Co-Dependência | Fred Mattos

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 233

  • @talytasantos8020
    @talytasantos8020 3 ปีที่แล้ว +6

    1- a outra pessoa é a pauta
    2- idealizacao cega
    3- o outro define minhas emoções
    4- perda de identidade
    5- controle do outro
    6- necessidade de proteção
    7- simbiose
    8- inferioridade

  • @sarahsimao
    @sarahsimao 6 ปีที่แล้ว +51

    Eu assisti metade dos seus vídeos em apenas duas semanas. Eu sou francesa, moro em Paris, meus pais de origem portuguesa me ensinaram português desde pequena, e sou feliz por perceber essa língua para poder entender seus videos! Seus vídeos são mesmos maravilhosos, você é mesmo muito inteligente. Parabéns

  • @JNrabellotrindade
    @JNrabellotrindade 6 ปีที่แล้ว +83

    Sensação de ser insuficiente para o outro é uma das piores sensações que existem. Por isso a pessoa se doa tanto numa relação. É uma forma de projetar no outro qualidades que a gente acha que não possui. É como querer se realizar através das habilidade do outro.

    • @moizeslopes3991
      @moizeslopes3991 6 ปีที่แล้ว +1

      complicado viu...

    • @damianasoares9014
      @damianasoares9014 6 ปีที่แล้ว

      Como mudar ? Não se relacionando mais ? Acho que não conseguirei mudar nunca ...

    • @thaism6878
      @thaism6878 6 ปีที่แล้ว +2

      @@damianasoares9014 terapia e levar uns pés na bunda pra chacoalhar, já fui assim

    • @biancalima8714
      @biancalima8714 4 ปีที่แล้ว

      Verdade. Estou me relacionando com uma pessoa e estou achando que ela é co dependente assim como eu. No começo, eu até achei que ela seria a pessoa ideal pra mim, já que somos semelhantes nisso, então nós nos auto conheceríamos mais e seríamos independentes, digamos assim. Porém, me precipitei. Continuo com essa sensação que você citou e pior, agora me sinto pior, pois como a pessoa que me envolvo, aparentemente, sente um vazio também, onde há necessidade de outra pessoa para estar bem (assim como eu), eu temo em perdê-la, por sentir que não tenho como oferecer o que ela deseja, essa "luz" que o Fred fala, já que não faço ideia do que ela deseja e nem me sinto essa "luz". Pra complicar ainda mais, não consigo pôr fim nesse relacionamento e nem ela. Não sei ela, mas com esse relacionamento complicado, me sinto em dívida com ela. Muito ruim isso.

  • @donanafazeconta9530
    @donanafazeconta9530 6 ปีที่แล้ว +41

    Parabéns, Fred, pois pouco se fala sobre esse assunto. Sou uma dependente afetiva em recuperação há 7 anos e acho que o pior é quando tudo isso fica compulsivo, não se consegue evitar, mesmo querendo muito, mesmo tentando não se consegue sem ajuda, porque o corpo não obedece. É desesperador, literalmente. Me tornei um zumbi, uma walking dead de verdade. Sair da codependência é muito difícil, mas é possível sim a recuperação afetiva e emocional. Para sair tive que enfrentar crises de abstinência terríveis, iguais à desintoxicação do uso de drogas - ansiedade extrema, tremedeira, suor, confusão mental, agitação corporal, etc - mas valeu cada minuto de sofrimento nos piores dois meses da minha vida. Na época, se tivesse uma clínica de recuperação para dependentes afetivos, eu teria ido, com certeza. Ainda sinto náusea de lembrar... Depois, conforme consegui ir cultivando o meu de amor próprio em atos e cuidados cotidianos, mesmo quando tenho deslizes e recaídas vez por outra, a recuperação fica cada vez mais rápida, os tombos se tornam menos doloridos,. Sinto que os caminhos cerebrais que levam à codependência continuam lá, mas aprendi a desenvolver o que chamo de "segunda mente". Aprendi a reconhecer os gatilhos, os padrões, os circuitos viciosos da emoção e dos afetos. Não foi fácil, não é fácil, pois cada dia é um dia pra recomeçar, mas hoje eu tenho Vida! Uma vida própria, me sinto dona de mim, exerço minhas escolhas. Nunca é tarde para tentar. Me sinto muito feliz por não ter desistido de mim. Espero que seu trabalho chegue a muitas pessoas que precisam sair desse sofrimento.

    • @laradosanjos2762
      @laradosanjos2762 4 ปีที่แล้ว +2

      Muito bom o seu comentário, parabéns pelo caminho de autoamor trilhado!

    • @neidocafortunato3215
      @neidocafortunato3215 3 ปีที่แล้ว +1

      Queria seu contato

    • @donanafazeconta9530
      @donanafazeconta9530 3 ปีที่แล้ว

      @@neidocafortunato3215 anaclaudiasegadas@gmail.com

  • @biancalima8714
    @biancalima8714 4 ปีที่แล้ว +1

    Geralmente, acho legal seus vídeos em razão da reflexão que se dá pra tirar deles. Eu me sinto com algumas características das quais você citou, mas é muito difícil pra mim, encontrar algo que eu goste muito, que me faça me ocupar de tal modo que não me sinta dependente de outra pessoa. Não sei explicar bem o porquê, mas não sinto mais o prazer pelas coisas, da forma que eu sentia há quase 3 anos atrás, só sei que é horrível essa sensação atual, é um vazio imenso, uma indiferença, muitas vezes faço coisas por pura sobrevivência. Não é preguiça, má vontade, ou qualquer outra coisa do tipo, é simplesmente indiferença, falta de desejo. Costumo me questionar o porquê de eu fazer as coisas que faço ou de querer fazê-las (como meio de me livrar da dependência) e, muitas delas, pra mim, não valem minha dedicação, não me sinto empolgada para executá-las. Já me consultei com psicólogo, mas até agora, nada mudou. Gostaria muito de me livrar desse sentimento e voltar a ser como eu era antes, mas não sei mais o que fazer para isso acontecer. Todas as coisas que já fiz e que faço, pra me ocupar e me livrar da dependência, não estão adiantando.

