Video muito necessário, é exatamente isso que falta, um pouco de analise com dados, porque na minha cabeça não faz o menor sentido pagar um caminhão de juros e perder toda tranquilidade e sono de como pagar isso enquanto posso estar em um lugar alugado que cabe na minha realidade e investindo para em alguns anos conseguir ter estabilidade pra arcar com uma comprimisso desse, é muita irresponsabilidade da parte dos corretores e de influencer afimear que a valorização do imovel compensa, onde que um imovel de 300k vai valorizar o suficiente para pagar o caminhão de juros??? Se colocar no papel mesmo e monitorar, dobrar o valor não é suficiente... Raro meus amigos, mt raro
Adorei a planilha! Deixo aqui minha experiência: moro em Brasilia e em 3 anos o preço dos imoveis praticamente dobraram aqui. Como tenho planos de permanecer na cidade por vários anos, optei por correr e financiar um. Consegui pelo minha casa minha vida e curiosamente, a parcela do financiamento ficou menor que o aluguel de apartamentos semelhantes na mesma localização. Falar que morar de aluguel é burrice não é certo, mas para alguns lugares essa frase faz sentido. É bom cada pessoa ver como está na sua região, e usar a planilha bem!
Amei... estava sofrendo com essa questão. Estou com 35 e ainda moro de aluguel e não consigo comprar um imóvel no padrão do que eu moro. Estava na neura de comprar um AP mais barato, de 1 quarto, para deixar alugado, só pensando nessa questão da valorização dos imóveis e de que se não for assim, seria impossível comprar um AP com valor maior depois... Sua planilha me ajudou demais, mostrando que em algum momento do tempo, o valor aplicado vai ser capaz de comprar o AP à vista em tempo menor do que o total do financiamento. Muito obrigada!
Fico feliz que ajudou! Mas importante continuar sempre investindo certinho, fazendo aportes mensais! Porque a conta vai fazer sentido se você estiver investindo certinho, mensalmente, acompanhando e verificando os rendimentos 🙏
Financiar é ter paz de espírito, procure uma casa ou apt mais distante dos centro e seja feliz, pode ir amortizando para não pagar em 30 anos. Ótimo vídeo, forte abraço.
Antigamente eu achava alugar casa muito melhor mas depende muito de locatário, imobiliária que você pega, acaba se estressando muito, reajustes abusivos, estresse com problemas na casa, esse tipo de coisa a intenção de investir é ter conforto e controle, se tu mora em uma casa alugada você perde muito isso.. e olha que eu nem tenho filhos, mas com 3 gatos 1 cachorro já complica ainda mais
amei esse vídeo! Ela, a Eitonilda e uma outra moça que esqueci o nome são as melhores desse TH-cam!!! Conheci a menos de um mês e ja me fizeram aprender mais sobre investimentos do que qualquer outro canal no TH-cam. Ensinamentos práticos e diretos, mostrando como é na realidade mesmo, não números absurdos. Parabénsss Loreluz, pfvr continue com os vídeos de investimento pq contribuem dms para nós que estamos iniciando nesse mundo de investimentos. assistirei todos!!!
Atualmente vivo de aluguel e estou financiando um apartamento e o que vejo desde de 2016 é que as moradias estão cada vez mais caras e me arrependo de não ter comprado antes. Vejo como exemplo uma amiga que anos atrás comprou um terreno e já está morando nele e agora está financiando outro apê pq os valores eram mais baixos. Claro como foi citado no vídeo cada situação é única temos que avaliar. Porém, prefiro ter meu apartamento próprio mesmo que pague juros e depois tenha só gastos básicos do que para sempre ter uma conta alta de algo que não me dá nenhum retorno.
Sim, sim! Com certeza, cada caso é um caso! Muitas vezes a gente tem que avaliar também se o apartamento realmente valorizou ou só foi corrigido pela inflação. Aconteceu isso com os meus pais, eles compraram um apartamento como investimento, e na teoria parece que foi bom negócio, mas o apartamento rendeu até menos que a inflação ao longo dos anos, por conta de muita competição de empreendimentos no mesmo bairro. Eu também estou procurando um apartamento pra dizer meu, mas prefiro esperar um pouco e encontrar uma boa oportunidade, do que ficar nessa pressão que muitas vezes é mais social do que outra coisa, e não fazer uma escolha errada. O lado "bom" é que com as mudanças atuais dos bancos em relação ao financiamento, isso vai forçar os preços dos imóveis pra baixo - é isso o que se espera. Quem tiver dinheiro pra dar de entrada, verá boas oportunidades nos próximos meses!
Temos que considerar a mudanca na aliquota de financiamento .Sac tem que ter entrada de 30% e price 50%, p quem nao se enquadra no MCMV. Vale a pena se tiver 50% do valor do imovel.
