@@99Gara99 modinha = manada! O publico se renova organicamente, quem curte rock/metal se identifica qdo ainda e crianca, nem faz ideia do que significa e sem influencia externa direta (pais, irmaos etc). 0
Verdade, Beatles não tocava nas rádios não kkkkkkkkkkkkk O próprio Rock só se popularizou no Brasil depois de muitos anos de importação pelas rádios. Hoje o Streaming manda, e os números do Rock do Streaming são bem discretos. Nunca foi tão fácil chegar nas pessoas e, ao mesmo tempo, o Rock nunca fez tão pouco sucesso. Quantas músicas de Rock entraram no Top 50 do Spotify nos últimos 24 meses.
@@arthurbatista9237as pessoas aceitam isso, nao tem o que fazer, se você ta ouvindo algo lixo você vai tirar, outras pessoas simplesmente aceitam hoje em dia, nao tão preocupadas em conhecer um som.
estou aqui... com pouco mais de 50... e ouvindo metal desde 1983 ou 84... o público do metal é um dos mais fiéis... moda vai, moda vem... mas o metal permanece! Independentemente do subgênero!
Sou um cara muito eclético sabe. Eu Meio que costumo Ouvir de tudo Sem exceção comecei a ouvir metal praticamente a poucos anos.. e mesmo sendo alguém que escuta de tudo. eu confesso que sempre quando estou mais sozinho eu acabo indo para o metal não tem outro jeito kkkkk.
@@Traxeex então, eu tenho 28 anos, escutei muitas bandas "emo" de 2008 até 2016, parei por uns 4 anos, de escutar musicas assim, voltei na pandemia 2020 a escutar e não parei mais até hoje. Escuto atualmente os novos sons dessas bandas e das bandas de metal anos 80, 90, mas ainda assim prefiro e escuto muito mais as musicas antigas deles. Conheço também muita gente que segue na mesma linha.
O metal sobrevive pela nostalgia de sermos sempre apaixonados por aquilo que ouviamos aos 13 ou 15 anos. Hoje em dia sem MTV e Guitar Hero é dificil a garotada gostar do nada.
Cara, guitar hero foi uma parada inesperada, me lembro sempre de ir em shows e do nada nessa época uma geração que conheceu as bandas por conta do game!
Olha, o metal aqui na europa sobrevive bem, inclusive tocando em varias radios, com bandas novas. E tem festivais gigantes de metal na Alemanha, Bélgica e França, e tem em varios outros paises festivais menores. Eu vou todo ano em pelo menos um festival desses. E conheco muita gente que vai tambem. Mesmo quem nao é fan hardcore vai para curtir a vibe.
O brasil que ta falho mesmo pq do que adianta ter shows dessas bandas darks sendo que os proprios brasileiros tem o preconceito e ataca esses grupo pelo um fato ou historia ocorrida e nao pelas obras feitas, quer exemplo? pega ai a banda norueguesa Mayhem, os caras tem historico de nazista por causa de um membro so, e satanica por causa de outro membro que ja foi morto.
Sou nascido na década de 70 e tenho uma paixão profunda pelo metal extremo. Sou um verdadeiro saudosista do metal dos anos 80 e início dos 90. Quando procuro algo novo para ouvir, sempre acabo voltando aos estilos que já me conquistaram: Speed, Thrash, Doom, Death e Black Metal. Esses gêneros continuam a definir minha jornada musical e a satisfazer minha sede por som pesado e autêntico.
Moro na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Aqui só toca "funk" e trap (o falso Rap), "músicas" que fazem apologia ao tráfico, incitam a violência e incentivam a prostituição e adultério. Muitos moradores, principalmente os jovens são sim, influenciados por esses sons, consequência: ficam o dia todo pelos becos bebendo, usando drogas... As meninas, engravidam antes da hora; os meninos entram para a boca de fumo, viram assaltantes e traficantes. Eu sou totalmente o contrário, gosto de Rock e Heavy Metal (sou o único aqui), as músicas que eu escuto abordam temas políticos, sociais, históricos, mitológicos, existenciais, comportamentais... Eu não tenho vícios, e trabalho, ao contrário de muitos aqui na comunidade, que vivem de Bolsa família. As pessoas me acham estranho, porque minha conduta é totalmente diferente da maioria aqui, até na maneira de me expressar. Eu pareço um extra terrestre.
vc não parece um extraterrestre... nesse ambiente onde você vive, você É um extraterrestre... quando a gente curte algo diferente do que mais domina o meio, dá sim essa sensação de "não pertencimento"... mas assim é a vida!!! rsrsrs
Fica tranquilo man, tenho 37 anos e passei por isso na minha adolescência. A galeria só queria saber de ouvir Bonde do Tigrão, É o Tchan, Vai Lacraia, etc... Eu era um dos poucos que curtia (morava na Zona Leste de São Paulo). A galera tinha que ir pra Galeria do Rock, no centro, pra trocar ideia e sentir uma sensação de pertencimento. Hoje em dia muita coisa mudou, com 1 clique você escuta o que quiser, assiste a clipes e shows de bandas que seriam inimagináveis conseguir na época. Além de poder entrar em contato com pessoas que curtem o mesmo som que você. Resumindo, o mundo mudou, muita bosta vem acontecendo, mas muita coisa boa também. A gente tem que se virar com as ferramentas que temos, o metal/rock veio do underground e continuará sendo, não é modinha.
@@GabrielVasquez1987 o seu comentário foi preciso... eu já sou um véio, nasci em 1971... antigamente, quem era um outsider, vivia deslocado... hj em dia é mais fácil encontrar pessoas com gostos afins! Na minha adolescência, eu tive a sorte de conviver com vários amigos que curtiam metal, punk e rock em geral!
6 หลายเดือนก่อน +15
A esperança no país renovada! Siga nesse caminho, longe de superficialidade, pobreza de espírito e apologia da mediocridade. 🤘🤘🤘
MTV, Guitar Hero, aqueles DVD’S de 3 por 10 que a gente via bastante e tinha vários com capas chamativas.. discos na época de vinil tbm.. faziam coleção, os próprios animes.. pessoal gostava dos toques de guitarra.. enfim mt coisa influenciou..
Escuto heavy metal desde os meus 10 anos de idade. Hj completo meus 24 anos e continuo me apaixonando por esse gênero e suas vertentes. O meu estilo preferido é o metal progressivo, me emociona quando escuto essa vertente.
algo que reparo, é que de "música pesada" o que restou pra hoje em dia foram gêneros como o deathcore, metalcore e etc, que são menos presos. eles conquistam um público jovem, o que é fundamental para fazer sucesso. os roqueiros/metaleiros mais puristas torcem o nariz e isso acaba fechando ainda mais o nicho, e esses gêneros que mencionei fazem justamente o contrário.
O metal não, mas algumas bandas estão mortas, basta ver o Angra. Fora do metal, algumas bandas como o Arctic Monkeys, também já eram. Eu já fui muito fã, e inclusive tive bandas de Power Metal, depois que envelheci fui mais pro Rock e derivados, ouço coisas "novas", Reignwolf, Cleopatrick, Highly Suspect, Himalayas, The Amazons, TV On Radio
O Rock foi um dos gêneros musicais mais consumidos dos maiores mercados ano passado. A galera fala como se o gênero tivesse nichado, alguns subgêneros podem até ser, mas o Alternativo é gigantesco.
Hoje o metal é nichado sim mano, muito difícil achar alguém que escuta metal moderno e não dá pra viver de bandas clássicas. Únicas bandas que furaram um pouquinho a bolha nos últimos anos foram Jinjer (e só foi 1 música), Spiritbox, Knocked Loose e Slaughter to Prevail.
@@Arthur_-xv4yt O Metal ficou nichado mesmo, mas os gêneros que sempre foram bem populares ainda permanecem, claro, não tem a mesma força do auge mas continuam bem fortes. Em especial como citei o Alternativo (encaixando aqui o Indie e variáveis) e o Pop Rock padrão que sempre tem.
Cara, morrer ele não vai, mas pode virar uma espécie de ítem de museu se os rockeiros não pagarem o ingresso pra assistir a banda da gurizada nova que tá tentando manter o estilo operante. O problema do rockeiro é que ele só quer ficar ouvindo os clássicos em casa. Temos que ir para os eventos, poxa! Temos que fazer o Rock gerar receita, manter as casas de Rock das cidades ao ir pelo menos 1 ou 2 finais de semana por mês, é como uma irmandade que a gente paga pra manter o local e prestigiar os novos integrantes que surgem no palco.
