*Aqui alegada viagem custeada pelo governo alemão não pode ser propaganda **04:30** pois tudo que se poderou naquela gestão foi comprovado - propaganda, somente seus oponentes fizeram e prosseguem fazendo*
Simplesmente a senhora mais lúcida que já vi na minha vida, é até difícil acreditar que ela tem 102 anos. Tem pessoas de 75 anos que não tem a lucidez dela, incrível!
Fosse ela dos Estados Unidos, teria esse relato publicado em livro e... seguramente, transformado em roteiro de filme. Daria mais um campeão nas telas 🎥 🎞️
História impressionante a dela, mas não pude deixar de prestar atenção em quantos privilégios ela teve em um Brasil que até meados do século XX era majoritariamente rural. Em 1936, ela tinha uma máquina fotográfica e viajou para a Europa para ficar 6 meses passeando com a irmã. Se hoje em dia isso já é impossível para 90% dos brasileiros, imagina em 1936. Nessa época minha bisavó estava colhendo café na fazenda do patrão....
Amigo, vc está impressionado com a máquina fotográfica? Eu tô impressionada pelos OUROS que o pai mandou para ela e a irmã 😅 E as várias viagens para o exterior repleta de contatos importantes 😂
Espero que você não seja daquelas pessoas mesquinhas que acham que ter dinheiro é sinônimo de de sem-vergonhice e/ou passar os outros pra trás. Pois parece que no Brasil é 01 crime ser próspero (a menos que seja pastor de igreja evangélica), as pessoas acham que quem tem grana foi dormir pobre e acordou (ao 1/2 dia) milionário. Tem gente que cresce sim fazendo tudo de mau e prejudicando os outros. Mas, também tem muita gente que venceu trabalhando!
Essa mulher é um arquivo histórico impressionante e impagável! Contando suas experiências no momento mais terrível da humanidade!! Incrível a sua coragem!!👏🏻👏🏻
Nós não conhecemos toda a história da humanidade para afirmar se foi o período mais terrível. Os tupinambás eram canibais, os astecas sacrificavam seus próprios filhos para os "deuses", existem africanos canibais e escravagistas até hoje em dia, no oriente médio as pessoas são apedrejadas e tem suas mãos decepadas em praça pública como condenação oficial de estado até hoje, fora as guerras, gangues, milícias e facções que existem mundo afora. Sem falar que a primeira guerra foi causada pela Inglaterra e na segunda os Aliados também mataram milhões de pessoas inocentes, não existe a dicotomia de mocinho e vilão nessa história como nos enfiaram goela abaixo com doutrinação midiática.
Dona Alda pode ter certeza que Você não morre mais por ter Passado por tamanha tragédia Desta sobre viveu. Deus tentativa de ataque de morte Neste país maldito Alemanha Chegou a conhecer o capeta do Ritler
Querida Tia Alda! Eu já sempre nutri grande afeição e admiração por você, mas, conhecendo agora com muito mais detalhes o relato sobre os anos em que viveu na terra de nossos antepassados alemães, quero lhe dizer que minha afeição e meu respeito pela pessoa que você è aumentaram ainda mais! Não só pelo relato do que você vivenciou naqueles tempos difíceis ... mas, principalmente, pelo exemplo de vida, pela "garra" que você sempre teve, ao longo desses 102 anos de vida, posso afirmar: nós te amamos muito!
Que mulher! Genuinamente viveu como uma guerreira mesmo não tendo uma infância que a preparasse para isso. A impressão que ficou para mim foi a de uma civil romana contando suas aventuras no imperio..
Imagina estar diante de um ser humano centenário cheia de experiências e histórias como essa jovem senhora, eu ficaria horas diante dela absorvendo conhecimento.
Curiosidade sobre os filhos: Um dos filhos morreu aos 23 anos intoxicado com monóxido de carbono de um aquecedor de ambientes. O outro morreu aos 53 anos vítima de infecção generalizada enquanto trabalhava como engenheiro em Trinidad e Tobago. Ela ainda tem mais 4 filhos (sendo 3 do segundo casamento).
@@Mmhelen Impressionante, lindo ver que ainda tem gente viva daquela época, deus abençoe a todos. Apesar de que eu acho q n vou viver até os 103 kkkkkkkkkkk
Uma. Bela aventura ela viveu,enquanto isso judeus eram lançados nas câmaras de gaz não sei se fico triste por. Ouvir esse relato ou se me entristeço de não ouvi lá lamentar se pela morte terrível sofrida por seres humanos.judeus morriam nas câmaras de gaz, morriam de fome frio maltratados....
@@neidiluciasilva9654creio que ela não falou por não ser esse o foco da entrevista. E a guerra também tem algumas coisas curiosas. Enquanto muitos morrem, para outros, parece que a guerra não existe, pois não chega até o lugar em que estão.
A famosa sogra Jararaca 🤣Mas, eu entendo, a situação era tão ruim que ela não teve coragem de abandonar a sogra diante de tanta dificuldade 😥Talvez essa ação dela, tenha feito a sogra mudar de opinião sobre ela.
Minha vó fará agora dia 28 de fevereiro, 102 anos…também de origem alemã , lúcida e com uma memória perfeita. Foram anos muito difíceis e as pessoas tinham uma força de vontade inacreditável. Parabéns Frau Niemeyer.
Foi exatamente o quê coloquei no meu comentário: tivesse nascido nos USA... teria esse relato transformado em "script" para outro Campeão de Bilheterias 🎥 🎞️
Sou de Joinville e ñ conhecia a história dela ! Como o Brasil ñ valoriza a nossa história e verdadeiras personalidades , preferindo exaltar algumas pseudos personalidades infelizmente ! Obrigado Sala De Guerra por mais uma história fantástica !!
Ela viveu uma aventura porque era livre pra viajar em épocas que mulheres não viajavam, ela tinha salvo conduto, senão estaria num campo de concentración. Viajou i e a guerra a pegou. Quem está na chuva é pra molhar. Ela teve uma aventura apenas, mas não foi presa, portanto não era heroína.
Eu sempre assisto documentário sobre a segunda guerra mundial e geralmente os documentários trazem uma visão história e política sobre o conflito, mas esse documentário trouxe uma visão pessoal de quem viveu o conflito, acho que é uma sorte termos a oportunidade de conhecer hoje uma senhora com 102 anos bem lúcida, parabéns pelo trabalho do canal.
Me esclareceu muito sobre PR SC, RS eu já sabia, e quando penso sobre esse depoimento, lembro da música do Caetano:"pelo fato de poder ter sempre estado oculto, quando terá sido o óbvio"
Testemunha da história o padrasto pelo jeito era bem poderoso deu a oportunidade a ela e familiares a viver tudo isso fiquei encantada com a memória dela impressionante.Ela nem o povo alemão tem culpa de ter tido um genocida no poder um louco.Parabens a quem postou a reportagem
Quanta lucidez numa pessoa com 102 anos, nunca vi alguém nessa idade lembrar de tantos fatos com tamanha lucidez ! Que maravilha, merece aplausos e todas as homenagens possíveis !!! Lindo demais !!!
Que relato fantástico. Eu me pergunto quantas histórias não foram perdidas com o tempo, quanto conhecimento não deixou de ser repassado para as novas gerações!
Meu pai veio criança para o Brasil em 1947 nesse mesmo navio, o Santarém, e desembarcou com a família no porto do Rio de Janeiro. Me impressionei com o relato da Sra. Alda, impactante, ela fala de épocas diferentes da Alemanha, uma aula muito completa. Que memória privilegiada, quanta lucidez. Um verdadeiro presente.
@@nic6839 ele se lembra até hoje da pobreza e destruição da guerra. Quando os misseis caíram por acaso na Polonia esse ano ele ficou arrasado. Isso foi um grande peso na vida dele.
Estou fascinado com Frau Niemeyer!!! Quanta lucidez, quanta clareza. É impressionante saber que uma senhora com 102 anos se mostra uma verdadeira enciclopédia da História. Tenho um amigo cuja avó, que era brasileira mas viveu na Alemanha em plena II Guerra, me contou alguns fatos que viveu, mas não tão rico em detalhes. Maravilhosa.
