Comecei por Python em 2018, e hoje em dia trabalho com C puro, acho que se eu tivesse começado com baixo nível eu teria uma curva de aprendizado maior, pq a vontade de querer entender como o computador funciona a nível eletrônico teria brilhado mais meus olhos. Mas acho que pra maioria, começar com uma linguagem mais próxima do ser humano como Python seria o ideal, é difícil manter o interesse quando o tempo inteiro você apanha
Só começar com um arduíno da vida e depois progredir para qualquer c like da vida, se quiser mirar em web já sai com JS para entregar valor diretamente, se for desktop aí depende de qual SO ela vai mirar, sou suspeito então recomendo c#
Eu também aprendi (um pouco de) Python antes de C. Não tive tantas dificuldades em C. Amei tanto C que senti nojo do que fiz em Python 😭😂 (exagero). Amei explorar C. Mas hoje em dia mais escrevo JS. Tudo graças ao C.
Stephan, com o que você trabalha exatamente? E como você conseguiu esse emprego? Hoje trabalho com desenvolvimento web mas eu gostaria muito de migrar pra um emprego onde lido com linguagens/conceitos mais low-level.
@@victorliradev782bem pouco pra junior (pelo menos aqui no sul, sendo presencial ou híbrido), mas é aquilo que o Augusto falou, dps desse boom que teve muitas empresas tiveram muitos juniors, é só esperar o ciclo recomeçar
Eu costumo dizer que Desenvolver e Programar são duas coisas diferentes, desenvolver é o que a gente faz na maior parte do tempo, usar a linguagem como ferramenta pra chegar num objetivo claramente alcançável, programar é pensar numa solução nova para algo dentro dos limites discretos da computação. A diferença é que em Python você vai pensar muito no desenvolvimento, porque a "programação", a comunidade já fez pra você. Agora, em C você quase sempre é obrigado a programar, criar suas próprias abstrações, eu adoro C, é a minha linguagem favorita, mas na prática sou um desenvolvedor Back-End em Go.
Cara, eu comecei com Java, passei 2 anos trabalhando com python, descobri Go e agora quero ir trabalhar com Go, tem alguma dica do que estudar pra poder entrar no mercado da linguagem?
Meu primeiro contato foi com o C++ na faculdade de estatística. O ano era 2012 e escreviamos código no papel. Fiz trabalhos em folhas de almaço. Naquele momento achei que estava aprendendo algo arcaico, mas hoje penso que de certa forma tive uma boa base de fundamentos, que dão uma noção para entender pelo menos um pouco do que está por trás das abstrações. C++ te coloca em contato com alguns problemas que talvez o Python não vá colocar.
Vim pelo mano Deyvin, mas fiquei pela sensatez, clareza de pensamento e inteligência. PQP, eu to recomendando os teus vídeos pra todo mundo que eu conheço que ta começando a programar agora.
Comecei com C, na faculdade. A curva de aprendizado foi bem difícil, mas hoje tenho uma compreensão boa de como as coisas funcionam por debaixo dos panos e tenho relativa facilidade de aprender linguagens novas.
Pergunta de noob porque eu perdi o momento da pandemia para migrar de área. Mas qual seria o conselho para quem deseja migrar de área? Fiz faculdade, vi C, depois Java, trabalhei com C#, Javascript e agora Typescript. Gosto do mobile, mas não vejo mercado interno para Dev nativo/Kotlin, preciso melhorar meu inglês. Por conta da experiência em C#, de vez em quando eu recebo propostas. Estou em dúvida entre estudar Java ou C# a fundo para passar em um processo seletivo, já tenho experiência com C#, por outro lado o Java me deixa mais perto do Kotlin.
@@FelipeOliveir4 tem que ver como ta o mercado onde vc mora e remoto no Brasil. Onde tiver mais oportunidade tenta la primeiro, dps que vc ja tiver emprego ai escolhe
Na faculdade eu comecei com C, isso foi outubro de 2019, não tinha noção nenhuma de algoritmos, foi a minha primeira linguagem de programação, pra mim foi ótimo, aprendi toda essa base ai que você comentou sobre portas lógicas, compiladores, etc... Depois foi pra Java e POO, hoje programo majoritariamente em Go, mas já trabalhei com Python, PHP, C# e JavaScript, e eu penso que a ideia seja essa ai mesmo, inclusive recomendei algo semelhante a um amigo a alguns meses, se a pessoa só quer começar programando, começa com Python ou JavaScript e depois experimenta as outras linguagens
Isso é perfeito para quem deseja ser programador de fato. Vale a pena aprender linguagem de baixo nível para quem realmente que ser um engenheiro de hardware e etc. Já quem está no mundo de ciência de dados ( meu caso), web em geral que é o que mercado pede...
A uns 5 anos atrás meu primeiro contato com a programação foi em um curso técnico de eletrônica, onde eu mexi com C e Assembly voltado para micro controladores. Depois quando iniciei a graduação em engenharia da computação voltei a rever C e tive algumas matérias que utilizaram Java. Eu acredito que essas linguagens são fundamentais para aprender os fundamentos da programação/computação no inicio. Hoje em dia eu programo no serviço praticamente só em Python, mas esses conceitos que aprendi no passado me ajudam a ter clareza em muitas coisas no dia a dia.
Essa discussão é bem legal de apontar e desde que eu comecei a estudar programação e decidir entrar no mercado há 3 anos atrás, nunca tem resposta... Eu vejo que linguagens de programação são ferramentas diferentes, cada uma adequada melhor para um objetivo. Comecei estudando Java que foi um terror no começo, fui pra linguagem C que abriu minha mente com os conceitos de programação, voltei pro Java e POO começou a fazer sentido. Hoje em dia estou no mercado a pouco tempo, estou me formando em segurança da informação e atualmente programo muito em Python, C/C++, um pouco de Java ainda, e pretendo aprender Go e Assembly x86_64 futuramente, este último muito pela área de malware, forense etc. Entrar na facul e ter matérias como arquitetura de computadores e sistemas operacionais ajudou bastante nos estudos em programação.
Cara uma excelente linguagem para aprender e talvez começa os primeiros projetinhos para mim seria o PHP, eu aprendi muito quando comecei não necessariamente com meus "projetinhos" mais sim ajudando pessoas em comunidades e tentando resolver alguns problemas criando plugins para o wordpress, Joomla e Drupal que na época a galera usava demais e graças a isso aprendi tentando resolver demandas reais. Bom esses é meus 5 centavos rsrs
Augusto, tu é o único cara que me faz assistir um vídeo de 50min tranquilo, o que é raro. Sério, tua didática e oratória são excelentes. Parabéns pelo ótimo trabalho.
eu comecei pelo scratch la em 2016 , depois fui para o GML que é uma lang da engine de jogos game maker e dai foi pra outras linugagem "linguagem mesmo" kk, e legal ver citar scratch sei que ele n chega aos per de uma lang , mais ele teve o seu papel e tem o seu papel no apredizado de logica e tals.
Faço Ciências da Computação e realmente comecei pelo "01", sempre me interessei mais pela área da pesquisa e pretendo fazer mestrado e doutorado, se esse é seu foco infelizmente vai ter que começar da base como eu, acho que todo mundo deveria começar assim na verdade, mas são necessidades diferentes e a maior parte da demanda do mercado não precisa de pessoas que saiba toda essa base eu acho
No fim Java é AMOR!!! Brincadeira, acho que a ideia é tentar ver qual lang a pessoa mais anima, e seguir nessa! Na minha vida aprendi com C e Java na faculdade, depois trabalhei com Java, Python, Scala e agora Go. rsrs A minha resposta: teste a, b, c ou d, gostou não pare mais!
tá curtindo go ? usei em um projeto da faculdade em parceria com a prefeitura, eu até penso em me aprofundar mais em go, porém o mercado de go é bem ruinzinho e geralmente as vagas que vejo é pleno/sênior
Quando comecei a programar, eu cursava matemática aplicada na UFRJ e a linguagem lecionada era Python. Como detestei Python! Eu não consegui entender os conceitos. Era muito abstraido. No semestre seguinte eu puxei uma matéria de programação de outro cursos que era programação em C. Eu amei. Conseguia ver o fluxo das coisas acontecendo. Hoje eu programo em Python, Javascript, Ruby... enfim. Tudo isso graças a C que me deu os fundamentos.
Trabalho como engenheiro no Itaú, focando no desenvolvimento de backend com Kotlin nos últimos quatro anos. Tenho observado um movimento significativo dentro do banco, com várias equipes migrando de outras linguagens para Kotlin. Esse interesse crescente não se limita apenas aos novos projetos, mas também envolve desenvolvedores que trabalham com linguagens nativas. Embora eu não possa falar pelo banco inteiro, é evidente que na minha área de atuação, o Kotlin está se destacando cada vez mais. nao posso esquecer que as aws lambdas estamos subindo em Go. hehehe
Trabalho no Banco BTG e na minha área (que é relativamente grande) todos os microserviços foram feitos com Kotlin + Spring. Kotlin é muito bom por "simplificar a verbosidade" do Java. Eu Considero Kotlin a evolução do Java.
