Também deixei o meu em casa. Mas vai um comentário: Nossas "autoridades" são um caso a parte mesmo. Estabeleceram que era preciso mudarmos o tipo de extintor. Lembram? Obrigaram a que trocássemos por um que era o triplo do preço para, logo depois, terminarem com a obrigatoriedade. Primeiro a indústria dos extintores se enche de dinheiro para depois não ser mais obrigatório.
exatamente! O povo brasileiro que se foda! É sempre assim! E essas tomadas nojentas tb é outro absurdo! Lembra do kit de saúde no carro? kkkkkk esse país é só de ladrões!
Comigo isso só serviu para uma vistoria do Detran-RJ, quando ainda era anual e obrigatória. Paguei caro pelo primeiro que apareceu no posto. Pouco tempo depois da vistoria é que o extintor ABC deixou de ser obrigatório. Comigo foi útil já que o prazo para vistoria estava no final pela minha placa. E para quem não precisava ou o prazo da vistoria era bem mais tarde: 🤡
Pior, na terra mítica de Kontrastland deixou de ser obrigatório porque o incêndio da Kusslocal deu oportunidade a que se exigissem centenas de milhares de extintores em estabelecimentos comerciais e em edifícios. Com encomendas que garantiriam demanda por décadas, o detentor dos direitos de fabricação de extintores ca9ou para o Kontra, órgão legislador bastardo de trânsito de Kontrastland, e parou de repassar a ele os mimos de mais de cinquenta anos. Como revide o Kontra acabou com a exigência e ainda disse que extintor dentro do carro é perigoso.
Atenção! Para quem for entrar com o carro na Argentina lá ainda é obrigatório e deve estar dentro da validade. E estão verificando o extintor em algumas fiscalizações da polícia rodoviária de lá.
Uéeee... Mas se o veículo está dentro das normas de trânsito do Brasil e até com essa "integração" da maldita placa Mercosul firmando esse acordo entre os países, como que lá vai estar "errado"???? No final já sabemos a resposta, é criar trocentas legislações, uma sempre conflitando com a outra que no final se o agente de trânsito realmente quiser multar alguém, vai conseguir autuar por qualquer BABAQUICE dessa "lei" louca que temos.
São as incoerências das nossas leis. Igual você estar com o limpador traseiro sem funcionar ou farol de neblina com problemas. Se são itens não obrigatórios e opcionais, não vejo sentido na fiscalização verificar se estão funcionando (quanto instalado)
Eu tenho o extintor no meu veículo e em dia, pois já ajudei duas pessoas em ocasiões diferentes a não perderem os seus veículos para o fogo!. Imaginem em uma colisão pessoas presas nas ferragens e havendo o início de incêndio, e nem um extintor por perto? Só no nosso país mesmo!.
Cada um tem que ser responsável pelos seus atos. Se o proprietário do veículo não quer ter o extintor no carro é problema dele. Se o carro dele incendiar, vai queimar até acabar. Não adianta ele reclamar ou ficar chorando. A culpa é única e exclusiva dele.
Resumindo: NÃO COLOQUE EXTINTOR NO SEU CARRO! Esse país é tão surreal que nem aqueles que criam as leis se entendem! Quem é que vai ter um extintor no carro se corre o risco de ser multado indevidamente? BRASIL, O PAÍS DA PIADA PRONTA!
As contradições que existem nas nossas leis, são uma marca registrada dos nossos legisladores, se podemos chama-los assim, ou de usurpadores dos bolsos alheios. Brasil, país das injustiças, até mesmo para quem se dispõe a andar prevenido ou até ajudar alguém.
Mesmo não sendo mais obrigatório, mantenho o extintor meu em condições de uso, nunca precisei usar em caso próprio. Já usei em 3 ocasiões em veículos de terceiros, em um caso o extintor meu deu conta em dois outros não foram suficientes e por sorte outros motoristas pararam e ai sim conseguimos extinguir o fogo. É controverso o uso de extintores mesmo porque quando era obrigatório, ninguém passava por um treinamento de como utilizar nas auto escolas.
Com relação ao uso do extintor, é que muitos não sabe usar, é a mesma coisa que a pessoa estar doente e tem uma seringa com o antídoto e não saber usar. O que deveria é que,na auto escola ser incluido instrução de uso do extintor.
Ótima aula.... ainda mais se depender de agente de trânsito que só existem para multar, tomar o dinheiro do motorista, tirar o extintor de incêndio vencido do carro imediatamente....
Ainda bem que temos o professor Carlão para nos orientar sobre, porque aqui é Brasilll e tudo neste país pode, inclusive onde existe lei que vai contra a propria lei.