Há mais de trinta anos li o livro da Nova Fronteira "A Destruição de Dresden" e esses bombardeios foram incomparáveis e fatais. Geraram até um fenômeno meteorológico parecido com um "furacão de fogo", segundo os relatos... Ouvir o testemunho vívido desta senhora com tanta riqueza de detalhes é fantástico...Ela não é uma "Dama de Ferro" e sim de Puro Diamante... Traga ela de volta mais uma vez...
Preciso confirmar, mas já ouvi que os aliados nunca foram julgados por essa atrocidade. Dresden não representava ameaça e mesmo assim fizeram essa barbaridade. Os aliados também cometeram atrocidades.
Outro comentário. Cheguei na parte que ela fala que estava grávida e dormia no papelão... Gente, eu tô com 7 meses e na cama já horrível dormir, imagina no chão. Ela foi muito forte, ainda teve que procurar o filhinho. Eu admiro muito essa senhora.
Emocionante, minha mãe, meu tio, meus avós também foram à passeio, não tiveram tempo de sair...viveram a guerra em circunstâncias similares. Imaginei minha mãe neste navio de volta ao Brasil. Conheço dona Alda, meu padrasto e minha mãe ( já falecidos), sempre referiram dona Alda. Parabéns pelo lindo relato!!!
A grande pergunta é como chegaram ao Brasil em 1800. Cadê a parte dessa história? Porque saíram da Europa para uma terra tão desconhecida, de índios selvagens?
@@renansilva5418 Meu vô Walter Lauterjung (alemão), minha vó Gerdrud, nascida Germer (brasileira) . Tiveram Gudrun (minha mãe) , meus tios Rolf, Helmut e Egon. Gudrun e Rolf juntamente com os pais viajarem para a Alemanha à passeio como referi acima. Passaram a guerra. Pós guerra, conseguiram retomar. Meu vô ficou. Nunca soube porque não veio junto. Bem...é isso Renan. Dona Alda conheceu todos. Atualmente, somente tia Romlda(esposa)de Rolf vive. Recentemente tia Inge (esposa de Helmut), faleceu. Bem...é isso Renan . Desculpe a demora, só vi agora, após comentário de Marisa. Abraço e feliz Natal para todos.
Júlio, estudo segunda guerra a 30 anos, esse foi o depoimento mais fantástico que ouvi... Vc fez um trabalho maravilhoso em trazer a tona esse registro histórico!!!
Meu avô participou da segunda guerra pela Marinha , até a turma dele e ele sairam no New York Times, temos o Jornal até hj!! Meu avô contava muitas histórias dessa época!! Essa Sra merece todo reconhecimento e mérito!! Q maravilhosa!! 👏
A história dela é emocionante, a carabina na barriga é uma nítida representação de ameaça ao futuro, pois ela tinha uma vida em seu ventre. Muito forte.
Que depoimento!!! Ela super lúcida aos 102 anos (com uma dicção perfeita), com humor (a minha sogra era uma jararaca) e também com emoção. Gosto muito do canal mas esse foi o melhor episódio! Julio, parabéns!
Gente! A história é incrível, sem dúvida. Mas, mais incrível é essa lucidez, a voz clara, a memória preservada aos 102 anos. O que ela come? O que ela bebe? Faz exercícios? Sou cuidadora de idosos e às vezes eles tentam contar suas histórias mas se perdem nos primeiros 5 minutos e com isso perdemos relatos como este. Parabéns dna. Alda e obrigada me sinto inspirada.
A lucidez desta Senhora é admirável. Que bom que ela conseguiu retornar ao Brasil. Meu pai veio para o Brasil na mesma época, há exatos 75 anos, largando tudo para trás e começando a aprender o Português neste paraíso tropical. Graças a Deus!
@@TODODIASAUDE-BR meu pai tinha 12 anos, quando veio para o Brasil. Meu avô tinha uma fábrica de cevada 😄 e também abandonou a cidade natal, antes que os Russos chegassem.
Lembrou a minha avó e o sotaque do pessoal da Alemanha e do Sul do Brasil. Uma história e tanto. O bombardeio de Dresden foi um absurdo, com bombas de fósforo - o fogo que não se apaga. É interessante, Júlio, que os alemães eram animais, mas Paris e Londres restaram inteiras...
Estou impressionada,,comecei ouvir e não consegui parar por nada .Que relato foi esse ? Como pode uma senhora dessa idade ser tão lúcida,e ela é muito culta , inteligentíssima, ela deu uma aula de história.
Tenho 90 anos e me lembro dos acontecimentos da Grande Guerra de 39 a 45, narrados pelos jornais de Recife. Meu pai trabalhava no Porto e trazia para casa as ocorrências nefastas da Guerra. Estou maravilhada com as narrativas desta Senhora! Além de postar para todos os meus contatos do WATZAP, voltarei a assisti-lo muitas vezes para relembrar o meu passado. Quero aplaudi-la por nos fazer presentes aos acontecimentos vividos e vencidos por ela . Um verdadeiro compêndio de informações sui generis. Bela Senhora!
Outro conteúdo absolutamente extraordinário da sala de guerra. Apoiem o Júlio e esse projeto meus caros, pois assim ele poderá evoluir o canal cada vez mais.
Uma biografia histórica impressionante da senhora Alda Niemeyer! Um registro importante para os dias atuais, tendo em vista que ela foi uma sobrevivente do bombardeio de Dresden e uma heroína da cidade de Blumenau SC. Ótimo trabalho Júlio!
Gostaria de saber como perdeu os filhos, e qdo foi feita essa entrevista, ela vive ainda, ela se casou de novo????? Obrigado por essa história magnífica!
Excelente entrevista, eu tenho a honra de ser amigo da Alda Niemeyer….. se vocês acharam ela interessante na entrevista, é pq não conversaram pessoalmente com ela….. ela é incrível, uma das pessoas mais positivas que conheço.
Marcos Nicoletti: você afirma ser amigo da Frau Alda e postou esse comentário há 7 dias. Estou curioso com o relato da perda dos 2 filhos e gostaria de saber quem é o pai do segundo filho. Uma história de vida impressionante.
@@VeraLucia-qs1jp previlégio não existe, o substantivo privilégio, sim. E essa palavra, sem o acento, é o verbo PRIVILEGIAR, conjugado na 1a pessoa do singular
Julio, parabens pelo video. Simplesmente fantastico. Que oportunidade voce teve e, ainda mais, nos proporcinou. Voce merece essas oportunidade e agradecemos sua generosidade. Eis um video que realmente vale a pena assistir e reassistir inumeras vezes. Nos mostra como temos uma vida "fácil" e que, muitas vezes, reclamamos por muito pouco.
@@joycesouza4804 🙆🏻♀️ POR FAVOR... Vamos parar com essas "competições" insanas !!!! Não dá pra simplesmente ouvir um relato impressionante desses, e ter a humildade de aplaudir ?!... Se formos comparar com nosso dia-a-dia, então... mais ainda. Nem tudo tem que ser colocado para "medir"; basta sensibilidade para reconhecer a capacidade humana de superação, de enfrentamento... simples assim. Que tal um pouco de EMPATIA e ADMIRAÇÃO ?!... (ao invés de sentimentos pesados e ranço gratuito)
Cara, que sensacional! Uma verdadeira pérola que estava desconhecida do grande público. Calma, lúcida, inteligente, com capacidade narrativa excelente, coerente...com 102 anos...isso mesmo....102 anos...e que vivenciou os bastidores da segunda grande guerra dentro da própria Alemanha, e o melhor: na percepção de um civil estrangeiro que, olha só...é do Brasil! Na boa irmão, é algo tão específico e raro de acontecer que só posso denominar de verdadeira dádiva da natureza. Só tenho a agradecer pela presença de espírito de ter registrado a tempo esta preciosidade. Fico aqui na torcida por novos registros. Abraço.
