Memórias do Cativeiro Parte 1
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Filme documentário Memórias do Cativeiro (40, direção acadêmica Hebe Mattos e Martha Abreu; direção e montagem: Guilherme Fernandes e Isabel Castro), produto cultural sem fins lucrativos produzido pelo LABHOI com apoio do CNPq e da FAPERJ. (parte 1)
Lembro-me Que Na Década de 60 Ainda Tinha Negros Que Naceram Durante a Escravidão. Em 1964 Conheci o Seu Antonio, Ele Tinha 95 Anos. Ele Falava de Sua Família Por Parte de Pai Que Eram Escravos. Ele Falava Que Não Tinha Rancor de Ninguém. Naquela Época 1964, Eu Tinha 14 Anos. Nós Tínhamos o Maior Respeito Quando o Seu Antonio Falava. Ele Pedia Para Agente Ficar Alerta Para Que a Escravidão Jamais Se Repita. Nós Jovenzinhos Brancos e Negros, Prometemos Contar Para o Brasil e o Mundo Que Seu Antonio Viveu a Escravidão. Meus Pais Eram Presbiteriana. Meus Pais Diziam Que Seu Antonio Era Uma Lição de Vida. Amém.
ele morreu?
@@barrosg_r Faz 58 Anos. Soma Com a Idade Que Ele Tnha. Já Faleceu Faz Tempo. Até a Década de 1970 Ainda Existia Ex Escravos. Aparte Da Década De 1970 Nunca Vi Mais Nem Um. Saudações.
😢😢😢😢
@@jackssp780 então, fora o seu Antônio, o senhor conheceu mais algum ou alguma? Sempre pergunto à minha avó, que nasceu em 1949, mas ela não lembra especificamente se conheceu algum ex-escravizado, mas provável que tenha conhecido e não sabia que era.
@@joaomarcossousaoliveira2107 No Começo da Década de 1960, Conheci Outras Pessoas Negras Com Idade Avançada Que Diziam Que Foram Escravos. Nós Conversarvamos Com Eles. Quando eu Falo Idade Avançada e Bem Acima de 80 Anos. Uma Senhora Que Disse Ter Sido Escrava, Nasceu Em 1870 na Região de Guaxupe mg. Ela Falou Que Com 10 Anos Ela Trabalhava Ajudando o Seu Pai Na Fazenda do Senhorio Como Eles Chamavam os Senhores da Terra. Meu Pai Nasceu Em 1912 e Conheceu Muitos Ex Escravos. Meu Pai e Minha Mãe Eram Presbiterianos e Conversam Muitos Com Família de ex Escravos Passando Palavras de Ánimo e Conforto. Em 1962 Eu Estava Ao Lado do Meu Pai e Ele Perguntou Para Uma Senhora Negra Com Idade Avançada Sobre a Lei do Ventre Livre e a Lei do Secsagenário. a Resposta foi Que os Donos de Terras Não Respeitavam Leis Nem Uma. Muitos Relatavam Que Seus Parentes Morriam Muito Cedo Pelo Motivo de Trabalho Excessivo. As Mãos Deles Tinham a Prova do Seu Sacrifício. Saudações.
Minha tataravó Maria Guigue, foi escrava e trazida para Bahia, ela não falava o Português muito claro porque não era a primeira língua dela. Minha avó que é a neta dela que conta um pouco do que lembra. Me sinto honrada em conhecer essa história e poder passar para meus futuros filhos. O que mais me deixa triste é saber que tirou a gente das nossas raízes e trouxe pra esse país, tirou nosso sobrenome verdadeiro, tirou tudo que tínhamos. Esse ano vou fazer DNA de ancestralidade para descobrir mais e tentar recuperar um pouco dos anos perdidos.
Como a gente consegue fazer este exame, meu bisavô Alfredo Laureano foi liberto e teve filhos, meu avô e sei que eles vieram pra Valença e de lá foram separados e muitos foram e fizeram a vida em pinheiral depois da abolição e outros foram embora ...gostaria muito saber das minhas raízes, tenho somente fotos e dois documentos que eu não entendo bem o que está escrito
@@sandrarlguedes745 e
Joga no Google DNA de ancestralidade, é um teste que você compra na farmácia,o que é caro não é fazer o teste e sim pra ter o resultado. Tem uns de 200 até 800 reais da uma olhada boa sorte🥰
Descobriu alguma coisa?