@@maxcp782 isso é um fato brother, tenho banda e sei exatamente que esse é o principal problema. Mtos infelizmente pararam no tempo, tem muita Band boa noite underground!
Hoje eu tô com 29 anos. Nasci nos anos 90. Eu sou de uma geração (milenium) que teve ainda muito contato com o rock no meanstream. Muitas bandas de hardcore tinham até suas canções como abertura de Malhação como o Charlie Brown Jr., Strike, etc. A Fairy Tale do Shaman, por exemplo, era tema da novela O Beijo do Vampiro. Se ouvia muito ainda bandas de hard rock como Guns n' Roses e bandas gringas de hardcore ou punk rock como Green Day. Aí o mlk comecava ouvindo as bandas do meanstream, se acostumando com o som das guitarras e todo mais e depois ia migrando pro metal. Descobrindo Helloween, Angra, etc. Acho que é isso que faz falta hoje em dia. Bandas de rock mesmo que com um som mais leve no meanstream servindo de porta de entrada pro metal e/ou punk rock. Única coisa que ainda serve de porta de entrada pra molecada são as aberturas e encerramentos de animes e, por incrível que pareca os raps de animes. Mlk gosta lá de ver Naruto e Hunter x Hunter aí vê o rap do Madara do Tauz que tem una guitarra ou o rap do Kurapika e o do Meruem do Enygma que tem até gutural e guitarras bem pesadas e começa a curtir rapcore e vai atras de Linkin Park, Falling in Reverse, etc e quando a pessoa vai se dar conta tá ouvindo Faith no More e Pavilhão 9. Kkkk
tenho 60 anos descobri e comecei a ouvir rock aos 7 anos de idade , quando passava na tv folias na praia era um seriado que tocava muito surf rock, dick dale e outros me apaixonei na hora e nunca mais larguei esse som maravilhoso, surf rock, blues, rock classico, heavy metal , vou com ele até o fim e quanto mais o tempo passa mais gosto é incrível graças a Deus tenho bom gosto.
aqui na cidade esses dias ainda vi uma mulekada de uns 14/16 anos curtindo metal e bateu aquela sensação de que (nao o metal nao vai morrer), mesmo que nao seja tao forte como antes tem uma boa parcela de gente que gosta por ai
Eu com meus 39 anos comecei ouvindo metal muito cedo com 8 anos, nostalgia de ter uma banda de garagem de metal, reunir os amigos para ver o ensaio, hellowen ,iron angra etc. tempos bons de festival de banda. Hj com dois filhos vejo que a cultura e esse legado é passado para a geração seguinte por meio de incentivo. Seu filho vendo vc tocar, ouvir as mesmas musicas de 30 anos atrás. Metal me ajudou a vencer a timidez, a ter maior controle do meu autismo, ter foco, so tenho a agradecer. Meu filho mais velho tem autismo tbm faz aula de bateria, isso ajuda ele a ter foco. Minha esposa, conheci uma banda que eu tinha q tocava nighwish, evanescence kk.Meu sonho é ver meus filhos com uma banda ensaindo na nossa garagem kk, quem sabe. 😅
O rock pra mim é uma religião, quando tô triste, feliz sempre tô ouvindo rock. E não me vejo sem música ( rock ), meu ouvido é um templo, essas músicas que todos escutam hoje em dia, me dão é dor de cabeça!
Excelente análise, principalmente do Kiko Loureiro, nunca havia pensado em alguns pontos, por exemplo de como o metal é ruim para casas de shows no geral, pois precisa de muito tempo, espaço e transporte, os fãs querem só assistir (principalmente virtuose) ao invés de ficar bebendo um monte e gastar no estabelecimento, etc.; bem como dá para fazer um paralelo com a música clássica e as orquestras, onde é necessário apoio do Estado para manter, devido aos altos custos de instrumentos, espaço, etc. Além disso, como o Rafael Bittencourt bem falou, também tem o fato de que para um jovem aprender rock ou metal, há um custo grande, o instrumento é caro, professor é caro, etc., o que também é similar à música clássica e orquestras.
O metal me capturou com algumas bandas clássicas, tipo Metallica, Iron e Slayer. Depois conheci metal extremo, melódico, progressivo, e sem desgostar das bandas clássicas, fixei meu gosto nos descendentes das clássicas. Hoje, não consigo amar bandas clássicas que não ouvia muito quando mais novo, tipo Megadeth. Gosto do som, mas não é como ouvir Iron, Metallica. Já bandas muito novas é difícil eu me surpreender, mas já me surpreendi com algumas.
Em minha humilde opinião,pessoas sempre vão ouvir metal,porque,por mais incrível que pareça,é inovação e originalidade pura !!! Além de ser diferente e explorar assuntos diversos e diferentes,e de muitas formas diferentes,é algo feito com inteligência!!! Por isso,chama a atenção, é bom,é falado em línguas diferentes,e o contexto é extremamente múltiplo!!!Tem uma abordagem,que além de interessante, mexe com o som de uma forma poderosa,por causa de sua energia e a sua forma de ser feito !!!É complexo,é inteligente,é diferente é sempre haverá interessados,pois "casa" com praticamente com qualquer assunto!!!...É "simplesmente mágico"!!!...
Que massa teu comentário, descreve bem o quão profundo e variado o metal é, é o único estilo musical que consegue harmonia entre composições clássica e agressividade, tem muita técnica e criatividade dos mais variados temas, ele rompe barreiras e não se prende ao senso comum é uma puta energia dahora, eu nunca deixarei de ouvir metal.
Deve ser porque pra ser do metal, rock enfim, tem que ser bom músico e bom cantor. Ser vocal de rock não é pra qualquer um. Isso eu admiro no rock, a qualidade dos músicos.
Papo bastante coerente. Realmente é bem caro pra quem está iniciando no mundo do rock. Um kit básico de guitarra, ampli, cabos, case para transporte, etc. não sai por menos de mil pratas, fora as aulas, deslocamento, dedicação necessária e tudo mais. A maioria desiste de fazer rock e passa apenas a consumir rock, o que já é uma grande coisa.
Nenhum estilo musical genuíno criado com qualidade vai morrer. Só fica mais ou menos popular de acordo com a temporada e conforme a mídia divulga. Mas jamais vai deixar de existir, reggae, rock, blues, jazz..uma vez criado, é eterno.
Fato. É exatamente isso. Quanto mais o Rock que gera tanta paixão e acaba contaminando a pessoa de uma maneira que esses outros tipos de música não fazem. E o Metal por exemplo eu diria que é o estilo musical mais completo que existe, pois tudo da pra incorporar no Metal: Blues, Jazz, Hard Rock, Rock n Roll, Soul, Pop, Disco, Opera, Música Clássica, Rock Progressivo, Folk, etc, etc.
@@leonardorafael2780Não foi. Depois disso ainda teve o Metalcore, Deathcore, Screamo, Mathcore, e as bandas de Death Metal melódico (Gothenburg Sound) também começaram a ficar maiores e algumas começaram a se mesclar também com esses estilos e vice-versa. Mas concordo que o pessoal do Metal deu mais xilique e ficaram mais histéricos com o Nu Metal do que com esses outros estilos que ficaram na moda.
@@danielwildeboer1382 Cara, digo o último grande movimento em relação ao mainstream. O Nu metal, no seu auge, dominava as rádios e as principais redes de televisão da época, como a MTV que, na época, era uma das, senão o maior canal televisivo voltada a música. Essas outras vertentes do rock que você citou, fizeram sim seu sucesso, mas não foi algo tão estrondoso como o Nu metal. Deathcore, metalcore e outros por você citados, não dominaram o mainstream, são gêneros muito de bolha, principalmente o Deathcore.
Eu dentre minha família inteira sou uma anomalia genética kkkkkk. Conheci rock/metal em jogos e na internet, nunca tive preconceito de achar que era coisa de velho como sempre vi o pessoal da minha idade dizendo, e também até hoje nunca achei uma pessoa da minha idade que tbm curta (17 anos). Gosto tanto que comecei a ter gosto por instrumentos musicais, hoje toco violão, guitarra (sempre aprendendo) e estou participando de uma banda de instrumentos de sopro, que no meu caso eu uso o Trombone de Vara. O rock e o metal me levaram a outros estilos musicais que tbm estão esquecidos tipo Blues e música clássica. Creio que o problema no Brasil seja a dificuldade no acesso aos instrumentos musicais porque são caros, e isso de certa forma "elitiza" o gênero.
@@kaiky7705 Por causa disso mesmo. O Blues é o pai do Rock. Sem o Blues, não existiria Rock, não existiria Hardcore, não existiria Grunge, não existiria Heavy Metal, e não existiria Norwegian Depressive Suicidal Black Metal, nem Swedish Brutal Death Metal, e nem North American Funeral Doom Metal.