  • @kiarasammers2842
    @kiarasammers2842 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu tive uma relação parecida com isso com alguém, fiz a pessoas se afastar. Talvez com base nesse video tbm cheguei a conclusão que preciso criar minha própria vida, de forma que eu gosta dela, que eu tenha outra coisas. Tudo era tão chato e exaustivo pra mim até eu conhecer essa pessoa, e logo ela se tornou meu mundo, ai sufoquei tanto que a perdi , acho que devo criar uma vida que eu gosto . a ponto de eu ter orgulho de mim , gostar de quem eu sou para não viver isso de novo de necessitar em ter alguém presente na minha vida o tempo todo.

  • @sami.ahmed8732
    @sami.ahmed8732 6 ปีที่แล้ว +16

    Não inspira nada de atração, uma co dependente sufoca, é um hospedeiro, é um vampiro te sugando as boas energias, é a coisa mais triste. E ainda te faz se sentir mal, ou culpado pelo sofrimento dele... Mto difícil conviver, o jeito é se afastar.

  • @carlavicente5196
    @carlavicente5196 6 ปีที่แล้ว +13

    Uma ex amiga era assim: me controlava, me vigiava nas redes sociais para saber com quem eu estava, com quem eu andava... Se saía sem ela, achava ruim; se saía com ela, costumava emburrar quando dividia a atenção com outras pessoas. Fazia, quase sempre, com que eu me sentisse culpada, mesmo quando não estava falhando... Dramatizava por qualquer coisa! Não tinha vida própria! Aos poucos, fui me desinteressando, até me afastar completamente! Quando percebi sua co-dependência, passei a achá-la sem viço e desinteressante!

  • @lucindamfm1415
    @lucindamfm1415 4 ปีที่แล้ว +2

    Por isso meu casamento deu certo.
    53 anos de casados, mas 4 de namoro e noivado.
    Amo meu marido não temos temperamentos de condescendência.
    Somos bem diferentes e nos completamos.

  • @focusonmind5152
    @focusonmind5152 6 ปีที่แล้ว +8

    Já fui em um relacionamento praticamente tudo o que ele citou, o bom foi que consegui perceber a tempo que estava me destruindo e perdendo todo o meu valor. Decidi terminar, e depois que fiz isso comecei a analisar as minhas atitudes e hoje todos os erros que cometi ao me diminuir demais pra outrem me servem de aprendizado. Que erremos mas que possamos aprender com os erros, caso contrário continuaremos presos a estes.

  • @Iburification
    @Iburification 6 ปีที่แล้ว +17

    Eu me "descobri" codependente há pouco tempo. Eu achava que codependência era de pessoas que se relacionavam com viciados. Mas agora, estudando outros temas, especialmente narcisismo, consegui ter uma visão mais ampla do assunto. Há quem diga que codependentes atraem relacionamentos tóxicos porque geralmente já vem de uma dinâmica familiar doente. E a falta de conhecimento perpetua esse ciclo. Hoje eu vejo o quanto eu era descompensada. Não que eu seja perfeita, mas eu não tinha ideia do turbilhão de emoções que eu carregava. E infelizmente existem muitas pessoas nesta mesma condição.

    • @dezraj340
      @dezraj340 6 ปีที่แล้ว +3

      Marcia Silva Eu também acho que a abordagem dele foi resumida demais. Esse tema é muito mais complexo, e com certeza tem a ver com o modo de funcionamento da família da pessoa.

    • @Iburification
      @Iburification 6 ปีที่แล้ว +2

      Eu fico pensando naquelas pessoas que sofreram algum tipo de abuso na primeira infância e sequer se lembram. Às vezes, vejo algumas pessoas relatando que tem transtorno A ou B mas tiveram uma infância feliz. Mas ninguém se lembra do que aconteceu quando tinha 6 meses, um ano, dois anos.

    • @dezraj340
      @dezraj340 6 ปีที่แล้ว +7

      Uma vez, quando eu tinha uns 3 ou 4 anos, eu estava com um pedaço de bolo na mão e meu irmão menor veio tomá-lo de mim e eu não deixei e então ele começou a chorar. Eu não lembro disso, mas a cena foi gravada pelo meu pai em vídeo e um dia, quando eu já era maior, mas ainda criança, meus familiares e eu vimos vimos a fita VHS. Eu lembro do meu irmão comentando: "você era egoísta desde aquela época". Hoje percebo que minha codependência se manifesta na forma de priorizar as necessidades dos meus familiares em relação às minhas. Ou seja, eles não podem "carregar um peso nas costas", mas eu posso por eles, ou pior, eu devo pois não só consigo suportar o sofrimento como mereço sofrer. Acho que a fala do meu irmão sobre eu ser uma pessoa egoísta desde a tenra infância marcou em minha identidade a necessidade de provar que eu não sou aquilo, e portanto preciso quase sempre valorizar as vontades dos demais em relação às minhas para comprovar isso que creio sobre mim. Tenho vivido assim por muitos anos. Somente ultimamente tenho tentado "ligar o foda-se, se vire você mesmo!" sem me sentir culpado, ou "egoísta" por não ter dado meu pedaço de bolo ao meu irmão menor. 😢

    • @Iburification
      @Iburification 6 ปีที่แล้ว

      Ainda bem que conseguiu sair do ciclo, mas o percurso é longo.

