Meu avô DANÇAVA Catira e eu chorei vendo esse vídeo ENALTECENDO a CULTURA CAIPIRA! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Viva Goiás! Viva a Catira! Viva a Cultura Caipira!
Obrigado pelo trabalho de valorização da nossa cultura caipira, Pedro! Conscientizar as pessoas sobre suas origens é essencial! Vamo que vamo, ansiando pelos próximos, no qual faremos questão de divulgar!
Eu como caipira do Pé da Serra do Itapeti, Mogi das Cruzes - SP , neto e bisneto de tropeiros e carreiros , cumprimento o povo do canal ! Obrigado pela matéria ! Já me inscrevi no canal . Abraços a todos !
muto bom esse video. gostaria de sabber como baixa-lo. Estou querendo apresentar no curso de dança catira que estamos dando as crianças de 8 a 14 anos na escola de nossa comunidade com o objetivo de resgatar esse cultura que tambem é de nossa região.
@@BerranteiroBR faz um vídeo falando sobre os cavalos,mulas que aparecem nas músicas,tipo as raças deles,eu sei que a maioria era tudo mestiço,mais eles deviam ter lá no fundo sangue de alguma raça,tipo,uma vez eu vi numa música falando que o personagem tem um inglês(psi)e outra raça tbm Tipo,eu tbm já ouvi falar que no interior de São Paulo tinha gente que comprava tropa no rs que era mestiça psi com crioulo,e no MT e MS cruzavam psi com pantaneiro,um senhor daqui onde eu moro disse uma vez que antigamente por aqui mta gente tinha mestiço cavalo de tração e tbm tinha gente que comprava lusitano aposentado da cavalaria do exército
que video bem explicado , parabens pelo canal , primeira vez aqui vou sempre acompanhar , sou nascido e criado no interiorzao de sp , nossa tradiçao e rica demais !!!!!!!
Boa noite Pedro tenho uma sugestão de conteúdo para um vídeo vc poderia falar da origem do tereré e do chimarrão sempre quis saber a origem dessas bebidas
Amei o vídeo Pedro vc me ajudou até fazer uma lição que a professora colocou no grupo da sala que era dança contemporânea e a catira e uma dança contemporânea se a professora não gosta to nem aí vó continua com o meu trabalho da catira
Ave credo, que maravilha, que espetáculo, barbaridade tchê, deu pra ti guri, grande historiador, Pedro Henrique, Professor de historia. Que Deus te abençoe. Um abraco em todos.
Vi uns vídeos de flamenco, é muito semelhante. Palmas e sapateado forte. Coisas do Sul da Espanha. Já que o padre Anchieta era espanhol, e ele que introduziu essa cultura, pode ser uma adaptação do estilo espanhol aos populares.
O padre Anchieta era das Ilhas Canárias, foi pra Portugal ainda adolescente estudar Acho que esse tipo de sapateado é encontrado em mais de uma região da península ibérica estando presente em algumas danças portuguesa, por isso, é bem difícil cravar se é uma influência direta do flamenco.
Muito bom conhecer o início de tudo. Na minha região, Leste goiano e entorno do DF tem uma mistura de todos esses ritmos que varia de cada região. Inclusive na minha cidade Água Fria de Goiás tem uma mistura entre a moda de viola e fechando a apresentação com Recortado. Parabéns pelo trabalho!
Pedro a impressão que dá de ver os dançarinos é de que este ritmo é para colocar uma cidade inteira para dançar e levantar a poeira! Parece uma piração mas depois que vi no seu vídeo que a origem era nos índios explica tudo que energia linda o ritmo tem
Parabéns pelo documentário e muito importante que seja resgatada a cultura , sou de Goiás e posso dizer. Que. quem nunca assistiu um show ao vivo não sabe o que é o coração acompanhar as batidas das botas baterem no tablado e o repique da viola parabéns por ser uma pessoa tão jovem e tão centrada fique com Deus .
