Po, papo bem legal... Como alguém da área de IA, digo é dificil ver gnt falando sobre o tema com tanta clareza e parcimônia. Geralmente a galera é muito desesperada... Realmente, bem legal o papo.
Me cobrem se estiver errado! No futuro vão dizer: No passado haviam pessoas tocando ao vivo nos restaurantes. Outros vão dizer: Naquela época sim, tinham bom gosto! Que luxo!
Realmente acredito que não viu, o ser humano sempre vai apreciar a presença humana. Exatamente por isso pessoas preferem assistir um show cover num bar do que ficar em casa escutando no Spotify a música com o artista original Uma coisa não vai anular a outra
A inteligência artificial não vai afetar nesse sentido. Já existem várias tecnologias para reproduzir música: Discos de Vinil, Fita K7, CD, DvD, PenDrive e agora Streaming. O humano sempre vai dar mais valor pra música ao vivo. Até no churrasco, uma hora pausam o Sportify pra um cara aleatório pegar um violão e cantar meio desafinado. Não é a inteligência artificial que vai roubar isso. Mais fácil ela roubar os trabalhos do escritório do que de alguém que toca ao vivo.
Eu concordo plenamente! Como o Rafa falou há muito deslumbre com AI, mas tipo depois do deslumbre sempre vem a frustração, a ansiedade não saciada. Isso mais la na frente vai levar o mundo a um novo renascimento do "raiz" a busca pelo ser humano de verdade o que nos fazem sermos quem podemos ser.
Eu sou músico desde criança, comecei no violão com meu pai, tocando Harpa cristã. Depois migrei pra guitarra e conheci o metal. Mesmo tocando baixo, teclado, acho massa assistir a outros músicos!
O que dá certo é aquilo que vende, independente se quem fez for humano ou IA! E quem decide o que vende é quem compra! Teve uma época que as pessoas compravam tom jobim, outra que compravam funk, e essa regra segue!
A IA vai acabar com os pseudo artistas.. e Vai valorizar os artistas de verdade... As pessoas pagarão uma fortuna para ver um artista performar ao vivo....
Eu concordo, eu tenho feito musicas com a IA e colocado no meu canal do yt pq eu curto ouvir... ai subo la pra quem quiser ouvir tb, mas nem por isso vou parar de ouvir bandas, pelo contrario. Não da pra comparar com as bandas fera, mas se sua banda for normal nada demais vai ter um monte igual a vc só isso mesmo.
Irmao, tu pode usar a IA para criar e depois so regravar, ajustar, nao da pra saber. Hoje os artistas mais bem pagos do mundo ja sao genericos, vide Taylor Swift
A demanda por conteúdo original vai durar até as pessoas que tem 40 anos hoje, morrerem. A nova geração não tem essa vivencia do organico e não vai se importar com isso. Ainda queremos produção artistica feita por pessoas pq somos de outra época. Simples assim. Musica autoral nao vai acabar, mas vai ser nicho apenas. Isso tudo pq as grandes corporações lucram infinitamente mais com IA do que com músicos reais. E td mundo sabe que the money talks. E td mundo pode espernear, gritar e esbravejar, mas o fato é que a música como nós, pessoas com mais de 40 anos, conhecemos, acabou.
Eu estudei na ETFC, que virou Cefet e agora é IFF. Tinha um galerão do metal, não é Rio capital (tá é no interior), mas é no estado e achei que na capital era maior 🤔.
A IA muda detalhes, seja da voz ou da musica do instrumento tocado por alguém famoso pra fugir do "plagio" e uso de imagem etc. Como Rafael falou, é algo natural, assim como foi a vinda dos computadores, do celulares etc.
É sempre confortável falar que isso tudo é uma maravilha na posição de caras como eles, que ja alcancaram o top, ja são mais que reconhecidos e bem sucedidos na música. Pra eles, foda-se se as pessoas que buscam fazer arte terão que abandonar pra ser uber, cabeleireiro ou qualquer outra coisa que odeie pra sobreviver, ja estão garantidos. Queria ouvir ai nessa mesa, músicos que estão no corre, tentando e que não saberão mais o que fazer daqui a poucos anos.
A IA é apenas uma ferramenta muito rápida e capaz de combinações em cima de uma base definida. Não surpreende que a música que ela faça seja genérica. Não há criatividade, há combinação e velocidade sobre o que já existe. A grande vantagem é a capacidade de poder gerir um volume de dados gigantesco e muitíssimo rápido. Mas inovação, flexibilidade e criatividade são domínios humanos.
a primeira vez que escutei uma música da IA foi o Chorão cantando Ô Sol do Vitor Kley, é impressionante, não é só a voz parecida, o jeito de cantar, a respiração a dicção. até hj não sei se acho mais legal ou mais assustador.
