Pela primeira vez, alguém não notar o meu trabalho compensou kkkkkkk Daqui pra frente nem vou mais mostrar meu portfólio hahahahaha Brincadeiras a parte, é um imenso prazer trabalhar com você meu querido! Abração!
O programador é um tradutor. As linguagens de programação são as linguas dos sistemas. O papel do programador é traduzir ideias e falas humanas para as maquinas e novamente para humanos.
Einstein disse "se eu tivesse uma hora para resolver um problema, passaria 55 minutos pensando no problema e cinco minutos pensando nas soluções," e isso traduz a dificuldade de iniciantes em qualquer área: focar demais na solução, na tentativa de se livrar o mais rápido possível de uma bomba de efeito moral. Eles podem defender isso com um "tudo é aprendizado," mas o aprendizado mais importante não é na memória muscular que gera maneirismos... é no equilíbrio, mental, do foco. [ insira aqui o plug pra meditação ]
Na verdade, isso é uma coisa que devemos levar pra tudo na vida. Quanto mais simples, eficiênte e de fácil entendimento, melhor. Desde que quando era Junior, a coisa que mais me irritava era pegar código de outros, que tentavam mostrar tudo que sabiam em uma coisa simples e se tornava péssimo de manter.
Concordo com vc. Acho até que programadores devem experimentar coisas novas. Mas que façam programas específicos para seus experimentos e não nos programas da empresa.
Eu estava muito desanimado,duas semanas sem estudar,depois de ver esse vídeo,parece que vi uma luz no fim do túnel,me animei muito.Parabens teló pelo excelente vídeo.
A comparação dos editores pra mim fica melhor traduzida ao assistir um filme dublado, quando vc nem percebe que o filme está sendo dublado. Vídeo muito top, como sempre, Filipe! Deus abençoe sua família.
O ideal, em uma empresa, é ter uma padrão de codificação onde os colaboradores (programadores) devem seguir, e não cada um programar como gosta e ou acha que é "melhor"
Isso se reflete não só na programação, como vc disse, na edição tb, mas em tudo mesmo. Acho que tudo está relacionado com a índole da pessoa, a moral mau formatada acaba impactando de diversas formas na vida e acaba sendo um grande problema, quando um tal programador decide que só ele vai entender isso ou aquilo. O ser humano ainda tem necessidade de ter poder, e em pequenos atos ele consegue saciar essa vontade desiquilibrada de estar no controle usando formas não tão corretas ou limitantes, seja junior, pleno ou senior. Como mudar isso? Simples, faça seu trabalho bem feito, pensando no bem e na prosperidade. Simples assim! kkkk.... em teoria é simples......
Cara, que vídeo excelente, estou lendo Clean Code do famoso Uncle Bob, que abriu os meus olhos para um bom código, e saindo do meu antigo pensamento de que quanto mais maracutagens e mais característica de linguagem eu deixasse no código, ou quanto mais complexo ele fosse, melhor seria o meu código, e hoje já tenho uma visão de mundo completamente diferente!
Um vez fiz um sistema completo de e-commerce em PHP, super funcional, o qual tive muitos clientes na época e eu me achava foda. Ano passado, dez anos depois, eu achei um zip com o tal sistema, decidi abrir pra ver, eu não entendi absolutamente nada kkkkkkkkkkkkkk impossível aproveitar uma linha.
Ainda sou Júnior, mas isso lembra muito meu primeiro grande projeto, que inclusive foi usando React. Eu criei um paginador lá que no dia seguinte eu já não conseguia mais entender o código. Funciona normalmente, mas foi uma gambiarra gigante. Agora, tirando a Certificação de JavaScript da Free Code Camp, aprendi muita coisa que se eu soubesss antes, o código ficaria muuuuito melhor. Eu estava virando um programador React ao invés de JavaScript. Obrigado pelo vídeo!
Já aconteceu de eu me pegar pensando em outra coisa enquanto assisto a um conteúdo que (em tese) eu estou interessado. Ai eu volto até o último ponto do vídeo que eu lembro de ter absorvido e continuo a partir de lá. E já aconteceu de eu precisar fazer isso mais de uma vez em sequência, pois eu acabei me distraindo novamente exatamente no mesmo ponto do vídeo! E nesse processo eu percebi que, muitas vezes, o que causava a minha distração era justamente algum elemento da edição. E não precisava nem ser uma edição com efeitos de gosto duvidoso. - As vezes era um gráfico que possuía muita informação apresentado numa hora decisiva ne explicação. - Mas podia ser também um trecho de vídeo genérico que me fazia divagar sobre outros assuntos. Enfim, vou voltar a ver o vídeo.
Eh muito comum encontrar soluções rebuscadas baseadas em alguma tecnologia emergente ou de modinha. E no mais, se esquecem de fazer a seguinte pergunta: "Qual problema presente essa arquitetura ou implementação está resolvendo"? Sempre que pergunto isso, "crio inimigos". E sobre a qualidade do código, tive um chefe (que hj eh um grande amigo) que sempre dizia que "nós programamos para os outros, não para nós mesmos". Em outras palavras, o nosso código tem que fazer sentido para o próximo que chegar em nosso lugar. E eu rezo essa cartilha há anos.
Eu entendo e concordo, mas o problema não só otimizar o código com uma solução que talvez saiba que existe, mas na maioria dos casos seu manager quer as coisas da forma mais difícil, e ae faz o q? Entende. Manda quem pode e obedece quem tem juízo..É muito frustrante e desanimador quando isso acontece, dá vontade de largar tudo e vender hamburger, vai ter menos estresse..
