O povo dos anões é fascinante. Não tem como não gostar da história movida a cobiça e vingança na maior parte, dos acasos, dos infortúnios... e a bravura, afinal, lutar com dragões nunca será fácil. O que leva ao meu querido Gimli, meu favorito da comitiva. Meu domingo ficou mais feliz depois dese vídeo haha. E valeu pela lembrança novamente.
Essa parte do apêndice A "O povo de Durin" foi a minha favorita. Inclusive, a cena do Thror em Moria foi uma das mais brutais que eu já li em toda minha vida, não tive nem coragem de descrevê-la no meu vídeo de resenha dos Apêndices com medo de o YT colocar restrição de idade no meu vídeo. E tem gente que fala que o SDA é infantil de forma pejorativa.
Muito massa. Os anões tem uma história e cultura muito bonita e rica e merecem muitos TT's pois são magníficos. É muito bom conhecer mais da história deles, e por isso, um muito obrigado pelo TT e pela menção. Obrigado, um abraço e parabéns pelo excelente vídeo!
Ótimo vídeo!! Gosto de ouvir sobre os anões, como eles tinham amor pela forja, por pedra e metal, mas também pela sua própria gente, sua história e memória... É uma forma mais próxima de nós, ainda que eu ache sua história mais valorizada por eles do que muitos grupos de homens valorizam as suas, mas ainda sim próxima, mais do que o caso dos elfos... Talvez o fato de morrerem faz com que o passado seja contemplado de forma mais emocional, quase saudosista, mas de forma boa...
Muito bom! A história dos anões é fascinante. Sempre quis saber, por exemplo, no que teria acontecido em Moria, naqueles momentos finais ao que levou a morte de Balin.
Quando o vídeo já começa com uma citação e por que vai ser excelente. E que poema lindo o de Durin e que vós Meu Deus que interpretação do Ricardo Winter. #MARATTONANDO
Foi o local de refúgio de Théoden, Rei de Rohan e de seu povo, onde enfrentou as legiões de Saruman, vindas de Isengard. Tal fortaleza tinha apenas uma fraqueza: um pequeno canal semelhante a um esgoto, onde foi detonado um explosivo que possibilitou a passagem dos Uruk-hais. Foi lá que ocorreu a vitória de Rohan contra o exército de Isengard, e isso foi um fato muito significativo para a história da Terceira Era da Terra-Média.
Que felicidade em receber uma notificação de um novo TT, e melhor de tudo, falando sobre o Anões! Não assisti ainda, mas pelo histórico de qualidade do video de vocês, tenho certeza que algo muito bom estar por vir. Parabéns!
Esgaroth Também conhecida como "Cidade do Lago", é uma cidade localizada na Terra Média, próxima a Floresta das Trevas e a Montanha Solitária.A cidade foi construída em cima do lago sobre enormes estacas feitas de troncos de árvores. A cidade é habitada por Homens alguns dos quais são descendentes da antiga cidade de Valle.Durante as aventuras ocorridas em O Hobbit a cidade é atacada pelo dragão Smaug e uma grande parte das casas são destruídas, porém depois da morte do dragão a cidade é reconstruída com a ajuda do ouro conseguido com os anões da montanha solitária
Poxa! Fiquei feliz que Dain VII conseguiu retornar a Moria! Excelente vídeo, com muitas informações sobre os barbas longas, e a parte da poesia ficou muito boa! Parabéns #tolkientalk !!
Essa linhagem dos Durins se não me engano, é vista por alguns segundos naquele tapete que o Bard encontra qnd relaciona a situação a antiga profecia no filme...
Anduin É o "Grande Rio", que corre por inúmeros lugares percorrendo muitas milhas em direção ao sul da Terra-Média, até desembocar na Baía de Belfalas, ao sul de Gondor. Nasce das Ered Mithrin (Montanhas Cinzentas), e das Montanhas Sombrias, até se encontrarem pouco depois. É o mesmo usado pela Comitiva, quando esta sai de Lórien, passando pelos Argonath
nossa cara excelente tt isso para mim, saber os nomes a quem perteciam e as linhagens era um pouco difícil mas depois de ver esse video fiquei sabendo melhor e estou muito ansioso pela continuação deste tema do proximo tt bom video abraçao amigo continue com excelente trabalho!!!
Muito massa, se Moria era tão importante para os anões pq quando Balin foi para lá ele não teve reforços ? após a vitória de Vale, Pé de Ferro não enviaria forças para reconquistar Moria e reerguer os reinos dos anões ? Sobre esse TT da guerra dos orcs muito me interessa =D Poderia aproveitar o ensejo e fazer um vídeo sobre a rixa de anões vs elfos. que remonta dos tempos da criação. abraço
Fabio, não esqueça da Ruína de Durin... ;) No próximo #TT falo disso, especialmente porque há uma fala de Dáin Pé-de-Ferro a respeito quando ele ainda era um jovem anãozinho hehehehe. Não vou falar para não dar spoilers. Muito obrigado e um abração!
já até baixei o vídeo para assistir mais tarde (sem wifi), o TT nunca me decepciona, desde o primeiro vídeo deles que vi (sobre orcs) que estou preso aqui kk
Seria bacana se vocês falassem do Feanor (um dos meus personagens prediletos do Tolkien) e de seus filhos, já que eles tiveram um papel importantíssimo nos escritos tolkenianos. Aliás, parabéns pelo excelente trabalho!!!
Ótimo vídeo, vou aguardar o da guerra entre anões e orcs pra sanar de vez minhas dúvidas sobre as vezes que os anões habitaram Moria, ou tentaram. Um abraço!
Parabéns à todos vocês pelo vídeo! Gostaria de sugerir um vídeo a respeito da história de Dol Goldur. Sempre me interessei para saber a origem da fortaleza de Sauron/Necromante.
Olá, Daniel. Já temos um vídeo falando sobre o que você pediu. Dê uma conferida aqui: th-cam.com/video/GrqBBd-5TLE/w-d-xo.html Muito obrigado e um forte abraço!
Top...principalmente por ter acertado na fala meu nome! rsrsrs Emocionado kkk . Finalmente o povo que gosto bastante . 1000 likes. Sérgio...cê falou um dos sete anões de poder em vez de sete anéis de poder ou está certo?!
Que bom que gostou, Hanney! :D Eu falei "Anéis de Poder", mas a língua deu uma enrolada na hora e ficou parecendo "Anões de Poder" hahaha. Muito obrigado, abração.