Tendes fe... Estude, se firme, se informe, adquira conhecimento. Conquiste o mercado, seja relevante, inspire os seus ... liberdade e uma dádiva pessoal e cada um deve ser grato e prezar por ela diariamente.
Eu sempre fui curioso com a história da escravidão brasileira simplesmente porque tive muito problema de saúde quando criança, de tanto ir a médico descobri uma condição genética muito rara que segundo o médico é típica em africanos e seus descendentes diretos , como nasci no Brasil e meus pais também, tentei pesquisar minha mãe ,meus avós, bisavós e tataravós para saber se algum deles eram escravos ou se tivemos algum parentes vindos da África posteriormente mas a minha mãe desconhece a sua árvore genealógica pois nasceu nas matas da Caraíba no nordeste , se registrou depois de grande pois nem havia omde fazê-lo nos interior do nordeste ,segundo ela o que sabia dos avós é que viviam nas matas da Caraíbas descalsos e que eram descendentes de escravos da famosa frase já conhecida de "trazidos no laço" mas talvez eu nunca saiba já que em algum momento da história não há registros pois minha própria mãe foi registrada depois de grande , baseada em idade de outra prima em igual situação.
Oi galera nossa eu amo as histórias do Brasil eu sou curioso porém moro da Argentina meu respeito pela gente que sofreu eu amo todos os negros morenos negros eu os amo eu tenho meu maior respeito por aquelas pessoas que sofreram
Ouvir tantos relatos me causa uma angústia uma dor😭 meus antepassados quanto sofrimento 💔
Muito belo. Melodía, imagens e sem sombra de duvidas. Os depoimentos.. Imagino que a maioria das personalidades que ai depositaram suas memorias e relatos ja se foram. Mas aqui estarao sempre eternos...
Ao bruno , não esperava te achar por aqui kkkk
Sinto uma emoção forte quando escuto esses relatos como esse povo sofreram
Ouvia histórias de pessoas idosas negras,nos anos 70 e inicio do anos 80,em Brasília onde morei, conhevia alguns descentebyes de ex escraavizados,naquela epoca ainda se ouvia dizer," minha avó era neta de escravos'.
Segundo a minha avó materna,meu avô seu esposo é descendente de africano,salvo não me engano minha tataravó ou a sua mãe foi escrava na Bahia,ela fugiu uma vez foi capturada,dae conseguiu fugir de novo e foi onde casou, construiu família chegando depois no meu avô, eu me emociono muito com essas histórias da escravidão porque minha tataravó fez parte e eu tenho essa descendência
Meu Deus? Quanta barbaridade!!!!!!!!!!!
No soy desendiente de negros.pero amo su cultura y su alegría su música los admiro..en mi otra vida quiero tener la piel negra.
Pois eu creio em Deus,e creio q ele fez a justiça q ate hj n foi feita,e tenho certeza absoluta q eles estão pagando por cada lágrima q foi derramada ...
adorei os videos nao pq eu sou negro mas pq eu adoro essa raça pq nos sobrevivenos a varias lutas varias batalias ser negro me orgulhio disso
Todos temos um pé na negritude. Em toda, toda família brasileira tem sangue negro e indígena. Nesse país ninguém é branco
@@marianarcisaamaral2828 sim.
Sou branco e ainda assim sou negro, nunca saberei o pre conceito de um negro, mas sempre lutarei junto a essa causa, aqui no Brasil somos todos misturados, por isso odeio o recismo!!
@@thiagoriche4007 KKK"AINDA SIM SOU NEGRO"
@@t4iz769jura? não te faz melhor nem pior que ninguém sua cor.
Minha tataravó era escrava.
Meu tataravô era seu senhor e abusou dela que engravidou e teve o meu bisavô de olhos verdes e traços de negro.
Meu bisavô se juntou com uma índia e nasceu minha avó e seus irmãos. Minha avó se casou com um branco e nasceu a minha mãe e seus irmãos. Os irmãos da minha mãe puxaram ao meu bisavô e nasceram de olhos verdes.
Minha mãe se casou com branco e eu nasci.
Sinto muito orgulho dessa miscigenação!
Rezo pelas almas dos meus antepassados.
A linhagem que liga meus tataravôs até mim(se me permitem o pleonasmo), já morreram todos.