Esse problema acontece desde o início dos tempos da tecnologia. Realmente muitas vezes é de propósito, pois seres humanos gostam de deixar sua marca seja qual área seja kkkk. Complicado e meio engraçado né nós programamos pra facilitar o processo e as vidas das pessoas, mas no trabalho nós mesmos nós complicamos kkkkkkkkkk
Sobre a parte dos comentários nas funções e etc... Na minha visão os 2 lados tem um pouco de razão, pq muitas vezes mesmo você lendo o código e entendendo perfeitamente o que ele faz isso não quer dizer que você vai ter entendido o porque que ele foi feito. Na minha experiência isso geralmente é "culpa" da regra de negócio.
Por isso acho importante métricas, para saber onde estão os gargalos para otimizar. E ainda mais, onde o código não é critico ou pouco usado, dando liberdade de refatorar e modularizar sem medo de perder desempenho, tornando o código mais legível aos programadores.
Um código tem que ser legível por outro programador, mas até que ponto? Vale a pena eu trocar legibilidade por performance até onde? Um código extremamente legível mas 100x mais lento? Talvez menos legível, mas 10x mais lento?...
parece que tem uma função que é executada na cabeçã do junior a cada minuto é mais o menos assim.... function insegurança(sentimentos){ console.log("você não é bom o suficiente para essa vaga ") } //e só vc vé ela KKKKKKKK
Aqui, me identifiquei completamente com o pleno surfando na onda. Teve uma epoca em minha carreira, que fiquei encarregado de criar uma integração de vários objetos, e parar conhecer a tecnologia que eu estava estudando comecei a utilizar conhecimentos avançados para criar uma integração dinâmica que seria uma única classe pra gerenciar com um único código de forma dinâmica a integração de todos os objetivos, e ficou lindo, e muito lento também. Tipo, uma classe simples pra cada objeto conseguiria carregar mais de 40 mil objetos em 15 s, enquanto a minha classe demoraria uns 30 min, a 50. No final fiquei bem orgulhoso do meu trabalho, aprendi muito, mas jurei nunca mais repetir aquilo. Rsrs.....
Recomendo aos espectadores e ao autor do video procurarem um texto mítico na internet chamado "How to write unmaintainable code" (como escrever código impossível de dar manutenção). Contém exemplos para várias linguagens ( costuma ser atualizado para as mais novas) e rende *horas* de boas risadas para qualquer programador que já trabalhou em equipe. Ilustra bem os efeitos de quando um programador não pensa em humanos (ou os está prejudicando de propósito).
Que vídeo incrível e que tem tudo a ver com a área que eu já atuei que é a de VFX, que no cinema é usado para criar efeitos como explosões, usar as técnicas de chroma key para recortar fundos, aplicar elementos ou remover de alguma cena, entre centenas de outras coisas... Porém a sacada disso tudo é que isso deve ser feito de forma praticamente invisível, de modo que quem estiver assistindo nem perceba que aquilo é algo falso, evitando ao máximo esse tipo de ruído ao espectador.
Outro detalhe é que já li códigos em Python que deveriam ser fáceis de ler e quem programou deixou ele em mandarim haha... Usou funções avançadas para fazer coisas simples que apenas complicou a leitura de tudo.
Ótimo conteúdo Felipe. Tenho uma opinião diferente sobre o tempo gasto dos programadores, quanto mais sênior, mais tempo você gasta pensando do que lendo ou escrevendo código. 😜
Visto depois de alguns dias. Mano, eu fui explicar portas lógicas ontem para um colega: sentenças compostas podem ser "resolvidas" de dentro para fora. Ou seja, você quebra um problema grande em outros menores. Programar é exatamente isso. Bem, pelo menos da maneira sequencial.
Ótimo vídeo Filipe! 5:33 - Meu espirito será eternamente Junior hahaha! 3:46 - Voltei a comentar os códigos para o Copilot me ajudar no trabalho 😅 Depois até apago o comentário!
Eu ouvir algo parecido hoje no hipster, mas em questão de dados, tem o case da Hotmart onde o ceo perguntou pra 5 programadores diferente quantos cursos estavam ativos na plataforma, e cada programado respondeu um numero diferente. Bom é uma falta de organização e exatidão nós dados. Que é o bem mais importante de uma empresa de tecnologia.
Otimo video Filipe, isso me lembrou sobre a formula da raiz quadrada inversa rapida do jogo quake, é um codigo bem dificil de entender mas que fez o jogo quake ter uma performance muito boa, vi alguns videos a respeito mas n entendi muito nao por ser em ingles, acredito que você explicaria melhor =)
nossa cara so agradeço por eu infelizmente estava virando um péssimo programador fazendo codigos que so eu conseguia em tender e grandes, deixando tudo pra fazer dps com preguiça vi esse video e agora vou me dedicar mais e so tenho 17 anos muito obg
@@dandeemr Como sou apenas um adolescente, é normal não entender pessoas que já têm carreira. Eu não passei dificuldades que ele passou como programador. E como eu disse, sou iniciante de apenas 4 meses.
Sou um júnior com mentalidade de pleno kkkk é que as vezes o código ideal é chato de escrever então a gente faz umas piruetas para deixar emocionante. Ficando abaixo de n² tá bom.
Tô assistindo os vídeos pelo TH-cam no Safari Mobile, quando tu aponta “nesse vídeo aqui” n aparece nada e eu n faço ideia de que vídeo tu tá falando 🥲 Deixa link na descrição ai pls
Olha, eu não sou o Filipe, mas acho que não é tarde não, não demora muito pra aprender as coisas, acho que com mais ou menos 1 ano você já consegue estar dominando completamente uma linguagem
Felipe, se aprendemos programação pra poder fazer o computador resolver um problema especifico, como se estuda programação se não tem nenhum problema para resolver?