Eu sou produtor musical, to estudando os arranjos antigos de musicas que marcaram e a forma deles produzirem, e realmente é extremamente diferente das de hoje, hj em dia as músicas são extremamente retas, sem dinâmica, com pouca ou nada de criatividade e extremamente digitais. Eu não sei bem ao certo oq as inteligências artificiais irão fazer no mercado, mas uma coisa que eu garanto é que quem nao for autêntico irá ser engolido pela enxurrada de músicas feitas por inteligência artificial
Eu ouvi um novo trabalho do David Guilmor do Floyd, totalmente feito pela A.I., , show de bola, pra ser sincero, gostaria muito que fosse original dele mesmo, porque estava muito bom, foi a partir daí que fiquei estasiado com esse poder da A.I. na música, muita coisa vai vir nesse sentido, só não sei se isso vai ser bom pra artistas e músicos
O que posso dizer da minha experiência com IA: a "inteligência" tá avançando a passos largos; mas a CRIATIVIDADE tá engatinhando. Explico. Numa ocasião, pedi pra IA formular uma letra de música com um determinado tema. Ela fez uma letra completa, e depois outra. Achei os versos repetitivos, cheios de vício de linguagem, genéricos, superficiais. Mas ela fez a letra. Em outra ocasião, pedi uma letra, só que dessa vez fui mais específico. A letra deveria seguir uma história, dentro de um tema, e usar um conceito específico dentro desse tema, relacionado. A IA não retornou com a letra, pediu mais detalhes. Alimentei-a com mais detalhes pra que pudesse criar a letra. Ela respondia com "deixa eu ver se entendi, vc quer isso, assim e assado?" Depois de quase 1 hora, ela ainda não tinha criado a letra. Peguei toda a informação que dei, e montei a letra eu mesmo, do jeito que eu queria. Não foi perda de tempo, pois a IA me proporcionou uma espécie de "brainstorm", sem querer. Mas duvido muito que essa IA fosse capaz, por exemplo, de montar versos com trocadilhos escondidos que só fazem sentido quando uma palavra chave revela o tema da letra.
Música feita com A.I. é igual a domar um cavalo. Pode parecer banal e fácil, mas tem q saber domar. Tem um music generator aí q tem mais de 100 comandos, se vc coloca ele consegue traduzir a sua vontade. Coisa q eu demoraria meses no FL Studio eu consigo em menos de 1 semana. Eu comecei de curiosidade, mas depois q me peguei chorando ouvindo uma música com minha letra q era exatamente o q eu queria no sentido de emocionar e surpreender, aí eu tive certeza de q a A.I. é o futuro. Mas é como um jogo, de cada 20 tentativas, 1 sai interessante. E sempre lembrando q até mesmo uma perfeição musical , feita ou não em A.I., não tem vez no meio do lago de piranhas milionárias q é a Indústria Musical.
Do disco veio a fita k7 dps o CD dps internet e hoje inteligencia artificial esta ai e a galera ainda no arcaico, esta cada dia mais descentralizado! Ancapstão esta ai!!!
Caraka ! Os caras do Angra me deram uma ideia genial rsrsrrssr .... Nina Hagen gravando a voz com.arranjos do Frank Zappa o Angels Cry. Rsrrsrs que loucura, bicho.
Esses dias, apenas brincando com ferramentas de IA, eu pedi no prompt que ela gerasse uma música synthpop, com referências dos anos 80 e eis que a IA me entregou um plágio descarado de Blue Savanah, da banda inglesa Erasure. Mas mano, vocês não entenderam...era descaradamente igual, com os arpejos e a linha melódica quase idênticas. O pior é que a Suno, no plano pago, te dá todos os direitos sobre a criação e propriedade das faixas criadas pelo serviço. O problema reside em quando você for lançar essa música na plataforma de streaming e tomar um processo por plágio. Nesse caso, eles tiram o deles da reta e colocam o seu!
Eu falei isso com a advogada Bruna Campos, que muita gente irá ser processada, "por ser ingênuo". Muitas pessoas entrando nisso e sem saber as regrinhas do "jogo".
Por exemplo, já vi no TH-cam uma i.a fazendo uma versão de Bleeding Heart cantada pelo André Matos. Também do Edu Falaschi cantando Carolina IV (mas, na verdade, ficou parecido com o Kiko do Chaves 😂).
@@pedroedilio1887 Real Voice Conversion. É uma rede neural treinada pra receber um áudio e transformar o timbre da voz na voz de outra pessoa. Se vc já ouviu algum cantor q já morreu cantando alguma música nova, provavelmente essa montagem foi feita usando RVC. E se vc ouviu um cantor cantar numa língua que ele não fala, então isso provavelmente é montagem com RVC tbm. Eu já fiz vários experimentos com RVC e deepfake (troca de rostos).
Finalmente vi pessoas que estão entendendo o que vai rolar, os bons ficarão pois será musica feita por humanos excepcionais e serão bem pagos para isto.
Ai na entrevista com o Silas e Andreas o Rafael ficou cheio de defender as ideias arcaicas do Andreas, vai entender. Inteligência Artificial será um problema para algumas pessoas sem dúvida. Concordaria que o Humano teria mais valor se o humano estivesse evoluindo para esse gosto pela qualidade artística humana, mas a IA esta crescendo justamente porque o homem tem pressa pelas coisas, quer qualidade e no tempo dele. Quem vai conseguir acompanhar esse desejo? Quando desejarmos ouvir e ver um artista ele não existirá mais, hoje ja é difícil sobreviver de música e artes em geral, imagina no futuro, que vai se aventurar a continuar estudando essas áreas?
Opinião de cientista da computação. Acho ingenuidade pensar que estamos caminhando para nos aproximar das coisas humanas e reais. Essa é apenas uma subdemanda de uma demanda que não para de crescer que é satisfazer o ego, as pessoas querem realizar seus próprios desejos e elas vão amar entrar num universo virtual onde isso é possível num nível mais imersivo e sem nenhum humano de verdade, cada um criando seu próprio mundo. Nós já simulamos coisas para olhos e ouvidos, imaginem então quando simularmos para o paladar, o cheiro e o tato?