@@kaiky7705 o cara brisou kkk, nichou aínda mais os estilos DSBM noruegues, o Death sueco, e o mais bizarro North American Funeral Doom kkkkkkk, sendo que a grande cena do funeral Doom não é lá é só a cena locas dos países que o cara brisou aí 🤣🤣🤣
Os funkerinhos de hoje em dia pensam que o rock é coisa do passado, porém o estilo é gigante e imortal. Em números, o rock e o POP são os estilos de maior sucesso na história da música. O rock é o puro sucesso com shows lotados e bandas lendárias: U2, Rolling Stones, Beatles, Nirvana, Queen, Led, Elvis, ACDC, Iron, Guns, Metallica etc... Calem a boca funkerinhos e aceitem, vcs não podem competir!! O rock é maior!
Anos 80? Foram os anos, de meados ao final, da decadência, com o surgimento do lixo (trash metal), do metal farofa e da tal "nova onda do heavy metal". A última banda de heavy metal que prestou foi Motörhead (que começou nos anos 70, diga-se), com seu speed metal misturado com o punk rock e o rock 'n' roll pesado. Segundo pensa este "véio" sábio (não sou chato, não. rs), é claro. O melhor do rock em geral foi o que se fez nos anos 60 e 70. Depois houve muita coisa boa inspirada nos anos 60, principalmente, mas não o heavy metal, que só dacaiu com o trash, death e o horrível black metal. rs.
@@AntonioAraujo-rg2il é completamente normal vc preferir algo mais clássico ou algo que ouvia quando mais novo, mas o preconceito que várias bandas dos anos 2000/2010 e até atuais sofreram e sofrem por simplesmente fazerem algo que não é igual o clássico do metal é um dos motivos que o gênero morre um pouco a cada ano
@@HenriqueM-jh1ye exato, basicamente é o que segura a cena atualmente e são bandas que tão crescendo demais, o problema a propria falta de conhecimento do tiozao que acha que metal é apenas iron e sabbath, a cena do metal moderno ta muito grande, muito coisa boa
O melhor deste podcast é a quantidade de metaleiros comentando, dá para ver que a comunidade é gente do bem, olha só os comentários mano é tudo pessoal culto e inteligente
Queria fazer uma observação no que o Kiko falou: o público de Heavy Metal (aliás, do Rock em geral) realmente não bebe whisky com Redbull, mas muita cerveja. Rsss
Eu, um carioca que ouve polyphia, sleep token, lorna shore, spiritbox e trocentas outras bandas.. o metal só sobrevive porque ainda tem gente que aprecia técnica, qualidade e profundidade na música, não é algo raso como a maioria dos outros estilos, somos "poucos" mas somos fiéis a isso
@@EncareTheAbismo A lógica é : quanto mais profundo, original e bem feito for mais tempo será apreciado. Isso é ARTE, no rock/metal é normal ouvir centenas de músicas de +30/40 anos atrás, já no funk, sertanejo isso acontece? os artistas precisam lançar música nova toda semana do contrário serão esquecidos, praticamente nada se conserva, são estilos que se vendem por $$$ para as pessoas que não querem se aprofundar muito. Existem obras de arte com +200 anos apreciadas até os dias ATUAIS, e elas podem ser apreciadas em diversos museus e exposições ou mesmo pelo google da pra ter alguma noçãozinha, mas o fato é que as pessoas não da valor e nem se interessam, isso é algo elitista para você?
"Metal espadinha", essa expressão é nova pra mim! 🤣🤣🤣🤣🤣 Aqui no Brasil, nessa época tinha a banda "Máscara de Ferro"...os caras se fantasiavam no estilo medieval, tipo Saxon na fase Crusader. Eu achava legal!!! Eu consumi muito heavy metal nos anos 80 e 90...cheguei a comprar catálogos completos das gravadoras especializadas da época (Baratos e Afins, Cogumelo Records, Hellion Records, Rock Brigade, etc.).
Cara, sempre fui fã de rock/metal muito por influência no início. Meu pai trabalhava com eventos de bandas e tinha muitos amigos de bandas de rock. Alguns deles me davam CDs de bandas de rock/metal e assim foi criando meu costume e minha paixão. Hoje eu percebo que isso já virou parte de mim, da minha personalidade, do que sou. Acredito que hj em dia é a mesma coisa, o que vira moda acaba chamando a atenção dos jovens que "querem estar na moda" e acabam se acostumando com o ritimo. Hj o rock não é o ritimo do momento, mas devida a história do gênero ter tido muito impacto, ainda sim vc vê pessoas escutando hj em dia. Seja pessoas mais old ou mais novas. Acredito que tbm vai muito da pessoa msm, as vezes é simplesmente aquilo que interessa ela e pronto. Outro ponto é que hoje é a era da informação, muita coisa que vai tentar chamar a sua atenção. Por isso é mais difícil encontrar alguém que tenha sua prioridade musical só no rock/metal.
@@Respect-jb9fy ironicamente, eu discordo kkkkk O metal veio do Rock, e o rock tem muito de cristianismo. Primeiro que o rock, diferente do que se diz, não veio exclusivamente do Blues, mas de elementos misturados deste com o Country, o Jazz e da Música Gospel. Além disso, o termo "Rock N' Roll" vem de uma gíria cristã que indica um estado de êxtase espiritual, e esse termo seria usada em seguida como uma gíria sexual(que é o significado que atribuem atualmente, escondendo a real origem). E, por fim, dentre as várias músicas apontadas como "a primeira gravação de Rock da história", uma das mais aceitas como tal é a música "Strange Things Happening Everyday", que é uma música cristã composta e interpretada por Sister Rosetta Tharpe, cantora cristã que acabou por inspirar os primeiros grandes ícones do Rock como Elvis e Chuck Berry. Se não foi suficiente, parece que o Black Sabbath, banda que inaugurou o metal, tinha muito frequente temáticas cristãs nas suas letras, sendo fruto da criação aparentemente católica do Ozzy Osbourne e Geezer Butler. Ou seja, o rock e o metal são originados do meio cristão e foram usurpados pelo secularismo e o paganismo que querem inculcar na mente de todo mundo que o rock é ateu/satânico.
@@GuilFernandes Rock como todo estilo musical tem seus sub gêneros. Ter conotação cristã no rock é uma coisa, ter cristão no metal é outra. Metal é rock, mas ele se difere do rock mais mainstream que o pessoal mais ouve. E no metal você ser cristão é hipócrita pra crlh, pq já conheço metal muito bem, até às bandas mainstream como Korn e Slipknot já teceram diversas críticas à religião. Ainda tem o Black metal e o death metal, que são underground, ainda sim, tem muito mais público do que white metal(metal cristão), isso já prova meu ponto, se tem conservador ouvindo Black metal e death metal ele é no mínimo hipócrita pra kct. E rock in rool ter uma conotação cristã? Podia ate ter mas isso mudou nos anos 80 com o lema: "Sexo, drogas e Rock n' roll."
No meu caso eu conheci o rock ainda quero era criança por conta de influência familiar, com o tempo fui descobrindo outros gêneros e hoje em dia escuto todas as vertentes possíveis (black/thrash/punk/death/doom metal e etc). O metal continua vivo por conta da tradição, isso é fato. Porém o mercado de filmes/series/games tem muita influência, o filme “meu malvado favorito” lançado esse ano tem Guns e AC/DC no trailer.
Vendo os videos dos shows do Edu falaschi da pra ver que tem muita gente nova, mais não se comparar ao publico de antigamente mais creio que vai se manter por nicho.
Também acho, muito em breve os "artistas" vão reproduzir suas músicas tudo através de I.A e diferentes estilos terão os mesmos padrões, assim as músicas do "velho mundo" terão um maior valor.
No one can destroy the Metal The Metal will strike you down with a vicious blow We are the vanquished foes of the Metal We tried to win, for why? We do not know
Que bate papo inteligente pra caralho ! Eu sou apegado as bamdas antigas porque foi aquela coisa do primeiro amor né , más sou aberto a novidades no rock/metal acho bom e necessário prestigiarmos novas bsndas porque o som precisa ter uma continuidade né, o tempo passa pra todo mundo e os artistas emvelhecem , já não é mais aquela voz , aquela performance e morrem como tudo mundo más , o rock/metal precisa continuar .
@@GuilFernandessim a música gospel é mais anti sistema que funk, pois os religiosos no geral também são anti sistema, já que a cultura mundana em via de regra é totalmente contra as Escrituras. O Rafael falou muito groselha acerca do funk, o funk é tão pro sistema quanto sertanojo e pagode, é só ver o perfil de quem gosta destas músicas sabe.