Também minha linhagem paterna( essa formada de brancos e uma índia).
Que Deus os tenha!
Deus abençoe a todos vocês! 🙏
que legal você saber a história dos tatáravos eu nem sei quem foi minha bisávo.
@@alinesilva8370 Pergunte aos mais velhos. Alguém pode se lembrar.
Talvez tenha como descobrir atravéz de documentos.
Se tiver como,te falo.
Também tenho muita vontade de conhecer as tribos das minhas bisavós.
Talvez nem existam mais.
@@ligiasoutomaior eu só sei que a minha avó por parte da minha mãera baiana ela e meu avó eles vieram aki para o rio quando eram jovens ainda.eo meu avô por parte de pai e mãe eram nordestinos mas o meu bisavó paterno veio da itália pra tentar a vida no rio grande do norte só sei isso mesmo tinha muita vontade de descobrir mas coisas.
@@alinesilva8370 Eu sei que é muito difícil,mas o que você puder reunir de documentos e de informações com os mais velhos, já ajuda.
Eu também não sei os nomes dos meus antepassados. Só sei de suas raças e origens porque minha finada avó falava.
Já não tenho mais meus pais,meus avós e tampouco meus bisavós. O que dificulta muito.
Mas ainda tenho uma tia que mora na Paraíba. Vou ver o que ela pode me dizer
Boa sorte com sua pesquisa!
Se eu puder ajudar em alguma coisa, como pesquisas na internet é só dizer.
@@ligiasoutomaior era uma índia,ou indígena..?
Tenho um grande respeito pela raça negra , que cor de pele linda , tantas coisas boas aprendemos com o sofrimento dos escravos . É uma pena a escravidão ter existido , seja ela qual for.
Obrigada Naldo Arantes.
Se não fosse os negros não teríamos as mulheres mais lindas do mundo !!
@@jeanaraujo6620 Verdade!
Se pudesse, não trocaria minha cor por nada!Cor maravilhosa!
@Marcelo Bianchi lindo depoimento!
Povo sofrido absurdo oque faziam com eles.minha gratidão a todos os negros n história gente de grande valor e respeito
Nossa eu tenho muito orgulho desse povo eu amo essas histórias
Até pouco tempo eu vivia com uma família eu e meu pai já falecido quando eu soube acabei fugindo dos meus patrões e quando me encontrarão apanhei cm uma corrente e cascas de palmito e fui pendurada numa árvore cm uma corda no pescoço mais graças aos meus ancestrais ainda tô aqui pra contar história isso se deu em 1967
Escravos fugidos eram castigados mesmo
Nossa.,que horror 😢ninguém fez nada pra te ajudar ,afinal isso ja nao.poderia mais acontecer 😢
Mas até quando durou a escravidão ilegal no Brasil após a abolição?
Qdo eu tinha uns 14 anos, chegava da escola e ficava conversando com uma vozinha que morava à três casas da minha.
Ela contava histórias da época da escravidão. Contou-me certa vez que nasceu livre e qdo criança nao podia fazer travessuras como as crianças costumam fazer, pq como ela era livre a mãe dela que apanhava np tronco.😑😪
Isso faz tão pouco tempo...em 1994 mais ou menos...breve irão esquecer oque fizeram a esse povo e correremos o risco de cometermos o mesmo erro.
MARCIA FARIAS
Marcia farias ela nasceu em qual ano?
Ta doida cometerem os mesmos erros ? Só se for em uma guerra um país lutar contra o Brasil e levar todos nós como escravos tipo Japão ou china com aqueles rigor todos os brasileiros teimosos como somos vamos ser todos queimados não escravizados ,não se preolcupa minha filha sou de pele clara mais já mais Eu pensaria em uma coisa dessas ☺
Olha em 94 você conhecia a vovozinha né ,então talvez ela tivesse 90 anos e a mãe dela apanhava na escravidão por causa dela né então vamos ver 1994 - 90 é =1904 a escravidão acabou quando ?acho que foi em 1888 ou 1884 não foi?
@@maristeladamata4291 sim mas ainda tinha pessoas sendo escravizados de forma as escondidas
O Documentário é simplesmente maravilhoso,retrata o período escravista no Brasil. Coisa que muita gente não se lembra.
David não pode ser esquecida!