    • @allinetolezano
      @allinetolezano 6 ปีที่แล้ว

      Perfeita análise!

  • @antoniogaristogaristo4503
    @antoniogaristogaristo4503 4 ปีที่แล้ว +1

    Isso é o que o narcisista, um ser sem empatia e sugador emocional, isso o que ele procura para se completar desesperadamente...

  • @lazaromontes6405
    @lazaromontes6405 6 ปีที่แล้ว +2

    Eu já fui muito codependents!!! Assistindo esse vídeo eu pude me vê em diversas tópicos, mas tenho lutado contra esse hábito ( acho que posso chamar assim). Acho que a codepedencia tem muito haver com os nossos traumas e medos, que de certa forma vão moldando o nosso comportamento e construindo uma personalidade distorcida. Bom, no momento eu tenho tentado correr atrás do prejuízo, aprendendo me conhecer melhor, tendo tempo de qualidade comigo mesmo e buscando melhorar a forma de me relacionar com os outros. Ótimo canal!!!

  • @lucianaalmeida4649
    @lucianaalmeida4649 6 ปีที่แล้ว +20

    MUITO bom esse vídeo. Adoraria uma parte II de como "curar" essa codependencia ou aprender a lidar com isso e equilibrar os extremos!

    • @dezraj340
      @dezraj340 6 ปีที่แล้ว +5

      Luciana Almeida Infelizmente ele quase nunca faz vídeos sobre "soluções" para os problemas que aborda, e acho que você deve imaginar o porquê di$$o.

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 ปีที่แล้ว +8

      Em duas semanas falarei sobre carência, vai ajudar.

    • @iasminpereira2213
      @iasminpereira2213 4 ปีที่แล้ว +2

      @@dezraj340 Não é por dinheiro não. É prq cada caso é particular. há atitudes que podemos fazer para melhorar a situação, mas a cura mesmo só vem com o acompanhamento de um profissional. Não há uma fórmula, prq cada dependente tem uma motivação particular, de acordo com sua historia de vida. E uns conseguem curar-se mais rápido que outros. Só o conseguir tomar consciência de que se é um dependente emocional é um grande passo...cabe a cada um buscar ajuda.

  • @marcelolopes01
    @marcelolopes01 6 ปีที่แล้ว +64

    Há os co-dependentes que se tornam manipuladores. Tipo... eu vivo em função de vc e o que eu ganho em troca??
    Se libertar deles tbm é complicado.

    • @gabrielaviana8714
      @gabrielaviana8714 6 ปีที่แล้ว +1

      Marcelo Lopes o co depende q se torna manipulador no caso é a vítima???

    • @marcelolopes01
      @marcelolopes01 6 ปีที่แล้ว +7

      Gabriela Viana Oi Gabriela. Eu acho que os papéis podem se inverter dependendo da circunstância.

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 ปีที่แล้ว +12

      Sim, com certeza.

    • @marisales3011
      @marisales3011 6 ปีที่แล้ว +2

      Mas só dar não e ruim? Bom relacionamento não ha troca?

    • @marcelolopes01
      @marcelolopes01 6 ปีที่แล้ว +9

      Mari Sales oi, Mari! Eu concordo, mas essa troca tem que ser espontânea e leve. Se for baseada na manipulação gera uma cobrança que só atrapalha.

  • @elianesantos9055
    @elianesantos9055 6 ปีที่แล้ว +8

    Eu era assim e depois de 10anos de relaciionamento agora é que eu percebi isto. e estou mudando esse comportamento e ele acha que eu nao o amo mais. Mais nao e verdade. Eu o amo di mesmo jeito mas agira de uma forma mais sadia.. E ele nao entende. Tudo o que vc disse no video era eu. Ainda nao mudei 100% mas estou a cada dia melhorando. Gratidao.

  • @dan-ce8bb
    @dan-ce8bb 5 ปีที่แล้ว

    Olá Frederico, vi que citou o livro Codependencia Nunca Mais e quero te agradecer por citar ele. Ja o encontrei e comecei a ler. Peço para que sempre cite livros úteis em seus videos.

  • @nandalivresoul4234
    @nandalivresoul4234 6 ปีที่แล้ว +8

    Top viu...dizem que só somos um bom par se formos bom ímpar. ..acredito muito nisso até porque somos apenas emprestados uns aos outros por um tempo determinado, e se em algum momento nos surpreendemos sozinhos (meu caso) e aí? Temos que buscar reconstrução, resignificação e essa caminhada é inicialmente solitária. Porque as vzs até Deus silencia...mas não abandona. Mas é um processo. ..

  • @anaiat2014
    @anaiat2014 6 ปีที่แล้ว +41

    Quem é co-dependente também precisa assistir o vídeo "5 coisas antes de encontrar o Amor " do Fred =P Se não for, vale a pena assistir do mesmo jeito haha.
    Pra quem gosta de ler, tem um livro muito bom sobre esse tema: "Codependência nunca mais" da Melody Beattie.