@@castrofilipe é isso cara, tenho um colega em outro banco que também estão em uma pegada forte em kotlin com spring, inclusive migrando alguns MS de java para kotlin e chamando de modernizados.
Acredito que essa reflexão vai ao encontro do que estava refletindo sobre "cursos". Uma pergunta que também ouço muito e provavelmente geral da área também escuta é "Qual melhor curso para aprender a programa?" Hoje eu respondo ciência da Computação, assim como quando me perguntam sobre linguagem recomendo C e depois C++ para aprender POO. A vida é uma maratona e não uma corrida de 200m, começar abstraindo tudo vai te fazer sair na frente mas o cara que começou do início vai passar. Existem outras variáveis como precisar trabalhar pra se manter, mas a pessoa tem que estudar a base em paralelo se ela de fato quer ser boa.
Estou terminando um curso técnico em TI do instituto federal da minha cidade, e esse mundo ideal aconteceu em partes, não derivei a computação toda mas por precisar passar nas matérias vi muito dos conceitos básicos da computação, e eu acredito que isso é realmente importante
tenho outro vies, acredito que é a linguagem C,porque, varias outras linguagens se basearam em C e ela é bem complexa se a pessoa domina essa linguagem qualquer outra ele domina, trabalhar vetor, matrix ,função e string são tudo feito de modo raiz em C. "a mas e muito dificil ngm vai conseguir vão desistir " cara se quer algo facil melhor nem ir para essa area.
Realmente acho que a melhor métrica é o mercado. Estou estudando pra área de dados. Em dados é python. Pra diversas coisas da área. Mas se eu fosse da área de desenvolvimento provavelmente eu olharia o que tem mais vagas.
Eu tenho esse problema de abstração também. Programa em C para microcontrolador PIC, e já fiz muitos em assembly para MCU de 8 bits. Até hoje tenho dificuldades em fazer algo com Arduino justamente por não ter controle sobre as bibliotecas. Gosto de desenvolver as minhas, e com isso, a maioria das vezes demora mais pro projeto ficar pronto. Porém tenho certeza que o código roda mais eficiente. Mexo diariamente com VBA também, plpgsql e agora tô querendo aprender typescript.
Comecei com PHP em 2013. Na faculdade, em 2015, mexi com C++ e Java, gostei mais de C++. Atualmente, estou focado em front-end e estudando Vue.js, que considero incrível! Gostei de como vc conseguiu responder em apenas 15 minutos 😆
Pocha... Eu acho, mas apenas acho, é apenas uma opinião pessoal mesmo, que tudo depende do problema que você encontrou usando a linguagem que você está trabalhando... Depois de uns 2 anos trabalhando com php precisei usar o conceito de memória... Usando o caractere & Optimizar recursos... Percorrendo arrays e tal... Já trabalhei com Dart e hoje trabalho com PHP... Em Dart aprendi coisas como processos paralelos muito de orientação a objetos, em php aprendi muito sobre alocação de memória, estrutura de hash table, e programação imperativa, uso muito OOP também em PHP, mas como foi o projeto onde tive que fazer mais otimizações, foi onde mais usei esses conhecimentos... Mas uma observação válida é que tinha uma pequena mas existente base em C por conta da faculdade, então foi até que deboa usar os conceitos na maioria das vezes... Sempre tem a opção de resolver com uma lib, ou resolver o problema na unha...
Também acho C# é alto nível, da para criar jogos na maioria das engines e tem o dotnet que da pra fazer muita coisa, sintaxe eu curto pra caramba e pra inicante vai aprender logo POO.
Muito brabo, Galego, parabéns! Não acho que tenha uma linguagem melhor que outra, mas as C-like são fundamentais para entender que programar, primariamente, é para a máquina e não para pessoas. Isso impacta em qualquer tipo de desenvolvimento de software, mesmo as mais abstratas
Sobre aprender do zero, sem abstrações recomendo muito o programa "Nand2Tetris", o curso vai desde uma porta lógica Nand até um computador capaz de rodar tetris. Tô no capítulo 3, montando a memória RAM do sistema e tô gostando muito.
O erro comum que muitos cometem é tentar encontrar "a melhor linguagem de programação", mas isso simplesmente não existe. O que realmente existe é a linguagem mais adequada para uma determinada situação ou contexto. Como professor, recebo essa pergunta quase todos os dias. Seu vídeo reflete muito bem a realidade que vivemos atualmente. Na universidade onde leciono, por exemplo, estamos cada vez mais alinhados com as demandas do mercado profissional. No nosso curso, seguimos uma base sólida com linguagens como Scratch Programming, C++ e Java (obrigatórias para cumprir a ementa), mas também incentivamos a exploração de outras tecnologias amplamente utilizadas, como Python, React etc... inclusive temos disciplinas optativas para atender também essa demanda.
Concordo 100% contigo. Eu comecei estudando Java sozinho. Quando cheguei em POO empaquei. Fui para o Python, assistindo o Curso em Vídeo do mestre Guanabara. Mas quando estava na facul eu vi C++, também já trabalhei com Java e hoje em dia estudo Rust e Scala (essa mais por trabalho mesmo).
No fim a resposta que eu daria é: Apenas comece, todas podem ser horriveis ou incriveis, tente uma, se não curtir, tenta outra, e segue firme, não importa a linguagem.
Cara estou começando e sem saber fiz exatamente isso que ele esta recomendando. Fui pro básico pro dev web e odiei designer. Logo percebi que queria ir pro backend. Aprendi todo o basico de javascript e fui pra c#... Amando!!!
Parabéns pelo vídeo. Eu acho que faço parte da galera mais louca kkk. Comecei a programar em Assembly, depois fui para C. Atualmente trabalho com Java kkkkkk. Mas estudando Go para aplicar aqui em alguns projetos. É bem complicado mesmo saber qual linguagem é a melhor para começar, existem vários fatores que podem e vão influenciar essa tomada de decisão. Pode iniciar por uma com um nível maior de abstração e depois, se perceber que está gostando ir para uma com um nível de abstração menor. Mas de toda forma é complicado indicar quais!
@@gab.stabile pq vc quer se especializar na primeira linguagem que voce aprende? linguagens diferentes tem propositos diferentes, e cada linguagem ti força voce a aprender conceitos diferentes, especialização vem dps de um tempo que voce experimentou e aprendeu os conceitos gerais
Comecei aprendendo lua, depois comecei a estudar java. Entrei na faculdade e aprendi C. C me fez abrir a mente, onde realmente aprendi a programar. Depois disso qq outra linguagem ficou bem mais simples de entender, inclusive os async do java script.
eu comecei a estudar programação com c++, gostei e depois aprendi java, aprender sobre fluxo while, for e condicionais usando jogos em quadra foi o que fez aprender os conceitos usados para programar, o resto foi com o tempo e a necessidade de organização de projeto ou performace e bugs encontrados no caminho. Um dos jogos de quadra usados para ensinar programação foram soldadinho, também conhecido como 2 toques, e a regra é: quando 2 jogadores de linha tenta fazer um gol só tocando 2 vezes na bola antes de chutar ou tocar para o outro.
Programo em C, entre outras, há 40 anos e Python há 10 anos. Python nem tem concorrente sobre ser a melhor linguagem para aprender a programar. DISPARADA a melhor. Um caminho que eu pegaria depois seria Nim, aproveitando a semelhança, mas esquecendo mercado. Pra mercado, iria atrás de C#, C++, Java, JS, Swift, Kotlin... DEPOIS de aprender Python. No momento estou in love com Nim
Eu não quero ingressar no mercado, quero criar uma startup, e minha trilha foi assim: 2019: HTML e CSS 2020: JavaScript (Node) JavaScript React 2021: Typescript Lua e Luau 2023: Zig
Cara, eu comecei por Python (principalmente pq eu trabalho com dados), mas agora estou tentando aprender Rust, exatamente pq é uma linguagem de baixo nível, porém, que me traz muitas vantagens futuras de conseguir "melhorar" o python.
Comecei por python, migrei para java, e agora estou em c++. Não recomendaria python pois fiquei muito tempo estagnado só escrevendo paradigma procedural e não conseguia aprender POO com clareza. Eu recomendaria Java.
Comecei com Python, migrei para o JavaScript e depois aprendi Java/Kotlin e me especializei no desenvolvimento Android. Todas essas tecnologias foram importantes para mim pois trabalhei com todas. Python me deu dindin para aplicar inteligência artificial em sistemas já existentes, JavaScript até hoje me rende dindin no Freelancer e Java me garantiu emprego. Acredito que o importante é ter uma boa base (estrutura de dados e algoritmo) pois assim não terá problemas independente da linguagem que usa, até mesmo Python.
