@RVEngenhariaCivil A fórmula do WB (item 8) está incorreta, por isso a diferença no resultado. É preciso elevar ao quadrado também o denominador da fórmula.
Sou fã dos seus trabalhos. Mas caramba quanto aço para um radier com pilares de pouca carga, daria pra fazer uma centena de sapatas isoladas. Faz um vídeo comparando nessa mesma situação qual seria a fundação mais viável. Grande abraço.
Verdade, o radier "consome" bastante aço. Mas às vezes é a solução. Não faz sentido fazer sapata isolada em prédios de parede de concreto, por exemplo. Abraço!
Bom dia! Achei muito bacana o vídeo. Só fiquei na dua de como vc achou 35 e 55 na curva de terzagui. Vc explica aos 26 min e 50 seg do vídeo. Vc poderia explicar como chegou nos dois valores.? Sempre assisto seus vídeos. obrigado
Boa noite, Wanderlei! Acabei não comentando no vídeo, mas também depende da tensão vertical efetiva do solo. Tem um vídeo meu que mostra como calcular essa tensão: th-cam.com/video/tZENRYbW-S8/w-d-xo.html Esse vídeo de um colega de profissão mostra melhor como utilizar o ábaco de acordo com o NSPT e a tensão vertical: th-cam.com/video/srP1wqGLPNo/w-d-xo.html
Mestre obrigado pelo conteúdo, que até então, ninguém se dispôs a fazer. So tenho uma objeção: o cálculo das reações sob cada carga seria: 14,209 + (0,9574 × 1,00)=15,166.Ou seja a constante 0,9574 x distancia em seguida somar com a outra constante 14,209. O Senhor concorda?
A maioria dos vídeos que tenho visto sobre radier, os exemplos são para placas quadradas ou retangulares. Quais seriam as dificuldades para um radier com as dimensões das placas poligonais variáveis com retângulos e quadrados?
Os cuidados estariam direcionados para com os centros de gravidade. Nesse sentido, como comentei no início do vídeo, seria recomendado o dimensionamento através de softwares de elementos finitos.
Eu gosto de vários. Aqui estão os que eu mais curto: - Elementos de fundações em concreto (João Carlos de Campos); - Fundações Volumes I e II (Dirceu de Alencar Velloso); - Dimensionamento de Fundações (Rodrigues Alonso); - Exercícios de Fundações (Rodrigues Alonso).
Porque eu considero esse lado "esquerdo" como o qa. E ali é o ponto inicial, logo não tem distância de qa para qa. Já quando eu calculo qb, tem uma distância de 10m em relação à qa.
Bom dia! Me ajude a entender os resultados do passo 13 por favor? Os valores calculados de q1, q2 e q 3 meus ficaram totalmente diferentes. (Ex: q2= 14,209 x 0,9574 x 5,5= 74,8203 kn/m e não 19,475kn/m)
boa tarde, estive pesquisando para construir uma casa térrea com laje forro, em alvenaria estrutural. Minha ideia seria utilizar uma fundação radier, de preferência um estilo "raised slab foundation", ou seja, um radier elevado. A ideia seria fazer um pequeno muro no perimetro da obra, preencher/elevar a parte de dentro com terra/pedras, compactar e nos ultimos x centimetros, fazer o radier. é possível?Gosto da ideia do radier, porém não quero a casa no chão, por causa da umidade etc. MInha intenção é elevar o radier pelo menos 1 metro dessa forma.um muro de pedras gres, blocos ou tijolos, vc já fez algo assim?Pesquisei sobre e so achei informações em ingles, por isso não faço ideia se é usado por aqui.
