Minha trisavó era escrava da região de campos dos goytacazes. Ela se casou com um filho de imigrantes chineses. Tiveram uma filha,Sebastiana Joana de Jesus,minha bisavó nascida em 1899. Ela deu a luz ao meu avô materno em 08/03/1926 (falecido em agosto de 1989). A escravidão parece algo de um passado longíquo mas é muito próxima de nós. Apenas 135 anos.
Verdade, nao esta tao longe. No meu caso, todos meus bisavós paternos foram escravizados. Nao conheci nenhum deles. A mae da minha avó faleceu na década de 60, bem antes de eu nascer. Ela, seus irmãos e pais viveram em Itapetininga, SP, após a libertacao, foram para Sorocaba E meus bisavós por parte do meu avô eram de Campinas,SP.
Estava falando isso agora mesmo,nos ainda temos histórias de nossos avós, mas chegará uma época em que não terá mais histórias, pois a geração de hoje não se interessa mais por histórias
"alguns eram muito bons com os criados, outros eram muito ruins".. Essas pessoas sao bem humildes, eu amo isso. Eu sou de ascendência romena, alemã e portuguesa. Um dos meus tataravôs, por parte de pai, era filho de portuga com uma escrava. Era mulato, muito rico e senhor de escravos. Morreu cedo. Racismo não cabe no Brasil, a gente é retalho desses povos. É muito bom andar nas comunidades indigenas, quilombolas, colonos alemães em SC.. eu fico fascinado com nosso país.
Sensacional professor, seus vídeos são ótimos, parabéns !!!!! Na região da serra do cipó ainda existe um caminho feito pelos escravos há 300 anos atrás , o calçamento ainda está preservado . Era usado para as mulas subir a serra do espinhaço em direção à Diamantina com rapadura, carne seca , querosene etc..... e descer com diamante e ouro em direção ao Rio de Janeiro .
Que lindeza , um patrimônio para nossa história , vcs fizeram nossa história o Brasil tem de agradecer a vcs escravos porquê fazem parte dessa história tão sofrida e tão maravilhosa do Brasil .
Nao chame as pessoas de escravos, sao descendentes de pessoas que foram escravizadas. Essa historia nao tem nada de maravilhosa é por este motivo que existe até hoje favelas, pobreza e violencia;
De maravilhosa não tem nada, só se for para os brancos, que são privilegiados até hoje ne, aonde ha beleza em ser desumanizado, explorado estuprado,torturado? Sai da sua bolha de privilégios branco e acorda para a realidade.
Obrigado, como é bom saber da verdadeira verdade da época da escravidão. Fica bem claro o porque do Estado de extrema pobreza de alguns descendentes hoje em dia,nas periferias e favelas em quase todo País.
Descobri a pouco tempo q sou descendente de um barão escravagista É mt doido perceber os frutos q tenho da minha família ser de mt suor dos escravizados.
@@eloaoliveira2641Mas que culpa ele tem de ter nascido nessa família? Vcs falam com uma arrogância e com um rancor. Tenha rancor dos ancestrais dele,ele msm tem nd a ver
Muitos brancos ricos ou muito ricos ainda hoje no brasil herdaram dinheiro da época dos escravos .. Sou de SP e fiquei em um instituto quando criança que o fundador era um BARÃO Aqui de sp . A Familia do cara até hoje existe os BISNETOS , TATARANETOS .
Boa Noite a todos vocês os escravos sofreu muito pelo que eu sei preto e jente assim como eu no meu ponto de vista os patrão rico estudando eo coração muito ruim muito crueldade deixava eles cem comer apanhava nossa relatos muito triste 😢 horrível mesmo
Povo escolhido de Yahuah, louvar o Eloah dos nossos antepassados. Seja redimido por Yahuah e seja abençoado. Deixe que Ele lhe ensine e o purifique. A hora de invocá-Lo é agora. Eu amo todos vocês.
Engraçado que ela não falou nada de sofrimento, até falou que tinha patrões que eram muito bons, e que mesmo após a auforia os que tinham bons patrões escolhiam ficar, capaz que deve ter caso de escravo que viveu com muito mais dignidade do que miserável hoje em dia.
@@darkfoxmuch Não deixava de ser escravidão, não recebiam salários, de noite eram guardados nos estábulos e senzalas, como se fossem animais. Não eram livres de ir e vim e muitos menos podiam ter os mesmo direitos dos brancos, não podiam votar, estudar, ter bens e muito menos cargos políticos.
