João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico e outras duplas sertanejas dos anos 70/80 eram nitidamente influenciados pela música mexicana. Vinheteiro tem toda a razão.
@@mariliogianecchine7478 seu próprio comentário responde . Em várias músicas no meio eles soltam esse "AMIGO "... Assim como os mexicanos soltam "MUCHACHO "
A título de curiosidade: o violão só é chamado assim no Brasil, no resto do mundo é guitarra acústica. Ele veio para o Brasil com o nome de guitarra romântica, quando ele veio para o Brasil já existia um instrumento aqui, que também veio pelos colonos portugueses, que era a viola e ficou chamada de viola caipira, somente no Brasil. Por ele parecer uma viola os brasileiros chamaram de vilão, porque era maior que a viola. Então todos os instrumentos vieram de imigrantes e os estilos musicais também, com o tempo foi criando os estilos brasileiros.
"violão" não é exclusivo do Brasil. A palavra "violão" é usada em vários países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. No entanto, em outros países de língua espanhola, o instrumento é geralmente chamado de "guitarra". Portanto, a nomenclatura pode variar de acordo com a região e a língua local.A diversidade de termos para descrever instrumentos musicais é comum em todo o mundo devido às diferenças culturais e linguísticas. Cada país ou região pode ter suas próprias tradições e formas de referir-se aos instrumentos musicais, o que contribui para a riqueza e a variedade da terminologia musical global.
@@pterodactilopterodactilo9742 Portugal, eles falam guitarra. Eu fiz uma pesquisa (não acadêmica, só na base do google tradutor) e também verifiquei isto. Nos outros países, tanto o instrumento que a gente chama de guitarra e o que a gente chama de violão, eles chamam de guitarra, guitar, guitarre, gitar ou algo próximo disso.
@Fabriciofdos a grande maioria das influências da música veio de lá, onde foi berço dos maiores compositores de todos os tempos, como o próprio Vinheteiro disse, hoje em dia anda é criação, mas sim uma adaptação ou influencia de algo. Só interpretar o vídeo e o que eu escrevi meu amigo.
O problema não é as batidas, que são vibrantes, vindas do soul/funk/jazz Americano. O problema são as letras medíocres, pornograficas, linguagem de cadeia.
@@JaimeWillians Não amigo, ele não falou a "verdade" e sim, falou o que pensa ser verdade E não estou falando do funk (que esse sim, merece ser xingado 😜)
A música espanhola surgiu da música judaica com a música dos mouros, posteriormente a música indiana que utiliza um sistema diferente de escalas, uma como essência chamada escala carnatica como base melódica da cítara inclusive, também em seguida influenciou a musica árabe, que compõe então a essência através da fusão dos gêneros musicais de cada um desses povos e culturas, a música espanhola, o mais conhecido como flamenco, que há muito dos costumes dos povos nômades na essência cultural, através dessa mistura que foi forjada na região da Espanha com o tempo através do povo cigano, mas quem começou mesmo com o clássico nas cordas do violão, foi ninguém menos que Andrés Segóvia ele foi inclusive o primeiro a testar as primeiras cordas de nylon fabricadas pela Dupont, mas muito antes a música espanhola já era referência para muitos povos e principalmente foi sendo difundida em diversos países, inclusive misturando a música afro caribenha surgindo portanto a rumba espanhola a partir da rumba afro caribenha e seus subgeneros na região das ilhas caribenhas, desses subgeneros surgiram outros ritmos como o Ska (ilha da Jamaica) e do ska o raggae e na parte de Puerto Rico a Salsa caribenha, um a um cada subgenero da Rumba caribenhas, ja a classificação da parte européia de ritmos espanhóis a partir do flamenco é tão extensa e complexa que existe um mapa contendo todos os ritmos espanhóis alí, todos classificados com cada sotaques de ritmos, de cada região da Espanha, algo tão antigo e até hoje possui uma riqueza cultural simplesmente incrível, quem tiver a curiosidade pesquise, você vai aprender muito tenho certeza.
Quem teve a ideia de trazer a música rancheira do México para o sertanejo brasileiro pela primeira vez e estourou foi Pedro Bento e Zé na Estrada. Aqui a coisa caiu no gosto pela pegada diferente do que já se tinha, introduzindo o uso de instrumentos de sopro como o trompete e o estilo de cantar com finalizações prolongadas das vogais. Isso levou a outras duplas a fazer o mesmo, como Milionário e José Rico, João Mineiro e Marciano, Leo Canhoto e Robertinho, Alan e Aladim dentre outros.
Nos anos 80 eu colecionava selos, lia quadrinhos de super heróis, livros de ficção científica e montava circuitos eletrônicos que vinham em revistas (Saber Eletrônica). Acredito que posso receber a condecoração de Nerd raiz.
Sensacional. Eu tinha A Saber eletrônica, Eletrônica Total e Eletrônica Junior. Comecei a estudar pelo curso de eletrônica da Ocidental Schools. Vinha um kit de experiências eletrônicas que era muito legal. Abraço a todos.
Na escola, a professora de música tentou me humilhar quando eu disse que não gostava de Caetano Veloso e Chico Buarque. Disse que "cultura é para poucos". Hoje vejo o quanto eu estava certo. 👍🙏🙌
o fã ardoroso de MPB é aquele sujeito do "bem", progressista, engajado, que educadamente te rebaixa quando vc nao curte a musica da "beautiful people" que ele segue
Acho que a abordagem dela não foi boa. E, sim, musicalmente tem muita chatice, mas dê uma chance, principalmente à poesia do chico e ao espírito de boteco dele. O Caetano já é mais difícil pq é muito disco e cada um é muito diferente do outro, então aí teria que ir pontualmente numa ou outra música. Mas o Chico é letrista demais. Acho que se vc pegar com uma alma desarmada e querendo perceber a letra vc vai gostar.
O nome Violão, vem de "viola" , no caso a viola de coxo, ainda de 5 cordas, não a de 10 como a de hoje. A semelhança está no formato cintura, tipo um "8" que era o que havia em comum entre os dois designs. Já o nome viola, por sua vez, descende do instrumento "Vihuela" que era o nome em espanhol deste instrumento de corda de corpo mais delgado (como o da viola de coxo). Portanto Violão, é um "apelido"( por assim dizer) do instrumento maior e já com 6 cordas. Já a coisa da canção de contar "causos" vem da tradição dos jograis, trovadores e menestréis,que já existiam na Europa, desde o século XII, fossem de origem humilde ou de famílias mais nobres. Eram itinerantes e faziam apresentações em praça pública com poesias musicadas, geralmente de cunho romântico. ( RESUMI muito aqui... somente a idéia básica, quem se interessar, pode se aprofundar nas palavras chaves do texto - Vihuela, Viola de Coxo, e Trovadores ).
Caraca mano, o vinheteiro sacando uma flauta estranha e tirando um trecho da música estrada da vida ( milionário & José Rico) é simplesmente icônico. Sou fã do vinheteiro, só de não gostar de funk percebe-se que o cara é evoluído.
Não vejo dificuldade em não gostar de funk carioca. Qualquer pessoa sensata e que tenha o mínimo entendimento sobre música de verdade, não suportaria o funk carioca.
Vi a chamada com a máfia do Dendê na capa e fui logo ver o Vinheteiro cornetar eles, aí do nada aparece Sérgio Sacani 🤣🤣🤣🤣🤣 Serjão tá em todas é like na hora kkkkkkkk
8:20 Sim, Milionário e José Rico já falaram em entrevista (se não me engano ao The Noite) que as músicas deles tiveram muita influência da música mexicana.
Influência total, e antes deles, Pedro Bento e Zé da Estrada, chegavam a se vestir de mariachis. Outra influência era a música paraguaia, harpa, etc, como Belmonte e Amaraí. Abraço.
É bom demais achar um vídeo do Vinheteiro, porque concordando ou não com tudo que ele fala, é certo que você vai rir dos comentários de quem fica mordido com o que ele disse huahuahua
Os caras que começaram a acompanhar The office por agora tão impossível, pultaquelpariu, daquipoco chega nos funkeiros e os caras vão fazer batuque com a abertura
Se tem alguém que amo neste mundo amo por de mais é Deus o Senhor, depois meus pais e agora tô amando este cara o vinheteiro o cara é genial sem medo de dizer o que gosta ou não gosta opiniões valiosas se tá Loko, penso quase que da mesma forma parabéns cara Deus lhe abençoe grandemente 🙌
Não tinha visto esse vídeo, mas que papo bom de se ouvir, bem informativo. Serjão está de parabéns e o vinheteiro é muito maneiro de se ouvir, não tem meio termo pra falar de algo.
Quanto a música sertaneja, ele teve muita influência também das guarânias do Paraguai. Sobre as mulheres programadoras nos anos 80, fiz estágio em uma grande empresa na área de TI, e sim, haviam muitas mulheres programadoras COBOL. Inclusive minha chefe.