A simplicidade me encanta embora é uma história triste. Gosto de gente a sim .
Sou filha , neta e bisneta de negra. Essa história é de todo povo brasileiro!
Lindos que deus abençoe esta raça trabalhadora não sou negro mas meus avós querido São negros com muito orgulho
Povo Guerreiro que tem minha admiração que merece todo nosso respeito ..... nossa admiração ..... que merece a admiração do brasil do mundo .......... axé pra todos
Meus bisavós eram fazendeiros e senhores de escravos. Uma das fazendas permanece com a família e é tombada pelo patrimônio histórico. Possui ainda a senzala com instrumentos de tortura, correntes e o Pelourinho. Algo muito pesado.
Tem gente que confunde as coisas, você disse bem:" seus bisavós eram senhores de escravizados " você é inocente nessa história toda. Ao ler seu comentário é capaz de surgir um ignorante descarregando ira em você por algo que seus antepassados fizeram.
COMO É O NOME DA FAZENDA ???????? PRA MIM PESQUISAR E VER SE ELA EXISTE MESMO...
Bom editar esse post..
Ou torce pra essa propriedade não ser confiscada em nome de um "bem" maior...
O Brasil é complicado demais...
Que riqueza esse documentário!!! 👏👏🔝
Saudações da Argentina adoro ver essas histórias que foram muito vocês vão contar para esse cego que graças a elas o Brasil tem essas histórias Eu amo o Brasil e meu sonho é me casar com uma mulher negra
Deus misericordioso que Guarda a alma de povo guerreiro e sofrido quê passaram aqui nesta terra onde todos seus diretos foram roubados por essas gentes escrupulosa, avarentos maldosas, ,enfim todas já foram desta vida pra outras só ficaram as obras ,e tenho certeza Deus fará o Justo juízo,
uma vez, conheci uma senhora que nasceu livre, porém neta de escravos, ela era benzedeira. tinha ido eu e minha prima na casa dela e ela disse algo mais o menos assim pra gente:
"este tipo de coisa doída, que passemos, um branco nunca vai saber como é que é. um branco nunca vai saber o que é apanhar doído, dormir amarrado no toco com as costas às vistas e sangrando, chorar enquanto o branco ri de ti ver chorando. pedir por ajuda e não ter ninguém pra ti ajudar. é muito triste a maldade das pessoas, e apesar do povo ter pensado que isso acabou, não acabou de verdade não, nunca vai acabar. tem muito nego que ainda sofre na mão de branco. sofre e ninguém vê."
cara, nunca me senti tão triste só de ouvir umas coisas daquelas, porém infelizmente essa é a realidade
Oi gente eu sou da Argentina mais eu adoro ver as histórias da escravidão porém meu respeito pela gente que na época eles sofreram muito só eles sabem o que é dor do seu sofrimento puxa quanto eu gostaria de ter uma conversa com a gente com os avô abraço da Argentina
Meu "like" é apenas por conhecer a triste história dos nossos antepassados, a quem reverenciamos com dor por suas dores e, com gratidão pela continuação da Vida!😥❤️❤️❤️
Gratidão Gralha amiga(o) pelo destaque! 🙏❤️🙏
O senhor Jacks nos traz relatos valiosíssimos,obrigado
Muito bom saber mais um pouco da realidade triste e ao menos tempo tão forte e corajosa deles 👏👏 muito bom esse vídeo
A mãe de meu avô era negra escrava com português e ele pouco contava sobre isso, mas nunca vou esquecer hoje meu filho e minha filha são brancos, mas meu pai era mulato e eu fui o único neto que saiu parecido mais com a família de meu pai.
Que gracinha!! Que amores !! Me emocionei
Cheguei pra fortalecer com meu Joinha
🎶 O orgulho carrego na cor da pele preta! Tambores do amor ecoam pelo ar! Ninguém cala minha voz não sou careta! Sou NEGRO da cor da noite sem luar... 🌙 👨🏿🦲🎶
Pessoal música de início para quem queria saber é: Bonga-Mona ki ngi xica
Deus abençoe todos nós.
E a que toca 4:45 ?
@@Michelle-cw8jf Está na descrição do vídeo.
Não, a primeira canção é cantada por Rui Mingas.
