Espero que venham mais entrevistas com Cientistas especialistas em meio ambiente, crises climaticas, etc. O Brasil inteiro precisa de atenção pra pelos menos minimizar tragédias.
Políticos são um atraso civilizatório ainda, assim como o sistema do dinheiro. É preciso privilegiar cientistas e quem possui conhecimento técnico para resolver os problemas da humanidade.
●Mas, vc acredita que isso simplesmente aconteceu do nada, só por causa das mudança Climáticas? ●Sabia que esses tais cientistas e especialistas que tu fala foi contrato por nossa presidenta num projeto que custou milhões para ser engavetados?. Essas obras nessa região estão inacabadas, sem manutenção e tb uns outros especialistas do meio ambiente, com outra visão em nome do meio ambiente e preservação, eram contras certos procedimentos nos rios que ferrou de vez e agora terão que fazer. Farão? ●Em 1941 o aviso foi dado, o estudo ocorreu e os governos nada fizeram. ●Não é culpa do povo e sim dos governos do grande Estado cheio de impostos que pagamos para isso não acontecer ●No entanto, vamos mais adiante, com novos desastres já sendo anunciando que poderão ocorrer, pois existe projetos de destruição e já sendo alertado. ● Vc lembra da Vale do Rio Doce o caso Brumadinho onde ocorreu rompimento de 2 barragens e a morte de centenas de pessoas, rios, florestas e animais? ● Lá os cientistas avisaram que um dia poderia ocorrer aquilo. No entanto, o estado não fiscalizou e empresa não deu atenção. ■Agora, lá vêm um novo projeto chamado Apolo da querida Vale do Rio Doce que o governo irá permitir. Ela vêm com um novo conceito de Mineração á umidade natural. Denominação bonita né? UMIDADE NATURAL!!! Escondendo da população os reais riscos da nova forma de minerar, essa na região de MG. Depois vão dizer que o povo que é culpado. Na verdade essa Mineração de UMIDADE NATURAL, significa criar pilhas imensas de rejeito que podem ser espalhar com vento, mandando POEIRA TÓXICAS por várias regiões e se submetidas a Chuvas intensas pode ser comparáveis a barragens SEM PAREDES. ● Onde por uma análise da IA teria altura de prédios de 84 andares e ocuparia um terço da região interna da Av. Contorno. ■ Vamos ao tal projeto Serra de Gandarela e as águas de BH MG estão em perigo. A empresa Vale do Rio Doce novamente avança com um projeto Apolo de destruição de uma área imensa grudada no Parque da Serra de Gandarela pertinho de BH e várias cidades das regiões metropolitana comp: Raposos Rio Acima, Nova Lima, Caeté, Sabará, Barão de Cocais, Sta Bárbara. Pretendem abrir uma cava de 6,5 km de comprimento, 250 m de profundidade e 420 hectares, sem contar com os mais mil hectares de devastação e desmonte da maior reserva hídrica subterrânea da região mais populosa de MG. Vai destruir. ● Estão preocupados com meio ambiente, vida natural e com a sobrevivência dos homens e animais? Depois eles vão culpar quem, quem? Será que a nova galera que só fala em proteger o meio ambiente vão ser contratadas para se calar e dizer que é teoria da conspiração? ■ Lembre este já sendo avisado, mas qtos outros existem pelo Brasil?
Amiga, esse assunto não é massificado, porque senão a população se revoltaria com quem financia as mídias, os latifundiários e donos de terra. Além de, claro, deixar o povo em pânico, ao saber que não tem volta, apenas redução de danos.
Eu duvido o Brasil ao menos minimizar alguma coisa, pois os políticos é o retrato da população, nossos políticos, magistrados e um monte de gente ocupando cargos públicos, são um bando de vagabundos. Claro que não são todos.
Nenhuma mea culpa, muita oratória e clima de debate político. Programa necessário. Expôs a responsabilidade do governo (sempre no texto dos entrevistadores e na atitude exageradamente defensiva do entrevistado) e a fragilidade da desculpa de "acidente" climático. Gostei bastante!
Eu só espero que depois dessa tragédia climática, nossos governantes tenham mais responsabilidades com o tema preservação do meio ambiente. Não cabe em nenhum governo fazer vista grossa com esse assunto.
Os jornalistas da Roda Vida deveriam estudar mais o assunto do programa. Falta argumentos para debater com o governador. Ele responde e ninguém sabe se está ou não dizendo verdade.
O claro é que tanto o governo do estado quanto os seus prefeitos erraram muito, mas o povo, inclusive os atingidos também. Sou do RS e se você fosse conversar com as pessoas sobre políticas de prevenção há dois meses atrás e você se depararia com um olhar vazio. O fato é pouquíssimas pessoas pensaram no impacto das mudanças climáticas na urbanização do estado e ou se buscou evitar a destruição das matas ciliares. Até esta enchente muita gente gostaria de derrubar o muro da Mauá como algo antiquado em prol da especulação imobiliária no centro de POA. Enfim, é muito trágico. Eu só espero que todos no estado finalmente aprendam e mudem de atitude.
AS PESSOAS EM SUA MAIORIA NÃO TEÊM CONHECIMENTO SOBRE ESSE ASSUNTO, E AS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE IMPORTANTÍSSIMO ASSUNTO,NA MÍDIA TRADICIONAL É MUITO POUCA AINDA😊.
Cirúrgico... A direita prega que a questão ambiental é mimimi, teve até deputado perguntando "cade o aquecimento global?", um acéfalo que não tem capacidade nem pra síndico de condomínio. E como sabemos, a direita impera na região, o que indica a linha de pensamento dos eleitores a respeito desse tema...
Sábias palavras, é mais fácil e cômodo ficar jogando a culpa de um lado pro outro quando na verdade todos nós dê uma forma ou de outra temos nossa parcela de culpa. Se todos se unissem independente de partido político as coisas com certeza seriam melhores para todos.
Achei que se saiu bem, melhor do que eu esperava, na entrevista. Espero que o RS se recupere e seus representantes conduzam, viabilizem esta reconstrução com um olhar pro futuro, visando sustentabilidade, descarbonizassão e impactos ambientais.
Acompanhei o programa pela televisão. O problema maior foram erros na questão preventiva ao desastre. Mortes poderiam ser evitadas. Isto não aconteceu. Não havia nem água, alimentação, abrigo com segurança e qualidade previamente. Isto precisa ser pensado daqui para frente em todos os estados pois este tipo de problema climático não ficará restrito ao Sul.
@@angelaliuti1525 ainda que alterações tenham sido feitas muitas foram feitas no intuito de ajudar pequenos produtores rurais. Além disso essas alterações recentes não tem nenhum responsabilidade sobre o que aconteceu agora. O que aconteceu é um erro cometido há décadas e décadas. É uma coisa acumulada. Óbvio que há parcela de culpa do governo atual, mas também há culpas de todas as prefeituras e de governos anteriores. E injusto colocar a culpa no colo de uma única pessoa por um problema tão imenso e complexo como este. Uma pessoa só não é a culpada.
@@gorio9176 É preciso, é ético, elencar responsáveis, adultos profissionais responsáveis e corresponsáveis pela Gestão Pública. Eduardo Leite está como Governador do Estado RS desde 2019. Triste demais🍀🙏🏻
Sim. Quanto mais o Governador se explica, mais claro fica para todos - até os que estudaram menos os temas, ambientais e econômicos, que foi omissão, má gestão (ou má intenção), inclinação ao neoliberalismo, com negacionismo climático, sim!
Isso que dá colocar jornalistas EM VEZ DE PROFISSIONAIS DO MEIO AMBIENTE pra fazer perguntas. ESSE GOVERNADOR USOU A LÁBIA PRA DESLIZAR ENTRE OS JORNALISTAS DESPREPARADOS!!! FICARAM MUITAS LACUNAS EM ABERTO QUE OS PROFISSIONAIS DA ÁREA AMBIENTAL TERIAM ESCLARECIDO. JORNALISTAS NÃO SÃO OS PROFISSIONAIS PARA ESSE TIPO DE ENTREVISTA OU DEBATE😵😵😵 E SIM OS PROFISSIONAIS DA ÁREA AMBIENTAL É MUITO AMADORISMO TV CULTURA POR FAVOR NÉ!
Gosto muito deste programa é assisto sempre. Ótima entrevista com o Governador do RS. Deus o abençoe em seus planos de recomeço pós tragédia. Excelentes participantes. Vera Magalhães é uma grande jornalista e apresentadora. Abraços amigos. Obrigada pelos grandes ensinamentos.
Acho sinceramente que o governador se expressou muito bem, respondeu a todas as perguntas claramente e com justa riqueza de detalhes para o tempo que ele tem. Concordo com as iniciativas propostas, diante dos desafios financeiros do Estado e a severidade desse desastre em particular, que foi de proporções absurdamente fora do esperado. Não vejo outra forma de contornar essa crise senão da maneira que ele mesmo expôs. A vc que reclama sem ter o menor conhecimento das complexidades, traga ideias melhores que as dele, pra gente COMEÇAR a conversar. 😉 Obs: Faltou pesquisa e perguntas mais cirúrgicas da parte dos jornalistas. Alguns claramente foram ali para lacrar. 🙄🙄
Muito bem colocado! Quem critica não tem noção nenhuma como as coisas funcionam. Não tem como resolver infraestrutura depredada por décadas em menos de 5 meses. O mundo inteiro está sofrendo com as consequências do aquecimento global, o Texas tem tido várias enchentes e furacões destruindo tudo pela frente, mas no Brasil as pessoas culpam o governador. Brilhante entrevista, pena que as pessoas já assistem com uma ideia pré-concebida de que o governador é culpado por tudo.
