Os cabos de alimentação são ligados diretamente junto dos barramentos de alimentação que vem dá concessionária ? Precisa identificar as fases que saem do inversor com as fases da concessionária ou não tem polaridade de um com o outro ? No caso de um bi ou trifásico.
ola romilton... boa tarde,, vendo o seu video.. achei 10... parabens... eu tenho uma duvida, e ja que vc tem experiencia... sabe esses furos redondos, na parte da base do suporte de parede.... tem como usar para embutir os cabos, e deixar tudo invisivel, usando essa parte superior ?.. e nao passar cabos por baixo ?
Romilton entrando na pegunta do nosso amg Roberto mim tira uma dúvida ele tem 8 placas 330 um inversor fronius de 3.000k. O inversor dele só suporta mais 4 placas ... a minha pergunta é.? Caso ele queira colocar mais placas poderei colocar micro inversor na mesma rede?e no mesmo sistema ongrid .?
Boa noite, meu sistema parou e exibir o balanço energético, somente mostra a produção atual. sabe o que pode ser? está acontecendo em dois equipamentos fronius meu. Obrigado.
Tudo bem camarada? Eu tenho um fronius primo 3.0.1 kw ligado em série com 8 placas de 330w, Eu pretendo comprar mais 6 placas de 300 ou 330 para melhorar meu rendimento . A pergunta é : Esse meu inversor suportará incluindo na ligação em serie essas 6 placas? OU dá para ligar as outras 6 placas em outra ligação em serie e conectar no inversor já que ele tem dois mppt, ? enfim por favor dê uma idéia da melhor forma e como fazer.. abraço ..
Sim ele suporte os 12 painéis, o ideal é fazer uma divisão entre mppt1 e mppt2 são duas portas de entradas que tem no seu inversor e resto e já está configurado para uma melhor performance.
Pow valeu camarada pela atenção, mas só relembrando : no caso seriam 14 paineis. poxa tem como voce me passar um esquema de como seria essa divisão de mppt. E outra : teria que eu instalar outra string box ou daria para usar a mesma que eu tenho .. ?: Como faço para te mandar as fotos da minha instalação? obrigado se ajudar.
Olha 14 painéis pode exceder a potencia máxima, tem que trocar a string box e os dispositivos de proteção se caso for usar todos eles em série em mesmo cabo até a string. Se dividir em dois conjuntos de 7 painéis e duas string box pois o fronius possui duas mppt1 e mppt1 é só ligar nelas separados.
Camarada mais uma vez obrigado pela atenção.. Blz andei lendo e pesquisando um pouco e também cheguei a essa mesma ideia.. e farei isso com certeza,, conjunto de placas em separados por duas strings box e mppt.. também li que meu inversor fronious 3.0.1 kw tem uma tecnologia d proteção para carga em excesso caso ultrapasse enfim , diz que caso a potencia exceda o limite a mesma é ignorada pelo inversor.
olá tudo bem Alexandre, gostaria de tirar uma duvida estou querendo montar um sistema parecido com o seu gostaria de saber quantos KWh?mes vc conseguiu gerar com as 8 placas de 330W, pelos meus cálculos e considerando a insolação da minha região o meu projeto está gerando 300KWh/mes, na pratica isso é verdadeiro?????
Boa tarde, Romilton, em relação a este comentário, a baixo, você conseguiu verificar no manual ou mesmo com a frunius? "Tem um erro na sua montagem, o ideal é que com um único MPPT você coloque um jumper entre a entrada do MPPT 1 para a entrada do MPPT 2 e desliga via programação o MPPT 2, assim as suas entradas vão dividir a corrente de entrada e vão trabalhar com uma corrente dividida e um único protocolo de MPPT."
Bom dia! Bruno, Estou analisando esses detalhes, no manual do inversor não consta esse tipo de ligação, lá consta duas entrada de mppt1 e mppt2 para ligar dois conjuntos de painéis e string box independentes. Vou ligar na Fronius Brasil na próxima semana e posto aqui.
Montei um sistema com dois arranjos um leste e outro oeste, com dois strings box distintos, o inversor diz que um MPPT não funciona, troquei a alimentação, porém mudou também o MPPT há não funcionar, mais nas duas chegadas dos strings box tem tensão. O que pode estar acontecendo?
Boa noite , vc mesmo montou esse sistema? Gostaria de saber , como vc fez sua montagem ? E oque vc fez pra liberar junto à concessionárias de energia elétrica , se puder me dar umas dicas...
Nelson Rodrigues, boa noite eu mesmo montei o sistema aqui. Não precisa ser eletricista, nem engenheiro, tem muitas informações aqui no canal de como montar. Basta comprar os equipamentos todos devem ser homologados pelo inmetro e anatel. Montar o inversor, stringbox e os painéis. entrar no site da concessionaria e preencher alguns formulário de acesso ao sistema de micro geração e esperar alguns dias para uma visita técnica da equipe da concessionaria. Obs: Somente é preciso ter o ART que ser emitido por técnico do setor solar ou engenheiro.
