bem provavelmente, não dá muito para imaginar o Sid Vicius ouvindo Prog Rock mas eu entendo que a ideia não era “sepultar” ninguém, vejo que era muito mais no sentido de: “escuta, eu não toco muito melhor do que você que está me ouvindo e estou aqui. Então, também é possível para você estar”. Uma noção que, na minha opinião, encontra um certo paralelo com as artes plásticas após o movimento modernista. Claro que o pessoal sempre colocou uma rivalidade nas coisas, como na época em que no Brasil existia o “time” Led Zeppelin e o “time” Deep Purple. Mas, enfim, não acho que faz sentido encarar arte como competição. Preferências são normais, mas quem define o que é relevante e o que é antiquado?
Ouvi falar que o Kurt Cobain teve um tórrido romance com um fazendeiro goiano, chamado Armando Jatobá, na época da vinda do Nirvana ao Brasil.
Verdade, eu era a porteira da fazenda 😅
@@danabrioclavijo1869
Calma aí, Darlene Glória
@@fernandoazevedo1550 calma Claudia!!!😅
@@danabrioclavijo1869
Por favor, Lady Zu
Rapaz, o tesouro mudou muito. Umas décadas atrás, você jamais veria ele falando bem de bandas tipo Nirvana, ele tinha aquela mentalidade que todo metaleiro tem, que só o som que ele faz que é o melhor,
Kiko gigante!
Entrevistador não deixa o entrevistado falar, interrompe toda hora a conversa!
Bah tri legal esse canal! Nao conheçia parabéns pelo trabalho!
Até que é interessante ver um leigo entrevistando um músico
😃😃🙌🏼🙌🏼
O metal tem altos e baixos mas segue firme! O grunge praticamente nem existe mais. O Nevermind foi um álbum que chegou impactando e ainda é muito importante... Mas o grunge não se sustentou ao longo das décadas como o heavy metal. Ainda prefiro a formação clássica com guitarra base e guitarra solo.
Grunge acabou porque morreram os vocalistas, se estivessem vivos estariam gravando e lotando shows até hoje, exemplo disso é o Peral Jam.
Kurt, Cornell e Weiland só pra exemplificar alguns.
@@alexandremonteiri6765 para mim não acabou que sou nostálgico não só eu mais uma galera daquela época é só olhar no Spotify e no TH-cam e ver as dez bandas mais acessadas creio que uma banda da cena grunge está lá fato.
Óbvio, os pilares do gênero se dissolveram ou morreramkk
@@corvocomunista, ué! É os pilares do gênero não influenciaram mais ninguém a montar novas bandas de Grunge? Jimmy Hendrix, Elvis e tantos outros já morreram há décadas mas até hoje fazem novos discípulos... Pq o grunge não??? Os ícones morrem e ninguém mais se interessa? Isso só mostra que não passou de modinha.
É que nem a musica "The metal" de Tenacious D... "Grounge tryied to kill the metal"
Seattle nos deu simplesmente Jimi Hendrix.
Queensryche também.
Que legal estudio top
O Kiko salvou o entrevistador...a pergunta do violão foi de fuder mesmo! kkkkk
Não acredito nesse negócio do Nirvana. Aqui no Brasil isso nunca aconteceu. Tinha o Nirvana, tinha o black album do metallica, tinha o pantera. Pode ser o hardrock tenha ficado mais fraco, mas o metal foi muito forte do início até a metade dos anos 90.
Mas não é que não aconteciam outras formas de música na época, só que o Nirvana engoliu isso tudo, ficavam em segundo plano entende? A estética e som deles era "o lance" novo.
Metallica e pantera já tinham participado de outro cenário, já tinham sido o "novo".
Tanto que o Black álbum já é a tentativa da banda de tentar mudar, dar outra cara, roupagem ao som, nada tem a ver com os discos iniciais da banda, estavam tentando.
@@ovfilho não entendo. O metallica era gigante nos anos 90, assim como várias outras bandas que nao eram "grunges". O Nirvana foi importante sim, mas, ao menos no Brasil, ele não engoliu nada. Não virou tudo grunge. Talvez tenha sido diferente nos EUA, rompendo a bolha e atingindo pessoas que não eram do rock. Mas o que lembro é o metal, especialmente o thrash era muito forte nos anos 90.
Ohio q os parta😂
Seattle e chuvoso e frio, montar uma banda pra tocar na garagem naquela época era o q tinha de melhor opção pra passar o tempo.