Eu nem acho que é obrigação da linguagem ou do código ser amigável pra quem lê, já que gostando ou não, programar, assim como qualquer outra profissão, possuí suas particularidades, tanto que por isso, muita gente passa 4 anos ou mais em uma universidade para aprender a entender essa "língua". Até essa questão da linguagem ubíqua, não tem jeito, o negócio e a implementação do mesmo em código possuem diferentes especificidades, e hoje em dia vejo gente criando código muito mais macarrônico, tentando refletir pra não dizer "marretar" o negócio no código ... Sou a favor de coisas simples que resolvam os problemas ou que atendam o negócio de forma satisfatória ... Com a avalanche de informações que temos hoje, as pessoas se sentem praticamente obrigadas a usar determinadas tecnologias, patterns ou metodologias, que no fim das contas, só tomou mais tempo, gerou mais código, mais complexidade, gastou mais dinheiro e agregou pouco ou quase nada para o negócio, que no fim é quem paga as contas e gera a demanda ... já vi cada absurdo sendo defendido por pleno, sênior, especialistas e "gurus" ...
Primeiramente, eu parabenizo você, Filipe, porque seu conteúdo é muito interessante, pertinente e simples de ser compreendido. Além disso, quero tirar uma dúvida e, se alguém puder me explicar, fico muito agradecido. Por que é um problema muitas pessoas querendo contribuir para o projeto e por que você prejudica a comunidade brasileira com isso? Se a dúvida é muita ignorância minha, desculpe. Sou iniciante na área de TI.
Po minha maior dificuldade é para conseguir um primeiro Estagio/Emprego como programador, ainda não posso nem ser um colega de trabalho difícil kkkkk brincadeiras aparte, excelente video como sempre Felipe.
Não sou programadora, então posso dizer que seu conteúdo gera reflexões que vão além da programação. Obrigada por isso. Quando recomendo seus vídeos para alguém, sempre digo: ele fala sorrindo e parece que está batendo um papo com um amigo. ☺️
Elixir tem essa vantagem de conseguir agradar o ser humano com uma sintaxe parecida com python e ruby e ao mesmo tempo a maquina (porque tem a possibilidade de escrever macros pra deixar o código performático legível)
Nada mais tragico do que fazer manutenção em algum código antigo e se fazer a pergunta "porque fizeram desse jeito", e depois: " puts foi eu mesmo" kkk
Caramba, eu tava todo me achando em ter implementado um DashBoard feito em HTML, CSS e Javascript em um programa Java Swing utilizando um webview do JavaFX que quem ver jamais imaginaria que um Soft Desktop em SWING teria tal qualidade gráfica. Daí vc vem me dizer que reiventar a roda me torna o mal programador??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas deixando a brincadeira de lado, as vezes essas gambiarra é necessario, pois estamos sempre correndo. E quando a empresa é pequena tudo é pra ontem o cliente vive no suporte ameaçando e dizendo que o concorrente tá oferecendo isso e aquilo, e é daí que sai essas coisas grotesca
Estou do outro lado do confessionário, então quando apresento ao dev o ponto que o código está com algum problema, geralmente de performance, muitas vezes o dev acaba "bugando", pois é um código extenso além do necessário, sem nenhuma documentação e o dev que criou não está mais na empresa. Tem um canal aqui no YT, sobre Python, o rapaz é super bonzinho, é um acadêmico, na minha opinião, nada contra mas ele vive em outra realidade e os códigos que ele cria, eu já fiz testes em sua maioria dariam para obter o mesmo resultado com 25% das linhas escritas. Eu observo que tem dev que gosta de escrever códigos-livro para mostrar conhecimento, impressionar e a realidade hoje são códigos enxutos.
Provavelmente esse código escrito em 25% das linhas é muito menos legível que o do rapaz do canal. O intuito do trabalho não é ser um code golf. Quanto mais o código ficar parecendo uma receita de bolo melhor.
Pessoal, estou na dúvida se assino o curso da Alura ou não. Alguem possui e poderia informar se de fato vale apena (seria para estudar do zero)? Trabalho com engenharia a 11 anos, mas quero sair deste ramo.
Não sei se vou conseguir de ajudar, até porque eu nunca fiz o curso da Alura. Mas dependendo da área de tecnologia que você quer entrar, você pode começar assistindo videoaulas aqui no youtube mesmo, pode pesquisar algum curso (tipo "curso de flutter e dart completo") e filtra em "tipo" por "Playlists". Aí você escolhe algum dos que aparecerem e faz
O código se comenta por si só , então não precisa comentar. Comentários são para: Os recursos que o código usa O problema que ele resolve E os momentos em que ele é executado Piadas internas Fora isso acho os demais comentários inúteis
Isso de escrever código impossível de manter muitas vezes é técnica de sobrevivência. Se a pessoa criou uma situação onde dependem muito dela, ela se torna muito difícil de substituir. É meio corrupto fazer algo assim?? Com certeza, mas não é como se uma pessoa gananciosa a esse ponto se importasse com isso...
Bom dia! Estou querendo iniciar no mundo da programação, mas gostaria de seguir um trilha correta. Atualmente só formado em Ux/ui designer e desenvolvi um sistema em VBA completo em Excel para a gestão da qualidade. Entretanto, gostaria migrar esse sistema para versões online plataformas que atuam nesse ramo. Basicamente é sistema para gestão de documentos, riscos, indicadores, não conformidades, auditorias, reunião, plano de ação, acidente de trabalho e etc. Gostaria de saber qual o passo a passo devo seguir para chegar lá. Desde estrutura o site/plataforma, banco de dados, até validar o sistema e tornar seu acesso e dados seguros para os clientes. Lançando módulo por módulo do sistema e ir melhorando aos pouco. Desde já agradeço 😊
Sou novato na programação, mas sugiro estudar sobre mvc , consegue desenvolver um projeto assim usando python, php , ruby... cada uma dessas linguagens tem frameworks que podem ajudar a acelerar o processo. Pesquise a respeito, escolha uma tecnologia e vai fundo! Eu comecei junto com um colega de trabalho a desenvolver uma aplicação em python, utilizando django, em 3 meses a aplicação está em produção...numa versão incial, precisa de melhorias , mas já está funcional!