Eu sou muito fã da catira estou aprendendo a dançar catira e aprendendo a tocar viola e quero aprender a tocar berrante ainda não tenho berrante mais se deus quiser eu vou comprar um
Cara, adorei o seu vídeo! Eu achei muito informativo, meus parabéns! Além disso gostaria de lhe sugerir fazer um vídeo sobre as semelhanças entre ritmos paulistanos e nordestinos com o professor Fagner Araújo (o canal tem o mesmo nome) que além de professor de língua portuguesa é nordestino e músico! :)
Muito legal Pedro. Parabéns pelas explicações. Mas queria entender, por que você estava vestido quase que como um gaúcho (bombacha, botas, cinta e até o lenço vermelho no pescoço). A vestimenta, se não é, lembra muito a indumentaria dos sulistas. Sou de Minas Gerais e confesso nunca ter visto um vaqueiro vestindo algo parcido.
A cultura caipira foi extremamente importante para o trabalhador nacional livre do século XIX. Os grandes cafeicultores queriam emprega-los na lavoura, mas os hábitos no trato com o escravo, permanecia nas relações com o trabalhador livre, seja nacional ou imigrante. Foi a cultura caipira que compondo vários aspectos desde a religiosidade, seu comportamentosemi-nômande e seus hábitos na alimentação que lhe permitiu diversas possibilidades de escolha, de forma a resistir a dominação do grande proprietário.
A origem da catira é 100% portuguesa,vem do fandango. Procurem no TH-cam vídeos do fandango português. Ah! a viola caipira também é de origem portuguesa, chamava viola campaniça. Procurem vídeos sobre essa viola no TH-cam.
É uma dança de origem híbrida que combina elementos portugueses com índigenas, o ritmo e a forma com que os catireiros se organizam são derivados da cultura do índios tupis que os jesuítas tentavam catequizar criando essas formas de intregração culturais. O registros dessa dança tem mais de 300 anos e remonta ao processo de catequização ocorrida no planalto paulista.
Os tropeiros que passavam e passam aqui em aparecidinha Sorocaba SP não usam essa vestimenta ai kkk Aqui é só uma roupa qualquer e um revólver na cintura, de bem arrumado só os cavalos kkk
Pois bem...O ciclo do tropeirismo terminou por volta dos anos 30. Não confunda tropeiro com muladeiro. O bandeirante é um, tropeiro é outro e peão de boiadeiro é outro. Antigamente as roupas dos tropeiros eram assim, é só pesquisar. Abs
@@BerranteiroBRNa verdade os peões de boiadeiros eram tropeiros que cuidavam dos bois e os tropeiros era bandeirantes que faziam trilhas e sentinelas nas comarcas.
É uma dança híbrida criada no processo de catequese, o ritmo cateretê é possivelmente indígena, tbm a forma como os dançarinos se arrumam em filas e trocam de posição, o sapateado e a viola são portugueses.
Chula cultura "rio-grandense" forçou um pouco. É uma cultura tropeira do Sul do Brasil (PR-SC-RS), mas inicialmente começou com os tropeiros do planalto curitibano.
@@akiouchiyama Eles viviam viajando queridão, os de MG e SP eram os mesmos que viviam no centro oeste e sul, eram uma espécie de "caminhoneiros" dessa época, eles levavam e traziam mercadorias, uma rota muito famosa na época era a rota de Sorocaba (SP) até Viamão que na época também era SP e hoje é RS
@@PaulistaTradicional Sim. Mas os que residiam no Planalto Curitibano tinham costumes totalmente diferentes. Nunca vi um tropeiro de SP/MG tomar chimarrão e comer pinhão sapecado na grimpa. Podem ter tido as mesmas origens, mas tomaram rumos totalemente diferentes.
@@akiouchiyama A alimentação era semelhante, o churrasco, as vestimentas também eram semelhantes e os tropeiros paulistas também tomavam uma espécie de mate que não era chimarrão, aí eu te faço uma pergunta o americano do Texas tem costumes e alimentação diferente do americano da Califórnia, mas por causa disso eles deixam de serem conterrâneos? Não são americanos? Os tropeiros do sul também são descendentes dos bandeirantes paulistas, ponto!
É muito gratificante ver a nossa Cultura Caipira sendo divulgada e valorizada.
adorei
maravilha, Pedro! Bom video!