A responsabilidade deste homem público precisa ser apurada! Até onde as ações pretéritas de Eduardo Leite contribuíram para a tragédia que se abateu no RS?!
Olha só cidadão. Você sequer tem noção do que você está falando, com essas situações que estamos vivendo, onde pessoas perderam sonhos, familiares, conquistas e assim vai. Não estou defendendo partido ou alguém...Fica fácil acusar as pessoas né. Respeite o Nosso Governador do Rio Grande do Sul.
@@bylljordan1802respeitar um governador q afirmou q sabia do risco mas q tinha outras agendas a cumprir? Vá se danar vc e ele. Irresponsáveis. E agora tenta adiar as eleições pq sabe q seu partido vai levar uma goleada
O Governador Eduardo Leito só decorou meia dúzia de frases de efeitos ensaiou (mal) por isso repetiu-se muito sem sentido, sem nexo as relações que faz, a não ser a de que vale a pena essa destruição pelos lucros obtidos. Isso ele deixa evidente que o satisfaz, no seu discurso, com clareza. A dimensão econômica é a única e que o governador coloca acima de quaisquer outras que existam, ou que ele conheça. Algumas vezes se defende, ou disfarça com um (falso) discurso "legalista", tentando citar a legislação ambiental. Esquecendo-se de que os políticos eleitos é que constroem e aprovam essa legislação. Ele não assume responsabilidade nenhuma, sobre nada. Como continuar elegendo um político como ele, sem compromisso com as consequências dos atos e ações do seu governo?! Sim @marcotrindade1133 toda ação de governo necessita de responsabilização! Ou nada mudará.
@@lucianecs Existem documentos de 2021 informando a intensidade e quantidade. O Estado deveria ter contratado técnicos, para ter uma previsão do impacto e minimizar os efeitos. Impedir não tem como, mas com estudos e profissionais, poderia ter sido amenizado. Além disso, ter um plano incluindo apoio federal para catástrofe e dando apoio para o cidadão. O estado não fez nada como sempre. O poder publico se omite.
@@kristovisky pode me dizer onde estão esses alertas? Pois nem a chuva de hoje se tinha ideia. A metsul começou indicando pouca chuva e agora está em vermelho, passando por Santa Catarina, Paraná e uma parte da região oeste. Vários fenômenos podem mudar a quantidade de chuva. O vento mesmo, toda hora mudando. Tanta especificidade assim há 3 anos atrás, é bem difícil de se ter.
@@nancysaad6390 ele poderia parar de dar desculpas, e assumir o próprio erro. Inclusive, a pauta política a qual ele é alinhado pretendia retirar o muro de arrimo que impede maior alagamento na capital. Foi, e é, um ignorante em relação ao avisos e eventos ambientais posteriores. Político irresponsável e alinhado com pauta privativas, ver o povo como última prioridade.
Entrevistadores despreparados para rebater a retórica do governador. Não levaram dados para mostrar o descaso com o meio ambiente. O que aconteceu foi um crime ambiental que vitimou muita gente! Vergonha!
Amazônia tá batendo recorde de queimada.. Aquecimento global não tem consequências somente da área afetada, o que a China polui causa danos aqui no Brasil..
@@fatimacalis5997 a destruição do Pampa, matas ciliares dos rios, APP s; especulação imobiliária em área de protecao; negacionismo, pois os cientistas há muito falaram o que iria acontecer; falta de manutenção dos equipamentos para conter a cheia.... MUITOS CRIMES DESTE GOVERNADOR!!!!!!
Do jeito que o governador falou até parece que fez uma gestão impecável e que caos no RS foi apenas uma questão fortuita da natureza! O que vimos foi falta de previsão da gravidade e avisos à população, bombas que não funcionaram, represas que colapsaram, bombeiros do estado que não quiseram colocar jetskys com receio de danos, falta de estrutura em todos os sentidos.
Vocês são tão alienados que não entendem que isso é um erro que décadas cometido por diversas pessoas. É injusto colocar a culpa nas costas de uma única pessoa. Mas vocês são assim né precisam acha um culpado vivo pra tudo. Queria ver se aquele aparvalhado do Ônix Lorenzoni estivesse no governo estaria diferente. Provavelmente não. E a culpa não seria do Ônix. Como eu disse a culpa é de diversas pessoas e diversos âmbitos. O Leite fez diversas reformas que melhoraram o estado mas agora ele vai ser culpado por isso por toda a eternidade.
O que vimos, em resumo, foi a prática do neoliberalismo. Ele confessou que não fez prevenção após avisos, porque o governo tinha prioridade com metas fiscais. Ou seja, a prioridade foi atende aos mais ricos em detrimento de toda a população gaúcha.
@@danielacandida9105 depende... Todos podem atender aos interesses do capital, mas alguns podem mitigar os efeitos. Prefiro os que mitigam do que aqueles que se entregam de braços abertos.
@eduardoleite, eu acho interessante q, nesta Catástrofe, não mencionam a cidade de Novo Hamburgo e não referem o Rio dos Sinos. Nós temos milhares de moradores abrigados ou desalojados e NUNCA mencionam nossa cidade! Falam de Canoas e São Lepoldo, sim, eu entendo q foram grandemente atingidas, mas aqui também precisaremos repensar o Bairro Canudos e Santo Afonso, além de dar atenção às encostas do Kephas. 💖🌻🦋
Tenho a impressão de que o foco no tema de pauta não foi, devidamente, questionado. E as medidas de prevenção, da enchente? Nenhum dos jornalistas ouviram os especialistas da UFRGS, antes dessa entrevista? E as bombas, não funcionaram, por quê?
Aqui em SP aonde moro teve uma enchente a sete anos atrás no bairro que morro pois as bombas de uma cidade vizinha não funcionaram. Só descobri pq tenho um amigo que mora lá e nos contou.
A maioria critica como se fosse tão simples assim e não é. Projetaram um sistema antienchentes na década de 70 que ficou claro que não tem capacidade pra suportar essa quantidade de água. As estações de bombeamento estão todas numa cota inferior a que deveriam estar. Mesmo através de medidas de manutenção (que alguns falaram que foram poucas) de comportas e tal, hoje, temos um sistema que é subdimensionado e em função disso, vai apresentar falhas e vai ser ineficiente como foi. A solução é complexa e passa por um revisão e modernização de todas essas estruturas que compõem o sistema de proteção antienchentes. Pra isso tem que ter recurso ($$$) e não é pouco não. Sem ajuda do Governo Federal (que tem responsabilidade) não há como prevenir que isso aconteça novamente. Estado não tem capacidade pra investir em obras dessa magnitude. Precisa de muito recurso.
Precisamos observar que o impacto ambiental ocorre a nível nacional. Isso é bem simples de entender quando vemos o sudeste com ondas de calor excessiva. Isso impacta demais o aumento das chuvas no RS. Não é só reduzir o desmatamento, isso e fundamental, mas precisamos entender que é um conjunto de fatores que vai influenciar e impactar o meio ambiente.
É uma pena! É triste! Já fora um dos melhores, senão o melhor, na minha opinião, programa jornalistico da tv brasileira. Já foi. Possivelmente, após a morte de seu principal mentor intelectual; mas principalmente da derradeira entrevista de Campos Neto, do bacen, para cá, e nesta de Eduardo Leite, esse programa deu o último suspiro de um jornalismo quiçá verdadeiro.
Não sou nenhum defensor do Eduardo Leite. Mas que perguntas amadoras. Pareciam umas estudantes querendo atacar por atacar, sem a menor qualidade técnica
As perguntas desse debate foram amplas, foram detalhadas, cobraram diversos aspectos dos impactos nos últimos eventos. Pudemos ver como o governador respondeu. Devem haver perguntas q pessoas tenham compreendido melhor a atuação do governo ou não. Foi um programa muito democrático, sem poupar questionamentos e muita coisa foi esclarecida.
Quem já colou numa consultoria made in USA, foi o Melo, prefake..., digo, prefeito de Porto Alegre. A Alvarez... Mas Milk não vai querer ficar atrás. Kkkk
Earth Song é uma música de 1995, quando a questão ambiental estava começando a ser debatida. As cenas do videoclipe anteciparam, e muito, o que está sendo visto hoje. Não entendo como esses jornalistas apertam o governador (não quero, aqui, eximi-lo de qualquer responsabilidade) para que ele responda por questões que deveriam ser debatidas e rebatidas há 29 anos. Que deveriam ter sido cobradas, diariamente, por quem tem o poder de informar e cobrar. Vale ressaltar que é uma questão mundial e a pergunta, cobrança e apresentação da resposta deveria ser nesse nível e frequente.
@@oieusouajeni negativo. Não é o que querem que a gente pense, o problema é que o próprio governador assumiu isso em entrevista para a imprensa. Neoliberalismo é a ruína da sociedade.