Praticamente crio um software por dia, se o cara é programador de final de semana obviamente ele será um péssimo programador pois não pratica diariamente.
Oi deschamps, te acompnho a uns 4 anos cara, de 2 anos pra ca tive um quadro grave de depressão, acabei perdendo a bolsa de ciencia da computação e desistindo do sonho. Possuo curso técnico de informática. No momento estou estudando para FATEC, estou com 25 anos. Será que vale a pena.
Tannato, que barra pesada meu caro, mas fico feliz em ler que você deseja voltar para a área! 🤝 eu não tenho opinião formada sobre a FATEC, mas 25 anos é uma idade excelente para decidir recomeçar! Eu decidi aos 30 anos ser um programador de verdade e foi a melhor escolha da minha vida 👍
Olá tudo bom, estou querendo iniciar o curso de ADS só que tenho pouco noção de informática e matemática, mas é uma área que me chamou atenção, vale a pena fazer mesmo assim ? To com muito receio kkkk
O Júnior pesquisa uma gambiarra na internet, o pleno cria a gambiarra e o sênior pergunta pede para colocar uma gambiarra pra funcionar. Brinks(talvez)
Vcs acham q vale a pena fazer uma faculdade de programação? Pq eu tô pensando em aprender sozinho mesmo, vendo vídeo aula, comparando uns curso de programação e tals
Filipe, você saberia me dizer se as empresas gringas exigem formação ou se só por ter um bom portfólio você já consegue ser contratado? E nas empresas brasileiras?
Filipe, tudo bem? Primeiro parabéns pelo trabalho que eu venho amando, conteúdo realmente muito bom. Eu gostaria de perguntar se vc já ouviu falar do curso Certified Tech Developer, da Digital House, se sim, poderia dizer um pouco sobre o q acha? E obrigado, seus vídeos ajudam muito. Um abraço!!
🛑 *PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 💪 💪 💪
Pela primeira vez, alguém não notar o meu trabalho compensou kkkkkkk
Daqui pra frente nem vou mais mostrar meu portfólio hahahahaha
Brincadeiras a parte, é um imenso prazer trabalhar com você meu querido! Abração!
ahhahaha showwwwwwwww 😍 🤝 👍
Parabéns pelo trabalho!
@@musicaspararelaxaremeditar4238 Muito obrigado meu querido!
@@rodrigorodrigues3407 Oi tem o link do vídeo?
@@homemsolteiro8038 Curiosoo kkkkkk...
O programador é um tradutor.
As linguagens de programação são as linguas dos sistemas.
O papel do programador é traduzir ideias e falas humanas para as maquinas e novamente para humanos.
Einstein disse "se eu tivesse uma hora para resolver um problema, passaria 55 minutos pensando no problema e cinco minutos pensando nas soluções," e isso traduz a dificuldade de iniciantes em qualquer área: focar demais na solução, na tentativa de se livrar o mais rápido possível de uma bomba de efeito moral. Eles podem defender isso com um "tudo é aprendizado," mas o aprendizado mais importante não é na memória muscular que gera maneirismos... é no equilíbrio, mental, do foco. [ insira aqui o plug pra meditação ]
✅ *Ultrapassamos 105 MIL leitores ativos, ta realmente tudo MUITO massa: **filipedeschamps.com.br/newsletter* ❤️❤️❤️
Algum contato comercial Filipe?
Felipi tem como me ajudar num trabalho da escola? É só responder umas perguntinhas básicas.
Felipe me ajuda com um script?
Na verdade, isso é uma coisa que devemos levar pra tudo na vida. Quanto mais simples, eficiênte e de fácil entendimento, melhor. Desde que quando era Junior, a coisa que mais me irritava era pegar código de outros, que tentavam mostrar tudo que sabiam em uma coisa simples e se tornava péssimo de manter.
Concordo com vc. Acho até que programadores devem experimentar coisas novas. Mas que façam programas específicos para seus experimentos e não nos programas da empresa.
Que orgulho de ser sua seguidora
Programadora júnior
(Vendo seus video indicado na minha faculdade)😍
Eu estava muito desanimado,duas semanas sem estudar,depois de ver esse vídeo,parece que vi uma luz no fim do túnel,me animei muito.Parabens teló pelo excelente vídeo.
A comparação dos editores pra mim fica melhor traduzida ao assistir um filme dublado, quando vc nem percebe que o filme está sendo dublado. Vídeo muito top, como sempre, Filipe! Deus abençoe sua família.
Você é top Matheus!
Perfeita análise Filipe! Os devs devem aprender que a comunicação limpa é a alma do código.
Showww 😍
O ideal, em uma empresa, é ter uma padrão de codificação onde os colaboradores (programadores) devem seguir, e não cada um programar como gosta e ou acha que é "melhor"
Isso se reflete não só na programação, como vc disse, na edição tb, mas em tudo mesmo. Acho que tudo está relacionado com a índole da pessoa, a moral mau formatada acaba impactando de diversas formas na vida e acaba sendo um grande problema, quando um tal programador decide que só ele vai entender isso ou aquilo. O ser humano ainda tem necessidade de ter poder, e em pequenos atos ele consegue saciar essa vontade desiquilibrada de estar no controle usando formas não tão corretas ou limitantes, seja junior, pleno ou senior. Como mudar isso? Simples, faça seu trabalho bem feito, pensando no bem e na prosperidade. Simples assim! kkkk.... em teoria é simples......
