Há tempos que ouço falar do Lord Vinheteiro, e nunca dei atenção,e de uns dias pra cá resolvi ver algumas coisas dele e quando dá sempre procuro conteúdo dele. Ele é engraçado naturalmente,espirituoso, gosto de jeito dele de pensar,e como músico,não tenho nem como adjetivar ele,excelente!! Parabéns Vinheteiro!!
concordo que esse seja o conceito de música, agora dizer que MC Guime é gênio forçou a barra. Sem falar na explicação equivocada sobre o funk ter letras pornográficas como forma de protesto e etc. Claramente papo de quem não conhece a bolha dessa geração do funk e o mercado podre financeiro que rola por trás dos empresários dos artistas.
MUSICA, SE IMAGINA, TEORIZA, E PRATICA. CIÊNCIA NA BASE DE TENTATIVA E ERRO. CIENCIA EMPÍRICA, MAS CIENCIA. A ARTE VEM DEPOIS, TAL COMO IDEOLOGIAS ENTRETENIMENTO, TERAPIA...
Acredito que ele tem uma concepção bem mais profunda do que quem faz funk. Duvido muito que o cara do funk pensa sobre essa concepção, ele só que fazer dinheiro e mandar a p!r0c@ pra dentro 😂
Mc Guime gênio da atualidade :"contando os plaque de 100, dentro de um Citroën". Como diria Ariano Suassuna: se você chama de gênio um mc, como você vai adjetivar Beethoven?
Assim como não existe uma inteligêcia e sim várias inteligências, logo, existem vários gênios em aspectos diferentes. E porque não adjetivamos um de gênio do funk e o outro, gênio da música clássica? Afinal de contas, se julgarmos um peixe por sua habilidade em subir em árvore, ele nunca será tão bom quanto o macaco. No final são ambos animais, assim como ambos os gêneros apresentados são músicas. Pode não gostar tanto de peixes, mas não se pode negar que é um animal.
@@jimmyrage2981 Deixando sua ginástica argumentativa de lado: Qual legado que algum "gênio" do funk carioca vai deixar pra cultura? Qual a universalidade desse estilo musical? Em que parte do mundo ele toca? Quem já interpretou uma "obra" dessas?
@@pedrolopes8331 O que tu denomina de ginástica argumentativa, kant chamava de lógica, e acho difícil argumentar deixando a lógica de lado. Interessante que tu usa termos como "legado" e "cultura" de forma objetiva, quando na verdade são termos subjetivos, logo, tu admite que o resto do mundo possui as mesas definições que você para essas palavras. Legado é literalmente algo que tu imputa valor e deixa para outra pessoa após sua morte. Se tu não admite ou reconhece valor no que uma pessoa cria, essa pessoa aos seus olhos não estará deixando nada. Mas aos olhos dela e dos que a admiram, ela terá deixado um legado sim. E cultura é tudo que é cultivado em um meio social, tanto que vem de cultivar solo, costumes, etc... Então se você não vive esse meio social, você não CULTIVA suas tradições e mais uma vez você não reconhece a cultura produzida naquele meio. É normal não gostar de algo, o anormal é negar algo só porque não se entende. Eu não gosto de funk, meu músico preferido é paulinho nogueiro e a Pantera, mas eu nunca poderei dizer que funk não faz parte daquela cultura ou que não possui legado. Quando algo não possui um legado ele simplesmente deixa de exister e não entra pra história.
Pra mim, penso que Rafael deu uma aula de humildade. Eu parei de pensar que o mundo está correto sobre estritamente a minha forma de enxergar, pois diversas vezes eu estava errado. Portanto, o ideal é apenas respeitar o gosto alheio. Se você não gosta do estilo musical, não escute e pronto.
concordo em partes, não apoio essa atitude do Vinheteiro e do Régis Tadeu de usar palavras ofensivas para se referir a gêneros que eles não gostam, porém não podemos aceitar normal quando alguém usa o mesmo adjetivo (gênio) para se referir a Bethooven e a MC Guime colocando ambos na mesma sacola.
@@deldelmatapato alguém com uma inteligência muito acima da média. Não existe um fator determinante, mas em música poderíamos dizer que é alguém com uma produtividade criativa absurda, capaz de coisas que a maioria não consegue. Costumam ter um nível alto de Q.I e facilidade em aprender diferentes assuntos. Jacob Collier é um ótimo exemplo de um gênio de nossa geração.
O Rafa é genial na maneira que ele explicou sobre a música. eu já fui ignorante em questão de músicas diferentes ao meu gosto mas vendo ele explicar fica fácil entender e respeitar os outros tipos musicais. Genial, virei mais fã ainda.
Na verdade ele está passando pano por prezar um podcast. A música tem extrema, mas extrema influência na cabeça das pessoas. O mundo está cada vez menos promiscuo, menos violento né? Não é coincidência. O Funk no Brasil é um instrumento pra lavar dinheiro de politico, de trafico e milicia. O mesmo vale pro carnaval e é por isso que forçam tanto a barra pras pessoas irem gostando do funk sem perceber. Se você for dormir ouvindo uma música que detesta com toda certeza vai acordar gostando dela ou odiando menos. "Agua mole e pedra dura, tanto bate até que fura".
@@Bolaway essa discussão contra o funk é de uma cafonice do caralho. Parece coisa de adolescente roqueiro seguidor da Rock Wins e semelhantes. Acho um lixo, mas desfazer n leva a nada e ficar nessa discussão n leva ngm a lugar nenhum. Moro em Salvador e aq é infestado de pagode, axé e arrocha, mas já me acostumei, nunca dei a mínima e continuo n dando. Invés de ódio, indiferença. E cada um q ouça oq quiser e se foda.
O funk brasileiro surgiu antes com letras decentes, depois se transformou em hits nas favelas cariocas, mas era "proibidão", tinham letras atacando polícia, e daí a putaria entrou nas letras...a juventude dessa geração abraçou. Esse tipo de música era impensável tempos atrás, hoje é realidade... Tenho medo do futuro 😔
Baita aula, e sem ironia nenhuma. Música não é só o que segue as regras acadêmicas, é manifestação político-social. E sempre foi, na história da humanidade.
@@FabioBeckertMano, funk não fala de nada político, e os que falam disso no funk só estão falando o que não sabem. Funkeiro não entende nem dele mesmo, quem dirá de política...tudo massa de manobra da esquerda.
@@lucasrosario1796 a existência de um estilo musical de nivel tão baixo é um fenomeno político. Vc nao vai explicar o mundo através de moralismo barato.
Rafael obrigado pelo canal. muito bom o seu podcast para o meio musical brasileiro. além de ser um ótimo guitarrista e compositor, vc é um cara muito legal e generoso, muito obrigado!!
Eu discordo do Rafael, não vejo no funk toda essa consciência político social que ele fala. Para mim são só garotos que não querem estudar tentando ganhar dinheiro fácil se aproveitando da falta de educação dos adolescentes e um processo de erosão dos valores da sociedade mundial. Acredito que se houvessem aulas de música nas escolas infantis, dificilmente alguém gostaria de funk, sertanojo universitário e similares. E se a justificativa para a música ser ruim fosse somente a falta de instrução formal Cartola não teria feito coisas maravilhosas sendo preto, pobre e não ter estudado. Existem músicas maravilhosas que vieram da favela, mas o funk não trouxe nada positivo.
Por mais músicos com senso de respeito e reconhecimento como o Rafael. Música é arte, vc pode não gostar de um estilo musical, também não curto funk, mas é fato que tem uma carga cultural gigante pra realidade de quem a vive, e isso é música. Se expressar através do som.
A explicação do Rafael foi incrível e concordo que cada um tem a liberdade de expressar como quiser. Entretanto, contudo, todavia, existem pessoas que se expressam bem e pessoas que se expressão de forma horrível. Portanto, funk é, sem sombra de dúvidas, uma das piores formas de expressão artística da humanidade. Próximo assunto.
Creio que ele se saiu bem na proposta que ele queria passar, mas incrível não foi não. Não sei se porque eu achei meio zoada a ideia dele ou se ele realmente falou besteira kkkkkkkkkk funk já foi de passar mensagem pra quem ouve, nos anos 90 e início de 2000 era assim mesmo. Hoje virou só uma forma de ganhar dinheiro mais fácil.
Depende, essa é sua visão e seu gosto. Qual maior canal do TH-cam BR? Sim, um canal de divulgação de funk. Então todas as milhões de pessoas que consomem o funk são inferiores ou de gosto inferior? Que colocou essa régua? É a mesma régua pra todos?....