É possível sim. Você teria que fazer, nada mais nada menos, do que uma laje suspensa. Só não se esqueça que essa laje tem que ter apoio (normalmente as vigas), essas vigas também tem que ter apoio (normalmente os pilares) e esses pilares também tem que ter apoio (normalmente sapatas). Caso seja somente esse muro no perímetro da obra, esse muro funcionaria como uma alvenaria estrutural, que distribui as cargas da estrutura diretamente para a fundação (não direto para o solo). Logo, sobre esse muro você deve fazer algum elemento de fundação, nem que seja uma sapata corrida. Mas se o problema for somente umidade, existem hoje no mercado diversas soluções boas de impermeabilização para atender sua necessidade. Posso fazer um "projeto de impermeabilização" pra você, especificando tudo para que não tenha esse tipo de problema na sua obra. Sai mais barato do que fazer um raised slab foundation. Me chama no WhatsApp que eu te ajudo (13) 99674-3763. Abraço
@@RVEngenhariaCivil entendo sua colocação, mas a ideia é ter a casa mais elevada, pelo menos 1 metro. Claro que quando for construir, primeiro irei ter projeto com engenheiro tudo certo, agora so estou tentando entender as possibilidades. Gosto de saber as possibilidade e porquês. Deixa eu te explicar melhor minha ideia. Imagina um muro de pedras no caso pedras gres, no perimetro de toda a obra. e dentro desse perimetro o radier. As pedras serviriam mais como uma caixa para segurar a terra compactada e/ou pedras, e como caixa para conter o concreto do radier. então eu faria esse perimetro já incluso as varandas. por exemplo se a casa ficar de 10 x10, minha ideia é fazer o radier de 15 x 12, para já contemplar o piso elevado para as varandas. A casa ficaria sobre esse radier elevado e polido. Quero o piso polido pois ja posso usar por um tempo sem outros acabamentos. Então imagino assim, o perímetro do muro, encher essa "caixa" com terra e/ou pedras, compactar, brita, lona, ferragem, e concreto. O radier fica dentro do perimetro, apoiado sobre essa terra/pedras compactada. Sobre o radier polido, uma casa de alvenaria estrutural de blocos de concreto, casa térrea, mas com laje forro e telhado de aluzinco. Acredito que dessa forma ficaria mais barato. Claro desde que esse terreno inicial seja firme, não aterro.
o único local onde a umidade poderia subir seria pelo muro de pedras grês, porém posso usar um impermeabilizante no concreto para assentar as pedras. dessa forma a umidade não subiria por elas, e o muro de blocos não estaria sobre as pedras grês.
Pelo menos na minha cabeça, seria o mesmo que um radier sobre o solo. o peso estaria distribuído sobre uma área grande de solo. Só que a um metro de altura. não sei eu faço sentido? haha
@@RVEngenhariaCivil Entendi, porque atrás da casa da minha mãe, que é de madeira, tem uma empresa onde passa caminhão com carga, e a casa treme toda, no futuro estamos cogitando construí uma no lugar com painel monolítico de EPS, que é mais leve que alvenaria convencional né, minha dúvida era se nesse casa um radier seria suficiente ou se precisaria fazer sapata. Claro que tem muitas variáveis, mas só pra ter um norte
O recalque final, que chamamos de WB, vai ser o wb corrigido, calculado no passo 7, multiplicado por uma fórmula. Que é: (2 vezes a largura da faixa)² dividido por (largura da faixa + 0,30). Assim chegamos no WB.
Todo radier vai ter armadura negativa tipo uma laje maciça que a gente calcula o As,min, ou ele pode ter só a armadura positiva ? vejo mt sendo executado so com uma malha pop somente na parte positiva
O ideal é que se tenha armadura negativa também. Mas isso vai depender muito da condição de apoio. Principalmente se for radier estaqueado, em que as estacas criarão momentos negativos no radier.
Excelente conteúdo, só uma observação: Quando refizemos o exercício o WB deu um valor diferente ( WB = 1,93 . 10^-3 ) m. Abraços !!!!!!
Vou dar uma conferida. Obrigado pelo seu comentário!
@RVEngenhariaCivil
A fórmula do WB (item 8) está incorreta, por isso a diferença no resultado. É preciso elevar ao quadrado também o denominador da fórmula.
Nem na minha especialização de estruturas eu tive aula disso, e ainda que eu pedi aos professores.
Já tem meu like e inscrição 👍😀
Opa! Muito obrigado pelo seu comentário. Feliz que tenha gostado. Abraço e seja bem vindo ao canal.
Até que fim uma video explicando sobre o dimensionamento de radier de forma manual. +1 escrito por causa disso.
Opa, muito obrigado! Feliz que tenha gostado do conteúdo. Abs
igor sempre ajudando agente.
Feliz em ajudá-lo! 🤝
Muito boa explicação, parabéns pelo conteúdo
Obrigado, Izaias! Feliz que tenha gostado. Abs
conteúdo sensacional, parabéns!
Obrigado, Gabriel! Feliz que tenha gostado. Abs.
Gostei muito bom bem prático Boa explicação
Obrigado, José! Feliz que tenha gostado. Abs
Nossa gosto muito dos seus vídeos e como faço pra ter as tabelas de cálculo do concreto
Boa noite, Ronaldo! Obrigado!
Mande um e-mail para rvengenhariacivil@outlook.com que a gente te encaminha. Abs
Ok
Sou fã dos seus trabalhos. Mas caramba quanto aço para um radier com pilares de pouca carga, daria pra fazer uma centena de sapatas isoladas. Faz um vídeo comparando nessa mesma situação qual seria a fundação mais viável. Grande abraço.