Que coincidência... quando eu tinha uns 8 anos aproximadamente, iniciei o hábito de ouvir os discos da minha mãe. Tínhamos um som do tipo 3 em 1 e um headphone da Pioneer se não me engano. Colocava os vinis no 3 em 1, ouvia pelo headphone e passava muitas horas no final de semana ouvindo, Sinatra, Tony Bennett, Johnny Mathis, Malcolm Roberts, B. J. Thomas, Aretha Franklin, Liza Minnelli, Tim Maia, Taiguara, Elis... Ou seja, um tipo de música onde se exigia muito dos cantores(as). No início da década de 80, aos 13 anos, descobri o heavy metal, pois o metal dessa época, também exigia muito dos cantores. Enfim... é interessante vermos como o nosso gosto musical é forjado desde muito cedo.
@@MauricioFranckQueiroz Foxtrot escreve junto... Scottish, polcas, mazurcas, valsas... foram estilos da música popular europeia que se integraram com a modinha, o lundu e seus desdobramentos (maxixe, samba de roda, etc...) para formar o choro. Recomendo a leitura de José Ramos Tinhorão para entender melhor as origens e a história dessa pérola de nossa cultura musical.
Não escuto muito Caetano Veloso nem Gilberto Gil, mas eles têm algumas músicas muito bonitas sim. Um exemplo das de Caetano Velosso é "Sou Você" cantada por Toni Garrido, e Barracos da Cidade e Extra do Gilberto Gil, também interpretadas pelo Cidade Negra. Não tem como negar que são boas, talvez não cantadas por eles mas por outros ficam muito boas.
A música sertaneja, foi apresentada para o Brasil com a primeira dupla formada. Caçula e Marinheiro formaram a primeira dupla no estado de São Paulo. Inclusive o cantor Caçula, era o pai do músico Caçulinha que era o maestro do programa domingão do Faustão.
Dorme o Sol à flor do Chico, meio-dia Tudo esbarra embriagado de seu lume Dorme Ponte, Pernambuco, Rio, Bahia Só vigia um ponto negro, o meu ciúme O ciúme lançou sua flecha preta E se viu ferido justo na garganta Que nem alegre, nem triste, nem poeta Entre Petrolina e Juazeiro canta Velho Chico vens de Minas De onde o oculto do mistério se escondeu Sei que o levas todo em ti, não me ensinas E eu sou só eu, só eu, só, eu Juazeiro, nem te lembras dessa tarde Petrolina, nem chegaste a perceber Mas na voz que canta tudo ainda arde Tudo é perda, tudo quer buscar, cadê? Tanta gente canta, tanta gente cala Tantas almas esticadas no curtume Sobre toda estrada, sobre toda sala Paira, monstruosa, a sombra do ciúme. Caetano Veloso - O Ciúme Quem diz que isso é uma m...d4, tem que ir morar fora do Brasil mesmo e comer carne de minhoca.
@@Fairplayyyy - A voz do Caetano é angelical. Cantar muito não é sinônimo de gritar, de ter voz potente, etc. Cantar muito é ser afinado e executar melodias com precisão. Veja alguns reacts de gringos ouvindo Caetano. Verá alguns chorarem diante da voz dele. E as músicas dele são lindíssimas! Talvez não para o seu gosto. Mas gosto é INDIVIDUAL! Tem gente que acha Sepultura maravilhoso. Eu acho horroroso. Mas é meu gosto. Não significa que seja chato. São pouquíssimos países que tem um Caetano. Nem Dylan chega a tanto, blz? E isso não é gosto, é real. Valirize a p@#*@ do seu país, mano! Senão, nunca saíremos do lugar.
A gravação de música caipira mais antiga é "Jorginho do Sertão" com Caçula e Mariano (que inclusive, são tio e pai do Caçulinha que trabalhava no Domingão do Faustão). Moda de viola é um tipo específico de música caipira onde a viola toca as mesmas notas que a voz do cantor. Nâo se se Milionário e José Rico gravaram alguma moda de viola, mas em geral cantavam músicas em outros ritmos como valsa, guarânia, moda campeira, etc...
O vinheteiro e um grande humorista, headbanger (ele já foi metaleiro) e nerd 🤓👍😅😅😅😅 e jornalista musical nao tem como rir das experiencias, loucuras,brincadeiras, sonhos verdades e decepções que ele compartilha. O cara ralou muito ora chegar onde está.
Eu adoro MPB, Bossa nova e samba, a quantidade de música bonita e com letras lindas que estes gêneros possuiem não é brincadeira, mas mesmo assim acho muito engraçado o vinheteiro sem papás nenhuma na língua falando sobre MPB, da pra ver que é um sujeito que não se importa com o que os outros pensam, poucos são assim, normalmente as pessoas restringem seus pensamentos e opiniões para não receber ataques, mas o vinheteiro pouco se importa com isso, é um cara muito corajoso e esperto. Abraços vinheteiro 😁
A viola veio com os missionários portugueses.. a viola foi transformada no decorrer do tempo em um instrumento de 5 pares de cordas, cairam na mao do homem do campo e a partir dai virou musica caipira, que retratava a vida e os "causos", lendas e crencas do povo do campo.
Eu cheguei a trabalhar usando o referido LOTUS 1-2-3 citado pelo VINHETEIRO. Naquela época ainda não havia o IBM-PC, nem MS-WINDOWS e muito menos INTERNET no BRASIL. as impressoras eram do tipo matricial e quando estavam funcionando faziam um barulho ensurdecedor e irritante.
Critica Bossa Nova, MPB, Jazz brasileiro, quem não entende de música, e não tem nada de errado nisso. Quando vc estuda harmonia tonal e estuda as correntes vanguardistas que buscam a dissolução da tonalidade vc vê o quanto tem de debussy, Ravel, Stravinsky, nas obras da galera da bossa nova e do MPB, principalmente Chico Buarque. A voz dos caras é ruim? Na maioria das vezes é, porque eles não são cantores de fato, são compositores que resolvem cantar as suas músicas. Como compositores são simplesmente incríveis, relações harmônicas complexas, construções melódicas bem elaboradas com bastante riqueza na complexidade rítmica (síncopes, hemiolas, etc). Como eu disse, não gosta quem não entende, mas quem estuda música de verdade na enorme maioria das vezes gosta. Foda-se que são de esquerda, eu me considero conservador e tô cagando pra opinião política deles, mas artisticamente são incríveis.
Eu fui abençoado na minha infância e juventude. Só tive bons professores em questão de música. Amo Rock n Roll, Blues, Jazz, Erudita, Clássica e teve uma época que eu aprofundei na MPB. Mas tirando alguns poucos artistas da MPB, o resto realmente é lixo. A música clássica eu conheci com um senhorzinho bem simples. Eu fui reprovado na escola, aí meu pai me levou para trabalhar em uma obra que ele era responsável. Lá tinha um senhor que estava raspando um piso de madeira. E na hora do almoço, ele ligava e ficava lá sozinho ouvindo aquilo. Eu comecei a gostar e sempre fazia hora de almoço com este senhor. Ele me falava os nomes e mostrava as músicas. Antes dele acabar sua parte da obra, ele me chamou para ir na sua casa. Eu fui lá e ele e a esposa tinha um piano velho. Ele me mostrou os discos e me deu uma coletânea que está comigo até hoje. Depois eu comecei a acompanhar mais de perto. Antes, na rádio Guarani ou Alvorada, aqui de BH, passava um programa de música clássica de 12 as 14. Eu sempre ficava sintonizado. Amante do Rock n Roll como sou, aprendi que tudo do metal, veio da música clássica.
Sobre os computadores no final do video, realmente foi assim...o publico era massivamente masculino; mas isso aconteceu por conta da discriminação e segregação das mulheres lá nos anos 50 e 60, onde os homens não aceitavam ou roubavam as ideias e acabavam se tornando a imagem das inovações tecnológicas computacionais. Ainda bem que com o tempo tudo isso foi sendo melhor estudado e aí foram descobrindo mulheres que criaram soluções que são imprescindíveis até hoje. Seja na área de programação, de hardware, matemática computacional e até mesmo na rede wifi. É só darem uma pesquisava e vcs verão.
Na verdade ele quer sim, maior parte do que ele diz é um exagero para parecer engraçado, tem horas que nem ele aguenta o personagem e ri das próprias marmotas. Fez isso de brincadeira na Internet há uns 10 anos, viu que dava lucro e mantinha ele sendo falado e adotou.
Miguel Aceves Majias, Jorge Negrete, Agustín Lara, Pedro Infante... alguns dos famosos cantantes mexicanos da época de ouro nas décadas do anos 40-50 do século passado tocavam nos rádios...