@@alexalves7259 É claro que esta é a minha opinião e é claro que ninguém precisa concordar com ela. Contudo, preciso dizer que o fato de algo ser popular não significa necessariamente que é bom.
Tô pensando aqui nas brigas que tive quando adolescente (2001-2006, mais ou menos) falando mal de funk e defendendo Angra. Aí eu fico velho eu ouço Rafael dizendo isso aí.
Um músico talentosíssimo e genial chamando o traste do Guimê de gênio é, no mínimo, curioso. Tenho minhas dúvidas se ele considera o Rafael tão ou mais talentoso do que ele próprio...
Um dos motivos dele ter saído da mídia foi a briga dele com os produtores que queria que ele só gravasse ostentação, só que pra ele não fazia muito sentido primeiro porque não fazia parte da realidade dele, segundo porque ele queria cantar sobre outros assuntos, daí quando veio o ápice ele pode fazer isso!
A real é assim, funk carioca só é admirado por acéfalos, ou seja, os favelados e os esquerdistas noiados. Cabras berrando tem mais musicalidade que funk. Funk não é música, é ruído criado por animais irracionais tentando imitar a música humana. Quem gosta desse troço nasceu com o cérebro com defeito, com QI abaixo do do Forrest Gump ou é uma pré-evolução de antes do Homo Sapiens. O cara que diz que funk é música deve achar o som de uma britadeira música também, acha que ruído é música e música é ruído. Um bate-estacas de obra é mais musical que funk. Favelado que cria esses funks não tem cérebro suficiente pra fazer essa argumentação esquerdista de noiado não. Fora o lixo do funk o povo ainda ter que aturar noiados da bolha dos riquinhos tentando humanizar os animais que criam esses funks, é pacabá, "bróder". Conhecimento? KKKK, é um típico esquerdista noiado tentando justificar a tomada do mundo por animais irracionais. Esquerdista quer ver o mundo destruído enquanto ele atocha ervinha no sfincter. Não passa de um bando de arrombádeos com demmência.
Ele apenas fez ginástica mental pra agradar os funkeiros e ter simpatia por eles, é um cara politicamente correto que só pensa em agradar pra ter dinheiro e notoriedade.
Admiro o Rafael, mas não sabia desse lado ideológico político forçado dele.... Triste! Moro dentro de uma comunidade na zona Leste de são Paulo... Queria que o Rafael pudesse colar aqui no baile para ver que coisa linda de se ver! Um monte de jovens engajados politicamente para expressar suas vontades e desejos... A galera aqui é muito engajada em fazer sexo explícito nas portas das casas de famílias, paredões de som gigantes explodindo as janelas de pais de família que precisam acordar às 5h da manhã para trabalhar, meninas de 11, 12 anos se prostituindo para conseguir cheirar um pó, dar uma baforada no lança e tomar um copão... Muitas armas, drogas e etc... Eu acho muito lindo todo esse engajamento político... Essa forma linda de se expressar!
É bem isso , é a degradação humana , é feio e nojento mas tem quem de longe chama de festa e de expressão artística , coloque um desses defensores uma semana morando na rua do baile funk que mudam de ideia rapidinho.
Todo argumento em uma cadeira confortável no ar-condicionado é fácil, agora vivenciar a realidade é outra história, gosto tbm do Rafael mas lamentável esse pensamento.
Pensei a mesma coisa depois que ele citou GG Alin pro Bithencourt. O movimento punk é cercado por um bando de imbecis que tocam porcamente qualquer instrumento e que culpam o sistema pra viver na vadiagem.
@@vitorpavao6403 o "palhaço" do vinheteiro é umas 4 vezes mais rico que Rafael. Tu deve tá pensando que Lord é um personagem pronto criado dentro do pânico.
Imaginei o pai de um virgem de 40 anos, criando um funk para seu filho, com um sentimento de urgência, é claro, com essa letra de "pega na xavasca e dá uma dedilhada"
Respeito o gosto musical ou entendimento e apreço das pessoas que gostam ou entendem que qualquer sonoridade ou coisa é música, mas ainda bem que eu posso discordar
EXATAMENTE HAAUAHUHAUAH O público do cara é um pessoal que curte virtuose, melodia de estética medieval, letra que é fantasia rimada... e aí fica fazendo esse discurso de progressista pós-moderno, de definir palavrinha, de chancelar 'música', igualando em mérito de virtude coisas feito música clássica (ou, mesmo, power metal) e essa nojeira que é percussão (infantil, aliás) pura e texto pré-ginasiano (quando não criminoso ou pornográfico) declarado atonalmente. Coisa triste.
Ele disse que a música evoluiu desde os homens das cavernas e tal e o Funk é parte dessa evolução pqp. É exatamente o contrário o Funk representa a humanidade voltando para as cavernas, batucando em pedras com vocabulário primitivo 🤣😂💩.
Vc não consegue conceber que ele realmente pense assim? Quando o rock surge era considerado música de gueto, música que desvirtuava os bons costumes, muito parecido com o que falam do funk hj e do RAP até pouco atrás. A gente está num tempo que tem rockeiro conservador, headbanger nazista, então se formos pensar historicamente, ele tem razão.
Ele só não quer limitar o alcance do programa dele. Eles precisam de views e inscritos de todos os estilos possíveis. Duvido muito que ele coloque no som do carro dele uma playlist de funk carioca.
Exato. Funkeiro nem tem inteligência o suficiente pra PENSAR na música enquanto critica de alguma coisa, muito menos usar cu e buceta com esse "propósito de romper com os paradigmas morais, enquanto revolta". Pelo amor de Deus, funk é apenas o reflexo da ausência de cultura, animalizacao e boçalidade de seres guiados por instintos primitivos. Nada mais, nada menos. É só isso.
@Vítor kwk concordo, não tem nada pior que roqueiro isentão (Rafa, Kiko Loureiro e C&A). Apesar de gostar dos caras, se curvao muito pro politicamente correto!
Ele não precisa, é realmente a opinião de qualquer músico que não seja elitista e conheça a história da música. "Ruído pornográfico" existe em todos os gêneros musicais
@@leonyboaventura82 concordo totalmente. Há muita música só cenário do Rock e Metal que falam em temas semelhantes ao funk. eu detesto funk, mas entendo aqueles que fazem e entendi. perfeitamente o que Rafael falou
Atenderam ao seu pedido, e ele gastou preciosos minutos das nossas vidas fazendo malabarismo argumentativo pra tentar justificar por que Angra seria uma boy band. Preferiria que não tivessem atendido ao seu pedido hahaha
Se uma pessoa faz um feijão sem tempero e sem sal o feijão vai continuar sendo comida. Música feita sem técnica, letra e arranjo, vai continuar sendo música , feijão feito sem qualidade não vai deixar de ser comida. Tem gente que não tem paladar e não vai fazer diferença se comer um feijão feito com qualidade ou não. O que não se pode questionar é que existe música feita com qualidade e música feita sem qualidade. O gosto musical de uma pessoa não modifica a qualidade da música, mesmo que ela se ache especial o suficiente. Gosto não se discute, qualidade sim.
Comida e gastronomia não é a mesma coisa. Mensagem e sentimento também não. Música e expressão sonora também não. Pra quem não sabe reconhecer tudo é igual mesmo.
Acho que essa discussão foi boa no começo, mas não foi ressaltado que existem funks com sonoridade maravilhosa, como Bonde do Tigrão e alguns outros funks como tropa de elite, em que tem melodia, tem letra, tem significado, e faz qualquer um chorar.
Nem fodendo vou respeitar um vagabundo usuário de drogas que compõe letras chulas enquanto há pessoas trabalhando 8, 12h por dia e no fim da noite se esforçando, estudando e praticando, compondo música de verdade.
@@leonyboaventura82 que conceito bizarro e estúpido. Você pensa assim, mas é justamente o ''som do topo'' que vive há centenas de anos, enquanto o que tu ouve não tem a garantia de ser lembrado nem em 50.
O cara criou uma argumentação para defender o funk q jamais nenhum d todos os funkeiros desde o início dos anos 90 nunca refletiu sobre. A vdd é q funk é a transmutação d sentimentos baixos, vulgares e imbecilizantes em barulhos q atraem pessoas q não tiveram conhecimento do q d fato, musicalmente, é bom. E fim d papo.
Funk é apenas ritmo, batida! O problema é que uns imbecis principalmente aqui do RJ, gritam letras de merda sem nenhuma melodia por cima dessa batida! Por isso esse ritmo de música é descriminado, pq o funk carioca é uma verdadeira merda!