Comecei com JS em 2016 por conta da faculdade, mas nunca clicou na minha cabeça. Nessa época eu tinha um amigo trabalhando com PHP e eu sempre caí no conto do "PHP vai morrer" então nunca dei uma chance. Até que depois de sofrer muito com JS e Node, vi um script bem simples em PHP resolvendo um problema complexo no estágio que eu estava fazendo, e do nada as coisas clicaram na minha cabeça. Em 3 meses estudando PHP arrumei um trampo, aprendi JS de fato, pois depois de entender vários conceitos, consegui realmente entender o JS, e hoje ainda trabalho com Laravel e React, e estou aprendendo Golang pra aumentar o portfolio de linguagens. Acho que pra quem tá começando, testar várias linguagens é o caminho mesmo
python ou portugol para algoritmos básicos (lógica) depois q ja ta sabendo da lógica, pega o java MAS NÃO SE ASSUSTE é dificinho mesmo, depois da uma olhada em C
Eu anida estou aprendendo a programar e o caminho que estou trilhando é começar em python. Pela facilidade da linguagem. 'Aprender a parte difícil de um jeito fácil'. E depois mudar para um C++ para dar um 'plus' em muitas coisas que o python facilita.
Eu diria que a melhor linguagem para começar a aprender seria a que tem mais vagas abertas no momento. Pois raramente alguém aprende programação porque gosta, aprende porque quer os altos salários e o luxo do home office. Se pyton é a que tem mais vagas abertas, aprenda pyton. Se java é a que mais vagas abertas no momento, aprenda java. Pois o mais importante é pagar as contas. Depois que você consegue pagar suas contas você tem a liberdade de poder aprender o que você quiser.
Comecei estudando por Java e depois na faculdade C e depois C++. Consegui um estágio e a partir dali fui pra JS. Acho que é esse o segredo, apenas pegue algo e estude e as coisas no final das contas vão sair completamente diferente do que você planejou.
Comecar com java Dps php My sql Javascript Html css frenawork Dps... Vejo oq faço Na fiz um curo de tres anos na etec, e agr na conclusão, decidi querer aprender Por sinal, gostei muito de programar Mas a base no curso foi bem fraca, não me desafiou, e quando desafiou, foi só nesses umtimo semestre e foi "impossível". Do nada juntaram, js, ajax, json, hibrido, poo xml e etc E sempre fui bom aluno, realmente sabia fazer...
Comecei em python, ainda to em python, è uma ótima linguagem para trabalhar e pra fazer projetos. Vale a pena aprender uma linguagem baixo nivel, mas no final o que aprende em uma linguagem transfere pra outras
Sou engenheiro de computação já programava quando entrei na facu... mesmo assim foi proveitoso justamente pelo que citou da parte de linguagem de baixo nivel portas logicas, etc para depois linguagem de alto nivel.
Já estudei profundamente e trabalhei com C#, C, Java, Javascript e PHP. O meu conselho é, inicie com PHP, pra mim, de longe é a melhor linguagem de programação para autodidatas. O PHP possui várias funções que vão te auxiliar no desenvolvimento de aplicações robustas e escalares permitindo que vc minimize o uso de bibliotecas de terceiros assim como é muito comum no Javascript e Python. Além de não ser rígido como C# e Java. Sobre vagas... acredito que para pessoas medianas nunca terão vagas suficientes, agora para pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, para que serve cada comando e como usá-los nunca terá escassez de vagas.
@@MCAES01cara, depende muito. Só pra ter uma noção de salário bruto. Tem dev PHP junior que ganha 1 salário mínimo e tem dev C# Junior que ganha 4k. Ao mesmo tempo tem dev c# junior que ganha 2k e dev php junior que ganha 4k. Depende muito aonde tu ta trabalhando, a tua stack, a tua especialização na área, com quem ta trabalhando, para quem ta trabalhando... quanto tua empresa oferece pelo serviço... quanto a empresa repassa pra você no salário. Te garanto, tem dev que nem é chega a ser junior na linguagem e ganha 8k bruto. É que nem o danilo falou, pra pessoas que sabem o que estão fazendo não falta vaga. O cara pode não ter conhecimento da linguagem, mas tem diversas experiencias e soluções em problemas de produção, problemas de infraestrutura, problemas de eficiencia, problemas de importação de dados, etc. E sem falar ainda que ele pode ter soluções de ideias que parecem impossíveis. Um cara esforçado e que ja aprendeu muito na área continua valendo muito até trocando de linguagem.
@MCAES01 recomendo que pegue uma cloud pra aprender, GCP, AWS ou Azure ... depois pega uma stack de dados que todas as empresas usam, exemplo Airflow e aprende o básico de python, com esses conhecimentos e um LinkedIn e um currículo bem escrito te garanto que tu pega uma vaga de Junior rapidao mesmo sem faculdade, estou vendo várias pessoas entrando na área de dados sem saber absolutamente nada, só entra pq esta precisando mesmo ... aqui onde trabalho entrou um analista de dados Júnior semana passada o cara entrou ganhando 4k sem saber nada kkk, começou a estudar em um mês e no outro já estava empregado ... mas recomendo que vc não entre assim no mercado, estuda pelo menos o básico que é oq eu te passei mais a cima
Pela minha vivencia, acredito que o melhor meio de apresentar programacao para alguem, seria portugol (ou visualg), isso pq fica bem claro pra pessoa, que vc esta escrevendo instrucoes para uma maquina, e nao apenas codigo. Muita gente tem essa dificuldade absurda de entender que codigo nada mais eh dq uma instruçao para a maquina fazer oq ela precisa fazer e ponto final. Portugol deixa isso bem claro, dai quando a pessoa encaixar isso na mente dela, ela pode iniciar no mundo das langs de prog. (e tbm pq mt gente tem um certo "medo de ingles", portugol abstrai isso)
Comecei com PHP, depois Nodejs e agora estou no Golang (Fui contratado sem saber nada de Go, com 1 mês já tava programando bem, minha maior experiência era no PHP mesmo)
Acredito que vai de acordo com o que voce deseja fazer. Me interesso em criar bots, automacoes, web scraping, ent python seria mais recomendado e depois eu poderia partir para Js
Comecei a estudar js, comecei na pandemia minha meta na epoca era conseguir um trampo como front-end e depois aprender back-end para virar fullstack, mas achei uma desgraça não conseguia entender umas coisas e não arrumei estágio na epoca com js, enfim do nada decidi estudar java mesmo a galera reclamando enfim tive dificuldade, mas mesmo no inicio do estudo (2 meses) mal feito, consegui um estágio e lá eu entendi muita coisa de java, sendo bizarro que depois de 5 meses eu era um desenvolvedor diferente e achava js bizarro, enfim na época não tinha nem estudado estrutura de dados, basicamente aprendi por conta do trabalho, eu não entendia como funcionava um MAP, seguia muito essa galera de curso, mas nunca cheguei a pagar mais de 100 reais em um curso, eu não tive um bom guia. Estou quase fazendo 2 anos de experiência de estágio meu contrato vai acabar, espero ser contratado, sei que com esses tempo de experiência com java ficou muito mais simples aprender outras linguagens, já vi Ruby de maneira rapida, python entrei em um curso de Ciência de Dados na federal do Ceará com a meta de conseguir network, mas acho que não está valendo tanto a pena, mas enfim mas percebi que quando entrei na faculdade assuntos de computação, eu comecei a ver de maneira bem mais fácil, sempre peço feed back para meu techleader a última coisa que falta aprender bem é SQL coisa que eu já desenrolo bem, mas quero melhorar ainda, mas para deixar claro atualmente sou dev Java, onde faço a migração de um sistema feito em jsf, para api e faço a sustentação desse mesmo sistema a empresa que eu entrei, é uma empresa pequena então tipo raramente tenho ajuda a não ser de colegas e teve outras coisas que tive que me virar para fazer o techleader vive ocupado. Coisas que busco agora aprender be design patterns, mesmo na empresa já tendo alguns, mas quero pegar o conceito bem pq ainda fica bugado e aws, voltei agora para aprender front-end com angular com TS, mas a responsividade ainda vive me matando ahahha, e por fora aprender Kotlin para desenvolvimento android, isso daqui a uns meses, busco a longo prazo ver se consigo montar projetos próprios para ganhar um money extra e fazer a aponsentadoria comecei um projeto que estou aprendendo o Angular com ele e fazendo a API em python, quero colocar ele para rodar ahahaha enfim é isso.
Eu aprendi Python pois era a mais fácil pra mim na época (Estudei Java e peguei trauma), acabei unindo o útil ao agradável e hoje sou eng. de dados. Não que meu cargo seja fácil, mas às vezes temos que analisar bem e abraçar as oportunidades.
Meu ralacionamento com Java/javascrip é tipo a analogia que vou citar: Eu não gosto da ideia que vou morrer mas não há outro caminho eu vou morrer um dia e isso não tem como negociar. com Java é a mesma coisa, eu não tenho outra opção que seja boa aos meus olhos! Eu estou aprendendo e não há outra opção que me interesse.