Se vc estiver viajando e se separar com um acidente automobilístico com vitima presa nas ferragens e veículo em chamas, certamente irão entender que é melhor ter do que não ter. A porcentagem é baixa, mas acontece..... extintor eu tenho até dentro de casa.
As vezes da vontade de pegar o diretor geral do contran/denatran e dar uma sacudidas pra ver se ele acorda! Ou será que é mais uma artimanha da beiraria das multas? Resumo: levei multa por ter um lobo de reboque parcialmente instalado e fui orientado sobre o extintor. Não tinha carro que guiava, mas tinha no outro carro de trabalho, e estava vencido. Retirei e ponto final, mas o sentimento que fica é de estar sempre sendo enganado e a todo momento sendo extorquido pelas autoridades de trânsito
Boa noite, prof Carlao o sr esqueceu de cita o art 7 da res. 919 Art. 7º As autoridades de trânsito ou seus agentes devem fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório.
Não é contradição, é questão de interpretação! Vc com o equipamento em desacordo com a norma pode estar induzindo ao erro na utilização. Diane disso, os que não tem obrigatoriedade não precisam utilizar, já o que INVENTA de usar, deixe o extintor conforme a norma ordena. É simples!
São sempre úteis suas informações... ético..explica bem.. eu que sempre reclamo.. mas muda muito as leis..e não sabemos.. tampouco saber artigos...e o ministro que que aceita.. nunca vi uma promulgação..ou coisa semelhante.mas fazer.. aceitar.. pagar..por isso tem esses quebras
Informação muito útil... não sabia o que e como fazer em relação ao extintor, nem sabia que tinha deixado de ser obrigatório. Valeu, obrigada pela informação tão importante numa lei tão contraditória.
Brecha para recurso... Se quiser levar o extintor fora da validade mas que ainda tem pressão.. é só levar ele solto no porta mala por exemplo.. vc vai estar transportando um objeto como qualquer outro.. a lei fala o extintor INSTALADO no veículo...
O meu já tirei do meu carro assim que venceu. Quando fui na casa dos meus pais e vi que o extintor também estava vencido e falei para tirar do carro. Vai que o agente de trânsito implique com o extintor vencido. Se não é mais obrigatório não precisa deixar no carro. Se quiser colocar, pelo menos, coloque um que esteja na validade.
Mantenho sempre o do meu carro carregado, extintor não apaga grades incêndios mais apaga início de incêndio...já salvei um carro de se acabar no fogo com o meu extintor.
São as leis contraditórias num país que não se entendi judicialmente, poderia ser mais clara e efetiva, mais vai entender cabeça de políticos. Obrigado e fique com Deus...
Apesar de concordar que a redação das resoluções (tanto a pioneira quanto a atual) levam a sua aplicabilidade, confesso que nunca vi uma autuação após tornado facultativo o uso desse equipamento nos veículos mencionados. Certamente deve ter ocorrido, claro, já que estamos falando de um país continental, mas na minha experiência como educador e defensor de condutores não tive essa experiência de visualizar um AIT nesse sentido. Mas o alerta é válido, com certeza. Parabéns pelo vídeo.
Aqui em nosso país, infelizmente, temos agentes de trânsito adestrados para fabricar multas. Ha alguns tempo, fui multado num municipio do litoral paulista, "por não utilizar cinto de segurança" Não fui abordado pelo agente, não deram ordem de parada. Se compulsarmos a legislação, veremos que para esta infração, se faz necessário parar o veículo, constarar o não uso do cinto, advertir o motorista para que coloque o cinto para prosseguir viagem e multar. A pergunta que faço é "como o zeloso agente, conseguiu ver, dentro de um carro em movimento, que a pessoa está sem o cinto"?? ele possui visão biônica igual ao supermann?? O triste da história é que usar cinto tornou-se um "vício" não consigo dar partida sem antes colocar o cinto. Então o agente mentiu em sua autuação, atentou contra a fé pública do cargo, prevaricou, foi desonesto. Este é o problema.
Tive problemas no meu iveco camionete (até 3500 kg PBT), o policial alegou ser categoria aluguel, por esse motivo multou pela falta. mesmo eu alegando não transportar inflamáveis sólidos ou líquidos e não possuir MOP. Na mesma operação, outro veículo de passeio, o agente recomendou a colocar no porta malas e não houve nada a mais.No me caso a multa não chegou ainda, já se vão 10 meses. Essas leis feitas nas coxas são as quebram o cidadão. Não são treinamento para os policias e os colocam na rua para fiscalizar, e não podemos processar por serem um péssimo profissional. se fosse privado a coisa mudava.