Como assim falta de pudor é "esfregar na cara da sociedade"? A sociedade num geral hoje adora e apoia esse comportamento... não há absolutamente NADA de anti establishment no funk...
Exatamente. Mas rlx mano, eu tenho ctz q no fundo o Rafael tbm pensa como o Vinheteiro, só que hj em dia o pessoal tem q manter as aparências no "politicamente correto". Sem contar, q se ele falar mal desses outros estilos, o canal dele acaba ficando muito nichado, e o objetivo dele é din din.
@@DyFuchs Isso daí é verdade. E ao mesmo tempo me sinto safe por não me "misturar" na sociedade e não precisar me envolver com os falsos moralistas. Não consigo compreender como que a putaria foi normalizada de tal forma hoje em dia.
“Pega na xavasca, ele fala no sentido de urgência” Rafael, um maestro, tentando intelectualizar o funk é cômico demais. Seria mais fácil ele admitir que só tá entrando nesse meio pra lucrar com o público mais jovem do que ficar tentando romantizar isso.
Mas ele não errou sobre a definição de música. Música n é só o que você gosta, acha bonitinho ou tem uma suposta complexidade. N da pra definir um aspecto da realidade baseado em juízo de valor
@@lcsgabriel987 Quando você vive no subjetivismo e relativismo, qualquer coisa pra você é possível, porque não acredita em verdade absoluta, cagar no chão e comer pode ser chamado de arte.
@@pixelrogue Só uma correção: nem mesmo quem não é pos-moderno acredita em verdade absoluta. a ciência tenta se aproximar ao máximo da verdade, mas ela sempre é, a rigor, inacessível.
Depois da explicação desse maluco eu não vou mais dizer que o funk não é música e sim que eu não gosto do funk erótico ou do próprio funk. Acredito que aprendi
Rafa mto lucido, educado e articulado. Lordao sempre mto engraçado, mesmo discordando ele não interrompe, tbm e respeitoso e ainda presta muita atenção nos argumentos para poder ter uma conversa fluída.
Monorítmico? O funk tem varias variações rítmicas, tem o melódico do início dos anos 2000, que tem um núcleo de sons diferente do de hj, tem o funk 150 bpm, tem o funk paulista, mais virado pro pop, tem o funk misturado com ritmos do nordeste, como na música "Idiota", tem o funk mandelão, q tem uma estrutura mt própria, com os bumbos marcando mesmo lugar no compasso, tem o funk eletrônico, que se mistura com as músicas eletrônicas, etc etc etc. Te falta conhecimento de causa, vc só quer critucar
@@lcsgabriel987 Você nem sabe o que é funk. Estude James Brown, Earth Wind and Fire, Kool & the Gang, etc. Esse troço de origem carioca tem literalmente a mesma batida 90% das vezes. Esses outros podem até existir mas são uma minoria absurdamente soterrada por coisas sempre iguais. E outra, mudar bpm não é mudar a célula rítmica, só o andamento. Dá pra ver que você não entende de música.
Lembro-me de um maestro, compositor, em um dos programas do extinto BARRACO MTV, sobre as porcarias que já faziam na segunda metade dos Anos 90: "Estão criando gerações que não saberão ouvir música, não terão discernimento!". Está aí.
Muito engraçado ver galera tendo ataques de pelanca pq um gênio do heavy metal, um puta músico, desenvolveu um simples raciocínio argumentativo para explicar a potencial musicalidade do funk para outro fera que discordava. E galera falando q é malabarismo rsrsrsrsrs. A vdd é que rapaziada não tolera uma pessoa com o histórico e a importância do Rafa, ser um cara humilde capaz de abraçar a pluralidade musical de um país como o Brasil!
Lembrem-se o vinheteiro é um personagem... ele criou esse personagem pq ele vê que qualquer pessoa pode ouvir oasis , guns , beatles , anita ou qualquer coisa que milhões escutam ! Mas não concedem uma meia hora para conhecer música erudita , sequer os mais famosos ( Bach , Paganini , Mozart , Vivaldi etc ...) ! Logo , quando ele fala que tal coisa é "ruim ou uma bosta", na verdade é mais para irritar , contrair a ira dos fãs fanáticos ou das pessoas que ouvem a mesma coisa sempre e que é incapaz de conceder um tempinho para ouvir músicas mais antigas , composições antigas e eternizadas . Acredito que ele não ache o Beatles ruim , mas ele fala que é um cocô, para irritar os fãs, que em suma, acham que é Deus no céu e esses caras na terra. Eu me divirto com a ira das pessoas que levam pro coração e ficam querendo cancelar ou xingar ele kkk
Mas já parou pra pensar pq o pessoal não se interessa por música clássica? É um tipo de música extremamente elitista, e isso torna chata para a maioria das pessoas, é algo distante da realidade de muitos. Ninguém é incapaz de conceder tempo a nada, elas apenas não querem pq é chato. E falo isso pq ouço música clássica desde criança. Música clássica só presta pra quem é músico ou se interessa pela música, não apenas para curtir
@@leonyboaventura82 totalmente subjetivo chamar determinado gênero de música como "chato ou elitista" . Já vi muitos ricos da elite ouvindo funk e ai ? Beatles , Guns , Anita , dentre milhares de outras coisas não são chatos só para o Vinheteiro . Muita gente também acha chato . Eu adoro o som do guns , acho beatles uma excelente banda . Mas poxa , não tem como a pessoa rotular algo ou objetivar uma opinião , como eu vou contrariar quem ache música erudita , funk ou beatles chatos ? Isso é questão de gosto ! Há milhões de views em vídeos de músicas clássicas , muita gente gosta ... Não tanto no Brasil , mas todas as pessoas curtem tudo quanto é tipo de música . As pessoas que não escutam a música erudita , não vão em busca, não procuram , não vão atrás , já que ela não é difundida em rádios, spotfy, ou qualquer plataforma de streaming .
@@leonyboaventura82 vc dis que é chata , mas depende do intuito. Por exemplo : numa festa nao vai tocar Música Classica . Mas numa cena emocionante de um filme sim , entende ? A música clássica e extremamente profunda , vc só precisa escolher os compositores certos.
Não dá pra esperar muito desse entrevistado. Tão profundo quanto um pires! Aprisionado pelo próprio preconceito. Parabéns, Rafa! Você sim é um grande músico!
Parabens ao Rafael! Música é algo de extrema amplitude e abrange sim o primal, o simples, direto e obsceno. Quem se veste de pudor extremo nunca vai conseguir entender as diversas realidades das pessoas e o que isso gera artisticamente.
É difícil definir se funk é ou não música. A música ela se consiste em poesia, melodia e ritmo. Existem funks onde é apenas uma batida e o mc "falando" (zero melodia) qualquer tema apelativo
Existem alguns que atingem as 3 exigências principais, porém, o foco é a musicalidade ou o marketing? É isso que definirá a " qualidade" de uma música. Portanto 90% das " músicas" de funk são apenas merchan.
Quando Rafa liga Guime com Funk é muito claro e óbvio que ele se refere ao Funk Carioca. Da mesma forma que não podemos dizer que sei lá, Molejo é genio do pagode e querermos ligá-los à Tonico e Tinoco que faziam o pagode de viola e não o pagode paulista!
Forçou aí... Concordo com ele na definição de música.. Música é funk sim, ainda que pra mim é uma música muito precarizada, q só surge pq os indivíduos ali não tem ac esso a mais conhecimento musical nem acesso a bons instrumentos e aulas de música. Mas dizer que fulano x ou y é um gênio, é forçar a barra.... é querer ser muiito politicamente correto.
O Rafa deu uma viajada. Se tudo é música, nada é música. As coisas precisam ser bem definidas sob risco de absolutamente nada poder ser afirmado em breve
E que diferença faz? Em 22, quando os poetas apresentaram suas obras e os pintores, seus quadros, foram vaiados imensamente. Mas esse movimento tornou a arte mais livre, e permitiu que mais pessoas criassem e compartilhassem, deselitizando a arte.
Quem que vai definir então?? Música é expressão humana através dos sons, e realmente não se consegue colocar melodia em tudo e seguir aqueles frequências determinadas por pessoas a séculos atrás, realmente concordo com o Rafael. Vai falar que mano braw não é música?
1 - Ele não disse que tudo é música, ele literalmente definiu no vídeo o que é música pra ele. 2 - Ser música não significa dizer que é bom. Existe música boa e música ruim, assim como existe ARTE boa e ARTE ruim - essas palavras não são sinônimo de qualidade, na verdade são completamente neutras.