Dívida eterna! Minha bisavó era filha de escravos numa fazenda em Minas Gerais. Morava na casa grande e aprendeu aí, segundo o que escutei, as "boas maneiras". Se casou com um italiano, Salvatore, da região de Caserna. Teve cinco filhos. Meu avô, o mais novo, perdeu o pai aos cinco anos, enquanto trabalhava na construção da estrada de ferro sorocabana. Ainda busco minha origem africana e não consigo resgatar papeis, informações... Não conheci minha bisavó. Nunca foi discutida sua origem...
Que dívida!? Quem vai pagar essa dívida, quem não tem a culpa que vai ter que pagar essa dívida? Afff
@@anaalves3048 sua burrice e estupidez é de nascença ou foi se contaminando com o tempo ?
@@anaalves3048Alguém da sua familia foi
BARÃO,DUQUE,DUQUEZA,CONDE e Dono de ESCRAVOS com fazenda de muitos quilômetros ??
Se sim sua familia tem divida com os NEGROS
Agora se vc é de origem pobre por várias gerações então se poe no seu lugar
Que talvez também seus antepassados foram escravos
Vc não sabe o local de nascimento da sua bisavó? onde os paia dela nasceram? Há registros de batismo no familyvsearch. Eu achei alguns registros por parte da minha avó materna.
Com toda a certeza meu amigo...Deus é cumpridor de suas promessas...Fará retornar ao seu lar real...A desobediência o levou para terras distantes.
Sou branco, Historiador e tenho o maior respeito pelos negros escravizados. Nosso país foi construído com o suor e o sangue destes homens e mulheres.
Meu bisavô por parte de pai foi escravo em uma fazenda em Alagoas. A escravidão não é um "capítulo" da nossa história, a escravidão É a nossa história.
Existe escravos clandestino sim, pois essa história não duvido não
Esdras vc deve saber muitas histórias hen!
@@izaakferreira8071 na verdade não sei quase nada sobre ele, infelizmente. Não tenho nem foto.
@@israel_should_not_exist que pena Esdras!
Eu queria muito poder ter conhecido pessoas dessa época entender o que a escravidão
q memoria fantastica, resgatar a cultura popular e vellhas historias. Parabéns pela iniciativa
2020 e eu assistindo porque é História, triste mas é História!
2022 eu assistindo hehehe.
tens uns manés que ficam criticando os entrevistados achando que a ideia é dos pesquisadores. A marioria da população (principalmente dos grandes centro) pensavam que foi Getulio que as libertou, pelo fato de que a escravidão não foi totalmente extinta imediatamente.
documentário simplesmente fantástico.
Minha avó morria de medo de que voltassem os dias "do cativeiro".😭😭😭
TBM sou tataraneto de escravos
@@joseguilhermenascimento618 🤝🏿💐
Meu deus... :( muito triste
@@karol4989 triste mesmo. 😣
MARIANA vc tem um rosto lindo hein 😍😍😍😍😍 com certeza tem a mistura de NEGRO+ÍNDIO e se bobiar até um pouco de BRANCO aí duvido algum branco se negar a se relacionar com essa linhagem que aparenta ser muito bonita
Eu daria tudo que tenho, minhas roupas novas, meus sapatos que sempre foram meu sonho de consumo, para que criassem uma máquina do tempo para voltar a 900 ou 800 anos atrás. Daria tudo pra viver em uma época que não existia exploradores portugueses, nem africanos sofrendo tão pouco menos viver em um Brasil violento como o de hoje. É só eu que sinto falta do real Brasil? É só eu que tenho vergonha de não falar Tupi-Guarani ? Sinto vontade de chorar por não ter a legítima etnia brasileira. A INDÍGENA !
Somos duas minha amiga
Os Índios também viviam em guerras constantes
@@hiruzen576 as guerras indígenas não tinham os mesmos motivos das guerras europeias, foram mal interpretadas. A guerra era um ritual, principalmente entre os tupinambás, era algo esperado e desejado por ser parte da cultura deles, que eles compreendiam e viviam. Agora, as guerras empregadas os europeus, estas sim foram para manutenção de suas terras. O genocídio indígena é um dos mais esquecidos.
Tupi-Guarani não era a única língua indígena existente, existiam milhares de povos e línguas diferentes, infelizmente muitas desapareceram
@@vickydrnk Sim, os indígenas eram uns selvagens, faziam guerras para roubar (estuprar) mulheres e por vinganças.