Pra resumir na hora da fiscalização simplesmente nao apresente.caso pergunte informe o agente que é facultativo e pronto..como professor diz entoque ..
MAS VALE SEMPRE TER, TENHO DOIS, O ORIGINAL DE FABRICAÇÃO QUANDO COMPRADO O VEICULO E O SEGUNDO ATUALIZADO.... ACHO QUE VALE TER SIM, NÃO CUSTA SE PROTEGER DE UMA POSSIVEL FATALIDADE
Otimas informações, como sempre. Infelizmente esse país é uma piada um item importante como o extintor, seu uso deveria ser incentivo mas sem obrigatoriedade... sem gerar algum tipo de penalidade ao condutor mesmo se estivesse fora da validade ou tipo. Mas a intenção é sempra a multa. Igual farol no período do dia.
Eu já dirijo a uns 12 anos e com muita frequência a 5 anos, já vi vari9s carros com inicio de incêndio nas rodovias do Brasil e vias de transito rápido, arterial etc. Pela segurança deveria permanecer obrigatório, todos os incidentes q parei para dar uma ajuda falaram é eu tirei o extintor por que não é obrigatório. Incidentes acontecem sempre quando.parece estar tudo bem.
Em suma... a multa fica por conta do agente. SE ele quiser [e sempre quer] multar, está multado. É notório que os agentes de trânsito não atuam de modo educativo, mas sempre punitivo. Por isso a fama de corrupção no meio é tão grande.
Para um ignorante de conhecimento é válido essa sugestão. Mas eu sou da área de segurança do trabalho e vou manter o extintor dentro da norma, da validade dentro do habitáculo e o que vc não informou, sem o plástico envolvendo o mesmo.
Ou seja, se eu deixar dentro do meu carro um extintor velho porém com carga , a fim de eventualmente poder utilizar o mesmo a fim de ajudar alguém em alguma situação de fogo e eu ser fiscalizado, serei multado ! Parabéns, Brazil.
Olá Carlos, ótimo vid vídeo, Vc tem ajudado muitíssimo, muitas Pessoas Um detalhe, Vc disse que usa o extintor no porta malas, recentemente fiquei sabendo de um caso a qual o Agente de trânsito notificou o condutor porque o extintor estava exatamente no porta malas, Ele interpretou que, o condutor tinha escondido por conta de estar vencido Minha sugestão, se não estiver de acordo com a norma atual, tira fora d veiculo, Só um detalhe, se acontecer uma emergência de incêndio no carro, o condutor ficará na mão por conta de 120,00 reais Aqui em São Paulo
Cheguei no vídeo por acaso. Vou deixar minha opinião, independente se e lei ou não eu sempre uso extinto de incêndio ABC e troco sempre quando está acabando a data de validade. Nunca se sabe quando vai precisar ou para ajudar algum outro motorista.
Boa tarde professor eu queria saber do extintor Abc de carro pequeno o lugar se faz troca de extintores de incêndio vencido pelo outro extintores cheio queria saber o lugar tudo . Marcio
Bem provável que o judiciário anule essa multa, pois é fundada em resolução e nota informativa. Também acho que o art. 7º da Resolução, numa interpretação sistemática, afasta a incidência dessa multa, já que afirma, de forma expressa, que os agentes devem fiscalizar os veículos em que o uso do equipamento é obrigatório.
Acho que se o item é facultativo então fica a critério de cada proprietário decidir sobre o que irá fazer: 1) manter o seguro do veículo em dia, ou 2) manter o extintor do veículo em dia. Simples assim!
A minha humilde opinião é que não tirem deixem o extintor no veiculo caso queira e se em uma possível fiscalização for altuado por isso entrar na justiça contra o estado e o agente por danos morais e coisas do tipo. Pois é obrigação do fiscalizador conhecer todas as leis pois é o trabalho dele. Ficamos com essa ideia de na duvida retirar ou deixar de fazer algo por conta da falta de conhecimento desse pessoal isso não existe
Em se tratando do Brasil onde nós pobres mortais sempre somos o cachimbo, melhor não facilitar, logo, quem tiver veículos antes da tal resolução que tornou o extintor não obrigatório, siga a orientação do vídeo. O meu como é 2018 já não existe mesmo. E simbora que o 2023 tá logo aí.
Certo...mas na própria resolução 919 já há esta previsão de somente fiscalizar onde seu uso é obrigatório. Vejamos: Art. 7º As autoridades de trânsito ou seus agentes devem fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório, verificando os seguintes itens:...