Governador tem um amigo no Rio Grande do Sul um ex tenente do Exército Brasileiro ele aposentou como policial civil conversando com ele me disse que o senhor colocou ordem na casa ele também me disse que o povo gaúcho gosta do senhor ele me contou que de prefeito do interior a Governador Eduardo Leite e daí pra cá começou de ter uma simpatia pelo o senhor como povo gaúcho tem muito a agradecer a um governo como do senhor que sabe que não pensa em desviar dinheiro público o senhor e um profissional de caráter e pensa no povo senhor governador eu creio que senhor vai sair mais forte dessa calamidades e mais forte diante dos políticos brasileiros o senhor e novo já com grande responsabilidade depois que o senhor ser sair dessa eu creio que senhor venha para presidente mais pensando bem o senhor possa pensar sim ser candidato ao senado ou dar voos mais alto senhor governador neste dois anos que falta para 2026 o senhor tem chance de vir para presidente da República mais é uma decisão muito séria
@@RosaMartinez-ge4zh Basta você fazer uma busca simples pelo Google Scholar mesmo, se vc não tem acesso a instrumentos de pesquisas acadêmicas e verás milhares. Pois já escrevemos muitos livros, teses, monografias, relatórios; desde os anos finais da década de 60 em que a ciência avisa, alerta, experiencia, relata, ensina. Mas, não dá lucro para os donos da economia mundial, sendo portanto contra-modelo, proteger a vida, humana, de toda a natureza, animal, mineral ou vegetal. Não interessa aos do grupo que apoia o atual governo e o governador do RS. Veja que ele explica claramente isso e, nem se envergonha ou se condói com a grande parcela da população que sofre essas perdas. Pois ele - ou eles, não trabalha para essa população.
Evite que um raio caía na sua cabeça quando vier - É impossível né - para EVITAR essa CATÁSTROFE precisaria refazer os municípios de outra FORMA - mas FORAM mal construídos e ACONTECEU
@@RosaMartinez-ge4zh A "receita" cabe numa frase: NÃO agir como Eduardo Leite, que agudizou os riscos ambientais e negligenciou totalmente medidas de prevenção à catástrofe -- que até tinha já acontecido várias vezes no RS, embora em grau menor que a atual.
Não precisam se preocupar com ele porque essa tragédia enterrou a carreira dele. Talvez o entupido lá, o constipado do intestino preso que não consegue cagar talvez ele volte ou quem sabe a prostituta que ele transformou em esposa? Torcemos…
Esse governador conseguiu concertar todo Rio Grande do Sul, antes dele o estado estava falido, funcionários públicos com salários atrasados, o estado sem dinheiro para manutenção nem obras públicas, infelizmente ouve essa tragedia e a mídia está sendo muito cruel com o governador e o povo do Sul.
Trabalho incessante de todos nas reconstruções do nosso estado, independente de partido político, importante fala do governador Leitr. O povo gaúcho vai conseguir juntos se reorganizar, tenhamos certeza!
É fácil falar né… o cara precisa cuidar de tudo, segurança, educação, cultura, saúde, além do meio ambiente … além disso precisa pagar todo mundo em dia. É fácil agora vocês jogarem toda a culpa no colo dele
@@gorio9176 este é o compromisso dele como gestor público! Pra isso votaram nele, por acreditarem que ele tinha capacidade de gestão e de montar um secretariado sério.
A falta de preparo dos recursos humanos e o subfinanciamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul são questões muito graves. Houve, sim, falha do governo gaúcho, especialmente considerando o contexto de enchentes anteriores que deveriam ter soado o alarme para a administração pública
Eu sou de esquerda e tenho uma série de discordâncias com o governador Eduardo Leite, mas ele sozinho não é o culpado pela tragédia. A câmara estadual e os governadores anteriores não fizeram o que devia ser feito ao longo dos anos pra impedir que chegasse a esse ponto. Ao menos o Eduardo trabalha duro, entra na lama pra ajudar as pessoas, ele chega junto. O Governador do meu estado Rio de Janeiro não dá as caras desde que foi eleito.
Gostei da postura do governador, mesmo sendo crivado de balas ele resistiu bem, respondendo e principalmente reagindo bem, com urbanidade e demonstrando muito equilíbrio emocional e preparo para responder. Como ele próprio disse, ninguém tem que ser perfeito mas acredito que ele deixou claro que não é um negacionista e reconhece a ciência como parceira. Acredito que ele tem reagido bem as dificuldades e vai levar em consideração todas essas dificuldades pelas quais o RS está passando para que se incrementem ações para melhorar a prevenção de tragédias como a que ocorreu recentemente.
Bolsonaro jorrou dinheiro para o RS, foi com esse dinheiro que ele colocou salários do funcionalismo em dia e pagou outras contas que ele tinha atrasado. Bolsonaro foi ótimo para o RS. Eduardo Leite só usou o nome Bolsonaro nos últimos 45 min. da eleição que ia perder e, então, resolveu usar Bolsonaro. Ele sempre foi comuno/socialista, aliás até a família dele é esquerdista.
Numa análise neutra, uma baita entrevista. Boas respostas. Infelizmente o Eduardo não tem como solucionar tudo, mas me parece que ele tá bem empenhado. Abração PARMALAT
Engraçado, o que diverge à todos, é negacionismo, mas não ter as condições mínimas para prever ou gestionar uma tragédia dessas seria o que? Pagamos MUITO IMPOSTO e não vemos a reciprocidade do poder público. Muitos funcionários, muita corrupção e pouca competência e responsabilidade para com o cidadão.
É triste como as perguntas do Roda Viva são seletivas a Porto Alegre, como se a crise acontecesse apenas neste município ou em torno, tem outros municípios com pouca estrutura que sofreram e ainda sofrem as consequências das enchentes. Por que não houveram perguntas sobre a região sul?
Lamentável o RG do Sul ter eleito um cidadão desse quilate para governador, "não erramos pela negligência, não erramos pela omissão e não erramos pelo negacionismo". Não é isso que estamos vendo governador! Quem acompanha os relatos no TH-cam, dos sobreviventes e das pessoas que estavam ajudando salvar vidas, muitas pessoas morreram gritando desesperadasas por socorro, enquanto erram engolidas pelas águas e desapareciam em meio aos destroços e vegetações! Não são apenas pelas quantidades de pessoas que morreram, mas como essas pessoas morreram! O horror que foi a experiência dessas mortes! Esperamos que haja responsabilidade, civil, administrativa e penal pela justiça! Porque esse evento danoso, precisa apontar todos os culpados e puni-los! Não importa o que está acontecendo no entorno no Estado do RGS e do resto do mundo! O foco da fala dos fatos é dos acontecimentos é o Rio Grande do Sul!
@@sthrwars verdade seria o caos instalado negando vacinas e tudo mais, e o aceite de desculpas do Moro nos cem mil confessado ser governador seria inadmissível com nosso voto.
@@solangecarrazzoni1196 Sim. Vemos isso mesmo Solange, ele está sendo APROVEITADOR, usando esse evento extremo que ele mesmo deveria ter evitado para angariar fundos, um aproveitador, irresponsável - e nem se envergonha disso! Dinheiros e fundos que ele mesmo já vai dirigindo, da população brasileira - nós, para os seus "parceiros" de PPS, de partidos que apoia, ou ao qual vai se filiar, de onde ele vem até trazendo sujeitos de outras regiões (economistas, especialistas em desestatização e desinvestimentos estatais, que já não foram bem antes no gov federal) trazendo-os para o Estado do RS, com o viés privatista que mantém. Provavelmente para parcerias com investidores internacionais, grupos neoliberais. Mas, tudo isso com os nossos recursos - do povo brasileiro! Eu penso que devíamos FISCALIZAR muito e rastrear as Parcerias público privadas ou compras que eles farão, com lupas. Seguir o rastro desse dinheiro que nos é muito caro e ele usa sem constrangimento nenhum, continuadamente, e erroneamente, sem se responsabilizar por nada!
Começando a assistir a entrevista agora, pois fiquei surpresa com os comentários na página oficial desse governador. Nenhuma crítica, só gente babando ovo desse cara. Marketing tá mais em ação que a ação pra ajudar o povo 👏🏻
NÃO HOUVE AVISO ALGUM! No meu bairro o pedido de evacuação só começou a ser divulgado quando já não era mais possível sair pois todas as ruas e calçadas já tinham sido tomadas pela água da noite pro dia.
Uma boa oportunidade para o Brasil se unir, não importa, se voç~e é filho de índio,alemão,japon~es,chinês ou filho da dona inês, somos brasileiros,não importa se voÇê é centro direita esquerda meia folha 30graus,somos brasileiros, precisamos nos educar,sem separatismo
As pessoas não lembram que até início de 2023 o que assolava nosso estado era a estiagem. Nesse meio tempo, o foco das políticas (por meio da atuação da Defesa Civil, inclusive) era a abertura de açudes, a exploração de poços artesianos, o envio da água potável por meio de caminhões pipa e arrecadação de cestas básicas para quem foi prejudicado. É interessante a gente cobrar um maior planejamento, o que vem de forma gradual, com o tempo, afinal, essa omissão é de anos. Mas vejo como uma fórmula muito SIMPLISTA jogar a culpa em cima de uma pessoa, como se o governador pudesse ter agido como um herói e ter resolvido um problema de anos (infraestrutura que abrange todas as cidades que cercam a bacia hidrográfica do RS) em um passe de mágica.
Quando os verdadeiros culpados são os agentes do Kapitalismo do topo da pirâmide do setor do ogronegocio globalizado financiarizado ! Vamos discutir os modos de produção e de consumo ? Sem isso tudo será jardinagem greenwashing Band Aid !
Você escreve o que o governador fala. Temos que esclarecer a todos... Exato! Secas extremas - chuvas intensas alternadamente. São os eventos extremos e cada vez com ocorrências mais próximas e mais extremas e graves, se não se tomar as providências e as decisões corretas em todas as esferas de governos. Bem como por toda a população, que deve rever seus procedimentos, nos seus trabalhos ou negócios, além de em suas residências e convivências. Temos que mudar, todos nós, rapidamente, para reverter esses eventos extremos e modificar as consequências dos nossos atos sobre o meio onde habitamos.