Incrível a força dessa mulher !!! Sua lucidez e sua gratidão por tudo o que viveu e seu grau de espiritualidade !!! Um verdadeiro exemplo sua vida merecia um filme pra melhor divulgar tudo isso que é verídico e como ela mesmo diz se ela não conta como vão ficar sabendo ....as pessoas deveriam tomar conhecimento de tudo isso!!!
Essa linda senhora tem 102 anos e está relatando uma coisa vivida há 80 anos. Mesmo sendo uma experiência muito forte, daquelas que ninguém consegue esquecer, a riqueza de detalhes é simplesmente impressionante. Na real, eu só estou acreditando porque estou vendo o vídeo.
Muito intensa toda essa história da Frau Niemeyer . Meu sogro lutou nesta guerra 😢 mas ele não gostava de falar muito sobre este assunto . Compreensível… Ainda temos o mini diário dele, o documento de soldado e outros detalhes que fazem meu marido chorar quando mostramos para nossos filhos , contando este triste passado. Obrigada Sra. Niemeyer
Sinto muito pelo seu sogro e sua familia. Obrigada por compartilhar sua historia. Uma guerra que devastou multidoes e geraçoes no mundo inteiro. Que nunca sejam esquecidos! Que nos eduquemos para acabar com essa intolerancia e possamos ser livres e vivermos em paz.
Conheci pessoalmente várias pessoas sobreviventes da guerra que viveram em campos de concentração ou outras situações, como terem sido soldados como o pai de uma amiga e que hoje tem 100 anos. Essa história aqui, foi a primeira vista pelo outro lado. No hora que ela fala das mulheres estupra…das pelos russos, achei muito válido ter citado isso porque por muito tempo se omitia.
Meu bisavô alemão veio para o Brasil fugido da guerra. Chorei ao ouvir essa senhora tão corajosa. A senhora é um exemplo.Meus parabéns por sua história de vida e muita obrigada por compartilhar!
É maravilhoso ouvir uma pessoa com tanta sabedoria como essa senhora! Seria bom que fosse feito uma nova entrevista com ela para que falsse sobre como chegou aos 102 anos de idade com tanta sobriedade e vitalidade.
Simplesmente FANTÁSTICO! Aqui em Blumenau toda população que sofreu com as trágicas enchentes da década de 80 sabe do que é capaz essa GRANDE Senhora. Sim, é surpreendente sua perfeita cognição e sua jovialidade nos altos dos seus 102 anos. Lembro que mais ou menos uns 20 anos atrás tive a grata satisfação de conhece-la pessoalmente. Já naquele tempo surpreendia a todos por sua condição de perfeita saúde. Obrigado pelo testemunho DONA ALDA.
Bom dia. Sinceramente uma lição de vida. dessa Senhora forte, inteligente, prudente e ainda lúcida . pela idade dela. Só tenho a dizer que Deus guardou essa Senhora. Glória a Deus.
Minha avó, que era portuguesa, e veio para o Brasil bebê era muito parecida com essa senhora na lucidez. Era impressionante ela contando as coisas da época em que ela era criança, ela ouvindo o hino da França num jogo da copa me contou que os soldados quando voltaram da guerra vieram cantando, ela só foi saber que era o Hino da França agora já em 2006 mais ou menos....
Adorei. Não consegui parar de assistir e quando terminou tive a sensação de que poderia ficar mais umas duas horas ouvindo as histórias dessa senhora. Parabens pelo vídeo.
Fiquei impressionada com a lucidez, memória e fluidez nos falar e nos envolver com uma descrição minucioosa e clara, sobre a Alemanha, pré segunda guerra. Que mulher corajosa e forte!
Simplesmente encantado com esse relato. Essa mulher que passou pelos horrores da guerra e ainda hoje, com muita lucidez, nos dá um depoimento excepcional tem muito valor sob todos os aspectos, pessoal, humano e histórico. Parabéns dona Alda.
Excelente e emocionante, está é verdadeira História , a história das pessoas comuns, a história do cotidiano, não dos heróis, personalidades etc, mas a história dos anônimos que fazem a História.
Simplesmente a senhora mais lúcida que já vi na minha vida, é até difícil acreditar que ela tem 102 anos. Tem pessoas de 25 anos que não tem a lucidez dela, incrível! linda historia
Eu não sou muito de comentar vídeos, no geral apenas curto e/ou compartilho, mas sinceramente.. .Que conteúdo maravilhoso! Ela tem uma didática praticamente impecável, lucidez e memórias incríveis! Me senti completamente imerso na história e com a edição colocando as imagens pude realmente participar do contexto. Me emocionei, fiquei empolgado, aflito e aliviado tudo num curto espaço de tempo. Parabéns mil vezes pelo conteúdo. Imagina se essa história passa num Fantástico da vida? Num Globo Repórter?? Pra MUITO mais pessoas se sentirem como me senti e sinto nesse momento. Como aficionado por Primeira e Segunda Guerras dou o meu mais sincero OBRIGADO por essa experiência.
I am from Holland and understand Portuguese. Indeed a remarkable story and a unbelievable fresh mind this woman. I work with elderly people suffering from dementia…
Deus deu essa memória á Dona Alda e toda a beleza, a cultura e a sabedoria que nos presenteou com seu relato de vida. Gostaria imensamente de concluir minha vida voltando para a cidade de Dresden que guardo no coração. Eu queria que dona Alda voltasse para nos contar o segredo de estar nesta idade, com extraordinária qualidade de vida. Assim vale á pena envelhecer no caso dela é uma honra! honrada em tê-la conhecido através deste belo Canal. 💐
Impressionante!! Uma pessoa de 102 anos, que passou por tudo que passou, poder contar com essa lucidez tudo o que se passou. Parabéns!!!Foi uma história fantástica.
Que coisa maravilhosa. Tive a oportunidade de conversar com alguns Ex-Combatentes, e seus relatos sempre muito ricos. Mas o desta senhora, é impressionante, nos detalhes da frieza e crueldade da guerra. E ela como muitos não se vitimiza.
Que senhora impressionante. Ouvi cada palavra e ouviria a vida toda . E dizer que as duas irmãs estavam ‘cuidadas’ em passeio turístico. Que força e coragem!
Não só para o Brasil, mas como para todos os países de lingua portuguesa, este documentário riquíssimo irá marcará para sempre o TH-cam pt-br quanto o fornecimento de material para estudos sobre a WW2!
Fantástica entrevista, e talvez a mais significativa em termos de História, no site do Julio. Não há uma frase daquela senhora lúcida e forte que não se aproveite para reflexão ou conhecimento histórico. Júlio, vcs precisam voltar na casa da Alda e realizar mais entrevistas, para que esta História do Brasil e do mundo não se perca! Ela possui fotos e documentos que podem ser aproveitados e identificados, etc. Um grande abraço e parabéns pelo resgate.
"NEVER FORGET" World War ll (1939-1945). Que NUNCA ESQUEÇAMOS da maior tragedia que vivida nos 4 cantos do mundo, das vitimas e familias, e dos que seviram na guerra contra do maior genocidio mundial. Não podes mudar esse passado tão cruel mas podemos e precisamos mudar o presente e nosso futuro, precisamos nos educar e conscientizar do quão destruidor a intolerancia a diferenca(raça, credo, sexo..) pode chegar. Que possamos viver em um mundo de paz, amor, compaixão e livre para todos nós seres humanos, sem distinção. Muito obrigada pelo seu video e a Alda por compartilhar sua historia de vida em um momento mais devastador que a humanidade ja presenciou🤍
Gostaria muito de saber o resto da historia, como os filhos morreram, ela teve outros filhos ? E a irmã? Ela se casou novamente? Obrigada fico no aguardo.