@@al1l.319 quantas pessoas não colocaram uma música no fone de ouvido que fizeram sentir bem? O avanço da tecnologia só está começando. Em poucos anos teremos realidades virtuais perfeitamente iguais a realidade, capaz de fazer qualquer pessoa achar que está de frente para um ser humano real, sendo que estará de frente a imagem de um ser humano. Poder abraçar esse ser humano "fake" e se sentir abraçado, perfeitamente como um abraço real. Você acha que isso não será possível? E você acha que isso não vai gerar preenchimento e bem estar? Egoísmo e indiferença com o mundo real, isso eu concordo que a tecnologia de imersão virtual irá gerar, e esse é o maior problema de todos. Porém vazio e angústia tenho certeza que com o avanço da tecnologia será possível de evitar cada vez mais dentro de uma alienação em realidade virtual. Não é impossível "enganar" o cérebro humano. Isso já acontece, nós já nos sentimentos bem ouvindo musica emulada virtualmente na nossa caixa de som ou no nosso fone, e nos sentimentos tão bem quanto nos sentimos quando ouvimos um músico de verdade tocando acustico e ao vivo, não sentimos vazio e angústia ouvindo música no youtube ou spotify.
A Tecnologia é algo maravilhoso, mas infelizmente nós sabemos que isso tudo vai dar no controle e escravidão da humanidade. Mas realmente, só os muito bons e inovadores vão ficar.
Tem vários casos que as pessoas não pensam. Toda essa complexidade no processo de criação de álbuns se aplica também para jogos, filmes, séries, documentários. Diferentemente de um trabalho com foco musical, os demais não precisam de músicas complexas ou fora do senso comum. Para esses casos, a IA vai resolver muito nos aspectos de praticidade e custos
Eu achava que a tecnologia e a inteligência artificial seriam usadas para tirar o ser humano de trabalhos arriscados, como minas de cobre e de carvão, ou qualquer tipo de trabalho arriscado. Liberando assim o ser humano a trabalhar em coisas mais prazerosas, como, por exemplo, fazer arte. Música, poemas, pintura, estudar filosofia e historia etc etc... Mas não, a inteligência artificial está "criando" arte, enquanto o ser humano ainda é explorado em trabalhos precários... Talvez Matrix tenha razão mesmo…
Talvez eu seja até antiquado, mas no meu entendimento, nada supera a música orgânica tocada ao vivo, com o músico suando bicas destruindo o instrumento.
Sobre o voz, a voz do Darth Vader, do star Wars, fez isso. Ele permitiu utilizarem a voz dele no personagens, enquanto quiserem, desde q paguem os direitos dele cada vez q usarem, foi muito esperto, agora.ele vai ganhar dinheiro sem ter q trabalhar!
Mas é como se ele estivesse trabalhando toda vez que usarem. Pense numa obra intelectual da mesma maneira que funciona uma patente de invenção: pra usar, tem que pagar.
@@wltpaladino Ele não disse que o cara tá morto. Mas ele quis ilustrar uma situação q está acontecendo no presente usando um exemplo q remete a um futuro distante. _"20 anos depois q o Lenny Kravitz morreu"_ Se o Lenny Kravitz morrer hj a tarde, isso daria 20 anos no futuro. E se o Lenny morrer com 90 anos, isso daria 50 anos no futuro. Eu mesmo já fiz a Cássia Eller, o Renato Russo e o Bob Marley cantarem músicas q eles nunca cantaram em vida. Tem uma playlist chamada "Músicas com RVC". Confere lá e me fala se ficou bom.
"A gente ta mal acostumado" Como se a culpa fosse nossa. Um exercito de neurocientistas PHD em Harvard tranalhando todos os dias pra nos viciar nas plataformas, como se tivessemos escolha. O povo é gado, gado não tem escolha.
Quando ele fala do ao vivo... existe uma certa hipocrisia... pq o ao vivo hoje, cheio de VS, já não é mais tão ao vivo. Sou um defensor do "true sound..." a verdadeira experiencia.
A IA tá evoluindo mas a inteligência humana diminuundo, se hoje o povo n tem grande capacidade de pensar em musicas assim imagine no futuro, isso sera pra uma parcela mínima, provavelmente so para musicos mesmo ou afins
Esses aí tão por fora, dizer que o RJ não é metal. Dorsal Atlântica, Explicit Hate, Taurus, Azul Limão, Extermínio, The Endoparasites, Apokaliptic Raids, Flagelador, Coldblood, entre tantas outras.
Público de metal no Rio nunca foi grande, e só diminui a ponto de várias turnês nem terem mais shows aqui. Tem bandas que já falaram que não voltam mais, inclusive. Uma banda internacional tocar pra umas 200 pessoas na Lapa, no Centro do Rio, era a realidade antes da pandemia. A produção gastava mais só com a sonorização do evento do que recebia de volta do público e da captação de recursos. Hoje, estão preferindo abrir mais datas em SP, Nordeste (quando dá logística), Brasília, BH, Porto Alegre e algumas cidades do interior antes de programar algo no Rio.
O problema é que, com essa IA, nada é original, genuíno. A pessoa aperta uma tecla no computador, sai um texto, ela lança um livro, por exemplo, e diz que foi ela quem escreveu, que saiu tudo da cabeça dela... Lança uma música que nem foi ela quem compôs, não sentimento no trabalho, não tem originalidade nenhuma. A IA está deixando o mundo ainda mais sem graça. O pior é que, num futuro bem próximo, quem fizer determinada coisa original, será taxado de mentiroso, pois vão dizer: "que nada, isso aí você fez com a ajuda da IA, foi no Chat GPT...".