Js é facil de começar, um arquivo html offline aberto no navegador ja começa a fazer algo. Depois aprende arodar um server basico. Conceitos basicos com JS: variaveis, arrays, obj, etc... Tipagem com TS. Back com node + TS. ja vai saber importancia dos tipos. E usando só uma linguagem o que vc aprender no arquivo html vai ser usado em todos os lugares. Depois recomendo python pela utilidade, kotlin pq da uma surra em java e C++/Rust se vc quiser conhecer o baixo nivel. Ja que a maioria citou as linguagens que ja usou vou por as minhas. C, C++, VB, VBA, C#, Java, Python, JS, TS, Kotlin, autoit e um pouco de Rust.
Object Pascal é fortemente tipado, consegue interagir com baixo nível, tem suporte a orientação a objetos, padrões de projetos. Opções free Delphi Community Edition e Lazarus são boas para a aprendizagem individual.
Cara, sempre recomendo a começar por JavaScript, e eu odeio JavaScript. Por um simples fator, mercado. Se vc começa com JavaScript (com html e css junto) logo após vc aprende React, monta um portfolio simples e vai evoluindo daí, porque sejamos sinceros, a maioria das vezes a pessoa entra na computação porque quer ganhar melhor, e quando vc entra no frontend vc vê as coisas acontecerem na tela, coisa que é mais simples de entender. Aí depois a pessoa vai vendo se quer ir para o back, dados ou trocar de linguagem, até lá a pessoa já está minimamente conhecendo alguma coisa de programação e são escolhas que ela vai ter que fazer baseadas em quais caminhos de carreira ela vai escolher
Tenho estudado Java desde Julho pois à minha faculdade leciona programação em Java, e de lado estou aprendemo varios tópicos. Recomendo Fortemente o Java
Comecei em python minutos m fevereiro desse ano, em outubro eu já fazia uma caralhada de coisa só que eu tava achando chato pq não dava pra criar nada robusto em python e eu sou aqueles maluco que ama ver a tela cheia de código então falei pra mim mesmo: "Vou aprender Java e fds", cara Java é difícil,complicado e muito chata tem muita viadagem mas são coisas que como ela é uma linguagem mais robusto seu conhecimento explode te deixa mais alerto e vc realmente aprende a programar hoje eu olho pra python e pqp não sei se quero voltar
Minha opinião. Qual a melhor linguagem? Uma que exija o minimo de tipagem para aprender lidar com isso. Eu recomendo 100% de portugol para iniciantes e vai aprender a fazer coisas com LÓGICA. Galera sai escolhendo linguagem sem saber o que é uma condição IF (SE), WHILE (Enquanto) e FOR (PARA), por isso fica nessa frustação absurda. Ali no portugol mesmo já vai saber se programar é pra você ou não e o melhor de tudo, sem precisar aprender um monte de coisa que só entope a cabeça e gera mais dúvidas do que aprendizados. Depois vai entender o que é paradigmas (POO por exemplo), ferramentas (frameworks) e assim por diante... Como o Galego falou, existem muitas variáveis, mas pra iniciar é isso que eu penso e falo pra quem quer começar: Se não se divertir fazendo um cálculo de média escolar e ver o resultado ali no terminal do portugol, pode largar mão de ser desenvolvedor kkkkk
Depois do portugol tem outras etapas a serem seguidas, como entender conceitos de funções e procedimentos, mas ai é o passo 2 e ele só existe se você passar do passo 1
Comecei por python, gostei, e entrei na faculdade de ciencia da computação onde fui forçado a aprender C, e gostei bastante, também uso c++ por conta que participo de maratonas, e meio que na faculdade somos meio que forçados a aprender conceitos, então mudar é de boa, tanto que em estatistica no proximo periodo vou estudar com R, continuar com C em estruturas, e C++ para maratonas
Machine learning (que é um subcampo da IA) por exemplo, na raiz de tudo são majoritariamente baseado nas Derivadas que você na Matemática na faculdade, Gradiente Descendente faz uso de derivadas. Há algoritmos bem simples também que dá até vergonha chamar de "inteligência" como as Regressões. No fim aprendizado de máquina são apenas cálculos matemáticos e estatísticos, mas que são feitos milhares/milhões de vezes usando a velocidade da corrente elétrica dos computadores pra se chegar a uma "solução mais próxima do ótimo" o mais rápido possível. Solução essa baseada em ciências exatas, ou baseada no histórico dos dados e não em "achismos". DeepLearning por exemplo é um subcampo de Machine Learning, ai o buraco negro matemático vai afundando.
Eu tô começando agora ADS e logo de cara a faculdade apresentou o C++. To fazendo um cursinho por fora de fundamentos do Python, mas nao sei em qual focar. alguma dica?
Sem pensar muito, eu diria Java, mesmo sem ser minha Lang preferida. É fácil pra começar, mas fica "difícil" de forma escalonada; te impede de fazer besteira rápido (o dev sempre vai conseguir fazer caquinha, com Java é só um pouco mais difícil); abstrai alguns conceitos, mas não muito, vc ainda tem que fazer na mão; é fácil adicionar libs, já tem muita coisa pronta, mas permite que vc sempre crie do zero; tem muita vaga no mercado; dá pra se aprofundar muito sem ficar chato com a mesmice... Java é um bom meio termo pra que nunca programou.
até agr a linguagem de programação q eu mais gostei foi C,mas eu parei de estudar pq o mercado de embarcados é difícil de entrar e os cursos sobre baixo nível são poucos
No meu caso, eu iniciei na área pela faculdade de Ciência da Computação logo após terminar o ensino médio e posso dizer que é o ideal pois ali você ganha tanto o conhecimento de base como conhecimento em linguagem de mercado, no meu caso foi Java e não poderia ser ter sido melhor pois pouco tempo depois eu já estava empregado antes de terminar a faculdade e com conhecimentos que quem fez algum curso por fora na internet não tem e acaba virando um cara que usa frameworks basicamente. E eu tbm poderia ter ido para qualquer outra linguagem pois na faculdade você aprende a aprender, você aprende a criar casca grossa.
Se puder responder é um vídeo eu agradeço. Vale apena em 2025 se aprofundar na LInguagem Rust?Se não, qual é linguagem mais recomendada no mercado atualmente?
Cara, assim. Se a pessoa está pensando em trabalhar com dados, dá para começar com python tranquilo. Não vai ser de suma importância saber como as coisas funcionam por debaixo dos panos. Depois, ele pode pegar algo como JAVA e aprender a coisa da forma correta. No fim, tudo se resume ao objetivo do sujeito.
Comecei por Python em 2018, e hoje em dia trabalho com C puro, acho que se eu tivesse começado com baixo nível eu teria uma curva de aprendizado maior, pq a vontade de querer entender como o computador funciona a nível eletrônico teria brilhado mais meus olhos. Mas acho que pra maioria, começar com uma linguagem mais próxima do ser humano como Python seria o ideal, é difícil manter o interesse quando o tempo inteiro você apanha
Só começar com um arduíno da vida e depois progredir para qualquer c like da vida, se quiser mirar em web já sai com JS para entregar valor diretamente, se for desktop aí depende de qual SO ela vai mirar, sou suspeito então recomendo c#
Eu também aprendi (um pouco de) Python antes de C.
Não tive tantas dificuldades em C. Amei tanto C que senti nojo do que fiz em Python 😭😂 (exagero). Amei explorar C. Mas hoje em dia mais escrevo JS. Tudo graças ao C.
Stephan, com o que você trabalha exatamente? E como você conseguiu esse emprego? Hoje trabalho com desenvolvimento web mas eu gostaria muito de migrar pra um emprego onde lido com linguagens/conceitos mais low-level.
Você conseguiu um trabalho com C? O que vc faz com C hj em dia? Gosto muito da linguagem, mas n sei se dá pra arranjar algo com ela
@@angelozi_pois é, fiquei estudando C e eu precisava arrumar estágio, fui pesquisar e não achei nada.
Comecei com JS, percebi que odeio design e to estudando C# há uns 2 meses e to amando
Também no gosto. Mas hoje em dia é sempre bom saber algo sobre web
Como esta o mercado para C# ?
@@victorliradev782bem pouco pra junior (pelo menos aqui no sul, sendo presencial ou híbrido), mas é aquilo que o Augusto falou, dps desse boom que teve muitas empresas tiveram muitos juniors, é só esperar o ciclo recomeçar
É muito fácil cair no Full stack por causa do .NET em c#, então é bom saber o básico de js (sou dev C#).
Eu costumo dizer que Desenvolver e Programar são duas coisas diferentes, desenvolver é o que a gente faz na maior parte do tempo, usar a linguagem como ferramenta pra chegar num objetivo claramente alcançável, programar é pensar numa solução nova para algo dentro dos limites discretos da computação.
A diferença é que em Python você vai pensar muito no desenvolvimento, porque a "programação", a comunidade já fez pra você. Agora, em C você quase sempre é obrigado a programar, criar suas próprias abstrações, eu adoro C, é a minha linguagem favorita, mas na prática sou um desenvolvedor Back-End em Go.
Cara, eu comecei com Java, passei 2 anos trabalhando com python, descobri Go e agora quero ir trabalhar com Go, tem alguma dica do que estudar pra poder entrar no mercado da linguagem?
Go é minha proxima
Muita qualidade em 15 minutos. Um video desses teria me ajudado muito em 2018.