A Montanha Solitária (Erebor) possui este nome por constituir na paisagem regional como uma forma isolada. Devido a sua posição geográfica favorável e seu isolamento, do alto da montanha há uma impressionante vista de uma boa parte da Terra-média, principalmente da região de Rhovanion e áreas adjacentes. Do alto pode-se observar ao sul o Lago Comprido e Esgaroth (Cidade do Lago) que dista a 48 quilômetros bem como o reino de Valle entre a Cidade e a Montanha. Também se pode verificar o Rio Corrente fluindo em direção ao sudeste até chegar em sua foz no grande mar interno, o Rhûn. Do alto de Erebor e olhando para o oeste tem-se uma importante visão da Floresta das Trevas setentrional e mais ao oeste a cadeia das Montanhas Sombrias. Para o norte avista-se a região planáltica do Urzal Seco; é desta porção da Terra-média que veio o Dragão Smaug e de onde ambos se reproduziam, e mais ao norte, as Ered Mithrin (as Montanhas Cinzentas). Estes domínios estão a uma distância aproximada de 80 quilômetros de Erebor. Para o leste têm-se as amplas e mais orientais planícies de Rhovanion até chegar ao importante reino dos anões localizado nas Colinas de Ferro, antigo lar de Dáin-Pé-de-Ferro, que posteriormente mudou para Erebor. As vastas Colinas de Ferro estão a 208 quilômetros nas suas porções mais ocidentais e seus domínios orientais estão a 560 quilômetros. Erebor foi colonizada inicialmente por Thráin I, que veio com uma grande parte do povo de Dúrin após fugir de Moria e fundou o reino sob a montanha em 1999 da Terceira Era. O reino foi diminuído por um tempo (entre 2190 e 2590) em número e glórias enquanto os reis do povo de Durin residiam em Ered Mithrin, mas dragões fizeram com que Thrór retornasse a Erebor em 2590. A fama e a riqueza de Erebor cresceu por quase duzentos anos até que em 2770 o dragão Smaug atacou o reino anão e passou a residir em Erebor com seu tesouro, onde permaneceu até 2941, quando foi perturbado por Thorin e sua companhia, e morto por Bard com a chamada flecha negra (único artefato capaz de penetrar as escamas de dragão). Após a morte de Thorin, seu primo Dáin II Pé-de-Ferro restabeleceu o Reino sob a Montanha e seus salões tornaram-se novamente belos e seu povo rico. Durante a Guerra do Anel, Erebor foi cercada por forças dos orientais, mas após a queda de Sauron, os anões e os homens de Valle eliminaram os atacantes. Na Quarta Era, Erebor era independente, mas foi aliado e protegido do Reino Unificado
Parabéns pelo canal meu amigo, ganhou mais um inscrito. Acabei de ler o hobbit , sociedade do anel, duas torres e o retorno do rei, poderia me recomendar algumas obras em ordem cronológica a respeito do início de tudo ? Manda um salve pra mim nos próximos vídeos. :D Abraço.
Olá, Lucas. Muito obrigado pela inscrição :) Creio que é hora de você partir para O Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin. Pode deixar, no próximo vídeo que eu for gravar mando um alô. Forte abraço!
Haradrim É um cruel povo do sul, inimigo de Gondor e aliado de Sauron na guerra do anel. Usam os Mumakils como meio de transporte para a guerra, uma das batalhas em que participaram foi a batalha de Pelenor Fields no qual acabaram por perder devido aos Rohirrim e ao aparecimento do exército dos mortos.
Vídeo excelente! Muito bom o esquema de nomes e descendentes apresentado aos 17 minutos de vídeo. Elucidou muita coisa. Interessante saber também a continuação e a história do povo anão durante a Quarta Era, fato que sempre tive curiosidade, pois gosto muito de Moria e Erebor. Qual é esse programa utilizado para explorar o mapa da terra-média? Fico espantado com os detalhes em todos vídeos que ele é utilizado. É uma ótima ferramenta de imersão dentro da terra-média e sua geografia. Um forte abraço aos idealizadores do canal Tolkien Talk!
Muito obrigado, Mauro. Que bom que gostou, meu amigo. Essa ferramenta está online no "Google Middle-earth". Só procurar que você acha, beleza? Volte sempre e um abração.
Pessoal, existem diversas edições dos Livros do Hobbit e da trilogia Senhor dos e anéis. Qual vocês indicam SEM SER de luxo ou edição de colecionador? Existe alguma edição que traz ilustrações nos capítulos? Obrigado!
Rafael, no livro "O Hobbit", praticamente em todas as versões, há as ilustrações do próprio Tolkien. Sobre qual edição comprar, recomendamos que você aguarde as novas que virão pela editora HarperCollins Brasil, pois haverá novas traduções e tratamento de qualidade. Abraços.
Ered Mithrin Era outro nome das Montanhas Cinzentas, uma longa cadeia de montanhas ao norte de Rhovanion. Eram os últimos remanescentes das Montanhas de Ferro, que percorriam todo o norte da Terra-média, mas que foram destruídas no fim da Primeira Era
Adorei como sempre ! Mas uma dívida surgiram frase que você disse "minguar em de vez" eu não entendi ao certo poderia me explicar como foi o fim do povo dos anões por favor eu ainda queria saber como eles "minguaram" de vez um Abraço, mas só mas uma coisa se for possível um vídeo sobre isso seria legal. abraços e muito obrigado mas uma vez!
Minas Moria Nome dado no início da Terceira Era a um complexo enorme e muito antigo no noroeste da Terras Média aonde uma vasta quantidade de túneis, câmaras, minas e corredores gigantes correm debaixo das Montanhas da Névoa. Na cultura polular foi retratada no próprio jogo online[7] dos Senhos dos Anéis, no Minecraft[8], e no jogo de tabuleiro[9] dos Senhor dos Anéis. Antigamente era chamada de Khazad-dûm e posteriormente chamada de Moria, significando Abismo Negro, vindo da língua Sindarin mor="negro" e iâ="abismo". Mais tarde foi abandonada pelos Anões e tomada por Balrog.
Eregion É um lugar da Terra Média. A sudeste de Eriador e oeste de Moria (Khazad-dum), Eregion foi outrora o reino dos elfos da Terra Média durante a Segunda Era, conhecida pela grande amizade que esse povo cultivava com os anões. Esses elfos caíram sob a influência de Annatar (nome dado a Sauron por ele mesmo) e, com seus conselhos e ensinamentos, acabaram confeccionando os Anéis de Poder, enquanto ele fazia escondido em Mordor O Um, para controlar todos os outros. Após a descoberta de Celebrimbor, fundador da cidade e neto de Fëanor, Sauron se ira e se volta contra Eregion, destruindo o seu povo, afugentando alguns e fazendo com que os anões se trancassem em Khazad-dum.
Edoras É uma cidade fictícia da obra O Senhor dos Anéis, de Tolkien. Seria a capital do reino de Rohan. Supostamente, a cidade ficava em uma colina, por entre muralhas e cercas-vivas. No centro, estava Meduseld, o palácio dourado (morada do rei Théoden, rei de Rohan, senhor dos cavaleiros). De acordo com a história, a cidade possuía um abrigo-cidade chamado o Abismo de Helm, para onde foram os Rohirim para protegerem-se de um ataque iminente do exército formado em Isengard pelo Mago Branco, Saruman.
Luis, infelizmente todos os mapas terminam ali. No Atlas da Terra-média tem algumas ideias do que teria mais para o leste baseado em escritos do Tolkien e em rascunhos primitivos dele. Ainda vamos falar sobre isso aqui, beleza? Forte abraço.
