PORQUE muitos CIENTISTAS DEIXAM o BRASIL

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น •

  • @marcsheep
    @marcsheep ปีที่แล้ว +111

    Fiz doutorado pelo Ciência Sem Fronteiras na Inglaterra. Voltei em 2019 e desde então estou desempregado. Meus amigos se formaram e ficaram na Inglaterra, contratados pelas respectivas universidades. Continuam fazendo pesquisas e ensinando lá fora. Moral da história: NÃO VOLTEM!

    • @gsjunior8668
      @gsjunior8668 ปีที่แล้ว +8

      Qual a sua área de atuação? Se voce só quer trabalhar como pesquisador, então considera trabalhar no mercado privado, porque pesquisador no Brasil passa fome mesmo. Eu trabalhei 4 anos numa universidade na Alemanha e vi esse dilema com muitos brasileiros que tinham que voltar, mas que queriam continuar trabalhando no meio acadêmico. Quem foi pro privado, não tá desempregado.

    • @rhinobridge
      @rhinobridge ปีที่แล้ว +7

      @@gsjunior8668 boa sorte conseguindo emprego de pesquisador no setor privado. A quantidade de vagas é absurdamente menor que as vagas pra graduados, que já são poucas. Quem absorve pesquisador no Brasil é de longe o setor público.

    • @Victor-nq1he
      @Victor-nq1he ปีที่แล้ว +1

      @@gsjunior8668 não esta desempregado, mas ganha uma merreca na iniciativa privada com doutorado.

    • @2202cristiano
      @2202cristiano ปีที่แล้ว +2

      @@rhinobridge, Verdade. A iniciativa privada aqui no Brasil não está muito interessada em P&D. Então é melhor, para quem tem muita qualificação, não voltar mesmo.

    • @marcsheep
      @marcsheep ปีที่แล้ว

      @@gsjunior8668 já procurei emprego no setor privado. Acontece que os cursos de design vêm sendo digitalizados através de graduações EAD. O que era trabalho para muitos professores agora é feito por 1 professor numa aula gravada que será repetida para centenas de alunos e transmitida por anos.

  • @PingPong-rw5we
    @PingPong-rw5we ปีที่แล้ว +43

    Bolsa de doutorado: R$ 2.200,00/mês - com dedicação exclusiva.
    Reflita.

    • @sebaztian1983
      @sebaztian1983 ปีที่แล้ว +1

      @@gabriellucasviegas Governo destrói empresas privadas, sufoca o empresariado e a iniciativa privada e depois dá uma cala-boca de 3000 para os dotôres. Quem é o idiota que vai ficar no Brasil ganhando 3k do governo quando poderia estar na Europa/EUA trabalhando em grandes empresas e ganhando 100U$ anuais ou mais? E só pra saber, um entregador de ifood faz 3k por mês com ensino fundamental.

    • @PingPong-rw5we
      @PingPong-rw5we ปีที่แล้ว +11

      @@gabriellucasviegas E mesmo assim não fecha a conta. Tenho muitos amigos cursando doutorado e na pindaíba.

    • @smash7232
      @smash7232 ปีที่แล้ว +9

      O maior problema, é minha irma tem bolsa do doutorado, e na area dela, agronomia, ela faz experimentação a campo.
      com esse dinheiro tem que se manter na cidade com custo de moradia(aluguel, luz, internet e mercado) ta saindo por volta de 2000.
      A area experimental fica em numa "fazenda da universidade, e não tem transporte toda hora, ai pra vc ficar se deslocando la é mais um custo, da cerca de 50km,
      E os professores ainda ficam cobrando para fazer publicações, a ultima dela saiu 200 dólares, e ainda por cima quer que vc fique na universidade, mesmo que vc não tenha nada pra fazer lá, so para mostrar sua "dedicação exclusiva", infelizmente muitos estão desistindo, acho que começaram em 4 a fazer o doutorado e ja 2 desistiram pela pressão dos professores, ela deu sorte do orientador dela ser uma pessoa bem tranquila, de não ficar cobrando que ela esteja lá a todo momento, e fica em sua casa, fazendo a parte teórica.
      Mas aqui esta sobrando bolsa, que a 8 anos atrás era extremamente disputado.