    • @suelifigueiredo3008
      @suelifigueiredo3008 6 ปีที่แล้ว +9

      Taiana Pereira
      Esse livro é ótimo.
      Li e vou reler.
      Praticamente destrincha toda a problemática da co-dependência e aponta caminhos para sair dela. Super recomendo.

    • @sousasousa8774
      @sousasousa8774 6 ปีที่แล้ว +2

      vou ler..obgada

    • @allinetolezano
      @allinetolezano 6 ปีที่แล้ว +5

      Sim. Eu li esse livro e salvou minha vida! Hahaha. Indico pra todo mundo. Livro de cabeceira. Acabei de comentar sobre ele aqui tb.

    • @damianasoares9014
      @damianasoares9014 6 ปีที่แล้ว

      +Sueli Figueiredo preciso desse livroooo, tem coisa mais terrível que vc se indetificar com esse perfil,descobrir que viveu a vida inteira se prontificando a ser tapete dos outros, é meio louco, mesmo em amizades, depois nos relacionamentos amorosos ,se descobrir assim, é uma doença. E não consegui mudar é uma tragédia ... meu Deus, o resto da minha vida será uma merda, feita por mim ...

    • @thaism6878
      @thaism6878 6 ปีที่แล้ว +1

      anotada a dica do livro

  • @LannaDelonge
    @LannaDelonge 6 ปีที่แล้ว +11

    Fred eu adoro os seus vídeos.
    Eles me ajudam a perceber as coisas.
    Eu percebi que eu estava me tornando uma pessoa co dependente, vendo o seu vídeo.
    Agora que sei o que tá acontecendo fica mais fácil tratar.
    Muito obrigada!

  • @raiannabrito3004
    @raiannabrito3004 4 ปีที่แล้ว

    Eu me vi em tanta coisa que quero anotar tudo pra fazer diferente a parti de hoje... Obrigado pelo vídeo.

  • @ingridsobrinhoindy9524
    @ingridsobrinhoindy9524 4 ปีที่แล้ว

    Como te agradecer ? Gratidão 🙏

  • @kahlipparotti
    @kahlipparotti 6 ปีที่แล้ว +1

    nunca comento no youtube, maaaass.. tudo tem sua primeira vez. assisto seus videos já tem um tempo, e olha, mudou minha vida. TE AMO FRED!!!!!!!!

  • @paulamascarenhas7869
    @paulamascarenhas7869 4 ปีที่แล้ว +1

    Um colega passou por isso, a ponto dela não permitir ele torcer p próprio time( tinha que ser o time dela) ou tomar uma cerveja em casa e inclusive disse que a felicidade dele não importava, ele tinha que ficar feliz em fazer as vontades dela e vê-la, quando pediu o divórcio a família colocou a religião no meio "- oh os demônios, estão agindo na sua mente!" ( eu era um por tentar dizer que aquilo não era normal) e estão hj vivendo uma mentira bonita dentro da religião, ele passou aceitar tudo como normal, mas vive uma frustração interna.

    • @miriam7f
      @miriam7f 3 ปีที่แล้ว

      Religião eh um câncer

  • @julianagomes4325
    @julianagomes4325 5 ปีที่แล้ว +1

    Vc é um excelente profissional! Obrigada por compartilhar tanto!

  • @thammysalazar5019
    @thammysalazar5019 4 ปีที่แล้ว

    Meu namorado te chamou de Mestre dos magos "Joga a verdade na minha cara e desaparece".
    Parabéns , esta sendo de grande ajuda seus vídeos!!
    Continue

  • @martapereira3542
    @martapereira3542 6 ปีที่แล้ว +1

    Fred você me descreveu quando estou num relacionamento, cuidei tanto que ele acabou me traindo e eu só descobrir 8 meses o que ele estava fazendo aí acabei perdoando e mas só aguentei por 3 meses e agora deu um ponto final, pois não aguentava mais viver ao lado de uma pessoa que matou minha confiança, então agora vou viver minha vida e cuidar de mim...

  • @soniamariaxerez6822
    @soniamariaxerez6822 5 ปีที่แล้ว +1

    Melhor definição de codependencia

  • @katarinasilva8994
    @katarinasilva8994 4 ปีที่แล้ว

    Nossa, eu sempre ficava confusa com os termos da co-dependência, mas vc explica maravilhosamente bem, obrigada por esse vídeo, muito esclarecedor, parabéns 👏🏼

  • @juliamarconibrancovan2528
    @juliamarconibrancovan2528 4 ปีที่แล้ว

    Todos os likes possíveis pra esse canal!!!

  • @Gabitopia
    @Gabitopia 4 ปีที่แล้ว

    Já tive isso. Acredito que vem de um machismo da minha família que me fez me sentir inferior por mais de 2 décadas, mas que depois de um casamento de 2 anos e 8 meses começou a me conscientizar que não sou inferior não, sou tão boa quanto qualquer homem. Hoje me sinto bem sozinha embora ainda sinta falta de uma companhia no dia a dia. Mas tenho um filho de quase 2 aninhos que é meu companheirão ♡

  • @alexiamoreirasales6241
    @alexiamoreirasales6241 ปีที่แล้ว

    Fred, gostaria muito de ouvi-lo falar da Codepencia emocional em outros relacionamentos, como familiares, de mãe para filh@ e vice-versa, por exemplo.

  • @illana_eu
    @illana_eu 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom! Tive uma experiência do início de um relacionamento co-dependente que estava ficando tóxico. Uma fase muito ruim da minha vida que eu não quero ter que passar nunca mais. Hoje, reconheço e valorizo minha autenticidade.