Cara, que vídeo excelente, estou lendo Clean Code do famoso Uncle Bob, que abriu os meus olhos para um bom código, e saindo do meu antigo pensamento de que quanto mais maracutagens e mais característica de linguagem eu deixasse no código, ou quanto mais complexo ele fosse, melhor seria o meu código, e hoje já tenho uma visão de mundo completamente diferente!
eu acho que esse é o melhor vídeo sobre a profissão que eu já vi na vida! Parabéns Filipe!
Um vez fiz um sistema completo de e-commerce em PHP, super funcional, o qual tive muitos clientes na época e eu me achava foda. Ano passado, dez anos depois, eu achei um zip com o tal sistema, decidi abrir pra ver, eu não entendi absolutamente nada kkkkkkkkkkkkkk impossível aproveitar uma linha.
Ainda sou Júnior, mas isso lembra muito meu primeiro grande projeto, que inclusive foi usando React. Eu criei um paginador lá que no dia seguinte eu já não conseguia mais entender o código. Funciona normalmente, mas foi uma gambiarra gigante. Agora, tirando a Certificação de JavaScript da Free Code Camp, aprendi muita coisa que se eu soubesss antes, o código ficaria muuuuito melhor. Eu estava virando um programador React ao invés de JavaScript. Obrigado pelo vídeo!
Já aconteceu de eu me pegar pensando em outra coisa enquanto assisto a um conteúdo que (em tese) eu estou interessado.
Ai eu volto até o último ponto do vídeo que eu lembro de ter absorvido e continuo a partir de lá.
E já aconteceu de eu precisar fazer isso mais de uma vez em sequência, pois eu acabei me distraindo novamente exatamente no mesmo ponto do vídeo!
E nesse processo eu percebi que, muitas vezes, o que causava a minha distração era justamente algum elemento da edição.
E não precisava nem ser uma edição com efeitos de gosto duvidoso.
- As vezes era um gráfico que possuía muita informação apresentado numa hora decisiva ne explicação.
- Mas podia ser também um trecho de vídeo genérico que me fazia divagar sobre outros assuntos.
Enfim, vou voltar a ver o vídeo.
Eh muito comum encontrar soluções rebuscadas baseadas em alguma tecnologia emergente ou de modinha. E no mais, se esquecem de fazer a seguinte pergunta: "Qual problema presente essa arquitetura ou implementação está resolvendo"? Sempre que pergunto isso, "crio inimigos". E sobre a qualidade do código, tive um chefe (que hj eh um grande amigo) que sempre dizia que "nós programamos para os outros, não para nós mesmos". Em outras palavras, o nosso código tem que fazer sentido para o próximo que chegar em nosso lugar. E eu rezo essa cartilha há anos.
Robô Deschamps devia fazer um video sobre roteiros de vídeos, o modo que tu conduz é incrível
Eu entendo e concordo, mas o problema não só otimizar o código com uma solução que talvez saiba que existe, mas na maioria dos casos seu manager quer as coisas da forma mais difícil, e ae faz o q? Entende.
Manda quem pode e obedece quem tem juízo..É muito frustrante e desanimador quando isso acontece, dá vontade de largar tudo e vender hamburger, vai ter menos estresse..
cara um coisa que aprendi com seus vídeos é sobre deixar o código legível... mais função simples e menos complicação para manutenção...
Show 🤝
Excelente video! Simples e direto.
Esse problema acontece desde o início dos tempos da tecnologia. Realmente muitas vezes é de propósito, pois seres humanos gostam de deixar sua marca seja qual área seja kkkk. Complicado e meio engraçado né nós programamos pra facilitar o processo e as vidas das pessoas, mas no trabalho nós mesmos nós complicamos kkkkkkkkkk
Filipe, que bom ter você de volta. Seus últimos vídeos andavam estranhos, parecia outra pessoa, mas agora pelo jeito tudo voltou ao normal.
Dechamps estou evangelizando conceitos tecnológicos em Portugal com seus vídeos! Muito boa analogia
Showwwww 😍
Sobre a parte dos comentários nas funções e etc... Na minha visão os 2 lados tem um pouco de razão, pq muitas vezes mesmo você lendo o código e entendendo perfeitamente o que ele faz isso não quer dizer que você vai ter entendido o porque que ele foi feito. Na minha experiência isso geralmente é "culpa" da regra de negócio.
Por isso acho importante métricas, para saber onde estão os gargalos para otimizar. E ainda mais, onde o código não é critico ou pouco usado, dando liberdade de refatorar e modularizar sem medo de perder desempenho, tornando o código mais legível aos programadores.
O problema é que as métricas trazem um trade off por si só. kkkkkk 😅🤷♂
A única linguagem de programação que consegue agradar o ser humano e a máquina ao mesmo tempo é C, por isso amo essa linguagem!
Quer ver programador ruim? Procura por sites do governo e apps, que você vai conhecer a verdadeira dor
Muito bom Filipe!
Um código tem que ser legível por outro programador, mas até que ponto? Vale a pena eu trocar legibilidade por performance até onde? Um código extremamente legível mas 100x mais lento? Talvez menos legível, mas 10x mais lento?...
filipe fala sobre os medos do inicio da programação como o medo de enfrentar um problema e não conseguir resolver ele
Mais um vídeo sensacional!!!!
Só aprendizagem
Valeuuuu Matheus 🤝👍
parece que tem uma função que é executada na cabeçã do junior a cada minuto é mais o menos assim....
function insegurança(sentimentos){
console.log("você não é bom o suficiente para essa vaga ")
}
//e só vc vé ela KKKKKKKK
if (naoEntendiEsseCodigoEm5Minutos){
inseguro = true;
console.log("Me ajuda aqui");
}
Aqui, me identifiquei completamente com o pleno surfando na onda. Teve uma epoca em minha carreira, que fiquei encarregado de criar uma integração de vários objetos, e parar conhecer a tecnologia que eu estava estudando comecei a utilizar conhecimentos avançados para criar uma integração dinâmica que seria uma única classe pra gerenciar com um único código de forma dinâmica a integração de todos os objetivos, e ficou lindo, e muito lento também.