Passei dos 60 anos e ainda curto Metal. Death, Thrash, Tradicional. Comecei ouvindo os Beatles (ainda juntos), Stones, Kinks, John Mayall, Rock brasileiro desde a Jovem Guarda.
@@henfs o cara falar que o funk é anti sistema está viajando, este Rafael está falando groselha, o funk tão sistema quanto sertanojo e pagode, é tudo farinha do mermo sac0, não tem nada contestador e anti sistema no funk, muito pelo contrário, o funk é um filho e vassalo do sistema, é f0da ver o Rafael passando pano pra isto.
Ser contra cultura, falando sacanagem e cantando mal é bem diferente de contestar o sistema, no fundo o funk é só um bando de alienado bestializados, comparar isso com o Punk chega a ser imbecilizante.
Metal é igual jazz e música clássica. Não é modinha. Vai ter sempre poucos mas dedicados fãs. Nunca morrerá!!
Faz sentido.
Faço de suas palavras as minhas, aliás, os 3 melhores gêneros musicais
Ninguém falou sobre ser ou não ser modinha. A preocupação maior é a do público não se renovar.
@@99Gara99 Vai renovar naturalmente. O bom gosto sempre vence, mesmo não sendo o hype do momento. Música clássica morreu por acaso?
@@99Gara99 modinha = manada!
O publico se renova organicamente, quem curte rock/metal se identifica qdo ainda e crianca, nem faz ideia do que significa e sem influencia externa direta (pais, irmaos etc). 0
Música boa não chega nas pessoas, ela precisa ser encontrada. Sempre foi assim e tudo bem.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Infelizmente o foco das produtoras é fazer coisa comercial, hj ta cheio de música feita pra viralizar no tiktok
@@arthurbatista9237Concordo linda
Verdade, Beatles não tocava nas rádios não kkkkkkkkkkkkk
O próprio Rock só se popularizou no Brasil depois de muitos anos de importação pelas rádios. Hoje o Streaming manda, e os números do Rock do Streaming são bem discretos.
Nunca foi tão fácil chegar nas pessoas e, ao mesmo tempo, o Rock nunca fez tão pouco sucesso. Quantas músicas de Rock entraram no Top 50 do Spotify nos últimos 24 meses.
@@arthurbatista9237as pessoas aceitam isso, nao tem o que fazer, se você ta ouvindo algo lixo você vai tirar, outras pessoas simplesmente aceitam hoje em dia, nao tão preocupadas em conhecer um som.
Aqui no meu bairro em 2001, eram 6 jovens rockeiros, todo mundo nos conhecia, porque éramos os únicos 😂😂😂
Entendo bem. Vim de uma cidade de 10k habitantes. Durante muito tempo só tinha um "roqueirão paulera" na cidadade 🙋♂
ja nasceram famosos
2001 foi o ano de ouro para muitos.
Na minha cidade eram 6 também ,a gente cresceu e criamos uma banca de rap,mas no estúdio só tocava metal 😂😂😂
Tinha uma turminha mais ou menos assim kkk
O metal nunca vai morrer. Esse é o motivo
estou aqui... com pouco mais de 50... e ouvindo metal desde 1983 ou 84... o público do metal é um dos mais fiéis... moda vai, moda vem... mas o metal permanece! Independentemente do subgênero!
Isso não é um motivo
Eu tinha esse pensamento, mas nessas últimas décadas o rock respirar por aparelhos.
Nunca é tempo pra kct...
@@jonathanmayk3359 Rock só respira por aparelho pra quem tem preguiça de ir atrás e fica ouvindo as mesmas coisas.
Fidelidade...quem escuta Metal na adolescência e gosta, jamais vai deixar de ouvir
a menos que tenha começado ouvir por moda, seguindo tendências tipo na epoca "emo", etc...conheço uma pessoa assim.
Sou um cara muito eclético sabe. Eu Meio que costumo Ouvir de tudo Sem exceção comecei a ouvir metal praticamente a poucos anos.. e mesmo sendo alguém que escuta de tudo.
eu confesso que sempre quando estou mais sozinho eu acabo indo para o metal não tem outro jeito kkkkk.
@@Traxeex aí depende das bandas de emo assim como tem bandas de metal ruim tem de emo❗
Sim nunca mais
@@Traxeex então, eu tenho 28 anos, escutei muitas bandas "emo" de 2008 até 2016, parei por uns 4 anos, de escutar musicas assim, voltei na pandemia 2020 a escutar e não parei mais até hoje. Escuto atualmente os novos sons dessas bandas e das bandas de metal anos 80, 90, mas ainda assim prefiro e escuto muito mais as musicas antigas deles. Conheço também muita gente que segue na mesma linha.
“Enquanto houverem garotos chateados, o heavy metal continuará existindo.” Osbourne, Ozzy
E garotos chateados de todas as idades.
Não seria o emo isso?
Aí hoje o tiozão virou conservador, defensor da família e dos bons costumes enquanto ouve AC/DC falando sobre cerveja e prostitutas.
@@Estefferson o famoso '' Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço'' rssss
@@Estefferson imagine só, as pessoas amadurecem e dão risada da tolice da própria juventude.
O metal sobrevive pela nostalgia de sermos sempre apaixonados por aquilo que ouviamos aos 13 ou 15 anos. Hoje em dia sem MTV e Guitar Hero é dificil a garotada gostar do nada.
É porque também a mídia podre não leva o rock até a molecada nova e sim só leva funk e Sertanojo.
nunca escutei MTV e nunca joguei guitar hero, e amo rock kkkkkkkkkkkk, tenho 22 anos
Na europa é tocada em Radio, da mesma maneira q Sertanejo é tocada aqui no brasil
Cara, guitar hero foi uma parada inesperada, me lembro sempre de ir em shows e do nada nessa época uma geração que conheceu as bandas por conta do game!
@@GeisonFerreira-d6b Isso que eu ia dizer.. Falar da garotada brasileira é uma coisa, falar dos lá de fora é outra..
Olha, o metal aqui na europa sobrevive bem, inclusive tocando em varias radios, com bandas novas. E tem festivais gigantes de metal na Alemanha, Bélgica e França, e tem em varios outros paises festivais menores. Eu vou todo ano em pelo menos um festival desses. E conheco muita gente que vai tambem. Mesmo quem nao é fan hardcore vai para curtir a vibe.
É desse ponto de vista que a gente precisa!
O Brasil é que tá definhando nesse quesito.. aqui no Canadá a galera escuta rock o tempo todo.
O brasil que ta falho mesmo pq do que adianta ter shows dessas bandas darks sendo que os proprios brasileiros tem o preconceito e ataca esses grupo pelo um fato ou historia ocorrida e nao pelas obras feitas, quer exemplo? pega ai a banda norueguesa Mayhem, os caras tem historico de nazista por causa de um membro so, e satanica por causa de outro membro que ja foi morto.
Mesmo na Europa o Rock/Metal dá sinais de envelhecimento. O público não está renovando na mesma proporção que renovava 20~30 anos atrás.
@@HenriqueM-jh1ye Rock virou sinônimo de tiozão que bebe chopp de copo plástico e anda de Harley Davidson kkk
Ouço rock desde a adolescência, hoje tenho 51 e o continuo ouvindo.
Inclusive comprando os vinis das bandas preferidas.
E eu sou adolescente e comecei a ouvir rock bem recentemente man
Irmão, a lucidez do Kiko Loureiro é absurda! Um cara genial!
Já o Rafael só falou m3rd@.
O metal é mais do que som, é uma filosofia de vida!🤘🏻👽
Blz, amigo
Sou nascido na década de 70 e tenho uma paixão profunda pelo metal extremo. Sou um verdadeiro saudosista do metal dos anos 80 e início dos 90. Quando procuro algo novo para ouvir, sempre acabo voltando aos estilos que já me conquistaram: Speed, Thrash, Doom, Death e Black Metal. Esses gêneros continuam a definir minha jornada musical e a satisfazer minha sede por som pesado e autêntico.
Moro na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Aqui só toca "funk" e trap (o falso Rap), "músicas" que fazem apologia ao tráfico, incitam a violência e incentivam a prostituição e adultério. Muitos moradores, principalmente os jovens são sim, influenciados por esses sons, consequência: ficam o dia todo pelos becos bebendo, usando drogas... As meninas, engravidam antes da hora; os meninos entram para a boca de fumo, viram assaltantes e traficantes.