Achei bem interessante o seu vídeo! Muito boa a sua explicação! Faltou considerar mais gastos além do aluguel que geralmente são de responsabilidade do inquilino, como condomínio e IPTU. Durante muito tempo não queria financiar um imóvel pelo valor dos juros, mas depois de muitas tretas com imóvel e estabilidade é algo que me fez mudar de ideia.
@@amandalimaribeiro9718 obrigada Amanda! 🥰 Eu entendo seu ponto, e não sei muito bem quais são as tretas que vc disse, mas quando o imóvel é seu, as tretas no final são suas. Tipo, tive um amigo que alugava um apto que rolou uma mega infiltração, e era um apto novo, eles eram os primeiros moradores. E ficou tão impossível continuar lá, que eles saíram, e a dona do imóvel teve que lidar com aquilo, e sem poder alugar. Então eu penso, se fosse o meu apto, além da parcela do financiamento eu teria ainda que pagar pedreiro, brigar com a construtora. Enquanto que meu amigo só pegou as malas e foi pra outro lugar, melhor e mais barato. Então realmente não tem resposta certa, existem muitas variáveis. E quanto ao condomínio e iptu, o inquilino paga, mas se você for proprietária também. E se o condomínio subir muito (o que acontece ao longo dos anos), é muito provável que o valor vai virar quase como se fosse um "aluguel" vitalício, e não tem pra onde correr, não tem como deixar de pagar condomínio. Então é importante refletir em todas essas variáveis, não existe resposta certa.
Interessante conclusão. No meu caso todas as tretas que eu vi com imóvel (infiltração, problema elétrico, aumento do condomínio, vizinho problemático, problemas na reforma, invasão/roubo, etc) me fizeram concluir exatamente o contrário.
Lore, eu também não invisto em ativo de imóveis fixo, pois não quero ter dor de cabeça com manutenção. Sou solteira e empreendedora portanto, prefiro ativos com mais liquidez como renda fixa, acōes, FIIs e ETs
minha recomendação é que procurem bairros adjacentes e lugares com metragem de custo menor, se possível construa, meu irmão tá construindo a casa dele de uns 140m2 e vai sair por uns 80k, isso porque ele tá usando método de construção comum, eu pretendo construir a minha gastando 2/3 disso usando métodos de construção mais inteligentes, comprar casa de 200k a 500k não entra na minha cabeça, outra coisa é que dependendo da região é possível achar imóveis e terrenos muito mas baratos(para se morar e poupar).
É uma alternativa também! Eu não sei muito como estão os preços de material e mão de obra. A única coisa é que tem que pesquisar muito sobre, fazer as contas também pra evitar surpresas. O lado bom que eu vejo de construir, é que você não precisa terminar tudo para se mudar. Meu pai também foi do time de comprar terreno e construir, e quando a gente se mudou, não tinha nem chapisco na parede e a gente já tava morando lá hahaha levou mais de 15 anos para terminar a construção, mas com certeza valeu a pena para o meu pai, e grande parte das coisas meu pai aprendeu e fez sozinho, tipo colocar piso, então deu pra economizar muito
@@lore.invest em questão de preços varia muito de região para região, o mais caro mesmo é a mão de obra, mas existem materiais alternativos que possibilitam economia de recursos e mão de obra, metodologias que permitem a autoconstrução de forma mais racional, aqui foi o mesmo, meu pai comprou o terreno e construiu um cômodo e se mudou para ele e foi ampliando a medida que podia, eu cotei a minha entre 60k e 80k pois já tenho o terreno, o material e a forma influenciam muito, fora o local, eu pretendo usar desde decoração mais rústica e natural e design que consumam menos recursos, tem alguns canais aqui no youtube(amanda e fernando, karla amadori) que dão uma ideia muito boa de como fazer, mas no fim isso se aplica mais a casas, em AP não tem muito para onde correr, no fim depende de onde a pessoa pretende morar, meu amigo quando pegou uma vaga remota se mudou de SP para uma cidade do interior para diminuir os custos do aluguel e poupar pra construir a casa dele, em 2 anos conseguiu construir.
Muito bom o vídeo mas o problemas real é se ficar com problema de saude ou algo acontecer com seu financeiro, vc perde o aluguel e vai morar na rua. Equanto se é jovem o aluguel faz sentido, mas quando se tem uma certa idade e filhos a realidade é outra.