Fabricião é um gênio. Eu tb não considero música qualquer batuque. Podia ser no tempo das cavernas, mas evoluimos, chegamos à perfeição da música clássica. Não podemos involuir e voltar ao tempo da pedra lascada.
Rafael possui uma enorme grandeza de espírito! É preciso ter muita simplicidade e humildade pra receber um mala como esse cara com tanta naturalidade. Parabéns Rafael!
Rafael tem uma visão romântica sobre algo pútrido, que vilipendia os bons costumes e elicia a involução musical do homem, o funk. Ele tenta filosofar sobre um estilo musical que sequer merece ser citado em uma conversa sobre música. O funk pode ser considerado música, porém, da pior qualidade possível.
Sim, mano, funk é essa desgraça mesmo. E ele fala disso como se fosse algum tipo de evolução, algo super profundo, quando na verdade não tem profundidade alguma. E pra mim, funk continua não sendo música. Se não tem ritmo, melodia e harmonia, não é música.
Rafael tem uma visão frankfurtiana de música. Felizmente, a música que ele produz (pelo menos a que eu consumo) passa longe dessa ilusão ideológica dele.
Rafael é um suicida musical: defende um estilo pútrido que engole qualquer habilidade mínima musical enquanto tenta alavancar um estilo totalmente diferente que há tempos está fadado ao esquecimento.
O Rafa sofisticou muito o "motivo" dos caras criarem essas "letras" chulas. Ninguém tá pensando em anarquia, quebrar paradigmas ou esfregar seja lá o que for na cara da sociedade. O lance é que tem um monte de gente que gosta de putaria e é só isso, nada além disso.
Eles não estarem “pensando” (é presumir muito e ser condescendente dizer isso) não quer dizer que não há processo criativo. Dizer que funk é bunda e pau é tipo dizer que metal é só espadinha e bebida. Reducionista, preconceituoso e preguiçoso, acima de tudo.
Talvez pq a vida dessas pessoas seja uma merda. Estão fora do mercado de trabalho, de consumo, de cultura, de tudo. Só sobra putaria. Acho que a explicação dele foi nesse sentido.
Acompanho muito vinheteiro e o vi em muitos podcast no qual ele vai a força esse da pra notar que ele realmente gostou de estar aí!
tive essa msm sensação
Claro, finalmente o cara foi chamado a uma conversa sobre oq realmente ele gosta de fazer, ao invés de ir apenas pra gerar meme
O cara desenvolveu uma profundidade para o funk que nenhum funkeiro jamais imaginou kkkkk
Kkkkk
De fato.kkkkkkk
Hahahahahahahahaha
Ele tentando dar profundidade em algo que NÃO tem. Funk sempre será um lixo.
@Thiago Moura kkkkkkkkkkkk rindo até o Luciano Huck virar presidente.
Há tempos que ouço falar do Lord Vinheteiro, e nunca dei atenção,e de uns dias pra cá resolvi ver algumas coisas dele e quando dá sempre procuro conteúdo dele. Ele é engraçado naturalmente,espirituoso, gosto de jeito dele de pensar,e como músico,não tenho nem como adjetivar ele,excelente!! Parabéns Vinheteiro!!
Lord vinheteiro consegue ser mais cômico que muitos comediantes.
Um gênio, o qual vc nunca chegará aos pés!
Já o Rafael consegue ser um idiota útil com esses comentários medíocres.
@@jefersonluz5884 Que isso, manolo?? O cara elogia o vinheteiro e você responde depreciando-o assim? Pqp...
Rafael, parabéns. Definiu exatamente o que é música.
Música é expressão, independente do que cada um curte.
concordo que esse seja o conceito de música, agora dizer que MC Guime é gênio forçou a barra. Sem falar na explicação equivocada sobre o funk ter letras pornográficas como forma de protesto e etc. Claramente papo de quem não conhece a bolha dessa geração do funk e o mercado podre financeiro que rola por trás dos empresários dos artistas.
Como se o funkeiro pensasse naquilo que a letra dele expressa, ao invés de fazê-lo por pura animalização e completa falta de competência.
Ok, um peido também pode ser uma expressão, independente de quem o curta ou não!
MUSICA, SE IMAGINA, TEORIZA, E PRATICA. CIÊNCIA NA BASE DE TENTATIVA E ERRO. CIENCIA EMPÍRICA, MAS CIENCIA. A ARTE VEM DEPOIS, TAL COMO IDEOLOGIAS ENTRETENIMENTO, TERAPIA...
Música sim, Funk não é música, é barulho
O Rafael realmente tem uma concepção bem profunda de música. Por isso, é um ótimo compositor.
Acredito que ele tem uma concepção bem mais profunda do que quem faz funk. Duvido muito que o cara do funk pensa sobre essa concepção, ele só que fazer dinheiro e mandar a p!r0c@ pra dentro 😂
@@leandrovr13 mas eles n pensam nisso, é subconsciente (detesto funk ) mas entendo o conceito que o Bittencourt quis dizer.
@@leandrovr13 kkkkk verdade
@@leandrovr13 Finalmente alguém sincero.
Se funk fosse uma parte do corpo, ele seria o cool.
Mc Guime gênio da atualidade :"contando os plaque de 100, dentro de um Citroën".
Como diria Ariano Suassuna: se você chama de gênio um mc, como você vai adjetivar Beethoven?
Puta pika foda das galaxias, e o Bach é puta deus pika foda genio do universo.
E o Vivaldi é Deus com D maiúsculo.
Faz sentido kkkkk
Assim como não existe uma inteligêcia e sim várias inteligências, logo, existem vários gênios em aspectos diferentes. E porque não adjetivamos um de gênio do funk e o outro, gênio da música clássica? Afinal de contas, se julgarmos um peixe por sua habilidade em subir em árvore, ele nunca será tão bom quanto o macaco. No final são ambos animais, assim como ambos os gêneros apresentados são músicas. Pode não gostar tanto de peixes, mas não se pode negar que é um animal.
@@jimmyrage2981 Deixando sua ginástica argumentativa de lado:
Qual legado que algum "gênio" do funk carioca vai deixar pra cultura? Qual a universalidade desse estilo musical? Em que parte do mundo ele toca? Quem já interpretou uma "obra" dessas?
Funks dos anos 90 são replicados, e recriados o tempo todo, academia não é a única forma de profundidade do conhecimento.
@@pedrolopes8331 O que tu denomina de ginástica argumentativa, kant chamava de lógica, e acho difícil argumentar deixando a lógica de lado.
Interessante que tu usa termos como "legado" e "cultura" de forma objetiva, quando na verdade são termos subjetivos, logo, tu admite que o resto do mundo possui as mesas definições que você para essas palavras.
Legado é literalmente algo que tu imputa valor e deixa para outra pessoa após sua morte. Se tu não admite ou reconhece valor no que uma pessoa cria, essa pessoa aos seus olhos não estará deixando nada. Mas aos olhos dela e dos que a admiram, ela terá deixado um legado sim. E cultura é tudo que é cultivado em um meio social, tanto que vem de cultivar solo, costumes, etc... Então se você não vive esse meio social, você não CULTIVA suas tradições e mais uma vez você não reconhece a cultura produzida naquele meio. É normal não gostar de algo, o anormal é negar algo só porque não se entende. Eu não gosto de funk, meu músico preferido é paulinho nogueiro e a Pantera, mas eu nunca poderei dizer que funk não faz parte daquela cultura ou que não possui legado. Quando algo não possui um legado ele simplesmente deixa de exister e não entra pra história.
Pra mim, penso que Rafael deu uma aula de humildade. Eu parei de pensar que o mundo está correto sobre estritamente a minha forma de enxergar, pois diversas vezes eu estava errado. Portanto, o ideal é apenas respeitar o gosto alheio. Se você não gosta do estilo musical, não escute e pronto.
concordo em partes, não apoio essa atitude do Vinheteiro e do Régis Tadeu de usar palavras ofensivas para se referir a gêneros que eles não gostam, porém não podemos aceitar normal quando alguém usa o mesmo adjetivo (gênio) para se referir a Bethooven e a MC Guime colocando ambos na mesma sacola.
@@king.lizardh1822 o que é gênio para você?
@@deldelmatapato alguém com uma inteligência muito acima da média. Não existe um fator determinante, mas em música poderíamos dizer que é alguém com uma produtividade criativa absurda, capaz de coisas que a maioria não consegue. Costumam ter um nível alto de Q.I e facilidade em aprender diferentes assuntos. Jacob Collier é um ótimo exemplo de um gênio de nossa geração.
isso se chama ser isentão e politicamente correto.
