Diferentes Baixos, Diferentes Abordagens | Dicas Gravíssimas
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 3 ธ.ค. 2024
- meu NOVÍSSIMO CURSO TEORIA DA GRAVIDADE de 697,00 por 397,00
app.monetizze....
agradeço a:
Boss - www.boss.info/br/
SGT Guitars - sgtguitars.com...
Neural DSP - neuraldsp.com/
Audio FB - www.audio
Fuhrmann - www.fuhrmann.co...
Tecniforte - www.tecniforte...
Earsound - earsound.com.br/
Saint's Straps - www.saintsstra...
Solid State Logic (SSL2) e Adam Studio - www.musiccompan...
Magma Strings - www.planetmusi...
Fire Custom Pedals - www.firecustom...
siga-me também no:
• twitter: / ducatambasco
• instagram: / ducatambasco
• tiktok: / ducatambasco
• facebook: / ducatambascog3
• INMV: / issonaoeummanualdevida
#CursoGravidade #CursoDeContrabaixo #CursoOnline #OficinaG3
#magmastrings #boss #firecustom #fuhrmann #sgtguitars #neuraldsp #audiofb #saintsstraps #ssl #adamaudio #earsound #tecniforte
meu NOVÍSSIMO CURSO TEORIA DA GRAVIDADE de 697,00 por 397,00
app.monetizze.com.br/checkout/DRG235255
Quando adquiri meu primeiro baixo, em 1997, eu era adolescente e não tinha nenhuma experiência com tipos de captação e não sabia distinguir nenhum deles. Na "loteria" do custo-benefício-parece bonito-gostei do som, me iniciei no baixo com um Aria Pro II coreano (linha de entrada) PJ. Mas explorar a dinâmica e a pegada não podiam ser prioridade naquele momento porque eu não tinha um cubo. Eu plugava o baixo direto em um aparelho de som National antigo, daqueles com gabinete que misturava compensado com alumínio e plástico. Lógico que aquele aparelho de som não tinha qualquer preparo para o sinal de um baixo - o amplificador não era dos piores, ele dava conta até um certo volume, mas os falantes sofriam, lógico, não tinha falante que aguentasse aquilo. O timbre era abafado, talvez pior do que o tone fechado de tão abafado, então na prática eu não tinha uma "imagem" muito correta do som que meu baixo entregava. Então é claro que era o puro suco do som embolado, definição zero. Isso atrapalhou bastante esse tipo de descoberta.
Até o dia em que comprei meu cubo Staner (BS150)...ali pude descobrir o som do instrumento finalmente e pra que servia o potenciômetro de tone (num aparelho de som era como se o tone não atuasse). Foram vários anos somente com aquele instrumento PJ, então na prática eu entendi que um som Precision era até possível, mas assim como você observou, o PJ "dessensibiliza" um pouco a dinâmica e me acostumei ao "jeito atacado" de tocar. Resumo: toda vez que eu pegava um Precision emprestado (um amigo me emprestou um Fender Precision americano) eu tinha a impressão de que eu não sabia tocar direito kkkk
Levei muito tempo para chegar a essa mesma conclusão, uns 4 anos. Não é que o PJ seja um "mau professor". Naquela época havia PJs baratos, muitas vezes era o que tinha pra começar. Foi o meu caso.
Alguns anos atrás comprei meu primeiro Jazz Bass, um Squier Vintage Modified, e me apaixonei. Aprimorei minha dinâmica com ele, e gosto daquele "som de corda" definido que é o tipo dele. Em uma música ou outra eu pego um PJ de volta (hoje tenho vários, da Fender e da Yamaha) e de repente parece que fiz o match ideal. Em outras músicas acontece justo o contrário, sinto falta do Jazz Bass e corro de volta pra ele, e só ele "entrega a mágica" nessas horas.
Meu amor pelo Jazz Bass parece ser de longo prazo. Pretendo pegar no futuro um Fender Jazz, mexicano ou USA, ou um Yamaha Nathan East, ou um FGN (Fuji Gen, japonês) para continuar no paraíso do Jazz Bass.
