Ótimo vídeo, parabéns. Uma dúvida, como faço para construir o mesmo algoritmo, mas que também seja capaz de me mostrar o resultado de números fatoriais?
Muito obrigado msm professor me ajudou muito, que Deus te abençoe muito pelo seu conhecimento e por disponibilizar esse material riquíssimo, obrigado msm ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
olá Professor muito boa noite, gostaria de saber como resolver esse problema eu estou muito perdido e nem sonho em como eu vou chegar no resultado, pois ele tem algo de errado que impede que se resolva a função. EU peço encarecidamente a sua ajuda. Algoritmo matemática Var numero : logico Const x = 1 Inicio escreva("Escreva um número: ") leia(numero) Enquanto x > 1 faça se numero DIV 2 = 0 entao escreva("O número ", numero, " é primo") senao escreva("O número ", numero, " é par") fim_se Fim_enquanto Fim
Olá Alef. Há dois problemas nesse seu algoritmo: 1) Se o resto de qualquer número por 2 for igual a zero posso afirmar que esse número é primo? Não é assim que você descobre seu um número é primo ou não. Relembre os conceitos da matemática: um número primo tem apenas dois divisores no intervalo de 1 até ele próprio. 2) A estrutura Enquanto nunca será executada pois a constante x foi inicializada com 1 e 1 não é maior que 1.
Professor eu fiz só com operador de comparação e deu certo. Ex. inteiro num escreva("Digite um número: ") leia(num) se (num == 2){ escreva("PAR") } senao { escreva("IMPAR") }
Da uma revisada dnisso ai, o programa entende que qualquer numero que não seja 2 é impar, mesmo sendo par. Roda seu programa e teste com outros numeros para ver. O seu programa nesse caso só vai dizer que é par se você colocar 2.
Não sei se a proposta do exercício ficou claro Josielson, mas esta solução funciona apenas para o número 2. Se o usuário digitar 4 por exemplo, 4 é diferente de 2, logo ele dirá que 4 é ímpar.
o meu fica dando esta mensagem e não roda 12. a expressão não foi finalizada corretamente. insira o caracter ')' para corrigir o problema programa { funcao inicio() { //Solicite a entrada de um número e descubra se um número digitado é par ou ímpar. inteiro num escreva("Digite um número inteiro:") leia(num) se(num % 2 = = 1){ escreva("Ímpar...\")
Olá Islei. Provavelmente a mensagem se deve pelo fato de ter uma barra invertida na mensagem que imprime ímpar, nesta linha: escreva("Ímpar...\") A barra invertida é usada junto com outros caracteres, como por exemplo em , então o computador entende que está faltando algo.
Olá Renato. Basta utilizar outra estrutura de decisão. Se o número for maior que zero, então verifica se é par ou ímpar, senão, finaliza sem fazer nada.
Olá Junior. O processo para ler um número em portugol é o mesmo independente dele ser par ou ímpar, positivo ou negativo. programa{ escreva("Digite um número inteiro positivo: ") leia(num) Se você deseja um número positivo e ímpar, então você precisa verificar se o valor que o usuário digitou satisfaz esses critérios ou não.
Olá Felipe. Esta versão da linguagem portugol é mais parecida com as linguagens comerciais. Um sinal de igual é para a operação de atribuição, salvar um valor em uma variável, enquanto que dois sinais de igual é para comparar valores. num = x --> a variável num está recebendo o valor de da variável x num == x --> o valor das duas variáveis estão sendo comparados. O resultado é sempre verdadeiro ou falso.
Olá Vanderson, seja bem vindo ao canal. Como você está fazendo este teste? Lembre-se que você está testando um número negativo, então: -8 % 2 da resto 0, então é par. - 7 % 2 da resto -1, então é ímpar.
Olá Felipe, seja bem vindo ao canal. Neste caso, para ler 20 números, você precisa de uma estrutura de repetição do tipo PARA, vistos aqui no curso a partir da aula 46.
Você também pode criar 20 variáveis e ler os 20 valores, um para cada variável, sem a estrutura de repetição PARA, mas isso não é muito interessante não.
Ótimo vídeo, parabéns.
Uma dúvida, como faço para construir o mesmo algoritmo, mas que também seja capaz de me mostrar o resultado de números fatoriais?
Muito Bom Professor.
Aulas Bem claras e Objetivas..🤙
Muito obrigado msm professor me ajudou muito, que Deus te abençoe muito pelo seu conhecimento e por disponibilizar esse material riquíssimo, obrigado msm ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
muito obrigado professor!! simplesmente o melhor e mais útil canal do youtube
Obrigado Oblivion 💙
muito obrigado irmão, ganhou mais um escrito😊
obrigado professor!!!
Por nada Kirito.
continuo dizendo: existem professores bons nesse planeta.
rsrsrs
Obrigado Gizelma :)
Explicação top
Ajudou d+🙏
Muito bom!
olá Professor muito boa noite, gostaria de saber como resolver esse problema
eu estou muito perdido e nem sonho em como eu vou chegar no resultado, pois ele tem algo de errado que impede que se resolva a função. EU peço encarecidamente a sua ajuda.