@@TheVoltrom Você tem razão. Parabéns pela capacidade argumentativa!
Não sou músico, gostei muito do nível da conversa, achei genial a definição de musica, parabéns!
Perfeita definição. Pelo Rafael
Barbaridade! Chamar qualquer funkeiro de gênio é assinar o atestado de loucura kkkkkk
O Rafa é genial na maneira que ele explicou sobre a música. eu já fui ignorante em questão de músicas diferentes ao meu gosto mas vendo ele explicar fica fácil entender e respeitar os outros tipos musicais. Genial, virei mais fã ainda.
Na verdade ele está passando pano por prezar um podcast. A música tem extrema, mas extrema influência na cabeça das pessoas.
O mundo está cada vez menos promiscuo, menos violento né? Não é coincidência. O Funk no Brasil é um instrumento pra lavar dinheiro de politico, de trafico e milicia. O mesmo vale pro carnaval e é por isso que forçam tanto a barra pras pessoas irem gostando do funk sem perceber.
Se você for dormir ouvindo uma música que detesta com toda certeza vai acordar gostando dela ou odiando menos.
"Agua mole e pedra dura, tanto bate até que fura".
@@Bolaway essa discussão contra o funk é de uma cafonice do caralho. Parece coisa de adolescente roqueiro seguidor da Rock Wins e semelhantes. Acho um lixo, mas desfazer n leva a nada e ficar nessa discussão n leva ngm a lugar nenhum. Moro em Salvador e aq é infestado de pagode, axé e arrocha, mas já me acostumei, nunca dei a mínima e continuo n dando. Invés de ódio, indiferença. E cada um q ouça oq quiser e se foda.
LIXO!!
O funk brasileiro surgiu antes com letras decentes, depois se transformou em hits nas favelas cariocas, mas era "proibidão", tinham letras atacando polícia, e daí a putaria entrou nas letras...a juventude dessa geração abraçou.
Esse tipo de música era impensável tempos atrás, hoje é realidade...
Tenho medo do futuro 😔
isso é ciclico, até o rock já passou por isso.
Adorei... Funk não é música! 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns Rafael, que aula!
Tomara que o seu comentário foi ironia Kkkkkkk
Baita aula, e sem ironia nenhuma. Música não é só o que segue as regras acadêmicas, é manifestação político-social. E sempre foi, na história da humanidade.
Ele só falou asneiras.
@@FabioBeckertMano, funk não fala de nada político, e os que falam disso no funk só estão falando o que não sabem. Funkeiro não entende nem dele mesmo, quem dirá de política...tudo massa de manobra da esquerda.
@@lucasrosario1796 a existência de um estilo musical de nivel tão baixo é um fenomeno político. Vc nao vai explicar o mundo através de moralismo barato.
"pega na xavaska, da uma dedilhada".
Vinheteiro, Lord.
Rafael obrigado pelo canal.
muito bom o seu podcast para o meio musical brasileiro.
além de ser um ótimo guitarrista e compositor, vc é um cara muito legal e generoso, muito obrigado!!
Então segundo o Rafael, se um indivíduo com dor de barriga peidar no compasso, ele tá fazendo música sobre sua vida . Kkkkkkkkk
E seria um album(bum) conceitual 🤣🤣🤣🤣🤣
E seria um album(bum) conceitual 🤣🤣🤣🤣🤣
Sensacional
Porque não?
Sim. Kkkkkkkkkkkkkkk
O código Morse para esse doido, é música
mano.. to quase ouvindo funk depois dessa explicação!! o cara é bom.. orra!
Felicitaciones Rafael! Maravillosa definición de música.
Eu discordo do Rafael, não vejo no funk toda essa consciência político social que ele fala. Para mim são só garotos que não querem estudar tentando ganhar dinheiro fácil se aproveitando da falta de educação dos adolescentes e um processo de erosão dos valores da sociedade mundial. Acredito que se houvessem aulas de música nas escolas infantis, dificilmente alguém gostaria de funk, sertanojo universitário e similares. E se a justificativa para a música ser ruim fosse somente a falta de instrução formal Cartola não teria feito coisas maravilhosas sendo preto, pobre e não ter estudado. Existem músicas maravilhosas que vieram da favela, mas o funk não trouxe nada positivo.
A parte sócio-cultural você realmente nunca vai entender. Tá fora da sua bolha.
Falou tudo cara.
Sim, a visão é romântica. Basta ir nas comunidades e conferir por si.
Tragam um Oscar para esse rapaz . Na metade do comentário eu já concordava com tudo .
É só uma molecada querendo pegar na chavasca
Rafael é sensacional!
Parabéns ao Rafael pela elegância e paciência. É impressionante a idiossincrasia do vinheteiro.
Funk não é música
Realmente o funk brasileiro é um retorno aos tempos das cavernas/tribais...
MC Guimê "gênio"... Rafael ficou louco mesmo.
Aí não dá né kkkk
Topa tudo por dinheiro!
Sim, complicado mesmo..
Politicamente correto! Jogando p arquibancada, querendo agradar o sistema! Duvido que ele acredite nisso! Mais o rock não deveria precisar disso!
Hj eu compreendo André Matos
Por mais músicos com senso de respeito e reconhecimento como o Rafael. Música é arte, vc pode não gostar de um estilo musical, também não curto funk, mas é fato que tem uma carga cultural gigante pra realidade de quem a vive, e isso é música. Se expressar através do som.
A explicação do Rafael foi incrível e concordo que cada um tem a liberdade de expressar como quiser. Entretanto, contudo, todavia, existem pessoas que se expressam bem e pessoas que se expressão de forma horrível.
Portanto, funk é, sem sombra de dúvidas, uma das piores formas de expressão artística da humanidade.
Próximo assunto.
Creio que ele se saiu bem na proposta que ele queria passar, mas incrível não foi não. Não sei se porque eu achei meio zoada a ideia dele ou se ele realmente falou besteira kkkkkkkkkk funk já foi de passar mensagem pra quem ouve, nos anos 90 e início de 2000 era assim mesmo. Hoje virou só uma forma de ganhar dinheiro mais fácil.
Depende, essa é sua visão e seu gosto. Qual maior canal do TH-cam BR? Sim, um canal de divulgação de funk. Então todas as milhões de pessoas que consomem o funk são inferiores ou de gosto inferior? Que colocou essa régua? É a mesma régua pra todos?....
@@alexalves7259 É claro que esta é a minha opinião e é claro que ninguém precisa concordar com ela. Contudo, preciso dizer que o fato de algo ser popular não significa necessariamente que é bom.
@@alexalves7259 Quem consome funk realmente tem um gosto musical inferior.
E se são milhões de pessoas, as mesmas estão nesse nível.
Ia fazer um comentário mas vc falou por mim
Rafael é gênio!
Por outro lado, é impressionante o quanto a internet deu voz a idiot@s.
Tô pensando aqui nas brigas que tive quando adolescente (2001-2006, mais ou menos) falando mal de funk e defendendo Angra. Aí eu fico velho eu ouço Rafael dizendo isso aí.
Pode levar isso para o Futebol, política e religião. Da exatamente na mesma.
Normal um adolescente brigar por isso, problema é passar dos 25 e querer fazer birra por conta de gosto musical.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso chama-se. Destruindo a adolescência em 3, 2, 1... Já
Pqp🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Que alegria ouvir o Rafael.
Um músico talentosíssimo e genial chamando o traste do Guimê de gênio é, no mínimo, curioso. Tenho minhas dúvidas se ele considera o Rafael tão ou mais talentoso do que ele próprio...
Ele diz isso pra não perder a simpatia pelos funkeiros, ele quer é popularidade deles pra se auto-promover...o que o ser-humano faz por dinheiro...
@@lucasrosario1796 exatamente.
Mc guimê tem letras lindas. A letra: “contando plaquê de 100 dentro de um citroeeeeen”
Kkkkkkkk
Um dos motivos dele ter saído da mídia foi a briga dele com os produtores que queria que ele só gravasse ostentação, só que pra ele não fazia muito sentido primeiro porque não fazia parte da realidade dele, segundo porque ele queria cantar sobre outros assuntos, daí quando veio o ápice ele pode fazer isso!
@@ivancandidomusic Canta nada...nn faz diferença kkkk se fosse aquele Livinho até q dava..
AC/DC e quis tem um monte de letra merda e eu gosto do mesmo jeito.
@@henry247 O ponto discutido aqui não é qualidade vocal, mas a textual meu caro!