Jornalistas acham que desde o desastre do ano passado o governo deveria ter todos os problemas resolvidos em 5 meses. Não tem noção de como as coisas funcionam. Precisa estudo, ou vários estudos para analisar as diversas opções, quais as melhores e quais cabem no orçamento. Depois tem que contratar sob licitação que pode demorar um longo tempo para finalizar e depois começar a obra. Isso tudo pode levar mais de um ano. Todo mundo que critica o governador acha que ele tem que ser um mágico para resolver todos esses problemas, inclusive falta de dinheiro no orçamento, em menos de 5 meses.
Os familiares tbm precisam deles pois mtos tem filhos sendo criados , requer atenção e altera mto a rotina da família. Ajudar ok. Ser prejudicado aí não!
É verdade. A mídia tem seus favoritos e como sempre, os favoritos são sempre neoliberais. Portanto, vemos na prática as ações dos neoliberais, completamente catastróficas.
Perdendo tempo em entrevista, enquanto pessoas sofrem sem casa. Um gigante no roda viva e um menino ao cobrar do governo federal. Porém não faltou a crítica implícita ao presidente anterior. Parabéns por cumprir a agenda! Tu és um grande marketeiro!!!
Quando uma bancada ruralista aprova uma mudança no código ambiental, não me diga que isso é positivo para o bioma. Parabéns aos envolvidos; parece até que as perguntas foram trocadas entre as assessorias.
Pois eu achei uma das entrevistadoras mais fracas. Rancorosa, superficial nas perguntas, desrespeitosa durante as respostas. Teve um comportamento que se presta bem a reuniões de condominio raivosas. Clamar a planilha de excel foi o auge da falta de compreensão sobre a magnitude dessa tragédia.
@@werner2503 Eu já pensei que ela não sai ilesa da situação que está acontecendo. Ela é gaúcha e certamente está numa situação caótica no momento. O jornalista não é e nem deve ser um profissional neutro. Ela foi com sentimento e a incredulidade de todo gaúcho neste momento. Fez as perguntas que os estudos preparatórios dos outros jornalistas não dão conta de preparar, porque experiência não se aprende no papel.
@@alexandreanimal Pois então, se ele vem se aconselhando e contratando na equipe de Paulo Guedes, seria o quêêê?! Logo veremos sua filiação e apoios partidários tudo com muita clareza, pois vem aí as eleições municipais para nos iluminar sobre os sujeitos e quem são, a partir de quem apoiam! Como sempre, muito didático o Pleito municipal.
@@AlessandraMantovaneli Eduardo Leite é neoliberal, ele assumiu que a prioridade é a meta fiscal e quer ignorou os alertas sobre catástrofes climáticas. Leite é mais um que a imprensa que a classe dominante quer levantar o nome para atender às suas demandas. A classe dominante não se importa com o país, apenas com seus próprios interesses. Mesmo que, estes interesses atrapalhem o país, afinal, essa catástrofe ambiental não afetou apenas o RS, por vai se refletir pelo resto do país inteiro.
Eu entendo que governo tem responsabilidade principalmente no monitoramento, mas eu gostaria de saber o que cada pessoa que comenta aqui faz no seu dia dia para reduzir os impactos ambientais, o que vem consumindo da grande indústria? Como cuida dos seus resíduos, isso impacta cada dia mais. Claro que as grandes industrias e a política nao quer mudar pq nao gera lucro. Mas cada cidadao esbraveja qdo vem uma tragédia e depois vive a vida normalmente, o problema ta acontecendo todo dia e o que um cidadao de Cuiabá escolhe fazer afeta o litoral do espurito santo e por ai vai!
Espero que venham mais entrevistas com Cientistas especialistas em meio ambiente, crises climaticas, etc. O Brasil inteiro precisa de atenção pra pelos menos minimizar tragédias.
isso já vem sendo feito há décadas, só não viu quem não quis e agora é tarde.
Políticos são um atraso civilizatório ainda, assim como o sistema do dinheiro. É preciso privilegiar cientistas e quem possui conhecimento técnico para resolver os problemas da humanidade.
●Mas, vc acredita que isso simplesmente aconteceu do nada, só por causa das mudança Climáticas?
●Sabia que esses tais cientistas e especialistas que tu fala foi contrato por nossa presidenta num projeto que custou milhões para ser engavetados?.
Essas obras nessa região estão inacabadas, sem manutenção e tb uns outros especialistas do meio ambiente, com outra visão em nome do meio ambiente e preservação, eram contras certos procedimentos nos rios que ferrou de vez e agora terão que fazer. Farão?
●Em 1941 o aviso foi dado, o estudo ocorreu e os governos nada fizeram.
●Não é culpa do povo e sim dos governos do grande Estado cheio de impostos que pagamos para isso não acontecer
●No entanto, vamos mais adiante, com novos desastres já sendo anunciando que poderão ocorrer, pois existe projetos de destruição e já sendo alertado.
● Vc lembra da Vale do Rio Doce o caso Brumadinho onde ocorreu rompimento de 2 barragens e a morte de centenas de pessoas, rios, florestas e animais?
● Lá os cientistas avisaram que um dia poderia ocorrer aquilo. No entanto, o estado não fiscalizou e empresa não deu atenção.
■Agora, lá vêm um novo projeto chamado Apolo da querida Vale do Rio Doce que o governo irá permitir.
Ela vêm com um novo conceito de Mineração á umidade natural. Denominação bonita né? UMIDADE NATURAL!!! Escondendo da população os reais riscos da nova forma de minerar, essa na região de MG.
Depois vão dizer que o povo que é culpado.
Na verdade essa Mineração de UMIDADE NATURAL, significa criar pilhas imensas de rejeito que podem ser espalhar com vento, mandando POEIRA TÓXICAS por várias regiões e se submetidas a Chuvas intensas pode ser comparáveis a barragens SEM PAREDES.
● Onde por uma análise da IA teria altura de prédios de 84 andares e ocuparia um terço da região interna da Av. Contorno.
■ Vamos ao tal projeto
Serra de Gandarela e as águas de BH MG estão em perigo. A empresa Vale do Rio Doce novamente avança com um projeto Apolo de destruição de uma área imensa grudada no Parque da Serra de Gandarela pertinho de BH e várias cidades das regiões metropolitana comp: Raposos Rio Acima, Nova Lima, Caeté, Sabará, Barão de Cocais, Sta Bárbara. Pretendem abrir uma cava de 6,5 km de comprimento, 250 m de profundidade e 420 hectares, sem contar com os mais mil hectares de devastação e desmonte da maior reserva hídrica subterrânea da região mais populosa de MG. Vai destruir.
● Estão preocupados com meio ambiente, vida natural e com a sobrevivência dos homens e animais?
Depois eles vão culpar quem, quem?
Será que a nova galera que só fala em proteger o meio ambiente vão ser contratadas para se calar e dizer que é teoria da conspiração?
■ Lembre este já sendo avisado, mas qtos outros existem pelo Brasil?
Amiga, esse assunto não é massificado, porque senão a população se revoltaria com quem financia as mídias, os latifundiários e donos de terra. Além de, claro, deixar o povo em pânico, ao saber que não tem volta, apenas redução de danos.
Eu duvido o Brasil ao menos minimizar alguma coisa, pois os políticos é o retrato da população, nossos políticos, magistrados e um monte de gente ocupando cargos públicos, são um bando de vagabundos. Claro que não são todos.
Nenhuma mea culpa, muita oratória e clima de debate político. Programa necessário. Expôs a responsabilidade do governo (sempre no texto dos entrevistadores e na atitude exageradamente defensiva do entrevistado) e a fragilidade da desculpa de "acidente" climático. Gostei bastante!
Eduardo L. Raramente será eleito novamente
Notei isso também. Sempre abordando assuntos satélites para justificar e responder aos jornalistas.
Eu só espero que depois dessa tragédia climática, nossos governantes tenham mais responsabilidades com o tema preservação do meio ambiente. Não cabe em nenhum governo fazer vista grossa com esse assunto.
Um político um governador tem que assumir as consequências da sua irresponsabilidade.
Foi muito grave
Os jornalistas da Roda Vida deveriam estudar mais o assunto do programa.
Falta argumentos para debater com o governador. Ele responde e ninguém sabe se está ou não dizendo verdade.
O claro é que tanto o governo do estado quanto os seus prefeitos erraram muito, mas o povo, inclusive os atingidos também. Sou do RS e se você fosse conversar com as pessoas sobre políticas de prevenção há dois meses atrás e você se depararia com um olhar vazio. O fato é pouquíssimas pessoas pensaram no impacto das mudanças climáticas na urbanização do estado e ou se buscou evitar a destruição das matas ciliares. Até esta enchente muita gente gostaria de derrubar o muro da Mauá como algo antiquado em prol da especulação imobiliária no centro de POA. Enfim, é muito trágico. Eu só espero que todos no estado finalmente aprendam e mudem de atitude.
AS PESSOAS EM SUA MAIORIA NÃO TEÊM CONHECIMENTO SOBRE ESSE ASSUNTO, E AS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE IMPORTANTÍSSIMO ASSUNTO,NA MÍDIA TRADICIONAL É MUITO POUCA AINDA😊.
Vc tem razão a sociedade civil PRECISA defender o meio ambiente
Cirúrgico... A direita prega que a questão ambiental é mimimi, teve até deputado perguntando "cade o aquecimento global?", um acéfalo que não tem capacidade nem pra síndico de condomínio. E como sabemos, a direita impera na região, o que indica a linha de pensamento dos eleitores a respeito desse tema...