Algoritmo matemática
Var
numero : logico
Const
x = 1
Inicio
escreva("Escreva um número: ")
leia(numero)
Enquanto x > 1 faça
se numero DIV 2 = 0 entao
escreva("O número ", numero, " é primo")
senao
escreva("O número ", numero, " é par")
fim_se
Fim_enquanto
Fim
Olá Alef.
Há dois problemas nesse seu algoritmo:
1) Se o resto de qualquer número por 2 for igual a zero posso afirmar que esse número é primo? Não é assim que você descobre seu um número é primo ou não. Relembre os conceitos da matemática: um número primo tem apenas dois divisores no intervalo de 1 até ele próprio.
2) A estrutura Enquanto nunca será executada pois a constante x foi inicializada com 1 e 1 não é maior que 1.
Eu gostaria de saber como faço p imprimir os números ímpares de um intervalo, como por exemplo de 101 a 201.
Professor eu fiz só com operador de comparação e deu certo.
Ex.
inteiro num
escreva("Digite um número: ")
leia(num)
se (num == 2){
escreva("PAR")
}
senao {
escreva("IMPAR")
}
Da uma revisada dnisso ai, o programa entende que qualquer numero que não seja 2 é impar, mesmo sendo par. Roda seu programa e teste com outros numeros para ver. O seu programa nesse caso só vai dizer que é par se você colocar 2.
Não sei se a proposta do exercício ficou claro Josielson, mas esta solução funciona apenas para o número 2. Se o usuário digitar 4 por exemplo, 4 é diferente de 2, logo ele dirá que 4 é ímpar.
Vlw. Muito obg!
Por nada :)
opa! que programa é esse que a linguagem usada é pseudocódigo ? Fiquei curioso!
o meu fica dando esta mensagem e não roda
12. a expressão não foi finalizada corretamente. insira o caracter ')' para corrigir o problema
programa
{
funcao inicio()
{
//Solicite a entrada de um número e descubra se um número digitado é par ou ímpar.
inteiro num
escreva("Digite um número inteiro:")
leia(num)
se(num % 2 = = 1){
escreva("Ímpar...\")
}
senao{
escreva("Par...
")
}
}
}
Olá Islei.
Provavelmente a mensagem se deve pelo fato de ter uma barra invertida na mensagem que imprime ímpar, nesta linha: escreva("Ímpar...\")
A barra invertida é usada junto com outros caracteres, como por exemplo em
, então o computador entende que está faltando algo.
Como finalizar o programa caso o usuário digite um número negativo?
Olá Renato.
Basta utilizar outra estrutura de decisão.
Se o número for maior que zero, então verifica se é par ou ímpar, senão, finaliza sem fazer nada.
Como faço para ler um número ímpar positivo no PORTUGOL?
Olá Junior.
O processo para ler um número em portugol é o mesmo independente dele ser par ou ímpar, positivo ou negativo.
programa{
escreva("Digite um número inteiro positivo: ")
leia(num)
Se você deseja um número positivo e ímpar, então você precisa verificar se o valor que o usuário digitou satisfaz esses critérios ou não.
Porque é " == " ?? To muito em dúvida, tava acostumado com Visualg, nao entendi pq tem que ter 2 "="
Olá Felipe. Esta versão da linguagem portugol é mais parecida com as linguagens comerciais. Um sinal de igual é para a operação de atribuição, salvar um valor em uma variável, enquanto que dois sinais de igual é para comparar valores.
num = x --> a variável num está recebendo o valor de da variável x
num == x --> o valor das duas variáveis estão sendo comparados. O resultado é sempre verdadeiro ou falso.
@@programeseufuturo Ahh, entendi, obg
Tento descobrir se um número negativo impar ou par, mas não aparece nada
TIPO : -7
Olá Vanderson, seja bem vindo ao canal.
Como você está fazendo este teste?
Lembre-se que você está testando um número negativo, então:
-8 % 2 da resto 0, então é par.
- 7 % 2 da resto -1, então é ímpar.
Ler 20 números inteiros! Ai como eu iria fazer?
So iria trocar
Olá Felipe, seja bem vindo ao canal.
Neste caso, para ler 20 números, você precisa de uma estrutura de repetição do tipo PARA, vistos aqui no curso a partir da aula 46.
Você também pode criar 20 variáveis e ler os 20 valores, um para cada variável, sem a estrutura de repetição PARA, mas isso não é muito interessante não.
@@programeseufuturo ai mais ou menos eu vou fazer como?
Estou interessado, você da aula particular?
@@programeseufuturo eu vou começar decretando a variável num, e depois coloco para( num=20)?
Como mais ou menos meu amigo!
inteiro num
// a variável num começa com 1 e vai até 20, sendo incrementada de 1 em 1.
para(num = 1; num
Portugol não é uma linguagem de programação.