Nascido no ano 2746 da Terceira Era, Thorin foi para o exílio após a tomada de Erebor pelo dragão Smaug em 2770, juntamente com os outros anões sobreviventes. Na Batalha de Azanulbizar em 2799, quando tinha apenas 53 anos (uma idade nova para um anão), marchou com um exército anão em Nanduhirion abaixo do Portão-Leste de Moria. O escudo de Thorin quebrou-se durante a batalha, e este passou a usar apenas um tronco de carvalho como defesa, assim ganhando o apelido ou sobrenome "Oakenshield" que significa Escudo de Carvalho. Thorin tornou-se Rei no exílio dos povos de Durin como Thorin II Escudo de Carvalho após seu pai, Thráin II, ter desaparecido. Não demorou nem um século para que Thorin descobrisse que seu pai tinha sido capturado e torturado até a morte por Sauron. Trabalhou duro, fazendo muitas vezes coisas que até o momento não tinha experiência para saber e teve uma dose de prosperidade nas Montanhas Azuis. Entretanto nunca foi muito feliz lá, uma vez que o dragão e Erebor não saíam de seus pensamentos. Em O Hobbit, ele e outros doze anões, na maior parte seus parentes ou membros da tribo de Durin, visitaram Bilbo Bolseiro.[4] O conselho de Gandalf era empregá-lo como um ladrão, para roubar de volta o tesouro dos anões de Smaug. Além do tesouro, Thorin queria em especial a Pedra Arken, o coração da montanha. No terceiro livro da saga O Senhor dos Anéis é mencionado que Gandalf se encontrou com Thorin em Bri, em um dia completamente ao acaso e que aí decidiram se empreender na questão do tesouro. Thorin é descrito como sendo muito sério e raramente sorrindo. Fala de seu repouso nas Montanhas Azuis como sendo um "alojamento pobre no exílio". Mesmo sendo mais velho na época de O Hobbit, ainda era muito capaz e um ótimo guerreiro. Foi o único, que no episódio, não foi pego totalmente de surpresa pelos Trolls, e ele lutou bravamente junto com Gandalf contra os Goblins. Mesmo assim, sua liderança não é particularmente distinta, e então ele não mostra muita sabedoria. Thorin é o primeiro a ser capturado pelos Elfos da Floresta e insiste que os outros anões não divulguem sua captura. É o primeiro a emergir dos tambores na Cidade do Lago e dos marços até aos líderes da cidade, declarando-se como o Rei Sob a montanha. Thorin ficou furioso quando Bilbo roubou a Pedra Arken para ser usada como troca com um arqueiro chamado Bard. O conflito chamado A Batalha dos Cinco Exércitos começou com o ataque da montanha dos anões por Goblins e Wargs. Assim os anões tiveram que se unir com os Homens, os Elfos e as Grandes Águias. Durante a batalha Thorin foi ferido fatalmente, antes de morrer faz pazes com Bilbo,[5] elogiando sua bravura e seu bom caráter. Suas últimas palavras foram: “Se mais de nós dessem mais valor à comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!” Thorin recuperou a espada Élfica de nome Orcrist durante a história. Ele usou-a durante quase toda sua aventura, porém quando foi pego pelo Rei Élfico da Floresta das Trevas, Thranduil, a espada lhe foi confiscada. Após sua morte, tal espada foi colocada junto ao seu corpo, (a Pedra Arken foi colocada em um túmulo próprio) de modo que sempre sua lâmina incandesceria azul para que os inimigos nunca se aproximem da montanha de surpresa. Seu sucessor com Rei Sob a Montanha foi seu primo Dáin II Pé-de-ferro
Estava relendo o livro 1 da saga do anel e, depois que saíram de Moriá, Gimili diante do lago de prata disse que Durin irá ressurgir. Ressurgir como? Como Gandalf? Ressurgir como Glorfindel?
ABatalha dos Cinco Exércitos A batalha aconteceu após a morte do dragão Smaug, que muitos anos antes havia tomado a Montanha Solitária com todo o seu tesouro. Os homens queriam uma parte do tesouro para reconstruir suas vidas arruinadas pelo dragão que atacou a cidade do lago encontrando sua morte. Os elfos também queriam parte no tesouro. Então Thorin enviou uma mensagem para seu primo Dáin Pé-de-Ferro, o Senhor das Colinas de Ferro pedindo ajuda. Os orcs queriam vingança e muito mais. Como tinham inimigos em comum, os humanos se aliaram com os elfos, anões contra os orcs, wargs e seus morcegos. Com a vinda das águias, os vitoriosos foram os anões e aliados, que repartiram o tesouro. Nesta guerra tombaram o Rei do povo de Durin Thorin filho de Thráin, Fili e Kili sobrinhos de Thorin, companheiros de Bilbo. Antes de Thorin morrer, ele diz suas últimas palavras ao Bilbo de ter cometido um erro. Após a morte de Thorin, Dáin governa Erebor, e a Pedra Arken foi enterrada junto com o Rei (Thorin).
Quando eu vi o senhor do anéis pela primeira vez eu era pequeno e não conhecia a historia, então quando eles entram em Moria e todos os anões de lá estavam mortos eu pensei q todos os anões estavam mortos de fato e q o Gimli era o ultimo e fiquei tristão por ele, só depois de uns anos q eu descobri q havia outras minas e reinos dos anões. Outra coisa tem uma interpretação da canção de Durin q eu encontrei e acho a mais bonita, infelizmente eles só fizeram a primeira e ultima estrofe, acho até q muita gente ja vai conhecer mas fica pra quem quiser ouvir th-cam.com/video/gt9He6c8F9s/w-d-xo.html
O Hobbit começa com Bilbo Bolseiro já idoso se aproximando-se do seu aniversário de 111 anos, escrevendo seu livro chamado "Lá e de Volta Outra Vez" que narra sua aventura quando jovem, na qual uniu-se à um grupo de anões para recuperar um enorme tesouro e destruir o dragão que o guardava. Ele conta que há muito tempo, em uma terra bem distante à leste, o Reino anão de Erebor era um reino poderoso e próspero, mas com a ganância dos anões por ouro e riquezas, o reino foi tomado pelo dragão Smaug que o guardou durante 60 anos. Ele explica também o grande apreço de dragões por ouro. Enquanto isso chega no recinto o seu jovem sobrinho, Frodo Bolseiro, que pergunta o que ele estava fazendo. Bilbo fecha o livro e diz que Frodo ainda não está pronto para lê-lo. Depois Bilbo sai para seu jardim e senta-se no banco, e a história retrocede então há sessenta anos, com o jovem Bilbo fumando despreocupado seu cachimbo de Hobbit quando aparece o velho mago Gandalf, o Cinzento, que o convida para uma grande aventura. Mas ele recusa a oferta e retorna ao interior de sua casa. Quando chega a noite, sua campainha toca e na porta estava um anão, Dwalin, que entra na casa, come seu peixe e seus bolinhos de arroz. A campainha toca novamente, e chegam sucessivos anões, menos o anão Thorin, líder da companhia e herdeiro do trono de Erebor. Em um momento, alguém bate na porta, e lá estava Thorin. Durante o jantar, o grupo conversa durante muito tempo com Bilbo sobre o motivo da aventura, seus detalhes, e a possibilidade de lucros, mas Bilbo resiste, até que o grupo decide partir sem ele, que não aceitara facilmente a proposta de unir-se na aventura de destruir o dragão Smaug e recuperar o ouro dos anões. Bilbo dorme e acorda apenas no outro dia, quando reflete melhor e decide se juntar ao grupo, assinando um contrato dado por Thorin, e partindo em viagem com eles. No outro dia à noite a companhia encontra uma fazenda abandonada e é surpreendida por três trolls: Tom, Bert e William, que roubam os pôneis da companhia para fazer o jantar, os Anões e Bilbo são capturados quando tentam reaver seus pôneis Bilbo impede os trolls de comê-los com um jogo de perguntas e adivinhações até o amanhecer, até que Gandalf aparece e faz que os raios de sol iluminem os Trolls transformando-os em pedra. Esses trolls de pedra são vistos no primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis. A companhia localiza a caverna dos Trolls e encontram tesouros e lâminas élficas, Thorin e Gandalf pegam cada um uma espada respectivamente Orcrist e Glamdring, Gandalf também encontra uma adaga élfica , que ele entrega a Bilbo. O mago Radagast, o Marrom, encontra Gandalf e a Companhia, e relata um encontro em Dol Guldur com o Necromante, um feiticeiro que corrompe Floresta das trevas com magia negra. Perseguido por Orcs , Gandalf lidera a companhia através de uma passagem oculta até Valfenda. Lá Elrond divulga a existência oculta de uma porta secreta no mapa da companhia da Montanha Solitária, que seria visível apenas no dia de Durin. Gandalf se reúne com o Conselho Branco, composto por Elrond, Galadriel e Saruman, o Branco, e apresenta uma lâmina Morgul, uma arma do rei bruxo de Angmar, que Radagast obteve em Dol Guldur como um sinal de que o Necromante está ligado a um eventual retorno de Sauron. Enquanto Saruman pressiona a preocupação com o assunto mais presente sobre a missão dos Anões, solicitando que Gandalf dê um fim a ela, Gandalf revela secretamente a Galadriel que ele já havia antecipado isso e os Anões avançaram sem ele. Enquanto a companhia viaja para as Montanhas Sombrias, se vêem em meio a uma colossal batalha entre Gigantes de Pedra. Eles se refugiam em uma caverna e são capturados por Goblins, que os levam ao seu líder, o Grande Goblin. Ali acontece o momento chave de toda a saga, quando Bilbo se separa dos anões e encontra o Um Anel e o pega de Gollum, com quem faz um jogo de adivinhação, que vence por conta de sua última pergunta: "O que eu tenho no meu bolso?", e Gollum não consegue adivinhar. Então Gollum se dá conta de que Bilbo estava com seu precioso anel e o ataca, mas Bilbo tropeça e o anel cai em seu dedo deixando-o invisível. Ele tira proveito deste fato e foge para fora da montanha e se junta novamente à companhia anã junto de Gandalf. Logo o grupo encontra Azog, o Profano, de quem fogem subindo em árvores. Thorin enfrenta Azog, e é gravemente ferido pelo seu Warg e cai desmaiado. Quando um orc ia matá-lo, o agora corajoso Bilbo Bolseiro o defende matando o orc. Depois chegam ao local as Águias previamente convocadas por Gandalf, que levam todos para Carrocha de onde Thorin e a companhia vêem a Montanha Solitária ao longe, onde um Smaug adormecido é acordado por um tordo batendo um caracol contra uma pedra
muito bom video, parabens.. Sérgio, deixa eu perguntar: no Silmarillion, Varda cria muitas estrelas para a chegada dos elfos, e entre elas tem Menelmacar, o prenuncio da Ultima batalha... a minha duvida eh: aquela guerra nos portões de Mordor seria essa ultima batalha?
