Mais um vídeo fantástico! Vou tentar fazer uma contribuição para o canal. Em relação a trena, o pessoal comenta muito daquela folga em sua base, aquela folga é projetada para tirar a diferença da espessura da chapinha para medições internas. Quem aperta com alicate e retira aquela folga, perdeu a trena! Muito obrigado por esse canal rico em detalhes!!!
É verdade. O problema e que as pessoas fazem as medições às vezes com uma trena e outras com um mero. isso é que pode trazer problemas. Abraço e obrigado.
Ótima explicação. Voce foi do antigo (origem, que gosto muito) ao atual (mais praticidade e rapidez , porem sem conhecimento "de onde começou" ). Prabens novamente!!!!!!!!
Boa noite, não sei se o senhor já fez esse vídeo pois não assisti a todos. Poderia ensinar a restaurar os tamos das cômodas deixando-as bem brilhosa. Não sei a palavra correta, mas parece um espelho.
Um novo mundo sendo desvendado no caminho da preservação da história dos mestres da madeira. Excelente didática! Como diria pastor Miguel Correia, "tema, introdução, Corpo e conclusão". Simplesmente maravilhoso.
Nao sei porque um canal tao educativo nao tem muito destaque no you tube,eu ja sou fá desse senhor desde o primeiro video que vi,parabens demais pela otima aula.
Sr Cleber gracias, o mundo da Marcenaria w simplesmente maravilhoso a arte e talento, a sabedoria de criara e usar a ferramenrta especifica com ,a atecnica
Por acaso olhei um vídeo do canal sobre tipos de madeira e de cara gostei,boa didática,bom cenário enfim,já me inscrevi,e olhando esse vídeo descobri que tenho um metro inglês igual ao seu que ganhei do falecido sogro. Parabéns pelo canal.
o vidro se lixar os lados ele vira uma ferramenta q pd ser usada tranquilamente desde q tenha uma boa espessura, acima d 4mm preferencialmente, falo isso pq ja trabalhei cm vidro, a parte q nao for lixada fik cm fio d navalha, por isso ele disse para ter cuidado, um corte d vidro sai mt sangue, msm q superficial, isso sem falar q arde por um bom tempo, pra quem tem ideia de usar esse tipo d ferramenta como raspilha, nao faça em casa, va ate uma vidraçaria e peça para o vidraceiro fzr, geralmente nao sera nem cobrado pq se tem mt caco d vidro q vai para descarte
Eu gostaria de sabe se o senhor poderia me receber algum dia em sua marcenaria para dar algumas aulas básicas sobre como fazer tábuas de carne. Desde já agradeço.
@@MadeiraPrima puxa fico no aguardo. Seria uma honra pra mim conversar com o Sr. Muito Obrigado pela disponibilidade! Volto a entrar em contato com o Sr. em Setembro.
Olá amigo. Tenho duas portas de duas folhas com aproximadamente 80 anos retiradas de uma demolição. Ela é toda entalada e tem 3 camadas de tintas. Com vários desenhos maravilhosos. Quero deixá-las somente na madeira. Vi alguns vídeos que o pessoal usá maçarico e queima toda a camada de tinta e depois vem raspando. O que vc acha dessa técnica? As portas são de pinho de riga.🌝
Na minha opinião não é a mais indicada, pois exige uma certa experiência com o uso do maçarico para não queimar a madeira. As portas antigas, muitas vezes tem partes que já estão mais oxidadas e isso pode queimar. O ideal, é usar o removedor. Assim, vc pode ir "controlando" a retirada da tinta antiga.
Muito bom. Só não concordei que a trena não fosse de precisão. Aquela pecinha móvel na ponta é justamente para medir com precisão. Se você for medir algo "enganchando" a ponta, ela se move no sentido de descontar a medida da espessura dessa chapinha que engancha. Pesquise isso na internet e veja que a trena é mais precisa que o metro de madeira que varia um pouco com a umidade. Abraços.
Tenho pensado em adquirir um torno mecânico para usá-lo com madeira. Vc pode sugerir alguns? Se vier com freza melhor . Preço em torno dos 5.000 reais. Não os de 20.000 Sou um hobista.