Comprei meu apartamento em sao paulo na Zona leste paguei 150 mil reais a 9 anos e hoje ele custa 300 mil. Nao moro nele me mudei para Inglaterra a 7 anos e outra por ser minha casa minha vida paguai 10% de entrada apenas, hoje a parcela eh menor que o aluguel que eu cobro, vale pouco pois tenho minha casa em UK onde a taxa de juros esta para mim 1m 1.63% ao ano
Vídeo necessário, não acredito que meter a cara em um financiamento de 30 anos (crente que vai conseguir amortizar) é algo a ser considerado regra. Ainda acredito que o ideal é organizar os investimentos focado nos propósitos de longo e médio prazo… Por favor continue por aqui, seu conteúdo é muito bom, quero ver seu relato aqui quando chegar a 1 milhão investidos rs…
Se souber investir, a diferença entre alugar e comprar acaba ficando muito pequena. Então a parte financeira fica pouco relevante e aí cada um escolhe oq é melhor para cada um. Eu por exemplo prefiro ter dinheiriro investido e com liquidez enquanto moro de aluguel. Meu medo é financiar e depois por algum motivo inesperado não conseguir pagar as parcelas e acabar perdendo a casa. Com o dinheiro investido tenho a tranquilidade de se algo acontecer, conseguir resolver com mais tranquilidade
Penso assim também! Além disso, enquanto eu não decidi onde exatamente eu quero morar, fazer raízes, eu prefiro neste momento ter mobilidade. Além disso, se eu fosse comprar um imóvel eu teria que morar muito longe e em um apartamento do tamanho de um cativeiro. Prefiro construir meu patrimônio primeiro xD
Faltou que no primeiro ano voce tem de dar calcao ou pagar seguro fianca , outra depois de 13 anos voce vai comprar um imovel usado por esse valor e nao novo como ia comprar. SE 13 anos atras vc tivesse ido olhar um imovel igual usado por 13 anos vc iria pagar uns 300 mil no maximo
A dificuldade das pessoas é que ele nao investiria o dinheiro, mas teria desvios diversos em outras coisas. A disciplina é a chave. Mas poucos tem. Parece que se a pessoa nao tem um boleto, ele simplesmente nao consegue.
Financiar um imóvel para ficar 20 anos com a faca nas contas...eu estou segurando uma grana (pouca) mas que dá tranquilidade no dia a dia, enquanto tento fazer uma boa grana. Enfim, comprar.
Quando eu me mudei pra Sp eu ganhava um troco e morava no plano cem (perto da Leroy Merlin), dividindo com mais 3 pessoas 😬 Mas com o tempo fui crescendo na carreira e meu salário foi melhorando ❤️🩹
@@user-lz3lr6jj5w por isso que cada caso é um caso, eu peguei o exemplo mostrado do sardinha e puxei pra um cenário mais realista. Mas não existe uma verdade absoluta. O que nao dá é afirmar que todas as pessoas acima de 30 que ainda vivem de aluguel tão fazendo merda. Cada caso é um caso! Por isso que eu disponibilizei a planilha gratuita, pra colocar os valores de acordo com a sua realidade/cidade etc e ver qual faz mais sentido.
Tem tanta coisa aí q eu não concordo kkkkk e sendo uma pessoa que agora mora de aluguel e acabando de financiar um apartamento (pq n aguento mais ) e estando apertada pagando toda essa questão mas não me arrependo de forma alguma pq essa ideia sobre o aluguel ainda mais no Brasil e considerando nossas questões salariais são irreais. Ainda mais pensando essa análise de comparar uma perspectiva de investir em um financiamento e investir em alguma coisa kkk enfim gosto muito dos vídeos do seu canal mas quando esse é o ponto parece que nenhum youtuber que fala sobre finanças realmente mora no Brasil ou entende o contexto político econômico que a maioria da população vive fico em choque
Tá tudo bem não concordar! ☺️ Eu só quis trazer o meu caso pessoal, ver e analisar com dados se dá pra afirmar certas coisas. E não existe certo ou errado, o que deu certo pra mim pode não fazer o menor sentido pra outra pessoa. Cada um tem uma vivência, e uma realidade, seja dentro ou fora do Brasil. É impossível uma pessoa sozinha conseguir "falar" com as pessoas e ter uma situação que role uma identificação, pois cada pessoa vive/viveu uma situação diferente. Aqui eu compartilho a minha, que me tocou viver, e se ajudar alguém é isso o que importa 🤍 mas obrigada por estar aqui ☺️
Aluguel e Morar na rua pra mim é a mesma coisa,nunca a casa é sua..casa própria,é seu"castelo",iptu é uma taxa %#*$% mas pelo menos uma vez por ano...e outra não precisa morar numa parada de rico,estou bem localizado mas classe média mas num bairro onde tem tudo perto(hospital,escola,farmacia)
não é vergonha amigo, a gente pegou a pior época para se comprar imóveis, meu pai nos anos 80 a 90 comprou imóveis e terrenos a preços que hoje seria até sacanagem alguém dizer, eu pretendo contruir a minha mais na frente e o máximo que pretendo gastar é entre 70 e 80 mil.