@@veryapebutverynice Basta você escutar os discos dos anos 90 de bandas como Dokken, Warrant, Danger Danger, Kiss, ou do próprio Motley crue. Todos eles flertaram com o grunge, tiveram que mudar a estética dos vídeos clipes, das próprias roupas, e claro, do som, chegando mais perto possível de bandas como Alice in chains, nirvana e pearl Jam.
O próprio Metallica dos anos 90 é um som mais "rock" do que metal, Black álbum, load e reload que o digam.
Não dá pra pegar um recorte do Brasil pra se basear, pq temos que lembrar que aqui as coisas demoram um pouco mais a acontecer, fora que não é o berço da coisa. Mas, do lançamento do nevermind até o in útero e depois com a morte de Kurt, pode acreditar, o Nirvana era "A banda", com folga.
@@veryapebutveryniceBrasil e Europa. Esse movimento todo foi forte nos EUA. Resto do mundo, não
5:30 Queensrÿche é de Seattle.
Eu discor-do no que se refere a velocidade na comparação violão e guitarra. Na guitarra vc precisa fazer bem menos força pra tocar as cordas e elas são mais próximas.
Quase que vira aula de geografia lkkkk
Seattle tem só Microsoft, Amazon, entre outras… cidade pequena, mas fantástica
A questão é que o Nirvana vem do estilo punk que não se importa nem um pouco em estudar guitarra, só 2 ou três acordes e pronto, já a coisa do Kiko se você não estudar guitarra mesmo seria muito difícil executar, são momentos de música. O que o pessoal do movimento grunge odeia é a falta de conteúdo nas letras de muitas bandas dos anos 80.
Seattle.... Jimmy Hendrix, Heart, Nikki Sixx, Duff Rose Mackagan, Queensryche, Bill Gates....
O nirvana diferente das demais bandas grunges que era bemmm mais técnicas e um pouco mais pesadas mostrou que música boa e forte não precisa ter técnica e com solos sinistros.
Resumindo, na cena grunge o nirvana era ruim tecnicamente.
Kurt não sabia tocar além de alguns acordes qdo se aprende a tocar.
Ali começou a decadência do rock, nirvana totalmente nada vê o cara não sabia tocar nem cantar tipo os cantores que tem no Brasil e faz sucesso 😂😂😂 bizarro
Oq eu curto muito no grunge, e que se deixa claro nessa banda é o baixo do Alice, eu AMO o baixo do alice in chains...
Nirvana e o grunge ajudaram as bandas de metal a se popularizarem nos anos 90! Quando o Nirvana surgiu, a mídia passou a dar vazão ao Rock e Metal. Pantera surgiu dessa época, vendeu bagarai! Metallica explodiu no mainstream com o black album nessa época, Sepultura com Chaos ad…
É muita arrogância vindoo de um mero músico brasileiro .Daqui a 100 anos, se vc perguntar no mundo inteiro, sempre haverão pessoas que saberão quem foi o NIRVANA. E se vc perguntar quem foi Kiko Loireiro ??????? A humildade é o último degrau da sabedoria senhor Kiko
O que o grunge fez com o Heavy Metal e o Hard Rock nos anos 90 foi a mesma coisa que punk fez com o Rock progressivo da década de 70.
Nesse época o U2 era a banda de rock com o DEdge tocando pra caralho sem firulas
Resumindo: existe os teóricos musicais, aqueles que estudam e desenvolvem técnicas, Kiko é um deles, com solos intermináveis, começa hoje e termina no natal. E existe o bom e velho rock, onde Kurt, Eddie Vedder fizeram/fazem sucesso até hoje. Viva o rock!!!
Mito puro 😂
Graças a Deus, pois eu não suporto solo de guitarra kkkk por isso sou fã de nirvana e por isso que eu sou um péssimo guitarrista também kkkkk
A Boeing é em Seattle
Outra sacada, era q as gravadoras queriam músicas comerciais, curtas, para tocar na rádio e não solos longos
Acho importante todo o movimento relacionado ao rock. Seja metal, grunge , punk, hardcore etc. O que não acho nem um pouco legal é a ausência do rock.
De onde o Kiko tirou que o grunge não tem solo?
Claro está que ele não gosta (e tem todo o direito), mas o comentário dele foi nonsense.
tipo os metaleiros falando do grunge, sendo que nem é um estilo, no grunge tinha muito metal
o grunge tinha muita influência do metal. E até mesmo pouco tempo depois as bandas de new metal eram muito influenciadas pelo Grunge. Som pesado, com temática introspectiva, e poucos solos. Atualmente o cenário do rock, de uma maneira geral, anda muito lado b, ou seja, a sobrevivência se dá somente no underground. Bandas clássicas continuam na ativa, mas influenciam muito pouco a cabeça da meninada da atualidade...
