@@lucasanonimo1070 Mas com o violão dá para tocar qualquer estilo músical, é mais versátil e o som vai de gosto, eu prefiro ouvir um violão solo do que um violino solo
Seu comentário me lembrou de quando eu passava o dia treinando a mesma música no teclado digital e minha irmã ficava irritada me xingando porque eu não mudava o repertório. Aí ela começou a fazer aula de flauta e teve que treinar bastante a mesma música. Eu xinguei também só pra ela provar do mesmo veneno. Kkk
instrumentos digitais formam os sons de uma forma curiosa, de maneira simplificada, todo sinal contínuo pode ser decomposto em uma combinação linear de ondas harmonicas (senos e cossenos de uma determinada frequêcia com uma determinada fase), esse procedimento é feito por meio de uma importantíssima ferramenta matemática chamada de Transformada de Fourier, quando fazemos a Transformada de Fourier em um sinal representado pela função f(t), sendo t o tempo e f(f) o valor da onda, a transformada retorna uma função F(ω), sendo ω a frequência angular, e o que essa função representa? Representa o seguinte, em um sinal todas as frequencias de ω=0 a infinito estão presentes, mas nem todas tem o mesmo peso e nem todas estão em fase, a função F(ω) te retorna um número complexo com um módulo e um argumento, ai que vem a parte mais bela dessa análise, o módulo diz o "quanto" dessa frequencia está presente, ou seja, o peso dela, e o angumento diz a faze dela, ou seja, o quanto ela está deslocada em relação a uma onda de referencia Ai que vem a parte genial, é possivel realizar um procedimento inverso chamado Transformada Inversa de Fourier, onde tu pega um conjunto de ondas senoidais e combina elas da forma que tu quiser, pra fazer o som que tu quiser, e o que os instrumentos digitais, sintetizadores e todas essas coisas fazem, elas merametne tentam aproximar um som de um instrumento real somando muitas, mas muitas, mas muitas frequencias, e para criar os timbres e caracteristicas de cada instrumento, basta conhecer a Transformada de Fourier dos sons e notas do instrumento que se quer imitar, e somar muitas componetes na trasnformada inversa para tentar enganar o ouvinte o fazendo pensar ser um instrumento real Mas, tem um porém,instrumentos reais tem todas as infintas frequências num espectro continuo e denso, agora, a imitação digital, é uma aproximação finita, discretizada de frequências, é como se o som real fosse uma imagem continua e suave e o som digitalizado fosse uma imagem pixelada da imagem real, e sim, é possivel criar sons digitais muito mas muito parecidos aos reais, mas seria preciso somar tantas mas tantas componentes na Transformada Inversa de Fourier que seria preciso um computador muito potente e o arquivo resultante seria muito grande
Excepcional sua explicação. Dessa forma sabemos que nunca jamais um piano digital será igual a um acústico, mas será bom o dia que for possível quase não perceber a diferença.
Definiu muito bem. Sempre toquei um piano digital Yamaha, depois que comprei um Yamaha acústico quase não toco mais no digital. Só uso mesmo pra estudar de madrugada, por conta do barulho. Mas não há comparação. O som do acústico é vivo, vibra e não enjoa já o digital é como ouvir uma gravação.
@@ezequielbarbosa3296 aqui no Recife tem alguns técnicos. Mas há 2 excelentes. Não é algo barato, mas como dura muito tempo pra desafinar, vale cada centavo.
Só quem já teve as duas experiências sabe bem dessa diferenciação. Na época em que fazia curso de piano, era praticamente inviável, economicamente, eu ter o referido instrumento, então tive que apelar pra um teclado, e daqueles modelos de entrada da "Cássio". Era o que o orçamento podia pegar, mesmo assim aprendi muita coisa na época.
Piano acústico = analógico = todos os sons reproduzidos originalmente; Piano digital = eletrônico = parte dos sons perde-se na sintetização ou amostragem (conversão AD). Simples assim.
Excelente vídeo. O Clavinova CVP 809 é um piano digital interessante, com muito recursos para deixá-lo mai próximo da realidade, com uma biblioteca muito boa.
Seus vídeos são incríveis. Vc tem uma cultura do piano que eu invejo muito. Fiz 11 anos de piano na infância/adolescência e sempre tentei voltar. Mas nunca consegui. Vou pegar seus cursos
@Cationg Mas quem compra um piano digital ruim, já tem muitos outros problemas a se preocupar. Mas mesmo um piano digital, com DAC ruim para saída de audio, não é um impeditivo para o upgrade com uma boa caixa de som.
@@titoreis100 O melhor piano digital custo beneficio é o Yamaha P45. Tem todas as teclas igual um piano acustico. As teclas tem peso, simulando as teclas de um piano real. O som é muito similar a de um piano de cauda. E o preço dele cabe no orçamento, ao contrário de um piano convencional. Veja uns vídeos no youtube, pois tem muita gente que grava músicas usando esse piano da Yamaha.
@@titoreis100 Não conheço os pianos digitais topo de linha da Yamaha. Mas como a Yamaha é uma fabricante honesta nos valores cobrados, isso significa que os pianos mais caros serão aqueles com os melhores recursos e melhor qualidade geral.
Uma coisa que eu percebi nesses muitos anos de estudo: o que mais importa em um piano não é o som mas sim a mecânica do teclado. Pois teclados muito leves é ruim para quando vc for tocar no acústico, não terá força nos dedos. Já o som é consequência do piano em que você irá tocar, se você estudou certo e aprendeu bem, a música sairá adequada. Teclados mais firmes, de madeira e martelos como o híbrido Casio gp510 desenvolve bem os dedos e quando for para o acústico a adaptação será mais rápida.
Tenho um piano digital e gosto muito. Digital e acústico cada um com suas caracteristicas. Sou baterista e gosto das baterias digitais e das acústicas, aí depende do trabalho que vou fazer.
Eu concordo plenamente com você Lord Eu gosto do meu piano digital porque criei um vínculo afetivo por conta de tudo o que ele representa. Mas o piano acústico tem um som incomparável. Eu sou muito apaixonada pelo som do piano acústico e ele coloca no chinelo qualquer piano digital, mesmo que esse tenha sido muito caro, mas o som nunca será igual. O problema é que o acústico é caríssimo, eh um grande investimento fora tudo isso que vc falou como desvantagem né como ele tem que ficar num ambiente que não seja úmido, a questão do treino diário no piano acústico pode incomodar a vizinhança porque o som é muito cheio e tem um alcance incrível uma projeção sonora capaz de incomodar, a questão também que tem que ter cuidado com a madeira dele, não sei se vc comentou sobre cupim no piano mas pode acontecer, a madeira tem que ser tratada, a questão do tempo de vida do piano acústico pode comprometer muito a afinação, tem que fazer sempre afinação e chega um tempo que ele não segura mais e exige troca, o novo encordoamento e é muito caro, toda mecânica do piano é caríssima, além do que ele é pesadão, enfim, mesmo com todas as desvantagens nada supera esse instrumento, nenhum instrumento digital vai conseguir simular esse som incrível com todas as nuances sonoras que ele tem.Se eu tivesse dinheiro eu compraria um piano acústico sem dúvidas mesmo sabendo que ele exigiria cuidados especiais
Kontakt e audio evolution resolve tudo tem muito timbre excelente nestes apps. Ja toquei em pianos digitais e acústicos gosto muito do acustico por conta da experiência, sensibilidade e o peso das notas ja o digital gosto da praticidade ultimamente estou usando muito o digital midiado
Tenho um CDP S150 da Cássio, ótimo piano digital, quem já tocou em um sabe como ele imita BEM um piano acústico, peso das teclas, tamanho das teclas e por aí vai, pra quem ainda não viu esse Cássio que uso se colocar lado a lado com um Stage da Nord fica parecendo um brinquedo o da Nord, por aí tu tira o aspecto de robustes que passa um piano digital. Agora na parte do som, isso é extremamente relativo, as caixas de som do meu piano são boas, mas se colocar em uma caixa de som de qualidade é outro nível, da mesma forma é o acústico, se não tiver bem afinado, com peças deterioradas e em um ambiente que não favorece te garanto que até teclado de criança barra o som dele, piano acústico tem que ter muita coisa a favor pra ter um som ok, o digital onde quer que esteja terá o mesmo som. Agora falando sério, ele fez a diferença de um fio de cabelo parecer um oceano, pra quem não tem e até pra quem tem condições, deixem de besteira a vida é curta e passa rápido, compreem o instrumento que poderem e vão tocar e curtir a sua música o importante é ser feliz com a nossa música tem gente tocando em bateria de lata... quem tem condições de compra um violão bom ou um piano digital já tá na frente da grande maioria da população.