Eu sou totalmente o contrário, gosto de Rock e Heavy Metal (sou o único aqui), as músicas que eu escuto abordam temas políticos, sociais, históricos, mitológicos, existenciais, comportamentais... Eu não tenho vícios, e trabalho, ao contrário de muitos aqui na comunidade, que vivem de Bolsa família.
As pessoas me acham estranho, porque minha conduta é totalmente diferente da maioria aqui, até na maneira de me expressar. Eu pareço um extra terrestre.
vc não parece um extraterrestre... nesse ambiente onde você vive, você É um extraterrestre... quando a gente curte algo diferente do que mais domina o meio, dá sim essa sensação de "não pertencimento"... mas assim é a vida!!! rsrsrs
Força, mano!! Stay heavy!! 🤘🏼
Fica tranquilo man, tenho 37 anos e passei por isso na minha adolescência. A galeria só queria saber de ouvir Bonde do Tigrão, É o Tchan, Vai Lacraia, etc... Eu era um dos poucos que curtia (morava na Zona Leste de São Paulo). A galera tinha que ir pra Galeria do Rock, no centro, pra trocar ideia e sentir uma sensação de pertencimento. Hoje em dia muita coisa mudou, com 1 clique você escuta o que quiser, assiste a clipes e shows de bandas que seriam inimagináveis conseguir na época. Além de poder entrar em contato com pessoas que curtem o mesmo som que você.
Resumindo, o mundo mudou, muita bosta vem acontecendo, mas muita coisa boa também. A gente tem que se virar com as ferramentas que temos, o metal/rock veio do underground e continuará sendo, não é modinha.
@@GabrielVasquez1987 o seu comentário foi preciso... eu já sou um véio, nasci em 1971... antigamente, quem era um outsider, vivia deslocado... hj em dia é mais fácil encontrar pessoas com gostos afins! Na minha adolescência, eu tive a sorte de conviver com vários amigos que curtiam metal, punk e rock em geral!
A esperança no país renovada! Siga nesse caminho, longe de superficialidade, pobreza de espírito e apologia da mediocridade. 🤘🤘🤘
Quem começa ouvindo metal ,nunca deixa de ouvir.
NÃO MESMO!!!...Rock nroll/Metal Forever !!!...
Acredito que a antiga MTV BR exerceu grande influência. Hoje é mais por tradição pai/filho ou por causa de algum game.
Com certeza mano! Se eu dependesse dos meus pais na época eu teria o mesmo gosto do brasileiro convencional.
Sim, na época da MTV foi algo que ajudou as pessoas a conhecerem mais do rock e metal em geral.
MTV, Guitar Hero, aqueles DVD’S de 3 por 10 que a gente via bastante e tinha vários com capas chamativas.. discos na época de vinil tbm.. faziam coleção, os próprios animes.. pessoal gostava dos toques de guitarra.. enfim mt coisa influenciou..
Eu fui um desses influenciados pela MTV
Aquele jogo need for speed most wanted foi a razão de muitos provavelmente.
Escuto heavy metal desde os meus 10 anos de idade. Hj completo meus 24 anos e continuo me apaixonando por esse gênero e suas vertentes. O meu estilo preferido é o metal progressivo, me emociona quando escuto essa vertente.
algo que reparo, é que de "música pesada" o que restou pra hoje em dia foram gêneros como o deathcore, metalcore e etc, que são menos presos. eles conquistam um público jovem, o que é fundamental para fazer sucesso. os roqueiros/metaleiros mais puristas torcem o nariz e isso acaba fechando ainda mais o nicho, e esses gêneros que mencionei fazem justamente o contrário.
Tenho 19 anos e comecei a escutar metal/rock esses tempos o sentimento e as sencações que a musica proporciona são inexplícaveis.
musica épica porra, o bagulho é único e grandioso, toca no fundo da alma
Parece que vc tá descrevendo o sertanejo de hoje em dia!!
@@strougt legal
Sertanejo não toca nem na bosta que eu largo@@strougt
O metal não, mas algumas bandas estão mortas, basta ver o Angra. Fora do metal, algumas bandas como o Arctic Monkeys, também já eram. Eu já fui muito fã, e inclusive tive bandas de Power Metal, depois que envelheci fui mais pro Rock e derivados, ouço coisas "novas", Reignwolf, Cleopatrick, Highly Suspect, Himalayas, The Amazons, TV On Radio
@@strougt parabéns amigo, você conseguiu ser um babaca na internet! esta feliz agora?
O Rock foi um dos gêneros musicais mais consumidos dos maiores mercados ano passado. A galera fala como se o gênero tivesse nichado, alguns subgêneros podem até ser, mas o Alternativo é gigantesco.
Hoje o metal é nichado sim mano, muito difícil achar alguém que escuta metal moderno e não dá pra viver de bandas clássicas. Únicas bandas que furaram um pouquinho a bolha nos últimos anos foram Jinjer (e só foi 1 música), Spiritbox, Knocked Loose e Slaughter to Prevail.
@@Arthur_-xv4yt O Metal ficou nichado mesmo, mas os gêneros que sempre foram bem populares ainda permanecem, claro, não tem a mesma força do auge mas continuam bem fortes. Em especial como citei o Alternativo (encaixando aqui o Indie e variáveis) e o Pop Rock padrão que sempre tem.
Hj é micro nichado, la fora é muito forte, mas aqui nunca foi la essas coisas
Aqui no Brasil, o povo só quer saber de batucada e sacanagem.
Nao é apenas uma musica legal pra ta bebendo uma com amigos, metal vai muito além disso.
O metal jamais irá morrer🤘🏻
Cara, morrer ele não vai, mas pode virar uma espécie de ítem de museu se os rockeiros não pagarem o ingresso pra assistir a banda da gurizada nova que tá tentando manter o estilo operante. O problema do rockeiro é que ele só quer ficar ouvindo os clássicos em casa. Temos que ir para os eventos, poxa! Temos que fazer o Rock gerar receita, manter as casas de Rock das cidades ao ir pelo menos 1 ou 2 finais de semana por mês, é como uma irmandade que a gente paga pra manter o local e prestigiar os novos integrantes que surgem no palco.
@@maxcp782 isso é um fato brother, tenho banda e sei exatamente que esse é o principal problema. Mtos infelizmente pararam no tempo, tem muita Band boa noite underground!
Hoje eu tô com 29 anos. Nasci nos anos 90. Eu sou de uma geração (milenium) que teve ainda muito contato com o rock no meanstream. Muitas bandas de hardcore tinham até suas canções como abertura de Malhação como o Charlie Brown Jr., Strike, etc. A Fairy Tale do Shaman, por exemplo, era tema da novela O Beijo do Vampiro. Se ouvia muito ainda bandas de hard rock como Guns n' Roses e bandas gringas de hardcore ou punk rock como Green Day. Aí o mlk comecava ouvindo as bandas do meanstream, se acostumando com o som das guitarras e todo mais e depois ia migrando pro metal. Descobrindo Helloween, Angra, etc. Acho que é isso que faz falta hoje em dia. Bandas de rock mesmo que com um som mais leve no meanstream servindo de porta de entrada pro metal e/ou punk rock. Única coisa que ainda serve de porta de entrada pra molecada são as aberturas e encerramentos de animes e, por incrível que pareca os raps de animes. Mlk gosta lá de ver Naruto e Hunter x Hunter aí vê o rap do Madara do Tauz que tem una guitarra ou o rap do Kurapika e o do Meruem do Enygma que tem até gutural e guitarras bem pesadas e começa a curtir rapcore e vai atras de Linkin Park, Falling in Reverse, etc e quando a pessoa vai se dar conta tá ouvindo Faith no More e Pavilhão 9. Kkkk
tenho 60 anos descobri e comecei a ouvir rock aos 7 anos de idade , quando passava na tv folias na praia era um seriado que tocava muito surf rock, dick dale e outros me apaixonei na hora e nunca mais larguei esse som maravilhoso, surf rock, blues, rock classico, heavy metal , vou com ele até o fim e quanto mais o tempo passa mais gosto é incrível graças a Deus tenho bom gosto.
Uma banda que eu nunca tinha ouvido agora to viciado nas músicas é o Halloween
Helloween é bom demais. Um dos melhores shows da atualidade com os 03 vocalistas.
EEEAGLE FLY FREEEE
Helloween é excelente, camarada! Escuta dps The chance
Helloween é bom demais, keeper of the seven keys é bom demais, Michel kiske com a voz impecável (até hj né)
Continua meu amigo.