Ah, tem um carinha pouco famoso, que veio de Seattle e tocava quase nada de guitarra, chamado, como era mesmo o nome dele, acho que Jimi Hendrix, acho que era isso.
Tem técnicas de violão que não pegam na guitarra tipo tremolo flamenco, rasqueado etc, e técnicas de guitarra que não pegam legal no violão. Mas ambos são guitarras, a diferença é que um é elétrico e o outro acústico
Olha Pearl Jam, sonic youth, Alice in chains... cheio de solos... e quem gosta de solo é minhoca kkkkkk outra, olha o thrash metal, não parou nessa época
Seattle tambem chove pra caralho.
Muitos consideram o grunge como ultimo movimento do rock
Na vdd pós ponto final no rock
po o nu metal veio depois mas a galera gosta de falar mal entao entendo kkkkkkkkkk
Queensryche também é de Seattle.
3 caras dominarão o rock nos anos 90 botarao um monte de banda revi metall no chinelo😂😂😂😂😂
Grunge nem existe mais. Heavy Metal e suas vertentes existem até hoje e são o fenômeno musical mais difundido no mundo! Grunge foi só um momento. Durou uns 15 anos. Aí a maior parte dos ícones do Grunge morreram de overdose e minguou.
Overdose e/ou suicídio
Ainda assim é melhor que heavy metal ❤
Ele fala Heavy Metal, pois não tinha esses rótulos de Glam, era parte do Heavy Metal o Hard Rock, quando ele usa esse termo, ele se refere ao Glam, aquela galera do Skid Row, do Motleycrew, Guns, Poison e outros.
@@allanallan5850Guns? 😂😂😂
@@Arthur_Txtz isso Guns.
Aonde fica Seathe foi a melhor parte show demais 👺👺👺
Piano ninguém melhor que Jerry Lee Lewis
O Importante é que hoje em dia as pessoas de toda aquela chuva de seattle lembram de umas 3 musicas do nirvana umas duas de Alice in chains enquanto o metal continua reinando e sendo relevante!
Reinando com dinossauros dos anos 70/80... Se contar a partir da morte do Kurt nunca mais surgiu uma banda de metal que preste.
Eu particularmente aprecio mais a crueza de um violão bem tocado do que o virtuosismo de uma guitarra.
Na guitarra eu tenho mais apreço a guitarristas melódicos inventivos como Jhonny Marr, Frusciante entre outros.
Obs: não deixo de apreciar metal so pq prefiro sons melódicos!
Se colocasse minha mãe e esse entrevistador aí seria a mesma coisa. Leigo demais
E de repente a entrevista vira uma discussão sobre a localização das cidades no mapa dos EUA 🤡
Mais solo em música é foda Guns continuo com solos,.acho super atual ainda,.nirvana também tinhas riffs fodas mais pra mim não mudou era diferente.
Discordo com o título, pois o grunge acabou ou pelo menos perdeu relevância já o metal continua , mesmo que respirando por aparelhos, Saxon por exemplo continua firme até hoje
o grunge tinha muita influência do metal. E até mesmo pouco tempo depois as bandas de new metal eram muito influenciadas pelo Grunge. Som pesado, com temática introspectiva, e poucos solos. Atualmente o cenário do rock, de uma maneira geral, anda muito lado b, ou seja, a sobrevivência se dá somente no underground. Bandas clássicas continuam na ativa, mas influenciam muito pouco a cabeça da meninada da atualidade...
Saxon banda mediana
@@MarcioCarvalho-e2f a galera falando aqui como o grunge fosse outro gênero musical sendo que essa vertente saiu do rock e não importa se durou quinze anos ou mais, más o fato é que jogou uma pá de cal naquele rock farofeiro dos anos 80 pra quem foi daquela geração sabe o que eu quero expressar o heavy metal tá vivo não sei aonde só se for no underground más no mystream está morto e enterrado salve Nirvana 😁
Metal continua com os dinossauros dos anos 70/80, e desde a época da morte do Kurt nunca mais apareceu uma banda de metal que preste.
Pessoal falando mal do entrevistador porque ele fez as colocações generalizadas sobre guitarra e violão. Galera, na boa, o entrevistador não precisa e não deve ser alguém com extremo conhecimento tecnico sobre todosos assusntos. É mais do que normal muitos leigos acharem que tudo o que se pode tocar em uma guitarra é rapido e pesado e tudo que se pode tocar em um violão é suave e ideal para uma tarde a beira-mar.