Eu procurei o que é p Diddy e a única coisa que apareceu foi Puff Daddy e eu não entendi qual a relação com o fato de você morar com os pais ainda 😭 eu tô ficando velha, já não consigo acompanhar as piadas internas da internet hahaha
@@lore.invest hahahahaha é que o caso dele, que é horrível, virou meme por causa das teorias da conspiração que se criou por ai, estão culpado ele até pela morte do Kurt Cobain🤦🏽♀
Obrigada pelo feedback. Vou deixar a música um pouquinho mais baixa nos próximos vídeos. Quanto à velocidade que eu falo, eu falo rápido mesmo 🫠 mas vou tentar prestar mais atenção nisso (você não é a primeira pessoa a comentar que eu falo rápido demais).
Eu achei a fala calma e perfeitamente bem, nem reparei que tinha musica (de tão concentrada que fiquei na explicação) Até voltei o vídeo pra ver que tem musica... Acho que se falar muito devagar, o video pode ficar tedioso e demorado. (Minha opinião).
Eu concordo com o vídeo, mas naturalmente não totalmente, pois entendo que faz-se necessário a pessoa ter seu imóvel próprio porque ninguém sabe o dia de amanhã. Contudo, defendo que tem que ter um imóvel de baixo custo, imóvel sem luxo. Quando tiver de vento em popa, mora de aluguel num imóvel melhor e quando as coisas estiverem ruins, mora na sua própria residência, no seu porto seguro, com baixos custos. 👏👏👏👏👏👏👏 pelo vídeo, @lore.invest!
@@lore.invest Pior q é a pura verdade. Infelizmente o custo de vida no Brasil tá alto, muito incompatível com a renda média do brasileiro, principalmente nas maiores cidades. Mas brevemente vai dar certo porque você é super organizada e inteligente! Parabéns pelo conteúdo objetivo, didático e agregador! 10/10!
Video muito necessário, é exatamente isso que falta, um pouco de analise com dados, porque na minha cabeça não faz o menor sentido pagar um caminhão de juros e perder toda tranquilidade e sono de como pagar isso enquanto posso estar em um lugar alugado que cabe na minha realidade e investindo para em alguns anos conseguir ter estabilidade pra arcar com uma comprimisso desse, é muita irresponsabilidade da parte dos corretores e de influencer afimear que a valorização do imovel compensa, onde que um imovel de 300k vai valorizar o suficiente para pagar o caminhão de juros??? Se colocar no papel mesmo e monitorar, dobrar o valor não é suficiente... Raro meus amigos, mt raro
Obrigada Guaxinim dos Paranauê! Adorei o nome do perfil ahhahaha
Que vídeo excelente! Não entra na minha cabeça eu me comprometer com uma dívida tão longa, sendo que eu mudo a toda hora de desejos/planos e metas
Sou assim também! Minha vida muda muito a cada 3 anos 😂 Mas o dia que eu achar o lugar certo, eu pretendo comprar minha casinha sim ☺️
você é luz!!! eu tô sentindo essa pressão com apenas 23 anos, é bizarro!
Adorei a planilha! Deixo aqui minha experiência: moro em Brasilia e em 3 anos o preço dos imoveis praticamente dobraram aqui. Como tenho planos de permanecer na cidade por vários anos, optei por correr e financiar um. Consegui pelo minha casa minha vida e curiosamente, a parcela do financiamento ficou menor que o aluguel de apartamentos semelhantes na mesma localização. Falar que morar de aluguel é burrice não é certo, mas para alguns lugares essa frase faz sentido. É bom cada pessoa ver como está na sua região, e usar a planilha bem!
Concordo plenamente, Bruno! Obrigada por compartilhar sua experiência e fico feliz que você gostou da planilha
Amei... estava sofrendo com essa questão. Estou com 35 e ainda moro de aluguel e não consigo comprar um imóvel no padrão do que eu moro. Estava na neura de comprar um AP mais barato, de 1 quarto, para deixar alugado, só pensando nessa questão da valorização dos imóveis e de que se não for assim, seria impossível comprar um AP com valor maior depois... Sua planilha me ajudou demais, mostrando que em algum momento do tempo, o valor aplicado vai ser capaz de comprar o AP à vista em tempo menor do que o total do financiamento. Muito obrigada!
Fico feliz que ajudou! Mas importante continuar sempre investindo certinho, fazendo aportes mensais! Porque a conta vai fazer sentido se você estiver investindo certinho, mensalmente, acompanhando e verificando os rendimentos 🙏
Financiar é ter paz de espírito, procure uma casa ou apt mais distante dos centro e seja feliz, pode ir amortizando para não pagar em 30 anos. Ótimo vídeo, forte abraço.
Curiosa sobre a amortização..
o problema é que é ruim sem carro longe dos centros
@@sf.661 Tenho que concordar, mas depois do imóvel o foco é comprar o veículo. rsrs
@@kerollenwiny Recomendo o canal do primo pobre.