Curto a simplicidade e realismo do caro Vorde Linheteiro! O pai da música clássica brasileira não perde de vista a realidade dos músicos, aspirantes e entusiastas.
Vou no digital fácil, além de ser mais barato, não tem que afinar, alguns vem com efeitos de som e fora o preço que se gasta só nas cordas do piano acústico
Um vídeo cascando o pau no digital, mas no final foi com um pé no chão e muito didático para pessoas como eu que ainda querem iniciar no instrumento. Valeu o vídeo!
Tem gente que mete o pau no piano digital ou teclado, mas acha que todo mundo tem dinheiro pra pagar 30 mil num instrumento pra tocar, os pianos digitais popularizaram o instrumento, como um bom músico sempre me dizia, melhor começar com um instrumento barato do que ouvir gente falando mal e não ter nenhum 😊
Piano digital abaixo de 5 mil não pode ser comparado com piano acústico razoável (imagina esse do vídeo). Piano digital razoável começa por aí na casa dos 5, 6 mil e pra quem não pode investir mais. Mas pra muita gente, só dá pra ter em casa um digital mesmo.
Lordão, com todo respeito, precisa haver um meio termo: Um piano digital Roland LX 708, por exemplo, pesa 110 quilos e custa uns 50 mil reais. É fantástico. Piano acústico, pra começar comparar, tem que ser como esse seu Yamaha YUS5 pra cima. Por volta de 2 mil reais talvez se compre um piano de bebê com sons de bichinhos da fazenda. Uma coisa é fato: piano velho é pior que Gordini, só serve pra festa junina, de preferência na fogueira do arraiá. Abraço.
Absolutamente de acordo, comecei estudos com um Fritz Dobert, hoje tenho um Roland LX 706, preferi por não ser tão alto. Piano no nível desse meu atual é de 60 mil para cima, o meu é excelente, como foi o anterior kr-575, 20 anos de muito prazer
@@carlosporto9196, exatamente. Tenho 2 pianos, um Blüthner com restauração de primeira linha, e um Roland LX-17. Não tem comparação, o som do Roland, que é digital, é infinitamente superior. O fato é que não existe milagre: com o tempo, a caixa harmônica do piano acústico perde eficiência. Ouça qualquer vídeo amador, sem edição, de uma piano digital e outro de um acústico, e faça a comparação: neste último você claramente perceberá a distorção sonora. Isso ocorre porque madeira respira, resseca, pega umidade, deforma. Pode ser um Steinway Model D ou um Bösendorfer Imperial. Com o tempo, a eficiência da caixa harmônica ficará comprometida. E estou falando de pianos que custam mais de 300 mil dólares. O que não dizer, então, desses pianinhos de armário?😏 Por fim, nem mesmo o melhor afinador do mundo conseguirá obter uma afinação 100% perfeita em um piano acústico. Isto já foi provado em laboratório. Depois de meia hora de afinado, a tensão das cordas já não é a mesma. Por isso que os pianos nas grandes salas de concerto são afinados a cada apresentação. O ouvido dos reles mortais que assistem e ouvem a apresentação não percebe, mas, a afinação nunca estará 100% perfeita. Resumindo: nem todos piano digital é necessariamente uma Escaleta.🙃 Abraço.
Valeu a conversa de vocês por aqui. meus filhos fazem piano a 2 anos, a prof disse que temos de comprar um piano acustico etc etc. mas pelo preço... o que vocês sugerem em termos de piano eletrico? a turma aqui está com 11 12 anos de idade. @@albertodeoliveirabraga647
Lordão! Vc está desatualizado. Os pianos digitais avançaram muito. Sou sessentão e comecei num piano acústico Fritz Dobbert novinho. Hoje tenho um híbrido c teclas de madeira e ação mecânica idêntica ao meu antigo Fritz. Só fica devendo no som dos autofalantes q nunca vai se comparar ao acústico. Porém, na gravação e usando o meu headphone profissional ouço o verdadeiro som do piano de concerto. Foi uma aquisição muito feliz e ainda funciona como móvel de decoração pq é muito bonito. Sou inscrito no seu canal, tá 😁
Boa noite, Lord Vinheteiro. Conheci você há pouco tempo e aprendi a admira-lo, fui até ver sua história, pensei que fosse estrangeiro de tão lindas suas execuções. Parabéns por todos os seus vídeos. Lindos. Resolvi te mandar esta msg. Tenho um piano Brasil, tipo armário, de boa madeira, muito antigo. Ganhei quando estava com nove anos. Hoje, está em casa de amigos que não usufruem, ninguém quer mais, eu gostaria de recupera-lo e trazer para minha casa e tocar qdo tiver vontade, para passar o tempo e até aproveitar suas aulas para recordar. Já sou avó. Não sei se valerá a pena. O que acha? Desculpe por qualquer coisa.
Faz assim, pega um bom piano digital e coloca em um conjunto de falantes de boa qualidade... Corneta, tweeter, médios e subgrave que garanto que quando tocar o grave vai tremer as portas e quando tocar uma nota média vai sentir no peito kk
A Korg investiu muito nos pianos digitais atuais. Experimenta o Korg Kronos 88, vai gostar dos timbres, das teclas, e da simulação do som nós rebotes dos martelos e tbm a pisada no pedal.
Lordão tu tem que comentar sobre aquele caso dos funkeiros te abordando na rua, eu dei muita risada kkkk, os caras totalmente desrespeitosos, você tem que sair desse país o quanto antes
Parece-me que o Lord não conhece os novos pianos digitais - são muito melhores do que foi descrito aqui. Há também novos tipos the pianos digitais que não usam "caixas de sons"
Esse video mostra que ele não conhece absolutamente nada de piano digital. Ésta confundindo Piano digital com esses teclados baratos que existem por ai. Ele fala “ sempre que você encosta o dedo sai som” ERRADO. Meu piano digital Kawai se eu encostar o dedo e descer bem devagar até em baixo não sai som nenhum, exatamente como em um piano acústico. Isso é uma das varias coisas sem noção que ele falou ai no vídeo.Ja tive 3 pianos acústicos e hoje estou com o digital e não penso mais em voltar pro acústico mais
Eu queria um Yamaha P - 45, mas não acho um barato ou em lojas oficiais, então agora eu quero um p - 145 ou 125, mas não consigo achar um cartão que me de uns 5 mil de limites, não sei porque, meu score é excelente.
Com relação à estética do piano digital, há pianos e pianos. Alguns modelos se equiparam ao piano de armário, podendo até mesmo ser considerados bonitos. Não é esse piano digital de R$ 2 a 3 mil que ele mencionou (para a época em que esse vídeo foi gravado), mas algo acima de R$5 mil. Mas é, obviamente, questão de gosto.
@@a.thiago3842 Do ponto de vista estético sim. Mas como disse antes, é questão de gosto. Eu pessoalmente acho o piano de armário muito sem graça. Já os modelos digitais cm movel, são bem bonitos. Já qto a qualidade sonora, nem vou comentar por que é chover no molhado Qto a manutenção, o digital sai na frente. Sem necessidade de afinação. Qdo der um fefeirinho, umas horas na assust tecnica e está novo. Já o acústico, afinações periódicas, desgaste com o tempo etc. Usado então, nem se fala.