Obrigado pela audiência, Raquel!!!
Adorei saber um pouquinho dessa cultura rica. Obrigada!
Meu avô DANÇAVA Catira e eu chorei vendo esse vídeo ENALTECENDO a CULTURA CAIPIRA! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Viva Goiás! Viva a Catira! Viva a Cultura Caipira!
Cultura caipira é de São Paulo
famoso demais aqui em goiás, bão demais, eu dancei quando era pequena mas quero reaprender, amo demais da conta
Parabéns e obrigado pelo vídeo.
Parabéns por essa aula.
Obrigado pelo trabalho de valorização da nossa cultura caipira, Pedro! Conscientizar as pessoas sobre suas origens é essencial!
Vamo que vamo, ansiando pelos próximos, no qual faremos questão de divulgar!
Obrigado meus amigos. Vocês foram um dos grandes incentivadores para este projeto. Conte comigo na história boiadeira!
Excelente vídeo! Viva o povo caipira!
Muito obrigado, Guilherme...🙏👍
Amei esse episódio. Meu avô era Sanfoneiro e gostava muito de catira
Que bom que gostou, fico feliz por isto.🤠👍
Meus parabéns pelo trabalho de divulgação e informação! Muito bem feito e necessário!
Top
&
Topzera
+
E viva São Paulo e nossa cultura que deve ser exaltada.
Irmão, parabéns ❤
Ah !!! Todos os ritimos são Top !!!
Adorei conhecer a origem do Catira. Amo nossas raízes culturais! Parabéns aos grupos de Catira e ao canal! 👏👏👏👏👏👏👆👆👆
Estou MUITO emocionada com seu canal, em especial com esse vídeo sobre a Catira. Meu falecido avô dançava ❤
Eu como caipira do Pé da Serra do Itapeti, Mogi das Cruzes - SP , neto e bisneto de tropeiros e carreiros , cumprimento o povo do canal ! Obrigado pela matéria ! Já me inscrevi no canal . Abraços a todos !
Parabéns. Sou apaixonado na nossa cultura caipira.
Muito obrigado, meu amigo.
muto bom esse video. gostaria de sabber como baixa-lo. Estou querendo apresentar no curso de dança catira que estamos dando as crianças de 8 a 14 anos na escola de nossa comunidade com o objetivo de resgatar esse cultura que tambem é de nossa região.
Tem alguns sites que você consegue baixá-lo online...
Pesquise no google "baixar videos online do TH-cam"
abraços e obrigado por mostrar nas escolas.
Chique demais! parabéns
Rapaz, que riqueza de informações; meus parabéns, excelente canal!
O catira influenciou a chula? Onde posso encontrar essa informação? Estou fazendo um trabalho sobre a chula e preciso mais informações. Obrigada.
Parabéns! Belo trabalho de difusão da cultura caipira.
Muito obrigado, José Roberto. 🙏
@@BerranteiroBR faz um vídeo falando sobre os cavalos,mulas que aparecem nas músicas,tipo as raças deles,eu sei que a maioria era tudo mestiço,mais eles deviam ter lá no fundo sangue de alguma raça,tipo,uma vez eu vi numa música falando que o personagem tem um inglês(psi)e outra raça tbm
Tipo,eu tbm já ouvi falar que no interior de São Paulo tinha gente que comprava tropa no rs que era mestiça psi com crioulo,e no MT e MS cruzavam psi com pantaneiro,um senhor daqui onde eu moro disse uma vez que antigamente por aqui mta gente tinha mestiço cavalo de tração e tbm tinha gente que comprava lusitano aposentado da cavalaria do exército
Muito linda a divulgação gostei Dimais sou de Tanabi Aquele que dançou chula de joelho Tunim Catira
Foi imensamente emocionante. Gosto de todos.
5 meses sem vídeo,tá tudo bem?
Vídeo maravilhoso, tive um avo catireiro que morreu quando eu era muito novo! Um abraço de Portugal
Muito interessante!