@@darkfoxmuch quer ser escravo em minha fazenda..garanto que serei bonzinho😈 Olha..papai do céu não gosta que falem mal dos senhores viu e bribricu. Na gibiblua o tal Deus é Jesus apoio a escravidão.. ensinam até como comprar e tratar.
@@alessandrobrisda385 depende do contexto se trabalhava se forma forçada é escravidão se trabalha lá sem receber porém gosta é por gratidão e se trabalha por salário e um trabalhador a família imperial brasileira nunca teve escravos todos os cidadãos negros que trabalhavam lá eram livres e assalariados e outros trabalhavam por que gostavam da família imperial vide que Pedro segundo também foi criado por um homem negro
Meu avô paterno com quem fui criado me contou muitas histórias que ele viu e ouviu Ele filho de um ex-cravo Acredito que a escravidão aqui no nordeste continuou com outra face Depois da República os coronéis faziam o que queriam com as pessoas Talvez a monarquia fosse melhor
Meus pais não são negros, mas são pobres, viveram anos sob o julgo dos coronéis Mourões, isso foi nos anos 60 e 70, num tipo de prestação de serviço que se chamava viver "Como morador" de alguém, eles eram obrigados a votar em quem o patrão decidia, o famigerado voto de cabresto, muito trabalho duro, passando nescessidade, até que conseguiram uma terra deles e construíram uma casinha simples, enfim estavam livres. Pra falar a verdade , eles eram um novo tipo de escravo para esses patrões, sem açoite, mas com quase as mesmas provações e privações. Às vezes eu escuto pessoas que são descendentes dessa família de Mourões, falando que os avós ou os pais deles foram ótimos patrões aí eu lembro das histórias que meus pais contam. Realmente tinha alguém na família que tinha um bom coração que tratava melhor o empregado, etc , mas eles não foram patrões , eles foram donos de novos tipos de escravos.
@@riodesaofrancisco Perae, se ela hj tem 108-109 anos, ela nasceu em 1913-1912. Mas se no documentarista de 10 anos atrás ela tinha 104 anos então hoje ela não tem 108 ano, pela lógica tem 114 ou 115 anos
Se minha vô tivesse viva teria 122 anos ela nasceu em/27 06/1900 meus bizavós, que não os conheci tiveram os pészinhos lá na escravidão, eram negros assim como eu.
Na época desse vídeo essa senhora tinha 104 anos hoje estaria com 107 anos , então ela nasceu entre os anos 1916 ou 1917. A Escravidão foi abolida em 1888. Ou seja , essa senhora não pego o tempo de escravidão de fato.
Cara, escravidão vem desde antes dos tempos bíblicos. É um sistema criado pelo próprio sistema humano, que por acharem que são superiores uns aos outros legitimam essa barbarie, infelizmente. O que problematizou mais ainda esse ato desumano foi tráfego, importação e comércio disso. E portugal acho que foi o maior comércio de escravos do mundo.
@@vulgovirgulino Vanilton você é burro demais cara, isso é falácia para justificar o eurocentrismo escravagista que buscou negros para vendê-los na américa, tentando justificar o maior movimento de escravagismo que o mundo já conheceu. Não justifica meu caro jumento que não estuda, não justifica!
Se a mulher tinha 104 anos na época da postagem do vídeo, ela não deve se lembrar da escravidão, pois a lei áurea que libertou os escravos foi em 1888, o que ela pode é ter conhecido algum escravo, quando era mais nova.
Aí vem um grupinho de merda dizer que sofrerem preconceito, que sofrem mais do que todos, que não sei o que. 😒 Se a gente parar para pensar, não sofremos tanto assim. Palavras de uma negra que já sofreu e sofre preconceito mas que não se vitimiza aperto o f e já era.
Conversar com essas pessoas é a melhor coisa que existe ❤️
😭 O Senhor à recolheu hoje, minha tia avó.
Sua tia avó era dona Pedrelina? :(
@@gabrielaisaias Olá, era sim😭💔 irmã da minha vó materna💔
@@enisaalves4617 poxa, meus sentimentos ;( e que honra ter tido essa preciosidade como parte da sua árvore genealógica
Nossos profundos sentimentos, Enisa.
Que ela esteja no céu com Deus e o senhor Jesus agora descançando
Minha trisavó era escrava da região de campos dos goytacazes. Ela se casou com um filho de imigrantes chineses. Tiveram uma filha,Sebastiana Joana de Jesus,minha bisavó nascida em 1899. Ela deu a luz ao meu avô materno em 08/03/1926 (falecido em agosto de 1989). A escravidão parece algo de um passado longíquo mas é muito próxima de nós. Apenas 135 anos.