Meus bisavô eram escravos vieram da África para o Brasil
Documentário excelente!!!!
As vezes leio umas coisas que da vontade de chorar... quanta gente ignorante... a escravidão de pessoas acabou, mas acho que muita gente ainda é escravo da ignorância
Concordo com você 😭😭😭😭
Resumiu bem "muitas pessoas ainda são escravas da ignorância".
Concordo amigo
Verdade vitor
sim, e digo mais: a escravidão na prática ainda ocorre no séc.21...basta ver as favelas x polícia, as mortes e as prisões...
Parabéns por postar, assim nossa memória não se esvai
Sou filha de branco com negro mas meu maior orgulho é o sangue negro descendente de escravos . Povo mais forte não existe. Nem existirá.
Tenho orgulho de ser raça negra.
Maravilha de documentário!
Tenho alguns documentos de Santa Cruz de Goiás ( certidões de de batismo,casamentos e óbitos) fruto de uma pesquisa que fiz na Cúria Diocesana de Ipameri.
Linda música de fundo parabéns!! Viva nossos irmãos Afrodescendentes ...
A escravatura foi a pior manifestação de ódio de ser humano p o outro ser humano. Isso provocou um trauma terrível para África
Voce esta certo, mas na època isso era normal . Mas devemos sim ter orgulho da raça negra,e respeita-los muito ,afinal o nosso paiz nao seria nada sem o trabalho deles. Tenho muita vergonha desse passado.Tratar seres humanos desse geito. Graças a deus que mudou. Mas ainda tem alguns idiotas q se acham superior.
realmente é muito forte; concordo plenamente e a musica tambem é bonita
Família menezes eu mestiça sangue negro bisneta da escravidão.46 anos trabalho desde os 12 anos .tô com 46 nunca tive patrão sempre trabalhei pra mim,casei só 2 vezes com 35 depois aos 44 anos casei com amigo antigo a quase 2 anos..7 anos sozinha não aceito que tirem minha liberdade quem manda em mim é Deus.
👍👍👍👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿💯❤👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👍
Triste saber que essas pessoas sofreram tanto por causa de uma cor, eu odeio esses indivíduos da quele tempo que se achavam no direito de ser dono de alguém ,de vende-la ,de lucrar em cima de ums verdadeiros guerreiros ,porque eles sim são guerreiros ,não esses indivíduos metidos a ricos a custas de suor dos negros, meus parabéns para os escravos e meu depreso para esses imbecis!!!!! A raça negra é uma raça de extremo valor e merecem todo respeito.
no mundo existiram escravos de todas as etnias e cores de pele. Na roma antiga escravidão era coisa normal.
Famosos Da Internet no casos dos gregos e de tais outras etnias, os motivos eram guerras. No caso dos que vieram para o Brasil e pros EUA foi por conta de cor mesmo, não de guerra. A pele negra era até mesmo creditada a pessoas que não tinham alma, logo eram menos que "gente" e esse ideal era até mesmo defendido pela igreja... Enfim ... A cor é até hj, infelizmente, determinate para várias atrocidades.
@@minka866 "Eles mesmos atacavam tribos inimigas." Você apontou... Exatamente isso, em várias partes do mundo se faziam escravos com inimigos de guerra ou de tribos... Gregos, persas, árabes... É como eu disse, e como vc mesmo apontou na sua frase, não era motivo de cor mas de guerra; e nas guerras e nos conflitos a prática de ter os derrotados como escravos e vendê-los era uma prática muito comum, não so entre povos africanos mas também - como falei anteriormente - entre Gregos, persas, vikings e vários outros (Sugiro que vc pesquise) . A cor, para europeus, foi sim fator determinante para o processo de escravização, não só isso, mas religião, costumes/cultura e por esse motivo serem considerados inferiores e -como dizia a igreja- sem alma. E esse processo de discriminação reverberou como apartheid, e reverbera até os presentes dias com formas diversas, das mais escrachadas às mais sutis ...
Nada. Paga. A dor e o sofrimento. Deles.
Não foi pela cor menina , mas sim por serem já escravos na África . Mas mesmo assim esses escravos africanos tem minha moral é minha honra eterna na construção de um país lindo que é o Brasil
Problema que até hj tem lugares do Brasil que pessoas vive como escravos. .Muito triste isso ...
não podemos se esquecer que a igreja católica não era contra a escravidão;
Amoooo os escravos por serem guerreiros e trabalhadores e fizeram os barões de café ficarem ricos por conta de todo o sofrimento deles.