Olá, Maycon. Menelmacar é a constelação de Orion. Essa Última Batalha, na verdade, é a mencionada na Dagor Dagorath, em que Túrin derrotaria Morgoth. Muito obrigado pelo comentário e um forte abraço.
Osgiliath Foi a primeira capital de Gondor, construída em ambos os lados do Anduin entre Minas Anor e Minas Ithil. Osgiliath foi queimada durante a guerra civil e seus maiores prédios, como o Domo das Estrelas, foram arruinados. Muitos de seus habitantes morreram durante a grande praga em 1636 da Terceira Era e a maioria dos habitantes que sobreviveram fugindo se recusaram a retornar, por esse motivo em 1640 a corte real foi movida para Minas Anor. Em 2475, Osgiliath foi tomada pelos uruks de Mordor, embora prontamente liberta por Boromir a cidade ficou completamente deserta e tornou-se um posto de guarda contra ataques do leste. Durante a Guerra do Anel Osgiliath foi atacada e em Junho de 3018 da Terceira Era sua última ponte foi derrubada e a parte leste da cidade tomada pelas forças de Sauron. Mais tarde, em Março de 3019, a parte oeste da cidade, defendida pelos Rangers de Ithilien, foi facilmente tomada. Não existem registros de sua reconstrução durante a Quarta Era. O palantir principal era mantido em Osgiliath até sua perda, durante a guerra civil.
Essas leituras ficam tão comoventes, é muito bom.
As músicas de anão do clamavi de profundos são ótimas trabalho de profissional 😊
O povo dos anões é fascinante. Não tem como não gostar da história movida a cobiça e vingança na maior parte, dos acasos, dos infortúnios... e a bravura, afinal, lutar com dragões nunca será fácil. O que leva ao meu querido Gimli, meu favorito da comitiva.
Meu domingo ficou mais feliz depois dese vídeo haha. E valeu pela lembrança novamente.
Que bom que alegrou o domingo, Rafael! Heheheh
Próximo domingo tem mais Povo de Durin, e o Gimli será um dos próximos ;)
Muito obrigado e um abração.
Eu também adoro a história dos anões, é muito fascinante e guerreira.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Ao escutar o poema veio na mente a imagem dos anoes trabalhando em mineração e engenharia.
Tenho uma afeição pelos anões. Graças a obra - O Hobbit, pelas palavras do professor. É um prazer aprender mais sobre eles pelo TT.
Muito obrigado, Thadyson. Abraços.
Song of Durin - Clamavi de Profundis, tu vai gostar muito!!!
movo TT que bom sobre os anões Durin muito bom . grande rei anão
Que bom que gostou, Luciana. Muito obrigado e um forte abraço!
Excelente maravilhoso sensacional perfeito 👏👏👏👏👏
Dentre todas as raças, os anões são a minha preferida.
Como sempre, excelente TT!
Muito obrigado, Thadyson! Forte abraço!
humanos produzem anões biologicamente
Melhor e mais poderosa das raças!!!
Sou uma mulher anã convicta e orgulhosa.
Bravo! Por Moria!!
A linhagem dos anãos que mais gosto.👍🏻😊
Essa parte do apêndice A "O povo de Durin" foi a minha favorita. Inclusive, a cena do Thror em Moria foi uma das mais brutais que eu já li em toda minha vida, não tive nem coragem de descrevê-la no meu vídeo de resenha dos Apêndices com medo de o YT colocar restrição de idade no meu vídeo. E tem gente que fala que o SDA é infantil de forma pejorativa.
Pelas barbas de Durin, que vídeo maravilhoso!
Muito massa. Os anões tem uma história e cultura muito bonita e rica e merecem muitos TT's pois são magníficos. É muito bom conhecer mais da história deles, e por isso, um muito obrigado pelo TT e pela menção. Obrigado, um abraço e parabéns pelo excelente vídeo!
Que bom que gostou, grande Elvis. Próximo domingo tem mais anões!
Muito obrigado e um abração!
A Canção de Durin é ... to sem palavras
É... Isso mesmo! ;)))
Ótimo vídeo!!
Gosto de ouvir sobre os anões, como eles tinham amor pela forja, por pedra e metal, mas também pela sua própria gente, sua história e memória...
É uma forma mais próxima de nós, ainda que eu ache sua história mais valorizada por eles do que muitos grupos de homens valorizam as suas, mas ainda sim próxima, mais do que o caso dos elfos...
Talvez o fato de morrerem faz com que o passado seja contemplado de forma mais emocional, quase saudosista, mas de forma boa...
Muito bom!
A história dos anões é fascinante. Sempre quis saber, por exemplo, no que teria acontecido em Moria, naqueles momentos finais ao que levou a morte de Balin.
Muito obrigado, xingujp. Forte abraço!
A narração da Canção de Durin ficou ótima!
Ricardo Winter se garantiu :DD
Excelente!
Muito top
Quando o vídeo já começa com uma citação e por que vai ser excelente.
E que poema lindo o de Durin e que vós
Meu Deus que interpretação do Ricardo Winter.
#MARATTONANDO
Parabéns novamente! Grande aula do Mestre sobre os anões!
Muito obrigado, Alberto. Abração!
Foi o local de refúgio de Théoden, Rei de Rohan e de seu povo, onde enfrentou as legiões de Saruman, vindas de Isengard. Tal fortaleza tinha apenas uma fraqueza: um pequeno canal semelhante a um esgoto, onde foi detonado um explosivo que possibilitou a passagem dos Uruk-hais. Foi lá que ocorreu a vitória de Rohan contra o exército de Isengard, e isso foi um fato muito significativo para a história da Terceira Era da Terra-Média.
Esse poema daria uma bela canção! Sérgio depois fala sobre o Gimli e a linhagem dele.
Está com sorte, minha amiga. Gimli será um dos próximos temas ;))
Abraços.
Muito top! Amo os anãos!
⛏️
Que felicidade em receber uma notificação de um novo TT, e melhor de tudo, falando sobre o Anões! Não assisti ainda, mas pelo histórico de qualidade do video de vocês, tenho certeza que algo muito bom estar por vir.
