Parabéns aula! Teve problema no filme "Quebrando a Banca" quando o ator Kevin Spacey (professor) pergunta para seu aluno brilhante Jim Sturgess na Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT)... Bem interessante problema do bode... heheh
Eu estou iniciando na área da química quântica computacional e esse vídeo foi um prato cheio para mim. O colapso da função de onda talvez dialogue com a natureza deste problema. "O quanto uma informação dada influencia na probabilidade de um evento ocorrer?" profundo e belíssimo vídeo.
Eu fiz essa simulação com meus alunos, eles não sabiam da solução, grande parte deles trocavam de porta e a maioria perderia. Aí depois eu adaptei o problema, coloquei cinco e abria 4 portas e foi mais desastroso para eles.
Tenho que apresentar um trabalho de probabilidade e aleatoriedade e o problema do bode é um dos exemplos que irei usar. Eu ia desenhar as portas no quadro, porem gostei dessa ideia de poder fazer a turma interagir. Vou aderir kk muito bom
Professor, Parabéns pela explicação e, fato, já fui e voltei nesse exercício várias, mas várias vezes rsrsrsrsrs ele é muito provocador rsrsrsrs. Parabéns e Obrigado!
Curioso que pensei nesse problema há alguns dias e lembrei que ninguém havia me dado uma explicação convicente. O senhor explicou muito bem. Estou convencido.
É maravilhoso esse problema! Um fator principal a ser considerado é: o apresentador SEMPRE sabe onde o carro está, não tem como ele abrir uma porta que não tenha um bode. Pensando nos possíveis casos com essa condição, você chega também na probabilidade de 2/3 para vencer se trocar. Muito legal!
"A informação dada, altera as probabilidades" (11:24 min) Muito Bom: Chega a Ser Espiritual: Pois, Conforme Está Escrito e Podemos Interpretar em Muitos Versículos Bíblicos, Deixa-nos Evidente Que: Só o Conhecimento da Palavra leva à Sabedoria, que é a Verdade e o Bem Maior que é o Próprio Deus, e Que Nos Dá e Garante à Vida!
Os videos do prof Possani são absolutamente sensacionais! Além dele saber de tudo e mais um pouco é um grande didata. Muito oportuna e bem sacada essa ideia de conciliar alguns dos principais fundamentos da Matemática com a própria história do desenvolvimento dessa maravilhosa Ciência. Porém, no caso desse vídeo, achei que as demonstrações pelos diagramas de árvores (caso das 2 escolhas) bem mais convincentes que as explanações do prof., especialmente nos últimos dois minutos, a meu ver um pouco confusas e dispersas...data vênia [não sou advogado ...rss]
Interessante mostrar as 3 possibilidades e suas probabilidades. A explicação na wikipidia verbete " o problema de monty hall" traz um esquema, uma ilustração, muito interessante para mostrar a vantagem de mudar de porta.
Excelente explicação. Esse problema é muito interessante, ele se parece com o problema do gato de schodinger. Uma vez que o apresentador sempre vai abrir uma porta com o bode, pois se abrisse uma porta com o carro o problema acabaria. Então se fizermos uma análise puramente lógica: Eu escolho uma porta, espero o apresentardor abrir a porta com o bode e mudo a escolha. Essa é aforma de se melhorar as minhas estatísticas. Agora se considerar que o apresentador não abrisse nenhuma porta e eu tivesse a oportunidade de mudar a minha escolha inicial? Como ficariam as minhas opções estatísticas? Continuariam como 1/3 se eu não mudasse a escolha ou mesmo assim eu deveria mudar a escolha. Se for o segundo caso, sempre devemos mudar as nossas escolhas? Ou seja na vida real eu devo escolher alguma opção e depois mudar, ou devo manter a escolha inicial. Mais um adendo a esse problema maravilhoso.
Entendo que a probabilidade dele ganhar após descartar uma porta que tem o bode aumentou de 1/3 para 50%, porém aumentou também a probabilidade de perder proporcionalmente, logo tanto faz trocar ou não de porta. Não há estratégia. E a probabilidade é 50%, uma vez que, a porta descartada "sai" do espaço amostral
Tudo se resume ao início. Quando vc escolhe uma das três portas, probabilidade de perder é 2/3. O apresentador abre uma das portas com um bode. Se vc não trocar, sua probabilidade de perder continua sendo 2/3. Ou ainda, 66%. E de ganhar, 33%. Se você trocar de porta, essas probabilidades se invertem.