Lotus 123 , eu usei muito para fazer o MRP de matéria prima na coca cola. Quando lançaram o Excel fui uma evolução muito grande, mas ainda havia cópia de recursos do Lotus 123
Quem nao sabe disso? Ze Rico, Xitao e Xororo, Pedro Bento e Ze da estrada, Tibagi e Miltinho sempre confessaram que suas musicas eram baseadas na musica mexicanas e guaranias paraguaias. Algumas outras em boleros.
o que a gente entende e generaliza como moda, ou sertanejo raiz na verdade tem dezenas de estilos incluidos numa coisa só. tem moda, toada, rastapé, valsa, guarania, etc. então, dependia muito das origens e gostos de cada compositor, e publico que ouvia pra determinar como as musicas ficariam, é um misto de influencia paraguaia, portuguesa, espanhola, italiana, povos originários como dizem hoje. mas uma coisa é determinante e identica na verdade ao country americano, o que faz as duas culturas tão distantes serem fundidas e confundidas, são musicas de viajantes, e de lugares pouco povoados, das pessoas que buscaram o interior do brasil e eua. por isso vc não vai ver um piano, órgão ou uma orquestra complexa, vc vai ver instrumentos de corda, violão, banjo, violino ou um acordeon ou outros que fossem faceis de transportar numa viagem. as letras vão falar de coisas mais faceis de serem reconhecidas pelas outras pessoas desconhecidas como as coisas da natureza, da rotina de vida
As principais origens da música caipira são as manifestações religiosas europeias, como as folias de reis, que foram se adaptando para manifestações folclóricas como a catira e por fim chegaram ao pagode, que não é exatamente o pagode conhecido atualmente, mas uma reunião de populares para cantar e dançar nos dias de folga. Depois, principalmente por causa do trabalho de Cornélio Pires como divulgador em circos e rádios principalmente cantada em dueto com viola e violão, surge o estilo chamado sertanejo, que tem como dupla mais lembrada Tônico e Tinoco. Mais tarde, Pedro Bento e Zé da Estrada, inserem características dos mariachis, e a influência mexicana principalmente por causa da influência dos filmes de Bang Bang, e numa tentativa de aperfeiçoar, o bolero também é introduzido. Daí por diante as interferências foram acontecendo de acordo com o momento cultural.
Moda de viola, é música regionalista, o homem do campo contando suas histórias, assim como as músicas tradicionalistas gaúchas, as bandinhas de SC e o forró do nordeste, acredito que a MPB seja a música regionalista dos grandes centros sudestes. Algumas músicas sertanejas dos anos 70 tiveram muita influência das polcas Paraguaias tmb.
MPB vai além dos grandes centros sudestinos, é que a parte da MPB fora desse circuito não é tão conhecida pelo público e desfavorecida pela mídia. A MPB inclusive usa muitos elementos regionais tradicionalistas de todo o Brasil.
Gosto da história musical. A música vem de tempos remotos, e consta na bíblia. O rei Davi, por exemplo, era um exímio músico. A nossa influência musical veio da europa, o berço da civilização atual. E com certeza o modão sertanejo veio do que os cantores da época ouviam! O Brasil teve influência musical portuguesa, espanhola e africana, com certeza!
Pedro Bento e Zé da Estrada, eram mestres da música "mexicana" como diz o Vinheteiro, Milionário e José Rico, colocaram uma pegada "pop" em cima disso... bateria guitarra, baixo, etc...
A música caipira tem muitos elementos em comum com a música andina e ambas tem uma mistura de elementos ibéricos e indígenas, especialmente os ritmos mais rápidos é perceptível a influência em certas levadas
há quem diga que quem trouxe o violão pro Brasil foram sim os português. Mais precisamente os padres jesuítas com a finalidade de catequisar os índios, etc. Estilos como samba, choro, etc é uma mescla de música européia com os batuques dos ritmos afro-brasileiros. Mas instrumentos como violão, piano, etc vieram de nossa descendência européia.
Eu tenho pena dessas pessoas que adoram falar que eles são sem cultura. Isso é uma coisa obvia a esse ponto, o brasileiro médio desconhece a música, não entende o básico sobre nada, nem sabe o que é melodia. 80% dos comentários em vídeos como esse é exibindo o "abismo cultural" entre elas e essas pessoas seguido de um "kkk". É uma infelicidade que o Brasil desconhece música clássica, mas não é um boost pro seu ego, não é engraçado ter grande parte do país sendo mediocre. Eu não nasci e fui criado junto com essa pessoa, não tive as mesmas experiências, então como eu poderia julgar?
Nunca tive um disco ou cd de Chitaozinho&Xororo, zeze di camargo e Luciano, leandro e leonardo.... e sei quase todos os sucessos.... a tv do anos 80, 90 e 2000 teve um grande papel nisso
Falar "na lata" não quer dizer que o sujeito tem razão , muitas vezes demonstra arrogância e falta de respeito. Mas quando o assunto é funk , tenho que concordar!!
Djavan, Chico Buarque, Tom Jobim, Milton Nascimento. Artistas extremamente apreciados lá fora, especialmente na Europa e Ásia, mas o brasileiro, no auge do seu viralatismo, resolve criticar a MPB. Cresce, criança.
Eu sei como é: fui criado ouvindo Strauss, Richard Clayderman e o máximo que meu pai gostava de popular era a Jovem Guarda. Bossa Nova meu pai considerava um lixo, coisa de quem não tinha voz pra cantar e odiava Chico Buarque (fanho), João Gilberto, Vinícius...Aliás ele durante muito tempo não tinha nenhum disco em casa de 1970 em diante, só eu que fui quebrar essa regra depois quando comecei a consumir os LPs infantis de 1987 pra frente.
Parabéns!! Também odeio o MPB aja visto os aproveitadores escondidos por trás da música. Gosto muito do clássico mas vivi uma época nos EUA onde era o momento “Rock” daí gosto muito também.
Cala boca mano, MPB é poético, poucos gostam porque não entendem, os caras acham Djavan, Belchior...letras complexas, a maioria das pessoas não entendem mesmo, Belchior cansa de citar Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, tudo complexo demais pra pessoas básicas, não dá pra dizer que é música de mercado.
@@lucaspinho4714 Cara até concordo se você falar em Ednardo, Raimundo Sodré, Kátia de França. Não é por ser música de mercado que é ruim. O mercado é que perdeu toda moral e hoje só promove subcultura. Nomes de novelas globais é mercado sim. Por que seriam produzidas e arranjadas por meia duzia de profissionais, nunca por alguém diferente? Isso é o quê?
@@lucaspinho4714 , Elvis é música de mercado e não é ruim. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Existe um capricho, mas é tirado elementos para ser absorvido pela massa. Existe MT análise de comportamento em cima disso.
Errado...Dentro da própria MPB há duas ramificações:A que é realmente popular e a que é de elite que se escuta no meio acadêmico e artístico da rede de televisão
Até o Schopenhauer choraria ouvindo MPB, os caras parecem o Waldemar Guimarães em forma de música. Esse lance de ser "complexo demais para pessoas básicas" é zuado demais.
Gosto musical, assim como vários outros tipos de gostos, são meio q uma lavagem cerebral q a sociedade local/mídia te impõe. Aqui no Pará, por exemplo, temos o Melody, um estilo de música q nasceu aqui e muitas pessoas gostam. Outros estilos como: Sertanejo, arrocha e forró são muito tocadas nas rádios. Só pra constar: As músicas q o vinheteiro curte, não passa de lixo por aqui 🤣🤣🤣🤣 Resumindo... gosto é gosto, meu caro! Assim como as pessoas não vai fazer vc gostar de funk, vc não vai fazer as pessoas gostarem de música clássica.
9 หลายเดือนก่อน +2
Não sabia que o auto-intitulado “Lord” em questão cagava notas musicais e quiçá músicas inteiras todo dia no vaso
a musica mexicana entra no continente sul americano fortemente pelo rádio. O investimento na transmissão de rádio mexicana é algo importantissimo apos os anos 50. A torre de transmissão mexicana era forte o suficiente para que suas ondas chegassem em territorio brasileiro e as musicas mexicanas tocassem nas radios do Brasil. Isso cria um intercambio cultural forte na america latina influenciou diversos compositores brasileiros incluindo MUITO FORTEMENTE o sertanejo raiz. Alem disso o "tresillo" da america latina tem muita influencia no sertanejo tambem, voce pode notar musicas brasileiras que possuem referencias fortes a temas ja tocados no mexico, chile por exemplo. Nao so isso mas o cinema mexicano na decada de 50 60 era um dos mais populares mundialmente falando, junto dos estados unidos... o modelo de serenatas... a cultura mexicana teve grande impacto mesmo em varios ritmos :)
Eu não tive ninguém para me guiar no gosto musical. Eu simplesmente cheguei num momento da minha vida que comecei a prestar atenção nas letras e nas melodias. Vi que muitas letras musicais eram devaneios de "artistas" drogados que criavam letras sem nexo enquanto entorpecidos e fingiam ser poesia, o que a mídia comprava e revendia para o público. Fui amadurecendo meu gosto e hoje não gosto de quase nada do que ouço. A "modernidade" musical simplesmente destruiu a criação musical. Só tem grito e demais barulhos sintetizados. O povo hoje em dia não sabe o que é cantar.