    • @moraesdoitajai7954
      @moraesdoitajai7954 ปีที่แล้ว +1

      Sem instalação da o geitinho Brazileiro. Cambrigde

    • @moraesdoitajai7954
      @moraesdoitajai7954 ปีที่แล้ว

      "G" "j".

  • @felipecel
    @felipecel ปีที่แล้ว +31

    No brasil o unico incentivo que voce tem pra estudar é pra passar em concurso, muitos passam e ficam acomodados o resto da vida. Aqui é tudo friamente calculado para nao funcionar

  • @unitedbolts8053
    @unitedbolts8053 ปีที่แล้ว

    Na empresa onde trabalho a parte de pesquisa e desenvolvimento é feita na Europa porque tem um programa europeu de "ricerca a fondo perduto", ou seja a Europa paga todas as despesas, salários, material, aluguel etc para a iniciativa privada desenvolver produtos e serviços tecnológicos no território europeu. Quando o novo produto passa a fase de produção, a parte tecnológica é feita na Europa pois no Brasil o fornecimento de matéria prima para fabricação de produtos tecnológicos tem um custo muito alto pois é tudo importado e super taxado. Então só a parte "simples" do projeto é feita no Brasil.
    No Brasil não só os estudos são desvalorizados e pouco suportados pelo governo, mas as ferramentas necessárias para exercer a profissão são muito caras, e a matéria prima de tecnologia para a fase de produção nao é competitiva devido aos impostos, taxas e sem falar no protecionismo Brasileiro que congela qualquer atividade tecnológica em território nacional.

  • @arquimedesfilho5342
    @arquimedesfilho5342 ปีที่แล้ว +6

    muita gente se desencanta com a pesquisa por não haver saía de mercado.

  • @tiredlink4924
    @tiredlink4924 ปีที่แล้ว +14

    0:57 - mas claro que os estudantes não voltam! Que futuro que um estudante brilhante, inteligente, vai ter em um país como o Brasil?

  • @AndreSilva-yg4vy
    @AndreSilva-yg4vy ปีที่แล้ว +3

    A verdade é que a educação não é acessível a todos, o Brasil é um país elitizado, não interessa um povo altamente instruído, então o próprio mercado dominado pela minoria faz um convite a essas pessoas a saírem do país.

  • @Camillarf
    @Camillarf ปีที่แล้ว +2

    Pelo que entendi já captavam esses dados, já sabiam que isso acontecia e ninguém fez nada.

    • @LeandroDGR
      @LeandroDGR ปีที่แล้ว

      Realidade difícil de mudar, ainda mais com o retrocesso do último governo que considerou inimigas as universidades públicas. Como se só tivessem vagabundos nelas e comunistas. Aí acabamos de acabar com a motivação do cientista brasileiro

  • @lucaspinheiroabudioan1655
    @lucaspinheiroabudioan1655 ปีที่แล้ว +17

    É mto triste ter q cobrar dos alunos brasileiros, mas a verdade é q o pagador de impostos bradileiro, investiu nesse aluno p/ q este trouxessem a expertise do exterior e auxilie a desenvolver a ciência no país, então assim, é certo cobrar. Agora N dá p/ negar q no Brasil N existe oportunidade p/ pesquisador, são dois paradigmas diferentes q se auto interferem

    • @matheuseliaspereira5723
      @matheuseliaspereira5723 ปีที่แล้ว +3

      Não é certo cobrar. Imagina se você tivesse que devolver seu salário...