  • @luizh_farias
    @luizh_farias 6 ปีที่แล้ว +12

    Fred, melhorei muito graças a você ! Já li o “ Como se livrar do Ex”, e aprendi muito sobre traços da minha personalidade.
    Fred, me desculpe, sou chato e vou pedir novamente se possível... fala sobre ciúmes retroativo, sei que ele provém de um monte de sentimentos como, orgulho, ego, etc ... Imagino que seja um bom tópico, pois este problema é tão procurado aqui no Brasil e não temos ninguém de conhecimento falando sobre o assunto. Grande abraço e se cuide amigo !

  • @my_sunset.
    @my_sunset. 6 ปีที่แล้ว

    Passei a apresentar todos esses sintomas depois de seguidas traições do meu marido, quando me vi obrigada a sair do mundo encantado em que sempre vivi.
    A certeza de que ele não vai mudar me faz viver 24h em alerta, focada nos passos dele, sem vida própria. Lutar para recuperar o casamento de sonho que sempre tive, passou a ser minha vida.
    Sei que esse casamento irá acabar... e essa co-dependência vai tornar a minha recuperação ainda mais penosa

  • @joaoguilhermemuniz7659
    @joaoguilhermemuniz7659 3 ปีที่แล้ว

    Frederico você poderia trazer um vídeo explicando as pautas de como é importante a privacidade em uma relação?

  • @phillipebrunodearaujo9594
    @phillipebrunodearaujo9594 4 ปีที่แล้ว

    acabei de perceber que sofro disso.
    meu irmão foi diagnosticado com Transtorno Bipolar e eu sou quem cuido dele.Acabei tornando a vida dele a minha.Depois que nossa mãe faleceu (44 anos) eu passei a querer proteger meu irmao mais ainda.

  • @TheRaig3
    @TheRaig3 6 ปีที่แล้ว +3

    Show de bola.Infelizmente me indentifiquei muito com muitos tópicos abordados.

  • @priiseverino
    @priiseverino 6 ปีที่แล้ว +1

    Amando mt seus videos. me encontrando em tantas coisas rs
    rindo mas de desespero.
    tô fazendo mil anotaçoes dos seus videos para tentar ser uma pessoa melhor pra mim. obrigada 😘

  •  3 ปีที่แล้ว

    Nossa, vc descreveu minha vida

  • @jessicafurst5999
    @jessicafurst5999 6 ปีที่แล้ว

    Conheci esse canal a alguns dias, estou gostando muito.
    Percebi que não tem nenhum vídeo falando sobre transtornos alimentares, seria muito bom legal um vídeo com esse tema.

  • @Alexandra-gb9zn
    @Alexandra-gb9zn 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom esse video!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @francinezucchetto1773
    @francinezucchetto1773 4 ปีที่แล้ว

    Obrigada por esse vídeo!

  • @TheFelipeofs
    @TheFelipeofs 4 ปีที่แล้ว

    Obrigado por tanto :)

  • @paulaviviane3339
    @paulaviviane3339 6 ปีที่แล้ว

    Fred, amo seus vídeos e sempre indico a amigos... Gostaria muito que vc fizesse um vídeo voltado para os relacionamentos no âmbito virtual, a influência das redes no mundo real

  • @valeriamarinho6070
    @valeriamarinho6070 6 ปีที่แล้ว +2

    Olha
    Quero dizer que este vídeo mudou a minha vida. Mudou muito. Eu saí de uma crise existencial. De verdade.
    Muito obrigada!

  • @monicagal6836
    @monicagal6836 4 ปีที่แล้ว

    Eita... psicólogo lindo!!!

  • @AlexandreSouza1981
    @AlexandreSouza1981 4 ปีที่แล้ว

    Nossa. Me encaixo em muitos pontos. Tentei me dedicar dessa forma achando que viveria ao lado dela pelo resto da vida, mas já estamos há dois meses separados. O casamento de 18 anos teve fim e me sinto sofrendo muito... e preciso refletir para começar a fazer diferente

  • @Rafa-rc2zn
    @Rafa-rc2zn 6 ปีที่แล้ว +1

    Credo, meu ex era assim e eu me sentia sufocada. Ainda bem q eu vi isso cedo e terminei logo

  • @catiamartins8154
    @catiamartins8154 5 ปีที่แล้ว

    Muito obrigada querido .Me ajudou de mais.😘😘😘😘

  • @vitoraguiar5829
    @vitoraguiar5829 6 ปีที่แล้ว

    Fred, esse video me veio em ótima hora !! Com certeza identificar o problema entendê-lo, é a melhor forma para iniciar a melhoria. Muito obrigado !

  • @saradias7640
    @saradias7640 6 ปีที่แล้ว +1

    eu ja fui dependente, hj nao mais pq faço terapia. Preciso de vídeos que ensine relacionamento saudáveis.

  • @claudiasantos7902
    @claudiasantos7902 3 ปีที่แล้ว

    Me vi em tudo.. obrigada

  • @magdacamerino4874
    @magdacamerino4874 5 ปีที่แล้ว

    Ajudou... e muito!! 🙌
    Obrigada!

  • @rachelscire1833
    @rachelscire1833 6 ปีที่แล้ว

    Obrigada por falar desse assunto, Fred! Indico o livro: Para além da codependência. Me ajudou muito!