Tipo, uma classe simples pra cada objeto conseguiria carregar mais de 40 mil objetos em 15 s, enquanto a minha classe demoraria uns 30 min, a 50.
No final fiquei bem orgulhoso do meu trabalho, aprendi muito, mas jurei nunca mais repetir aquilo. Rsrs.....
Recomendo aos espectadores e ao autor do video procurarem um texto mítico na internet chamado "How to write unmaintainable code" (como escrever código impossível de dar manutenção).
Contém exemplos para várias linguagens ( costuma ser atualizado para as mais novas) e rende *horas* de boas risadas para qualquer programador que já trabalhou em equipe.
Ilustra bem os efeitos de quando um programador não pensa em humanos (ou os está prejudicando de propósito).
Que vídeo incrível e que tem tudo a ver com a área que eu já atuei que é a de VFX, que no cinema é usado para criar efeitos como explosões, usar as técnicas de chroma key para recortar fundos, aplicar elementos ou remover de alguma cena, entre centenas de outras coisas... Porém a sacada disso tudo é que isso deve ser feito de forma praticamente invisível, de modo que quem estiver assistindo nem perceba que aquilo é algo falso, evitando ao máximo esse tipo de ruído ao espectador.
Outro detalhe é que já li códigos em Python que deveriam ser fáceis de ler e quem programou deixou ele em mandarim haha... Usou funções avançadas para fazer coisas simples que apenas complicou a leitura de tudo.
Showwww, é isso aí Wanderson!! Seu comentário me lembrou esse vídeo: th-cam.com/video/bL6hp8BKB24/w-d-xo.html
@@FilipeDeschamps exatamanente isso mesmo, esse vídeo explica toda mágica com bom CGI
Ótimo conteúdo Felipe. Tenho uma opinião diferente sobre o tempo gasto dos programadores, quanto mais sênior, mais tempo você gasta pensando do que lendo ou escrevendo código. 😜
Verdade
Visto depois de alguns dias.
Mano, eu fui explicar portas lógicas ontem para um colega: sentenças compostas podem ser "resolvidas" de dentro para fora. Ou seja, você quebra um problema grande em outros menores. Programar é exatamente isso.
Bem, pelo menos da maneira sequencial.
Sla, Felipe é muito motivador sksksksk
Ótimo vídeo Filipe!
5:33 - Meu espirito será eternamente Junior hahaha!
3:46 - Voltei a comentar os códigos para o Copilot me ajudar no trabalho 😅 Depois até apago o comentário!
hahahahahah justo!!! Eu também estou fazendo isso as vezes 😂 😂 😂 🤝 👍
Filipe descreveu como eu realmente me sinto como Júnior
Po, eu vi a Thumb logo pensei que a onda seria a Sandy.... viajei po, perdão! HUAhauahua
ata eu achei que esse tal de Júnior q ta na thumb é que era o culpado dos programadores serem ruins
Eu ouvir algo parecido hoje no hipster, mas em questão de dados, tem o case da Hotmart onde o ceo perguntou pra 5 programadores diferente quantos cursos estavam ativos na plataforma, e cada programado respondeu um numero diferente. Bom é uma falta de organização e exatidão nós dados. Que é o bem mais importante de uma empresa de tecnologia.
Otimo video Filipe, isso me lembrou sobre a formula da raiz quadrada inversa rapida do jogo quake, é um codigo bem dificil de entender mas que fez o jogo quake ter uma performance muito boa, vi alguns videos a respeito mas n entendi muito nao por ser em ingles, acredito que você explicaria melhor =)
nossa cara so agradeço por eu infelizmente estava virando um péssimo programador fazendo codigos que so eu conseguia em tender e grandes, deixando tudo pra fazer dps com preguiça vi esse video e agora vou me dedicar mais e so tenho 17 anos muito obg
Booaa. Achei o vídeo para mostrar aos meus alunos de Lógica de Programação. Vlww Deschamps.
Showwww 😍 👍
Não entendi quase nada no que ele disse, talvez porque eu seja um iniciante na programação. Mas com certeza, motivador demais.
Ele não fala nada com nada mesmo... É um desserviço aos programadores.
@@dandeemr Errado.
@@dandeemr Como sou apenas um adolescente, é normal não entender pessoas que já têm carreira. Eu não passei dificuldades que ele passou como programador. E como eu disse, sou iniciante de apenas 4 meses.
Ainda terei muitas dificuldades semelhantes
Assim que sobrar uma grana eu viro membro, esse canal para mim é o melhor do youtube
Sou um júnior com mentalidade de pleno kkkk é que as vezes o código ideal é chato de escrever então a gente faz umas piruetas para deixar emocionante. Ficando abaixo de n² tá bom.
Finalmente alguem que pensa como eu, pensei que estava louco.
Tô assistindo os vídeos pelo TH-cam no Safari Mobile, quando tu aponta “nesse vídeo aqui” n aparece nada e eu n faço ideia de que vídeo tu tá falando 🥲
Deixa link na descrição ai pls
Filipe, tudo bem?
Muito legal o seu canal, obrigado por partilhar!
Acha que é tarde alguém com 38 anos começar a programar?
Valeu e um abraço!
Olha, eu não sou o Filipe, mas acho que não é tarde não, não demora muito pra aprender as coisas, acho que com mais ou menos 1 ano você já consegue estar dominando completamente uma linguagem
@@gabrielsozinho olá Gabriel, muito obrigado pela resposta!:)
@@jonasp533 de nada 💪😀
Felipe, se aprendemos programação pra poder fazer o computador resolver um problema especifico, como se estuda programação se não tem nenhum problema para resolver?