Que qualidade de documentário. Devo dizer que o Júlio pode ter tido pouco trabalho na edição, pois, meu Deus, que storytelling que essa senhora tem. É uma delícia ouvi-la falar
Torne-se membro SdG PREMIUM para assistir aos documentários exclusivos! th-cam.com/channels/WsR9x5sBLTVvPCrKd4xeBQ.htmljoin
*Aqui alegada viagem custeada pelo governo alemão não pode ser propaganda **04:30** pois tudo que se poderou naquela gestão foi comprovado - propaganda, somente seus oponentes fizeram e prosseguem fazendo*
Simplesmente a senhora mais lúcida que já vi na minha vida, é até difícil acreditar que ela tem 102 anos. Tem pessoas de 75 anos que não tem a lucidez dela, incrível!
REALMENTE!
IMPRESSIONANTE!
COMO O CRIADOR NOS
SURPREENDE COM SUAS CRIATURAS
MARAVILHOSAS 🙏💥🌟🌹
Exatamente
Ela é sem dúvida, admirável!
Sou médico geriatra e não tenho recordação de ter conhecido alguém nessa idade com tamanha lucidez !
Essa coroa é curtida no formol, ela é imortal, uma Highlander...
Fosse ela dos Estados Unidos, teria esse relato publicado em livro e... seguramente, transformado em roteiro de filme.
Daria mais um campeão nas telas 🎥 🎞️
Verdade 😊
Caraca genial
Verdade
Simmm
Concerteza daria um filme maravilhoso
História impressionante a dela, mas não pude deixar de prestar atenção em quantos privilégios ela teve em um Brasil que até meados do século XX era majoritariamente rural. Em 1936, ela tinha uma máquina fotográfica e viajou para a Europa para ficar 6 meses passeando com a irmã. Se hoje em dia isso já é impossível para 90% dos brasileiros, imagina em 1936. Nessa época minha bisavó estava colhendo café na fazenda do patrão....
Amigo, vc está impressionado com a máquina fotográfica? Eu tô impressionada pelos OUROS que o pai mandou para ela e a irmã 😅
E as várias viagens para o exterior repleta de contatos importantes 😂
Você tá ressaltando por ressaltar ou está tentando problematizar isso?
@@Wolfgam se a pergunta foi para mim foi só ressaltando mesmo
Realmente, uma vida incrível e cheia de aventuras e percalços.
Espero que você não seja daquelas pessoas mesquinhas que acham que ter dinheiro é sinônimo de de sem-vergonhice e/ou passar os outros pra trás. Pois parece que no Brasil é 01 crime ser próspero (a menos que seja pastor de igreja evangélica), as pessoas acham que quem tem grana foi dormir pobre e acordou (ao 1/2 dia) milionário. Tem gente que cresce sim fazendo tudo de mau e prejudicando os outros. Mas, também tem muita gente que venceu trabalhando!
Essa mulher é um arquivo histórico impressionante e impagável! Contando suas experiências no momento mais terrível da humanidade!! Incrível a sua coragem!!👏🏻👏🏻
Nós não conhecemos toda a história da humanidade para afirmar se foi o período mais terrível. Os tupinambás eram canibais, os astecas sacrificavam seus próprios filhos para os "deuses", existem africanos canibais e escravagistas até hoje em dia, no oriente médio as pessoas são apedrejadas e tem suas mãos decepadas em praça pública como condenação oficial de estado até hoje, fora as guerras, gangues, milícias e facções que existem mundo afora. Sem falar que a primeira guerra foi causada pela Inglaterra e na segunda os Aliados também mataram milhões de pessoas inocentes, não existe a dicotomia de mocinho e vilão nessa história como nos enfiaram goela abaixo com doutrinação midiática.
"A história será gentil para mim, pois pretendo escrevê-la." Winston Churchill.
Ela nunca questionou ... conviveu ... acorda
@@fatimacorreia329questionou oq?
Não sei se vcs perceberam mas todos judeus são acima da média
Que mulher linda me emocionei com ela, 102 anos lúcida, muito articulada, um depoimento incrível, uma benção de Deus.
Dona Alda pode ter certeza que
Você não morre mais por ter
Passado por tamanha tragédia
Desta sobre viveu. Deus tentativa de ataque de morte
Neste país maldito Alemanha
Chegou a conhecer o capeta do
Ritler
não...alguém que teve esstudo,oportundades,alimentaç~~ao ,bons médicos,boa vida...é isso
Ela é bem lúcida, meu pai tem 83 anos e está com Alzheimer. Ele nasceu em 27 de setembro de 1939.
Pelo que li aqui ela era mais jovem quando deu essa entrevista.
@@lilianizabel1305 Chora mais. Por que não vai em busca disso também? Ao invés de desmerecer os outros pela internet?
Querida Tia Alda!
Eu já sempre nutri grande afeição e admiração por você, mas, conhecendo agora com muito mais detalhes o relato sobre os anos em que viveu na terra de nossos antepassados alemães, quero lhe dizer que minha afeição e meu respeito pela pessoa que você è aumentaram ainda mais! Não só pelo relato do que você vivenciou naqueles tempos difíceis ... mas, principalmente, pelo exemplo de vida, pela "garra" que você sempre teve, ao longo desses 102 anos de vida, posso afirmar: nós te amamos muito!
Que mulher! Genuinamente viveu como uma guerreira mesmo não tendo uma infância que a preparasse para isso.
A impressão que ficou para mim foi a de uma civil romana contando suas aventuras no imperio..
Os dois filhos dela morreram no Brasil?
@@kaisermarcellus pois, essa parte também queria saber. Onde foi que eles morreram, e se foi durante a guerra
por favor do que morreram seus primos .....foi aqui no Brasil ou na Alemanha após a Guerra parabéns pela tia....extremamente corajosa e lúcida!!!!!!
Se eu tivesse uma tia com essa bagagem histórica eu ia viver na casa dela. Eu estaria falando alemão fluente de tanto conversar com ela kkkk
Imagina estar diante de um ser humano centenário cheia de experiências e histórias como essa jovem senhora, eu ficaria horas diante dela absorvendo conhecimento.
Pois é falta ao brasileiro desenvolver a cultura de respeito aos nossos idosos que tem muito a nos ensinar.
@@treinador_nieto.1852
@@treinador_nieto.1852 Disse tudo!
isso se o ser humano não morresse nessas horas.
Vontade de passar uma tarde com ela, só ouvindo histórias.
Curiosidade sobre os filhos: Um dos filhos morreu aos 23 anos intoxicado com monóxido de carbono de um aquecedor de ambientes. O outro morreu aos 53 anos vítima de infecção generalizada enquanto trabalhava como engenheiro em Trinidad e Tobago. Ela ainda tem mais 4 filhos (sendo 3 do segundo casamento).
Impressionante a história de vida dela, feliz de quem pode conversar com ela.👋👋👋👋👋
Ela ainda vive ?
Sim, 103 anos atualmente
@@Mmhelen Impressionante, lindo ver que ainda tem gente viva daquela época, deus abençoe a todos. Apesar de que eu acho q n vou viver até os 103 kkkkkkkkkkk
Pirei, ela tinha 102 anos quando fez o vídeo?
Caramba.
Bem lúcida mesmo.
Ela é muito alemã mas assim que falou "jararaca" os ventos brasileiros sopraram sobre ela hahaha Que senhora simpática e inteligente haha
Independente de sua origem, se trata de uma brasileira, patriotas, todos somos um.
Uma. Bela aventura ela viveu,enquanto isso judeus eram lançados nas câmaras de gaz não sei se fico triste por. Ouvir esse relato ou se me entristeço de não ouvi lá lamentar se pela morte terrível sofrida por seres humanos.judeus morriam nas câmaras de gaz, morriam de fome frio maltratados....
@@neidiluciasilva9654 os filhos ficaram...
@@neidiluciasilva9654creio que ela não falou por não ser esse o foco da entrevista. E a guerra também tem algumas coisas curiosas. Enquanto muitos morrem, para outros, parece que a guerra não existe, pois não chega até o lugar em que estão.
A famosa sogra Jararaca 🤣Mas, eu entendo, a situação era tão ruim que ela não teve coragem de abandonar a sogra diante de tanta dificuldade 😥Talvez essa ação dela, tenha feito a sogra mudar de opinião sobre ela.