Que nível alto de explicação bem concisa com a realidade parabéns! destacou todos os detalhes!
Meu primeiro contato foi com o C++ na faculdade de estatística. O ano era 2012 e escreviamos código no papel. Fiz trabalhos em folhas de almaço. Naquele momento achei que estava aprendendo algo arcaico, mas hoje penso que de certa forma tive uma boa base de fundamentos, que dão uma noção para entender pelo menos um pouco do que está por trás das abstrações. C++ te coloca em contato com alguns problemas que talvez o Python não vá colocar.
Em estatística se aprende programação?
Vim pelo mano Deyvin, mas fiquei pela sensatez, clareza de pensamento e inteligência.
PQP, eu to recomendando os teus vídeos pra todo mundo que eu conheço que ta começando a programar agora.
Comecei com C, na faculdade. A curva de aprendizado foi bem difícil, mas hoje tenho uma compreensão boa de como as coisas funcionam por debaixo dos panos e tenho relativa facilidade de aprender linguagens novas.
compartilho desse relato, peguei um material da unicamp de algortimos com a linguagem C ,foi incrivel!! e extremamente recompensador
Pergunta de noob porque eu perdi o momento da pandemia para migrar de área. Mas qual seria o conselho para quem deseja migrar de área? Fiz faculdade, vi C, depois Java, trabalhei com C#, Javascript e agora Typescript. Gosto do mobile, mas não vejo mercado interno para Dev nativo/Kotlin, preciso melhorar meu inglês. Por conta da experiência em C#, de vez em quando eu recebo propostas. Estou em dúvida entre estudar Java ou C# a fundo para passar em um processo seletivo, já tenho experiência com C#, por outro lado o Java me deixa mais perto do Kotlin.
@@FelipeOliveir4 tem que ver como ta o mercado onde vc mora e remoto no Brasil. Onde tiver mais oportunidade tenta la primeiro, dps que vc ja tiver emprego ai escolhe
seus videos são demais galego !! passa muitos conhecimentos e conselhos com um bom humor e boas referencias !!
Gosto muito do seu canal, você explica diversos tópicos com clareza então fica bem fácil para entender. Parabéns pelo conteúdo!
Na faculdade eu comecei com C, isso foi outubro de 2019, não tinha noção nenhuma de algoritmos, foi a minha primeira linguagem de programação, pra mim foi ótimo, aprendi toda essa base ai que você comentou sobre portas lógicas, compiladores, etc... Depois foi pra Java e POO, hoje programo majoritariamente em Go, mas já trabalhei com Python, PHP, C# e JavaScript, e eu penso que a ideia seja essa ai mesmo, inclusive recomendei algo semelhante a um amigo a alguns meses, se a pessoa só quer começar programando, começa com Python ou JavaScript e depois experimenta as outras linguagens
Isso é perfeito para quem deseja ser programador de fato. Vale a pena aprender linguagem de baixo nível para quem realmente que ser um engenheiro de hardware e etc.
Já quem está no mundo de ciência de dados ( meu caso), web em geral que é o que mercado pede...
A uns 5 anos atrás meu primeiro contato com a programação foi em um curso técnico de eletrônica, onde eu mexi com C e Assembly voltado para micro controladores. Depois quando iniciei a graduação em engenharia da computação voltei a rever C e tive algumas matérias que utilizaram Java. Eu acredito que essas linguagens são fundamentais para aprender os fundamentos da programação/computação no inicio. Hoje em dia eu programo no serviço praticamente só em Python, mas esses conceitos que aprendi no passado me ajudam a ter clareza em muitas coisas no dia a dia.
Essa discussão é bem legal de apontar e desde que eu comecei a estudar programação e decidir entrar no mercado há 3 anos atrás, nunca tem resposta... Eu vejo que linguagens de programação são ferramentas diferentes, cada uma adequada melhor para um objetivo. Comecei estudando Java que foi um terror no começo, fui pra linguagem C que abriu minha mente com os conceitos de programação, voltei pro Java e POO começou a fazer sentido. Hoje em dia estou no mercado a pouco tempo, estou me formando em segurança da informação e atualmente programo muito em Python, C/C++, um pouco de Java ainda, e pretendo aprender Go e Assembly x86_64 futuramente, este último muito pela área de malware, forense etc. Entrar na facul e ter matérias como arquitetura de computadores e sistemas operacionais ajudou bastante nos estudos em programação.
Cara uma excelente linguagem para aprender e talvez começa os primeiros projetinhos para mim seria o PHP, eu aprendi muito quando comecei não necessariamente com meus "projetinhos" mais sim ajudando pessoas em comunidades e tentando resolver alguns problemas criando plugins para o wordpress, Joomla e Drupal que na época a galera usava demais e graças a isso aprendi tentando resolver demandas reais. Bom esses é meus 5 centavos rsrs
Augusto, tu é o único cara que me faz assistir um vídeo de 50min tranquilo, o que é raro.
Sério, tua didática e oratória são excelentes. Parabéns pelo ótimo trabalho.
eu comecei pelo scratch la em 2016 , depois fui para o GML que é uma lang da engine de jogos game maker e dai foi pra outras linugagem "linguagem mesmo" kk, e legal ver citar scratch sei que ele n chega aos per de uma lang , mais ele teve o seu papel e tem o seu papel no apredizado de logica e tals.
Faço Ciências da Computação e realmente comecei pelo "01", sempre me interessei mais pela área da pesquisa e pretendo fazer mestrado e doutorado, se esse é seu foco infelizmente vai ter que começar da base como eu, acho que todo mundo deveria começar assim na verdade, mas são necessidades diferentes e a maior parte da demanda do mercado não precisa de pessoas que saiba toda essa base eu acho
No fim Java é AMOR!!!
Brincadeira, acho que a ideia é tentar ver qual lang a pessoa mais anima, e seguir nessa!
Na minha vida aprendi com C e Java na faculdade, depois trabalhei com Java, Python, Scala e agora Go. rsrs
A minha resposta: teste a, b, c ou d, gostou não pare mais!
tá curtindo go ? usei em um projeto da faculdade em parceria com a prefeitura, eu até penso em me aprofundar mais em go, porém o mercado de go é bem ruinzinho e geralmente as vagas que vejo é pleno/sênior
Quando comecei a programar, eu cursava matemática aplicada na UFRJ e a linguagem lecionada era Python.
Como detestei Python! Eu não consegui entender os conceitos. Era muito abstraido.
No semestre seguinte eu puxei uma matéria de programação de outro cursos que era programação em C. Eu amei. Conseguia ver o fluxo das coisas acontecendo.
Hoje eu programo em Python, Javascript, Ruby... enfim. Tudo isso graças a C que me deu os fundamentos.
Trabalho como engenheiro no Itaú, focando no desenvolvimento de backend com Kotlin nos últimos quatro anos. Tenho observado um movimento significativo dentro do banco, com várias equipes migrando de outras linguagens para Kotlin. Esse interesse crescente não se limita apenas aos novos projetos, mas também envolve desenvolvedores que trabalham com linguagens nativas. Embora eu não possa falar pelo banco inteiro, é evidente que na minha área de atuação, o Kotlin está se destacando cada vez mais. nao posso esquecer que as aws lambdas estamos subindo em Go. hehehe
Trabalho no Banco BTG e na minha área (que é relativamente grande) todos os microserviços foram feitos com Kotlin + Spring.
Kotlin é muito bom por "simplificar a verbosidade" do Java.
Eu Considero Kotlin a evolução do Java.
@@castrofilipe é isso cara, tenho um colega em outro banco que também estão em uma pegada forte em kotlin com spring, inclusive migrando alguns MS de java para kotlin e chamando de modernizados.
Pode me dar alguma dica sobre Kotlin? Estou começando agora e tá um pouco confuso. Já tenho uma pequena base com Python que estudei antes.
Acredito que essa reflexão vai ao encontro do que estava refletindo sobre "cursos". Uma pergunta que também ouço muito e provavelmente geral da área também escuta é "Qual melhor curso para aprender a programa?" Hoje eu respondo ciência da Computação, assim como quando me perguntam sobre linguagem recomendo C e depois C++ para aprender POO. A vida é uma maratona e não uma corrida de 200m, começar abstraindo tudo vai te fazer sair na frente mas o cara que começou do início vai passar. Existem outras variáveis como precisar trabalhar pra se manter, mas a pessoa tem que estudar a base em paralelo se ela de fato quer ser boa.
Estou terminando um curso técnico em TI do instituto federal da minha cidade, e esse mundo ideal aconteceu em partes, não derivei a computação toda mas por precisar passar nas matérias vi muito dos conceitos básicos da computação, e eu acredito que isso é realmente importante
tenho outro vies, acredito que é a linguagem C,porque, varias outras linguagens se basearam em C e ela é bem complexa se a pessoa domina essa linguagem qualquer outra ele domina, trabalhar vetor, matrix ,função e string são tudo feito de modo raiz em C. "a mas e muito dificil ngm vai conseguir vão desistir " cara se quer algo facil melhor nem ir para essa area.