Professor, sou condutor socorrista a dez anos, mas com essas mudanças nas normas do CTB eu pergunto ao senhor: ambulância é obrigatório ter o extintor de incêndio?
Uma dúvida professor... O extintor novo tem que vir com o selo do INMETRO? Por eu já passei em alguns locais e os extintores tem apenas uma etiqueta simples, informando que é valido até o quarto trimestre de 2024, sendo que no cilindro tem impresso outras datas posteriores, não tem selo do inmetro, nada que comprove que realmente foi inspecionado e recarregado.
Um absurdo chegarmos a esse ponto. Prova que, se a autuação ocorra é um sinal claro de desinformação por parte de agentes que deveriam, acima de tudo, serem informados do que são obrigados a entender/conhecer.
Sou treinado em combate a incendio. Meus 2 cents: - 1kg nao tem utilidade. Ideal seria 4kg - sou contra a obrigatoriedade - Sou a favor de que pessoas SAIBAM utilizar, TREINEM e tenham um por LIVRE VONTADE. Isso vale tbm para ter um extintor PQS ou CO2, 6kg na cozinha e garagem de sua casa. Quem sabe usar e ja lidou com princípio de incendio sabe que extintor é igual a arma: melhor ter, saber usar e não precisar do que precisar e não ter!
Prof Carlão. O extintor do meu carro eu tirei do suporte e carrego no porta malas, preocupado com o vencimento do mesmo, cair no esquecimento e ser autuado. Estou cometendo infração? Pois mesmo que ele esteja vencido, sei que numa situação de emergência ainda posso contar com ele.
Professor sou Agente de Trânsito, iniciando ainda, gostaria que o senhor me explica-se, os Agentes podem altuar atravez de vídeo monitoramento? Já vi algumas polêmicas.
Também deixei o meu em casa. Mas vai um comentário: Nossas "autoridades" são um caso a parte mesmo. Estabeleceram que era preciso mudarmos o tipo de extintor. Lembram? Obrigaram a que trocássemos por um que era o triplo do preço para, logo depois, terminarem com a obrigatoriedade. Primeiro a indústria dos extintores se enche de dinheiro para depois não ser mais obrigatório.
exatamente! O povo brasileiro que se foda! É sempre assim! E essas tomadas nojentas tb é outro absurdo! Lembra do kit de saúde no carro? kkkkkk esse país é só de ladrões!
Comigo isso só serviu para uma vistoria do Detran-RJ, quando ainda era anual e obrigatória. Paguei caro pelo primeiro que apareceu no posto. Pouco tempo depois da vistoria é que o extintor ABC deixou de ser obrigatório. Comigo foi útil já que o prazo para vistoria estava no final pela minha placa. E para quem não precisava ou o prazo da vistoria era bem mais tarde: 🤡
Pior, na terra mítica de Kontrastland deixou de ser obrigatório porque o incêndio da Kusslocal deu oportunidade a que se exigissem centenas de milhares de extintores em estabelecimentos comerciais e em edifícios. Com encomendas que garantiriam demanda por décadas, o detentor dos direitos de fabricação de extintores ca9ou para o Kontra, órgão legislador bastardo de trânsito de Kontrastland, e parou de repassar a ele os mimos de mais de cinquenta anos. Como revide o Kontra acabou com a exigência e ainda disse que extintor dentro do carro é perigoso.
Isso aqui é o PAÍS DA PIADA PRONTA! Um verdadeiro CIRCO!E o pior...os PALHAÇOS somos nós!
OoóooooooooooooooooooooooooooOOOIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Atenção! Para quem for entrar com o carro na Argentina lá ainda é obrigatório e deve estar dentro da validade. E estão verificando o extintor em algumas fiscalizações da polícia rodoviária de lá.
Uéeee... Mas se o veículo está dentro das normas de trânsito do Brasil e até com essa "integração" da maldita placa Mercosul firmando esse acordo entre os países, como que lá vai estar "errado"????
No final já sabemos a resposta, é criar trocentas legislações, uma sempre conflitando com a outra que no final se o agente de trânsito realmente quiser multar alguém, vai conseguir autuar por qualquer BABAQUICE dessa "lei" louca que temos.
@@NixonDiniz Pois é... mais uma dúvida para o professor responder.
Isso é Brasil, o negócio é multar!!! Arrecadar o que importa!!!
Que isso mano, a multa eh pra educar o condutor kkkkk (ironia)
São as incoerências das nossas leis. Igual você estar com o limpador traseiro sem funcionar ou farol de neblina com problemas. Se são itens não obrigatórios e opcionais, não vejo sentido na fiscalização verificar se estão funcionando (quanto instalado)
Tu conhece alguém que foi fiscalizado e notificado por estes itens? Caracas, azar da peste viu.