Parabéns!
Espero que tenha gostado, Thiharris. Muito obrigado pela presença e um forte abraço!
SENSACIONAL!
Vocês são foda simplesmente!
Uma cantora britânica chamada Eurielle, que também tem canal no TH-cam, gravou uma música com essa letra. "A king he was on carven throne. (...)"
Ela compôs e gravou outras músicas sobre a Terra Média. São lindas.
Esgaroth
Também conhecida como "Cidade do Lago", é uma cidade localizada na Terra Média, próxima a Floresta das Trevas e a Montanha Solitária.A cidade foi construída em cima do lago sobre enormes estacas feitas de troncos de árvores. A cidade é habitada por Homens alguns dos quais são descendentes da antiga cidade de Valle.Durante as aventuras ocorridas em O Hobbit a cidade é atacada pelo dragão Smaug e uma grande parte das casas são destruídas, porém depois da morte do dragão a cidade é reconstruída com a ajuda do ouro conseguido com os anões da montanha solitária
Excelente canal! Abraço de Parobé - RS.
"O Povo de Durin", meu preferido ❤🔝
:DDD
Sensacional!! Esse era o vídeo que eu mais esperava!! Gosto muito da história dos anões!! Parabéns pelo ótimo vídeo, meu amigo! Grande abraço!!
Que bom que gostou, meu amigo :)))
Abração!
A Tolkien Ensemble fez uma versão magnífica da Canção de Durin. Quem ainda não conhece vale a pena conferir.
É demais!
Que vídeo excelente! parabéns!
Pow podia ter jeito de curti mais de mil vezes. Adoro seus vídeos. Aki tira um dia pra fala dos anoes da 4 era.
Muito obrigado, meu amigo. Abraços.
Que legal de saber que Moria foi recolonizada. Eu estava justamente com essa dúvida
Que bom que ajudamos, Rodrigo. Abraços.
Oficialmente este vídeo entrou para a minha lista dos 10+
Que massa, Sandro! Valeu!! :DD
Abração.
Poxa! Fiquei feliz que Dain VII conseguiu retornar a Moria! Excelente vídeo, com muitas informações sobre os barbas longas, e a parte da poesia ficou muito boa! Parabéns #tolkientalk !!
Muito obrigado, grande Romulo. Abraços.
Um ótimo tema. Vou ver a noite, mas já deixo meu like aqui. :)
Boa! Valeu, Anderson. Forte abraço!
Essa linhagem dos Durins se não me engano, é vista por alguns segundos naquele tapete que o Bard encontra qnd relaciona a situação a antiga profecia no filme...
Eu que agradeço por poder contribuir para o canal! É uma honra para mim! Mais uma vez, parabéns pelo ótimo vídeo, super explicativo! Grande Abraço!
Obrigado, meu querido!
Cara sua leitura foi de ARREPIAR!!!
Depois dessa, o grande Ricardo Winter vai ser frequente aqui no #TT eheheheh.
Valeu, meu amigo. Abração.
Que vozerão, hein?? Ahasou. Parabéns! =)
2:31 pra ouvir de novo 🤩🤩
Anduin
É o "Grande Rio", que corre por inúmeros lugares percorrendo muitas milhas em direção ao sul da Terra-Média, até desembocar na Baía de Belfalas, ao sul de Gondor. Nasce das Ered Mithrin (Montanhas Cinzentas), e das Montanhas Sombrias, até se encontrarem pouco depois. É o mesmo usado pela Comitiva, quando esta sai de Lórien, passando pelos Argonath
Cara fizeram uma canção com esse poema em inglês, Song of Durin, coisa linda até em português fica lindo esse poema! Ricardo Winter mandou bem!
TT maravilhoso. Parabéns 👏👏👏👏👏
Valeu toda a espera TT muito bom, bem explicado e também ótima participação especial.
Demorou, mas saiu! Heheheh
Muito obrigado, Paulo. Forte abraço!
Maravilhoso esse vídeo!
Aprendo muito!
Obrigada amigo!
Muito obrigado, minha amiga! Forte abraço.
Que emoção ver meu nome citado no vídeo kkkkkkk.. Muito bom, mal posso esperar pelos outros vídeos relacionados aos anões!!
Aê, que bom que gostou, Jean! :D
Aguarde que vem a Batalha de Azanulbizar por aí e mais...
Abração.
vídeo ficou excepcional parabéns.
E quanto a canção de Durin
que letra incrível
chegou até a escorrer aquele suor pelos olhos .
Massa, Rogério! Muito obrigado, meu amigo.
Forte abraço!
Um dos melhores vídeos do canal pra mim. Muito obrigado, TT.
nossa cara excelente tt isso para mim, saber os nomes a quem perteciam e as linhagens era um pouco difícil mas depois de ver esse video fiquei sabendo melhor e estou muito ansioso pela continuação deste tema do proximo tt bom video abraçao amigo continue com excelente trabalho!!!
Que bom que o vídeo ajudou, meu amigo. Muito obrigado e um forte abraço!
Velho, um dos melhores #TTs. Fantástico.
Vamo q vamo Tolkien Talkers
Que bom que gostou, Leandro! :DD
Muito obrigado e um forte abraço!
Muito massa, se Moria era tão importante para os anões pq quando Balin foi para lá ele não teve reforços ? após a vitória de Vale, Pé de Ferro não enviaria forças para reconquistar Moria e reerguer os reinos dos anões ?
Sobre esse TT da guerra dos orcs muito me interessa =D
Poderia aproveitar o ensejo e fazer um vídeo sobre a rixa de anões vs elfos. que remonta dos tempos da criação.
abraço
Fabio, não esqueça da Ruína de Durin... ;)
No próximo #TT falo disso, especialmente porque há uma fala de Dáin Pé-de-Ferro a respeito quando ele ainda era um jovem anãozinho hehehehe. Não vou falar para não dar spoilers.
Muito obrigado e um abração!
Como eu gosto deste canal!!!
Muito obrigado, Nalyla! ^_^
Abração.
O mais esperado de todos os TTs. Tolkien Talk sempre de Parabéns !!!!!!
Muito obrigado, Ramon. Forte abraço!
já até baixei o vídeo para assistir mais tarde (sem wifi), o TT nunca me decepciona, desde o primeiro vídeo deles que vi (sobre orcs) que estou preso aqui kk
Seja bem vindo Daniel! Obrigado mesmo! Contamos com a sua inscrição meu amigo! Grande abraço e obrigado! =D
Muito obrigado, Daniel! Não esqueça de vir aqui deixar o like e o view mesmo quando baixar, beleza? ;))
Valeu, abração.
Vocês são ótimos, parabéns pelo canal, não conheço niguem melhor q vocês no assunto no Brasil!
Uau! Muito obrigado pela consideração, Jeferson. Forte abraço!
Tchê! Vocês se superam a cada vídeo!!!!
Muito obrigado, Vanderlei! Esperamos poder melhoras sempre. Abraços, tchê!
Seria bacana se vocês falassem do Feanor (um dos meus personagens prediletos do Tolkien) e de seus filhos, já que eles tiveram um papel importantíssimo nos escritos tolkenianos.
Aliás, parabéns pelo excelente trabalho!!!
Sugestão anotada, Hypnos. Muito obrigado pelo comentário e um forte abraço.
Ótimo vídeo, vou aguardar o da guerra entre anões e orcs pra sanar de vez minhas dúvidas sobre as vezes que os anões habitaram Moria, ou tentaram.
Um abraço!
Muito obrigado, Thomas. Forte abraço!
Parabéns à todos vocês pelo vídeo! Gostaria de sugerir um vídeo a respeito da história de Dol Goldur. Sempre me interessei para saber a origem da fortaleza de Sauron/Necromante.