@@geraldofontesjr3777 Eu tenho um de armário. Eu ja toquei em um digital que tinha o corpo de madeira. Era lindo mesmo e nem é muito legal tocar. O som reverbera de outra forma e da outra cara para o piano digital. Eu tenho vontade de ter um assim ainda.
@@a.thiago3842 o problema é vc achar um piano acústico que esteja realmente em boas condições. Um piano com mais de 20 anos já vai apresentar grandes problemas se não for cuidado da maneira que tem que ser. Fora que a afinação num piano acústico usado fica muito comprometida. Não tem jeito. Só se fizer um novo encordoamento, trocar os martelos e fazer todas as trocas da mecânica do piano porque mesmo que vc somente faça a afinação do piano com mais de 20 anos com aquelas cordas e martelos velhos, ele não vai conseguir segurar a afinação por muito tempo. Você toca a nota e ela fica caindo. Eh muito frustrante você ter um piano assim que não segura a afinação. A música não fica legal. Eu já tive um piano velho, não dá certo. Era até um piano bonito mas na qualidade do som já estava muito comprometido. E na época meus pais fizeram de tudo pra comprar, mas eles não tinham esse conhecimento sobre a questão da afinação em pianos usados.
Tem muitos digitais avançados que não balançam, o peso das teclas se assemelham bastante ao acústico e são uma boa opção para estudar sem incomodar os vizinhos. Eu passo as longas horas de estudo no digital e vou para o acústico apenas para executar a peça pronta e por menos tempo. E mesmo assim tenho que administrar a situação com o vizinho.
Pô, Lord.... Claro que som de piano acústico, oriundo da vibração da madeira e das cordas, com todos os harmônicos soando, é algo maravilhoso e impossível reproduzir digitalmente por completo. Mas daí a dizer que TODOS os pianos digitais tem chip vagabundo e bibliotecas ruins, é exagero. Os decentes tem bibliotecas no mínimo comparáveis aos obtidos via VST de computador.
Depende do piano digital. As linhas CVP da Yamaha tem quase o tamanho de um piano tradicional e pesam entre 120-200 kg. O autor do vídeo inclusive deve estar analisando os pianos de 1.500 ou 2.00 reais da linha Cassio. Porque a linha Yamaha que custa 20 mil reais, não tem diferença alguma do acústico.
@@Prof.RafaelJunqueira Isso aí é peso de piano de armário, pianos de cauda são mais pesados. Quando eu falo ,em facilidade de transporte, inclua aí a questão de regulagem e afinação.
lordão, gostaria de fazer duas sugestões, a primeira é q seria interessante trazer conteúdo sobre órgão de tubo, e outra é q vc poderia fazer uma visita e entrevistar o Maestro Roberto de Regina, ele é um cravista e já ta bem idoso já, mas continua bastante ativo
Gostaria de saber se você considera o piano digital de cauda da Kawai DG-30 igual aos pianos digitais “portáteis” e se há outras vantagens, além da estética. Obrigada!
Tenho um acustico. O ruim é que dependendo da hora nao posso tocar por conta do barulho. O meu comprei usado e tive que restaurar. Ainda bem que tive sorte e o piano é bom. Agora é que tá desafinado pois desde a pandemia que nao afino mas estou juntando pra chamar o afinador
Faltou dizer outra vantagem do piano digital que ele tem vozes. Isto é, pode simular diferentes modelos de pianos. Lordão tem um acústico 1915 só para trocar Scott Joplin.
eu quase peguei um piano acustico de graça, desisti do presente pq não é nada facil achar um afinador onde eu moro. Por também me mudar com frequência. Entendo que é melhor o acustico, mas nas minhas circunstancias acho que escolhi bem, ainda depois do video que eu moro no litoral e realmente tudo aqui enferruja provavelmente ele não tava prestando.
é ótimo, mas pelo preço dele da pra comprar um acustico, ai vai depender do quanto vc pode gastar com manutenção e se vai atrapalhar alguem que mora com voce ou perto
Ótimo vídeo mas discordo de alguns pontos: existem pianos digitais tão bons de sonoridade quanto acústicos, dizer que todas marcas são iguais é a maior falácia. O que me parece é que o Lord tá descascando os pianos digitais porque teve muito dinheiro e cresceu com a possibilidade de ter pianos acústicos disponíveis, uma realidade difícil para maioria. Quanto a maior vantagem do piano digital é poder usar FONES DE OUVIDO, poder tocar de madrugada, em apto, com sua família dormindo, etc , e o preço é a SEGUNDA vantagem. Tenho um piano digital Korg SP-280 e já toquei em vários pianos acústicos, inclusive piano de cauda e digo: a sonoridade do Korg é perfeita, as teclas são muito parecidas com pianos acústicos. Óbvio que prefiro tocar num acústico, a emoção é muito maior, especialmente o de cauda, mas o digital para quem quer tocar em eventos, banda, etc, tem transporte fácil, dá pra plugar na mesa de som e tudo mais. A sonoridade vai da regulagem da mesa no caso de tocar em locais públicos. Quanto ao piano se mexer é verdade, já toquei em piano digital que quase sai caminhando, mas o meu tem uns pés bem rígidos e não acontece isso. Vai muito de pesquisar e ir nas lojas tocar, eu saí de um teclado Cássio bem simples de 300 reais para esse Korg de quase 4 mil na época e decidi pelo acústico pela facilidade de levar no carro e por "nunca" desafinar.
Esse video mostra que ele não conhece absolutamente nada de piano digital. Ésta confundindo Piano digital com esses teclados baratos que existem por ai. Ele fala “ sempre que você encosta o dedo sai som” ERRADO. Meu piano digital Kawai se eu encostar o dedo e descer bem devagar até em baixo não sai som nenhum, exatamente como em um piano acústico. Isso é uma das varias coisas sem noção que ele falou ai no vídeo.Ja tive 3 pianos acústicos e hoje estou com o digital e não penso mais em voltar pro acústico mais
Oi, Tudo bem? Quero começar a tocar instrumentos musicais e gostaria de começar com o piano, acho muito bonito. Pelo que você citou os digitais tem um custo benefício muito bom. Poderia recomendar algum piano digital para quem não entende nada de música (apenas ouve e sente rsrs) e com valor-qualidade baixo/médio/alto. "ah no TH-cam você encontra vários vídeos...", o Lord falou algumas "bobagens" a respeito, quem dirá os outros.
Eu concordo, o piano acústico é muito bom, pois ele da uma som mais natural que é bom pra ouvir, eu tenho piano elétrico em casa e ainda assim eu prefiro tocar em piano acústico.
Essa questão do mecanismo das teclas do piano digital, de fato, não é igual às de um piano acústico. Às vezes (ou quase sempre) que precisamos tocar notas repetidas com dedos diferentes, não existe um "retorno" rápido da tecla, e aí o som não sai.
Qual a diferença entre piano digital e teclado? Eu chamo de teclado aquele que é cheio de sons e ritmos, mas vejo alguns anúncios se referindo a ele como piano digital.
A questão do piano digital não é exatamente qualidade de som, já que facilmente podemos ter conversores de 24 bit em qualquer equipamento de áudio. O problema maior é o tamanho da biblioteca de áudio para apenas 1 nota em toda a dinâmica audível, teríamos que ter uma biblioteca gigantesca, além de ser impossível reproduzir fielmente o som acústico, mesmo os sons sendo captados pelos melhores microfones e conversores do mundo.
Estou comprando um T710 Cássio piano , ele tem armário , achei o preço um pouco alto , vc tem algum p indicar ou loja de sua confiança p me indicar , Vi hoje esse live sua.