Minha vó fará agora dia 28 de fevereiro, 102 anos…também de origem alemã , lúcida e com uma memória perfeita. Foram anos muito difíceis e as pessoas tinham uma força de vontade inacreditável. Parabéns Frau Niemeyer.
Faça entrevistas gravadas com ela! 102 anos de experiencia de vida e história não se pode perder no esquecimento!
LINDA DE VIVER!!🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Ĺ
Gostei desta fala!
Minha bisavó era alemã tb e morreu com 109 anos esse povo vive muito kk
Julio... que história e que sensibilidade a sua em não interromper a Sra, deixar ela falar...que espetáculo... Parabéns
Mulhe valente Meu parabéns Só em olhar para essa gente eu morreria
@@nelyrapozonely9610 Sim os esbirros monstruosos do Zé Bigodes da Geórgia.
Não sei se vcs perceberam mas todos judeus são acima da média
Estou agora sentado no sofá , sem fôlego. Que mulher genial! Que história!! Vale um filme!
Foi exatamente o quê coloquei no meu comentário: tivesse nascido nos USA... teria esse relato transformado em "script" para outro Campeão de Bilheterias 🎥 🎞️
Sou de Joinville e ñ conhecia a história dela ! Como o Brasil ñ valoriza a nossa história e verdadeiras personalidades , preferindo exaltar algumas pseudos personalidades infelizmente ! Obrigado Sala De Guerra por mais uma história fantástica !!
Pois é,ficam exaltando uma monarquia extinta a muito tempo.
Lucidez dela top
Saudações de Joinville!
Que relato maravilhoso. Sem viés ou vitimimo, mas sendo perfeitamente cabível. Louvável
Ela viveu uma aventura porque era livre pra viajar em épocas que mulheres não viajavam, ela tinha salvo conduto, senão estaria num campo de concentración. Viajou i e a guerra a pegou. Quem está na chuva é pra molhar. Ela teve uma aventura apenas, mas não foi presa, portanto não era heroína.
Eu sempre assisto documentário sobre a segunda guerra mundial e geralmente os documentários trazem uma visão história e política sobre o conflito, mas esse documentário trouxe uma visão pessoal de quem viveu o conflito, acho que é uma sorte termos a oportunidade de conhecer hoje uma senhora com 102 anos bem lúcida, parabéns pelo trabalho do canal.
Isso é muito pouco em relação ao grande mau que foi CAUSADO! E nota-se que essa senhora, é simpatizante dessa nação tão CRIMINOSA....
Éla não fala d9 judios , isso é estranho, o conto fico bonito mas tem algo estranho
Me esclareceu muito sobre PR SC, RS eu já sabia, e quando penso sobre esse depoimento, lembro da música do Caetano:"pelo fato de poder ter sempre estado oculto, quando terá sido o óbvio"
Testemunha da história o padrasto pelo jeito era bem poderoso deu a oportunidade a ela e familiares a viver tudo isso fiquei encantada com a memória dela impressionante.Ela nem o povo alemão tem culpa de ter tido um genocida no poder um louco.Parabens a quem postou a reportagem
Nota-se pelo relato a simpatia dessa senhora pela Alemanha .
Quanta lucidez numa pessoa com 102 anos, nunca vi alguém nessa idade lembrar de tantos fatos com tamanha lucidez ! Que maravilha, merece aplausos e todas as homenagens possíveis !!! Lindo demais !!!
Eu nunca vi alguém desta idade se expressar tão bem. Idéias, dicção, tom de voz… É como se ela tivesse 20 anos a menos.
Verdade... muito lúcida... adorei a história e o jeito que ela contou.
eu tive a honra de conhecer 3 pessoas que viveram mais de 100 anos e que tinham uma mente brilhante....
mas de fato é raro....
Minha bisa morreu bem lúcida até cantava Elis Regina comigo ela morreu com 105 anos.
Minha mãe morreu com 86, contava em detalhes quando foi sequestrada pelo "bando de lampião". Eu adorava ouvir as histórias da infância dela.
Gratidão Senhora Maravilhosa, merece ser condecorada pelo governo brasileiro.❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Que relato fantástico. Eu me pergunto quantas histórias não foram perdidas com o tempo, quanto conhecimento não deixou de ser repassado para as novas gerações!
Enquanto isso, dá-se palco e microfone para pessoas como Pablo Vitar e Anita ... Estou amando!
Pensei a mesma coisa.
@@mariaeddycesario3067 E qual o problema?
@@EngenheiroMaestri todo problema.
@@EngenheiroMaestri Varios problemas.
Meu pai veio criança para o Brasil em 1947 nesse mesmo navio, o Santarém, e desembarcou com a família no porto do Rio de Janeiro.
Me impressionei com o relato da Sra. Alda, impactante, ela fala de épocas diferentes da Alemanha, uma aula muito completa. Que memória privilegiada, quanta lucidez. Um verdadeiro presente.
seu pai deve ter sido um guerreiro!! ♥️
@@nic6839 ele se lembra até hoje da pobreza e destruição da guerra. Quando os misseis caíram por acaso na Polonia esse ano ele ficou arrasado. Isso foi um grande peso na vida dele.
Seu pai sabe o que significa essa pá que ela citou?
Guerreiro? Lixo, guerreiro os sobreviventes de los campos de concentración😡
@@circopoliticonn5775 Vc está sendo preconceituoso. Lixo??? Cuidado com as palavras.
Eu poderia ouvir ela pelo resto da minha vida. Que história! E que pena que teve que passar por tudo isso 😢
Então ouça
Pois é, ela narra muito bem a sua história de vida, gostaria de ouvir como foi a vida inteira dela.
Está acontecendo algo similar no Brasil atualmente! 🧔🏻♂️
Verdade!
@@aigmbrazilVocê tem noção do que tá falando??
Excelente Sra Niemeyer,muito digna, uma história linda...
Estou fascinado com Frau Niemeyer!!! Quanta lucidez, quanta clareza. É impressionante saber que uma senhora com 102 anos se mostra uma verdadeira enciclopédia da História. Tenho um amigo cuja avó, que era brasileira mas viveu na Alemanha em plena II Guerra, me contou alguns fatos que viveu, mas não tão rico em detalhes. Maravilhosa.
Ela é sensacional...
Eu conheci pessoalmente um soldado da Wermatch que desertou.
@@rubensl1603 😱😱
@@rubensl1603 que le falou?
@@rubensl1603 como foi?
Equipe Sala de Guerra, vocês deveriam fazer uma série com vários depoimentos semelhantes. Melhor que netflix haha
Acho que a dificuldade é achar alguém vivo, lúcido e com uma história tão interessante assim!😅😅😅
@@arthurcassuli Pensei isto. A maioria já partiu.
Nada a ver mas minha mãe se foi em 2018 mais lúcida do que eu, com certeza.
Seria muito incrível acompanhar uma série com relatos de pessoas que viveram essa parte sombria
O canal 'Aline em Israel' traz diversos depoimentos de sobreviventes e outros consideradados 'Justos entre as Nações', todos emocionantes demais.
Faz uma vaquinha virtual, para financiar...top demais
Tenho 46 anos, posso garantir esse foi o melhor vídeo que assisti, que história fascinante!
Eu digo o mesmo 👏🏻
Merece um livro ,incrustado de fotos e depoimentos maravilhosos.
É uma preciosidade maravilhosa...
Há mais de trinta anos li o livro da Nova Fronteira "A Destruição de Dresden" e esses bombardeios foram incomparáveis e fatais. Geraram até um fenômeno meteorológico parecido com um "furacão de fogo", segundo os relatos... Ouvir o testemunho vívido desta senhora com tanta riqueza de detalhes é fantástico...Ela não é uma "Dama de Ferro" e sim de Puro Diamante... Traga ela de volta mais uma vez...
Preciso confirmar, mas já ouvi que os aliados nunca foram julgados por essa atrocidade. Dresden não representava ameaça e mesmo assim fizeram essa barbaridade. Os aliados também cometeram atrocidades.