Olá, Daniel. Já temos um vídeo falando sobre o que você pediu. Dê uma conferida aqui: th-cam.com/video/GrqBBd-5TLE/w-d-xo.html
Muito obrigado e um forte abraço!
gostei muito das explicações me esclareceu 2 dúvidas que eu sempre tive em relação a sucessão de durin depois da Batalha dos 5 exércitos
Opa, que bom que ajudamos então! ;)
Abração.
Adorei, ótimo vídeo, muito bom mesmo, manda abraço pra mim que sou fã de vcs faz tempo, huahauhau
Pode deixar, meu amigo. No próximo vídeo que eu for gravar eu mando.
Muito obrigado e um abração!
Top...principalmente por ter acertado na fala meu nome! rsrsrs Emocionado kkk . Finalmente o povo que gosto bastante . 1000 likes. Sérgio...cê falou um dos sete anões de poder em vez de sete anéis de poder ou está certo?!
Que bom que gostou, Hanney! :D
Eu falei "Anéis de Poder", mas a língua deu uma enrolada na hora e ficou parecendo "Anões de Poder" hahaha.
Muito obrigado, abração.
9:43 os sete anões do poder!😅
A Montanha Solitária (Erebor) possui este nome por constituir na paisagem regional como uma forma isolada. Devido a sua posição geográfica favorável e seu isolamento, do alto da montanha há uma impressionante vista de uma boa parte da Terra-média, principalmente da região de Rhovanion e áreas adjacentes. Do alto pode-se observar ao sul o Lago Comprido e Esgaroth (Cidade do Lago) que dista a 48 quilômetros bem como o reino de Valle entre a Cidade e a Montanha. Também se pode verificar o Rio Corrente fluindo em direção ao sudeste até chegar em sua foz no grande mar interno, o Rhûn.
Do alto de Erebor e olhando para o oeste tem-se uma importante visão da Floresta das Trevas setentrional e mais ao oeste a cadeia das Montanhas Sombrias. Para o norte avista-se a região planáltica do Urzal Seco; é desta porção da Terra-média que veio o Dragão Smaug e de onde ambos se reproduziam, e mais ao norte, as Ered Mithrin (as Montanhas Cinzentas). Estes domínios estão a uma distância aproximada de 80 quilômetros de Erebor.
Para o leste têm-se as amplas e mais orientais planícies de Rhovanion até chegar ao importante reino dos anões localizado nas Colinas de Ferro, antigo lar de Dáin-Pé-de-Ferro, que posteriormente mudou para Erebor. As vastas Colinas de Ferro estão a 208 quilômetros nas suas porções mais ocidentais e seus domínios orientais estão a 560 quilômetros.
Erebor foi colonizada inicialmente por Thráin I, que veio com uma grande parte do povo de Dúrin após fugir de Moria e fundou o reino sob a montanha em 1999 da Terceira Era.
O reino foi diminuído por um tempo (entre 2190 e 2590) em número e glórias enquanto os reis do povo de Durin residiam em Ered Mithrin, mas dragões fizeram com que Thrór retornasse a Erebor em 2590.
A fama e a riqueza de Erebor cresceu por quase duzentos anos até que em 2770 o dragão Smaug atacou o reino anão e passou a residir em Erebor com seu tesouro, onde permaneceu até 2941, quando foi perturbado por Thorin e sua companhia, e morto por Bard com a chamada flecha negra (único artefato capaz de penetrar as escamas de dragão).
Após a morte de Thorin, seu primo Dáin II Pé-de-Ferro restabeleceu o Reino sob a Montanha e seus salões tornaram-se novamente belos e seu povo rico. Durante a Guerra do Anel, Erebor foi cercada por forças dos orientais, mas após a queda de Sauron, os anões e os homens de Valle eliminaram os atacantes. Na Quarta Era, Erebor era independente, mas foi aliado e protegido do Reino Unificado
Não se esqueçam da minha pergunta haha Abraços do Pedrão.
Pode deixar, Dom Pedrão. Forte abraço.
Parabéns pelo canal meu amigo, ganhou mais um inscrito.
Acabei de ler o hobbit , sociedade do anel, duas torres e o retorno do rei, poderia me recomendar algumas obras em ordem cronológica a respeito do início de tudo ?
Manda um salve pra mim nos próximos vídeos. :D
Abraço.
Olá, Lucas. Muito obrigado pela inscrição :)
Creio que é hora de você partir para O Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin.
Pode deixar, no próximo vídeo que eu for gravar mando um alô.
Forte abraço!
aguardando o tt 110 hehehe
Já está pronto, meu amigo!
Show de bola. Esse mundo é rico demais, e quanto mais aprendo, mais curiosa eu fico. Mas um ótimo trabalho!
Aproveitando o espaço, uma sugestão, façam um video falando a respeito do grande Sméagol/Gollum.
Saudações!
Boa sugestão, thiharris. Abração.
Eu gosto mt dos anões especialmente de Dain pé de ferro é do seu exército de anões
Haradrim
É um cruel povo do sul, inimigo de Gondor e aliado de Sauron na guerra do anel. Usam os Mumakils como meio de transporte para a guerra, uma das batalhas em que participaram foi a batalha de Pelenor Fields no qual acabaram por perder devido aos Rohirrim e ao aparecimento do exército dos mortos.
sempre quis ver mais sobre Moria no seu auge...
Vídeo excelente! Muito bom o esquema de nomes e descendentes apresentado aos 17 minutos de vídeo. Elucidou muita coisa.
Interessante saber também a continuação e a história do povo anão durante a Quarta Era, fato que sempre tive curiosidade, pois gosto muito de Moria e Erebor.
Qual é esse programa utilizado para explorar o mapa da terra-média? Fico espantado com os detalhes em todos vídeos que ele é utilizado. É uma ótima ferramenta de imersão dentro da terra-média e sua geografia.
Um forte abraço aos idealizadores do canal Tolkien Talk!
Muito obrigado, Mauro. Que bom que gostou, meu amigo. Essa ferramenta está online no "Google Middle-earth". Só procurar que você acha, beleza?
Volte sempre e um abração.
Podia fazer um video sobre a batalha de valle
Veja o vídeo sobre Dáin.
Entro no vídeo, dou o like, abro a cerveja e aproveito o momento.
Aí sim! Valeu, grande Popeye! :D
Abração.
Pessoal, existem diversas edições dos Livros do Hobbit e da trilogia Senhor dos e anéis. Qual vocês indicam SEM SER de luxo ou edição de colecionador? Existe alguma edição que traz ilustrações nos capítulos? Obrigado!
Rafael, no livro "O Hobbit", praticamente em todas as versões, há as ilustrações do próprio Tolkien. Sobre qual edição comprar, recomendamos que você aguarde as novas que virão pela editora HarperCollins Brasil, pois haverá novas traduções e tratamento de qualidade. Abraços.
Sou nova no canal desculpa a pergunta porque não aparece nos filmes mulheres anãs??
Na versão estendida quando eles fogem de Erebor enquanto Smaug ataca, têm mulheres anãs correndo para se salvarem =D
Ered Mithrin
Era outro nome das Montanhas Cinzentas, uma longa cadeia de montanhas ao norte de Rhovanion. Eram os últimos remanescentes das Montanhas de Ferro, que percorriam todo o norte da Terra-média, mas que foram destruídas no fim da Primeira Era
Adorei como sempre ! Mas uma dívida surgiram frase que você disse "minguar em de vez" eu não entendi ao certo poderia me explicar como foi o fim do povo dos anões por favor eu ainda queria saber como eles "minguaram" de vez um Abraço, mas só mas uma coisa se for possível um vídeo sobre isso seria legal. abraços e muito obrigado mas uma vez!