Sempre é uma questão de "se expressar" ! Rafa é um gde musicista !
Parabéns, Rafa. Ninguém detém a definição, a verdade. A sua concepção foi pontual.
Ele falou que parecia com música de primata das cavernas. Concordo.
Lordão destruiu todo um "argumento" com "Pega na Xavasca" - hahahahah Gênio!
"Da uma dedilhada!" Hahahahhhhah
É por causa de gente que nem você que o shampoo vem com instruções
😂😂
Rafael é mesmo muito diferenciado. Que bagagem cultural! Parabéns!
A real é assim, funk carioca só é admirado por acéfalos, ou seja, os favelados e os esquerdistas noiados. Cabras berrando tem mais musicalidade que funk. Funk não é música, é ruído criado por animais irracionais tentando imitar a música humana. Quem gosta desse troço nasceu com o cérebro com defeito, com QI abaixo do do Forrest Gump ou é uma pré-evolução de antes do Homo Sapiens. O cara que diz que funk é música deve achar o som de uma britadeira música também, acha que ruído é música e música é ruído. Um bate-estacas de obra é mais musical que funk. Favelado que cria esses funks não tem cérebro suficiente pra fazer essa argumentação esquerdista de noiado não. Fora o lixo do funk o povo ainda ter que aturar noiados da bolha dos riquinhos tentando humanizar os animais que criam esses funks, é pacabá, "bróder". Conhecimento? KKKK, é um típico esquerdista noiado tentando justificar a tomada do mundo por animais irracionais. Esquerdista quer ver o mundo destruído enquanto ele atocha ervinha no sfincter. Não passa de um bando de arrombádeos com demmência.
O Rafael respondeu com uma profunda sabedoria.
Ele apenas fez ginástica mental pra agradar os funkeiros e ter simpatia por eles, é um cara politicamente correto que só pensa em agradar pra ter dinheiro e notoriedade.
Que debate inteligente e divertido... um verdadeiro CONTRAPONTO! Abraços Rafael!
Admiro o Rafael, mas não sabia desse lado ideológico político forçado dele.... Triste! Moro dentro de uma comunidade na zona Leste de são Paulo... Queria que o Rafael pudesse colar aqui no baile para ver que coisa linda de se ver! Um monte de jovens engajados politicamente para expressar suas vontades e desejos... A galera aqui é muito engajada em fazer sexo explícito nas portas das casas de famílias, paredões de som gigantes explodindo as janelas de pais de família que precisam acordar às 5h da manhã para trabalhar, meninas de 11, 12 anos se prostituindo para conseguir cheirar um pó, dar uma baforada no lança e tomar um copão... Muitas armas, drogas e etc... Eu acho muito lindo todo esse engajamento político... Essa forma linda de se expressar!
Concordo 100% - Funk não representa nada, Lixo cultural
É bem isso , é a degradação humana , é feio e nojento mas tem quem de longe chama de festa e de expressão artística , coloque um desses defensores uma semana morando na rua do baile funk que mudam de ideia rapidinho.
É o Woodstock da favela. Bom demais....
Ele vai achar lindo Esse "sentido de urgência"
Todo argumento em uma cadeira confortável no ar-condicionado é fácil, agora vivenciar a realidade é outra história, gosto tbm do Rafael mas lamentável esse pensamento.
Vinheteiro é um gênio! Deixa o entrevistador falar besteira à vontade e depois dá uma estocada indefensável. Morri de rir!
Pensei a mesma coisa depois que ele citou GG Alin pro Bithencourt. O movimento punk é cercado por um bando de imbecis que tocam porcamente qualquer instrumento e que culpam o sistema pra viver na vadiagem.
Besteira? Rafael é um dos maiores guitarristas do mundo, vinheteiro é um personagem chato e inconveniente pra caralho, não deixa de ser engraçado.
@@vitorpavao6403 o "palhaço" do vinheteiro é umas 4 vezes mais rico que Rafael. Tu deve tá pensando que Lord é um personagem pronto criado dentro do pânico.
@@thalisonreis500 Tanto faz a condição financeira deles, é lógico que o vinheteiro é um personagem?! Ou tu acredita em Papai Noel também?
@@vitorpavao6403 Vinheteiro não é personagem. Ele se faz de besta no meio daqueles que pensam que são inteligente, é diferente.
Imaginei o pai de um virgem de 40 anos, criando um funk para seu filho, com um sentimento de urgência, é claro, com essa letra de "pega na xavasca e dá uma dedilhada"
O Rafael é muito generoso. Concordo c o vinheteiro.
Respeito o gosto musical ou entendimento e apreço das pessoas que gostam ou entendem que qualquer sonoridade ou coisa é música, mas ainda bem que eu posso discordar
O Rafael tentando fazer malabarismo pra agradar um público que nem sabe quem ele é!!!
É muito engraçado
Talvez é porque ele não tem necessidade de alimentar o seu próprio ego.
EXATAMENTE HAAUAHUHAUAH O público do cara é um pessoal que curte virtuose, melodia de estética medieval, letra que é fantasia rimada...
e aí fica fazendo esse discurso de progressista pós-moderno, de definir palavrinha, de chancelar 'música', igualando em mérito de virtude coisas feito música clássica (ou, mesmo, power metal) e essa nojeira que é percussão (infantil, aliás) pura e texto pré-ginasiano (quando não criminoso ou pornográfico) declarado atonalmente.
Coisa triste.
Ele disse que a música evoluiu desde os homens das cavernas e tal e o Funk é parte dessa evolução pqp. É exatamente o contrário o Funk representa a humanidade voltando para as cavernas, batucando em pedras com vocabulário primitivo 🤣😂💩.
Vc não consegue conceber que ele realmente pense assim?
Quando o rock surge era considerado música de gueto, música que desvirtuava os bons costumes, muito parecido com o que falam do funk hj e do RAP até pouco atrás.
A gente está num tempo que tem rockeiro conservador, headbanger nazista, então se formos pensar historicamente, ele tem razão.
@@tiagomendes847 Esqueceu de citar o pior de todos a poha do Rockeiro politicamente correto;
Para fazer música, precisa-se estudar música. Nao podemos perder aquilo que é belo, aquilo que é bem feito.
aí falo uma besteira das grandes
mas se oq tu acha né fazer oq
@@caiocesarsousaimay8725 besteira é fazer musica sem estudar. Tu ja viu medico operar sem estudar? Ja viu motorista dirigir sem ter aulas? Pois é.
O Rafael acreditou em alguma palavra que ele mesmo disse?
Senso de urgência kkkkkkk
Hahahahah psé!
Ele só não quer limitar o alcance do programa dele. Eles precisam de views e inscritos de todos os estilos possíveis. Duvido muito que ele coloque no som do carro dele uma playlist de funk carioca.
Ele pagou pedágio para a ditadura do politicamente correto.
Exato. Funkeiro nem tem inteligência o suficiente pra PENSAR na música enquanto critica de alguma coisa, muito menos usar cu e buceta com esse "propósito de romper com os paradigmas morais, enquanto revolta". Pelo amor de Deus, funk é apenas o reflexo da ausência de cultura, animalizacao e boçalidade de seres guiados por instintos primitivos. Nada mais, nada menos. É só isso.
@Vítor kwk concordo, não tem nada pior que roqueiro isentão (Rafa, Kiko Loureiro e C&A). Apesar de gostar dos caras, se curvao muito pro politicamente correto!
Sensacional, Rafael!
Essa definição é realmente sensacional !
Vivemos em uma época onde até um excelente músico precisa classificar ruído pornografico como música. Onde vamos parar?!
Isso mesmo cara. Se rendendo a patota. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
"Ruído pornográfico" é um verdadeiro elogio kkkkkkkk.
Ele não precisa, é realmente a opinião de qualquer músico que não seja elitista e conheça a história da música. "Ruído pornográfico" existe em todos os gêneros musicais
@@leonyboaventura82 concordo totalmente. Há muita música só cenário do Rock e Metal que falam em temas semelhantes ao funk. eu detesto funk, mas entendo aqueles que fazem e entendi. perfeitamente o que Rafael falou
@@pedrobarretoteacher9973 eles falam pra ganhar dinheiro e ñ se queimar
Ótimo podcast !!!!
Chamem o Régis Tadeu para um ep
Atenderam ao seu pedido, e ele gastou preciosos minutos das nossas vidas fazendo malabarismo argumentativo pra tentar justificar por que Angra seria uma boy band.
Preferiria que não tivessem atendido ao seu pedido hahaha
Ainda bem que ainda existem metaleiros gente boa igual ao Rafael Bittencourt
Lord é um gênio! Amo!!!!❤
Maluco mente aberta. Parabéns!!