Se fosse assim era fácil d+++ 1 botão supre? mas pra ficar bom tem que apertar esse botão muitas vezes, custa a ficar bom mesmo, então não e 100% fácil assim, pra ficar bom mesmo tem que entender mesmo do assunto! Quem fala dessa forma ai e pq nunca usou só ouviu dizer essa e a real!
Agora que surgiu sim, mas e daqui um tempo? Hoje você gera um livro infantil ou um conto de fadas de centenas de páginas pra ler pros seus filhos antes de dormir com um prompt de apenas 20 palavras. E já tá com qualidade média melhor que os autores infantis de hoje.
No minuto 4:32 Igor sem querer, está descrevendo o roteiro do filme " O Fantasma do Paraíso de Brian De Palma, uma fusão de fausto com o Fantasma da Ópera "
13:39 engraçado, os funk que o Rafael defendeu com unhas e dentes é exatamente desse jeito aí. N tem quase nenhuma e só fica repetindo as mesmas bostas.
Vou dizer de novo , a compreensão sobre arte, no geral, infelizmente, do meio artístico... está distante da natureza dos aspectos de construção artístico....o sentimento não é computado nesta matemática?
Salve galera!!! Esse meu perfil só tem musicas com IA. Estou tentando ser o mais natural e testado com vários gêneros e outros perfis. Se possível, dêm uma olhada.
Po, papo bem legal... Como alguém da área de IA, digo é dificil ver gnt falando sobre o tema com tanta clareza e parcimônia. Geralmente a galera é muito desesperada... Realmente, bem legal o papo.
Esse é o tipo do papo de alto nível com pessoas competentes. FLow é foda!
Me cobrem se estiver errado! No futuro vão dizer: No passado haviam pessoas tocando ao vivo nos restaurantes. Outros vão dizer: Naquela época sim, tinham bom gosto! Que luxo!
...e olha que se vivia muito bem!!!!
Assim será..a cada dia pior
Realmente acredito que não viu, o ser humano sempre vai apreciar a presença humana. Exatamente por isso pessoas preferem assistir um show cover num bar do que ficar em casa escutando no Spotify a música com o artista original
Uma coisa não vai anular a outra
A inteligência artificial não vai afetar nesse sentido. Já existem várias tecnologias para reproduzir música: Discos de Vinil, Fita K7, CD, DvD, PenDrive e agora Streaming. O humano sempre vai dar mais valor pra música ao vivo. Até no churrasco, uma hora pausam o Sportify pra um cara aleatório pegar um violão e cantar meio desafinado.
Não é a inteligência artificial que vai roubar isso. Mais fácil ela roubar os trabalhos do escritório do que de alguém que toca ao vivo.
Ué. Não entendi. Já faz tempo que já dá pra reproduzir música sem humanos
Eu concordo plenamente! Como o Rafa falou há muito deslumbre com AI, mas tipo depois do deslumbre sempre vem a frustração, a ansiedade não saciada. Isso mais la na frente vai levar o mundo a um novo renascimento do "raiz" a busca pelo ser humano de verdade o que nos fazem sermos quem podemos ser.
A Roots Bloody Roots com o Pavarotti na verdade é uma versão cover de uma banda alemã chamada JBO. E é incrível como ficou parecido
Os cara conseguiram colocar na thumb as palavras “inteligência” e o “Roger do Ultrage”.
Ver o músico moendo o instrumento ali na sua frente é incomparável...
Eu sou músico desde criança, comecei no violão com meu pai, tocando Harpa cristã. Depois migrei pra guitarra e conheci o metal. Mesmo tocando baixo, teclado, acho massa assistir a outros músicos!
Aproveite em quanto eles existem
O vocalista rasgando o drive sem medo não tem comparação
O senso de humor do rafa é muito bom
Maneiro é o Silvio Santos cantando, Sultans of Seing…😂😂😂😂
2:13 pessoal, de nada
Você é um príncipe
Obrigado amigo, você é um amigo 🤝
🙏🏼
Imediatista kk
@@SOSDIGITALTeo Tempo tá curto, passou dos 30, chega de perder tempo
O que dá certo é aquilo que vende, independente se quem fez for humano ou IA! E quem decide o que vende é quem compra! Teve uma época que as pessoas compravam tom jobim, outra que compravam funk, e essa regra segue!
Me diz dez pessoas,que saiam de casa pra comprar um cd de funk,e estudar ouvindo,escrever uma dissertação ouvindo isso,fazer um TCC ouvindo isso!?!?!
A IA vai acabar com os pseudo artistas.. e Vai valorizar os artistas de verdade... As pessoas pagarão uma fortuna para ver um artista performar ao vivo....