Parabéns! Belo trabalho vc é uma pessoa inteligente pra encachar tudo isso na cabeça
Obrigado...É um trabalho de muita pesquisa e dedicação mesmo! Abraços...
que video bem explicado , parabens pelo canal , primeira vez aqui vou sempre acompanhar , sou nascido e criado no interiorzao de sp , nossa tradiçao e rica demais !!!!!!!
Muito obrigado, Samuel.
PARABÉNS PEDRO , SHOW DE BOLA, ÓTIMO CONTEÚDO SOBRE A CULTURA BRASILEIRA, PARABÉNS
Muito obrigado pelo comentário, Max. 🙏
Cultura "Brasileira"
Excelente vídeo e excelente Canal. Parabéns amigo
Amei o seu canal, parabéns!
Muito bom! conhecendo a catira que também temos em MS, região da antiga paulistania!
Vídeo muito interessante e belo cenário
Muito obrigado, Matheus.🙏👍
Boa noite Pedro tenho uma sugestão de conteúdo para um vídeo vc poderia falar da origem do tereré e do chimarrão sempre quis saber a origem dessas bebidas
Que documentário espetacular!
Pedro Henrique , sábio, detalhista e abençoado por Deus 🙌
A cultura caipira não pode morrer!
🤠👆
Fico feliz por seu comentário, Fernanda. Obrigado pela consideração que tens por mim!😇🙏
Muito bom esse vídeo!
Amei o vídeo Pedro vc me ajudou até fazer uma lição que a professora colocou no grupo da sala que era dança contemporânea e a catira e uma dança contemporânea se a professora não gosta to nem aí vó continua com o meu trabalho da catira
Parabéns companheiro, excelente vídeo!
Muito obrigado, amigo.
Muito bom!
um dos melhores canais do Brasil, shooow demais pedrooo
Muito obrigado, Caio. O seu canal também é excelente. Sempre acompanho!
@@BerranteiroBR fico feliz demais em ler isso 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom o conteúdo! Seguindo!
Ave credo, que maravilha, que espetáculo, barbaridade tchê, deu pra ti guri, grande historiador, Pedro Henrique, Professor de historia.
Que Deus te abençoe. Um abraco em todos.
Muito obrigado, Antonio Carlos.👍🙏
Gostei muito
Vi uns vídeos de flamenco, é muito semelhante.
Palmas e sapateado forte.
Coisas do Sul da Espanha.
Já que o padre Anchieta era espanhol, e ele que introduziu essa cultura, pode ser uma adaptação do estilo espanhol aos populares.
O padre Anchieta era das Ilhas Canárias, foi pra Portugal ainda adolescente estudar Acho que esse tipo de sapateado é encontrado em mais de uma região da península ibérica estando presente em algumas danças portuguesa, por isso, é bem difícil cravar se é uma influência direta do flamenco.
@@brunaferreirarocha2955
A Ilhas Canárias pertencem à Espanha. 🤐
A cultura local é espanhola.
@@brunaferreirarocha2955
Outra coisa, com 19 anos, não é mais adoecente.
O cara foi um Canário, em espanhol sortudo que nasceu no paraíso.
Legal
Fala um pouco da cana verde uma paulista
Cara que canal e trabalho legais. Parabéns, continue com o canal e com a difusão da nossa cultura caipira
Muito obrigado, Moisés.
Seja bem vindo!
ótimo trabalho 👏🏽
Catira aí, xaxado aqui kkk.
Amo nosso país!
Sou apaixonada pela catira . É uma danca tsmbem do meu estado MG regiao da pailistanea .
Parabéns! Vou usar seu vídeo na faculdade pra divulgar essa dança cultural. Vou apresentar um trabalho de arte sobre Catira.
parabéns
MUITO bem explicado sério e bunito demaisssss
Muito obrigado, meu bem!🙏
Muito bom conhecer o início de tudo.
Na minha região, Leste goiano e entorno do DF tem uma mistura de todos esses ritmos que varia de cada região. Inclusive na minha cidade Água Fria de Goiás tem uma mistura entre a moda de viola e fechando a apresentação com Recortado. Parabéns pelo trabalho!
Por favor!!! Quais são as características das trilhas sonoras na Catira???