Vc é demais Rafael, só não dá pra concordar que MC Guimê é gênio. Mas fora isso, vc manda muito bem.
ele disse numa parte mais amplo! Fazer o que... Mas depois desse video, admiro mais o cara!
Eu acho que é porque ele tem trampo com os caras por isso defendeu. As letras que o vinheteiro citou realmente são horríveis não acrescenta nada
Se uma pessoa faz um feijão sem tempero e sem sal o feijão vai continuar sendo comida. Música feita sem técnica, letra e arranjo, vai continuar sendo música , feijão feito sem qualidade não vai deixar de ser comida. Tem gente que não tem paladar e não vai fazer diferença se comer um feijão feito com qualidade ou não. O que não se pode questionar é que existe música feita com qualidade e música feita sem qualidade. O gosto musical de uma pessoa não modifica a qualidade da música, mesmo que ela se ache especial o suficiente. Gosto não se discute, qualidade sim.
Comida e gastronomia não é a mesma coisa. Mensagem e sentimento também não. Música e expressão sonora também não. Pra quem não sabe reconhecer tudo é igual mesmo.
@@Aizon11mlbb Exatamente, pra quem é burro, MC Guime e Bethooven são igualmente gênios mesmo. Obrigado por se auto-refutar.
Acho que essa discussão foi boa no começo, mas não foi ressaltado que existem funks com sonoridade maravilhosa, como Bonde do Tigrão e alguns outros funks como tropa de elite, em que tem melodia, tem letra, tem significado, e faz qualquer um chorar.
Finalmente alguém com neurônios nesse comentários
A única pessoa que prefere o feijão sem sal é quem o nunca provou temperado.
Essa explicação do Rafael sobre o funk me fez enxergar o ritmo com outros olhos. Posso até não gostar, mas vou respeitar quem gosta.
Nem fodendo vou respeitar um vagabundo usuário de drogas que compõe letras chulas enquanto há pessoas trabalhando 8, 12h por dia e no fim da noite se esforçando, estudando e praticando, compondo música de verdade.
Jorge Antunes é um compositor maravilhoso de música eletroacústica.
muito boa a resposta do Rafael
"Funk não é só de putaria ". A exceção confirma a regra.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não aguentei.
Hoje em dia, é.
Escatologia e música. Baita combinação 🤣
Mozart fazia isso por volta de 1700. Qual o problema de fazer agora? Se ofende quem está no topo, então está certo
@@leonyboaventura82 Tanto faz. Não vou escutar mesmo.
@@leonyboaventura82 que conceito bizarro e estúpido.
Você pensa assim, mas é justamente o ''som do topo'' que vive há centenas de anos, enquanto o que tu ouve não tem a garantia de ser lembrado nem em 50.
Vinheteiro gênio, sempre lúcido 👏👏👏👏👏
Programa sensacional!!
vinhateiro é resenha pura, e finalmente alguém conseguiu deixar ele sem resposta sobre funk
O cara criou uma argumentação para defender o funk q jamais nenhum d todos os funkeiros desde o início dos anos 90 nunca refletiu sobre.
A vdd é q funk é a transmutação d sentimentos baixos, vulgares e imbecilizantes em barulhos q atraem pessoas q não tiveram conhecimento do q d fato, musicalmente, é bom. E fim d papo.
Funk é apenas ritmo, batida!
O problema é que uns imbecis principalmente aqui do RJ, gritam letras de merda sem nenhuma melodia por cima dessa batida!
Por isso esse ritmo de música é descriminado, pq o funk carioca é uma verdadeira merda!
Só li verdades
Ele ta tentando achar pelo em ovo. Tentando dar profundidade em algo que NÃO tem. Funk sempre será um lixo.
Belíssimas palavras jovem kkkkkkkkkk
@@matheusm8ntovani27 Só li bobagem
Como assim falta de pudor é "esfregar na cara da sociedade"? A sociedade num geral hoje adora e apoia esse comportamento... não há absolutamente NADA de anti establishment no funk...
Exatamente. Mas rlx mano, eu tenho ctz q no fundo o Rafael tbm pensa como o Vinheteiro, só que hj em dia o pessoal tem q manter as aparências no "politicamente correto". Sem contar, q se ele falar mal desses outros estilos, o canal dele acaba ficando muito nichado, e o objetivo dele é din din.
A sociedade no geral paga de moralista fingindo não gostar de uma putariazinha, só que daí vem os músicos e escancaram isso
@@DyFuchs Isso daí é verdade. E ao mesmo tempo me sinto safe por não me "misturar" na sociedade e não precisar me envolver com os falsos moralistas. Não consigo compreender como que a putaria foi normalizada de tal forma hoje em dia.
“Pega na xavasca, ele fala no sentido de urgência”
Rafael, um maestro, tentando intelectualizar o funk é cômico demais. Seria mais fácil ele admitir que só tá entrando nesse meio pra lucrar com o público mais jovem do que ficar tentando romantizar isso.
Mas ele não errou sobre a definição de música. Música n é só o que você gosta, acha bonitinho ou tem uma suposta complexidade. N da pra definir um aspecto da realidade baseado em juízo de valor
@@lcsgabriel987 Não discordo que seja música, mas dizer que as letras possuem uma intelectualidade é muito forçado.
Umas das melhores partes da entrevista kkkkk
@@lcsgabriel987 Quando você vive no subjetivismo e relativismo, qualquer coisa pra você é possível, porque não acredita em verdade absoluta, cagar no chão e comer pode ser chamado de arte.
@@pixelrogue Só uma correção: nem mesmo quem não é pos-moderno acredita em verdade absoluta. a ciência tenta se aproximar ao máximo da verdade, mas ela sempre é, a rigor, inacessível.
Bravo Rafael. Isso mesmo. Sem essa frescura de ficar falando mal de funk.
Depois da explicação desse maluco eu não vou mais dizer que o funk não é música e sim que eu não gosto do funk erótico ou do próprio funk. Acredito que aprendi
Rafa mto lucido, educado e articulado. Lordao sempre mto engraçado, mesmo discordando ele não interrompe, tbm e respeitoso e ainda presta muita atenção nos argumentos para poder ter uma conversa fluída.
Funk é JAMES BROWN.
Absurdo chamar esse troço monorítmico de funk
Monorítmico? O funk tem varias variações rítmicas, tem o melódico do início dos anos 2000, que tem um núcleo de sons diferente do de hj, tem o funk 150 bpm, tem o funk paulista, mais virado pro pop, tem o funk misturado com ritmos do nordeste, como na música "Idiota", tem o funk mandelão, q tem uma estrutura mt própria, com os bumbos marcando mesmo lugar no compasso, tem o funk eletrônico, que se mistura com as músicas eletrônicas, etc etc etc. Te falta conhecimento de causa, vc só quer critucar
@@lcsgabriel987 Você nem sabe o que é funk. Estude James Brown, Earth Wind and Fire, Kool & the Gang, etc. Esse troço de origem carioca tem literalmente a mesma batida 90% das vezes. Esses outros podem até existir mas são uma minoria absurdamente soterrada por coisas sempre iguais. E outra, mudar bpm não é mudar a célula rítmica, só o andamento. Dá pra ver que você não entende de música.
O humor do vinheteiro é algo único kkkkkk
Mano lorde vinheteiro eu meu ídolo!!!!!kkkkkkk
Quando escuto funk me dá agonia coceira.
¨Música é seguir regras¨ Brilhante definição do Lord Vinheteiro!!!
Lembro-me de um maestro, compositor, em um dos programas do extinto BARRACO MTV, sobre as porcarias que já faziam na segunda metade dos Anos 90: "Estão criando gerações que não saberão ouvir música, não terão discernimento!". Está aí.
Muito engraçado ver galera tendo ataques de pelanca pq um gênio do heavy metal, um puta músico, desenvolveu um simples raciocínio argumentativo para explicar a potencial musicalidade do funk para outro fera que discordava. E galera falando q é malabarismo rsrsrsrsrs. A vdd é que rapaziada não tolera uma pessoa com o histórico e a importância do Rafa, ser um cara humilde capaz de abraçar a pluralidade musical de um país como o Brasil!
Lembrem-se
o vinheteiro é um personagem... ele criou esse personagem pq ele vê que qualquer pessoa pode ouvir oasis , guns , beatles , anita ou qualquer coisa que milhões escutam ! Mas não concedem uma meia hora para conhecer música erudita , sequer os mais famosos ( Bach , Paganini , Mozart , Vivaldi etc ...) !