Eu concordo, eu tenho feito musicas com a IA e colocado no meu canal do yt pq eu curto ouvir... ai subo la pra quem quiser ouvir tb, mas nem por isso vou parar de ouvir bandas, pelo contrario. Não da pra comparar com as bandas fera, mas se sua banda for normal nada demais vai ter um monte igual a vc só isso mesmo.
que nem no Detroit become human, tem um NPC que toca musica e ele cobra 1 dolar pra escutar uma musica feita por uma humano com alma
Pirâmide de Maslow. Arte é uma das últimas coisas que você vai gastar dinheiro.
vai acabar até com os de verdade
Irmao, tu pode usar a IA para criar e depois so regravar, ajustar, nao da pra saber. Hoje os artistas mais bem pagos do mundo ja sao genericos, vide Taylor Swift
A demanda por conteúdo original vai durar até as pessoas que tem 40 anos hoje, morrerem. A nova geração não tem essa vivencia do organico e não vai se importar com isso. Ainda queremos produção artistica feita por pessoas pq somos de outra época. Simples assim. Musica autoral nao vai acabar, mas vai ser nicho apenas. Isso tudo pq as grandes corporações lucram infinitamente mais com IA do que com músicos reais. E td mundo sabe que the money talks. E td mundo pode espernear, gritar e esbravejar, mas o fato é que a música como nós, pessoas com mais de 40 anos, conhecemos, acabou.
Falou tudo!!!!
Eu estudei na ETFC, que virou Cefet e agora é IFF. Tinha um galerão do metal, não é Rio capital (tá é no interior), mas é no estado e achei que na capital era maior 🤔.
Frank Jorge já dizia: a cada dia uma novidade urgente!!
A IA muda detalhes, seja da voz ou da musica do instrumento tocado por alguém famoso pra fugir do "plagio" e uso de imagem etc. Como Rafael falou, é algo natural, assim como foi a vinda dos computadores, do celulares etc.
O futuro vai ser cada vez mais Ctrl C + Ctrl V
FATO
Quanto mais tivermos IA fazendo arte genérica, mais impressionante será assistir humanos criando e performando arte.
A "régua" é o mercado, a indústria, o $$$$$!
O dinheirinho!!!!
É sempre confortável falar que isso tudo é uma maravilha na posição de caras como eles, que ja alcancaram o top, ja são mais que reconhecidos e bem sucedidos na música. Pra eles, foda-se se as pessoas que buscam fazer arte terão que abandonar pra ser uber, cabeleireiro ou qualquer outra coisa que odeie pra sobreviver, ja estão garantidos. Queria ouvir ai nessa mesa, músicos que estão no corre, tentando e que não saberão mais o que fazer daqui a poucos anos.
O "ao vivo" nunca perderá o seu valor...
O melhor foi o Igor no finalzinho do corte... Skylab né... 😂😂😂😂 a galera zuou legal aí
Autoria será cada dia mais importante amigos....
Era um sonho ouvir o PG na época do Humanos, cantando as músicas do Angra na era André/Edu... Acho que já pode ser real ahahaha❤
A IA é apenas uma ferramenta muito rápida e capaz de combinações em cima de uma base definida. Não surpreende que a música que ela faça seja genérica. Não há criatividade, há combinação e velocidade sobre o que já existe. A grande vantagem é a capacidade de poder gerir um volume de dados gigantesco e muitíssimo rápido. Mas inovação, flexibilidade e criatividade são domínios humanos.
Os caras são antenados.
Rafa e Kiko são show de mais.
Os caras são muito educados
Que bom que ainda há gente assim.
Rafael Pensador kkkkk. Muito foda suas opiniões. Muito lúcido e sagaz!
AIs dominarão TODOS os segmentos. Trabalho com Machine Learning, e já estou vendo resultados extremamente assustadores. ❤❤❤
a primeira vez que escutei uma música da IA foi o Chorão cantando Ô Sol do Vitor Kley, é impressionante, não é só a voz parecida, o jeito de cantar, a respiração a dicção. até hj não sei se acho mais legal ou mais assustador.
Eu sou produtor musical, to estudando os arranjos antigos de musicas que marcaram e a forma deles produzirem, e realmente é extremamente diferente das de hoje, hj em dia as músicas são extremamente retas, sem dinâmica, com pouca ou nada de criatividade e extremamente digitais. Eu não sei bem ao certo oq as inteligências artificiais irão fazer no mercado, mas uma coisa que eu garanto é que quem nao for autêntico irá ser engolido pela enxurrada de músicas feitas por inteligência artificial
Nirvana tocando Segura o Tchan, seria épico!!
Eu ouvi um novo trabalho do David Guilmor do Floyd, totalmente feito pela A.I., , show de bola, pra ser sincero, gostaria muito que fosse original dele mesmo, porque estava muito bom, foi a partir daí que fiquei estasiado com esse poder da A.I. na música, muita coisa vai vir nesse sentido, só não sei se isso vai ser bom pra artistas e músicos
O que posso dizer da minha experiência com IA: a "inteligência" tá avançando a passos largos; mas a CRIATIVIDADE tá engatinhando. Explico.
Numa ocasião, pedi pra IA formular uma letra de música com um determinado tema. Ela fez uma letra completa, e depois outra. Achei os versos repetitivos, cheios de vício de linguagem, genéricos, superficiais. Mas ela fez a letra.
Em outra ocasião, pedi uma letra, só que dessa vez fui mais específico. A letra deveria seguir uma história, dentro de um tema, e usar um conceito específico dentro desse tema, relacionado. A IA não retornou com a letra, pediu mais detalhes. Alimentei-a com mais detalhes pra que pudesse criar a letra. Ela respondia com "deixa eu ver se entendi, vc quer isso, assim e assado?" Depois de quase 1 hora, ela ainda não tinha criado a letra. Peguei toda a informação que dei, e montei a letra eu mesmo, do jeito que eu queria. Não foi perda de tempo, pois a IA me proporcionou uma espécie de "brainstorm", sem querer. Mas duvido muito que essa IA fosse capaz, por exemplo, de montar versos com trocadilhos escondidos que só fazem sentido quando uma palavra chave revela o tema da letra.