Antigamente eu achava alugar casa muito melhor
mas depende muito de locatário, imobiliária que você pega, acaba se estressando muito, reajustes abusivos, estresse com problemas na casa, esse tipo de coisa
a intenção de investir é ter conforto e controle, se tu mora em uma casa alugada você perde muito isso..
e olha que eu nem tenho filhos, mas com 3 gatos 1 cachorro já complica ainda mais
Se tiver filhos, morar de aluguel não costuma ser uma boa idéia
@@danisiaify se tiver uma sogra idosa, 3 gatos e um cachorro, aluguel também é complicado.. haha
amei esse vídeo! Ela, a Eitonilda e uma outra moça que esqueci o nome são as melhores desse TH-cam!!! Conheci a menos de um mês e ja me fizeram aprender mais sobre investimentos do que qualquer outro canal no TH-cam. Ensinamentos práticos e diretos, mostrando como é na realidade mesmo, não números absurdos. Parabénsss Loreluz, pfvr continue com os vídeos de investimento pq contribuem dms para nós que estamos iniciando nesse mundo de investimentos. assistirei todos!!!
@@aliicewd muito obrigada! 🥰 Eu adoro o conteúdo da Eitonilda também! Pode deixar, vou trazer mais e mais vídeos!😚
Atualmente vivo de aluguel e estou financiando um apartamento e o que vejo desde de 2016 é que as moradias estão cada vez mais caras e me arrependo de não ter comprado antes. Vejo como exemplo uma amiga que anos atrás comprou um terreno e já está morando nele e agora está financiando outro apê pq os valores eram mais baixos.
Claro como foi citado no vídeo cada situação é única temos que avaliar. Porém, prefiro ter meu apartamento próprio mesmo que pague juros e depois tenha só gastos básicos do que para sempre ter uma conta alta de algo que não me dá nenhum retorno.
Sim, sim! Com certeza, cada caso é um caso! Muitas vezes a gente tem que avaliar também se o apartamento realmente valorizou ou só foi corrigido pela inflação. Aconteceu isso com os meus pais, eles compraram um apartamento como investimento, e na teoria parece que foi bom negócio, mas o apartamento rendeu até menos que a inflação ao longo dos anos, por conta de muita competição de empreendimentos no mesmo bairro. Eu também estou procurando um apartamento pra dizer meu, mas prefiro esperar um pouco e encontrar uma boa oportunidade, do que ficar nessa pressão que muitas vezes é mais social do que outra coisa, e não fazer uma escolha errada. O lado "bom" é que com as mudanças atuais dos bancos em relação ao financiamento, isso vai forçar os preços dos imóveis pra baixo - é isso o que se espera. Quem tiver dinheiro pra dar de entrada, verá boas oportunidades nos próximos meses!
A didática dos seus vídeos não encontrei em nenhum outro lugar. Curti demais 😍
Seu canal foi um achado
Temos que considerar a mudanca na aliquota de financiamento .Sac tem que ter entrada de 30% e price 50%, p quem nao se enquadra no MCMV. Vale a pena se tiver 50% do valor do imovel.
Verdade! Estou acompanhando as mudanças, vou trazer atualizações em breve no canal já considerando isso!
Achei bem interessante o seu vídeo! Muito boa a sua explicação! Faltou considerar mais gastos além do aluguel que geralmente são de responsabilidade do inquilino, como condomínio e IPTU. Durante muito tempo não queria financiar um imóvel pelo valor dos juros, mas depois de muitas tretas com imóvel e estabilidade é algo que me fez mudar de ideia.
@@amandalimaribeiro9718 obrigada Amanda! 🥰 Eu entendo seu ponto, e não sei muito bem quais são as tretas que vc disse, mas quando o imóvel é seu, as tretas no final são suas. Tipo, tive um amigo que alugava um apto que rolou uma mega infiltração, e era um apto novo, eles eram os primeiros moradores. E ficou tão impossível continuar lá, que eles saíram, e a dona do imóvel teve que lidar com aquilo, e sem poder alugar. Então eu penso, se fosse o meu apto, além da parcela do financiamento eu teria ainda que pagar pedreiro, brigar com a construtora. Enquanto que meu amigo só pegou as malas e foi pra outro lugar, melhor e mais barato. Então realmente não tem resposta certa, existem muitas variáveis. E quanto ao condomínio e iptu, o inquilino paga, mas se você for proprietária também. E se o condomínio subir muito (o que acontece ao longo dos anos), é muito provável que o valor vai virar quase como se fosse um "aluguel" vitalício, e não tem pra onde correr, não tem como deixar de pagar condomínio. Então é importante refletir em todas essas variáveis, não existe resposta certa.
Interessante conclusão. No meu caso todas as tretas que eu vi com imóvel (infiltração, problema elétrico, aumento do condomínio, vizinho problemático, problemas na reforma, invasão/roubo, etc) me fizeram concluir exatamente o contrário.