  • @neuzafelicidade3882
    @neuzafelicidade3882 6 ปีที่แล้ว +2

    AGUARDO ANSIOSA PELOS SEUS VÍDEOS SEMPRE. mE AJUDARAM ENORMEMENTE. PARABENS PELO SEU TRABALHO, FRED

  • @silvanalima7568
    @silvanalima7568 4 ปีที่แล้ว

    Excelente trabalho. Parabéns! Gostaria de mais conteúdo sobre o tema.

  • @julianaoliveira5476
    @julianaoliveira5476 6 ปีที่แล้ว +2

    Fred, vc fala das coisas ruins que uma pessoa é quando tem co dependência emocional. Agora vc poderia fazer um vídeo, se possível, das atitudes inteligentes de uma pessoa independente emocionalmente. Obrigada

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 ปีที่แล้ว +1

      Segue uma playlist com tudo isso th-cam.com/video/6oKStqlzRFs/w-d-xo.html

    • @julianaoliveira5476
      @julianaoliveira5476 6 ปีที่แล้ว

      Muito obrigada!

  • @carolinerollemberg7833
    @carolinerollemberg7833 6 ปีที่แล้ว

    Concordo com vc...ainda bem que não sou assim...glória a Deus...mas já sofri com meu ex marido ser assim... não aguentei!

  • @marcelocappellano7580
    @marcelocappellano7580 6 ปีที่แล้ว

    Boa tarde!! Gostei muito do seu vídeo, tenho me identificado. Infelizmente descobri que há muitas coisas erradas comigo. Sou realmente um coo depende amoroso. Está muito difícil voltar a viver e aceitar o fim do meu relacionamento de quase quatro anos, já perdi 11 kg.

  • @patriciamanhaes5781
    @patriciamanhaes5781 5 ปีที่แล้ว +1

    Existe um livro maravilhoso e que destrincha bem o tema: Codependencia Nunca Mais .:. Melody Bettie

  • @roseleiacovalecosta3015
    @roseleiacovalecosta3015 3 ปีที่แล้ว

    Verdade verdadeira e a pior coisa do mundo você não tem vida própria só pensa no próximo fica feliz com alegria do outro não existe a vida da pessoa meu deus Você não existe se tiver uma cura nossa séria ótimo

  • @well04
    @well04 6 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado pelo video, esclareceu uns pontos que eu não conseguia entender sobre uma amizade passada minha que fazem todo o sentido agora, abraços.

  • @Stefanodoagro
    @Stefanodoagro 3 ปีที่แล้ว

    Fred, será que vc poderia falar sobre o Transtorno de Personalidade Dependente?

  • @laisrevoltz2003
    @laisrevoltz2003 5 ปีที่แล้ว

    percebi como se vc falasse dos meus pais eles sao bem assim em cima de mim..
    eu tb n nego ser assim, por consequência.. mas sou menos, pois ja estou me tratando e me cuidando pra diminuir isso..

  • @jessicaalannaalvesoliveira6799
    @jessicaalannaalvesoliveira6799 6 ปีที่แล้ว

    Fred, fala sobre o Maladaptive daydreaming, devaneios excessivos, só vejo vídeos em inglês, não vi psicólogos daqui falar sobre isso! Ah, adoro seus vídeos! Bjo :*

  • @marcuscosta7
    @marcuscosta7 6 ปีที่แล้ว +6

    Pior eu tenho isso , esse autocontrole do outro.

  • @mariananascimento1509
    @mariananascimento1509 6 ปีที่แล้ว +2

    Estou lendo co-dependência nunca mais, eu sou uma pessoa co-dependente e acho que vem muito de problemas vindos da infância e eu ver a relação amorosa distorcida dos meus pais e enxergar aquilo como saudável levando pras minhas relações também. É horrível essa dependência, hoje tento me livrar com terapia e grupo de apoio.

    • @mariananascimento1509
      @mariananascimento1509 6 ปีที่แล้ว +1

      Amei esse vídeo, assunto pouco falado ainda e muitas pessoas não têm conhecimento disso ❤️

    • @eulermartins5258
      @eulermartins5258 6 ปีที่แล้ว

      Estamos juntos.. hoje está sendo um dia terrível, e esse vídeo caiu como uma luva, para tentar entender por me sinto tão para baixo, ansioso, irritado. Pois o Fred conseguiu fazer eu identificar que eu sou co-dependente, ou me tornei, não sei. Deposito tudo no meu relacionamento com minha esposa, e crio uma expectativa da retribuição e se ela não vem ou porque a pessoa está com outros problemas, outros afazeres, acho que é porque ela não gosta de mim, já crio um catastrofismo sem sentido. Se ela não me elogia, não é afável comigo , me rebaixo e crio sentimentos de auto destruição. Acho que só terapia mesmo para tentar superar isso. Incrível como estamos a 15 anos juntos e de um curto período de tempo passei a me sentir assim, e percebo que a cada dia fica pior, mais brigas, mais choro, mais tristeza.

    • @alexsandrafreire8792
      @alexsandrafreire8792 6 ปีที่แล้ว

      Nossa me identifiquei em quaZe Tudo

  • @mayarasizue
    @mayarasizue 6 ปีที่แล้ว +1

    Mais chocante é que me identifiquei

  • @rayanachaves2846
    @rayanachaves2846 5 ปีที่แล้ว

    cara, obrigada por esse vídeo. estou a 4 semanas na terapia e me descobrindo e x t r e m a m e n t e co-dependente. Estou em um relacionamento a 4 meses e graças a Deus existe muito diálogo e compreensão do outro, mas percebo que chega um momento que cansa. Ela tem que reforçar todo o tempo que me ama, que quer estar comigo e eu querendo controlar cada passo dela e esquecendo de mim. Seria muito bom um vídeo de o que fazer para controlar essa co-dependência, metodos, sei á... qq coisa que audasse efetivamente nesse tratamento rumo a liberdade emocional. No meu caso, eu não quero terminar o namoro, não vejo o porque, mas quero melhorar e tratar disso!