Verdade, o radier "consome" bastante aço. Mas às vezes é a solução.
Não faz sentido fazer sapata isolada em prédios de parede de concreto, por exemplo.
Abraço!
Bom dia! Achei muito bacana o vídeo. Só fiquei na dua de como vc achou 35 e 55 na curva de terzagui. Vc explica aos 26 min e 50 seg do vídeo. Vc poderia explicar como chegou nos dois valores.? Sempre assisto seus vídeos. obrigado
Boa noite, Wanderlei! Acabei não comentando no vídeo, mas também depende da tensão vertical efetiva do solo.
Tem um vídeo meu que mostra como calcular essa tensão: th-cam.com/video/tZENRYbW-S8/w-d-xo.html
Esse vídeo de um colega de profissão mostra melhor como utilizar o ábaco de acordo com o NSPT e a tensão vertical:
th-cam.com/video/srP1wqGLPNo/w-d-xo.html
Mestre obrigado pelo conteúdo, que até então, ninguém se dispôs a fazer. So tenho uma objeção: o cálculo das reações sob cada carga seria: 14,209 + (0,9574 × 1,00)=15,166.Ou seja a constante 0,9574 x distancia em seguida somar com a outra constante 14,209. O Senhor concorda?
Sim sim...
Ótimo conteúdo!
Obrigado, Euclides! Feliz que tenha gostado. Abs
Muito bom conteúdo.
Obrigado, Carlos! Feliz que tenha gostado. Abs
A maioria dos vídeos que tenho visto sobre radier, os exemplos são para placas quadradas ou retangulares.
Quais seriam as dificuldades para um radier com as dimensões das placas poligonais variáveis com retângulos e quadrados?
Os cuidados estariam direcionados para com os centros de gravidade. Nesse sentido, como comentei no início do vídeo, seria recomendado o dimensionamento através de softwares de elementos finitos.
Excelente! 👏🏻
Obrigado! Feliz que tenha gostado. Abs
Faltou mostrar como lançou no ftool, onde considerou os apoios??
Lancei o comprimento do radier e as cargas pontuais do pilares
@@RVEngenhariaCivil mas o apoio nas extremidades??
na sua opinião, qual o melhor livro para o aprendizado de dimensionamento de fundações?
Eu gosto de vários. Aqui estão os que eu mais curto:
- Elementos de fundações em concreto (João Carlos de Campos);
- Fundações Volumes I e II (Dirceu de Alencar Velloso);
- Dimensionamento de Fundações (Rodrigues Alonso);
- Exercícios de Fundações (Rodrigues Alonso).
consegue passar referências para estudo mais detalhado sobre nspt corrigido e coeficiente de reação vertical...
Pode explicar o porque de zerar o valor do X no cálculo de qa?
Porque eu considero esse lado "esquerdo" como o qa. E ali é o ponto inicial, logo não tem distância de qa para qa. Já quando eu calculo qb, tem uma distância de 10m em relação à qa.
Bom dia meu amigo, uma dúvida. como chegou no valor de K = 1,49, por meio desse módulo, pode detalhar aqui ?
Bom dia! Me ajude a entender os resultados do passo 13 por favor? Os valores calculados de q1, q2 e q 3 meus ficaram totalmente diferentes. (Ex: q2= 14,209 x 0,9574 x 5,5= 74,8203 kn/m e não 19,475kn/m)
Bom dia!! Ele usou o sinal errado, o certo é
Q1= 14,209 + 0,9574 x 1= 15,166
Q2= 14,209 + 0,9674 x 5,5= 19,475
qual a distância entre as estacas no caso de radier estaqueado
No mínimo 2,5Ø de for estaca pré-moldada ou 3,0Ø se for estaca moldada in loco, em que Ø é o diâmetro da estaca.
boa tarde, estive pesquisando para construir uma casa térrea com laje forro, em alvenaria estrutural. Minha ideia seria utilizar uma fundação radier, de preferência um estilo "raised slab foundation", ou seja, um radier elevado. A ideia seria fazer um pequeno muro no perimetro da obra, preencher/elevar a parte de dentro com terra/pedras, compactar e nos ultimos x centimetros, fazer o radier. é possível?Gosto da ideia do radier, porém não quero a casa no chão, por causa da umidade etc. MInha intenção é elevar o radier pelo menos 1 metro dessa forma.um muro de pedras gres, blocos ou tijolos, vc já fez algo assim?Pesquisei sobre e so achei informações em ingles, por isso não faço ideia se é usado por aqui.