Lore, eu também não invisto em ativo de imóveis fixo, pois não quero ter dor de cabeça com manutenção. Sou solteira e empreendedora portanto, prefiro ativos com mais liquidez como renda fixa, acōes, FIIs e ETs
Amando cada segundo desse vídeo. Sensacional! Sempre sabendo direcionar seu din din. Seu canal é Top demais, chegando ao objetivo. 🚀
amo o seu canal, conheci tem duas semanas e ja indiquei para umas 5 pessoas ja hahaha obrigado pelas dicas e por compartilhar seu conhecimento ❤
Ahh muito obrigada 🥰🫶
minha recomendação é que procurem bairros adjacentes e lugares com metragem de custo menor, se possível construa, meu irmão tá construindo a casa dele de uns 140m2 e vai sair por uns 80k, isso porque ele tá usando método de construção comum, eu pretendo construir a minha gastando 2/3 disso usando métodos de construção mais inteligentes, comprar casa de 200k a 500k não entra na minha cabeça, outra coisa é que dependendo da região é possível achar imóveis e terrenos muito mas baratos(para se morar e poupar).
É uma alternativa também! Eu não sei muito como estão os preços de material e mão de obra. A única coisa é que tem que pesquisar muito sobre, fazer as contas também pra evitar surpresas. O lado bom que eu vejo de construir, é que você não precisa terminar tudo para se mudar. Meu pai também foi do time de comprar terreno e construir, e quando a gente se mudou, não tinha nem chapisco na parede e a gente já tava morando lá hahaha levou mais de 15 anos para terminar a construção, mas com certeza valeu a pena para o meu pai, e grande parte das coisas meu pai aprendeu e fez sozinho, tipo colocar piso, então deu pra economizar muito
@@lore.invest em questão de preços varia muito de região para região, o mais caro mesmo é a mão de obra, mas existem materiais alternativos que possibilitam economia de recursos e mão de obra, metodologias que permitem a autoconstrução de forma mais racional, aqui foi o mesmo, meu pai comprou o terreno e construiu um cômodo e se mudou para ele e foi ampliando a medida que podia, eu cotei a minha entre 60k e 80k pois já tenho o terreno, o material e a forma influenciam muito, fora o local, eu pretendo usar desde decoração mais rústica e natural e design que consumam menos recursos, tem alguns canais aqui no youtube(amanda e fernando, karla amadori) que dão uma ideia muito boa de como fazer, mas no fim isso se aplica mais a casas, em AP não tem muito para onde correr, no fim depende de onde a pessoa pretende morar, meu amigo quando pegou uma vaga remota se mudou de SP para uma cidade do interior para diminuir os custos do aluguel e poupar pra construir a casa dele, em 2 anos conseguiu construir.
Muito bom o vídeo mas o problemas real é se ficar com problema de saude ou algo acontecer com seu financeiro, vc perde o aluguel e vai morar na rua. Equanto se é jovem o aluguel faz sentido, mas quando se tem uma certa idade e filhos a realidade é outra.
Absolutamente!
To indo fazer pipoca pra assistir, fiquei mt tempo esperando esse video
@@MuriloNotNOR ☺️ obrigada!
Comprei meu apartamento em sao paulo na Zona leste paguei 150 mil reais a 9 anos e hoje ele custa 300 mil. Nao moro nele me mudei para Inglaterra a 7 anos e outra por ser minha casa minha vida paguai 10% de entrada apenas, hoje a parcela eh menor que o aluguel que eu cobro, vale pouco pois tenho minha casa em UK onde a taxa de juros esta para mim 1m 1.63% ao ano
@@user-lz3lr6jj5w boa! Exatamente, casa caso é um caso
😢 é, se tivesse investido a 12% a.a. teria sido mais vantajoso
@@Zizaco eu investi 15 mil apenas a parcela iniciou nesmo valor do meu aluguel. Precisa fazer as contas direito
@@lore.invest sim na epoca os juros da casa estavam em 8.5% tambem. Mas no brasil nao eh muito bom nao. Aqui em UK pago 1.63% ao ano na minha casa
Entrou no MCMV nem adianta fazer contas, vale a pena financiar. Agr se nao entra, ai é outra historia
Vídeo necessário, não acredito que meter a cara em um financiamento de 30 anos (crente que vai conseguir amortizar) é algo a ser considerado regra. Ainda acredito que o ideal é organizar os investimentos focado nos propósitos de longo e médio prazo…
Por favor continue por aqui, seu conteúdo é muito bom, quero ver seu relato aqui quando chegar a 1 milhão investidos rs…
Muito obrigada! 🥰🥰 Também estou ansiosa por esse vídeo de 1 Milhão 🤣 Se tudo der certo, logo logo ele sai 🙏🙏🫶
Amo seu canal Lore ❤❤
@@marianasantana5055 obrigada Mari! ☺️😚
Oeee, ótimo vídeo. Teria como fazer um vídeo sobre fundos imobiliários?