Eu tenho o extintor no meu veículo e em dia, pois já ajudei duas pessoas em ocasiões diferentes a não perderem os seus veículos para o fogo!. Imaginem em uma colisão pessoas presas nas ferragens e havendo o início de incêndio, e nem um extintor por perto?
Só no nosso país mesmo!.
Cada um tem que ser responsável pelos seus atos. Se o proprietário do veículo não quer ter o extintor no carro é problema dele. Se o carro dele incendiar, vai queimar até acabar. Não adianta ele reclamar ou ficar chorando. A culpa é única e exclusiva dele.
@@reginaldopacheco5409 exatamente.
Resumindo: NÃO COLOQUE EXTINTOR NO SEU CARRO! Esse país é tão surreal que nem aqueles que criam as leis se entendem! Quem é que vai ter um extintor no carro se corre o risco de ser multado indevidamente? BRASIL, O PAÍS DA PIADA PRONTA!
Isso é Brasil, consumidor só se lasca com esses políticos,sem vergonha 😏😡🤬🤬🤬🤬
Eu mantenho extintor no carro em dia , porém num princípio de incêndio, sei como agir , porém a maioria das pessoas não sabem como utilizar o mesmo !
As contradições que existem nas nossas leis, são uma marca registrada dos nossos legisladores, se podemos chama-los assim, ou de usurpadores dos bolsos alheios. Brasil, país das injustiças, até mesmo para quem se dispõe a andar prevenido ou até ajudar alguém.
Mesmo não sendo mais obrigatório, mantenho o extintor meu em condições de uso, nunca precisei usar em caso próprio. Já usei em 3 ocasiões em veículos de terceiros, em um caso o extintor meu deu conta em dois outros não foram suficientes e por sorte outros motoristas pararam e ai sim conseguimos extinguir o fogo. É controverso o uso de extintores mesmo porque quando era obrigatório, ninguém passava por um treinamento de como utilizar nas auto escolas.
Com relação ao uso do extintor, é que muitos não sabe usar, é a mesma coisa que a pessoa estar doente e tem uma seringa com o antídoto e não saber usar.
O que deveria é que,na auto escola ser incluido instrução de uso do extintor.
Meu extintor venceu, coloquei um novo por achar que nunca se sabe quando vai precisar, tanto para mim como para ajudar o semelhante.
Mestre Carlão nem precisei ver o video todo, pois como assisto todos já sei das respostas mas já deixo o meu LIKE, forte abraço.
Como sempre professor Carlão nos ajudando, parabéns pelo seu trabalho.👍🇧🇷
Valdevino de Mauá São paulo. Obrigado professor Carlão pela informação sobre o uso de extintor.
Eu mantenho o extintor no interior do veículo para caso de uma emergência servir para quebrar o parabrisa e os vidros das portas do carro.
Ótima aula.... ainda mais se depender de agente de trânsito que só existem para multar, tomar o dinheiro do motorista, tirar o extintor de incêndio vencido do carro imediatamente....
Ainda bem que temos o professor Carlão para nos orientar sobre, porque aqui é Brasilll e tudo neste país pode, inclusive onde existe lei que vai contra a propria lei.
já tinha assistido outros vídeos...hoje resolvi me inscrever! valeu!
Explicação padrão prof. Carlão. Parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏
Se vc estiver viajando e se separar com um acidente automobilístico com vitima presa nas ferragens e veículo em chamas, certamente irão entender que é melhor ter do que não ter. A porcentagem é baixa, mas acontece..... extintor eu tenho até dentro de casa.
As vezes da vontade de pegar o diretor geral do contran/denatran e dar uma sacudidas pra ver se ele acorda!
Ou será que é mais uma artimanha da beiraria das multas?
Resumo: levei multa por ter um lobo de reboque parcialmente instalado e fui orientado sobre o extintor. Não tinha carro que guiava, mas tinha no outro carro de trabalho, e estava vencido.
Retirei e ponto final, mas o sentimento que fica é de estar sempre sendo enganado e a todo momento sendo extorquido pelas autoridades de trânsito
Boa noite, prof Carlao o sr esqueceu de cita o art 7 da res. 919
Art. 7º As autoridades de trânsito ou seus agentes devem fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório.
Não é contradição, é questão de interpretação! Vc com o equipamento em desacordo com a norma pode estar induzindo ao erro na utilização. Diane disso, os que não tem obrigatoriedade não precisam utilizar, já o que INVENTA de usar, deixe o extintor conforme a norma ordena. É simples!
