Programa Belém 400 | Mosqueiro
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 13 ธ.ค. 2024
- A Metrópole que chegou aos 400 anos ampliou seus limites para além das vastas terras já exploradas pelos colonizadores. Ao explorar as ilhas em torno da cidade eles chegaram a Mosqueiro. Na ilha já estavam os índios Tupinambás que haviam fugido do nordeste após a invasão do litoral brasileiro.
Mosqueiro é uma ilha fluvial, na costa oriental do Rio Pará, em frente à baía do Marajó. Fica a 70km de Belém. Tem cerca de 212km quadrados e 22 praias de água doce distribuídas em mais de 30 km de extensão.
No Ciclo da Borracha a ilha foi redescoberta pelos estrangeiros que vieram trabalhar em empresas como a Port of Pará e Amazon River. Eles foram os primeiros a valorizar a Ilha como local de veraneio. Trouxeram para cá um hábito comum na Europa, o da segunda casa destinada ao lazer e maior contato com a natureza. Eles construíram os casarões, chalés e sobrados, com características europeias que ainda hoje podem ser vistos nas orlas das praias do Farol, Chapéu Virado, Porto Arthur e Murubira.
Na década de 1960 foi construída a ponte Sebastião Oliveira que facilitou o acesso a Mosqueiro. Isso fez surgir uma grande movimentação imobiliária que resultou na construção de prédios, mansões e condomínios para o final de semana. A ponte também movimentou a economia com o aparecimento de hotéis, restaurantes e vários tipos de estabelecimentos comerciais. Hoje Mosqueiro vive a expectativa de virar município. A Assembleia legislativa do Pará analisa o pedido de emancipação de 51 distrito no Pará, um dos requisitos é ter mais de 6 mil habitantes (Mosqueiro tem 27 mil) e ter condições de se manter economicamente. Mais um desafio a ser contado nos próximos 400 anos de Belém...
Para mais informações visite nosso site:
www.r3comunicac...
Amei Belém, ainda volto a este lugar!🥰😍
Uma enorme praia de água doce que nós fascina nós emocionam e nós merece
🙏👏🏊🌅🏖️🏡🏮🛁🚿🌹🌷 Família Amaral 🐈🐶😽😇💚
Quando morava em Castanhal. Eu ia passear em Mosqueiro nos fins de semana! Manoel Barros Pereira!
Parabéns pelo belo trabalho de toda a equipe. Produções assim são importantes e essenciais para a divulgação da nossa terra.
Ô, Jurunas que comecei a gostar com a convivencia de pessoas legais.
Que linda reportagem. Vivo há 32 anos longe de Belém, mas meu coração é e será srmpre minhas raízes Amo mosqueiro!😍
Parabéns💐 por preencher meu coração com tanta beleza q é a maravilhosa e belíssima nossa Ilha de M🌤️squeiro q amo demais essa ilha 💕
Maravilhosa reportagem!!! Parabéns à toda a equipe por este magnífico trabalho!!!
Saudades de Mósqueiro! Manoel Barros Pereira
Parabéns,pelo videos, obrigado desde São Paulo SP.
Gostei i estou Acompauhandu
Sensacional! parabens pelo trabalho!!
Amei!🥰matei saudade da minha cidade natal!😪
Os estrangeiros viveram na melhor época de nossa Região..
E sendo distrito num futuro tem a possibilidade de ser um novo Centro regional da capital, bem como a região do Parque Verde, Entroncamento e como exemplo no Rio de Janeiro a Barra e outros distritos, os distritos trazem potencialidade como um todo para a região afinal são eles que são os geradores de ISS, IPTU e entre outros impostos municipais diretamente na capital, como a capital é regente regional e estadual, com a falta desses distritos, a capital também estaria ameaçada esta com a falta de distritos agroindustriais.
70 km do Centro de Belém...
O Brasil tem que eliminar municípios, não ampliar mais.