Minas Moria
Nome dado no início da Terceira Era a um complexo enorme e muito antigo no noroeste da Terras Média aonde uma vasta quantidade de túneis, câmaras, minas e corredores gigantes correm debaixo das Montanhas da Névoa. Na cultura polular foi retratada no próprio jogo online[7] dos Senhos dos Anéis, no Minecraft[8], e no jogo de tabuleiro[9] dos Senhor dos Anéis.
Antigamente era chamada de Khazad-dûm e posteriormente chamada de Moria, significando Abismo Negro, vindo da língua Sindarin mor="negro" e iâ="abismo". Mais tarde foi abandonada pelos Anões e tomada por Balrog.
como sempre ótimo TT como sempre, mas fiquei muito curioso pra saber como foi essa batalha de Valle, gostaria de ver em vídeos futuros.
Muito obrigado, Caio. Pedido anotado. Forte abraço!
fala sobre a batalha de valle pesquisei mas nao acho muita coisa sobre ela
Anotado.
Eregion
É um lugar da Terra Média. A sudeste de Eriador e oeste de Moria (Khazad-dum), Eregion foi outrora o reino dos elfos da Terra Média durante a Segunda Era, conhecida pela grande amizade que esse povo cultivava com os anões. Esses elfos caíram sob a influência de Annatar (nome dado a Sauron por ele mesmo) e, com seus conselhos e ensinamentos, acabaram confeccionando os Anéis de Poder, enquanto ele fazia escondido em Mordor O Um, para controlar todos os outros. Após a descoberta de Celebrimbor, fundador da cidade e neto de Fëanor, Sauron se ira e se volta contra Eregion, destruindo o seu povo, afugentando alguns e fazendo com que os anões se trancassem em Khazad-dum.
Edoras
É uma cidade fictícia da obra O Senhor dos Anéis, de Tolkien. Seria a capital do reino de Rohan. Supostamente, a cidade ficava em uma colina, por entre muralhas e cercas-vivas. No centro, estava Meduseld, o palácio dourado (morada do rei Théoden, rei de Rohan, senhor dos cavaleiros). De acordo com a história, a cidade possuía um abrigo-cidade chamado o Abismo de Helm, para onde foram os Rohirim para protegerem-se de um ataque iminente do exército formado em Isengard pelo Mago Branco, Saruman.
02:32 Canção de Durin
Por favor me diz qual é o mapa q vc usa
Sergio vc sabe o que tem a leste de rhovania como a região de Rhûn e a terra do amanhecer (vi esta região num mapa se muita escala)
Luis, infelizmente todos os mapas terminam ali. No Atlas da Terra-média tem algumas ideias do que teria mais para o leste baseado em escritos do Tolkien e em rascunhos primitivos dele. Ainda vamos falar sobre isso aqui, beleza?
Forte abraço.
blz e vlw
Tem no silmarilion?
Nascido no ano 2746 da Terceira Era, Thorin foi para o exílio após a tomada de Erebor pelo dragão Smaug em 2770, juntamente com os outros anões sobreviventes. Na Batalha de Azanulbizar em 2799, quando tinha apenas 53 anos (uma idade nova para um anão), marchou com um exército anão em Nanduhirion abaixo do Portão-Leste de Moria. O escudo de Thorin quebrou-se durante a batalha, e este passou a usar apenas um tronco de carvalho como defesa, assim ganhando o apelido ou sobrenome "Oakenshield" que significa Escudo de Carvalho.
Thorin tornou-se Rei no exílio dos povos de Durin como Thorin II Escudo de Carvalho após seu pai, Thráin II, ter desaparecido. Não demorou nem um século para que Thorin descobrisse que seu pai tinha sido capturado e torturado até a morte por Sauron. Trabalhou duro, fazendo muitas vezes coisas que até o momento não tinha experiência para saber e teve uma dose de prosperidade nas Montanhas Azuis. Entretanto nunca foi muito feliz lá, uma vez que o dragão e Erebor não saíam de seus pensamentos.
Em O Hobbit, ele e outros doze anões, na maior parte seus parentes ou membros da tribo de Durin, visitaram Bilbo Bolseiro.[4] O conselho de Gandalf era empregá-lo como um ladrão, para roubar de volta o tesouro dos anões de Smaug. Além do tesouro, Thorin queria em especial a Pedra Arken, o coração da montanha. No terceiro livro da saga O Senhor dos Anéis é mencionado que Gandalf se encontrou com Thorin em Bri, em um dia completamente ao acaso e que aí decidiram se empreender na questão do tesouro.
Thorin é descrito como sendo muito sério e raramente sorrindo. Fala de seu repouso nas Montanhas Azuis como sendo um "alojamento pobre no exílio". Mesmo sendo mais velho na época de O Hobbit, ainda era muito capaz e um ótimo guerreiro. Foi o único, que no episódio, não foi pego totalmente de surpresa pelos Trolls, e ele lutou bravamente junto com Gandalf contra os Goblins. Mesmo assim, sua liderança não é particularmente distinta, e então ele não mostra muita sabedoria. Thorin é o primeiro a ser capturado pelos Elfos da Floresta e insiste que os outros anões não divulguem sua captura. É o primeiro a emergir dos tambores na Cidade do Lago e dos marços até aos líderes da cidade, declarando-se como o Rei Sob a montanha.
Thorin ficou furioso quando Bilbo roubou a Pedra Arken para ser usada como troca com um arqueiro chamado Bard. O conflito chamado A Batalha dos Cinco Exércitos começou com o ataque da montanha dos anões por Goblins e Wargs. Assim os anões tiveram que se unir com os Homens, os Elfos e as Grandes Águias. Durante a batalha Thorin foi ferido fatalmente, antes de morrer faz pazes com Bilbo,[5] elogiando sua bravura e seu bom caráter. Suas últimas palavras foram:
“Se mais de nós dessem mais valor à comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!”
Thorin recuperou a espada Élfica de nome Orcrist durante a história. Ele usou-a durante quase toda sua aventura, porém quando foi pego pelo Rei Élfico da Floresta das Trevas, Thranduil, a espada lhe foi confiscada. Após sua morte, tal espada foi colocada junto ao seu corpo, (a Pedra Arken foi colocada em um túmulo próprio) de modo que sempre sua lâmina incandesceria azul para que os inimigos nunca se aproximem da montanha de surpresa. Seu sucessor com Rei Sob a Montanha foi seu primo Dáin II Pé-de-ferro
Estava relendo o livro 1 da saga do anel e, depois que saíram de Moriá, Gimili diante do lago de prata disse que Durin irá ressurgir. Ressurgir como? Como Gandalf? Ressurgir como Glorfindel?
Fale sobre as espadas gêmeas Anglchel e Anguriel.
Sugestão anotada, Valter. Abraços.
ABatalha dos Cinco Exércitos
A batalha aconteceu após a morte do dragão Smaug, que muitos anos antes havia tomado a Montanha Solitária com todo o seu tesouro. Os homens queriam uma parte do tesouro para reconstruir suas vidas arruinadas pelo dragão que atacou a cidade do lago encontrando sua morte. Os elfos também queriam parte no tesouro. Então Thorin enviou uma mensagem para seu primo Dáin Pé-de-Ferro, o Senhor das Colinas de Ferro pedindo ajuda. Os orcs queriam vingança e muito mais. Como tinham inimigos em comum, os humanos se aliaram com os elfos, anões contra os orcs, wargs e seus morcegos. Com a vinda das águias, os vitoriosos foram os anões e aliados, que repartiram o tesouro. Nesta guerra tombaram o Rei do povo de Durin Thorin filho de Thráin, Fili e Kili sobrinhos de Thorin, companheiros de Bilbo. Antes de Thorin morrer, ele diz suas últimas palavras ao Bilbo de ter cometido um erro. Após a morte de Thorin, Dáin governa Erebor, e a Pedra Arken foi enterrada junto com o Rei (Thorin).