Sim, não parece tão longe da forma que a mídia tanta mostrar, ela está bem perto.
Minha bisavó também foi escrava, Vivia em São Francisco do Sul - SC. Complexo pensar nisso tudo ser tão próximo de nós.
Sem contar que foi uma tétrica prática de mais de 300 anos.
Verdade 😢
Verdade, nao esta tao longe. No meu caso, todos meus bisavós paternos foram escravizados. Nao conheci nenhum deles. A mae da minha avó faleceu na década de 60, bem antes de eu nascer. Ela, seus irmãos e pais viveram em Itapetininga, SP, após a libertacao, foram para Sorocaba
E meus bisavós por parte do meu avô eram de Campinas,SP.
Pena que essas histórias estão sendo esquecida
E essa geração nova não faz ideia que esse povo passaram
Estava falando isso agora mesmo,nos ainda temos histórias de nossos avós, mas chegará uma época em que não terá mais histórias, pois a geração de hoje não se interessa mais por histórias
Meu bisa era escravo a minha avó fila dele me contsv muitos casos e me influenciaram a cursar a faculdade de História
Linda apesar de ter lembranças triste ainda tem força pra contar história
Todo o meu RESPEITO. Que fique com DEUS. Sempre. Fui!!
"alguns eram muito bons com os criados, outros eram muito ruins"..
Essas pessoas sao bem humildes, eu amo isso.
Eu sou de ascendência romena, alemã e portuguesa. Um dos meus tataravôs, por parte de pai, era filho de portuga com uma escrava. Era mulato, muito rico e senhor de escravos. Morreu cedo.
Racismo não cabe no Brasil, a gente é retalho desses povos.
É muito bom andar nas comunidades indigenas, quilombolas, colonos alemães em SC.. eu fico fascinado com nosso país.
D. Pedrelina tem história para contar. Conta pra nos D. Pedrelina. Deus lhe abençoe!!!
Sou apaixonado por histórias do nosso povo, gente simples assim como eu. Parabéns primeira vez que vejo esse canal perfeito.
Obrigado meu amigo, seja bem-vindo ao canal. Estamos sempre postando novos vídeos sobre as memórias do povo barranqueiro. Grande abraço
Simples? A história do povo negro e dolorosa, E angustiante saber que o Brasil tem esse erro tamanho nas costas
@@rianteixeira8593 Ele se referiu as pessoas que eram sim simples, não disse que ''é uma história simples''.
@@rianteixeira8593 verdade cara
Que tristeza saber que muito sofreram demais com a escravidão
Causos e casos... muita história pra se contar 👏👏👏
Sensacional professor, seus vídeos são ótimos, parabéns !!!!!
Na região da serra do cipó ainda existe um caminho feito pelos escravos há 300 anos atrás , o calçamento ainda está preservado . Era usado para as mulas subir a serra do espinhaço em direção à Diamantina com rapadura, carne seca , querosene etc..... e descer com diamante e ouro em direção ao Rio de Janeiro .
Deus em sua infinita bondade D. Pedrelina lhe abençoe grandiosamente. Um grande beijo no seu coração.
Ótimo podermos ouvi-los...
Show!!!
Que lindeza , um patrimônio para nossa história , vcs fizeram nossa história o Brasil tem de agradecer a vcs escravos porquê fazem parte dessa história tão sofrida e tão maravilhosa do Brasil .
Obrigado, Fabiana, por prestigiar o nosso trabalho.
Forte e agradecido abraço,
Maravilhosa pra quem?
Nao chame as pessoas de escravos, sao descendentes de pessoas que foram escravizadas. Essa historia nao tem nada de maravilhosa é por este motivo que existe até hoje favelas, pobreza e violencia;
De maravilhosa não tem nada, só se for para os brancos, que são privilegiados até hoje ne, aonde ha beleza em ser desumanizado, explorado estuprado,torturado? Sai da sua bolha de privilégios branco e acorda para a realidade.
Obrigado, como é bom saber da verdadeira verdade da época da escravidão. Fica bem claro o porque do Estado de extrema pobreza de alguns descendentes hoje em dia,nas periferias e favelas em quase todo País.
Parabéns pelo seu canal eu gosto muito de ver ouvir histórias do escravos só que eu fico muito triste us escravos sofriam muito
Coloque um de esparas e caças completo!! Acho top
Adoro.essas historias
Mulher bem lúcida.
Meus sentimentos a todos da família enlutada.