Concordo com tudo sobre piano acústico. Piano digital cabe em lugares menores e para o estudante de piano que repete muito e erra muito, ele pode estudar com áudio
Eu acho importante o piano acustico pra gente sentir o peso real das teclas. O pianista precisa ter dedos fortes para colocar na música a alma. Mas, de repente, o digital pode ser bom para treino (pois dá pra baixar o volume, pois quando é funk e pancadão nas ruas, ninguém fala nada, mas quando é piano ou culto, ATÉ MESMO DENTRO DE CASA, os vizinhos ficam bem machos, reclamam e chamam a polícia). Então, pra não perder a rotina de treino, vamos de acústico mesmo...
o peso real das teclas até que já tá mais próximo num digital do que o timbre propriamente, especialmente nos pianos hibridos. Exemplo a linha casio gp, que tem teclas longas de madeira e mecanismo de martelo. só não tem as cordas para o martelo bater. Muitos dizem que é a mesma sensação de tocar em um piano de cauda em relação às teclas. Inclusive o lordão ai tem um dele, o gp 500 (é o top, mas já tem a versão gp510).
Infelizmente não tem nem comparação, gostaria que os pianos digitais fossem tão bons quanto, mas não é a verdade.Porém eles servem para estudo e para iniciantes sem maiores pretenções.
Não sei a quantos anos o Lord conheceu pianos digitais más já a um bom tempo pianos digitais tem as teclas sensitivas. Então a idéia de que quando se pressiona qualquer tecla o som já sai não é verdade. Hoje existem pianos digitais que se assemelham muito à pianos acústicos com a vantagem de serem leves, terem uma qualidade sonora muito semelhante ao acústico e ainda terem uma infinidade de sons que você pode explorar. É mais ou menos assim: Você pode ir até a Europa em um Navio à vapor ou pode ir até o aeroporto e pegar um 737-300. Das duas formas você vai chegar na Europa, porém existem vantagens e desvantagens nos dois jeitos.
Pra quem tem um piano acústico é fácil detonar os digitais. Isso acaba desmotivando a galera que quer comprar um. Mesmo se eu tivesse condições não compraria um acústico, muito investimento pra pouco retorno. E não galera os pianos digitais não são ruins, dá para tocar de boa nele, tenho um yamaha p105 é ótimo.
Tenho piano digital e discordo bastante de algumas coisas que o Vinheteiro disso. Por exemplo, o piano digital já tem um sistema que simula a força que você aperta na tecla. Se apertar lentamente no piano digital, o som não sai ou sai muito fraco. No mais, eu pretendo ter um piano acústico, mas somente daqui uns 15 ou 20 anos, pois acho belíssimo ter o móvel.
Oh Lord não existe comparação em relação ao som MESMO, um bom acústico novo ou bem conservado tem um som inigualável, mas hoje existem pianos digitais que impressionam, se "aproximam" muito do acústico, e têm muitos que são revestidos de madeira de lei para dar um charme,3 pedais,, a Yamaha mesmo têm digitais muito bem apresentaveis inclusive o som e são mais caros até uns 10 mil,eu vou ter que discordar que no digital qualquer toque na tecla reproduz som (o teclado de 5 oitavas sim,outra coisa), as teclas do piano digital são pesadas, inclusive as teclas das oitavas mais baixas são mais pesadas e as oitavas finais mais leves como no acústico, em fim uma tentativa de imitar o acústico em tudo, eu tenho um piano digital e óbvio quero ter um acústico, mas faz um vídeo em uma loja de pianos digitais e teste vários pianos...o seu ouvido acostumado com o acústico vai estranhar com certeza, inclusive no toque das teclas mas talvez vc chegue a conclusão que alguns digitais modernos de boas marcas impressionam, igual a um acústico realmente nunca.
Piano digital é muito melhor. Você tem um som muito próximo de um piano acústico e ainda é mais compacto. Sem contar que você não precisa de manutenção toda hora. Piano acústico é pra saudosista.
Toco piano? Não
Tenho interesse? Não
Mas aqui estou eu, absorvendo todo o conhecimento desse sábio Lord Brasileiro
Procure aprender mano, faz um bem absurdo para si mesmo
Gostei de ver, Gabriel! obrigado!
@@blueghostlofi3726 violão é uma opção mais barata
@@Jorge_Hofman Violino é mais virtuoso e bem máis barato.
@@lucasanonimo1070 Mas com o violão dá para tocar qualquer estilo músical, é mais versátil e o som vai de gosto, eu prefiro ouvir um violão solo do que um violino solo
A melhor vantagem do digital quando está começando é usar fones de ouvido par anão deixar as pessoas em volta loucas quando vc erra.
Seu comentário me lembrou de quando eu passava o dia treinando a mesma música no teclado digital e minha irmã ficava irritada me xingando porque eu não mudava o repertório. Aí ela começou a fazer aula de flauta e teve que treinar bastante a mesma música. Eu xinguei também só pra ela provar do mesmo veneno. Kkk
Exato. Esta vantagem não tem como desconsiderar em especial para um iniciante.
Há uns 40 anos atrás uma mulher pegou minha mão e disse: "vc tem dedos longos vai ser pianista" errou toco outro instrumento flauta 😂
Kkkk é vdd
Verdade incomoda muito as pessoas que ficam ouvindo o estudante de piano. Usar o fone é uma vantagem mesmo pra quem usa o digital
Gostei: o lorde esclareceu perfeitamente a diferença entre um acústico e um digital. Excelente
instrumentos digitais formam os sons de uma forma curiosa, de maneira simplificada, todo sinal contínuo pode ser decomposto em uma combinação linear de ondas harmonicas (senos e cossenos de uma determinada frequêcia com uma determinada fase), esse procedimento é feito por meio de uma importantíssima ferramenta matemática chamada de Transformada de Fourier, quando fazemos a Transformada de Fourier em um sinal representado pela função f(t), sendo t o tempo e f(f) o valor da onda, a transformada retorna uma função F(ω), sendo ω a frequência angular, e o que essa função representa? Representa o seguinte, em um sinal todas as frequencias de ω=0 a infinito estão presentes, mas nem todas tem o mesmo peso e nem todas estão em fase, a função F(ω) te retorna um número complexo com um módulo e um argumento, ai que vem a parte mais bela dessa análise, o módulo diz o "quanto" dessa frequencia está presente, ou seja, o peso dela, e o angumento diz a faze dela, ou seja, o quanto ela está deslocada em relação a uma onda de referencia
Ai que vem a parte genial, é possivel realizar um procedimento inverso chamado Transformada Inversa de Fourier, onde tu pega um conjunto de ondas senoidais e combina elas da forma que tu quiser, pra fazer o som que tu quiser, e o que os instrumentos digitais, sintetizadores e todas essas coisas fazem, elas merametne tentam aproximar um som de um instrumento real somando muitas, mas muitas, mas muitas frequencias, e para criar os timbres e caracteristicas de cada instrumento, basta conhecer a Transformada de Fourier dos sons e notas do instrumento que se quer imitar, e somar muitas componetes na trasnformada inversa para tentar enganar o ouvinte o fazendo pensar ser um instrumento real
Mas, tem um porém,instrumentos reais tem todas as infintas frequências num espectro continuo e denso, agora, a imitação digital, é uma aproximação finita, discretizada de frequências, é como se o som real fosse uma imagem continua e suave e o som digitalizado fosse uma imagem pixelada da imagem real, e sim, é possivel criar sons digitais muito mas muito parecidos aos reais, mas seria preciso somar tantas mas tantas componentes na Transformada Inversa de Fourier que seria preciso um computador muito potente e o arquivo resultante seria muito grande
Excepcional sua explicação.
Dessa forma sabemos que nunca jamais um piano digital será igual a um acústico, mas será bom o dia que for possível quase não perceber a diferença.
Definiu muito bem. Sempre toquei um piano digital Yamaha, depois que comprei um Yamaha acústico quase não toco mais no digital. Só uso mesmo pra estudar de madrugada, por conta do barulho. Mas não há comparação. O som do acústico é vivo, vibra e não enjoa já o digital é como ouvir uma gravação.