É possível sim. Você teria que fazer, nada mais nada menos, do que uma laje suspensa. Só não se esqueça que essa laje tem que ter apoio (normalmente as vigas), essas vigas também tem que ter apoio (normalmente os pilares) e esses pilares também tem que ter apoio (normalmente sapatas). Caso seja somente esse muro no perímetro da obra, esse muro funcionaria como uma alvenaria estrutural, que distribui as cargas da estrutura diretamente para a fundação (não direto para o solo). Logo, sobre esse muro você deve fazer algum elemento de fundação, nem que seja uma sapata corrida.
Mas se o problema for somente umidade, existem hoje no mercado diversas soluções boas de impermeabilização para atender sua necessidade.
Posso fazer um "projeto de impermeabilização" pra você, especificando tudo para que não tenha esse tipo de problema na sua obra. Sai mais barato do que fazer um raised slab foundation.
Me chama no WhatsApp que eu te ajudo (13) 99674-3763. Abraço
Lembrando que isso dá problema do mesmo jeito se não impermeabilizar... a menos que você faça uma estrutura bem alta, o que eu já não acho viável.
@@RVEngenhariaCivil entendo sua colocação, mas a ideia é ter a casa mais elevada, pelo menos 1 metro. Claro que quando for construir, primeiro irei ter projeto com engenheiro tudo certo, agora so estou tentando entender as possibilidades. Gosto de saber as possibilidade e porquês. Deixa eu te explicar melhor minha ideia. Imagina um muro de pedras no caso pedras gres, no perimetro de toda a obra. e dentro desse perimetro o radier. As pedras serviriam mais como uma caixa para segurar a terra compactada e/ou pedras, e como caixa para conter o concreto do radier. então eu faria esse perimetro já incluso as varandas. por exemplo se a casa ficar de 10 x10, minha ideia é fazer o radier de 15 x 12, para já contemplar o piso elevado para as varandas. A casa ficaria sobre esse radier elevado e polido. Quero o piso polido pois ja posso usar por um tempo sem outros acabamentos.
Então imagino assim, o perímetro do muro, encher essa "caixa" com terra e/ou pedras, compactar, brita, lona, ferragem, e concreto. O radier fica dentro do perimetro, apoiado sobre essa terra/pedras compactada. Sobre o radier polido, uma casa de alvenaria estrutural de blocos de concreto, casa térrea, mas com laje forro e telhado de aluzinco.
Acredito que dessa forma ficaria mais barato. Claro desde que esse terreno inicial seja firme, não aterro.
o único local onde a umidade poderia subir seria pelo muro de pedras grês, porém posso usar um impermeabilizante no concreto para assentar as pedras. dessa forma a umidade não subiria por elas, e o muro de blocos não estaria sobre as pedras grês.
Pelo menos na minha cabeça, seria o mesmo que um radier sobre o solo. o peso estaria distribuído sobre uma área grande de solo. Só que a um metro de altura. não sei eu faço sentido? haha
radier é uma boa opção para lugares próximos onde passa caminhão pesado?
Olha, todos os tipos de fundações devem prever, em seu projeto, solicitações como esta, se for o caso, não só o radier.
@@RVEngenhariaCivil Entendi, porque atrás da casa da minha mãe, que é de madeira, tem uma empresa onde passa caminhão com carga, e a casa treme toda, no futuro estamos cogitando construí uma no lugar com painel monolítico de EPS, que é mais leve que alvenaria convencional né, minha dúvida era se nesse casa um radier seria suficiente ou se precisaria fazer sapata.
Claro que tem muitas variáveis, mas só pra ter um norte
Peço desculpas, mas não entendi a passagem no item 8) WB.
O recalque final, que chamamos de WB, vai ser o wb corrigido, calculado no passo 7, multiplicado por uma fórmula.
Que é: (2 vezes a largura da faixa)² dividido por (largura da faixa + 0,30).
Assim chegamos no WB.
Encontrei, ERRO MEU...grato!
@@RVEngenhariaCivil tambem fiz dessa forma e continua dando WB = 1,93 . 10^-3 ) m
Todo radier vai ter armadura negativa tipo uma laje maciça que a gente calcula o As,min, ou ele pode ter só a armadura positiva ? vejo mt sendo executado so com uma malha pop somente na parte positiva
O ideal é que se tenha armadura negativa também. Mas isso vai depender muito da condição de apoio. Principalmente se for radier estaqueado, em que as estacas criarão momentos negativos no radier.
@@RVEngenhariaCivil Bacana, muito obrigado pela resposta
No calculo da area de aço As o fy é 500 não 5000. E na verificação da punção . K=1,6-(d/10)
É 5000, porque está está em kgf/cm². 500 MPa é aproximadamente 5000 kgf/cm²
@RVEngenhariaCivil mas então o resultado está errado. Seria dividido por 10