Ouve o Gambling with the Devil e Seventh Sinners
Rafael Bittencourt é muito foda, cada vez que ouço esse cara falar admiro mais
Como o rock "sobrevive"? Simples. Esse gênero musical não é modinha.O cara ou a mina que curtem, são fiéis.😎
Eu quando tinha 15 anos falava isso. Ainda bem que tenho 35 hoje. 🤦🏽♂️
É tipo isso. Mesma coisa com o Blues.
Somos fiéis!!
Ouvindo Anthriel nesse momento.
que comentariozinho infame
São fiéis kkkkkkkkkk
São musicas feitas com amor, maioria dos rock tem começo, meio e fim.
Sempre vão fazer emocionar ao escutar uma boa musica
Como disse Alex Turner " aquele velho rock nunca vai morrer "
Vai morrer sim!
Assisto o flow desde o começo e tava com sdd de ver uns convidados assim, tinha pulado essa entrevista, muito boa
Conversa*
Somos poucos e cada vez mais raros, fim dos anos 90 e começo dos 2000 eu era o único cabeludo roqueiro na escola inteira, dos 3 períodos.
O Rafael se expressa muito bem. Muito inteligente.
Assim como tem gente que gosta de música clássica de quase 300 anos atrás, tem gente que vai sempre gostar de ouvir metal
Não é um simples convidado metaleiro, é o Kiko Loureiro
Sobrevive porque ainda tem gente com bom gosto e que não quer fazer parte da manada.
Simples 👏🏻👏🏻👏🏻
@@CaioBittencourtbfrNe?
Total
Aí cara desfaz tudo que o pessoal falou no podcast, parabéns 👏👏👏
po o quanto isso soa adolescente revoltado eh sacanagem ta kjjkkk
"Enquanto aquela estrela brilhar no azul do céu, o heavy nunca vai parar de rolar."
aqui na cidade esses dias ainda vi uma mulekada de uns 14/16 anos curtindo metal e bateu aquela sensação de que (nao o metal nao vai morrer), mesmo que nao seja tao forte como antes tem uma boa parcela de gente que gosta por ai
Eu com meus 39 anos comecei ouvindo metal muito cedo com 8 anos, nostalgia de ter uma banda de garagem de metal, reunir os amigos para ver o ensaio, hellowen ,iron angra etc. tempos bons de festival de banda. Hj com dois filhos vejo que a cultura e esse legado é passado para a geração seguinte por meio de incentivo. Seu filho vendo vc tocar, ouvir as mesmas musicas de 30 anos atrás. Metal me ajudou a vencer a timidez, a ter maior controle do meu autismo, ter foco, so tenho a agradecer. Meu filho mais velho tem autismo tbm faz aula de bateria, isso ajuda ele a ter foco. Minha esposa, conheci uma banda que eu tinha q tocava nighwish, evanescence kk.Meu sonho é ver meus filhos com uma banda ensaindo na nossa garagem kk, quem sabe. 😅
Estou pelo que gosto desde criança, mas sempre aparece coisas novas.
O rock pra mim é uma religião, quando tô triste, feliz sempre tô ouvindo rock. E não me vejo sem música ( rock ), meu ouvido é um templo, essas músicas que todos escutam hoje em dia, me dão é dor de cabeça!
Excelente análise, principalmente do Kiko Loureiro, nunca havia pensado em alguns pontos, por exemplo de como o metal é ruim para casas de shows no geral, pois precisa de muito tempo, espaço e transporte, os fãs querem só assistir (principalmente virtuose) ao invés de ficar bebendo um monte e gastar no estabelecimento, etc.; bem como dá para fazer um paralelo com a música clássica e as orquestras, onde é necessário apoio do Estado para manter, devido aos altos custos de instrumentos, espaço, etc.
Além disso, como o Rafael Bittencourt bem falou, também tem o fato de que para um jovem aprender rock ou metal, há um custo grande, o instrumento é caro, professor é caro, etc., o que também é similar à música clássica e orquestras.
Ouvir Helloween,stratovarius, Avantasia, dream theater,simphony x,só bandas feras, não tem como parar de ouvir metal
Rock é sinônimo de nostalgia,época da adolescência, infelizmente muito crescem e aderem outras vertentes da música
O heavy metal não está morto está vivo e não e modinha e sempre vai ter pessoas que escutam vida longa ao rock e ao metal
É tudo muito pessoal e particular, vai de cada um.
O metal me capturou com algumas bandas clássicas, tipo Metallica, Iron e Slayer. Depois conheci metal extremo, melódico, progressivo, e sem desgostar das bandas clássicas, fixei meu gosto nos descendentes das clássicas. Hoje, não consigo amar bandas clássicas que não ouvia muito quando mais novo, tipo Megadeth. Gosto do som, mas não é como ouvir Iron, Metallica. Já bandas muito novas é difícil eu me surpreender, mas já me surpreendi com algumas.
Em minha humilde opinião,pessoas sempre vão ouvir metal,porque,por mais incrível que pareça,é inovação e originalidade pura !!! Além de ser diferente e explorar assuntos diversos e diferentes,e de muitas formas diferentes,é algo feito com inteligência!!! Por isso,chama a atenção, é bom,é falado em línguas diferentes,e o contexto é extremamente múltiplo!!!Tem uma abordagem,que além de interessante, mexe com o som de uma forma poderosa,por causa de sua energia e a sua forma de ser feito !!!É complexo,é inteligente,é diferente é sempre haverá interessados,pois "casa" com praticamente com qualquer assunto!!!...É "simplesmente mágico"!!!...
Que massa teu comentário, descreve bem o quão profundo e variado o metal é, é o único estilo musical que consegue harmonia entre composições clássica e agressividade, tem muita técnica e criatividade dos mais variados temas, ele rompe barreiras e não se prende ao senso comum é uma puta energia dahora, eu nunca deixarei de ouvir metal.
Cara, que papo alto nível... brabo demais! Falaram tudo
Som bom
Agradável aos ouvidos
Sensação de liberdade
Tem harmonia
No meu caso, aprendi a gostar de rock por causa do meu irmão mais velho que e rokeiro, mas agradeço ele até hoje por ter me ensinado a ter bom gosto
Deve ser porque pra ser do metal, rock enfim, tem que ser bom músico e bom cantor. Ser vocal de rock não é pra qualquer um. Isso eu admiro no rock, a qualidade dos músicos.
Papo bastante coerente. Realmente é bem caro pra quem está iniciando no mundo do rock. Um kit básico de guitarra, ampli, cabos, case para transporte, etc. não sai por menos de mil pratas, fora as aulas, deslocamento, dedicação necessária e tudo mais. A maioria desiste de fazer rock e passa apenas a consumir rock, o que já é uma grande coisa.
Nenhum estilo musical genuíno criado com qualidade vai morrer. Só fica mais ou menos popular de acordo com a temporada e conforme a mídia divulga. Mas jamais vai deixar de existir, reggae, rock, blues, jazz..uma vez criado, é eterno.
O último grande movimento do rock foi com o New metal, onde a galera mais purista tinha um enorme preconceito com o estilo.
Fato. É exatamente isso.
Quanto mais o Rock que gera tanta paixão e acaba contaminando a pessoa de uma maneira que esses outros tipos de música não fazem. E o Metal por exemplo eu diria que é o estilo musical mais completo que existe, pois tudo da pra incorporar no Metal: Blues, Jazz, Hard Rock, Rock n Roll, Soul, Pop, Disco, Opera, Música Clássica, Rock Progressivo, Folk, etc, etc.
@@leonardorafael2780Não foi. Depois disso ainda teve o Metalcore, Deathcore, Screamo, Mathcore, e as bandas de Death Metal melódico (Gothenburg Sound) também começaram a ficar maiores e algumas começaram a se mesclar também com esses estilos e vice-versa.
Mas concordo que o pessoal do Metal deu mais xilique e ficaram mais histéricos com o Nu Metal do que com esses outros estilos que ficaram na moda.
@@danielwildeboer1382 Cara, digo o último grande movimento em relação ao mainstream. O Nu metal, no seu auge, dominava as rádios e as principais redes de televisão da época, como a MTV que, na época, era uma das, senão o maior canal televisivo voltada a música. Essas outras vertentes do rock que você citou, fizeram sim seu sucesso, mas não foi algo tão estrondoso como o Nu metal. Deathcore, metalcore e outros por você citados, não dominaram o mainstream, são gêneros muito de bolha, principalmente o Deathcore.