Obrigada 😽
Pode deixar diva, vou fazer sim 🤍🥰🙏
Sou autista e meu maior medo é comprar um imóvel e depois descobrir que tenho algum vizinho barulhento. Por enquanto, escolho morar de aluguel.
Eu já tive tanto problema com vizinho barulhento! Eu te entendo 😿
Gosto de acompanhar o Fonte da Fortuna. E o melhor.
Gosto muito do canal dele tbm! ☺️
Se souber investir, a diferença entre alugar e comprar acaba ficando muito pequena. Então a parte financeira fica pouco relevante e aí cada um escolhe oq é melhor para cada um. Eu por exemplo prefiro ter dinheiriro investido e com liquidez enquanto moro de aluguel. Meu medo é financiar e depois por algum motivo inesperado não conseguir pagar as parcelas e acabar perdendo a casa. Com o dinheiro investido tenho a tranquilidade de se algo acontecer, conseguir resolver com mais tranquilidade
Penso assim também! Além disso, enquanto eu não decidi onde exatamente eu quero morar, fazer raízes, eu prefiro neste momento ter mobilidade. Além disso, se eu fosse comprar um imóvel eu teria que morar muito longe e em um apartamento do tamanho de um cativeiro. Prefiro construir meu patrimônio primeiro xD
Faltou que no primeiro ano voce tem de dar calcao ou pagar seguro fianca , outra depois de 13 anos voce vai comprar um imovel usado por esse valor e nao novo como ia comprar. SE 13 anos atras vc tivesse ido olhar um imovel igual usado por 13 anos vc iria pagar uns 300 mil no maximo
Depende do lugar. E cada caso tem custos tbm. Alugar tem calção de 3 meses, comprar imóvel tem custos tbm, além do financiamento :/
Sim, mas eu ainda te amo
A dificuldade das pessoas é que ele nao investiria o dinheiro, mas teria desvios diversos em outras coisas. A disciplina é a chave. Mas poucos tem. Parece que se a pessoa nao tem um boleto, ele simplesmente nao consegue.
Verdade! Conheço muitas pessoas assim!
Esse vídeo parece estar rodando a menos de 30fps
😭😭😭 em 24fps. Eu cometi um erro na hora de exportar o vídeo e só notei quando já tava no TH-cam. Vivendo e aprendendo 🫠🫠🫠
Financiar um imóvel para ficar 20 anos com a faca nas contas...eu estou segurando uma grana (pouca) mas que dá tranquilidade no dia a dia, enquanto tento fazer uma boa grana. Enfim, comprar.
outra coisa que ainda me assusta é a ideia de ficar 30 anos preso pagando algo, não dá kkkkk.
Dificilmente a pessoa fica 30 anos pagando 😅 com amortização a dívida acaba muito mais rápido, coisa de 5, 6 anos
Se vc for amortizando em poucos anos pode estar quitado
@@marianasantana5055 uma pessoa financeiramente responsável, mas conheço pessoas que vem pagando a mais de 14 anos.
Queria saber qual notebook você usa pra trabalhar?
Você não ganhava pouco para morar em interlagos, vamo ser sinceros.Morar bem assim em SP custa muito.
Quando eu me mudei pra Sp eu ganhava um troco e morava no plano cem (perto da Leroy Merlin), dividindo com mais 3 pessoas 😬 Mas com o tempo fui crescendo na carreira e meu salário foi melhorando ❤️🩹
Esse apartamento aí tenho certeza que já vi igualzinho.
Vídeo top
Lore você é aluna da AUVP? Indica?
Não sou! Gosto mais de estudar sobre investimentos por livros ou até mesmo conteúdos aqui no TH-cam (nacionais e gringos). Mas gosto do sardinha haha
Essa sua valorizacao da media do Brasil nao faz sentido nao compara Sao Paulo com o interior da Bahia nao faz sentido
@@user-lz3lr6jj5w por isso que cada caso é um caso, eu peguei o exemplo mostrado do sardinha e puxei pra um cenário mais realista. Mas não existe uma verdade absoluta. O que nao dá é afirmar que todas as pessoas acima de 30 que ainda vivem de aluguel tão fazendo merda. Cada caso é um caso! Por isso que eu disponibilizei a planilha gratuita, pra colocar os valores de acordo com a sua realidade/cidade etc e ver qual faz mais sentido.