E não é que não gostaria de ter um Precision. Apenas não sinto falta. Mas da forma como demonstra, ele parece ser um "bom professor", você refina a dinâmica com ele também. Apenas aconteceu de eu só ter acesso a PJ por anos, me aprofundei nas "pejotices", e hoje sinto que a festa do Jazz Bass só começou, aqui no meu lado. E os PJs estão um pouco de lado.
Ótimo vídeo!
Fui evangelizado para a igreja Precision do sétimo dia graças a vc Duca 😂😂😂. Amo o som "raspado" do Jass Bass, mas o Precision me pegou demais, pois é um roncado/anasalado mto gostoso de ouvir e tocar ❤
hahaha... boa
Precision é Vida !! ❤
Dps que a "mente abre" e passamos a entender de fato o que é esse modelo e como trabalhar com ele,tudo vira café (tbm amo café!! Kk) ,
Eu sempre usei baixos de 6c , mas ultimamente tenho usado bastante o Precision(inclusive gravei a metade do show no Kiss Club nessa ultima Sexta com ele).
Detalhe ; Plug and Play,purão ,sem pedal,só no Ampeg! Kk 😅
tudo vira café... hahaha
gostei do paralelo.
realmente o som do presicion é fora da curva.
Top demais...
Troquei meus baixos para Precision por influencia tua durante o curso gravidade e no som do G3 ao vivo.
Senti uma imensa dificuldade nessa troca, mas hoje lhe agradeço as dicas e influencia, pois encontrei o som que sempre quis ter em um instrumento.
Alem de tudo de incrível que tem em todos teus videos, que cor sensacional ficou aquele teu PJ cinza SGT.
que legal, mano! fico feliz em saber que te trouxe pro lado Pbass da força... hahaha
tamo junto
Ótimo vídeo. Precision pra mim é o que extrai os melhores timbres. Acho aquele som "amadeirado" do slap muito top!!!
O precision é realmente a junção de tudo de um bom baixo, mas na minha opinião as cordas flatwound foram feitas para ele numa combinação perfeita.
Esse PJ é lindo demais!
Cara esse assunto é mto interessante! Muda toda abordagem, hj tenho um Spector Rex Brown (5C) e um x-vector T-HAWK (4C), sempre que mudo de um para o outro percebo que mudo até a forma de pensar em algumas linhas.
Obs.: Precision é vida! hehehe
eeeeeita, tá com máquinas incríveis, hein?!! 👏👏👏👏👏
@@DucaTambasco namorado um JB da SgT pra fechar o set! Rsrs
Amo JB, mas o PB me emociona demais rsrs
Somos dois. Me apaixonei pelo PB
❣️
@@Anmioto Eu ouço funk, o PB está presente, eu ouço clássicos do rock, tem PB também, ouço pop... Tem também.
@@tiagolbass cara até a música pop de hoje o Precision é usado a rodo. Pega Bruno Mars, DuaLipa. Timbre top demais
@@tiagolbassisso é uma grande verdade o duca usa ele por histórias assim como a sua.
tu explica de uma forma muito simples e clara, bom demais!
e olha que eu sou muito crítico com meu poder de síntese. mesmo assim brigadão pelo elogio ❣️
Duca esse conteúdo é tão bom, sou louco pra ter um precission nessa cor só por causa de você, mas queria assuntos como você falou no final do vídeo, altura de corda e tudo mais.
valeeeeu! um dia falo sobre altura de cordas
Muito massa o vídeo! Meus dois centavos de contribuição:
Nas produções aqui, como guitarrista, sempre luto MUITO pra tirar som de precision, os contextos que sinto que ele funciona bem é quando vou fazer algo com sonoridade mais vintage, tipo indie rock, ou quando vou fazer punk rock/pop punk, etc, mas quando preciso tirar som pra metal moderno por exemplo, que é o que mais faço, é uma luta graaaande, sempre fica soando meio fuzzy. Tenho que sempre por um eq antes de qqr coisa e tirar um monte das frequencias mais graves. A solução que encontrei foi comprar um JB da tagima, 5 cordas já que a galera usa mto afinação baixissima, e deixar aqui pra galera usar.
olha, de fato, apesar do nome ser precision, realmente o som é mais difuso... o ataque das notas não é tão "definido".
mas ainda assim considero que numa mix, é um dos baixos que mais contribue para o todo. digo, os baixistas que querem "aparecer" podem ficar insatisfeitos pela falta daquela pontinha na cabeça da transiente, mas pra quem quer um instrumento que tenha aquele gordo e controlado nos low-end, ah, aí não tem pra ninguém.