@@guchpl A ideia do bombardeio de Dresden foi dos ingleses e foi executado por esses mais os norte-americanos.
Desculpa pela meu português horrível professores mas queria me expressar nao fazer uma redação pro Enem quem entendeu obg dnd
@@guchpl até a FEB cometeu crime de guerra.
Muito lúcida e eloquente! Parabéns.
Conheci ela pessoalmente, uma senhora incrível, de uma lucidez absurda, moro relativamente pertinho dela aqui em Blumenau!
Vc soube como morreu os filhos dela, se ela teve netos.
@@terezapfau3000 também queria saber
Tem mais histórias desta senhora? Obrigada 🙏
Também gostaria de saber sobre os filhos dela, deve virar um filme e um livro a vida dessa senhora. Que lucidez!
Amanda Florianni Sabe informar sobre os filhos dela?
Reparem no áudio, iluminação e posição de câmera, é World Class que chama? Fantástico!
Não acredito que essa senhorinha tem mais de 100 anos. Muito lúcida! Minha mãezinha tem 95 e está com demência.....
Acho q vai muito por genética porque a avó do meu esposo tem 98 anos e é super lúcida,faz as coisas dela pq ela não quer q ninguém faça por ela
Eu disse que não acredito por força do hábito. Concordo com você. Tem gente que vive até os 100 e morrem lúcidos!@@Liliane-wn1fg
Até o Biden está com demência
Outro comentário. Cheguei na parte que ela fala que estava grávida e dormia no papelão... Gente, eu tô com 7 meses e na cama já horrível dormir, imagina no chão. Ela foi muito forte, ainda teve que procurar o filhinho. Eu admiro muito essa senhora.
Emocionante, minha mãe, meu tio, meus avós também foram à passeio, não tiveram tempo de sair...viveram a guerra em circunstâncias similares. Imaginei minha mãe neste navio de volta ao Brasil. Conheço dona Alda, meu padrasto e minha mãe ( já falecidos), sempre referiram dona Alda. Parabéns pelo lindo relato!!!
Relata a historia de seus país se for conveniente é claro, abraços
Dna Alda que historia linda gostaria MUITO de puder lhe da um abraço que lucidez maravilhosa
Muitos bjs no seu coração Elza São Paulo
A grande pergunta é como chegaram ao Brasil em 1800. Cadê a parte dessa história? Porque saíram da Europa para uma terra tão desconhecida, de índios selvagens?
@@renansilva5418 Meu vô Walter Lauterjung (alemão), minha vó Gerdrud, nascida Germer (brasileira) . Tiveram Gudrun (minha mãe) , meus tios Rolf, Helmut e Egon. Gudrun e Rolf juntamente com os pais viajarem para a Alemanha à passeio como referi acima. Passaram a guerra.
Pós guerra, conseguiram retomar.
Meu vô ficou. Nunca soube porque não veio junto. Bem...é isso Renan. Dona Alda conheceu todos. Atualmente, somente tia Romlda(esposa)de Rolf vive. Recentemente tia Inge (esposa de Helmut), faleceu. Bem...é isso Renan . Desculpe a demora, só vi agora, após comentário de Marisa. Abraço e feliz Natal para todos.
Essa senhora Dona Alda é digna de se escrever um livro!! Essa his´história é impressionante!! Incrível!! 1O2 ANOS!!!!
Não sei se vcs perceberam mas todos judeus são acima da média
“Mar calmo não faz um bom marinheiro “! Parece que as dificuldades fortalece as pessoas. Parabéns sra Niemeyer!❤
Essa senhora é um pedaço importante da história... parabéns para Sala de Guerra de trazer para o público essa incrível história.
Júlio, estudo segunda guerra a 30 anos, esse foi o depoimento mais fantástico que ouvi... Vc fez um trabalho maravilhoso em trazer a tona esse registro histórico!!!
Meu avô participou da segunda guerra pela Marinha , até a turma dele e ele sairam no New York Times, temos o Jornal até hj!! Meu avô contava muitas histórias dessa época!! Essa Sra merece todo reconhecimento e mérito!! Q maravilhosa!! 👏
Meu pai é aquele soldado que está beijando uma médica em New York a famosa foto da vitória da guerra confia 😎
A história dela é emocionante, a carabina na barriga é uma nítida representação de ameaça ao futuro, pois ela tinha uma vida em seu ventre. Muito forte.
Que história linda, uma vida maravilhosa....
Que depoimento!!! Ela super lúcida aos 102 anos (com uma dicção perfeita), com humor (a minha sogra era uma jararaca) e também com emoção.
Gosto muito do canal mas esse foi o melhor episódio!
Julio, parabéns!
Essa foi boa, sua sogra...rsrsrsrs
Gente! A história é incrível, sem dúvida. Mas, mais incrível é essa lucidez, a voz clara, a memória preservada aos 102 anos. O que ela come? O que ela bebe? Faz exercícios? Sou cuidadora de idosos e às vezes eles tentam contar suas histórias mas se perdem nos primeiros 5 minutos e com isso perdemos relatos como este. Parabéns dna. Alda e obrigada me sinto inspirada.
Kkkkkkk tu acha que ela faz crossfit bro ? Compra comida orgânica do leblon ? 😂 eh a vida certas pessoas chegam lá
A lucidez desta Senhora é admirável. Que bom que ela conseguiu retornar ao Brasil. Meu pai veio para o Brasil na mesma época, há exatos 75 anos, largando tudo para trás e começando a aprender o Português neste paraíso tropical. Graças a Deus!
Seu pai era militar?
]
@@TODODIASAUDE-BR meu pai tinha 12 anos, quando veio para o Brasil. Meu avô tinha uma fábrica de cevada 😄 e também abandonou a cidade natal, antes que os Russos chegassem.
@@helmutalexanderriegg1673 AH sim
Lembrou a minha avó e o sotaque do pessoal da Alemanha e do Sul do Brasil. Uma história e tanto. O bombardeio de Dresden foi um absurdo, com bombas de fósforo - o fogo que não se apaga. É interessante, Júlio, que os alemães eram animais, mas Paris e Londres restaram inteiras...
Paris e Londres inteira...???
Neonazi detectado.
Sim@@luizcarlos-sx5zs
@@luizcarlos-sx5zs Sim o bigodinho gostava de artes e não permitiu bombardeio em monumentos históricos
@@antoniocaetano6359
Mas ele mandou bombardear Londres várias vezes
Estou impressionada,,comecei ouvir e não consegui parar por nada .Que relato foi esse ? Como pode uma senhora dessa idade ser tão lúcida,e ela é muito culta , inteligentíssima, ela deu uma aula de história.
Que depoimento sensacional. Uma pessoa de 102 anos, que viveu um momento desse, é muito bom ouvir suas histórias!!!
Tenho 90 anos e me lembro dos acontecimentos da Grande Guerra de 39 a 45, narrados pelos jornais de Recife. Meu pai trabalhava no Porto e trazia para casa as ocorrências nefastas da Guerra. Estou maravilhada com as narrativas desta Senhora! Além de postar para todos os meus contatos do WATZAP, voltarei a assisti-lo muitas vezes para relembrar o meu passado. Quero aplaudi-la por nos fazer presentes aos acontecimentos vividos e vencidos por ela . Um verdadeiro compêndio de informações sui generis. Bela Senhora!
Opa fala amg tudo bem no Brasil essa época nem tv tinha né se não me engano
@@adrianomarques7896os jornais eram de papel e tambem pelo radio
Não dá nem pra acreditar em tanta saúde física e mental com tanta idade!!! Fantástico!
Outro conteúdo absolutamente extraordinário da sala de guerra. Apoiem o Júlio e esse projeto meus caros, pois assim ele poderá evoluir o canal cada vez mais.
Uma biografia histórica impressionante da senhora Alda Niemeyer! Um registro importante para os dias atuais, tendo em vista que ela foi uma sobrevivente do bombardeio de Dresden e uma heroína da cidade de Blumenau SC. Ótimo trabalho Júlio!