Tem tanta coisa aí q eu não concordo kkkkk e sendo uma pessoa que agora mora de aluguel e acabando de financiar um apartamento (pq n aguento mais ) e estando apertada pagando toda essa questão mas não me arrependo de forma alguma pq essa ideia sobre o aluguel ainda mais no Brasil e considerando nossas questões salariais são irreais. Ainda mais pensando essa análise de comparar uma perspectiva de investir em um financiamento e investir em alguma coisa kkk enfim gosto muito dos vídeos do seu canal mas quando esse é o ponto parece que nenhum youtuber que fala sobre finanças realmente mora no Brasil ou entende o contexto político econômico que a maioria da população vive fico em choque
Tá tudo bem não concordar! ☺️ Eu só quis trazer o meu caso pessoal, ver e analisar com dados se dá pra afirmar certas coisas. E não existe certo ou errado, o que deu certo pra mim pode não fazer o menor sentido pra outra pessoa. Cada um tem uma vivência, e uma realidade, seja dentro ou fora do Brasil. É impossível uma pessoa sozinha conseguir "falar" com as pessoas e ter uma situação que role uma identificação, pois cada pessoa vive/viveu uma situação diferente. Aqui eu compartilho a minha, que me tocou viver, e se ajudar alguém é isso o que importa 🤍 mas obrigada por estar aqui ☺️
Parabéns. Muito melhor que o sardinha.
Eu gosto mto do sardinha, só esses cálculos dele que ficaram um pouco off para 2024 :)
Duvida voce tem os 600 mil hoje em investimento ja que nao comprou o imovel para comprar agora?
Graças a Deus, sim!
vc vai pagar o condominio da casa alugada
@@user-lz3lr6jj5w mas se for casa própria, também. Condomínio todos pagam :/
Se o condomínio da casa aumentar de forma abusiva, é mais difícil mudar para quem tem um financiamento. ⛓️💣
Falando 2015 parece outra vida já hahahahha
Éramos tão jovens 😂
Aluguel e Morar na rua pra mim é a mesma coisa,nunca a casa é sua..casa própria,é seu"castelo",iptu é uma taxa %#*$% mas pelo menos uma vez por ano...e outra não precisa morar numa parada de rico,estou bem localizado mas classe média mas num bairro onde tem tudo perto(hospital,escola,farmacia)
Tenho 30 e ainda moro com os pais, culpa do P DIDDY (mentira culpa minha mesmo, e tenho que aguentar a zuação).
não é vergonha amigo, a gente pegou a pior época para se comprar imóveis, meu pai nos anos 80 a 90 comprou imóveis e terrenos a preços que hoje seria até sacanagem alguém dizer, eu pretendo contruir a minha mais na frente e o máximo que pretendo gastar é entre 70 e 80 mil.
Eu procurei o que é p Diddy e a única coisa que apareceu foi Puff Daddy e eu não entendi qual a relação com o fato de você morar com os pais ainda 😭 eu tô ficando velha, já não consigo acompanhar as piadas internas da internet hahaha
@@arthurmaciel9893 Putz, verdade mesmo.. Esses tempos fui vê uma casa e o valor para dar de entrada o rapaz queria 80 mil, ta maluco!
@@lore.invest hahahahaha é que o caso dele, que é horrível, virou meme por causa das teorias da conspiração que se criou por ai, estão culpado ele até pela morte do Kurt Cobain🤦🏽♀
Tenho 32 anos e moro com minha familia. Não devo satisfação pra ninguem e você tambem não deve meu caro 😊
Nossa que música insuportável de fundo, não deixando a gente se concentrar na sua explicação e você fala mais rápido que meu louro
Ela fala normal, nao fala rápido! 😒😒 o vídeo está ótimo❤
@@Debora.l Essa é sua opinião, eu respeito, porém não é a minha.
Obrigada pelo feedback. Vou deixar a música um pouquinho mais baixa nos próximos vídeos. Quanto à velocidade que eu falo, eu falo rápido mesmo 🫠 mas vou tentar prestar mais atenção nisso (você não é a primeira pessoa a comentar que eu falo rápido demais).
Eu achei a fala calma e perfeitamente bem, nem reparei que tinha musica (de tão concentrada que fiquei na explicação) Até voltei o vídeo pra ver que tem musica... Acho que se falar muito devagar, o video pode ficar tedioso e demorado. (Minha opinião).
Existem formas mais educadas de se dar um feedback, a música tava tranquila eu nem tinha reparado se vc não tivesse comentado
Eu concordo com o vídeo, mas naturalmente não totalmente, pois entendo que faz-se necessário a pessoa ter seu imóvel próprio porque ninguém sabe o dia de amanhã.
Contudo, defendo que tem que ter um imóvel de baixo custo, imóvel sem luxo. Quando tiver de vento em popa, mora de aluguel num imóvel melhor e quando as coisas estiverem ruins, mora na sua própria residência, no seu porto seguro, com baixos custos.
👏👏👏👏👏👏👏 pelo vídeo, @lore.invest!
Perfeito!! 🫶 E concordo, eu estou procurando um lar pra chamar de meu, só os preços que estão só a morte 😂 até os mais simples! É de chorar 🥲
@@lore.invest Pior q é a pura verdade. Infelizmente o custo de vida no Brasil tá alto, muito incompatível com a renda média do brasileiro, principalmente nas maiores cidades.
Mas brevemente vai dar certo porque você é super organizada e inteligente! Parabéns pelo conteúdo objetivo, didático e agregador! 10/10!