Mitos sobre Chaira

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.ค. 2022
  • Fontes:
    scienceofsharp.com/2018/08/22...
    Maximize edge retention with ultra-light grinding : Sharpmaker Fine Rods
    • Maximize edge retentio...

ความคิดเห็น • 19

  • @doid0666
    @doid0666 2 หลายเดือนก่อน +1

    Sensacional o vídeo. Eu parei de usar a chaira justamente porque uma pedra, e um strop, fazem um fio muito melhor e mais duradouro. Muito boas as imagens do doc, até então eu só tinha visto do porque a pedra e o strop são melhores, usando ultra macro numa câmera, com um gringo chamado Outdoors55. Com microscopia eletrônica e escala de 1 micron, 2 microns, fica até mais didático. Depois vou ler esse documento inteiro ai.

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  2 หลายเดือนก่อน +1

      Eu acompanho o canal dele também. As imagens estão ótimas e ele é bom afiador. Eu gosto do canal mas falta alguns detalhes na parte de teoria que só dá pra aprender com microscopia eletrônica.
      Strop é bom mas tem vários detalhes inesperados e pra usar correto precisa aprender sobre foil burr. O artigo do Todd está excelente. TB tem vídeo com resumão do artigo aqui no canal.

  • @heliocabraljr1961
    @heliocabraljr1961 2 ปีที่แล้ว +6

    Parabéns ao amigo pelo vídeo. Apenas enfatizar um ponto que apesar de ser um detalhe, faz toda diferença: o desgaste adesivo tem como pré-requisito obrigatório, alta pressão de contato, o que é diametralmente oposto ao recomendado para realinhamento de fio usando chaira lisa de aço, que é inclusive tirar o peso da própria lâmina nas 2 passadas a no máximo 3, alternadas. Ainda que a área de contato fio/chaira seja mínima, quando se multiplica gramas por fatores mesmo que altos, a resultante não é a alta pressão de contato requerida para provocar o desgaste adesivo. Outro fator importantíssimo, o tempo de contato destas micro áreas, chaira/fio, em cada secção deste fio ao longo da passada na chaira. Não estamos falando de passar uma mesma micro secção deste fio por tempos maiores em contato com a chaira.
    Vamos fazer uma analogia simples: fosse esta pressão de contato de um fio numa chaira de aço lisa para realinhamento deste fio, o suficiente para promover o desgaste adesivo de mícrons, como mostrado na foto de microscopia eletrônica, qual seria a vida útil de um rolamento de aço, com o contato sob pressão das esferas com as pistas de rolamento?
    Só para constar, minha experiência e aqui, ao contrário da do amigo e usando o argumento "ad rebanho" ( rsrs ), é o(a) mesmo(a) de milhares de profissionais da industria da carne onde o uso periódico da chaira de aço lisa e seus correlatos, de forma correta, prolonga a vida útil do fio de trabalho mais próximo do seu ótimo sem a necessidade de reafiações mais constantes, como ficou provado pelos trabalhos de pesquisa de Juranitch em seu livro, The Razor Edge Book of Sharpening ( aqui o argumento de autoridade - rsrs ).
    Abraço.

