Se pudesse viver no mundo de Tolkien e tivesse que escolher, com certeza escolheria ser mortal. Imagine, entregar a vida de bom grado e partir para encontrar com o Um? Sempre acreditei que o melhor estava guardado para os Homens.
@@wilton-m8r cara é uma dadiva mano, a gente enxerga como uma maldição por estar de fora, mas o plano da terra media é só um morada transitória dos homens, aquela terra é o destino dos elfos, aos humanos foi deixado a chance de viver com o criador, ERU em sua morada, apenas os homens tem essa dadiva, nem elfo nem valar tem o direito, apenas o homem.
Que tal, Bárbara? Nada como unir boa literatura à boa música, hein? ;) Estamos precisando ouvir mais sons de qualidade hehehe... Que bom que gostou! Muito obrigado e um abraço.
Melhor parte do vídeo(o pedido da mortalidade impagável) muito obrigada vcs sempre esclarecem pontos muito pertinentes. E assim aos poucos vou entendendo melhor a minha tão querida Terra Média. #MARATTONANDO#
Olá, muito grato pela existência deste canal, Iluvatar abençoe! Seria interessante falar sobre Númenor, da criação à queda! Outra curiosidade é sobre os nove reis antes de se tornarem Espectros dos anéis. Grande abraço!
Cada vez mais me encanto com os vídeos de vocês. Uma pelo conteúdo e outra pela forma singular de amarrarem as histórias! Assistindo este vídeo e o vídeo que falam de Glorfindel (42 se não me engano) me faz ter uma reflexão que gostaria de compartilhar. Nos dois vídeos e histórias percebemos posições sobre mortalidade, imortalidade e ressurreição, aí penso como nosso Querido Professor ao mesmo tempo em que era complexo, deixava explícita sua humildade. Falar de imortalidade aos elfos ou para onde os mesmos iriam após a morte, Tolkien escreveu, descreveu e explicou. No entanto aos homens, ninguém de fato sabia para onde iriam e neste ponto entra minha reflexão sobre a humildade do Professor. Como descrever um pós morte de um povo ao qual o autor se encontrava e não tinha certeza de como seria? usar a fantasia sobre a imortalidade ou pós morte dos os elfos, ele nos mostrou, porém aos homens como fazê -lo se o mesmo desconhecia, assim como todos nós. Posso mais uma vez estar viajando hahahaha, mas me veio a mente esse paralelo entre a complexidade do universo com a simplicidade do Professor. Parabéns mais uma vez TT!!!!!!
Olá Raphael! Muito obrigado pelo reconhecimento do nosso suado trabalho e pela percepção singular do nosso amor pelas obras do Professor. É exatamente isto mesmo, fazemos por que amamos. Quanto ao seu raciocínio, sim, entendi e faz todo sentido, é mais ou menos por ai sim. Pouca gente sabe sobre O QUE se trata o Legendarium, mas o próprio Tolkien disse que não é sobre amizade, sacrifício e coragem, apesar destes temas serem recorrentes e MUITO fortes na obra da mitologia. A verdade é que o Legendarium é sobre mortalidade e imortalidade. Então você matou a charada! Grande abraço e esteja conosco!
Olá, Raphael. Muito obrigado pela participação. De fato, o Professor Tolkien deixou em aberto o destino final dos Homens, mas uma certeza: que seus espíritos saíam do Mundo, e isso era chamado de "Dádiva dos Homens". Se era dádiva, só podia ser coisa boa. Tolkien tinha plena convicção no pós-morte, pois ele acreditava piamente na vida eterna junto de Deus. Mais uma vez, obrigado e um forte abraço!
+Siyzar Mais uma vez aprendendo com vocês! Não sabia dessa questão do Legendário ter por trás este simbolismo de Imortalidade e a Mortalidade. incrível! Obrigado por mais este esclarecimento! Forte abraço!
+Tolkien Talk Muito obrigado pelo esclarecimento amigos! É uma verdade que nosso querido professor acreditava no pós-morte. Gostando cada vez mais do trabalho de vocês! Forte abraço!!
Caramba! Que vídeo esclarecedor! Eu pensava que a escolha dos meio Elfos era consolidada quando eles resolviam partir para o Oeste, e quando pretendiam ficar na Terra-media o destino dos homens naturalmente se abatiam sobre eles. Muito bom mais uma vez Sergio, um abraço a todos que fazem do Tolkien Talk um manancial de descobertas sobre a obra do professor, alimentando e honrando a chama do interesse por essa grande obra. Abraço!
Olá, Romulo. No futuro, quando falar especificamente de morte, imortalidade, etc., vou falar o que acontece aos Elfos que ficaram na Terra-média e não foram para o Oeste... Muito obrigado e um abraço!
Valeu, Elvis. Muito obrigado. Ainda estou selecionando os temas sobre os Anões, porque são muitos! Mas já já os barbudinhos aparecem aqui no #TT. Abraço!
Olá Tolkien Talk, primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho que estão fazendo. Bom minha pergunta é mais uma curiosidade, já existiu algum Homem, Elfo, Anão, Valar, Maia etc que era negro(Pele escura)??
Muito bom! A Arwen( assim como Galadriel,Feanor,Tuor, Sauron, Bilbo e outros personagens) realmente merece um TT só pra ela. Parabéns e muito obrigado pelo trabalho excelente de vocês.
Valeu, Norberto. Muito obrigado. O Sauron já tem dois vídeos aqui th-cam.com/video/IUX1MmfmnNg/w-d-xo.html e aqui th-cam.com/video/5Q1_lQJ4yzg/w-d-xo.html Abraço!