Eu nem acho que é obrigação da linguagem ou do código ser amigável pra quem lê, já que gostando ou não, programar, assim como qualquer outra profissão, possuí suas particularidades, tanto que por isso, muita gente passa 4 anos ou mais em uma universidade para aprender a entender essa "língua".
Até essa questão da linguagem ubíqua, não tem jeito, o negócio e a implementação do mesmo em código possuem diferentes especificidades, e hoje em dia vejo gente criando código muito mais macarrônico, tentando refletir pra não dizer "marretar" o negócio no código ...
Sou a favor de coisas simples que resolvam os problemas ou que atendam o negócio de forma satisfatória ... Com a avalanche de informações que temos hoje, as pessoas se sentem praticamente obrigadas a usar determinadas tecnologias, patterns ou metodologias, que no fim das contas, só tomou mais tempo, gerou mais código, mais complexidade, gastou mais dinheiro e agregou pouco ou quase nada para o negócio, que no fim é quem paga as contas e gera a demanda ... já vi cada absurdo sendo defendido por pleno, sênior, especialistas e "gurus" ...
Professor Filipe, tem alguma linguagem de programação mais facil para iniciantes?
Agora eu sou um membro da turma. 😄
AAAEEE FERNANDO SEJA BEM VINDOOOOO 🎉👏🤩💪🥳👍🥰🚀⭐️😍🎉
5:28 parece eu no momento atual. Questionando minha realidade!
Primeiramente, eu parabenizo você, Filipe, porque seu conteúdo é muito interessante, pertinente e simples de ser compreendido.
Além disso, quero tirar uma dúvida e, se alguém puder me explicar, fico muito agradecido.
Por que é um problema muitas pessoas querendo contribuir para o projeto e por que você prejudica a comunidade brasileira com isso?
Se a dúvida é muita ignorância minha, desculpe. Sou iniciante na área de TI.
Po minha maior dificuldade é para conseguir um primeiro Estagio/Emprego como programador, ainda não posso nem ser um colega de trabalho difícil kkkkk brincadeiras aparte, excelente video como sempre Felipe.
tem tudo a ver com design cara
Não sou programadora, então posso dizer que seu conteúdo gera reflexões que vão além da programação. Obrigada por isso.
Quando recomendo seus vídeos para alguém, sempre digo: ele fala sorrindo e parece que está batendo um papo com um amigo. ☺️
Elixir tem essa vantagem de conseguir agradar o ser humano com uma sintaxe parecida com python e ruby e ao mesmo tempo a maquina (porque tem a possibilidade de escrever macros pra deixar o código performático legível)
Nada mais tragico do que fazer manutenção em algum código antigo e se fazer a pergunta "porque fizeram desse jeito", e depois: " puts foi eu mesmo" kkk
Tem mtt programador que não ajuda também, em muitas ocasiões precisei de uma informação para começar a trabalha e eles simplesmente não me respondiam
Caramba, eu tava todo me achando em ter implementado um DashBoard feito em HTML, CSS e Javascript em um programa Java Swing utilizando um webview do JavaFX que quem ver jamais imaginaria que um Soft Desktop em SWING teria tal qualidade gráfica. Daí vc vem me dizer que reiventar a roda me torna o mal programador??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas deixando a brincadeira de lado, as vezes essas gambiarra é necessario, pois estamos sempre correndo. E quando a empresa é pequena tudo é pra ontem o cliente vive no suporte ameaçando e dizendo que o concorrente tá oferecendo isso e aquilo, e é daí que sai essas coisas grotesca
Estou do outro lado do confessionário, então quando apresento ao dev o ponto que o código está com algum problema, geralmente de performance, muitas vezes o dev acaba "bugando", pois é um código extenso além do necessário, sem nenhuma documentação e o dev que criou não está mais na empresa. Tem um canal aqui no YT, sobre Python, o rapaz é super bonzinho, é um acadêmico, na minha opinião, nada contra mas ele vive em outra realidade e os códigos que ele cria, eu já fiz testes em sua maioria dariam para obter o mesmo resultado com 25% das linhas escritas. Eu observo que tem dev que gosta de escrever códigos-livro para mostrar conhecimento, impressionar e a realidade hoje são códigos enxutos.
Provavelmente esse código escrito em 25% das linhas é muito menos legível que o do rapaz do canal. O intuito do trabalho não é ser um code golf.
Quanto mais o código ficar parecendo uma receita de bolo melhor.
Pessoal, estou na dúvida se assino o curso da Alura ou não. Alguem possui e poderia informar se de fato vale apena (seria para estudar do zero)? Trabalho com engenharia a 11 anos, mas quero sair deste ramo.
Não sei se vou conseguir de ajudar, até porque eu nunca fiz o curso da Alura. Mas dependendo da área de tecnologia que você quer entrar, você pode começar assistindo videoaulas aqui no youtube mesmo, pode pesquisar algum curso (tipo "curso de flutter e dart completo") e filtra em "tipo" por "Playlists". Aí você escolhe algum dos que aparecerem e faz
Quanto mais enxuto o código, melhor!
Oi pessoal, estou conhecendo o mundo da programação recentemente, gostaria de saber se utiliza muita matemática ? pois eu sou péssimo em matemática.
mano, que mic vc está usando? achei massa que o audio fica *muito* bom ao mesmo tempo que ele não está visível... :P
Justamente o video que eu estava precisando... estava pensando em desistir da programacao :3
O código se comenta por si só , então não precisa comentar.
Comentários são para:
Os recursos que o código usa
O problema que ele resolve
E os momentos em que ele é executado
Piadas internas
Fora isso acho os demais comentários inúteis
Caraca a analogia com o wifi foi muito bom!
Showwww 😍
Isso de escrever código impossível de manter muitas vezes é técnica de sobrevivência. Se a pessoa criou uma situação onde dependem muito dela, ela se torna muito difícil de substituir.