O único contratempo, é quando desafina e vc não acha um técnico de confiança para afinar........😅😅😅😅😅😅😅
@@ezequielbarbosa3296 aqui no Recife tem alguns técnicos. Mas há 2 excelentes. Não é algo barato, mas como dura muito tempo pra desafinar, vale cada centavo.
Só quem já teve as duas experiências sabe bem dessa diferenciação. Na época em que fazia curso de piano, era praticamente inviável, economicamente, eu ter o referido instrumento, então tive que apelar pra um teclado, e daqueles modelos de entrada da "Cássio". Era o que o orçamento podia pegar, mesmo assim aprendi muita coisa na época.
Piano acústico = analógico = todos os sons reproduzidos originalmente; Piano digital = eletrônico = parte dos sons perde-se na sintetização ou amostragem (conversão AD). Simples assim.
Excelente vídeo. O Clavinova CVP 809 é um piano digital interessante, com muito recursos para deixá-lo mai próximo da realidade, com uma biblioteca muito boa.
Seus vídeos são incríveis. Vc tem uma cultura do piano que eu invejo muito. Fiz 11 anos de piano na infância/adolescência e sempre tentei voltar. Mas nunca consegui. Vou pegar seus cursos
Basta plugar uma caixa de som de qualidade em um piano digital, que o problema da baixa qualidade de som é minimizado.
@Cationg Mas quem compra um piano digital ruim, já tem muitos outros problemas a se preocupar. Mas mesmo um piano digital, com DAC ruim para saída de audio, não é um impeditivo para o upgrade com uma boa caixa de som.
Que que seria um piano digital de boa qualidade? da yamaha por exemplo?
@@titoreis100 O melhor piano digital custo beneficio é o Yamaha P45. Tem todas as teclas igual um piano acustico. As teclas tem peso, simulando as teclas de um piano real. O som é muito similar a de um piano de cauda. E o preço dele cabe no orçamento, ao contrário de um piano convencional. Veja uns vídeos no youtube, pois tem muita gente que grava músicas usando esse piano da Yamaha.
@@milton4516 entendi, mas o que seria um top de linha digital da Yamaha? Que referência me daria para eu pesquisar?
@@titoreis100 Não conheço os pianos digitais topo de linha da Yamaha. Mas como a Yamaha é uma fabricante honesta nos valores cobrados, isso significa que os pianos mais caros serão aqueles com os melhores recursos e melhor qualidade geral.
Uma coisa que eu percebi nesses muitos anos de estudo: o que mais importa em um piano não é o som mas sim a mecânica do teclado. Pois teclados muito leves é ruim para quando vc for tocar no acústico, não terá força nos dedos. Já o som é consequência do piano em que você irá tocar, se você estudou certo e aprendeu bem, a música sairá adequada. Teclados mais firmes, de madeira e martelos como o híbrido Casio gp510 desenvolve bem os dedos e quando for para o acústico a adaptação será mais rápida.
Concordo. Toco num teclado mas prefiro o piano porque as teclas tem peso. Mas admito que acaba machucando
Concordo em parte, os pianos digital da Tokai são ótimos de sonoridade e o peso da tecla imita muito o piano acústico.
Outros Pianos Digitais premium são assim também.
Tenho um piano digital e gosto muito. Digital e acústico cada um com suas caracteristicas. Sou baterista e gosto das baterias digitais e das acústicas, aí depende do trabalho que vou fazer.
Meu sonho ter um acústico mas meu Arius da Yamaha não perde tanto assim, já toquei em alguns acústicos!
Eu concordo plenamente com você Lord
Eu gosto do meu piano digital porque criei um vínculo afetivo por conta de tudo o que ele representa. Mas o piano acústico tem um som incomparável. Eu sou muito apaixonada pelo som do piano acústico e ele coloca no chinelo qualquer piano digital, mesmo que esse tenha sido muito caro, mas o som nunca será igual. O problema é que o acústico é caríssimo, eh um grande investimento fora tudo isso que vc falou como desvantagem né como ele tem que ficar num ambiente que não seja úmido, a questão do treino diário no piano acústico pode incomodar a vizinhança porque o som é muito cheio e tem um alcance incrível uma projeção sonora capaz de incomodar, a questão também que tem que ter cuidado com a madeira dele, não sei se vc comentou sobre cupim no piano mas pode acontecer, a madeira tem que ser tratada, a questão do tempo de vida do piano acústico pode comprometer muito a afinação, tem que fazer sempre afinação e chega um tempo que ele não segura mais e exige troca, o novo encordoamento e é muito caro, toda mecânica do piano é caríssima, além do que ele é pesadão, enfim, mesmo com todas as desvantagens nada supera esse instrumento, nenhum instrumento digital vai conseguir simular esse som incrível com todas as nuances sonoras que ele tem.Se eu tivesse dinheiro eu compraria um piano acústico sem dúvidas mesmo sabendo que ele exigiria cuidados especiais
Kontakt e audio evolution resolve tudo tem muito timbre excelente nestes apps. Ja toquei em pianos digitais e acústicos gosto muito do acustico por conta da experiência, sensibilidade e o peso das notas ja o digital gosto da praticidade ultimamente estou usando muito o digital midiado
Tenho um CDP S150 da Cássio, ótimo piano digital, quem já tocou em um sabe como ele imita BEM um piano acústico, peso das teclas, tamanho das teclas e por aí vai, pra quem ainda não viu esse Cássio que uso se colocar lado a lado com um Stage da Nord fica parecendo um brinquedo o da Nord, por aí tu tira o aspecto de robustes que passa um piano digital. Agora na parte do som, isso é extremamente relativo, as caixas de som do meu piano são boas, mas se colocar em uma caixa de som de qualidade é outro nível, da mesma forma é o acústico, se não tiver bem afinado, com peças deterioradas e em um ambiente que não favorece te garanto que até teclado de criança barra o som dele, piano acústico tem que ter muita coisa a favor pra ter um som ok, o digital onde quer que esteja terá o mesmo som. Agora falando sério, ele fez a diferença de um fio de cabelo parecer um oceano, pra quem não tem e até pra quem tem condições, deixem de besteira a vida é curta e passa rápido, compreem o instrumento que poderem e vão tocar e curtir a sua música o importante é ser feliz com a nossa música tem gente tocando em bateria de lata... quem tem condições de compra um violão bom ou um piano digital já tá na frente da grande maioria da população.
Curto a simplicidade e realismo do caro Vorde Linheteiro! O pai da música clássica brasileira não perde de vista a realidade dos músicos, aspirantes e entusiastas.
Vou no digital fácil, além de ser mais barato, não tem que afinar, alguns vem com efeitos de som e fora o preço que se gasta só nas cordas do piano acústico
Que vídeo sensacional!! Muito obrigada pela transparência em mostrar os pros e contras de cada tipo
Um vídeo cascando o pau no digital, mas no final foi com um pé no chão e muito didático para pessoas como eu que ainda querem iniciar no instrumento.
Valeu o vídeo!
Tem gente que mete o pau no piano digital ou teclado, mas acha que todo mundo tem dinheiro pra pagar 30 mil num instrumento pra tocar, os pianos digitais popularizaram o instrumento, como um bom músico sempre me dizia, melhor começar com um instrumento barato do que ouvir gente falando mal e não ter nenhum 😊
Piano digital abaixo de 5 mil não pode ser comparado com piano acústico razoável (imagina esse do vídeo). Piano digital razoável começa por aí na casa dos 5, 6 mil e pra quem não pode investir mais. Mas pra muita gente, só dá pra ter em casa um digital mesmo.
Lordão, com todo respeito, precisa haver um meio termo:
Um piano digital Roland LX 708, por exemplo, pesa 110 quilos e custa uns 50 mil reais. É fantástico. Piano acústico, pra começar comparar, tem que ser como esse seu Yamaha YUS5 pra cima. Por volta de 2 mil reais talvez se compre um piano de bebê com sons de bichinhos da fazenda.