Sábias palavras, é mais fácil e cômodo ficar jogando a culpa de um lado pro outro quando na verdade todos nós dê uma forma ou de outra temos nossa parcela de culpa. Se todos se unissem independente de partido político as coisas com certeza seriam melhores para todos.
Por omissão,colocam a culpa no clima.
Achei que se saiu bem, melhor do que eu esperava, na entrevista. Espero que o RS se recupere e seus representantes conduzam, viabilizem esta reconstrução com um olhar pro futuro, visando sustentabilidade, descarbonizassão e impactos ambientais.
Apenas falácias,,,....
Ele é letrado isso ajuda..mas foram omissos
Poderiam ter convidado o Leandro Demori, mas acho que o Leite não suportaria ouvir tantas verdades
Não combinaria com a bancada
jabá
Demori ia bater demais
Queria ver o queridinho do neoliberalismo respondendo Demori, Trigueiro e Reinaldo Azevedo no mesmo m2.
Resumindo petista só quer ouvir petista
Acompanhei o programa pela televisão. O problema maior foram erros na questão preventiva ao desastre. Mortes poderiam ser evitadas. Isto não aconteceu. Não havia nem água, alimentação, abrigo com segurança e qualidade previamente. Isto precisa ser pensado daqui para frente em todos os estados pois este tipo de problema climático não ficará restrito ao Sul.
Governador gaucho alterou o código florestal mais de 400 vezes. Abriu espaço p ocupação nas margens dos rios que são áreas de proteção ambiental, APP,
@@angelaliuti1525 ainda que alterações tenham sido feitas muitas foram feitas no intuito de ajudar pequenos produtores rurais. Além disso essas alterações recentes não tem nenhum responsabilidade sobre o que aconteceu agora. O que aconteceu é um erro cometido há décadas e décadas. É uma coisa acumulada. Óbvio que há parcela de culpa do governo atual, mas também há culpas de todas as prefeituras e de governos anteriores. E injusto colocar a culpa no colo de uma única pessoa por um problema tão imenso e complexo como este. Uma pessoa só não é a culpada.
Vdd
@@gorio9176como governador vc tem a tarefa de prevenir e chamar os responsáveis
@@gorio9176
É preciso, é ético, elencar responsáveis, adultos profissionais responsáveis e corresponsáveis pela Gestão Pública. Eduardo Leite está como Governador do Estado RS desde 2019. Triste demais🍀🙏🏻
Obrigado, Roda Viva e Eduardo Leite!
não teve e não tem prevenção...só agem depois que o pior acontece...foram omissos.
Sim. Quanto mais o Governador se explica, mais claro fica para todos - até os que estudaram menos os temas, ambientais e econômicos, que foi omissão, má gestão (ou má intenção), inclinação ao neoliberalismo, com negacionismo climático, sim!
Ah, seria muito mais interessante termos ouvido a fala de um doutor, especialista no tema.
Isso que dá colocar jornalistas EM VEZ DE PROFISSIONAIS DO MEIO AMBIENTE pra fazer perguntas. ESSE GOVERNADOR USOU A LÁBIA PRA DESLIZAR ENTRE OS JORNALISTAS DESPREPARADOS!!! FICARAM MUITAS LACUNAS EM ABERTO QUE OS PROFISSIONAIS DA ÁREA AMBIENTAL TERIAM ESCLARECIDO.
JORNALISTAS NÃO SÃO OS PROFISSIONAIS PARA ESSE TIPO DE ENTREVISTA OU DEBATE😵😵😵
E SIM OS PROFISSIONAIS DA ÁREA AMBIENTAL
É MUITO AMADORISMO TV CULTURA POR FAVOR NÉ!
Gosto muito deste programa é assisto sempre. Ótima entrevista com o Governador do RS. Deus o abençoe em seus planos de recomeço pós tragédia. Excelentes participantes. Vera Magalhães é uma grande jornalista e apresentadora. Abraços amigos. Obrigada pelos grandes ensinamentos.
Acho sinceramente que o governador se expressou muito bem, respondeu a todas as perguntas claramente e com justa riqueza de detalhes para o tempo que ele tem. Concordo com as iniciativas propostas, diante dos desafios financeiros do Estado e a severidade desse desastre em particular, que foi de proporções absurdamente fora do esperado. Não vejo outra forma de contornar essa crise senão da maneira que ele mesmo expôs. A vc que reclama sem ter o menor conhecimento das complexidades, traga ideias melhores que as dele, pra gente COMEÇAR a conversar. 😉 Obs: Faltou pesquisa e perguntas mais cirúrgicas da parte dos jornalistas. Alguns claramente foram ali para lacrar. 🙄🙄
Muito bem colocado! Quem critica não tem noção nenhuma como as coisas funcionam. Não tem como resolver infraestrutura depredada por décadas em menos de 5 meses. O mundo inteiro está sofrendo com as consequências do aquecimento global, o Texas tem tido várias enchentes e furacões destruindo tudo pela frente, mas no Brasil as pessoas culpam o governador. Brilhante entrevista, pena que as pessoas já assistem com uma ideia pré-concebida de que o governador é culpado por tudo.
A responsabilidade deste homem público precisa ser apurada! Até onde as ações pretéritas de Eduardo Leite contribuíram para a tragédia que se abateu no RS?!
Olha só cidadão. Você sequer tem noção do que você está falando, com essas situações que estamos vivendo, onde pessoas perderam sonhos, familiares, conquistas e assim vai. Não estou defendendo partido ou alguém...Fica fácil acusar as pessoas né. Respeite o Nosso Governador do Rio Grande do Sul.
Até os olhos…..
@@bylljordan1802 tá maluco, até vaca aprende apanhando!
@@bylljordan1802respeitar um governador q afirmou q sabia do risco mas q tinha outras agendas a cumprir? Vá se danar vc e ele. Irresponsáveis. E agora tenta adiar as eleições pq sabe q seu partido vai levar uma goleada
O Governador Eduardo Leito só decorou meia dúzia de frases de efeitos ensaiou (mal) por isso repetiu-se muito sem sentido, sem nexo as relações que faz, a não ser a de que vale a pena essa destruição pelos lucros obtidos. Isso ele deixa evidente que o satisfaz, no seu discurso, com clareza. A dimensão econômica é a única e que o governador coloca acima de quaisquer outras que existam, ou que ele conheça.
Algumas vezes se defende, ou disfarça com um (falso) discurso "legalista", tentando citar a legislação ambiental. Esquecendo-se de que os políticos eleitos é que constroem e aprovam essa legislação.
Ele não assume responsabilidade nenhuma, sobre nada.
Como continuar elegendo um político como ele, sem compromisso com as consequências dos atos e ações do seu governo?!
Sim @marcotrindade1133 toda ação de governo necessita de responsabilização! Ou nada mudará.
Já estão chamamdo esse programa de "Roda Amiga"
Pena para todos nós, brasileiros.
Sim
TV Cultura agora nas mãos do bolsonarista Tarcísio foi pro ralo.
Já foram melhores, agora é pura vergonha.
Esse programa já prestou
O governador é um " roda amiga"...
O Discurso é lindo, pena que o papel é o que aceita tudo e na prática é outra situação.
Programa muito bom para q o governador tenha oportunidade de explicar muitos pontos. É disso q precisamos. Debates.
Essa catástrofe era prevista, mas o governo tem outras “agendas”. Palavras desse sujeito aí 😪
Porque a gauchada o elegeu por 2 X, então?? Adeptos do Modismo...
Nesta quantidade, não estava previsto.
@@lucianecs Existem documentos de 2021 informando a intensidade e quantidade. O Estado deveria ter contratado técnicos, para ter uma previsão do impacto e minimizar os efeitos. Impedir não tem como, mas com estudos e profissionais, poderia ter sido amenizado. Além disso, ter um plano incluindo apoio federal para catástrofe e dando apoio para o cidadão. O estado não fez nada como sempre. O poder publico se omite.
@@kristovisky pode me dizer onde estão esses alertas? Pois nem a chuva de hoje se tinha ideia. A metsul começou indicando pouca chuva e agora está em vermelho, passando por Santa Catarina, Paraná e uma parte da região oeste. Vários fenômenos podem mudar a quantidade de chuva. O vento mesmo, toda hora mudando. Tanta especificidade assim há 3 anos atrás, é bem difícil de se ter.
Já ouvi alertas de épocas chuvosos, já tivemos várias. Mas um alerta que avise que vá chover torrencialmente por 10 dias sem parar, não ouvi ainda.
Não dá pra tankar esse cara, discurso circular e voz de locutor de AM não escondem seu Cinismo Dudu Milk.
Qual seria sua sugestão?
Eu nem sei se é cinismo ou ignorância.
@@nancysaad6390 Para começar parar de votar na Direita, na Extrema Direita, em Negacionistas e principalmente em "agentes' do tal de MERCADO.
@@nancysaad6390 ele poderia parar de dar desculpas, e assumir o próprio erro. Inclusive, a pauta política a qual ele é alinhado pretendia retirar o muro de arrimo que impede maior alagamento na capital. Foi, e é, um ignorante em relação ao avisos e eventos ambientais posteriores. Político irresponsável e alinhado com pauta privativas, ver o povo como última prioridade.
@@pnl-paratodosele não é nada ignorante e sim, cruel e incapaz
Baita postura do governador pra responder as perguntas espinhosas e não fugir delas
Entrevistadores despreparados para rebater a retórica do governador. Não levaram dados para mostrar o descaso com o meio ambiente. O que aconteceu foi um crime ambiental que vitimou muita gente! Vergonha!