É meio corrupto fazer algo assim?? Com certeza, mas não é como se uma pessoa gananciosa a esse ponto se importasse com isso...
Vou começar amanha como junior, to com muito medo de não da conta, mal sei sobre html,css,js e vou ter que programar em react
como foi a entrevista? logo pretendo ser contratada tbm
Tô buscando vagas assim também, tenho conhecimento básicos... Até em estágios estão pedindo certa experiência com as linguagens.
@@juliocesarlemos6658 estão pedindo experiência e diversas linguagens. Complicado para um estágio
cara que analogia foda voce fez com o surfe, eu sou jr, to no comecinho dos comecinho e sou surfista(senior)
hhahahh
ahhahahahahah que massa 😍
Bom dia! Estou querendo iniciar no mundo da programação, mas gostaria de seguir um trilha correta. Atualmente só formado em Ux/ui designer e desenvolvi um sistema em VBA completo em Excel para a gestão da qualidade. Entretanto, gostaria migrar esse sistema para versões online plataformas que atuam nesse ramo. Basicamente é sistema para gestão de documentos, riscos, indicadores, não conformidades, auditorias, reunião, plano de ação, acidente de trabalho e etc.
Gostaria de saber qual o passo a passo devo seguir para chegar lá.
Desde estrutura o site/plataforma, banco de dados, até validar o sistema e tornar seu acesso e dados seguros para os clientes. Lançando módulo por módulo do sistema e ir melhorando aos pouco. Desde já agradeço 😊
Sou novato na programação, mas sugiro estudar sobre mvc , consegue desenvolver um projeto assim usando python, php , ruby... cada uma dessas linguagens tem frameworks que podem ajudar a acelerar o processo. Pesquise a respeito, escolha uma tecnologia e vai fundo! Eu comecei junto com um colega de trabalho a desenvolver uma aplicação em python, utilizando django, em 3 meses a aplicação está em produção...numa versão incial, precisa de melhorias , mas já está funcional!
Analogia perfeita. Só tirando onda, ne? 😀
Praticamente crio um software por dia, se o cara é programador de final de semana obviamente ele será um péssimo programador pois não pratica diariamente.
Alguém me ajudaaaaa? Como fazer esses titles de edição de vídeo no davinci? Obrigado!!
Filipe faz um video falando sobre Hackers Russos e porque os melhores do mundo vem de lá (a maioria ) .
Oi deschamps, te acompnho a uns 4 anos cara, de 2 anos pra ca tive um quadro grave de depressão, acabei perdendo a bolsa de ciencia da computação e desistindo do sonho. Possuo curso técnico de informática. No momento estou estudando para FATEC, estou com 25 anos. Será que vale a pena.
Tannato, que barra pesada meu caro, mas fico feliz em ler que você deseja voltar para a área! 🤝 eu não tenho opinião formada sobre a FATEC, mas 25 anos é uma idade excelente para decidir recomeçar! Eu decidi aos 30 anos ser um programador de verdade e foi a melhor escolha da minha vida 👍
Eu tô na fase antes do Júnior, que tem medo de entrar no mar
Olá tudo bom, estou querendo iniciar o curso de ADS só que tenho pouco noção de informática e matemática, mas é uma área que me chamou atenção, vale a pena fazer mesmo assim ? To com muito receio kkkk
Vale sim, lá eles (provavelmente) vão ensinar certinho, e qualquer fonte de conhecimento é bem vinda!
O Júnior pesquisa uma gambiarra na internet, o pleno cria a gambiarra e o sênior pergunta pede para colocar uma gambiarra pra funcionar.
Brinks(talvez)
hahhahahhaahah 😂
Junior para sempre
hahahahahh tamo junto Montanoooo 🤝 👍
é assim que me sinto e em várias situações isso me faz ser melhor
Vcs acham q vale a pena fazer uma faculdade de programação?
Pq eu tô pensando em aprender sozinho mesmo, vendo vídeo aula, comparando uns curso de programação e tals
Faculdade vai abrir as portas pro mercado né..
ja ta virando requisito, alem disso qualquer vaga pra junior ja esta batendo mais de 3k de candidatos, ter um facul ja vai te diferenciar um pouco.
Lucas, recomendo ver esse vídeo: th-cam.com/video/W3DBlhU1Pjo/w-d-xo.html
@@FilipeDeschamps blz, vlw Felipe
Faculdade é bom, certificação em alguma tecnologia é melhor ainda (certificação Azure ou AWS por exemplo)
Melhor thumb possível kkk
😂 👍
Filipe, você saberia me dizer se as empresas gringas exigem formação ou se só por ter um bom portfólio você já consegue ser contratado? E nas empresas brasileiras?
O Rodrigo Rodrigues tem canal ? quero aprender edição com ele !
Fala meu caro! Acho que ele está mais presente nesse insta: instagram.com/editorvideo.rodrigo/ 👍
Salve Felipe!
Salve! 👍
Filipe, tudo bem?
Primeiro parabéns pelo trabalho que eu venho amando, conteúdo realmente muito bom. Eu gostaria de perguntar se vc já ouviu falar do curso Certified Tech Developer, da Digital House, se sim, poderia dizer um pouco sobre o q acha?
E obrigado, seus vídeos ajudam muito. Um abraço!!
Daniel, obrigado pelo comentário 🤝 sobre o curso, já ouvi falar, mas não tenho os detalhes para dizer o que acho sobre ele 👍
@@FilipeDeschamps muito obrigado!!
eu estou na faze jr , sempre embaixo da prancha
Por favor 🙏 uma vídeo Python
Qual é esse macbook utilizado?
1 serem iludidios 2 não terem vagas
Excelente.
Valeuuu 😍 👍
vou descobrir o porque sou um péssimo programador KKKKKKKKKKKKK