São sempre úteis suas informações... ético..explica bem.. eu que sempre reclamo.. mas muda muito as leis..e não sabemos.. tampouco saber artigos...e o ministro que que aceita.. nunca vi uma promulgação..ou coisa semelhante.mas fazer.. aceitar.. pagar..por isso tem esses quebras
Foi bem interessante eles fazerem uma pesquisa e analisarem a real necessidade, isso é se tudo isso não tem a ver com $$$$.
Informação muito útil... não sabia o que e como fazer em relação ao extintor, nem sabia que tinha deixado de ser obrigatório. Valeu, obrigada pela informação tão importante numa lei tão contraditória.
Muito bom os conteúdos, abordados!Isso sim chamo de um canal que te explica e orienta.Meus sinceros agradecimentos!
Me antecipei demais. No momento 6:20 você respondeu minha dúvida. Obrigado.
Meu extintor está fora do veículo! agradeço pela as informações
Obrigada Carlão
Brecha para recurso... Se quiser levar o extintor fora da validade mas que ainda tem pressão.. é só levar ele solto no porta mala por exemplo.. vc vai estar transportando um objeto como qualquer outro.. a lei fala o extintor INSTALADO no veículo...
O meu já tirei do meu carro assim que venceu. Quando fui na casa dos meus pais e vi que o extintor também estava vencido e falei para tirar do carro. Vai que o agente de trânsito implique com o extintor vencido. Se não é mais obrigatório não precisa deixar no carro. Se quiser colocar, pelo menos, coloque um que esteja na validade.
Boa Professor CARLÃO!! Gostei muito dessa tão importante informacão.👍👍
O muito obrigado!
Parabéns ao CANAL.👏👏👏
Mantenho sempre o do meu carro carregado, extintor não apaga grades incêndios mais apaga início de incêndio...já salvei um carro de se acabar no fogo com o meu extintor.
São as leis contraditórias num país que não se entendi judicialmente, poderia ser mais clara e efetiva, mais vai entender cabeça de políticos. Obrigado e fique com Deus...
Apesar de concordar que a redação das resoluções (tanto a pioneira quanto a atual) levam a sua aplicabilidade, confesso que nunca vi uma autuação após tornado facultativo o uso desse equipamento nos veículos mencionados. Certamente deve ter ocorrido, claro, já que estamos falando de um país continental, mas na minha experiência como educador e defensor de condutores não tive essa experiência de visualizar um AIT nesse sentido. Mas o alerta é válido, com certeza. Parabéns pelo vídeo.
Aqui em nosso país, infelizmente, temos agentes de trânsito adestrados para fabricar multas. Ha alguns tempo, fui multado num municipio do litoral paulista, "por não utilizar cinto de segurança"
Não fui abordado pelo agente, não deram ordem de parada. Se compulsarmos a legislação, veremos que para esta infração, se faz necessário parar o veículo, constarar o não uso do cinto, advertir o motorista para que coloque o cinto para prosseguir viagem e multar. A pergunta que faço é "como o zeloso agente, conseguiu ver, dentro de um carro em movimento, que a pessoa está sem o cinto"?? ele possui visão biônica igual ao supermann?? O triste da história é que usar cinto tornou-se um "vício" não consigo dar partida sem antes colocar o cinto. Então o agente mentiu em sua autuação, atentou contra a fé pública do cargo, prevaricou, foi desonesto. Este é o problema.
Tive problemas no meu iveco camionete (até 3500 kg PBT), o policial alegou ser categoria aluguel, por esse motivo multou pela falta. mesmo eu alegando não transportar inflamáveis sólidos ou líquidos e não possuir MOP. Na mesma operação, outro veículo de passeio, o agente recomendou a colocar no porta malas e não houve nada a mais.No me caso a multa não chegou ainda, já se vão 10 meses. Essas leis feitas nas coxas são as quebram o cidadão. Não são treinamento para os policias e os colocam na rua para fiscalizar, e não podemos processar por serem um péssimo profissional. se fosse privado a coisa mudava.
Excelente explicação. Essas regras do CTB sempre são confusas.
Obrigado Professor.
Parabéns pelo seu trabalho, digno de um obreiro útil e dedicado. TFA
Gostei ...das informações nota 10.
Um dos mais importantes vídeos desse canal, pois tira uma grande dúvida.
Pra resumir na hora da fiscalização simplesmente nao apresente.caso pergunte informe o agente que é facultativo e pronto..como professor diz entoque ..