Essa senhora falou a verdade.Olha o que ela diz;Quem fez o brasil foi os africanos.Realmente se o Brasil é tudo isso hoje,graças ao trabalho forçado dos escravo vindo da África,e que ninguém da o valor merecido.
Parabéns e gostei da música.
O nosso passado já é conhecido, e qual será o nosso futuro?😱 parabéns pelo vídeo continue 👍
Felizmente, hoje no Brasil vocês são livres, sem a menor possibilidade de escravidão voltar! Hoje, o risco maior são de governos comunistas, que querem tirar a liberdade de todos, negros, brancos, amarelos, índios etc. como aconteceu em Cuba, Nicarágua, Venezuela, ditadores!!
É muito bom a gente poder ouvir história contada pelas pessoas mais velhas
Lugares perdidos na poeira do tempo.. sofrimento estampa nas paredes e nas palavras.
Temos que falar sobre a escravidão nas escolas, nas ruas, no mercado, no bar da esquina, enfim onde houver pessoas essa prática tem que ser denunciada para esse povo essa raça entrar no gozo de seus direitos. O Brasil tem uma dívida muito grande em direitos trabalhistas com a raça negra e seus descendentes aqui no Brasil o negócio não é brincadeira não! Esse povo repito tem que ser indenizado!
É tão revoltante saber que existiu pessoas a esse nível.
Salve os pretos velhos adorei as almas
Gostei muito do canal
Mais um inscrito
Minha avô era neta de uma escravizada! Muito triste a história dela😢
Essa música é de Angolaa.🇦🇴🇦🇴🇦🇴❤
Excelente vídeo
Isso é triste, me destrói de todas as formas
VAI FICAR POR ISSO MESMO??? simplesmente no esquecimento? Não! Os que escravizaram vão esquecer mesmo, quem sempre irá lembrar foram os injustiçados.... Triste ver isso
Quem escravizou já morreu e quem foi escravizado tmb
Ave Império
Destino dos hebreus e árabes negros Salvador Bahia.
Tenho a Coleção...pesquisa Maravilhosa
Gostaria muito de saber dos meus ancestrais
Meu Facebook e Sandra r Laureano Guedes
umas das minhas etnias:
Nigeriana..
Serra-leonês...
Queniana...
Norte-africano...
entre outras 😇
O pessoal não brinca em serviço.. 😂
😭muito triste ! 🙏🏻❤️🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
É tem gente que ainda reclama da vida, fico só imaginando o que essas pessoas não deve ter passado na época da escravidão.
Sofreram tanto enriqueceram estes bárbaros,e depois foram posto na rua de mãos vazias, e ainda dizem que Princesa Izabel é boa a historia do Brasil não passa de invenção
Tá sabendo bem de história né amigo.
Oque fez Dom Pedro 2 perder o trono foi justante a liberdade que ele deu aos escravos, ele e sua filha.
Isso fez ele perder boa parte do apoio dos parlamentares, maioria coronéis fazendeiros.
Ele deu seu trono em troca da liberdade dos escravos.
Aliás eles não tinham escravos no Palácio.
@@sandromaia3688 bom se vê que não conhece a verdade sobre a História, os filhos da princesa Isabel faziam folhetins quando criança para conscientizar sobre a escravidão pois eram a favor da abolição sugiro que conheça um.pouco mais e não fique somente naquele que acha , comunistas agem desta forma e se socialismo e comunismo fosse tão bom cuba corea Venezuela e tantas outras ditaduras não escravizariam sua nação.
Deus salvou os negros
Não foi a princesa Isabel!
Mas ela só libertou por pressão dos ingleses ela não queria deixar o Brasil mal visto lá fora !
o orgulho era tanto que passaram a caneta para a princesa isabel, foi uma trama extraodinaria, liberdade ilusoria, na verdade continuaram escravo pago que podia ir para onde quisesse, oque acontece hoje.
Brasil sem memória.Povo sem cultura
Imagina vc nasce nessa época.
Tanta história pra contar
Eu fico abismada como a lei protegia os senhores de escravo. Comprar um ser humano e castigar é demais...