São diferentes, como vc deve saber. O torno de madeira é mais simples. Muitas vezes, são até mesmo fabricados pelos próprios marceneiros. Não sou especialista. Não tenho como sugerir, desculpe.
Boa noite Mestre, gosto das ferramentas tradicionais, por muitas vezes já utilizei as manuais, porque as maquinas não fariam o serviço. Estou acompanhando os teus passos. Um forte abraço !!!
Obrigado. É isso mesmo. Nada substitui o prazer de usar ferramentas manuais. Além disso, a precisão e a qualidade são muito maiores. Vamos, na medida do possível, dar ênfase a essas práticas. Temos alguns programas planejados, mas aceitamos sugestões dos amigos.
Realmente a trena nao eh uma ferramenta de precisao, mas aquele ferrinho movel na ponta serve exatamente para tentar suprir essa falta de precisao, pois quando a trena eh usada para medidas internas o ferrinho retrai para conpensar sua propria espessura, e quando a trena eh usada para mididas externas ela se volta para fora exatamente para "desconsiderar" a sua propria espessura. Portanto a trena realmente nao eh para extrema precisao como o paquimetro, mas uma trena nova e regularmente aferida e gabaritada carrega suficiente precisao para marcenaria. Espero ter ajudado de alguma maneira.
Sim, Andre, até mencionamos isso, mas vc sabe que a gente sempre tem as preferências. Eu não consigo fazer uma medida que exige precisão com trena. Vai ver que sou meio antigo. Mas uso muito a trena, para cortes diversos.
Excelente canal. Espero que vc tenha filhos que sigam esse caminho. Esse conhecimento e experiência não podem ser perdido com o tempo. ps. Dê uma chance para o operador de câmera poder te acompanhar.
Obrigado. Espero poder passar um pouco de minha experiência aqui no canal. Quanto ao operador, estamos ajustando. É que é difícil pensar, falar e ao mesmo tempo "cuidar" o operador. Vamos tentando.
(Eliete) Rebatedor de pregos, pinças, chave de fendas gasta, alicate, espátulas e lixa de unhas, pinça de sobrancelhas... Uso de tudo e o resultado é muito bom.
Fiz um teste para ver se entendia de marcenaria. Só errei um objeto - a sutra! Tenho tantas ferramentas herdadas, inclusive uma furadeira antiga manual que tento preservar, Só tem problemas no cabo, que foi refeito e não ficou bom.
Oi Cleber, adorei conhecer teu canal. Estou tentando me lembrar se não foi tu quem deu um workshop na Confraria da Madeira a uns anos atrás sobre tingimentos diversos em madeiras? Se foi, quero deixar aqui meus agradecimento e informar que te encontrei por uma publicação no grupo do WhatsApp GMB Grupo Marceneiros do Brasil. Penso que deveria ser membro deste seleto grupo de amantes da madeira. Parabéns pelo canal.
Obrigado. Sim, eu mesmo. Ainda dou aulas lá na Confraria sobre restauração. Agradeço tua generosidade e também pela divulgação do canal. Estamos iniciando, por isso o apoio dos amigos e parceiros vale muito.
Parabéns pelos excelentes vídeos e pelo Canal, Cleber. Sou super fã de trabalhos com restauração de móveis e já esperava a tempos por conhecer alguém que fosse mais experiente nesta atividade para aprender mais.... agora vi que já tenho minha referência. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Abraço.
Obrigado Cleber pela apresentação dessas ferramentas, muito bom o vídeo... 🛠️🪑👍🏻
Gostei muito do vídeo, direto ao ponto, objetivo e curto, ñ fica enchendo linguiça, e o assunto foi excelente.
👏👏👏👏👏parabéns pelo canal
Acabei de achar seu canal e estou maratonando os vídeos do início. Amando e aprendendo muito.
O melhor canal!
Obrigado, parceiro. Contamos contigo para ficar melhor.
Não sou marceneiro mas os teus vídeos são ótimos. Estou me interessando por essa ciência. Parabéns
Obrigado. Nos orgulha muito.
Obrigado pela aula. Eu pretendo, assim que me aposentar,e falta pouco, trabalhar com restauração. Grato.
Desejo sucesso na nova empreitada.
SUCESSO. Fazer e a essência.