Romilton da Silva Pena muito legal vc ter montado o sistema, mais me explica como vc fez pra liberar junto às concessionárias de energia elétrica , eu mesmo estou querendo montar o meu , mais Essa parte de liberação com a concessionária está me preocupando vc precisou de uma assinatura de engenheiro , se vc puder contar como vc fez nos ajudaria muito obrigado pela atenção
Tudo bem camarada?!! eu também tenho esse mesmo inversor FRONIUS 3.0.1, meu sistema atualmente é : 8 placas de 330w em série. potencia instalada de 2700W. Pretendo instalar mais 4 placas de 345W, ou seja, somar mais 1400W, sendo que o total instalado será de 4100W, ou seja, passou 1100W de sua potencia nominal. Aí agora pergunto a você: 1- Posso fazer isso ? uma vêz que dizem que esse inversor suporta até 40% a mais de sua potencia nominal ? ou seja, até 4200W. 2- Qual é a sua potencia instalada ? uma vez que está usando dois conjuntos de placas no mesmo inversor em dois mppt distintos 1 e 2 ??
A maioria dos vendedores comentam que o inversor Fronius dá muito problema. É verdade? Ou estão tentando me empurrar o ABB que é bem mais caro? Obrigada.
Boa noite Vivinae Cabral neste vídeo mostro alguns detalhes dos melhores inversores - th-cam.com/video/dyI_vTfqq5U/w-d-xo.html - realmente o ABB vem em primeiro, mas o fronius é o mais recomendado por todos os instaladores e empresas do ramo, é mais vendido no mundo tem suporte em diversas cidades do brasil e garantia de 7 anos e depois + mais 7 anos é claro é pago. O meu sonho de consumo é o da WEG. Essa é minha opinião. Mas faz pesquisas é melhor forma de você não comprar gato por lebre.
Olá pessoal, possuo um sistema de 8 placas de 330w e um inversor fronius 3.0.1 (3000w). Apos 8 meses de uso acrescentei mais 4 placas de 345w no sistema, porém não as coloquei em série com as outras 8 que eu já tinha, e sim no segundo mppt do inversor. Bom , o que acontece é que a soma das potências das placas chegam a 4020w porém percebo que o inversor para nos 3030 w e não passa disso. Pesquisando na internet e nas especificações do próprio produto verifiquei que este inversor suporta até 40% alem do seu limite recomendado, podendo gerar até 4500w porem sua vida útil seria reduzida e tal. A pegunta ė o seguinte: 1 como desbloquear este inversor para passar de 3000w? Ou não tem jeito mesmo e este bloqueio é próprio para isso mesmo ( proteção do inversor ) . Obrigado se alguem puder ajudar ..
Então camarada , essa é uma duvida minha também . quando eu acrescentar mais painéis é só comunicar a concessionaria ? Não tem que pagar taxa para engenheiro e tal por ter modificado o projeto? como foi sua comunicação ? custou algo ?
O consumo poderá ser realmente zerado e você pagará somente a taxa mínima que varia de acordo com a instalação, monofásica, bifásica ou trifásica. Neste caso tenho dúvidas se incide alguma outra taxa, ou impostos. Vou verificar e retornarei, posteriormente.
Tem um erro na sua montagem, o ideal é que com um único MPPT você coloque um jumper entre a entrada do MPPT 1 para a entrada do MPPT 2 e desliga via programação o MPPT 2, assim as suas entradas vão dividir a corrente de entrada e vão trabalhar com uma corrente dividida e um único protocolo de MPPT.
Boa tarde, uma duvida! nesta instalacao voce tem tensao de 220 F-F e tensao de 127 F-N ? ou 220 F-N?
Obrigado
Os cabos de alimentação são ligados diretamente junto dos barramentos de alimentação que vem dá concessionária ? Precisa identificar as fases que saem do inversor com as fases da concessionária ou não tem polaridade de um com o outro ? No caso de um bi ou trifásico.
ola romilton... boa tarde,, vendo o seu video.. achei 10... parabens... eu tenho uma duvida, e ja que vc tem experiencia... sabe esses furos redondos, na parte da base do suporte de parede.... tem como usar para embutir os cabos, e deixar tudo invisivel, usando essa parte superior ?.. e nao passar cabos por baixo ?
O cabo terra das placas não é conectado na borneira do inversor também não?
A questão do torque é mandatório ou posso apertar conforme minha experiência?
Claro que sim, tem experiência, mas muito cuidado tudo hoje é muito sensível e quanto mais alto é o giro a potência com torque moderado.