  • @evanijorge4070
    @evanijorge4070 5 ปีที่แล้ว

    Vídeo show ... faz um de como resolver essa M .... 😘😘 Gratidão .

  • @emanueleferreira6807
    @emanueleferreira6807 6 ปีที่แล้ว

    Seus vídeos são ótimos! Estou precisando muito mudar minhas atitudes

  • @mariavictoria3830
    @mariavictoria3830 6 ปีที่แล้ว

    Obridada por esse video

  • @raquelpacheco5202
    @raquelpacheco5202 6 ปีที่แล้ว

    Me identifiquei do começo ao fim com esse vídeo. Adorei seus vídeos. Você poderia dar algumas dicas de como não ser co-dependente?

  • @sandrinibrumpeixoto4638
    @sandrinibrumpeixoto4638 6 ปีที่แล้ว

    Parabéns pela objetividade do vídeo!! Muito bom Fred. :)

  • @michellelr2682
    @michellelr2682 6 ปีที่แล้ว

    Professor da série La casa de papel! Gosto muito dos vídeos!

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 ปีที่แล้ว

      Loures mr Já viu o último vídeo que analiso a série?

  • @Ana-wm8hy
    @Ana-wm8hy 6 ปีที่แล้ว +1

    A co-dependencia , é bem próximo da carência afetiva, eu me peguei em alguns tópicos do tipo meio melancólico com a vida, e já vou me policiar mais..Teus vídeos são de utilidade pública! Aprendo muito, parabéns pelo seu trabalho👏👏

  • @larissajacques9921
    @larissajacques9921 6 ปีที่แล้ว

    Olá Fred! Acabei de descobrir seus vídeos e estou maratonando. Gostaria de que houvesse outros vídeos com esse tema. Focados em como deixar de retroalimentar esse ciclo. Como desenvolver o amor próprio. Obrigada. Abraço.

  • @flaviabarbosa1156
    @flaviabarbosa1156 6 ปีที่แล้ว

    Que vídeo precioso. Um abraço Fred. 🙂🙂

  • @paulogoiabeira4995
    @paulogoiabeira4995 5 ปีที่แล้ว

    Parabéns!

  • @lorenafelix8360
    @lorenafelix8360 6 ปีที่แล้ว

    Me identifiquei demais

  • @naiarabarbosa8908
    @naiarabarbosa8908 6 ปีที่แล้ว

    Fred, tem algum vídeo sobre "pessoas que tem medo de se relacionarem amorosamente" ou algo do tipo ? Obg. Sou sua fã!

  • @concurseirodomba7059
    @concurseirodomba7059 4 ปีที่แล้ว

    Uma questão social e econômica são os baixos salários onde a pessoa trabalha mas não tem condições de se prover sozinha. Por isso a definição de família para a Assistência Social são pessoas TB com laços de solidariedade econômica. Muitos se separam sabendo que poderão passar fome com os filhos. Isso é a vida da maioria dos brasileiros.

  • @nandopeiter
    @nandopeiter 6 ปีที่แล้ว +8

    Fred, como fica a questão da pessoa que precisa lidar com os compromissos profissionais, principalmente pra quem ta estudando pra mudar de vida (melhorar a carreira ou trocar de carreira) e decidiu focar a atenção nisso ou pelo menos não deixar a disciplina conquistada de lado e, ao mesmo tempo, estar num relacionamento onde mesmo com conversas a outra pessoa não respeita esses horários? O erro tá nos dois? Os momentos estão nitidamente diferentes, mas como lidar com a responsabilidade profissional e afetiva?

    • @VeronicaSantos
      @VeronicaSantos 6 ปีที่แล้ว +1

      Me lembrou uma texto sobre a Michelle Obama e como ela lidou com a manutenção do relacionamento / vida amorosa durante os dois mandatos do Obama. Se eu achar o link te passo.

    • @jaquejsg
      @jaquejsg 6 ปีที่แล้ว

      Já sofri com isso e muitas vezes acabei cedendo e não estudando.

    • @kamilacordeiro5288
      @kamilacordeiro5288 6 ปีที่แล้ว

      Otima sugestão!!!

    • @lleao2k
      @lleao2k 6 ปีที่แล้ว +1

      Quem ama adiciona nao subtrai. Se a pessoa ama vai te encorajar mas se nao ama ela vai tentar fazer voce desistir. Simples assim!