Sim, José Luiz. A pratica vai nos ensinando. Abraço
Mais um vídeo fantástico! Vou tentar fazer uma contribuição para o canal. Em relação a trena, o pessoal comenta muito daquela folga em sua base, aquela folga é projetada para tirar a diferença da espessura da chapinha para medições internas. Quem aperta com alicate e retira aquela folga, perdeu a trena!
Muito obrigado por esse canal rico em detalhes!!!
É verdade. O problema e que as pessoas fazem as medições às vezes com uma trena e outras com um mero. isso é que pode trazer problemas. Abraço e obrigado.
@@MadeiraPrima Obrigado pela resposta!!! Estou fazendo um intesivão aqui!!! Muito bom!!!
Parabéns, sou novo no seu canal e acho perfeitos seus videos
Obrigado, Márcio. Seja bem vindo e continue nos prestigiando.
grande mestre!!!
Obrigado, Rui
Viajo por horas ouvindo o mestre da marcenaria experiência de sobra didática perfeita parabens por mais um vídeo maravilhoso.
Obrigado, Marco Antonio. Satisfação em receber vc aqui e por suas palabras. Abraço.
Ótima explicação.
Voce foi do antigo (origem, que gosto muito) ao atual (mais praticidade e rapidez , porem sem conhecimento "de onde começou" ).
Prabens novamente!!!!!!!!
Obrigado, Marcos.
Cleber excelente suas demonstrações e explicação. Me ajuda muito. Muito obrigadooooo 💋💋💋😍😍😍😍
Essa é a ideia. Que bom que funcionou pra vc.
Excelente
Comecei faz poucas semanas meu canal de restauração, obrigado pelas dicas 🙂
Muito legal. Vamos em frente.
Obrigado , pela riqueza de conhecimento repassado , vida longa a ti mestre
Obrigado. Retribuímos os votos de vida longa. Abraço
Cléber!!!!
Fantástico!!!
Estou começando agora e almejo ter seu conhecimento!!
Obrigado por compartilhar
Obrigado Leonardo. Com o tempo vamos adquirindo conhecimento.
Boa noite, não sei se o senhor já fez esse vídeo pois não assisti a todos. Poderia ensinar a restaurar os tamos das cômodas deixando-as bem brilhosa. Não sei a palavra correta, mas parece um espelho.
Acho que vc se refere ao tipo de acabamento, o alto brilho. não falamos especificamente.
Que maravilha de canal.obrigado pela aula.
A gente que agradece a audiência e a parceria. Em breve vamos visitá-lo.
Muito bom está de parabéns!!!!
Obrigado. Participe sempre aqui do canal.
Sr. Cleber, sou nova no canal. Tenho alguns móveis antigos e estou querendo restaura-los.
Um novo mundo sendo desvendado no caminho da preservação da história dos mestres da madeira.
Excelente didática! Como diria pastor Miguel Correia, "tema, introdução, Corpo e conclusão". Simplesmente maravilhoso.
Obrigado. Nosso canal ainda anda na introdução, mas estamos recebendo muito carinho de vocês.
Muito bom. Dá para ficar horas te ouvindo meu amigo. Obrigado
Nós que agradecemos pela sua audiência e parceria.
Verdade. Desde a hora que encontrei o canal não parei de assistir.
Obrigado, Rodrigo. Participe sempre aqui do canal.
Demerval tem razão, é agradável te ouvir falando sobre ferramentas. Quanta coisa que nunca vi nem sabia que existe.
Parabéns ótimo vídeo.
Nao sei porque um canal tao educativo nao tem muito destaque no you tube,eu ja sou fá desse senhor desde o primeiro video que vi,parabens demais pela otima aula.
Obrigado. Nosso canal tem apenas 21 dias no ar e estamos bem satisfeitos com a aceitação. Continue com a gente.
Parabéns professor ótimo conteúdo.
Obrigado, Samuel. Fique à vontade aqui e participe.
Excelente aula! Parabéns!
Q chavinha de fenda hem.
Assisti com um caderno do lado, anotando as dicas!
Obrigado, parceiro. Espero que tenha servido.
Maneiro, muito bom o projeto, parabéns!