Realmente acho que a melhor métrica é o mercado. Estou estudando pra área de dados. Em dados é python. Pra diversas coisas da área. Mas se eu fosse da área de desenvolvimento provavelmente eu olharia o que tem mais vagas.
Eu tenho esse problema de abstração também. Programa em C para microcontrolador PIC, e já fiz muitos em assembly para MCU de 8 bits. Até hoje tenho dificuldades em fazer algo com Arduino justamente por não ter controle sobre as bibliotecas. Gosto de desenvolver as minhas, e com isso, a maioria das vezes demora mais pro projeto ficar pronto. Porém tenho certeza que o código roda mais eficiente. Mexo diariamente com VBA também, plpgsql e agora tô querendo aprender typescript.
Acredito que para quem estiver iniciando Object Pascal pode ser interessante. Mais simples.
Comecei com PHP em 2013. Na faculdade, em 2015, mexi com C++ e Java, gostei mais de C++. Atualmente, estou focado em front-end e estudando Vue.js, que considero incrível! Gostei de como vc conseguiu responder em apenas 15 minutos 😆
Pocha... Eu acho, mas apenas acho, é apenas uma opinião pessoal mesmo, que tudo depende do problema que você encontrou usando a linguagem que você está trabalhando...
Depois de uns 2 anos trabalhando com php precisei usar o conceito de memória... Usando o caractere &
Optimizar recursos... Percorrendo arrays e tal... Já trabalhei com Dart e hoje trabalho com PHP... Em Dart aprendi coisas como processos paralelos muito de orientação a objetos, em php aprendi muito sobre alocação de memória, estrutura de hash table, e programação imperativa, uso muito OOP também em PHP, mas como foi o projeto onde tive que fazer mais otimizações, foi onde mais usei esses conhecimentos... Mas uma observação válida é que tinha uma pequena mas existente base em C por conta da faculdade, então foi até que deboa usar os conceitos na maioria das vezes... Sempre tem a opção de resolver com uma lib, ou resolver o problema na unha...
Acho C# uma ótima linguagem pra quem tá começando
Também acho C# é alto nível, da para criar jogos na maioria das engines e tem o dotnet que da pra fazer muita coisa, sintaxe eu curto pra caramba e pra inicante vai aprender logo POO.
Concordo
muita gente trabalhando com o C# nos comentários
Geralmente quem trabalha com C#, está satisfeito
eu adoro C#
Java e C# são as melhores em quesito de mercado e como todo mundo quer um trampo acho a melhor escolha uma das duas
Muito brabo, Galego, parabéns!
Não acho que tenha uma linguagem melhor que outra, mas as C-like são fundamentais para entender que programar, primariamente, é para a máquina e não para pessoas. Isso impacta em qualquer tipo de desenvolvimento de software, mesmo as mais abstratas
Tô aprendendo com Swift e tem sido bem legal
Antes tentei python, não clicou, nem javascript.
Tô aprendendo sozinho, inclusive
Sobre aprender do zero, sem abstrações recomendo muito o programa "Nand2Tetris", o curso vai desde uma porta lógica Nand até um computador capaz de rodar tetris. Tô no capítulo 3, montando a memória RAM do sistema e tô gostando muito.
Comecei agora minha facul de eng de software, e estou achando muito daora seu conteúdo
O erro comum que muitos cometem é tentar encontrar "a melhor linguagem de programação", mas isso simplesmente não existe. O que realmente existe é a linguagem mais adequada para uma determinada situação ou contexto. Como professor, recebo essa pergunta quase todos os dias.
Seu vídeo reflete muito bem a realidade que vivemos atualmente. Na universidade onde leciono, por exemplo, estamos cada vez mais alinhados com as demandas do mercado profissional. No nosso curso, seguimos uma base sólida com linguagens como Scratch Programming, C++ e Java (obrigatórias para cumprir a ementa), mas também incentivamos a exploração de outras tecnologias amplamente utilizadas, como Python, React etc... inclusive temos disciplinas optativas para atender também essa demanda.
Gênio
@@FerBritoMartins Gênio é o Galego que conseguiu fazer mais um vídeo ótimo rsrs
Concordo 100% contigo. Eu comecei estudando Java sozinho. Quando cheguei em POO empaquei. Fui para o Python, assistindo o Curso em Vídeo do mestre Guanabara. Mas quando estava na facul eu vi C++, também já trabalhei com Java e hoje em dia estudo Rust e Scala (essa mais por trabalho mesmo).
No fim a resposta que eu daria é: Apenas comece, todas podem ser horriveis ou incriveis, tente uma, se não curtir, tenta outra, e segue firme, não importa a linguagem.
Cara estou começando e sem saber fiz exatamente isso que ele esta recomendando. Fui pro básico pro dev web e odiei designer. Logo percebi que queria ir pro backend. Aprendi todo o basico de javascript e fui pra c#... Amando!!!
Parabéns pelo vídeo. Eu acho que faço parte da galera mais louca kkk. Comecei a programar em Assembly, depois fui para C. Atualmente trabalho com Java kkkkkk. Mas estudando Go para aplicar aqui em alguns projetos.
É bem complicado mesmo saber qual linguagem é a melhor para começar, existem vários fatores que podem e vão influenciar essa tomada de decisão. Pode iniciar por uma com um nível maior de abstração e depois, se perceber que está gostando ir para uma com um nível de abstração menor. Mas de toda forma é complicado indicar quais!
Nao considera focar em apenas uma e se aprimorar com ela?
@@gab.stabile pq vc quer se especializar na primeira linguagem que voce aprende? linguagens diferentes tem propositos diferentes, e cada linguagem ti força voce a aprender conceitos diferentes, especialização vem dps de um tempo que voce experimentou e aprendeu os conceitos gerais
Comecei aprendendo lua, depois comecei a estudar java. Entrei na faculdade e aprendi C. C me fez abrir a mente, onde realmente aprendi a programar. Depois disso qq outra linguagem ficou bem mais simples de entender, inclusive os async do java script.
Muito legal, me inspirou a gravar um vídeo parecido, obrigado por compartilhar seus conhecimentos
eu comecei a estudar programação com c++, gostei e depois aprendi java, aprender sobre fluxo while, for e condicionais usando jogos em quadra foi o que fez aprender os conceitos usados para programar, o resto foi com o tempo e a necessidade de organização de projeto ou performace e bugs encontrados no caminho. Um dos jogos de quadra usados para ensinar programação foram soldadinho, também conhecido como 2 toques, e a regra é: quando 2 jogadores de linha tenta fazer um gol só tocando 2 vezes na bola antes de chutar ou tocar para o outro.
Programo em C, entre outras, há 40 anos e Python há 10 anos.
Python nem tem concorrente sobre ser a melhor linguagem para aprender a programar. DISPARADA a melhor.
Um caminho que eu pegaria depois seria Nim, aproveitando a semelhança, mas esquecendo mercado.
Pra mercado, iria atrás de C#, C++, Java, JS, Swift, Kotlin... DEPOIS de aprender Python.
No momento estou in love com Nim
ótimas colocações. sem ira nem paixão.
Eu não quero ingressar no mercado, quero criar uma startup, e minha trilha foi assim:
2019: HTML e CSS
2020: JavaScript (Node)
JavaScript
React
2021:
Typescript
Lua e Luau
2023:
Zig
Toda vez que eu receber essa pergunta, vou mandar seu video pra pessoa, obrigado.
Cara, eu comecei por Python (principalmente pq eu trabalho com dados), mas agora estou tentando aprender Rust, exatamente pq é uma linguagem de baixo nível, porém, que me traz muitas vantagens futuras de conseguir "melhorar" o python.
Tbm tem o fato de eu ter 31 anos e 2 filhos, então não tenho tempo pra ficar programando na mão , coisa que ja programaram em bibliotecas.
Comecei por python, migrei para java, e agora estou em c++. Não recomendaria python pois fiquei muito tempo estagnado só escrevendo paradigma procedural e não conseguia aprender POO com clareza. Eu recomendaria Java.
Comecei com Python, migrei para o JavaScript e depois aprendi Java/Kotlin e me especializei no desenvolvimento Android. Todas essas tecnologias foram importantes para mim pois trabalhei com todas. Python me deu dindin para aplicar inteligência artificial em sistemas já existentes, JavaScript até hoje me rende dindin no Freelancer e Java me garantiu emprego.
Acredito que o importante é ter uma boa base (estrutura de dados e algoritmo) pois assim não terá problemas independente da linguagem que usa, até mesmo Python.
Nossa Augusto, bração. Aí sim, mano!