Muitos detalhes que lendo as obras , as vezes não ligamos assim tão concreto os acontecimentos e os personagens meio elfos . Obrigado pela explicação show Sérgio . Quando teremos um TT sobre Arwen? rsrs abrç.
Como sempre um grande trabalho. Ficou duas dúvidas para mim: 1 - Quem deu a escolha para foi Eru ou Manwe, acredito que foi Eru. 2 - Acredito que Arwen fez uma escolha simbólica apenas pela vida mortal e não real. Pois seria estranho ela poder escolher e os filhos de Elros não. E se ela escolhesse só com 1000 anos que seria mortal? Não sei é estranho.
Muito obrigado, Alexandre. Quanto às dúvidas: 1- Foi Manwë, pois ele quem fez o julgamento da questão no Silmarillion. 2 - Acontece que era uma das regras em relação aos filhos de Elros que eles não poderia mais escolher, pois o pai fez a escolha em ser mortal. Quando à escolha de Arwen, veja bem, não era uma questão de escolher ser mortal e de repente, como se desligasse um interruptor, ela virasse mortal e assim tivesse a vida igual à dos Homens. A grande questão da escolha envolve a Dádiva dos Homens, que era a "morte verdadeira". Quando os Elfos "morriam", seus espíritos iam para Mandos e lá aguardavam até que o Mundo acabasse. Já quanto aos Homens, seus espíritos ficavam um tempo em Mandos e depois saíam do Mundo, para um destino desconhecido de todos. Portanto, a partir do momento em que Arwen decidiu pela mortalidade, ela aceitou essa Dádiva. Abraços.
olá Sérgio & cia do TT! parabéns pelo conteúdo e ótimo trabalho em tudo, desde a pesquisa até a didática dos vídeos. Quero tirar uma dúvida sobre os ainur. Se Tolkien voltou atrás com a questão sobre os ainur se reproduzirem ou gerarem filhos, e deixou fechada esta questão esclarecendo q não, os ainur não poderiam gerar filhos, como Melian a Maiar, logo uma ainur, pode gerar Luthien a partir de seu encontro com Thingol? Como essa questão pode ser esclarecida dentro do estilo de Tolkien, sem ferir suas concepções sobre a sua obra? Obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Olá, Victor. Tolkien só voltou atrás quanto aos Valar gerarem filhos, e não os Maiar. Por isso que Melian, a Maia, gerou Lúthien. Mas dentre os Valar, nenhum teve prole. Muito obrigado e um forte abraço!
Olá, Flávio. Creio que é tudo uma questão de escolha e gosto pessoal do autor. Ele achou melhor seguir as antigas tradições de contos de fadas e colocar sempre um humano na posição daquele que entra no "reino perigoso" e se apaixona por uma "fada" (elfa).
Sim, mas acho que o "inverso" também podia ocorrer, ou simplesmente uma humana se deparar com um elfo que caminhava... Nas tradições antigas há ainda os heróis de pais desconhecidos de mães humanas também. Portanto pode ser algo que faltou mesmo também.
Olá, Gustavo. Não entendi bem sua sugestão... O Senhor dos Anéis é Sauron, e ele não teve filhos. Você está se referindo a algum outro personagem? Abraço.
Posso tirar uma dúvida aqui? quais foram os destinos de Beren e Lúthien após a morte? e de Idril e Tuor? foram separados? pq Eärendil e Elwing e Aragorn e Arwen puderam ter escolhas pra ficarem juntos...
Ítalo, sobre Beren e Lúthien, veja aqui: th-cam.com/video/w9M-3GrZzBA/w-d-xo.html Idril e Tuor foram para as Terras Imortais (foi uma concessão especial feita a Tuor). Na verdade, todos esses casais puderam ficar juntos, sendo que alguns tiveram o destino dos Elfos e outros dos Homens. Abraços.
@@romanceresumido Sim, mas obviamente não são só esses 4 que existiram, Aragorn descende de Isildur, aquele que ficou com o anel pra ele na ultima aliança, o qual também descende de todos os reis de numenor, sendo o primeiro deles, Elros o irmão do Elrond. Isso daí deve dar umas 50 gerações pra mais
Tudo bem, mas ainda que seja, não vejo como o Aragorn pode ser chamado sobrinho do Elrond, se Arnos teve dezenas de gerações de reis, além do que o Elrond nasceu antes de numenor, que é basicamente milhares de anos antes do Aragorn nascer. Mesmo o Elros que viveu 500 anos(é o homem que viveu mais tempo inclusive) ainda está longe de ser parente próximo do Aragorn. Acho que o que da pra dizer é que ele é um filho adotivo talvez...
Via de regra: Elfos - Mandos. Homens - Mandos por um tempo e depois para fora do Mundo. Anões - dizem que para o material do qual foram feitos (que seria rocha), outros dizem que teria um salão só para eles separado em Mandos. O que deve ser analisado, em cada espécie, é se ela possuía fëa (espírito) ou não.
O Mundo é Arda. O destino dos Elfos, ainda que quando morrem e só lhes resta o espírito, é permanecer no Mundo até o seu fim. Já os Homens, não. Seus espíritos saem do Mundo (Arda) para um destino desconhecido de todos, só Eru/Ilúvatar que sabe...
nunca entendi mt bem isso também? mandos fica no mundo físico? e aquela viagem que a galera faz no final de o senhor dos anéis tem a ver com isso? poderiam fazem um TT explicando melhor isso se der?
muito bom.. aprendi muito. . uma pergunta no filme " o Senhor dos Anéis " quando Arwin perdoe se estiver errado a escrita. Após salvar Frodo do após este ser férido no topo do vento pelo spectro, ao passar o rio depois de ter o embate com os espectros do anel, Frodo quase morre seria ali no filme que ela abdica da sua imortalidade? e fazendo assim Frodo imortal? grato e desculpe a ignorância
Olá, Gioto. Muito obrigado pelo comentário. No filme, dá a entender que Arwen perde a imortalidade quando conversa com seu pai e diz que escolhe a imortalidade, não tendo relação com o salvamento de Frodo. Meu amigo, aqui todas as perguntas são relevantes. Não se preocupe ;) Forte abraço.