Amazônia tá batendo recorde de queimada.. Aquecimento global não tem consequências somente da área afetada, o que a China polui causa danos aqui no Brasil..
COMO UM GOVERNO PODE REALIZAR UM CRIME AMBIENTAL COM INTENSAS CHUVAS !! É MUITO RIDÍCULO
Sim, mande uma multa para cada um dos 200 milhões de brasileiros, talvez para o mundo todo.
@@fatimacalis5997 a destruição do Pampa, matas ciliares dos rios, APP s; especulação imobiliária em área de protecao; negacionismo, pois os cientistas há muito falaram o que iria acontecer; falta de manutenção dos equipamentos para conter a cheia.... MUITOS CRIMES DESTE GOVERNADOR!!!!!!
Do jeito que o governador falou até parece que fez uma gestão impecável e que caos no RS foi apenas uma questão fortuita da natureza! O que vimos foi falta de previsão da gravidade e avisos à população, bombas que não funcionaram, represas que colapsaram, bombeiros do estado que não quiseram colocar jetskys com receio de danos, falta de estrutura em todos os sentidos.
Vocês são tão alienados que não entendem que isso é um erro que décadas cometido por diversas pessoas. É injusto colocar a culpa nas costas de uma única pessoa. Mas vocês são assim né precisam acha um culpado vivo pra tudo. Queria ver se aquele aparvalhado do Ônix Lorenzoni estivesse no governo estaria diferente. Provavelmente não. E a culpa não seria do Ônix. Como eu disse a culpa é de diversas pessoas e diversos âmbitos. O Leite fez diversas reformas que melhoraram o estado mas agora ele vai ser culpado por isso por toda a eternidade.
Ano passado tivemos duas enchentes. Foram dois alertas... NENHUMA medida foi tomada pra melhorar o sistema de contenção.
O que vimos, em resumo, foi a prática do neoliberalismo. Ele confessou que não fez prevenção após avisos, porque o governo tinha prioridade com metas fiscais. Ou seja, a prioridade foi atende aos mais ricos em detrimento de toda a população gaúcha.
Esse é o Brasil sendo Brasil! Não seria diferente com qualquer outro gestor...
@@danielacandida9105 depende... Todos podem atender aos interesses do capital, mas alguns podem mitigar os efeitos. Prefiro os que mitigam do que aqueles que se entregam de braços abertos.
@eduardoleite, eu acho interessante q, nesta Catástrofe, não mencionam a cidade de Novo Hamburgo e não referem o Rio dos Sinos. Nós temos milhares de moradores abrigados ou desalojados e NUNCA mencionam nossa cidade! Falam de Canoas e São Lepoldo, sim, eu entendo q foram grandemente atingidas, mas aqui também precisaremos repensar o Bairro Canudos e Santo Afonso, além de dar atenção às encostas do Kephas. 💖🌻🦋
Tenho a impressão de que o foco no tema de pauta não foi, devidamente, questionado. E as medidas de prevenção, da enchente? Nenhum dos jornalistas ouviram os especialistas da UFRGS, antes dessa entrevista? E as bombas, não funcionaram, por quê?
O foco é tirar a lama, a podridão, o fedor e a tragédia de perto da imagem do fofinho.
Aqui em SP aonde moro teve uma enchente a sete anos atrás no bairro que morro pois as bombas de uma cidade vizinha não funcionaram. Só descobri pq tenho um amigo que mora lá e nos contou.
A maioria critica como se fosse tão simples assim e não é. Projetaram um sistema antienchentes na década de 70 que ficou claro que não tem capacidade pra suportar essa quantidade de água. As estações de bombeamento estão todas numa cota inferior a que deveriam estar. Mesmo através de medidas de manutenção (que alguns falaram que foram poucas) de comportas e tal, hoje, temos um sistema que é subdimensionado e em função disso, vai apresentar falhas e vai ser ineficiente como foi. A solução é complexa e passa por um revisão e modernização de todas essas estruturas que compõem o sistema de proteção antienchentes. Pra isso tem que ter recurso ($$$) e não é pouco não. Sem ajuda do Governo Federal (que tem responsabilidade) não há como prevenir que isso aconteça novamente. Estado não tem capacidade pra investir em obras dessa magnitude. Precisa de muito recurso.
É irritante ver um político profissional falando
É irritante vê um político negacionista
Irritante ver discurso de ódio e golpismo
tá frustrada né? torcendo para o cara se sair péssimo na entrevista?
Sim!
É visíve que é um personagem, isso me deixa enojado.
@@jefcampelo E SAIU PESSIMO
Precisamos observar que o impacto ambiental ocorre a nível nacional. Isso é bem simples de entender quando vemos o sudeste com ondas de calor excessiva. Isso impacta demais o aumento das chuvas no RS. Não é só reduzir o desmatamento, isso e fundamental, mas precisamos entender que é um conjunto de fatores que vai influenciar e impactar o meio ambiente.
A defesa civil do Milk no RS, e do Melo em Porto Alegre, é apenas o colete que virou uma segunda pele nessas tristez caricaturas.
o famoso cosplay de defesa civil
E aguentar este governador, todo espantadinho de colete não dá mais.
A importância do Meio Ambiente se dissolve nas perguntas mal formuladas.
É uma pena! É triste! Já fora um dos melhores, senão o melhor, na minha opinião, programa jornalistico da tv brasileira. Já foi.
Possivelmente, após a morte de seu principal mentor intelectual; mas principalmente da derradeira entrevista de Campos Neto, do bacen, para cá, e nesta de Eduardo Leite, esse programa deu o último suspiro de um jornalismo quiçá verdadeiro.
Tarcísio está por trás de tudo isso., imagine !
Não sou nenhum defensor do Eduardo Leite. Mas que perguntas amadoras. Pareciam umas estudantes querendo atacar por atacar, sem a menor qualidade técnica
@@NiltonVelasques-d1vamadoras foram as respostas desse governador, bonitinho mas ordinário
@@marcelequadros7892 🤣🥲
@@SonhosPodemMudarDestino que viagem
Saudade do Roda Viva quando nos ajudava a perceber a realidade 😢
As perguntas desse debate foram amplas, foram detalhadas, cobraram diversos aspectos dos impactos nos últimos eventos. Pudemos ver como o governador respondeu. Devem haver perguntas q pessoas tenham compreendido melhor a atuação do governo ou não. Foi um programa muito democrático, sem poupar questionamentos e muita coisa foi esclarecida.
Uma pena não estar presente algum ou alguma especialista em meio ambiente e emergência do clima na bancada.
Já privatizou até a gestão do governo do RS, contratou até empresa estadunidense, Leite?
Horrores
Quem já colou numa consultoria made in USA, foi o Melo, prefake..., digo, prefeito de Porto Alegre.
A Alvarez...
Mas Milk não vai querer ficar atrás. Kkkk
Earth Song é uma música de 1995, quando a questão ambiental estava começando a ser debatida. As cenas do videoclipe anteciparam, e muito, o que está sendo visto hoje. Não entendo como esses jornalistas apertam o governador (não quero, aqui, eximi-lo de qualquer responsabilidade) para que ele responda por questões que deveriam ser debatidas e rebatidas há 29 anos. Que deveriam ter sido cobradas, diariamente, por quem tem o poder de informar e cobrar.
Vale ressaltar que é uma questão mundial e a pergunta, cobrança e apresentação da resposta deveria ser nesse nível e frequente.
Neoliberalismo a todo vapor inundando um estado inteiro! Parabéns Leite!
É isso que eles querem que vcs acreditem...
@@oieusouajenimas o neoliberalismo está no foco disso.
@@oieusouajeni negativo. Não é o que querem que a gente pense, o problema é que o próprio governador assumiu isso em entrevista para a imprensa. Neoliberalismo é a ruína da sociedade.
Achei q tinha sido o blá blá blá climático. Vcs militantes precisam decidir a narrativa da vez
Kkkkk bla bla bla climático kkkkkk esse acredita na terra plana
Jornalistas despreparados vergonhosamente confundem legislação Federal com estadual.
É surreal saber que tudo que está acontecendo foi descaso tanto do Estado quanto do município
Dilma engavetou o projeto que iria atuar nessa tragédia.. Lamentável
De que estado o Milk está falando onde existe toda essa proteção ambiental?
Governador tem um amigo no Rio Grande do Sul um ex tenente do Exército Brasileiro ele aposentou como policial civil conversando com ele me disse que o senhor colocou ordem na casa ele também me disse que o povo gaúcho gosta do senhor ele me contou que de prefeito do interior a Governador Eduardo Leite e daí pra cá começou de ter uma simpatia pelo o senhor como povo gaúcho tem muito a agradecer a um governo como do senhor que sabe que não pensa em desviar dinheiro público o senhor e um profissional de caráter e pensa no povo senhor governador eu creio que senhor vai sair mais forte dessa calamidades e mais forte diante dos políticos brasileiros o senhor e novo já com grande responsabilidade depois que o senhor ser sair dessa eu creio que senhor venha para presidente mais pensando bem o senhor possa pensar sim ser candidato ao senado ou dar voos mais alto senhor governador neste dois anos que falta para 2026 o senhor tem chance de vir para presidente da República mais é uma decisão muito séria
Claro, a sua tarefa seria evitar os desastres, papel q o senhor nao fez minimamente
Sim
Pode dar a Receita de como evitar uma Catástrofe Ambiental? Escreve um Livro!