Um dos grandes bateristas munidais pertencia a banda do Frank Sinatra, o excepcional Buddy Rich ! Meu pai tbm adorava música clássica, ouvia bem alto q incomodava, não podia xiar rsrs qdo eu metia meus Rocks na adolescência o coroa mandava parar com o barulho rsr mas, jamais brigamos, Depois acabei tendo q entender q a gde música era a erudita, mas tem coisas na MPB q curto mto, q são Tim Maia, Jorge Ben nos anos 70... e por aí vai!
Eu comecei a gostar de música clássica, quando a rede esgoto ainda era limpa como o rio Tietê 😂Na época tinha bons filmes clássicos na sessão da tarde nos anos 70 e 80.
Música de Milionário e José Rico é uma sequência da música mexicana Miguel Aceves Meria e no Brasil na sequência tinha Miltinho Rodrigues que na época aqui no Brasil cantava no estilo mexicano década de 50 e 60. A visão desse rapaz tem haver muito com a minha musicalmente
O sertanejo antigo provavelmente teve influência de cantigas da Itália e de outros países, mas penso que a maior influência mesmo teve do Fandango, estilo musical já existente pelo menos no início do século XIX.
* Quer ser mais intelectual?: ouça música clássica; * Quer ser maneiro e pegar umas gatas?: ouça funk; * Quer ser mais contribuinte de impostos pro governo?: ouça M.P.B.
Tudo depende do que a gata ouve. Como disse Charlie Harper: "Tenho uma prancha de surfe porque moro na praia. Se eu morasse nas montanhas, teria uma cesta de piquenique."
João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico e outras duplas sertanejas dos anos 70/80 eram nitidamente influenciados pela música mexicana. Vinheteiro tem toda a razão.
com certeza, amigo!
@@mariliogianecchine7478 seu próprio comentário responde .
Em várias músicas no meio eles soltam esse "AMIGO "...
Assim como os mexicanos soltam "MUCHACHO "
Verdade. Uma parte considerável do sertanejo de raiz incorporou o estilo mariachi em suas obras.
O Zé Rico aprendeu com os cantores mexicanos
Aquele jeito de colocar uma mão na orelha
Isso tb tem muito dos maestros q faziam os arranjos das músicas, principalmente os metais e a batida de violão nylon. Ritmo guarânia, principalmente.
A título de curiosidade: o violão só é chamado assim no Brasil, no resto do mundo é guitarra acústica. Ele veio para o Brasil com o nome de guitarra romântica, quando ele veio para o Brasil já existia um instrumento aqui, que também veio pelos colonos portugueses, que era a viola e ficou chamada de viola caipira, somente no Brasil. Por ele parecer uma viola os brasileiros chamaram de vilão, porque era maior que a viola. Então todos os instrumentos vieram de imigrantes e os estilos musicais também, com o tempo foi criando os estilos brasileiros.
"violão" não é exclusivo do Brasil. A palavra "violão" é usada em vários países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. No entanto, em outros países de língua espanhola, o instrumento é geralmente chamado de "guitarra". Portanto, a nomenclatura pode variar de acordo com a região e a língua local.A diversidade de termos para descrever instrumentos musicais é comum em todo o mundo devido às diferenças culturais e linguísticas. Cada país ou região pode ter suas próprias tradições e formas de referir-se aos instrumentos musicais, o que contribui para a riqueza e a variedade da terminologia musical global.
E?
@@pterodactilopterodactilo9742 Portugal, eles falam guitarra. Eu fiz uma pesquisa (não acadêmica, só na base do google tradutor) e também verifiquei isto. Nos outros países, tanto o instrumento que a gente chama de guitarra e o que a gente chama de violão, eles chamam de guitarra, guitar, guitarre, gitar ou algo próximo disso.
@@geraldoxavier5581 pelo que eu sei também, violão é aqui, porque no Brasil utilizamos muito o aumentativo.
@Fabriciofdos a grande maioria das influências da música veio de lá, onde foi berço dos maiores compositores de todos os tempos, como o próprio Vinheteiro disse, hoje em dia anda é criação, mas sim uma adaptação ou influencia de algo. Só interpretar o vídeo e o que eu escrevi meu amigo.
" o Funk é a mediocridade das ondas sonoras, porque música não é" kkkkk
O funk carioca/paulista! Que de funk não tem nada, aliás!
funk é um peido azedo e fedido de ressaca....apenas isso, pior que pisar na merda
0:15 Eu, música instrumental!
O problema não é as batidas, que são vibrantes, vindas do soul/funk/jazz Americano. O problema são as letras medíocres, pornograficas, linguagem de cadeia.
@@Alphacentauri2099 rapaz, jazz não tem nada a ver com funk, um é só usa umas 2 notas, o outro usa todas
Milionário e José rico excursionaram pelo mundo tocando e cantando e se apaixonaram pela música e estilo dos mariachis mexicanos.🙌🏻🇧🇷🙏🏼
E ainda digo mais! Ouça Pedro Bento e Zé da Estrada e verás a semelhança!
Exatamente, até os chapéus kkkk
@@GALO.13 acabei de pensar neles, era o comentário que eu procurava👏🏽👏🏽
O Vinheteiro é uma espécie de "Malvado Favorito"; o cara saí xingando tudo e todo mundo racha o bico com ele 😂
falar a verdade não é chingar… (penso eu)
@@JaimeWillians
Não amigo, ele não falou a "verdade" e sim, falou o que pensa ser verdade
E não estou falando do funk (que esse sim, merece ser xingado 😜)
😅😅😅😅 cara mas brasileiro gosta da comédia zoeira aleatória e maluca 😅😅😅😅
Eu tava comendo e assistindo o vídeo, quando o Vinhetero falou que o funk é uma involução eu cuspi a comida longe...kkkkk
2 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estragando comida
kkkkkk
😂😂😂😂😂 pra falar da música brasileira ele sempre foi cirúrgico
3 kkkkkkkkk
A esposa não consegue esconder a admiração pelo Vinheteiro. Esse deu sorte, é abençoado. Brabo demais!!!
É legal vê-la tocando o próprio cabelo enquanto olha pra ele.
Legal que aqui os funkeiros não vêm retrucar o Vinheteiro. O abismo cultural não permite chegarem até aqui kkkk
Devem estar preocupados em viver a própria vida
@@Vanderson_Alves aff
@@andresobrinho3040 a vida desses ai é só pesando a terra msm.
Até o algorítimo do youtube entende a diferença cultural e nem recomenda pra funkeiro.
@@andresobrinho3040 que vida?
A música mexicana chegou no sertanejo via indireta pelas guarânias paraguaias, esta diretamente influenciada.
exatamente, por que dizer q é do méxico?
pqp como tem idiota
Tem umas que parece bandinha alemã do sul
Exato, nos anos 70 já misturavam guarânias e polcas paraguaias com ritmos sertanejos já conhecidos.
Guarânia inclusive é um dos ritmos básicos no estudo da viola caipira, o que reforça tua tese. Faz sentido mesmo!
A música espanhola surgiu da música judaica com a música dos mouros, posteriormente a música indiana que utiliza um sistema diferente de escalas, uma como essência chamada escala carnatica como base melódica da cítara inclusive, também em seguida influenciou a musica árabe, que compõe então a essência através da fusão dos gêneros musicais de cada um desses povos e culturas, a música espanhola, o mais conhecido como flamenco, que há muito dos costumes dos povos nômades na essência cultural, através dessa mistura que foi forjada na região da Espanha com o tempo através do povo cigano, mas quem começou mesmo com o clássico nas cordas do violão, foi ninguém menos que Andrés Segóvia ele foi inclusive o primeiro a testar as primeiras cordas de nylon fabricadas pela Dupont, mas muito antes a música espanhola já era referência para muitos povos e principalmente foi sendo difundida em diversos países, inclusive misturando a música afro caribenha surgindo portanto a rumba espanhola a partir da rumba afro caribenha e seus subgeneros na região das ilhas caribenhas, desses subgeneros surgiram outros ritmos como o Ska (ilha da Jamaica) e do ska o raggae e na parte de Puerto Rico a Salsa caribenha, um a um cada subgenero da Rumba caribenhas, ja a classificação da parte européia de ritmos espanhóis a partir do flamenco é tão extensa e complexa que existe um mapa contendo todos os ritmos espanhóis alí, todos classificados com cada sotaques de ritmos, de cada região da Espanha, algo tão antigo e até hoje possui uma riqueza cultural simplesmente incrível, quem tiver a curiosidade pesquise, você vai aprender muito tenho certeza.