Logo , quando ele fala que tal coisa é "ruim ou uma bosta", na verdade é mais para irritar , contrair a ira dos fãs fanáticos ou das pessoas que ouvem a mesma coisa sempre e que é incapaz de conceder um tempinho para ouvir músicas mais antigas , composições antigas e eternizadas . Acredito que ele não ache o Beatles ruim , mas ele fala que é um cocô, para irritar os fãs, que em suma, acham que é Deus no céu e esses caras na terra. Eu me divirto com a ira das pessoas que levam pro coração e ficam querendo cancelar ou xingar ele kkk
Não tinha parado pra pensar nisso tudo, interessante.
Mas já parou pra pensar pq o pessoal não se interessa por música clássica? É um tipo de música extremamente elitista, e isso torna chata para a maioria das pessoas, é algo distante da realidade de muitos. Ninguém é incapaz de conceder tempo a nada, elas apenas não querem pq é chato. E falo isso pq ouço música clássica desde criança. Música clássica só presta pra quem é músico ou se interessa pela música, não apenas para curtir
@@leonyboaventura82 totalmente subjetivo chamar determinado gênero de música como "chato ou elitista" . Já vi muitos ricos da elite ouvindo funk e ai ? Beatles , Guns , Anita , dentre milhares de outras coisas não são chatos só para o Vinheteiro . Muita gente também acha chato . Eu adoro o som do guns , acho beatles uma excelente banda . Mas poxa , não tem como a pessoa rotular algo ou objetivar uma opinião , como eu vou contrariar quem ache música erudita , funk ou beatles chatos ? Isso é questão de gosto ! Há milhões de views em vídeos de músicas clássicas , muita gente gosta ... Não tanto no Brasil , mas todas as pessoas curtem tudo quanto é tipo de música . As pessoas que não escutam a música erudita , não vão em busca, não procuram , não vão atrás , já que ela não é difundida em rádios, spotfy, ou qualquer plataforma de streaming .
Comentário perfeito
@@leonyboaventura82 vc dis que é chata , mas depende do intuito.
Por exemplo : numa festa nao vai tocar Música Classica .
Mas numa cena emocionante de um filme sim , entende ?
A música clássica e extremamente profunda , vc só precisa escolher os compositores certos.
Rafael muito sensível. Parabéns.
Ri alto aqui no "pega na xavasca!". KKKKKK. Vinheteiro é patrimônio.
Não dá pra esperar muito desse entrevistado. Tão profundo quanto um pires! Aprisionado pelo próprio preconceito. Parabéns, Rafa! Você sim é um grande músico!
Lordão é demais! O cara tem urgência em comer uma xavasca kkkkkk
ele e casado e a mulher dele e muito linda cara
Qual é o senso de urgência do funk: "pega na xavasca e dá uma dedilhada"
A que ponto chegamos
Concordo plenamente com o vinheteiro a respeito do funk😅
Deixou o vinheteiro sem argumentos, parabéns!
Parabens ao Rafael! Música é algo de extrema amplitude e abrange sim o primal, o simples, direto e obsceno. Quem se veste de pudor extremo nunca vai conseguir entender as diversas realidades das pessoas e o que isso gera artisticamente.
Mente aberta demais faz o cérebro cair.
@@nullus000Por isso você não tem?
Lord está 100% certo
Vinheteiro é um gênio mesmo o cara entrevista o entrevistador esse brabo!!
Ruido e Barulho é comercializável quem trabalha com isso é defensor mas música é sintonia, harmonia uma coisa não se compara a outra.
É difícil definir se funk é ou não música. A música ela se consiste em poesia, melodia e ritmo. Existem funks onde é apenas uma batida e o mc "falando" (zero melodia) qualquer tema apelativo
Pode até existir a poesia e o ritmo, mas a melodia é inexistente. Portanto, não é música.
Existem alguns que atingem as 3 exigências principais, porém, o foco é a musicalidade ou o marketing? É isso que definirá a " qualidade" de uma música. Portanto 90% das " músicas" de funk são apenas merchan.
Sinceramente dizer que MC Guimê e um gênio do funk o túmulo de James Brown tremeu
Kkkkkkkkk
Quando Rafa liga Guime com Funk é muito claro e óbvio que ele se refere ao Funk Carioca. Da mesma forma que não podemos dizer que sei lá, Molejo é genio do pagode e querermos ligá-los à Tonico e Tinoco que faziam o pagode de viola e não o pagode paulista!
Forçou aí... Concordo com ele na definição de música.. Música é funk sim, ainda que pra mim é uma música muito precarizada, q só surge pq os indivíduos ali não tem ac esso a mais conhecimento musical nem acesso a bons instrumentos e aulas de música. Mas dizer que fulano x ou y é um gênio, é forçar a barra.... é querer ser muiito politicamente correto.
O Rafa deu uma viajada.
Se tudo é música, nada é música.
As coisas precisam ser bem definidas sob risco de absolutamente nada poder ser afirmado em breve
E que diferença faz?
Em 22, quando os poetas apresentaram suas obras e os pintores, seus quadros, foram vaiados imensamente. Mas esse movimento tornou a arte mais livre, e permitiu que mais pessoas criassem e compartilhassem, deselitizando a arte.
Quem que vai definir então?? Música é expressão humana através dos sons, e realmente não se consegue colocar melodia em tudo e seguir aqueles frequências determinadas por pessoas a séculos atrás, realmente concordo com o Rafael. Vai falar que mano braw não é música?
1 - Ele não disse que tudo é música, ele literalmente definiu no vídeo o que é música pra ele.
2 - Ser música não significa dizer que é bom. Existe música boa e música ruim, assim como existe ARTE boa e ARTE ruim - essas palavras não são sinônimo de qualidade, na verdade são completamente neutras.
@@Leoopinando falou merda. Então A sirene de uma ambulância é música
@@viniciussiciliana5314 onde está a expressão na sirene?
Fabricião é um gênio. Eu tb não considero música qualquer batuque. Podia ser no tempo das cavernas, mas evoluimos, chegamos à perfeição da música clássica. Não podemos involuir e voltar ao tempo da pedra lascada.
Rafael possui uma enorme grandeza de espírito!
É preciso ter muita simplicidade e humildade pra receber um mala como esse cara com tanta naturalidade.
Parabéns Rafael!
Rafael mandou muito bem.
Mandou não. Ele é um ignorante em questões de funk e Punk.
Rafael tem uma visão romântica sobre algo pútrido, que vilipendia os bons costumes e elicia a involução musical do homem, o funk. Ele tenta filosofar sobre um estilo musical que sequer merece ser citado em uma conversa sobre música. O funk pode ser considerado música, porém, da pior qualidade possível.
Sim, mano, funk é essa desgraça mesmo. E ele fala disso como se fosse algum tipo de evolução, algo super profundo, quando na verdade não tem profundidade alguma. E pra mim, funk continua não sendo música. Se não tem ritmo, melodia e harmonia, não é música.
@@vinicius56596 pode crer. E o Rafael é um grande mestre, porém, nessa discordo dele.
Rafael tem uma visão frankfurtiana de música. Felizmente, a música que ele produz (pelo menos a que eu consumo) passa longe dessa ilusão ideológica dele.
@@arielmiranda9262 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 isso mesmo, ilusão ideológica
Rafael é um suicida musical: defende um estilo pútrido que engole qualquer habilidade mínima musical enquanto tenta alavancar um estilo totalmente diferente que há tempos está fadado ao esquecimento.
O lord é muito bom … não aguento com ele … 😂😂😂
O Rafa sofisticou muito o "motivo" dos caras criarem essas "letras" chulas. Ninguém tá pensando em anarquia, quebrar paradigmas ou esfregar seja lá o que for na cara da sociedade. O lance é que tem um monte de gente que gosta de putaria e é só isso, nada além disso.
Eles não estarem “pensando” (é presumir muito e ser condescendente dizer isso) não quer dizer que não há processo criativo. Dizer que funk é bunda e pau é tipo dizer que metal é só espadinha e bebida. Reducionista, preconceituoso e preguiçoso, acima de tudo.
Talvez pq a vida dessas pessoas seja uma merda. Estão fora do mercado de trabalho, de consumo, de cultura, de tudo. Só sobra putaria. Acho que a explicação dele foi nesse sentido.
Vinhateirode entrevistado passou a entrevistador...kkkkfechou com chave de ouro
Lordão se segurou, nesta entrevista... kkk
Que resposta inteligente do Rafael 👏🏻👏🏻