A solução do problema fica mais intuitiva se imaginarmos 100 portas em vez de apenas três. Após a escolha de uma porta, o apresentador abre 98 portas que não têm o prêmio e te dá a oportunidade de trocar pra outra porta fechada. Nessa situação, é obviamente mais atrativo trocar
Sua explicação não está completa, pois a igualdade não se preserva. Não tem como abrir 98 portas sem prêmio sendo que o número real de portas com prêmio é de pelo menos 33.
@@RodNight64 Por óbvio. A nova situação que propus não conserva probabilidade e nem deveria. A intenção é justamente evidenciar que é sempre preferível trocar de porta usando um exemplo onde a troca faz muito mais sentido intuitivo
@@RodNight64 Como que o problema está viciado? A probabilidade à priori do prêmio estar atrás de uma porta é 1/100 para qualquer porta assim como no problema original a probabilidade era 1/3
É muito interessante este problema. Para compreender melhor é preciso dizer-se que o apresentador do concurso sabe onde está o carro e abre sempre uma porta que tem bode, precisamente para dar lugar à troca ou não de porta. Caso contrário, a probabilidade de acertar seria sempre 1/3. Abraço.
Top! Mas como eu faço a leitura (ou cálculo) que ao trocar eu tenho 2/3 de chance de ganhar? Pelo diagrama de probabilidades para o problema, sair com o carro é 50%, trocando ou não. É fato que a chance de tá com o bode após a primeira escolha é maior, argumento forte para trocar na segunda escolha. Caminho com troca leva a 1/3 de chance de sair com o carro, enquanto sem troca leva a 1/6. Mas como calcular o 2/3 pelo diagrama de probabilidades? Obrigado.
Incrível,isso... Professor qual é a diferença da probabilidade que aprendemos no ensino médio, para a probabilidade usando cálculo integral no ensino superior?
Funciona, fiz 10 milhões de simulações de cada estratégia: 😀 Nunca mudando a escolha, acertou 3334141 de 10000000. Mudando a escolha com probabilidade 1/2, acertou 4999419 de 10000000. Sempre mudando a escolha, acertou 6665815 de 10000000.
Port 1 Port 2 Port 3 Possib1 A B B Possib2 B A B Possib3 B B A 33,3% 33,3% 33,3% Escolhendo a porta 2 o apresentador abrirá a 1 ou a 3. Se vc sempre trocar de porta: Na possibilidade 1, ele abre a 3 vc troca para 1 e ganha o automóvel +33,3% Na possibilidade 2, ele abre a 1 ou a 3 vc troca para 3 ou 1 e perde o automóvel -33,3% Na possibilidade 3, ele abre a 1 vc troca para 3 e ganha o automóvel +33,3% Como sempre ganhamos em duas das possibilidades sempre que trocamos de porta temos 33,3% + 33,3% = 66,6% de chance de ganhar. Se vc nunca trocar de porta: Na possibilidade 1, ele abre a 3 vc fica na 2 e perde o automóvel -33,3% Na possibilidade 2, ele abre a 1 ou a 3 vc fica na 2 e ganha o automóvel +33,3% Na possibilidade 3, ele abre a 1 vc fica na 2 e perde o automóvel -33,3% Como sempre ganhamos em apenas uma das possibilidades sempre que não trocamos de porta temos só 33,3% de chance de ganhar.
Professor, mas e se a porta que o apresentador abriu revelasse o carro. Não conta a ação do apresentador escolher uma das duas portas não escolhidas pelo participante na primeira rodada?
Parabéns pelos vídeos mestre, sou professor de artes, não entendo de matemática, cálculos etc rsr mas a maneira como você ensina fascina é inspira, então tomei a liberdade de representar matemática em um painel que pintei, com uma imagem que lembra você, espero que goste th-cam.com/video/dmKyBcf_gX0/w-d-xo.html
para aqueles que quiserem uma diversão segue um código em python para brincar com o problema do Bode, aceito sugestões de melhoria de código: #!/usr/bin/env python # coding: utf-8 from random import randint from random import shuffle porta = ['bode'] * 3 possibilidades = [1,2,3] sorteia = randint(0,2) porta[sorteia] = 'carro' escolha = int(input('Escolha a porta 1, 2 ou 3:
')) bodes = [] for i,j in enumerate(porta): if i != (escolha - 1) and j != 'carro': bodes.append(i) shuffle(bodes) print('Na porta %d havia um bode' %(bodes[0] + 1)) del possibilidades[bodes[0]] escolha = int(input('Sobraram duas portas a número %d e a número %d escolha uma:
' %(possibilidades[0], possibilidades[1]))) print('Na porta escolhida temos um %s:' %(porta[escolha - 1])) print(porta)
import java.util.Random; public class JogoDoBodeV2 { public static void main(String[] args) { Random rand = new Random(); int REPETICOES = 10000000, i, ganhaCarro; boolean trocaDePorta; // nunca troca escolha ganhaCarro = 0; for(i=0; i
Parabéns aula! Teve problema no filme "Quebrando a Banca" quando o ator Kevin Spacey (professor) pergunta para seu aluno brilhante Jim Sturgess na Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT)... Bem interessante problema do bode... heheh
parabéns professor pela excelente aula, faz pegar gosto pela matemática ensinando dessa maneira.