Boa tarde professor, está de parabéns muito boa explicação 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
MAS VALE SEMPRE TER, TENHO DOIS, O ORIGINAL DE FABRICAÇÃO QUANDO COMPRADO O VEICULO E O SEGUNDO ATUALIZADO.... ACHO QUE VALE TER SIM, NÃO CUSTA SE PROTEGER DE UMA POSSIVEL FATALIDADE
Vo deixar meu em casa obrigado pela informação abraços e Londrina pr
Usa pet de água melhor.
Não precisa de validade.
Ainda serve para o radiador.
No porta mala não tem como prender -lo, sendo que objetos solto se torna perigoso em caso de um impacto .
Você e um ótimo profissional Desejo um bom ano novo meus parabéns pelo seu trabalho muito lindo gostei muito
Otimas informações, como sempre.
Infelizmente esse país é uma piada um item importante como o extintor, seu uso deveria ser incentivo mas sem obrigatoriedade... sem gerar algum tipo de penalidade ao condutor mesmo se estivesse fora da validade ou tipo. Mas a intenção é sempra a multa. Igual farol no período do dia.
Eu já dirijo a uns 12 anos e com muita frequência a 5 anos, já vi vari9s carros com inicio de incêndio nas rodovias do Brasil e vias de transito rápido, arterial etc. Pela segurança deveria permanecer obrigatório, todos os incidentes q parei para dar uma ajuda falaram é eu tirei o extintor por que não é obrigatório. Incidentes acontecem sempre quando.parece estar tudo bem.
Em suma... a multa fica por conta do agente. SE ele quiser [e sempre quer] multar, está multado. É notório que os agentes de trânsito não atuam de modo educativo, mas sempre punitivo. Por isso a fama de corrupção no meio é tão grande.
Este e o Brasil . Não e para amadores.
Para um ignorante de conhecimento é válido essa sugestão. Mas eu sou da área de segurança do trabalho e vou manter o extintor dentro da norma, da validade dentro do habitáculo e o que vc não informou, sem o plástico envolvendo o mesmo.
Como essas normas sempre mudam para prejudicar o motorista e arrancar dinheiro é melhor manter os itens de fábrica
Parabéns vc só nos alerta para o bem continue
Muito boa essa matéria
Obrigado professor Carlão
Sei lá... Acho q prefiro ter ele no veículo caso venha a precisar para mim ou para ajudar alguém do q remover do veículo.
Ou seja, se eu deixar dentro do meu carro um extintor velho porém com carga , a fim de eventualmente poder utilizar o mesmo a fim de ajudar alguém em alguma situação de fogo e eu ser fiscalizado, serei multado ! Parabéns, Brazil.
Pelo que entendi e o seguinte se for usar o extintor no veículo o mesmo tem que estar carregado e no modelo que exija a norma.
Olá Carlos, ótimo vid
vídeo, Vc tem ajudado muitíssimo, muitas Pessoas
Um detalhe, Vc disse que usa o extintor no porta malas, recentemente fiquei sabendo de um caso a qual o Agente de trânsito notificou o condutor porque o extintor estava exatamente no porta malas, Ele interpretou que, o condutor tinha escondido por conta de estar vencido
Minha sugestão, se não estiver de acordo com a norma atual, tira fora d veiculo,
Só um detalhe, se acontecer uma emergência de incêndio no carro, o condutor ficará na mão por conta de 120,00 reais
Aqui em São Paulo
Pois ando ainda com ele , vai sabe do nada o caro pode começa a pega fogo kkkk
meu muito obrigado pleo esclarecimento,abraço.
Boa tarde, quais os veículos que não é obrigatório o uso do extintor, os nomes deles por favor.
Isso só mostra professor o quanto no Brasil algumas leis, normais só servem para atrapalhar o cidadão.
Eu acho que não deveriam desobrigar o uso do extintor. Quantos casos poderiam evitar.
EU CARREGO NA MALA DO CARRO JÁ QUE O EXTINTOR E DE CAMINHÃO E Ñ CABE NO LUGAR QUE DEVERIA SER NO BANCO
Manda quem pode e obedece quem tem juízo...
Muito obrigado pelo video. Vou fazer conforme a sua orientação, tirar o extintor do carro.
Cheguei no vídeo por acaso. Vou deixar minha opinião, independente se e lei ou não eu sempre uso extinto de incêndio ABC e troco sempre quando está acabando a data de validade. Nunca se sabe quando vai precisar ou para ajudar algum outro motorista.
Valeu Carlão que ótima dica.
Professor é melhor retirar do veículo.