Metal é vida! 💯% Rock'in roll nas veias 👊🏻
Eu dentre minha família inteira sou uma anomalia genética kkkkkk. Conheci rock/metal em jogos e na internet, nunca tive preconceito de achar que era coisa de velho como sempre vi o pessoal da minha idade dizendo, e também até hoje nunca achei uma pessoa da minha idade que tbm curta (17 anos). Gosto tanto que comecei a ter gosto por instrumentos musicais, hoje toco violão, guitarra (sempre aprendendo) e estou participando de uma banda de instrumentos de sopro, que no meu caso eu uso o Trombone de Vara. O rock e o metal me levaram a outros estilos musicais que tbm estão esquecidos tipo Blues e música clássica. Creio que o problema no Brasil seja a dificuldade no acesso aos instrumentos musicais porque são caros, e isso de certa forma "elitiza" o gênero.
O Blues é o pai do Rock.
@@MarkoFrey Pior, tem bastante características do Blues no Rock
@@kaiky7705 Por causa disso mesmo. O Blues é o pai do Rock. Sem o Blues, não existiria Rock, não existiria Hardcore, não existiria Grunge, não existiria Heavy Metal, e não existiria Norwegian Depressive Suicidal Black Metal, nem Swedish Brutal Death Metal, e nem North American Funeral Doom Metal.
@@MarkoFrey carai esses três últimos ai nunca nem ouvi falar kkkkkkk
@@kaiky7705 o cara brisou kkk, nichou aínda mais os estilos DSBM noruegues, o Death sueco, e o mais bizarro North American Funeral Doom kkkkkkk, sendo que a grande cena do funeral Doom não é lá é só a cena locas dos países que o cara brisou aí 🤣🤣🤣
Eu sou da geração guitar hero, se não fosse esse jogo eu provavelmente seria funkeiro
somos dois irmão , minhas playlist era somente G.h rs
Guitar hero, need for speed, tony hawks etc era só pauleira, bom demais
Falo o mesmo. Antes nem ligava pra música, mas depois que joguei guitar hero pela primeira vez foi paixão a primeira vista (ou a primeira ouvida kkk)
Gta san andreas na radio x e kdst
Need for speed me apresentou decandence da banda Disturbed e daí pra frente fui procurar mais rock kkkk
Os funkerinhos de hoje em dia pensam que o rock é coisa do passado, porém o estilo é gigante e imortal. Em números, o rock e o POP são os estilos de maior sucesso na história da música. O rock é o puro sucesso com shows lotados e bandas lendárias: U2, Rolling Stones, Beatles, Nirvana, Queen, Led, Elvis, ACDC, Iron, Guns, Metallica etc... Calem a boca funkerinhos e aceitem, vcs não podem competir!! O rock é maior!
Eu escuto metal desda barriga da minha mãe , e hoje aos 20 anos até hoje escuto, viva ao metal💪
metal ainda é EXTREMAMENTE vivo na cena do metal moderno, porém muitos velhos chatos preferem desprezar só pq é diferente do clássico dos anos 80
Anos 80? Foram os anos, de meados ao final, da decadência, com o surgimento do lixo (trash metal), do metal farofa e da tal "nova onda do heavy metal". A última banda de heavy metal que prestou foi Motörhead (que começou nos anos 70, diga-se), com seu speed metal misturado com o punk rock e o rock 'n' roll pesado. Segundo pensa este "véio" sábio (não sou chato, não. rs), é claro. O melhor do rock em geral foi o que se fez nos anos 60 e 70. Depois houve muita coisa boa inspirada nos anos 60, principalmente, mas não o heavy metal, que só dacaiu com o trash, death e o horrível black metal. rs.
@@AntonioAraujo-rg2il é completamente normal vc preferir algo mais clássico ou algo que ouvia quando mais novo, mas o preconceito que várias bandas dos anos 2000/2010 e até atuais sofreram e sofrem por simplesmente fazerem algo que não é igual o clássico do metal é um dos motivos que o gênero morre um pouco a cada ano
Bad Omens, Sleep Token, Spiritbox, Code Orange... Boas bandas, mas com números bem discretos perto do Mainstream. No Brasil nem tem o que falar.
@@HenriqueM-jh1ye exato, basicamente é o que segura a cena atualmente e são bandas que tão crescendo demais, o problema a propria falta de conhecimento do tiozao que acha que metal é apenas iron e sabbath, a cena do metal moderno ta muito grande, muito coisa boa
@@rickjacqueminout1021 Metal virou nicho. O público não tá se renovando. Molecada hoje só escuta Sertanejo, Funk e Trap.
O melhor deste podcast é a quantidade de metaleiros comentando, dá para ver que a comunidade é gente do bem, olha só os comentários mano é tudo pessoal culto e inteligente
Queria fazer uma observação no que o Kiko falou: o público de Heavy Metal (aliás, do Rock em geral) realmente não bebe whisky com Redbull, mas muita cerveja. Rsss
SIIMM,🤘🏿🤘🏿🍺🍻
mlk era td que eu queria estar nesse bate papo ai
Resumindo: metal is the law, the law is the metal, the law metal is, metal.
Never, Never, NEVER NEVER NEVER use BERRRMUDAAA
Metal
Na verdade ouvir metal é como se fosse escolhido tenho 22 anos e sou um headbanger e e aonde imerso nessa cultura que me deixa feliz
Eu, um carioca que ouve polyphia, sleep token, lorna shore, spiritbox e trocentas outras bandas.. o metal só sobrevive porque ainda tem gente que aprecia técnica, qualidade e profundidade na música, não é algo raso como a maioria dos outros estilos, somos "poucos" mas somos fiéis a isso
"não é algo raso como a maioria dos outros estilos" tem algo mais elitista do que dizer isso?
Tbm sou carioca e curto
@@EncareTheAbismo A lógica é : quanto mais profundo, original e bem feito for mais tempo será apreciado. Isso é ARTE, no rock/metal é normal ouvir centenas de músicas de +30/40 anos atrás, já no funk, sertanejo isso acontece? os artistas precisam lançar música nova toda semana do contrário serão esquecidos, praticamente nada se conserva, são estilos que se vendem por $$$ para as pessoas que não querem se aprofundar muito. Existem obras de arte com +200 anos apreciadas até os dias ATUAIS, e elas podem ser apreciadas em diversos museus e exposições ou mesmo pelo google da pra ter alguma noçãozinha, mas o fato é que as pessoas não da valor e nem se interessam, isso é algo elitista para você?
@@EncareTheAbismoé para poucos mesmo!
Ouço músicas em que a adolescência vivia em mim , e hoje está mais forte como nunca.
"Metal espadinha", essa expressão é nova pra mim! 🤣🤣🤣🤣🤣 Aqui no Brasil, nessa época tinha a banda "Máscara de Ferro"...os caras se fantasiavam no estilo medieval, tipo Saxon na fase Crusader. Eu achava legal!!! Eu consumi muito heavy metal nos anos 80 e 90...cheguei a comprar catálogos completos das gravadoras especializadas da época (Baratos e Afins, Cogumelo Records, Hellion Records, Rock Brigade, etc.).
Cara, sempre fui fã de rock/metal muito por influência no início. Meu pai trabalhava com eventos de bandas e tinha muitos amigos de bandas de rock. Alguns deles me davam CDs de bandas de rock/metal e assim foi criando meu costume e minha paixão. Hoje eu percebo que isso já virou parte de mim, da minha personalidade, do que sou. Acredito que hj em dia é a mesma coisa, o que vira moda acaba chamando a atenção dos jovens que "querem estar na moda" e acabam se acostumando com o ritimo. Hj o rock não é o ritimo do momento, mas devida a história do gênero ter tido muito impacto, ainda sim vc vê pessoas escutando hj em dia. Seja pessoas mais old ou mais novas. Acredito que tbm vai muito da pessoa msm, as vezes é simplesmente aquilo que interessa ela e pronto. Outro ponto é que hoje é a era da informação, muita coisa que vai tentar chamar a sua atenção. Por isso é mais difícil encontrar alguém que tenha sua prioridade musical só no rock/metal.
Meu irmão é Metaleiro ele trabalha em uma Metalúrgica a 7 anos ⚙️
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂
Nunca vai morrer 🖤 metal é para sempre
Metal jamais irá morrer !! O Rock n Roll jamais irá morrer ! O Metal é GIGANTE !!! somos uma tribo , Heavy Metal 🤘🏻 para sempre !!
Napalm Death em Florianópolis em Outubro. Quem vamos? Amo Angra, ainda não fui no show, com certeza irei.
a real é que o metal tá sendo passado como herança, a família é um dos maiores alicerces do metal
Metal virou cultura tradicional/conservadora kkkkkkk
Nada contra. Acho isso maravilhoso, inclusive kkkk
??? 😂😂😂😂
@@GuilFernandesconservador que ouve metal é no mínimo hipócrita. Porque o que tem de banda de metal falando mal de religião kkkkk.