    • @titomollica6678
      @titomollica6678 3 หลายเดือนก่อน

      Presta até. Sujeito foi estudar fora e quem está pagando é a sociedade brasileira. A intenção da sociedade investir em alguém que quer estudar fora e para após terminar os estudos utilizar seu conhecimento no Brasil, em favor de quem o financiou. Ahh mais depois de formado recebe pouco ....... Sim ninguém nega esse fato. O cientista quer ficar no exterior e blá blá blá. Ok. Tranquilo. É só pagar o que a sociedade gastou com o sujeito no exterior. Simples. ​@@matheuseliaspereira5723

  • @andrearruda7871
    @andrearruda7871 ปีที่แล้ว +3

    Cobrar de quem não consegue emprego?

  • @moraesdoitajai7954
    @moraesdoitajai7954 ปีที่แล้ว +1

    Cambrigde

  • @isaiasoliveira2280
    @isaiasoliveira2280 3 หลายเดือนก่อน

    Kk nível mais alto?? Essa foi boa Dr. Kkkk

  • @luizflh
    @luizflh 5 หลายเดือนก่อน

    A pessoa que foi pra lá assinou um contrato. Sabia do que se tratava. Complicado.

  • @Nikephorói
    @Nikephorói ปีที่แล้ว +8

    Na minha primeira oportunidade eu vou meter o pé do bostil hahahaha to fazendo letras na unesp

    • @fwsbipu
      @fwsbipu ปีที่แล้ว +2

      @@ChacalZero62 Em letreiros !

  • @georgepereiracavalcante1793
    @georgepereiracavalcante1793 ปีที่แล้ว +5

    Sem salário descente não tem jeito. Um médico recém formado, sem especialização nenhuma , tem emprego sobrando pra ganhar R$ 24.000 . Enquanto o cara faz especialização, doutorado e não tem emprego. Ou façam medicina ou vão embora do Brasil. Aqui não tem futuro. Deixem de ser besta.

    • @fwsbipu
      @fwsbipu ปีที่แล้ว

      Medico q se formou em universidades públicas deveria pagar 50% do seu salário em impostos durante 05 anos !

    • @warleyantunes9335
      @warleyantunes9335 ปีที่แล้ว

      Se for particular, pq nem médico em cidade pequena tá ganhando tanto. Brasil é tipo uma colônia de exploração q finge fazer o seu papel pra não espantar investimento estrangeiro. Por aq se finge cuidar dos animais porém morrem milhões atropelados, por invasão de territorio, caça, etc, se finge de protetor da natureza porém tem desmatamento, extinção de espécies, de biomas, abre o cu pra gringo fazer o diabo, etc, se formam muitos profissionais porém não tem serviço, especialização adequada e nem projeto de nada disso pro futuro. Aq se faz política da discordância e com muito acordo por fora afim de fortalecer carreira, conchavo, poder e influência de um ou outro. Parece o sistema judiciário onde precisa de advogado quase como se fosse um representante seu com mais moral e contatos, só pra conseguir adiantar uma coisa aq e outra acolá. É um sistema do século retrasado desenvolvido pra afunilamento de influência, formação de panela e facilitação do controle.

  • @alexandrelorenzoni
    @alexandrelorenzoni ปีที่แล้ว +4

    O cara deixa o Brasil para lavar pratos, imagina para ser cientista. O Brasil não é um país sério e muito dificilmente será, talhe isso em pedra e deixe-o.

  • @destinataryus
    @destinataryus ปีที่แล้ว +14

    A cobrança não é o problema. Se tira do bolso do brasileiro para essa galera estudar lá fora, queremos o retorno mínimo. O que precisamos é achar uma forma de que esse retorno seja dado em conhecimento e não necessariamente em dinheiro .