O parágrafo mais longo da história! 🏆 😂
Interessante mesmo assim 👍
@@Shadow__133 Por isso o ditado "senta que lá vem história" kkkk não se preocupe, não vou contar a história da humanidade também
@@joe_the_mechanic1975 Obrigado pela consideração 😝 .
Para isso assino e recomendo o Império AD: th-cam.com/users/Imp%C3%A9riosAD
Que comentário rico! ❤️
Flamenco Espanhol surgiu dos ciganos espanhois que nāo tem um lugar em concreto pois esse povo é nómades?
massa ter um cara que manda real igual o vinheteiro pra representar
Quem teve a ideia de trazer a música rancheira do México para o sertanejo brasileiro pela primeira vez e estourou foi Pedro Bento e Zé na Estrada. Aqui a coisa caiu no gosto pela pegada diferente do que já se tinha, introduzindo o uso de instrumentos de sopro como o trompete e o estilo de cantar com finalizações prolongadas das vogais. Isso levou a outras duplas a fazer o mesmo, como Milionário e José Rico, João Mineiro e Marciano, Leo Canhoto e Robertinho, Alan e Aladim dentre outros.
Nos anos 80 eu colecionava selos, lia quadrinhos de super heróis, livros de ficção científica e montava circuitos eletrônicos que vinham em revistas (Saber Eletrônica). Acredito que posso receber a condecoração de Nerd raiz.
Essas revistas eu lembro. Comprei até um perfurador de placa que era bem caro . Kkkk
Estudei eletrônica rsr foram 4 anos, e tbm passei por todas essas etapas, mas tbm batíamos um bolão no tempo livre e fazíamos Karatê !
+ 1 aqui hahahaha
Sensacional. Eu tinha A Saber eletrônica, Eletrônica Total e Eletrônica Junior. Comecei a estudar pelo curso de eletrônica da Ocidental Schools. Vinha um kit de experiências eletrônicas que era muito legal. Abraço a todos.
Poxa vida! Que tempo bom!
Na escola, a professora de música tentou me humilhar quando eu disse que não gostava de Caetano Veloso e Chico Buarque. Disse que "cultura é para poucos".
Hoje vejo o quanto eu estava certo. 👍🙏🙌
o fã ardoroso de MPB é aquele sujeito do "bem", progressista, engajado, que educadamente te rebaixa quando vc nao curte a musica da "beautiful people" que ele segue
eu gosto de algumas deles, mas reconheço que têm algumas músicas chatíssimas.
Acho que a abordagem dela não foi boa. E, sim, musicalmente tem muita chatice, mas dê uma chance, principalmente à poesia do chico e ao espírito de boteco dele. O Caetano já é mais difícil pq é muito disco e cada um é muito diferente do outro, então aí teria que ir pontualmente numa ou outra música. Mas o Chico é letrista demais. Acho que se vc pegar com uma alma desarmada e querendo perceber a letra vc vai gostar.
@@leodemetrius do Caetano gosto daquele de 1968 e o Transa de 1972. Musicalmente são muito bons
@@leodemetrius Chico letrista? Você não assistiu ao vídeo em que ele admite que comprava as letras?
O nome Violão, vem de "viola" , no caso a viola de coxo, ainda de 5 cordas, não a de 10 como a de hoje. A semelhança está no formato cintura, tipo um "8" que era o que havia em comum entre os dois designs. Já o nome viola, por sua vez, descende do instrumento "Vihuela" que era o nome em espanhol deste instrumento de corda de corpo mais delgado (como o da viola de coxo). Portanto Violão, é um "apelido"( por assim dizer) do instrumento maior e já com 6 cordas. Já a coisa da canção de contar "causos" vem da tradição dos jograis, trovadores e menestréis,que já existiam na Europa, desde o século XII, fossem de origem humilde ou de famílias mais nobres. Eram itinerantes e faziam apresentações em praça pública com poesias musicadas, geralmente de cunho romântico. ( RESUMI muito aqui... somente a idéia básica, quem se interessar, pode se aprofundar nas palavras chaves do texto - Vihuela, Viola de Coxo, e Trovadores ).
Caraca mano, o vinheteiro sacando uma flauta estranha e tirando um trecho da música estrada da vida ( milionário & José Rico) é simplesmente icônico.
Sou fã do vinheteiro, só de não gostar de funk percebe-se que o cara é evoluído.
Vinheteiro merece respeito professor de piano e de música, só nesse lance o cara tem 30 anos de carreira, patrimônio nacional❤ sem tirar nem pôr.
Não vejo dificuldade em não gostar de funk carioca. Qualquer pessoa sensata e que tenha o mínimo entendimento sobre música de verdade, não suportaria o funk carioca.
Vi a chamada com a máfia do Dendê na capa e fui logo ver o Vinheteiro cornetar eles, aí do nada aparece Sérgio Sacani 🤣🤣🤣🤣🤣 Serjão tá em todas é like na hora kkkkkkkk
8:20
Sim, Milionário e José Rico já falaram em entrevista (se não me engano ao The Noite) que as músicas deles tiveram muita influência da música mexicana.
Interessante! 😮
Nem dá pra perceber né kkk a música sertaneja dos anos 80 era pura música mexicana
Migel aceves mejia ers o idolo do ze rico xororo etc
Influência total, e antes deles, Pedro Bento e Zé da Estrada, chegavam a se vestir de mariachis. Outra influência era a música paraguaia, harpa, etc, como Belmonte e Amaraí. Abraço.
ah tah... sendo q todos na verdade beberam da música paraguaia, e agora vem dizer q mexicano... só pra não dizer q é a típica música da fronteira
Parabéns Vinheteiro, gosto de sua franqueza.
Quando a pessoa diz sempre que odeia isso ou aquilo, tá mais querendo chamar a atenção do ser franco
@@FlavioCarpes629penso a mesma coisa, é pra atrair os bocós!
@@silaspanta8722 Pior que ele realmente não gosta.
@@FlavioCarpes629 teu cu
@@FlavioCarpes629CLB FUNKEIRINHO DE MERDA
É bom demais achar um vídeo do Vinheteiro, porque concordando ou não com tudo que ele fala, é certo que você vai rir dos comentários de quem fica mordido com o que ele disse huahuahua
kkk massa demais
Mas não tem nenhum
Não sei vcs mas o vinheteiro parece uma versão real do Dwight... até o jeito de falar kkkkk
Penso o mesmo desde 2016 kk
Mano eu bati o olho no video rápido e pensei que fosse um podcast com o ator kkkk
Os caras que começaram a acompanhar The office por agora tão impossível, pultaquelpariu, daquipoco chega nos funkeiros e os caras vão fazer batuque com a abertura
@@1drezin Cara,esse é meu maior medo kkk
Nada vê
Esse lance da relação com os computadores na década de 80 é muito verdade
KRAFTWERK👍
@@pedroveloso2060 Kraftwerk é mais anos 70.
Se tem alguém que amo neste mundo amo por de mais é Deus o Senhor, depois meus pais e agora tô amando este cara o vinheteiro o cara é genial sem medo de dizer o que gosta ou não gosta opiniões valiosas se tá Loko, penso quase que da mesma forma parabéns cara Deus lhe abençoe grandemente 🙌
Não tinha visto esse vídeo, mas que papo bom de se ouvir, bem informativo.
Serjão está de parabéns e o vinheteiro é muito maneiro de se ouvir, não tem meio termo pra falar de algo.
Quanto a música sertaneja, ele teve muita influência também das guarânias do Paraguai. Sobre as mulheres programadoras nos anos 80, fiz estágio em uma grande empresa na área de TI, e sim, haviam muitas mulheres programadoras COBOL. Inclusive minha chefe.
Que coincidência... quando eu tinha uns 8 anos aproximadamente, iniciei o hábito de ouvir os discos da minha mãe. Tínhamos um som do tipo 3 em 1 e um headphone da Pioneer se não me engano. Colocava os vinis no 3 em 1, ouvia pelo headphone e passava muitas horas no final de semana ouvindo, Sinatra, Tony Bennett, Johnny Mathis, Malcolm Roberts, B. J. Thomas, Aretha Franklin, Liza Minnelli, Tim Maia, Taiguara, Elis... Ou seja, um tipo de música onde se exigia muito dos cantores(as). No início da década de 80, aos 13 anos, descobri o heavy metal, pois o metal dessa época, também exigia muito dos cantores. Enfim... é interessante vermos como o nosso gosto musical é forjado desde muito cedo.
Frank Sinatra ser foxtrot é uma prova de que a vontade dele saber tudo é maior do que a vontade dele saber...
Ele fala muita asneira, pseudosabio...
Que falta faz o tempo em que ele era poeta, e fazia uns vídeos bem caladinho. 😅
DIZER QUE A MUSICA DE SINATRA E' FOXTROT E' DE UMA IMBECILIDADE INCRIVEL.