  • @26Sucesso
    @26Sucesso 6 ปีที่แล้ว

    Estou adorando seus vídeos! Seu conteúdo é excelente! 👏👏

  • @AndreiaScavacindeia
    @AndreiaScavacindeia 6 ปีที่แล้ว +1

    Pode um co dependente ter traços de manipulação e narcisismo? Pois estou pra pirar com o último relacionamento que tive onde meu ex novo se encaixa em varias demandas de cada tópico na co dependência é completo pois se nunca sabe ficar sem um relacionamento e depende do outro para viver. Eu vivia falando: baby por misericórdia assista o filme noiva em fuga e descubra de que jeito você gosta dos ovos ( um exemplo para ele de como abria mão da própria personalidade ao se relacionar com alguém) eu não bebo então ele deixou de beber simples assim... um absurdo pois eu não quero um robô domesticado e sim um humano com vontades próprias. Ao mesmo tempo ele mentia em tudo mas tudo mesmo, até na questão sexual o que acabou destruindo nosso relacionamento eu não acreditava mais nele e ele sempre revertia a culpa pra mim: nada a ver, você tá louca, está neurótica, está perseguindo minhas exs (pois as comparações eram constantes) mas eu não podia se quer ter contato com o pai do meu filho. Ele contava tudo de nisso relacionamento para a mãe que me odiava e ficava como vítima o tempo todo e eu como a difícil a que não escutava a que sempre estava certa. E quando ouvi dele que com todas as outras ele sempre foi ativo e super safado e com a mulher que amava (a idiota aqui) não conseguia nada, eu resolvi terminar a véspera do nosso casamento. Pra que esse homem simplesmente impôs um silêncio punitivo até hoje nunca mais tive nem sinal de fumaça me exclui bloqueou incinerou eu tive que resolver tudo sozinha pois fiquei sem contato algum com ele e a família. Só sei que ele está super feliz com a atual vivendo um sonho lindo e pleno e a família aliviada e eu estou me arrastando pra sair disso a mais de um ano desse término por não saber o que me atingiu e minha auto estima como mulher incluindo sexual foi dizimada. Se alguém já passou por um turbilhão assim me ajudem a entender por misericórdia e me achar a cilada de tudo

  • @MCayap
    @MCayap 6 ปีที่แล้ว

    Fred, eu me enquadro em co-dependência,
    mas não é a única pauta da minha vida. Tenho amigas que tbm são assim e tem filhos, tem que trabalhar, estudar... Não podem ter apenas uma "pauta" na vida. Mas se tivessem apenas uma, escolheriam o namorado/marido hahahaha
    No meu caso , uma outra diferença que se opõe ao que vc disse é que não tenho admiração ou ilusão, nem tenho interesse em estabelecer controle, não tenho ciúmes (namorado) .

  • @mpriscilavogt679
    @mpriscilavogt679 6 ปีที่แล้ว

    Nossaaa , tu és maravilhoso! Me inscrevi . 😀

  • @natythum
    @natythum 6 ปีที่แล้ว

    Olá Fred, tudo bom? Gostaria que comentasse mais a respeito da "simbiose". Nos relacionamentos, não seria um tanto natural que o casal queira compartilhar, por exemplo, os gostos musicais, frequentar esportes juntos, etc., uma vez que é essencial que ambos se divirtam juntos em uma relação. Forte abraço! Desde já obrigada pela atenção!

  • @marisales3011
    @marisales3011 6 ปีที่แล้ว +1

    Estou preocupada comigo... Tenho q rever algumas coisas

  • @VlogDoKatriel
    @VlogDoKatriel 6 ปีที่แล้ว +15

    Poderia falar um pouco sobre assexualidade? O que leva uma pessoa a se isolar amorosamente? Você acha possível inibir o desejo sexual?

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 ปีที่แล้ว +5

      Falei aqui papodehomem.com.br/quero-viver-sem-sexo-or-id-62

  • @kelmanyfontes594
    @kelmanyfontes594 6 ปีที่แล้ว

    Vídeo muito bom, me ajudou muito. Co-dependência é amor? Ou a co-dependência faz com que você pense que sente algo pela pessoa? Essa dúvida ficou na minha cabeça

  • @GabrielHenrique-qi5xn
    @GabrielHenrique-qi5xn 6 ปีที่แล้ว +1

    É claramente minha namorada comigo , descreveu ela completamente

  • @charlessilvaluz2266
    @charlessilvaluz2266 6 ปีที่แล้ว

    Eu gostei muito, pois percebo que tenho muito desse tipo de ser. Só não foi apontado os modos de como se desprender desse tipo de comportamento

  • @antoniogaristogaristo4503
    @antoniogaristogaristo4503 4 ปีที่แล้ว

    Melhorar a autoestima é a resposta para essa mazela...

  • @Sonhadora2104
    @Sonhadora2104 6 ปีที่แล้ว

    Eu me sinto exatamente assim, sinto que eu tenho que provar pra ele que sou tao boa quanto ele fazendo tarefas que eu faria de boa se nao houvesse pressão... sinto que sou insuficientemente boa, aparentemente, e principalmentr, intelectualmente ja que ele passou em tres concursos, dois deles na policia civil (ele tem 27 anos) e eu ainda nao passei em nenhum e nem comecei minha faculdade( tenho 22 anos)
    A impresaao que tenho é ele ira me deixar por alguem melhor...isso é horrivel, pois este era meu medo e esta acontecendo junstamente o que eu temia...

  • @silvanamartins8640
    @silvanamartins8640 6 ปีที่แล้ว

    Legal demais esse vídeo!!!

  • @cinthyavilasboas4050
    @cinthyavilasboas4050 4 ปีที่แล้ว

    Fred, a pauta do vídeo tá ótima! Adorei. Uma pena q o áudio ficou bem baixo. 👏😘

  • @inira7418
    @inira7418 6 ปีที่แล้ว

    Pode indicar mais passos de como resolver isso? É bastante complicado, penso que a origem se resume a falta de auto estima.

  • @julieteconfeitaria5618
    @julieteconfeitaria5618 3 ปีที่แล้ว

    Chocada eu estou agindo assim depois que vim morar em outra cidade🤔 eu tenho que mudar
    Vai ser um pouco difícil pois não conheço ninguém por aqui 😔