@@RosaMartinez-ge4zh Basta você fazer uma busca simples pelo Google Scholar mesmo, se vc não tem acesso a instrumentos de pesquisas acadêmicas e verás milhares. Pois já escrevemos muitos livros, teses, monografias, relatórios; desde os anos finais da década de 60 em que a ciência avisa, alerta, experiencia, relata, ensina.
Mas, não dá lucro para os donos da economia mundial, sendo portanto contra-modelo, proteger a vida, humana, de toda a natureza, animal, mineral ou vegetal.
Não interessa aos do grupo que apoia o atual governo e o governador do RS. Veja que ele explica claramente isso e, nem se envergonha ou se condói com a grande parcela da população que sofre essas perdas. Pois ele - ou eles, não trabalha para essa população.
Evite que um raio caía na sua cabeça quando vier - É impossível né - para EVITAR essa CATÁSTROFE precisaria refazer os municípios de outra FORMA - mas FORAM mal construídos e ACONTECEU
@@RosaMartinez-ge4zh A "receita" cabe numa frase: NÃO agir como Eduardo Leite, que agudizou os riscos ambientais e negligenciou totalmente medidas de prevenção à catástrofe -- que até tinha já acontecido várias vezes no RS, embora em grau menor que a atual.
Boa noite amigos obrigado estamos juntos parabéns todas notícias amigos
Fugiu do assunto .
Ótima entrevista
Pra quem não entendeu, esse aí é o escolhido pela grande mídia pra ser o próximo presidente do Brasil. Sejam empáticos.
Deus livre o Brasil
Não precisam se preocupar com ele porque essa tragédia enterrou a carreira dele. Talvez o entupido lá, o constipado do intestino preso que não consegue cagar talvez ele volte ou quem sabe a prostituta que ele transformou em esposa? Torcemos…
@@gorio9176credo! Esse aí me parece menor terror diante do exemplo que vc trouxe. Vc pegou pesado no cenário do caos.
Disse tudo. A mídia adora um neoliberal, incrível!!! Por isso que os veículos de comunicação estão nas mãos das classes dominantes.
Kkkkk vai nessa
Pena que não foram feitas perguntas. Como. Onde estão indo as doações que não está chegando aos abrigos ? A oratória desse governo é excelente.
Esse governador conseguiu concertar todo Rio Grande do Sul, antes dele o estado estava falido, funcionários públicos com salários atrasados, o estado sem dinheiro para manutenção nem obras públicas, infelizmente ouve essa tragedia e a mídia está sendo muito cruel com o governador e o povo do Sul.
Excelente entrevista
Manutenção do muro e das bombas?
QUE DEUS AMPARE OS GAÚCHOS E ABENÇOE O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL!
Facilitação pra a quem não dá importância ao meio ambiente e foca só no lucro como se chama isso?
FASCISMO
Crime.
Trabalho incessante de todos nas reconstruções do nosso estado, independente de partido político, importante fala do governador Leitr. O povo gaúcho vai conseguir juntos se reorganizar, tenhamos certeza!
Governador assuma que você optou somente pelo econômico e as consequências o povo gaúcho está pagando
É fácil falar né… o cara precisa cuidar de tudo, segurança, educação, cultura, saúde, além do meio ambiente … além disso precisa pagar todo mundo em dia. É fácil agora vocês jogarem toda a culpa no colo dele
Nao, ele cuida somente do RS. Quem cuida de tudo, e o Presidente.
@@gorio9176 este é o compromisso dele como gestor público! Pra isso votaram nele, por acreditarem que ele tinha capacidade de gestão e de montar um secretariado sério.
@@ros457 dentro do que estava disponível para voto, ele é o melhor disparado.
Não sabe brincar, não desça para o playground quis ser governador pois seja um bom governador
👏👏👏👏GOVERNADOR!! 🏆🏆🏆
A falta de preparo dos recursos humanos e o subfinanciamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul são questões muito graves. Houve, sim, falha do governo gaúcho, especialmente considerando o contexto de enchentes anteriores que deveriam ter soado o alarme para a administração pública
Gostei muito do final,os animais,também,precisam do nosso cuidado.
Eu sou de esquerda e tenho uma série de discordâncias com o governador Eduardo Leite, mas ele sozinho não é o culpado pela tragédia. A câmara estadual e os governadores anteriores não fizeram o que devia ser feito ao longo dos anos pra impedir que chegasse a esse ponto. Ao menos o Eduardo trabalha duro, entra na lama pra ajudar as pessoas, ele chega junto. O Governador do meu estado Rio de Janeiro não dá as caras desde que foi eleito.
QUE LAMA QUE ELE ENTROU???!!!
@@lucianaramosdeoliveira2741entraram na lama dele, só se for....
Gostei da postura do governador, mesmo sendo crivado de balas ele resistiu bem, respondendo e principalmente reagindo bem, com urbanidade e demonstrando muito equilíbrio emocional e preparo para responder. Como ele próprio disse, ninguém tem que ser perfeito mas acredito que ele deixou claro que não é um negacionista e reconhece a ciência como parceira. Acredito que ele tem reagido bem as dificuldades e vai levar em consideração todas essas dificuldades pelas quais o RS está passando para que se incrementem ações para melhorar a prevenção de tragédias como a que ocorreu recentemente.
Ele te enrolou direitinho....
Qdo é para falar sobre prejuízos ele usa o plural
classico do pensamento neolberal, lucros privados e custos publicos
Dois da rbs? Gaúcha é do grupo RBS
Os rios existem desde sempre. Nao brotaram do nada ali naquela região. Pq só agora viram que precisava de tantas medidas e nao houve tempo?
O ex-presidente Jair Bolsonaro, não doou um centavo para o Rio Grande do Sul.
O presidente hoje é o Lule amigo. Tem que cobrar ele!
Mentira..
PRES. Bolsonaro doou sim..
Te informa melhor antes de criticarem.
Quem.nao Deu 1 centavos.
Foi TRASTE do.lulla..
Essa colocação foi muito importante 🙄
Fez bem!!!
Bolsonaro jorrou dinheiro para o RS, foi com esse dinheiro que ele colocou salários do funcionalismo em dia e pagou outras contas que ele tinha atrasado. Bolsonaro foi ótimo para o RS. Eduardo Leite só usou o nome Bolsonaro nos últimos 45 min. da eleição que ia perder e, então, resolveu usar Bolsonaro. Ele sempre foi comuno/socialista, aliás até a família dele é esquerdista.
Numa análise neutra, uma baita entrevista. Boas respostas. Infelizmente o Eduardo não tem como solucionar tudo, mas me parece que ele tá bem empenhado.
Abração PARMALAT
Pelo menos o negacionismo ele nega
Engraçado, o que diverge à todos, é negacionismo, mas não ter as condições mínimas para prever ou gestionar uma tragédia dessas seria o que? Pagamos MUITO IMPOSTO e não vemos a reciprocidade do poder público. Muitos funcionários, muita corrupção e pouca competência e responsabilidade para com o cidadão.
As entradas da Kelly no ESTUDIOi, é FUNDAMENTAL. Sabe muito 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
É triste como as perguntas do Roda Viva são seletivas a Porto Alegre, como se a crise acontecesse apenas neste município ou em torno, tem outros municípios com pouca estrutura que sofreram e ainda sofrem as consequências das enchentes. Por que não houveram perguntas sobre a região sul?
Entrevistadores e condução do programa péssimos. Show nosso Governador pela ética, caráter e coerência
Lamentável o RG do Sul ter eleito um cidadão desse quilate para governador, "não erramos pela negligência, não erramos pela omissão e não erramos pelo negacionismo". Não é isso que estamos vendo governador!
Quem acompanha os relatos no TH-cam, dos sobreviventes e das pessoas que estavam ajudando salvar vidas, muitas pessoas morreram gritando desesperadasas por socorro, enquanto erram engolidas pelas águas e desapareciam em meio aos destroços e vegetações!
Não são apenas pelas quantidades de pessoas que morreram, mas como essas pessoas morreram! O horror que foi a experiência dessas mortes!
Esperamos que haja responsabilidade, civil, administrativa e penal pela justiça! Porque esse evento danoso, precisa apontar todos os culpados e puni-los!
Não importa o que está acontecendo no entorno no Estado do RGS e do resto do mundo! O foco da fala dos fatos é dos acontecimentos é o Rio Grande do Sul!
Lamentável mesmo termos eleito ele ): mas a alternativa no segundo turno foi o Onyx Lorenzoni...
@@sthrwars verdade seria o caos instalado negando vacinas e tudo mais, e o aceite de desculpas do Moro nos cem mil confessado ser governador seria inadmissível com nosso voto.
Incrível como se quer demonizar uma pessoa apenas por uma tragédia em dimensões gigantescas. Onde estão sugestões em caráter propositivas?
@@solangecarrazzoni1196 Sim. Vemos isso mesmo Solange, ele está sendo APROVEITADOR, usando esse evento extremo que ele mesmo deveria ter evitado para angariar fundos, um aproveitador, irresponsável - e nem se envergonha disso! Dinheiros e fundos que ele mesmo já vai dirigindo, da população brasileira - nós, para os seus "parceiros" de PPS, de partidos que apoia, ou ao qual vai se filiar, de onde ele vem até trazendo sujeitos de outras regiões (economistas, especialistas em desestatização e desinvestimentos estatais, que já não foram bem antes no gov federal) trazendo-os para o Estado do RS, com o viés privatista que mantém. Provavelmente para parcerias com investidores internacionais, grupos neoliberais. Mas, tudo isso com os nossos recursos - do povo brasileiro!