@@DucaTambasco total cara, como eu disse, por ser guitarrista, acho que não aprendi ainda a tirar o som certinho dele
Eu Amo demais os Timbres dos Baixos Jazz Bass tenho 2 um Fender Jazz Bass Player 4C é um de Luthier 5C mais também tenho um PJ que é um Divisor de Águas, o Timbre PJ é Matador e diga se de passagem bastante versátil, não sou Patrocinado por nenhuma marca mais da Categoria PJ tenho um Yamaha Broad Bass dos mais novos BB 235 cara esse Baixo me apaixonei de uma tal forma que eu consigo extrair o timbre Clássico Genuíno dos Yamahas. Precision não preciso discutir ele é O Cara, dos Timbres, Som Gordo Característico dele próprio tive 2 mais pra frente pretendo ter Outro Precision. Mais os PJ são demais mesmo sendo amante dos Jazz Bass.
que massa, tá maquinado!!
Salve mestre,
O sentimento que você transporta pro baixo é incrível demais.
Faz um vídeo pra nós a respeito de pedais, se existe uma sequência pra usar, quais é indicado ligar antes ou depois. Sei que tem vídeos a respeito de pedais e tals, mas se possível atualiza a gente aí.
Estou colocando alguns como parte de equipamentos, mas evoluir é sempre bom e preciso.
Tmj fera,
pois é, como vc falou já tem vídeo sobre o assunto, mas claro, posso (e devo) atualizar.
mais pra frente faço isso
Jazzbass é magnífico
❣️
Excelente video.....adoro todos, tenho uma preferência pelo JB mas tenho vontade de ter um precision e com certeza vc motiva a isso. Um grande abraço Gerson de Araraquara.....(nascido em Jacareí)......
ainda terás seu precision!
O Precision me remete aquelas bandas de rock das antigas 🤘😎
podicrê!
Que massa mano! To com 2 Tagimas aqui, o Tw66 (precision) e o Tw73 (jazz) e é bem isso que você comentou, o braço em C do precision da muita diferença quando vou pra os outros, parece que ficam super leves kkkkk Queria muito te ver falando sobre altura das cordas e regulagens
massa! vou pensar sobre o assunto.
valeuuuu!
Muito bom, Duca. Detalhes de quem é mestre e tem experiência acumulada pra compartilhar. Até eu que sou guitarrista fico com vontade de comprar seu curso. hehehe. Abs, mano!
🙏❣️
Sempre inovando Prof... Muito bom assunto.
Obrigado sempre!!!
Seria maneiro se tivesse tbm um Stingray nessa resenha 😃
Mas já foi excelente!
Ah, eu sou dos PJ! 😎
podicre!!
Sempre com dicas incríveis, valeu mestre duca!
tamo junto, meu mano! isso aqui é minha vida... compartilhar ideias❣️
Amplificador Fender rumble 100 é bom?
Poxa fazia tempo que não vinha aqui no canal, qualidade da câmera e sons só melhoram.
seja bem-vindo de volta 🙂
brigadão pelo video mano Duca, num vejo a hora de ser seu aluno! comecei a enxergar o baixo diferente depois dos seus videos! vc é fodah mano!!!💚👊
aeeeeeeeê... será muito bem-vindo!
mais um super video, Duca!!! parabéns!!!
Obrigado 😃
Depois explica em um vídeo como é o setup dos seus baixos, a altura das cordas e dos captadores
qualquer dia faço um vídeo sobre
aquele precision sgt é demais mano
podicrê
Muito bom
brigadão, meu caro!
E esse mangá do Akira e Gen Pés Descalsos ali atrás? O homem tem bom gosto, não tem jeito
seloko, a coleção aqui, modestia a parte, é invejável.
valeeeeu ❣️
@@DucaTambasco brabo demais!! Tamo junto, Duca
Faltou o outro clássico.
O MusicMan.
Outra hora vc dá a sua opinião sobre o baixão.
Valeu.
pois é...um dia ainda terei um
To aguardando por esse faz um tempo
Amo jazz bass
também!!