A IA ainda é muito limitada. E avança muito lentamente
Música feita com A.I. é igual a domar um cavalo. Pode parecer banal e fácil, mas tem q saber domar. Tem um music generator aí q tem mais de 100 comandos, se vc coloca ele consegue traduzir a sua vontade. Coisa q eu demoraria meses no FL Studio eu consigo em menos de 1 semana. Eu comecei de curiosidade, mas depois q me peguei chorando ouvindo uma música com minha letra q era exatamente o q eu queria no sentido de emocionar e surpreender, aí eu tive certeza de q a A.I. é o futuro. Mas é como um jogo, de cada 20 tentativas, 1 sai interessante. E sempre lembrando q até mesmo uma perfeição musical , feita ou não em A.I., não tem vez no meio do lago de piranhas milionárias q é a Indústria Musical.
Do disco veio a fita k7 dps o CD dps internet e hoje inteligencia artificial esta ai e a galera ainda no arcaico, esta cada dia mais descentralizado! Ancapstão esta ai!!!
Qual o mome dessa música que o Roger (Ultraje a Rigor) lançou?
@@iranoliveira684 Já procurei e não achei.
Caraka ! Os caras do Angra me deram uma ideia genial rsrsrrssr .... Nina Hagen gravando a voz com.arranjos do Frank Zappa o Angels Cry. Rsrrsrs que loucura, bicho.
Igor/Rafa ,chama o pessoal da banda Semblant ai pro pod, os caras são top
Esses dias, apenas brincando com ferramentas de IA, eu pedi no prompt que ela gerasse uma música synthpop, com referências dos anos 80 e eis que a IA me entregou um plágio descarado de Blue Savanah, da banda inglesa Erasure. Mas mano, vocês não entenderam...era descaradamente igual, com os arpejos e a linha melódica quase idênticas. O pior é que a Suno, no plano pago, te dá todos os direitos sobre a criação e propriedade das faixas criadas pelo serviço. O problema reside em quando você for lançar essa música na plataforma de streaming e tomar um processo por plágio. Nesse caso, eles tiram o deles da reta e colocam o seu!
Eu falei isso com a advogada Bruna Campos, que muita gente irá ser processada, "por ser ingênuo". Muitas pessoas entrando nisso e sem saber as regrinhas do "jogo".
Por exemplo, já vi no TH-cam uma i.a fazendo uma versão de Bleeding Heart cantada pelo André Matos.
Também do Edu Falaschi cantando Carolina IV (mas, na verdade, ficou parecido com o Kiko do Chaves 😂).
Medo!
No meu usuário do YT tem várias cantorias feitas com RVC.
- Bob Marley sings "Banana Boat Song" - Day-O
- Cássia Eller canta "Estoy Enamorado" - Estou Apaixonado
- Cazuza canta "A Kombi Não Pára" - Paródia de "O Tempo Não Pára"
- Raul Seixas canta "Eu Não Toco Raul"
- Cássia Eller canta "Ela Partiu" de Tim Maia
- Renato Russo canta Sagrado Coração
- Raul Seixas canta "Cogumelos Azuis" de Ventania
- Renato Russo & Israel Kamakawiwo'ole duet - Somewhere Over the Rainbow
- Sérgio Sacani canta paródia de "Marcianos Invadem a Terra"
- Mário Sérgio Cortella canta "Robocop Gay"
- Chico Bento canta "Marylou"
- Tiringa canta "Saint Seiya Pegasus Fantasy"
- Cebolinha (Yasmin Yassine) canta "What's Up" de "4 Non Blondes"
- Manoel Gomes canta "Boa Noite Vizinhança"
Kkkkkk q legal cara, mas o que é RVC?
@@pedroedilio1887 Real Voice Conversion.
É uma rede neural treinada pra receber um áudio e transformar o timbre da voz na voz de outra pessoa.
Se vc já ouviu algum cantor q já morreu cantando alguma música nova, provavelmente essa montagem foi feita usando RVC.
E se vc ouviu um cantor cantar numa língua que ele não fala, então isso provavelmente é montagem com RVC tbm.
Eu já fiz vários experimentos com RVC e deepfake (troca de rostos).
Finalmente vi pessoas que estão entendendo o que vai rolar, os bons ficarão pois será musica feita por humanos excepcionais e serão bem pagos para isto.
Enfim... Veremos Marilyn Manson cantando Amazing Grace!!!
resenha boa
Bem vindo à era da informação descentralizada, meu caro.
Ai na entrevista com o Silas e Andreas o Rafael ficou cheio de defender as ideias arcaicas do Andreas, vai entender. Inteligência Artificial será um problema para algumas pessoas sem dúvida. Concordaria que o Humano teria mais valor se o humano estivesse evoluindo para esse gosto pela qualidade artística humana, mas a IA esta crescendo justamente porque o homem tem pressa pelas coisas, quer qualidade e no tempo dele. Quem vai conseguir acompanhar esse desejo? Quando desejarmos ouvir e ver um artista ele não existirá mais, hoje ja é difícil sobreviver de música e artes em geral, imagina no futuro, que vai se aventurar a continuar estudando essas áreas?
4 ou 5 dias sem ver o celular, zap e qualquer coisa dessas, esse sou eu.
Onde está essa música nova criada pelo Roger com IA? Não achei...