Eu me pergunto se vocês sabem o que é fox trot
@@MauricioFranckQueiroz Foxtrot escreve junto... Scottish, polcas, mazurcas, valsas... foram estilos da música popular europeia que se integraram com a modinha, o lundu e seus desdobramentos (maxixe, samba de roda, etc...) para formar o choro. Recomendo a leitura de José Ramos Tinhorão para entender melhor as origens e a história dessa pérola de nossa cultura musical.
O vinheteiro está com uma champola maaaaraaavilhosaaa!!!kkkkk
Linda mais burrinha,kkk
champola de diamante
Há estilos musicais que deveriam ser classificados como ruídos!!! Excelente vídeo! Gente inteligente! Ainda bem que existe a internet!
Respeito o gosto de cada um, mas definitivamente: "Funk não é música".
Boa ! Eu só não respeito o " funk " e o funkeiro 😂😂😂😂😂
@@JulianoRodrigues-zo5cz E tenho dito! kkk
funk é FEZES!
O brasileiro não é mesmo
@@outbreakgames4519 Correto.
Não escuto muito Caetano Veloso nem Gilberto Gil, mas eles têm algumas músicas muito bonitas sim. Um exemplo das de Caetano Velosso é "Sou Você" cantada por Toni Garrido, e Barracos da Cidade e Extra do Gilberto Gil, também interpretadas pelo Cidade Negra. Não tem como negar que são boas, talvez não cantadas por eles mas por outros ficam muito boas.
A música sertaneja, foi apresentada para o Brasil com a primeira dupla formada.
Caçula e Marinheiro formaram a primeira dupla no estado de São Paulo.
Inclusive o cantor Caçula, era o pai do músico Caçulinha que era o maestro do programa domingão do Faustão.
Milionário e José Rico, creio eu, tiveram muita influência das guarânias, boleros e valsas paraguaias.
Vinjeteiro falando dos modões sertanejos me lembrou o ritmo Ranchera, muito famoso no México.
Ranchera no México é uma das origens de tudo. A banda Maná alega isso musicalmente e verbalmente em alguma de suas obras.
Dorme o Sol à flor do Chico, meio-dia
Tudo esbarra embriagado de seu lume
Dorme Ponte, Pernambuco, Rio, Bahia
Só vigia um ponto negro, o meu ciúme
O ciúme lançou sua flecha preta
E se viu ferido justo na garganta
Que nem alegre, nem triste, nem poeta
Entre Petrolina e Juazeiro canta
Velho Chico vens de Minas
De onde o oculto do mistério se escondeu
Sei que o levas todo em ti, não me ensinas
E eu sou só eu, só eu, só, eu
Juazeiro, nem te lembras dessa tarde
Petrolina, nem chegaste a perceber
Mas na voz que canta tudo ainda arde
Tudo é perda, tudo quer buscar, cadê?
Tanta gente canta, tanta gente cala
Tantas almas esticadas no curtume
Sobre toda estrada, sobre toda sala
Paira, monstruosa, a sombra do ciúme.
Caetano Veloso - O Ciúme
Quem diz que isso é uma m...d4, tem que ir morar fora do Brasil mesmo e comer carne de minhoca.
Como poesia é bom, mas o Caetano canta mal e 98% das músicas são chatas pra caramba mesmo
Sei que gosto musical é algo subjetivo, porém vejo algumas traduções de rock que não chegam aos pés dessa poesia. Conjugação verbal e etc...
Sim, é uma merda!
@@Fairplayyyy - A voz do Caetano é angelical. Cantar muito não é sinônimo de gritar, de ter voz potente, etc. Cantar muito é ser afinado e executar melodias com precisão. Veja alguns reacts de gringos ouvindo Caetano. Verá alguns chorarem diante da voz dele.
E as músicas dele são lindíssimas!
Talvez não para o seu gosto.
Mas gosto é INDIVIDUAL!
Tem gente que acha Sepultura maravilhoso. Eu acho horroroso.
Mas é meu gosto. Não significa que seja chato.
São pouquíssimos países que tem um Caetano. Nem Dylan chega a tanto, blz? E isso não é gosto, é real. Valirize a p@#*@ do seu país, mano! Senão, nunca saíremos do lugar.
Grande músico....... Representa muita gente com bom gosto musical!!!!
O jeitão Pedro Dilara dele é cômico demais. Nosso mais novo Pedro Dilara
A gravação de música caipira mais antiga é "Jorginho do Sertão" com Caçula e Mariano (que inclusive, são tio e pai do Caçulinha que trabalhava no Domingão do Faustão).
Moda de viola é um tipo específico de música caipira onde a viola toca as mesmas notas que a voz do cantor. Nâo se se Milionário e José Rico gravaram alguma moda de viola, mas em geral cantavam músicas em outros ritmos como valsa, guarânia, moda campeira, etc...
Eu amo como o vinheteiro entra na mente da galera ! Hahahahaha o cara é monstro!!!
Ele é personagem!!!
Não é personagem, ele tem essas opiniões mesmo. É um autêntico imbecil mesmo
Mas ele fala umas verdades
"Entra na mente" = ficar fazendo lacração
Na real, via de regra ele tá puto e reclamando, ou seja, a mente dele é que foi invadida.
@@dlrdn7145 Depende pô.
O vinheteiro e um grande humorista, headbanger (ele já foi metaleiro) e nerd 🤓👍😅😅😅😅 e jornalista musical nao tem como rir das experiencias, loucuras,brincadeiras, sonhos verdades e decepções que ele compartilha.
O cara ralou muito ora chegar onde está.
Teve uma promoção da Revista Caras uma época, que junto com a Revista vinham CDs de música clássica. Foi muito show!
vim pra comentar isso e encontrei seu comentário. eu tbm
@@noname44748 Foi muito top essa época. Meu irmão comprava as revistas, eu ficava com os CDs. Haha...
@@gersonsegundavoz - Não eram aqueles "Jóias da música"? Se sim, descobri muitos compositores "novos" com os cd's.
Eu adoro MPB, Bossa nova e samba, a quantidade de música bonita e com letras lindas que estes gêneros possuiem não é brincadeira, mas mesmo assim acho muito engraçado o vinheteiro sem papás nenhuma na língua falando sobre MPB, da pra ver que é um sujeito que não se importa com o que os outros pensam, poucos são assim, normalmente as pessoas restringem seus pensamentos e opiniões para não receber ataques, mas o vinheteiro pouco se importa com isso, é um cara muito corajoso e esperto. Abraços vinheteiro 😁
E o Regis Tadeu tem essa mesma linha.
A viola veio com os missionários portugueses.. a viola foi transformada no decorrer do tempo em um instrumento de 5 pares de cordas, cairam na mao do homem do campo e a partir dai virou musica caipira, que retratava a vida e os "causos", lendas e crencas do povo do campo.
Eu cheguei a trabalhar usando o referido LOTUS 1-2-3 citado pelo VINHETEIRO. Naquela época ainda não havia o IBM-PC, nem MS-WINDOWS e muito menos INTERNET no BRASIL. as impressoras eram do tipo matricial e quando estavam funcionando faziam um barulho ensurdecedor e irritante.
A Copa de 70 foi no México, será que pode ter influenciado o Milionario e José Rico? Pensei nisso quando o vinheteiro falou sobre a semelhança
Critica Bossa Nova, MPB, Jazz brasileiro, quem não entende de música, e não tem nada de errado nisso. Quando vc estuda harmonia tonal e estuda as correntes vanguardistas que buscam a dissolução da tonalidade vc vê o quanto tem de debussy, Ravel, Stravinsky, nas obras da galera da bossa nova e do MPB, principalmente Chico Buarque. A voz dos caras é ruim? Na maioria das vezes é, porque eles não são cantores de fato, são compositores que resolvem cantar as suas músicas. Como compositores são simplesmente incríveis, relações harmônicas complexas, construções melódicas bem elaboradas com bastante riqueza na complexidade rítmica (síncopes, hemiolas, etc). Como eu disse, não gosta quem não entende, mas quem estuda música de verdade na enorme maioria das vezes gosta. Foda-se que são de esquerda, eu me considero conservador e tô cagando pra opinião política deles, mas artisticamente são incríveis.
Eu fui abençoado na minha infância e juventude.
Só tive bons professores em questão de música.
Amo Rock n Roll, Blues, Jazz, Erudita, Clássica e teve uma época que eu aprofundei na MPB.
Mas tirando alguns poucos artistas da MPB, o resto realmente é lixo.
A música clássica eu conheci com um senhorzinho bem simples.
Eu fui reprovado na escola, aí meu pai me levou para trabalhar em uma obra que ele era responsável.
Lá tinha um senhor que estava raspando um piso de madeira.
E na hora do almoço, ele ligava e ficava lá sozinho ouvindo aquilo.