Mostra como monta a extringue box.
muito bom ,tenho uma duvida vi informações técnicas tem ter ar comprimido refrigeração .
Não aqui tudo funciona a base de energia solar convertido para elétrica por isso precisa de painéis solares e inversores de energia.
Romilton entrando na pegunta do nosso amg Roberto mim tira uma dúvida ele tem 8 placas 330 um inversor fronius de 3.000k. O inversor dele só suporta mais 4 placas ... a minha pergunta é.? Caso ele queira colocar mais placas poderei colocar micro inversor na mesma rede?e no mesmo sistema ongrid .?
Esse tipo de inversor é ligado nas placas e enviado a energia para a rede da concessionária? Obrigado.
Sim
Bom dia amigo? Pq vc trocou pra cabo de 6mm??
Parabéns abençoado muito bom visite o meu canal fica com Deus abraços
Boa noite, meu sistema parou e exibir o balanço energético, somente mostra a produção atual. sabe o que pode ser? está acontecendo em dois equipamentos fronius meu.
Obrigado.
Tudo bem camarada? Eu tenho um fronius primo 3.0.1 kw ligado em série com 8 placas de 330w, Eu pretendo comprar mais 6 placas de 300 ou 330 para melhorar meu rendimento . A pergunta é : Esse meu inversor suportará incluindo na ligação em serie essas 6 placas? OU dá para ligar as outras 6 placas em outra ligação em serie e conectar no inversor já que ele tem dois mppt, ? enfim por favor dê uma idéia da melhor forma e como fazer.. abraço ..
Sim ele suporte os 12 painéis, o ideal é fazer uma divisão entre mppt1 e mppt2 são duas portas de entradas que tem no seu inversor e resto e já está configurado para uma melhor performance.
Pow valeu camarada pela atenção, mas só relembrando : no caso seriam 14 paineis. poxa tem como voce me passar um esquema de como seria essa divisão de mppt. E outra : teria que eu instalar outra string box ou daria para usar a mesma que eu tenho .. ?: Como faço para te mandar as fotos da minha instalação? obrigado se ajudar.
Olha 14 painéis pode exceder a potencia máxima, tem que trocar a string box e os dispositivos de proteção se caso for usar todos eles em série em mesmo cabo até a string. Se dividir em dois conjuntos de 7 painéis e duas string box pois o fronius possui duas mppt1 e mppt1 é só ligar nelas separados.
Camarada mais uma vez obrigado pela atenção.. Blz andei lendo e pesquisando um pouco e também cheguei a essa mesma ideia.. e farei isso com certeza,, conjunto de placas em separados por duas strings box e mppt.. também li que meu inversor fronious 3.0.1 kw tem uma tecnologia d proteção para carga em excesso caso ultrapasse enfim , diz que caso a potencia exceda o limite a mesma é ignorada pelo inversor.
olá tudo bem Alexandre, gostaria de tirar uma duvida estou querendo montar um sistema parecido com o seu gostaria de saber quantos KWh?mes vc conseguiu gerar com as 8 placas de 330W, pelos meus cálculos e considerando a insolação da minha região o meu projeto está gerando 300KWh/mes, na pratica isso é verdadeiro?????
Boa tarde, Romilton, em relação a este comentário, a baixo, você conseguiu verificar no manual ou mesmo com a frunius? "Tem um erro na sua montagem, o ideal é que com um único MPPT você coloque um jumper entre a entrada do MPPT 1 para a entrada do MPPT 2 e desliga via programação o MPPT 2, assim as suas entradas vão dividir a corrente de entrada e vão trabalhar com uma corrente dividida e um único protocolo de MPPT."
Bom dia! Bruno, Estou analisando esses detalhes, no manual do inversor não consta esse tipo de ligação, lá consta duas entrada de mppt1 e mppt2 para ligar dois conjuntos de painéis e string box independentes. Vou ligar na Fronius Brasil na próxima semana e posto aqui.
Bom dia, Romilton, fico no aguardo. Desde já lhe agradeço.
Montei um sistema com dois arranjos um leste e outro oeste, com dois strings box distintos, o inversor diz que um MPPT não funciona, troquei a alimentação, porém mudou também o MPPT há não funcionar, mais nas duas chegadas dos strings box tem tensão. O que pode estar acontecendo?
Primeiro confere se a grinpagem esta correta, conequitor negativo no fio preto e positivo no vermelho. Estando tudo ok refaça os contadores
Se for fronios confere se as entradas das mppts não estão investidas
Boa noite , vc mesmo montou esse sistema?
Gostaria de saber , como vc fez sua montagem ?
E oque vc fez pra liberar junto à concessionárias de energia elétrica , se puder me dar umas dicas...