A lei ainda proteje os senhores de escravos hoje eles nos roubam nos escravisam e nada acontece a eles nem aos seus filhos que são enviados para o exterior e só voltam quando formados e capacitados a continuar no comando desta grande senzala chamada Brasil...aqui o produto mais Barato e o brasileiro pobre, se for negro então...
@@janetesantos8872 nem comparado ao sofrimento desse povo que não tinham liberdade pra nada.
Era normal na época ter escravos mucamas e os desobedientes entravam no chicote e palmatória
Tentando colaborar na compreensão da situação...
Nos idos de 1800, o pensamento "científico" vigente era submisso a elite política europeia, mesmo considerando a ação positiva do império britânico bloqueando o tráfico negreiro a partir de 1850 ...
Porém a mentalidade na época, sobretudo nas ex colônias americanas, de norte a sul... era que o indígena, africano inclusive, não era um "ser humano completo" ... que o mesmo era criatura decaida, um meio-termo entre o irracional silvícola e selvagem e o racional vitorioso, com armas, indústria e '' civilização ''.
E durante muito tempo essa (((compreensão))) foi conveniente às elites políticas, universitárias e até de imprensa na época, especialmente, em ex colônias como os EUA e Brasil.
Procurei esse vídeo pra saber se quando eu nasci tinha algum cidadão muito idoso que já havia sido escravo e ainda estava vivo . A resposta é não, porque havia a lei do ventre livre. Mas com certeza tinha algum centenario que era filho de escravos e que presenciou a escravidão na maior parte da infância
Minha tararavó era escrava não sei se meus bisavós também eram sinto muito pela dor q passaram o meu povo até hoje quem trás os traços dos nossos ancestrais sofre o maldito preconceito preto é gente tambem sempre foi e sempre será Brasil só existe por q muitos sofreram p os poderosos terem luxo
Minha bisavó veio da Guiné no ciclo da mina aos 9 anos viveu 2 como escrava em uma Fazenda em MG morreu com 101 anos depois da lei áurea continuou lá. Sou apaixonada por história adoro pesquisar não sou de me abalar com senas fortes como as enormes fogueiras na reforma protestante ou as crianças geradas na radiação. Mas escutar meu pai falar "9 anos com os pés e mãos acorrentados" e a tristeza de não ter documentos para explorar porque eles ao menos tinham a própria caligrafia num papel. Ela se chamava Mariana sinto um imenso orgulho por ter o seu nome e uma vergonha incomparável com todas as formas de preconceito ainda distribuída exasperadamente.
Muito bom....
Nossa sera que senhor mas a senhorinha está viva até hoje já estamos en 3/10/2020
Os Negros são mesmo filhos de Deus sofreram mais são bons e alegres
Impossível não ver esse documentário e não se emocionar. Como eu queria ter uma máquina do tempo com uma bazuca e uma metralhada dos tempos modernos para acabar com esse absurdo de escravidão do início... muito triste,muito triste mesmo.
E isso que eu tou falando .. poderia fazer uma pesquisa dessa sobre Chica da Silva pelas memória do povo antigos eles guardam muito as histórias
Outro dia Guerreiros Fortes e Bravos..
Hoje simples e Míseros escravos..
Palavras Sábias do Abolicionista Castro de Alves que Fez a Linda e triste Poesia Navio Negreiro..
O maior Sonho dele era ver a Abolição dos escravos mas infelizmente isso não aconteceu.. pois ele morreu em 1871.. e Os escravos foram Libertos em 1888.
😔
Os afros decentes tinha que ter como Deus a princesa Isabel, pois foi ela que tirou eles do sofrimento, assinando a lei áurea!
Essa mulher não significa nada para nós negros, essa mulher só assinou a lei áurea por que estava sendo pressionada
Comentário infeliz
o que mais me deixa estarrecido e saber que a escravidao foi apoiada por lideres africanos e tambem a propria igreja daquela epoca tambem ajudou e apoio a escravidao infelizmente
pagina triste da nossa historia
A CATÓLICA FOI A PRINCIPAL APOIADORA DE TUDO ISSO.
Triste msm.
alvaro hibner
Realmente vc não conhece a história negra
alvaro hibner
A história negra foi escrita por mãos brancas
Lembre-se sempre disso
mas isso não isenta a crueldade do branco!
Eu também sou descendente de uma escrava na Paraíba.