O PJ me agrada mais 🎸❤
❣️
Juro que li PG a primeira instância mano kkkkkkkkkkk
Valeu
tamo junto!!
Oi duca, tem algum método escrito pra baixo elétrico que possa recomendar, nível avançado
cara, não sei qual indicar.
Gostei 👍
Obrigado
o tipo de sutileza que um olho [um ouvido, nesse caso] destreinado só percebe quando alguém aponta.
pois é, mas tudo isso é treino (como seu comentário sugere).
Deus abençoe os baixos passivos 🤤
🥰
Duca, tem um cara na minha igreja que acha que toca demais, mas ele não acerta uma nota e nas músicas que o baixo precisa se sobressair, na verdade não sai nada. O que eu falo com ele? Oi deixo pra lá?
fala pra ele fazer meu curso... hahaha
mano, brincadeiras a parte, situação difícil, hein?
mas tente abordá-lo de forma empática e com cuidado, mas dê a real.
Meu primeiro baixo foi um Strinberg PJ … depois um JB Tagima… daí migrei pro 5 cordas … dentre tantos, hoje tenho um Tagima Millenium 5 TOP… mas estou doido pra voltar pro PJ …
🙏
Fala Duca ! Que me diz do fender jazz bass squier 5c ?
cara, nunca toquei num.
@@DucaTambasco eu tenho um e é um excelente baixo . Obrigado !
O PB é a "telecaster" dos baixos, tio Duca?
(Tele, porque tenho uma e vários guitarristas falam que ela é "especial")
uia, gostei da comparação... hehehe ❣️
Pbass 4ever!!
Amo a música e o contrabaixo em si, porém tenho dúvida de qual baixo comprar e qual destes escolher me ajuda ai mestre obs ; sou iniciante
olha, a escolha do baixo é muito subjetiva.
recomendo você ver os baixos dos músicos que você mais gosta e, de repente, comprar um na mesma linha.
por exemplo: digamos que você goste muito do Marcus Miller, aí diria pra você pegar um jazz bass. agora se seu baixista preferido fosse Victor Wooten, por exemplo, diria pra você pega um PJ.
agora, tem baixistas que gostam de tudo o que é tipo de baixo (que é o meu caso, rs) aí fica difícil... hahahaha
@@DucaTambasco estava pensando em um tagima é uma boa escolha ? Já vi você tocando uns dois de 5 cordas se não me engano um é tagima o qual você fez o solo da música dos simpsons
Duca vc não curte MM? eu tentei precision não vai.. pra eu ou é JB ou MM.. Tive um PJ mas vendi e peguei um Cort JMM.. Fraterno abraço
gosto sim. já tive um.
O som do precision já vem pronto 😂😂😂
hehehehe❣️
Precision com palheta é clássico também!
podicrê
Mestre, como lidar com as musicas que pedem mais atack do baixo e um som na frente mas vc só tem um baixo passivo pra tocar e não tem mais o que abrir dos pots? Qual a solução mais barata que não seja comprar mais um baixo?
eu recomendaria um compressor ou um pré.
o pré além de aumentar o sinal (gain e harmônicos) muitos tbm tem controle de grave, médio e agudo. o Bass+ da Fuhrmann é uma boa pedida.
já o compressor vc pode segurar o pico da nota (início da nota) assim nivelando melhor o som e por fim aumentando o volume no final... também pode funcionar.
vou tentar fazer um vídeo sobre sua dúvida.
Ñ sei explicar, mas acho que o set PJ ñ combina. Talvez porque o P "ofusque" o J. Assim, ñ percebo uma proposta original de timbre quando juntos e no mesmo volume.
gosto é gosto 🤘✌️
Tenho mto essa impressāo tbm
Só baixo topppppp
brigadão
eu não curtia Precision... aprendi a gostar por causa de vc Duca, do Robinho Tavares e por causa do James Jamerson... outro q sempre teve som de precision mesmo nao usando precison é o Laboriel... um timbre bem cap do braço....
🙂
também me parece que toco mais quando passo do PB para o JB. Loco, né?
loko isso, né?
Faltou o Nash flatwound 😊
caaaalma que vai ter um vídeo com ele
First
A gravação sobre os instrumentos ficou muito abafada, prejudicando o vídeo.