Excelente Professor Possani.
Incrível explicação!! O mundo precisa de mais professores como o senhor!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Adaptado do livro ‘O andar do bêbado’. Ótimo livro pra quem gosta de matemática e mais precisamente, de probabilidade
Tenho esse livro e realmente é bem legal
O livro apenas copiou um programa de televisao americano bastante conhecido - Lets make a deal - by Monty Hall@@eduardoandradecosta8897
Eu estou iniciando na área da química quântica computacional e esse vídeo foi um prato cheio para mim. O colapso da função de onda talvez dialogue com a natureza deste problema. "O quanto uma informação dada influencia na probabilidade de um evento ocorrer?" profundo e belíssimo vídeo.
Muito bom! Parabéns, professor Possani! Continue com esse projeto, é muito importante para a divulgação da matemática no nosso país.
Eu fiz essa simulação com meus alunos, eles não sabiam da solução, grande parte deles trocavam de porta e a maioria perderia.
Aí depois eu adaptei o problema, coloquei cinco e abria 4 portas e foi mais desastroso para eles.
Melhor professor de matemática que já vi.
Tenho que apresentar um trabalho de probabilidade e aleatoriedade e o problema do bode é um dos exemplos que irei usar. Eu ia desenhar as portas no quadro, porem gostei dessa ideia de poder fazer a turma interagir. Vou aderir kk muito bom
Professor, Parabéns pela explicação e, fato, já fui e voltei nesse exercício várias, mas várias vezes rsrsrsrsrs ele é muito provocador rsrsrsrs. Parabéns e Obrigado!
Excelente. Gostei de ver a Probabilidade Condicional na árvore. Você poderia ter feito com o caso troca sempre e daria 2/3?
Fantástica a explanação professor.
Maravilhoso!!
Fantástico, professor! Sua didática é ainda mais surpreendente do que os resultados! Excepcional!
Curioso que pensei nesse problema há alguns dias e lembrei que ninguém havia me dado uma explicação convicente. O senhor explicou muito bem. Estou convencido.
Uma dica professor: talvez o senhor deva tirar o foco automático da câmera para não ficar ajustando enquanto o senhor vai para frente e para trás.
É maravilhoso esse problema! Um fator principal a ser considerado é: o apresentador SEMPRE sabe onde o carro está, não tem como ele abrir uma porta que não tenha um bode. Pensando nos possíveis casos com essa condição, você chega também na probabilidade de 2/3 para vencer se trocar. Muito legal!
"A informação dada, altera as probabilidades" (11:24 min)
Muito Bom:
Chega a Ser Espiritual: Pois, Conforme Está Escrito e Podemos Interpretar em Muitos Versículos Bíblicos, Deixa-nos Evidente Que: Só o Conhecimento da Palavra leva à Sabedoria, que é a Verdade e o Bem Maior que é o Próprio Deus, e Que Nos Dá e Garante à Vida!
Sem palavras para esse professor... sensacional
Os videos do prof Possani são absolutamente sensacionais! Além dele saber de tudo e mais um pouco é um grande didata. Muito oportuna e bem sacada essa ideia de conciliar alguns dos principais fundamentos da Matemática com a própria história do desenvolvimento dessa maravilhosa Ciência. Porém, no caso desse vídeo, achei que as demonstrações pelos diagramas de árvores (caso das 2 escolhas) bem mais convincentes que as explanações do prof., especialmente nos últimos dois minutos, a meu ver um pouco confusas e dispersas...data vênia [não sou advogado ...rss]
Eu amo a empolgação dele. Muito bom, lindo de ver toda essa matemática. Que arte!
Muito boa explicação professor
Excelente explicação professor, muito obrigado!!!
Possani é um professor maravilhoso.
Professor, obrigado por essa playlist
Sensacional.. rsrs
Fascinante!!
Não é ?
@@claudiopossani2052 exatamente
Interessante mostrar as 3 possibilidades e suas probabilidades. A explicação na wikipidia verbete " o problema de monty hall" traz um esquema, uma ilustração, muito interessante para mostrar a vantagem de mudar de porta.