Parabéns, ótimo vídeo, um forte abraço do Cido Viola e Serginho, gostei muito de assistir seu vídeo, recheado de cultura, abraços Pedro, sucessos.
Muito obrigado, amigos.
Fico feliz que tenham gostado...abraços!!🙏
Que lindo ...a minha infância 😍
Amo o Recortado
#ChicShowMcs parabéns adoro e gosto muito
Chique demais só esse trabalho tá bonito em
Muito obrigado meus amigos!!!
Valeu precisava disso para uma tarefa escolar
O cateretê é coisa linda !
Pedro a impressão que dá de ver os dançarinos é de que este ritmo é para colocar uma cidade inteira para dançar e levantar a poeira! Parece uma piração mas depois que vi no seu vídeo que a origem era nos índios explica tudo que energia linda o ritmo tem
Muito bom o vídeo, adorei conhecer a catira e um pouco da cultura paulista. Aqui no sul dançamos a chula, que exibe alguns traços parecidos.
Parabéns pelo documentário e muito importante que seja resgatada a cultura , sou de Goiás e posso dizer. Que. quem nunca assistiu um show ao vivo não sabe o que é o coração acompanhar as batidas das botas baterem no tablado e o repique da viola parabéns por ser uma pessoa tão jovem e tão centrada fique com Deus .
Também sou fã da cultura caipira
Eu sou muito fã da catira estou aprendendo a dançar catira e aprendendo a tocar viola e quero aprender a tocar berrante ainda não tenho berrante mais se deus quiser eu vou comprar um
Cara, adorei o seu vídeo! Eu achei muito informativo, meus parabéns! Além disso gostaria de lhe sugerir fazer um vídeo sobre as semelhanças entre ritmos paulistanos e nordestinos com o professor Fagner Araújo (o canal tem o mesmo nome) que além de professor de língua portuguesa é nordestino e músico! :)
Existe diferença entre a dança catira e o fandango de chilenas?
por favor, alguém pode me dizer qual é o objetivo da catira???????
Muito legal Pedro.
Parabéns pelas explicações.
Mas queria entender, por que você estava vestido quase que como um gaúcho (bombacha, botas, cinta e até o lenço vermelho no pescoço).
A vestimenta, se não é, lembra muito a indumentaria dos sulistas.
Sou de Minas Gerais e confesso nunca ter visto um vaqueiro vestindo algo parcido.
Obrigado pelo comentário.
Eu tenho um vídeo explicando sobre a origem da bombacha aqui no canal...Da uma olhada lá! Abraços!
Meus parabens pelo video!
É uma aula de historia!.
E é isso que deveria ser ensinado em nossas escolas, e não essa porcariada que ensinam
😉😉😉
Parabéns meu amigo, Pedro !!
Você é um exemplo a seguir...
Deus lhe abençoe sempre.
👋🏻👋🏻👋🏻
NN grava Mas
Paulistarum terra matter, a bandeirantibus venio!
Meu pai era fã do Liu e Leo
Eu gosto do caterete
Então a origem é espanhola, pois o padre Anchieta era espanhol (das Canárias.)
Entre os bandeirantes também havia espanhóis.
A cultura caipira foi extremamente importante para o trabalhador nacional livre do século XIX. Os grandes cafeicultores queriam emprega-los na lavoura, mas os hábitos no trato com o escravo, permanecia nas relações com o trabalhador livre, seja nacional ou imigrante. Foi a cultura caipira que compondo vários aspectos desde a religiosidade, seu comportamentosemi-nômande e seus hábitos na alimentação que lhe permitiu diversas possibilidades de escolha, de forma a resistir a dominação do grande proprietário.
A.gente.fica muito.tempo.na.cidade.e.as.cois as mais bonitas.estao nas zonas rurais.
Pra ficar melhor, só faltou o toque do berrante, barbaridade tchê. Fica para o próximo vídeo.
É verdade...Acabei esquecendo de colocar na edição. Até tinha gravado! Fica pra próxima...
Xiqui demais boiadeiro.
Muito obrigado, Thiaguinho..🙏
Molecada hoje não tem 30% da energia e do entusiasmo dos tiozão das antigas do mundo caipira..