Uma coisa é fato: piano velho é pior que Gordini, só serve pra festa junina, de preferência na fogueira do arraiá.
Abraço.
Absolutamente de acordo, comecei estudos com um Fritz Dobert, hoje tenho um Roland LX 706, preferi por não ser tão alto. Piano no nível desse meu atual é de 60 mil para cima, o meu é excelente, como foi o anterior kr-575, 20 anos de muito prazer
@@carlosporto9196, exatamente. Tenho 2 pianos, um Blüthner com restauração de primeira linha, e um Roland LX-17. Não tem comparação, o som do Roland, que é digital, é infinitamente superior. O fato é que não existe milagre: com o tempo, a caixa harmônica do piano acústico perde eficiência. Ouça qualquer vídeo amador, sem edição, de uma piano digital e outro de um acústico, e faça a comparação: neste último você claramente perceberá a distorção sonora. Isso ocorre porque madeira respira, resseca, pega umidade, deforma. Pode ser um Steinway Model D ou um Bösendorfer Imperial. Com o tempo, a eficiência da caixa harmônica ficará comprometida. E estou falando de pianos que custam mais de 300 mil dólares. O que não dizer, então, desses pianinhos de armário?😏
Por fim, nem mesmo o melhor afinador do mundo conseguirá obter uma afinação 100% perfeita em um piano acústico. Isto já foi provado em laboratório. Depois de meia hora de afinado, a tensão das cordas já não é a mesma. Por isso que os pianos nas grandes salas de concerto são afinados a cada apresentação. O ouvido dos reles mortais que assistem e ouvem a apresentação não percebe, mas, a afinação nunca estará 100% perfeita. Resumindo: nem todos piano digital é necessariamente uma Escaleta.🙃
Abraço.
Valeu a conversa de vocês por aqui. meus filhos fazem piano a 2 anos, a prof disse que temos de comprar um piano acustico etc etc. mas pelo preço... o que vocês sugerem em termos de piano eletrico? a turma aqui está com 11 12 anos de idade. @@albertodeoliveirabraga647
Lordão! Vc está desatualizado. Os pianos digitais avançaram muito. Sou sessentão e comecei num piano acústico Fritz Dobbert novinho. Hoje tenho um híbrido c teclas de madeira e ação mecânica idêntica ao meu antigo Fritz. Só fica devendo no som dos autofalantes q nunca vai se comparar ao acústico. Porém, na gravação e usando o meu headphone profissional ouço o verdadeiro som do piano de concerto. Foi uma aquisição muito feliz e ainda funciona como móvel de decoração pq é muito bonito. Sou inscrito no seu canal, tá 😁
Boa noite, Lord Vinheteiro. Conheci você há pouco tempo e aprendi a admira-lo, fui até ver sua história, pensei que fosse estrangeiro de tão lindas suas execuções. Parabéns por todos os seus vídeos. Lindos. Resolvi te mandar esta msg. Tenho um piano Brasil, tipo armário, de boa madeira, muito antigo. Ganhei quando estava com nove anos. Hoje, está em casa de amigos que não usufruem, ninguém quer mais, eu gostaria de recupera-lo e trazer para minha casa e tocar qdo tiver vontade, para passar o tempo e até aproveitar suas aulas para recordar. Já sou avó. Não sei se valerá a pena. O que acha? Desculpe por qualquer coisa.
Vinheteiro, faz um vídeo sobre nas composições de piano nas músicas do Queen. Adoraria até ver você reproduzi-las 😍
Excelente vídeo Lordão.
Faz assim, pega um bom piano digital e coloca em um conjunto de falantes de boa qualidade... Corneta, tweeter, médios e subgrave que garanto que quando tocar o grave vai tremer as portas e quando tocar uma nota média vai sentir no peito kk
Maravilhoso conteúdo meu caro lord.
Muito obrigado!
Já curti: funk, samba,tecno, pop, rock, forró, sertanejo, a porr@ toda ... A melhor música alguma vez feita é a clássica ❤❤❤
A Korg investiu muito nos pianos digitais atuais. Experimenta o Korg Kronos 88, vai gostar dos timbres, das teclas, e da simulação do som nós rebotes dos martelos e tbm a pisada no pedal.
Falou tudo maestro!! Eu gosto do kronos
Produzir uma magnífica acústica cobra-se caro😁😁😁 ,mas que instrumento belíssimo!!!
O melhor piano é o que temos e que supre nossas necessidades, sou muito feliz com meu .
Lordão tu tem que comentar sobre aquele caso dos funkeiros te abordando na rua, eu dei muita risada kkkk, os caras totalmente desrespeitosos, você tem que sair desse país o quanto antes
travou nao passava nem wifi
@@paczilla4213 claro, um bando de animais te abordando na rua do nada, fica complicado
Aonde tem esse vídeo?
A jojo todynho versão mulher só anda com macho, se tu tiver sozinho tu mete a porrada no gordão
Pra que perder tempo com aborígenes….
Pois é... Gravei um álbum de piano todo pelo digital... E som não me agradou tanto, não importa o quanto mexesse na mix...
O som do acústico e top. Mas toca um Yamaha dgx 670 para tu ver. Porém vc tem toda razão.
Amo pianos acústicos! Pena que o que eu tenho disponível está cheio de cupim. Gostei muito do video 😁👏!
Ao menos eles tem baile de graça garantido kkkk
Olá, Lord! Uma vantagem do piano acústico sobre o digital que não foi elencada é em casos de falta de energia elétrica, o digital não toca.
Mas desafina, e dá problemas de cupins, ferrugem, e os martelos endurecem 😮😅😅😅😅😅😅😅😅😅😂😂😂😂😂
13:00 mais da pra ligar no pc via midi e no pc tem som melhor
O piano de cauda quando está num palco ou no teatro, dá uma presença legal. Chama a atenção.
Parece-me que o Lord não conhece os novos pianos digitais - são muito melhores do que foi descrito aqui. Há também novos tipos the pianos digitais que não usam "caixas de sons"
Esse video mostra que ele não conhece absolutamente nada de piano digital. Ésta confundindo Piano digital com esses teclados baratos que existem por ai. Ele fala “ sempre que você encosta o dedo sai som” ERRADO. Meu piano digital Kawai se eu encostar o dedo e descer bem devagar até em baixo não sai som nenhum, exatamente como em um piano acústico. Isso é uma das varias coisas sem noção que ele falou ai no vídeo.Ja tive 3 pianos acústicos e hoje estou com o digital e não penso mais em voltar pro acústico mais
KAWAI ❤ esse é de muito respeito!
Eu queria um Yamaha P - 45, mas não acho um barato ou em lojas oficiais, então agora eu quero um p - 145 ou 125, mas não consigo achar um cartão que me de uns 5 mil de limites, não sei porque, meu score é excelente.
Com relação à estética do piano digital, há pianos e pianos. Alguns modelos se equiparam ao piano de armário, podendo até mesmo ser considerados bonitos. Não é esse piano digital de R$ 2 a 3 mil que ele mencionou (para a época em que esse vídeo foi gravado), mas algo acima de R$5 mil. Mas é, obviamente, questão de gosto.
Mas voce acha que um piano digital de R$5000 se equipara a um piano acústico usado ? Um usado em boas condições se acha por $7000 e por ai.
@@a.thiago3842 Do ponto de vista estético sim. Mas como disse antes, é questão de gosto. Eu pessoalmente acho o piano de armário muito sem graça. Já os modelos digitais cm movel, são bem bonitos.
Já qto a qualidade sonora, nem vou comentar por que é chover no molhado
Qto a manutenção, o digital sai na frente. Sem necessidade de afinação. Qdo der um fefeirinho, umas horas na assust tecnica e está novo. Já o acústico, afinações periódicas, desgaste com o tempo etc. Usado então, nem se fala.