    • @Daniel-ry4mw
      @Daniel-ry4mw ปีที่แล้ว +9

      Eles não vão querer ser professores de escola pública, eles se formaram como pesquisadores, não existe mais espaço na pesquisa na universidade, e o Brasil não tem pesquisa na rede privada. A resposta tem que vir dos empresários, investindo em em centros de pesquisa para empregar esse povo. Não duvido que eles queiram ficar no Brasil, mas sem emprego não dá

    • @lucaspinheiroabudioan1655
      @lucaspinheiroabudioan1655 ปีที่แล้ว

      ​@@Daniel-ry4mwp/ q haja empresas privadas investindo em pesquisa, precisamos de uma legislação segura e um incentivo p/ empresas privadas invistam em pesquisa em instituições privadas. Nós EUA por exemplo, uma empresa pode isentar até 20% do IR com aplicação em ciencia e tecnologia, aqui no Brasil N é nem 5%. Apenas nos setores do petróleo, e energia, q vc tem fundos setoriais, existem espaço p/ pesquisa, vindo da iniciativa privada

    • @raulcarlos
      @raulcarlos ปีที่แล้ว +3

      Quer que eles sejam trabalhadores escravos no brasil? Pq ganhando bolsa/salario de 600 reais por mês é praticamente um trabalho escravo

    • @lucaspinheiroabudioan1655
      @lucaspinheiroabudioan1655 ปีที่แล้ว +4

      @@raulcarlos o contribuinte tbm N pode simplesmente perder o investimento q fizemos nessas mentes, é mto fácil tbm, receber uma bolsa do governo, ir p/ exterior e simplesmente N voltar, N contribuir em nd com a ciência brasileira e N ter q pagar nd. O problema é outro, o problema é q temos q criar condições, aqui no Brasil, p/ q a iniciativa privada, se interesse por fazer pesquisa

    • @moviecortes5872
      @moviecortes5872 ปีที่แล้ว

      @@lucaspinheiroabudioan1655 com carga tributaria que existe nem um empresário vai ser loko de investir

  • @felipealmeida9320
    @felipealmeida9320 ปีที่แล้ว +3

    Esse velhinho parece os cientistas do half life

  • @aibarboza
    @aibarboza ปีที่แล้ว +5

    O problema é que com a carga tributária e as leis trabalhistas, simplesmente não vale a pena contratar pessoas que sejam altamente qualificadas

    • @2202cristiano
      @2202cristiano ปีที่แล้ว +11

      Discordo. Tanto que os milhões de empregos que foram prometidos com a última reforma trabalhista nunca chegaram, mesmo para quem tem pouca qualificação. Já conheci vários graduados na área técnica que lá em 2010, quando havia mais direitos trabalhistas, estavam empregados na sua área e atualmente estão trabalhando como uber para sobreviver.

    • @rafaekhls
      @rafaekhls ปีที่แล้ว +3

      Até aqui tem anarcocapitalista....ah, vá em bora

    • @Glotonideo
      @Glotonideo ปีที่แล้ว

      aham gado

    • @jhonesantos1628
      @jhonesantos1628 ปีที่แล้ว

      ​@@rafaekhlsonde que ele foi anarcocapitalista?

    • @josegomesdasilvajunior2306
      @josegomesdasilvajunior2306 ปีที่แล้ว +1

      @@2202cristiano rapaz essa sua comparação não tem nenhum sentido, basta você vê o período econômico destes dois períodos distintos, é inegavelmente diferente e você está usando que apenas um fator (a reforma trabalhista) é responsável do povo não está empregado, sendo que é visível que o problema é econômico...

  • @wvlverine567
    @wvlverine567 ปีที่แล้ว +9

    Agora imagina isso sendo feito por 12 anos ou seja 3 mandato de um governo cada um faz o que quer quando chega no poder AGORA FAZ L , FAZ L 😅😅😅😅😅😅😅😅😅

    • @raulcarlos
      @raulcarlos ปีที่แล้ว

      Nem vem com essa, o Brasil é assim desde a independência, nunca trataram bem os intelectuais da nação, e não são 12 anos que resolverão 523 anos de problemas

    • @rafaekhls
      @rafaekhls ปีที่แล้ว +6

      Gado é foda, não veste a carapuça

    • @Glotonideo
      @Glotonideo ปีที่แล้ว +3

      chora mais viuva do inelegivel