Obrigado, apareça sempre por aqui, Emerson
Sr Cleber gracias, o mundo da Marcenaria w simplesmente maravilhoso a arte e talento, a sabedoria de criara e usar a ferramenrta especifica com ,a atecnica
Obrigado, Sandra. A ideia é dar a nossa contribuição.
A restauração é uma arte complexa. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos!
Além de complexo é um trabalho desafiador e imprevisível.
Por acaso olhei um vídeo do canal sobre tipos de madeira e de cara gostei,boa didática,bom cenário enfim,já me inscrevi,e olhando esse vídeo descobri que tenho um metro inglês igual ao seu que ganhei do falecido sogro. Parabéns pelo canal.
Obrigado. São relíquias que a gente junta ao longo da vida e que trazem muitos significados. Obrigado pela sua audiência e seja bem vindo.
Super Like para fortalecer o canal
Obrigado. Todas as segundas vamos publicar um novo vídeo.
Já vi vários videos de marcenaria, mas estes da Madeira Prima são excelentes, muito mais fácil de entender, parabéns professor.
Obrigado. É um prazer receber você aqui. Continue conosco.
Video maravilhoso!
Obrigado pela sua presença aqui.
extraordinário canal! já compartilhei com uns amigos. muito bom.
Obrigado, Israel, pela sua audiência e muito mais pela divulgação.
Em minha família tínhamos (falecidos) carpinteiro e marceneiro. Ouvir o senhor falar, explicar é reviver o passado.
Que bom, Elenir. É essa coisa incrível de reviver as coisas boas. Um abraço e apareça sempre aqui.
Marceneiros, ferreiros e vidraceiros.
Os mestres que transformaram o mundo!
Pra mim, são as 3 profissões base da humanidade.
Verdade. Coloque ai os artistas de todas as áreas. São eles que rompem os padrões... abraço.
Obrigado professor! Isso vai ser util p muitas pessoas.
É o que esperamos. Se for, ficamos satisfeitos. Abraço.
o vidro se lixar os lados ele vira uma ferramenta q pd ser usada tranquilamente desde q tenha uma boa espessura, acima d 4mm preferencialmente, falo isso pq ja trabalhei cm vidro, a parte q nao for lixada fik cm fio d navalha, por isso ele disse para ter cuidado, um corte d vidro sai mt sangue, msm q superficial, isso sem falar q arde por um bom tempo, pra quem tem ideia de usar esse tipo d ferramenta como raspilha, nao faça em casa, va ate uma vidraçaria e peça para o vidraceiro fzr, geralmente nao sera nem cobrado pq se tem mt caco d vidro q vai para descarte
Disse tudo Luiz Carlos. Obrigado e participe sempre.
Parabéns pelo canal bons ensinamentos
Obrigado. Conto com vcs para divulgar nosso canal.
Eu gostaria de sabe se o senhor poderia me receber algum dia em sua marcenaria para dar algumas aulas básicas sobre como fazer tábuas de carne. Desde já agradeço.
Nós estamos em processo de reforma na oficina. Acho que a partir de setembro estaremos em condições
@@MadeiraPrima puxa fico no aguardo. Seria uma honra pra mim conversar com o Sr. Muito Obrigado pela disponibilidade! Volto a entrar em contato com o Sr. em Setembro.
Combinamos. Abraço
Olá amigo. Tenho duas portas de duas folhas com aproximadamente 80 anos retiradas de uma demolição. Ela é toda entalada e tem 3 camadas de tintas. Com vários desenhos maravilhosos. Quero deixá-las somente na madeira. Vi alguns vídeos que o pessoal usá maçarico e queima toda a camada de tinta e depois vem raspando. O que vc acha dessa técnica? As portas são de pinho de riga.🌝
Na minha opinião não é a mais indicada, pois exige uma certa experiência com o uso do maçarico para não queimar a madeira. As portas antigas, muitas vezes tem partes que já estão mais oxidadas e isso pode queimar. O ideal, é usar o removedor. Assim, vc pode ir "controlando" a retirada da tinta antiga.
Muita informação interessante. 🖒
Obrigado, Alexandre. Seja bem vindo aqui no canal.