Já sou fã de vcs
Descobri a pouco tempo q sou descendente de um barão escravagista
É mt doido perceber os frutos q tenho da minha família ser de mt suor dos escravizados.
Me dê mil reais então, manda pix
E vc faz oq com seus privilégios?
@@eloaoliveira2641Mas que culpa ele tem de ter nascido nessa família? Vcs falam com uma arrogância e com um rancor. Tenha rancor dos ancestrais dele,ele msm tem nd a ver
@@raissahonorato1538 Tem razão, retiro oq disse
Muitos brancos ricos ou muito ricos ainda hoje no brasil herdaram dinheiro da época dos escravos ..
Sou de SP e fiquei em um instituto quando criança que o fundador era um BARÃO Aqui de sp .
A Familia do cara até hoje existe os BISNETOS , TATARANETOS .
Eu como negro falo que nós brasileiros somos fortes
Infelizmente valorizamos pouco nossa História!
Bom depoimento. Poderia durar mais.
Pq curtinho, faz vídeos maiores com ela e idosxs como ela, por favor
Imagina o sofrimento
Graças a Deus que este sistema se foi hoje somos livres Glórias a Deus
Ganhar um salário mínimo?
Faz mais videos com ela falando desse tema
Conheço a Dona Pitu 👏👏👏
Boa Noite a todos vocês os escravos sofreu muito pelo que eu sei preto e jente assim como eu no meu ponto de vista os patrão rico estudando eo coração muito ruim muito crueldade deixava eles cem comer apanhava nossa relatos muito triste 😢 horrível mesmo
Povo escolhido de Yahuah,
louvar o Eloah dos nossos antepassados.
Seja redimido por Yahuah e seja abençoado.
Deixe que Ele lhe ensine e o purifique.
A hora de invocá-Lo é agora.
Eu amo todos vocês.
Gostei do canal cai de paraquedas mais amei o canal
Eu amo
Top gostei do video
Poderia ter feito uma gravação maior com ela.
Pura realidade de um passado sofrido.
Engraçado que ela não falou nada de sofrimento, até falou que tinha patrões que eram muito bons, e que mesmo após a auforia os que tinham bons patrões escolhiam ficar, capaz que deve ter caso de escravo que viveu com muito mais dignidade do que miserável hoje em dia.
@@darkfoxmuch mas não deixa de ser escravidão!
@@darkfoxmuch Não deixava de ser escravidão, não recebiam salários, de noite eram guardados nos estábulos e senzalas, como se fossem animais.
Não eram livres de ir e vim e muitos menos podiam ter os mesmo direitos dos brancos, não podiam votar, estudar, ter bens e muito menos cargos políticos.
@@darkfoxmuch quer ser escravo em minha fazenda..garanto que serei bonzinho😈
Olha..papai do céu não gosta que falem mal dos senhores viu e bribricu.
Na gibiblua o tal Deus é Jesus apoio a escravidão.. ensinam até como comprar e tratar.
@@alessandrobrisda385 depende do contexto se trabalhava se forma forçada é escravidão se trabalha lá sem receber porém gosta é por gratidão e se trabalha por salário e um trabalhador a família imperial brasileira nunca teve escravos todos os cidadãos negros que trabalhavam lá eram livres e assalariados e outros trabalhavam por que gostavam da família imperial vide que Pedro segundo também foi criado por um homem negro
my feelings❤
Meu avô paterno com quem fui criado me contou muitas histórias que ele viu e ouviu
Ele filho de um ex-cravo
Acredito que a escravidão aqui no nordeste continuou com outra face
Depois da República os coronéis faziam o que queriam com as pessoas
Talvez a monarquia fosse melhor
Meus pais não são negros, mas são pobres, viveram anos sob o julgo dos coronéis Mourões, isso foi nos anos 60 e 70, num tipo de prestação de serviço que se chamava viver "Como morador" de alguém, eles eram obrigados a votar em quem o patrão decidia, o famigerado voto de cabresto, muito trabalho duro, passando nescessidade, até que conseguiram uma terra deles e construíram uma casinha simples, enfim estavam livres. Pra falar a verdade , eles eram um novo tipo de escravo para esses patrões, sem açoite, mas com quase as mesmas provações e privações.
Às vezes eu escuto pessoas que são descendentes dessa família de Mourões, falando que os avós ou os pais deles foram ótimos patrões aí eu lembro das histórias que meus pais contam.
Realmente tinha alguém na família que tinha um bom coração que tratava melhor o empregado, etc , mas eles não foram patrões , eles foram donos de novos tipos de escravos.