@@geraldofontesjr3777 Eu tenho um de armário. Eu ja toquei em um digital que tinha o corpo de madeira. Era lindo mesmo e nem é muito legal tocar. O som reverbera de outra forma e da outra cara para o piano digital. Eu tenho vontade de ter um assim ainda.
@@a.thiago3842 o problema é vc achar um piano acústico que esteja realmente em boas condições. Um piano com mais de 20 anos já vai apresentar grandes problemas se não for cuidado da maneira que tem que ser. Fora que a afinação num piano acústico usado fica muito comprometida. Não tem jeito. Só se fizer um novo encordoamento, trocar os martelos e fazer todas as trocas da mecânica do piano porque mesmo que vc somente faça a afinação do piano com mais de 20 anos com aquelas cordas e martelos velhos, ele não vai conseguir segurar a afinação por muito tempo. Você toca a nota e ela fica caindo. Eh muito frustrante você ter um piano assim que não segura a afinação. A música não fica legal. Eu já tive um piano velho, não dá certo. Era até um piano bonito mas na qualidade do som já estava muito comprometido. E na época meus pais fizeram de tudo pra comprar, mas eles não tinham esse conhecimento sobre a questão da afinação em pianos usados.
Tenho um Essenfelder de 1/4 de cauda e já faz diferença entre o de armário...imagina essa comparação.
Pianinho digital da Casio tá muito bom, vinhoto!
Tem muitos digitais avançados que não balançam, o peso das teclas se assemelham bastante ao acústico e são uma boa opção para estudar sem incomodar os vizinhos. Eu passo as longas horas de estudo no digital e vou para o acústico apenas para executar a peça pronta e por menos tempo. E mesmo assim tenho que administrar a situação com o vizinho.
Pô, Lord.... Claro que som de piano acústico, oriundo da vibração da madeira e das cordas, com todos os harmônicos soando, é algo maravilhoso e impossível reproduzir digitalmente por completo. Mas daí a dizer que TODOS os pianos digitais tem chip vagabundo e bibliotecas ruins, é exagero. Os decentes tem bibliotecas no mínimo comparáveis aos obtidos via VST de computador.
Parece que ele está desatualizado com a evolução dos pianos digitais
Parece que ele está desatualizado com a evolução dos pianos digitais
Pra mim a maior vantagem do piano digital é sua facilidade de transporte.
Depende do piano digital. As linhas CVP da Yamaha tem quase o tamanho de um piano tradicional e pesam entre 120-200 kg. O autor do vídeo inclusive deve estar analisando os pianos de 1.500 ou 2.00 reais da linha Cassio. Porque a linha Yamaha que custa 20 mil reais, não tem diferença alguma do acústico.
@@Prof.RafaelJunqueira Isso aí é peso de piano de armário, pianos de cauda são mais pesados. Quando eu falo ,em facilidade de transporte, inclua aí a questão de regulagem e afinação.
O piano é virtuoso e belo, meu sonho aprender, mas gostaria de ter em casa para admirar também, mas não imaginava ser tão caro 😢
Concordo com Vc VINHETEIRO🙏🏿
Video muito bom. Sobre se desfazer dos instrumentos, sugiro algo melhor: doar para instituições, como escolas, asilos e igrejas 👍
Pode me fala sobre vários tipos de piano. ?
Já testou o nord stage ? Eu acho que é o que mais proximo chega. O unico problema do acustico é o transporte
piano acustico do nord é um lixo
Resumindo, tirando a vantagem do som acústico e afins, o piano acústico é só desvantagem. Ou seja, é só para quem tem dinheiro.
lordão, gostaria de fazer duas sugestões, a primeira é q seria interessante trazer conteúdo sobre órgão de tubo, e outra é q vc poderia fazer uma visita e entrevistar o Maestro Roberto de Regina, ele é um cravista e já ta bem idoso já, mas continua bastante ativo
Vc tem curso pra aprender a fazer musica eletronica,gosto muito.
Lordão da massa!
Gostaria de saber se você considera o piano digital de cauda da Kawai DG-30 igual aos pianos digitais “portáteis” e se há outras vantagens, além da estética. Obrigada!
Lord, e quanto a esse hibrido que vc tem no quarto? Chega mais proximo? Prefere ele aos digitais tipo Clp Yamaha
Tenho um acustico. O ruim é que dependendo da hora nao posso tocar por conta do barulho. O meu comprei usado e tive que restaurar. Ainda bem que tive sorte e o piano é bom. Agora é que tá desafinado pois desde a pandemia que nao afino mas estou juntando pra chamar o afinador
Faltou dizer outra vantagem do piano digital que ele tem vozes. Isto é, pode simular diferentes modelos de pianos. Lordão tem um acústico 1915 só para trocar Scott Joplin.
Sim. Gosto de Honky Tonk.
Eu toquei em um piano de cauda uma vez, gente não tem comparação com piano digital, é muito mais emocionante, som mais bonito, e chama mais atenção.
meu piano digital não tem o som irritante, tem o som lindo e maravilhoso u.u
O meu também 😊
A modernidade de agora em diante é piano digital. Quer dizer, um concertista é claro que tem que ter um acústico de cauda em casa.
@@joabejo6893me dê uma dica aí de um modelo de piano digital top da Yamaha?
Gostaria de ter mais tempo para ouvir seus conselhos!!!!.
eu quase peguei um piano acustico de graça, desisti do presente pq não é nada facil achar um afinador onde eu moro. Por também me mudar com frequência. Entendo que é melhor o acustico, mas nas minhas circunstancias acho que escolhi bem, ainda depois do video que eu moro no litoral e realmente tudo aqui enferruja provavelmente ele não tava prestando.
Lordão, e os pianos ditos “híbridos”, como CELVIANO Grand Hybrid GP-510BP da Casio, valem a pena?
é ótimo, mas pelo preço dele da pra comprar um acustico, ai vai depender do quanto vc pode gastar com manutenção e se vai atrapalhar alguem que mora com voce ou perto
Ótimo vídeo mas discordo de alguns pontos: existem pianos digitais tão bons de sonoridade quanto acústicos, dizer que todas marcas são iguais é a maior falácia. O que me parece é que o Lord tá descascando os pianos digitais porque teve muito dinheiro e cresceu com a possibilidade de ter pianos acústicos disponíveis, uma realidade difícil para maioria. Quanto a maior vantagem do piano digital é poder usar FONES DE OUVIDO, poder tocar de madrugada, em apto, com sua família dormindo, etc , e o preço é a SEGUNDA vantagem. Tenho um piano digital Korg SP-280 e já toquei em vários pianos acústicos, inclusive piano de cauda e digo: a sonoridade do Korg é perfeita, as teclas são muito parecidas com pianos acústicos. Óbvio que prefiro tocar num acústico, a emoção é muito maior, especialmente o de cauda, mas o digital para quem quer tocar em eventos, banda, etc, tem transporte fácil, dá pra plugar na mesa de som e tudo mais. A sonoridade vai da regulagem da mesa no caso de tocar em locais públicos. Quanto ao piano se mexer é verdade, já toquei em piano digital que quase sai caminhando, mas o meu tem uns pés bem rígidos e não acontece isso. Vai muito de pesquisar e ir nas lojas tocar, eu saí de um teclado Cássio bem simples de 300 reais para esse Korg de quase 4 mil na época e decidi pelo acústico pela facilidade de levar no carro e por "nunca" desafinar.
Esse video mostra que ele não conhece absolutamente nada de piano digital. Ésta confundindo Piano digital com esses teclados baratos que existem por ai. Ele fala “ sempre que você encosta o dedo sai som” ERRADO. Meu piano digital Kawai se eu encostar o dedo e descer bem devagar até em baixo não sai som nenhum, exatamente como em um piano acústico. Isso é uma das varias coisas sem noção que ele falou ai no vídeo.Ja tive 3 pianos acústicos e hoje estou com o digital e não penso mais em voltar pro acústico mais
Oi, Tudo bem? Quero começar a tocar instrumentos musicais e gostaria de começar com o piano, acho muito bonito. Pelo que você citou os digitais tem um custo benefício muito bom. Poderia recomendar algum piano digital para quem não entende nada de música (apenas ouve e sente rsrs) e com valor-qualidade baixo/médio/alto. "ah no TH-cam você encontra vários vídeos...", o Lord falou algumas "bobagens" a respeito, quem dirá os outros.