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  2 ปีที่แล้ว +1

      Oi Helio, bem vindo ao canal.
      Tambem acho que com duas passadas leves provavelmente o mecanismo principal é realinhamento mas infelizmente ele não testou isso.
      Esse dado da pressão é bem importante e esqueci de comentar no vídeo. Ele tb esqueceu de colocar no artigo mas colocou como resposta nos comentários.
      Ele usa força mínima, segura a lâmina apenas com dois dedos, usa força apenas necessária para fazer contato e faz 10 passadas. Segundo ele a pressão acaba sendo grande mesmo com força baixa porque a área de contato é muito pequena.
      Essa teoria bate com alguns experimentos que eu fiz aqui.
      Eu uso uma pegada normal de faca e faço força mínima. Peguei uma faca cega que após duas passadas na chaira lisa ainda não cortava nem papel. Se eu usar múltiplas passadas na chaira como se estivesse usando uma pedra de polimento dá pra chegar a raspar cabelo. A velocidade de corte é lenta e vai precisar insistir bastante isso pra funcionar. Na minha faca gastei uns 5-10 min com baixa força e alta velocidade, sinceramente isso não parece uma boa ideia mas bate com a teoria de que funciona por desbaste adesivo.
      Outro teste que funciona mais rápido é modular o fio recem feito em uma pedra baixo grit. Se passar na chaira lisa como se fosse uma pedra de polimento realmente retorna um fio polido.
      Discussão com fontes fica boa, achei o livro baratinho na net, capaz de eu comprar. Ele comparou a durabilidade da chaira lisa com qual material?
      Aqui no Brasil o pessoal de frigorífico costuma usar apenas pedra grossa e chaira lisa, ai faz bastante sentido aumento de durabilidade.
      Considerando que ela funciona semelhante a uma pedra alto grit com baixa velocidade de corte ai precisaria de comparar o resultado com um controle de pedra alto grit, esse foi o experimento do Cliff Stamp. Comparou a chaira cerâmica redonda com fusil reto em cerâmica.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961 2 ปีที่แล้ว +2

      @@thiago.assumpcao Não precisa comprar o livro... leia o artigo com peer review do metalurgista e cuteleiro, Verhoeven, Experiments on Knife Sharpening, principalmente no capítulo sobre steeling, onde ele cita nominalmente o trabalho de Juranitch e que seus achados corroboram com os dele. Está disponível gratuitamente na web, no formato .PDF. Abraço.

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  2 ปีที่แล้ว

      Vlw, vou dar uma lida

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  2 ปีที่แล้ว

      É, realmente um estudo não está batendo com o outro e não sei porque a diferença.
      Senti falata da imagem planar nesse estudo do Verhoeven, acho que era a mais importante para avaliar capacidade de desbaste.
      Será que esse afiador automático que o Verhoeven usou no estudo causa maior pressão do que o Todd usou? Realmente o fio ficou detonado.

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  2 ปีที่แล้ว

      Outra coisa que pode justificar a diferença. O Verhoeven usou laminas com 60 HRC em chaira lisa ao inves de usar uma cerâmica. Como a dureza é próxima provavelmente nesse caso a capacidade de desbaste cai mesmo.

  • @rogeriosartori555
    @rogeriosartori555 11 หลายเดือนก่อน +1

    Eu já afiei uma faca cega só com chaira! Nao tinha mais nada pra usar. E deu certo 😅😅

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  11 หลายเดือนก่อน +1

      Então, funcionar funciona. Se não tiver mais nada vale a pena.
      Eu nao gosto de chaira pq se eu afiar na pedra sai rapando cabelo e dura assim sem nenhum retoque por vários meses. Não consigo ter um resultado nem parecido esse usando chaira lisa e muito menos com a estriada.

  • @ArA12459
    @ArA12459 2 ปีที่แล้ว +1

    Um ótimo vídeo como sempre. Tenho apenas um comentário a fazer... Quando você traduz Mechanical Stress o melhor seria Tensões Mecânicas e não Estresses Mecânicos, como foi falado no fim do vídeo. 👍
    Peço desculpas se na cutelaria o termo estresse é utilizado... mas na engenharia não é o correto.

    • @thiago.assumpcao
      @thiago.assumpcao  2 ปีที่แล้ว +1

      Oi Arthur Obrigado.
      Verdade, eu falei meio informal, o termo técnico ta todo errado e pode dar confusão.
      A chaira realmente causa grande tensão mecânica durante o uso mas o que eu estava pensando ali era fadiga mecânica, que é o aço fragilizado após tensão mecânica.

  • @leonidasmalta
    @leonidasmalta 2 ปีที่แล้ว +3

    Vou adotar essa técnica aê de afiar em 15 em 15 minutos nessa chaira toda enferrujada! Pá pá pá! 10X !!! 💣😂