Olá Gabriel! Não, meu amigo, a Batalha dos Cinco Exércitos era exclusivamente ligada ao espólio de Erebor, ou seja, todos os envolvidos queriam ter uma parte do tesouro após a morte de Smaug. Os Orcs queriam na verdade "vingar" a morte do Grão-Orc das Montanhas Sombrias, morto por Gandalf. O que acontece é que na Guerra do Anel, estes mesmo envolvidos, como Dain, Thranduil e o neto de Bard se uniram novamente e resistiram ao ataque de Sauron. Abraços!
Era algo que sempre quiser saber, como os elfos ou meio elfos deixavam a imortalidade? isso é meio perigoso, ele poderia pensar "deixa eu tentar aqui só como teste, e pimba, adeus imortalidade "Droga" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. brincadeiras a parte, muito bom o conteúdo. os elfos realmente deveriam ser muito amados por Eru, já que ele lhes permite-se tal escolha, já para os homens, anões etc não. Estou certo ? já teve casos que aconteceu o contrario de algum server adquirir a imortalidade por algum meio no legendário ? obrigado pelo vídeo e grande abraço.
Hahaha. Que bom que gostou, Fabio. Sim, o homem Tuor foi para o Oeste e recebeu o destino dos Elfos, vindo a ser imortal. Muito obrigado pela participação. Abração!
Uma dúvida, pelo que entendi tanto da leitura quanto do vídeo, Manwe afirma que Earendil, sua esposa e seus filhos (Elros e Elrond) teriam direito a escolha. Nesse sentido, apenas eles teriam direito a escolha, e os descendentes, como Arwen e Aragorn estariam vinculados à escolha dos pais. Ou essa interpretação de filhos é mais expansiva e abrange os descendentes? Nesse caso os meio elfos de pais elficos poderiam escolher, como foi o caso e Arwen e os filhos de pais mortais seriam obrigatoriamente mortais? Outra dúvida, quando luthien retorna, ela retornar como mortal, embora de sangue elfico, então dior seria de fato meio elfo mesmo ela já sendo mortal? Agradeço desde já o esclarecimento.
Elros e Elrond puderam fazer a escolha. Só que, quando Elros escolheu ser Homem, seus filhos não tiveram mais a possibilidade de escolher, ao contrário dos filhos de Elrond, já que este escolheu ser Elfo. O fato de Lúthien ter retornado para cumprir o destino dos Homens não influencia no fato de Dior ser um Meio-elfo, pois Lúthien continuou sendo Elfa, só que seu destino era separado do de sua raça. Tanto é que no Silmarillion está dito "Por isso é que somente ela de todos os eldalië morreu de fato". Abraços.
Um duvida: No universo do Tolkien não houve outras misturas? Tipo humanos e anões, elfos e anões (por mais estranho que pareça...pera, o filme do Hobbit fez isso kkkkkk), ou mesmo com hobbits e outras raças?
Só entre Elfos e Humanos, Dércio. Isso ocorre porque os Elfos e Humanos eram compatíveis, quase como se fossem da mesma espécie, diferente dos Anões, por exemplo. Quando aos Hobbits, eles eram considerados Humanos. Há uma antiga história na Vila dos Hobbits de que Bilbo teria um ancestral élfico pelo lado dos Tûks, mas isso seria apenas uma lenda mesmo, não há nada confirmado. Abraços.
Desculpa, mas te ouvi pronunciar o DH de edhellond como um encontro de d+h, na verdade, é o mesmo edhel de peredhel, apenas compostos de per- "meio" e lond "porto", se não me engano.
Você está certíssimo, meu amigo. É o mesmo dígrafo "dh" sim, portanto a pronúncia é a mesma. Como analfabeto em élfico que sou, às vezes um nome ou outro (ou vários!) acaba(m) saindo com alguma incorreção na hora da fala. Ainda bem que temos espectadores com os olhos e ouvidos aguçados aqui. Prometo que vou prestar mais atenção no futuro. Abraço.
Os elfos mortos conseguem se comunicar com os que ficaram em aman? No silmarillion pg 221, menciona o contato entre finarfin que ficou em Valinor e finrod após sua morte. caso eu tenha interpretado errado ou seja isso msm, explique aí por favor se puder, vlw.
Muito pertinente sua pergunta, Nathan. Na verdade, Finrod reencarnou pouco tempo depois de morrer. Por isso, na passagem que você citou, ele caminha com Finarfin em Eldamar. Na Balada de Leithian que conta de sua volta à vida. Abraço!
Amigo sempre tive uma dúvida. E a aparência dos meio-elfos? Eles tem a forma física dos elfos ou dos homens? Por exemplo Earendil era parecido com elfo ou homem?
Na verdade, havia poucas diferenças físicas entre as duas espécies... Nos filmes, as diferenças são claras (orelhas pontudas e cabelos extremamente lisos nos elfos), mas nos livros, não era assim. No começo, as maiores diferenças entre as 2 raças eram mais a altura e os olhos, e os Elfos não tinham barba, via de regra. Por isso que havia humanos que chegavam a ser confundidos com elfos, como Túrin ou Aragorn. Com o passar das eras, a altura entre as espécies foi ficando mais equivalente. Por isso, não dá para afirmar que os meio-elfos seriam mais parecidos com um ou outro. Abraços!