Opinião de cientista da computação. Acho ingenuidade pensar que estamos caminhando para nos aproximar das coisas humanas e reais. Essa é apenas uma subdemanda de uma demanda que não para de crescer que é satisfazer o ego, as pessoas querem realizar seus próprios desejos e elas vão amar entrar num universo virtual onde isso é possível num nível mais imersivo e sem nenhum humano de verdade, cada um criando seu próprio mundo. Nós já simulamos coisas para olhos e ouvidos, imaginem então quando simularmos para o paladar, o cheiro e o tato?
O resultado é: vazio, angústia, egoísmo e indiferença exacerbada.
@@al1l.319 quantas pessoas não colocaram uma música no fone de ouvido que fizeram sentir bem? O avanço da tecnologia só está começando. Em poucos anos teremos realidades virtuais perfeitamente iguais a realidade, capaz de fazer qualquer pessoa achar que está de frente para um ser humano real, sendo que estará de frente a imagem de um ser humano. Poder abraçar esse ser humano "fake" e se sentir abraçado, perfeitamente como um abraço real. Você acha que isso não será possível? E você acha que isso não vai gerar preenchimento e bem estar? Egoísmo e indiferença com o mundo real, isso eu concordo que a tecnologia de imersão virtual irá gerar, e esse é o maior problema de todos. Porém vazio e angústia tenho certeza que com o avanço da tecnologia será possível de evitar cada vez mais dentro de uma alienação em realidade virtual. Não é impossível "enganar" o cérebro humano. Isso já acontece, nós já nos sentimentos bem ouvindo musica emulada virtualmente na nossa caixa de som ou no nosso fone, e nos sentimentos tão bem quanto nos sentimos quando ouvimos um músico de verdade tocando acustico e ao vivo, não sentimos vazio e angústia ouvindo música no youtube ou spotify.
No futuro "todos poderão ser artistas" assim como hoje quase todo mundo é um escriba, ao contrário da época dos sumérios
A Tecnologia é algo maravilhoso, mas infelizmente nós sabemos que isso tudo vai dar no controle e escravidão da humanidade. Mas realmente, só os muito bons e inovadores vão ficar.
Eu gosto da mídia física! Tenho todos os meus cds e continuo comprando cds... kkkk
Até fui procurar sepultura e pavarotti. Ficou dahora kkkkkkk
Tem vários casos que as pessoas não pensam. Toda essa complexidade no processo de criação de álbuns se aplica também para jogos, filmes, séries, documentários. Diferentemente de um trabalho com foco musical, os demais não precisam de músicas complexas ou fora do senso comum. Para esses casos, a IA vai resolver muito nos aspectos de praticidade e custos
Pra jogos, filmes e séries, ainda estamos longe de usar a IA de forma significativa
Eu achava que a tecnologia e a inteligência artificial seriam usadas para tirar o ser humano de trabalhos arriscados, como minas de cobre e de carvão, ou qualquer tipo de trabalho arriscado. Liberando assim o ser humano a trabalhar em coisas mais prazerosas, como, por exemplo, fazer arte. Música, poemas, pintura, estudar filosofia e historia etc etc...
Mas não, a inteligência artificial está "criando" arte, enquanto o ser humano ainda é explorado em trabalhos precários...
Talvez Matrix tenha razão mesmo…
COGUMELO TE TRAZ PRA REALIDADE !
Talvez eu seja até antiquado, mas no meu entendimento, nada supera a música orgânica tocada ao vivo, com o músico suando bicas destruindo o instrumento.
Excelente...
Sobre o voz, a voz do Darth Vader, do star Wars, fez isso. Ele permitiu utilizarem a voz dele no personagens, enquanto quiserem, desde q paguem os direitos dele cada vez q usarem, foi muito esperto, agora.ele vai ganhar dinheiro sem ter q trabalhar!
Mas o dinheiro que ele vai ganhar por reprodução é bem menor q trabalhando
Mas é como se ele estivesse trabalhando toda vez que usarem. Pense numa obra intelectual da mesma maneira que funciona uma patente de invenção: pra usar, tem que pagar.
12:22 O 3K matou o Lenny Kravitz 🤣
foi um exemplo gênio, ele não disse que o cara tá morto!
@@wltpaladino Ele não disse que o cara tá morto.
Mas ele quis ilustrar uma situação q está acontecendo no presente usando um exemplo q remete a um futuro distante.
_"20 anos depois q o Lenny Kravitz morreu"_
Se o Lenny Kravitz morrer hj a tarde, isso daria 20 anos no futuro.
E se o Lenny morrer com 90 anos, isso daria 50 anos no futuro.
Eu mesmo já fiz a Cássia Eller, o Renato Russo e o Bob Marley cantarem músicas q eles nunca cantaram em vida.
Tem uma playlist chamada "Músicas com RVC". Confere lá e me fala se ficou bom.
Eu quero ouvir lenny kravit tocando caneta azul do grandioso manuel gomes kkkk
O Rafael tá parecendo o Lagreca do Hermes e Renato.
Só acho que a IA vai ser a média de TD que ela misturar, ao contrário do artista que busca sempre superar a arte anterior
Que música é essa que o Roger lançou?
Eu prefiro esperar
"A gente ta mal acostumado"
Como se a culpa fosse nossa.
Um exercito de neurocientistas PHD em Harvard tranalhando todos os dias pra nos viciar nas plataformas, como se tivessemos escolha.