Aoooo melhor catira eo de sao paulo na verdade é o original a tradição caipira é de são Paulo viva o caipira viva o catira de todo pais
A origem da catira é 100% portuguesa,vem do fandango. Procurem no TH-cam vídeos do fandango português. Ah! a viola caipira também é de origem portuguesa, chamava viola campaniça. Procurem vídeos sobre essa viola no TH-cam.
É uma dança de origem híbrida que combina elementos portugueses com índigenas, o ritmo e a forma com que os catireiros se organizam são derivados da cultura do índios tupis que os jesuítas tentavam catequizar criando essas formas de intregração culturais. O registros dessa dança tem mais de 300 anos e remonta ao processo de catequização ocorrida no planalto paulista.
Só eu q to aqui pela escola? Kkkk
Também kkk
Tbm heheheh
NON DVCOR DVCO 🇾🇪
"Ko yvy ore retama!"
"Esta terra é nossa!"
(Raposo Tavares)
Teu traje é bem parecido com os dos gaúchos...coincidência?? Kkk
Na verdade é o contrário, os trajes gaúchos são derivados dos tropeiros paulistas que por sua vez eram descendentes dos bandeirantes
Eles nunc
@@PaulistaTradicional Nunca vão aceitar essa tese sao muito orgulhosos pra admitir....Vão dizer que é influencia dos castelhanos...ABS
@@fabioalegre5007 Gaúcho é um bando de fresco
Tu morreu foi man
Os tropeiros que passavam e passam aqui em aparecidinha Sorocaba SP não usam essa vestimenta ai kkk
Aqui é só uma roupa qualquer e um revólver na cintura, de bem arrumado só os cavalos kkk
Pois bem...O ciclo do tropeirismo terminou por volta dos anos 30.
Não confunda tropeiro com muladeiro.
O bandeirante é um, tropeiro é outro e peão de boiadeiro é outro.
Antigamente as roupas dos tropeiros eram assim, é só pesquisar.
Abs
@@BerranteiroBRNa verdade os peões de boiadeiros eram tropeiros que cuidavam dos bois e os tropeiros era bandeirantes que faziam trilhas e sentinelas nas comarcas.
RECORTADO
A dança tem raízes indígenas e o curioso é que nunca vi um indígena dançando catira....
É uma dança híbrida criada no processo de catequese, o ritmo cateretê é possivelmente indígena, tbm a forma como os dançarinos se arrumam em filas e trocam de posição, o sapateado e a viola são portugueses.
Chula cultura "rio-grandense" forçou um pouco. É uma cultura tropeira do Sul do Brasil (PR-SC-RS), mas inicialmente começou com os tropeiros do planalto curitibano.
Mas não sei se você sabe, os tropeiros são descendentes dos bandeirantes, os bandeirantes eram Paulistas
@@PaulistaTradicional Sim, mas os troepeiros q migraram para os campos de Curitiba são muito deferentes dos q viviam em SP/MG.
@@akiouchiyama Eles viviam viajando queridão, os de MG e SP eram os mesmos que viviam no centro oeste e sul, eram uma espécie de "caminhoneiros" dessa época, eles levavam e traziam mercadorias, uma rota muito famosa na época era a rota de Sorocaba (SP) até Viamão que na época também era SP e hoje é RS
@@PaulistaTradicional Sim. Mas os que residiam no Planalto Curitibano tinham costumes totalmente diferentes. Nunca vi um tropeiro de SP/MG tomar chimarrão e comer pinhão sapecado na grimpa. Podem ter tido as mesmas origens, mas tomaram rumos totalemente diferentes.
@@akiouchiyama A alimentação era semelhante, o churrasco, as vestimentas também eram semelhantes e os tropeiros paulistas também tomavam uma espécie de mate que não era chimarrão, aí eu te faço uma pergunta o americano do Texas tem costumes e alimentação diferente do americano da Califórnia, mas por causa disso eles deixam de serem conterrâneos? Não são americanos? Os tropeiros do sul também são descendentes dos bandeirantes paulistas, ponto!