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Só pra finalizar, então nos livros os elfos não tinham orelhas pontudas isso é somente dos filmes? E outra dúvida havia elfos de pele escura? Aqui e parabéns pelo canal
Dá para fazer um estudo só sobre essa parte das orelhas hehehe, mas a conclusão a que se chega é que as orelhas dos elfos eram normais mesmo. Os Hobbits sim tinham orelhas pontudas, pois Tolkien afirmou isso categoricamente. Os Elfos tinham pele clara, só os cabelos que variavam: a maioria tinha cabelos escuros, um número menor tinha cabelos louros e muitos poucos tinham cabelos ruivos ou castanhos. Muito obrigado, amigo. Volte sempre! Abração.
hey pessoal achei aqui no youtube uma entrevista e meio documentario sobre tolkien(possivelmente vcs do TT já viram !) mas mesmo assim é valido ver, ouvir tolkien falando e tudo th-cam.com/video/XR-4vMEiQ_U/w-d-xo.html
E os Hobbits??? Desculpe por não ter relação direta com o vídeo, mas me fez pensar muito na questão.. Será que aos pequenos estaria reservado o mesmo destino dos Homens??? Em alguma carta ou outro documento Tolkien falou sobre isso??? Não acho que somente a mortalidade por si mesma seja garantia do mesmo destino... Muito bom o vídeo!! Quebra bem a nossa cabeça....
Cada escolha, uma renuncia
"Olá, Eru! Olá, Valar! Eu escolho ser mortal, beleza!" kkkkkkkkkk
Heheheheh ;-P
Se pudesse viver no mundo de Tolkien e tivesse que escolher, com certeza escolheria ser mortal. Imagine, entregar a vida de bom grado e partir para encontrar com o Um? Sempre acreditei que o melhor estava guardado para os Homens.
Acho que era isso que Tolkien queria passar mesmo.
Daylane Aguiar eu nunca iria querer ser mortal
Bom fique feliz então pois no fim nos encontraremos com o criador aqui na vida real mesmo 🥰❤️😊
Por isso q ele chama de dádiva
Então o Um era um fdp. Desculpa aí mas ele cria os elfos, os mantém em suas obrigações e depois cria os que receberiam "a dádiva" verdadeira.
Caraca, como uma frase ausente no Silmarillion fez toda a diferença 😳 bom d+!! Excelente video TT
O Sérgio simulando o pedido pra ser mortal foi incrível hahahahahahahaha
Hahahahaha.
na moral deve ser dificil ver a sua filha escolher a morte tô até com pena do elrond
juliana jardenia silva cardoso a morte era o presente dos homens, era uma dádiva.
É só um filme o Elrond de verdade é mortal também
@@juniormdros dadiva é o crlh!
@@wilton-m8r cara é uma dadiva mano, a gente enxerga como uma maldição por estar de fora, mas o plano da terra media é só um morada transitória dos homens, aquela terra é o destino dos elfos, aos humanos foi deixado a chance de viver com o criador, ERU em sua morada, apenas os homens tem essa dadiva, nem elfo nem valar tem o direito, apenas o homem.
Eu acho sensacional os caminhos que são levadas as histórias...
Cara, Vivaldi? Sério
Sérgio? Assim eu não aguento! hahaha
Brincadeiras a parte que maravilha de vídeo! (pra variar hehehe)
Que tal, Bárbara? Nada como unir boa literatura à boa música, hein? ;)
Estamos precisando ouvir mais sons de qualidade hehehe...
Que bom que gostou! Muito obrigado e um abraço.
É massa demais esse canal. Parabéns pelo excelente video.
Muito obrigado, Alandelon! Abração.
Ótimo video. Amo muito esse canal. Esperando pelo do Earendil.
Melhor parte do vídeo(o pedido da mortalidade impagável) muito obrigada vcs sempre esclarecem pontos muito pertinentes. E assim aos poucos vou entendendo melhor a minha tão querida Terra Média.
#MARATTONANDO#
Olá, muito grato pela existência deste canal, Iluvatar abençoe!
Seria interessante falar sobre Númenor, da criação à queda!
Outra curiosidade é sobre os nove reis antes de se tornarem Espectros dos anéis.
Grande abraço!
Olá, Adjailson. Muito obrigado pela presença.
Númenor e os Nazgûl já estão na lista. Em breve, falaremos deles aqui.
Abraço!
Muito fascinante a ideia de meio élfo e poder escolher ser da raça dos homens ou dos élfos com seus destinos totalmente distintos um do outro.🤔🧝🏼♂️🫅😊
Retomando a maratona, ótimo vídeo! Esclareceu muita coisa!
Top esse vídeo Sérgião parabéns muito bom abraço
Cada vez mais me encanto com os vídeos de vocês. Uma pelo conteúdo e outra pela forma singular de amarrarem as histórias! Assistindo este vídeo e o vídeo que falam de Glorfindel (42 se não me engano) me faz ter uma reflexão que gostaria de compartilhar.
Nos dois vídeos e histórias percebemos posições sobre mortalidade, imortalidade e ressurreição, aí penso como nosso Querido Professor ao mesmo tempo em que era complexo, deixava explícita sua humildade.
Falar de imortalidade aos elfos ou para onde os mesmos iriam após a morte, Tolkien escreveu, descreveu e explicou. No entanto aos homens, ninguém de fato sabia para onde iriam e neste ponto entra minha reflexão sobre a humildade do Professor.