Eu comecei a gostar e sempre fazia hora de almoço com este senhor. Ele me falava os nomes e mostrava as músicas. Antes dele acabar sua parte da obra, ele me chamou para ir na sua casa. Eu fui lá e ele e a esposa tinha um piano velho. Ele me mostrou os discos e me deu uma coletânea que está comigo até hoje.
Depois eu comecei a acompanhar mais de perto.
Antes, na rádio Guarani ou Alvorada, aqui de BH, passava um programa de música clássica de 12 as 14. Eu sempre ficava sintonizado.
Amante do Rock n Roll como sou, aprendi que tudo do metal, veio da música clássica.
Sobre os computadores no final do video, realmente foi assim...o publico era massivamente masculino; mas isso aconteceu por conta da discriminação e segregação das mulheres lá nos anos 50 e 60, onde os homens não aceitavam ou roubavam as ideias e acabavam se tornando a imagem das inovações tecnológicas computacionais. Ainda bem que com o tempo tudo isso foi sendo melhor estudado e aí foram descobrindo mulheres que criaram soluções que são imprescindíveis até hoje. Seja na área de programação, de hardware, matemática computacional e até mesmo na rede wifi. É só darem uma pesquisava e vcs verão.
Vinheteiro não quer ser engraçado e acaba sendo mais engraçado do que muitos comediantes.
É verdade. A autenticidade é muito grande, torna a personalidade dele mais original e diferente que a dos personagens criados para serem diferentes.
Na verdade ele quer sim, maior parte do que ele diz é um exagero para parecer engraçado, tem horas que nem ele aguenta o personagem e ri das próprias marmotas.
Fez isso de brincadeira na Internet há uns 10 anos, viu que dava lucro e mantinha ele sendo falado e adotou.
@@victorgabr1elTambém acho isso, uma personagem.
Miguel Aceves Majias, Jorge Negrete, Agustín Lara, Pedro Infante... alguns dos famosos cantantes mexicanos da época de ouro nas décadas do anos 40-50 do século passado tocavam nos rádios...
Quanta cultura ! Mais Lord Vinheteiro e mais críticos de música e menos cantchores ( falsos cantores ) !
Lotus 123 , eu usei muito para fazer o MRP de matéria prima na coca cola. Quando lançaram o Excel fui uma evolução muito grande, mas ainda havia cópia de recursos do Lotus 123
Milionário era muito fã da música mexicana e bebeu muito da fonte. A percepção do Vinheta está correta.
Quem nao sabe disso? Ze Rico, Xitao e Xororo, Pedro Bento e Ze da estrada, Tibagi e Miltinho sempre confessaram que suas musicas eram baseadas na musica mexicanas e guaranias paraguaias. Algumas outras em boleros.
@@EdilsonRibeiro-o8h O Vinheteiro
o que a gente entende e generaliza como moda, ou sertanejo raiz na verdade tem dezenas de estilos incluidos numa coisa só. tem moda, toada, rastapé, valsa, guarania, etc.
então, dependia muito das origens e gostos de cada compositor, e publico que ouvia pra determinar como as musicas ficariam, é um misto de influencia paraguaia, portuguesa, espanhola, italiana, povos originários como dizem hoje.
mas uma coisa é determinante e identica na verdade ao country americano, o que faz as duas culturas tão distantes serem fundidas e confundidas, são musicas de viajantes, e de lugares pouco povoados, das pessoas que buscaram o interior do brasil e eua. por isso vc não vai ver um piano, órgão ou uma orquestra complexa, vc vai ver instrumentos de corda, violão, banjo, violino ou um acordeon ou outros que fossem faceis de transportar numa viagem. as letras vão falar de coisas mais faceis de serem reconhecidas pelas outras pessoas desconhecidas como as coisas da natureza, da rotina de vida
A influência da música mexicana no Brasil nos anos 70se deu por conta da copa do mundo do México
Vixe cara, eu não perguntei nada. Foi mal...🖕🖕🖕
Putz que me lembre teve Eres Tú e El Condor Pasa , em espanhol nem eram mexicanos .. nos anos 70, mas meu conhecimento é limitado
Nada disso.
As principais origens da música caipira são as manifestações religiosas europeias, como as folias de reis, que foram se adaptando para manifestações folclóricas como a catira e por fim chegaram ao pagode, que não é exatamente o pagode conhecido atualmente, mas uma reunião de populares para cantar e dançar nos dias de folga. Depois, principalmente por causa do trabalho de Cornélio Pires como divulgador em circos e rádios principalmente cantada em dueto com viola e violão, surge o estilo chamado sertanejo, que tem como dupla mais lembrada Tônico e Tinoco. Mais tarde, Pedro Bento e Zé da Estrada, inserem características dos mariachis, e a influência mexicana principalmente por causa da influência dos filmes de Bang Bang, e numa tentativa de aperfeiçoar, o bolero também é introduzido. Daí por diante as interferências foram acontecendo de acordo com o momento cultural.
Moda de viola, é música regionalista, o homem do campo contando suas histórias, assim como as músicas tradicionalistas gaúchas, as bandinhas de SC e o forró do nordeste, acredito que a MPB seja a música regionalista dos grandes centros sudestes. Algumas músicas sertanejas dos anos 70 tiveram muita influência das polcas Paraguaias tmb.
MPB vai além dos grandes centros sudestinos, é que a parte da MPB fora desse circuito não é tão conhecida pelo público e desfavorecida pela mídia. A MPB inclusive usa muitos elementos regionais tradicionalistas de todo o Brasil.
Gosto da história musical.
A música vem de tempos remotos, e consta na bíblia.
O rei Davi, por exemplo, era um exímio músico.
A nossa influência musical veio da europa, o berço da civilização atual.
E com certeza o modão sertanejo veio do que os cantores da época ouviam!
O Brasil teve influência musical portuguesa, espanhola e africana, com certeza!
Pra assistir o vinheteiro falando, só acelerando o vid pra 1.75, mas ele é mt bom
Sears e Mesbla RJ no Flamengo, bons tempos! Vendia até revólver 👌🏼👍🏼👽
Como é bom ouvir isso....bom gosto é phoda
Pedro Bento e Zé da Estrada, eram mestres da música "mexicana" como diz o Vinheteiro, Milionário e José Rico, colocaram uma pegada "pop" em cima disso... bateria guitarra, baixo, etc...
A música caipira tem muitos elementos em comum com a música andina e ambas tem uma mistura de elementos ibéricos e indígenas, especialmente os ritmos mais rápidos é perceptível a influência em certas levadas
th-cam.com/video/xVdBThI6XwU/w-d-xo.html
há quem diga que quem trouxe o violão pro Brasil foram sim os português. Mais precisamente os padres jesuítas com a finalidade de catequisar os índios, etc. Estilos como samba, choro, etc é uma mescla de música européia com os batuques dos ritmos afro-brasileiros. Mas instrumentos como violão, piano, etc vieram de nossa descendência européia.
Eu tenho pena dessas pessoas que adoram falar que eles são sem cultura. Isso é uma coisa obvia a esse ponto, o brasileiro médio desconhece a música, não entende o básico sobre nada, nem sabe o que é melodia. 80% dos comentários em vídeos como esse é exibindo o "abismo cultural" entre elas e essas pessoas seguido de um "kkk". É uma infelicidade que o Brasil desconhece música clássica, mas não é um boost pro seu ego, não é engraçado ter grande parte do país sendo mediocre. Eu não nasci e fui criado junto com essa pessoa, não tive as mesmas experiências, então como eu poderia julgar?
😂😂😂
Ja fui muito roqueiro e TBM gostava de música clássica,cm Ludwig Van Beethoven,S Bach, Mozart etc.....hj minha tendência musical é clássica e Gospel 👍
Eu acho muito engraçado que o Vinheteiro tem opiniões fortes sobre música e xinga pra caralho. Eu me divirto
Nunca tive um disco ou cd de Chitaozinho&Xororo, zeze di camargo e Luciano, leandro e leonardo.... e sei quase todos os sucessos.... a tv do anos 80, 90 e 2000 teve um grande papel nisso
Por isso eu gosto do Vinheteiro. Por ser meio sem noção, ele é sincerão e o único que fala "na lata" que MPB é uma merda.
Mas o principal, é ele achar o "funk" uma merda, um lixo, eu amo esse cara.
Um merda, e um bando de socialista também.
Falar "na lata" não quer dizer que o sujeito tem razão , muitas vezes demonstra arrogância e falta de respeito. Mas quando o assunto é funk , tenho que concordar!!
Djavan, Chico Buarque, Tom Jobim, Milton Nascimento. Artistas extremamente apreciados lá fora, especialmente na Europa e Ásia, mas o brasileiro, no auge do seu viralatismo, resolve criticar a MPB. Cresce, criança.
@@lucaspedro4701 o posicionamento político hipocrita desses que digno de críticas.