Como fazer para conseguir comprar os equipamentos
Nelson Rodrigues, boa noite eu mesmo montei o sistema aqui. Não precisa ser eletricista, nem engenheiro, tem muitas informações aqui no canal de como montar. Basta comprar os equipamentos todos devem ser homologados pelo inmetro e anatel. Montar o inversor, stringbox e os painéis. entrar no site da concessionaria e preencher alguns formulário de acesso ao sistema de micro geração e esperar alguns dias para uma visita técnica da equipe da concessionaria. Obs: Somente é preciso ter o ART que ser emitido por técnico do setor solar ou engenheiro.
Romilton da Silva Pena muito legal vc ter montado o sistema, mais me explica como vc fez pra liberar junto às concessionárias de energia elétrica , eu mesmo estou querendo montar o meu , mais Essa parte de liberação com a concessionária está me preocupando vc precisou de uma assinatura de engenheiro , se vc puder contar como vc fez nos ajudaria muito obrigado pela atenção
Tudo bem camarada?!! eu também tenho esse mesmo inversor FRONIUS 3.0.1, meu sistema atualmente é : 8 placas de 330w em série.
potencia instalada de 2700W. Pretendo instalar mais 4 placas de 345W, ou seja, somar mais 1400W,
sendo que o total instalado será de 4100W, ou seja, passou 1100W de sua potencia nominal.
Aí agora pergunto a você:
1- Posso fazer isso ? uma vêz que dizem que esse inversor suporta até 40% a mais de sua potencia nominal ? ou seja, até 4200W.
2- Qual é a sua potencia instalada ? uma vez que está usando dois conjuntos de placas no mesmo inversor em dois mppt distintos 1 e 2 ??
A maioria dos vendedores comentam que o inversor Fronius dá muito problema. É verdade? Ou estão tentando me empurrar o ABB que é bem mais caro? Obrigada.
Boa noite Vivinae Cabral neste vídeo mostro alguns detalhes dos melhores inversores - th-cam.com/video/dyI_vTfqq5U/w-d-xo.html - realmente o ABB vem em primeiro, mas o fronius é o mais recomendado por todos os instaladores e empresas do ramo, é mais vendido no mundo tem suporte em diversas cidades do brasil e garantia de 7 anos e depois + mais 7 anos é claro é pago. O meu sonho de consumo é o da WEG. Essa é minha opinião. Mas faz pesquisas é melhor forma de você não comprar gato por lebre.
Olá pessoal, possuo um sistema de 8 placas de 330w e um inversor fronius 3.0.1 (3000w). Apos 8 meses de uso acrescentei mais 4 placas de 345w no sistema, porém não as coloquei em série com as outras 8 que eu já tinha, e sim no segundo mppt do inversor. Bom , o que acontece é que a soma das potências das placas chegam a 4020w porém percebo que o inversor para nos 3030 w e não passa disso. Pesquisando na internet e nas especificações do próprio produto verifiquei que este inversor suporta até 40% alem do seu limite recomendado, podendo gerar até 4500w porem sua vida útil seria reduzida e tal. A pegunta ė o seguinte: 1 como desbloquear este inversor para passar de 3000w? Ou não tem jeito mesmo e este bloqueio é próprio para isso mesmo ( proteção do inversor ) . Obrigado se alguem puder ajudar ..
Você só trocou o inversor e colocou pra funcionar ou teve que ir na concessionária modificar seu projeto?
Marcosmmfreitas troquei o inversor e já fiz a atualização do memorial na cemig toda alteração que fizer tem que comunicar a concessionária ok.
Então camarada , essa é uma duvida minha também . quando eu acrescentar mais painéis é só comunicar a concessionaria ? Não tem que pagar taxa para engenheiro e tal por ter modificado o projeto? como foi sua comunicação ? custou algo ?
Bom dia amigo!
É possível usar esse inversor em um sistema off grid ou só funciona em modo on Grid?
Anderson este modelo só on grid mesmo.
O consumo poderá ser realmente zerado e você pagará somente a taxa mínima que varia de acordo com a instalação, monofásica, bifásica ou trifásica. Neste caso tenho dúvidas se incide alguma outra taxa, ou impostos. Vou verificar e retornarei, posteriormente.
o terra não tinha que ser verde?
Tem um erro na sua montagem, o ideal é que com um único MPPT você coloque um jumper entre a entrada do MPPT 1 para a entrada do MPPT 2 e desliga via programação o MPPT 2, assim as suas entradas vão dividir a corrente de entrada e vão trabalhar com uma corrente dividida e um único protocolo de MPPT.
Raphael, obrigado, vou analisar esses detalhes técnicos e corrigir estou aprendo sobre essa tecnologia.
Exatamente Raphael, no manual fala que deve ser colocado esse Jumper em caso de uso apenas de 1 MPPT