Muito bom. Só não concordei que a trena não fosse de precisão. Aquela pecinha móvel na ponta é justamente para medir com precisão. Se você for medir algo "enganchando" a ponta, ela se move no sentido de descontar a medida da espessura dessa chapinha que engancha. Pesquise isso na internet e veja que a trena é mais precisa que o metro de madeira que varia um pouco com a umidade. Abraços.
Sim, Helder. Ate mencionamos essa questão. Talvez seja uma questão de hábito e preferência, mas to seguindo a tradição.
Sempre dando um show, Parabéns!
Obrigado, Valter.
ótima aula!!
Obrigado. Todas as segundas a gente publica um vídeo novo. Obrigado pela sua audiência.
Olá ótimo vídeo, acho que faltaram os grampos de aperto.
Teremos um programa especial sobre eles. Abraço.
Muito legal só a parte do caco de vidro que ?????
Acredite, muita gente usa e funciona.
Excelente trabalho, ótimo professor, explicações claras e bem simples, ótimo canal meu amigo. Parabéns!!!
Obrigado. Conto contigo na divulgação do nosso trabalho
ótimo video, parabéns!!!
Obrigado. Seja bem vindo Adalberto.
Muito bom!!!!
Obrigado. Adriana. Paricipe sempre.
Parabéns que metrô top em nunca tinha visto o resto de suas ferramentas eu tenho mais este metro e massa
Obrigado. Sempre que vc souber de ferramentas antigas, pode fazer contato.
Tenho pensado em adquirir um torno mecânico para usá-lo com madeira. Vc pode sugerir alguns?
Se vier com freza melhor . Preço em torno dos 5.000 reais. Não os de 20.000
Sou um hobista.
São diferentes, como vc deve saber. O torno de madeira é mais simples. Muitas vezes, são até mesmo fabricados pelos próprios marceneiros. Não sou especialista. Não tenho como sugerir, desculpe.
@@MadeiraPrima Muito obrigado pela cortesia em responder.
Sinto não poder ajudar
Uma Enciclopédia Viva
De grande Valor e conhecimentos
Fantásticos ...
5 ☆☆☆☆☆
Obrigado. Seja bem vindo aqui no nosso Canal.
Adorei esse vídeo e tenho gostado de todos!!!
Obrigado. Seja bem vinda e participe sempre.
Mestre, esqueceu de falar das grosas, limas e limatões...
Vamos falando...
Muito bom. Faltou falar da escova de aço que ajuda bastante. Porém tem que saber usar pois pode riscar o móvel. Do restante, tudo impecável
É verdade. Aos poucos vamos completando os assuntos. Obrigado pela sua audiência.
Esse é o tipo de canal que a gente já vai dando like na introdução! Kkkkk
Obrigado. Trabalhamos para dividir um pouco. Todas as segundas temos um vídeo novo.
Verdade, não tem o que errar não é......Sr Kleber tem muita experiência.
Fantástico... gostei muito...
Gostaria mt de trabalhar com madeira... mas na região que moro só tem fabricas de móveis em Mdf
Mas com certeza, tem madeireiras também. Então você já seria diferente. Sucesso.
Boa noite Mestre, gosto das ferramentas tradicionais, por muitas vezes já utilizei as manuais, porque as maquinas não fariam o serviço. Estou acompanhando os teus passos. Um forte abraço !!!
Obrigado. É isso mesmo. Nada substitui o prazer de usar ferramentas manuais. Além disso, a precisão e a qualidade são muito maiores. Vamos, na medida do possível, dar ênfase a essas práticas. Temos alguns programas planejados, mas aceitamos sugestões dos amigos.
Teria algum vídeo sobre utilização de formao?
Nos programas sobre espigas, eu falo alguma coisa, mas ainda não fizemos sobre o uso de cada ferramenta. Está na nossa agenda.
Realmente a trena nao eh uma ferramenta de precisao, mas aquele ferrinho movel na ponta serve exatamente para tentar suprir essa falta de precisao, pois quando a trena eh usada para medidas internas o ferrinho retrai para conpensar sua propria espessura, e quando a trena eh usada para mididas externas ela se volta para fora exatamente para "desconsiderar" a sua propria espessura. Portanto a trena realmente nao eh para extrema precisao como o paquimetro, mas uma trena nova e regularmente aferida e gabaritada carrega suficiente precisao para marcenaria. Espero ter ajudado de alguma maneira.