Troque sempre.
Excelente explicação. Esse problema é muito interessante, ele se parece com o problema do gato de schodinger. Uma vez que o apresentador sempre vai abrir uma porta com o bode, pois se abrisse uma porta com o carro o problema acabaria. Então se fizermos uma análise puramente lógica: Eu escolho uma porta, espero o apresentardor abrir a porta com o bode e mudo a escolha. Essa é aforma de se melhorar as minhas estatísticas. Agora se considerar que o apresentador não abrisse nenhuma porta e eu tivesse a oportunidade de mudar a minha escolha inicial? Como ficariam as minhas opções estatísticas? Continuariam como 1/3 se eu não mudasse a escolha ou mesmo assim eu deveria mudar a escolha. Se for o segundo caso, sempre devemos mudar as nossas escolhas? Ou seja na vida real eu devo escolher alguma opção e depois mudar, ou devo manter a escolha inicial. Mais um adendo a esse problema maravilhoso.
professor voce é maravilhoso
Mais um ótimo vídeo, parabéns professor. O problema do bode também é conhecido como paradoxo de Monty Hall.
No Brasil, esse problema deveria se chamar o problema da porta dos desesperados
Show de bola 10 10 10 10 10
Top, dr.
Entendo que a probabilidade dele ganhar após descartar uma porta que tem o bode aumentou de 1/3 para 50%, porém aumentou também a probabilidade de perder proporcionalmente, logo tanto faz trocar ou não de porta. Não há estratégia. E a probabilidade é 50%, uma vez que, a porta descartada "sai" do espaço amostral
Oi Daniel, se você trocar de porta vai ganhar 2/3 das vezes. Sugestão: faça a simulação e constate. Obrigado por postar.
Tudo se resume ao início.
Quando vc escolhe uma das três portas, probabilidade de perder é 2/3.
O apresentador abre uma das portas com um bode.
Se vc não trocar, sua probabilidade de perder continua sendo 2/3.
Ou ainda, 66%. E de ganhar, 33%.
Se você trocar de porta, essas probabilidades se invertem.
Ótimo esse exercício de probabilidade
Há um número de vezes no ibope em que vão lavar dinheiro mais por emoções de ver alguém se dando mal.
Muito bom, professor!
Ótimo 👍🏽
A solução do problema fica mais intuitiva se imaginarmos 100 portas em vez de apenas três. Após a escolha de uma porta, o apresentador abre 98 portas que não têm o prêmio e te dá a oportunidade de trocar pra outra porta fechada. Nessa situação, é obviamente mais atrativo trocar
Sua explicação não está completa, pois a igualdade não se preserva. Não tem como abrir 98 portas sem prêmio sendo que o número real de portas com prêmio é de pelo menos 33.
@@RodNight64 Por óbvio. A nova situação que propus não conserva probabilidade e nem deveria. A intenção é justamente evidenciar que é sempre preferível trocar de porta usando um exemplo onde a troca faz muito mais sentido intuitivo
Mas aí vc está usando um problema viciado B sem relação lógica com o problema inicial A, para provar A 🥴.
@@RodNight64 Como que o problema está viciado? A probabilidade à priori do prêmio estar atrás de uma porta é 1/100 para qualquer porta assim como no problema original a probabilidade era 1/3
No seu problema com viés de confirmação sim. Aí fica difícil querer correlacionar 🥴
É muito interessante este problema. Para compreender melhor é preciso dizer-se que o apresentador do concurso sabe onde está o carro e abre sempre uma porta que tem bode, precisamente para dar lugar à troca ou não de porta. Caso contrário, a probabilidade de acertar seria sempre 1/3. Abraço.
É muito interessante esse problema
Bom demais, professor!
Top!!
Top! Mas como eu faço a leitura (ou cálculo) que ao trocar eu tenho 2/3 de chance de ganhar? Pelo diagrama de probabilidades para o problema, sair com o carro é 50%, trocando ou não.
É fato que a chance de tá com o bode após a primeira escolha é maior, argumento forte para trocar na segunda escolha. Caminho com troca leva a 1/3 de chance de sair com o carro, enquanto sem troca leva a 1/6. Mas como calcular o 2/3 pelo diagrama de probabilidades?
Obrigado.
Eu te amo, professor!
Eu vi este problema no filme quebrando a banca .
Um espetáculo
vc é foda♥
Este problema é muito bom
oi professor, te conheci hoje, +1 inscrito
Correndo para pegar três papeizinhos! :)
🤩👩🏾🎓👩🏾🏫
Incrível,isso... Professor qual é a diferença da probabilidade que aprendemos no ensino médio, para a probabilidade usando cálculo integral no ensino superior?
