QUANDO A PREOCUPAÇÃO É PECAMINOSA E QUANDO NÃO É - Mateus 6.25-34 | Devocional Através da Bíblia

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
  • Devocional através da Bíblia - Mateus 6.25-34
    Quando a preocupação é pecaminosa e quando não é
    O ponto alto do Sermão da Montanha é Mateus 6 verso 33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mas primeiro, Jesus envolve os deuses que nos impedem de buscar o seu reino. São estes: a reputação, versos 1-4 e 16-18; a riqueza, versos 19-24; e a segurança versos 25-32.
    A seção sobre riqueza termina não com uma ordem do tipo “Não sirva ao dinheiro”, mas com uma escolha: “Ninguém pode servir a dois senhores. . . . Você não pode servir a Deus e ao dinheiro”. Jesus fala aos discípulos que escolheram servir a Deus de que eles não precisam ficar ansiosos por coisas materiais como comida ou roupas.
    A ordem “Não fique ansioso” (ou “Não se preocupe”) aparece no início, meio e fim desta passagem. Jesus explica por que os discípulos não devem se preocupar. Primeiro, não devemos nos preocupar porque “a vida é mais do que o alimento”. Visto que Deus cuida de todas as partes da vida, ele certamente cuida de nossas necessidades materiais. Segundo. Uma vez que Deus cuida de suas criaturas menores, como pássaros, ele certamente cuida de nós, seus filhos. Terceiro. A preocupação não leva a nada, não pode prolongar a vida e nem encurtá-la. Quarto. Deus adorna as flores com beleza inigualável e veste a grama fielmente. Flores e grama são símbolos da brevidade e fragilidade da vida, como diz Isaías capítulo 40 verso 7. A vida é frágil, mas se Deus cuidar das plantas, ele nos protegerá, apesar de nossa pouca fé.
    Os discípulos de Jesus têm fé, mas sua preocupação prova a fraqueza de sua fé. A grande fé não vem olhando para dentro, para o eu crente, mas olhando para cima, para Deus. Pela fé deixamos de pensar como pagãos, cheios de ansiedade por comida e roupas. Os pagãos, pensando como órfãos, se preocupam. Discípulos, pensando como crianças, descansam.
    A ansiedade nem sempre pode ser pecaminosa. É errado registrar nossas preocupações ou deixá-las congelar em uma massa de ansiedade. Como nos diz primeira Pedro capítulo 5 verso 7: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". Mas Paulo tinha uma ansiedade apropriada por todas as suas igrejas, como está registrado em segunda coríntios capítulo 11 verso 28, onde paulo nos diz: "Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas". Paulo ficou preocupado, mas não pecou por isso. Há uma forma de preocupação que não é pecaminosa, quando levamos essa preocupação a Deus.
    Então, à medida que a fé acalma nossos medos, encontramos a vontade de Deus e a seguimos. Podemos planejar a comida de amanhã, mas não nos preocupamos, sabendo que o Pai supre todas as necessidades. Livres de preocupações, buscamos seu reino e justiça.

ความคิดเห็น •