❤
Tenho uma dúvida
Como p Balrog foi parar nas profundezas de caradras
Quando eu vi o senhor do anéis pela primeira vez eu era pequeno e não conhecia a historia, então quando eles entram em Moria e todos os anões de lá estavam mortos eu pensei q todos os anões estavam mortos de fato e q o Gimli era o ultimo e fiquei tristão por ele, só depois de uns anos q eu descobri q havia outras minas e reinos dos anões. Outra coisa tem uma interpretação da canção de Durin q eu encontrei e acho a mais bonita, infelizmente eles só fizeram a primeira e ultima estrofe, acho até q muita gente ja vai conhecer mas fica pra quem quiser ouvir th-cam.com/video/gt9He6c8F9s/w-d-xo.html
O Hobbit começa com Bilbo Bolseiro já idoso se aproximando-se do seu aniversário de 111 anos, escrevendo seu livro chamado "Lá e de Volta Outra Vez" que narra sua aventura quando jovem, na qual uniu-se à um grupo de anões para recuperar um enorme tesouro e destruir o dragão que o guardava. Ele conta que há muito tempo, em uma terra bem distante à leste, o Reino anão de Erebor era um reino poderoso e próspero, mas com a ganância dos anões por ouro e riquezas, o reino foi tomado pelo dragão Smaug que o guardou durante 60 anos. Ele explica também o grande apreço de dragões por ouro. Enquanto isso chega no recinto o seu jovem sobrinho, Frodo Bolseiro, que pergunta o que ele estava fazendo. Bilbo fecha o livro e diz que Frodo ainda não está pronto para lê-lo. Depois Bilbo sai para seu jardim e senta-se no banco, e a história retrocede então há sessenta anos, com o jovem Bilbo fumando despreocupado seu cachimbo de Hobbit quando aparece o velho mago Gandalf, o Cinzento, que o convida para uma grande aventura. Mas ele recusa a oferta e retorna ao interior de sua casa. Quando chega a noite, sua campainha toca e na porta estava um anão, Dwalin, que entra na casa, come seu peixe e seus bolinhos de arroz. A campainha toca novamente, e chegam sucessivos anões, menos o anão Thorin, líder da companhia e herdeiro do trono de Erebor. Em um momento, alguém bate na porta, e lá estava Thorin. Durante o jantar, o grupo conversa durante muito tempo com Bilbo sobre o motivo da aventura, seus detalhes, e a possibilidade de lucros, mas Bilbo resiste, até que o grupo decide partir sem ele, que não aceitara facilmente a proposta de unir-se na aventura de destruir o dragão Smaug e recuperar o ouro dos anões. Bilbo dorme e acorda apenas no outro dia, quando reflete melhor e decide se juntar ao grupo, assinando um contrato dado por Thorin, e partindo em viagem com eles. No outro dia à noite a companhia encontra uma fazenda abandonada e é surpreendida por três trolls: Tom, Bert e William, que roubam os pôneis da companhia para fazer o jantar, os Anões e Bilbo são capturados quando tentam reaver seus pôneis Bilbo impede os trolls de comê-los com um jogo de perguntas e adivinhações até o amanhecer, até que Gandalf aparece e faz que os raios de sol iluminem os Trolls transformando-os em pedra. Esses trolls de pedra são vistos no primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis. A companhia localiza a caverna dos Trolls e encontram tesouros e lâminas élficas, Thorin e Gandalf pegam cada um uma espada respectivamente Orcrist e Glamdring, Gandalf também encontra uma adaga élfica , que ele entrega a Bilbo. O mago Radagast, o Marrom, encontra Gandalf e a Companhia, e relata um encontro em Dol Guldur com o Necromante, um feiticeiro que corrompe Floresta das trevas com magia negra. Perseguido por Orcs , Gandalf lidera a companhia através de uma passagem oculta até Valfenda. Lá Elrond divulga a existência oculta de uma porta secreta no mapa da companhia da Montanha Solitária, que seria visível apenas no dia de Durin. Gandalf se reúne com o Conselho Branco, composto por Elrond, Galadriel e Saruman, o Branco, e apresenta uma lâmina Morgul, uma arma do rei bruxo de Angmar, que Radagast obteve em Dol Guldur como um sinal de que o Necromante está ligado a um eventual retorno de Sauron. Enquanto Saruman pressiona a preocupação com o assunto mais presente sobre a missão dos Anões, solicitando que Gandalf dê um fim a ela, Gandalf revela secretamente a Galadriel que ele já havia antecipado isso e os Anões avançaram sem ele. Enquanto a companhia viaja para as Montanhas Sombrias, se vêem em meio a uma colossal batalha entre Gigantes de Pedra. Eles se refugiam em uma caverna e são capturados por Goblins, que os levam ao seu líder, o Grande Goblin. Ali acontece o momento chave de toda a saga, quando Bilbo se separa dos anões e encontra o Um Anel e o pega de Gollum, com quem faz um jogo de adivinhação, que vence por conta de sua última pergunta: "O que eu tenho no meu bolso?", e Gollum não consegue adivinhar. Então Gollum se dá conta de que Bilbo estava com seu precioso anel e o ataca, mas Bilbo tropeça e o anel cai em seu dedo deixando-o invisível. Ele tira proveito deste fato e foge para fora da montanha e se junta novamente à companhia anã junto de Gandalf. Logo o grupo encontra Azog, o Profano, de quem fogem subindo em árvores. Thorin enfrenta Azog, e é gravemente ferido pelo seu Warg e cai desmaiado. Quando um orc ia matá-lo, o agora corajoso Bilbo Bolseiro o defende matando o orc. Depois chegam ao local as Águias previamente convocadas por Gandalf, que levam todos para Carrocha de onde Thorin e a companhia vêem a Montanha Solitária ao longe, onde um Smaug adormecido é acordado por um tordo batendo um caracol contra uma pedra
muito bom video, parabens..
Sérgio, deixa eu perguntar: no Silmarillion, Varda cria muitas estrelas para a chegada dos elfos, e entre elas tem Menelmacar, o prenuncio da Ultima batalha... a minha duvida eh: aquela guerra nos portões de Mordor seria essa ultima batalha?
Olá, Maycon. Menelmacar é a constelação de Orion. Essa Última Batalha, na verdade, é a mencionada na Dagor Dagorath, em que Túrin derrotaria Morgoth. Muito obrigado pelo comentário e um forte abraço.
ah sim, ainda não cheguei nessa parte, rsrsrs
mas obrigado pelo esclarecimento, abr
Disponha!
Osgiliath
Foi a primeira capital de Gondor, construída em ambos os lados do Anduin entre Minas Anor e Minas Ithil. Osgiliath foi queimada durante a guerra civil e seus maiores prédios, como o Domo das Estrelas, foram arruinados. Muitos de seus habitantes morreram durante a grande praga em 1636 da Terceira Era e a maioria dos habitantes que sobreviveram fugindo se recusaram a retornar, por esse motivo em 1640 a corte real foi movida para Minas Anor.
Em 2475, Osgiliath foi tomada pelos uruks de Mordor, embora prontamente liberta por Boromir a cidade ficou completamente deserta e tornou-se um posto de guarda contra ataques do leste. Durante a Guerra do Anel Osgiliath foi atacada e em Junho de 3018 da Terceira Era sua última ponte foi derrubada e a parte leste da cidade tomada pelas forças de Sauron. Mais tarde, em Março de 3019, a parte oeste da cidade, defendida pelos Rangers de Ithilien, foi facilmente tomada. Não existem registros de sua reconstrução durante a Quarta Era.
O palantir principal era mantido em Osgiliath até sua perda, durante a guerra civil.