Comecei com JS em 2016 por conta da faculdade, mas nunca clicou na minha cabeça. Nessa época eu tinha um amigo trabalhando com PHP e eu sempre caí no conto do "PHP vai morrer" então nunca dei uma chance. Até que depois de sofrer muito com JS e Node, vi um script bem simples em PHP resolvendo um problema complexo no estágio que eu estava fazendo, e do nada as coisas clicaram na minha cabeça. Em 3 meses estudando PHP arrumei um trampo, aprendi JS de fato, pois depois de entender vários conceitos, consegui realmente entender o JS, e hoje ainda trabalho com Laravel e React, e estou aprendendo Golang pra aumentar o portfolio de linguagens. Acho que pra quem tá começando, testar várias linguagens é o caminho mesmo
Quando mudei de python pra JS fiquei meio doido kkk, é caótico comparado ao python, mas é uma linguagem bem completa.
python ou portugol para algoritmos básicos (lógica) depois q ja ta sabendo da lógica, pega o java MAS NÃO SE ASSUSTE é dificinho mesmo, depois da uma olhada em C
Eu anida estou aprendendo a programar e o caminho que estou trilhando é começar em python. Pela facilidade da linguagem. 'Aprender a parte difícil de um jeito fácil'.
E depois mudar para um C++ para dar um 'plus' em muitas coisas que o python facilita.
Eu diria que a melhor linguagem para começar a aprender seria a que tem mais vagas abertas no momento. Pois raramente alguém aprende programação porque gosta, aprende porque quer os altos salários e o luxo do home office. Se pyton é a que tem mais vagas abertas, aprenda pyton. Se java é a que mais vagas abertas no momento, aprenda java. Pois o mais importante é pagar as contas. Depois que você consegue pagar suas contas você tem a liberdade de poder aprender o que você quiser.
Comecei estudando por Java e depois na faculdade C e depois C++. Consegui um estágio e a partir dali fui pra JS. Acho que é esse o segredo, apenas pegue algo e estude e as coisas no final das contas vão sair completamente diferente do que você planejou.
Mesmo sendo muito parecido com Java, eu gostei de C# e recomendo para apreenderem de primeira linguagem
Comecar com java
Dps php
My sql
Javascript
Html css frenawork
Dps... Vejo oq faço
Na fiz um curo de tres anos na etec, e agr na conclusão, decidi querer aprender
Por sinal, gostei muito de programar
Mas a base no curso foi bem fraca, não me desafiou, e quando desafiou, foi só nesses umtimo semestre e foi "impossível". Do nada juntaram, js, ajax, json, hibrido, poo xml e etc
E sempre fui bom aluno, realmente sabia fazer...
Eu comecei com Java fui para JavaScript e estou PHP.
Java eh sucesso, mas o vídeo ficou bom e os pontos que tu trouxe fazem bastante sentido
Comecei em python, ainda to em python, è uma ótima linguagem para trabalhar e pra fazer projetos.
Vale a pena aprender uma linguagem baixo nivel, mas no final o que aprende em uma linguagem transfere pra outras
Sou engenheiro de computação já programava quando entrei na facu... mesmo assim foi proveitoso justamente pelo que citou da parte de linguagem de baixo nivel portas logicas, etc para depois linguagem de alto nivel.
Vou começar por Golang, foi a linguagem que mais gostei.
Já estudei profundamente e trabalhei com C#, C, Java, Javascript e PHP. O meu conselho é, inicie com PHP, pra mim, de longe é a melhor linguagem de programação para autodidatas. O PHP possui várias funções que vão te auxiliar no desenvolvimento de aplicações robustas e escalares permitindo que vc minimize o uso de bibliotecas de terceiros assim como é muito comum no Javascript e Python. Além de não ser rígido como C# e Java.
Sobre vagas... acredito que para pessoas medianas nunca terão vagas suficientes, agora para pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, para que serve cada comando e como usá-los nunca terá escassez de vagas.
Desculpe a pergunta, Danilo, mas quanto ganha um desenvolvedor/programador?
@@MCAES01cara, depende muito.
Só pra ter uma noção de salário bruto. Tem dev PHP junior que ganha 1 salário mínimo e tem dev C# Junior que ganha 4k. Ao mesmo tempo tem dev c# junior que ganha 2k e dev php junior que ganha 4k.
Depende muito aonde tu ta trabalhando, a tua stack, a tua especialização na área, com quem ta trabalhando, para quem ta trabalhando... quanto tua empresa oferece pelo serviço... quanto a empresa repassa pra você no salário.
Te garanto, tem dev que nem é chega a ser junior na linguagem e ganha 8k bruto. É que nem o danilo falou, pra pessoas que sabem o que estão fazendo não falta vaga. O cara pode não ter conhecimento da linguagem, mas tem diversas experiencias e soluções em problemas de produção, problemas de infraestrutura, problemas de eficiencia, problemas de importação de dados, etc. E sem falar ainda que ele pode ter soluções de ideias que parecem impossíveis. Um cara esforçado e que ja aprendeu muito na área continua valendo muito até trocando de linguagem.
dito isso, a melhor linguagem pra aprender a programar é Python e venha pra área de dados, garanto que emprego bem remunerado não vai faltar.
Como ir para área de dados Emerson? Manjo um pouco VBA, SQL, Power query (M) e excel... Mas não tenho formação em área de TI
@MCAES01 recomendo que pegue uma cloud pra aprender, GCP, AWS ou Azure ... depois pega uma stack de dados que todas as empresas usam, exemplo Airflow e aprende o básico de python, com esses conhecimentos e um LinkedIn e um currículo bem escrito te garanto que tu pega uma vaga de Junior rapidao mesmo sem faculdade, estou vendo várias pessoas entrando na área de dados sem saber absolutamente nada, só entra pq esta precisando mesmo ... aqui onde trabalho entrou um analista de dados Júnior semana passada o cara entrou ganhando 4k sem saber nada kkk, começou a estudar em um mês e no outro já estava empregado ... mas recomendo que vc não entre assim no mercado, estuda pelo menos o básico que é oq eu te passei mais a cima
@@MCAES01 ele não trabalha na área, tá metendo o louco, area de t.i tá saturada.
Tempo 5:35 define a engenharia de computação e engenharia de telecom.
Aprendemos da base até o topo.
Pela minha vivencia, acredito que o melhor meio de apresentar programacao para alguem, seria portugol (ou visualg), isso pq fica bem claro pra pessoa, que vc esta escrevendo instrucoes para uma maquina, e nao apenas codigo.
Muita gente tem essa dificuldade absurda de entender que codigo nada mais eh dq uma instruçao para a maquina fazer oq ela precisa fazer e ponto final.
Portugol deixa isso bem claro, dai quando a pessoa encaixar isso na mente dela, ela pode iniciar no mundo das langs de prog.
(e tbm pq mt gente tem um certo "medo de ingles", portugol abstrai isso)
To começando exatamente por ai, depois pretendo ir para PHP ou C#
Comecei com PHP, depois Nodejs e agora estou no Golang (Fui contratado sem saber nada de Go, com 1 mês já tava programando bem, minha maior experiência era no PHP mesmo)
Como vc conseguiu migrar do php pro node? Rapaz para os recrutadores te ajudar a isso é quase impossível 😢
Eu comecei com C e fui pra Python. Desisti e fui pra o Java pq Python era muito bizarro pra mim. Hoje, estou com Rust
Acredito que vai de acordo com o que voce deseja fazer. Me interesso em criar bots, automacoes, web scraping, ent python seria mais recomendado e depois eu poderia partir para Js
Nem sabia o que era Scratch!! Concordo muito com seu ponto de vista, a resposta é: o que funciona pra você? Qual seu objetivo?❤
Comecei a estudar js, comecei na pandemia minha meta na epoca era conseguir um trampo como front-end e depois aprender back-end para virar fullstack, mas achei uma desgraça não conseguia entender umas coisas e não arrumei estágio na epoca com js, enfim do nada decidi estudar java mesmo a galera reclamando enfim tive dificuldade, mas mesmo no inicio do estudo (2 meses) mal feito, consegui um estágio e lá eu entendi muita coisa de java, sendo bizarro que depois de 5 meses eu era um desenvolvedor diferente e achava js bizarro, enfim na época não tinha nem estudado estrutura de dados, basicamente aprendi por conta do trabalho, eu não entendia como funcionava um MAP, seguia muito essa galera de curso, mas nunca cheguei a pagar mais de 100 reais em um curso, eu não tive um bom guia. Estou quase fazendo 2 anos de experiência de estágio meu contrato vai acabar, espero ser contratado, sei que com esses tempo de experiência com java ficou muito mais simples aprender outras linguagens, já vi Ruby de maneira rapida, python entrei em um curso de Ciência de Dados na federal do Ceará com a meta de conseguir network, mas acho que não está valendo tanto a pena, mas enfim mas percebi que quando entrei na faculdade assuntos de computação, eu comecei a ver de maneira bem mais fácil, sempre peço feed back para meu techleader a última coisa que falta aprender bem é SQL coisa que eu já desenrolo bem, mas quero melhorar ainda, mas para deixar claro atualmente sou dev Java, onde faço a migração de um sistema feito em jsf, para api e faço a sustentação desse mesmo sistema a empresa que eu entrei, é uma empresa pequena então tipo raramente tenho ajuda a não ser de colegas e teve outras coisas que tive que me virar para fazer o techleader vive ocupado. Coisas que busco agora aprender be design patterns, mesmo na empresa já tendo alguns, mas quero pegar o conceito bem pq ainda fica bugado e aws, voltei agora para aprender front-end com angular com TS, mas a responsividade ainda vive me matando ahahha, e por fora aprender Kotlin para desenvolvimento android, isso daqui a uns meses, busco a longo prazo ver se consigo montar projetos próprios para ganhar um money extra e fazer a aponsentadoria comecei um projeto que estou aprendendo o Angular com ele e fazendo a API em python, quero colocar ele para rodar ahahaha enfim é isso.
comecei com C e gostei bastante
otimo video !