Nos próximos dias publicarei um vídeo sobre a definição rigorosa de probabilidade.
@@claudiopossani2052 Legal Professor... Agradeço muito. Forte abraço..
Também conhecido como problema de Monty Hall
já troquei!!!!!!!!!!!!!kkkkkkk...
Funciona, fiz 10 milhões de simulações de cada estratégia: 😀
Nunca mudando a escolha, acertou 3334141 de 10000000.
Mudando a escolha com probabilidade 1/2, acertou 4999419 de 10000000.
Sempre mudando a escolha, acertou 6665815 de 10000000.
Surreal. Vou criar um código em Python para testar essa hipótese. Mas é contra-intuitivo.
Entendi
então sou normal. rsrsrs...
Faltou fazer as contas com trocar sempre.
Port 1 Port 2 Port 3
Possib1 A B B
Possib2 B A B
Possib3 B B A
33,3% 33,3% 33,3%
Escolhendo a porta 2 o apresentador abrirá a 1 ou a 3. Se vc sempre trocar de porta:
Na possibilidade 1, ele abre a 3 vc troca para 1 e ganha o automóvel +33,3%
Na possibilidade 2, ele abre a 1 ou a 3 vc troca para 3 ou 1 e perde o automóvel -33,3%
Na possibilidade 3, ele abre a 1 vc troca para 3 e ganha o automóvel +33,3%
Como sempre ganhamos em duas das possibilidades sempre que trocamos de porta temos 33,3% + 33,3% = 66,6% de chance de ganhar.
Se vc nunca trocar de porta:
Na possibilidade 1, ele abre a 3 vc fica na 2 e perde o automóvel -33,3%
Na possibilidade 2, ele abre a 1 ou a 3 vc fica na 2 e ganha o automóvel +33,3%
Na possibilidade 3, ele abre a 1 vc fica na 2 e perde o automóvel -33,3%
Como sempre ganhamos em apenas uma das possibilidades sempre que não trocamos de porta temos só 33,3% de chance de ganhar.
obrigado por partilhar
Professor, mas e se a porta que o apresentador abriu revelasse o carro. Não conta a ação do apresentador escolher uma das duas portas não escolhidas pelo participante na primeira rodada?
Faz parte das regras do jogo que o apresentador sabe o que está em cada porta e sempre vai abrir uma porta com um bode
Famosa porta dos desesperados do serginho mallandro iéié gluglu
Cena do filme: Quebrando a banca. - th-cam.com/video/B6kYbt4LyLA/w-d-xo.html
Hobbes
Professor Possani, o trecho desse filme explora esse problema do bode:
th-cam.com/video/B6kYbt4LyLA/w-d-xo.html
Parabéns pelos vídeos mestre, sou professor de artes, não entendo de matemática, cálculos etc rsr mas a maneira como você ensina fascina é inspira, então tomei a liberdade de representar matemática em um painel que pintei, com uma imagem que lembra você, espero que goste
th-cam.com/video/dmKyBcf_gX0/w-d-xo.html
Oi Edelvis, gostei do Painel. Parabéns.
Devo ser burro mesmo, não entendi o final... mas ok
É um trcho do filme : "Qubrando a banca." Agora sei como funciona!!!!
Corinthians
para aqueles que quiserem uma diversão segue um código em python para brincar com o problema do Bode, aceito sugestões de melhoria de código:
#!/usr/bin/env python
# coding: utf-8
from random import randint
from random import shuffle
porta = ['bode'] * 3
possibilidades = [1,2,3]
sorteia = randint(0,2)
porta[sorteia] = 'carro'
escolha = int(input('Escolha a porta 1, 2 ou 3:
'))
bodes = []
for i,j in enumerate(porta):
if i != (escolha - 1) and j != 'carro':
bodes.append(i)
shuffle(bodes)
print('Na porta %d havia um bode' %(bodes[0] + 1))
del possibilidades[bodes[0]]
escolha = int(input('Sobraram duas portas a número %d e a número %d escolha uma:
' %(possibilidades[0], possibilidades[1])))
print('Na porta escolhida temos um %s:' %(porta[escolha - 1]))
print(porta)
obrigado por compartilhar!
Obrigado, facilitou o processo!
import java.util.Random;
public class JogoDoBodeV2 {
public static void main(String[] args) {
Random rand = new Random();
int REPETICOES = 10000000, i, ganhaCarro;
boolean trocaDePorta;
// nunca troca escolha
ganhaCarro = 0;
for(i=0; i