Eu penso que devíamos FISCALIZAR muito e rastrear as Parcerias público privadas ou compras que eles farão, com lupas. Seguir o rastro desse dinheiro que nos é muito caro e ele usa sem constrangimento nenhum, continuadamente, e erroneamente, sem se responsabilizar por nada!
Kelly respirando fundo para manter o profissionalismo.
Começando a assistir a entrevista agora, pois fiquei surpresa com os comentários na página oficial desse governador. Nenhuma crítica, só gente babando ovo desse cara. Marketing tá mais em ação que a ação pra ajudar o povo 👏🏻
A página dele tem restrição para comentários. Esse cara é um moleque, arrogante e soberbo. Vaidoso demais pata deixar a página “aberta”.
@@anakirsch619, chamar um Governador de moleque é muita falta de educação
O milk precisava ser contratado pela globo, ja que virou o homem do tempo 😊
Ele explicando pra bióloga sobre a questao climatica kkk falou tudo pra podia pra enrolar
prisão perpétua
NÃO HOUVE AVISO ALGUM! No meu bairro o pedido de evacuação só começou a ser divulgado quando já não era mais possível sair pois todas as ruas e calçadas já tinham sido tomadas pela água da noite pro dia.
Roda amiga, ele vai sair daí colocando o povo, esse bixo é profissional
vcs ficam discutindo decreto e Mãe Natureza não espera
O governador tem grande responsabilidade nessa tragédia
O governador diz que não é negacionista, mas nega tudo que lhe perguntam.
Forças da natureza são mais fortes do qualquer ação de prevenção humana.
Uma boa oportunidade para o Brasil se unir, não importa, se voç~e é filho de índio,alemão,japon~es,chinês ou filho da dona inês, somos brasileiros,não importa se voÇê é centro direita esquerda meia folha 30graus,somos brasileiros, precisamos nos educar,sem separatismo
Ué @fabiomoraes4362 achei que eles é que eram os separatistas!?!
Você está certíssimo... Já é hora de repensar mesmo!
A Kelly foi delicada no seu questionamento. É isso q a gente espera em debates.
A pergunta que todos gostariam de ouvir é a seguinte. Os lugares afetados poderão ser habitados e o que poderar ser feito para evitar essa tragédia?
Como assim incentivar a forma certa???É obrigação fazer a firma certa.Que isso??
As pessoas não lembram que até início de 2023 o que assolava nosso estado era a estiagem. Nesse meio tempo, o foco das políticas (por meio da atuação da Defesa Civil, inclusive) era a abertura de açudes, a exploração de poços artesianos, o envio da água potável por meio de caminhões pipa e arrecadação de cestas básicas para quem foi prejudicado. É interessante a gente cobrar um maior planejamento, o que vem de forma gradual, com o tempo, afinal, essa omissão é de anos. Mas vejo como uma fórmula muito SIMPLISTA jogar a culpa em cima de uma pessoa, como se o governador pudesse ter agido como um herói e ter resolvido um problema de anos (infraestrutura que abrange todas as cidades que cercam a bacia hidrográfica do RS) em um passe de mágica.
Quando os verdadeiros culpados são os agentes do Kapitalismo do topo da pirâmide do setor do ogronegocio globalizado financiarizado ! Vamos discutir os modos de produção e de consumo ? Sem isso tudo será jardinagem greenwashing Band Aid !
Você escreve o que o governador fala. Temos que esclarecer a todos...
Exato! Secas extremas - chuvas intensas alternadamente.
São os eventos extremos e cada vez com ocorrências mais próximas e mais extremas e graves, se não se tomar as providências e as decisões corretas em todas as esferas de governos.
Bem como por toda a população, que deve rever seus procedimentos, nos seus trabalhos ou negócios, além de em suas residências e convivências.
Temos que mudar, todos nós, rapidamente, para reverter esses eventos extremos e modificar as consequências dos nossos atos sobre o meio onde habitamos.
Comentário mais sensato!
Muito bem colocado!
Jornalistas acham que desde o desastre do ano passado o governo deveria ter todos os problemas resolvidos em 5 meses. Não tem noção de como as coisas funcionam. Precisa estudo, ou vários estudos para analisar as diversas opções, quais as melhores e quais cabem no orçamento. Depois tem que contratar sob licitação que pode demorar um longo tempo para finalizar e depois começar a obra. Isso tudo pode levar mais de um ano. Todo mundo que critica o governador acha que ele tem que ser um mágico para resolver todos esses problemas, inclusive falta de dinheiro no orçamento, em menos de 5 meses.
Não devemos apontar os culpados, disse os culpados.
Buscar efetivas soluções sem procurar as causas?
Aa forças como EB, marinha e aeronáutica ficarao ajudando com pessoas de outros estados até qual periodo? Ha alguma previsao?
Os familiares tbm precisam deles pois mtos tem filhos sendo criados , requer atenção e altera mto a rotina da família.
Ajudar ok. Ser prejudicado aí não!
os cara no meio duma crise fazendo uma entrevista q ta mais pra uma propaganda...
Ele é muito prepotente
É verdade. A mídia tem seus favoritos e como sempre, os favoritos são sempre neoliberais. Portanto, vemos na prática as ações dos neoliberais, completamente catastróficas.
Quando ouvi que todos eram do RS, eu já quis ouvir o nome da KELLI. Perfeita 🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾🫶🏾
Erros podem ter ocorrido? jura??? que horror!
Parabéns Roda Viva, parabéns Vera , excelente entrevista .
Muito boa a entrevista. Parabéns
Perdendo tempo em entrevista, enquanto pessoas sofrem sem casa.
Um gigante no roda viva e um menino ao cobrar do governo federal. Porém não faltou a crítica implícita ao presidente anterior.
Parabéns por cumprir a agenda! Tu és um grande marketeiro!!!
Quando uma bancada ruralista aprova uma mudança no código ambiental, não me diga que isso é positivo para o bioma. Parabéns aos envolvidos; parece até que as perguntas foram trocadas entre as assessorias.
Quantas vezes ele disse "ja falei para minha equipe" ?
Um especialista traria mais isenção e informação para a entrevista.
Rolando Lero!
Kelly Matos fez perguntas importantissimas, bastante incisiva. Parabens!
Tá bem...até parece que a assessoria do milk e a rbs não se falaram...
Pois eu achei uma das entrevistadoras mais fracas. Rancorosa, superficial nas perguntas, desrespeitosa durante as respostas. Teve um comportamento que se presta bem a reuniões de condominio raivosas. Clamar a planilha de excel foi o auge da falta de compreensão sobre a magnitude dessa tragédia.
@@werner2503 Eu já pensei que ela não sai ilesa da situação que está acontecendo. Ela é gaúcha e certamente está numa situação caótica no momento. O jornalista não é e nem deve ser um profissional neutro. Ela foi com sentimento e a incredulidade de todo gaúcho neste momento. Fez as perguntas que os estudos preparatórios dos outros jornalistas não dão conta de preparar, porque experiência não se aprende no papel.
Parabéns pelo programa explicativo e maravilhoso.
O governador leite tendo errado
Espero que vocês chamem o ministro Pimenta ou Valdez, para falar também.
Genteeee!🫢🫢 ele é muito bom no discurso.🙆♀️🙆♀️🙆♀️. Será que está conseguindo fazer um sono tranquilo????
Quem acompanha de perto sabe que ele está trabalhando quase 24h por dia 7 dias por semana. Muita coisa a ser resolvida.
Como pode , com a enchente afundando o Estado se negar a destruiçao do meio ambiente???
Esse cara é bolsonarista, ele pode até não ser, mas seus argumentos são de um.
@@alexandreanimal Pois então, se ele vem se aconselhando e contratando na equipe de Paulo Guedes, seria o quêêê?!
Logo veremos sua filiação e apoios partidários tudo com muita clareza, pois vem aí as eleições municipais para nos iluminar sobre os sujeitos e quem são, a partir de quem apoiam! Como sempre, muito didático o Pleito municipal.
@@AlessandraMantovaneli Eduardo Leite é neoliberal, ele assumiu que a prioridade é a meta fiscal e quer ignorou os alertas sobre catástrofes climáticas. Leite é mais um que a imprensa que a classe dominante quer levantar o nome para atender às suas demandas. A classe dominante não se importa com o país, apenas com seus próprios interesses. Mesmo que, estes interesses atrapalhem o país, afinal, essa catástrofe ambiental não afetou apenas o RS, por vai se refletir pelo resto do país inteiro.
Ele não negou, ele explicou que as mudanças no código ambiental foram feitas para atualizar, não para diminuir as leis.
@@MariaAlmeida-u8l e ele tbm disse que não falou o que falou. Esse cara é pequeno demais para o cargo.
Deus abençoe o povo gaúcho!
Vamos sim ajudar o sul, mas sem esperar agradecimento , e nem respeito por outros estados brasileiros, fazer o bem, sem olhar a quem
O governador agradeceu a todos os estados brasileiros e a União pela ajuda enviada e por toda a solidariedade do povo brasileiro.
Eu entendo que governo tem responsabilidade principalmente no monitoramento, mas eu gostaria de saber o que cada pessoa que comenta aqui faz no seu dia dia para reduzir os impactos ambientais, o que vem consumindo da grande indústria? Como cuida dos seus resíduos, isso impacta cada dia mais. Claro que as grandes industrias e a política nao quer mudar pq nao gera lucro. Mas cada cidadao esbraveja qdo vem uma tragédia e depois vive a vida normalmente, o problema ta acontecendo todo dia e o que um cidadao de Cuiabá escolhe fazer afeta o litoral do espurito santo e por ai vai!