MDS, olha a lucidez desta sra. Passaria horas conversando com ela kk
A corria de que ela fala seria a imigração dos estrangeiros e o s ex- escravos saindo das fazendas ?
💚💜💚💜💚💜
Sim também tinha coronéis bons não só ruins não...
Se tinha escravos, gente boa não era.
Para com isso.
Se chamava escravidão porque?
Pra deixar Claro. Ela nao viveu mais na escravidao, mas Conheceu pessoas que passarao por isso . A abolicao foi em 1889 Ninguem esta mais vivo.
Não foi em 1888
Em 1889 foi a proclamação da República
Tem um vídeo no TH-cam que fala que a última ex- escrava morreu em 2000 com 129 anos.
Em que ano foi feita essa entrevista?
Oi Renata. Essa entrevista foi feita por volta do ano de 2010.
De quando é esse vídeo? Quantos anos ela tem? Ain está viva?
Olá meu amigo. Ela está viva, hoje com 108 anos. Essa gravação foi feita há uns 10 anos atrás. Abraços
@@riodesaofrancisco então ela nasceu depois do fim da escravidão.
@@riodesaofrancisco Perae, se ela hj tem 108-109 anos, ela nasceu em 1913-1912. Mas se no documentarista de 10 anos atrás ela tinha 104 anos então hoje ela não tem 108 ano, pela lógica tem 114 ou 115 anos
@@azul4952 Mas ela pode conhecer ex-escravos ainda, e filhos e filhas de escravos
Se minha vô tivesse viva teria 122 anos ela nasceu em/27 06/1900 meus bizavós, que não os conheci tiveram os pészinhos lá na escravidão, eram negros assim como eu.
Na época desse vídeo essa senhora tinha 104 anos hoje estaria com 107 anos , então ela nasceu entre os anos 1916 ou 1917. A Escravidão foi abolida em 1888. Ou seja , essa senhora não pego o tempo de escravidão de fato.
Os bisavós dela na infância talvez.
Óbvio que não, ninguém de 1800 está vivo e ela só tá falando que ela conheceu pessoas que foram escravas
Você já deveria saber que no século 20 tinha pessoas nascidas por volta de 1800
🥰🥰🥰
COMO UMA ESCRAVA ANTIGA AGUENTA VIVER????
WELLiNGTON ❤❤❤
E foi muito sofrimentos mas quem vendeu os Negros para mundo inteiro foi os propios irmão dos negros os propios Reis e governos da África
Era por questões sociais, não raciais, sinto muito te informar, os.europeus.sim vendiam e traficavam por pura ideologia
Não é verdade!
Cara, escravidão vem desde antes dos tempos bíblicos. É um sistema criado pelo próprio sistema humano, que por acharem que são superiores uns aos outros legitimam essa barbarie, infelizmente.
O que problematizou mais ainda esse ato desumano foi tráfego, importação e comércio disso. E portugal acho que foi o maior comércio de escravos do mundo.
@@vulgovirgulino Vanilton você é burro demais cara, isso é falácia para justificar o eurocentrismo escravagista que buscou negros para vendê-los na américa, tentando justificar o maior movimento de escravagismo que o mundo já conheceu. Não justifica meu caro jumento que não estuda, não justifica!
@@alexxavier7747Plot Twist; você sabia que a escravidão africana foi influenciada pela bíblia?
Éla sobrivivru
Se a mulher tinha 104 anos na época da postagem do vídeo, ela não deve se lembrar da escravidão, pois a lei áurea que libertou os escravos foi em 1888, o que ela pode é ter conhecido algum escravo, quando era mais nova.
Nem todos os escravos foram soltos na lei Áurea
@@miguelmoraesgarcia1237 muitos continuavam trabalhando. Até por um teto e prato de comida.
@@miguelmoraesgarcia1237todos foram soltos sim, se houve algum impedimento estava contrário a lei.
@@dpoxoxo a lei áurea não impediu os donos de manterem seus escravos
Ela não viu o mundial do Palmeiras...😢😭
A
O Próprio deus fez isso
Leia Deuteronomio 28 inteiro
??? Não entendi
@@diggao77 os hebreus não eram negros os verdadeiros judeus não são os negros??????
Aí vem um grupinho de merda dizer que sofrerem preconceito, que sofrem mais do que todos, que não sei o que. 😒
Se a gente parar para pensar, não sofremos tanto assim. Palavras de uma negra que já sofreu e sofre preconceito mas que não se vitimiza aperto o f e já era.
Não concordo como patrão bom se era escravo deles, então não era bom era menos pior