A esposa do Vinheteiro só elogia ele, que mulher da hora, Vinheteiro tem muita sorte, parabéns ao casal
Eu sei como é: fui criado ouvindo Strauss, Richard Clayderman e o máximo que meu pai gostava de popular era a Jovem Guarda. Bossa Nova meu pai considerava um lixo, coisa de quem não tinha voz pra cantar e odiava Chico Buarque (fanho), João Gilberto, Vinícius...Aliás ele durante muito tempo não tinha nenhum disco em casa de 1970 em diante, só eu que fui quebrar essa regra depois quando comecei a consumir os LPs infantis de 1987 pra frente.
Concordo 99% com essa fala.
além de ser um baba ovo de gringo é invejoso .... seu pai e vc fizeram o que pela música mesmo? kkkk
Impressionante como temos o gosto musical, parecido.
Parabéns!! Também odeio o MPB aja visto os aproveitadores escondidos por trás da música.
Gosto muito do clássico mas vivi uma época nos EUA onde era o momento “Rock” daí gosto muito também.
😂 do nada o vinhateiro puxa o trem do bolso e faz um som mexicano😂😂 que sensacional
MPB é em sua essência música de mercado, isso quando o mercado ainda tinha algum capricho. Amo quase tudo da MPB.
Cala boca mano, MPB é poético, poucos gostam porque não entendem, os caras acham Djavan, Belchior...letras complexas, a maioria das pessoas não entendem mesmo, Belchior cansa de citar Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, tudo complexo demais pra pessoas básicas, não dá pra dizer que é música de mercado.
@@lucaspinho4714 Cara até concordo se você falar em Ednardo, Raimundo Sodré, Kátia de França. Não é por ser música de mercado que é ruim. O mercado é que perdeu toda moral e hoje só promove subcultura. Nomes de novelas globais é mercado sim. Por que seriam produzidas e arranjadas por meia duzia de profissionais, nunca por alguém diferente? Isso é o quê?
@@lucaspinho4714 , Elvis é música de mercado e não é ruim. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Existe um capricho, mas é tirado elementos para ser absorvido pela massa. Existe MT análise de comportamento em cima disso.
Errado...Dentro da própria MPB há duas ramificações:A que é realmente popular e a que é de elite que se escuta no meio acadêmico e artístico da rede de televisão
Até o Schopenhauer choraria ouvindo MPB, os caras parecem o Waldemar Guimarães em forma de música. Esse lance de ser "complexo demais para pessoas básicas" é zuado demais.
N gosto tanto de clássica, já ouvi e tenho discos mas larguei tudo quando conheci a Jovem Guarda e seus cantores... só musica boa
Gosto musical, assim como vários outros tipos de gostos, são meio q uma lavagem cerebral q a sociedade local/mídia te impõe. Aqui no Pará, por exemplo, temos o Melody, um estilo de música q nasceu aqui e muitas pessoas gostam. Outros estilos como: Sertanejo, arrocha e forró são muito tocadas nas rádios. Só pra constar: As músicas q o vinheteiro curte, não passa de lixo por aqui 🤣🤣🤣🤣 Resumindo... gosto é gosto, meu caro! Assim como as pessoas não vai fazer vc gostar de funk, vc não vai fazer as pessoas gostarem de música clássica.
Não sabia que o auto-intitulado “Lord” em questão cagava notas musicais e quiçá músicas inteiras todo dia no vaso
A grande proeza do vinheteiro ter conquistado essa mulher linda!
Repare no jeito como ele destrata a moça. Sério candidato a cuckold
Acho que é o contrário viu kkkk
Harmônia entre as notas musicais faz toda diferença nos sons que a gente ouve, há músicas que fazem você relaxar ,chorar, etc...
esse vinheteiro me representa kkkkkkkkkkk
ELE DA O ANOS?KKKKKK
Coragem de assumir um idiota ! Parabéns
Representa o aculturados.
Música Brasileira é top.
Junto do clássico entre outras.
a musica mexicana entra no continente sul americano fortemente pelo rádio. O investimento na transmissão de rádio mexicana é algo importantissimo apos os anos 50. A torre de transmissão mexicana era forte o suficiente para que suas ondas chegassem em territorio brasileiro e as musicas mexicanas tocassem nas radios do Brasil. Isso cria um intercambio cultural forte na america latina influenciou diversos compositores brasileiros incluindo MUITO FORTEMENTE o sertanejo raiz. Alem disso o "tresillo" da america latina tem muita influencia no sertanejo tambem, voce pode notar musicas brasileiras que possuem referencias fortes a temas ja tocados no mexico, chile por exemplo. Nao so isso mas o cinema mexicano na decada de 50 60 era um dos mais populares mundialmente falando, junto dos estados unidos... o modelo de serenatas... a cultura mexicana teve grande impacto mesmo em varios ritmos :)
É um personagem, nao é possível
Eu não tive ninguém para me guiar no gosto musical. Eu simplesmente cheguei num momento da minha vida que comecei a prestar atenção nas letras e nas melodias. Vi que muitas letras musicais eram devaneios de "artistas" drogados que criavam letras sem nexo enquanto entorpecidos e fingiam ser poesia, o que a mídia comprava e revendia para o público. Fui amadurecendo meu gosto e hoje não gosto de quase nada do que ouço. A "modernidade" musical simplesmente destruiu a criação musical. Só tem grito e demais barulhos sintetizados. O povo hoje em dia não sabe o que é cantar.
Acertou em cheio..
Milionário e Zé Rico é México sim... trompetes, violão, viola...
O cara tocou Estrada da Vida, introdução...naquela flautinha. Muito bommmmmm...
Meu pai nunca precisou me ensinar que aquilo é uma merda, já vi por mim mesmo
Um dos grandes bateristas munidais pertencia a banda do Frank Sinatra, o excepcional Buddy Rich ! Meu pai tbm adorava música clássica, ouvia bem alto q incomodava, não podia xiar rsrs qdo eu metia meus Rocks na adolescência o coroa mandava parar com o barulho rsr mas, jamais brigamos, Depois acabei tendo q entender q a gde música era a erudita, mas tem coisas na MPB q curto mto, q são Tim Maia, Jorge Ben nos anos 70... e por aí vai!
Eu comecei a gostar de música clássica, quando a rede esgoto ainda era limpa como o rio Tietê 😂Na época tinha bons filmes clássicos na sessão da tarde nos anos 70 e 80.
Faz muitos anos que havia um programa semanal de música de concerto na Globo. Lembra disso? Era a noite e apresentado por um maestro. Era muito bom.
Música de Milionário e José Rico é uma sequência da música mexicana Miguel Aceves Meria e no Brasil na sequência tinha Miltinho Rodrigues que na época aqui no Brasil cantava no estilo mexicano década de 50 e 60. A visão desse rapaz tem haver muito com a minha musicalmente
Antigamente tinha música clássica nos desenhos animados que assistiamos, Tom e Jerry, Pica-pau....
Sim sim, Mickey mouse, pantera cor de rosa, gato félix, Pernalonga, mais pra cá, Looney Tunes, Super mouse, Formiga atômica, Tartaruga touchê, Capitão caverna, Tutubarão, etc.
Gostávamos sem saber...rs
Que surjam mais pessoas com coragem de dizer que existe sim música ruim e o funk carioca é a pior delas.
Música é música 🤔 independente do gênero . cada um ouve o que gosta e tá tudo certo. O resto São falácias que não soma em nada🥱🥱🥱
Esse cara é um Gênio. Aqui, fã incondicional.
Porque você é trouxa
Eu agradeço meus pais por ouvir desde pequeno Mozart, Vivaldi, Tchaikovsky, mas tbm Gilberto Gil, Caetano, Raul, Titãs, Marisa Monte, Pixinguinha etc.
O sertanejo antigo provavelmente teve influência de cantigas da Itália e de outros países, mas penso que a maior influência mesmo teve do Fandango, estilo musical já existente pelo menos no início do século XIX.
é música paraguaia mesmo
Funk: "Mediocridade das ondas sonora"
Corretíssimo.
Pra quem está acostumado com chopin, Mozart e Liszt sabe muito bem que ele está coberto de razão
* Quer ser mais intelectual?: ouça música clássica;
* Quer ser maneiro e pegar umas gatas?: ouça funk;
* Quer ser mais contribuinte de impostos pro governo?: ouça M.P.B.
Tudo depende do que a gata ouve. Como disse Charlie Harper: "Tenho uma prancha de surfe porque moro na praia. Se eu morasse nas montanhas, teria uma cesta de piquenique."
Quer ser um idiota? Ouça essa pessoa.
Complementando:
* Quer ser gado?: vote em Bolsonaro.
PS - Não curto funk, nem rap, nem música sertaneja, nem pagode.
@@arturmachado7360* Quer ser trouxa igual a você? Vote no Lulalau kkkkkkkk
Se o vinheteiro tá no vídeo? eu assisto com prazer ele é muito engraçado mas é especial