Sim, Andre, até mencionamos isso, mas vc sabe que a gente sempre tem as preferências. Eu não consigo fazer uma medida que exige precisão com trena. Vai ver que sou meio antigo. Mas uso muito a trena, para cortes diversos.
Sr. Cleber, gostaria de ver mais a prática do uso dos seus ensinamentos.
Excelente canal. Espero que vc tenha filhos que sigam esse caminho. Esse conhecimento e experiência não podem ser perdido com o tempo.
ps. Dê uma chance para o operador de câmera poder te acompanhar.
Obrigado. Espero poder passar um pouco de minha experiência aqui no canal. Quanto ao operador, estamos ajustando. É que é difícil pensar, falar e ao mesmo tempo "cuidar" o operador. Vamos tentando.
👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado, Tereza. Seja bem vinda.
@@MadeiraPrima Gratidão! Deus o abençoe!
(Eliete) Rebatedor de pregos, pinças, chave de fendas gasta, alicate, espátulas e lixa de unhas, pinça de sobrancelhas...
Uso de tudo e o resultado é muito bom.
Sim. Em restauração temos essa vantagem, Tudo que sobra de outras atividades a gente usa.
Muito bom, obrigado!!!
Obrigado. Todas as segundas temos um vídeo novo aqui no canal.
Fiz um teste para ver se entendia de marcenaria. Só errei um objeto - a sutra! Tenho tantas ferramentas herdadas, inclusive uma furadeira antiga manual que tento preservar, Só tem problemas no cabo, que foi refeito e não ficou bom.
Que legal. Apenas uma correção do que pode até ser um erro de digitação. A ferramenta se chama Suta. Quanto ao cabo, uma hora dessas vc resolve.
Realmente agradeço. Suta era ferramenta desconhecida. E caiu um "r" por ali. Obrigada!
Nossa...💎👏🏾 Quanta informação 🌲Muito bom
Oi Cleber, adorei conhecer teu canal. Estou tentando me lembrar se não foi tu quem deu um workshop na Confraria da Madeira a uns anos atrás sobre tingimentos diversos em madeiras? Se foi, quero deixar aqui meus agradecimento e informar que te encontrei por uma publicação no grupo do WhatsApp GMB Grupo Marceneiros do Brasil. Penso que deveria ser membro deste seleto grupo de amantes da madeira. Parabéns pelo canal.
Obrigado. Sim, eu mesmo. Ainda dou aulas lá na Confraria sobre restauração. Agradeço tua generosidade e também pela divulgação do canal. Estamos iniciando, por isso o apoio dos amigos e parceiros vale muito.
Parabéns pelos excelentes vídeos e pelo Canal, Cleber. Sou super fã de trabalhos com restauração de móveis e já esperava a tempos por conhecer alguém que fosse mais experiente nesta atividade para aprender mais.... agora vi que já tenho minha referência. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Abraço.
Obrigado. Como você sabe, estamos sempre aprendendo. É muito legal trocar ideias...
Acompanhando o canal meu amigo Cléber, estou aprendendo um pouco mais com você. Deixo aqui um convite para conhecer o meu trabalho. Um grande abraço
Já estive lá. Parabéns e vamos em frente.
Uma sugestão: deixar por escrito na discrição as ferramentas. Não consegui capitar o nome do serrote japonês
Desculpe. O serrote se chama Rioba. o Japonês pequeno é o Flush.
E lixas, não se usa na restauração?
Na segunda-feira, dia 1º de julho, vamos publicar um vídeo sobre lixas.
eureka achei alguen que sabe ensinar
Obrigado. Ficamos gratos pela sua audiência e parceria.
Tem coisa falou não deu ouvir entender direito nome de ferramenta
Desculpe, Adauto, mas não temos mais como corrigir esses problemas, depois que o vídeo está publicado.
Raspei muita madeira com caco de vidro hehehe!
Sim. É muito usado. temos apenas que cuidar com a segurança.
Por ex nome do metrô não entendi sua pronuncia
muito rápido as explicações, a câmera nem pega o que o senhor está fazendo embora o conteúdo seja sensacional!
Obrigado. Estamos observando essas questões e, na medida do possível, vamos aprimorar nossos programas. A critica é sempre bem vinda.