Como descrever um pós morte de um povo ao qual o autor se encontrava e não tinha certeza de como seria?
usar a fantasia sobre a imortalidade ou pós morte dos os elfos, ele nos mostrou, porém aos homens como fazê -lo se o mesmo desconhecia, assim como todos nós.
Posso mais uma vez estar viajando hahahaha, mas me veio a mente esse paralelo entre a complexidade do universo com a simplicidade do Professor. Parabéns mais uma vez TT!!!!!!
Olá Raphael! Muito obrigado pelo reconhecimento do nosso suado trabalho e pela percepção singular do nosso amor pelas obras do Professor. É exatamente isto mesmo, fazemos por que amamos.
Quanto ao seu raciocínio, sim, entendi e faz todo sentido, é mais ou menos por ai sim.
Pouca gente sabe sobre O QUE se trata o Legendarium, mas o próprio Tolkien disse que não é sobre amizade, sacrifício e coragem, apesar destes temas serem recorrentes e MUITO fortes na obra da mitologia. A verdade é que o Legendarium é sobre mortalidade e imortalidade. Então você matou a charada!
Grande abraço e esteja conosco!
Olá, Raphael. Muito obrigado pela participação.
De fato, o Professor Tolkien deixou em aberto o destino final dos Homens, mas uma certeza: que seus espíritos saíam do Mundo, e isso era chamado de "Dádiva dos Homens". Se era dádiva, só podia ser coisa boa. Tolkien tinha plena convicção no pós-morte, pois ele acreditava piamente na vida eterna junto de Deus.
Mais uma vez, obrigado e um forte abraço!
+Siyzar Mais uma vez aprendendo com vocês! Não sabia dessa questão do Legendário ter por trás este simbolismo de Imortalidade e a Mortalidade. incrível! Obrigado por mais este esclarecimento! Forte abraço!
+Tolkien Talk Muito obrigado pelo esclarecimento amigos! É uma verdade que nosso querido professor acreditava no pós-morte. Gostando cada vez mais do trabalho de vocês! Forte abraço!!
Vocês são surpreendentes. Uma pesquisa exemplar sobre o tema. Parabéns
Muito obrigado, Evaldo. Abração.
Caramba! Que vídeo esclarecedor! Eu pensava que a escolha dos meio Elfos era consolidada quando eles resolviam partir para o Oeste, e quando pretendiam ficar na Terra-media o destino dos homens naturalmente se abatiam sobre eles. Muito bom mais uma vez Sergio, um abraço a todos que fazem do Tolkien Talk um manancial de descobertas sobre a obra do professor, alimentando e honrando a chama do interesse por essa grande obra. Abraço!
Olá, Romulo. No futuro, quando falar especificamente de morte, imortalidade, etc., vou falar o que acontece aos Elfos que ficaram na Terra-média e não foram para o Oeste...
Muito obrigado e um abraço!
Uma verdadeira aula como sempre. Excelente vídeo meu amigo, tirou minhas dúvidas sobre o assunto, muito obrigado. Ansioso pra ver um TT sobre anões.
Valeu, Elvis. Muito obrigado.
Ainda estou selecionando os temas sobre os Anões, porque são muitos! Mas já já os barbudinhos aparecem aqui no #TT. Abraço!
Também aguardo um TT sobre Thorim, Escudo de Carvalho....Meio-elfos e suas árvores genealógicas é um assunto complexo. Ficou ótimo o vídeo.Parabéns!
Muito obrigado, minha amiga. Thorin está na lista. Abraço.
Uma maravilha, quanta riqueza de detalhes...
Obrigada amigo Sergio!
Que bom que gostou, minha amiga. Eu que agradeço a presença!
Forte abraço.
Olá Tolkien Talk, primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho que estão fazendo.
Bom minha pergunta é mais uma curiosidade, já existiu algum Homem, Elfo, Anão, Valar, Maia etc que era negro(Pele escura)??
Muito obrigado, LRD. Sim, existiam humanos de pele negra. Abraços.
Mais um video excelente!!👏👏👏
Vou ter que ler novamente o Silmarillion
excelente, maravilhoso, perfeito.
Essa parte da linhagem é uma das que acho mais interessantes e curiosas.
Eu também ;)
Muito bom! A Arwen( assim como Galadriel,Feanor,Tuor, Sauron, Bilbo e outros personagens) realmente merece um TT só pra ela. Parabéns e muito obrigado pelo trabalho excelente de vocês.
Valeu, Norberto. Muito obrigado.
O Sauron já tem dois vídeos aqui th-cam.com/video/IUX1MmfmnNg/w-d-xo.html e aqui th-cam.com/video/5Q1_lQJ4yzg/w-d-xo.html
Abraço!
Tolkien Talk já saiu o tt sobre ela ?
mais uma história interessante, sobre os Peredhil.
Video otimo como sempre, quando li pela primeira vez o silmarillion, não captei muita coisa, obrigado por me lembrar!!!
Bom que gostou, Matheus.
Obrigado e um abraço!
AMIGO, SE FOR ÚTIL, UTILIZE UMA MIXAGEM NA VOZ PRA REMOVER O ECO, E USE MUITAS ILUSTRAÇÕES, ISSO ENRIQUECE O CONTEÚDO. VC ESTÁ DE PARABÉNS.
Muito linda essa cena de Aragorn e Arwen
Nossa sempre aprendendo algo novo com vcs n sabia que Arwen tinha irmãos pois no Senhor dos aneis o filme só aparece Arwen.
Muito instrutivo. Achei que só haviam ocorrido três uniões.
Muito obrigado, B166er. Abraços.
Muitos detalhes que lendo as obras , as vezes não ligamos assim tão concreto os acontecimentos e os personagens meio elfos . Obrigado pela explicação show Sérgio . Quando teremos um TT sobre Arwen? rsrs abrç.