Eu aprendi Python pois era a mais fácil pra mim na época (Estudei Java e peguei trauma), acabei unindo o útil ao agradável e hoje sou eng. de dados. Não que meu cargo seja fácil, mas às vezes temos que analisar bem e abraçar as oportunidades.
Meu ralacionamento com Java/javascrip é tipo a analogia que vou citar: Eu não gosto da ideia que vou morrer mas não há outro caminho eu vou morrer um dia e isso não tem como negociar. com Java é a mesma coisa, eu não tenho outra opção que seja boa aos meus olhos! Eu estou aprendendo e não há outra opção que me interesse.
Js é facil de começar, um arquivo html offline aberto no navegador ja começa a fazer algo.
Depois aprende arodar um server basico.
Conceitos basicos com JS: variaveis, arrays, obj, etc...
Tipagem com TS.
Back com node + TS. ja vai saber importancia dos tipos.
E usando só uma linguagem o que vc aprender no arquivo html vai ser usado em todos os lugares.
Depois recomendo python pela utilidade, kotlin pq da uma surra em java e C++/Rust se vc quiser conhecer o baixo nivel.
Ja que a maioria citou as linguagens que ja usou vou por as minhas. C, C++, VB, VBA, C#, Java, Python, JS, TS, Kotlin, autoit e um pouco de Rust.
Object Pascal é fortemente tipado, consegue interagir com baixo nível, tem suporte a orientação a objetos, padrões de projetos. Opções free Delphi Community Edition e Lazarus são boas para a aprendizagem individual.
O problema é que não tem empregabilidade, pros iniciantes conseguirem manter a motivação tem que se sentir confiante pra conseguir algo na vida real
Respeito muito o Augusto, System Design será que um dia vai ter esse curso??? comecei aprender muito ao ver os teus vídeos , simulando a entrevista!
Cara, sempre recomendo a começar por JavaScript, e eu odeio JavaScript. Por um simples fator, mercado. Se vc começa com JavaScript (com html e css junto) logo após vc aprende React, monta um portfolio simples e vai evoluindo daí, porque sejamos sinceros, a maioria das vezes a pessoa entra na computação porque quer ganhar melhor, e quando vc entra no frontend vc vê as coisas acontecerem na tela, coisa que é mais simples de entender.
Aí depois a pessoa vai vendo se quer ir para o back, dados ou trocar de linguagem, até lá a pessoa já está minimamente conhecendo alguma coisa de programação e são escolhas que ela vai ter que fazer baseadas em quais caminhos de carreira ela vai escolher
@GutoGalego você tem alguma mentoria para aprender programação? Se tiver, estou interessado.
Tenho estudado Java desde Julho pois à minha faculdade leciona programação em Java, e de lado estou aprendemo varios tópicos. Recomendo Fortemente o Java
E eu estudo mais Java no meu tempo livre que na faculdade, a faculdade está ensinando sobre métodos e eu estou vendo sobre conexão de base de dados
Comecei em python minutos m fevereiro desse ano, em outubro eu já fazia uma caralhada de coisa só que eu tava achando chato pq não dava pra criar nada robusto em python e eu sou aqueles maluco que ama ver a tela cheia de código então falei pra mim mesmo: "Vou aprender Java e fds", cara Java é difícil,complicado e muito chata tem muita viadagem mas são coisas que como ela é uma linguagem mais robusto seu conhecimento explode te deixa mais alerto e vc realmente aprende a programar hoje eu olho pra python e pqp não sei se quero voltar
Minha opinião.
Qual a melhor linguagem?
Uma que exija o minimo de tipagem para aprender lidar com isso. Eu recomendo 100% de portugol para iniciantes e vai aprender a fazer coisas com LÓGICA.
Galera sai escolhendo linguagem sem saber o que é uma condição IF (SE), WHILE (Enquanto) e FOR (PARA), por isso fica nessa frustação absurda. Ali no portugol mesmo já vai saber se programar é pra você ou não e o melhor de tudo, sem precisar aprender um monte de coisa que só entope a cabeça e gera mais dúvidas do que aprendizados.
Depois vai entender o que é paradigmas (POO por exemplo), ferramentas (frameworks) e assim por diante...
Como o Galego falou, existem muitas variáveis, mas pra iniciar é isso que eu penso e falo pra quem quer começar:
Se não se divertir fazendo um cálculo de média escolar e ver o resultado ali no terminal do portugol, pode largar mão de ser desenvolvedor kkkkk
Depois do portugol tem outras etapas a serem seguidas, como entender conceitos de funções e procedimentos, mas ai é o passo 2 e ele só existe se você passar do passo 1
Comecei por python, gostei, e entrei na faculdade de ciencia da computação onde fui forçado a aprender C, e gostei bastante, também uso c++ por conta que participo de maratonas, e meio que na faculdade somos meio que forçados a aprender conceitos, então mudar é de boa, tanto que em estatistica no proximo periodo vou estudar com R, continuar com C em estruturas, e C++ para maratonas
Faz um video Sobre IA com funciona o aprendizado de maquina, e um exemplo real seria legal tambem
Machine learning (que é um subcampo da IA) por exemplo, na raiz de tudo são majoritariamente baseado nas Derivadas que você na Matemática na faculdade, Gradiente Descendente faz uso de derivadas. Há algoritmos bem simples também que dá até vergonha chamar de "inteligência" como as Regressões. No fim aprendizado de máquina são apenas cálculos matemáticos e estatísticos, mas que são feitos milhares/milhões de vezes usando a velocidade da corrente elétrica dos computadores pra se chegar a uma "solução mais próxima do ótimo" o mais rápido possível. Solução essa baseada em ciências exatas, ou baseada no histórico dos dados e não em "achismos". DeepLearning por exemplo é um subcampo de Machine Learning, ai o buraco negro matemático vai afundando.
Eu comecei com PHP! depois estudei Java aí Java Script, Dart, e agora que vou fazer Python más depois vou me aprofundar em Java
Deno com typescript pode ser bom também para Backend, invés de python
Eu tô começando agora ADS e logo de cara a faculdade apresentou o C++. To fazendo um cursinho por fora de fundamentos do Python, mas nao sei em qual focar. alguma dica?
Sem pensar muito, eu diria Java, mesmo sem ser minha Lang preferida.
É fácil pra começar, mas fica "difícil" de forma escalonada; te impede de fazer besteira rápido (o dev sempre vai conseguir fazer caquinha, com Java é só um pouco mais difícil); abstrai alguns conceitos, mas não muito, vc ainda tem que fazer na mão; é fácil adicionar libs, já tem muita coisa pronta, mas permite que vc sempre crie do zero; tem muita vaga no mercado; dá pra se aprofundar muito sem ficar chato com a mesmice...
Java é um bom meio termo pra que nunca programou.
até agr a linguagem de programação q eu mais gostei foi C,mas eu parei de estudar pq o mercado de embarcados é difícil de entrar e os cursos sobre baixo nível são poucos
Aprendi a usar a lang C, python e agora js, mas vou voltar pra base do C ou pro python mesmo, já que eu preferi mais ele do que C
A metodologia do CS50 que é com C, é bem interessante. Tu começa sofrendo, depois muda pra Python e é só alegria 😅
Comecei com C na faculdade, acho que é muita pedrada, mas python ai já é abstrato demais, imagina nem aprender tipagem
No meu caso, eu iniciei na área pela faculdade de Ciência da Computação logo após terminar o ensino médio e posso dizer que é o ideal pois ali você ganha tanto o conhecimento de base como conhecimento em linguagem de mercado, no meu caso foi Java e não poderia ser ter sido melhor pois pouco tempo depois eu já estava empregado antes de terminar a faculdade e com conhecimentos que quem fez algum curso por fora na internet não tem e acaba virando um cara que usa frameworks basicamente. E eu tbm poderia ter ido para qualquer outra linguagem pois na faculdade você aprende a aprender, você aprende a criar casca grossa.
Começa com assembly
Só sucesso
Se puder responder é um vídeo eu agradeço. Vale apena em 2025 se aprofundar na LInguagem Rust?Se não, qual é linguagem mais recomendada no mercado atualmente?
Minha primeira linguagem foi o Basic, 20 GOTO 10 na veia. Descanse em paz, Thomas Kurtz. 😢
Cara, assim. Se a pessoa está pensando em trabalhar com dados, dá para começar com python tranquilo. Não vai ser de suma importância saber como as coisas funcionam por debaixo dos panos. Depois, ele pode pegar algo como JAVA e aprender a coisa da forma correta. No fim, tudo se resume ao objetivo do sujeito.