Gostaria de saber como perdeu os filhos, e qdo foi feita essa entrevista, ela vive ainda, ela se casou de novo????? Obrigado por essa história magnífica!
@@frdeangelis também gostaria de saber
@@frdeangelis deve ter algo Google
Excelente entrevista, eu tenho a honra de ser amigo da Alda Niemeyer….. se vocês acharam ela interessante na entrevista, é pq não conversaram pessoalmente com ela….. ela é incrível, uma das pessoas mais positivas que conheço.
Que previlegio.
Que previlegio.
Marcos Nicoletti: você afirma ser amigo da Frau Alda e postou esse comentário há 7 dias. Estou curioso com o relato da perda dos 2 filhos e gostaria de saber quem é o pai do segundo filho. Uma história de vida impressionante.
@@VeraLucia-qs1jp previlégio não existe, o substantivo privilégio, sim.
E essa palavra, sem o acento, é o verbo PRIVILEGIAR, conjugado na 1a pessoa do singular
Gratidão meu Deus maravilhoso...
Cara, onde você conseguiu esse depoimento? Você nos deu um tesouro!!!
Estou iniciando o video.
QUE SOBRIEDADE dessa senhora.
102 anos e fala com uma tranquilidade impressionante.
E que historia de vida.
Julio, parabens pelo video.
Simplesmente fantastico.
Que oportunidade voce teve e, ainda mais, nos proporcinou.
Voce merece essas oportunidade e agradecemos sua generosidade.
Eis um video que realmente vale a pena assistir e reassistir inumeras vezes.
Nos mostra como temos uma vida "fácil" e que, muitas vezes, reclamamos por muito pouco.
SINISTRO DEMAIS essa história!! Que época terrível essa da Segunda Guerra!! Dona Alda 102 anos e com essa lucidez!!!!
Tempos difíceis forjam pessoas fortes. Tempos faceis formam pessoas fracas.
Que historia, que historia !!! 😢
Durissima pra quem viveu.
Essa senhora não viveu nada os judeus sim
@@joycesouza4804 🙆🏻♀️ POR FAVOR...
Vamos parar com essas "competições" insanas !!!!
Não dá pra simplesmente ouvir um relato impressionante desses, e ter a humildade de aplaudir ?!...
Se formos comparar com nosso dia-a-dia, então... mais ainda.
Nem tudo tem que ser colocado para "medir"; basta sensibilidade para reconhecer a capacidade humana de superação, de enfrentamento... simples assim.
Que tal um pouco de EMPATIA e ADMIRAÇÃO ?!... (ao invés de sentimentos pesados e ranço gratuito)
Cara, que sensacional! Uma verdadeira pérola que estava desconhecida do grande público. Calma, lúcida, inteligente, com capacidade narrativa excelente, coerente...com 102 anos...isso mesmo....102 anos...e que vivenciou os bastidores da segunda grande guerra dentro da própria Alemanha, e o melhor: na percepção de um civil estrangeiro que, olha só...é do Brasil! Na boa irmão, é algo tão específico e raro de acontecer que só posso denominar de verdadeira dádiva da natureza. Só tenho a agradecer pela presença de espírito de ter registrado a tempo esta preciosidade.
Fico aqui na torcida por novos registros. Abraço.
Incrível a força dessa mulher !!! Sua lucidez e sua gratidão por tudo o que viveu e seu grau de espiritualidade !!! Um verdadeiro exemplo sua vida merecia um filme pra melhor divulgar tudo isso que é verídico e como ela mesmo diz se ela não conta como vão ficar sabendo ....as pessoas deveriam tomar conhecimento de tudo isso!!!
Passar por isso tudo e sobreviver para contar a História não é pra qualquer um! Grande mulher que é a Sra Alda.
Essa linda senhora tem 102 anos e está relatando uma coisa vivida há 80 anos.
Mesmo sendo uma experiência muito forte, daquelas que ninguém consegue esquecer, a riqueza de detalhes é simplesmente impressionante.
Na real, eu só estou acreditando porque estou vendo o vídeo.
Muito intensa toda essa história da Frau Niemeyer . Meu sogro lutou nesta guerra 😢 mas ele não gostava de falar muito sobre este assunto . Compreensível…
Ainda temos o mini diário dele, o documento de soldado e outros detalhes que fazem meu marido chorar quando mostramos para nossos filhos , contando este triste passado.
Obrigada Sra. Niemeyer
Imagino deva ser emocionante
Aha queria ver se essa wunderschöne frau nos tempos dela não era uma nasi
@@SENHORAVILLARINHOuma época difícil
Sinto muito pelo seu sogro e sua familia. Obrigada por compartilhar sua historia. Uma guerra que devastou multidoes e geraçoes no mundo inteiro. Que nunca sejam esquecidos! Que nos eduquemos para acabar com essa intolerancia e possamos ser livres e vivermos em paz.
@@Grey18887 Bem possivel.
Conheci pessoalmente várias pessoas sobreviventes da guerra que viveram em campos de concentração ou outras situações, como terem sido soldados como o pai de uma amiga e que hoje tem 100 anos. Essa história aqui, foi a primeira vista pelo outro lado. No hora que ela fala das mulheres estupra…das pelos russos, achei muito válido ter citado isso porque por muito tempo se omitia.
os alemaes que comecaram os estupros na russia.
Essa parte do estupro me chocou profundamente. Meu Deus, 16 homens. Ainda bem que ela morreu porque JAMAIS se recuperararia desse trauma.
Chocante!
Quem não sabe usar pagamento por Internet?
Achei demais! Que experiência. Santo Deus. Guerra jamais.
Verdade! De bebês a idosas.
Fabuloso, a vovó Alda é um patrimonio do radioamadorismo brasileiro... vida longa a ela...
Que história emocionante!! Que o Brasil um dia valorize seus grandes brasileiros!
Meu bisavô alemão veio para o Brasil fugido da guerra. Chorei ao ouvir essa senhora tão corajosa. A senhora é um exemplo.Meus parabéns por sua história de vida e muita obrigada por compartilhar!
Ela teve a sorte ter um casamento com um alemão na época da guerra ,qualquer raça q estivesse na Alemanha era deportada para o campo de concentração
@@wellingtonpaulosantos212 isso é uma grande mentira, outros grupos étnicos não só viviam na Alemanha como participou do exercito!
@@wellingtonpaulosantos212 tinha muçulmanos na SS
É maravilhoso ouvir uma pessoa com tanta sabedoria como essa senhora! Seria bom que fosse feito uma nova entrevista com ela para que falsse sobre como chegou aos 102 anos de idade com tanta sobriedade e vitalidade.
Simplesmente FANTÁSTICO! Aqui em Blumenau toda população que sofreu com as trágicas enchentes da década de 80 sabe do que é capaz essa GRANDE Senhora. Sim, é surpreendente sua perfeita cognição e sua jovialidade nos altos dos seus 102 anos. Lembro que mais ou menos uns 20 anos atrás tive a grata satisfação de conhece-la pessoalmente. Já naquele tempo surpreendia a todos por sua condição de perfeita saúde. Obrigado pelo testemunho DONA ALDA.
Bom dia. Sinceramente uma lição de vida. dessa Senhora forte, inteligente, prudente e ainda lúcida .
pela idade dela. Só tenho a dizer que Deus guardou essa Senhora. Glória a Deus.
Minha avó, que era portuguesa, e veio para o Brasil bebê era muito parecida com essa senhora na lucidez. Era impressionante ela contando as coisas da época em que ela era criança, ela ouvindo o hino da França num jogo da copa me contou que os soldados quando voltaram da guerra vieram cantando, ela só foi saber que era o Hino da França agora já em 2006 mais ou menos....
Adorei. Não consegui parar de assistir e quando terminou tive a sensação de que poderia ficar mais umas duas horas ouvindo as histórias dessa senhora. Parabens pelo vídeo.