Muito obrigado, Fran. Não há previsão para Arwen, mas ela já está na lista, beleza? Abraços.
Excelente!
Como sempre um grande trabalho. Ficou duas dúvidas para mim:
1 - Quem deu a escolha para foi Eru ou Manwe, acredito que foi Eru.
2 - Acredito que Arwen fez uma escolha simbólica apenas pela vida mortal e não real. Pois seria estranho ela poder escolher e os filhos de Elros não. E se ela escolhesse só com 1000 anos que seria mortal? Não sei é estranho.
Muito obrigado, Alexandre. Quanto às dúvidas:
1- Foi Manwë, pois ele quem fez o julgamento da questão no Silmarillion.
2 - Acontece que era uma das regras em relação aos filhos de Elros que eles não poderia mais escolher, pois o pai fez a escolha em ser mortal. Quando à escolha de Arwen, veja bem, não era uma questão de escolher ser mortal e de repente, como se desligasse um interruptor, ela virasse mortal e assim tivesse a vida igual à dos Homens. A grande questão da escolha envolve a Dádiva dos Homens, que era a "morte verdadeira". Quando os Elfos "morriam", seus espíritos iam para Mandos e lá aguardavam até que o Mundo acabasse. Já quanto aos Homens, seus espíritos ficavam um tempo em Mandos e depois saíam do Mundo, para um destino desconhecido de todos. Portanto, a partir do momento em que Arwen decidiu pela mortalidade, ela aceitou essa Dádiva.
Abraços.
olá Sérgio & cia do TT! parabéns pelo conteúdo e ótimo trabalho em tudo, desde a pesquisa até a didática dos vídeos.
Quero tirar uma dúvida sobre os ainur.
Se Tolkien voltou atrás com a questão sobre os ainur se reproduzirem ou gerarem filhos, e deixou fechada esta questão esclarecendo q não, os ainur não poderiam gerar filhos, como Melian a Maiar, logo uma ainur, pode gerar Luthien a partir de seu encontro com Thingol?
Como essa questão pode ser esclarecida dentro do estilo de Tolkien, sem ferir suas concepções sobre a sua obra?
Obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Olá, Victor. Tolkien só voltou atrás quanto aos Valar gerarem filhos, e não os Maiar. Por isso que Melian, a Maia, gerou Lúthien. Mas dentre os Valar, nenhum teve prole.
Muito obrigado e um forte abraço!
Que aula! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado, Junim. Grande abraço.
EXCELENTE!! É tudo o que tenho a dizer! \o/
Valeu, Mireille! :D
Queremos você aqui! Hahah o/
Fico pensando que Elrond via seu pai navegando no mar do céus com a silmaril todas as noites...
Sabe, sempre achei que faltava o professor ter explorado uma união entre elfo e mulher em suas histórias. Pelo jeito ficou devendo essa.
Olá, Flávio. Creio que é tudo uma questão de escolha e gosto pessoal do autor. Ele achou melhor seguir as antigas tradições de contos de fadas e colocar sempre um humano na posição daquele que entra no "reino perigoso" e se apaixona por uma "fada" (elfa).
Sim, mas acho que o "inverso" também podia ocorrer, ou simplesmente uma humana se deparar com um elfo que caminhava... Nas tradições antigas há ainda os heróis de pais desconhecidos de mães humanas também. Portanto pode ser algo que faltou mesmo também.
Os Valar jogando uma bola pro Earendil: Pensa rápido Elfo ou Humano? Earendil: Estrela.
HAHAHAHAHAHAHA
Muito bom conteudo, rico em informações...parabens
Faz um tt sobre Isengard
por favor façam um vídeo sobre o senhor dos anéis e seus filhos
Olá, Gustavo. Não entendi bem sua sugestão... O Senhor dos Anéis é Sauron, e ele não teve filhos. Você está se referindo a algum outro personagem?
Abraço.
Posso tirar uma dúvida aqui? quais foram os destinos de Beren e Lúthien após a morte? e de Idril e Tuor? foram separados? pq Eärendil e Elwing e Aragorn e Arwen puderam ter escolhas pra ficarem juntos...
Ítalo, sobre Beren e Lúthien, veja aqui: th-cam.com/video/w9M-3GrZzBA/w-d-xo.html
Idril e Tuor foram para as Terras Imortais (foi uma concessão especial feita a Tuor). Na verdade, todos esses casais puderam ficar juntos, sendo que alguns tiveram o destino dos Elfos e outros dos Homens.
Abraços.
"Olá Eru, olá Valar..." Kkkkkkkkkk. Ótimo vídeo camarada. Quanto a mudança de raça, fora dos meio-elfo, apenas Luthien e Tuor que fizeram a mudança?
Hahaha. Valeu, Vinicius!
Que eu lembre agora, foram só esses 2 mesmo! Lúthien virou mortal e Tuor recebeu o mesmo destino dos Elfos.
Abraços!
Então Aragorn é sobrinho do Elrond, quem diria kkkkkkk
Ele não é sobrinho kkkkk ele é parente bem distante(tipo tatata(dezenas)raneto-sobrinho) e noro
@@victorfd6513 não Victor, Aragorn - Arathorn - Elendil - Elros (irmão de Elrond)
@@romanceresumido Sim, mas obviamente não são só esses 4 que existiram, Aragorn descende de Isildur, aquele que ficou com o anel pra ele na ultima aliança, o qual também descende de todos os reis de numenor, sendo o primeiro deles, Elros o irmão do Elrond. Isso daí deve dar umas 50 gerações pra mais
@@victorfd6513 Isildur é filho de Elendil, você está esquecendo que a linhagem de numenor vive bemmm mais tempo que os homens normais
Tudo bem, mas ainda que seja, não vejo como o Aragorn pode ser chamado sobrinho do Elrond, se Arnos teve dezenas de gerações de reis, além do que o Elrond nasceu antes de numenor, que é basicamente milhares de anos antes do Aragorn nascer. Mesmo o Elros que viveu 500 anos(é o homem que viveu mais tempo inclusive) ainda está longe de ser parente próximo do Aragorn. Acho que o que da pra dizer é que ele é um filho adotivo talvez...