O povo é gado, gado não tem escolha.
Quando ele fala do ao vivo... existe uma certa hipocrisia... pq o ao vivo hoje, cheio de VS, já não é mais tão ao vivo. Sou um defensor do "true sound..." a verdadeira experiencia.
eu to tentando imaginar agora e quem vai querer criar algo do nirvana...
A I.A. pode ate dar a dica. Agora, o artista faz a historia e o acontecer do time da musica.
A IA tá evoluindo mas a inteligência humana diminuundo, se hoje o povo n tem grande capacidade de pensar em musicas assim imagine no futuro, isso sera pra uma parcela mínima, provavelmente so para musicos mesmo ou afins
Esses aí tão por fora, dizer que o RJ não é metal. Dorsal Atlântica, Explicit Hate, Taurus, Azul Limão, Extermínio, The Endoparasites, Apokaliptic Raids, Flagelador, Coldblood, entre tantas outras.
Público de metal no Rio nunca foi grande, e só diminui a ponto de várias turnês nem terem mais shows aqui. Tem bandas que já falaram que não voltam mais, inclusive. Uma banda internacional tocar pra umas 200 pessoas na Lapa, no Centro do Rio, era a realidade antes da pandemia. A produção gastava mais só com a sonorização do evento do que recebia de volta do público e da captação de recursos. Hoje, estão preferindo abrir mais datas em SP, Nordeste (quando dá logística), Brasília, BH, Porto Alegre e algumas cidades do interior antes de programar algo no Rio.
Vou tentar fazer um clipe da Rainy Nights com IA 🫣
13:40 "é pau, e pau ..." e que as vezes a música é pra dança e não pra refletir profundamente sobre, isso deveria de vez em quando, mas virou padrão.
Ah peraí, imaginar uma mistura de artistas ou estilos não é ser artista. É brincadeira de ser artista. Apenas diversão.
Como é que é?..." A I.A vai fazer acústica?"....(gostaria de ver...) ( Vou buscar no Google, a definição de acústico)
Sim, vai soar igual.
A música orgânica vai ser mais cara que a música sintética. Como já acontece com os alimentos.
Limp Bizkit uma música nova essa semana e o clipe inteiro foi feito com IA.
CarlosPontes IAgora? Primeira musica sobre IA e primeiro clipe feito com IA
O problema é que, com essa IA, nada é original, genuíno. A pessoa aperta uma tecla no computador, sai um texto, ela lança um livro, por exemplo, e diz que foi ela quem escreveu, que saiu tudo da cabeça dela... Lança uma música que nem foi ela quem compôs, não sentimento no trabalho, não tem originalidade nenhuma. A IA está deixando o mundo ainda mais sem graça. O pior é que, num futuro bem próximo, quem fizer determinada coisa original, será taxado de mentiroso, pois vão dizer: "que nada, isso aí você fez com a ajuda da IA, foi no Chat GPT...".
O resultado é: vazio, angústia, egoísmo e indiferença exacerbada.
Quer autenticidade? Então escuta a banda Radio brothers.
UE tinha satanista e punk no garage.... q fica perto da Vila mimosa... Rio de Janeiro já é uma cidade louca pra caralho...
Se fosse assim era fácil d+++ 1 botão supre? mas pra ficar bom tem que apertar esse botão muitas vezes, custa a ficar bom mesmo, então não e 100% fácil assim, pra ficar bom mesmo tem que entender mesmo do assunto! Quem fala dessa forma ai e pq nunca usou só ouviu dizer essa e a real!
Agora que surgiu sim, mas e daqui um tempo? Hoje você gera um livro infantil ou um conto de fadas de centenas de páginas pra ler pros seus filhos antes de dormir com um prompt de apenas 20 palavras. E já tá com qualidade média melhor que os autores infantis de hoje.
Vocês não tão pensando na possibilidade de IA + Produtor Musical...
O SUNO faiz isso, qualquer música, qualquer gênero, ai é só depois trocar para qualquer voz.
Daqui a pouco vão perguntar ai IA como cagar...
Engraçado ouvir um cara que tem uma imensa audiência pelo celular dizendo que se “livrou do celular”. Se os seguidores se livrarem tb, acabou!!!
No minuto 4:32 Igor sem querer, está descrevendo o roteiro do filme " O Fantasma do Paraíso de Brian De Palma, uma fusão de fausto com o Fantasma da Ópera "
Como o Igor chega nos dois metaleiros e pergunta se eles ouvem funk, e ainda diz q é bom
Em breve podcast vai ser feito por IA! hehhhehehe
Blim blom 😅😅😅 tem esse lado da IA sendo fake. Mas show é show né galera!
13:39 engraçado, os funk que o Rafael defendeu com unhas e dentes é exatamente desse jeito aí. N tem quase nenhuma e só fica repetindo as mesmas bostas.
O FIM DA MUSICA
Vou dizer de novo , a compreensão sobre arte, no geral, infelizmente, do meio artístico... está distante da natureza dos aspectos de construção artístico....o sentimento não é computado nesta matemática?
"fazer" música assim é que nem escolher os ingredientes do lanche do subway e só. não tem mérito nenhum.
Salve galera!!! Esse meu perfil só tem musicas com IA. Estou tentando ser o mais natural e testado com vários gêneros e outros perfis. Se possível, dêm uma olhada.
Igor poser não conhece nem a discografia do Megadeth...quarto álbum é o Rust in peace
Mais empatia menos virtuosismo