Deixem o cara perguntar, deixem e dêem liberdade para o cara errar( ele terá a chance de aprender sobre os instrumentos com o Kiko).
Se ele acabou, o judas priest ressuscitou com o painkiller e o metálica com o black album
...E o Helloween com os três discos fodas da década de 90
... E o sepultura com o arise e o chaos A.D
@@dimitrygarbo3237 poise cara. Isso que eu não. Entendo de falarem que o grunge acabou com o heavy.
E o Pantera com todos os álbuns da década de 90.
Black álbum??? Metallica é só até Master of Puppets, depois virou negócio e o som um lixo.
As argumentações do Grunge pra justificar o não solo de guitarra, era pura desculpa esfarrapada, falta de honestidade pra não assumir que não sabem tocar, não gostavam de estudar, mas queria tocar e tocaram e bombaram. Em 1996, eu escutava Nirvana, mas escutava Suicidal Tendencies recheado de solos de guitarra complicadíssimos e tava td bem.
Nirvana acabou com o solo de guitarra em termos, o Alice In Chains e o Peal Jam tem solo de guitarra e surgiu no mesmo periodo na mesma cidade.
Jimi Hendrix Seattle
Violão, guitarra e baixo são a mesma coisa com registros diferentes
Quem é esse cara que perece o richard rasmussem mais novo?
Mr. Hendrix é de Seattle!! Como vcs não sabem disso???
Tem algo de bom em seatle ?
De Seatle só veio um guitarrista chamado Jimi Hendrix pra quem não sabe. Kkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk perfeito!! Só um sujeito chamado Hendrix!! Sabem tudo!!
@@carloseduardodepauloromera7480
A primeira vez que escutei algo do jimi Hendrix foi o album chamado experience de 1971. Depois de ouvi-lo, olhei no espelho e perguntei para eu mesmo, como pode tirar um som tão perfeito e extraordinário desse sem nenhuma tecnologia ? Ele usava apenas um pedal de wha wha, imagina ele tocando guitarra nos dias de hoje com toda essas tecnologia e engenheiros de som etc. Acho Hendrix incomparável esta na frente até mesmo de Joe satriane , Steve vai , Ed van Halen e outros.
Entrevistador não manja
"que tinha em Seattle?" naquela epocasó tinha o Canadá em Seattle... kkkkkk
Seattle é mais para o Oeste, Michigan mais para o Leste. O entrevistador viajou na Geografia.
mas Nirvana tem solos
só que é mais pancada e sem frescura
Os solos do Kurt são "antisolos". Harmonias soladas do barulho.
Na realidade, ele era incapaz de solar mesmo.
@@franciscoguimaraes534 Se você pensa que o formato de solo do Kurt é fruto da incapacidade de solar como Satriani, é sinal de burrice aguda!
Mito puro 😂
@@josemartins8754 exatamente.
A Google é em Seattle
Verdade, o Nirvana e essa moda grunge veio para cagar o som pesado, heavy e o power principalmente, só que reconheço a importância desses caras e outros como o Alice (nada grunge, vieram na leva).
Nunca vou gostar de rock sem solos de guitarra ou troca de andamentos dentro da música, o grunge nunca me atraiu musicalmente!
Realmente é uma porcaria, sem precedentes.
Uso pedaleira de guitarra no violão em faço a mesma técnica de que uso na guitarra.
Não acho que o Grung acabou com os solos de guitarra, pode ter mudado em outros aspectos, mas, solo de guitarra não!
Nirvana sem nada lavou o metal para o ralo! Melhor acústico de todos.. na verdade épico. Tocar 100 notas por segundos e não ter sentimento visceral... esquece. Mas a tragédia musical está aí.. nada mais restou. Se tocar Jota quest tá valendo.
E de lá para cá o Rock só veio declinando.
Carlos Bolsonaro tem que deixar o entrevistado falar mais
🤣🤣🤣🤣
Graças à Deus! Deus abençoe Kurt Cobain! Se depender de mim foi direto para o céu! Metal é muito cheese!
Ô galera o q mais veio de Seattle? Um tal de Hendrix, serve?!
Pesado, mas depende de quem tá ouvindo... pra mim é leve e melódico... espadinha... kkkkkkk
Penso igual. Não entendo como vanglorizam o Nirvana, som muito básico e inferior, nunca chegara aos pés de Satriani, etc. Sonzinho pra inciante apenas.
Entrevistador chato, todo tempo interrompendo o convidado, cortando o raciocínio do cara, querendo saber mais que o convidado, que chato .