Pra onde vão cada raça após morrerem?
Via de regra: Elfos - Mandos.
Homens - Mandos por um tempo e depois para fora do Mundo.
Anões - dizem que para o material do qual foram feitos (que seria rocha), outros dizem que teria um salão só para eles separado em Mandos.
O que deve ser analisado, em cada espécie, é se ela possuía fëa (espírito) ou não.
Só não entendi o para fora do mundo.
O Mundo é Arda. O destino dos Elfos, ainda que quando morrem e só lhes resta o espírito, é permanecer no Mundo até o seu fim. Já os Homens, não. Seus espíritos saem do Mundo (Arda) para um destino desconhecido de todos, só Eru/Ilúvatar que sabe...
+Tolkien Talk entendi, bem misterioso o final deles.
nunca entendi mt bem isso também? mandos fica no mundo físico? e aquela viagem que a galera faz no final de o senhor dos anéis tem a ver com isso? poderiam fazem um TT explicando melhor isso se der?
muito bom.. aprendi muito. . uma pergunta no filme " o Senhor dos Anéis " quando Arwin perdoe se estiver errado a escrita. Após salvar Frodo do após este ser férido no topo do vento pelo spectro, ao passar o rio depois de ter o embate com os espectros do anel, Frodo quase morre seria ali no filme que ela abdica da sua imortalidade? e fazendo assim Frodo imortal? grato e desculpe a ignorância
Olá, Gioto. Muito obrigado pelo comentário.
No filme, dá a entender que Arwen perde a imortalidade quando conversa com seu pai e diz que escolhe a imortalidade, não tendo relação com o salvamento de Frodo.
Meu amigo, aqui todas as perguntas são relevantes. Não se preocupe ;)
Forte abraço.
Ótimo TT. Sergio já existe material em pt br para estudar Quenya??
Muito obrigado, Nathiely. Tem sim, o livro "Curso de Quenya". Está em nossa lista de produtos da Amazon. Abraços.
Eu dei muita risada da interpretação kkkkk
gente a batalha dos cinco exércitos era já a guerra do anel?
é o começo da guerra ,mas não especificamente a do UM Anel , acho....
Olá Gabriel! Não, meu amigo, a Batalha dos Cinco Exércitos era exclusivamente ligada ao espólio de Erebor, ou seja, todos os envolvidos queriam ter uma parte do tesouro após a morte de Smaug. Os Orcs queriam na verdade "vingar" a morte do Grão-Orc das Montanhas Sombrias, morto por Gandalf. O que acontece é que na Guerra do Anel, estes mesmo envolvidos, como Dain, Thranduil e o neto de Bard se uniram novamente e resistiram ao ataque de Sauron. Abraços!
+Siyzar muito obrigado uma diga no próximo vídeo poderia falar sobre as guerras na terra media
Então os filhos de Luthien são tipo "semideuses"? Que irado cara.
Eles têm 1/4 de sangue angelical por assim dizer.
@@TolkienTalk Sempre me perguntei sobre isso quando olhava as árvores. Muito maneiro.
Era algo que sempre quiser saber, como os elfos ou meio elfos deixavam a imortalidade? isso é meio perigoso, ele poderia pensar "deixa eu tentar aqui só como teste, e pimba, adeus imortalidade "Droga" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. brincadeiras a parte, muito bom o conteúdo. os elfos realmente deveriam ser muito amados por Eru, já que ele lhes permite-se tal escolha, já para os homens, anões etc não. Estou certo ? já teve casos que aconteceu o contrario de algum server adquirir a imortalidade por algum meio no legendário ?
obrigado pelo vídeo e grande abraço.
Hahaha. Que bom que gostou, Fabio.
Sim, o homem Tuor foi para o Oeste e recebeu o destino dos Elfos, vindo a ser imortal.
Muito obrigado pela participação.
Abração!
Em alguns vídeos do canal eu já vi falarem que Finwë é o rei supremo dos elfos, mas não seria Ingwë?
Uma dúvida, pelo que entendi tanto da leitura quanto do vídeo, Manwe afirma que Earendil, sua esposa e seus filhos (Elros e Elrond) teriam direito a escolha. Nesse sentido, apenas eles teriam direito a escolha, e os descendentes, como Arwen e Aragorn estariam vinculados à escolha dos pais. Ou essa interpretação de filhos é mais expansiva e abrange os descendentes? Nesse caso os meio elfos de pais elficos poderiam escolher, como foi o caso e Arwen e os filhos de pais mortais seriam obrigatoriamente mortais? Outra dúvida, quando luthien retorna, ela retornar como mortal, embora de sangue elfico, então dior seria de fato meio elfo mesmo ela já sendo mortal? Agradeço desde já o esclarecimento.
Elros e Elrond puderam fazer a escolha. Só que, quando Elros escolheu ser Homem, seus filhos não tiveram mais a possibilidade de escolher, ao contrário dos filhos de Elrond, já que este escolheu ser Elfo.