@@Respect-jb9fy ironicamente, eu discordo kkkkk
O metal veio do Rock, e o rock tem muito de cristianismo. Primeiro que o rock, diferente do que se diz, não veio exclusivamente do Blues, mas de elementos misturados deste com o Country, o Jazz e da Música Gospel. Além disso, o termo "Rock N' Roll" vem de uma gíria cristã que indica um estado de êxtase espiritual, e esse termo seria usada em seguida como uma gíria sexual(que é o significado que atribuem atualmente, escondendo a real origem). E, por fim, dentre as várias músicas apontadas como "a primeira gravação de Rock da história", uma das mais aceitas como tal é a música "Strange Things Happening Everyday", que é uma música cristã composta e interpretada por Sister Rosetta Tharpe, cantora cristã que acabou por inspirar os primeiros grandes ícones do Rock como Elvis e Chuck Berry.
Se não foi suficiente, parece que o Black Sabbath, banda que inaugurou o metal, tinha muito frequente temáticas cristãs nas suas letras, sendo fruto da criação aparentemente católica do Ozzy Osbourne e Geezer Butler. Ou seja, o rock e o metal são originados do meio cristão e foram usurpados pelo secularismo e o paganismo que querem inculcar na mente de todo mundo que o rock é ateu/satânico.
@@GuilFernandes Rock como todo estilo musical tem seus sub gêneros. Ter conotação cristã no rock é uma coisa, ter cristão no metal é outra. Metal é rock, mas ele se difere do rock mais mainstream que o pessoal mais ouve. E no metal você ser cristão é hipócrita pra crlh, pq já conheço metal muito bem, até às bandas mainstream como Korn e Slipknot já teceram diversas críticas à religião. Ainda tem o Black metal e o death metal, que são underground, ainda sim, tem muito mais público do que white metal(metal cristão), isso já prova meu ponto, se tem conservador ouvindo Black metal e death metal ele é no mínimo hipócrita pra kct. E rock in rool ter uma conotação cristã? Podia ate ter mas isso mudou nos anos 80 com o lema: "Sexo, drogas e Rock n' roll."
No meu caso eu conheci o rock ainda quero era criança por conta de influência familiar, com o tempo fui descobrindo outros gêneros e hoje em dia escuto todas as vertentes possíveis (black/thrash/punk/death/doom metal e etc). O metal continua vivo por conta da tradição, isso é fato. Porém o mercado de filmes/series/games tem muita influência, o filme “meu malvado favorito” lançado esse ano tem Guns e AC/DC no trailer.
As crianças escutam no carro indo para a escola! E curtem!
Metal é relaxante demais❤
Vendo os videos dos shows do Edu falaschi da pra ver que tem muita gente nova, mais não se comparar ao publico de antigamente mais creio que vai se manter por nicho.
O Kiko no Blind Guardian seria foda demais!!!!
Desde os 12 ouvindo Judas priest, Rammstein, Disturbed etc
O Igor foi muito eu explicando o motivo de ainda ouvirmos rock, slk 🤘
Black Sabbath
Iron Maiden
Judas Priest
Sepultura
Metallica
Slayer
Slipknot e muitos outros, metal forever!
Essas bandas são ótimas mas prefiro as underground do nu metal
Cresci com uma Mãe Rockeira: na minha adolescência, e até hoje, aos 34 anos, honro e escuto meu Metal!
Heavy metal vai se tornar algo cult. Assim como quem ouve jazz doa anos 30 ....
@@celtikk1 sim e nao, duvido Cannibal Corpse virar um "jazz"!
@@celtikk1 ???? Cult ???
Também acho, muito em breve os "artistas" vão reproduzir suas músicas tudo através de I.A e diferentes estilos terão os mesmos padrões, assim as músicas do "velho mundo" terão um maior valor.
Eu escuto de tudo, a minha métrica pra por na playlist é eu gostar do som, tem desde louvor até Ne Obliviscaris
No one can destroy the Metal
The Metal will strike you down with a vicious blow
We are the vanquished foes of the Metal
We tried to win, for why? We do not know
Que bate papo inteligente pra caralho !
Eu sou apegado as bamdas antigas porque foi aquela coisa do primeiro amor né , más sou aberto a novidades no rock/metal acho bom e necessário prestigiarmos novas bsndas porque o som precisa ter uma continuidade né, o tempo passa pra todo mundo e os artistas emvelhecem , já não é mais aquela voz , aquela performance e morrem como tudo mundo más , o rock/metal precisa continuar .
Acho muito importante prestigiar bandas novas também, mas hoje eu não sei onde achar kkkkk
Se tiver umas dicas, me fala!
Na minha época(anos 80),quem era Metal era visto como um ET kkk.
E hoje em dia é ainda mais.
Eu morri na decada de 90 e continuo ouvindo metal.
FUNK NÃO É CONTRA O SISTEMA, ELE É O PRÓPRIO SISTEMA!
Poxa, manolo, não fode, espadinha
@@Evertomklein-v2e funk é lixo
funk é a lixeira aqui de casa
Atualmente Funk e Pagode é o sistema.
Sim kkkkk
Primeiro o metal tem um som diferente e músicos muito bom e as letras são sobre histórias surpreendente viva underground brasileiro ❤
Cara adora o Rafa compondo e tocando mas não concordo com nada do que ele diz a respeito do funk ! Quem sempre fez o que ele falou foi o rap !
Pois é. Funk é 100% dentro do sistema. Mais fácil esperar posição opositora do rap ou do rock mesmo, às vezes até da música religiosa kkkk
@@douglasalcantara644 e o que eu sempre digo, ele tocando ou compondo ok, mas nao tem uma vez que ele abre a boca que nao sai besteira!
@@GuilFernandessim a música gospel é mais anti sistema que funk, pois os religiosos no geral também são anti sistema, já que a cultura mundana em via de regra é totalmente contra as Escrituras.
O Rafael falou muito groselha acerca do funk, o funk é tão pro sistema quanto sertanojo e pagode, é só ver o perfil de quem gosta destas músicas sabe.
@@nanomoura9389 exatamente! Obrigado por ser uma das que entende!
Passei dos 60 anos e ainda curto Metal. Death, Thrash, Tradicional. Comecei ouvindo os Beatles (ainda juntos), Stones, Kinks, John Mayall, Rock brasileiro desde a Jovem Guarda.
Metaleiro falando bem de funk ai já era o metal mesmo kkkkkkkk
Esse Rafael é um fazedor de média nato. Na cabeça dele, o público do Angra irá se renovar vindo desses outros estilos.
Nao mano, ele só tem a mente aberta em entender as motivações anarquicas por tras do funk, como o Rock e o metal teve e tem
Rafael, um passivo paz-e-amor. Nada contra, mas absolutamente nada a favor.
@@henfs o cara falar que o funk é anti sistema está viajando, este Rafael está falando groselha, o funk tão sistema quanto sertanojo e pagode, é tudo farinha do mermo sac0, não tem nada contestador e anti sistema no funk, muito pelo contrário, o funk é um filho e vassalo do sistema, é f0da ver o Rafael passando pano pra isto.
@@nanomoura9389 Exatamente, gnomoura. Funk é outro subproduto do esgoto sistemático de controle.
Ser contra cultura, falando sacanagem e cantando mal é bem diferente de contestar o sistema, no fundo o funk é só um bando de alienado bestializados, comparar isso com o Punk chega a ser imbecilizante.
Funk era pra ser algo anti-sistema mas foi cooptado pelo Sistema e também é utilizado como parte do processo de Imbecializacao das massas.
Pois é, funk, na verdade, é falta de cultura.
Eu odeio Ramones e Nirvana, mas trocaria funk por esses dois tranquilo
Eu sempre vou ouvir escuto desde dos 12 tenho 47 e sempre vou ouvir é uma questão de bom gosto kkkk
Parei o vídeo quando o cara falou que Punk seria o funk 😒
Boa kkk. Realmente, depois dessa asneira que o Rafael falou não deu mais pra tankar o vídeo. Essa foi de doer o ouvido.
Eu ainda escuto metal, pq metal é foda para caralho!
Queria ver uma interação do vinheteiro com o kiko Loureiro kkkkkk
Eu queria ver uma interação do Vinheteiro com o Silas Fernandes.
FLOW!! Tragam o Eloy Casagrande (brasileiro e novo baterista do Slipknot) e o Corey Taylor do Slipknot em outubro!!!
Meu deus, nao tem uma vez que o Rafa abre a boca que nao sai merda!
😂 ele não deixa o Kiko falar 😢