Fiquei impressionada com a lucidez, memória e fluidez nos falar e nos envolver com uma descrição minucioosa e clara, sobre a Alemanha, pré segunda guerra.
Que mulher corajosa e forte!
Simplesmente encantado com esse relato. Essa mulher que passou pelos horrores da guerra e ainda hoje, com muita lucidez, nos dá um depoimento excepcional tem muito valor sob todos os aspectos, pessoal, humano e histórico. Parabéns dona Alda.
Fiquei de olhos marejados em vários momentos dessa narração. Que mulher incrível é essa!!! Todo meu respeito e consideração a ela.
Eu tbm
Excelente e emocionante, está é verdadeira História , a história das pessoas comuns, a história do cotidiano, não dos heróis, personalidades etc, mas a história dos anônimos que fazem a História.
Linda senhora. Abraço aqui do Nordeste
Simplesmente a senhora mais lúcida que já vi na minha vida, é até difícil acreditar que ela tem 102 anos. Tem pessoas de 25 anos que não tem a lucidez dela, incrível! linda historia
Eu poderia ficar o dia inteiro escutando as histórias dessa mulher...
Isso é incrível, uma verdadeira máquina do tempo!!
tem outras entrevistas dela no youtube, sobre este tema e também as enchentes dos anos 80 em Blumenau, que ela ajudou a salvar a cidade.
Foi sofrimento pra todos , mas nada comparado aos judeus.
Não parece que essa Sra. Tem 102 anos, parabéns pela lucidez
Sim, nao foi nada. So os judeus sofreram no mundo, os ciganos ninguem nunca nem lembra. Pra ti ver a força da propaganda
Foram só eles que sofreram? Aaaaaaa me poupe
cada um sofreu de um modo, não faz sentido e nem é justo comparar as pessoas
Eu não sou muito de comentar vídeos, no geral apenas curto e/ou compartilho, mas sinceramente.. .Que conteúdo maravilhoso! Ela tem uma didática praticamente impecável, lucidez e memórias incríveis! Me senti completamente imerso na história e com a edição colocando as imagens pude realmente participar do contexto. Me emocionei, fiquei empolgado, aflito e aliviado tudo num curto espaço de tempo. Parabéns mil vezes pelo conteúdo. Imagina se essa história passa num Fantástico da vida? Num Globo Repórter?? Pra MUITO mais pessoas se sentirem como me senti e sinto nesse momento. Como aficionado por Primeira e Segunda Guerras dou o meu mais sincero OBRIGADO por essa experiência.
Então continue não comentando, pois não gostei do seu comentário.
Falou tudo
@@josecmanini F0D4-$E
@@Slzac 😥
Fantástico e Globo Repórter, misericórdia...
Um livro dessa história seria um sucesso tão grande quanto o Pierre Clostermann!!!!! Sensacional
Curitibano...
Graças a inteligência e esperteza dela e da irmã, conseguiram sobreviver. E com 102 anos, ainda viva pra contar a sua história!
Fiquei emocionada!
Meu Deus que pessoa incrível memória espetacular , a vovó lembra de tudo , coisa impressionante
I am from Holland and understand Portuguese. Indeed a remarkable story and a unbelievable fresh mind this woman. I work with elderly people suffering from dementia…
Deus deu essa memória á Dona Alda e toda a beleza, a cultura e a sabedoria que nos presenteou com seu relato de vida. Gostaria imensamente de concluir minha vida voltando para a cidade de Dresden que guardo no coração. Eu queria que dona Alda voltasse para nos contar o segredo de estar nesta idade, com extraordinária qualidade de vida. Assim vale á pena envelhecer no caso dela é uma honra!
honrada em tê-la conhecido através deste belo Canal. 💐
Acho que esses relatos são muito importantes tem valor inestimável.
Gente tô impressionado como ela fala bem, está saudável e lúcida com 102 anos! Deus lhe deu um presente precioso de conservá -la tão bem, que benção!
Que história grandiosa, imenso respeito por essa senhora, e imensa gratidão por você Júlio nos trazer essa história fantástica
Fico impressionado com a lucidez,a dissertação dos fatos,um português impecável muito lindo.Parabens pelo vídeo.
Gratidão anjo lindo...
Impossível não se emocionar! Qta admiração e respeito pela sua história, D. Alda!💕
Inacreditável como a Dona Alda lembra de tudo como se fosse ontem, que memória, meus amigos. Quero chegar na idade dela com essa lucidez incrível!
Impressionante!! Uma pessoa de 102 anos, que passou por tudo que passou, poder contar com essa lucidez tudo o que se passou. Parabéns!!!Foi uma história fantástica.
Morei 12 anos em Joinville, dona Alda e tem várias outras que viveram nessa época na guerra da Alemanha. Surreal a lucidez da dona Alda!
102 anos com essa saude e lucidez? Incrível!!! 💖💖
Que coisa maravilhosa. Tive a oportunidade de conversar com alguns Ex-Combatentes, e seus relatos sempre muito ricos. Mas o desta senhora, é impressionante, nos detalhes da frieza e crueldade da guerra. E ela como muitos não se vitimiza.
Incrível....tenho 84 anos
....nunca vi uma mulher com tamanha lucidez....e conhecimento de guerra, na qual ela participou...inacreditável.
Que senhora impressionante.
Ouvi cada palavra e ouviria a vida toda . E dizer que as duas irmãs estavam ‘cuidadas’ em passeio turístico.
Que força e coragem!
Não só para o Brasil, mas como para todos os países de lingua portuguesa, este documentário riquíssimo irá marcará para sempre o TH-cam pt-br quanto o fornecimento de material para estudos sobre a WW2!
JULIO
VC SE SUPEROU CARA
TE ADMIRO MAIS E MAIS A CADA EPISODIO!
Parabéns pelo conteudo pesquisa e registo histórico deste testemunho.
Uma joia rara!
Fantástica entrevista, e talvez a mais significativa em termos de História, no site do Julio. Não há uma frase daquela senhora lúcida e forte que não se aproveite para reflexão ou conhecimento histórico.
Júlio, vcs precisam voltar na casa da Alda e realizar mais entrevistas, para que esta História do Brasil e do mundo não se perca! Ela possui fotos e documentos que podem ser aproveitados e identificados, etc. Um grande abraço e parabéns pelo resgate.
"NEVER FORGET" World War ll (1939-1945). Que NUNCA ESQUEÇAMOS da maior tragedia que vivida nos 4 cantos do mundo, das vitimas e familias, e dos que seviram na guerra contra do maior genocidio mundial. Não podes mudar esse passado tão cruel mas podemos e precisamos mudar o presente e nosso futuro, precisamos nos educar e conscientizar do quão destruidor a intolerancia a diferenca(raça, credo, sexo..) pode chegar. Que possamos viver em um mundo de paz, amor, compaixão e livre para todos nós seres humanos, sem distinção.
Muito obrigada pelo seu video e a Alda por compartilhar sua historia de vida em um momento mais devastador que a humanidade ja presenciou🤍
Q história!!! merecia um filme!!!
Que gostoso ouvir ela contar sua história de vida com tanta lucidez e clareza. Daria um filme tranquilamente
Gostaria muito de saber o resto da historia, como os filhos morreram, ela teve outros filhos ? E a irmã? Ela se casou novamente? Obrigada fico no aguardo.
Uma incrível História de Sobrevivência da Senhora Alda Niemeyer ! 🙏🏻
Que pena que essa entrevista acabou... ficaria horas ouvindo essa senhora.
Sempre tive curiosidade de saber como foi a guerra na ótica do povo alemão. Parabéns pelo trabalho e vida longa para sra. Alda.
Que história incrível! Espero que no futuro próximo o Brasil valorize personalidades como essa adorável senhora.
Meu Deus... realmente tem 102 anos?! Que saúde! Que memória!! Que lucidez e maravilhosa dicção! Muito abençoada!!
Que qualidade de documentário. Devo dizer que o Júlio pode ter tido pouco trabalho na edição, pois, meu Deus, que storytelling que essa senhora tem. É uma delícia ouvi-la falar