Eu concordo, o piano acústico é muito bom, pois ele da uma som mais natural que é bom pra ouvir, eu tenho piano elétrico em casa e ainda assim eu prefiro tocar em piano acústico.
Elétrico ou digital?
@@rodrigod.9901 Elétrico
Essa questão do mecanismo das teclas do piano digital, de fato, não é igual às de um piano acústico. Às vezes (ou quase sempre) que precisamos tocar notas repetidas com dedos diferentes, não existe um "retorno" rápido da tecla, e aí o som não sai.
Qual a diferença entre piano digital e teclado? Eu chamo de teclado aquele que é cheio de sons e ritmos, mas vejo alguns anúncios se referindo a ele como piano digital.
Lordão, mas e os pianos Yamaha CLP 775 e o 785 ❓Não teriam teclas boas ❓
Fiquei curioso pra saber qual biblioteca de sons pro computador você gosta?
Tem um que eu gosto da Contact, UnaCorda
Mais um belo e instrutivo vídeo. Obrigado. Qual é a sua opinião sobre as obras de Rick Wakeman?
Lord, o que vc acha do piano digital hibrido casio gp-510? Ele tem tecla de madeira, parece muito um piano acustuco.
Gosto muito dos pianos da Casio. Aprendi a tocar com um deles.
Vale a pena reformar um piano acústico velho pra deixar bom?
A questão do piano digital não é exatamente qualidade de som, já que facilmente podemos ter conversores de 24 bit em qualquer equipamento de áudio. O problema maior é o tamanho da biblioteca de áudio para apenas 1 nota em toda a dinâmica audível, teríamos que ter uma biblioteca gigantesca, além de ser impossível reproduzir fielmente o som acústico, mesmo os sons sendo captados pelos melhores microfones e conversores do mundo.
Estou comprando um T710 Cássio piano , ele tem armário , achei o preço um pouco alto , vc tem algum p indicar ou loja de sua confiança p me indicar ,
Vi hoje esse live sua.
Concordo com tudo sobre piano acústico. Piano digital cabe em lugares menores e para o estudante de piano que repete muito e erra muito, ele pode estudar com áudio
Eu tenho uma sororoca acústica na minha sala, trambolho.... mas, o som realmente vale muito a pena.
O que é uma sororoca acústica?
@@LordMusicAcademy tem pianos híbridos né lord :D
cara dou muita risada com vc, show seus videos
Qual é a marca e modelo desse piano, Lorde???
Eu acho importante o piano acustico pra gente sentir o peso real das teclas. O pianista precisa ter dedos fortes para colocar na música a alma. Mas, de repente, o digital pode ser bom para treino (pois dá pra baixar o volume, pois quando é funk e pancadão nas ruas, ninguém fala nada, mas quando é piano ou culto, ATÉ MESMO DENTRO DE CASA, os vizinhos ficam bem machos, reclamam e chamam a polícia). Então, pra não perder a rotina de treino, vamos de acústico mesmo...
o peso real das teclas até que já tá mais próximo num digital do que o timbre propriamente, especialmente nos pianos hibridos. Exemplo a linha casio gp, que tem teclas longas de madeira e mecanismo de martelo. só não tem as cordas para o martelo bater. Muitos dizem que é a mesma sensação de tocar em um piano de cauda em relação às teclas. Inclusive o lordão ai tem um dele, o gp 500 (é o top, mas já tem a versão gp510).
@@schwantes777 legal!
Infelizmente não tem nem comparação, gostaria que os pianos digitais fossem tão bons quanto, mas não é a verdade.Porém eles servem para estudo e para iniciantes sem maiores pretenções.
Não sei a quantos anos o Lord conheceu pianos digitais más já a um bom tempo pianos digitais tem as teclas sensitivas. Então a idéia de que quando se pressiona qualquer tecla o som já sai não é verdade. Hoje existem pianos digitais que se assemelham muito à pianos acústicos com a vantagem de serem leves, terem uma qualidade sonora muito semelhante ao acústico e ainda terem uma infinidade de sons que você pode explorar. É mais ou menos assim: Você pode ir até a Europa em um Navio à vapor ou pode ir até o aeroporto e pegar um 737-300. Das duas formas você vai chegar na Europa, porém existem vantagens e desvantagens nos dois jeitos.
Pena vc não ter o piano digital, pra poder fazer uma comparação na pratica!
ele tem um digital hibrido da casio, gp-510 eu acho
Sim ele tem um piano digital da Casio
ele tem varios, dentre ele so gp500 da casio... e tem video dele tocando num yamaha dgx520 acho... foram outros q tem usado em videos recentes.
Grande, Lord, já tocou em Algum Nord ? Se sim, oq achou do teclado ?
Pra quem tem um piano acústico é fácil detonar os digitais. Isso acaba desmotivando a galera que quer comprar um. Mesmo se eu tivesse condições não compraria um acústico, muito investimento pra pouco retorno. E não galera os pianos digitais não são ruins, dá para tocar de boa nele, tenho um yamaha p105 é ótimo.
Tenho piano digital e discordo bastante de algumas coisas que o Vinheteiro disso.
Por exemplo, o piano digital já tem um sistema que simula a força que você aperta na tecla. Se apertar lentamente no piano digital, o som não sai ou sai muito fraco.
No mais, eu pretendo ter um piano acústico, mas somente daqui uns 15 ou 20 anos, pois acho belíssimo ter o móvel.
Vc pode colocar o piano digital em caixas BeW q o som
Não chega nem perto do acústico.
Comprar um piano e deixar parado já gera alguma manutenção?
Nord stage 4, roland phantom, yamaha montage, kirg pa5x vendo isso
Lord para estudar piano popular, qual marca vc recomenda, aq mais se aproxima das mecanismo das teclas
se o piano de 450kg balança por um problema de pé, é só colocar ele deitado né
Tenho o piano Digital em casa e meu sonho é comprar um acústico
Cara escute o Yamaha p225 não concordo que todo som seja ruim
Oh Lord não existe comparação em relação ao som MESMO, um bom acústico novo ou bem conservado tem um som inigualável, mas hoje existem pianos digitais que impressionam, se "aproximam" muito do acústico, e têm muitos que são revestidos de madeira de lei para dar um charme,3 pedais,, a Yamaha mesmo têm digitais muito bem apresentaveis inclusive o som e são mais caros até uns 10 mil,eu vou ter que discordar que no digital qualquer toque na tecla reproduz som (o teclado de 5 oitavas sim,outra coisa), as teclas do piano digital são pesadas, inclusive as teclas das oitavas mais baixas são mais pesadas e as oitavas finais mais leves como no acústico, em fim uma tentativa de imitar o acústico em tudo, eu tenho um piano digital e óbvio quero ter um acústico, mas faz um vídeo em uma loja de pianos digitais e teste vários pianos...o seu ouvido acostumado com o acústico vai estranhar com certeza, inclusive no toque das teclas mas talvez vc chegue a conclusão que alguns digitais modernos de boas marcas impressionam, igual a um acústico realmente nunca.
Piano digital é muito melhor. Você tem um som muito próximo de um piano acústico e ainda é mais compacto. Sem contar que você não precisa de manutenção toda hora. Piano acústico é pra saudosista.
lord o seu curso a parte pra iniciante não pode ficar mais fácil ?
e muito complicado la tenho que voltar a estudar
Jogar instrumento fora no Brasil????? E tao dificil comprar.
Vossa Alteza Real, o Lorde Vinheteiro, da Internet.
Quem tiver um piano digital, enjoou e vai jogar fora, me avisa que eu aceito! Hahahahaha