O fato de Lúthien ter retornado para cumprir o destino dos Homens não influencia no fato de Dior ser um Meio-elfo, pois Lúthien continuou sendo Elfa, só que seu destino era separado do de sua raça. Tanto é que no Silmarillion está dito "Por isso é que somente ela de todos os eldalië morreu de fato".
Abraços.
Tolkien Talk Obrigado pelo esclarecimento. E parabéns pelo trabalho de vocês!
OS MEIO-ELFICOS SALVARAM A TERRA MÉDIA VÁRIAS VEZES,EARENDIL, ELWING,ELROND, ARWEN,DIOR.
Um duvida: No universo do Tolkien não houve outras misturas? Tipo humanos e anões, elfos e anões (por mais estranho que pareça...pera, o filme do Hobbit fez isso kkkkkk), ou mesmo com hobbits e outras raças?
Só entre Elfos e Humanos, Dércio. Isso ocorre porque os Elfos e Humanos eram compatíveis, quase como se fossem da mesma espécie, diferente dos Anões, por exemplo. Quando aos Hobbits, eles eram considerados Humanos. Há uma antiga história na Vila dos Hobbits de que Bilbo teria um ancestral élfico pelo lado dos Tûks, mas isso seria apenas uma lenda mesmo, não há nada confirmado.
Abraços.
É tipo a mitologia grega, os filhos de mortais são sempre mortais, mesmo quando o outro progenitor é um deus.
Que interpretação de Arwen kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hahahahah.
ja vou assisti ... primeiro que todo mundo kkkkk grande abraço
Boa, Douglas! Haha.
Abraço!
Desculpa, mas te ouvi pronunciar o DH de edhellond como um encontro de d+h, na verdade, é o mesmo edhel de peredhel, apenas compostos de per- "meio" e lond "porto", se não me engano.
Você está certíssimo, meu amigo. É o mesmo dígrafo "dh" sim, portanto a pronúncia é a mesma. Como analfabeto em élfico que sou, às vezes um nome ou outro (ou vários!) acaba(m) saindo com alguma incorreção na hora da fala. Ainda bem que temos espectadores com os olhos e ouvidos aguçados aqui. Prometo que vou prestar mais atenção no futuro. Abraço.
pensei que tinha se enganado com a palavra, um encontro de d+h pode ser encontrado em élfico, caso, vamos supor, ed se encontre com hîr.
Elrond, o Senhor de Imladris
se eu pudesse viver no mundo de Tolkien...é pudesse escolher... séria um elfo ou meio-elfo.
Seria legal, hein! heheheh ;))
Abraços!
Os elfos mortos conseguem se comunicar com os que ficaram em aman? No silmarillion pg 221, menciona o contato entre finarfin que ficou em Valinor e finrod após sua morte. caso eu tenha interpretado errado ou seja isso msm, explique aí por favor se puder, vlw.
Muito pertinente sua pergunta, Nathan. Na verdade, Finrod reencarnou pouco tempo depois de morrer. Por isso, na passagem que você citou, ele caminha com Finarfin em Eldamar. Na Balada de Leithian que conta de sua volta à vida. Abraço!
+Tolkien Talk mt obg. então existe outras passagens em outros livros q complementam essa história né? abraços.
De nada, meu amigo. Com certeza, especialmente os escritos do The History of Middle-earth.
Abraço!
O mundo é interessante mas o texto do Tolkien é tão arrastado, são tantos nomes de pessoas e lugares que quebram o ritmo.
Amigo sempre tive uma dúvida. E a aparência dos meio-elfos? Eles tem a forma física dos elfos ou dos homens? Por exemplo Earendil era parecido com elfo ou homem?
Na verdade, havia poucas diferenças físicas entre as duas espécies... Nos filmes, as diferenças são claras (orelhas pontudas e cabelos extremamente lisos nos elfos), mas nos livros, não era assim. No começo, as maiores diferenças entre as 2 raças eram mais a altura e os olhos, e os Elfos não tinham barba, via de regra.
Por isso que havia humanos que chegavam a ser confundidos com elfos, como Túrin ou Aragorn. Com o passar das eras, a altura entre as espécies foi ficando mais equivalente. Por isso, não dá para afirmar que os meio-elfos seriam mais parecidos com um ou outro. Abraços!
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Só pra finalizar, então nos livros os elfos não tinham orelhas pontudas isso é somente dos filmes? E outra dúvida havia elfos de pele escura? Aqui e parabéns pelo canal
Dá para fazer um estudo só sobre essa parte das orelhas hehehe, mas a conclusão a que se chega é que as orelhas dos elfos eram normais mesmo. Os Hobbits sim tinham orelhas pontudas, pois Tolkien afirmou isso categoricamente.
Os Elfos tinham pele clara, só os cabelos que variavam: a maioria tinha cabelos escuros, um número menor tinha cabelos louros e muitos poucos tinham cabelos ruivos ou castanhos.
Muito obrigado, amigo. Volte sempre! Abração.
hey pessoal achei aqui no youtube uma entrevista e meio documentario sobre tolkien(possivelmente vcs do TT já viram !) mas mesmo assim é valido ver, ouvir tolkien falando e tudo th-cam.com/video/XR-4vMEiQ_U/w-d-xo.html
E os Hobbits???
Desculpe por não ter relação direta com o vídeo, mas me fez pensar muito na questão..
Será que aos pequenos estaria reservado o mesmo destino dos Homens???
Em alguma carta ou outro documento Tolkien falou sobre isso???
Não acho que somente a mortalidade por si mesma seja garantia do mesmo destino...
Muito bom o vídeo!!
Quebra bem a nossa cabeça....
Os Hobbits são meio que um sub ramo dos homens, então possuíam o mesmo destino.
Sobre falar sobre o elfo eu fui legal
.
Incesto!!! XD
.