Quanto a carga da laje ser descarregada sobre a viga baldrame. As construtoras que eu conheço possuem como prática utilizar o sistema de alvenaria amarrada, ou seja, constroem as alvenarias para somente depois executarem os pilaras e as vigas que utilizam a ultima fiada de tijolos como a forma inferior da viga. Partindo destes dados, é correto afirmar que a viga transfere suas cargas diretamente para a alvenaria e esta para a viga baldrame? Eu sei que a viga possui um flecha inicial ou assentamento e como está escorada sobre a alvenaria esta flecha não ocorre.
@@fredericovasconcellos9573 Oi.. Aqui também fazem assim em algumas obras. Mas dá mesma maneira...essa viga sobre a última fiada...recebe as vigotas da laje nela....a carga da laje deve descarregar nessa viga sobre a parede e da viga vai aos pilares. A alvenaria é frágil....veja que uma simples janela se não fizer viga de verga e contra verga já trinca os cantos Só vai a carga da laje na parede se não tiver pilar.
@@GersonSydorou se a viga flexionar demais não suportando e aparecendo então manifestações patológicas ( trincas; fissuras) no pano de parede, mas mesmo assim chegando no baldrame há a transferência pro solo.
Muito bom. Sempre falei isso, mas ainda não tenho seu gabarito 😅
É uma lógica simples né...mas alguns querem negar.
Quanto a carga da laje ser descarregada sobre a viga baldrame.
As construtoras que eu conheço possuem como prática utilizar o sistema de alvenaria amarrada, ou seja, constroem as alvenarias para somente depois executarem os pilaras e as vigas que utilizam a ultima fiada de tijolos como a forma inferior da viga.
Partindo destes dados, é correto afirmar que a viga transfere suas cargas diretamente para a alvenaria e esta para a viga baldrame?
Eu sei que a viga possui um flecha inicial ou assentamento e como está escorada sobre a alvenaria esta flecha não ocorre.
@@fredericovasconcellos9573 Oi..
Aqui também fazem assim em algumas obras. Mas dá mesma maneira...essa viga sobre a última fiada...recebe as vigotas da laje nela....a carga da laje deve descarregar nessa viga sobre a parede e da viga vai aos pilares. A alvenaria é frágil....veja que uma simples janela se não fizer viga de verga e contra verga já trinca os cantos
Só vai a carga da laje na parede se não tiver pilar.
@@GersonSydorou se a viga flexionar demais não suportando e aparecendo então manifestações patológicas ( trincas; fissuras) no pano de parede, mas mesmo assim chegando no baldrame há a transferência pro solo.