Boa tarde professor eu queria saber do extintor Abc de carro pequeno o lugar se faz troca de extintores de incêndio vencido pelo outro extintores cheio queria saber o lugar tudo . Marcio
Muito bom o seu esclarecimento Valeu
Agora sim, Nobre amigo, esclarecido, com essa nova medida, ficou fácil de entender... Obrigado!..
Em outras palavras, se é optativo não use. Se mesmo assim quiser usar, mantenha em condições de uso, com um custo anual de recarga.
Bem provável que o judiciário anule essa multa, pois é fundada em resolução e nota informativa. Também acho que o art. 7º da Resolução, numa interpretação sistemática, afasta a incidência dessa multa, já que afirma, de forma expressa, que os agentes devem fiscalizar os veículos em que o uso do equipamento é obrigatório.
Vou tirar o meu extintor já.
Acho que se o item é facultativo então fica a critério de cada proprietário decidir sobre o que irá fazer: 1) manter o seguro do veículo em dia, ou 2) manter o extintor do veículo em dia.
Simples assim!
Ótimo,
Muito boa informação.
Obrigado Professor.
O meu ja vencido ha uns 3 anos. depois que vi aqui no seu canal, coloquei ele no porta-malas....
Já q está em uso, esteja pronto p usar!
A minha humilde opinião é que não tirem deixem o extintor no veiculo caso queira e se em uma possível fiscalização for altuado por isso entrar na justiça contra o estado e o agente por danos morais e coisas do tipo. Pois é obrigação do fiscalizador conhecer todas as leis pois é o trabalho dele. Ficamos com essa ideia de na duvida retirar ou deixar de fazer algo por conta da falta de conhecimento desse pessoal isso não existe
Isso sim que é democracia, não deve mais pode
Em se tratando do Brasil onde nós pobres mortais sempre somos o cachimbo, melhor não facilitar, logo, quem tiver veículos antes da tal resolução que tornou o extintor não obrigatório, siga a orientação do vídeo. O meu como é 2018 já não existe mesmo. E simbora que o 2023 tá logo aí.
Certo...mas na própria resolução 919 já há esta previsão de somente fiscalizar onde seu uso é obrigatório. Vejamos:
Art. 7º As autoridades de trânsito ou seus agentes devem fiscalizar os extintores de incêndio nos
veículos em que seu uso é obrigatório, verificando os seguintes itens:...
Professor, sou condutor socorrista a dez anos, mas com essas mudanças nas normas do CTB eu pergunto ao senhor: ambulância é obrigatório ter o extintor de incêndio?
Professor, diz aí!!!!
Uma dúvida professor... O extintor novo tem que vir com o selo do INMETRO? Por eu já passei em alguns locais e os extintores tem apenas uma etiqueta simples, informando que é valido até o quarto trimestre de 2024, sendo que no cilindro tem impresso outras datas posteriores, não tem selo do inmetro, nada que comprove que realmente foi inspecionado e recarregado.
Um absurdo chegarmos a esse ponto. Prova que, se a autuação ocorra é um sinal claro de desinformação por parte de agentes que deveriam, acima de tudo, serem informados do que são obrigados a entender/conhecer.
Prof.Carlão, seus conhecimentos realmente são incontestáveis, obrigado mesmo por nos passar parte dele!
Sou treinado em combate a incendio. Meus 2 cents:
- 1kg nao tem utilidade. Ideal seria 4kg
- sou contra a obrigatoriedade
- Sou a favor de que pessoas SAIBAM utilizar, TREINEM e tenham um por LIVRE VONTADE.
Isso vale tbm para ter um extintor PQS ou CO2, 6kg na cozinha e garagem de sua casa.
Quem sabe usar e ja lidou com princípio de incendio sabe que extintor é igual a arma: melhor ter, saber usar e não precisar do que precisar e não ter!
Detalhe muito importante Carlão.
Muito útil. Eu mesmo uso. Obrigado. RJ
Vc deveria recomendar a colocar em outro lugar e nao deixar casa, extintor já salvou muitas vidas e bens materiais
Prof Carlão. O extintor do meu carro eu tirei do suporte e carrego no porta malas, preocupado com o vencimento do mesmo, cair no esquecimento e ser autuado. Estou cometendo infração? Pois mesmo que ele esteja vencido, sei que numa situação de emergência ainda posso contar com ele.
Professor sou Agente de Trânsito, iniciando ainda, gostaria que o senhor me explica-se, os Agentes podem altuar atravez de vídeo monitoramento? Já vi algumas polêmicas.
Eu um Renault Sandero 2015 e obrigatório usar extintor
obrigado foi muito útil.
pra quem sabe de quem estou falando !!!
o falecido CAFUNGA dizía " aqui no Brasil o errado é que está certo "